USO DO SOLO E INUNDAÇÕES AO LONGO DO RIO DAS ANTAS E CÓRREGO DOS GÓIS EM ANÁPOLIS (GO).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "USO DO SOLO E INUNDAÇÕES AO LONGO DO RIO DAS ANTAS E CÓRREGO DOS GÓIS EM ANÁPOLIS (GO)."

Transcrição

1 1 USO DO SOLO E INUNDAÇÕES AO LONGO DO RIO DAS ANTAS E CÓRREGO DOS GÓIS EM ANÁPOLIS (GO). Kesia Rodrigues dos Santos - UEG/PVIC - k2r3s4@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Anápolis é uma cidade situada na porção central do estado de Goiás, entre Goiânia e Brasília. A área estudada está na porção central da cidade, englobando um trecho de aproximadamente 3 km ao longo do Rio das Antas, entre as confluências dos córregos dos Góis, à sul, e dos Cesários, à norte. Este local é caracterizado como sendo uma área urbana consolidada, parte da qual está dentro das planícies fluviais do Córrego dos Góis e do Rio das Antas, onde são freqüentes as inundações. Este trabalho é parte de um projeto de iniciação científica, onde serão investigados os fatores antrópicos que contribuem para as inundações, quais as medidas tomadas pelo poder público e quais as conseqüências imediatas das inundações para a população local. Neste artigo serão apresentados os resultados iniciais do projeto, relativos ao mapeamento do uso do solo em escala 1/ O artigo inicia com a uma apresentação dos materiais e métodos utilizados, seguida de um texto sobre inundações urbanas e seu condicionamento na área de estudo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica. Prossegue com a apresentação do uso da terra e os danos causados pelas inundações, medidas de controle de inundações, concluindo com uma síntese dos resultados obtidos. MATERIAIS E MÉTODOS O trabalho foi baseado na cartografia do uso do solo e as bases cartográficas utilizadas foram: mapa geomorfológico preliminar da planície fluvial do Rio das Antas na área central de Anápolis em escala 1/ (LACERDA, 2005); base topográfica planimétrica 1/ da área (LACERDA, 2005); planta urbana de Anápolis em escala 1/8.000; imagem Ikonos de Na cartografia de uso do solo utilizou-se como unidade básica de mapeamento as quadras, quando elas têm uma classe de uso claramente predominante. Nos casos em que existem mais de uma classe de uso da terra em cada uma delas, em proporções significativas, foram subdivididas para efeitos de mapeamento. As etapas do mapeamento foram interpretação da imagem, lançamento de dados na base topográfica e trabalho de campo.

2 2 Foi também realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os seguintes temas: inundações urbanas; trabalhos anteriores na área; matérias de jornais locais relativas às inundações. INUNDAÇÕES URBANAS A área de estudo é o local mais afetado por inundações em Anápolis, segundo Teixeira et al. (2004) e Lacerda et al. (2004a, 2004b, 2005), que assinalam a existência de uma planície de inundação na área. Segundo Oliveira (1998): inundações são fenômenos que fazem parte da dinâmica fluvial, atingindo periodicamente as várzeas, também denominadas planícies de inundação. Correspondem ao extravasamento das águas de um curso de água para as áreas marginais, quando a vazão é superior à capacidade de descarga da calha. A planície de inundação funciona como um regulador hidrológico, absorvendo o excesso de água nos períodos de intensas chuvas e cheias. Todo e qualquer rio tem sua área natural de inundação. As inundações passam a ser um problema para o homem quando ele deixa de respeitar esses limites naturais dos rios e passa a ocupar essas áreas. Isto ocorre na área estudada, onde a planície de inundação foi ocupada de forma inadequada. Outro aspecto que influencia as inundações urbanas é o assoreamento, abordado a seguir. O Córrego dos Góis é bastante assoreado, devido ao grande número de erosões aceleradas em sua microbacia, descritas por Souto e Lacerda (2004). Na parte sul da microbacia, existem focos de erosão em sulcos, constituídos por caixas de empréstimo e obras de terraplanagem, cujas dimensões são de até 400x100m. Na microbacia do Córrego dos Góis foram observadas 12 ravinas, com volumes entre 250m 3 e 2500 m 3, além de quatro voçorocas, com volumes da ordem de 8000m 3 a 25000m 3. As áreas de erosão acelerada representam as fontes dos sedimentos, cuja deposição resulta no assoreamento do Córrego dos Góis e, também, do Rio das Antas. Ações antrópicas que também contribuem para ocorrência de inundações são obras que estrangulam os leitos das drenagens, tais como bueiros, canalizações, pontes e aterros (TUCCI et all, 1995). Estas intervenções também estão presentes na área, conforme descrito a seguir, na abordagem do uso do solo.

3 3 USO DO SOLO Conforme assinalado anteriormente, a área de estudo está situada na porção central de Anápolis, comportando um uso do solo bastante diversificado. A área é cortada longitudinalmente pela Avenida Brasil, uma das mais importantes da cidade, tendo na extremidade norte acesso a BR-153 e GO-414 e, na parte sul, acesso à BR-153. Foram construídos aterros em vários pontos dessa área, objetivando o aproveitamento do espaço para instalação do sistema viário, à exemplo da Avenida Brasil. Aterros também foram utilizados para construção de prédios públicos, tais como Tribunal de Justiça do Estado, Palácio da Cultura, Fórum, Terminal Rodoviário e Ginásio Internacional de Anápolis. Parte destes aterros está dentro da planície de inundação e, em alguns casos, sobre o leito menor, canalizado, do Rio das Antas. Em alguns casos a construção dos aterros resultou na diminuição do leito menor do Rio das Antas, contribuindo para a ocorrência de inundações. Segue-se a descrição das categorias de uso do solo nessa planície de inundação e vertentes próximas, e os prejuízos causados pelas inundações nesses locais. Áreas Residenciais - Trata-se de casas e prédios de apartamentos, sendo as primeiras mais abundantes na área. A cada chuva forte, as populações ribeirinhas ficam apreensivas, pois o histórico de danos é grande, com perda de móveis, roupas e eletrodomésticos nas casas invadidas pela água. Comércio Os estabelecimentos comerciais incluem concessionárias de veículos, lojas de tintas, lojas de artigos variados, bancas de jornal, farmácias e postos de gasolina. Notícias veiculadas na imprensa local assinalam prejuízos relativos a produtos estragados devido às inundações. Serviços - Incluem restaurantes, hotéis, retíficas e pequenas oficinas de conserto de aparelhos eletrônicos e estofados. Os prejuízos devido às inundações são maquinário danificado, aparelhos eletrônicos perdidos, danos em freezer e geladeira, além de alimentos que se tornaram impróprios para o consumo.

