PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO Prof. Adriano Vargas Freitas

2 Construção do número As crianças crescem em culturas nas quais o número está presente, de forma oral ou escrita. Quantificar, contar, enumerar faz parte do cotidiano, portanto, as crianças já chegam à escola com algum conhecimento de números. Aprende a dizer quantos anos tem, a recitar a sequência numérica, a identificar pequenas quantidades de figuras, a conhecer preços...

3 Número Numeral Algarismo é a ideia de quantidade que nos vem à mente quando contamos, ordenamos e medimos. Assim, estamos pensando em números quando contamos as portas de um automóvel, enumeramos a posição de uma pessoa numa fila ou medimos o peso de uma caixa. é toda representação de um número, seja ela escrita ou falada. é todo símbolo numérico que usamos para formar os numerais escritos sistema de numeração É todo conjunto de regras para a produção sistemática de numerais. No caso de sistemas de numeração escrita, a produção dos numerais é feita através de combinações de algarismos e eventuais símbolos não numéricos (Ex.: a vírgula no sistema indo-arábico).

4 Numerais são palavras que quantificam os elementos, ou indicam sua ordem de sucessão. São utilizados em textos, em que se quer indicar quantidades, posição ou partes de um todo. Podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários. Números são símbolos que expressam quantidades, grandezas, posições, medidas ou códigos. Abaixo, os numerais correspondentes aos números de 1 a 10: cardinais ordinais multiplicativos fracionários Um Primeiro Simples Inteiro Dois Segundo Dobro, duplo Meio, metade Três Terceiro Triplo Terço Quatro Quarto Quádruplo Quarto Cinco Quinto Quíntuplo Quinto Seis Sexto Sêxtuplo Sexto Sete Sétimo Séptuplo Sétimo Oito Oitavo Óctuplo Oitavo Nove Nono Nônuplo Nono Dez Décimo Déctuplo Décimo

5 Exemplos EXEMPLO O número vinte e três pode ser representado pelo numeral XXIII ( no sistema romano ), pelo numeral 23 ( no sistema indo-arábico ) e de muitas outras maneiras. EXEMPLO No cotidiano, são comuns as confusões entre os conceitos de número, numeral e algarismo. Vejamos algumas: minha senha bancária tem três números. o funcionário da CERJ registrou mal o número das centenas do valor de meu consumo mensal de energia elétrica"

6 Utilizamos os números em diferentes funções do dia a dia Quando contamos quantidades, estamos utilizando números cardinais. Eles dão nomes às diferentes quantidades. Ex.: João comeu 5 brigadeiros. Usamos os números ordinais para indicar uma ideia de lugar, de posição ou de ordem. Ex.: Estou no 3º lugar da fila. Ana ganhou o 1º lugar no concurso. Empregamos números com códigos, às vezes combinados com letras. Ex.: números de telefones, placas de carro, senhas de acesso, etc.

7 O número operatório Para observação... Escolha uma criança que tenha por volta de 4 anos. Apresente 5 objetos iguais e peça que ela os conte... Provavelmente ela irá apontá-los um a um dizendo 1, 2, 3, 4,5 e confirmará que ali existem 5 objetos. Então, você lhe pede que mostre onde há 5 carrinhos... Provavelmente ela vai apontar o último. Quando isso acontece é porque a criança ainda não diferencia os aspectos cardinal (cinco) e ordinal (quinto).

8 Mas o que é mesmo o aspecto cardinal do número? Qual é a quantidade de maçãs? 7 é o nome dessa quantidade toda de maçãs O número cardinal é o nome de cada quantidade. O número ordinal indica a posição em uma sequência.

9 Em resumo... Classificação Seriação Cardinal (nome da quantidade) Ordinal (ideia de lugar) Número operatório

10 Quando estimulo na criança a habilidade de classificar e dar um nome àquele todo, estou favorecendo as condições para que ela construa o número cardinal. Quando estimulo a habilidade de seriar, procurando o lugar de cada elemento em uma ordem, estou favorecendo as condições para que ela construa o número ordinal.

