Mutação constitucional do conceito de mercadoria. Simone Costa Barreto Mestre e doutoranda PUC/SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mutação constitucional do conceito de mercadoria. Simone Costa Barreto Mestre e doutoranda PUC/SP"

Transcrição

1 Mutação constitucional do conceito de mercadoria Simone Costa Barreto Mestre e doutoranda PUC/SP

2 Para reflexão: O conceito de mercadoria consolidado pela doutrina, e que vem sendo utilizado pelos aplicadores do direito, o qual pressupõe a noção de bem corpóreo, permanece inalterado diante do desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos anos?

3 Nossa proposta: Análise semântica do termo mercadoria, à luz da norma constitucional de repartição da competência tributária.

4 Interpretação: contexto e inesgotabilidade. A realidade social apresenta papel relevante no processo de interpretação. O modo de agir da sociedade, aos olhos do intérprete, conduz à atribuição de certa significação para um dado enunciado.

5 intérprete norma jurídica sociedade

6 Karl Larenz: a interpretação nunca é definitiva, porque a variedade inabarcávele a permanente mutação das relações da vida colocam aquele que aplica a norma constantemente perante novas questões.

7 Normas constitucionais de outorga de competência: tipos ou conceitos? Tipos conceitos estrutura aberta, flexível, notas renunciáveis estrutura fechada, rígida, notas irrenunciáveis

8 CF brasileira: rígida e inflexível. Conceitos fechados. Visto que o signo mercadoria encerra um conceito fechado, pode o mesmo sofrer mutação? Inesgotabilidade da interpretação e contexto.

9 Consoante Misabel Derzi: Conceitos jurídicos e classificações não são, por sua própria natureza, imutáveis, eternos, mas sempre ligados às lentas mutações de significações ou às alterações legislativas. O sistema jurídico é histórico e aberto. Reconhecermos tendências conceituais classificatórias em um ou outro ramo jurídico, não significa optarmos por uma visão estática e fixa do Direito. Os conceitos jurídicos e as classes, ao longo do tempo, tendo em vista as potencialidades de criação legal ou as mudanças de significação, oscilam e se alteram. (...)

10 Conceito fechado mutação Mutação alteração do conceito

11 Art. 155, II da CF Mercadoria: valeu-se o constituinte do conceito preexistente desse signo, comum na linguagem jurídica antes mesmo da promulgação da Carta de Ricardo Guastini: os textos normativos e o uso comum dos juristas são a fonte para a busca das significações próprias do discurso jurídico, e não os dicionários.

12 Trecho do voto do Min. Cezar Peluso, no RE nº /PR: Como já exposto, não há, na Constituição Federal, prescrição de significado do termo faturamento. Se se escusou a Constituição de o definir, tem o intérprete de verificar, primeiro, se, no próprio ordenamento, havia então algum valor semântico a que se pudesse filiar-se o uso constitucional do vocábulo, sem explicitação do sentido particular, nem necessidade de futura regulamentação por lei inferior. É que, se há correspondente semântico na ordem jurídica, a presunção é de que a ele se refere o uso constitucional. Quando u amesma palavra, usada pela Constituição sem definição expressa nem contextual, guarde dois ou mais sentidos, um dos quais já incorporado ao ordenamento jurídico, será esse, não outro, seu conteúdo semântico, porque seria despropositado supor que o texto normativo esteja aludindo a objeto extrajurídico.

13 A partir do D. Comercial, a doutrina chega a um consenso sobre o conceito de mercadoria. Paulo de Barros Carvalho: (...) não se presta o vocábulo para designar, nas províncias do Direito, senão a coisa móvel, corpórea, que está no comércio(...) Roque Carrazza: (...) configura mercadoria o bem móvel corpóreo adquirido pelo comerciante, industrial ou produtor, para ser de objeto de seu comércio, isto é, para ser revendido

14 José Eduardo Soares de Melo: mercadoria, tradicionalmente, é bem corpóreo da atividade empresarial do produtor, industrial e comerciante, tendo por objeto a sua distribuição para consumo, compreendendo-se no estoque da empresa, distinguindo-se das coisas que tenham qualificação diversa, segundo a ciência contábil, como é o caso do ativo permanente.