4 4 Instituições Educacionais Compreendem prédios da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), colégios de ensino médio e cursinhos pré-vestibular. Prédios de Instituições Religiosas Os locais de culto estão representados por centro espírita e igreja evangélica. Hospitais e Clínicas Compreendem o Hospital Municipal de Anápolis, Hospital das Crianças, Instituto Onco-Hematológico (Banco de Sangue Goiano), clínicas oftalmológicas e laboratórios de análises clínicas. Segundo informações verbais de moradores, o Banco de Sangue foi invadido pela água em A altura da água atingiu 80cm e o prédio foi parcialmente interditado para limpeza. Prédios Públicos A Sede Administrativa da Prefeitura está construída em cima do leito do Rio das Antas, em local onde a drenagem foi canalizada. O prédio é conhecido como Palácio da Cultura onde, além do gabinete do prefeito, ficam o Teatro e a Biblioteca Municipais, as Secretarias Municipais de Educação, Ciência e Tecnologia. Outros prédios públicos abrigam o Fórum, Câmara dos Vereadores, Secretaria da Cidadania e Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado, Juizado da Infância e da Juventude, além do Ginásio Internacional de Anápolis. Vegetação Antrópica Na área de estudo existe uma pequena parcela ocupada por vegetação antrópica, ao longo do Córrego dos Góis e Rio das Antas, representada principalmente por gramíneas. Praças A principal praça da área é a Praça Abílio Wolney, também denominada Praça do Ancião. Segundo informações verbais, a praça sofre alagamento pelas águas de escoamento superficial, nos eventos de chuvas fortes. Sistema Viário É representado por ruas pavimentadas e grandes avenidas, tais como a Avenida Brasil, citada anteriormente. Notícias veiculadas em jornais locais assinalam transtornos no trânsito, e carros arrastados pelas águas, o que já resultou na morte de uma pessoa (FOLHA DO ESTADO, 2002; BARBOSA, 2002; GONÇALVES, 2002; TRIERS, 2002). Um trecho de cerca de 600m do Rio das Antas foi canalizado, começando no estacionamento do Fórum, passando pelo Palácio da Cultura e Praça do Ancião, terminando logo após a Avenida Goiás. Sobre este trecho da planície de inundação foram construídos prédios, praça e avenidas

5 5 enumerados anteriormente. À jusante e à montante desta área, o Rio das Antas tem o leito revestido em concreto, porém aberto. O leito do Córrego dos Góis não é revestido, mas não houve preservação da mata ciliar e as margens estão cobertas apenas por vegetação antrópica. MEDIDAS DE CONTROLE DAS INUNDAÇÕES Segundo a imprensa local, a prefeitura tomou medidas como alargamento das margens e dragagem do leito das drenagens. Isto parece não ter resolvido o problema, já que as inundações persistiram, principalmente na Rua Amazílio Lino, local mais afetado pelas enchentes. Os moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais, por sua vez, tentam amenizar o problema, construindo muros de proteção e colocando produtos em cima de cavaletes, fora do alcance das águas. Segundo Oliveira (1998), o controle das inundações pode ser preventivo e corretivo. O controle preventivo consiste em ocupar adequadamente as planícies fluviais, áreas naturalmente inundáveis. Estas áreas devem ser destinadas à preservação e à construção de equipamentos urbanos que não sofram com as enchentes e não obstruam o fluxo da água durante as inundações, à exemplo de parques lineares. O controle corretivo é necessário no caso de planícies de inundação ocupadas e povoadas e segundo Oliveira (1998) pode-se relocar a população ou construir obras de proteção contra as inundações. No caso de relocação, as áreas liberadas devem ser utilizadas como locais de lazer e recreação, em parques lineares, além da implantação de reservatórios para amortecimento das cheias. Este autor assinala ainda a necessidade de implantação de redes adequadas de drenagem, além da recomposição de matas ciliares. Além das providências enumeradas, poder-se-ia acrescentar que o lixo jogado na drenagem ou próximo a ela pode agravar a situação e, nesse sentido, poderia se fazer um trabalho de educação ambiental junto à população. CONCLUSÕES A inundação é um acontecimento natural e, portanto, as planícies de inundação não deveriam ser povoadas. Quando a ocupação já está consolidada, é preciso não aumentar a possibilidade de

6 ocorrência de inundação, evitando o assoreamento, estrangulamento e lançamento de lixo e esgoto nas drenagens. É necessário também melhorar os sistemas de drenagem das águas pluviais, para que não sobrecarreguem os rios nos eventos pluviosos. A área de estudo está situada na porção central de Anápolis e compreende a planície fluvial do Rio das Antas e de seu afluente pela margem direita, o Córrego dos Góis. A planície e as vertentes próximas tem um uso do solo bastante diversificado incluindo áreas residenciais, comércio, serviços, locais de culto, hospitais e clínicas, prédios públicos, praças e sistema viário. O Rio das Antas foi canalizado em parte da área e foram construídos aterros para construção do sistema viário e de prédios públicos. As drenagens estão assoreadas, devido à existência de focos erosivos a montante. A área de estudo é um local de inundações em Anápolis e os danos assinalados incluem: perda de móveis, roupas e eletrodomésticos nas casas invadidas pela água; produtos estragados nos estabelecimentos comerciais; danos em maquinário, aparelhos eletrônicos, freezer e geladeira em oficinas e restaurantes; interdição de hospital; inundação de ruas com carros arrastados e uma morte por afogamento. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBOSA, F. J. Folha do Estado. Chuva e lixo clandestino provocam assoreamento de rios e erosões na cidade. Cidades. Anápolis, 28 de março de FOLHA DO ESTADO. Época de chuva significa começo de tormento para alguns bairros. Cotidiano. Anápolis, 9 de novembro de 2002,p. 1A GONÇALVES, T. Chuva acima da média causa morte e muitos prejuízos. Folha do Estado. Anápolis, 13 de abril de 2002, Cotidiano, p. 2A. LACERDA, H. et al. Erosão acelerada, assoreamento e inundações na área central de Anápolis (GO). In: ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA, 3, 2004, Uberlândia. Anais...Uberlândia: UFU, disco compacto, 2004a. LACERDA, H. et al. Riscos geológicos e uso da terra em Anápolis (GO). Educação e Mudança, Anápolis, (aceito para publicação), 2004b. LACERDA, H. et al. Uso da Terra, Formas de Relevo e Riscos Geológicos na Área Central de Anápolis (GO). Plurais, Anápolis, (aceito para publicação), LACERDA, H. Mapa geomorfológico preliminar da planície fluvial do Rio das Antas na área central de Anápolis em escala 1/ Anápolis: UEG, 2005 (inédito). 6

7 OLIVEIRA, L. M. Guia de prevenção de acidentes geológicos urbanos. Curitiba: Mineropar, SOUTO, K. V.; LACERDA, H. Uso da terra e erosão acelerada na microbacia do córrego dos Góis em Anápolis (GO). In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEG, 2 o, 2004, Anápolis. Anais... Anápolis, UEG, disco compacto, 2004, 7p. TEIXEIRA S. S., SOUZA, J. C., LACERDA H. Erosão acelerada e inundações em Anápolis (GO): Inventário a partir da imprensa local e dos registros do corpo de bombeiros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 6, 2004, Goiânia. Anais... Goiânia, AGB, disco compacto, 2004, 11p. TRIERS, P. Cidade ainda se recupera da chuva forte de domingo. Folha do Estado Cotidiano, Anápolis, 11 de dezembro de 2002, p. 2B. TUCCI, C. E. M; PORTO, R. L.; BARROS, M. T. (Org.). Drenagem urbana. Porto Alegre: ABRH/Editora da UFRS, p

CARTA DE RISCOS GEOMORFOLÓGICOS 1/ DO BAIXO CURSO DO CÓRREGO DOS GÓIS EM ANÁPOLIS (GO) Kesia Rodrigues dos Santos 1,3 ; Homero Lacerda 2,3

CARTA DE RISCOS GEOMORFOLÓGICOS 1/ DO BAIXO CURSO DO CÓRREGO DOS GÓIS EM ANÁPOLIS (GO) Kesia Rodrigues dos Santos 1,3 ; Homero Lacerda 2,3 CARTA DE RISCOS GEOMORFOLÓGICOS 1/20.000 DO BAIXO CURSO DO CÓRREGO DOS GÓIS EM ANÁPOLIS (GO) Kesia Rodrigues dos Santos 1,3 ; Homero Lacerda 2,3 1 Voluntária de Pesquisa PVIC/UEG 2 Professor Orientador

Leia mais

ACIDENTES GEOMORFOLÓGICOS E USO DA TERRA NA MICROBACIA DO ALTO CURSO DO RIO DAS ANTAS, ANÁPOLIS (GO).

