A responsabilidade pelos direitos autorais é da equipe técnica do CEREST Ubá - Minas Gerais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A responsabilidade pelos direitos autorais é da equipe técnica do CEREST Ubá - Minas Gerais."

Transcrição

1

2 Vamos celebrar, Dia 16 de Abril Dia Mundial da Voz! Lei 11704/08 - Institui o Dia Nacional da Voz, a ser celebrado anualmente no dia 16 de Abril, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a voz. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada à fonte e não seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais é da equipe técnica do CEREST Ubá - Minas Gerais. Tiragem: 1ª edição exemplares CEREST- Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá - MG. Rua Dr. Ângelo Barleta, nº 218, Centro, Ubá-MG Telefones: (32) Fax: (32) cerest@uba.mg.gov.br Blog: Secretaria Municipal da Saúde R. Anternor Machado, 339, Centro, Ubá - MG Telefone: (32) saude@uba.mg.gov.br

3 o Autor Adriano Avelino Ribeiro - Fonoaudiólogo, Doutorando em Ciências Biomédicas- IUNIR - Argentina, Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Master Busines Administration: Gestão em serviços de Saúde Auditoria e Acreditação - UFJF possui aprimoramento em Linguagem e Distúrbios da leitura e escrita com Ênfase em Dislexia. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Voz e Disfagia - Departamento de Motricidade Orofacial e Voz do Hospital São Vicente de Paulo - Ubá. Colaboradores Terezinha Vieira Porfírio de Souza - Coordenadora do CEREST de Ubá, Graduada em Enfermagem na Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Enfermagem do Trabalho - UFRJ, Especialista em Saúde do Trabalhador - UFMG, Especialista em Nefrologia - UFJF, Especializando em Planejamento e Gestão de Sistema e Serviço de Saúde - UFJF. Alessandra da Silva Condé - Graduada em Enfermagem pela UNIPAC - Ubá, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Especialista em saúde Pública, Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - FIOCRUZ - RJ, e Técnica de Enfermagem do CEREST de Ubá. Aristela da Silva Soares - Graduada em Serviço Social pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Ubá - UNIPAC, Graduada em Tecnologia em Meio Ambiente - UNIPAC - JF, Pós graduação em Educação Ambiental - UFV. Assistente Social do CEREST - Ubá. Diogo Cardoso de Oliveira - Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIPAC, Engenheiro de Segurança do Trabalho do CEREST. Fernanda Moreno Gomes Andrade - Graduada em Psicologia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Ubá, Psicóloga do CEREST de Ubá, Pós graduando em Gestão de Pessoas - FAGOC, Ubá. Margareth Pereira Moura - Técnica de Enfermagem do Trabalho pelo Colégio Bezerra de Araújo - RJ, Técnica de Enfermagem do CEREST de Ubá. Rafaela Silva Oliveira - Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, e Fisioterapeuta do CEREST de Ubá. Wesley de Almeida Mendes - Técnico de Segurança do Trabalho pelo SENAI - Ubá e Técnico do CEREST.

4 Prefácio Caro trabalhador, O Manual da Saúde Vocal, Questões para Profissionais, foi desenvolvido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Ubá, a fim de valorizar a sua voz no trabalho. Ele possibilitará a triagem de prováveis casos de problemas ocupacionais relacionados à voz; portanto, resolvemos nos dedicar à sua saúde vocal. O profissional da Voz constitui uma classe de trabalhadores que utilizam a voz como seu principal instrumento de trabalho. Se essa ferramenta não for bem utilizada, o trabalhador estará propenso a risco vocal, podendo evoluir para problemas graves. Nossa voz transmite emoções, sensações e carrega o reflexo de nossa alma. Para que a sua comunicação não deixe de expressar suas peculiaridades e atinja seu objetivo, cuide dela com carinho. Cuidar da voz, nem sempre é fácil, devemos nos atentar para cada detalhe que possa vir a ser comparado com sintomas de problemas vocais. Aqui se encontram várias perguntas e respostas que você sempre desejou fazer a um profissional especializado. Essas lhe ajudarão na atualização de técnicas equilibradas, permitindo o rendimento e a longevidade da voz, que são imprescindíveis para a saúde prevenindo doenças ocupacionais em relação à comunicação. Não hesite em procurar um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para que continuemos a ouvir sua voz.

5 A Voz, e como ela é produzida Voz é o som proveniente das pregas vocais que está localizada na laringe que fica no pescoço. Para a produção da voz, é necessário que o ar saia dos pulmões e passe pelas pregas vocais vibrando-as. A consequência das vibrações das pregas vocais gera o som que é chamado voz. FAÇA A ANÁLISE DE SUA VOZ E RESPONDA A ESSAS QUESTÕES:. Ao longo do tempo sua voz se tornou rouca ou áspera?. Sente dor, ardor ou tensão no pescoço ao falar?. Sente que faz esforço para falar?. Perguntam se você está resfriado mesmo quando não está?. Pigarreia frequentemente?. Perdeu a capacidade de emitir sons agudos quando canta? Dê atenção à sua voz; se possuir um ou mais desses sintomas, procure um Fonoaudiólogo ou Otorrinolaringologista para lhe ajudar. 1 - QUAIS SÃO OS PROFISSIONAIS DA VOZ? São todas as pessoas que dependem desse instrumento em seu ambiente de trabalho. Segue a relação dos principais profissionais: - Da arte: cantores, atores de teatro, circenses, televisivos e dubladores; - Da comunicação: locutores, repórteres televisivos, radiofônicos e telefonistas; - Do Marketing: operadores, vendedores, leiloeiros, camelôs, políticos; - De Setores da Indústria e Comércio: diretores, gerentes, encarregados de seção e supervisores; - Do Judiciário: advogados, promotores e juízes; - Da Educação: professores de diferentes áreas e graus, líderes religiosos (padres, pastores...) e fonoaudiólogos. 2- É COMUM PROBLEMAS DE VOZ? Sim, qualquer profissional que utilizar de forma intensa e inadequada sua voz poderá vir a desenvolver um distúrbio vocal. Assim como atletas fazem o treinamento e aquecimento muscular antes de realizar os exercícios físicos, assim também deve ser o profissional da voz. 3- COMO SABER SE ESTOU FALANDO COM VOZ MUITO ALTA? Geralmente quem fala muito alto não percebe o volume de sua voz, e se estiver alto as pessoas comentam. Se você veio de família que já fala alto ou é extrovertido é interessante você se policiar.

6 4- COMO SEI SE ESTOU COM PROBLEMAS DE VOZ? Procure perceber mais a sua voz, veja se ocorrem mudanças durante o dia, qual o horário que ela fica pior, se fica fraca, se faz força para falar, se apresenta algum tipo de rouquidão, tosse, aspereza, cansaço ao falar ou se as pessoas ficam incomodadas com a sua voz. 5- FALAR DEMAIS PODE DESENVOLVER CÂNCER? Atualmente através de pesquisas científicas sabemos que são vários os fatores que contribuem para o aparecimento do câncer de laringe, sendo o álcool e o fumo os principais vilões. Sabemos que condições genéticas e ambientais também estão inseridas na lista. Se falar demais dá câncer, nenhuma pesquisa comprovou tal evento. Portanto, tudo que irrita os tecidos laríngeos contribui potencialmente para o desenvolvimento de patologias (doenças) na laringe; isso inclui o câncer. 6- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE LARINGE? A rouquidão (disfonia), dificuldade de engolir (disfagia) e de respirar (falta de ar). Quando aparecer um desses sintomas busque ajuda. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico maior a chance de recuperação da voz e de cura. 7- QUAL PROFISSIONAL DEVE SER PROCURADO QUANDO TIVER UM PROBLEMA NA VOZ? Ao manifestar qualquer problema relacionado à voz, procure um médico otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo. O otorrinolaringologista fará o acompanhamento clínico com pedido de exames e tratará alguns dos agravos envolvidos na voz. O Fonoaudiólogo será importante, pois, auxiliará no desenvolvimento de técnicas e orientações através de vivências de situações que envolvem a voz, respiração, articulação e o corpo. E tratará determinados problemas que são solucionados apenas com exercícios fonoterápicos. 8- QUANTO TEMPO DEVE ESPERAR PARA TRATAR A ROUQUIDÃO? Quando a rouquidão persistir por mais de 15 dias, deve ser procurado um especialista para o tratamento adequado, evitando assim a possível instalação de patologias. 9- POSSO PERDER A VOZ DEFINITIVAMENTE? Não! Quando há problemas na voz a tendência é você fazer mais esforço para falar, estimulando um gasto energético maior podendo piorar o grau da disfonia (alteração na voz).

7 10- EU POSSO MUDAR A MINHA VOZ DEFINITIVAMENTE? Todos podem modificar sua voz. Encontramos vozes de diversos tipos de projeções e ressonância: mais nasal, mais fina, mais grossa, dependendo muito do contexto sócio-cultural. Se não estiver satisfeito com sua voz, procure um fonoaudiólogo para ajudá-lo. 11- O QUE FAZER PARA POUPAR MINHA VOZ QUANDO ESTIVER GRIPADO? Evite falar em excesso, pois quando gripado nossa garganta fica vulnerável a infecções. Projetar a voz quando estiver gripado exige esforço e cansa mais. Procure falar mais baixo (fraco), pausadamente, hidrate-se bem e crie recursos para poupar a voz como vídeos e trabalhos. 12- UMA BOA DIETA PODE INTERFERIR NA VOZ? Sim, a dieta ajuda todo o corpo e inclusive a voz. Alimentos condimentados e pesados lentificam a digestão, favorecendo aparecimento do refluxo gastresofágico. Procure eliminar fatores desgastantes e que influenciam negativamente na voz, por exemplo lanches gordurosos, fazer uso excessivo de café e de refrigerantes a base de cola. 13- PROBLEMA NO ESTÔMAGO PODE INTERFERIR NA VOZ? Sim, principalmente o refluxo gastresofágico. Após as refeições geralmente a voz piora, aparece pigarro e sente-se que o líquido do estômago está subindo. Independente de ter azia ou queimação, pode ser que você tenha refluxo. A laringe não está preparada para receber os líquidos estomacais, podendo ficar inflamada ou irritada, prejudicando a voz causando rouquidão. Algumas dicas para auxiliar são: comer pequenas porções de alimentos, evitar falar muito com estômago cheio, e não dormir após ingerir grandes quantidades de alimentos. 14- ÁGUA GELADA FAZ MAL? Algumas pessoas possuem maior sensibilidade a diferentes temperaturas, por exemplo: água gelada e/ou sorvetes, mas hoje já se sabe que não há nenhum impacto para a maioria das pessoas. Se você não se sente mal ingerindo gelado, fique sem preocupação. 15- ALERGIAS E BRONQUITE PODE ME DEIXAR ROUCO? Sim! as alterações das vias aéreas superiores e inferiores influenciam na qualidade da produção da voz, principalmente quando envolve casos de tosse. 16- ESTRESSE PODE CAUSAR ALGUM TIPO DE PROBLEMA NA VOZ? Sim! O estresse causa desgaste e esgotamento, a voz fica tensa podendo levar a menor resistência vocal, esforçando-se mais para falar.

8 17- EXISTEM RECEITAS MILAGROSAS OU MEDICAMENTO PARA MELHORAR MINHA VOZ? Não há receitas milagrosas, embora o mel seja usado como lubrificante e o própolis como anti-inflamatório. Balas e pastilhas oferecem alívio imediato, porém oferecem uma falsa sensação de que a voz melhorou. Em alguns casos pode prejudicar o controle vocal. Quanto aos medicamentos, eles não melhoram a voz; eles ajudam no combate a infecções e doença do refluxo gastresofágico que podem de modo indireto aliviar os sintomas. 18- MEDICAMENTOS PODEM INTERFERIR NEGATIVAMENTE NA VOZ? Sim! Calmantes podem deixar a boca ressecada e a fala mais lentificada, bem como os remédios para emagrecer, diuréticos e estimulantes que podem descontrolar a respiração, a dicção e o fluxo da fala. Quando fizer o uso de um desses medicamentos aumente o consumo de água e informe ao seu médico sobre os efeitos indesejáveis. 19- PROBLEMAS AUDITIVOS AFETAM A VOZ? Sim! A nossa voz é monitorada pela audição. Pessoas que não ouvem bem podem falar mais alto e correr o risco de desenvolver problemas na voz. 20- A VOZ ENVELHECE? Sim. A voz é um complexo fenômeno do sistema respiratório. Com o passar do tempo a massa das pregas vocais aumentam, as articulações apresentam movimentos mais reduzidos e a articulação do som da fala é mais lentificada; a musculatura da laringe também fica acometida pela idade. Exercícios vocais e hábitos saudáveis podem retardar o envelhecimento. Pessoas idosas podem muitas das vezes apresentar vozes mais fracas e instáveis, o que pode ser minimizado com treinamento fonoaudiológico específico. 21- EXISTEM AMBIENTES PIORES PARA A VOZ? Sim! Ambientes com: muita poluição, fumaça, poeira, mofo, cheiro forte e com muito ruído de fundo. 22- O PIGARRO E A TOSSE PODEM PREJUDICAR A VOZ? Sim! Quando acontece gera atrito entre as pregas vocais, causando irritação e edema na região de atrito, facilitando o aparecimento de lesões. 23- É NORMAL SENTIR DOR AO FALAR? Falar não causa dor. Mas quando falamos em ambiente com muito ruído ou muita gente, geralmente forçamos para falar. Isso pode gerar dor ou ardor

9 vocal, passando os sintomas em um ou dois dias. Quando a voz é bem trabalhada não gera nenhum tipo de desconforto. 24- QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE PODEMOS TER RELACIONADAS À VOZ? Rouquidão, ataque glótico, disfonias psicogênicas, paralisia das pregas vocais, pólipos, nódulos, cistos, papiloma, laringite crônica, leocoplasias, entre outros. 25- O QUE DEVO FAZER QUANDO PERDER A MINHA VOZ? A voz pode ficar muito comprometida devido a agravos de problemas emocionais e/ou orgânicos. Muitos desses agravos são provenientes do stress causando algum tipo de disfonia (alteração na voz). Se você se sentir afônico, perdendo a capacidade de se expressar através de sua voz, com algum tipo de rouquidão ou falha na voz, procure um profissional próximo a você e investigue a causa para evitar consequência grave. 26-QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA COM PROBLEMAS DE VOZ? Tosse, pigarro, garganta seca, tensão no pescoço, dor de cabeça, tensão na nuca, aperto no peito, ardor, sensação de corpo estranho, irritação ou dor na região da garganta e tensão no ombro. Os sintomas não são manifestados isoladamente. 27- AO LONGO DO TEMPO MINHA VOZ FICOU ROUCA, POR QUE ISSO ACONTECE? Com o passar do tempo haverá o desgaste da ferramenta vocal, necessitando de treino específico para melhor ajuste vocal.

10 DICAS PARA MANTER A VOZ SAUDÁVEL - Falar ao telefone em excesso, pode ocorrer fonotrauma. Use o telefone de forma correta. Procure falar com postura adequada e não use o telefone apoiado no ombro. - Lembre-se sempre de fazer aquecimento e desaquecimento vocal quando fizer o uso excessivo da voz. - Quando iniciar a fala, cuidado com ataque vocal (iniciar a fala com arranques), evite falar muito forte, procure conhecer o ambiente ao qual irá falar ou cantar. Caso não tenha microfone projete a voz de maneira que todos do recinto possam ouvi-la. - Não sussurrar, gritar ou falar muito alto, principalmente em locais barulhentos, tais como: bares, discotecas, refeitórios, salas de aula ou recreio. - Cuidado com as imitações: imitar vozes de artistas ou de desenhos animados força as pregas vocais, pois pode causar rouquidão. - Falar muito tempo em locais ruidosos causa cansaço vocal. - Pratique esportes, mantenha uma dieta equilibrada e sem condimentos. - Quem gosta de cantar ou representar, deve ter aulas de impostação vocal. - Procure não ingerir bebidas alcoólicas ou com gás antes do uso da voz. - Alimentos gordurosos, muito ácidos, frituras, chocolate entre outros podem agravar o refluxo gastresofágico ( subida do suco gástrico até a garganta ). - Não comer e beber antes de se deitar. - Ambientes poluídos (poeira, fumo, ácaros), com baixa umidade e ar condicionado atrapalham a voz; hidrate-se. - Quando gripado ou com crise alérgica não se deve esforçar a voz. - Pigarro (esforço para limpar a voz), e tosse são agressivos para as cordas vocais. - Durante o período menstrual evitar falar ou cantar demasiadamente e deve ser evitado o uso de aspirinas e anticoagulantes. - Cuidado com as mudanças de temperatura (sair de local quente e ir para locais frios), isso pode prejudicar a voz e provocar rouquidão. - Descansar e dormir bem, são fatores indispensáveis para uma boa produção e rendimento da voz. Com certeza sua apresentação e/ou exposição de ideias será melhor. - Em locais de clima seco e com baixa unidade do ar procure fazer uso de umidificadores ou vaporizadores. - Coma Maçã, frutas cítricas e faça uso de salsão. - Evitar cigarros e bebidas alcoólicas. - O consumo de chocolate, café, chá preto, leite e derivados, deve ser evitados antes e durante o uso da voz. - Evitar sprays e pastilhas anestesiantes. - Faça repouso vocal após longo tempo de uso da voz.

11 Referências Bibliográficas SILVA, Marta Andrada e; FERREIRA, Leslie Piccolotto. Saúde Vocal, Práticas Fonoaudiológicas. São Paulo: Rocca, SILVA, Marta Andrada e; COSTA, Henrique Olival. Voz Cantada - evolução, avaliação e terapia fonoaudiológica. São Paulo: Lovise, BEHLAU, Mara; ZAMBON, Fabiana. Bem estar vocal - uma nova perspectiva de cuidar da voz. 2. ed. São Paulo: Simpro, BEHLAU, Mara. Voz: o livro do especialista. v. 2. Rio de Janeiro: Revinter, BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo. Higiene Vocal, Informações Básicas. São Paulo: Lovise, BRANDI, Edmee. Educação da Voz Falada. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, FERREIRA, Léslie Piccolotto; COSTA, Olival Henrique. Voz Ativa - falando sobre o profissional da voz. São Paulo: Rocca, PINHO, Sílvia. Fundamentos em Fonoaudiologia - tratando os distúrbios da voz. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, PINHO, Silvia. Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz. Carapicuíba: Pró Fono, PINHO, Sílvia. Tópicos em Voz. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2001

12

PROMOÇÃO DA SAÚDE VOCAL

PROMOÇÃO DA SAÚDE VOCAL PROMOÇÃO DA SAÚDE VOCAL ABCZ 2015 1 Profissionais da voz falada que realizam vendas públicas a quem oferece maior lance. Sua voz provoca a reação do público, buscando uma resposta imediata, que é o arremate

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Projeto de Atualização Pedagógica - PAP

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Projeto de Atualização Pedagógica - PAP Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Recursos Humanos Projeto de Atualização Pedagógica - PAP Bem Estar Vocal Profa. Dra. Lourdes Bernadete Rocha de Souza

Leia mais

A você, professor(a), nossa admiração e eterna homenagem.

A você, professor(a), nossa admiração e eterna homenagem. (...) Um Arquiteto de sonhos. Engenheiro do futuro. Um Motorista da vida dirigindo no escuro. Um Plantador de Esperança plantando em cada criança um adulto sonhador. E esse cordel foi escrito por que ainda

Leia mais

A voz do Professor professor VOZ Araraquara (SP) São Bernardo do Campo (SP) Botucatu (SP) Rio de Janeiro (UFRJ) Curitiba (PUC-PR): Dourados

A voz do Professor professor VOZ Araraquara (SP) São Bernardo do Campo (SP) Botucatu (SP) Rio de Janeiro (UFRJ) Curitiba (PUC-PR): Dourados A voz do Professor Todos possuem um instrumento com o qual exerce o seu trabalho. Tomemos por exemplo o pintor, que necessita de pincel, tinta e tela para realizar seu trabalho. O artista plástico necessita

Leia mais

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações em diversos aspectos. Este processo é determinado por vários fatores

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações em diversos aspectos. Este processo é determinado por vários fatores Presbifonia M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar Chefe da Equipe de Fonoaudiologia do Hospital

Leia mais

Fonte: Monteiro e Ferreira, 2011.