15 O conceito de mercadoria na jurisprudência. STF: RE nº /SP. O Ministro Relator Sepúlveda Pertence, ao analisar a incidência do ICMS sobre licenciamento de software, afirmou em seu voto que (...) o conceito de mercadoria efetivamente não inclui os bens incorpóreos, como os direitos em geral: mercadoria é bem corpóreo objeto de atos de comércio ou destinado a sê-lo. O mesmo conceito foi adotado por ocasião do julgamento do Recurso Extraordinário nº SP, de relatoria do Ministro Ilmar Galvão.

16 Cotejo do conceito de mercadoria recepcionado pela CF/88 com a realidade social somente os bens corpóreos são mercadorias? Pensamos que não. O mesmo bem que antes era adquirido fisicamente hoje pode ser adquirido virtualmente, o que não lhe retira a qualidade de mercadoria.

17 Pode-se dizer que houve mutação do conceito constitucional de mercadoria. Limites: (i) limites do signo; (ii) deve-se respeitar a competência tributária dos Municípios (essa mutação só é aceita desde que não implique invasão da competência dos Municípios); e (iii) somente os bens incorpóreos postos no comércio estão sujeitos ao ICMS.

18 STF -MC na ADI trecho do voto do Min. Nelson Jobim: A pergunta fundamental, portanto, é essa: é possível a incidência de ICMS sobre a circulação de mercadoria virtual? A resposta, para mim, é afirmativa. (...) Existem, basicamente, duas formas, hoje, de aquisição de programa de computador:uma delas se dá pela tradição material, corpórea de um instrumento que armazena o mencionado programa. Tratava-se de forma usual e a mais comum de aquisição de programa de computador. Entretanto, a revolução da internet demoliu algumas fronteiras por meio da criação e aprimoramento de um mundo digital. A época hoje é de realizações de negócios, operações bancárias, compra de mercadorias, acesso a banco de dados de informações, compra de músicas e vídeos, e aquisição de programa de computador nesse ambiente digital. Não há nessas operações a referência ao corpóreo, ao tateável, mas simplesmente pedidos, entregas e objetos que são, em realidade, linguagem matemática binária.

19 Conclusão A evolução, o desenvolvimento é o que todo ser humano almeja. Esse desejo é natural do homem. Todos buscam progredir, e não retroceder. E o direito, na qualidade de objeto cultural que visa a disciplinar a conduta humana, tem que acompanhar essa evolução. Na medida em que há uma significativa mudança no comportamento da sociedade, o direito deve alcança-la. Por isso, a admissão de conceitos imutáveis vai na contramão desse mister. É inexorável admitir-se que, na interpretação das normas jurídicas já existentes no Texto Constitucional, inclusive aquelas que versam sobre a repartição da competência impositiva, os conceitos constitucionais são passíveis de mutação, dentro, porém, dos limites possíveis do signo. É o que ocorre com o signo mercadoria. Forçoso reconhecer-se que, com o passar dos anos, a significação desse signo passou a alcançar também os bens incorpóreos postos no comércio.

20 FIM

Conceito constitucional de serviços de qualquer natureza. Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP

Conceito constitucional de serviços de qualquer natureza. Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP Conceito constitucional de serviços de qualquer natureza Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP Nossa proposta: Análise semântica do termo serviço, à luz da norma constitucional de repartição da

Leia mais

Slides: Christine Mendonça, Cristian Mendonça e Fernanda Penna Ribeir. ICMS sobre Download de Softwares

Slides: Christine Mendonça, Cristian Mendonça e Fernanda Penna Ribeir. ICMS sobre Download de Softwares Slides: Christine Mendonça, Cristian Mendonça e Fernanda Penna Ribeir ICMS sobre Download de Softwares Tudo Amigaaaa!!!! bem?! Competência Já Competência teria a LC/87 Já teria a LC/87 delegada no art.

Leia mais

CONCEITO CONSTITUCIONAL DE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA

CONCEITO CONSTITUCIONAL DE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA CONCEITO CONSTITUCIONAL DE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA Simone Rodrigues Costa Barreto 1 Introdução O presente trabalho nos leva a refletir acerca do conceito de serviço adotado pelo constituinte na repartição

Leia mais

ISS E TRIBUTAÇÃO DE SOFTWARES. JOSÉ EDUARDO SOARES DE MELO Doutor e Livre-Docente em Direito

ISS E TRIBUTAÇÃO DE SOFTWARES. JOSÉ EDUARDO SOARES DE MELO Doutor e Livre-Docente em Direito ISS E TRIBUTAÇÃO DE SOFTWARES JOSÉ EDUARDO SOARES DE MELO Doutor e Livre-Docente em Direito 8.08.2018 SOFTWARE Conceitos Técnico Conjunto de informações e procedimentos que permite o processamento de dados

Leia mais

Desafios da Tributação das Telecomunicações

Desafios da Tributação das Telecomunicações Desafios da Tributação das Telecomunicações ISS vs ICMS Conflito de Competência no download de software Priscila Haidar Sakalem sakalem@gmail.com ISS E ICMS PANORAMA DO CONFLITO 1 ICMS X ISS X IPI Geraldo

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE A NÃO-INCIDÊNCIA DE ICMS NAS IMPORTAÇÕES AMPARADAS EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING)

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE A NÃO-INCIDÊNCIA DE ICMS NAS IMPORTAÇÕES AMPARADAS EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) Autor: Roberto de Siqueira Campos SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DECIDE SOBRE A NÃO-INCIDÊNCIA DE ICMS NAS IMPORTAÇÕES AMPARADAS EM CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) Importante decisão foi proferida

Leia mais

ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE

ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE ICMS. TRIBUTAÇÃO DE BENS DIGITAIS. CONVÊNIO ICMS 106 DE 29.09.2017. José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito Faculdade de Direito GV Mestrado Profissional São Paulo - 13.04.2018 I.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N.º 88 /2018 SFCONST/PGR Sistema Único n.º 67.445/2018 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.659/DF REQUERENTE: Confederação Nacional de Serviços CNS INTERESSADOS:Presidente da República e Congresso Nacional

Leia mais

Parâmetros para a tributação de bens digitais pelo ICMS. Luciano Garcia Miguel Doutor em Direito pela PUC-SP

Parâmetros para a tributação de bens digitais pelo ICMS. Luciano Garcia Miguel Doutor em Direito pela PUC-SP Parâmetros para a tributação de bens digitais pelo ICMS Luciano Garcia Miguel Doutor em Direito pela PUC-SP Pilares da Tributação dos Bens Digitais Todas as transações de bens e serviços são passíveis

Leia mais

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: atos legislativos; fases de elaboração; iniciativa; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo.

Leia mais

06/08/2013 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI

06/08/2013 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 06/08/2013 SEGUNDA TURMA SEGUNDO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 329.527 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN.

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 25/08/2006 ADVOGADO(A/S) : GEORGIA SIMAO ABUHID E EMENTA: IOF. Imunidade tributária. Instituição de educação sem fins lucrativos. A imunidade tributária prevista no art. 150, VI, c,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Da Legislação Tributária Tratados em direito tributário. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Da Legislação Tributária Tratados em direito tributário. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Da Legislação Tributária Tratados em direito tributário Prof. Marcello Leal CTN, Art. 98. Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna,

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DOS LUCROS

TRIBUTAÇÃO DOS LUCROS Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL Docente: PROFESSOR PAULO AYRES BARRETO TRIBUTAÇÃO DOS LUCROS AUFERIDOS NO EXTERIOR. 13.08.2015 APRESENTAÇÃO DO CASO CONTEXTUALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO CONTROLADA

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

Sergio André Rocha (UERJ)

Sergio André Rocha (UERJ) 16/11/2017 Tributação Indireta e Economia Digital: Aquisição de Software via Download Sergio André Rocha (UERJ) sergio.andre@sarocha.com.br www.sarocha.com.br 1. Das Dificuldades de se Aplicar um Sistema

Leia mais

ASPECTOS CONTROVERTIDOS DE TRIBUTAÇÃO DA NUVEM - ISS E ICMS

ASPECTOS CONTROVERTIDOS DE TRIBUTAÇÃO DA NUVEM - ISS E ICMS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DE TRIBUTAÇÃO DA NUVEM - ISS E ICMS TRIBUTAÇÃO DA ECONOMIA DIGITAL Carlos Adolfo Teixeira Duarte carlos.adolfo@tdlaw.com.br Planejamento internacional x compliance nacional Cenário

Leia mais

EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO

EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL: ESTUDOS DE CASOS Docente: PROFESSOR TITULAR LUÍS EDUARDO SCHOUERI EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DA COFINS 29.10.2015 APRESENTAÇÃO DO CASO CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

Pedido de ressarcimento - ICMS/ST. Galderise Teles Doutorando PUC/SP e Juiz do TIT

Pedido de ressarcimento - ICMS/ST. Galderise Teles Doutorando PUC/SP e Juiz do TIT Pedido de ressarcimento - ICMS/ST Galderise Teles Doutorando PUC/SP e Juiz do TIT RESSARCIMENTO ICMS-ST: QUESTÕES CONTROVERSAS DECORRENTES DA DECISÃO DO STF NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 593.849/MG E ADIN

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS cobrar tributos: Art. 150, III a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou

Leia mais

ACÓRDÃO , da Comarca de São Paulo, em que é agravante SEPROSP -

ACÓRDÃO , da Comarca de São Paulo, em que é agravante SEPROSP - fls. 127 Registro: 2018.0000479532 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 2065250-19.2018.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante SEPROSP - SINDICATO

Leia mais

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA)

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) 02/09/2015 PERFIL CONSTITUCIONAL

Leia mais

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (...) O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos

Leia mais

Maiores informações diretamente pelo site do Prouni: siteprouni.mec.gov.br/

Maiores informações diretamente pelo site do Prouni:  siteprouni.mec.gov.br/ Informativo 12/06/2012 SEMERJ www.semerj.org.br semerj@semerj.org.br Caso sua instituição ainda não seja associada ao SEMERJ, visite nosso site e descubra as vantagens em associar-se ao Sindicato das Entidades

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte II. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte II Aspecto Material - Mercadoria Circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços Qual é o conceito de mercadoria? Aspecto Material - Mercadoria

Leia mais

Tributação de Novas Tecnologias. Roberto França de Vasconcellos

Tributação de Novas Tecnologias. Roberto França de Vasconcellos Tributação de Novas Tecnologias Roberto França de Vasconcellos Conflito entre Estados e Municípios Sistema Tributário Brasileiro repartição de competências IPI (União), ICMS (Estados) e ISS (Municípios)

Leia mais

Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP

Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP Conflitos entre ISS e ICMS nas operações de industrialização por encomenda Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP Problemática do tema Incentivo à verticalização das operações Tributação cumulativa

Leia mais

A IMUNIDADE DO LIVRO DIGITAL E DO SEU SUPORTE DE FIXAÇÃO Homenagem ao jurista Hugo de Brito Machado

A IMUNIDADE DO LIVRO DIGITAL E DO SEU SUPORTE DE FIXAÇÃO Homenagem ao jurista Hugo de Brito Machado Coordenador Oswaldo Othon de Pontes Saraiva Filho A IMUNIDADE DO LIVRO DIGITAL E DO SEU SUPORTE DE FIXAÇÃO Homenagem ao jurista Hugo de Brito Machado Neste livro, vinte e um expoentes do Direito Tributário

Leia mais

Em revisão RECURSO EXTRAORDINÁRIO GOIÁS VOTO

Em revisão RECURSO EXTRAORDINÁRIO GOIÁS VOTO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 626.837 GOIÁS VOTO O SENHOR MINISTRO DIAS TOFFOLI (RELATOR): O recurso extraordinário preenche os requisitos gerais de admissibilidade. Em síntese, o Tribunal de origem assentou

Leia mais

1. Introdução. 1 ADI MC, Rel. Min. Celso de Mello, DJ 18 mai

1. Introdução. 1 ADI MC, Rel. Min. Celso de Mello, DJ 18 mai 1. Introdução A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é responsável pela elaboração de normas internacionais que protegem direitos trabalhistas. Estas normas dividem-se em convenções e recomendações

Leia mais

Tributação do Software as a Service (SaaS) Maria Angela Lopes Paulino Doutora e Mestre PUC/SP

Tributação do Software as a Service (SaaS) Maria Angela Lopes Paulino Doutora e Mestre PUC/SP Tributação do Software as a Service (SaaS) Maria Angela Lopes Paulino Doutora e Mestre PUC/SP Informação como fator de conhecimento e de produção de riquezas Interconectividade entre os mais variados dispositivos

Leia mais

PIS/COFINS Incidência sobre os atos cooperativos

PIS/COFINS Incidência sobre os atos cooperativos PIS/COFINS Incidência sobre os atos cooperativos José Eduardo Soares de Melo Professor Titular de Direito Tributário da PUC-SP 12.12.2014 I. COOPERATIVA CARACTERÍSTICAS Lei federal nº 5.764 de 16.12.1971.

Leia mais

Limitações ao Poder de Tributar

Limitações ao Poder de Tributar Limitações ao Poder de Tributar Considerações Iniciais Limites oponíveis ao poder público Conjunto integrado de princípios e regras; Previsão normativa constitucional & infraconstitucional; Cláusulas Pétreas

Leia mais

TEMA 7: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TEMA 7: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEMA 7: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública

Leia mais

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST 18 de dezembro de 2018 Ernany Müller PREVISÃO DA RESTITUIÇÃO DO ICMS ST NA CF E NA LEI 8.820/89 Art. 150... 7º A lei poderá atribuir a sujeito

Leia mais

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann

Regra Matriz de Incidência Tributária. Rubens Kindlmann Regra Matriz de Incidência Tributária Rubens Kindlmann Ementa Regra Matriz de Incidência Tributária Conceito de regra matriz de incidência tributária e sua funcionalidade operacional no direito tributário.

Leia mais

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL Docente: PROF. ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Convidado: PROF. TITULAR LUÍS EDUARDO SCHOUERI IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO 08.10.2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2011.0000095048 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº 0013820-78.2010.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes FAZENDA

Leia mais

CONCEITO DE SERVIÇO E A SUA OSCILAÇÃO JURISPRUDENCIAL

CONCEITO DE SERVIÇO E A SUA OSCILAÇÃO JURISPRUDENCIAL CONCEITO DE SERVIÇO E A SUA OSCILAÇÃO JURISPRUDENCIAL 15 Anos da Lei Complementar nº 116/2013: Evolução e Desafios Paulo Ayres Barreto Professor Associado USP paulo@airesbarreto.adv.br Roteiro A doutrina

Leia mais

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário

Leia mais

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18. A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.311 2. Elementos Essenciais da Contribuição Previdenciária sobre a Receita

Leia mais

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Leia mais

ISS NA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

ISS NA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS ISS NA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS 1. A base de cálculo das contribuições sociais, das quais o PIS e a COFINS são espécies, é o faturamento ou a receita da pessoa jurídica, nos termos do art. 195,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 24/06/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 776.156 SANTA CATARINA RELATOR : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI AGTE.(S) :MUNICÍPIO DE TUBARÃO

Leia mais

Noções de Direito Administrativo e Constitucional

Noções de Direito Administrativo e Constitucional Considerações iniciais Considera-se Direito como um sistema normativo do qual são extraídos imperativos de conduta. Embora seja único e indivisível, a subdivisão se torna uma prática importante para o

Leia mais

TEMA 1: PODER EXECUTIVO

TEMA 1: PODER EXECUTIVO TEMA 1: PODER EXECUTIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Poder Executivo: sistema de governo; funções típicas e atípicas; posse e atribuições do Presidente da República: ; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de.

Leia mais

Previsão normativa. Leis. Tratados e as convenções internacionais Decretos Normas complementares. Conteúdo

Previsão normativa. Leis. Tratados e as convenções internacionais Decretos Normas complementares. Conteúdo AULA : LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA - Prof. Paulo Henrique de Oliveira Previsão normativa Conteúdo Distinção Leis LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA CTN Art. 96. A expressão legislação tributária compreende as leis, os tratados

Leia mais

PIS e COFINS sobre receitas financeiras, após a Lei /2014 Instituições Financeiras e Seguradoras

PIS e COFINS sobre receitas financeiras, após a Lei /2014 Instituições Financeiras e Seguradoras PIS e COFINS sobre receitas financeiras, após a Lei 12.973/2014 Instituições Financeiras e Seguradoras Julia de Menezes Nogueira Mestre e Doutora - PUC/SP Instituições financeiras e seguradoras atividade

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: REQUISITOS 3) Ato coator comissivo ou omissivo: exige-se um

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte 1. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte 1. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte 1 Previsão constitucional Circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços CRFB, Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos

Leia mais

Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República

Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República 20371 - OBF - PGR Recurso Extraordinário 883.542 - SP Relator: Ministro Gilmar Mendes Recorrente: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Leia mais

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins

A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS. Bruce Bastos Martins A não incidência dos tributos PIS, COFINS, IRPJ e CSLL sobre os créditos presumidos de ICMS Bruce Bastos Martins bruce@lzadv.com.br Direito e Linguagem O intérprete autêntico kelseniano (...), através

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 26/08/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 804.685 GOIÁS RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI

Leia mais

CRÉDITOS DE ICMS E A LEI COMPLEMENTAR: Restrição ou Regulamentação. Professora Misabel Abreu Machado Derzi Palestra

CRÉDITOS DE ICMS E A LEI COMPLEMENTAR: Restrição ou Regulamentação. Professora Misabel Abreu Machado Derzi Palestra CRÉDITOS DE ICMS E A LEI COMPLEMENTAR: Restrição ou Regulamentação Professora Misabel Abreu Machado Derzi Palestra Conceito Não-Cumulatividade na Constituição da República Extensão Limites Constituição

Leia mais

TRIBUTAÇÃO EM BASES UNIVERSAIS MP nº 627/2013

TRIBUTAÇÃO EM BASES UNIVERSAIS MP nº 627/2013 MP nº 627/2013 There are more things in heaven and earth, Horatio, Than are dreamt of in our philosophy. Hamlet, Ato I, Cena V PAÍS DE TRIBUTAÇÃO NORMAL PARAÍSO FISCAL PAÍS C/ TRATADO IMEDIATO IMEDIATO

Leia mais

DIREITO Processual CIVIL

DIREITO Processual CIVIL DIREITO Processual CIVIL Processos de Competência Originária dos Tribunais Parte 2 Prof. Marcelo Barbi Art. 949. Se a arguição for: I - rejeitada, prosseguirá o julgamento; II - acolhida, a questão será

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 1408862 - SP (2018/0318126-6) RELATOR : MINISTRO GURGEL DE FARIA AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL AGRAVADO : LUCHETTI COM/ DE MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDA ADVOGADOS

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade Controle Repressivo da Constitucionalidade realizado pelo Poder Legislativo: Art.49,V competeaocongressonacionalsustarosatosnormativos do Poder Executivo que exorbitem do

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Sobre o recurso extraordinário contra decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça. Hipóteses de cabimento Marcelo Moura da Conceição * De uma interpretação conjunta dos

Leia mais

PLANO DE CURSO 2012/1

PLANO DE CURSO 2012/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/1 DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: JOÃO CLAUDIO GONÇALVES LEAL TURMA: 5º ANO INTEGRAL

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Tributário I Código: DIR -563 Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Professor: Frederico

Leia mais

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Leia mais

DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA E GUERRA FISCAL

DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA E GUERRA FISCAL DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA E GUERRA FISCAL Programação 8:30 as 9:00 RECEPÇÃO 9:00 as 9:45 DESAFIOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA (Dr. Luciano Garcia Miguel) 9:45 as 10:00 GUERRA FISCAL DO ICMS (Dr. Bruno Henrique

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Passo Fundo (RS), 12jul19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 702.617 RELATOR : MIN. LUIZ FUX RECTE.(S) :GOVERNADOR DO ESTADO DO RECTE.(S) :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO PROC.(A/S)(ES) :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO RECTE.(S) :ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE PROCURADORIA PARECER PRÉVIO

CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE PROCURADORIA PARECER PRÉVIO CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE PROCURADORIA PROC. Nº 5403/09 PLL Nº 241/09 PARECER PRÉVIO É submetido a exame desta Procuradoria, para parecer prévio, o Projeto de Lei, em epígrafe, de iniciativa parlamentar,

Leia mais

25/08/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

25/08/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 25/08/2017 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 969.846 SÃO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. GILMAR

Leia mais

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base de Cálculo. Atual Jurisprudência. GUSTAVO NYGAARD nygaard@tozzinifreire.com.br

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 3.203 DISTRITO FEDERAL RELATOR : MIN. ROBERTO BARROSO REQTE.(S) :CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES - CNT : ADMAR GONZAGA E OUTRO(A/S) :JUTAHY MAGALHÃES NETO :UNIÃO

Leia mais

27/08/2015 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO

27/08/2015 PLENÁRIO : MIN. MARCO AURÉLIO Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 27/08/2015 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 835.818 PARANÁ RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I CRFB/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Santa Maria-RS, 14jun19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais ICMS-ST