11 Comparação, correspondência e conservação do número A primeira ideia que crianças pequenas têm acerca de quantidade é verificar, por comparação, onde há muitos objetos e onde há poucos. A correspondência um a um é uma percepção fundamental para que a criança seja capaz de atingir o conceito de número operatório, e lhe permite igualar duas coleções no sentido da quantidade. Quando a criança atinge a percepção de mesma quantidade, podemos pesquisar sua capacidade de conservar quantidades.

12 O princípio da conservação da quantidade numérica, também chamado de invariância numérica, é percebido pela criança quando ela é capaz de compreender que uma quantidade permanece idêntica seja qual for o arranjo das unidades que a formam, isto é, ela concorda que a totalidade dessa quantidade se mantém a mesma, independentemente do espaço que ocupar. Além disso, que segue uma sequência numérica, e que se conversa mesmo que partes não esteja à sua vista...

13 Sequência numérica A sequência numérica (de números inteiros positivos) representada abaixo se inicia no zero, ou seja na ausência de quantidade, e segue progressivamente na estrutura igual mais um. Cada número tem um antecessor (um vizinho de antes) e um sucessor (um vizinho depois).

14 Sugestões de atividades Algumas atividades podem favorecer o significado, a concretude, a visualização, a percepção e a compreensão necessários para o desenvolvimento das habilidades numéricas, lembrando que a aprendizagem ocorre de forma espiral, pois cada novo momento possibilita uma compreensão e uma organização conceitual diferentes.

15 1) Qual o nome do grupo? classificação - coletiva Formar grupos com base em características comuns, sem informar a razão de estar organizando desta forma. A tarefa é descobrir por que elas estão agrupadas desta forma. Os componentes devem conversar entre si, sem dar pistas aos outros grupos. Sugestões de classificação: meninos e meninas, características da roupa, cabelo solto ou não, etc. Objetivos: desenvolver a percepção e atenção para encontrar os atributos comuns utilizados na classificação; estimular a capacidade de dar nomes aos grupos. Representação: coletiva desenhar um cartaz que explique como os grupos foram classificados.

16 2) Qual o meu lugar? seriação - coletiva Propor que as crianças encontrem uma maneira de se organizar considerando o comprimento dos cabelos. Sugestões de seriação: corporal: altura, tonalidade do cabelo, etc. Objetivos: construir o conceito de seriação; estimular a compreensão de que cada elemento só ocupa um único lugar na série. Representação: coletiva desenhar um cartaz que explique como as formações foram realizadas..

17 3) Brincar de arrumação. classificação em grupos Cada criança traz para escola cinco ou mais objetos diferentes (embalagens vazias, tampas, revistas, etc.). Pegue uma quantidade de materiais variados e classifique-os. Os alunos deverão descobrir qual foi o critério de classificação e dar um nome para o grupo. Objetivos: classificar, desenvolver a habilidade de perceber diferenças. Representação: desenhos espontâneos das atividades realizadas.

18 4) Quem tem mais? em dupla Material: um dado e palitos diversos. Cada jogador lança o dado na sua vez e pega tantos palitos quanto o dado indicar. Diz, após sua jogada quantos palitos já conseguiu ao todo. O jogo acaba quando acabarem os palitos. Para descobrirem quem ganhou o jogo, fazem correspondência um a um entre a quantidade de palitos dos jogadores. Uma sugestão inicial é utilizar um dado marcando apenas 1 e 2. Objetivos: comparar e estimular adições de pequenas quantidades; construir o número cardinal. Representação: cada criança faz uma colagem com os palitos que ganhou.

19 O intruso

20 Trabalho (para ser apresentado na próxima aula individualmente ou em grupos de até 3 componentes) Apresentar uma atividade que possa ser utilizada em ambiente educativo envolvendo contagem processo de numerização Voltado para a Educação Infantil ou para a Educação de Jovens e Adultos Com plano de aula (ver modelo) A atividade será desenvolvida em nossa aula e analisada pela turma.

21 Plano de Aula (modelo) Curso de Pedagogia Matemática Conteúdo e Método - Prof. Adriano Vargas Componentes do Grupo: nomes dos componentes Instituto de Educação de Angra dos Reis Universidade Federal Fluminense Plano de aula - Atividade de Numerização Nome da atividade: Disciplina: Matemática Modalidade/Série: indique aqui se é voltada para a educação infantil ou para a educação de jovens e adultos, em seguida, para qual série Conteúdo: Noções básicas de numerização Objetivo: Proporcionar aprendizagens envolvendo o processo de numerização Duração: indique aqui o tempo que seria necessário para desenvolver toda a atividade em uma sala de aula Metodologia: indique aqui toda a atividade, passo a passo Avaliação: indique como a atividade será avaliada. Recursos utilizados: indique aqui todos os recursos instrucionais que serão utilizados na atividade (ex.: cartolina, quadro, vídeo, etc...) Referências: apresente as referências das obras que foram consultadas, inclusive vídeos.

22 Exercícios: 1) Complete a tabela: antecessor número sucessor ) Descubra: dois números naturais consecutivos que, somados dão 45:

23 3) Usando os algarismo 3, 5, 6 e 8, sem repetí-los em um mesmo número, escreva: a) O maior número possível: b) O menor número possível: c) Os números maiores que 5000 e menores que 6000, em ordem crescente:

24 SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: Um a mais SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL todas as séries DISCIPLINA: Matemática, CARGA HORÁRIA: - h/a DATA: CONTEÚDOS: processo de numerização OBJETIVO: associar quantidades e números; estimular a ideia de igual mais um; estimular a construção de sequencia numérica. Praticar a contagem. TÉCNICA: individualizante e socializante. RECURSO: Material para o jogo: 10 cartões, cada um com uma quantidade de bolinhas marcadas, que vão de 1 a 10. Quadro e giz, datashow, cartazes, etc. ATIVIDADES: embaralhar os cartões e distribuí-los. Começa quem tem o cartão 1. Cada cartão seguinte deve ter uma bolinha a mais que o anterior. Se um jogador, no momento da jogada, não tiver o cartão correspondente, passa a vez. Ganha o jogo quem acabar primeiro os cartões. Os dois jogadores devem estar um ao lado do outro, para ver a sequencia numérica que estão construindo, na mesma posição. Representação: colar em uma folha os cartões, depois de várias jogadas, respeitando a sequencia numérica. AVALIAÇÃO: análise e socialização das propostas de solução.

25 SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: Detetive de números SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL todas as séries DISCIPLINA: Matemática, CARGA HORÁRIA: - h/a DATA: CONTEÚDOS: processo de numerização OBJETIVO: associar quantidades e números; estimular a ideia de igual mais um; estimular a construção de sequencia numérica. Praticar a contagem. TÉCNICA: individualizante e socializante. ATIVIDADES:Regras do Jogo: um aluno pensa em um número e os demais vão falar números que o primeiro aluno indicará se é maior ou menor do que ele pensou. Ganha quem adivinhar o número pensado. AVALIAÇÃO: análise e socialização das propostas de solução.

26 Você reconhecerá o valor e a importância de trabalhar a construção dos conceitos por meio de vivências significativas e divertidas no dia em que vir as carinhas sorridentes e os olhinhos brilhantes das crianças que compreendem o que estão fazendo e, ao mesmo tempo, estão brincando e se divertindo. Que é como, aliás, toda criança deveria aprender! Eu me torno competente em algo quando vivo, quando experimento, quando compreendo, quando estou aberto para aprender, enfim, quando faço o meu melhor, sem me importar se sou adulto ou criança. Ramos, Luzia Faraco Conversas sobre números, ações e operações Editora Ática, 2009

27 Para próxima aula: Material Dourado

PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO

PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2019.1 PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO Prof. Adriano Vargas Freitas Construção do número

Leia mais

PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO

PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.1 PROCESSO DE NUMERIZAÇÃO Prof. Adriano Vargas Freitas Construção do número

Leia mais

1.1. Numéricos. Conjuntos MATEMÁTICA. Conjunto dos Números Naturais (N) Conjunto dos Números Inteiros (Z)

1.1. Numéricos. Conjuntos MATEMÁTICA. Conjunto dos Números Naturais (N) Conjunto dos Números Inteiros (Z) CAPÍTULO 1 Capítulo 1 1.1 Conjuntos Numéricos Conjunto dos Números Naturais (N) Os números naturais são em geral associados à ideia de contagem, e o conjunto que os representa é indicado por N. N = {0,

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99

APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99 ESCOLA: PROFESSOR(A): SÉRIE: ALUNO(A): APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99 Elaborado por Eleúzia Lins da Silva As atividades da Apostila com Material Dourado e SND até 99, possui Registro de Direito

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

Números naturais. material dourado

Números naturais. material dourado UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 Números naturais material dourado Prof. Adriano Vargas Freitas A educadora

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES

NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2016.2 NÚMEROS RACIONAIS OPERAÇÕES Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. operações

NÚMEROS RACIONAIS. operações UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.2 NÚMEROS RACIONAIS operações Prof. Adriano Vargas Freitas Noção de número

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

4º bimestre Quadro bimestral

4º bimestre Quadro bimestral Números Leitura, escrita, comparação e Objetos de conhecimento ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

Leia mais

Letramento Matemático na Educação Infantil

Letramento Matemático na Educação Infantil Etapa 2: Os campos de experiência e o percurso investigativo da criança Objetivo da etapa: Conhecer a ideia de campos de experiência presente na BNCC e relacioná-los ao conhecimento matemático na Educação

Leia mais

Letramento Matemático na Educação Infantil

Letramento Matemático na Educação Infantil Etapa 6: Propostas didáticas com sistema de numeração decimal Objetivo da etapa: Relacionar as reflexões sobre registro numérico com propostas didáticas pensadas para fortalecer ou instigar processos investigativos

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Organizando a disciplina e Considerações iniciais

Organizando a disciplina e Considerações iniciais UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2019.1 Organizando a disciplina e Considerações iniciais Prof. Adriano Vargas Freitas

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos *as idades são referências, podem variar conforme o contexto Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO MATEMÁTICA Aluno(a) 3º ano Turma Professora: Valor: 20 pontos DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR(A): DATA: 17 / 12 / 2014 VALOR: 20,0 NOTA: NOME

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Língua Portuguesa. Larissa Mesquita

Língua Portuguesa. Larissa Mesquita Língua Portuguesa Larissa Mesquita Aula de hoje: Numeral; Numeral Numeral é a palavra que indica os seres em termos numéricos, isto é, que atribui quantidade aos seres ou os situa em determinada sequência.

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

AULA 5 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS I

AULA 5 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS I AULA 5 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS I MINISTÉRIO DA FAZENDA ARTIGO O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

A Construção do Número Operatório Parte I Autoria: Milton R. Gonçalves

A Construção do Número Operatório Parte I Autoria: Milton R. Gonçalves Autoria: Milton R. Gonçalves Tema 02 A Construção do Número Operatório Parte I A Construção do Número Operatório Parte I Autoria: Milton R. Gonçalves Como citar esse documento: GONÇALVES, Milton R. Fundamentos

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Apresentação das Unidades temáticas. comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão do sistema deci- Habilidades Referência no material

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento.

R.: b) Crie um título para o texto lido, usando o nome desse elemento. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 0- Leia o texto a seguir. Nosso planeta tem muito mais água do que terra: apenas a fração de é terra. É nos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até vinte objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 9; contagens progressivas

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS PARA O CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS LOURDES PELKA BARRIOS 1, ANA PAULA COSER SETTI 2, RENATA APARECIDA DE FARIA 3, SABRINA AZEVEDO DE OLIVEIRA

Leia mais

5º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBBCBACCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 5º ANO. Caderno do professor

5º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBBCBACCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 5º ANO. Caderno do professor 5º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 5º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de correção Caderno do professor Turma: 201255041

Leia mais

Um Pouco de História: Sistema de Numeração dos Romanos. Valores

Um Pouco de História: Sistema de Numeração dos Romanos. Valores PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Um Pouco de História: Sistema de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 110 - Grupo 1.ºCiclo Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO G A B A R I T O SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. B 07. B 13. D 19. D 02. D 08. D 14. C 20. D 03. A 09. C 15. D 21. D 04. C 10. A 16. B 22. B 05. C 11. C 17. C 00 06. D 12. A

Leia mais

Jogos com Adições 1. JOGOS LIVRES

Jogos com Adições 1. JOGOS LIVRES Jogos com Adições Como explorar este material? 1. JOGOS LIVRES Objectivo: tomar contacto com o material, de maneira livre, sem regras. Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14 GRUPO 5.4 MÓDULO 14 Índice 1. Representação Escrita dos Números...3 2. Operações com Números Naturais...4 2 1. REPRESENTAÇÃO ESCRITA DOS NÚMEROS Desde os primórdios da humanidade, o homem utiliza diferentes

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PROF MARIA DA GRAÇA BRANCO A aula de hoje: as rotinas Procedimentos de sondagem nas séries iniciais sobre: Os conhecimentos que os alunos têm a respeito da

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 1o ano

Roteiro de trabalho para o 1o ano Roteiro de trabalho para o 1o ano No volume do 1º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Grandezas e medidas Comparação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 1º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares UNIDADE 1 Geometria e medida Organização

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Matemática Professor: Alessandra, Juliana e Letícia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Jardim II Apresentação da disciplina A disciplina de matemática no Jardim 2 tem por finalidade

Leia mais

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBADAADCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 2º ANO. Caderno do professor 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 2º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de correção Caderno do professor Turma: 201225041

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 05/10/2015

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 05/10/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Aulas de Terça-Feira. Leitura e escrita dos nomes

Aulas de Terça-Feira. Leitura e escrita dos nomes Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 06 a 10 de fevereiro de 2017 Página 1 esquema corporal e escrita do nome Números 1 e 2 Regras da sala Jogos com bola Meio ambiente ------------------------------

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 11 / 2017

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Proposta Hypatiamat Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Ano letivo 2017/2018 Números e Operações Geometria

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro / outubro Domínios/ s Números e Operações Números Naturais Adição

Leia mais

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER CEAI PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO Capitulo 1: Sistema numeração cimal. Sequencia numérica: Sucessor e antecessor, orns crescente e crescente. Reta numérica. Uso dos símbolos maior

Leia mais

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a)

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática

Leia mais

Tamyris Caroline da Silva. Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO. FAIXA ETÁRIA: pré I (4 a 5 anos) JUSTIFICATIVA:

Tamyris Caroline da Silva. Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO. FAIXA ETÁRIA: pré I (4 a 5 anos) JUSTIFICATIVA: Universidade Federal do Paraná Setor de Educação Disciplina: PIBID Discentes: Tamara de la Macarena Moreiras Bucciarelli, Tamyris Caroline da Silva Pricila de Fátima Stankevecz TEMA: FUTEBOL DE BOTÃO FAIXA

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA» CADERNO 4» CAPÍTULO 1. O uso do numeral. 1

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA» CADERNO 4» CAPÍTULO 1. O uso do numeral.  1 O uso do numeral www.sejaetico.com.br 1 O uso do numeral www.sejaetico.com.br 2 Numeral Numeral é a palavra que dá ideia de número: cinco, dez, quinto, décimo, quíntuplo, terço, ambos. (Luiz Antonio Sacconi.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / /

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA: Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um pontos

Leia mais

3º bimestre Quadro bimestral

3º bimestre Quadro bimestral Leitura, escrita, comparação e de: comparar e operar com números maiores do que 99, inclusive em situações-problema; adicionar quantidades utilizando-se de diferentes recursos; perceber as estratégias

Leia mais

EB1 de. MATEMÀTICA Nome Data / / Tarefa: Quadro da centena de milhar e quadro do milhão

EB1 de. MATEMÀTICA Nome Data / / Tarefa: Quadro da centena de milhar e quadro do milhão Tarefa: Quadro da centena de milhar e quadro do milhão Os alunos completam e exploram tabelas com números de 1000 em 1000 e de 10000 em 10000, como apoio na contagem de números até ao milhão. O quadro

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo GRAMÁTICA OUTRAS CLASSES DE PALAVRAS. Caderno 4» Capítulo 1.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo GRAMÁTICA OUTRAS CLASSES DE PALAVRAS. Caderno 4» Capítulo 1. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA OUTRAS CLASSES DE PALAVRAS Caderno 4» Capítulo 1 www.sejaetico.com.br LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Numeral / Pronome Caderno 4» Capítulo 1 Índice

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Números e Sistema de Numeração Decimal Podcast Área Matemática Segmento Ensino Fundamental Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos Duração

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Curricular: Matemática Professor: Queliane, Luana, Isabella, Sabrina, Tais, Sildes. Segmento: Ensino Fundamental Anos iniciais Ano/Série: 3º ano Apresentação da disciplina A matemática proporciona

Leia mais

1º Período De 16 setembro a 18 de dezembro

1º Período De 16 setembro a 18 de dezembro Domínio (Unidade/ tema) Geometria e Medida Subdomínio/ Conteúdos Localização e orientação no espaço Meta de aprendizagem geral -Situar-se e situar objetos no espaço Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro Recorda os números até 100 Estratégias de cálculo Adição e subtração Números ordinais Números pares e números ímpares Sólidos geométricos - Saber de memória

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Matemática

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Matemática 1º Período Matemática Números e Operações Números naturais Contar até cinco Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até 5 objetos; O conjunto vazio

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Organizando a disciplina

Organizando a disciplina UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2018.1 Organizando a disciplina Prof. Adriano Vargas Freitas Apresentação Objetivos

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Leitura e escrita de números. Calendário Sequência

Leia mais

Estudo dos Números Naturais Material Dourado e Ábaco

Estudo dos Números Naturais Material Dourado e Ábaco UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2019.1 Estudo dos Números Naturais Material Dourado e Ábaco Prof. Adriano Vargas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1 º A NO//PLANIFICAÇÃO A N U A L. Matemática

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1 º A NO//PLANIFICAÇÃO A N U A L. Matemática 1º Trimestre Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1 º A NO//PLANIFICAÇÃO A N U A L Matemática Números e Operações Números naturais Contar até 100 Correspondências um a um e comparação do número

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos de Avaliação Números e Operações Números Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até mil Reconhecer a paridade Descodificar o sistema de numeração

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues Sequência Didática Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada:

Leia mais

Decimais na vida de todos os dias: explorar, interpretar e organizar dando ênfase à compreensão

Decimais na vida de todos os dias: explorar, interpretar e organizar dando ênfase à compreensão UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Decimais na vida de todos os dias: explorar, interpretar e organizar dando ênfase à compreensão Um pouco de história A história dos números decimais está ligada à medida.

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

Plano de Trabalho 1. Regularidades Numéricas: Sequências. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Tarefa 1

Plano de Trabalho 1. Regularidades Numéricas: Sequências. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Tarefa 1 Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 1 Regularidades Numéricas: Sequências Tarefa 1 Mônica Cristina Martins Pereira Tutor: Susi Cristine Britto Ferreira 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...03 DESENVOLVIMENTO/ATIVIDADES...04

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO AVALIAÇÃO

Leia mais

MATEMÁTICA. Aritmética e Problemas. Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais Parte 1. Prof. Renato Oliveira

MATEMÁTICA. Aritmética e Problemas. Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais Parte 1. Prof. Renato Oliveira MATEMÁTICA Aritmética e Problemas Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais Parte 1 Prof. Renato Oliveira Números Naturais O conjunto dos números naturais é infinito e denotado por N. N = {0, 1, 2,

Leia mais

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração

Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Construção de competências matemáticas através do lúdico: Sistema de numeração Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 07/06/2011 Conteúdos Matemática Educação Infantil Espaço e forma

Leia mais

Números naturais (mais operações)

Números naturais (mais operações) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2019.1 Números naturais (mais operações) Prof. Adriano Vargas Freitas Multiplicação

Leia mais

Análise Combinatória

Análise Combinatória FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ PLANO DE TRABALHO 1-1º BIMESTRE/2013 Análise Combinatória [Cláudia Márcia de Azevedo Pinto Rocha] [claudiamarcia.rocha@yahoo.com.br]

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Destinatários: alunos dos 7 e 8 anos de Escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18.

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A 00 06. B 12. A

Leia mais

Metodologia do Ensino de Matemática. Conteúdo. Objetivos. Tema 1: Construindo o Pensamento Matemático Tema 2: A Construção do Número Operatório I

Metodologia do Ensino de Matemática. Conteúdo. Objetivos. Tema 1: Construindo o Pensamento Matemático Tema 2: A Construção do Número Operatório I Metodologia do Ensino de Matemática Tema 1: Construindo o Pensamento Matemático Tema 2: A Construção do Número Operatório I Profa. Ma. Ivonete Melo de Carvalho. Conteúdo A construção do número operatório.

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o que é uma base de numeração Apresentar o conceito de notação posicional

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE ANUAL 164 dias letivos 1. Contar até cem Números e Operações Números naturais Noção de número natural Relações numéricas 1. Verificar que dois conjuntos têm o mesmo número de elementos ou determinar qual

Leia mais

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016)

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Matemática, do 1.º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas

Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ 2017 2º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas Gestão dos

Leia mais

LOS SIGNIFICADOS DE LOS NÚMEROS FRACCIONÁRIOS

LOS SIGNIFICADOS DE LOS NÚMEROS FRACCIONÁRIOS LOS SIGNIFICADOS DE LOS NÚMEROS FRACCIONÁRIOS Prof. Maria José Ferreira da Silva zeze@pucsp.br Porque as dificuldades no ensino? Porque as dificuldades na aprendizagem? GRANDEZAS Quantificar significa

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO O ENSINO DE NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO JARDIM DE INFÂNCIA

RESUMO EXPANDIDO O ENSINO DE NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO JARDIM DE INFÂNCIA RESUMO EXPANDIDO O ENSINO DE NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO JARDIM DE INFÂNCIA Maiara da Rocha Silva Klinger Teodoro Ciríaco 1 Introdução Este trabalho estrutura-se a partir de

Leia mais

Computador: sinais elétricos Números formados por 0s e 1s b

Computador: sinais elétricos Números formados por 0s e 1s b Introdução Computador: sinais elétricos Números formados por 0s e 1s...0010110011001011110110111000b O que esse número significa? Depende de interpretação Depende de convenção Introdução Por exemplo...

Leia mais

Representando noções matemáticas através do cotidiano: Do concreto ao abstrato

Representando noções matemáticas através do cotidiano: Do concreto ao abstrato Representando noções matemáticas através do cotidiano: Do concreto ao abstrato Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 24 e 25/05/2011 Matemática na Educação Infantil Do concreto ao

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano : 1º ano Ano letivo 2013.2014 Disciplina : MATEMÁTICA Turmas: 1º ano Professores: todos os docentes do 1º ano Números e Operações Números naturais 1- Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período Conhecer os numerais ordinais Adicionar e subtrair números naturais Reconhecer

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 1.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 1.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 1.ºano Domínio/ Subdomínio Números Naturais Sistema de numeração decimal Adição MATEMÁTICA Metas a atingir Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos têm o mesmo

Leia mais