Fonte: Monteiro e Ferreira, 2011. Belo Horizonte, 15 de Maio de 2015 1/6 VOZ HUMANA E COMUNICAÇÃO Marli Soares de Souza Rosana M. Gomes Juliana Mascarenhas Guedes Todo ser humano possui uma voz única que, além de mera ferramenta de comunicação,

Leia mais

FOZ DO IGUAÇÚ PR. 30/NOV á 02/12/2011

FOZ DO IGUAÇÚ PR. 30/NOV á 02/12/2011 FOZ DO IGUAÇÚ PR 30/NOV á 02/12/2011 Dr. Osni de Melo Martins Especialista em Medicina do Trabalho e Otorrinolaringologia Pós-graduado e Certificado pela AMB em Perícias Médicas Professor convidado do

Leia mais

DESCUBRA SEU PERFIL DE COMPORTAMENTO VOCAL. Um simples teste para saber como anda a tua voz

DESCUBRA SEU PERFIL DE COMPORTAMENTO VOCAL. Um simples teste para saber como anda a tua voz DESCUBRA SEU PERFIL DE COMPORTAMENTO VOCAL Um simples teste para saber como anda a tua voz Índice Introdução Aplicando o teste Lista de Situações de Abuso e Mau Uso Vocal Classificação do Comportamento

Leia mais

Guia de. Saúde Vocal. O seu companheiro de trabalho!

Guia de. Saúde Vocal. O seu companheiro de trabalho! Guia de Saúde Vocal O seu companheiro de trabalho! Elaboração/Arte: Joseilma de Azevedo Garrido Impressão: Gráfica Universitária É com imensa satisfação que o Serviço de Promoção à Saúde e Qualidade de

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC SUPERINTENDÊNCIA DE VALORIZAÇÃO DE PESSOAS - SUVPE MANUAL DE SAÚDE VOCAL VOZ QUE ENSINA

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC SUPERINTENDÊNCIA DE VALORIZAÇÃO DE PESSOAS - SUVPE MANUAL DE SAÚDE VOCAL VOZ QUE ENSINA ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC SUPERINTENDÊNCIA DE VALORIZAÇÃO DE PESSOAS - SUVPE MANUAL DE SAÚDE VOCAL VOZ QUE ENSINA 2 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC Secretário

Leia mais

Dicas de higiene vocal

Dicas de higiene vocal Dicas de higiene vocal Higiene vocal Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia faz bem para sua voz. A hidratação proporciona uma melhor lubrificação do trato vocal, permitindo que a vibração das pregas

Leia mais

CONDIÇÃO DE PRODUÇÃO VOCAL PROFESSOR

CONDIÇÃO DE PRODUÇÃO VOCAL PROFESSOR CONDIÇÃO DE PRODUÇÃO VOCAL PROFESSOR Prezado professor: O questionário CPV-P tem como objetivo fazer um levantamento das condições da voz do professor. Por gentileza, responda todas as questões marcando

Leia mais

Voz Orientações para pessoas com disforia de gênero

Voz Orientações para pessoas com disforia de gênero Voz Orientações para pessoas com disforia de gênero Programa de Identidade de Gênero Sumário APRESENTAÇÃO 5 Conceitos 7 Desenvolvimento 7 Puberdade 7 Vida adulta 8 Envelhecimento 8 Manejo 8 Terapia hormonal

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL MANUAL DA VOZ

PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL MANUAL DA VOZ PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL MANUAL DA VOZ Rio de Janeiro Maio/2014 Professor, bem vindo ao Programa de Saúde Vocal Nós, fonoaudiólogas, a equipe de Valorização do servidor e toda a equipe educação somos parceiras

Leia mais

Instrumento Condição de Produção Vocal do Ator - CPV-A. (Adaptação do CPV-P)

Instrumento Condição de Produção Vocal do Ator - CPV-A. (Adaptação do CPV-P) Instrumento Condição de Produção Vocal do Ator - CPV-A (Adaptação do CPV-P) IDENTIFICAÇÃO: 1. Nome: 2 Data de nascimento: / / 3. Sexo: 3.0. feminino 3.1. masculino 4. Estado Civil: 4.1. solteiro 4.2. casado

Leia mais

COMO A VOZ É PRODUZIDA?

COMO A VOZ É PRODUZIDA? Prezado Servidor, Docente e Técnico Administrativo, Esta cartilha tem como principal objetivo fornecer informações importantes sobre a produção e funcionamento de sua voz. A saúde vocal é considerada um

Leia mais

Boletim COMVOZ n o. 1

Boletim COMVOZ n o. 1 Boletim COMVOZ n o. 1 O COMITÊ BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE VOZ OCUPACIONAL, órgão interdisciplinar composto por membros pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), Associação Brasileira de

Leia mais

CURSO SAÚDE VOCAL. Material de Apoio CURSO SAÚDE VOCAL. Roteiro- aula 1. Teoria. Prática

CURSO SAÚDE VOCAL. Material de Apoio CURSO SAÚDE VOCAL. Roteiro- aula 1. Teoria. Prática Programa de Educação Corporativa CURSO SAÚDE VOCAL Material de Apoio CURSO SAÚDE VOCAL 1. Produção da voz, parâmetros vocal, relação corpovoz, treinamento vocal: método corporal e gargarejo 2. Desenvolvimento

Leia mais

REFLUXO ÁCIDO CAUSAS E REMÉDIOS CASEIROS

REFLUXO ÁCIDO CAUSAS E REMÉDIOS CASEIROS 1 Sumário...1 O que é o refluxo ácido?...3 Alimentos que causam refluxo ácido...7 Como prevenir o refluxo ácido...9 Remédios simples para curar refluxo ácido...13 Conclusão...17 2 O que é o refluxo ácido?

Leia mais

Fabiana Zambon Mara Behlau. Bem-estar. vocal UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDAR DA VOZ. 2 a edição

Fabiana Zambon Mara Behlau. Bem-estar. vocal UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDAR DA VOZ. 2 a edição Fabiana Zambon Mara Behlau Bem-estar vocal UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDAR DA VOZ 2 a edição Fabiana Zambon Fonoaudióloga Especialista em Voz Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM

Leia mais

Guia interativo. Controle sua dor

Guia interativo. Controle sua dor Guia interativo Controle sua dor Dor de cabeça crônica A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é um sintoma que pode acontecer com todas as pessoas, independente de idade, classe social ou gênero.

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável

Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável GASTRITE Tudo o que você precisa saber para levar uma vida mais saudável SUMÁRIO 01. Afinal, o que é a gastrite? 02. Quais são os principais sintomas da doença? 03. Fatores de risco que podem desencadear

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE FATORES ASSOCIADOS À ALTERAÇÕES VOCAIS EM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

INVESTIGAÇÃO DE FATORES ASSOCIADOS À ALTERAÇÕES VOCAIS EM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO INVESTIGAÇÃO DE FATORES ASSOCIADOS À ALTERAÇÕES VOCAIS EM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Irlanne Cristhine da Silva dos Santos ¹; Marisa Vasconcelos Sousa ¹ ; Ivonete Maria da Conceição ¹ ; Wellington

Leia mais

Masson, M. L. V. Professor, como está sua voz? In: Revista Distúrbios da Comunicação. São Paulo: EDUC, 2001, p

Masson, M. L. V. Professor, como está sua voz? In: Revista Distúrbios da Comunicação. São Paulo: EDUC, 2001, p Masson, M. L. V. Professor, como está sua voz? In: Revista Distúrbios da Comunicação. São Paulo: EDUC, 2001, p. 175-180 1. Professor, você já se perguntou como anda sua voz? Já prestou atenção em seu funcionamento?

Leia mais

USO DA VOZ NA COMUNICAÇÃO EM AULA MARIA RITA PIMENTA ROLIM

USO DA VOZ NA COMUNICAÇÃO EM AULA MARIA RITA PIMENTA ROLIM USO DA VOZ NA COMUNICAÇÃO EM AULA MARIA RITA PIMENTA ROLIM INTRODUÇÃO O distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) é qualquer forma de desvio vocal relacionado à atividade profissional que diminua,

Leia mais

CAMPANHA DA VOZ 2011

CAMPANHA DA VOZ 2011 CAMPANHA DA VOZ 2011 Professora Luciana Vianello No dia 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. Este dia foi criado para alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde vocal e prevenir

Leia mais

Com a estação mais fria do ano chegam também muitas doenças oportunistas, que afetam principalmente o sistema respiratório.

Com a estação mais fria do ano chegam também muitas doenças oportunistas, que afetam principalmente o sistema respiratório. DE INVERNO Com a estação mais fria do ano chegam também muitas doenças oportunistas, que afetam principalmente o sistema respiratório. AS BAIXAS TEMPERATURAS TÊM EFEITO DANOSO PARA AS VIAS RESPIRATÓRIAS,

Leia mais

CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR

CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR CORRIDAS DO BEM: DICAS PARA SE PREPARAR Preparação é a palavra chave para quem busca bons resultados em uma prova de corrida, como o Corridas do Bem. A verdade é que os dias que antecedem as corridas podem

Leia mais

Levanta cansado? Você pode acordar durante a noite e nem notar; veja causas

Levanta cansado? Você pode acordar durante a noite e nem notar; veja causas Levanta cansado? Você pode acordar durante a noite e nem notar; veja causas vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/09/12/acorda-cansado-voce-pode-acordar-no-meio-da-noite-e-nem-notarveja-causas.htm O

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação

5º Simposio de Ensino de Graduação 5º Simposio de Ensino de Graduação PERCEPÇÃO DA VOZ E SAÚDE VOCAL EM IDOSOS CORALISTAS Autor(es) LETÍCIA ARANHA PIRES BARBOSA Orientador(es) Regina Zanella Penteado 1. Introdução A comunicação é importante

Leia mais

Todos estão propensos a ter hipertensão?

Todos estão propensos a ter hipertensão? Hipertensão O que é hipertensão? Ela é silenciosa e democrática. Atinge jovens, adultos e idosos ao redor do mundo, de ambos os sexos, todas as raças e classes sociais. A pressão arterial alta, ou hipertensão,

Leia mais

Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca

Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca Equipe Boas Práticas Clínicas do Hospital de Messejana HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART

Leia mais

SINTOMAS VOCAIS RELACIONADOS À HIDRATAÇÃO MONITORADA

SINTOMAS VOCAIS RELACIONADOS À HIDRATAÇÃO MONITORADA 20 a 24 de outubro de 2008 SINTOMAS VOCAIS RELACIONADOS À HIDRATAÇÃO MONITORADA Nelise de Castro Medaglia 1 ; Nadieska Sass¹; Maria Luisa Zapata Lorite Leonel 2 RESUMO: O número de pessoas que apresentam

Leia mais

Workshop Aspectos vocais do professor como recurso didático Dra. Marcia Menezes (Plenavox)

Workshop Aspectos vocais do professor como recurso didático Dra. Marcia Menezes (Plenavox) Workshop Aspectos vocais do professor como recurso didático Dra. Marcia Menezes (Plenavox) Generous support has been provided by our Platinum Sponsors: VOZ COMUNICA ANTES DAS PALAVRAS 1 VOZ COMUNICA ANTES

Leia mais

Professor: a voz que ensina."

Professor: a voz que ensina. " Professor: 12 31 + 3 a voz que ensina." PARA QUE O PROFESSOR(A) POSSA MINISTRAR SUAS AULAS DE FORMA SATISFATÓRIA E SAUDÁVEL, É INDICADO QUE: - Quanto ao Ambiente: - Adequar a voz ao ambiente em que é

Leia mais

Diagnóstico Diferencial em Voz. M.Sc. Prof.ª Viviane Marques

Diagnóstico Diferencial em Voz. M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Diagnóstico Diferencial em Voz M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Anatomia Interna da Laringe Pregas Vocais PREGA VESTIBULAR PREGA VOCAL As perturbações do fluxo expiratório podem ser conseqüências

Leia mais

SAÚDE VOCAL E O PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO

SAÚDE VOCAL E O PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO SAÚDE VOCAL E O PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO Autora: Conceição de Maria Aguiar Costa Melo Mestre Fonoaudióloga Docente na Faculdade Pitágoras de Imperatriz conceicaoaguiar@oi.com.br

Leia mais

Súmario. Introdução. O que é hérnia de disco? O que causa a hérnia de disco? Sintomas. Diagnóstico. Tratamento. Como conviver com o diagnóstico

Súmario. Introdução. O que é hérnia de disco? O que causa a hérnia de disco? Sintomas. Diagnóstico. Tratamento. Como conviver com o diagnóstico Súmario Introdução O que é hérnia de disco? O que causa a hérnia de disco? Sintomas Diagnóstico Tratamento Como conviver com o diagnóstico Conclusão Introdução Embora seja uma das partes mais importantes

Leia mais

DISFONIA. Justificativa Tipos N máximo de sessões Videolaringoscopia: é um exame

DISFONIA. Justificativa Tipos N máximo de sessões Videolaringoscopia: é um exame DISFONIA Justificativa Tipos N máximo de Videolaringoscopia: é um exame Disfonias Funcionais: São alterações realizado com anestesia tópica e permite uma detalhada avaliação da estrutura anatômica da hipofaringe

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica GRUPOS DE VIVÊNCIA DE VOZ COM PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO

15 Congresso de Iniciação Científica GRUPOS DE VIVÊNCIA DE VOZ COM PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO 15 Congresso de Iniciação Científica GRUPOS DE VIVÊNCIA DE VOZ COM PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO Autor(es) JULIANA ALBANO FERNANDES Orientador(es) Regina Zanella Penteado, Kelly Cristina Alves

Leia mais

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann Afecções do Sistema Digestório AULA 02 EO Karin Bienemann ESTOMATITE Inflamação da mucosa oral. Ocorre: Ulcerações (afta). Causas: Distúrbios emocionais. Deficiência nutricional. Afecções digestivas.

Leia mais

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho

VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho VII Jornadas Técnicas de Segurança no Trabalho Voz Patologia da Voz Doença Profissional Locais de trabalho saudáveis O que é a voz A voz é o som produzido pela vibração das cordas vocais, na laringe, pelo

Leia mais

Anexo 1: Fig. 1 Cartilagens da laringe. (McFarland, D. [2008]. Anatomia em Ortofonia Palavra, voz e deglutição. Loures: Lusodidacta)

Anexo 1: Fig. 1 Cartilagens da laringe. (McFarland, D. [2008]. Anatomia em Ortofonia Palavra, voz e deglutição. Loures: Lusodidacta) Anexo 1: Fig. 1 Cartilagens da laringe. (McFarland, D. [2008]. Anatomia em Ortofonia Palavra, voz e deglutição. Loures: Lusodidacta) Anexo 2: Fig. 2 Músculos intrínsecos da laringe. (McFarland, D. [2008].

Leia mais

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53 Ao longo dos últimos anos, houve um aumento expressivo dos casos de pessoas que sofrem com problemas relacionados às dores articulares. As lesões causadas por esforços repetitivos fazem parte dos problemas

Leia mais

Comer e mastigar bem devagar

Comer e mastigar bem devagar Às vezes com a nossa rotina aderir um plano de dieta e exercícios pode ser complicado, tanto quanto encontrar uma forma de perder peso sem dieta ou exercícios. Existem algumas maneiras eficazes de perder

Leia mais

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO Temos que dobrar os cuidados

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO Temos que dobrar os cuidados O INVERNO ESTÁ CHEGANDO Temos que dobrar os cuidados Com o inverno se aproximando o risco de transmissão de doenças respiratórias aumenta, por isso temos que dobrar os cuidados nessa época. Vejamos juntos

Leia mais

Nome: F.F.D. Data de nascimento:20/04/2000. Idade : 12 anos e 11 meses. Encaminhado por: Clínica de Linguagem Escrita em 2011.

Nome: F.F.D. Data de nascimento:20/04/2000. Idade : 12 anos e 11 meses. Encaminhado por: Clínica de Linguagem Escrita em 2011. Nome: F.F.D. Data de nascimento:20/04/2000 Idade : 12 anos e 11 meses Encaminhado por: Clínica de Linguagem Escrita em 2011. Síndrome de Silver Russel Herança Autossômica Dominante ou Recessiva Múltiplas

Leia mais

Voz. Saúde Coletiva. Linguagem Disfagia. Educação

Voz. Saúde Coletiva. Linguagem Disfagia. Educação Voz MO Audiologia Saúde Coletiva Linguagem Disfagia Educação Reconhecidas pelo CFFa, na Resolução CFFa nº 320, de 17 de fevereiro de 2006. Adolescente e Jovem Saúde da Criança São realizadas avaliações

Leia mais

Protocolo de Anamnese Estandardizado na Área da Voz

Protocolo de Anamnese Estandardizado na Área da Voz -5- Protocolo de Anamnese Estandardizado na Área da Voz Mestrado em Ciências da Fala e Audição Maria João Azevedo Padrão Ferreira Orientador: Professor Doutor Luís Miguel Teixeira de Jesus OBJECTIVOS Realizar

Leia mais

Ficamos mais sonolentos no inverno? Veja mitos e verdades sobre esta estação do ano

Ficamos mais sonolentos no inverno? Veja mitos e verdades sobre esta estação do ano Uol - SP 28/04/2015-12:43 Ficamos mais sonolentos no inverno? Veja mitos e verdades sobre esta estação do ano Da Redação Tomar sorvete dá resfriado. MITO: apesar do clima não ser muito favorável para se

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL

GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL GUIA DE CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO. 2 COLOQUEI MEU IMPLANTE,

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA- OFICINA DE SAÚDE VOCAL PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS

RELATOS DE EXPERIÊNCIA- OFICINA DE SAÚDE VOCAL PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS RELATOS DE EXPERIÊNCIA- OFICINA DE SAÚDE VOCAL PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS Iara Sandra Felix Carvalho 1 ; Lourhana dos Santos Oliveira 2 ; Paula Costa Martins 3 ; Cecília

Leia mais

ALIMENTAR-SE BEM! GUIA DE ALIMENTAÇÃO PARA PESSOAS COM DOENÇA DE CROHN E RETOCOLITE ULCERATIVA

ALIMENTAR-SE BEM! GUIA DE ALIMENTAÇÃO PARA PESSOAS COM DOENÇA DE CROHN E RETOCOLITE ULCERATIVA ALIMENTAR-SE BEM! GUIA DE ALIMENTAÇÃO PARA PESSOAS COM DOENÇA DE CROHN E RETOCOLITE ULCERATIVA Índice: O que são as DIIs...4 Alimentação balanceada...5 O benefício da ingestão de líquidos...7 Açúcar: Consuma

Leia mais

SAÚDE E DISFONIA VOCAL, FATORES ASSOCIADOS EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO RS

SAÚDE E DISFONIA VOCAL, FATORES ASSOCIADOS EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO RS SAÚDE E DISFONIA VOCAL, FATORES ASSOCIADOS EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO RS Sueli Zandonato Guilherme Görgen da Rocha Hildegard Hedwig Pohl RESUMO Objetivo: Identificar a possível

Leia mais

Como lidar com os problemas de deglutição após um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Como lidar com os problemas de deglutição após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Como lidar com os problemas de deglutição após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) How to Manage Swallowing Problems After a Stroke - Portuguese Informação para pacientes e famílias Leia esta informação

Leia mais

10 sintomas de úlcera que você pode ter e não sabe do que se trata

10 sintomas de úlcera que você pode ter e não sabe do que se trata A úlcera é uma lesão aberta, uma espécie de ferida, que pode acontecer tanto no estômago (úlcera gástrica) como no duodeno (úlcera duodenal). Dependendo do caso, a doença pode causar sérias complicações

Leia mais

Palestrantes: Amábile Beatriz Leal (2º ano) Jéssica Emídio (4º ano) Orientação: Fga. Ms. Angélica E. S. Antonetti

Palestrantes: Amábile Beatriz Leal (2º ano) Jéssica Emídio (4º ano) Orientação: Fga. Ms. Angélica E. S. Antonetti Palestrantes: Amábile Beatriz Leal (2º ano) Jéssica Emídio (4º ano) Orientação: Fga. Ms. Angélica E. S. Antonetti Disfonia é um transtorno vocal em que a produção vocal é realizada com esforço, sem harmonia

Leia mais

ROUQUIDÃO. Prevenção e Tipos de Tratamento

ROUQUIDÃO. Prevenção e Tipos de Tratamento ROUQUIDÃO Prevenção e Tipos de Tratamento O que é Rouquidão? Quais são as causas da rouquidão? Como a rouquidão é avaliada? Quando devo procurar uma avaliação especializada? Como tratar as desordens vocais?

