Comprimento, Área e Perímetro: análise da abordagem das grandezas geométricas à luz da teoria dos campos conceituais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comprimento, Área e Perímetro: análise da abordagem das grandezas geométricas à luz da teoria dos campos conceituais."

Transcrição

1 Comprimento, Área e Perímetro: análise da abordagem das grandezas geométricas à luz da teoria dos campos conceituais. Lúcia de Fátima Durão Ferreira 1 GD1 Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Resumo do trabalho. O objetivo dessa pesquisa é analisar e caracterizar as abordagens dos conceitos de comprimento, perímetro e área em documentos oficiais e em livros didáticos do 1º ao 6º anos do ensino fundamental sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Gérard Vergnaud e seus colaboradores. Cada um dos conceitos é caracterizado por meio de três conjuntos interligados: as situações, os invariantes operatórios e as representações simbólicas. Adotamos a abordagem de comprimento, área e perímetro como grandezas, seguindo as pesquisas desenvolvidas por Régine Douady e Marie-Jeanne PerrinGlorian bem como outras pesquisas posteriores que assumem essa mesma perspectiva. O percurso metodológico inicia com a análise de documentos de orientações curriculares nacionais e do estado de Pernambuco, para verificar os elementos norteadores e as orientações existentes para o estudo das grandezas geométricas. Em seguida, será realizada a análise da abordagem destas grandezas nos livros didáticos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental do Programa Nacional do Livro Didático em duas escolas da rede pública da cidade do Recife que adotam os mesmos livros. Esses diagnósticos serão complementados com observações em salas de aula e entrevistas com os professores dessas escolas com o objetivo de apreender as concepções dos professores sobre as grandezas em estudo. A partir das análises anteriores será proposta uma sequência de atividades para os alunos do 6º ano para verificar se os conceitos em questão estão consolidados. Palavras-chave: Comprimento. Área. Perímetro. Grandezas e medidas. Teoria dos Campos Conceituais. Introdução Nosso projeto foi motivado a partir de reflexões resultantes da dissertação de mestrado de Ferreira (2010) ao investigar a construção do conceito de área e a relação entre área e perímetro por alunos do 6º ano do ensino fundamental, sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. 1 Universidade Federal de Pernambuco, luciadurao@ufpe.br, orientadora: Paula Baltar Bellemain.

2 A pesquisa, composta de quatro estudos, iniciou-se com a análise da abordagem dos conceitos de comprimento e área nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de todo o ensino fundamental e de duas coleções de livros didáticos (uma de 1º e 2º ciclos e uma de 3º e 4º ciclos). O segundo estudo foi a elaboração e aplicação de uma sondagem, para diagnosticar os conhecimentos mobilizados pelos alunos do 6º ano acerca das noções de comprimento e área. O terceiro estudo realizado consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática composta de uma primeira fase com atividades ad-hoc e uma segunda fase com o livro-texto adotado na escola. Finalmente, aplicamos um teste, para verificarmos os conhecimentos dos alunos que tinham evoluído e quais as possíveis dificuldades ainda persistentes após aplicação da sequência didática. Em seguida, selecionamos quatro duplas de alunos, para entrevista, a fim de esclarecer alguns procedimentos utilizados por eles, tendo o teste e a entrevista composto o quarto estudo. Os resultados do primeiro estudo indicaram que tanto os PCN quanto os livros didáticos apresentam situações predominantemente associadas ao quadro numérico e com figuras poligonais. As análises dos resultados, desde a aplicação da sondagem até as entrevistas, mostraram avanços com relação aos procedimentos de decomposição e recomposição de figuras, de ladrilhamento de superfícies (escolhida uma como unitária), bem como da diferenciação entre contorno e perímetro. Por outro lado, persistiram entraves referentes à compreensão da ordenação de comprimentos e a dissociação entre os conceitos de área e perímetro nas situações que não contemplavam a representação simbólica das figuras. Diante de tais resultados de pesquisa, novas inquietações surgiram: que situações são objeto de introdução para a compreensão das grandezas comprimento e área nos anos iniciais do ensino fundamental? São oportunizadas situações que privilegiem a comparação de grandezas sem unidades de medida? Quais as situações que possibilitam a compreensão do aluno sobre a diferenciação entre os conceitos de área e perímetro? Quais as variáveis estabelecidas em cada situação? Que recursos são disponibilizados para os estudantes? Quais os procedimentos utilizados para uma mesma classe de situações? As questões que podemos levantar para buscar responder a essas perguntas seriam: Quais as situações propostas para a abordagem dos conceitos de comprimento, área e perímetro do 1º ao 6º ano do ensino fundamental? Quais os procedimentos utilizados, as variáveis estabelecidas e os recursos propostos nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD?

3 Esses questionamentos iniciais deram origem ao projeto de pesquisa de doutorado no programa de pós graduação em Educação Matemática e tecnológica da UFPE iniciado em setembro deste ano, como o mapeamento das situações e seus procedimentos em livros didáticos do 1º ao 6º ano, a ideia da construção de conceitos baseada na teoria dos campos conceituais e a classificação de situações proposta por Baltar (1996), ampliada por Ferreira (2010). Esse suporte teórico tem sido referência em diversas pesquisas desenvolvidas pelo grupo Pró-Grandeza: ensino e aprendizagem das grandezas geométricas liderado pela profª Paula Bellemain e pelo profº Paulo Figueiredo Lima. Fundamentação Teórica A Teoria dos Campos Conceituais Tomamos como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais, construída por Gérard Vergnaud e seus colaboradores, com o objetivo de discutir o comportamento cognitivo do aluno diante de situações de aprendizagem, buscando compreender quais ações são desenvolvidas por ele, e de que forma são organizadas. Para Vergnaud (1994) a aquisição de conhecimentos se dá por meio das situações, e para a construção de um conceito o aluno precisa não somente de uma definição por enunciado e textos, mas também daquilo que está subjacente às competências e permite a ação operatória (p.177). Entendemos aqui competência como a capacidade do sujeito em enfrentar e resolver situações. Essas competências são construídas a partir das experiências individuais, das relações sociais e dos conhecimentos adquiridos. Vergnaud afirma que grande parte dos nossos conhecimentos são competências, porém apenas uma parte dessas é facilmente explicável. Quando estamos diante de situações conhecidas, utilizamos esquemas já conhecidos. Quando estamos diante de situações novas, precisaremos buscar, além dos conhecimentos adquiridos, novas estratégias, construindo novos esquemas de resolução, desenvolvendo assim, novas competências. Nesta ação, existem conhecimentos implícitos, procedimentos e representações. Vergnaud (1990) considera que um conceito é constituído de três elementos que estão interligados: um conjunto de situações que dão sentido ao conceito; um conjunto dos invariantes operatórios, que justificam a operacionalidade dos esquemas; e um conjunto das