ACIDENTES GEOMORFOLÓGICOS E USO DA TERRA NA MICROBACIA DO ALTO CURSO DO RIO DAS ANTAS, ANÁPOLIS (GO). ACIDENTES GEOMORFOLÓGICOS E USO DA TERRA NA MICROBACIA DO ALTO CURSO DO RIO DAS ANTAS, ANÁPOLIS (GO). Leide Laura F. M. Teixeira 1,4 ; Sandro Nunes de Oliveira 2,4 ; Homero Lacerda 3,4 1 Bolsista PBIC/UEG

Leia mais

RISCOS GEOMORFOLÓGICOS E HIDROLÓGICOS NA MICROBACIA DO CÓRREGO DOS CESÁRIOS EM ANÁPOLIS (GO)

RISCOS GEOMORFOLÓGICOS E HIDROLÓGICOS NA MICROBACIA DO CÓRREGO DOS CESÁRIOS EM ANÁPOLIS (GO) RISCOS GEOMORFOLÓGICOS E HIDROLÓGICOS NA MICROBACIA DO CÓRREGO DOS CESÁRIOS EM ANÁPOLIS (GO) Sandro Nunes de Oliveira 1 ; Leide Laura Francisca da Mota Teixeira 2 ; Homero Lacerda 3 1 Voluntário de Iniciação

Leia mais

GEOMORFOLOGIA ANTRÓPICA E RISCOS GEOMORFOLÓGICOS NA MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA FRIA, ANÁPOLIS (GO) Andrelisa Santos de Jesus 1 ; Homero Lacerda 2

GEOMORFOLOGIA ANTRÓPICA E RISCOS GEOMORFOLÓGICOS NA MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA FRIA, ANÁPOLIS (GO) Andrelisa Santos de Jesus 1 ; Homero Lacerda 2 1 GEOMORFOLOGIA ANTRÓPICA E RISCOS GEOMORFOLÓGICOS NA MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA FRIA, ANÁPOLIS (GO) 1 Bolsista PBIC/UEG; Andrelisa Santos de Jesus 1 ; Homero Lacerda 2 2 Orientador, Curso de Geografia,

Leia mais

USO DO SOLO E MAPEAMENTO DE ÁREAS DE EROSÃO ACELERADA

USO DO SOLO E MAPEAMENTO DE ÁREAS DE EROSÃO ACELERADA USO DO SOLO E MAPEAMENTO DE ÁREAS DE EROSÃO ACELERADA Patrícia Martins de Oliveira 1 ; Homero Lacerda 2 1 Voluntaria de Iniciação Cientifica Geografia UNUCSEH patrícia.geografia@yahoo.com.br 2 Orientador

Leia mais

USO DA TERRA, EROSÃO ACELERADA E ASSOREAMENTO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DOS GÓIS, ANÁPOLIS (GO) Karine Vicência Souto 1 ; Homero Lacerda 2

USO DA TERRA, EROSÃO ACELERADA E ASSOREAMENTO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DOS GÓIS, ANÁPOLIS (GO) Karine Vicência Souto 1 ; Homero Lacerda 2 USO DA TERRA, EROSÃO ACELERADA E ASSOREAMENTO NA MICROBACIA DO CÓRREGO DOS GÓIS, ANÁPOLIS (GO) 1 Bolsista PBIC/UEG; Karine Vicência Souto 1 ; Homero Lacerda 2 2 Orientador, Curso de Geografia, Unidade

Leia mais

EROSÃO ACELERADA E INUNDAÇÕES EM ANÁPOLIS (GO): INVENTÁRIO A PARTIR DA IMPRENSA LOCAL E DOS REGISTROS DO CORPO DE BOMBEIROS.

EROSÃO ACELERADA E INUNDAÇÕES EM ANÁPOLIS (GO): INVENTÁRIO A PARTIR DA IMPRENSA LOCAL E DOS REGISTROS DO CORPO DE BOMBEIROS. EROSÃO ACELERADA E INUNDAÇÕES EM ANÁPOLIS (GO): INVENTÁRIO A PARTIR DA IMPRENSA LOCAL E DOS REGISTROS DO CORPO DE BOMBEIROS. Selma Senhora Teixeira*, UEG, mamagaia@bol.com.br José Carlos de Souza*, UEG,

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica 459 EROSÃO ACELERADA ASSOCIADA A RODOVIAS NA PORÇÃO NORTE DE ANÁPOLIS (GO) Sandra Sardinha Lemes 1,3 ; Homero Lacerda 2,3 1 Bolsista PIBIC/CNPq 2 Pesquisador Orientador 3 Curso de Geografia UnUCSEH UEG

Leia mais

MAPA GEOMORFOLÓGICO PRELIMINAR DA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS- GO EM ESCALA 1/ Frederico Fernandes de Ávila 1,3 ;Homero Lacerda 2,3 RESUMO

MAPA GEOMORFOLÓGICO PRELIMINAR DA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS- GO EM ESCALA 1/ Frederico Fernandes de Ávila 1,3 ;Homero Lacerda 2,3 RESUMO MAPA GEOMORFOLÓGICO PRELIMINAR DA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS- GO EM ESCALA 1/25.000 Frederico Fernandes de Ávila 1,3 ;Homero Lacerda 2,3 1 Bolsista PIBIC/UEG 2 Orientador - Pesquisador 3 Curso de Geografia,

Leia mais

ASSOREAMENTO DA REPRESA DO SILVESTRE, ANAPOLIS (GO) Patrícia Martins de Oliveira 1 ; Homero Lacerda 2

ASSOREAMENTO DA REPRESA DO SILVESTRE, ANAPOLIS (GO) Patrícia Martins de Oliveira 1 ; Homero Lacerda 2 ASSOREAMENTO DA REPRESA DO SILVESTRE, ANAPOLIS (GO) Patrícia Martins de Oliveira 1 ; Homero Lacerda 2 1 Voluntaria de Iniciação Cientifica (PVIC/UEG) Licenciatura em Geografia - UNUCSEH 2 Orientador, Professor

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro.

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro. Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Disciplina de Drenagem Urbana Professora: Andréa Souza Castro Agosto de 2018 1 DEFINIÇÃO: Drenagem Urbana Fonte: Alagamentos Pelotas - ALM 2 DRENAGEM

Leia mais

EROSÕES NO BAIRRO POLOCENTRO EM ANÁPOLIS (GO): CADASTRAMENTO E RELAÇÕES COM AS FORMAS DE RELEVO E USO DA TERRA.

EROSÕES NO BAIRRO POLOCENTRO EM ANÁPOLIS (GO): CADASTRAMENTO E RELAÇÕES COM AS FORMAS DE RELEVO E USO DA TERRA. EROSÕES NO BAIRRO POLOCENTRO EM ANÁPOLIS (GO): CADASTRAMENTO E RELAÇÕES COM AS FORMAS DE RELEVO E USO DA TERRA. Leide Laura F. M. Teixeira 1,4 ; Sandro Nunes de Oliveira 2,4 ; Homero Lacerda 3,4 1 Bolsista

Leia mais

Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos

Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos José Teixeira Filho Faculdade de Engenharia Agrícola Ciência da Terra - Geografia UNICAMP

Leia mais

DRENAGEM URBANA E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS. Medidas estruturais e não estruturais. Prazo Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos)

DRENAGEM URBANA E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS. Medidas estruturais e não estruturais. Prazo Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos) 4.1 Elaborar implementar Plano Diretor de Drenagem Pluvial a fim de nortear as ações referentes ao serviço de manejo de águas pluviais, além de angariar recursos em fundos externos ao município que garantam

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 11 Drenagem Urbana e Medidas contra a inundação Profª Heloise G. Knapik 1 Gestão de inundações da Região Metropolitana

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 13 Medidas contra a inundação: parte 2 Profª Heloise G. Knapik 1 Rio Iguaçu Inundações nas cidades de Porto União e

Leia mais

EROSÃO ACELERADA, ASSOREAMENTO E INUNDAÇÕES NA ÁREA CENTRAL DE ANÁPOLIS (GO)

EROSÃO ACELERADA, ASSOREAMENTO E INUNDAÇÕES NA ÁREA CENTRAL DE ANÁPOLIS (GO) EROSÃO ACELERADA, ASSOREAMENTO E INUNDAÇÕES NA ÁREA CENTRAL DE ANÁPOLIS (GO) Homero Lacerda homerolacerda@yahoo.com.br Leide Laura F. M. Teixeira leide_lauram@yahoo.com.br Sandro Nunes de Oliveira sandronunesdeoliveira@yahoo.com.br

Leia mais

PHD 2537 ÁGUA EM AMBIENTES URBANOS MEDIDAS NÃO ESTRUTURAIS DE DRENAGEM URBANA

PHD 2537 ÁGUA EM AMBIENTES URBANOS MEDIDAS NÃO ESTRUTURAIS DE DRENAGEM URBANA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PHD 2537 ÁGUA EM AMBIENTES URBANOS MEDIDAS NÃO ESTRUTURAIS DE DRENAGEM URBANA Professor Kamel Zahed Filho César Danilo Vieira Nin Guilherme Pierre Paiva

Leia mais

Principais problemas enfrentados

Principais problemas enfrentados Principais problemas enfrentados Introdução O desenvolvimento intenso dos centros urbanos traduziu-se em uma urbanização extensiva e esse processo levou a grandes desequilíbrios estruturais de distribuição

Leia mais

ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO

ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO Aluno - Laura Milani da Silva Dias - Unifal-MG Orientadora - Profa. Dra. Marta Felícia

Leia mais

FORMAS DO RELEVO NA PORÇÃO NOROESTE DE ANÁPOLIS-GO. Lidiane Ribeiro dos Santos 1 ; Homero Lacerda 2

FORMAS DO RELEVO NA PORÇÃO NOROESTE DE ANÁPOLIS-GO. Lidiane Ribeiro dos Santos 1 ; Homero Lacerda 2 1 FORMAS DO RELEVO NA PORÇÃO NOROESTE DE ANÁPOLIS-GO. Lidiane Ribeiro dos Santos 1 ; Homero Lacerda 2 1 Bolsista PIBIC/UEG 2 Orientador, Curso de Geografia, Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas

Leia mais

Relatório 01 - Avaliação das áreas visitadas em Tomazina e Pinhalão - PR

Relatório 01 - Avaliação das áreas visitadas em Tomazina e Pinhalão - PR Relatório 01 - Avaliação das áreas visitadas em Tomazina e Pinhalão - PR Início da missão: 10/02/2010 Data deste relatório: 10/02/2010 Integrantes da missão: Rosângela Tapia Carla Camargo Corrêa Obs. A

Leia mais

RIOS E CIDADES: RUPTURA E RECONCILIAÇÃO

RIOS E CIDADES: RUPTURA E RECONCILIAÇÃO 3 4 Figuras 161 a 162: Evolução da remoção de um canal onde não há limitação com expansão da margem vegetada etapas 3 e 4 Fonte: COSTA (2001, p. 143) apud CARDOSO (2003) 211 O plano do rio Don parece ser

Leia mais

Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios

Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios Nova Friburgo, Páscoa de 2011 página 1 de 4 O Bairro Córrego d Antas é um bairro situado na região periférica da cidade de Nova Friburgo,

Leia mais

USO DA TERRA E EROSÃO ACELERADA NA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS (GO)

USO DA TERRA E EROSÃO ACELERADA NA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS (GO) 1 USO DA TERRA E EROSÃO ACELERADA NA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS (GO) Frederico Fernandes de Ávila UEG/PBIC fredfernandes@pop.com.br INTRODUÇÃO Anápolis é uma cidade de médio porte, com cerca de 300.000

Leia mais

PROPOSTAS PARA USOS ALTERNATIVOS DOS RESERVATÓRIOS PARA CONTROLE DE CHEIAS

PROPOSTAS PARA USOS ALTERNATIVOS DOS RESERVATÓRIOS PARA CONTROLE DE CHEIAS PROPOSTAS PARA USOS ALTERNATIVOS DOS RESERVATÓRIOS PARA CONTROLE DE CHEIAS PROJETO DO PARQUE DAS ÁGUAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO - SANTANA Alexandre M. U. Hiramatsu 7666762 Samuel Almeida Ferreira

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia DEGRADAÇÃO NO CONJUNTO JOÃO PAULO II E ANÁLISE COMPARATIVA COM A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL José Roselito Carmelo da

Leia mais

as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia

as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia 76 as margens do reservatório, resíduos de lixo como garrafas plásticas, socos plásticos, papéis. Em relação á ocupação humana no interior da sub-bacia do rio Vacacaí Mirim apresenta um agravante que é

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 327

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO Nº 327 DECRETO Nº 327 Cria o Refugio de Vida Silvestre do Bugio na região da confluência do rio Barigui com o rio Iguaçu e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ,

Leia mais

AULA DE CAMPO. Visita ao Parque Rio Uberabinha e outras nascentes

AULA DE CAMPO. Visita ao Parque Rio Uberabinha e outras nascentes Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Biologia Disciplina Educação Ambiental Profa. Lúcia de Fátima Estevinho Guido Monitores: Daniella, Lucas, Mayara e Vanessa AULA DE CAMPO Visita ao Parque

Leia mais

Contribuições da Geomorfologia Antropogênica para a análise da Bacia Hidrográfica Córrego do Veado

Contribuições da Geomorfologia Antropogênica para a análise da Bacia Hidrográfica Córrego do Veado Contribuições da Geomorfologia Antropogênica para a análise da Bacia Hidrográfica Córrego do Veado Contributions of Anthropogenic Geomorphology For an analysis of Córrego do Veado watershed Nayara Rodrigues

Leia mais

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte Belo Horizonte, fevereiro/2011 ASPECTOS GERAIS DA CIDADE DE BELO HORIZONTE Área superficial : 330 km 2 População : 2,5 milhões

Leia mais

FORMAS DE RELEVO, USO DA TERRA E RISCOS GEOLÓGICOS NA ÁREA CENTRAL DE ANÁPOLIS (GO)

FORMAS DE RELEVO, USO DA TERRA E RISCOS GEOLÓGICOS NA ÁREA CENTRAL DE ANÁPOLIS (GO) Publicado no periódico: Plurais v.1, n. 2, janeiro/junho 2005 1 FORMAS DE RELEVO, USO DA TERRA E RISCOS GEOLÓGICOS NA ÁREA CENTRAL DE ANÁPOLIS (GO) Homero Lacerda 1 Leide Laura F. M. Teixeira 2 Sandro

Leia mais

EROSÃO ACELERADA EM UMA CANAL URBANO ASSOCIADA À OCUPAÇÃO URBANA PERIFÉRICA NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA> RESULTADOS PRELIMINARES.

EROSÃO ACELERADA EM UMA CANAL URBANO ASSOCIADA À OCUPAÇÃO URBANA PERIFÉRICA NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA> RESULTADOS PRELIMINARES. EROSÃO ACELERADA EM UMA CANAL URBANO ASSOCIADA À Lima Amaral, L. 1 ; Soares Cherem, L.F. 2 ; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Email:ludylima_04@hotmail.com; 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Email:luis.cherem@gmail.com;

Leia mais

O Projeto Calha do Tietê

O Projeto Calha do Tietê Departamento de Engenharia de Hidráulica e Sanitária PHD2537 Água em Ambientes Urbanos Professores: Kamel Zahed Filho; Luís Antonio Villaça de Garcia; Monica Ferreira do Amaral Porto; Rubem La Laina Porto

Leia mais

NOTAS SOBRE OS SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE

NOTAS SOBRE OS SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE NOTAS SOBRE OS SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE Liliam Rodrigues Ferreira¹, Homero Lacerda² ¹ Graduanda em Geografia, UnUCSEH-UEG, liliamrod@hotmail.com ² Orientador, UnUCSEH-UEG, homerolacerda@yahoo.com.br

Leia mais

Nº Inundações em rodovias principais causas e estimativa de limiares deflagradores

Nº Inundações em rodovias principais causas e estimativa de limiares deflagradores COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174973 Inundações em rodovias principais causas e estimativa de limiares deflagradores Filipe Antonio Marques Falcetta Claudio Luiz Ridente Gomes Apresentação no ECOROVIAS, 2017,

Leia mais

RISCOS GEOLÓGICOS E USO DA TERRA EM ANÁPOLIS (GO).

RISCOS GEOLÓGICOS E USO DA TERRA EM ANÁPOLIS (GO). RISCOS GEOLÓGICOS E USO DA TERRA EM ANÁPOLIS (GO). Homero Lacerda*, Andrelisa S. de Jesus**, Lidiane R. dos Santos**, Sandro N. de Oliveira***, Leide Laura F. M. Teixeira** RESUMO Trata dos acidentes e

Leia mais

USO DA TERRA E EROSÃO ACELERADA NA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS (GO)

USO DA TERRA E EROSÃO ACELERADA NA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS (GO) Publicado originalmente em: IX EREGEO Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005. USO DA TERRA E EROSÃO ACELERADA NA PORÇÃO

Leia mais

ÁREAS DE RISCO AO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO SEMINÁRIO, MUNICÍPIO DE MARIANA MG. COSTA, R. F. 1 PAULO J. R. 2

ÁREAS DE RISCO AO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO SEMINÁRIO, MUNICÍPIO DE MARIANA MG. COSTA, R. F. 1 PAULO J. R. 2 ÁREAS DE RISCO AO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO SEMINÁRIO, MUNICÍPIO DE MARIANA MG. COSTA, R. F. 1 1 Graduanda em Geografia Fundação Acácio Martins da Costa renata@pontenet.com.br PAULO

Leia mais

GESTÃO DOS RIOS URBANOS: OS DESAFIOS DA REVITALIZAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS. Jaime Cabral

GESTÃO DOS RIOS URBANOS: OS DESAFIOS DA REVITALIZAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS. Jaime Cabral GESTÃO DOS RIOS URBANOS: OS DESAFIOS DA REVITALIZAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE MANEJO DE ÁGUAS URBANAS Jaime Cabral Gestão de Rios Urbanos Funções de um rio urbano Drenagem Urbana (escoamento das águas

Leia mais

O PROBLEMA DAS ENCHENTES

O PROBLEMA DAS ENCHENTES O PROBLEMA DAS ENCHENTES Água - preservação e uso consciente/ Maria Bertoldi São Paulo: Editora Eureka, 2018. Ao vermos na TV imagens dos estragos provocados pelas enchentes nas cidades, fica até difícil

Leia mais

USO DE SENSORES REMOTOS COM DIFERENTES

USO DE SENSORES REMOTOS COM DIFERENTES USO DE SENSORES REMOTOS COM DIFERENTES RESOLUÇÕES ESPECTRAIS PARA A CARACTERIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DAS TERRAS DE ÁREAS COM RISCO À INUNDAÇAO DOS MUNICÍPIOS DE ITALVA E CARDOSO MOREIRA, RIO DE JANEIRO,

Leia mais

Saneamento Urbano TH419

Saneamento Urbano TH419 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano TH419 Drenagem Urbana Profª Heloise G. Knapik 1 Rio Iguaçu Inundações nas cidades de Porto União e União da Vitória 3 Ano: 2014

Leia mais

Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica

Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica Lorena Tereza Morais de Oliveira¹; Homero Lacerda² ¹ Bolsista PBIC/UEG, Licenciatura em Geografia, UnUCSEH, lorena_tmo@hotmail.com ² Orientador,

Leia mais

Ocupação em planície fluvial urbana: O caso da Grota Criminosa no município de Marabá (PA)

Ocupação em planície fluvial urbana: O caso da Grota Criminosa no município de Marabá (PA) Daiana Pereira dos Santos UNIFESSPA/Campus Marabá; dayana.santosp2@gmail.com Ocupação em planície fluvial urbana: O caso da Grota Criminosa no município de Marabá (PA) INTRODUÇÃO O presente trabalho tem

Leia mais

ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO A ENCHENTES E INUNDAÇÕES EM ALFENAS-MG.

ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO A ENCHENTES E INUNDAÇÕES EM ALFENAS-MG. ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO A ENCHENTES E INUNDAÇÕES EM ALFENAS-MG. FONSECA, Homero Ferreira da¹ homeros77@hotmail.com BONASSI, Igor Rafael Pernambuco¹ igor1505@hotmail.com SANTOS, Clibson Alves dos² clibsonsantos@gmail.com

Leia mais

ANÁLISE DO PROBLEMA DA DRENAGEM URBANA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB.