Leia mais

Chá de alecrim é bom para quê?

Chá de alecrim é bom para quê? Chá de Alecrim Chá de alecrim é bom para quê? O chá de Alecrim é consumido em larga escala, serve para muitas indicações, mil e uma utilidades. Quem mora no interior, poderá perceber que praticamente em

Leia mais

Quando o medo foge ao controle

Quando o medo foge ao controle Quando o medo foge ao controle Transtorno de Ansiedade Generalizada Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável

Leia mais

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER?

INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? INSOLAÇÃO VOCÊ SABE O QUE FAZER? O QUE É A INSOLAÇÃO? A insolação é uma condição séria e fatal causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa

Leia mais

REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS MITOS E VERDADES

REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS MITOS E VERDADES REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM CRIANÇAS MITOS E VERDADES 1 O QUE É REFLUXO GASTROESOFÁGICO? O refluxo gastroesofágico (RGE) é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, órgão que funciona como um tubo

Leia mais

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados.

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados. Em geral, ocorrem por acidente envolvendo sustâncias de uso diário, em casa ou no local de trabalho. Podem também ocorrer em casos de tentativa de suicídio. Drogas e álcool, usados de forma abusiva, podem

Leia mais

Curiosidade. Vídeo. Teste. + Saúde. Porque você deve tomar café da manhã. O que você quer ser quando crescer? Qual o seu nível de ansiedade?

Curiosidade. Vídeo. Teste. + Saúde. Porque você deve tomar café da manhã. O que você quer ser quando crescer? Qual o seu nível de ansiedade? Edicão Novembro 2013 Pág. 03 + Saúde Porque você deve tomar café da manhã Teste Qual o seu nível de ansiedade? Vídeo O que você quer ser quando crescer? Curiosidade Guarde seus exames! Pág. 04 Pág. 06

Leia mais

conhecer e prevenir ASMA

conhecer e prevenir ASMA conhecer e prevenir ASMA 2013 Diretoria Executiva Diretor-Presidente: Cassimiro Pinheiro Borges Diretor Financeiro: Eduardo Inácio da Silva Diretor de Administração: André Luiz de Araújo Crespo Diretor

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE SINTOMAS VOCAIS EM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

INVESTIGAÇÃO DE SINTOMAS VOCAIS EM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO INVESTIGAÇÃO DE SINTOMAS VOCAIS EM DOCENTES DA REDE Resumo PÚBLICA DE ENSINO Cecília Regina Galdino Soares 1 - IFMA Iara Sandra Felix Carvalho 2 - IFMA Lourhana dos Santos Oliveira 3 - IFMA Eixo Saúde

Leia mais

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR?

LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? LESÕES EM ATLETAS DE BODYBUILDING: COMO PREVENIR E TRATAR? O bodybuilding ou fisiculturismo, como é mais conhecido no Brasil, é um esporte que tem crescido e ganhado muitos fãs e adeptos. Com o aumento

Leia mais

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer.

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Como Perder Peso, saiba como acabar com a obesidade. Quando falamos em perder peso, estamos falando em eliminar a obesidade, que é o mal

Leia mais

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde!

Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Dicas para emagrecer rapido e perder barriga com saúde! Emagrecer é uma conquista e se for rápido, melhor ainda não acha? Conheça algumas dicas para emagrecer rápido. Se você quer dicas para emagrecer

Leia mais

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A ÍNDICE AUTORA... INTRODUÇÃO... ALGUNS SINTOMAS QUE PODEMOS OBSERVAR DEVIDO AO ESGOTAMENTO EMOCIONAL... - Insônia... - Irritabilidade... - Falta de motivação... - Distanciamento afetivo... - Esquecimentos

Leia mais

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Asma Brônquica Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Conceito: Doença caracterizada por ataques agudos e recorrentes de dispnéia, tosse e expectoração tipo mucóide. A falta

Leia mais

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar

DESCUBRA. SE VOCÊ PRECISA Meditar DESCUBRA SE VOCÊ PRECISA Meditar QUEM SOU? Eu sou Amanda Dreher e neste ebook especial você vai descobrir se nível de energia interna e se você precisa praticar meditação para acalmar a mente equilibrar

Leia mais

Provoz Associação Artística e Cultural dos Profissionais da Voz. Prof.ª Dr.ª Ana Mendes Saúde Vocal

Provoz Associação Artística e Cultural dos Profissionais da Voz. Prof.ª Dr.ª Ana Mendes Saúde Vocal Prof.ª Dr.ª Ana Mendes - 2015 Saúde Vocal A voz é um pilar da comunicação humana decorrente da atividade neuromuscular e forças aerodinâmicas e é influenciada pela combinação de factores genéticos, linguísticos,

Leia mais

O poderoso suco verde que emagrece e limpa

O poderoso suco verde que emagrece e limpa O poderoso suco verde que emagrece e limpa SUCO VERDE DESINTOXICANTE E EMAGRECEDOR Anote essa poderosa receita do Suco verde desintoxicante que pode ser o seu café da manhã todos os dias. Se puder cultivar

Leia mais

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões:

Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões: O que é Insônia? Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões: Dificuldade em cair no sono Levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade

Leia mais

Estratégias em Telesserviços. Josimar Gulin Martins 1

Estratégias em Telesserviços. Josimar Gulin Martins 1 Estratégias em Telesserviços Estratégias de atuação em telemarketing Josimar Gulin Martins 1 O operador de telesserviços é um dos profissionais da voz que vem sendo muito valorizado nas empresas, devido

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE O USO DA VOZ PROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR Patrícia de Souza Riscado Werneck Orientadora Profª Maria Esther Araújo Oliveira

Leia mais

A deglutição é definida como processo que resulta no transporte do alimento da boca ao estômago. Preparatória

A deglutição é definida como processo que resulta no transporte do alimento da boca ao estômago. Preparatória Introdução A deglutição é definida como processo que resulta no transporte do alimento da boca ao estômago. Preparatória Oral Esofágica Faríngea CARRARA-ANGELIS, MOURÃO, FÚRIA, 1999 Alteração no processo

Leia mais

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal APRESENTAÇÃO Caro leitor, Essa cartilha foi desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa, realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Saúde Vocal para professores do Ensino Médio: Estratégia de educação em Saúde na Campanha da Voz 2016

Saúde Vocal para professores do Ensino Médio: Estratégia de educação em Saúde na Campanha da Voz 2016 CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 Saúde Vocal para professores do Ensino Médio: Estratégia de educação em Saúde na Campanha da Voz 2016 Francisco

Leia mais

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS REFERENTES A HÁBITOS PREJUDICIAIS À SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS - MA.

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS REFERENTES A HÁBITOS PREJUDICIAIS À SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS - MA. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS REFERENTES A HÁBITOS PREJUDICIAIS À SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS - MA. Kellyane Karen Ferreira Aguiar Cesar (1) ; Laura Almeida de Oliveira

Leia mais

Dicas De Como emagrecer

Dicas De Como emagrecer Dicas De Como emagrecer Olá, você quer emagrecer vou te dar algumas dicas, para você perder peso rápido, vamos começar? 1) APRENDA EMAGRECER COM CAFÉ DA MANHÃ Não tomar o café da manhã é um dos principais

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Diga adeus ao mau hálito!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Diga adeus ao mau hálito! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Diga adeus ao mau hálito! HALITOSE A halitose ou mau hálito é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradável. A palavra halitose se origina do latim

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Informações Básicas O que é Angioplastia? A Angioplastia é uma técnica bem menos traumática que a cirurgia para desobstruir as artérias. O procedimento

Leia mais

Qual diferença entre gripe e resfriado? GRIPE (INFLUENZA):

Qual diferença entre gripe e resfriado? GRIPE (INFLUENZA): Gripe ou Resfriado? GRIPE (INFLUENZA): A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus da influenza e tem alto potencial de transmissão. Seu início é súbito e normalmente pode

Leia mais

RUÍDO EM SALAS DE AULA: UM ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS DE INTELIGIBILIDADE 1 NOISE IN CLASSROOMS: A STUDY OF PROBLEMS OF INTELLIGIBILITY

RUÍDO EM SALAS DE AULA: UM ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS DE INTELIGIBILIDADE 1 NOISE IN CLASSROOMS: A STUDY OF PROBLEMS OF INTELLIGIBILITY RUÍDO EM SALAS DE AULA: UM ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS DE INTELIGIBILIDADE 1 NOISE IN CLASSROOMS: A STUDY OF PROBLEMS OF INTELLIGIBILITY Roberto Petri Brandão 2, Tenile Rieger Piovesan 3, Mateus Antonio

Leia mais

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS O que é usado para curar e promover a saúde pode ter efeito contrário sem orientação médica ou farmacêutica. Todo medicamento, por mais simples que pareça, pode

Leia mais

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Objetivos de aprendizagem: Ø Descrever a importância dos exercícios aeróbios Ø Descrever sua prescrição de exercícios aeróbios Ø Seguir sua prescrição de exercícios

Leia mais

Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico

Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico 1 - O que é Refluxo Gastroesofágico (RGE)? R: Refluxo Gastroesofágico é a volta do conteúdo do estômago para o esôfago devido ao mau funcionamento de

Leia mais

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo Conhecimento Psicologia Por Resiliência Humana Nunca é tarde demais para prestar atenção nas emoções não expressadas que arquivamos no corpo,

Leia mais

Energize-se com uma alimentação saudável

Energize-se com uma alimentação saudável Energize-se com uma alimentação saudável Encontro Educacional 1 Este encontro apresenta Consuma bastante frutas e verduras! Saiba o quanto consumir, conheça os benefícios e aprenda dicas para comer mais

Leia mais

Falta de limpeza causa danos aos bolsos e à saúde respiratória

Falta de limpeza causa danos aos bolsos e à saúde respiratória Terra, 3 de julho de 2018 Falta de limpeza causa danos aos bolsos e à saúde respiratória Por: DINO Mais de 150 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência de alguma doença respiratória, principalmente

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

SEMINÁRIO TRANSDISCIPLINAR DA SAÚDE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE VOCAL DO LOCUTOR DE RÁDIO: UMA AÇÃO DE PROTEÇÃO VOCAL

SEMINÁRIO TRANSDISCIPLINAR DA SAÚDE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE VOCAL DO LOCUTOR DE RÁDIO: UMA AÇÃO DE PROTEÇÃO VOCAL AVALIAÇÃO DA QUALIDADE VOCAL DO LOCUTOR DE RÁDIO: UMA AÇÃO DE PROTEÇÃO VOCAL Monique Roal Silva FREIRE 1 Andréia Cristina Munzlinger dos SANTOS 1 Priscila Biaggi Alves de ALENCAR 1 Mariana Pexe ALVES 1

Leia mais

Descubra os 3 itens essenciais para o bom desenvolvimento da fala do seu filho! DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA. FONOAUDIÓLOGA CRFa

Descubra os 3 itens essenciais para o bom desenvolvimento da fala do seu filho! DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA. FONOAUDIÓLOGA CRFa Descubra os 3 itens essenciais para o bom desenvolvimento da fala do seu filho! DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA FONOAUDIÓLOGA CRFa. 2-556 Sobre a autora DRA. PATRÍCIA JUNQUEIRA FONOAUDIÓLOGA CRFa. 2-5567 É a idealizadora

Leia mais

Luciana Lourenço Ana Paula Dassie Leite Mara Behlau. Correlação entre dados ocupacionais, sintomas e avaliação vocal de operadores de telesserviços

Luciana Lourenço Ana Paula Dassie Leite Mara Behlau. Correlação entre dados ocupacionais, sintomas e avaliação vocal de operadores de telesserviços Luciana Lourenço Ana Paula Dassie Leite Mara Behlau Correlação entre dados ocupacionais, sintomas e avaliação vocal de operadores de telesserviços INTRODUÇÃO Atuação Fonoaudiológica Busca pela melhoria

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE ASSESSORIA EM VOZ PARA PROFESSORES

CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE ASSESSORIA EM VOZ PARA PROFESSORES CONTRIBUIÇÕES DE UM PROGRAMA DE ASSESSORIA EM VOZ PARA PROFESSORES PAIVA 3, Laise CARVALHO 1, João NASCIMENTO 1, Emanuelle SILVA 1, Gislayne LIMA-SILVA², Maria Fabiana Bonfim de Centro de Ciências da Saúde

Leia mais

sabe o que é a DPOC?

sabe o que é a DPOC? sabe o que é a DPOC? Doença quer dizer mal estar Pulmonar quer dizer que se localiza nos pulmões Obstrutiva quer dizer brônquios parcialmente danificados Crónica quer dizer que é para sempre DPOC o que

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais