TEMA 2 Organização Administrativa - Continuação. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMA 2 Organização Administrativa - Continuação. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato:"

Transcrição

1 TEMA 2 Organização Administrativa - Continuação Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: sandrohmb@yahoo.com.br

2 3 Adm. Indireta - Formada por entidades, dotadas de personalidade jurídica própria. Tradicionalmente, a Indireta, de acordo com o DL 200/67 é composta por: Autarquias Fundações Sociedades de Economia Mista Empresas Públicas

3 3 Adm. Indireta OBS: com a edição da Lei /2005, fica autorizada a criação de consórcios públicos, os quais, se dotados de personalidade jurídica de direito público, integrarão a Administração Indireta de todos os entes federativos que componham o consórcio (que, se dotados de PJ de direito público, são chamados de associações públicas).

4 QUESTÃO E OS CONSÓRCIOS PÚBLICOS COM PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO (pela Lei )?

5 3 Adm. Indireta II) OBSERVAÇÕES RELEVANTES SOBRE ENTIDADES DA INDIRETA - entre a entidade da indireta e a pessoa política que a cria não há um vínculo de subordinação, mas um controle para o fim de supervisão por parte desta (não é hierárquico. É controle finalístico). Este vínculo é conhecido como tutela administrativa ( da auto-tutela).

6 3 Adm. Indireta podem existir entidades da Administração indireta no âmbito de todos os poderes, em qualquer nível da federação. Possuem patrimônio próprio (inscrito em seu próprio nome), uma vez que possuidoras de personalidade própria; resumo das entidades da Indireta: vide tabela complementar

7 3 Adm. Indireta (2013/CESPE/CNJ/Técnico) As entidades políticas são pessoas jurídicas de direito público interno, como a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Já as entidades administrativas integram a administração pública, mas não têm autonomia política, como as autarquias e as fundações públicas

8 3 Adm. Indireta (2013/CESPE/CNJ/Técnico) Considere que determinada sociedade de economia mista exerça atividade econômica de natureza empresarial. Nessa situação hipotética, a referida sociedade não é considerada integrante da administração indireta do respectivo ente federativo, pois, para ser considerada como tal, ela deve prestar serviço público.

9 3 Adm. Indireta (2013/CESPE/SERPRO/Analista_GABPREL) As sociedades de economia mista da União federal devem revestir-se da forma de sociedade anônima.

10 3 Adm. Indireta (2013/CESPE/SERPRO/Analista_GABPREL) A empresa pública tem personalidade de direito privado e suas atividades são regidas pelos preceitos comerciais, podendo ela revestir-se da forma societária econômica convencional ou especial.

11 3 Adm. Indireta (2013/CESPE/SERPRO/Analista_GABPREL) A criação das fundações dotadas de personalidade de direito público ocorre mediante inscrição de seus atos constitutivos no registro civil das pessoas jurídicas, após a edição de lei autorizadora.

12 3 Adm. Indireta (2010/CESPE/INSS/Médico) As fundações autárquicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista são espécies de entidades paraestatais.

13 3 Adm. Indireta (2010/CESPE/TRE-MT/An. Admin.) A criação das autarquias é feita por lei, ao passo que as empresas públicas e sociedades de economia mista são criadas por meio do registro dos atos de constituição no respectivo cartório.

14 3 Adm. Indireta (2010/CESPE/MP-ES/Promotor) Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar nesse último caso, definir as áreas de sua atuação.

15 3 Adm. Indireta (2012/CESPE/PF/Papiloscopista) Existe a possibilidade de participação de recursos particulares na formação do capital social de empresa pública federal

16 3 Adm. Indireta (2012/CESPE/PF/Papiloscopista) O foro competente para o julgamento de ação de indenização por danos materiais contra empresa pública federal é a justiça federal.

17 4 Agências Modelo brasileiro Agências

18 4 Agências OBS: Tanto Agências Reguladoras, quanto executivas compõem a Administração Indireta. I) Ag. Reguladora - Tratam-se de, com função principal de acompanhar bens, serviços, mercados ou produtos específicos;

19 4 O regime jurídico da Administração Pública Características principais do regime especial: a) b) c) OBS: Existem órgãos/entidades que, ainda que não constituídos sob a forma de reguladora, exercem funções regulatórias. Exemplo: OBS 2: não determinação expressa de que as reguladoras sejam autarquias.

20 4 Agências II) Ag. Executiva: Autarquias ou fundações públicas como executivas. Requisitos para qualificação: a) b) - Exemplo de Executiva - INMETRO

21 4 Agências (2009/CESPE/ANTAQ/Especialista em Regulação/Economia) Julgue os próximos itens relativos à organização do poderes. Os diretores das agências reguladoras serão escolhidos pelo presidente da República, mas essa escolha deve ser aprovada, por meio de voto secreto, após argüição pública, pelo Senado Federal.

22 4 Agências (2009/CESPE ANTAQ ANALISTA ADMINISTRATIVO) As agências reguladoras federais possuem elevado grau de independência em face do poder central, razão pela qual não estão submetidas ao controle por parte do Tribunal de Contas da União, no que se refere aos aspectos de eficiência do serviço público concedido, fiscalizado pelas agências.

23 5 Entidades Paraestatais - a Expressão: PARA AO LADO; STATUS DO ESTADO. Assim, paraestatais são entidades que se colocam do Estado, sem o integrar, porém.

24 5 Entidades Paraestatais * 3 principais paraestatais OS; OSCIPS e Serviços Sociais Autônomos (há, ainda, fundações de apoio OS e OSCIP - PONTOS COMUNS Personalidade Jurídica de Direito Privado Regime Jurídico Predominantemente de Direito Privado, derrogado, parcialmente, pelo Direito Público Instituídas por iniciativa de particulares (em regra) Sem fins lucrativos

25 5 Entidades Paraestatais OS e OSCIP principais diferenças Qualificação perante: Qualificação ato vinculado? Formalização da parceria por: Participação do poder público no conselho de administração: Podem receber cessão de bens/servidores OS OSCIP Poder Executivo Ministério da Justiça Contrato Gestão Obrigatória de Termo de Parceria Não obrigatória

26 5 Entidades Paraestatais OS e OSCIP outras observações: - A firmatura de contratos de gestão e termos de parceria não demandam licitação; - O uso dos recursos públicos por parte de OS e OSCIP não demanda licitação, na forma da Lei (ADI 1923 VOTO DO MIN. LUIZ FUX). As entidades devem editar regulamentos próprios, objetivos e impessoais, para o uso de recursos públicos.

27 5 Entidades Paraestatais Serviços Sociais Autônomos Conhecidos como sistema S ; Criação autorizada em Lei Possuem personalidade jurídica de direito privado Não possuem intuito lucrativo Prestam atividades de assistência médica, social ou ensino, a certos grupos. Possuem regulamentos próprios a respeito de suas licitações (decisão 907/1997 Plenário/TCU).

28 5 Entidades Paraestatais (2010/CESPE/MS/ANALISTA) Entidades paraestatais são pessoas jurídicas de direito privado que colaboram com o Estado no desempenho de atividades não lucrativas; elas não integram a estrutura da administração pública.

29 5 Entidades Paraestatais (2007/CESPE/TCU/TÉCNICO) As entidades paraestatais, pessoas jurídicas de direito privado, não-integrantes da administração direta ou indireta, colaboram para o desempenho do Estado nas atividades de interesse público, de natureza nãolucrativa.

30 LICITAÇÕES/Câmara Assistente Roteiro 1 Conceitos Iniciais 2 Princípios 3 Modalidades 4 Fases 5 Tipos 6 Alienação de Bens 7 Exceções ao dever de licitar (dispensa e inexigibilidade)

31 1 Conceitos Iniciais (art. 3º, Lei O QUE É: 8.666/1993) OBJETIVO 1: OBJETIVO 2: OBJETIVO 3:

32 1 Conceitos Iniciais (art. 37, inc. XXI, CF) Dever de licitar: Administração Direta, indireta e demais entidades controladas diretamente ou indiretamente pelo poder público.

33 Regime jurídico Administrativo (SUJEIÇÕES) LICITAÇÃO - REGRA - (CF, art. 37, XXI) Procedimento Administrativo Escolha da melhor proposta para ADM Finalidades: -Vantajosidade - Isonomia - Promoção do desenvolvimento nacional sustentável Contratações Públicas (terceiros) Obras, serviços, compras, alienações e locações

34 QUESTÃO???? Emp. Pub. E Soc. De Econ. Mista que exploram ativ. Econômicas (art. 173, CF): Ativ. FIM (econômica): Ativ. MEIO:

35 1 Conceitos Iniciais - OBSERVAÇÕES Jurisprudência do TCU (Acórdão 1732/09): Até que seja editada lei dispondo sobre licitações e contratos das empresas estatais e sociedades de economia mista, em atenção ao art. artigo 173, 1º, inciso III, da Constituição Federal, devem estas observar os preceitos da Lei nº 8.666/1993 e os princípios e regras da Administração Pública.

36 1 Conceitos Iniciais - OBSERVAÇÕES 1 - O dever de licitar é uma REGRA GERAL, a qual comporta exceções (art. 37, inc. XXI, CF: ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações

37 1 Conceitos Iniciais - OBSERVAÇÕES 2 - A Licitação sempre é um procedimento formal (vinculado - parágrafo único, art. 4º, Lei 8.666/93). TODAVIA, HÁ PEQUENAS DOSES DE DISCRICIONARIEDADE AO LONGO DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO.

38 1 Conceitos Iniciais - OBSERVAÇÕES 3 - A União detém competência para editar normas gerais a respeito de licitação e contratos (art. 22, inc. XXVII, CF). Nesse sentido, foram editadas as Leis 8.666/93 (que é a Lei Geral de Licitações e Contratos válida para toda a Administração Pública) e a Lei /2002 (que estabelece, especificamente o Pregão, modalidade aplicável a todos os entes componentes da níveis da Federação, na Administração Direta e Indireta de quaisquer dos Poderes).

39 1 Conceitos Iniciais - OBSERVAÇÕES 4 - Serviços Sociais Autônomos: Submetemse aos PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA em suas licitações, mas não integralmente à Lei 8.666/93 (possuem regulamentos próprios).

40 1 Conceitos Iniciais - OBSERVAÇÕES 5 - Concessões e permissões de serviço público: também se sujeitam às licitações, mas com regras diferenciadas estabelecidas a partir da Lei 8.987/95 (que regulamenta o art. 175, CF/88). A Lei 8.666/93, portanto, é de aplicação SUBSIDIÁRIA a concessões e permissões de serviços públicos (art. 124 da Lei 8.666/93).

41 1 Conceitos Iniciais - OBSERVAÇÕES 6 - Definição dos conceitos básicos de licitação ver art. 6º da Lei 8.666/93.

42 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2013/CESPE/MME/Analista-licitação) Sujeitam-se licitar, nos termos da Lei n.º 8.666/1993, ao dever de A os conselhos de classe. B as empresas estatais exploradoras de atividade econômica. C os fundos de garantia do tempo de serviço. D as organizações sociais, independentemente de onde provêm os recursos que gerencia. E as organizações de sociedade civil de interesse independentemente do tipo de recurso recebido. público, GABARITO: CERTO ou ERRADO

43 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2010/CESPE/BASA/Técnico) A Lei n.º 8.666/1993 é uma lei de natureza ordinária, de abrangência nacional, destinada a regulamentar o sentido do texto constitucional no que concerne ao estabelecimento de normas gerais aplicáveis às licitações e aos contratos administrativos que devem nortear a atuação da administração pública direta, indireta e fundacional. GABARITO: CERTO ou ERRADO

44 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2009/CESPE/Agente Administrativo) Acerca de licitações, julgue o item que se segue. As normas gerais sobre licitações estabelecidas na Lei n.º 8.666/1993 restringem-se à União, aos estados e ao Distrito Federal. GABARITO: CERTO ou ERRADO

45 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2011/CESPE/TJ-ES/Analista) Em qualquer processo licitatório há alguma parcela de discricionariedade no ato de escolha de um objeto de contratação. GABARITO: CERTO ou ERRADO

46 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2011/CESPE/TJ-ES/Analista) Como forma de favorecer a celeridade na contratação de serviços públicos ou na alocação de bens, a legislação atribui competência concorrente aos municípios para que estes possam criar modalidades simplificadas de licitação. GABARITO: CERTO ou ERRADO

47 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2011/Cespe STM Cargo 2) As empresas públicas, devido ao seu caráter eminentemente privado, não estão obrigadas à realização de procedimentos licitatórios GABARITO: CERTO ou ERRADO

48 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2011/CESPE/TRF-2ª REGIÃO/JUIZ) O procedimento da concorrência, por ser muito complexo, não se aplica à alienação de bens móveis GABARITO: CERTO ou ERRADO

49 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2012/CESPE/AL-CE/Analista-Direito) As concessões de serviço público devem ser sempre precedidas de licitação, na modalidade tomada de preços. GABARITO: CERTO ou ERRADO

50 2 PRINCÍPIOS Princípios: são os alicerces de um sistema, não possuindo, conceitualmente, hierarquia entre si.

51 2 PRINCÍPIOS Podemos dividir os princípios de licitação em dois grupos: I - Explícitos (art. 3º, Lei 8.666/93); II - Reconhecidos (não chamados, na Lei, de princípios, mas reconhecidos assim pela doutrina)

52 2 PRINCÍPIOS Princípios explícitos do art. 3º da Lei 8.666/93: Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

53 2 PRINCÍPIOS Princípios explícitos do art. 3º da Lei 8.666/93: Alguns princípios explícitos apenas repetem a CF (legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade). Outros, merecem alguns esclarecimentos adicionais.

54 2 PRINCÍPIOS Princípios explícitos do art. 3º da Lei 8.666/93: Igualdade todos os participantes da licitação devem ser tratados de forma isonômica. Probidade Administrativa dever de conduta honesta, resta. Guarda estreita correlação com a moralidade. Vinculação ao instrumento convocatório o edital é a lei interna da licitação, não podendo, portanto, ser descumprido, nem pela Administração Pública, nem pelos licitantes. Nesse sentido, art. 41 da Lei 8.666/93.

55 2 PRINCÍPIOS Princípios explícitos do art. 3º da Lei 8.666/93: Julgamento objetivo os critérios de julgamento são aqueles estabelecidos no edital e vinculam a Administração afasta possíveis discricionariedades

56 QUESTÃO???? São aceitos critérios ocultos ou sigilosos (conhecidos só pela Administração) como critério de julgamento?

57 2 PRINCÍPIOS Princípios reconhecidos - EXEMPLOS: - Procedimento formal: O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública. - Padronização: As obras e serviços destinados aos mesmos fins terão projetos padronizados por tipos, categorias ou classes, exceto quando o projetopadrão não atender às condições peculiares do local ou às exigências específicas do empreendimento.

58 2 PRINCÍPIOS Princípios reconhecidos - EXEMPLOS: - Competitividade: É vedado aos agentes públicos: I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato

59 2 PRINCÍPIOS Princípios reconhecidos - EXEMPLOS: - Adjudicação Compulsória: A Administração não poderá celebrar o contrato com preterição da ordem de classificação das propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatório, sob pena de nulidade.

60 2 PRINCÍPIOS JURISPRUDÊNCIA DO TCU: Acórdão P (...) É, portanto, legítima a exigência em edital de que os cartuchos de impressora a serem fornecidos pelo licitante, originais ou similares, sejam de primeiro uso, e, por conseguinte, não admitindo ele que sejam fornecidos cartuchos remanufaturados, recondicionados ou recarregados, sem que isso configure preferência por marca ou restrição prejudicial ao caráter competitivo do certame, haja vista a existência de grande número de fornecedores de varejo ou atacado em condições de participação no certame.

61 2 PRINCÍPIOS Acórdão 1416/10-2ª Câmara: É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, quando, por exemplo, a indicação da marca servir como parâmetro de qualidade e facilitar a descrição do objeto e desde que seguida, por exemplo, das expressões "ou equivalente", "ou similar" e "ou de melhor qualidade", devendo, nesse caso, o produto ser aceito de fato e sem restrições pela Administração;

62 2 PRINCÍPIOS Acórdão 1632/2006 Plenário: A existência de grau de parentesco entre membro da Comissão Permanente de Licitação e proprietário de firma participante de certames no órgão configura afronta à Lei n /1993 e aos princípios da moralidade e da impessoalidade que devem nortear a atuação dos gestores públicos.

63 2 PRINCÍPIOS Acórdão n.º 1008/2011-Plenário : A Jurisprudência do TCU é firme em condenar, de modo geral, a especificação de marca para a aquisição de toner de impressoras. Todavia, em homenagem à padronização, pode-se admitir como justificativa plausível a perda da garantia das impressoras em decorrência da utilização de cartuchos de outras marcas.

64 2 PRINCÍPIOS Acórdão 868/2006 2ª Câmara: "(...) o fato de o objeto de um dado certame ter sido adjudicado a uma empresa não implica direito subjetivo da mesma em obter a contratação. O direito do adjudicatário é o de ser convocado em primeiro lugar caso a Administração decida celebrá-lo, conforme vastamente pacificado pela jurisprudência e pela doutrina."

65 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2013/CESPE/MME/Analista-licitação) No seu desenvolvimento, a licitação deve se pautar pelo princípio A da adjudicação optativa. B da obrigatoriedade. C da heterogeneidade de tratamento. D do julgamento subjetivo. E da publicidade das propostas. GABARITO: CERTO ou ERRADO

66 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2013/CESPE/MME/Analista) Acerca de licitação pública, assinale a opção correta. A O princípio da adjudicação compulsória impede que a administração, após concluído o procedimento licitatório, atribua seu objeto a outrem que não o legítimo vencedor. B As entidades paraestatais que apresentam personalidade jurídica de direito privado não se sujeitam às normas gerais da Lei n.º 8.666/1993. C O estabelecimento de requisitos mínimos de participação no edital ou convite constitui atentado ao princípio da igualdade entre os licitantes, configurando, por consequência, desvio de poder. D O princípio da vinculação ao instrumento convocatório dirige-se apenas à administração. E A ausência de caracterização do objeto não causa a nulidade da licitação.

67 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (Cespe/TRT 17R Cargo 3/2009) Julgue o item, abaixo, acerca de licitações e contratos administrativos. Em razão do princípio da competitividade, a Lei n.º 8.666/1993 não admite, na licitação de obras e serviços, ainda que destinados aos mesmos fins, o estabelecimento de projetos padronizados por tipos, categorias ou classes. De igual modo, são vedadas, nas compras, padronizações que imponham a compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho. GABARITO: CERTO ou ERRADO

68 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2010/CESPE/MS/ANALISTA) O edital é o ato pelo qual a administração divulga as regras a serem aplicadas em determinado procedimento de licitação, sendo assegurado apenas aos licitantes o direito de impugná-lo junto a administração caso contenha algum vício, embora os cidadãos tenham a faculdade de representar ao tribunal de contas ou a órgãos integrantes de controle interno a ocorrência de irregularidade, com prazo máximo de quinze dias úteis antes da abertura dos envelopes. GABARITO: CERTO ou ERRADO

69 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2009/CESPE/TCU/Técnico) Se determinado estado da Federação, em processo de licitação para aquisição de um produto encontrado em todo o território nacional, inserir no instrumento convocatório cláusula estabelecendo preferência por contratar empresas sediadas no próprio estado, a fim de fomentar o desenvolvimento econômico local, a referida cláusula ofenderá o disposto na lei, especialmente o princípio da isonomia. GABARITO: CERTO ou ERRADO

70 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO TCU - Analista de Controle Externo - (9/2007) - A União, em suas contratações públicas, não pode conceder tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte, pois tal comportamento violaria o princípio da isonomia entre os licitantes. GABARITO: CERTO ou ERRADO

71 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO ANATEL - Analista Administrativo - (7/2006) - O desatendimento de exigências formais não essenciais em licitação junto à ANATEL não importará no afastamento do licitante, desde que seja possível a aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta. GABARITO: CERTO ou ERRADO

72 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2011/CESPE/ECT/Administrador) Embora o princípio do formalismo não esteja expresso na Lei de Licitações, todo procedimento licitatório se caracteriza pela formalidade e solenidade; por essa razão, o desrespeito a esse princípio acarreta a nulidade do certame devido a vício de forma. GABARITO: CERTO ou ERRADO

73 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO CENSIPAM - Analista de Finanças Públicas - (4/2006) - A comprovação de relacionamento afetivo público e notório entre a principal sócia de uma empresa contratada e o prefeito do município licitante não configura impedimento à participação da empresa na licitação, em decorrência de ausência de previsão legal. GABARITO: CERTO ou ERRADO

74 FIXAÇÃO DO CONTEÚDO (2011/CESPE/ECT/Administrador) Embora o princípio do formalismo não esteja expresso na Lei de Licitações, todo procedimento licitatório se caracteriza pela formalidade e solenidade; por essa razão, o desrespeito a esse princípio acarreta a nulidade do certame devido a vício de forma. GABARITO: CERTO ou ERRADO

75 LEMBREM-SE: o esforço é por um tempo. O cargo será pela vida toda!

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações Públicas Conceitos Introdutórios & Princípios da Licitação 1) Previsão

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG PREGÃO ELETRÔNICO Nº 25/2017 ABERTURA: 20 de Novembro de 2017 às 09:40 OBJETO: AQUISIÇÃO DE 2 (DOIS)

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA

Leia mais

TCDF 2014 IGEPP Parte 1 - LICITAÇÕES

TCDF 2014 IGEPP Parte 1 - LICITAÇÕES TCDF 2014 IGEPP Parte 1 - LICITAÇÕES Roteiro 1 Conceitos Iniciais 2 Princípios 3 Modalidades 4 Fases 5 Tipos 6 Alienação de Bens 7 Exceções ao dever de licitar (dispensa e inexigibilidade) 1 Conceitos

Leia mais

Isolada - LICITAÇÕES/Contratos Conteúdo Geral

Isolada - LICITAÇÕES/Contratos Conteúdo Geral Isolada - LICITAÇÕES/Contratos- 2016 Conteúdo Geral Roteiro 1 Conceitos Iniciais 2 Princípios 3 Modalidades 4 Fases 5 Tipos 6 Alienação de Bens 7 Exceções ao dever de licitar (dispensa e inexigibilidade)

Leia mais

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Apresentação na ABINEE TEC 2011, São Paulo, 31 de março de 2011 ABDI ABDI A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída

Leia mais

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Poder Público não pode ter a liberdade que possuem os particulares para contratar. Ele deve sempre se nortear por dois valores distintos: isonomia: todo administrador

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - Princípios da Licitação 1.1. Princípio da Legalidade 1.2. Princípio da Impessoalidade 1.3. Princípio da Igualdade 1.4. Princípio da Publicidade 1.5. Princípio da Moralidade

Leia mais

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ * Drª Helena Zoia As agências de propaganda, devido à determinação da Lei nº 13.146/15, que criou o Estatuto das Pessoas Deficientes, e contém determinações que alteram a Lei das Licitações (Lei n.º 8.666/93),

Leia mais

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO 1) (2008/CESPE/MMA/analista ambiental) Na desconcentração, transfere-se a execução de determinados serviços de uma esfera da administração para outra, o que pressupõe, na relação entre ambas, um poder

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitação Princípios Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÃO PRINCÍPIOS Princípios Orientadores das Licitações O Art. 3º da Lei

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2402 Prefeitura Municipal de publica: Pedido de Impugnação edital do Pregão Presencial N 13/2018. Impugnante: (Templus Corporação Ltda Epp). Manifestação a Impugnação -

Leia mais

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA Maikon Jhonata Eugenio RESUMO :De forma objetiva o presente Resumo busca demonstrar de forma eficiente e objetiva os princípios basilares das licitações,

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO UniCEUB Centro Universitário de Brasília FAJS Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Curso de Direito Turno: Vespertino Disciplina: Direito Administrativo I Professor: Hédel Torres PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

Leia mais

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO À FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES PROCESSO LICITATÓRIO N.º 125/2017 PREGÃO PRESENCIAL Nº 064/2017 SR. PREGOEIRO, MEDICALWAY EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA, pessoa

Leia mais

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2)

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) 1. Conceito A administração para prestar serviço aos seus administrados necessita contratar bens e serviços. Ocorre que essa contratação, em decorrência do princípio

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Concentração x Desconcentração Centralização x Descentralização O DL 200/1967 dispõe sobre

Leia mais

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os MEDIDA PROVISÓRIA No- 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Altera as Leis nos 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e 10.973, de 2 de dezembro de 2004, e revoga o 1o do art. 2o da Lei

Leia mais

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE - 2011 1 - ( CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro,

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes A SPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art. 37, XXI da CF prevê o preceito mais genérico existente em nosso ordenamento

Leia mais

IMPUGNAÇÃO PRESENCIAL Nº 46/2018

IMPUGNAÇÃO PRESENCIAL Nº 46/2018 Exmo. Sr. Prefeito Municipal Município de Gaspar - SC Setor de Licitações PREGÃO PRESENCIAL Nº 46/2018 LUIS CÉSAR REIS - ME, pessoa jurídica, inscrita no CNPJ sob o nº 93.920.361/0001-37, localizada na

Leia mais

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação Volmar Bucco Junior Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação volmar@tce.mt.gov.br LICITAÇÃO/CONTRATO Conceitos Básicos Decisões em Consulta TCE Falhas Frequentes em Licitação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Concentração x Desconcentração Centralização x Descentralização O DL 200/1967 dispõe sobre a organização da Administração

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO Lei n. 8.666/1993 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO O órgão não produz tudo que consome, por isso precisa comprar materiais para poder funcionar: Computadores, materiais de expediente, mobiliários,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO TCE DIREITO ADMINISTRATIVO Organização Da Administração Pública Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. CONCENTRAÇÃO X DESCONCENTRAÇÃO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 258/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.349, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010. Conversão da Medida Provisória nº 495, de 2010 Altera as Leis n os 8.666, de 21 de junho

Leia mais

Sustentabilidade e Direitos Humanos

Sustentabilidade e Direitos Humanos Sustentabilidade e Direitos Humanos Art. 3º, Lei nº 8.66693 e Decreto nº 7.74612 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade e Direitos Humanos LEI Nº 8.666/93 ART. 3º E O

Leia mais

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA COBRA TECNOLOGIA S.A Sr. Pregoeiro e demais membros da Comissão de Licitação. Referência: PREGÃO ELETRÔNICO- 20-2016-03-04 OBJETO: Registro de preços para aquisição de gaveteiros, armários, e mesas de

Leia mais

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Assunto: Licitação Tema: Licitação Lei 8.666/93 1. Introdução SALVE, SALVE FUTURO APROVADO NA

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País.

Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País. MEDIDA PROVISÓRIA N 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País. Altera as

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações & Contratos Administrativos Conceitos Introdutórios & Princípios da

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO PROCESSO Nº 909/2014 EDITAL Nº 12 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 06 DATA DO PREGÃO: 02/03/2015 ÁS

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello EDITAL DIREITO ADMINISTRATIVO Organização administrativa. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada.

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) SÃO PESSOAS JURÍDICAS SÃO ENTES FEDERATIVOS PREVISTOS NA CF/88 SÃO REGIDOS PREDOMINANTEMENTE PELO DIREITO CONSTITUCIONAL ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS

USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS CAPA ARIAL BLACK 23 COR CLARA NO FUNDO Facilita a leitura e não aparece na impressão em preto e branco USO DE ROBÔS EM PREGÕES ELETRÔNICOS Contexto Comprasnet TAHOMA NEGRITO 40 Cristiano Rocha Heckert

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) OBJETIVO DO CURSO: DAR O CONHECIMENTO INTRODUTÓRIO AOS ADVOGADOS, BACHAREIS E ASSITENTES JURÍDICOS SOBRE O TEMA DE LICITAÇÕES QUE MOVIMENTA HOJE MAIS

Leia mais

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM REF.: PREGÃO ELETRÔNICO 011/2015 POLICARD SYSTEMS E SERVIÇOS S.A., pessoa jurídica de direito privado inscrita sob o CNPJ nº

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Empresa Pública Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA (EMPRESAS ESTATAIS) A Constituição

Leia mais

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo Direito Administrativo Pregão Prof. Thamiris Felizardo PREGÃO LEI 10520/2002 -Trata-se de modalidade de licitação que não consta do rol da Lei 8666/93. -Ressalta-se que a Lei 8666/93 aplica-se de forma

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Noções de Direito Administrativo Edital: Noções de organização administrativa. Administração direta e indireta, centralizada

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS. ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS. Ref.: IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Pregão Eletrônico n. 094/SGAF/2018 AUBICON INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, pessoa jurídica inscrita no CNPJ nº.

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CURSO

CURSO JURÍDICO FMB CURSO CURSO JURÍDICO FMB CURSO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS 2 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO 3 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFA. CRISTINA APARECIDA FACEIRA MEDINA MOGIONI MÓDULO I O Direito Administrativo;

Leia mais

MPU. Adendo. ANALISTA PROCESSUAL Conhecimentos Básicos e Específicos MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. Franklin Andrejanini. Direito Administrativo

MPU. Adendo. ANALISTA PROCESSUAL Conhecimentos Básicos e Específicos MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. Franklin Andrejanini. Direito Administrativo Franklin Andrejanini Adendo MPU MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Direito Administrativo ANALISTA PROCESSUAL Conhecimentos Básicos e Específicos Nível Superior 2010 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006

ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006 1 ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006 Davi Walter Musskopff 1 A eficiência na gestão dos recursos públicos sempre tem sido questão de ampla preocupação

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA/SP.

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA/SP. AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA/SP. 1 Ref.: PREGÃO PRESENCIAL N 057/2017 PROCESSO N 118/2017 GE HEALTHCARE DO BRASIL COMÉRCIO E SERVIÇOS PARA EQUIPAMENTOS

Leia mais

ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) SÃO PESSOAS JURÍDICAS ESTADOS DF MUNICÍPIOS SÃO ENTES FEDERATIVOS PREVISTOS NA CF/88 SÃO REGIDOS PREDOMINANTEMENTE

Leia mais

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Giuliano Menezes 01)Marque V ou F: a) O

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Pertinência entre condições de participação e a fase de habilitação Juliana Kellen Batista* Analisa a importância da exigência de algumas condições de participação para uma possível

Leia mais

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta:

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta: Prezada Comissão, Segue considerações referente à Tomada de Preços nº 01/2016, solicitamos diante do que será exposto que o edital seja reformulado conforme a lei de licitações nº 8666/13, para que o processo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual

Leia mais

Processo Administrativo: Aula 7: Processos em espécie I: Processo Licitatório

Processo Administrativo: Aula 7: Processos em espécie I: Processo Licitatório Processo Administrativo: Aula 7: Processos em espécie I: Processo Licitatório PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), 21 de setembro

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Sociedade de Economia Mista Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA (EMPRESAS ESTATAIS) A

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização

Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Contratos Formalização, Gestão e Fiscalização Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão seplan@tcu.gov.br Junho/2016 Foto: Lucila Rosa Formalização, Gestão e Fiscalização de Contratos Fundamentos

Leia mais

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos AULA 6 Contratos Administrativos Olá, pessoal, tudo bem? Na aula anterior, tivemos contato com importantes informações acerca das Licitações, as quais, de maneira geral, são antecedentes lógicos (indispensáveis)

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09 Dando prosseguimento ao tema fundação pública,

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL/RS

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL/RS ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL/RS PREGÃO ELETRÔNICO: N 335/2017 ABERTURA: 08/11/2017 às 08:55 OBJETO: AQUISIÇÃO DE VEÍCULO ZERO KM, TIPO SEDAN PARA

Leia mais

Organização da Administração Pública

Organização da Administração Pública Direito Administrativo Organização da Administração Pública Estado - Povo; - Território; - Governo soberano. Organização do Estado - Federação: União Estados Distrito Federal Municípios Governo e Administração

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Princípios da Licitação de acordo com a Lei n.º 8.666/93 Ane Carolina Novaes* Dispõem o artigo 3º da Lei 8.666 de 21/06/93, que as licitações serão processadas e julgadas na conformidade

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Administração Pública 1. (CESPE/PRF/Agente Administrativo/2012) São exemplos de prerrogativas estatais estendidas às autarquias a imunidade tributária recíproca e os privilégios processuais da Fazenda

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 (2017 - CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente previstas na lei. (2017 - CESPE - TRE-PE

Leia mais

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21 CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21 DATA 30/08/16 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (MANHÃ) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017

IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017 Ao Senhor Pregoeiro, Referência: Edital Pregão Eletrônico n. 004/2017 Processo Administrativo nº 011/2017 IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017 ÍCONE VIAGENS E EVENTOS LTDA. ME, pessoa jurídica

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 66/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 66/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 66/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Prof. Marcelino Dir Adm.

Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. MARCELINO FERNANDES DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Publicação instrumento Convocatório Hab ilita ção Ab Docs Ab Prop Julg Class Hom Adj CONTRATO D P Introdução e Fundamentos Constitucionais

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. De acordo com a Constituição Federal, constituem princípios aplicáveis à Administração Pública os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Tais princípios

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174244 Atuação de construtoras estrangeiras no Brasil Ercio Thomaz Mesa Redonda 02 no CONGRESSO DE MATERIAIS, TECNOLOGIA E ESUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO, 15., 2016, Belo Horizonte.

Leia mais

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB Ao Exmo. Sr. Zenaldo Coutinho DD. Prefeito de Belém do Pará - PA Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB A empresa KOWAL ENGENHARIA AMBIENTAL ME, inscrita no CNPJ 27.409.076/0001-21,

Leia mais

Atenciosamente, Silvina da Costa Marques Auditora-Chefe

Atenciosamente, Silvina da Costa Marques Auditora-Chefe MEMO-CIRCULAR N.º 010 - AUDIN DATA: 07/05/2002 DE: AUDITORIA INTERNA PARA: DIRETORES DAS UNIDADES e MEMBROS DO CD Sr(a). Diretor(a), Reportamo-nos às determinações do Tribunal de Contas da União ao julgar

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Estrutura da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Estrutura da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Estrutura da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO DIRETA Conjunto de

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

Principais Pincípios Licitatórios e Responsabilidade sobre Licitações Por Luciano S. Zanzoni.

Principais Pincípios Licitatórios e Responsabilidade sobre Licitações Por Luciano S. Zanzoni. Principais Pincípios Licitatórios e Responsabilidade sobre Licitações Por Luciano S. Zanzoni. O princípio da legalidade é inerente a todos os atos da Administração Pública e decorre do fato dela só poder

Leia mais

A CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA PETROBRAS

A CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA PETROBRAS A CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NA PETROBRAS 1 Natureza Jurídica da PETROBRAS Constituição da República Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica

Leia mais

A NECESSIDADE DE LICITAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA S

A NECESSIDADE DE LICITAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA S A NECESSIDADE DE LICITAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA S Lucas Pessôa Moreira 1 RESUMO: O artigo estudará a obrigatoriedade de realização de licitação pelas entidades componentes do denominado sistema S

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO PARECER JURÍDICO Nº 17/2018 PROJU/SEMOB PROTOCOLO: 1709256/2017 REQUERENTE: CPL/SEMOB ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE PORTAS AUTOMÁTICAS. Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO Tratam os

Leia mais

Rodada #1 Licitações e Contratos Administrativos

Rodada #1 Licitações e Contratos Administrativos Rodada #1 Licitações e Contratos Administrativos Professor Renato Fenili Assuntos da Rodada 1. Lei nº 8.666/93 (PARTE 1 - LICITAÇÕES) 1.1 Conceitos e Princípios licitatórios. 1.2 Tipos e Modalidades. 1.3

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TEMA: CONHECIMENTOS GERAIS CORREIOS/2015 Estado Federal Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Delegado da Polícia Federal Período: 2004-2016 Sumário Direito Administrativo... 3 Princípios Administrativo... 3 Ato Administrativo... 3 Organização

Leia mais