ANÁLISE DO PROBLEMA DA DRENAGEM URBANA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB. ANÁLISE DO PROBLEMA DA DRENAGEM URBANA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB. Anderson Oliveira de Sousa (1); Luiz Ricardo da Silva Linhares (1); Felipe Augusto da Silva Santos (2); Lucas Moura

Leia mais

72ª. SOEA MÉTODOS ALTERNATIVOS DE DRENAGEM URBANA E APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DE CHUVA. Aparecido Vanderlei Festi

72ª. SOEA MÉTODOS ALTERNATIVOS DE DRENAGEM URBANA E APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DE CHUVA. Aparecido Vanderlei Festi 72ª. SOEA MÉTODOS ALTERNATIVOS DE DRENAGEM URBANA E APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DE CHUVA Aparecido Vanderlei Festi Engº Agrim. Mestre em Engenharia Urbana Fortaleza/2015 CHUVA: ARMAZENAMENTO NATURAL Água

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Inundações Urbanas Causas, Ocupação dos Solos Urbanos, Medidas de Controle

Leia mais

ESTUDO DA OCUPAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR)

ESTUDO DA OCUPAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR) ESTUDO DA OCUPAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO DOS PEREIRAS (IRATI-PR) Sidiomar Scariot (ICV/UNICENTRO), Adelena Gonçalves Maia (Orientadora), e-mail: adelena@irati.unicentro.br. Universidade Estadual

Leia mais

Rozely Ferreira dos Santos

Rozely Ferreira dos Santos Fig 2.1 Exemplo de estruturação geral das fases do planejamento. Espera-se de cada fase determinado produto. Por exemplo, o banco de dados um importante produto da fase INVENTÁRIO, permite a visualização

Leia mais

Córregos Urbanos de Mossoró-RN e Risco de Inundação

Córregos Urbanos de Mossoró-RN e Risco de Inundação Córregos Urbanos de Mossoró-RN e Risco de Inundação Marco Antonio Diodato (1) ; Kleane Targino Oliveira Pereira (2) (1) Professor, UFERSA/ Universidade Federal Rural do Semi-Árido, diodato@ufersa.edu.br;

Leia mais

AVALIAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DO SOLO NOS BAIRROS ROQUE E MATO GROSSO EM PORTO VELHO RO

AVALIAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DO SOLO NOS BAIRROS ROQUE E MATO GROSSO EM PORTO VELHO RO AVALIAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DO SOLO NOS BAIRROS ROQUE E MATO GROSSO EM PORTO VELHO RO 1 Tito José de Barba Avaroma Universidade Federal de Rondônia - UNIR tito.geo.ro@gmail.com Introdução Porto

Leia mais

POLUIÇÃO DIFUSA RESUMO

POLUIÇÃO DIFUSA RESUMO Página 1 de 5 ISSN 1678-0701 [Exibindo artigos de todos os números] anteriores... Números Início Cadastre-se! Apresentação Artigos Dicas e Curiosidades Reflexão Textos de sensibilização Dinâmicas Dúvidas

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 07 Declividade e estruturação viária aplicados ao saneamento urbano Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas

Leia mais

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS Revista Brasileira de Geomorfologia Ano 9, número (2008) Salgado et al. Produção brasileira em revistas nacionais (200-2005) Produção brasileira em revistas internacionais

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA OCUPAÇÃO IRREGULAR NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DO CÓRREGO TAMANDUÁ EM APARECIDA DE GOIÂNIA.

IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA OCUPAÇÃO IRREGULAR NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DO CÓRREGO TAMANDUÁ EM APARECIDA DE GOIÂNIA. IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA OCUPAÇÃO IRREGULAR NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DO CÓRREGO TAMANDUÁ EM APARECIDA DE GOIÂNIA. SANTANA, Márcia Nayane Rocha (1) Graduada em Gestão Ambiental

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO PARQUE LINEAR DA MICRO-BACIA DO CÓRREGO DO TIJUCO PRETO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP

DIAGNÓSTICO DO PARQUE LINEAR DA MICRO-BACIA DO CÓRREGO DO TIJUCO PRETO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP EIXO TEMÁTICO: Tecnologias DIAGNÓSTICO DO PARQUE LINEAR DA MICRO-BACIA DO CÓRREGO DO TIJUCO PRETO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP Taynara Letícia Barbosa 1 Barbara Hass Miguel 2 Aline Doria de Santi 3 Giulia

Leia mais

Pedro, L. 1 ; Santos, W.A. 2 ; PONTAL

Pedro, L. 1 ; Santos, W.A. 2 ; PONTAL ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS CONSTRUÇÕES URBANAS NAS VERTENTES DO CÓRREGO SÃO JOSÉ, LOCALIZADO NOS BAIRROS CANAÃ 1 E 2, SITUADOS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA MG Pedro, L. 1 ; Santos, W.A.

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL DA BACIA DO CORREGO DO LENHEIRO - SÃO JOÃO DEL-REI - MG COMO SUBSÍDIO A ANÁLISE AMBIENTAL

MAPEAMENTO DIGITAL DA BACIA DO CORREGO DO LENHEIRO - SÃO JOÃO DEL-REI - MG COMO SUBSÍDIO A ANÁLISE AMBIENTAL MAPEAMENTO DIGITAL DA BACIA DO CORREGO DO LENHEIRO - SÃO JOÃO DEL-REI - MG COMO SUBSÍDIO A ANÁLISE AMBIENTAL Thiago Gonçalves Santos¹; Sílvia Elena Ventorini² (thiiaguim.13@gmail.com; sventorini@ufsj.edu.br)

Leia mais

BARRAGENS SUCESSIVAS DE PEDRAS PARA CONTENÇÃO DE SEDIMENTOS

BARRAGENS SUCESSIVAS DE PEDRAS PARA CONTENÇÃO DE SEDIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA BARRAGENS SUCESSIVAS DE PEDRAS PARA CONTENÇÃO DE SEDIMENTOS

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIV. DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIV. DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIV. DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 - ÁGUAS EM AMBIENTES URBANOS SEMINÁRIO Tema 13 Piscinões e sua Inserção na Paisagem Urbana Junho 2007

Leia mais

EFEITOS DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO SOLO ÀS MARGENS DO CÓRREGO NEBLINA EM ARAGUAÍNA-TO¹

EFEITOS DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO SOLO ÀS MARGENS DO CÓRREGO NEBLINA EM ARAGUAÍNA-TO¹ EFEITOS DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO SOLO ÀS MARGENS DO CÓRREGO NEBLINA EM ARAGUAÍNA-TO¹ Amanda Martins de Brito Acadêmica de Geografia-Universidade Federal do Tocantins (UFT) amandabrito1@gmail.com Eudarcia

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD2537-Águas em Ambientes Urbanos.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD2537-Águas em Ambientes Urbanos. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD2537-Águas em Ambientes Urbanos Novembro 2008 Grupo 12 Fabricio H. Fernandes 4957314 Raphael F. Daibert

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL E PERCEPÇÃO DOS MORADORES AO RISCO DE ENCHENTE NA BACIA DO CÓRREGO DO LENHEIRO SÃO JOÃO DEL-REI - MG

MAPEAMENTO DIGITAL E PERCEPÇÃO DOS MORADORES AO RISCO DE ENCHENTE NA BACIA DO CÓRREGO DO LENHEIRO SÃO JOÃO DEL-REI - MG 334 MAPEAMENTO DIGITAL E PERCEPÇÃO DOS MORADORES AO RISCO DE ENCHENTE NA BACIA DO CÓRREGO DO LENHEIRO SÃO JOÃO DEL-REI - MG Thiago Gonçalves Santos, thiiaguim.13@gmail.com, Graduando em Geografia pela

Leia mais

ALTERAÇÕES AMBIENTAIS NAS PROXIMIDADES DA NASCENTE DO CÓRREGO GUAVIRÁ, MARECHAL CÂNDIDO RONDON (PR).

ALTERAÇÕES AMBIENTAIS NAS PROXIMIDADES DA NASCENTE DO CÓRREGO GUAVIRÁ, MARECHAL CÂNDIDO RONDON (PR). ALTERAÇÕES AMBIENTAIS NAS PROXIMIDADES DA NASCENTE DO CÓRREGO GUAVIRÁ, MARECHAL CÂNDIDO RONDON (PR). Anderson Sandro da Rocha Universidade Estadual do Oeste do Paraná andersonsdr@gmail.com Leandro Neri

Leia mais

O QUE É SANEAMENTO? SANEAMENTO BÁSICO. - água. - esgoto. - resíduos sólidos (lixo) - drenagem pluvial

O QUE É SANEAMENTO? SANEAMENTO BÁSICO. - água. - esgoto. - resíduos sólidos (lixo) - drenagem pluvial Belo Horizonte, 6 de março de 2012 O QUE É SANEAMENTO? - água SANEAMENTO BÁSICO - esgoto - resíduos sólidos (lixo) - drenagem pluvial Definições da Lei 11.445/2007 POLUIÇÃO DAS ÁGUAS ESGOTO AGROTÓXICOS

Leia mais

Pirenópolis Goiás Brasil

Pirenópolis Goiás Brasil CARACTERIZAÇÃO DE VOÇOROCAS EM CALDAS NOVAS (GO) Rodrigo Oliveira Silva 1 Alik Timóteo de Sousa 2 1 Graduando em Geografia, PVIC/UEG, Câmpus Morrinhos, rodrigo.oliveira.geo@gmail.com 2 Docente, Universidade

Leia mais

PROCESSOS DE RISCOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS A DESASTRES NATURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS.

PROCESSOS DE RISCOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS A DESASTRES NATURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS. 1 PROCESSOS DE RISCOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS A DESASTRES NATURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS. Núbia Scariot, Curso de Geografia/UFSM. Carlos Alberto da Fonseca Pires, Depto de Geociências/UFSM. calpires@terra.com.br.

Leia mais

DEFESA LITORÂNEA DA PRAIA 13 DE JULHO

DEFESA LITORÂNEA DA PRAIA 13 DE JULHO DEFESA LITORÂNEA DA PRAIA 13 DE JULHO ARACAJU/SE Demóstenes de A. Cavalcanti Jr Eng. Civil, MSc Diretor Técnico GEOTEC Prof. Adjunto - UFS CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE SERGIPE ARACAJU,

Leia mais

Debate. Sarjetas. As valetas construídas nos pés dos aterros servem para conduzir a água proveniente. e das sarjetas para os bueiros.

Debate. Sarjetas. As valetas construídas nos pés dos aterros servem para conduzir a água proveniente. e das sarjetas para os bueiros. Fonte: http://www.drenagem.ufjf.br/06dren _sup03_vpa.htm As valetas construídas nos pés dos aterros servem para conduzir a água proveniente de outras valetas e das sarjetas para os bueiros. Debate Qual

Leia mais

Análise da Susceptibilidade a Processos Erosivos, de Inundação e Assoreamento em Itajobi-SP a Partir do Mapeamento Geológico- Geotécnico

Análise da Susceptibilidade a Processos Erosivos, de Inundação e Assoreamento em Itajobi-SP a Partir do Mapeamento Geológico- Geotécnico Análise da a Processos Erosivos, de Inundação e em Itajobi-SP a Partir do Mapeamento Geológico- Geotécnico Lucas Duarte Beggiato Departamento de Geotecnia, Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo

Leia mais

MICRODRENAGEM NAS GRANDES CIDADES: PROBLEMAS E SOLUÇÕES. Douglas Toshinobu Kamura Fabio Hideo Mori Renato Akyra Oshiro Rodrigo Nakazato

MICRODRENAGEM NAS GRANDES CIDADES: PROBLEMAS E SOLUÇÕES. Douglas Toshinobu Kamura Fabio Hideo Mori Renato Akyra Oshiro Rodrigo Nakazato MICRODRENAGEM NAS GRANDES CIDADES: PROBLEMAS E SOLUÇÕES Nome Douglas Toshinobu Kamura Fabio Hideo Mori Renato Akyra Oshiro Rodrigo Nakazato NUSP 3166672 3190902 3096031 3102527 MICRODRENAGEM Urbanização

Leia mais

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA SUB-BACIA DO CÓRREGO DA PEDRA BRANCA, ALFENAS-MG

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA SUB-BACIA DO CÓRREGO DA PEDRA BRANCA, ALFENAS-MG DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA SUB-BACIA DO CÓRREGO DA PEDRA BRANCA, ALFENAS-MG DANILO F. TROVÓ GARÓFALO¹ e MARTA FELÍCIA MARUJO FERREIRA² danilotrovo@yahoo.com.br, martafelicia@uol.com.br 1 Curso de Geografia

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária IMPACTOS AMBIENTAIS DA URBANIZAÇÃO Liliane Frosini Armelin EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA NO BRASIL 100 90

Leia mais

Desastre na Região Serrana -Petrópolis - RJ

Desastre na Região Serrana -Petrópolis - RJ Desastre na Região Serrana -Petrópolis - RJ Prof. Dr. Antonio José Teixeira Guerra Doutoranda Maria do Carmo Oliveira Jorge www.lagesolos.ufrj.br antoniotguerra@gmail.com INTRODUÇÃO Urbanização/ Falta

Leia mais

Gabriela Araújo Fragoso (AUTOR PRINCIPAL) Universidade Federal do Pará

Gabriela Araújo Fragoso (AUTOR PRINCIPAL) Universidade Federal do Pará PLANETAMENTO, ORDENAMENTO E GESTÃO INTEGRADA DIAGNÓTICO DO SISTEMA DE DRENAGEM URBANA DA CIDADE DE BELÉM, PARÁ: UM ANÁLISE DOS PRINCIPAIS BAIRROS DA CIDADE. Gabriela Araújo Fragoso (AUTOR PRINCIPAL) gabrielafragoso.ufpa@hotmail.com

Leia mais

Conceitos. Diretrizes de Projeto

Conceitos. Diretrizes de Projeto Conceitos Definição: é o conjunto de ações estruturais e não estruturais destinadas a controlar cheias para evitar inundações e suas conseqüências. Objetivos: minimizar riscos e prejuízos em áreas de extensão

Leia mais

HIERARQUIZAÇÃO DAS MORADIAS EM SITUAÇÃO DE RISCO GEOMORFOLÓGICO ASSOCIADO À DINÂMICA FLUVIAL NA VILA URLÂNDIA, SANTA MARIA RIO GRANDE DO SUL¹

HIERARQUIZAÇÃO DAS MORADIAS EM SITUAÇÃO DE RISCO GEOMORFOLÓGICO ASSOCIADO À DINÂMICA FLUVIAL NA VILA URLÂNDIA, SANTA MARIA RIO GRANDE DO SUL¹ HIERARQUIZAÇÃO DAS MORADIAS EM SITUAÇÃO DE RISCO GEOMORFOLÓGICO ASSOCIADO À DINÂMICA FLUVIAL NA VILA URLÂNDIA, SANTA MARIA RIO GRANDE DO SUL¹ RECKZIEGEL, B. W.² ² Mestranda do PPGGeo da Universidade Federal

Leia mais

PHA Hidrologia Ambiental. Hidrologia e Drenagem

PHA Hidrologia Ambiental. Hidrologia e Drenagem Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental PHA3308 - Hidrologia Ambiental Hidrologia e Drenagem Mario Thadeu Leme de Barros Renato Carlos Zambon 1

Leia mais

Disciplina: Cartografia Geoambiental

Disciplina: Cartografia Geoambiental Disciplina: Cartografia Geoambiental Professor: Me. Diego Alves de Oliveira Outubro de 2013 Planejamento e metodologia da Cartografia Geoambiental Os estudos do meio físico podem estar voltados a diferentes

Leia mais

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG Maria Itaiana Ferreira de Moraes 1 ; Thiago César Frediani Sant Ana 2 RESUMO: A vida social do homem está vinculada a ação de interação

Leia mais

Saneamento Urbano TH419

Saneamento Urbano TH419 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano TH419 Drenagem Urbana e Controle da Erosão Profª Heloise G. Knapik 1 Erosão urbana e produção de sedimentos Sedimentos na macrodrenagem

Leia mais

ESCOAMENTO SUPERCRÍTICO: CANAL DE MACRODRENAGEM CÓRREGO VILA ISABEL PROF. DR. ROBERTO FENDRICH DHS UFPR

ESCOAMENTO SUPERCRÍTICO: CANAL DE MACRODRENAGEM CÓRREGO VILA ISABEL PROF. DR. ROBERTO FENDRICH DHS UFPR ESCOAMENTO SUPERCRÍTICO: CANAL DE MACRODRENAGEM CÓRREGO VILA ISABEL PROF. DR. ROBERTO FENDRICH DHS UFPR ESTUDO HIDRÁULICO DO CÓRREGO VILA ISABEL Regime de Escoamento em Canais De acordo com (Baptista e

Leia mais

REALIZAÇÃO: APOIO TÉCNICO:

REALIZAÇÃO: APOIO TÉCNICO: REALIZAÇÃO: APOIO TÉCNICO: PROGRAMAÇÃO 19:00 RECEPÇÃO E ENTREGA DE MATERIAIS 19:15 INTRODUÇÃO AO SANEAMENTO 19:35 DIAGNÓSTICO BAIRROS 20:00 ESPAÇO PARA COLOCAÇÕES DAS ASSOCIAÇÕES E DAS AUTORIDADES Controle

Leia mais

Proposta para Despoluição dos Rios da Bacia Hidrográfica da Região Oceânica de Niterói

Proposta para Despoluição dos Rios da Bacia Hidrográfica da Região Oceânica de Niterói Proposta para Despoluição dos Rios da Bacia Hidrográfica da Região Oceânica de Niterói Projeto Piloto da Bacia do Rio Jacaré Piratininga Niterói RJ Apresentada pelo CCRON- Conselho Comunitário da RO de

Leia mais

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN (Anexo I do DL n.º 166/2008, de 22 de agosto, na redação do DL n.º 239/2012, de 2 de novembro) ÁREAS DE PROTEÇÃO DO LITORAL Faixa marítima de proteção

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 12 Ocupação de áreas frágeis e controle da erosão Profª Heloise G. Knapik 1 Erosão da galeria de drenagem no rio Belém,

Leia mais

Processo de implantação de sistemas de manejo das águas pluviais urbanas

Processo de implantação de sistemas de manejo das águas pluviais urbanas Processo de implantação de sistemas de manejo das águas pluviais urbanas O primeiro passo é observar o caminho natural das águas no escoamento superficial, durante e depois das chuvas. OBJETIVOS: - Fornecer

Leia mais

Roteiro de Solicitação

Roteiro de Solicitação Roteiro de Solicitação Número Roteiro.LP. 3-04 Nome Roteiro: Licença Prévia para Loteamento Urbano Objetivo: Requerer a Licença Prévia para Loteamento Urbano Nota: O realiza o licenciamento ambiental de

Leia mais

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016 Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina Teresina (PI), Fevereiro de 2016 1. A SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA 1. SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA Enchentes na Zona Norte 1.

Leia mais

do acúmulo de resíduos (sobretudo os orgânicos, animais mortos, borrachas, plásticos, papeis, etc.), causando desconforto socioambiental.

do acúmulo de resíduos (sobretudo os orgânicos, animais mortos, borrachas, plásticos, papeis, etc.), causando desconforto socioambiental. do acúmulo de resíduos (sobretudo os orgânicos, animais mortos, borrachas, plásticos, papeis, etc.), causando desconforto socioambiental. 5.2.2 ASSOREAMENTO Os resíduos sólidos, quando lançados em áreas

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PHD2537 Água em Ambientes Urbanos

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PHD2537 Água em Ambientes Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PHD2537 Água em Ambientes Urbanos ALUNOS: Celso Takayama 5175036 Fabiana L. Miyazawa 5196231 Willian Y. Yamasaki 5607148 Novembro de 2009 Definição O Plano

Leia mais

Mapeamento de áreas de risco a inundação e solapamento de margem na zona leste da cidade de São Paulo, Brasil Resumo: Palavras-chave: 1.

Mapeamento de áreas de risco a inundação e solapamento de margem na zona leste da cidade de São Paulo, Brasil Resumo: Palavras-chave: 1. Mapeamento de áreas de risco a inundação e solapamento de margem na zona leste da cidade de São Paulo, Brasil LISTO¹, Fabrizio de Luiz Rosito ¹Mestrando do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia,

Leia mais

BATIMETRIA FLUVIAL ESTIMADA COM EQUIPAMENTO DE SONDAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO RIO SOLIMÕES, NO CONTORNO DA ILHA DA MARCHANTARIA IRANDUBA/AM

BATIMETRIA FLUVIAL ESTIMADA COM EQUIPAMENTO DE SONDAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO RIO SOLIMÕES, NO CONTORNO DA ILHA DA MARCHANTARIA IRANDUBA/AM EQUIPAMENTO DE SONDAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO RIO SOLIMÕES, NO CONTORNO DA ILHA André Campos Alves Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia - UFAM Universidade Federal do Amazonas alvesandrecampos@gmail.com

Leia mais

Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes, Inundações e Movimentos de Massa

Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes, Inundações e Movimentos de Massa MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Serviço Geológico do Brasil CPRM Departamento de Gestão Territorial - DEGET Ação Emergencial para Delimitação de

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 07 Declividade e estruturação viária aplicados ao saneamento urbano Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas

Leia mais

GEOMORFOLOGIA URBANA E RISCOS EM MANAUS (AM) GEOMORFOLOGIA URBANA E RISCOS EM MANAUS (AM) Rodrigues, T.F. 1 ; Costa, R.C. 2 ;

GEOMORFOLOGIA URBANA E RISCOS EM MANAUS (AM) GEOMORFOLOGIA URBANA E RISCOS EM MANAUS (AM) Rodrigues, T.F. 1 ; Costa, R.C. 2 ; GEOMORFOLOGIA URBANA E RISCOS EM MANAUS (AM) Rodrigues, T.F. 1 ; Costa, R.C. 2 ; 1 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA Email:rodriguestf.geo@gmail.com; 2 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA

Leia mais