anped 25ª reunião anual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "anped 25ª reunião anual"

Transcrição

1 Introdução O ENSINO DA GEOMETRIA E A TEORIA DO CAMPOS CONCEITUAIS Paula Moreira Baltar Bellemain UFPE Marilena Bittar UFMS Neste trabalho discutem-se questões relativas ao ensino e à aprendizagem de conteúdos de geometria nos diversos níveis de escolaridade (desde as séries iniciais até a universidade), tomando o referencial teórico da Teoria dos Campos Conceituais, a qual segundo seu criador, é uma teoria cognitivista que visa fornecer um quadro coerente e alguns princípios de base para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem de competências complexas, notadamente das que relevam das ciências e das técnicas (Vergnaud, 1990, p. 133). 1 A Teoria dos Campos Conceituais tem uma inspiração piagetiana clara, mas traz também contribuições novas evidentes, como aquelas destacadas por Franchi (1999): uma primeira consiste em afirmar que um enfoque mais frutífero para o desenvolvimento é obtido utilizando um sistema tendo por referência o próprio conteúdo do conhecimento e a análise conceitual do domínio desse conhecimento. Uma segunda consiste em deslocar o interesse das pesquisas do estudo das estruturas gerais de pensamento para o estudo do funcionamento cognitivo do sujeito-em-situação [...] (p. 160) Pretende-se aqui ilustrar o uso desta teoria no estudo de fenômenos didáticos relativos à geometria, por meio de duas investigações nas quais são enfocados respectivamente os conceitos de área de superfícies planas (Baltar, 1996) e de vetor (Bittar, 1998). Para Vergnaud, um conceito é considerado, de maneira pragmática, como constituído de três conjuntos indissociáveis: a referência: conjunto de situações que lhe dão sentido; significado: conjuntos de invariantes operatórios subjacentes à ação dos sujeitos; significante: conjunto das formas de representação simbólica (lingüísticas e não lingüísticas) do conceito, de suas propriedades, das situações e dos procedimentos de tratamento das situações. O mapeamento, análise e classificação dos elementos deste tripé trazem uma contribuição importante para a compreensão da construção de conceitos pelos sujeitos, e mais especificamente, em situação escolar. Além disso, na medida em que se evidencia que as 1 Tradução livre das autoras do presente artigo.

2 2 situações que dão sentido a um conceito são múltiplas, tem-se como conseqüência sobre a organização do ensino, que é importante abordar situações de ensino variadas que permitam a construção pelos alunos de um significado amplo para os conceitos. O estudo das estruturas aditivas e multiplicativas já tem um difusão razoável no Brasil. Já se observa inclusive nos livros didáticos atuais a tendência a abordar vários enfoques para as situações envolvendo números e operações, não restringindo-se a situações de juntar para a adição, tirar, para a subtração, soma de parcelas iguais para a multiplicação e assim por diante. Tem-se por propósito neste minicurso mostrar, entretanto que o aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais não se limita aos campos conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas, além de discutir a relação entre problema de pesquisa e campo teórico, e os procedimentos metodológicos relacionados com o uso da teoria, na investigação de problemas de pesquisa. 1. Um estudo das situações que dão sentido ao conceito de área Este estudo teve sua origem na pesquisa desenvolvida em uma tese de doutorado (Baltar, 1996), como parte das análises prévias que subsidiaram a concepção de uma engenharia didática (Artigue, 1988) para alunos do terceiro ciclo do ensino fundamental na França. Naquele momento, dispunha-se de alguns resultados de pesquisa importantes relativos à construção do conceito de área de superfícies planas no ensino fundamental. Percebeu-se, por meio de um levantamento de avaliações de desempenho dos alunos e de resultados de pesquisas anteriores sobre o tema, que as dificuldades conceituais apresentadas pelos alunos eram variadas e resistentes à aprendizagem. Entre os elementos de análise dos erros cometidos pelos alunos destacava-se a modelização das concepções em dois pólos as concepções geométricas e as concepções numéricas (Douady & Perrin-Glorian, 1989; Balacheff, 1988). Assim, evidenciava-se a importância da articulação entre os aspectos geométrico e numérico na construção do conceito de área, mostrando que muitas das dificuldades de aprendizagem eram associadas ao tratamento dos problemas de área do ponto de vista puramente numérico ou considerando apenas os aspectos geométricos. A concepção e experimentação de uma engenharia didática (Douady & Perrin- Glorian, 1989) havia evidenciado que a abordagem do conceito de área como grandeza autônoma favorecia a construção de relações entre conhecimentos geométricos e numéricos na resolução de problemas sobre o conceito de área.

3 3 Por outro lado, a forte resistência de dificuldades conceituais, conduzia à necessidade de construir um instrumento de caráter local para a análise dos procedimentos de resolução de problemas utilizados pelos alunos, visando complementar a modelização em termos de concepções geométricas e numéricas. Tal instrumento consistiu em um estudo sistemático das situações que dão sentido ao conceito de área 2, adotando como referencial a Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1990) Área como grandeza geométrica A construção do conceito de área como grandeza consiste, grosso modo, na consideração da área de uma superfície como uma propriedade invariante para algumas operações. Por exemplo, superfícies eqüicompostas têm mesma área e tendo sido escolhida uma unidade de área, superfícies de mesma medida têm mesma área. Neste caso, distinguemse, três quadros: o geométrico ao qual pertencem as superfícies, o das grandezas ao qual pertence a área e o das medidas que são números reais positivos. Um par (número, unidade de área) é uma maneira de designar uma área, a qual é considerada como uma classe de equivalência de superfícies. De um ponto de vista estritamente matemático, a relação de equivalência ter mesma área (que permite considerar a área como grandeza), é definida pela escolha de uma unidade seguida da medida das superfícies: duas superfícies de mesma medida têm mesma área. Não há preocupação com mudanças de unidade. Entretanto, do ponto de vista das exigências da sociedade e da matemática escolar, coloca-se a questão da adequação da escolha da unidade à situação, ao grau de precisão desejado e ao resultado numérico que será obtido, entre outros fatores. É preciso, portanto, distinguir o número e a grandeza, pois a mudança de unidade de área pode conduzir a alterações no número que expressa a medida da área desta superfície e não há razão para que mudanças de unidade alterem a área de uma superfície. Da mesma forma, é preciso diferenciar a área e a superfície, uma vez que figuras de mesma área não precisam necessariamente ser idênticas. Douady e Perrin-Glorian (1989) mostraram que, do ponto de vista da aprendizagem, a construção da relação de equivalência ter mesma área deve ser anterior à medida, tendo por suporte fundamental a noção de eqüicomposabilidade, por meio do procedimento de corte-colagem conveniente (sem perda nem sobreposição). 2 Uma parte deste estudo foi apresentada em Bellemain (2000).

