USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA: O QUE TEM SIDO PROPOSTO PELOS LIVROS DIDÁTICOS? 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA: O QUE TEM SIDO PROPOSTO PELOS LIVROS DIDÁTICOS? 1"

Transcrição

1 USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA: O QUE TEM SIDO PROPOSTO PELOS LIVROS DIDÁTICOS? 1 Ana Coelho Vieira Selva UFPE anaselva@globo.com Rute Elizabete de Souza Borba UFPE rborba@ce.ufpe.br Taciana de Souza Couto UFPE tacianasc@bol.com.br Jullyanna Torres Braga UFPE jullyanna.braga@bol.com.br Introdução O presente estudo teve como objetivo analisar coleções de livros didáticos de matemática de 1ª. a 4ª. Série do ensino fundamental em relação aos tipos de atividades propostas que incluíam o uso da calculadora. A literatura tem sido bastante enfática quanto à importância do uso de diferentes representações na compreensão dos conceitos por parte das crianças (Vergnaud, 1987; Nunes, 1997, 1999; Selva, 1998), sendo tal diversidade recomendada pelos próprios Parâmetros Curriculares (Brasil, 1997). Entretanto, parece ainda haver resistências ao uso da calculadora em sala de aula, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental, como pode ser comprovado a partir da escassez de atividades envolvendo a calculadora encontrada em livros didáticos destas séries (Araújo, 2002). Araújo (2002) analisou quatro coleções de livros didáticos recomendados com distinção pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (Brasil, 2000), ou seja, os livros que foram julgados como incluindo as melhores propostas para o trabalho em matemática. As coleções foram examinadas a partir de dois aspectos: forma de introdução da calculadora e uso dado à mesma nas atividades propostas. Em relação à introdução da calculadora, Araújo (op.cit.) observou que a apresentação desse instrumento a partir da apresentação e ensino do seu manuseio para realizar cálculos escritos, mentais ou por estimativa, a partir de atividades envolvendo o seu uso ou como parte da matemática que encontra-se presente no mundo. 1 Este estudo contou com o apoio do PIBIC/CNPq/Propesq-UFPE.

2 2 Em relação ao uso da calculadora nas atividades propostas foi observado que a mesma foi utilizada para explorar conteúdos (ex. operações aritméticas), para o ensino do seu manuseio, para automatizar (uso mecânico em algoritmos e resolução de problemas com a calculadora), para verificar resultados e como contexto para trabalhar conteúdos que não envolvem a funcionalidade da máquina (ex. imitar a forma de escrever os números da calculadora). A análise das coleções mostrou que o uso mais freqüente da calculadora foi para automatizar (39%), seguida pela exploração de conteúdos (38%), verificação de resultados (25,6%), ensino do manuseio da máquina (17,6%), como contexto para trabalhar conteúdos (2%). Devemos ressaltar que as atividades de automatização referiram-se a três aspectos: (a) a automatização de contas (16,2%), (b) resolução de problemas, ou seja, envolvem também a compreensão de que cálculo deve ser feito com a calculadora (14%) e (c) para automatizar a estimativa de contas (8,8%). Esses dados mostram que embora haja avanços no uso da calculadora apresentado nos livros didáticos, principalmente por trazerem atividades para exploração de conteúdos, não se observam ainda atividades envolvendo a comparação de diferentes formas de resolver os problemas e/ou algoritmos que possibilitassem a comparação e reflexão da criança sobre as diferentes representações encontradas. Alguns aspectos que nos parecem importante e que não foi analisado por Araújo (2002) referem-se à distribuição dos tipos de uso da calculadora por conteúdo proposto e a análise do manual do professor. Em relação ao primeiro aspecto, campo conceitual em que a calculadora é introduzida (estruturas aditivas, multiplicativas, etc) é interessante investigar se há predominância do uso da calculadora em relação a determinados conteúdos e que tipo de uso da calculadora (verificar resultados, exploração conceitual, automação, etc) é proposto. Considerando o segundo aspecto, a análise do manual do professor nos parece extremamente importante, pois permitirá uma compreensão sobre a proposta do autor para o seu livro e para o professor e ainda, se tal proposta foi realmente implementada nas atividades propostas em sua coleção. Método Foram analisadas até o momento quatro coleções de livros didáticos diversas (com níveis de recomendado e recomendado com distinção por parte do PNLD (2000/2001)) no que se refere às atividades em que é solicitado ao aluno o uso da

3 3 calculadora. Foram comparadas as coleções analisadas e também as propostas para cada série considerando-se as diferentes coleções. Foram eixos de análises: - a forma como a calculadora é introduzida ao professor no manual (a partir da história do seu uso, da exploração do teclado, como ferramenta, etc); - a forma como a calculadora é introduzida ao aluno (a partir da história do seu uso, da exploração do teclado, como ferramenta, etc); - as atividades propostas envolvendo o uso da calculadora. Em relação às atividades propostas, foram analisados: - o domínio conceitual em que a atividade está inserida (estruturas aditivas, multiplicativas, etc), - a proposta da atividade (resolução de problema, verificação de resultados, exploração conceitual, etc), - se há na atividade a conexão da calculadora com outra representação (ex. cálculo oral), a freqüência de atividades por série em cada coleção. Resultados Preliminares Os resultados estão em andamento. Neste trabalho iremos analisar os diferentes tipos de atividades que têm sido observadas envolvendo a calculadora nos livros didáticos, sem considerar o campo conceitual específico das atividades. Inicialmente, devemos considerar que temos observado grandes discrepâncias entre o que consta no manual do professor e as atividades propostas nos livros. Assim, nas 4 coleções analisadas até o momento, apesar da ênfase dada no manual no que se refere à importância da calculadora em sala de aula, encontramos um número bastante reduzido de atividades nos volumes relativos à 1ª e 2ª séries. Atividades com a calculadora concentram-se, sobretudo, no vol.4, destinado à 4ª série. Abaixo, apresentamos algumas atividades observadas:

4 4 Exploração do teclado Livro: Matemática Criativa, Eliane Reame, Editora Saraiva, vol. 4, 2001, p.118. Nesta atividade, o autor solicita a escrita de alguns números apenas com o objetivo de familiarizar o aluno com a calculadora. O fato de solicitar números que são escritos no papel com um ponto para marcar a classe dos milhares serve para esclarecer a diferença encontrada na representação feita na calculadora, em que a tecla do ponto equivale à vírgula dos números. Atividade de resolução de operações Este tipo de atividade envolvia a resolução de operações (contas) por parte do aluno. A seguir apresentamos um exemplo desse tipo de atividade. Livro: Matemática Criativa, Eliane Reame, Editora Saraiva, vol. 4, 2001, p.118. Nesta atividade o aluno está usando a calculadora para resolver operações. O autor aproveita para mostrar como a calculadora realiza adições, ou seja, mostra que ao apertar a tecla +, o resultado já aparece no visor. Atividade de Resolução de Problema Além de atividades de resolução de operações em que não era dado qualquer contexto para o cálculo do aluno, também encontramos propostas de uso da calculadora inserida em situações problema contextualizadas, tal como esta abaixo:

5 5 Livro: Vivencia e Construção, Luiz Roberto Dante, Editora Ática, vol.4, Atividade de Verificação de Resultados Neste tipo de atividade a calculadora é usada com o objetivo de verificar resultados obtidos a partir de outras formas de resolução (cálculo mental, algoritmo, estimativa). A seguir, apresentamos dois exemplos de exercícios desse tipo. Livro: Matemática, Daniela Padovan, Isabel Guerra e Ivonildes Milan, Editora Moderna, vol. 2, 2001, p.115. Observamos que a calculadora está sendo utilizada com o objetivo de conferir resultados de operações realizadas por meio do cálculo mental. Neste outro exercício abaixo, da mesma coleção, volume 3, p.107, a calculadora é usada para conferir resultados de estimativas e de algoritmos efetuados pelos alunos.

6 6 Atividade de Exploração Conceitual Este tipo de atividade proposta tem como objetivo explorar conceitos matemáticos, levando os alunos a refletirem e ampliarem seus conhecimentos. Livro: Matemática Oscar Guelli, Editora Ática, vol.1, 2001, p.204. Esta atividade de jogo oferece um contexto interessante para a exploração conceitual de aspectos relativos à soma, podendo gerar uma discussão sobre os números chaves para se ganhar o jogo. Entretanto, para que essa discussão realmente ocorresse seria interessante apresentar uma questão que solicitasse aos alunos a anotação dos valores colocados na calculadora por cada jogador e que observassem a regularidade entre as jogadas daqueles que venceram. Houve números comuns? Por que?

7 7 Livro: Matemática Criativa, Eliane Reame, Editora Saraiva, vol. 4, 2001, p.262. A calculadora foi usada nessa atividade para explorar a ordem em que as operações devem ser realizadas. Uma atividade interessante que leva o aluno a pensar, pois a ordem não é ditada diretamente ao aluno. Ele usa diferentes maneiras de resolver e contrasta as respostas obtidas por cada uma dessas maneiras. Diversão com a calculadora Ainda observamos algumas atividades que brincam com os números das calculadoras, tratando-os como letras. O livro Matemática de Daniela Padovan e outros autores, Editora Moderna, vol. 4, 2001, p.60, apresenta a seguinte atividade nesta direção:

8 8 Conclusão Os resultados analisados até a presente data sugerem que ainda há um número reduzido de atividades envolvendo a calculadora e que tais atividades estão concentradas, em geral, nos últimos volumes das coleções. Observamos também diferentes propostas de atividades usando a calculadora: para verificar resultados de operações realizadas anteriormente por meio do cálculo mental, algoritmo ou estimativa, para resolução de contas e problemas, para familiarização do teclado e para exploração conceitual. Por fim, constatamos nas coleções analisadas até o momento a ausência de atividades de simples automatização, ou seja, atividades que o aluno deveria usar a calculadora apenas para memorizar operações. Concluímos que apesar de algum avanço observado no trabalho com a calculadora proposto pelos livros didáticos, ainda há lacunas a serem superadas, que são: necessidade de maior articulação entre a proposta do manual do professor e as atividades sugeridas para os alunos, de maior continuidade entre as atividades que fazem parte dos volumes de uma mesma coleção e de maior ênfase em atividades de exploração conceitual. Palavras Chaves: livro didático, calculadora, ensino fundamental. Referências Bibliográficas ARAÚJO, L. I. Uma análise das competências de cálculo de crianças que usaram calculadora em sua formação. Dissertação de Mestrado, Mestrado em Educação, UFPE BRASIL. Secretaria de Educacao Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educacao Fundamental. - Brasília: MEC/SEF BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático. Brasília: MEC/SEF. 2000/2001. NUNES, T. Systems of signs and mathematical reasoning. In: NUNES, T. & BRYANT, P. (Eds.) Learning and teaching mathematics: na international perspective. London: Psychology Press NUNES, T. O ensino de matemática e o desenvolvimento da inteligência. Resumos do III Seminário Internacional de Educação do Recife: crianças fazendo matemática, Recife, PE

9 9 SELVA, A.C.V. Discutindo o uso de materiais concretos na resolução de problemas de divisão. In SCHLIEMANN, A. & CARRAHER, D. (orgs.), A compreensão de conceitos aritméticos. Ensino e Pesquisa. São Paulo, Papirus Editora VERGNAUD, G. Conclusions. In: C. JANVIER (Ed.) Problems of representation in the teaching and learning of mathematics (pp ). Hillsdale, NJ.: Lawrence Erlbaum Lista de Coleções Analisadas: DANTE, L.R. Vivencia e Construção, Editora Ática, GUELLI, O. Matemática, Editora Ática, PADOVAN, D; GUERRA, I. & MILAN, I. Matemática, Editora Moderna, REAME, E. Matemática Criativa, Editora Saraiva, 2001.

COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS

COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS Fabíola Santos M.de AraújoOliveira Universidade Federal de Pernambuco fabiprestativa@hotmail.com Resumo: O presente artigo aborda uma

Leia mais

O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: O QUE TRAZ O LIVRO DIDÁTICO?

O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: O QUE TRAZ O LIVRO DIDÁTICO? O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: O QUE TRAZ O LIVRO DIDÁTICO? José Edivam Braz Santana Universidade Estadual da Paraíba/Uepb (edivamsantana@hotmail.com) Gilberto Beserra da

Leia mais

O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA: COMO ESSA FERRAMENTA ESTÁ INTRODUZIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO?

O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA: COMO ESSA FERRAMENTA ESTÁ INTRODUZIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO? O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA: COMO ESSA FERRAMENTA ESTÁ INTRODUZIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO? Luciano Gomes Soares; José Roberto Costa Júnior. Universidade Estadual da Paraíba, lgs.007@hotmail.com;

Leia mais

COMO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO TEM SIDO APRESENTADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ANOS INICIAIS 1

COMO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO TEM SIDO APRESENTADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ANOS INICIAIS 1 COMO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO TEM SIDO APRESENTADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ANOS INICIAIS 1 Fernanda Lopes Sá Barreto Universidade Federal de Pernambuco fernandasabarreto@gmail.com Rute Elizabete de Souza

Leia mais

TRABALHADO COM A CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ACHAM?

TRABALHADO COM A CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ACHAM? Introdução TRABALHADO COM A CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: O QUE OS ALUNOS ACHAM? Fabiola Santos M. de A. Oliveira EDUMATEC-UFPE fabiprestativa@hotmail.com Betânia Evangelista Universidade Federal

Leia mais

CALCULADORA NAS SÉRIES INICIAIS: O CASO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

CALCULADORA NAS SÉRIES INICIAIS: O CASO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA CALCULADORA NAS SÉRIES INICIAIS: O CASO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Luiza Ivana de Araújo UFPE- araujoli@bol.com.br Verônica Gitirana UFPE- vggf@ufpe.br INTRODUÇÃO Ao observar as pessoas no cotidiano,

Leia mais

ATIVIDADES DIGITAIS, A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE

ATIVIDADES DIGITAIS, A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE ATIVIDADES DIGITAIS, A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE Leandra Anversa Fioreze UNIFRA/PGIE-UFRGS Dante Barone PGIE-UFRGS Marcus Basso IM-UFRGS Apresentação

Leia mais

EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL

EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL na Contemporaneidade: desafios e possibilidades EXPLORANDO OS RECURSOS DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL Clarissa de Assis Olgin Prefeitura Municipal de Porto Alegre clarissa_olgin@yahoo.com.br Ilisandro

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO A aula de hoje: as rotinas Procedimentos de sondagem nas séries iniciais sobre: Os conhecimentos que os alunos têm a respeito da

Leia mais

ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE DIVISÃO, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAS

ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE DIVISÃO, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAS ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO CONCEITO DE DIVISÃO, NA ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAS Erlany Josefa de Arruda (1); Gerlane Caroline Mendes Baier (1); Vívian

Leia mais

Problemas aditivos de ordem inversa: uma proposta de ensino

Problemas aditivos de ordem inversa: uma proposta de ensino Problemas aditivos de ordem inversa: uma proposta de ensino Ana Paula Bezerra da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Brasil paullabezerr@yahoo.com.br Resumo Este trabalho fundamentado na Teoria

Leia mais

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS

Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Formação Continuada - Matemática AS OPERAÇÕES E SUAS DIFERENTES IDEIAS Professores - 2º ano 5º encontro 19/10/2015 Coordenadora Pedagógica: Adriana da Silva Santi Leitura do texto: Jogos e resoluções de

Leia mais

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTRUTURA ADITIVA: UM ESTUDO REFLEXIVO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTRUTURA ADITIVA: UM ESTUDO REFLEXIVO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTRUTURA ADITIVA: UM ESTUDO REFLEXIVO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Marinalva L. Oliveira (1), Maria Eduarda O. Melo (1) (1) Campus Mata Norte-UPE;

Leia mais

EXPLORANDO A COMPREENSÃO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS ATRAVÉS DE JOGOS

EXPLORANDO A COMPREENSÃO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS ATRAVÉS DE JOGOS EXPLORANDO A COMPREENSÃO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS ATRAVÉS DE JOGOS Noemia Fabíola Costa do Nascimento UFPE nfcncosta@hotmail.com Ana Coelho Vieira Selva UFPE anacvselva@uol.com.br RESUMO Partindo de dados

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE SITUAÇÕES DE RELAÇÃO QUATERNÁRIA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NA MATA NORTE DE PERNAMBUCO

UM ESTUDO SOBRE SITUAÇÕES DE RELAÇÃO QUATERNÁRIA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NA MATA NORTE DE PERNAMBUCO UM ESTUDO SOBRE SITUAÇÕES DE RELAÇÃO QUATERNÁRIA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NA MATA NORTE DE PERNAMBUCO Vivian Tamires Santana Melo (1); Gerlane Caroline Mendes Baier (1); Erlany Josefa de Arruda (2)

Leia mais

ANALISANDO OS PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS

ANALISANDO OS PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS ANALISANDO OS PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS Alina Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco alinaspinillo@hotmail.com

Leia mais

Introdução. 1 Licenciada em Matemática e Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo bolsista CAPES.

Introdução. 1 Licenciada em Matemática e Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo bolsista CAPES. 1 PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO: O USO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Flávia de Andrade Niemann 1 Resumo: A proposta deste texto é

Leia mais

CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Temática: Ensino e Aprendizagem de Matemática Jéssica Serra Corrêa da Costa Secretaria do Estado de Educação jessicamarilete@hotmail.com Marilena

Leia mais

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Calculadora, Atividades Didáticas.

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Calculadora, Atividades Didáticas. CALCULADORAS NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO ESTE RECURSO DIDÁTICO Ilisandro Pesente Universidade Luterana do Brasil ilisandropesente@bol.com.br Clarissa de Assis Olgin Universidade Luterana

Leia mais

Estruturas Multiplicativas em Livros Didáticos de Alfabetização da EJA

Estruturas Multiplicativas em Livros Didáticos de Alfabetização da EJA Estruturas Multiplicativas em Livros Didáticos de Alfabetização da EJA Glauce Vilela Martins Universidade Federal de Pernambuco Brasil glaucevilela_@hotmail.com RESUMO: O presente artigo apresenta uma

Leia mais

Grandezas numéricas em questões de raciocínio combinatório do 6º ao 9º ano

Grandezas numéricas em questões de raciocínio combinatório do 6º ao 9º ano Grandezas numéricas em questões de raciocínio combinatório do 6º ao 9º ano Tâmara Marques da Silva Gomes Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE Recife, PE - Brasil tamara_msg@hotmail.com

Leia mais

ENSINO DE COMBINATÓRIA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO DE COMBINATÓRIA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO DE COMBINATÓRIA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Danielle Avanço Vega Pontes, UFPE, danielleavanco@yahoo.com.br Rute Elizabete de Souza Rosa e Borba, UFPE, borba@talk21.com RESUMO Este projeto

Leia mais

Poemas Problemas: Uma experiência de formação continuada para o Ciclo de Alfabetização

Poemas Problemas: Uma experiência de formação continuada para o Ciclo de Alfabetização Poemas Problemas: Uma experiência de formação continuada para o Ciclo de Alfabetização Andrea Paula Monteiro de Lima Universidade Federal de Pernambuco Brasil aappml@gmail.com Resumo Este trabalho refere-se

Leia mais

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS José Roberto Costa Júnior Universidade Estadual da Paraíba mathemajr@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Neste

Leia mais

2016 Curso: Disciplina: Conteúdos e Metodologia do Ensino de Matemática Carga Horária Semestral: Semestre do Curso: 1 - Ementa (sumário, resumo)

2016 Curso: Disciplina: Conteúdos e Metodologia do Ensino de Matemática Carga Horária Semestral: Semestre do Curso: 1 - Ementa (sumário, resumo) PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia do Ensino de Matemática Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conteúdos de matemática

Leia mais

OS USOS E FUNÇÕES DOS NÚMEROS E MEDIDAS EM SITUAÇÕES ESCOLARES E EXTRA-ESCOLARES

OS USOS E FUNÇÕES DOS NÚMEROS E MEDIDAS EM SITUAÇÕES ESCOLARES E EXTRA-ESCOLARES OS USOS E FUNÇÕES DOS NÚMEROS E MEDIDAS EM SITUAÇÕES ESCOLARES E EXTRA-ESCOLARES Alina Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco spin@ufpe.br Juliana Ferreira Gomes da Silva Universidade Federal

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Estruturas Multiplicativas: como os alunos compreendem os diferentes tipos de problemas? 1 RESUMO

Estruturas Multiplicativas: como os alunos compreendem os diferentes tipos de problemas? 1 RESUMO Estruturas Multiplicativas: como os alunos compreendem os diferentes tipos de problemas? 1 Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa UFPE crispessoa@hotmail.com Maurício A. Saraiva de Matos Filho FUNESO mmsaraiva@hotmail.com

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Oper ações Ao realizar operações com números naturais, os alunos ampliam seu conhecimento sobre os números e o sistema de numeração decimal. Por isso, operar com o sistema de numeração decimal a partir

Leia mais

AS OPERAÇÕES DO CAMPO MULTIPLICATIVO: INVESTIGAÇÕES E INDICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

AS OPERAÇÕES DO CAMPO MULTIPLICATIVO: INVESTIGAÇÕES E INDICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM AS OPERAÇÕES DO CAMPO MULTIPLICATIVO: INVESTIGAÇÕES E INDICATIVOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Mariana Lemes de O. Zaran Universidade Cruzeiro do Sul mariana_lemes@ig.com.br Resumo: O presente

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO FACCAT: EXPLORAÇÃO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CURSO DE EXTENSÃO FACCAT: EXPLORAÇÃO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE EXTENSÃO FACCAT: EXPLORAÇÃO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucieli Martins Gonçalves Descovi 1 Resumo: Este artigo trata da proposta metodológica de utilização da ferramenta

Leia mais

Palavras-chave: Comparação Multiplicativa. Estruturas multiplicativas. Estratégias.

Palavras-chave: Comparação Multiplicativa. Estruturas multiplicativas. Estratégias. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA ANALISE DO RENDIMENTO DOS ALUNOS DO

Leia mais

Amanda Maria da Silva; Flávia Gomes Silva do Nascimento.

Amanda Maria da Silva; Flávia Gomes Silva do Nascimento. ANÁLISE DAS RESPOSTAS APRESENTADAS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO RESOLVEREM PROBLEMAS DE DIVISÃO COM PARTIÇÃO E QUOTIÇÃO Amanda Maria da Silva; Flávia Gomes Silva do Nascimento.

Leia mais

UM NOVO OLHAR PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O CASO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS

UM NOVO OLHAR PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O CASO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS UM NOVO OLHAR PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O CASO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS Edlene Cavalcanti Santos UFPE edlenecavalcanti@hotmail.com Rute Elizabete de Souza Rosa Borba UFPE rborba@ce.ufpe.br INTRODUÇÃO

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBREAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS 1

LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBREAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS 1 LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBREAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS 1 Glauce Vilela Martins Universidade Federal de Pernambuco glaucevilela_@hotmail.com Rute Elizabete de

Leia mais

ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EJA: UM ENFOQUE DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EJA: UM ENFOQUE DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EJA: UM ENFOQUE DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Glauce Vilela Martins Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Leia mais

O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E A ABORDAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E A ABORDAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E A ABORDAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Maria Luiza Laureano Rosas Ana Coelho Vieira Selva Universidade Federal de Pernambuco UFPE - Brasil adailrosas@bol.com.br; anacvselva@uol.com.br

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

O USO DA CALCULADORA NA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA INTERAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA

O USO DA CALCULADORA NA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA INTERAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA O USO DA CALCULADORA NA AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA INTERAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA Fabíola Santos M.de AraújoOliveira Universidade Federal de Pernambuco fabiprestativa@hotmail.com Paulo Marcos

Leia mais

Livro didático do 8º ano: conversões, tratamentos e equações

Livro didático do 8º ano: conversões, tratamentos e equações Livro didático do 8º ano: conversões, tratamentos e equações Wagner Rodrigues Costa Universidade Federal de Pernambuco Brasil profwagnercosta@gmail.com Resumo O presente trabalho se propõe a investigar

Leia mais

OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS

OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS WILLIAM OLIVEIRA MENEZES JUNIOR OPERAÇÕES BÁSICA NO CONJUNTO DOS COMPLEXOS Trabalho apresentado ao curso de formação continuada da fundação CECIERJ Tutora: Maria Cláudia Padilha Tostes Grupo 02 Instituição:

Leia mais

EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO COM RESTO POR CRIANÇAS DE 2 a E 3 a SÉRIES

EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO COM RESTO POR CRIANÇAS DE 2 a E 3 a SÉRIES EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO COM RESTO POR CRIANÇAS DE 2 a E 3 a SÉRIES Ana Coelho Vieira Selva UFPE anaselva@globo.com Rute Elisabete de Sousa Borba UFPE rborba@ce.ufpe.br Lígia Helena

Leia mais

E AS COMPETÊNCIAS DE CÁLCULO. Anvimar Galvão Gasparello

E AS COMPETÊNCIAS DE CÁLCULO. Anvimar Galvão Gasparello E AS COMPETÊNCIAS DE CÁLCULO Anvimar Galvão Gasparello aprendematematica E AS COMPETÊNCIAS DE CÁLCULO Professor, pedimos que encaminhe um e-mail para registrar sua participação nesta webconferência.

Leia mais

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática 1 Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática Profª Marisa Gomes

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO MATEMÁTICA FINANCEIRA. Santo Antônio de Jesus - Bahia

PROJETO PEDAGÓGICO MATEMÁTICA FINANCEIRA. Santo Antônio de Jesus - Bahia PROJETO PEDAGÓGICO MATEMÁTICA FINANCEIRA Santo Antônio de Jesus - Bahia 2017 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Local de realização/campus: IFBA - campus de Santo Antônio de Jesus Telefone: +55(71) 3221-0394 HOME-PAGE:

Leia mais

OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental

OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMEROS RACIONAIS: um estudo das dificuldades apresentadas por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental Karolyne Camile Batista dos Santos karolynecamile19@gmail.com Elisa Fonseca

Leia mais

6 ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES

6 ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES 6 ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES Para analisar e validar a seqüência de atividades propostas, do ponto de vista de aquisição de novos saberes, utilizamos os conceitos de estruturas multiplicativas

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DAS ATIVIDADES SOBRE GRÁFICOS E TABELAS 1

LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DAS ATIVIDADES SOBRE GRÁFICOS E TABELAS 1 LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE DAS ATIVIDADES SOBRE GRÁFICOS E TABELAS 1 Gilda Guimarães gilda@ufpe.br Verônica Gitirana vggf@ufpe.br Milka Cavalcanti - milka.cavalcanti@ufpe.br

Leia mais

ALGUMAS REVELAÇÕES SOBRE O ENFOQUE DO CAMPO MULTIPLICATIVO NUMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ALGUMAS REVELAÇÕES SOBRE O ENFOQUE DO CAMPO MULTIPLICATIVO NUMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ALGUMAS REVELAÇÕES SOBRE O ENFOQUE DO CAMPO MULTIPLICATIVO NUMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Claudia Alves de Castro

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Curricular: Matemática Professor: Queliane, Luana, Isabella, Sabrina, Tais, Sildes. Segmento: Ensino Fundamental Anos iniciais Ano/Série: 3º ano Apresentação da disciplina A matemática proporciona

Leia mais

SEMIPRESENCIAL SÃO PAULO/SP NA Escola da Vila - unidade Butantã

SEMIPRESENCIAL SÃO PAULO/SP NA Escola da Vila - unidade Butantã SEMIPRESENCIAL SÃO PAULO/SP - 2018 NA Escola da Vila - unidade Butantã Conhecer e ensinar os conteúdos matemáticos: do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Módulos 1 e 2 Formadoras: Laís Pereira de Oliveira

Leia mais

E AS COMPETÊNCIAS DE CÁLCULO

E AS COMPETÊNCIAS DE CÁLCULO E AS COMPETÊNCIAS DE CÁLCULO Visor Teclas de memória Sinal positivo/negativo Teclas de operações Raiz quadrada Porcentagem Apaga a última entrada Liga e apaga tudo Ponto decimal Teclas numéricas Teclas

Leia mais

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 07/06/2011 Conteúdos Matemática Educação Infantil Espaço e forma

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS Alex Sandro Gomes Hermínio Borges Neto [Hermínio, as partes entre colchetes estão para serem desenvolvidas] 1. Introdução

Leia mais

Eixo Temático: Eixo 01: Formação inicial de professores da educação básica. 1. Introdução

Eixo Temático: Eixo 01: Formação inicial de professores da educação básica. 1. Introdução A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A QUESTÃO DA APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO: O QUE APONTAM OS TRABALHOS APRESENTADOS NO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF) ENTRE OS ANOS

Leia mais

O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO

O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Renato Carneiro da Silva, UFC, renatoccfav@yahoo.com.br Paulo Meireles Barguil, UFC,

Leia mais

O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO E DO CÁLCULO MENTAL

O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO E DO CÁLCULO MENTAL O USO DO MATERIAL MANIPULATIVO E DO CÁLCULO MENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BÁRBARA RIBEIRO ANANIAS 1 CRISTIANE AZEVÊDO DOS SANTOS PESSOA 2

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA Daniele André da Silva Universidade Estadual da Paraíba daniandre2011@gmail.com RESUMO: O objetivo deste

Leia mais

GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO

GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO Fernanda Félix da Costa Batista 1 INTRODUÇÃO O trabalho com gêneros textuais é um grande desafio que a escola tenta vencer, para isso os livros

Leia mais

O ESTUDO DO CONCEITO PROBABILIDADE PROPOSTO POR UM LIVRO DIDÁTICO 1 THE STUDY OF THE CONCEPT PROBABILITY PROPOSED BY A TEACHING BOOK

O ESTUDO DO CONCEITO PROBABILIDADE PROPOSTO POR UM LIVRO DIDÁTICO 1 THE STUDY OF THE CONCEPT PROBABILITY PROPOSED BY A TEACHING BOOK O ESTUDO DO CONCEITO PROBABILIDADE PROPOSTO POR UM LIVRO DIDÁTICO 1 THE STUDY OF THE CONCEPT PROBABILITY PROPOSED BY A TEACHING BOOK Aline Schwade 2, Emanoela Alessandra Ernandes 3, Isabel Koltermann Battisti

Leia mais

UTILIZANDO A CALCULADORA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA UMA CRIANÇA COM AUTISMO. Educação Matemática Inclusiva (EMI) GT 13

UTILIZANDO A CALCULADORA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA UMA CRIANÇA COM AUTISMO. Educação Matemática Inclusiva (EMI) GT 13 UTILIZANDO A CALCULADORA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA UMA CRIANÇA COM AUTISMO Educação Matemática Inclusiva (EMI) GT 13 Mylena Carla Almeida TENÓRIO Universidade Federal Rural

Leia mais

ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O QUE A PROFESSORA ELABORA E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O QUE A PROFESSORA ELABORA E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O QUE A PROFESSORA ELABORA E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES Merlini, Vera Lucia magina, Sandra Santos, Aparecido vera.merlini@gmail.com sandramagina@gmail.com

Leia mais

CONHECIMENTOS HORIZONTAL E CURRICULAR PROPOSTOS PARA O ENSINO DE COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONHECIMENTOS HORIZONTAL E CURRICULAR PROPOSTOS PARA O ENSINO DE COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Anais Eletrônicos Recife - Pernambuco CONHECIMENTOS HORIZONTAL E CURRICULAR PROPOSTOS PARA O ENSINO DE COMBINATÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Paula Lima 1 Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

Assessoria Matemática Amora II

Assessoria Matemática Amora II Plano de trabalho para a aula do dia: 15/05/2014 Alunos: André Luiz, Marluce e Nathália Assessoria Matemática Amora II Resumo da atividade a ser desenvolvida Nesta aula, iremos explicar como efetuamos

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE EXTENSAO EM MATEMÁTICA BÁSICA. Santo Antônio de Jesus - Bahia

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE EXTENSAO EM MATEMÁTICA BÁSICA. Santo Antônio de Jesus - Bahia PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE EXTENSAO EM MATEMÁTICA BÁSICA Santo Antônio de Jesus - Bahia 1 2017 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA IFBA RENATO

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA PLANO DE ENSINO

COORDENAÇÃO DE ENSINO EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA PLANO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA PLANO DE ENSINO 1 - IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico Subsequente em Informática DISCIPLINA/ COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos Matemáticos para Informática ANO/

Leia mais

CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL na Contemporaneidade: desafios e possibilidades CAMPO MULTIPLICATIVO: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Jéssica Maria Oliveira de Luna Universidade do Estado do Rio de

Leia mais

Campo Multiplicativo: o processo de aprendizagem por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental via resolução, exploração e proposição de problemas

Campo Multiplicativo: o processo de aprendizagem por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental via resolução, exploração e proposição de problemas Campo Multiplicativo: o processo de aprendizagem por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental via resolução, exploração e proposição de problemas Sheila Valéria Pereira da Silva 1 GD1 Educação Matemática

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO MATERIAL DO PIC. Palavras-chave: Resolução de Problemas; Campos Conceituais; Campo aditivo; Campo multiplicativo.

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO MATERIAL DO PIC. Palavras-chave: Resolução de Problemas; Campos Conceituais; Campo aditivo; Campo multiplicativo. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO MATERIAL DO PIC Juliane do Nascimento FCT/UNESP ju_nsc@hotmail.com Maria Raquel Miotto Morelatti FCT/UNESP mraquel@fct.unesp.br Resumo: Este trabalho 1 tem por objetivo analisar

Leia mais

ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: TEORIA E PRÁTICA ENVOLVENDO PROPORÇÃO DUPLA E MÚLTIPLA

ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: TEORIA E PRÁTICA ENVOLVENDO PROPORÇÃO DUPLA E MÚLTIPLA Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS: TEORIA E PRÁTICA ENVOLVENDO PROPORÇÃO DUPLA E MÚLTIPLA Valeria Conceição dos Santos Universidade Estadual

Leia mais

TRILHAMÁTICA: CAMINHANDO NOS CAMPOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO

TRILHAMÁTICA: CAMINHANDO NOS CAMPOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO TRILHAMÁTICA: CAMINHANDO NOS CAMPOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO Marília Rocha de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL marília_raquel_rocha@hotmail.com Jose Elyton Batista dos Santos Universidade

Leia mais

Miriam Criez Nobrega Ferreira(UFABC) Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC)

Miriam Criez Nobrega Ferreira(UFABC) Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC) Miriam Criez Nobrega Ferreira(UFABC) miriamcriez@ig.com.br Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC) alessandro.ribeiro@ufabc.edu.br Este trabalho está sendo desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de mestrado

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Matemática. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Matemática. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) História, contexto e aplicações da matemática. Conjuntos Numéricos

Leia mais

SUGESTÕES DE USO DO SOFTWARE GRAPHMATICA PARA O ENSINO MÉDIO

SUGESTÕES DE USO DO SOFTWARE GRAPHMATICA PARA O ENSINO MÉDIO SUGESTÕES DE USO DO SOFTWARE GRAPHMATICA PARA O ENSINO MÉDIO Bruna Lammoglia 1 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho brunalammoglia@yahoo.com.br Flávia Sueli Fabiani Marcatto 2 Universidade

Leia mais

ANÁLISE DE RESOLUÇÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA A LUZ DA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

ANÁLISE DE RESOLUÇÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA A LUZ DA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ANÁLISE DE RESOLUÇÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA A LUZ DA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Nathalia Felippi

Leia mais

ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4 º E 5 º ANOS APROVADAS PELO PNLD

ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4 º E 5 º ANOS APROVADAS PELO PNLD ALGORITMO DA SUBTRAÇÃO: UMA ANÁLISE EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 4 º E 5 º ANOS APROVADAS PELO PNLD Regina de Lima Silva UFPE Reginalima1517@gmail.com Ana Quele Almeida UFPE quelemeister@gmail.com

Leia mais

ANÁLISE DOS PROBLEMAS DO TIPO ADITIVO PROPOSTOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

ANÁLISE DOS PROBLEMAS DO TIPO ADITIVO PROPOSTOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor ANÁLISE DOS PROBLEMAS DO TIPO ADITIVO PROPOSTOS EM UM LIVRO

Leia mais

Comparação multiplicativa: a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de resolução dos estudantes

Comparação multiplicativa: a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de resolução dos estudantes Comparação multiplicativa: a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de Sandra Magina Professora titular da PUC/SP Brasil sandra@pucsp.br Aparecido dos Santos Doutorando da PUC/SP Brasil

Leia mais

Conceituais. Atitudinais. Procedimentais. Conteúdos de aprendizagem

Conceituais. Atitudinais. Procedimentais. Conteúdos de aprendizagem Conteúdos de aprendizagem Para proporcionar uma formação integral, o que se deve ensinar? Conceituais Data de um acontecimento, nome de órgãos humanos. Conhecer o processo digestivo, causas da transformação

Leia mais

AS CÔNICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

AS CÔNICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades AS CÔNICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Marcio Alexandre Volpato UTFPR-LD - Mestrando marciovolpato@gmail.com

Leia mais

Analisando os conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental em Livros de Didáticos de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Analisando os conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental em Livros de Didáticos de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental Analisando os conteúdos conceitual, atitudinal e procedimental em Livros de Didáticos de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental Fabíola Mônica da Silva Gonçalves¹ (fmsgoncalves@ig.com.br) Mayane

Leia mais

II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo. 01 a 05 de setembro de 2014

II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo. 01 a 05 de setembro de 2014 II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Desafios Adivinhando números a) Tem três algarismos pares, não nulos, escritos em ordem decrescente. Além disso, dois

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA ANO LETIVO 2018/2019 7º ANO

PLANIFICAÇÃO ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA ANO LETIVO 2018/2019 7º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VAGOS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANIFICAÇÃO ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA ANO LETIVO 2018/2019 7º ANO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS (PERFIL ALUNO): A LINGUAGENS

Leia mais

CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS

CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS Fernando Valério Ferreira de Brito fernandobrito500@gmail.com Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva e.roosewelt@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE CONJUNTOS.

PLANO DE TRABALHO SOBRE CONJUNTOS. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP BRIZOLÃO 175 JOSE LINS DO REGO PROFESSOR: CARLOS HENRIQUE ANDRADE DE SÃO PEDRO MATRÍCULA: 09433194 SÉRIE: 1º

Leia mais

O DOMÍNIO DAS QUATRO OPERAÇÕES NA VISÃO DE PROFESSORES NO PARÁ

O DOMÍNIO DAS QUATRO OPERAÇÕES NA VISÃO DE PROFESSORES NO PARÁ 5 O DOMÍNIO DAS QUATRO OPERAÇÕES NA VISÃO DE PROFESSORES NO PARÁ José Maria de Jesus Souza UNAMA Miguel Chaquiam UNAMA/UEPA/ETRB Pedro Franco de Sá UNAMA/UEPA/ PPGEd-UFRN O domínio das quatro operações

Leia mais

Palavras-chave: Regularidade; investigar; escrita em matemática; calculadora.

Palavras-chave: Regularidade; investigar; escrita em matemática; calculadora. INVESTIGAR E ESCREVER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES DO USO DA CALCULADORA Rosana Catarina Rodrigues de Lima FAMA Faculdade de Mauá GdS - Unicamp catarinarosana@uol.com.br Resumo Este minicurso

Leia mais

Campo Multiplicativo: Diagnóstico e Intervenção de Ensino

Campo Multiplicativo: Diagnóstico e Intervenção de Ensino Campo Multiplicativo: Diagnóstico e Intervenção de Ensino Janine Oliveira Mello 1 GDn 02 Educação Matemática nos anos Finais do Ensino Fundamental Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo advindo

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 8º Professor(es): Curso: Pedagogia Componente Curricular: Metodologia do Ensino de Matemática II Carga Horária: 50 horas

Semestre letivo/ Módulo 8º Professor(es): Curso: Pedagogia Componente Curricular: Metodologia do Ensino de Matemática II Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Metodologia do Ensino de Matemática II Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 8º Professor(es): Período: 1º Semestre /

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 2º 1. Ementa (sumário, resumo) História da Matemática. Introdução, construção,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.º ANO ANO LECTIVO 2008/2009 1.º PERÍODO Avaliação diagnóstica. Poliedros

Leia mais

Resumo Apostila NÚMEROS RACIONAIS III. Operações e algoritmos

Resumo Apostila NÚMEROS RACIONAIS III. Operações e algoritmos Resumo Apostila NÚMEROS RACIONAIS III Operações e algoritmos AVISO: A apostila Racionais III encontra-se na Copiadora. O representante de cada grupo também terá um exemplar impresso. Professora Ana Abrahão

Leia mais

O USO DA REGRA DE TRÊS E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES EM PROBLEMAS DE PROPORÇÃO MULTIPLA

O USO DA REGRA DE TRÊS E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES EM PROBLEMAS DE PROPORÇÃO MULTIPLA O USO DA REGRA DE TRÊS E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES EM PROBLEMAS DE PROPORÇÃO MULTIPLA SintriaLabres Lautert 1, Analúcia Dias Schliemann 2, Anna Bárbara Barros Leite 3 1 Universidade Federal de Pernambuco/Departamento

Leia mais

FRAÇÃO: SITUAÇÕES PARTE-TODO E QUOCIENTE NAS QUESTÕES DE NOMEAR E RACIOCÍNIO

FRAÇÃO: SITUAÇÕES PARTE-TODO E QUOCIENTE NAS QUESTÕES DE NOMEAR E RACIOCÍNIO SECCIÓN 2 PROPUESTAS PARA LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS FRAÇÃO: SITUAÇÕES PARTE-TODO E QUOCIENTE NAS QUESTÕES DE NOMEAR E RACIOCÍNIO Raquel Factori Canova, Tânia Maria Mendonça Campos, Angélica Fontoura

Leia mais

Autor: Prof. Luís Havelange Soares Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Campina Grande

Autor: Prof. Luís Havelange Soares Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Campina Grande Contribuições do uso do Geogebra no estudo de funções Autor: Prof. Luís Havelange Soares Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Campina Grande Aspectos motivacionais

Leia mais

A PRESENÇA DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MÁQUINAS TÉRMICAS NOS LIVROS DE ENSINO MEDIO

A PRESENÇA DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MÁQUINAS TÉRMICAS NOS LIVROS DE ENSINO MEDIO A PRESENÇA DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO MÁQUINAS TÉRMICAS NOS LIVROS DE ENSINO MEDIO Moratelli, Aline Suelem 1 ; Ax, Rafael Henrique 2 ; Clebsch, Angelisa Benetti 3 1 Instituto Federal Catarinense, Rio do

Leia mais

Estruturas Aditivas: uma análise das propostas de esquemas contidas em diferentes coleções de materiais didáticos para os anos iniciais

Estruturas Aditivas: uma análise das propostas de esquemas contidas em diferentes coleções de materiais didáticos para os anos iniciais Estruturas Aditivas: uma análise das propostas de esquemas contidas em diferentes coleções de materiais didáticos para os anos iniciais Mayara Maia Esteves 1 Maria Elisa Esteves Lopes Galvão 2 GD 1 Educação

Leia mais

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP Mostra do CAEM 2017 19 a 21 de outubro, IME-USP O PROBLEMA DAS BANDEIRINHAS: UM RELATO SOBRE O TRABALHO COM O PENSAMENTO ALGÉBRICO COM CRIANÇAS DE 4º E 5º ANOS Esther Maria Freixedelo Martins (martinsesther@terra.com.br)

Leia mais

O ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS KITS DA USP: AVENTURAS NA CIÊNCIA AS CERTEZAS DO ACASO

O ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS KITS DA USP: AVENTURAS NA CIÊNCIA AS CERTEZAS DO ACASO O ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DOS KITS DA USP: AVENTURAS NA CIÊNCIA AS CERTEZAS DO ACASO 1 Alecxandro Alves Vieira (UFCG/CES); Fagner da Silva Lima (UFCG/CES); Francilene Almeida Sousa (UFCG/CES);

Leia mais