STORYBOARD. A Espada de Xangai. Pontifícia Universidade Católica SP Campus Marquês de Paranaguá. Tecnologia em Jogos Digitais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "STORYBOARD. A Espada de Xangai. Pontifícia Universidade Católica SP Campus Marquês de Paranaguá. Tecnologia em Jogos Digitais"

Transcrição

1 Pontifícia Universidade Católica SP Campus Marquês de Paranaguá Tecnologia em Jogos Digitais STORYBOARD (Prof. Eliseu Lopes/Prof. David de Oliveira) A Espada de Xangai Leticia Figueiredo da Silva RA São Paulo 2016

2 Enredo: Akiko era um ótimo filho, sempre ajudava seu pai quando ele pedia mesmo que tivesse a possibilidade de sacrificar sua vida. Seu pai Kei, um dia pediu para ele encontrar uma espada sagrada no templo Xangai que era um dos mais distantes da cidade. Seu pai também diz que para ele conseguir um mapa e uma espada forte terá que encontrar um velho sábio que mora do outro lado da cidade afastado do centro. O garoto precisa ir até a casa do velho e pedir ajuda para ele, o velho irá propor negociações ou então poderá negar ajuda. Caso peça para Akiko encontrar a filha dele e ele trazê-la de volta, conseguirá o mapa, a espada e uma maneira de matar o guardião. Ao chegar no templo ele matará o guardião e pegará a espada guardada no baú. Se Akiko conversar com o velho e ele lhe pedir uma quantia em dinheiro, o garoto terá que pagar mas irá somente receber o mapa e uma espada. Ao chegar no templo, ele terá possíveis finais: abrir a porta do templo e esperar o guardião aparecer (neste caso ele não sabe do guardião) e mata-lo ou se ele entrar sem observar antes, morrerá. O garoto pode também ir falar com o velho e ele se recusar ajudar, então decide ir sozinho e encontrar o caminho, quando ele encontra, por não saber do guardião, não irá observar e morrerá.

3 FLUXOGRAMA:

4 PARTE 1:

5 A - Cena 1: O personagem está dormindo e seu pai o acorda para pedir um favor: encontrar a espada sagrada no templo Xangai. Nesta cena é usado o plano médio para mostrar onde os personagens estão e eles juntos no enquadramento. A - Cena 1.1: Usa-se um enquadramento de primeiro plano (close-up) para enfatizar a reação do personagem. A - Cena 1.2: A câmera aproxima de um detalhe do personagem para dar uma sensação de tensão.

6 B - Cena 2: Aqui o personagem já está do lado de fora da casa para seguir viagem. É usado um plano dramático para mostrar o personagem por completo. B - Cena 3: O personagem chegando na casa do velho sábio que irá pedir ajuda. Foi usado o plano geral para mostrar o ambiente em que o personagem está. B - Cena 3.1: Com uma câmera na mão, é mostrado o personagem se aproximando do seu primeiro objetivo: pedir ajuda.

7 C - Cena 4: O personagem entra para conversar com o velho e ele propõe que encontre sua filha para conseguir a recompensa desejada. Usado um plano médio com um corte dos rostos. D1 - Cena 5: O personagem caminha por uma floresta para encontrar a filha do velho. Usado um plano poético para mostrar o ambiente da cena. D1 - Cena 5.1: Usado um plano extra campo para mostrar o momento que o personagem encontra a garota.

8 D1 - Cena 5.2: Novamente o plano poético para mostrar os dois voltando para casa. E1 - Cena 6: O personagem recebe o mapa e a espada por ter encontrado a garota, o velho entrega uma espada, o mapa e diz como matar o guardião do templo. Foi usado o enquadramento insert para mostrar a entrega. E1 - Cena 6.1: Insert para mostrar o personagem pegando o mapa.

9 E1 - Cena 6.2: Continuação da cena anterior, modificando para um extra campo com o personagem abrindo o mapa. E1 - Cena 6.3: Panorâmica (enquadramento descritivo) do templo pela visão do personagem (extra campo). E1 - Cena 6.4: Continuação da cena 6.3.

10 E1 - Cena 6.5: Continuação da cena 6.4. F1 - Cena 7: Extra campo e movimento condutor para mostrar o personagem observando o baú que guarda a espada. F1 - Cena 7.1: Extra campo no momento em que o guardião aparece para olhar quem abriu a porta do templo.

11 F1 - Cena 7.2: Extra campo com o personagem matando o guardião. F1 - Cena 8: Extra campo, primeiro plano com a visão do personagem indo abrir o baú e pegar a espada. F1 - Cena 8.1: Extra campo do personagem olhando a espada (plano fechado).

12 Parte 2:

13 A - Cena 1: O personagem está dormindo e seu pai o acorda para pedir um favor: encontrar a espada sagrada no templo Xangai. Nesta cena é usado o plano médio para mostrar onde os personagens estão e eles juntos no enquadramento. A - Cena 1.1: Usa-se um enquadramento de primeiro plano (close-up) para enfatizar a reação do personagem. A - Cena 1.2: A câmera aproxima de um detalhe do personagem para dar uma sensação de tensão.

14 B - Cena 2: Aqui o personagem já está do lado de fora da casa para seguir viagem. É usado um plano dramático para mostrar o personagem por completo. B - Cena 3: O personagem chegando na casa do velho sábio que irá pedir ajuda. Foi usado o plano geral para mostrar o ambiente em que o personagem está. B - Cena 3.1: Com uma câmera na mão, é mostrado o personagem se aproximando do seu primeiro objetivo: pedir ajuda.

15 C - Cena 4: O personagem entra para conversar com o velho e ele propõe algo. Usado um plano médio com um corte dos rostos. D2 - Cena 5: O velho pede uma quantia em dinheiro para o personagem e entrega o mapa e uma espada, mas não comenta sobre o guardião. Enquadramento insert para mostrar a negociação E1 - Cena 6: O personagem recebe o mapa e a espada, mas não tem informações sobre o guardião. Foi usado o enquadramento insert para mostrar a entrega.

16 E2 - Cena 6.1: Insert para mostrar o personagem pegando o mapa. E2 - Cena 6.2: Continuação da cena anterior, modificando para um extra campo com o personagem abrindo o mapa. E2 - Cena 6.3: Panorâmica (enquadramento descritivo) do templo pela visão do personagem (extra campo).

17 E2 - Cena 6.4: Continuação da cena 6.3. E2 - Cena 6.5: Continuação da cena 6.4. F1 - Cena 7: Extra campo e movimento condutor para mostrar o personagem observando o baú que guarda a espada.

18 F1 - Cena 7.1: Extra campo no momento em que o guardião aparece para olhar quem abriu a porta do templo e o personagem se assusta. F1 - Cena 7.2: Extra campo com o personagem matando o guardião. F1 - Cena 8: Extra campo, primeiro plano com a visão do personagem indo abrir o baú e pegar a espada.

19 F1 - Cena 8.1: Extra campo do personagem olhando a espada (plano fechado).

20 Parte 3:

21 A - Cena 1: O personagem está dormindo e seu pai o acorda para pedir um favor: encontrar a espada sagrada no templo Xangai. Nesta cena é usado o plano médio para mostrar onde os personagens estão e eles juntos no enquadramento. A - Cena 1.1: Usa-se um enquadramento de primeiro plano (close-up) para enfatizar a reação do personagem. A - Cena 1.2: A câmera aproxima de um detalhe do personagem para dar uma sensação de tensão.

22 B - Cena 2: Aqui o personagem já está do lado de fora da casa para seguir viagem. É usado um plano dramático para mostrar o personagem por completo. B - Cena 3: O personagem chegando na casa do velho sábio que irá pedir ajuda. Foi usado o plano geral para mostrar o ambiente em que o personagem está. B - Cena 3.1: Com uma câmera na mão, é mostrado o personagem se aproximando do seu primeiro objetivo: pedir ajuda.

23 C - Cena 4: O personagem entra para conversar com o velho e ele propõe algo. Usado um plano médio com um corte dos rostos. D2 - Cena 5: O velho pede uma quantia em dinheiro para o personagem e entrega o mapa e uma espada, mas não comenta sobre o guardião. Enquadramento insert para mostrar a negociação E1 - Cena 6: O personagem recebe o mapa e a espada, mas não tem informações sobre o guardião. Foi usado o enquadramento insert para mostrar a entrega.

24 E2 - Cena 6.1: Insert para mostrar o personagem pegando o mapa. E2 - Cena 6.2: Continuação da cena anterior, modificando para um extra campo com o personagem abrindo o mapa. E2 - Cena 6.3: Panorâmica (enquadramento descritivo) do templo pela visão do personagem (extra campo).

25 E2 - Cena 6.4: Continuação da cena 6.3. E2 - Cena 6.5: Continuação da cena 6.4. F1 - Cena 7: Extra campo e movimento condutor para mostrar o personagem observando o baú que guarda a espada.

26 F2 - Cena 7.1: O personagem entra no templo e não sabia do guardião. Câmera na mão para acompanhar o personagem. Câmera na mão para acompanhar o personagem. F2 - Cena 7.2: O guardião mata o personagem com um golpe pelas costas. Câmera na mão para acompanhar o personagem.

27 Parte 4:

28 A - Cena 1: O personagem está dormindo e seu pai o acorda para pedir um favor: encontrar a espada sagrada no templo Xangai. Nesta cena é usado o plano médio para mostrar onde os personagens estão e eles juntos no enquadramento. A - Cena 1.1: Usa-se um enquadramento de primeiro plano (close-up) para enfatizar a reação do personagem. A - Cena 1.2: A câmera aproxima de um detalhe do personagem para dar uma sensação de tensão.

29 B - Cena 2: Aqui o personagem já está do lado de fora da casa para seguir viagem. É usado um plano dramático para mostrar o personagem por completo. B - Cena 3: O personagem chegando na casa do velho sábio que irá pedir ajuda. Foi usado o plano geral para mostrar o ambiente em que o personagem está. B - Cena 3.1: Com uma câmera na mão, é mostrado o personagem se aproximando do seu primeiro objetivo: pedir ajuda.

30 C - Cena 4: O personagem entra para conversar com o velho. Usado um plano médio com um corte dos rostos. D3 Cena 5: O velho se recusa a ajudar ou negociar, então o personagem sai de cena. Usado um plano médio e mostrando parte do rosto do velho. E3 - Cena 6: O personagem tenta descobrir o caminho sozinho. Usado um plano poético para mostrar o ambiente da cena.

31 E3 - Cena 6.1: Panorâmica (enquadramento descritivo) do templo pela visão do personagem (extra campo). E3 - Cena 6.2: Continuação da cena 6.1. E3 - Cena 6.3: Continuação da cena 6.2.

32 F2 - Cena 7: Extra campo e movimento condutor para mostrar o personagem observando o baú que guarda a espada. F2 - Cena 7.1: O personagem entra no templo e não sabia do guardião. Câmera na mão para acompanhar o personagem. F2 - Cena 7.2: O guardião mata o personagem com um golpe pelas costas. Câmera na mão para acompanhar o personagem.

Desenho Conceitual e StoryBoard- David de Oliveira Lemes Linguagem Audiovisual em games - Eliseu de Souza Lopes Filho O Guerreiro

Desenho Conceitual e StoryBoard- David de Oliveira Lemes Linguagem Audiovisual em games - Eliseu de Souza Lopes Filho O Guerreiro Gustavo Baião RA00186026 Tecnologia em jogos digitais Desenho Conceitual e StoryBoard- David de Oliveira Lemes Linguagem Audiovisual em games - Eliseu de Souza Lopes Filho O Guerreiro Fluxograma A1 Era

Leia mais

O Plano dos Gatos Magos

O Plano dos Gatos Magos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho Conceitual e Storyboard David de Oliveira Lemes O Plano

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc Sp

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc Sp Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc Sp Disciplina: Linguagem Audiovisual e Games Professor: Eliseu de Souza Lopes Filho Nome: Jamison Duarte da Silva RA00148531 Hero Sinopse: Hero conta a

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Bruno Streck Rodrigues - RA Cruso: Tecnologia em Jogos Digitais 1º Periodo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Bruno Streck Rodrigues - RA Cruso: Tecnologia em Jogos Digitais 1º Periodo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Bruno Streck Rodrigues - RA00147612 Cruso: Tecnologia em Jogos Digitais 1º Periodo Prólogo: Um homem está pensando em uma maneira de pedir a sua

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marques de Paranaguá. Jogos Digitais 1º Semestre Turma 08

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marques de Paranaguá. Jogos Digitais 1º Semestre Turma 08 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marques de Paranaguá Jogos Digitais 1º Semestre Turma 08 Ingrid Fabiane Moura dos Anjos RA00147602 Linguagem Audio Visual Profº Eliseu de Souza Storyboard

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ciências exatas e tecnológicas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ciências exatas e tecnológicas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Ciências exatas e tecnológicas Superior de Tecnologia em Jogos Digitais Professor Eliseu Linguagem audiovisual e Games Trabalho Final de Storyboard Helena

Leia mais

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Quando o Sol se apaixonou pela Lua Letícia Cruz RA00178896 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho

Leia mais

CURSO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA PROFESSOR ELISEU LOPES BIBLE

CURSO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA PROFESSOR ELISEU LOPES BIBLE PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO CURSO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA PROFESSOR ELISEU LOPES BIBLE Fernando Caetano Tavolaro. RA 00147628 SÃO PAULO ABRIL

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Vinicius Seiti Morisita RA

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Vinicius Seiti Morisita RA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Vinicius Seiti Morisita RA00195052 Curso: Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 1º Semestre Disciplinas: Linguagem Audiovisual e Games Desenho Conceitual

Leia mais

StoryBoard Prof. Eliseu Linguagem Audiovisual e Games

StoryBoard Prof. Eliseu Linguagem Audiovisual e Games StoryBoard Prof. Eliseu Linguagem Audiovisual e Games Silvia Natsumi Sasazaki RA00139539 São Paulo 2014 Índice Esquema...04 Mapa...04 Início...04 Ida: Caminho A...05 Caminho A1...06 Caminho A2...06 Caminho

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games. Pedro Henrique Vicentino Ramos ra

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games. Pedro Henrique Vicentino Ramos ra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Linguagem Áudio Visual e Games Pedro Henrique Vicentino Ramos ra00150101 2014 Introdução Jorge é um garoto que estava andando pela floresta, achou uma caverna

Leia mais

Gabriel Augusto Dutra de Souza RA

Gabriel Augusto Dutra de Souza RA Gabriel Augusto Dutra de Souza RA00179002 Tecnologia em Jogos Digitais O amor dói Linguagem Audiovisual em Games Eliseu De Souza Lopes Filho Desenho Conceitual e Storyboard David de Oliveira Lemes Fluxograma

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS LINGUAGEM AUDIO VISUAL Profº Eliseu de Souza NOME: Nicholas Norio Garcez

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica. Storyboard Alquimia. Diego de Moraes Garcia RA Tecnologia em Jogos Digitais. 1º Período

Pontifícia Universidade Católica. Storyboard Alquimia. Diego de Moraes Garcia RA Tecnologia em Jogos Digitais. 1º Período Pontifícia Universidade Católica Storyboard Alquimia Diego de Moraes Garcia RA00147621 Tecnologia em Jogos Digitais 1º Período Mapa e Instruções de Leitura O texto que acompanha cada imagem descreve a

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica - São Paulo Tecnologia em Jogos Digitais

Pontifícia Universidade Católica - São Paulo Tecnologia em Jogos Digitais Pontifícia Universidade Católica - São Paulo Tecnologia em Jogos Digitais Linguagem Audiovisual e Games Prof. Eliseu Lopes Storyboard Projeto Zero Lucas Keven RA00128237 São Paulo, 03 de Maio de 2016 1

Leia mais

Puc-SP. Trabalho StoryBoard

Puc-SP. Trabalho StoryBoard Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc-SP Trabalho StoryBoard Linguagem Audiovisual e Games Prof. Eliseu Fernanda da Silva Pinheiro RA00147642 São Paulo 2014 Uma aventura no quintal A história

Leia mais

Perdido no Jurassic Park

Perdido no Jurassic Park Trabalho de Storyboard LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES Professor: Eliseu de Souza Dreiky Fraga RA00117735 Perdido no Jurassic Park Introdução A história que segue no trabalho é de um pescador que acaba parando

Leia mais

Sacrifice the Hero Diagrama e storyboard

Sacrifice the Hero Diagrama e storyboard Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Superior de Tecnologia em Jogos Digitais Prof. Eliseu de Souza Lopes Filho Linguagem Audiovisual e Games Henrique Leite de Azevedo RA00170611 Sacrifice the

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Linguagem Áudio Visual e Games Ricardo Figueira Freitas Cruz RA00148529 São Paulo - SP 2014 Fluxograma (1) Quadro 1 - Introdução: Marty Mcfly estava em sua

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Storyboard. Lucas Napoles RA

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Storyboard. Lucas Napoles RA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Storyboard Lucas Napoles RA00147633 Prólogo É o ano de 2054 e a humanidade evoluiu gradativamente como esperado, não há muitas novidades na tecnologia e na

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá Flávio Costa Junior Bible de Animação: A Aventura de Rupert: A Bola de Pinball Teoria da Imagem Expandida Professor Eliseu Lopes

Leia mais

Professor Eliseu Linguagem Audio Visual e Games

Professor Eliseu Linguagem Audio Visual e Games StoryBoard PUC-SP Professor Eliseu Linguagem Audio Visual e Games Renan R. D. Junqueira Fluxograma E1 1 A C1 C2 E2 E3 E4 F1 G B D1 D2 E5 E6 E7 F2 E8 José é paraplégico e está atrasado para a consulta no

Leia mais

Mapa de Frames: FINAL 1 FINAL 2

Mapa de Frames: FINAL 1 FINAL 2 Storyboard Resumo: A operação se passa em uma área pouco movimentada de Tokyo no ano de 3054, as 2AM, onde o encarregado da missão, Cyborg Z (Soldado 12), o décimo segundo melhor Soldado da Corporação

Leia mais

Questionário de Lapsos de Memória

Questionário de Lapsos de Memória Questionário de Lapsos de Memória É raro o dia em que uma pessoa não tenha uma falha de memória. Numa altura esquecêmo-nos onde deixamos o guarda-chuva, noutra altura esquecêmonos daquele artigo importante

Leia mais

PUC DE SÃO PAULO ENGENHARIA ELÉTRICA Linguagem audiovisual e games Teoria 1 semestre 2014

PUC DE SÃO PAULO ENGENHARIA ELÉTRICA Linguagem audiovisual e games Teoria 1 semestre 2014 PUC DE SÃO PAULO ENGENHARIA ELÉTRICA Linguagem audiovisual e games Teoria 1 semestre 2014 Prof or Eliseu Lopes STORYBOARD Eduardo Lage Emmerich de Souza RA 00070602 I. Sumário: Essa história consiste em

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Campus Marquês de Paranaguá Renato Silva Paes RA00147609 Bible de Animação: "Sombras" Teoria da Imagem Expandida Professor Eliseu Lopes São Paulo 2015 Roteiro

Leia mais

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO O que é senso de urgência? VÍDEO Você precisa aumentar suas vendas para arcar com os compromissos pessoais. O tempo passa e o mercado não reage. O meio do mês já

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 2 CENA 01. CAPELA / CASAMENTO. INTERIOR.

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bible. Teoria da Imagem Expandida prof. Eliseu Lopes. Allan Eduardo de Paiva RA

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bible. Teoria da Imagem Expandida prof. Eliseu Lopes. Allan Eduardo de Paiva RA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Bible Teoria da Imagem Expandida prof. Eliseu Lopes Allan Eduardo de Paiva RA00156710 São Paulo 2015 ROTEIRO Int.Casa_GAROTO.Manha GAROTO acorda e já sentado

Leia mais

Pontificia Universidade Católica de Ciências Exatas. Curso: SUPERIOR de Tecnologia em Jogos Digitais. Storyboard

Pontificia Universidade Católica de Ciências Exatas. Curso: SUPERIOR de Tecnologia em Jogos Digitais. Storyboard Pontificia Universidade Católica de Ciências Exatas Curso: SUPERIOR de Tecnologia em Jogos Digitais Disciplina: Linguagem Audiovisual e Games Professor: Eliseu de Souza Lopes Filho Nome: Renato Silva Paes

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Teoria da Imagem Expandida Prof. Eliseu Lopes. Bible

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Teoria da Imagem Expandida Prof. Eliseu Lopes. Bible Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP Teoria da Imagem Expandida Prof. Eliseu Lopes Bible Rafael Magalhães Ussuy e Souza RA 00156709 Logline O Tiro Dois cavalheiros entram em uma disputa

Leia mais

Trabalho de Storyboard

Trabalho de Storyboard Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Superior em Tecnologia em Jogos Digitais Trabalho de Storyboard Módulo 2016-1 Ricardo Andrade Martins RA00179047 Professor: Eliseu de Souza Lopes Filho & David

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS FERNANDO CAETANO TAVOLARO - RA00147628 TRABALHO DE LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES STORYBOARD SÃO PAULO 2014 INTRODUÇÃO DA HISTÓRIA

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS ÍTALO VICTOR MATSUTANI INOUE LIMA TRABALHO DE TEORIA DA IMAGEM EXPANDIDA BIBLE DA ANIMAÇÃO SÃO PAULO 2015 O vento me trouxe você

Leia mais

onde os mesmos procuram divulgar as suas culturas e também levantar algum dinheiro

onde os mesmos procuram divulgar as suas culturas e também levantar algum dinheiro BERLIM: UMA NOVA FRONTEIRA 1 onde os mesmos procuram divulgar as suas culturas e também levantar algum dinheiro Também constatei como é desigual o tratamento dado pela população aos 1 158 MALALA, São Paulo

Leia mais

Ela não merecia. Por. Stoff Vieira

Ela não merecia. Por. Stoff Vieira Ela não merecia Por Stoff Vieira (63)9211-3384 CENA 01. INT. QUARTO DE ANDRÉ. DIA Uma garrafa de vodka e um copo no chão. André deitado em uma cama velha bagunçada, ele acorda se espreguiça, coloca a mão

Leia mais

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário

#BANRIDICAS. Dicas para sair do buraco ou virar milionário #BANRIDICAS Dicas para sair do buraco ou virar milionário #1 GASTE MENOS DO QUE VOCÊ GANHA O primeiro passo é ter noção do quanto você ganha e também do quanto você gasta. Para descobrir isso, nada melhor

Leia mais

Olhar pela Lente. Sessão

Olhar pela Lente. Sessão Olhar pela Lente Sessão 4 30.01.2018 Estrutura: plano VS cena Plano Cena 1 momento de captação de imagem/som Conjunto de planos Vai desde ação até corta Unidade de espaço/tempo Pode ser um plano fixo ou

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais Teoria da Imagem Expandida Animation Bible A lenda de X Murilo Henrique Barbosa Sanches RA00147620

Leia mais

Como casar com pouco dinheiro.

Como casar com pouco dinheiro. Como casar com pouco dinheiro. Um dos grandes desafios que toda noivinha enfrenta, e colocar o casamento dos sonhos dentro do orçamento. E para ajudar nessa tarefa, criamos dez dicas preciosas que vai

Leia mais

Como ir para Teotihuacan por conta própria: passo a passo

Como ir para Teotihuacan por conta própria: passo a passo Como ir para as pirâmides de Teotihuacan é umas das dúvidas frequentes de boa parte dos viajantes que visitam a Cidade do México, embora seja fácil de ir mesmo que por conta própria. Aliás, não há necessidade

Leia mais

, que deu nome à obra e com seu jeitinho doce me inspirou o encanto e a pureza da personagem.

, que deu nome à obra e com seu jeitinho doce me inspirou o encanto e a pureza da personagem. Dedico à, que deu nome à obra e com seu jeitinho doce me inspirou o encanto e a pureza da personagem. CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE Ao, que me fez entender a relevância das fantasias para uma criança

Leia mais

Dicas para fotografar melhor

Dicas para fotografar melhor Dicas para fotografar melhor Prezado Integrante, Para mantermos um padrão cada vez mais eficiente e atrativo, é muito importante que tenhamos boas fotos em nossas peças de comunicação. Por isso, elaboramos

Leia mais

Anjo restaurador: o que você precisa restaurar?

Anjo restaurador: o que você precisa restaurar? Anjo restaurador: o que você precisa restaurar? Aprenda como falar com o seu anjo guardião e obter respostas. O que você precisa restaurar na sua vida? Uma situação financeira que estava melhor, um amor

Leia mais

DESABITUAÇÃO. MULHER 1 Foi agora? MULHER 2 Foi. MULHER 1 Você viu? MULHER 2 Não, eu não vi nada. Não sei de nada.

DESABITUAÇÃO. MULHER 1 Foi agora? MULHER 2 Foi. MULHER 1 Você viu? MULHER 2 Não, eu não vi nada. Não sei de nada. DESABITUAÇÃO (Duas mulheres e um homem estão em volta de algo que não podemos ver. Os três olham para a presença ausente, um mesmo ponto fixo no chão. Durante a cena, todos agem com uma naturalidade banal,

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MURILO H B SANCHES TRABALHO DE LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES STORYBOARD

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MURILO H B SANCHES TRABALHO DE LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES STORYBOARD PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MURILO H B SANCHES TRABALHO DE LINGUAGEM AUDIOVISUAL E GAMES STORYBOARD SÃO PAULO 2014 A Jonas olha para a frente e toma coragem

Leia mais

A UNIVERSITÁRIA. BETO E qual é a boa pra esse final de semana, Marcelo? MARCELO Só em casa mesmo, terminando os trabalhos. E você?

A UNIVERSITÁRIA. BETO E qual é a boa pra esse final de semana, Marcelo? MARCELO Só em casa mesmo, terminando os trabalhos. E você? 1 A UNIVERSITÁRIA FADE IN: SÉRIE DE PLANOS A) Diversas imagens de uma universidade, à noite. B) Alunos percorrendo corredores, na saída das aulas. C) e caminhando juntos, saindo da sala, conversando. 1.

Leia mais

NADA É POR ACASO. um roteiro. Fábio da Silva. 02/09/2008 até 22/09/2008

NADA É POR ACASO. um roteiro. Fábio da Silva. 02/09/2008 até 22/09/2008 NADA É POR ACASO um roteiro de Fábio da Silva 02/09/2008 até 22/09/2008 Copyright 2008 by Fábio da Silva Todos os direitos reservados silver_mota@yahoo.com.br 2. NADA É POR ACASO FADE IN: INT. APARTAMENTO

Leia mais

Prefácio Corra, Corra para salvar sua vida. Pensou a garota enquanto corria desesperadamente por um corredor escuro. Uma adaga foi arremessada e por

Prefácio Corra, Corra para salvar sua vida. Pensou a garota enquanto corria desesperadamente por um corredor escuro. Uma adaga foi arremessada e por Prefácio Corra, Corra para salvar sua vida. Pensou a garota enquanto corria desesperadamente por um corredor escuro. Uma adaga foi arremessada e por alguns centímetros não atingiu o pé da garota que estava

Leia mais

ANONIMATO. 1. EXT. RUA - FIM DE TARDE Um CARRO se aproxima. Dá sinal à direita e embica na calçada, frente ao PORTÃO.

ANONIMATO. 1. EXT. RUA - FIM DE TARDE Um CARRO se aproxima. Dá sinal à direita e embica na calçada, frente ao PORTÃO. FADE IN ANONIMATO 1. EXT. RUA - FIM DE TARDE Um CARRO se aproxima. Dá sinal à direita e embica na calçada, frente ao PORTÃO. P.O.V MOTORISTA Vê-se o painel e o portão através do pára-brisa. Mão que aciona

Leia mais

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares

#Conceituação. Algoritmos. Eliezio Soares INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE Algoritmos #Conceituação Eliezio Soares Eliezio.soares@ifrn.edu Computadores e Tarefas 1. O computador

Leia mais

Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos.

Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos. Oficina de fotografia Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos. Cuiabá-MT, 03 e 04 de setembro de 2015 Toda fotografia é um certificado

Leia mais

Novela de Cleiton Cardoso. Escrita por Cleiton Cardoso. Direção *** Direção Geral *** Núcleo ***

Novela de Cleiton Cardoso. Escrita por Cleiton Cardoso. Direção *** Direção Geral *** Núcleo *** Novela de Cleiton Cardoso Escrita por Cleiton Cardoso Direção *** Direção Geral *** Núcleo *** Personagens deste capítulo IVAN RAUL CASSIO Participação especial SECRETÁRIA JOAQUIM E CAPANGAS CENA 01 CATIVEIRO/INT/DIA.

Leia mais

JULIANA GUSTAVÃO ANGELINA

JULIANA GUSTAVÃO ANGELINA Novela de CLEITON CARDOSO FÁBIO MAGNONI Escrita por CLEITON CARDOSO FÁBIO MAGNONI Colaboração de Thelma Guedes Direção FRED MAYRINK PEDRO VASCONCELOS Direção Geral/Núcleo JORGE FERNANDO Personagens deste

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Game Design Document

Game Design Document GDD Tainá Medeiros Game Design Document Um Game Design Document (GDD) é um documento que descreve todos aspectos de um jogo: Ideia geral; História; Gameplay; Controles; Interfaces; Personagens; Inimigos;

Leia mais

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje.

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. MENININHA Na escola estão Pedro e Thiago conversando. PEDRO: Cara você viu o jogo ontem? THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. PEDRO: Bah tu perdeu um baita jogo.

Leia mais

ainda não Luciano Cabral prostituta, vinte e cinco anos cliente, sessenta anos

ainda não Luciano Cabral prostituta, vinte e cinco anos cliente, sessenta anos ainda não Luciano Cabral personagens, vinte e cinco anos, sessenta anos (o apartamento é pequeno, com apenas dois cômodos: banheiro e quarto. O banheiro fica em frente à porta de entrada. No quarto, logo

Leia mais

REGRAS TRUCO GAUDÉRIO

REGRAS TRUCO GAUDÉRIO REGRAS TRUCO GAUDÉRIO Link: http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-truco-gauderio.html O truco gaudério tem muitos praticantes no sul do Brasil. À primeira vista, parece um jogo complicado, mas não

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

VOCÊ PODE! Esforça-te e tem bom animo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei ao seus pais lhe daria!

VOCÊ PODE! Esforça-te e tem bom animo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei ao seus pais lhe daria! CONQUISTAS 2018 VOCÊ PODE! Esforça-te e tem bom animo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei ao seus pais lhe daria! AGORA RUMO AO CARIBE COMO CONQUISTAR Ter 10 Iniciadas Diretas ativas

Leia mais

Trabalho Final de Linguagem Audiovisual e Games: StoryBoard

Trabalho Final de Linguagem Audiovisual e Games: StoryBoard Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso de Tecnologia em Jogos Digitais Trabalho Final de Linguagem Audiovisual e Games: StoryBoard Adriana da Cunha Oliveira RA00153897 São Paulo, 2014 Fluxograma:

Leia mais

Fotografando com um SRL Digital

Fotografando com um SRL Digital Fotografando com um SRL Digital por José Eduardo Deboni jose@eduardodeboni.com Fotografar com uma câmera digital SLR (aquelas que permitem trocar as lentes) pode ser um pouco intimidador. A quantidade

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Eu sou o Nuno Silva, sou casado com a Elisabete Silva e ambos trabalhamos com a Oriflame a tempo inteiro para te ajudar a ter sucesso.

APRESENTAÇÃO. Eu sou o Nuno Silva, sou casado com a Elisabete Silva e ambos trabalhamos com a Oriflame a tempo inteiro para te ajudar a ter sucesso. A A T E IN R C ÁG E S AP CA TIM I D L Ú A N APRESENTAÇÃO Este guia é para ti. Foi feito a pensar em ti. Eu sei o que é começar algo vo, e por isso, este guia é uma forma de eu te ajudar a ter sucesso na

Leia mais

Quando conquistamos uma namorada (o), no nosso primeiro encontro, o que vendemos para outra pessoa?

Quando conquistamos uma namorada (o), no nosso primeiro encontro, o que vendemos para outra pessoa? Técnicas de vendas O que é uma venda? Venda é um ato de relações humanas entre alguém que possua um produto, presta um serviço, tem uma ideia ou ainda uma imagem que transmite algo e atende às necessidades

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

Centro Universitário UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEX Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Apoio: CNPq

Centro Universitário UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEX Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Apoio: CNPq Centro Universitário UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEX Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Apoio: CNPq 4ª série/ 5º ano IDENTIFICAÇÃO: Nome(s) do(a)(s) aluno(a)(s):

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras essenciais sobre cotação de preços. Como fazer cotação de preços na sua gestão de compras

Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras essenciais sobre cotação de preços. Como fazer cotação de preços na sua gestão de compras Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras Essenciais de cotação de preços Que tipo de empresa deve fazer gestão de compras? Como fazer cotação de preços bem feita na sua gestão de compras Planilha pronta

Leia mais

WORKBOOK - AULA 2. Quais os4 passos para atingir suas metas financeiras? 1- Controlar a condicionada. 2 Definir uma. 3 Aplicar as. 4 Seguir as.

WORKBOOK - AULA 2. Quais os4 passos para atingir suas metas financeiras? 1- Controlar a condicionada. 2 Definir uma. 3 Aplicar as. 4 Seguir as. PARA QUE SERVE ESTE WORKBOOK? Este material foi feito com muito amor e carinho pela equipe do para que você possa checar o seu aprendizado da aula 2 do Workshop Eu Controlo Minhas Finanças. Caso você sinta

Leia mais

FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA PUC-SP / MARQUES DE PARANAGUÁ. Julio Cesar Martins Ortiz

FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA PUC-SP / MARQUES DE PARANAGUÁ. Julio Cesar Martins Ortiz FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA PUC-SP / MARQUES DE PARANAGUÁ Julio Cesar Martins Ortiz RA00129710 CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MENU O menu seria dividido em seções de seleção

Leia mais

Você encara a negociação como uma disputa? A vitória está em como você lida com essa situação.

Você encara a negociação como uma disputa? A vitória está em como você lida com essa situação. www.agendor.com.br Você encara a negociação como uma disputa? A vitória está em como você lida com essa situação. www.agendor.com.br Jogue fora a ideia de que negociar significa baixar seus preços para

Leia mais

Como se Fosse Ontem. Augusto Ferreira. Todos direitos reservados a Augusto Ferreira

Como se Fosse Ontem. Augusto Ferreira. Todos direitos reservados a Augusto Ferreira Como se Fosse Ontem De Augusto Ferreira Todos direitos reservados a Augusto Ferreira Email: augusto.g.ferreira@live.com 1. CB. PG do céu escuro, alguém disca números em um celular, o celular chama e cai

Leia mais

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 Copywriting O que é Copywriting? É a arte de escrever e criar conteúdos com o intuito de promover e vender bens ou serviços. Esses conteúdos podem ser em formato de vídeos,

Leia mais

DILEMA DO OBJETIVO. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 2ª edição - 30 de julho de w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

DILEMA DO OBJETIVO. Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 2ª edição - 30 de julho de w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r DILEMA DO OBJETIVO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 2ª edição - 30 de julho de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r DILEMA DO OBJETIVO Desejo é inconsciente. O que você experimenta e chama de desejo não

Leia mais

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA INF1771 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA Descrição: Após reunir os três pingentes da virtude, Link caminha em direção a Lost Woods para obter a legendaria Master Sword. Porém, ao chegar à entrada

Leia mais

b `xüvtwéü wx yäéüxáa ;håt Ñx t áéuüx t vâäñta<

b `xüvtwéü wx yäéüxáa ;håt Ñx t áéuüx t vâäñta< WA[AYAZ TÑÜxáxÇàtM b `xüvtwéü wx yäéüxáa ;håt Ñx t áéuüx t vâäñta< håt ÉuÜt wxm ZtuÜ xä wx féâét WxÄ UxÄÄÉA III Personagens. José Roberto- Delegado. Igor- Investigador. Homero- Dono do bar. Julia- Esposa

Leia mais

PESQUISA NO RIO DOS SINOS

PESQUISA NO RIO DOS SINOS PESQUISA NO RIO DOS SINOS Alice Salete Bredow Ananda Vitória Corrêa Marina Torman Rodrigues Machado Rafaela Alves Jardim Turma 71 Data 06/07/2016 Professora: Melina Wasem Passos Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

Por que usar Funil de Vendas

Por que usar Funil de Vendas Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série Por que usar Funil de Vendas Ao contrário do que muitos vendedores ou gestores possam falar, vender não é fazer mágica ou ter uma

Leia mais

Trabalho de Storyboard

Trabalho de Storyboard Trabalho de Storyboard Faculdade: PUC-SP Curso: Jogos Digitais Ano : 2016 Aluno: Yann Luc P. Comtesse RA: RA00185667 Disciplina: Linguagem Audiovisual e Games Professor: Eliseu Linguagem Audiovisual e

Leia mais

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono*

Leia mais

SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO

SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO O HOMEM QUE DORME Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento de Rubio Campos, inspirado muito livremente no conto O Caminho do Sbruch de Isaac Babel. SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA Por uma janela,

Leia mais

Defina bem o perfil de contratação

Defina bem o perfil de contratação Há muito se fala na importância do capital humano para as empresas. Ter bons funcionários na sua empresa engajados por uma cultura que tira o melhor de cada um deles pode ser o fator decisivo na hora de

Leia mais

Cenários de problema. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Simone D.J. Barbosa

Cenários de problema. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Simone D.J. Barbosa Cenários de problema INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Simone D.J. Barbosa simone@inf.puc-rio.br sala 410 RDC sumário conhecendo os usuários cenários (de problemas) 2 o que os usuários

Leia mais

PLUFT, O FANTASMINHA

PLUFT, O FANTASMINHA PERSONAGENS: Sebastião marinheiro - Julião - marinheiro - João marinheiro - Mãe Fantasma - Pluft, o fantasminha - Gerúndio - tio do Pluft - Perna de Pau - marinheiro pirata - Maribel - menina - (Entram

Leia mais

Planos e Ângulos Prof. Dr. Isaac A. Camargo

Planos e Ângulos Prof. Dr. Isaac A. Camargo Planos e Ângulos Prof. Dr. Isaac A. Camargo a- Conceito de Planos e características técnicas b- Angulação: Enquadramento e efeitos de sentido Conceito de Planos e características técnicas A idéia de Planificação

Leia mais

REAL FICÇÃO. Um Roteiro. Ale Silva

REAL FICÇÃO. Um Roteiro. Ale Silva 1 REAL FICÇÃO Um Roteiro De Ale Silva Copyright 2007 by Ale Silva Todos os direitos reservados 2 REAL FICÇÃO FADE IN: 1. EXT. CALÇADA DIA, uma senhora de sessenta anos está varrendo a calçada de sua casa.

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 2 CENA 01. DELEGACIA INT. / NOITE Sargento

Leia mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

Desenvolvimento - 0 a 6 meses Desenvolvimento - 0 a 6 meses 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e tranquilos

Leia mais

Texto 1. Testemunha tranquila 1

Texto 1. Testemunha tranquila 1 Texto 1 Testemunha tranquila 1 O camarada chegou assim com ar suspeito, olhou pros lados e como não parecia ter ninguém por perto forçou a porta do apartamento e entrou. Eu estava parado olhando, para

Leia mais

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL Tatiana Moraes Tayla Mascarenhas Giovanna Fernandes Franciele Sousa RESUMO Faz-se uma abordagem acerca da importância da contação de história dentro do espaço escolar, visando

Leia mais

Tulio Frigeri estudo de pré-produção para animação

Tulio Frigeri estudo de pré-produção para animação estudo de pré-produção para animação ROTEIRO Cena 01 A - Padeiro no Altar - Int./Noite Corta. Close na mão do padeiro rezando. Cena 01 B - Padeiro no Altar - Int./Noite Padeiro rezando de costas: "O pão

Leia mais

Os 10 passos simples para se comunicar com os anjos

Os 10 passos simples para se comunicar com os anjos Os 10 passos simples para se comunicar com os anjos Um super manual com instruções claras para falar com os anjos! Imperdível! Um Guia maravilhoso mostrando passo a passo como deve e pode ser o seu relacionamento

Leia mais

A Viagem. por. Ton Freitas

A Viagem. por. Ton Freitas A Viagem por Ton Freitas Registro F.B.N.: 647388 Contato: ton.freitas@hotmail.com INT. CASA DE /QUARTO - DIA 1., moreno, 21 anos, dorme ao lado de sua esposa,, 20 anos, morena, linda.o telefone TOCA. Thiago

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 03 Game Design Document 2016.1 Prof. Augusto Baffa Game Design Document Um Game Design Document (GDD) é um documento que descreve todos aspectos

Leia mais

5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO. a pessoa acha que é só chegar e pedir

5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO. a pessoa acha que é só chegar e pedir 5 SUPER DICAS PARA CONSEGUIR AUMENTO a pessoa acha que é só chegar e pedir QUEM NÃO QUER GANHAR MAIS E FICAR RICO LOGO? PROVAVELMENTE VOCÊ É UMA DAS PESSOAS QUE QUEREM ENRIQUECER E SER RECONHECIDO NO TRABALHO!

Leia mais

INF1403 Projeto de IHC Modelos de Tarefa e Interação

INF1403 Projeto de IHC Modelos de Tarefa e Interação 1 INF1403 Projeto de IHC Modelos de Tarefa e Interação Turma 3WB Professoras: Clarisse Sieckenius de Souza e Juliana Jansen Ferreira 24/10/2011 Modelagem de tarefa - GOMS 2 Goal, Operators, Methods, Selection

Leia mais

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA

INF INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA INF1771 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TRABALHO 2 LÓGICA Descrição: A sua cidade foi dominada por zumbis e você é o único sobrevivente! Mas os seus problemas estão apenas começando. Todas as saídas da cidade

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais