CRÉDITOS DE ICMS E A LEI COMPLEMENTAR: Restrição ou Regulamentação. Professora Misabel Abreu Machado Derzi Palestra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRÉDITOS DE ICMS E A LEI COMPLEMENTAR: Restrição ou Regulamentação. Professora Misabel Abreu Machado Derzi Palestra"

Transcrição

1 CRÉDITOS DE ICMS E A LEI COMPLEMENTAR: Restrição ou Regulamentação Professora Misabel Abreu Machado Derzi Palestra

2 Conceito Não-Cumulatividade na Constituição da República Extensão Limites

3 Constituição de 1988 Constituição de 1988, arts. 153, 3º, II e 155, 2º, I: O princípio da não-cumulatividade no ICMS ou no IPI não é previsto de forma programática na Constituição, mas nela está disciplinado, de forma ampla, operacional e descritivamente. A lei complementar, ao contrário do que ocorria em Constituições anteriores, segundo o art. 155, 2º, inc. XII, c, limita-se a disciplinar o regime de compensação do imposto. Eis o texto do art. 155, 2º, I: será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal; A extensão do princípio às contribuições incidentes sobre a receita ou faturamento e as importações, nos seguintes termos: Art. 195, 12: A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições incidentes na forma dos incisos I, b, e IV do caput, serão não-cumulativas. (Redação da proposta original: o art. 195, 12 sugeria que a lei complementar previsse a forma de sua não-cumulatividade) Modificação da proposta original: o art. 195, 12 sugeria que a lei complementar previsse a forma de sua não-cumulatividade)

4 CONFORMAÇÃO CONSTITUCIONAL 1. IPI: Art. 153, 3º, II: será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores. 2. ICMS: Art. 155, 2º, I: será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal; II- nas hipóteses de isenção ou não-incidência, salvo determinação em contrário da legislação: a) não implicará crédito para compensação com o montante devido nas operações ou prestações seguintes; b) acarretará a anulação do crédito relativo às operações anteriores; 3. Contribuições Sociais, PIS/COFINS: Art. 195, 12: A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições incidentes na forma dos incisos I, b, e IV do caput, serão não-cumulativas.

5 CONFORMAÇÃO CONSTITUCIONAL 4. Competência Residual da União. A Não-Cumulatividade é diretriz a ser observada em todos os tributos sobre o consumo, a serem criados no futuro, no exercício da competência residual da União: Art. 154, I; Art. 195, 4º. 5. Princípio da Seletividade. IPI (art. 153, 3º, I); ICMS (art. 155, 2º, III; os impostos não-cumulativos são impostos que incidem sobre o consumo; dá-se a inexistência de capacidade econômica do contribuinte; em relação ao consumidor, impõe-se a redução (ou exoneração) do imposto sobre as operações com mercadorias e serviços, essenciais a uma vida digna.

6 CONFORMAÇÃO CONSTITUCIONAL 6. O princípio da neutralidade na concorrência: art. 146-A: Lei Complementar poderá estabelecer critérios especiais de tributação com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência, sem prejuízo da competência de a União, por lei, estabelecer normas de igual objetivo ; 6.1. os tributos não-cumulativos devem incidir sobre o consumo; repercussão obrigatória e demonstrável; 6.2. dá-se a ausência de capacidade econômica do contribuinte para suportar tais tributos. Se não for possível a transferência do ônus do tributo para o consumidor, será necessária a isenção.

7 CONFORMAÇÃO CONSTITUCIONAL 7. O princípio da desoneração dos investimentos (IPI): art. 153, 3º, IV: terá reduzido seu impacto sobre a aquisição de bens de capital pelo contribuinte do imposto, na forma da lei ; 8. Limitação constitucional ao poder de tributar e garantia da não-cumulatividade. Não se trata de contra-princípio: Art. 150, 7º: A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido.

8 FUNDAMENTOS POLÍTICO-ECONÔMICOS Conceito inicial: princípio que veda a nova incidência do mesmo tributo (imposto ou contribuição) sobre valor já tributado na etapa anterior (ou nas aquisiçõesentradas), evitando-se, então, a cumulatividade. Pressupostos da cumulatividade: a) plurifasia; ou b) monofasia ou pseudomonofasia (cada fase isoladamente considerada) em relação às aquisições do contribuinte, investimentos, bens do ativo, ou bens de uso e consumo.

9 FUNDAMENTOS POLÍTICO-ECONÔMICOS Causas da adoção: os danosos efeitos cumulativos, a saber: a. cada circulação do produto de uma empresa a outra (do fabricante ou comerciante A -> B -> C) até o consumidor final sendo submetida ao tributo, desencadeia uma injusta repercussão nos preços; b. a base de cálculo para o imposto, sendo o preço bruto total, inclui custos de comercialização ou industrialização, tributos incidentes e lucro. Assim, o valor total da matéria-prima, já tributado na fase anterior; o valor do maquinário adquirido, também já tributado na aquisição, tudo é novamente incluído na base de cálculo da fase posterior, porque esse valor faz parte do custo, e será novamente tributado na operação seguinte, de saída das mercadorias da indústria ou do comércio. A nova incidência do imposto sobre valor já tributado na fase anterior é o que denominamos de cumulatividade;

10 FUNDAMENTOS POLÍTICO-ECONÔMICOS Causas da adoção: os danosos efeitos cumulativos, a saber: c. o fenômeno se passa de forma idêntica tanto nos tributos incidentes sobre a industrialização como naqueles que oneram a circulação, sendo que o montante do preço total acumulado da mercadoria cresce à medida em que aumenta o número das fases no caminho da produção e distribuição; d. esse efeito cumulativo fere também a neutralidade da concorrência, multiplicando-se as tentativas de substituição da produção nacional pelas importações; da concentração de indústrias ou de supressão do comércio atacadista ou varejista, com o objetivo de se unificarem várias fases em uma mesma empresa, a fim de se evitarem as cumulações.

11 FUNDAMENTOS POLÍTICO-ECONÔMICOS Solução: a concessão de créditos, relativos ao tributo que onerou as compras do contribuinte, compensáveis com os débitos do imposto, gerados pelas saídas, passou a ser a técnica contemporânea, da neutralidade, abrangendo: 1) os insumos da produção; 2) os ativos permanentes, relativos até mesmo à montagem de empresas industriais, na fase pré-operacional; 3) os bens de uso e consumo do estabelecimento. As restrições, é claro, coíbem apenas os créditos derivados das aquisições de bens utilizados com desvio, em fins estranhos às atividades próprias do estabelecimento mercantil.

12 Características da não-cumulatividade no sistema tributário brasileiro Neutralidade, devendo o imposto ser indiferente tanto na competitividade e concorrência, quanto na formação de preços de mercado; Onerosidade documental exclusiva do consumo, nunca da produção ou do comércio;

13 Características da não-cumulatividade no sistema tributário brasileiro Rentabilidade e produtividade fiscal, pois se o imposto for plurifásico, permitir-se-á a antecipação daquilo que somente seria devido no consumo (vantagens financeiras), além de colocar todos os agentes econômicos das diversificadas etapas de industrialização e circulação como responsáveis pela arrecadação (vantagens contra o risco da insolvência). Peculiaridades nas contribuições PIS/COFINS.

14 TÉCNICA CONSTITUCIONAL NÃO-CUMULATIVIDADE Nos tributos que oneram a produção/produto: créditos são chamados físicos, porque restritos aos insumos da produção e às mercadorias (corpóreas) que saem fisicamente do estabelecimento. Nos tributos que devem onerar apenas o consumo, os créditos são chamados financeiros, porque alcançam todos os bens/produtos e mercadorias essenciais à produção da atividade, como bens do ativo fixo e bens de uso e consumo. Esse o modelo adotado pela Constituição da República.

15 LEI COMPLEMENTAR RESTRIÇÃO OU REGULAMENTAÇÃO?

16 STF a)no RE (DJ ), corroborado por outros RE DJ , sendo Relator o Ministro ILMAR GALVÃO, em que o contribuinte pleiteava o direito ao creditamento do ICMS incidente sobre a aquisição de energia elétrica consumida em seu estabelecimento comercial, a 1ª Turma do STF entendeu que o legislador complementar somente teria a obrigação de garantir o crédito de ICMS nas aquisições de energia elétrica para o processo industrial, onde ela poderia ser considerada como insumo, na acepção que lhe dá o sistema do crédito físico; disse aqui o STF que o Texto Constitucional estaria a garantir apenas o crédito físico (matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem), como núcleo intangível à legislação infraconstitucional. Outros créditos, relativos aos bens do ativo fixo e aos bens de uso e consumo, dependeriam da regulamentação em lei complementar. Além desse, outros julgados podem ser citados no mesmo sentido (RE DJ ).

17 STF b) Na ADIN /2004, o posicionamento acima referido foi corroborado pelo Plenário da Corte Suprema, ou seja, possibilidade de adoção do crédito físico, restritivamente, pela legislação infraconstitucional. - ADIN julgamento no dia 23 de setembro de 2004). Do voto do Min. CARLOS VELLOSO, extrai-se: Na forma do estabelecido no art.155, 2º, XII, c da Constituição Federal, cabe à lei complementar disciplinar o regime de compensação do imposto. A lei complementar assim dispôs, porque a norma constitucional, art. 155, 2º, I, não impede que o legislador ordinário conceda mais. O que não pode fazer é conceder menos, na interpretação do texto constitucional. Noutras palavras, competindo ao legislador ordinário, mediante lei complementar, disciplinar o regime de compensação do imposto CF, art.155, 2º, XII, c pode ela adotar interpretação mais benéfica ao contribuinte. E foi o que aconteceu com a Lei Complementar 87/96. Assim posta a questão, força é convir que foi a Lei Complementar nº 87/96 que permitiu o crédito relativo à entrada de bens destinados ao consumo ou ao ativo permanente, permitindo a adoção do crédito financeiro. Em suma: à Lei Complementar cumpre disciplinar o regime de compensação do imposto (CF., art.155, 2º, XII,c). Fê-lo, então, a Lei Complementar 87/96, permitindo o crédito financeiro. Ora, se é na Lei Complementar que estava a possibilidade do crédito financeiro e não na Constituição, lei complementar subseqüente poderia alterar a antecedente. E foi o que aconteceu: a Lei Complementar 87/96 simplesmente foi alterada pela Lei Complementar 102/2000.

18 SENTIDO CORRETO DA JURISPRUDÊNCIA Será interpretação equivocada, discordante do espírito das decisões arroladas, sustentar que a Corte Suprema brasileira entende que o princípio da não-cumulatividade, na C/R, resume-se ao crédito físico, ou que a Lei Complementar 87/96 teria concedido um favor ou incentivo fiscal, já que: a) a Constituição da República, no art. 15I, III, veda que lei federal (ainda que complementar) conceda isenção ou benefícios fiscais de tributos estaduais ou municipais (exceto nas hipóteses excepcionais de exportação de mercadorias ou de serviços, conforme art. 155, 2º, XII, f e art. 156, 3º, II); b) sendo assim, por meio dessa interpretação equivocada da decisão, os acórdãos referidos da Corte Constitucional conduziriam ao reconhecimento da inconstitucionalidade da Lei Complementar 87/96 na parte em que tal diploma legal introduz o direito de crédito financeiro, em relação ao imposto incidente na aquisição de bens do ativo permanente.

19 RESUMO STF Princípio que veda a nova incidência do mesmo tributo (imposto ou contribuição) sobre valor já tributado na fase anterior (ou nas aquisições-entradas), evitando-se, então, a cumulatividade. Regra mínima ou núcleo determinado, de eficácia plena: ICMS, concessão de créditos físicos; IPI, concessão de créditos físicos e financeiros, pela redução do imposto incidente sobre os bens do ativo fixo; PIS/COFINS, concessão de créditos físicos. Norma principiológica: não-cumulatividade ampla, com a concessão de créditos, físicos e financeiros.

20 RESUMO - STF Nenhuma lei complementar poderá reduzir o princípio da não-cumulatividade, reduzindo, mutilando ou deformando o crédito físico. Não obstante, o princípio da não-cumulatividade, além desse núcleo de sentido mínimo, à luz dessa jurisprudência, comporta um sentido mais amplo e perfeitamente compatível com a norma constitucional, mas não auto-executável, por ser dependente de regulamentação por meio de lei complementar (ou seja, do regime de compensação do imposto ). O princípio da não-cumulatividade é, portanto, dotado de um núcleo rígido e mínimo, auto-exeqüível, mas suporta uma visão mais ampla, com ele compatível, cuja eficácia, sendo limitada, dependeria da regulamentação, posta em lei complementar. Se não houvesse a Lei Complementar 87/96, poderíamos sustentar a inconstitucionalidade por omissão do legislador federal. (O princípio híbrido: MARCELO NEVES)

21 ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO x NÃO-CUMULATIVIDADE ausência de capacidade econômica dos contribuintes; seletividade em relação aos consumidores; desconcentração do capital; proteção igual às pequenas e médias empresas; neutralidade na concorrência.

XIII Congresso de Direito Tributário em Questão. Fundação Escola Superior de Direito Tributário - FESDT ICMS:

XIII Congresso de Direito Tributário em Questão. Fundação Escola Superior de Direito Tributário - FESDT ICMS: XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Fundação Escola Superior de Direito Tributário - FESDT ICMS: Não cumulatividade e Substituição Tributária Luiz Antônio Bins out/14 NÃO CUMULATIVIDADE Considerações

Leia mais

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional Luiz Antônio Bins Secretário-Adjunto da Fazenda Gramado, 25/06/2015 SUMÁRIO Introdução ICMS Considerações

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte V. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte V. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte V Não-cumulatividade CRFB, Art. 155, 2.º - O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte: I - será não-cumulativo, compensando-se o que for devido

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 Para que uma Reforma Tributária ria? simplificação do sistema tributário desoneração

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IPI Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IPI Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais IPI Parte 2 Será que o STF manteve o entendimento do STJ? "Conforme bem esclarecido por Marco Aurélio Greco (.) a fabricação das embalagens é "evento que se encontra

Leia mais

Como a Constituição trata tal imposto:

Como a Constituição trata tal imposto: Como a Constituição trata tal imposto: Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993) (...) II - operações relativas

Leia mais

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST 18 de dezembro de 2018 Ernany Müller PREVISÃO DA RESTITUIÇÃO DO ICMS ST NA CF E NA LEI 8.820/89 Art. 150... 7º A lei poderá atribuir a sujeito

Leia mais

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi

PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS/COFINS E NÃO- CUMULATIVIDADE: o caso Anhambi PIS e COFINS. Questões Recentes e Polêmicas. Não-Cumulatividade. Conceito de Insumo. Base de Cálculo. Atual Jurisprudência. GUSTAVO NYGAARD nygaard@tozzinifreire.com.br

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori SELETIVIDADE 1 ALÍQUOTA Seletividade Como implementar tributação progressiva do consumo? Alíquota deve ser diminuir conforme

Leia mais

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Teses Tributárias. ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário

Leia mais

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária Reforma Tributária PEC 233 e alterações Aspectos relativos aos tributos federais: a visão da RFB 1 PROBLEMAS DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

Reforma da qualidade do sistema tributário e simplificação de tributos

Reforma da qualidade do sistema tributário e simplificação de tributos Reforma da qualidade do sistema tributário e simplificação de tributos Talk Show: A Reforma Tributária que Queremos Eurico Marcos Diniz de Santi eurico.santi@fgv.br Resumo Executivo: Reflexos do NOVO IMPOSTO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VI. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VI. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte VI Não-cumulatividade manutenção do crédito nas entradas não oneradas RE 174478 SP TRIBUTO. Imposto sobre Circulação de Mercadorias. ICMS. Créditos relativos

Leia mais

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

ICMS. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação ICMS Profº André Gomes de Oliveira Imposto sobre a Circulação de Mercadorias

Leia mais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais

Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais Exclusão do ICMS da BC das contribuições PIS/COFINS: discussões atuais HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES PIS/COFINS REGIME CUMULATIVO (TOTALIDADE DA RECEITA BRUTA OPERACIONAL) Lei 9.718/98 Art.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Simples Nacional e a transferência de créditos de PIS/COFINS Paulo Nadir Rosa de Moura* A Constituição Federal (CF) de 1988, no artigo 146, inciso III, alínea "d", dispõe que lei

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL (DEF-0452) Professores L. E. Schoueri e P. A. Barreto ICMS:

DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL (DEF-0452) Professores L. E. Schoueri e P. A. Barreto ICMS: DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL (DEF-0452) Professores L. E. Schoueri e P. A. Barreto ICMS: Manutenção de Créditos na Saída com Base de Cálculo Inferior ao Custo de Aquisição Convidado: Paulo Penteado

Leia mais

Princípio da Legalidade

Princípio da Legalidade Princípio da Legalidade RUBENS KINDLMANN Princípio da Legalidade Art. 150, CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

Leia mais

Competência Normas Gerais = LC nº 87/96 Características: Fiscal, Extrafiscal (quando dotado de seletividade), Indireto e Real PROF.

Competência Normas Gerais = LC nº 87/96 Características: Fiscal, Extrafiscal (quando dotado de seletividade), Indireto e Real PROF. ICMS IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES RELATIVAS À CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE INTERESTADUAL E INTERMUNICIPAL E DE COMUNICAÇÃO Competência Normas Gerais = LC nº 87/96 Características:

Leia mais

PIS/COFINS NÃO-CUMULATIVIDADE

PIS/COFINS NÃO-CUMULATIVIDADE PIS/COFINS NÃO-CUMULATIVIDADE PRINCÍPIO OU REGRA DE TRIBUTAÇÃO Professora Doutora Denise Lucena Cavalcante Gramado, 27/06/2008. PRINCÍPIO DA NÃO-CUMULATIVIDADE Princípio constitucional que tem por finalidade

Leia mais

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS PALESTRA ANEFAC - IBRACON Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS Até 1998 PIS e COFINS incidiam sobre o faturamento à 2,65%; Era cumulativo; Poucas exceções; Legislação relativamente simples; Ônus

Leia mais

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

PIS e COFINS. Aspectos conceituais. Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto PIS e COFINS Aspectos conceituais Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária Prof. Amaury

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006 Cândido Henrique de Campos Cândido Campos é advogado especialista em Direito Tributário, principalmente em Planejamento Tributário, com larga experiência em empresas multinacionais é vários anos de trabalho

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO EMENTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO EMENTA (D`8Ì0\1Q0) PODER JUDICIÁRIO EMENTA TRIBUTÁRIO. IPI. ISENÇÃO. OBTENÇÃO DE MATERIAS-PRIMAS, PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS E MATERIAIS DE EMBALAGEM. INCENTIVO FISCAL. PESSOAS JURÍDICAS PREPONDERANTEMENTE EXPORTADORAS.

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE CRÉDITO DE ICMS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

COMPENSAÇÃO DE CRÉDITO DE ICMS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMPENSAÇÃO DE CRÉDITO DE ICMS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Por comando da Constituição Federal o ICMS será não-cumulativo, que significa que ele será compensado com o que for devido em cada operação

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Advogado Mestre em Ciências Contábeis Doutorando em Ciências da Informação Fabio Rodrigues Coordenador, autor e coautor de diversos

Leia mais

ICMS: GUERRA FISCAL A CONCESSÃO IRREGULAR DE BENEFÍCIOS FISCAIS

ICMS: GUERRA FISCAL A CONCESSÃO IRREGULAR DE BENEFÍCIOS FISCAIS ICMS: GUERRA FISCAL A CONCESSÃO IRREGULAR DE BENEFÍCIOS FISCAIS ICMS Traços característicos - imposto de consumo - plurifásico e não-cumulativo - ênfase na seletividade - caráter nacional - representatividade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Expositor: OTAVIO FINEIS JUNIOR Coordenador da Administração Tributária do Estado de São Paulo Distribuição Percentual da carga tributária entre 1990 e

Leia mais

ICMS: Os problemas e limites da utilização da substituição tributária. João Antônio Almeida Marins

ICMS: Os problemas e limites da utilização da substituição tributária. João Antônio Almeida Marins ICMS: Os problemas e limites da utilização da substituição tributária. João Antônio Almeida Marins A BONIFICAÇÃO NA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS NÚMEROS ICMS/ST ANO ARRECADAÇÃO INTERNA INTERESTADUAL

Leia mais

ICMS-ST: análise da decisão do STF sobre a possibilidade de restituição

ICMS-ST: análise da decisão do STF sobre a possibilidade de restituição ICMS-ST: análise da decisão do STF sobre a possibilidade de restituição STF - Repercussão geral É devida a restituição da diferença do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ICMS pago a mais

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL?

CONVÊNIO ICMS 70 COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? COMEÇO DO FIM DA GUERRA FISCAL? Especialmente preparado para Copyright TozziniFreire Advogados, 2014. Reprodução permitida, desde que citada a fonte Jerry Levers de Abreu jabreu@tozzinifreire.com.br Agosto,

Leia mais

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas...

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas... S u m á r i o Unidade I Teoria Geral dos Tributos Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3 1.1. Conceito de Tributo... 3 1.2. As Espécies Tributárias... 8 Capítulo 2 Os Impostos... 18 2.1. Teoria

Leia mais

Prof. Fernando Mattos

Prof. Fernando Mattos Prof. Fernando Mattos 1 Apresentação Prof. MSc. Fernando Mattos Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ. Pós-Graduado em Administração e Contabilidade pela Avec e Especialista em Contabilidade pela Fundação

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Base Legal - Âmbito Federal... 15

Sumário. 1. Introdução Base Legal - Âmbito Federal... 15 Resumos Tributários IOB ICMS - Substituição Tributária Volume V Sumário 1. Introdução... 13 2. Base Legal - Âmbito Federal... 15 3. Hierarquia das Normas... 17 3.1. Constituição Federal... 18 3.2. Emenda

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.218.320 - RS (2010/0195682-4) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : YARA BRASIL FERTILIZANTES S/A ADVOGADO : ROMEU JOÃO REMUZZI E OUTRO(S) RECORRIDO : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR

Leia mais

RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO

RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO IPI REVENDA DE IMPORTADOS IPI REVENDA DE IMPORTADOS Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI Constituição Federal: Outorga à União a competência para

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Passo Fundo (RS), 12jul19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais

Leia mais

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 Alterações do ICMS: Substituição Tributária nos termos do Decreto n 36.509/2015 Alexandre Henrique Salema Ferreira Maio/2016 DECRETO N 36.509/2015 Fundamento Convênio

Leia mais

Subvenções para Investimento Reflexos da Lei Complementar nº 160/2017 na Jurisprudência do CARF

Subvenções para Investimento Reflexos da Lei Complementar nº 160/2017 na Jurisprudência do CARF Subvenções para Investimento Reflexos da Lei Complementar nº 160/2017 na Jurisprudência do CARF Fernando Brasil de Oliveira Pinto Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Conselheiro do CARF Contexto

Leia mais

O direito aos créditos de ICMS sobre uso e consumo na proporção das receitas de exportação. Marcelo Viana Salomão Mestre PUC/SP

O direito aos créditos de ICMS sobre uso e consumo na proporção das receitas de exportação. Marcelo Viana Salomão Mestre PUC/SP O direito aos créditos de ICMS sobre uso e consumo na proporção das receitas de exportação Marcelo Viana Salomão Mestre PUC/SP Constituição; Legislação complementar; Jurisprudência. Constituição Federal:

Leia mais

Aspectos do Novo ICMS Fernando C. Maia

Aspectos do Novo ICMS Fernando C. Maia Aspectos do Novo ICMS Fernando C. Maia DIRETOR TÉCNICO E REGULATÓRIO DA ABRADEE Proposta de Reforma Tributária PEC 233 Objetivos Principais da Proposta, segundo a Exposição de Motivos n o 16/MF: simplificar

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 4. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 4. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Substituição Tributária Parte 4 Prof. Marcello Leal Substituição Tributária para frente CRFB, Art. 150. 7º A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária

Leia mais

EFD Contribuições. Alterações no leiaute e regras de escrituração

EFD Contribuições. Alterações no leiaute e regras de escrituração EFD Contribuições Alterações no leiaute e regras de escrituração Novembro de 2018 Cronologia do RE nº 574.706/PR DATA ATOS PROCESSUAIS RELACIONADOS AO RE 574.706/PR 13/12/2007 Recurso protocolado no STF

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE & NEGÓCIOS Santa Maria-RS, 14jun19 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Atualidade e Perspectivas Luiz Antônio Bins Advogado e Consultor Tributário Sumário Considerações Gerais ICMS-ST

Leia mais

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 1 2 PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 18 de junho de 2015 1. Introdução 3 Lei 10.637/02 e 10.833/03

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Supremo afasta IPI sobre importações. Justiça exclui ICMS da nova base de. Teto para lucro presumido passa de

Legal Letter. Destaques. Supremo afasta IPI sobre importações. Justiça exclui ICMS da nova base de. Teto para lucro presumido passa de Legal Letter Vila Velha - ES Destaques Supremo afasta IPI sobre importações feitas por não contribuintes Justiça exclui ICMS da nova base de contribuições previdenciárias Teto para lucro presumido passa

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO E DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO

DIREITO TRIBUTÁRIO E DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO E DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO PEÇA PROFISSIONAL BGM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CAFÉ LTDA. é uma sociedade com sede em São Paulo que possui filiais na capital do estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

O modelo de IVA é o mais apropriado ao contexto brasileiro?

O modelo de IVA é o mais apropriado ao contexto brasileiro? O modelo de IVA é o mais apropriado ao contexto brasileiro? Apresentação para o GEP/FGV Bernard Appy Janeiro de 2018 Introdução O que é um bom sistema tributário? 2 As características de um bom sistema

Leia mais

Teoria da Tributação

Teoria da Tributação Teoria da Tributação Tributação sobre o Consumo Prof. Luís Eduardo Schoueri 2017/2º Semestre Warm up: retomando a aula anterior A inclusão de um tributo em uma economia de mercado competitivo altera o

Leia mais

FESDT XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Simples Nacional: Perspectivas à Equalização da Substituição Tributária do ICMS

FESDT XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Simples Nacional: Perspectivas à Equalização da Substituição Tributária do ICMS FESDT XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Simples Nacional: Perspectivas à Equalização da Substituição Tributária do ICMS Porto Alegre, outubro de 2014 André Luiz Barreto de Paiva Filho Simples

Leia mais

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo São Paulo, 05 de Fevereiro de 2.004. DE: ASSESSORIA JURÍDICA PARA: ASSOCIADOS> CIRCULAR Nº 011 REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo Em resumo, a Emenda Constitucional nº 42, de 19

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2017 IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS O Imposto sobre Produtos Industrializados() é um impostofederal,previstonacfemseuart.153,3º, inciso II, cuja atribuição

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2016 IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS O Imposto sobre Produtos Industrializados() é um impostofederal,previstonacfemseuart.153,3º, inciso II, cuja atribuição

Leia mais

Argos Campos Ribeiro Simões

Argos Campos Ribeiro Simões A Guerra Fiscal do ICMS e os incentivos fiscais concedidos na Zona Franca de Manaus: discussão envolvendo a recepção ou não do art. 15 da LC 24/75 e suas consequências Argos Campos Ribeiro Simões GUERRA

Leia mais

Legal Letter. Destaques. Receita de variação cambial de exportação. Cobrança do FUNRURAL de pessoas. Proposta que reduz multas

Legal Letter. Destaques. Receita de variação cambial de exportação. Cobrança do FUNRURAL de pessoas. Proposta que reduz multas Legal Letter Rio de Janeiro Destaques Receita de variação cambial de exportação é imune a PIS e Cofins, diz STF Cobrança do FUNRURAL de pessoas jurídicas será julgada definitivamente Proposta que reduz

Leia mais

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão

Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS, COFINS, CPRB, IRPJ lucro presumido: repercussões das decisões do STJ e do STF Gustavo Brigagão Base de cálculo PIS/COFINS - CF/88 Redação original do art.

Leia mais

1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS)

1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS) 15. TRIBUTOS EM ESPÉCIE - IMPOSTOS ESTADUAIS Material de apoio - Direito Financeiro 1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS)

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação preparada para a reunião com os Governadores Março - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade

Leia mais

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues

Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS. Fabio Rodrigues Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS Fabio Rodrigues Fabio Rodrigues Advogado. Mestre em Ciências Contábeis. Professor do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG. Coordenador,

Leia mais

PIS-Cofins - Atualidades. Solon Sehn

PIS-Cofins - Atualidades. Solon Sehn PIS-Cofins - Atualidades Solon Sehn Conceito de Insumos: Lei nº 10.833/2003 Art. 3º [...] II - bens e serviços, utilizados como insumo na prestação de serviços e na produção ou fabricação de bens ou produtos

Leia mais

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA. Rafael Antonietti Matthes PRINCÍPIO DA LEGALIDADE TRIBUTÁRIA Rafael Antonietti Matthes rafael@antoniettimatthes.com.br www.antoniettimatthes.com.br Parte 1. História da Propriedade no Brasil PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS ART. 150, I,

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005 ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE Julho / 2005 TRIBUTOS QUE PODERÃO INCIDIR SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Imposto

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

CANALENERGIA. 27 de maio de 2008, Brasília

CANALENERGIA. 27 de maio de 2008, Brasília CANALENERGIA IMPACTO DA REFORMA TRIBUTÁRIA RIA PARA O SETOR ELÉTRICO TEMA: 27 de maio de 2008, Brasília - DF A UNIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS FEDERAIS E OS REFLEXOS NO SETOR ELÉTRICO PEC 233/08 Apresentação:

Leia mais

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS ESTADUAIS - ICMS. Prof. André Gomes

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS ESTADUAIS - ICMS. Prof. André Gomes PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS ESTADUAIS - ICMS Prof. André Gomes Conceito de Imposto Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independentemente de qualquer

Leia mais

Contabilidade: A estratégia para o sucesso.

Contabilidade: A estratégia para o sucesso. ASPECTOS DA EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO PIS/COFINS CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES FISCO- CONTÁBEIS DEZEMBRO 2018 Julgado em 24 de abril de 2008, a repercussão geral da questão constitucional relativa à inclusão

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE. A substituição tributária no campo de incidência do ICMS

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE. A substituição tributária no campo de incidência do ICMS CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE FÓRUM DE CONTABILIDADE DA PARAÍBA A substituição tributária no campo de incidência do ICMS Alexandre Henrique Salema Ferreira Dezembro/2015 Características gerais caso

Leia mais

EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS

EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS EXPORTAÇÃO ASPECTOS FISCAIS 1 - INCIDÊNCIAS TRIBUTÁRIAS RIAS NAS EXPORTAÇÕES Optantes do SIMPLES Os transformadores plásticos exportadores optantes do SIMPLES devem analisar a conveniência da continuidade

Leia mais

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Silvério das Neves Graduado em Contabilidade e Administração pela Universidade Mackenzie. MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo INPG. Participou da

Leia mais

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes

ICMS NOÇÕES BÁSICAS. Coordenação: Alexandre A. Gomes ICMS NOÇÕES BÁSICAS Coordenação: Alexandre A. Gomes O que é Tributo? - Art. 3º do CTN Toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que não constitua sanção de ato

Leia mais

Limitações ao Poder de Tributar

Limitações ao Poder de Tributar Limitações ao Poder de Tributar Considerações Iniciais Limites oponíveis ao poder público Conjunto integrado de princípios e regras; Previsão normativa constitucional & infraconstitucional; Cláusulas Pétreas

Leia mais

Dos Créditos a Descontar na Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins

Dos Créditos a Descontar na Apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins Assunto: Contribuição para PIS/PASEP e COFINS Instrução Normativa SRF nº 594, de 26 de dezembro de 2005 Dispõe sobre a incidência da Contribuição para o PIS/Pasep, da Cofins, da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação

Leia mais

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional 2.9 Tributação Por que Tributação? Um sistema tributário oneroso e complexo reduz a competitividade e desestimula investimentos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias entre países em estágios

Leia mais

A guerra fiscal e a substituição tributária

A guerra fiscal e a substituição tributária A guerra fiscal e a substituição tributária Prof. Marcelo Jabour Rios Sócio da Jabour Rios e Brandão Advogados e Consultores Sócio da Lex Legis Consultoria Tributária Abscissa:guerra fiscal Ordenada: substituição

Leia mais

Auditoria Fiscal SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Auditoria Fiscal SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Auditoria Fiscal SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ST - considerações iniciais Contribuinte substituto destaca o ICMS de todo o restante da cadeia até consumidor final O substituto deverá calcular o valor do ICMS

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação

Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação Josefina do Nascimento Pinto 23 de outubro de 2018 Conteúdo programático 1 Tributação Monofásica de PIS e Cofins 2 Lei

Leia mais

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR Compreendê-la e usá-la é um Direito seu DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO IMUNIDADE Norma disposta em sede Constitucional. Tem à União, Estados, Distrito Federal

Leia mais

ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA MICRO E MINIGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA MICRO E MINIGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA MICRO E MINIGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 1 Introdução ao ICMS: O ICMS é a sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações

Leia mais

Pedido de ressarcimento - ICMS/ST. Galderise Teles Doutorando PUC/SP e Juiz do TIT

Pedido de ressarcimento - ICMS/ST. Galderise Teles Doutorando PUC/SP e Juiz do TIT Pedido de ressarcimento - ICMS/ST Galderise Teles Doutorando PUC/SP e Juiz do TIT RESSARCIMENTO ICMS-ST: QUESTÕES CONTROVERSAS DECORRENTES DA DECISÃO DO STF NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 593.849/MG E ADIN

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 25 Responsabilidade Tributária RESPONSABILIDADES Sucessão Pessoal

Leia mais

: MIN. MARCO AURÉLIO :ANDRE BARASCH :WELLINGTON RICARDO SABIAO DECISÃO

: MIN. MARCO AURÉLIO :ANDRE BARASCH :WELLINGTON RICARDO SABIAO DECISÃO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.205.899 SÃO PAULO RELATOR : MIN. MARCO AURÉLIO RECTE.(S) :ESTADO DE SÃO PAULO PROC.(A/S)(ES) :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO RECDO.(A/S) :ANDRE BARASCH ADV.(A/S) :WELLINGTON

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Redução base de cálculo do ICMS para fins de desconto Zona Franca Zona Franca 16/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

O NOVO Conceito de Receita para fins de Pis e Cofins (Regime Cumulativo e. Lucro Presumido e Lucro Estimado

O NOVO Conceito de Receita para fins de Pis e Cofins (Regime Cumulativo e. Lucro Presumido e Lucro Estimado O NOVO Conceito de Receita para fins de Pis e Cofins (Regime Cumulativo e Não Cumulativo) e para apuração do IR Lucro Presumido e Lucro Estimado São Paulo, 22 de novembro de 2018 Gustavo Minatel Mestre

Leia mais

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS Competência:Estados e DF Observando a LC 87/96 (Lei Kandir) Observando os convênios entre os Estados (CONFAZ) CONTRIBUINTE E FATO

Leia mais

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA)

IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (IPVA) 02/09/2015 PERFIL CONSTITUCIONAL

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal

Orientações Consultoria de Segmentos. Crédito de PIS_COFINS sobre valor do IPI - Federal Crédito de 17/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Parecer do Setor Fiscal do Cliente... 5 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Base de Cálculo - Débito... 6 3.2 Dedução

Leia mais

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP Não cumulatividade plena Dezembro/2015 PRINCÍPIOS ORIENTADORES 1. SIMPLIFICAÇÃO DA APURAÇÃO DO TRIBUTO 2. TRIBUTAÇÃO DO VALOR AGREGADO EM CADA ETAPA ECONÔMICA 3. NEUTRALIDADE

Leia mais

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes

CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO. Prof. André Gomes CURSO PIS COFINS CUMULATIVO E NÃO CUMULATIVO Prof. André Gomes 1 Contribuição para PIS/PASEP PIS contribuição para o Programa de Integração Social funcionários das empresas do setor privado; PASEP contribuição

Leia mais

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.

A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA. Rafael Bello Zimath OAB/SC 18. A EXCLUSÃO DE ICMS, ISS, PIS E COFINS DA BASE DE CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A Rafael Bello Zimath OAB/SC 18.311 2. Elementos Essenciais da Contribuição Previdenciária sobre a Receita

Leia mais

Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS

Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS Contabilidade Tributária Aula 4 - ICMS Prof. Gustavo Gonçalves Vettori BASE DE CÁLCULO 1 Base de Cálculo Nas saídas de mercadorias: Valor da operação Fornecimento de alimentos em restaurantes e bares Valor

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Robson Maia Lins. Doutor e Mestre PUC/SP Gramado/RS

SIMPLES NACIONAL. Robson Maia Lins. Doutor e Mestre PUC/SP Gramado/RS SIMPLES NACIONAL Robson Maia Lins Doutor e Mestre PUC/SP (robsonmaia@barroscarvalho.com.br) Gramado/RS /RS,, 26 de junho de 2010 SUBTEMAS ESCOLHIDOS A evolução do tratamento diferenciado e favorecido às

Leia mais

Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP

Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP Conflitos entre ISS e ICMS nas operações de industrialização por encomenda Simone Costa Barreto Mestre e doutora PUC/SP Problemática do tema Incentivo à verticalização das operações Tributação cumulativa

Leia mais

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil V SIMPÓSIO DE DIREITO ADUANEIRO Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil Dra. Liziane Angelotti Meira Doutora em Direito (PUC/SP) Mestre (Harvard Law School) Auditora Fiscal

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Abril - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade e a falta de neutralidade do sistema tributário brasileiro

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte 1. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte 1. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte 1 Previsão constitucional Circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços CRFB, Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos

Leia mais