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DO ICMS NA TRANSFERÊNCIA DE MERCADORIA ENTRE MATRIZ E FILIAL

TRIBUTAÇÃO DO ICMS NA TRANSFERÊNCIA DE MERCADORIA ENTRE MATRIZ E FILIAL TRIBUTAÇÃO DO ICMS NA TRANSFERÊNCIA DE MERCADORIA ENTRE MATRIZ E FILIAL I. RESUMO DO TEMA JURÍDICO ANALISADO. II. CONSTRUÇÃO LÓGICO-SEMÂNTICA DO TERMO ICMS. III. HIPÓTESE DE NÃO-INCIDÊNCIA DO ICMS NAS

Leia mais

Em revisão 21/08/2014 PLENÁRIO RECURSO EXTRAORDINÁRIO MATO GROSSO VOTO

Em revisão 21/08/2014 PLENÁRIO RECURSO EXTRAORDINÁRIO MATO GROSSO VOTO 21/08/2014 PLENÁRIO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 596.962 MATO GROSSO VOTO O SENHOR MINISTRO DIAS TOFFOLI: Com a edição da Lei Complementar nº 159/04, do Estado do Mato Grosso, foi instituída a verba denominada

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Princípio da Legalidade Parte 3. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Princípio da Legalidade Parte 3. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar Princípio da Legalidade Parte 3 Prof. Marcello Leal O que é TIPO? Tipo é a ordenação dos dados concretos existentes na realidade segundo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/10/2017 IMUNIDADES X ISENÇÕES

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/10/2017 IMUNIDADES X ISENÇÕES CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 12 Imunidades e Isenções Tributárias IMUNIDADES X ISENÇÕES

Leia mais

1 RELATÓRIO. N o 41/2017-SFConst/PGR Sistema Único nº /2017

1 RELATÓRIO. N o 41/2017-SFConst/PGR Sistema Único nº /2017 N o 41/2017-SFConst/PGR Sistema Único nº 286.125/2017 Agravo regimental na ação direta de inconstitucionalidade por omissão 31/DF Relator: Ministro Alexandre de Moraes Agravante: Governador do Estado do

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 02/06/2006 EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. TRIBUTÁRIO. IPVA. VEÍCULO IMPORTADO. ALÍQUOTA DIFERENCIADA. 1. Não se admite a alíquota diferenciada de IPVA para veículos

Leia mais

PARECER JURÍDICO. É o relatório. Opino.

PARECER JURÍDICO. É o relatório. Opino. PARECER JURÍDICO PROJETO DE LEI Nº 48/2014 EMENTA: OBRIGA CLINICAS GERIATRICAS, CASAS DE REPOUSO E DEMAIS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DESTINADAS AO ATENDIMENTO DE IDOSOS A INSTALAREM, EM SUAS DEPENDÊNCIAS INTERNAS,

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI PETRÓLEO LTDA CATARINA SANTA CATARINA

: MIN. DIAS TOFFOLI PETRÓLEO LTDA CATARINA SANTA CATARINA RECURSO EXTRAORDINÁRIO 696.458 SANTA CATARINA RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. DIAS TOFFOLI :ROYAL FIC DISTRIBUIDORA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO LTDA : BEATRIZ SOARES DE JESUS

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral de Justiça Prof. Karina Jaques Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 834.266 - SC (2006/0066827-6) RELATORA : MINISTRA DENISE ARRUDA RECORRENTE : FORAUTO VEÍCULOS LTDA ADVOGADO : RYCHARDE FARAH E OUTRO(S) RECORRIDO : ESTADO DE SANTA CATARINA PROCURADOR

Leia mais

CONFLITOS DE COMPETÊNCIA ENTRE O ISS E ICMS. Ricardo Anderle Advogado Ex-Conselheiro da Receita Federal - CARF Doutor PUC/SP Mestre USP/SP

CONFLITOS DE COMPETÊNCIA ENTRE O ISS E ICMS. Ricardo Anderle Advogado Ex-Conselheiro da Receita Federal - CARF Doutor PUC/SP Mestre USP/SP CONFLITOS DE COMPETÊNCIA ENTRE O ISS E ICMS Ricardo Anderle Advogado Ex-Conselheiro da Receita Federal - CARF Doutor PUC/SP Mestre USP/SP 1) Por que os conflitos ocorrem? 1) Estado federado em que foram

Leia mais

Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte.

Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte. Os efeitos da inconstitucionalidade do alargamento da base de cálculo da Cofins para o contribuinte. Por:João Felipe Pantaleão Carvalho Santos joao.felipe@carvalhosantos.com.br Sócio do escritório Carvalho

Leia mais

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo

INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT. José Eduardo Soares de Melo INFLUÊNCIA DA JURISPRUDÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NAS DECISÕES DO TIT José Eduardo Soares de Melo 1 I. PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO/SP. JURISPRUDÊNCIA E TIT

Leia mais

Aula 02. Modelos do Estado Federal

Aula 02. Modelos do Estado Federal Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 02 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 02 Modelos do Estado Federal Temos o modelo básico

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES. Prof. Eduardo Casassanta

DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES. Prof. Eduardo Casassanta DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES Prof. Eduardo Casassanta Ementa Separação das funções Estatais Poder Legislativo Poder Executivo Poder Judiciário Funções Essenciais à Justiça Organização dos Poderes Separação

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma

Leia mais

19/05/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

19/05/2015 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 19/05/2015 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 658.641 GOIÁS RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 10 11/09/2017 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 839.571 MINAS GERAIS RELATOR : MIN. ROBERTO BARROSO AGTE.(S) :LUBRIVAN COMÉRCIO

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 4 de maio de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 4 de maio de 2017. Registro: 2017.0000327714 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1023287-36.2014.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO

Leia mais

COLENDO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO MARCO AURÉLIO DIGNÍSSIMO RELATOR DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

COLENDO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO MARCO AURÉLIO DIGNÍSSIMO RELATOR DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COLENDO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO MARCO AURÉLIO DIGNÍSSIMO RELATOR DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 240785 AUTO AMERICANO S/A DISTRIBUIDOR DE PEÇAS, vem, respeitosamente, por meio

Leia mais

A IGUALDADE SUBSTANCIAL NA TRIBUTAÇÃO PELO ISS NAS SOCIEDADES QUE EXERCEM ATIVIDADE CIENTÍFICA. Betina Treiger Grupenmacher. Advogada.

A IGUALDADE SUBSTANCIAL NA TRIBUTAÇÃO PELO ISS NAS SOCIEDADES QUE EXERCEM ATIVIDADE CIENTÍFICA. Betina Treiger Grupenmacher. Advogada. A IGUALDADE SUBSTANCIAL NA TRIBUTAÇÃO PELO ISS NAS SOCIEDADES QUE EXERCEM ATIVIDADE CIENTÍFICA Betina Treiger Grupenmacher. Advogada. Profª UFPR ISS- SOCIEDADES DE PROFISSIONAIS IGUALDADE FORMAL NASCEU

Leia mais

SEFAZ Concurso Público 02/2014 Gabarito Definitivo Auditor-Fiscal da Receita Estadual. Bloco 1

SEFAZ Concurso Público 02/2014 Gabarito Definitivo Auditor-Fiscal da Receita Estadual. Bloco 1 SEFAZ Concurso Público 02/2014 Gabarito Definitivo Auditor-Fiscal da Receita Estadual Bloco 1 01 E Língua Portuguesa 02 B Língua Portuguesa 03 C Língua Portuguesa 04 A Língua Portuguesa 05 C Língua Portuguesa

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 770.723 AMAZONAS RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI :UNIÃO :PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA NACIONAL :SAMSUNG SDI

Leia mais

TRIBUTO. Marcelo MEDEIROS 1 Murilo MORENO INTRODUÇÃO

TRIBUTO. Marcelo MEDEIROS 1 Murilo MORENO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO TRIBUTO Marcelo MEDEIROS 1 Murilo MORENO O vocábulo tributo experimenta nada menos do que seis significações diversas, quando utilizado nos textos do direito positivo, nas lições da doutrina

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 06/11/2006 10/10/2006 SEGUNDA TURMA RELATOR : MIN. EROS GRAU AGRAVANTE(S) : TRANSPORTES FÁTIMA LTDA ADVOGADO(A/S) : CELSO BOTELHO DE MORAES E OUTRO(A/S) AGRAVADO(A/S) : ESTADO DE MINAS

Leia mais

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL Docente: PROFESSOR PAULO AYRES BARRETO PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE 20.08.2015 APRESENTAÇÃO DO CASO CONTEXTUALIZAÇÃO ANTES DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 42/2003

Leia mais