4 representações simbólicas (lingüísticas e não lingüísticas) do conceito, de suas propriedades, das situações e dos procedimentos de tratamento das situações. Além disso, uma situação não pode ser analisada com um único conceito, e um conceito não assume o seu significado em uma única classe de situações. Desta forma, o conceito de área compõe o campo conceitual das grandezas geométricas, juntamente com os conceitos de comprimento, perímetro, capacidade, volume, ângulo; as relações entre os campos, como as estruturas aditivas e multiplicativas; as fórmulas para o cálculo do perímetro, da área, do volume; e as funções. Para ganhar significado, este conceito deve ser apresentado numa grande variedade de situações dentro do campo conceitual das grandezas geométricas, a partir das variáveis de situação e seus respectivos valores, e buscar nos conhecimentos dos alunos as situações que eles já dominam e as que são possíveis de dar sentido aos conceitos e procedimentos que se pretende ensinar. O conceito de área como grandeza Douady & Perrin-Glorian (1989) observaram várias dificuldades dos alunos ao lidar com o conceito de área, como a área está ligada a superfície; a medida da área de uma superfície está associada à forma da superfície unitária; e o uso de fórmulas em situações não válidas, como o produto das medidas dos lados de um triângulo para determinar a sua área. As pesquisadoras francesas entendem que a aprendizagem matemática está associada à capacidade de resolver problemas, tratados em diferentes quadros, os quais correspondem grosso modo a domínios do conhecimento matemático. Consideram que a abordagem do conceito de área deva partir da distinção entre três quadros: o quadro geométrico, o quadro numérico, e o quadro das grandezas. A mudança de quadros possibilita ao aluno uma busca de diversas formas de resolução de uma dada situação, colocando em evidência a existência de uma articulação intensa e necessária entre os processos presentes nos diferentes quadros, como também a construção de uma matemática menos fragmentada, mais articulada e dinâmica. Comprimento e área como grandezas Bellemain & Lima (2002) propõem uma diagramação dos quadros apresentados por Douady & Perrin Glorian (1989), que relaciona a teoria com os estudos de área enquanto grandeza:

5 Geométric Função Numérico Relação de Unidade Grandeza Equivalênciade Medida a Figura 1: articulação entre quadros O quadro geométrico é composto por superfícies, considerando as figuras geométricas e suas particularidades triângulos, quadrados, retângulos, círculos, figuras irregulares. O quadro numérico composto das medidas das superfícies, que pertencem aos números reais não negativos, e o quadro das grandezas constituído por classes de equivalência de superfícies mesma área. A relação de equivalência possibilita a passagem do quadro geométrico para o quadro das grandezas por meio das classes de equivalência de superfícies que possuem a mesma área e, permitindo a comparação entre elas (maior, menor ou igual). A passagem do quadro das grandezas para o quadro numérico é expressa pela unidade de medida adotada; escolhida uma unidade, podemos verificar quantas vezes essa unidade cabe em uma determinada superfície e o par (número, unidade de medida) será o modo de expressarmos a área desta superfície. Dependendo da unidade de medida adotada teremos diferentes pares, embora a grandeza área seja invariante. E a função medida, que associa as superfícies planas a números reais não negativos, garante a passagem entre os quadros geométrico e numérico. Observamos assim que duas superfícies conexas podem ter a mesma medida de área, porém não coincidindo por superposição, o que nos leva a distinguir a área do objeto geométrico, que é a superfície. Assim, adotamos como nossas, as hipóteses de Douady & Perrin-Glorian: O desenvolvimento, no ensino, do conceito de área enquanto grandeza permite aos alunos estabelecer as relações necessárias entre os quadros geométrico e numérico, e uma identificação precoce entre grandezas e números favorece o amálgama de diferentes grandezas (no caso, comprimento e área) (1989, pp ). Também fazemos uma extensão dessa hipótese para o comprimento e o perímetro, compreendendo este último enquanto uma instância do comprimento, o comprimento do contorno de uma figura.

6 Situações que dão sentido ao conceito de área Vergnaud (1990) mostra a importância da construção de uma classificação de situações como um trabalho científico necessário para que tenhamos o mapeamento da variedade de situações de um campo conceitual. Dentro dessa perspectiva, Baltar (1996) propõe uma classificação de situações (S) que dão sentido ao conceito de área, em três grandes classes: comparação, medida e produção. As situações de comparação estão situadas essencialmente no quadro das grandezas, ao comparar superfícies e decidir se pertencem ou não a uma mesma classe de equivalência. As situações de medição estão situadas essencialmente no quadro numérico, e na passagem da grandeza ao número, através da escolha de uma unidade de medida. O resultado esperado nesta situação é um par (número, unidade de medida). E as situações de produção, que se diferenciam das anteriores, já que podemos determinar várias respostas corretas para uma mesma situação. Aqui, o quadro geométrico ganha destaque, considerando a produção de uma superfície, embora a intervenção dos quadros numérico e das grandezas também seja importante. Ferreira (2010) propõe uma nova classe de situações de mudança de unidade, baseada em Baltar (1996), ao considerar que representar uma mesma área com unidades de medida diferentes está mais centrado no quadro numérico e, por vezes, com a ausência do quadro geométrico. Essa ausência pode conduzir os estudantes a estabelecer, para as unidades de área, a mesma relação que aquela existente para as unidades do comprimento. Para uma melhor visualização apresentamos a organização das situações no quadro a seguir proposto por Ferreira (2010), em que o foco está na grandeza área e na relação entre área e perímetro, e a distinção com relação aos procedimentos quando intervém o quadro numérico e quando intervém a área enquanto grandeza.

7 QUADRO 1: Tipos de situação S I T U A Ç Õ E S COMPARAÇÃO MEDIDA MUDANÇA DE UNIDADE PRODUÇÃO ESTÁTICAS DINÂMICAS Sem unidade de medida Não-convencional Com unidade de medida Convencional Variação da área e do perímetro por deformação ou transformação geométrica Otimização da área por invariância do perímetro e viceversa Com unidade de medida não-convencional EXATA Com unidade de medida convencional ENQUADRAMENTO Aproximações Não-convencional Com unidade de medida Convencional Mesma área que a de uma figura dada Área maior ou menor que a de uma figura dada Com área dada Fonte: Ferreira (2010) Revisão de Literatura Pesquisas realizadas em vários níveis de escolaridade como ensino fundamental, médio e superior, e em cursos de formação continuada, com vários tipos de sujeitos: alunos, professores e adultos entre 18 e 65 anos, e diferentes objetos de estudo como livros didáticos e avaliações institucionais, têm mostrado a importância e a preocupação dos pesquisadores da Educação Matemática com a aprendizagem e o ensino das grandezas geométricas. Enquanto documento oficial a nível nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)de Matemática apresentam os objetivos de aprendizagem, conteúdos a serem abordados, critérios de avaliação e orientações didáticas. Organizados por blocos, sugerem articulação do bloco das grandezas e medidas com os demais por estar fortemente conectado com o estudo da Geometria e com os diferentes tipos de números. (BRASIL, p.69). Caminhando nessa mesma linha, temos os Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco (2012), ao sinalizar que o professor não deve trabalhar os conteúdos em blocos estanques e sim considerar que a aprendizagem é mais eficiente quando os conteúdos são revisitados, de forma progressivamente ampliada e aprofundada, durante todo o percurso escolar. (p.14), entendendo a expressão conteúdos matemáticos de forma ampla, considerando situações,

8 conceitos, representações e procedimentos colocados em evidência para que o aluno consiga aprender o conteúdo que é objeto de estudo. Nos PCN dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a grandeza comprimento é introduzida na 1ª série (2º ano), enquanto que a grandeza área e o conceito de perímetro na 3ª série (4º ano). Já nos Parâmetros do estado de Pernambuco, a grandeza comprimento deve ser abordada a partir do 1º ano e consolidada no 5º ano, e a grandeza área e o perímetro iniciadas no 2º ano e consolidadas no 6º ano. Diversos trabalhos (BARBOSA, 2002; SANTANA, 2006; BARROS, 2006; TELES, 2007; SILVA, 2011; BELLEMAIN, 2013, entre outros) analisaram a abordagem dos conceitos de área e perímetro em livros didáticos do ensino fundamental, ao longo dos anos, mesmo com as modificações realizadas pelos autores/editores a cada PNLD. A seguir delimitaremos alguns deles. Barbosa (2002), nos livros didáticos que analisou, observou que o conceito de perímetro pode ter uma abordagem mais ampla que a apresentada, quase sempre como a soma dos lados, e situou o conceito de perímetro como uma instância da grandeza comprimento, por sua vez do campo conceitual da grandeza área (p.31). Barros (2006) analisou as relações entre área e perímetro em coleções do PNLD 2002 e 2005, 3º e 4º ciclo do ensino fundamental e observou que esses conceitos eram usados com frequência para trabalhar outros conteúdos, e também que a diversidade de abordagens dadas aos conceitos de área e perímetro, com relação às definições apresentadas, como por exemplo, aos termos superfície, área, perímetro, grandeza. Santana (2006) investigou nas coleções do PNLD 2002, anos finais do ensino fundamental, o uso de recursos didáticos, tais como, tangram, malhas e poliminós, no estudo do conceito de área, e constatou que os recursos didáticos em foco eram pouco explorados nos livros investigados. Teles (2007) analisou coleções do ensino fundamental e médio e observou que as fórmulas de área eram usadas ora como objeto de estudo, ora como recurso para outras temáticas, o que favorece ao estudante transitar por diferentes campos conceituais. Observou ainda que essas passagens ampliam a compreensão dos estudantes, mas também explicam a complexidade da aprendizagem dos conteúdos matemáticos.

9 Silva (2011), ao analisar livros do 6º ano dos PNLD 2008 e 2011, observou uma maior concentração em situações de medida e mudança de unidade de área e perímetro. No entanto, situações de comparação de perímetros de figuras planas sem medida e de produção de perímetro não foram identificadas em nenhum livro didático. Bellemain (2013) fez uma análise comparativa entre livros didáticos franceses e brasileiros, de classes equivalentes (sixième e sexto ano, respectivamente) com relação à grandeza área e observou que as articulações com o bloco dos números são mais explícitas nos livros brasileiros, enquanto que a dissociação entre área e perímetro é mais explícita nos livros franceses. D Amore e Fandiño (2007) examinaram as convicções de professores e estudantes de vários níveis, com relação à dissociação entre área e perímetro de figuras planas, a partir de situações de produção. Dentre os estudantes, mais de 90% afirmaram que existe dependência entre a área e o perímetro das figuras e mais de 50% se surpreenderam quando o entrevistador apresentou figuras não convexas, chegando a afirmar que essas figuras não são geométricas ou que elas não são usadas na escola. Pessoa (2010) realizou um estudo dos procedimentos utilizados por alunos do 6º ano do ensino fundamental, em situações de medida de área de figuras planas construídas em malha quadriculada. A mudança do valor de algumas variáveis influenciou nos procedimentos utilizados como a contagem de quadradinhos inteiros ou a necessidade de complementar quadradinhos, por não aceitar que a área de uma figura pode ser representada por uma quantidade não inteira. Observamos que as diversas pesquisas a que nos referimos anteriormente, ao analisarem os livros didáticos estão restritas aos anos finais do ensino fundamental. Nossa pesquisa amplia a abrangência uma vez que se propõe a fazer análise das grandezas comprimento, área e perímetro desde o 1º ano, quando o conceito de comprimento é introduzido até o 6º ano, momento em que o estudante já deveria ter a construção desses conceitos estabelecida. Buscaremos elementos para verificar se as dificuldades relatadas nas pesquisas anteriores estão associadas às situações que estão apresentadas nos livros do 1º ao 6º ano do ensino fundamental.

10 Objetivos Objetivo Geral - Caracterizar as abordagens dos conceitos de comprimento, perímetro e área em documentos oficiais e em livros didáticos do 1º ao 6º anos do ensino fundamental de forma a verificar se o ensino através de uma sequência didática favorece a construção dos conceitos em foco sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. Objetivos Específicos - Caracterizar as abordagens dos conceitos de comprimento, perímetro e área preconizadas em documentos oficiais nacionais e pernambucanos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental. - Caracterizar as abordagens dos conceitos de comprimento, perímetro e área em livros didáticos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental aprovados nos respectivos PNLD e identificar as classes de situações que envolvem esses conceitos. - Refinar o estudo das situações que possibilitam a diferenciação entre os conceitos de comprimento, área e perímetro sob a ótica da teoria dos campos conceituais. - Identificar os conhecimentos mobilizados pelos professores a partir das situações que consideram fundamentais para a construção dos conceitos de comprimento, perímetro e área. - Verificar se o ensino através de uma sequência didática favorece a construção dos conceitos de comprimento, área e perímetro sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. Percurso Metodológico Nesse estudo iniciaremos com uma análise documental, tomando como referência os PCN dos anos iniciais e dos anos finais do ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares de Matemática para a Educação Básica do Estado de Pernambuco e os Parâmetros na Sala de Aula de Matemática do Ensino Fundamental e Médio do Estado de Pernambuco, para verificar os elementos norteadores e as orientações existentes para o estudo das grandezas geométricas, em particular, comprimento, área e perímetro. Em seguida iremos analisar a abordagem das grandezas comprimento, área e perímetro nos livros didáticos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental aprovados nos PNLD mais recentes. Buscaremos verificar em que ano cada um desses conceitos é introduzido, se as abordagens

11 entre as coleções apresentam semelhanças e diferenças, e se contribuem para a construção desses conceitos ou se deixam lacunas que contribuem para essas dificuldades, como apontado por Barbosa (2002) Santana (2006) e Silva (2011). Neste estudo, serão analisadas apenas as coleções mais adotadas no estado de Pernambuco a fim de termos condições de realizar uma análise mais detalhada, para identificar as classes de situações a partir da organização de Ferreira (2010). Propomos concluir essa primeira etapa de análises buscando refinar o estudo das situações que possibilitam a diferenciação entre os conceitos de comprimento, área e perímetro sob a ótica da teoria dos campos conceituais. Em uma segunda etapa iremos complementar o nosso diagnóstico com observações em sala e entrevistas com os professores das duas escolas públicas da rede pública da cidade do Recife que adotam os mesmos livros, dentre os analisados. Com base nas etapas anteriores e diante das lacunas observadas a partir do levantamento das situações propostas nos livros didáticos iremos elaborar uma sequência de atividades a ser aplicada em turmas do 6º ano do ensino fundamental de duas escolas da rede pública da cidade do Recife. A análise dos conhecimentos mobilizados, das representações simbólicas e dos procedimentos utilizados, tomando como suporte nossa fundamentação teórica e as etapas anteriores da pesquisa, deverá refletir se os conceitos de comprimento, área e perímetro estão consolidados pelos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Referências BALTAR, P. M. Enseignement et aporprentissage de la notion d aire de surface planes: une étude de l acquisition des relations entre les longueurs et les aires au collège. Tese (Doutorado em Didática da Matemática). Université Joseph Fourier. Grenoble, BARBOSA, P. R. Efeitos de uma sequência de atividades relativas aos conceitos de comprimento e perímetro no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. UFPE, Recife, PE, BARROS, A. L. de S. Uma análise das relações entre área e perímetro em livros didáticos de 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. UFPE, Recife, PE, BELLEMAIN, P. M. B. Estudo de situação relativa ao conceito de área. In: ENDIPE Encontro de Didática e Prática de Ensino, 10, 2000, Rio de Janeiro. Anais

12 BELLEMAIN, P. M. B. Análise comparativa da relação institucional às grandezas geométricas no ensino fundamental, no Brasil e na França. Relatório do projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq Conselho Nacional de Pesquisa. Pós-doutoramento (não publicado). BELLEMAIN, P. M. B.; Lima, P. F. Um estudo da noção de Grandeza e Implicações no Ensino Fundamental e Médio. Natal SBHMat, BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, D AMORE, B.; FANDIÑO, M.I.P. Relaciones entre área y perímetro: convicciones de maestros y de estudiantes. Revista Latinoamericana de Investigacion em Matematica Educativa. marzo, año 2007, vol.10, nº001. pp DOUADY, R.; PERRIN-GLORIAN, M.-J. Un processus d apprentissage du concept d aire de surface plane. In: Educational Studies in Mathematics. v. 20, n.4, p , FERREIRA, L. F. D. A Construção do Conceito de Área e da Relação entre Área e Perímetro no 3º ciclo do Ensino Fundamental: Estudos sob a Ótica da Teoria dos Campos Conceituais. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. UFPE, Recife, PE, PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Secretaria de Educação do Estado. CAED UFJF, Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Parâmetros na sala de aula de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Secretaria de Educação do Estado Disponível em FM.pdf. Acesso em: 16 jul

13 PESSOA, G. S. Um estudo diagnóstico sobre o cálculo da área de figuras planas na malha quadriculada: influência de algumas variáveis. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). EDUMATEC. UFPE, Recife, PE, SANTANA, W. M. G. de O uso de recursos didáticos no ensino do conceito de área: uma análise de livros didáticos para as séries finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Pós-Graduação em Educação. UFPE, Recife, PE, SILVA, J. V. G. da Análise da abordagem do conceito de comprimento, perímetro e área em livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica. EDUMATEC. UFPE, Recife, PE, TELES, R. A. M. A Influência de Imbricações entre Campos Conceituais na Matemática Escolar, um estudo sobre fórmulas de área de figuras geométricas planas. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. UFPE, Recife, PE, VERGNAUD, G. La théorie des Champs Conceptuels. Recherches en didactique des mathématiques. Vol. 10, n 2.3, pp Grenoble : La Pensée Sauvage, Le role de l enseignant à la lumière des concepts de schème et de champ conceptuel. In: ARTIGUE, M. et col. (orgs.). Vingt des didactiques des mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, pp

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 ÁREA DO RETÂNGULO EM CONTEXTOS DO COTIDIANO: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM LIVROS DIDÁTICOS Rosinalda Aurora de Melo Teles 1 Universidade Federal de Pernambuco rosinaldateles@yahoo.com.br Julia Calheiros Cartela

Leia mais

CONCEITO DE VOLUME E O REAL Uma oficina

CONCEITO DE VOLUME E O REAL Uma oficina CONCEITO DE VOLUME E O REAL Uma oficina Glauco Reinaldo Ferreira de Oliveira 1 FACIG/PE glaucoreinaldo@yahoo.com.br Andreson Nascimento de Castro 2 FACIG/PE caradevovo@ig.com.br Cleber Jansen Gomes de

Leia mais

DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA E PERÍMETRO POR ALUNOS Resumo: DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Maria das Dores de Morais 1 Leonardo Bernardo de Morais 2 Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino

Leia mais

A DIDÁTICA DO ENSINO DO CONCEITO DE ÁREA COMO GRANDEZA NUMA ABORDAGEM VERGNAUDIANA

A DIDÁTICA DO ENSINO DO CONCEITO DE ÁREA COMO GRANDEZA NUMA ABORDAGEM VERGNAUDIANA MINICURSO - GRANDEZAS E MEDIDAS A DIDÁTICA DO ENSINO DO CONCEITO DE ÁREA COMO GRANDEZA NUMA ABORDAGEM VERGNAUDIANA JORGE HENRIQUE DUARTE, EDMUNDO SILVA GUERRA (ESPECIALISTA-FACIG), JOSÉ SEVERINO DE BARROS

Leia mais

Lúcia de Fátima Durão Ferreira, CAP/UFPE, Paula Moreira Baltar Bellemain, UFPE, RESUMO

Lúcia de Fátima Durão Ferreira, CAP/UFPE, Paula Moreira Baltar Bellemain, UFPE, RESUMO A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E DA RELAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Lúcia de Fátima Durão Ferreira, CAP/UFPE, luciadurao@.ufpe.br

Leia mais

DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA DE DIFERENTES FIGURAS POLIGONAIS POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA DE DIFERENTES FIGURAS POLIGONAIS POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIAGNOSTICANDO A COMPREENSÃO DE ÁREA DE DIFERENTES FIGURAS POLIGONAIS POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Maria das Dores de Morais Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, Brasil dora.pe@gmail.com

Leia mais

Resumo. Introdução. Actas del VII CIBEM ISSN

Resumo. Introdução. Actas del VII CIBEM ISSN O CONCEITO DE ÁREA DE FIGURA GEOMÉTRICA PLANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO Marilene Rosa dos Santos Marcelo

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DIDÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ÁREA E PERÍMETRO

A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DIDÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ÁREA E PERÍMETRO A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DIDÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ÁREA E PERÍMETRO Emersson Rodrigues dos Santos Secretária de Educação Estado de Pernambuco emersson_rodrigues@yahoo.com.br Hortencia Tavares

Leia mais

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos ANÁLISE DE PROBLEMAS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO A GRANDEZA VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Leia mais

A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL André Pereira da Costa (1); Marilene Rosa dos Santos (2) (1)Universidade Federal de Pernambuco UFPE,

Leia mais

A APRENDIZAGEM E O ENSINO DAS GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NO 6º ANO: QUAIS AS RAÍZES DOS ENTRAVES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS?

A APRENDIZAGEM E O ENSINO DAS GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NO 6º ANO: QUAIS AS RAÍZES DOS ENTRAVES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS? A APRENDIZAGEM E O ENSINO DAS GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NO 6º ANO: QUAIS AS RAÍZES DOS ENTRAVES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS? Lúcia de Fátima Durão Ferreira UFPE, Brasil luciadurao@ufpe.br Paula Moreira Baltar

Leia mais

CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS

CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS na Contemporaneidade: desafios e possibilidades CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS Almir Pereira de Moura 1 Secretaria de de Limoeiro

Leia mais

ÁREA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS.

ÁREA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS. ÁREA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS. José Valério Gomes da Silva. valerio.gomes@yahoo.com.br UFPE Universidade Federal de Pernambuco Brasil Tema: I.

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º ANO EM QUESTÕES DA OBMEP SOBRE AS GRANDEZAS COMPRIMENTO E ÁREA Lúcia de Fátima Durão Ferreira Colégio de Aplicação da UFPE luciadurao@ufpe.br Paula Moreira Baltar

Leia mais

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos O USO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI NA ABORDAGEM DE VOLUME EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio GT 10 Leonardo Bernardo

Leia mais

Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio

Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio Leonardo Bernardo de Morais 1 Orientadora: Paula Moreira Baltar Bellemain 2 Coorientador: Paulo Figueiredo Lima 3 GD3

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE PERÍMETRO E ÁREA ENQUANTO GRANDEZAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): O CONTEXTO DESFLORESTAMENTO DA AMAZÔNIA Daniella Cristina Silva Dos Santos 1 Universidade Federal

Leia mais

Imbricações entre Campos Conceituais: um estudo sobre as situações que envolvem volume do bloco retangular

Imbricações entre Campos Conceituais: um estudo sobre as situações que envolvem volume do bloco retangular Imbricações entre Campos Conceituais: um estudo sobre as situações que envolvem volume do bloco retangular Larisse Vieira de Melo 1 GD 3 Educação Matemática no Ensino Médio Resumo. Este estudo faz parte

Leia mais

A conceitualização de volume como grandeza à luz da teoria dos campos conceituais

A conceitualização de volume como grandeza à luz da teoria dos campos conceituais A conceitualização de volume como grandeza à luz da teoria dos campos conceituais Leonardo Bernardo de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Brasil leonardobmorais@gmailcom

Leia mais

O CONCEITO DE ÁREA APRESENTADO POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O CONCEITO DE ÁREA APRESENTADO POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O CONCEITO DE ÁREA APRESENTADO POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Amanda Barbosa da Silva (Universidade Federal de Pernambuco, amanda_mat123@hotmail.com) Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada

Leia mais

ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2

ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 Sociedade na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ANÁLISE DE UMA TAREFA DE COMPARAÇÃO DE ÁREA NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E NO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 Anderson Douglas Pereira

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: escala; livro didático; teoria dos campos conceituais.

RESUMO. Palavras-chave: escala; livro didático; teoria dos campos conceituais. A ABORDAGEM DO CONCEITO DE ESCALA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Maria Sônia Leitão de Melo- SEDUC-PE/PCR

Leia mais

FRAÇÕES E GRANDEZAS GEOMÉTRICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA ABORDAGEM DADA PELOS LIVROS DIDÁTICOS

FRAÇÕES E GRANDEZAS GEOMÉTRICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA ABORDAGEM DADA PELOS LIVROS DIDÁTICOS FRAÇÕES E GRANDEZAS GEOMÉTRICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA ABORDAGEM DADA PELOS LIVROS DIDÁTICOS Maríthiça Flaviana Florentino da Silva/UFPE/marithica@bol.com.br Paulo Figueiredo Lima/UFPE/pauloflima@uol.com.br

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Artigo Teórico Página 4 Fórmula de Área para Otimização: Um Olhar sob a Ótica das Imbricações entre Campos Conceituais 1 Rosinalda Aurora de Melo Teles 2 Paula Moreira Baltar Bellemain 3 Resumo Neste artigo,

Leia mais

Comprimento, Perímetro e Área em Livros Didáticos Brasileiros de 6º ano

Comprimento, Perímetro e Área em Livros Didáticos Brasileiros de 6º ano Comprimento, Perímetro e Área em Livros Didáticos Brasileiros de 6º ano José Valério Gomes da Silva Programa de Pós-Graduação EDUMATEC, UFPE Brasil valerio.gomes@yahoo.com.br Paula Moreira Baltar Bellemain

Leia mais

EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A DISSOCIAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A DISSOCIAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A DISSOCIAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL Gracivane Pessoa Secretaria de Educação de Pernambuco gracivanepessoa@yahoo.com.br Lúcia

Leia mais

Grandeza Volume: Um Estudo Exploratório sobre Invariantes Operatórios com Licenciandos de Matemática

Grandeza Volume: Um Estudo Exploratório sobre Invariantes Operatórios com Licenciandos de Matemática Grandeza Volume: Um Estudo Exploratório sobre Invariantes Operatórios com Licenciandos de Matemática Fabiane de Lima Righi 1 GD4 Educação Matemática no Ensino Superior Esta pesquisa pretende investigar

Leia mais

ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO ACERCA DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS

ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO ACERCA DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO ACERCA DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS Marilene Rosa dos Santos Universidade

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LECIONAR MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR ÁREAS E PERÍMETROS PARA OS ANOS INICIAIS

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LECIONAR MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR ÁREAS E PERÍMETROS PARA OS ANOS INICIAIS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA LECIONAR MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR ÁREAS E PERÍMETROS PARA OS ANOS INICIAIS Gomes, Jacqueline Oliveira de Melo 1 Silva, Angélica Fontoura Garcia

Leia mais

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ESCALA, NO QUARTO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS.

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ESCALA, NO QUARTO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ESCALA, NO QUARTO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Maria Sônia Leitão de Melo 1 - Programa de Pós-Graduação em Educação / UFPE

Leia mais

Um Estudo Sobre a Fórmula de Área para Otimização

Um Estudo Sobre a Fórmula de Área para Otimização Um Estudo Sobre a Fórmula de Área para Otimização Rosinalda Aurora de Melo Teles Centro de Educação UFPE Brasil rosinaldateles@yahoo.com.br Paula Moreira Baltar Bellemain Centro de Educação UFPE Brasil

Leia mais

COMPRIMENTO ENQUANTO GRANDEZA: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS EM LIVROS DIDATICOS DE 6 ANO

COMPRIMENTO ENQUANTO GRANDEZA: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS EM LIVROS DIDATICOS DE 6 ANO COMPRIMENTO ENQUANTO GRANDEZA: UMA ANÁLISE DE PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS EM LIVROS DIDATICOS DE 6 ANO José Valério Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE valerio.gomes@yahoo.com.br Paula

Leia mais

TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 8º ANO NA COMPARAÇÃO DE ÁREAS

TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 8º ANO NA COMPARAÇÃO DE ÁREAS TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 8º ANO NA COMPARAÇÃO DE ÁREAS Jailson Cavalcante de Araújo Valéria Aguiar dos Santos; Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva; Thiago Cavalcanti Azevedo;

Leia mais

COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO RELATIVAS AO VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO RELATIVAS AO VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM SITUAÇÕES DE PRODUÇÃO RELATIVAS AO VOLUME: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Ana Paula Nunes Braz Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

ANÁLISE DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA COMO GRANDEZA NO ENSINO FUNDAMENTAL

ANÁLISE DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA COMO GRANDEZA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANÁLISE DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA COMO GRANDEZA NO ENSINO FUNDAMENTAL Jorge Henrique Duarte 1 (SE-PE, SEC-PCR, FACIG) duartejhd@aol.com.br TEXTO. O conceito de área é considerado

Leia mais

Pensamento Algébrico. Vinicius Carvalho Beck 2016

Pensamento Algébrico. Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Algébrico Vinicius Carvalho Beck 2016 Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística

Leia mais

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas

Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas ESTUDO DAS SITUAÇÕES DE VOLUME COMO GRANDEZA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Leonardo

Leia mais

A Compreensão do Conceito de Volume como Grandeza no Ensino Médio

A Compreensão do Conceito de Volume como Grandeza no Ensino Médio A Compreensão do Conceito de Volume como Grandeza no Ensino Médio Ana Paula Nunes Braz Figueiredo 1 Orientadora: Paula Moreira Baltar Bellemain 2 Coorientadora: Rosinalda Aurora de Melo Teles 3 GD 03 -

Leia mais

Palavras-chave: Aprendizagem; Área; Apprenti Géomètre 2.

Palavras-chave: Aprendizagem; Área; Apprenti Géomètre 2. Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ÁREA COMO GRANDEZA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO POR MEIO DO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 Walenska Santana Faculdade de Ciência e Tecnologia Professor

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MASSA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME

A INFLUÊNCIA DA MASSA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME A INFLUÊNCIA DA MASSA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME Glauco Reinaldo Ferreira de OLIVEIRA (1); Fernando Henrique Antunes de ARAUJO (2) (1) IFPE, BR 232, km 208 - Prado - Pesqueira - PE - CEP 55200-000,

Leia mais

CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Temática: Ensino e Aprendizagem de Matemática Jéssica Serra Corrêa da Costa Secretaria do Estado de Educação jessicamarilete@hotmail.com Marilena

Leia mais

Uma Análise da Abordagem da Grandeza Área nos Guias de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático

Uma Análise da Abordagem da Grandeza Área nos Guias de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático 1 Uma Análise da Abordagem da Grandeza Área nos Guias de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático Dierson Gonçalves de Carvalho 1 Paula Moreira Baltar Bellemain 2 Resumo

Leia mais

Um Estudo Sobre a Influência do Campo Algébrico na Resolução de Situações que Envolvem Fórmulas de Área

Um Estudo Sobre a Influência do Campo Algébrico na Resolução de Situações que Envolvem Fórmulas de Área Um Estudo Sobre a Influência do Campo Algébrico na Resolução de Situações que Envolvem Fórmulas de Área A Study on the Influence of the Field Algebra in the Resolution of Situations Involving Formula of

Leia mais

ANÁLISE DE UMA TAREFA DE PRODUÇÃO DE SUPERFÍCIE NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E APPRENTI GÉOMÈTRE 2

ANÁLISE DE UMA TAREFA DE PRODUÇÃO DE SUPERFÍCIE NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E APPRENTI GÉOMÈTRE 2 ANÁLISE DE UMA TAREFA DE PRODUÇÃO DE SUPERFÍCIE NOS AMBIENTES PAPEL E LÁPIS, MATERIAIS MANIPULATIVOS E APPRENTI GÉOMÈTRE 2 Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva Universidade Federal de Pernambuco,

Leia mais

A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VOLUME COMO GRANDEZA NO ENSINO MÉDIO RESUMO

A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VOLUME COMO GRANDEZA NO ENSINO MÉDIO RESUMO A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VOLUME COMO GRANDEZA NO ENSINO MÉDIO Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Ana Paula Nunes Braz FIGUEIREDO Universidade

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE E OS ALUNOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Leia mais

Uma Investigação sobre Função Quadrática com Alunos do 1º Ano do Ensino Médio

Uma Investigação sobre Função Quadrática com Alunos do 1º Ano do Ensino Médio Uma Investigação sobre Função Quadrática com Alunos do 1º Ano do Ensino Médio Ademir Medeiros dos Santos Junior Introdução Nos últimos anos, estudos têm demonstrado que a Matemática se revela uma das disciplinas

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS Amanda Barbosa da Silva (Universidade Federal de Pernambuco, amanda_mat123@hotmail.com) Resumo: Este artigo apresenta uma análise

Leia mais

CONSTRUINDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

CONSTRUINDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 1 CONSTRUINDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Edilene Simões Costa dos Santos FAO edilenesc@gmail.com Resumo Cristiano Alberto Muniz, UnB - cristianoamuniz@gmail.com, Maria Terezinha

Leia mais

Introdução LEONARDO BERNARDO MORAIS 1 PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN 2 PAULO FIGUEIREDO LIMA 3

Introdução LEONARDO BERNARDO MORAIS 1 PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN 2 PAULO FIGUEIREDO LIMA 3 Análise de situações de volume em livros didáticos de matemática do ensino médio à luz da teoria dos campos conceituais Analyse de situations de volume dans les manuels scolaires de mathématiques au lycée

Leia mais

ÁREA E PERÍMETRO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO

ÁREA E PERÍMETRO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO CAPITULO 1 /ANÁLISIS DEL DISCURSO MATEMÁTICO ESCOLAR ÁREA E PERÍMETRO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO José Valério Gomes da Silva UNIAN SP. (Brasil) valerio.gomes@yahoo.com.br

Leia mais

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização.

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. 01 Abaixo do Básico até 150 pontos As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. No Campo Numérico, os estudantes demonstram

Leia mais

anped 25ª reunião anual

anped 25ª reunião anual Introdução O ENSINO DA GEOMETRIA E A TEORIA DO CAMPOS CONCEITUAIS Paula Moreira Baltar Bellemain UFPE Marilena Bittar UFMS Neste trabalho discutem-se questões relativas ao ensino e à aprendizagem de conteúdos

Leia mais

A OPERAÇÃO POTENCIAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A OPERAÇÃO POTENCIAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A OPERAÇÃO POTENCIAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Maria Paias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo anamariapaias@yahoo.com.br Resumo: Consideramos

Leia mais

EXPLORANDO O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NO PLANO

EXPLORANDO O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NO PLANO EXPLORANDO O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NO PLANO Lúcia Helena Nobre Barros E.E. BRASÍLIO MACHADO / SEE SP luciahnobre@gmail.com Katia Vigo Ingar Pontifícia Universidade

Leia mais

OFICINA 1A - ASSOCIADA À CONFERÊNCIA 1

OFICINA 1A - ASSOCIADA À CONFERÊNCIA 1 01 a 06 de novembro de 016 OFICINA 1A - ASSOCIADA À CONFERÊNCIA 1 CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS PARA A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE MATEMÁTICA Rosinalda Aurora de

Leia mais

UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS

UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS UMA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS Autores:Prof. Adalberto de Oliveira Freitas Especialista em Ensino de Matemática UFPE Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco-SEDUC/PE

Leia mais

Grandezas numéricas em questões de raciocínio combinatório do 6º ao 9º ano

Grandezas numéricas em questões de raciocínio combinatório do 6º ao 9º ano Grandezas numéricas em questões de raciocínio combinatório do 6º ao 9º ano Tâmara Marques da Silva Gomes Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE Recife, PE - Brasil tamara_msg@hotmail.com

Leia mais

A APROPRIAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA AO USAREM O APPRENTI GÉOMÈTRE 2 EM SITUAÇÕES DE MEDIDA E MUDANÇA DE UNIDADE DE ÁREA:

A APROPRIAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA AO USAREM O APPRENTI GÉOMÈTRE 2 EM SITUAÇÕES DE MEDIDA E MUDANÇA DE UNIDADE DE ÁREA: A APROPRIAÇÃO DOS LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA AO USAREM O APPRENTI GÉOMÈTRE 2 EM SITUAÇÕES DE MEDIDA E MUDANÇA DE UNIDADE DE ÁREA: um estudo à luz da Teoria Instrumental Franklin Fernando Ferreira Pachêco

Leia mais

Introdução. 1 Licenciada em Matemática e Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo bolsista CAPES.

Introdução. 1 Licenciada em Matemática e Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo bolsista CAPES. 1 PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO: O USO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Flávia de Andrade Niemann 1 Resumo: A proposta deste texto é

Leia mais

O CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO

O CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO O CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NO Resumo LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático Marilene Rosa Santos rosa.marilene@gmail.com

Leia mais

AS MARCAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SOBRE AS RELAÇÕES PESSOAIS DOS ESTUDANTES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL.

AS MARCAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SOBRE AS RELAÇÕES PESSOAIS DOS ESTUDANTES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL. AS MARCAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SOBRE AS RELAÇÕES PESSOAIS DOS ESTUDANTES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO DECIMAL. Cícera Maria dos Santos Xavier, José Valério Gomes da Silva, Rosivaldo

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

Actas del VII CIBEM ISSN

Actas del VII CIBEM ISSN ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE NÚMEROS RACIONAIS NA AVALIAÇÃO DO SARESP/SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE O USO DO SOFTWARE APLUSIX COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS VARIÁVEIS.

UM ESTUDO SOBRE O USO DO SOFTWARE APLUSIX COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. UM ESTUDO SOBRE O USO DO SOFTWARE APLUSIX COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. VALENZUELA, Silvia Teresinha Frizzarini UFMS steresini@ig.com.br

Leia mais

UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS. Palavras - chave: Cônicas; Conceito; Invariantes; Descritores; Campos Conceituais.

UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS. Palavras - chave: Cônicas; Conceito; Invariantes; Descritores; Campos Conceituais. UM ESTUDO DO CAMPO CONCEITUAL DAS CÔNICAS Jusley Talita Grimes de Souza Universidade Estadual de Maringá juslei_talita@hotmail.com Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá lilianakemikato@gmail.com

Leia mais

Palavras chave: Cotidiano - campos conceituais -livro didático - área do retângulo.

Palavras chave: Cotidiano - campos conceituais -livro didático - área do retângulo. ÁREA DO RETÂNGULO EM CONTEXTOS DO COTIDIANO: UM ESTUDO SOBRE VARIÁVEIS RELACIONADAS AOS CAMPOS CONCEITUAIS DAS GRANDEZAS, DA GEOMETRIA E NUMÉRICO NA MATEMÁTICA ESCOLAR Julia Calheiros Cartela de Araujo*

Leia mais

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO E A COMPREENSÃO DE VOLUME POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - GT10 Ana Paula Nunes Braz FIGUEIREDO Universidade

Leia mais

Palavras-chave: Área do retângulo; Situações-problema; Malha quadriculada.

Palavras-chave: Área do retângulo; Situações-problema; Malha quadriculada. Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ÁREA DE UMA FIGURA RETANGULAR: ESTRATÉGIAS PARA O SEU ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Jacilma Barata de Lima Universidade Estadual de Santa

Leia mais

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas.

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas. AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Camilla da Rosa Leandro (Bolsista PUIC) 1 Diva Marília Flemming (Profa. Orientadora) 2 INTRODUÇÃO Na Educação é frequente,

Leia mais

Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação

Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação Volume Quantities: An Exploratory Study on How High School Students Deal with Situations of Comparison

Leia mais

Uma Análise da Abordagem da Área de Figuras Planas no Guia de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático

Uma Análise da Abordagem da Área de Figuras Planas no Guia de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático Uma Análise da Abordagem da Área de Figuras Planas no Guia de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático Dierson Gonçalves de Carvalho 1 Educação Matemática nos Anos Finais

Leia mais

O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO

O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Renato Carneiro da Silva, UFC, renatoccfav@yahoo.com.br Paulo Meireles Barguil, UFC,

Leia mais

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RELAÇÕES EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO EXCEL

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RELAÇÕES EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO EXCEL UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RELAÇÕES EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO EXCEL Camila Macedo Lima Nagamine Universidade Estadual de Santa Cruz cmlnagamine@uesc.br Luzia Muniz Freitas Universidade Estadual

Leia mais

PERÍMETRO EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA AUTORES RESUMO

PERÍMETRO EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA AUTORES RESUMO PERÍMETRO EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA AUTORES José Valério Gomes da Silva, SE- PE, valerio.gomes@yahoo.com.br Paula Moreira Baltar Bellemain,

Leia mais

Problemas aditivos de ordem inversa: uma proposta de ensino

Problemas aditivos de ordem inversa: uma proposta de ensino Problemas aditivos de ordem inversa: uma proposta de ensino Ana Paula Bezerra da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Brasil paullabezerr@yahoo.com.br Resumo Este trabalho fundamentado na Teoria

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS COMO UMA GRANDEZA O PARALELOGRAMO Edjane Regina de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE joseanemano@bol.com.br Severino Manoel dos Santos

Leia mais

UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DE TRIÂNGULOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco amanda_mat123@hotmail.com

Leia mais

CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS ANALISADOS EM UM PROCESSO FORMATIVO

CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS ANALISADOS EM UM PROCESSO FORMATIVO na Contemporaneidade: desafios e possibilidades CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO NOS ANOS INICIAIS ANALISADOS EM UM PROCESSO FORMATIVO Jacqueline Oliveira de Melo Gomes Universidade Bandeirante

Leia mais

OS CONHECIMENTOS SUPOSTOS DISPONÍVEIS NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR: A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES

OS CONHECIMENTOS SUPOSTOS DISPONÍVEIS NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR: A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES Capítulo 1. Análisis del discurso matemático escolar OS CONHECIMENTOS SUPOSTOS DISPONÍVEIS NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR: A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES Sérgio Destácio Faro, Marlene

Leia mais

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE

A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA:

Leia mais

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS Mostra do CAEM 2017 19 a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS Isaura Aparecida Torse de Almeida (maeiata@gmail.com) 1 Resumo Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência

Leia mais

INFLUÊNCIA DO USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA GRANDEZA COMPRIMENTO

INFLUÊNCIA DO USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA GRANDEZA COMPRIMENTO INFLUÊNCIA DO USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA GRANDEZA COMPRIMENTO Alexsandra Felix de Brito 1 jcalexsandra@ig.com.br Paula Moreira Baltar Bellemain 2 pmbaltar@ufpe.br Universidade Federal

Leia mais

ATIVIDADES DIGITAIS, A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE

ATIVIDADES DIGITAIS, A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE ATIVIDADES DIGITAIS, A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE Leandra Anversa Fioreze UNIFRA/PGIE-UFRGS Dante Barone PGIE-UFRGS Marcus Basso IM-UFRGS Apresentação

Leia mais

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DUAS PESQUISAS RELACIONADAS À GRANDEZA COMPRIMENTO

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DUAS PESQUISAS RELACIONADAS À GRANDEZA COMPRIMENTO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE DUAS PESQUISAS RELACIONADAS À GRANDEZA COMPRIMENTO Pedro Ribeiro Barbosa 1 - pperiba@ig.com.br Doutorando em Educação - UFPE Alexsandra Felix de Brito 2 jcalexsandra@ig.com.br Universidade

Leia mais

O CÁLCULO MENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS APROVADOS NO PNLD

O CÁLCULO MENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS APROVADOS NO PNLD Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O CÁLCULO MENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS APROVADOS NO PNLD 2016 1 Jéssica Serra Correa da Costa 2 Universidade Federal

Leia mais

USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA: O QUE TEM SIDO PROPOSTO PELOS LIVROS DIDÁTICOS? 1

USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA: O QUE TEM SIDO PROPOSTO PELOS LIVROS DIDÁTICOS? 1 USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA: O QUE TEM SIDO PROPOSTO PELOS LIVROS DIDÁTICOS? 1 Ana Coelho Vieira Selva UFPE anaselva@globo.com Rute Elizabete de Souza Borba UFPE rborba@ce.ufpe.br Taciana de Souza

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática

Leia mais

A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA A SIMETRIA DE REFLEXÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Diógenes Maclyne 1 Iranete Lima 2 UFPE/BRASIL diogenesmmelo@yahoo.com.br; iranetelima@yahoo.com.br RESUMO Apresentamos um projeto

Leia mais

Contexto e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática

Contexto e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/8261/contexto-econtextualizacao-nos-processos-de-ensino-eaprendizagem-da-matematica Saddo Ag Almouloud Artigo Publicado em NOVA ESCOLA Edição 270,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DE TEORIAS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 1 THEORETICAL CONSIDERATIONS ABOUT THEORIES OF EDUCATION SCIENCES

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DE TEORIAS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 1 THEORETICAL CONSIDERATIONS ABOUT THEORIES OF EDUCATION SCIENCES CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DE TEORIAS DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 1 THEORETICAL CONSIDERATIONS ABOUT THEORIES OF EDUCATION SCIENCES Tailon Thiele 2, Eliane Miotto Kamphorst 3 1 Projeto de pesquisa realizado

Leia mais

ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE DIVISÃO, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAS

ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE DIVISÃO, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAS ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE DIVISÃO, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAS Erlany Josefa de Arruda (1); Gerlane Caroline Mendes Baier (1); Vívian

Leia mais

Aspectos Didáticos do Ensino da Resolução de Problemas Usando Proporção em Livros Didáticos Atuais

Aspectos Didáticos do Ensino da Resolução de Problemas Usando Proporção em Livros Didáticos Atuais 1 Aspectos Didáticos do Ensino da Resolução de Problemas Usando Proporção em Livros Didáticos Atuais Maysa Ferreira da Silva Luiz Carlos Pais 1) Considerações Iniciais Este artigo relata uma pesquisa em

Leia mais

Grandezas e Medidas: um Estudo da Transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental

Grandezas e Medidas: um Estudo da Transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental Grandezas e Medidas: um Estudo da Transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental José Valério Gomes da Silva 1 GD2 Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental Este

Leia mais

O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO Introdução DE ENSINO APRENDIZAGEM Jefferson Dagmar Pessoa Brandão UEPB jeffdagmar@oi.com.br Parece ser consenso da importância do livro didático no

Leia mais

OS JOGOS DE QUADROS PARA O ENSINO MÉDIO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS

OS JOGOS DE QUADROS PARA O ENSINO MÉDIO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS OS JOGOS DE QUADROS PARA O ENSINO MÉDIO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS Lúcia Helena Nobre Barros Universidade Bandeirantes - UNIBAN Rede pública de ensino do Estado de São Paulo, E.

Leia mais

O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das ideias propostas nos PCN e na BNCC

O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das ideias propostas nos PCN e na BNCC O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das ideias propostas nos PCN e na BNCC Mayara de Souza Ribeiro 1 Profa. Dra. Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho 2 Instituição

Leia mais

UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO AVALIADOS PELO PNLD

UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO AVALIADOS PELO PNLD UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO AVALIADOS PELO PNLD Saul Martins Lopes de Amorim - Ana Carolina Costa Pereira smlamorim@hotmail.com- carolinawx@gmail.com

Leia mais

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Professores - 2º ano 5º encontro 19/10/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Leitura do texto: Jogos e resoluções de

Leia mais

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL O que são Padrões de Desempenho? Os Padrões de Desempenho constituem uma caracterização das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos de determinada etapa de

Leia mais