4 4 Articulando os resultados de pesquisas relativos à construção do conceito de área, apoiados na teoria dos jogos de quadros e dialética ferramenta objeto (Douady, 1987), Lima e Bellemain (2002) propuseram o seguinte esquema conceitual: O esquema acima pode ser estendido às demais grandezas geométricas, e subsidia o estudo do campo conceitual das grandezas geométricas O campo conceitual das grandezas geométricas Analogamente à caracterização dos campos conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas, uma primeira leitura do campo conceitual das grandezas geométricas consiste no conjunto de situações que envolvem as grandezas geométricas comprimento, área, volume e ângulo. Como se pode ver, de acordo com o esquema conceitual acima, entre os componentes deste campo conceitual podem-se destacar as superfícies e figuras geométricas objetos do quadro geométrico, os conceitos de comprimento (perímetro aí incluído), área, volume (capacidade) e ângulo objetos do quadro das grandezas, os números reais positivos, representando as medidas das grandezas objetos do quadro numérico as fórmulas de área e de volume objetos do quadro algébrico-funcional. Neste campo conceitual estão profundamente imbricados a geometria, os sistemas numéricos, as operações aritméticas, as estruturas aditivas, as estruturas multiplicativas, a álgebra, o estudo das funções, entre outros. Trata-se, portanto, de um espaço privilegiado de articulação entre conhecimentos de vários ramos da Matemática, o que lhe confere relevo na educação escolar. O potencial das grandezas e medidas como fonte de articulações com outros conteúdos é ressaltado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental (MEC-SEF, 1997, MEC-SEF, 1998). Como se sabe, os conteúdos de Matemática nos PCN apresentam-se agrupados em quatro blocos Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas

5 5 e Tratamento da Informação. O bloco das grandezas e medidas é caracterizado pela riqueza de articulações possíveis com outros conteúdos de Matemática, o que é particularmente evidente no caso das grandezas geométricas, as quais fornecem excelentes oportunidades para articular os conteúdos de geometria, aritmética e álgebra. Outras características marcantes dos conteúdos deste bloco, destacadas nos PCN, são sua forte relevância social, a possibilidade de conexões com outras disciplinas e o fato de evidenciar o caráter histórico e cultural da construção do conhecimento matemático. A maneira como as grandezas geométricas e suas medidas vêm sendo trabalhadas na escola não tem permitido, entretanto, explorar toda essa riqueza, uma vez que seu ensino dá ênfase ao sistema métrico decimal e às fórmulas convencionais usadas para calcular a área e o volume de figuras geométricas. A presente pesquisa tem o propósito de ampliar a reflexão sobre as situações que dão sentido ao conceito de área. Acredita-se que este tipo de questionamento pode ter reflexos bastante positivos sobre a concepção de seqüências de aprendizagem voltadas para o ensino fundamental, além de subsidiar estudos relativos às diretrizes curriculares e à elaboração de livros didáticos, contribuindo para que os problemas matemáticos trabalhados no ensino fundamental não sejam restritos às situações do cálculo de área de superfícies usuais, usando fórmulas e às mudanças de unidades Mapeamento e classificação das situações que dão sentido ao conceito de área Tomou-se neste trabalho como fio condutor inicial, a reflexão sobre as situações que dão sentido ao conceito de área, como parte do mapeamento do tripé que caracterizaria o conceito de área do ponto de vista da teoria dos campos conceituais. Nesta reflexão, além da matemática escolar (por meio da análise de diretrizes curriculares, de livros didáticos e de avaliações diversas), foram considerados elementos da história da Matemática, das práticas sociais ancestrais e atuais (incluindo algumas práticas profissionais), da matemática acadêmica atual, das conexões da Matemática com outras disciplinas e das pesquisas anteriores em educação matemática. Entende-se que um levantamento deste tipo não é exaustivo e deve ser permanentemente realimentado. Apresentam-se então, aqui, os resultados provisórios das reflexões acerca das seguintes questões: quais são as situações que dão sentido ao conceito de área de superfícies planas? como estas situações podem ser consideradas na abordagem da área como grandeza no ensino fundamental?

6 6 Foram identificadas três grandes classes de situações: as de comparação, as de medida e as de produção de superfícies. Como se sabe, a origem do conceito de área está relacionada ao problema de medida da terra em civilizações tais como a dos egípcios, dos babilônios ou dos chineses na Antigüidade. Essas civilizações obtiveram fórmulas (exatas ou aproximadas) para o cálculo da área de certas figuras. O problema de medida da terra e o cálculo aproximado da área de terrenos são até hoje presentes e importantes nas práticas sociais rurais e urbanas. Por exemplo, o camponês precisa estimar áreas para plantio, o habitante das cidades paga o IPTU (imposto predial e territorial urbano) em função da área do terreno e da área ocupada (entre outros fatores), os profissionais da construção civil (pedreiros, pintores, engenheiros, arquitetos, etc.) manipulam freqüentemente cálculos ou estimativas de área, etc. As situações de medida de área têm uma importância social inquestionável, mas que não deve ser confundida com a redução do campo de problemas e situações que dão sentido ao conceito de área. Ao lado dos problemas práticos de medida, observou-se na história da matemática o enfrentamento de problemas teóricos relacionados à medida. Dois momentos-chave devem ser ressaltados: o aparecimento do cálculo diferencial e integral, no século XVIII, e o desenvolvimento das teorias da medida, no século XIX. As questões matemáticas que se colocam, então, são de definir o conjunto de superfícies mensuráveis (e de procurar torná-lo cada vez mais amplo) e de determinar as propriedades dessa função-medida. Pode-se, entretanto, considerar que há um tipo de problema anterior ao da medida que é o problema de comparação de áreas. Muitas vezes, atribuem-se números às áreas de superfícies para poder decidir se as mesmas têm áreas iguais ou em caso contrário, para ordená-las. O terceiro tipo de problemas focalizados no presente estudo são os problemas de produção de superfícies segundo critérios relativos à área. Os problemas de comparação e de produção também estão presentes na história da matemática. Tome-se, por exemplo, a Proposição 36, no Livro I dos Elementos de Euclides: os paralelogramos construídos sobre bases iguais e entre as mesmas paralelas são iguais entre si. Na linguagem contemporânea tal proposição corresponde a estabelecer que paralelogramos de mesma base e mesma altura relativa a esta base têm mesma área. Não se trata, portanto de um problema de medida, mas de comparação entre as áreas de paralelogramos. Outro exemplo clássico de situação relativa ao conceito de área são os problemas de quadratura. A quadratura do círculo na Grécia antiga consistia na construção com régua não graduada e compasso de um quadrado com mesma área que um círculo. Trata-

7 7 se, portanto, de um problema de produção de superfície de mesma área que uma superfície dada. No século XVII, o problema de quadratura volta à tona, com uma interpretação um pouco diferente daquela dada pelos gregos: trata-se de comparar as áreas de figuras, sabendose que a área de uma delas é conhecida. Espera-se com este estudo fornecer subsídios para a pesquisa sobre o ensino da Matemática e para a formação do professor dessa disciplina. Os exemplos aqui apresentados evidenciam elementos da construção histórica do conceito de área movida por problemas a serem resolvidos. Os problemas são ora vinculados a práticas sociais, ora contextualizados em questões internas à própria Matemática. A construção do significado do conceito de área, no ensino fundamental hoje, exige uma reflexão ampla em torno desses tipos de problemas diversos que participam da sua construção, tanto nas práticas sociais, quanto no desenvolvimento do conhecimento matemático teórico. 2. Estudo das dificuldades dos alunos na passagem da geometria afim à geometria vetorial Quando se define um vetor, inicialmente, à partir de dois pontos, associando-lhes uma direção, um sentido e um comprimento, este objeto nasce fortemente ligado à geometria afim, longe do objeto vetor elemento de um espaço vetorial. Isso pode acontecer em cursos universitários introdutórios sobre vetores (como Vetores e Geometria Analítica) ou no Ensino Médio (como é o caso da França). Neste texto, vamos discutir algumas das dificuldades dos alunos em estabelecer relação e fazer a passagem entre a geometria afim e a geometria vetorial. Para tanto utilizaremos resultados de uma pesquisa de doutorado realizada na França sobre o ensino de vetores (Bittar, 98). A Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1990) é adotada como referencial teórico por permitir modelizar concepções de alunos acerca de um conceito, no caso o conceito de vetor. Nesse texto centramos atenção sobre alguns teoremasem-ação falsos que os alunos são suscetíveis de construir, discutimos algumas atividades elaboradas com objetivo de tentar desestabilizar estes teoremas e comentamos resultados obtidos em uma experimentação realizada com alunos de anos. Um conceito-em-ação é um conceito (objeto ou predicado) implicitamente tipo por pertinente, e teorema-em-ação é uma proposição tida por verdadeira (Vergnaud, 1995, p. 178) 3

8 8 2.1 Estudo de Situações Para realizar o estudo das situações (Vergnaud, 1990), decidimos nos restringir aos problemas propostos aos alunos de anos das escolas francesas 4. Este estudo foi feito com base nos livros didáticos mais usados na França, nos anos de 1994 a 1998, época do desenvolvimento da pesquisa aqui relatada. Nesse nível da escolaridade, podemos distinguir duas grandes categorias de exercícios sobre vetores propostos aos alunos: aquela cujo objetivo é treinar as noções vetoriais vistas em classe e aquela onde a noção de vetor aparece como uma ferramenta para resolver problemas de geometria. Para o estudo das situações, nos interessamos sobretudo à primeira categoria de exercícios centrados na aprendizagem da noção de vetor como objeto. Para a segunda categoria, estudamos o que releva da noção de vetor como objeto, deixando de lado sua função como ferramenta para a resolução do problema proposto 5. Com este objetivo a atenção foi então centrada nas definições e propriedades que remetem ao conceito de classe de equivalência. Neste texto apresentamos as ações exigidas dos alunos, que foram extraídas do estudo de situações realizado, e que podemos resumir em três categorias: (a) reconhecer dois vetores iguais; Trata-se aqui de identificar sobre uma figura dois vetores iguais; o desenho permite verificar a direção e o comprimento, e o sentido é escolhido pelo aluno de forma a satisfazer as condições de igualdade vetorial. (b) reconhecer, em uma figura, as operações definidas; Isto significa efetuar, ou identificar, sobre uma figura uma soma vetorial ou um produto por um escalar. Por exemplo, uma figura é dada e pede-se para mostrar uma relação vetorial ou o alinhamento de três pontos. (c) saber utilizar as condições analíticas de paralelismo e ortogonalidade. Para isto é preciso calcular as coordenadas de um vetor a partir de seus pontos extremidades e aplicar as condições de paralelismo e ortogonalidade sobre as configurações para resolver problemas relativos à equação de uma ou duas retas dadas. 3 Tradução livre das autoras do presente artigo. 4 Estes mesmos problemas são encontrados em livros de Vetores e Geometria Analítica, usados em cursos universitários no Brasil. 5 Nossa pesquisa se dedicou a esse estudo também porém este não é o tema central deste mini curso.

9 9 2.2 Estudo dos Invariantes 6 Em geometria analítica, o aluno deve ser capaz de dar as coordenadas de um vetor a partir das coordenadas de seus pontos extremidades, o que implica em distinguir coordenadas de um ponto e coordenadas de um vetor (ou seja, distinguir propriedades afins de propriedades vetoriais). As coordenadas de um ponto dependem de sua posição no plano, o mesmo não acontece com as coordenadas de um vetor, que podem ser as mesmas apesar de as coordenadas de seus pontos extremidades terem mudado. Com efeito, para mudar as coordenadas de um vetor é preciso mudar sua direção, seu sentido ou seu comprimento. Esta independência das coordenadas de um representante de um vetor com relação à sua posição no plano não é discutida claramente nos livros didáticos, o que permitiu elaborar a hipótese de que os alunos seriam levados a confundir a relação entre comportamento das coordenadas de um ponto e comportamento das coordenadas de um vetor. Essa hipótese se traduz no seguinte invariante: Se um representante de um vetor está situado no primeiro quadrante então ele tem coordenadas positivas; no terceiro quadrante terá coordenadas negativas; no segundo e quarto quadrante, suas coordenadas terão sinais diferentes. Ou seja, as coordenadas de um representante de um vetor dependem de sua posição no plano. Da mesma forma, ao se definir vetor diretor de uma reta, não se trabalha o fato de que, desde que um representante de um vetor tenha mesma direção da reta dada, ele será um vetor diretor dessa reta, ou seja, existe uma infinidade de vetores que podem ser tidos como vetores diretores dessa reta (basta que sejam representantes de vetores paralelos à reta dada). Além disso costuma-se traçar um vetor diretor de uma reta sempre sobre essa reta, o que permite concluir que os alunos poderão construir o seguinte teorema em ação falso: Se u é um vetor diretor de uma reta d, então u só tem representantes sobre essa reta. 2.3 A realização da seqüência didática alguns resultados. Esta seqüência foi aplicada com 33 alunos de uma classe de Seconde (equivalente ao primeiro ano do Ensino Médio brasileiro), e teve uma duração média de dois meses. Trabalhamos com o professor sugerindo atividades a serem inseridas (levantadas na análise a 6 Os conhecimentos explícitos formam apenas a parte visível do iceberg da conceitualização: sem a parte oculta formada pelos invariantes operatórios, esta parte visível nada seria. Vice-versa, não se sabe falar dos invariantes operatórios integrados nos esquemas, senão pela ajuda de conhecimentos explícitos: proposições, funções proposicionais, argumentos-objetos (Vergnaud, 1990, p. 145) 6

10 10 priori das situações) e trabalhamos diretamente com os alunos, o que permitiu questioná-los individualmente, e melhor compreender suas dúvidas. A seqüência didática foi elaborada com o auxílio do software Cabri-Géomètre, que permitiu abordar aspectos de vetores que são pouco trabalhados no ambiente papel e lápis, evidenciando a presença de alguns invariantes. A seguir relatamos sucintamente dois grupos destas atividades Distinção entre coordenadas de um ponto e coordenadas de um vetor Esta distinção foi trabalhada uma primeira vez com a seguinte atividade: a) Prever o que acontece com as coordenadas do vetor AB quando o deslocamos com a ajuda do ponteiro. Escreva suas previsões no caderno, em seguida valide sua resposta usando o Cabri-Géomètre. b) Prever o que acontece com as coordenadas do vetor AB quando o deslocamos com a ajuda do giro. Escreva suas previsões no caderno, em seguida valide sua resposta usando o Cabri-Géomètre. A maioria absoluta dos alunos disse que as coordenadas mudariam ao se deslocar o vetor, evidenciando a presença do primeiro invariante enunciado acima. Após discussão, foi proposta a atividade abaixo: a) No caderno, fixar um eixo de coordenadas de origem O.; desenhar um vetor de coordenadas positivas e um vetor de coordenadas negativas. Validar sua conjectura usando o software. b) Determinar em que caso o vetor AB tem coordenadas positivas, ou negativas, ou de sinais contrários. Aproximadamente ¼ dos alunos forneceu um vetor de coordenadas positivas no primeiro quadrante e um vetor de coordenadas negativas no terceiro quadrante. Em alguns casos, trata-se de um representante do mesmo vetor que era simplesmente desenhado em outro quadrante. Outras vezes desenhavam vetores diferentes porém sem que as respostas estivessem corretas. Ao verificarem com o software que sua resposta estava incorreta, alguns alunos tentavam arrumar a resposta de forma a torná-la verdadeira. Vejamos o exemplo de um aluno que forneceu inicialmente a seguinte resposta: O vetor AB tem coordenadas positivas quando está no primeiro quadrante. O vetor AB tem coordenadas negativas quando está no terceiro quadrante. O vetor AB tem coordenadas contrárias no segundo e quarto quadrantes. Após verificar que sua conjectura não estava correta, este aluno corrigiu a resposta que passou a ser a seguinte:

11 11 O vetor AB tem coordenadas positivas quando está no primeiro quadrante/ quando o ponto A é menor que o ponto B. O vetor AB tem coordenadas negativas quando está no terceiro quadrante/ quando o ponto A é maior que o ponto B. O vetor AB tem coordenadas contrárias no segundo e quarto quadrantes/ mas é preciso ter atenção com o sentido do vetor. Assim para este aluno, as coordenadas de um vetor estão relacionadas com sua posição no plano, mas é preciso algo mais para que sua resposta seja verdadeira Relação entre uma reta e um vetor diretor dessa reta Durante toda a realização da seqüência didática, foi trabalhado, em diversos momentos, o fato de que para determinar as coordenadas de um vetor basta pegar um representante desse vetor em qualquer lugar do plano, portanto no lugar mais conveniente para efetuar os cálculos. Porém, as atividades propostas em torno do conceito de vetor diretor de uma reta, mostravam que os alunos tinham dificuldade tanto em apreender esse resultado quanto em compreender que o essencial para determinar um vetor diretor de uma reta consiste em pegar um vetor paralelo a essa reta. Isso pode ser constatado durante a realização da atividade seguinte, proposta ao final da seqüência: Utilizando uma única vez coordenadas de um ponto do menu de Cabri-Géomètre, resolva as seguintes questões: a) traçar uma reta qualquer e um vetor diretor dessa reta; b) dar as coordenadas do vetor traçado. Essa atividade pode ser considerada como fundamental na compreensão do conceito, pois a única possibilidade de solução consiste em traçar um representante do vetor diretor (anteriormente traçado) partindo da origem, e em seguida calcular as coordenadas do ponto extremidade final desse representante. Porém, nenhum aluno resolveu espontaneamente o problema proposto, o que mostra que o invariante que diz que um vetor diretor de uma reta só tem representantes sobre a reta, ainda não tinha sido desestabilizado Considerações finais... A partir da análise de livros didáticos, elaboramos alguns teoremas-em-ação que os alunos seriam suscetíveis de construir e, em seguida, validamos estas hipóteses por meio de atividades propostas aos alunos, que permitiam, entre outros, confrontá-los à esses falsos teoremas-em-ação. Foi possível verificar que, mesmo após um trabalho diferenciado em um ambiente constituído de um software que privilegiou trabalhar estes invariantes, eles continuam arraigados nos alunos. Ou seja, a desestabilização destes falsos invariantes só

12 12 ocorreu localmente, pois a cada reinvestida percebia-se a manifestação de uma concepção ligada a esses invariantes, o que enfim, aponta para uma necessidade de novos trabalhos investigando e propondo alternativas para o ensino de vetores. Compreender a natureza desse objeto vetor é fundamental para realizar satisfatoriamente a passagem da geometria afim para a geometria vetorial, dificuldade essa que estava à origem da pesquisa aqui apresentada. Enfim, a teoria dos campos conceituais se mostrou efetivamente uma ferramenta eficaz para o estudo das dificuldades dos alunos na passagem da geometria afim à geometria vetorial. Conclusão: voltando ao ponto de partida... Como se sabe, a geometria ainda é pouco explorada nas salas de aula de matemática. Até pouco tempo, o ensino da geometria era totalmente deixado de lado, conforme pode ser constato em Lorenzato (1995) e Pavanelo (1993). Os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a importância e urgência de reverter esse quadro, dando à geometria no ensino fundamental e médio um espaço mais claro. Os capítulos de geometria e grandezas e medidas eram freqüentemente situados no fim dos livros didáticos e tratados de maneira fragmentada, sem estabelecer conexões com os outros campos da matemática escolar. Porém essa situação começa a mudar; alguns livros didáticos novos têm atribuído maior importância à esses temas, ligando-os inclusive, com outros campos da matemática e até mesmo de outras áreas do conhecimento. Por outro lado, somente a mudança nos livros didáticos não é suficiente: é preciso um trabalho de base, começando desde a formação inicial do professor. O desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao ensino da geometria é também fundamental. De onde surgiu a idéia de propor esse mini-curso, que aborda duas pesquisas sobre o ensino de geometria, com o referencial teórico da Teoria dos Campos Conceituais, cada pesquisa com sua especificidade. A teoria dos Campos Conceituais apareceu em cada uma delas em função do problema de pesquisa: concepções dos alunos, análise de erros (teoremas em ação), complementaridade com outros campos teóricos: engenharia didática, registros,... É importante ainda ressaltar que uma teoria, qualquer que seja sofre alterações (ou pode sofrer), em função do objeto de pesquisa. Assim, por exemplo, é o caso da pesquisa desenvolvida sobre o ensino de vetores, em que pareceu necessário efetuar adaptações na Teoria dos Campos Conceituais para que esta pudesse responder satisfatoriamente às questões de pesquisa. De fato, a importância atribuída aos diferentes registros de representação semiótica (Duval, 1994) presentes no ensino de vetores, apontou para essa teoria como

13 13 elemento que melhor permitia entender e modelar o terceiro conjunto da Teoria dos Campos Conceituais, o sistema de linguagem. Bibliografia ARTIGUE, M.. Ingénierie Didactique. In: Recherches en didactique des mathématiques, vol.9, n 3, pp , BALACHEFF, N. Processus de preuve chez des élèves de collège. Tese de Doutorado. Université Joseph Fourrier. Grenoble, França, BALACHEFF, N. Conception, connaissance et concept. In: Séminaire Didactique et Technologies Cognitives en Mathématiques , pp Université Joseph Fourier. Grenoble, França, BALTAR, P. M. Enseignement et apprentissage de la notion d'aire de surfaces planes : une étude de l'acquisition des relations entre les longueurs et les aires au collège. Tese de Doutorado. Université Joseph Fourier. Grenoble, França, BELLEMAIN, P. M. B. Estudo de Situações-problema relativas ao conceito de área. In: X ENDIPE- ENCONTRO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2000, Rio de Janeiro. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, tempos e espaços Publicação em CD Room. BITTAR M. Les vecteurs dans l enseignement secondaire. Aspects outil et objet dans les manuels. Etude de difficultés d élèves dans deux environnements : papier crayon et Cabrigéomètre II. Tese de doutorado. Université Joseph Fourier. Grenoble, França, BITTAR, M. A noção de vetor no ensino secundário francês: um exemplo de metodologia de pesquisa em didática da matemática. In: Anais da 22ª reunião da Anped, DOUADY R. Jeux de cadres et dialectique outil objet. Recherches en didactique des mathématiques. Vol. 7, n 2, pp , DOUADY R., PERRIN-GLORIAN M. J. Un processus d'apprentissage du concept d'aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics. Vol. 20, n 4, pp , DUVAL, R.: Registres de représentation sémiotique et Fonctionnement cognitif de la pensée. Anais de Didactiques et de Sciences Cognitives, vol. 5, IREM de Strasbourg, pp França, FRANCHI, A. Considerações sobre a teoria dos campos conceituais. In: Educação matemática: uma introdução, pp , Educ, São Paulo, LIMA, P. F., BELLEMAIN, P. M. B. Um estudo da noção de grandeza e implicações no ensino fundamental. Natal: Editora da SBHMat, No prelo.

14 14 LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? In: A Educação Matemática em Revista, nº 4. São Paulo: SBEM, MEC-SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 3. Matemática: Ensino de primeira à quarta série. Secretaria de Educação Fundamental de Ministério da Educação e do Desporto. Brasília, MEC-SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação e do Desporto. Brasília, PAVANELO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: Causas e Conseqüências. In: Zetetiké, nº 1. São Paulo: Unicamp, VERGNAUD, G. La théorie de champs conceptuels. Recherches en Didactique de Mathématiques,, vol 10, n 2.3, pp Grenoble: La Pensée Sauvage, VERGNAUD, G. Au fond de l apprentissage, la conceptualisation. Actes de l Ecole d été. Irem de Clermond Ferrand, pp , 1995.

A DIDÁTICA DO ENSINO DO CONCEITO DE ÁREA COMO GRANDEZA NUMA ABORDAGEM VERGNAUDIANA

A DIDÁTICA DO ENSINO DO CONCEITO DE ÁREA COMO GRANDEZA NUMA ABORDAGEM VERGNAUDIANA MINICURSO - GRANDEZAS E MEDIDAS A DIDÁTICA DO ENSINO DO CONCEITO DE ÁREA COMO GRANDEZA NUMA ABORDAGEM VERGNAUDIANA JORGE HENRIQUE DUARTE, EDMUNDO SILVA GUERRA (ESPECIALISTA-FACIG), JOSÉ SEVERINO DE BARROS

Leia mais

CONCEITO DE VOLUME E O REAL Uma oficina

CONCEITO DE VOLUME E O REAL Uma oficina CONCEITO DE VOLUME E O REAL Uma oficina Glauco Reinaldo Ferreira de Oliveira 1 FACIG/PE glaucoreinaldo@yahoo.com.br Andreson Nascimento de Castro 2 FACIG/PE caradevovo@ig.com.br Cleber Jansen Gomes de

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 ÁREA DO RETÂNGULO EM CONTEXTOS DO COTIDIANO: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM LIVROS DIDÁTICOS Rosinalda Aurora de Melo Teles 1 Universidade Federal de Pernambuco rosinaldateles@yahoo.com.br Julia Calheiros Cartela

Leia mais

A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL André Pereira da Costa (1); Marilene Rosa dos Santos (2) (1)Universidade Federal de Pernambuco UFPE,

Leia mais

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Leia mais

Comprimento, Área e Perímetro: análise da abordagem das grandezas geométricas à luz da teoria dos campos conceituais.

Comprimento, Área e Perímetro: análise da abordagem das grandezas geométricas à luz da teoria dos campos conceituais. Comprimento, Área e Perímetro: análise da abordagem das grandezas geométricas à luz da teoria dos campos conceituais. Lúcia de Fátima Durão Ferreira 1 GD1 Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE PERÍMETRO E ÁREA ENQUANTO GRANDEZAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O CONTEXTO DESFLORESTAMENTO DA AMAZÔNIA Daniella Cristina Silva Dos Santos 1 Universidade Federal

Leia mais

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos O USO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA ABORDAGEM DE VOLUME EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 Leonardo Bernardo

Leia mais

CONSTRUINDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

CONSTRUINDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 1 CONSTRUINDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Edilene Simões Costa dos Santos FAO edilenesc@gmail.com Resumo Cristiano Alberto Muniz, UnB - cristianoamuniz@gmail.com, Maria Terezinha

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Leia mais

A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Diógenes Maclyne 1 Iranete Lima 2 UFPE/BRASIL diogenesmmelo@yahoo.com.br; iranetelima@yahoo.com.br RESUMO Apresentamos um projeto

Leia mais

Uma Investigação sobre Função Quadrática com Alunos do 1º Ano do Ensino Médio

Uma Investigação sobre Função Quadrática com Alunos do 1º Ano do Ensino Médio Uma Investigação sobre Função Quadrática com Alunos do 1º Ano do Ensino Médio Ademir Medeiros dos Santos Junior Introdução Nos últimos anos, estudos têm demonstrado que a Matemática se revela uma das disciplinas

Leia mais

Resumo. Introdução. Actas del VII CIBEM ISSN

Resumo. Introdução. Actas del VII CIBEM ISSN O CONCEITO DE ÁREA DE FIGURA GEOMÉTRICA PLANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO Marilene Rosa dos Santos Marcelo

Leia mais

A RELAÇÃO COM O SABER PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

A RELAÇÃO COM O SABER PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO A RELAÇÃO COM O SABER PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO Marlene Alves Dias, Angélica da Fontoura Garcia Silva, Tânia Maria Mendonça Campos alvesdias@ig.com.br,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS SUPOSTOS DISPONÍVEIS NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR: A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES

OS CONHECIMENTOS SUPOSTOS DISPONÍVEIS NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR: A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES Capítulo 1. Análisis del discurso matemático escolar OS CONHECIMENTOS SUPOSTOS DISPONÍVEIS NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR: A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES Sérgio Destácio Faro, Marlene

Leia mais

A SIMETRIA AXIAL: UM ESTUDO TEÓRICO. Eliedete PinheiroLino,PUCSP, Maria José Ferreira da Silva, PUCSP,

A SIMETRIA AXIAL: UM ESTUDO TEÓRICO. Eliedete PinheiroLino,PUCSP, Maria José Ferreira da Silva, PUCSP, A SIMETRIA AXIAL: UM ESTUDO TEÓRICO Eliedete PinheiroLino,PUCSP, eliedetep@hotmail.com Maria José Ferreira da Silva, PUCSP, zeze@pucsp.br Categoria: Pôster. RESUMO Esta pesquisa de doutorado apresenta

Leia mais

Lúcia de Fátima Durão Ferreira, CAP/UFPE, Paula Moreira Baltar Bellemain, UFPE, RESUMO

Lúcia de Fátima Durão Ferreira, CAP/UFPE, Paula Moreira Baltar Bellemain, UFPE, RESUMO A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E DA RELAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Lúcia de Fátima Durão Ferreira, CAP/UFPE, luciadurao@.ufpe.br

Leia mais

OS JOGOS DE QUADROS PARA O ENSINO MÉDIO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS

OS JOGOS DE QUADROS PARA O ENSINO MÉDIO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS OS JOGOS DE QUADROS PARA O ENSINO MÉDIO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS Lúcia Helena Nobre Barros Universidade Bandeirantes - UNIBAN Rede pública de ensino do Estado de São Paulo, E.

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DIDÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ÁREA E PERÍMETRO

A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DIDÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ÁREA E PERÍMETRO A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DIDÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ÁREA E PERÍMETRO Emersson Rodrigues dos Santos Secretária de Educação Estado de Pernambuco emersson_rodrigues@yahoo.com.br Hortencia Tavares

Leia mais

O CONCEITO DE ÁREA APRESENTADO POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O CONCEITO DE ÁREA APRESENTADO POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O CONCEITO DE ÁREA APRESENTADO POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Amanda Barbosa da Silva (Universidade Federal de Pernambuco, amanda_mat123@hotmail.com) Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2016/2017 MATEMÁTICA 7ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ESCALA, NO QUARTO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS.

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ESCALA, NO QUARTO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ESCALA, NO QUARTO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Maria Sônia Leitão de Melo 1 - Programa de Pós-Graduação em Educação / UFPE

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

Pensamento Algébrico. Vinicius Carvalho Beck 2016

Pensamento Algébrico. Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Algébrico Vinicius Carvalho Beck 2016 Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Revisão (breve) de conteúdos trabalhados anteriormente Construir significados

Leia mais

O ENSINO DE CÔNICAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

O ENSINO DE CÔNICAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA O ENSINO DE CÔNICAS ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Nayane Carvalho Freitas Universidade Estadual de Santa Cruz nayanematematica@hotmail.com Jésu Alves Marques Filho Universidade

Leia mais

ATIVIDADES DIGITAIS, A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE

ATIVIDADES DIGITAIS, A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE ATIVIDADES DIGITAIS, A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE Leandra Anversa Fioreze UNIFRA/PGIE-UFRGS Dante Barone PGIE-UFRGS Marcus Basso IM-UFRGS Apresentação

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO Matemática / 7º ano Página 1 de 5 Documentos Orientadores: PLANIFICAÇÃO ANUAL Programa, Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações de Gestão para o Ensino Básico S- DGE/2016/3351 DSDC e Aprendizagens

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA Lúcia de Fátima Durão Ferreira Colégio de Aplicação da UFPE luciadurao@ufpe.br Paula Moreira Baltar

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DAS SECÇÕES CÔNICAS COM O AUXILIO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA MATEMÁTICA.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DAS SECÇÕES CÔNICAS COM O AUXILIO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA MATEMÁTICA. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DAS SECÇÕES CÔNICAS COM O AUXILIO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA MATEMÁTICA. G7 - Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio e no Ensino Superior Aluna Sandra Pereira

Leia mais

O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO

O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Renato Carneiro da Silva, UFC, renatoccfav@yahoo.com.br Paulo Meireles Barguil, UFC,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

ÁREA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS.

ÁREA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS. ÁREA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS. José Valério Gomes da Silva. valerio.gomes@yahoo.com.br UFPE Universidade Federal de Pernambuco Brasil Tema: I.

Leia mais

Grandeza Volume: Um Estudo Exploratório sobre Invariantes Operatórios com Licenciandos de Matemática

Grandeza Volume: Um Estudo Exploratório sobre Invariantes Operatórios com Licenciandos de Matemática Grandeza Volume: Um Estudo Exploratório sobre Invariantes Operatórios com Licenciandos de Matemática Fabiane de Lima Righi 1 GD4 Educação Matemática no Ensino Superior Esta pesquisa pretende investigar

Leia mais

UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS. Palavras - chave: Cônicas; Conceito; Invariantes; Descritores; Campos Conceituais.

UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS. Palavras - chave: Cônicas; Conceito; Invariantes; Descritores; Campos Conceituais. UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS Jusley Talita Grimes de Souza Universidade Estadual de Maringá juslei_talita@hotmail.com Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá lilianakemikato@gmail.com

Leia mais

Definição. Geometria plana

Definição. Geometria plana Geometria analítica Definição A palavra geometria vem do grego geometrien onde geo significa terra e metrien medida. Geometria foi, em sua origem, a ciência de medição de terras. O historiador grego Heródoto

Leia mais

Planificação do 1º Período

Planificação do 1º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 1º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 74 Ano

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: NÚMEROS. ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO. PERÍMETRO Tempo Previsto: 5 semanas C O M P E T Ê N C I AS E S P E C Í F I C A S : A compreensão das propriedades das operações e a aptidão para usá-las

Leia mais

ARITMÉTICA E ÁLGEBRA COM O MATERIAL DOURADO

ARITMÉTICA E ÁLGEBRA COM O MATERIAL DOURADO ARITMÉTICA E ÁLGEBRA COM O MATERIAL DOURADO José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul joseluizufms2@gmail.com Iraci Cazzolato Arnaldi Secretaria Municipal de Educação do

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: Ângulos. Triângulos. COMPETÊNCIAS ESPECÌFICAS: Tempo Previsto: 3 semanas. A aptidão para realizar construções geométricas, nomeadamente, ângulos e triângulos, bem como para descrever

Leia mais

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL O que são Padrões de Desempenho? Os Padrões de Desempenho constituem uma caracterização das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos de determinada etapa de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem e manual adoptado 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Planificação do 1º Período

Planificação do 1º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 1º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 74 Ano

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Artigo Teórico Página 4 Fórmula de Área para Otimização: Um Olhar sob a Ótica das Imbricações entre Campos Conceituais 1 Rosinalda Aurora de Melo Teles 2 Paula Moreira Baltar Bellemain 3 Resumo Neste artigo,

Leia mais

PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA

PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud Profa. Dra. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Profa. Dra. Maria José Ferreira da Silva Prof. Dr. Gerson

Leia mais

A VALIDAÇÃO DE CONJECTURAS COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A VALIDAÇÃO DE CONJECTURAS COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A VALIDAÇÃO DE CONJECTURAS COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Paulo Humberto Piccelli 1 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS pjpiccelli@hotmail.com Marilena Bittar

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo)

Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Departamento de Matemática Ano letivo 2016/17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO Grupo 230 Matemática (2ºciclo) Objeto de avaliação Itens/Parâmetros Instrumentos Ponderação Conteúdos da Testes

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 1.º PERÍODO Tema/Subtema Objetivos Essenciais de Aprendizegem Aulas previstas (45 min) Aprendizagens

Leia mais

O CÁLCULO MENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS APROVADOS NO PNLD

O CÁLCULO MENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS APROVADOS NO PNLD Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O CÁLCULO MENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS APROVADOS NO PNLD 2016 1 Jéssica Serra Correa da Costa 2 Universidade Federal

Leia mais

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO Temas Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa Semelhança de figuras Números racionais 10 14 8 Apresentação/Revisões/Testes/Correcções

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização.

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. 01 Abaixo do Básico até 150 pontos As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. No Campo Numérico, os estudantes demonstram

Leia mais

DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS Resumo: DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Maria das Dores de Morais 1 Leonardo Bernardo de Morais 2 Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL

PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC E.E.E.F.M. MARIA ARLETE TOLEDO Rua Ana Néri - n 6361 - fone: 3321 3876 PLANO ANUAL DE DEPENDÊNCIA DE MATEMÁTICA FUNDAMENTAL Não há ramo

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MASSA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME

A INFLUÊNCIA DA MASSA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME A INFLUÊNCIA DA MASSA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME Glauco Reinaldo Ferreira de OLIVEIRA (1); Fernando Henrique Antunes de ARAUJO (2) (1) IFPE, BR 232, km 208 - Prado - Pesqueira - PE - CEP 55200-000,

Leia mais

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18 Escola Secundária de Lousada Planificação anual disciplina de Matemática Ano: 8º Ano lectivo: 01-013 CALENDARIZAÇÃO Nº de aulas de 5 minutos previstas 1 1º Período º Período 3º Período 9 7 DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 6º Ano. Tópicos Objetivos específicos Notas

Planificação Anual de Matemática 6º Ano. Tópicos Objetivos específicos Notas Blocos (previsão) Grupo Disciplinar 230 Matemática/Ciências da Natureza Ano Letivo 2012/2013 Planificação Anual de Matemática 6º Ano Tópicos Objetivos específicos Notas Preparação do Conhecer a turma.

Leia mais

Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio

Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio Leonardo Bernardo de Morais 1 Orientadora: Paula Moreira Baltar Bellemain 2 Coorientador: Paulo Figueiredo Lima 3 GD3

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: escala; livro didático; teoria dos campos conceituais.

RESUMO. Palavras-chave: escala; livro didático; teoria dos campos conceituais. A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ESCALA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Maria Sônia Leitão de Melo- SEDUC-PE/PCR

Leia mais

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas

Leia mais

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades:

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades: Oficina Geoplano 1. Introdução O objetivo desta oficina é trabalhar com os alunos alguns conceitos ligados a medidas de comprimento e área de figuras planas, bem como investigar o Teorema de Pitágoras.

Leia mais

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 5 ºANO 1º Período 2º Período 3º

Leia mais

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB)

TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL ( DE ACORDO COM SAEB) I. PROCEDIMENTOS DE LEITURA Localizar informações explícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE Números e Operações ANUAL 164 dias letivos Números naturais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «centésimo». 2. Contar até um milhão 1.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS

UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS Autores:Prof. Adalberto de Oliveira Freitas Especialista em Ensino de Matemática UFPE Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco-SEDUC/PE

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS De CASTRO DAIRE Escola Secundária de Castro Daire Grupo de Recrutamento 00 MATEMÁTICA Ano letivo 202/203 Planificação Anual Disciplina: Matemática A Ano: 0º Carga horária semanal:

Leia mais

Projeto Testes Intermédios 2017/2018

Projeto Testes Intermédios 2017/2018 Projeto Testes Intermédios 2017/2018 Informação Matemática Ano de escolaridade 6.º ano Data 23/04/ 2018 Duração 90 + 30 minutos OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova tem por referência o Programa e Metas Curriculares

Leia mais

4. CONTEÚDOS. 10.º ano

4. CONTEÚDOS. 10.º ano 4. CONTEÚDOS Em cada ano de escolaridade, os conteúdos encontram-se organizados por domínios. A articulação entre os domínios de conteúdos e os objetivos acima referidos que constituem o conjunto de desempenhos

Leia mais

Planificação anual 2018/19

Planificação anual 2018/19 Planificação anual Propõe-se a seguinte distribuição dos conteúdos pelos diferentes períodos: 1. Período 2. Período 3. Período Números racionais Expressões algébricas. Potenciação. Raízes quadradas e cúbicas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE:INEP/MEC Matriz de Referência Língua Portuguesa 9 ano Ensino Fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em

Leia mais

ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2

ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 Sociedade na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 Anderson Douglas Pereira

Leia mais

1º Período Total tempos previstos: 49

1º Período Total tempos previstos: 49 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7ºANO 1º Período Total tempos previstos: 49 TEMAS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TEMPOS (Previstos)

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática Caro(a) aluno(a), Você saberia representar a soma dos n primeiros números naturais a partir do 1? Neste Caderno você terá a oportunidade de conhecer esse e outros casos que envolvem sequências e resolvê-los

Leia mais

CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS

CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS na Contemporaneidade: desafios e possibilidades CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS Almir Pereira de Moura 1 Secretaria de de Limoeiro

Leia mais

EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A DISSOCIAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A DISSOCIAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A DISSOCIAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL Gracivane Pessoa Secretaria de Educação de Pernambuco gracivanepessoa@yahoo.com.br Lúcia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MATEMÁTICA 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Matemática ANO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais MATEMÁTICA 5º ANO Página 1 de 11 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais NÚMEROS E OPERAÇÕES

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 5º Ano de escolaridade Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 05/06 5º Ano de escolaridade

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 5.º ANO PERFIL DO ALUNO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 5.º ANO PERFIL DO ALUNO DE MATEMÁTICA - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos divisores e efetuar operações com números

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

CONCEITO DE VETOR - ENTENDIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENGENHARIA 1. Viviane Roncaglio 2, Cátia Maria Nehring 3.

CONCEITO DE VETOR - ENTENDIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENGENHARIA 1. Viviane Roncaglio 2, Cátia Maria Nehring 3. CONCEITO DE VETOR - ENTENDIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENGENHARIA 1 Viviane Roncaglio 2, Cátia Maria Nehring 3. 1 Trabalho de Pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação nas Ciências.

Leia mais

TRATAMENTO VETORIAL DA GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA. Elisabete Teresinha Guerato Licenciada em Matemática USP

TRATAMENTO VETORIAL DA GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA. Elisabete Teresinha Guerato Licenciada em Matemática USP TRATAMENTO VETORIAL DA GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA Elisabete Teresinha Guerato Licenciada em Matemática USP Luiz Gonzaga Xavier de Barros Doutor em Matemática - USP Universidade Bandeirante de São Paulo

Leia mais

Resolução de problemas

Resolução de problemas Resolução de problemas geométricos no GeoGebra Mônica Souto da Silva Dias IF Fluminense- Campos-RJ Novembro-2011 1 O contexto da pesquisa Resultado proveniente de uma pesquisa para a elaboração de uma

Leia mais

A conceitualização de volume como grandeza à luz da teoria dos campos conceituais

A conceitualização de volume como grandeza à luz da teoria dos campos conceituais A conceitualização de volume como grandeza à luz da teoria dos campos conceituais Leonardo Bernardo de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Brasil leonardobmorais@gmailcom

Leia mais

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR Ano letivo 2018/2019 Planificação Anual 7ºano Disciplina/Área disciplinar: MATEMÁTICA Objetivos essenciais de aprendizagem, conhecimentos, capacidades e atitudes transversais

Leia mais

A APRENDIZAGEM E O ENSINO DAS GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NO 6º ANO: QUAIS AS RAÍZES DOS ENTRAVES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS?

A APRENDIZAGEM E O ENSINO DAS GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NO 6º ANO: QUAIS AS RAÍZES DOS ENTRAVES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS? A APRENDIZAGEM E O ENSINO DAS GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NO 6º ANO: QUAIS AS RAÍZES DOS ENTRAVES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS? Lúcia de Fátima Durão Ferreira UFPE, Brasil luciadurao@ufpe.br Paula Moreira Baltar

Leia mais

EXPLORANDO O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NO PLANO

EXPLORANDO O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NO PLANO EXPLORANDO O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NO PLANO Lúcia Helena Nobre Barros E.E. BRASÍLIO MACHADO / SEE SP luciahnobre@gmail.com Katia Vigo Ingar Pontifícia Universidade

Leia mais

Domínio: Números e operações

Domínio: Números e operações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2017/2018 Domínio: Números e operações PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 5ºANO Subdomínio/Conteúdos Objetivo Geral Descritores Nº de aulas

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar

Leia mais