Manual de. Navegação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de. Navegação"

Transcrição

1 Manual de Navegação

2 Sumário Iniciando a instalação Funcionamento em Rede Instruções para Desinstalação Tela Inicial Lógica de Utilização do Sistema Incluir Tabela de origem de alimentos Incluir alimentos/ingredientes Elaborar Receita Rotular uma Receita Apagar Visualizar Gerar um rótulo Como utilizar a opção Ajuda Tabela de Origem de Alimentos Cadastro de Alimento Cadastro de Nutriente Cadastro de Grupo de Alimentos Cadastro de Material de Consulta Cadastro de Medida Caseira Cadastro de Unidade de Medida Cadastro de Receita Cadastro de Registro Fotográfico Cadastro de Nível de Acesso Cadastro de Usuário Cadastro de Formato de Etiqueta para Rótulo Alteração de Endereço Parâmetros do Sistema Minhas Preferências Geração de Backup Restauração de Backup Contrato de Licença de Uso Referências Bibliográficas

3 Iniciando a instalação Os procedimentos apresentados a seguir devem ser adotados a fim de realizar a instalação dos softwares da linha Dietpro: Dietpro Clínico, Dietpro Rotulagem e Agendapro. Para ilustração apresentaremos o passo a passo para a instalação e ativação do Dietpro Clínico. Mas, antes precisamos ter pleno entendimento do que é número de série, chave de acesso e código de desinstalação. Número de série e chave de acesso Cada instalação que for realizada apresentará um número de série aleatório, que aparecerá na tela de ativação do programa instalado. Uma vez ativado o software, o número de série e a chave de acesso não terão mais utilidade. Na próxima instalação será apresentado outro número de série o qual precisará de uma nova chave de acesso. Código de desinstalação Assim como na instalação, na desinstalação também é gerado um código único: o código de desinstalação. Cada desinstalação apresentará um código de desinstalação que deverá ser informado ao Suporte Técnico para cancelamento da chave desinstalada. Lembrando que este código é único e inalterável. AGORA VAMOS ÀS ORIENTAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO DE SEU SOFTWARE. VERSÃO DOWNLOAD Os arquivos necessários para as instalações neste formato serão: Instalador do software e Arquivo de Personalização, os quais serão encaminhados para o seu após a confirmação do pagamento. -Salvando o Instalador do Software

4 Para salvar o arquivo de instalação clique no link informado no corpo do encaminhado pela equipe de vendas. Assim, iniciará o download do seu instalador, aguarde até a sua conclusão para darmos continuidade ao procedimento de instalação. O tempo de download do instalador dependerá da velocidade de conexão de sua internet e, é preciso que este procedimento seja realizado por completo para que consigamos dar continuidade a instalação. Por isso, não recomendamos o download em serviços de conexão de internet discada, Wi-fi, via rádio ou modem 3G. Isso devido ao fato de baixa velocidade de transferência e intermitência do sinal. Nessas situações recomendamos que baixe o instalador em outro local que tenha conexão com internet banda larga de pelo menos 2MB ou opte em adquirir o produto na versão com CD. -Salvando a personalização Enquanto realiza o download do instalador vamos salvar o outro arquivo necessário para a instalação do software: o arquivo de personalização. Esse estará anexado no mesmo encaminhado pela equipe de vendas e onde também continha o link do instalador de seu software. Para facilitar a localização do anexo definimos que o nome desse arquivo de personalização será: seu_nome completo.dpp. Por exempl o: se uma cliente tem o nome Maria da Silva e optou por manter na personalização este mesmo nome, o arquivo que receberá por será: Maria_da_Silva.dpp. Localizado o arquivo de personalização em anexo no , clique nele para realizar o seu download, assim como foi realizado o do instalador.

5 VERSÃO CD Caso seja adquirido este formato, basta apenas inserir o CD na unidade de CD-ROM de seu computador. Em seguida clique em computador e por último dê dois cliques no arquivo Instalar. Feito isso será aberta a janela de instalação. A seguir siga os procedimentos de instalação. Lembrando que neste mesmo CD será encontrado o seu arquivo de personalização, denominado como Seu nome_completo.dpp. -Instalando o Software Depois de salvar o arquivo de personalização e o instalador, dê dois cliques no arquivo instalar.exe para iniciar a instalação. Onde terá, obrigatoriamente, que ler o contrato. Lido o contrato, clique na opção Eu aceito os termos do contrato e, depois, clique no botão AVANÇAR.

6 Na sequência, a tela informa que o programa está pronto para instalar. Clique no botão Instalar para iniciar a instalação. Veja que aparecerá uma barra correspondente ao andamento da instalação conforme a imagem abaixo:

7 Será aberta a tela do seu navegador com a mensagem conforme a imagem abaixo. Clique no link de acordo com a linguagem desejada (Português, Inglês, Espanhol). Abrirá então a tela seguinte parabenizando-o pela instalação com êxito, clique em Continuar.

8 Na tela de Personalização deverá selecionar o arquivo de personalização que está dentro do CD de instalação. Para isso, clique em Escolher Arquivo, Procurar ou SELECIONAR e abrirá uma janela. Dentro dessa janela clique no Drive D: (CD-ROM) e selecione o arquivo denominado Seunome.dpp. Após selecionado, clique no botão CONTINUAR. Será aberta a tela de Ativação do Software. Nela encontrará o número de série que deverá ser informado ao suporte técnico para a geração da chave de acesso. Leia atentamente as instruções para realizar a solicitação da chave de acesso. Ao Final desse procedimento deve-se marcar a opção DIGITAÇÃO e clicar em SELECIONAR.

9 Solicite a chave informando ao Suporte Técnico o Nome Completo do Proprietário do Software e o Número de Série. Os meios de solicitação da chave são: pelo suporte@ ou pelo Chat disponível no site A Chave de Acesso que ativará o seu software tem esse formato: começa com o sinal de igual. As letras maiúsculas e minúsculas são diferenciadas, por isso, ao receber a chave, selecione a partir do sinal de igual e cole na tela de ativação. Por favor, NÃO DIGITE A CHAVE. Após colar a chave no software clique em ATIVAR. Ao final da a ativação será informado o login de acesso ao software. Pronto, chegamos ao fim da instalação! Agora, poderá iniciar as atividades no seu programa.

10 Funcionamento em Rede Para um bom funcionamento em rede local é necessário que o sistema operacional seja no mínimo Windows XP ou versão superior. Se o usuário usar o Firewall do Windows, o sistema perguntará se deseja desbloquear o acesso ao sistema. Basta desbloquea-lo que qualquer máquina terá acesso ao Dietpro acessando: Trataremos aqui como 'servidor' o computador onde o Dietpro está instalado. Se o usuário usar um Firewall que não seja o do próprio Windows, o mesmo terá que liberar a porta 8000/tcp para que consiga o acesso ao sistema via rede. Neste caso, o endereço para acesso será o mesmo: O B S Embora seja possível a instalação do software em um servidor externo, podendo ser acessado em qualquer local que tenha acesso à internet, sua instalação e respectivas configurações serão de responsabilidade do próprio provedor de acesso contratado. Para estes casos, não daremos suporte sobre possíveis falhas de funcionamento do software. -Problemas de acesso em rede A instalação do sistema já é feita com as configurações necessárias para o seu funcionamento em rede. Entretanto, caso não consiga acessá-lo, confira se os arquivos diet-http e diet-data foram iniciados. Para a inicialização desses arquivos, acesse o Painel de Controle Ferramentas Administrativas Serviços ou aperte as teclas Windows + R juntas. Em seguida, execute o comando services.msc. Após aberta a tela com a listagem dos serviços, clique com o botão direito do mouse sobre o serviço diet-http e selecione a opção Iniciar. Faça o mesmo procedimento para o serviço diet-data.

11 Instruções para Desinstalação Caso exista o risco de perda de dados por algum problema no computador, por necessidade de manutenção ou ainda por troca de máquina, é IMPRESCINDÍVEL A DESINSTALAÇÃO do Software. Para isso, siga os seguintes passos: 1º Para salvar os dados que já foram inseridos, entre no software e na tela inicial clique em Geração de Backup. Na tela seguinte clique em Gerar e aguarde até que o arquivo de backup seja gerado. Ele tem a extensão.dpb e não é possível abri-lo. Salve esse arquivo de backup fora do computador em casos de formatação do computador. 2º Para a desinstalação, o software não poderá estar aberto. Logo que termina a geração do backup feche-o. A seguir clique no botão Iniciar do Windows, selecione Painel de Controle, Localize a opção de Programas e Recursos,Selecione o ícone do Software e clique em DESINSTALAR. Será aberta a seguinte mensagem de desinstalação. Confirme, clicando no botão Sim. Veja que aparecerá uma barra correspondente ao andamento da desinstalação: Rotulagem é removido do seu computador. Rotulagem...

12 Ao final, será exibido um arquivo de texto com o código de desinstalação. Anote este código de desinstalação e informe-o para a equipe de suporte via suporte@ ou pelo Chat online disponível em nosso site. A seguir, será aberta a janela com a mensagem informando que o Software foi removido com sucesso. Clique em OK para fechá-la e concluir a desinstalação. O B S A chave de desinstalação fica registrada no arquivo de nome dietpro5i-key.txt que está localizado dentro do diretório do Dietpro em Disco Local C:/Arquivos de Programas/Dietpro.

13 Esta é a tela inicial do software. Tela Inicial do Dietpro Rotulagem Para quem precisa cadastrar os ingredientes da receita no software, esse cadastro deve ser feito utilizando os botões 'Tabela de Alimentos', 'Alimento', 'Receita Dietética' e 'Rotulagem' (nessa ordem), disponíveis na tela inicial do software ou na aba MENU. Para quem utilizará os alimentos do software na montagem das receitas, orientamos utilizar os botões 'Receita' e 'Rotulagem' disponíveis dentro da aba Menu (no canto superior esquerdo da tela). Uma forma de utilização do Dietpro Rotulagem não anula a outra. Sendo assim podem ser usadas em conjunto quando necessário.

14 Lógica de Utilização do Sistema Antes de iniciar o uso, recomenda-se que seja visto o Tour de Navegação que mostra de forma simples e objetiva a lógica de funcionamento do software. O tour está disponível no seguinte caminho em seu computador: Iniciar do Windows Programas ou Todos os Programas Pasta Dietpro Dietpro Rotulagem Tour de Navegação Veja a seguir, uma lógica simples de como utilizar o software em determinadas situações. Quando for necessário cadastrar o alimento para montagem da receita deve-se realizar primeiramente o cadastro da tabela de origem de alimentos. Se a receita será cadastrada utilizando os alimentos que já pertencem ao banco de dados do software, então não há necessidade de realizar o cadastro da tabela de origem de alimentos e nem o cadastro de alimentos. Siga para o cadastro da receita. Incluir Tabela De Origem De Alimentos Para incluir uma nova tabela de origem de alimentos, clique no botão Tabela de Alimentos disponível na tela inicial do software, selecione a opção Tabela de Origem de Alimentos e em seguida clique em Novo. A seguir, preencha a sequência dos dados solicitados no sistema: Nome da Tabela Digite o nome da sua tabela de alimentos. Sigla Digite a sigla do nome da sua tabela (campo opcional).

15 Nome do Autor Digite o nome do autor dessa tabela de alimentos (campo opcional). Edição Digite o número dessa edição da sua tabela (campo opcional). Ano de Edição Digite o ano em que essa tabela foi editada (campo opcional). Nutrientes Avaliados Inclua os nutrientes que farão parte da composição química desta tabela clicando em Adicionar. Marque todos os nutrientes desejados e, depois, clique em Confirmar. Observações Digite as informações referentes à sua tabela que são de grande importância (campo opcional). Ativo Selecione a opção Sim para deixar essa tabela ativa, ou selecione a opção Não para deixar essa tabela desativada. Por fim, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Será exibida a seguinte mensagem: TABELA DE ORIGEM DE ALIMENTOS ADICIONADA COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. Incluir Alimentos/ingredientes Para incluir um novo alimento cujas informações sejam de sua propriedade ou que não pertençam as tabelas de alimentos cadastradas no software, é necessário cadastrar primeiramente a tabela de alimentos como descrito no item anterior.

16 Em seguida, para o cadastro do alimento, clique em Alimento na tela inicial do software. Feito isso, será aberto um formulário de cadastro com os seguintes campos: Nome digite o nome do novo alimento. Veja que ao lado da caixa de digitação, existe o sinal. Ao clicar nesse sinal, ele será incorporado ao nome digitado. Quantidade informe a quantidade referente ao valor nutricional desse alimento. Unidade de Medida selecione a medida referente à quantidade selecionada no campo anterior. Grupo Alimentar selecione o grupo alimentar que o alimento pertence. Tabela de Origem de Alimentos selecione a tabela de origem criada por você no cadastro de 'Tabela de Origem de Alimentos'. Composição Química determine o valor de cada nutriente e sua respectiva unidade de medida. Esses valores nutricionais são referentes ao valor digitado no campo Quantidade. Medidas selecione as medidas caseiras desse alimento clicando no botão Adicionar. Para remover alguma medida caseira basta marcá-la e clicar em Remover. Para cada medida caseira selecionada teremos o campo Valor (g/ml), preencha esse campo com a quantidade do alimento para a medida caseira selecionada. O B S sempre que forem selecionadas as medidas gramas e mililitro, no campo Medidas, a quantidade a ser preenchida no campo Valor(g/ml) deve ser 1. Porque 1 grama ou 1 mililitro desse alimento pesa sempre 1.

17 Ativo Selecione a opção Sim para deixar essa tabela ativa, ou selecione a opção Não para deixar essa tabela desativada. Por fim, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou no botão Salvar localizado na barra horizontal acima e será exibida a seguinte mensagem: ALIMENTO ADICIONADO COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. Elaborar Receita Se você deseja iniciar a elaboração de uma receita siga a lógica abaixo: Clique no botão Receita Dietética na tela inicial do software. Será aberto um formulário de cadastro. A seguir, deverá preencher a sequência dos dados solicitados no sistema.

18 Nome digite o nome desta receita. Veja que ao lado da caixa de digitação, existe o sinal. Ao clicar nesse sinal, ele estará incorporado ao nome digitado. Unidade de Medida selecione a medida que será utilizada para esta receita. Grupo Alimentar determine a qual grupo alimentar pertencerá esta receita.

19 Tabelas de Origem selecione a tabela de alimentos que será usada para a escolha dos ingredientes. É possível selecionar quantas tabelas desejar. Entretanto, recomendamos que sejam utilizadas as tabelas mais completas, no que se refere às informações nutricionais a serem contempladas no rótulo. Vale ressaltar que os nutrientes obrigatórios são: Energia (valor energético) kcal, Proteínas, Lipídios (gorduras totais), Carboidratos, Sódio, Fibra Alimentar, Gorduras Trans e Gorduras Saturadas. O B S As demais tabelas podem ser utilizadas para a elaboração da receita. Contudo, a ANVISA preconiza que seja efetuada a busca em fontes confiáveis ou que seja realizada a análise química do alimento formulado. Medidas da Receita adicione as medidas caseiras específicas para a receita. Para facilitar o preenchimento desse campo faça a seguinte pergunta: 'como será disponibilizada a minha receita?'. O B S Sempre que forem selecionadas as medidas gramas e mililitro, no campo Medidas da Receita, a quantidade a ser preenchida no campo Valor(g/ml) deve ser 1. Porque 1 grama ou 1 mililitro dessa receita pesa sempre 1. Ingredientes adicione os alimentos que farão parte dos ingredientes desta receita. Clique em Adicionar, localize e marque todos os ingredientes e, depois, clique em Confirmar. Para cada ingrediente selecionado deverá preencher os campos Qtde e Medida. Preencha esses campos com a quantidade de cada ingrediente nessa receita. Fator de Rendimento da Preparação também conhecido como fator de cocção. Informe nesse campo, o valor encontrado em uma das duas fórmulas a seguir: se a sua receita cresce (receita que leva fermento, por exemplo), o fator de rendimento será igual ao peso da receita pronta dividido pelo peso da receita crua. quando a receita diminui (perde água, por exemplo), o fator de rendimento é o peso da receita crua dividido pelo peso da receita pronta. Rendimento/Peso Final esse campo é automaticamente calculado conforme a quantidade de cada ingrediente selecionado na receita. Peso por Porção informe nesse campo o peso de uma porção da sua receita. Número de Porções esse campo informa quantas porções essa receita rende com base nos campos 'Rendimento/Peso Final' e 'Peso por Porção'. Os campos a seguir são opcionais: Foto para inserir uma foto da sua receita, clique em Selecionar Arquivo e, depois, em Escolher Arquivo, selecionando a foto desejada dentro da janela que abriu. Em seguida, clique em Abrir e, por último, em Confirmar. Modo de Preparo Digite nesse campo a forma de preparo da sua receita. Ativo selecione na caixa de seleção a opção Sim para deixar esse cadastro ativo, ou Não para

20 desativar essa receita. Por fim, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou no botão localizado na barra horizontal acima. Será exibida a mensagem: ''RECEITA ADICIONADA COM SUCESSO''. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. Rotular Uma Receita Se deseja rotular uma receita siga a lógica abaixo: Clique no botão Rotulagem, na tela inicial do software ou em Menu, e depois clique em Rotulagem. Clique no botão Novo. Localize e marque a sua receita, em seguida clique em Avançar. O B S Se a receita não possuir informações nutricionais exigidas pela ANVISA, será exibida uma mensagem de alerta orientando a refazer a receita, caso seja necessário o uso de um rótulo de acordo com a legislação. Essa informação não é exibida no rótulo. Para seguir adiante, clique no botão OK desse alerta.

21 Nome do Alimento esse campo é preenchido automaticamente com o nome da receita que será rotulada. Porém, o campo é editável e esse nome pode ser alterado. Alimento de referência selecione a opção que mais se aproximar da sua receita. Porção de referência esse campo é preenchido automaticamente com base no alimento de referência selecionado anteriormente.

22 Medida Caseira esse campo também será preenchido automaticamente, com base no alimento de referência, selecionado anteriormente. Os campos Porção de Referência e O Medida não são emitidos no B rótulo, sãocaseira apenas para informação. S Porção utilizada informe o valor de uma porção da sua receita. Rendimento/Peso final esse campo informa o rendimento da receita, também é preenchido automaticamente. Esse campo é editável. Número de Porções é o número de porções que a receita rende. Medida caseira informe a medida caseira da sua receita. Valor da Medida informe o valor da medida caseira selecionada no campo anterior. Número de Medidas esse campo calcula a quantidade de medidas caseiras que a receita rende. Esse campo é editável. Na seção 'Outras Informações' são disponibilizados os campos para seleção: Embalagem individual, Contém glúten e Contém fenilalanina. E, também, os campos para preenchimento: Data de Fabricação, Data de Validade e Lote. Esses campos não são de preenchimento obrigatório. Na seção 'Informações nutricionais' temos o campo Alimento destinado a nesse campo deve ser selecionada a faixa etária a que se destina o alimento que está sendo rotulado. Conforme a faixa etária selecionada o software indicará o Valor Diário das Kcal. Na caixa de Nutrientes Analisados são informados os valores nutricionais dessa rotulagem com base no valor informado no campo Porção utilizada. Para exibição de mais nutrientes clique em Adicionar, localize e marque os nutrientes desejados. Depois clique em Confirmar. No campo Ingredientes/Informações Adicionais serão apresentados os ingredientes da receita e suas respectivas quantidades e medidas. Esse campo é editável e será incluído no rótulo, sendo assim, poderá incluir outras informações que julgar necessárias. Por fim, clique em Salvar. APAGAR Para apagar uma rotulagem, clique em Menu e, depois, clique em Rotulagem. Será aberta a tela onde poderá, incluir, visualizar e apagar Rotulagens. Perceba que existe acima uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Apagar Visualizar Rótulo Relatório e Voltar. Selecione a rotulagem que você deseja efetuar a exclusão e clique na opção Apagar. Será aberta uma janela com a seguinte pergunta: Tem certeza que deseja apagar o rótulo X? Onde X é o nome da rotulagem.

23 Clique no botão OK e será exibida a seguinte mensagem: ''RÓTULO SELECIONADO APAGADO COM SUCESSO''. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. VISUALIZAR Para visualizar uma rotulagem no Dietpro Rotulagem, clique em Menu e depois clique em Rotulagem. Será aberta uma tela que permitirá incluir, visualizar e apagar Rotulagens. Perceba que existe acima,, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Apagar Visualizar Rótulo Relatório e Voltar. Selecione a rotulagem que deseja visualizar e clique na opção Visualizar. Será exibida uma tela com todos os dados dessa rotulagem. Clique no botão Voltar para retornar à tela com a lista de rotulagens cadastradas. Clique novamente no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. Gerar Um Rótulo Na barra superior temos agora a opção Novo, para cadastro de uma nova rotulagem. Você ainda pode Alterar, Apagar, Visualizar ou gerar um Relatório das rotulagens que já foram cadastradas. Para a geração do rótulo selecione a rotulagem desejada e, depois, clique em Rótulo. Saída selecionando a opção Impressão, o rótulo será gerado em pdf e disponibilizado várias formas de exibição das etiquetas. Selecionando a opção Planilha do Microsoft Excel será gerado apenas um rótulo em xml. Modelo de Rótulo selecione o formato de rótulo desejado: Vertical A, Vertical B ou Linear. Opcionais informe se deseja ou não incluir a data de fabricação, validade e lote no rótulo que será gerado. Marque a opção 'Incluir datas de fabricação, validade e lote' e em seguida preencha os campos apresentados.

24 Por fim, clique no botão Emitir. Na tela seguinte selecione uma das opções: Página inteira para geração de um rótulo na página, ou Etiqueta para geração de várias etiquetas em uma página. Tipo de Informação se deseja informar no rótulo somente os nutrientes obrigatórios marque a opção 'Apenas Nutrientes Obrigatórios'. Mas se desejar que no rótulo tenha os nutrientes obrigatórios, incluindo outros nutrientes que você tenha adicionado na tela da rotulagem, então marque a opção 'Complementar'. Formato selecione o formato da página onde o rótulo será impresso. Orientação selecione a orientação da página onde o rótulo será impresso. Em seguida clique em Confirmar para a geração do arquivo.

25

26 Como utilizar a opção Ajuda Em todas as telas, é possível obter orientação sobre como preencher, editar, apagar e visualizar dados por meio do botão ajuda localizado no canto direito superior. A principal característica do ajuda do software é que ele exibe exatamente o conteúdo da tela de onde foi acionado. Exemplo: se estiver na tela de cadastro da rotulagem e ficar com dúvidas sobre como preencher as informações, clique no botão Ajuda (?). Ele exibirá todas as informações relacionadas a essa tela. Se clicar em Alimento, e em seguida no botão de ajuda (?), serão apresentadas informações de como cadastrar, alterar, apagar ou visualizar um alimento. Essa funcionalidade está disponível em todas as telas do software.

27 Tabela de Origem de Alimentos INCLUIR Para incluir uma nova tabela de origem de alimentos, no Dietpro Rotulagem clique em Menu e, depois, em Tabela de Origem de Alimentos. Será aberta uma tela que permitirá incluir, alterar e apagar tabelas de origens de alimentos. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Clique no botão Novo. Será exibido o formulário de cadastro com os seguintes campos: Nome da Tabela Digite o nome da sua tabela de alimentos. Sigla Digite a sigla do nome da sua tabela (campo opcional). Nome do Autor Digite o nome do autor dessa tabela de alimentos (campo opcional). Edição Digite o número dessa edição da sua tabela (campo opcional). Ano de Edição Digite o ano em que essa tabela foi editada (campo opcional). Nutrientes Avaliados Inclua os nutrientes que farão parte da composição química desta tabela clicando em Adicionar. Marque todos os nutrientes desejados e, depois, clique em Confirmar.

28 Atenção: procure inserir pelo menos os nutrientes obrigatórios exigidos pela ANVISA que são: Energia (valor energético) Kcal, Proteínas, Lipídios (gorduras totais), Carboidratos, Sódio, Fibra Alimentar, Gorduras Trans, e Gorduras Saturadas. Observações Digite as informações referentes à sua tabela que são de grande importância (campo opcional). Ativo Selecione a opção Sim para deixar essa tabela ativa ou a opção Não para deixar essa tabela desativada. Por fim, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Será exibida a seguinte mensagem: TABELA DE ORIGEM DE ALIMENTOS ADICIONADA COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. ALTERAR Para alterar o cadastro da sua tabela de alimentos clique em Menu e, depois, em Tabela de Origem de Alimentos. Na tela seguinte, perceba que existe acima, uma barra horizontal com as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Localize a tabela que deseja alterar, selecione-a e clique na opção Alterar no alto da tela. Feito isso, será aberto o formulário de cadastro onde as etapas para a(s) alteração(es) serão as seguintes: Clique no campo que deseja efetuar alteração, como por exemplo, o campo Nome da Tabela e altere para o nome correto. Faça o mesmo procedimento em outros campos que julgar necessário. No campo Nutrientes Avaliados é possível adicionar mais nutrientes clicando em Adicionar. Localize o nutriente desejado, marque-o e clique em Confirmar. Caso seja necessário retirar da sua tabela de alimentos algum nutriente selecionado anteriormente, basta marcar o nutriente desejado e clicar em Remover. Concluídas as alterações, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima no cabeçalho. Será exibida a seguinte mensagem: TABELA DE ORIGEM DE ALIMENTOS ALTERADA COM SUCESSO Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. APAGAR Para apagar o cadastro da sua tabela de alimentos clique em Menu e, depois, em Tabela de Origem de Alimentos. Na tela seguinte perceba que existe acima, uma barra horizontal com as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Localize a sua tabela, marque-a e clique na opção Apagar. Feito isso, será aberta uma janela com a seguinte pergunta: Tem certeza que deseja apagar a Tabela de Origem de Alimentos X?

29 Clique no botão OK e será exibida a seguinte mensagem: TABELA DE ORIGEM DE ALIMENTOS APAGADA COM SUCESSO Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. Se a tabela de origem de alimentos que deseja O apagar pertencer ao conteúdo original do software, não será possível a sua exclusão. Somente as tabelas B criadas pelo próprio usuário poderão ser excluídas. S VISUALIZAR Para visualizar o cadastro da sua tabela de alimentos clique em Menu e, depois, em Tabela de Origem de Alimentos. Na tela seguinte perceba que existe acima, uma barra horizontal com as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione a tabela que deseja visualizar e clique na opção Visualizar no alto da tela. Feito isso, será exibida uma tela com todos os dados dessa tabela. Clique no botão Voltar para retornar à tela com a lista de tabelas de origem de alimentos. Clique novamente no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa.

30 Cadastro de Alimento INCLUIR Para incluir um alimento, clique em Menu e, depois na opção Alimento localizado na tela inicial do software. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar alimentos. Veja que existe acima uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Clique no botão Novo. Será aberto um formulário de cadastro com os seguintes campos: Nome digite o nome do novo alimento. Veja que ao lado da caixa de digitação, existe o sinal. Ao clicar nesse sinal, ele será incorporado ao nome digitado. Quantidade informe a quantidade referente ao valor nutricional desse alimento. Unidade de Medida selecione a medida referente à quantidade selecionada no campo anterior. Grupo Alimentar selecione o grupo alimentar que o alimento pertence. Tabela de Origem selecione a tabela de origem criada por no cadastro de 'Tabela de Origem de Alimentos'. Composição Química determine o valor de cada nutriente e sua respectiva unidade de medida.

31 Esses valores nutricionais são referentes ao valor digitado no campo Quantidade. Medidas selecione as medidas caseiras desse alimento clicando no botão Adicionar. Para remover alguma medida caseira basta marcá-la e clicar em Remover. Para cada medida caseira selecionada teremos o campo Valor (g/ml), preencha esse campo com a quantidade do alimento para a medida caseira selecionada. O B S Sempre que forem selecionadas as medidas gramas e mililitro, no campo Medidas, a quantidade a ser preenchida no campo Valor(g/ml) deve ser 1. Porque 1 grama ou 1 mililitro desse alimento pesa sempre 1. Ativo Selecione a opção Sim para deixar essa tabela ativa, ou a opção Não para deixar essa tabela desativada. Por fim, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou no botão Salvar localizado na barra horizontal acima e será exibida a seguinte mensagem: ALIMENTO ADICIONADO COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. ALTERAR Para alterar o cadastro de um alimento clique em Menu e, depois em Alimento. Na tela seguinte perceba que existe acima, uma barra horizontal com as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o alimento desejado e clique na opção Alterar. Feito isso, será aberto o formulário de cadastro deste alimento. A seguir, clique no campo que deseja efetuar alteração, como por exemplo, o campo nome do Alimento e altere para o nome correto. Faça o mesmo procedimento em outros campos que julgar necessário. Concluídas as alterações, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima no cabeçalho. Será exibida a seguinte mensagem: ALIMENTO ALTERADO COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. O B S Se o alimento que deseja alterar pertencer ao conteúdo original do software, o campo Nome do alimento deverá ser editado para que o software salve-o como um novo alimento.

32 APAGAR Para apagar o cadastro de um alimento clique em Menu e, depois, em Alimento. Na tela seguinte perceba que existe acima, uma barra horizontal com as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o alimento que deseja apagar e clique na opção Apagar. Feito isso, será aberta uma janela com a seguinte pergunta: Tem certeza que deseja apagar o alimento X? Clique no botão OK e será exibida a seguinte mensagem: ALIMENTO(s) SELECIONADO (s) APAGADO(s) COM SUCESSO Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. O B S Se o alimento que deseja apagar pertencer ao conteúdo original do programa, não será possível a sua exclusão. Somente os alimentos lançados pelo próprio usuário, poderão ser excluídos. VISUALIZAÇÃO Para visualizar o cadastro de um alimento clique em Menu e, depois, em Alimento. Na tela seguinte perceba que existe acima, uma barra horizontal com as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o alimento que deseja visualizar e clique na opção Visualizar ou clique diretamente no nome do alimento. Feito isso, será exibida uma tela com todos os dados desse alimento. Clique no botão Voltar para retornar à tela com a lista de alimentos. Clique novamente no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa.

33 Cadastro de Nutriente INCLUIR Para incluir um novo nutriente, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Nutriente. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar nutrientes. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Clique no botão Novo. Será aberto um formulário de cadastro. Nutriente digite o nome do nutriente que será cadastrado. Abreviatura digite a abreviatura do nome do nutriente. Unidade de Medida selecione a unidade de medida desse nutriente. Valor Diário digite a quantidade de ingestão diária recomendada para esse nutriente. Informações digite nesse campo as informações sobre esse nutriente que julga necessária. Ativo Selecione Sim para deixar esse cadastro ativo, ou clique em Não para desativar esse cadastro.

34 Preenchido todos os campos clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Será exibida a seguinte mensagem: NUTRIENTE ADICIONADO COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. ALTERAR Para alterar dados de um nutriente no Dietpro Rotulagem, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Nutriente. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar nutrientes. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o nutriente que deseja efetuar as alterações e clique na opção Alterar. Clique no campo que deseja efetuar alteração, como por exemplo, Unidade de Medida, e selecione a nova unidade de medida desse nutriente. Faça o mesmo procedimento em outros campos que julgar necessário. Concluídas as alterações, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Por fim, será exibida a seguinte mensagem: NUTRIENTE ALTERADO COM SUCESSO Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. APAGAR Para apagar um nutriente no Dietpro Rotulagem, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Nutriente. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar nutrientes. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o Nutriente que deseja efetuar a exclusão e clique na opção Apagar. Feito isso, será aberta uma janela com a seguinte pergunta: Tem certeza que deseja apagar o Nutriente X? Clique no botão OK. Será exibida a seguinte mensagem: NUTRIENTE APAGADO COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa.

35 O B S Se o nutriente que deseja apagar pertencer ao conteúdo original do programa, não será possível a sua exclusão. Somente os nutrientes criados pelo próprio usuário, poderão ser excluídos. VISUALIZAR Para visualizar um nutriente no Dietpro Rotulagem, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Nutriente. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar nutrientes. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o nutriente que deseja visualizar e clique na opção Visualizar. Será exibida uma tela com todos os dados desse nutriente. Será exibida a tela com todos os dados desse nutriente. Clique no botão Voltar para retornar a tela com a lista de nutrientes. Clique novamente no botão Voltar para retornar a tela inicial do software.

36 Cadastro de Grupo de Alimentos INCLUIR Para incluir um novo grupo de alimentos, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Grupo de Alimentos. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar grupos de alimentos. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Clique no botão Novo. Feito isso, será aberto um formulário de cadastro com os campos a seguir. Grupo Alimentar digite o nome do grupo alimentar Origem das Proteínas selecione a opção referente ao grupo alimentar que está sendo cadastrado. Ativo selecione Sim para ativar o grupo alimentar ou clique em Não para desativar esse grupo alimentar.

37 Preenchidos os campos clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Será exibida a seguinte mensagem: GRUPO DE ALIMENTOS ADICIONADO COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. ALTERAR Para alterar dados de um grupo de alimentos, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Grupo de Alimentos. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar grupos de alimentos. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o grupo de alimentos que deseja efetuar as alterações e clique na opção Alterar. Clique no campo que deseja efetuar alteração como por exemplo, Grupo Alimentar e altere para o nome correto. Faça o mesmo procedimento em outros campos que julgar necessário. Concluídas as alterações, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Por fim, será exibida a seguinte mensagem: GRUPO DE ALIMENTOS ALTERADO COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. APAGAR Para apagar um grupo de alimentos, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Grupo de Alimentos. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar grupo de alimentos. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o Grupo de Alimentos que deseja efetuar a exclusão e clique na opção Apagar. Feito isso será aberta uma janela com a seguinte pergunta: Tem certeza que deseja apagar o grupo de alimentos X? Clique no botão OK e será exibida a seguinte mensagem: GRUPO DE ALIMENTOS APAGADO COM SUCESSO. Por fim, clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa.

38 O B S Se o grupo de alimentos que deseja apagar pertencer ao conteúdo original do programa, não será possível a sua exclusão. Somente os grupos de alimentos criados pelo próprio usuário, poderão ser excluídos. VISUALIZAR Para visualizar um grupo de alimentos, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Grupo de Alimentos. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar grupos de alimentos. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o Grupo de Alimentos que deseja visualizar e clique na opção Visualizar. Feito isso, será exibida uma tela com todos os dados desse grupo de alimentos. Clique no botão Voltar para retornar à tela com a lista de Grupo de Alimentos. Clique novamente no botão Voltar para retornar à tela inicial do software.

39 Cadastro de Material de Consulta INCLUIR Para incluir um material de consulta, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Material de Consulta. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar material de consulta. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Clique no botão Novo. Feito isso, será aberto um formulário de cadastro no qual deverá preencher a sequência dos seguintes dados: Título informe o título do seu material de consulta (campo obrigatório). Autor digite o nome do autor desse material. Local digite o local de criação do material. Ano informe o ano de criação do material. Registro digite o registro do material de consulta, caso tenha (campo opcional). Edição informe o número da edição do material que está sendo cadastrado. Série informe o número da série desse material. Editora digite o nome da editora. Arquivo selecione o documento que será incluído no material de consulta. Pasta selecione uma pasta onde esse material será incluído.

40 Ativo selecione 'Sim' para deixar esse material de consulta ativo. Para desativar o material selecione a opção 'Não'. Preenchidos os campos clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Será exibida a seguinte mensagem: MATERIAL DE CONSULTA ADICIONADO COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. ALTERAR Para alterar dados de um material de consulta, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Material de Consulta. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar documentos. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o documento que deseja efetuar as alterações e clique na opção Alterar. Feito isso, será aberto o formulário de cadastro deste documento. Clique no campo que deseja efetuar alteração como por exemplo,título e altere para o nome correto. Faça o mesmo procedimento em outros campos que julgar necessário. Concluídas as alterações, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Por fim, será exibida a seguinte mensagem: MATERIAL DE CONSULTA ALTERADO COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. APAGAR Para apagar dados de um material de consulta, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Material de Consulta. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar documentos. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione o documento que deseja excluir e clique na opção Apagar. Feito isso será aberta uma janela com a seguinte pergunta: Tem certeza que deseja apagar o material de consulta X? Clique no botão OK e será exibida a seguinte mensagem: MATERIAL DE CONSULTA APAGADO COM SUCESSO. Por fim, clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa.

41 O B S Se o material de consulta que deseja apagar pertencer ao conteúdo original do programa, não será possível a sua exclusão. Somente os grupos de alimentos criados pelo próprio usuário, poderão ser excluídos. VISUALIZAR Para apagar dados de um material de consulta, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Material de Consulta. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar documentos. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Para visualizar um material de consulta, clique no sinal '+' para abrir a pasta desejada. A seguir selecione um documento e clique na opção Consultar. Feito isso será exibido o conteúdo do material de referência selecionado. Clique no botão Voltar para retornar à tela com a lista de materiais de consulta. Clique novamente no botão Voltar para retornar à tela inicial do software.

42 Cadastro de Medida Caseira INCLUIR Para incluir uma nova medida caseira, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Medida Caseira. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar, apagar e visualizar as medidas caseiras. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Clique no botão Novo. Feito isso, será aberto um formulário de cadastro no qual deverá preencher a sequência dos seguintes dados: Medida digite o nome da nova medida caseira neste campo. Ativo poderá deixar este cadastro ativo ou não. Para isso, basta selecionar na caixa de seleção a opção Sim ou Não no campo Ativo. Por fim, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Será exibida a seguinte mensagem: MEDIDA CASEIRA ADICIONADA COM SUCESSO.

43 Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. ALTERAR Para alterar dados de uma medida caseira, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Medida Caseira. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar medidas caseiras. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione a Medida Caseira que deseja efetuar as alterações e clique na opção Alterar. Feito isso, será aberto o formulário de cadastro desta medida caseira. Clique no campo que deseja efetuar alteração, como por exemplo, Medida, e altere para o nome correto. Faça o mesmo procedimento em outros campos que julgar necessário. Concluídas as alterações, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Será exibida a seguinte mensagem: MEDIDA CASEIRA ALTERADA COM SUCESSO. Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. APAGAR Para apagar uma medida caseira, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Medida Caseira. Será aberta a tela onde poderá incluir, alterar e apagar medidas caseiras. Perceba que existe acima uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione a medida caseira que deseja efetuar a exclusão e clique na opção Apagar. Para apagar o cadastro de uma medida caseira selecione-a e clique na opção Apagar. Feito isso, será aberta uma janela com a seguinte pergunta: Tem certeza que deseja apagar a Medida Caseira X? Clique no botão OK. Por fim será exibida a seguinte mensagem: MEDIDA CASEIRA APAGADA COM SUCESSO Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa.

44 O B S Se a medida caseira que deseja apagar pertencer ao conteúdo original do programa, não será possível a sua exclusão. Somente as medidas caseiras criadas pelo próprio usuário, poderão ser excluídas. VISUALIZAR Para visualizar uma medida caseira no Dietpro Rotulagem, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Medida Caseira. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar medidas caseiras. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione a medida caseira que deseja visualizar e clique na opção Visualizar. Será exibida uma tela com todos os dados dessa medida caseira. Clique no botão Voltar para retornar a tela com a lista de medida caseira. Clique novamente no botão Voltar para retornar a tela inicial do software.

45 Cadastro de Unidade de Medida INCLUIR Para incluir uma nova unidade de medida, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Unidade de Medida. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar unidades de medidas. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Clique no botão Novo. Será aberto um formulário de cadastro: Unidade de Medida digite o nome da unidade de medida. Abreviatura digite o nome da unidade de medida abreviada. Equivalência em g/ml ou kcal digite o valor de equivalência dessa unidade de medida. Exemplo: a equivalência da medida Gramas é 1, a equivalência da medida Eq. Retinol é 0, Ativo selecione Sim para deixar esse cadastro ativo, ou selecione Não para deixar desativado o cadastro. Por fim, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Será exibida a seguinte mensagem: UNIDADE DE MEDIDA ADICIONADA COM SUCESSO

46 Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. ALTERAR Para alterar dados de uma unidade de medida no Dietpro Rotulagem, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Unidade de Medida. Será exibida uma tela onde poderá incluir, alterar e apagar unidades de medidas. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione a unidade de medida que deseja efetuar as alterações e clique na opção Alterar. Será exibido o formulário de cadastro desta unidade de medida. Clique no campo que deseja efetuar alteração, como por exemplo, o campo Unidade de Medida e altere para o nome correto. Faça o mesmo procedimento em outros campos que julgar necessário. Concluídas as alterações, clique no botão Salvar localizado no rodapé da página ou na barra horizontal acima. Por fim será exibida a seguinte mensagem: UNIDADE DE MEDIDA ALTERADA COM SUCESSO Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. APAGAR Para apagar uma unidade de medida no Dietpro Rotulagem, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Unidade de Medida. Será exibida uma tela inicial e selecione a opção Unidade de Medida. Será exibida a tela onde poderá incluir, alterar e apagar unidades de medidas. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione a unidade de medida que deseja efetuar a exclusão e clique na opção Apagar. Feito isso será aberta uma janela com a seguinte pergunta: Tem certeza que deseja apagar a Unidade de Medida X? Clique no botão OK e será exibida a seguinte mensagem: UNIDADE DE MEDIDA APAGADA COM SUCESSO Clique no botão Voltar para retornar à tela inicial do programa. VISUALIZAR Para visualizar uma unidade de medida, clique na aba Menu localizada na barra vertical no lado esquerdo da tela inicial e selecione a opção Unidade de Medida. Será exibida uma tela inicial e selecione a opção Unidade de Medida. Será exibida a tela onde poderá incluir, alterar e apagar unidades de medidas. Perceba que existe acima, uma barra horizontal com o menu e as seguintes opções: Novo Alterar Apagar Visualizar Voltar. Selecione a unidade de medida que deseja visualizar e clique na opção Visualizar. Será exibida uma tela com todos os dados dessa unidade de medida.

Índice: Instalação por CD... 5 Instalação por LINK... 9

Índice: Instalação por CD... 5 Instalação por LINK... 9 1 Índice: Sumário Principais Características... 4 Configuração necessária para instalação... 4 Conteúdo do CD de Instalação... 4 Instruções para Instalação... 5 Instalação por CD... 5 Instalação por LINK...

Leia mais

Principais Características

Principais Características Principais Características O Dietpro Rotulagem 1.5 é um software que calcula as informações nutricionais que devem estar presentes nos rótulos de alimentos e bebidas conforme normatização da Agência Nacional

Leia mais

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com.

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com. Sumário Principais Características...5 Configuração necessária para instalação...6 Conteúdo do CD de Instalação...7 Instruções para Instalação...8 Solicitação da Chave de Acesso...22 Funcionamento em Rede...26

Leia mais

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com.

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com. Sumário Principais Características... 5 Configuração necessária para instalação... 6 Conteúdo do CD de Instalação... 7 Instruções para Instalação... 8 Solicitação da Chave de Acesso... 22 Funcionamento

Leia mais

Principais Característic

Principais Característic Principais Característic Características as Software para agendamento e controle de consultas e cadastros de pacientes. Oferece ainda, geração de etiquetas, modelos de correspondência e de cartões. Quando

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP.

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. O objetivo deste manual é orientar os usuários do sistema de Processo Eletrônico a transformar

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb Manual de usuário do sistema multicálculo CotakWeb Belo Horizonte 01 de setembro de 2010 1 Sumário 1. CANAIS DE ATENDIMENTO... 3 2. DOWNLOAD DO APLICATIVO... 3 3. LOGIN... 3 4. CONFIGURAÇÃO... 4 4.1. PARÂMETROS

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Manual de Instalação SystemFarma AutoCred

Manual de Instalação SystemFarma AutoCred Manual de Instalação SystemFarma AutoCred Requisitos do Sistema Para iniciar a instalação é necessário antes verificar os seguintes requisitos do sistema: Windows 98 ou superior com no mínimo 32 MB de

Leia mais

Gestão Comercial GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO ORYON. www.projectinfo.com.br

Gestão Comercial GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO ORYON. www.projectinfo.com.br Gestão Comercial GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO ORYON www.projectinfo.com.br Parabéns por adquirir o Oryon Gestão Comercial: uma poderosa ferramenta para a administração comercial. Agilidade nas vendas,

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6 SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Sumário Fluxograma básico do processo de envio de remessa... 5 Criar novo certificado... 6 Aprovar certificado... 16 Preparar e enviar remessa...

Leia mais

Certificado A1 Manual de Renovação online

Certificado A1 Manual de Renovação online Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Página2 Índice Requisitos... 03 Plug-ins e ActiveX... 04 Renovação... 06 Exportação: Backup PFX... 12 Página3 Requisitos Este manual

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

Manual de uso PSIM Client 2010

Manual de uso PSIM Client 2010 MANUAL DE USO PSIM MESSENGER VERSÃO 2010 ÍNDICE Manual de uso PSIM Client 2010 INSTALAÇÃO...2 INSTALAÇÃO LOCAL...2 CONFIGURAÇÃO DE USUÁRIO NO PSIM CLIENT 2010...12 QUANDO O FUNCIONÁRIO JÁ ESTÁ CADASTRADO

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Utilização do MSDN-AA Software Center Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no MSDN-AA... 3 2. Acessando o Portal

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj

WorkFlow WEB Caberj v20150127.docx. Manual Atendimento Caberj Manual Atendimento Caberj ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 ATENDIMENTO... 3 FATURAMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO UM NOVO USUÁRIO... 5 EDITANDO

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Portaria Express 2.0

Portaria Express 2.0 Portaria Express 2.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Utilização do Webmail da UFS

Utilização do Webmail da UFS Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Utilização do Webmail da UFS Procedimento Com o intuito de facilitar a execução dos passos, este tutorial

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

MANUAL VERSÃO 2.13 1

MANUAL VERSÃO 2.13 1 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL... 4 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 6 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 7 7. EXAMES

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Configuração Java Nota Legal Porto Alegre

Configuração Java Nota Legal Porto Alegre Configuração Java Nota Legal Porto Alegre Manual do Usuário Sumário 1. Sobre... 03 2. Configuração do Java... 04 3. Configuração do Applet... 10 4. Geração da NFS-e... 13 Sobre A Prefeitura de Porto Alegre

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

Manual Programa SOSView 4.0

Manual Programa SOSView 4.0 2012 Manual Programa SOSView 4.0 Laboratório SOS Sotreq Versão Manual 1.0 01/03/2012 Página 1 de 52 Manual Programa SOSView 4 Instalação do Programa Utilização em Rede Importação de Amostras Consulta de

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página1 Índice 1. Apresentação... 03 2. Requisitos... 04 3. Plug-ins e ActiveX... 05 4. Renovação... 07

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao TR4... 4 1.1 Requisitos Mínimos... 4 1.2 Layout do Sistema... 5 1.3 Legenda... 5 1.4 Visão geral das funcionalidades... 6 1.4.1 O Menu Administração... 6 1.4.2 O Menu

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais