Produção de enzimas. EQB4383 Enzimologia Industrial. M.A.Z. Coelho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Produção de enzimas. EQB4383 Enzimologia Industrial. M.A.Z. Coelho"

Transcrição

1 Produção de enzimas

2 ENZIMA proteína enzimática + quantidades variáveis de matéria contaminante proteica e não-proteica + preservantes. Matérias primas para Obtenção Enzimas: células microbianas células animais e vegetais Etapas Processo Produção de Enzimas Obtenção: fermentação, produção agro-pecuária ou cultivo in-vitro Recuperação: separação, extração e concentração; Purificação: pode incluir várias etapas ou não existir; Formulação: normalização do produto enzimático.

3 ESQUEMA GERAL DE PRODUÇÃO DE ENZIMAS- (---) enzima intracelular, ( ) enzima extracelular

4 PRODUÇÃO DE ENZIMAS DE TECIDOS As enzimas de tecidos requerem um processo de ruptura celular para a sua recuperação. A extração, é uma operação simples e de baixa incidência no custo de produção. As células animais, desprovidas de parede celular podem ser facilmente extraídas por esforços moderados de corte ou por choque osmótico. As células vegetais, providas de uma rígida parede celular de natureza celulósica, sensíveis aos esforços de corte, extraídas em moinhos convencionais. A produção em grande escala é pouco factível, dada a complexidade do sistema e ao alto custo dos meios de cultivo requeridos. Avanços significativos no desenho de equipamentos para a propagação de células e nos métodos de imobilização.

5 Enzimas Produzidas de Origem Animal Exemplos: Pancreatina, tripsina, pepsina, renina, quimiotripsina e catalase. Metodologia Geral de Produção Extraídas em solução aquosa antes de serem processadas. Tecidos são secos e triturados em partículas pequenas e finas Tecidos ainda úmidos são desintegrados (moinhos ou homogeneizadores) Materiais são então, extraídos com água ou solução tampão adequada Resíduos insolúveis removidos por filtração ou centrifugação (terra diatomácea é adicionada como auxiliar de filtração do extrato ou da solução de enzima bruta).

6 Pancreatina pâncreas de porco e apresenta atividade amilolítica, proteolítica e lipolítica. pâncreas de boi ou de carneiro que não contém quase amilase. Pâncreas frescos ou congelados são triturados com tecido duodenal Tripsina presente no duodeno inicia a ativação das enzimas A massa é seca em secadores à vácuo e depois desengordurada com extração com éter de petróleo Solvente eliminado com secagem dos flocos em secadores á vácuo e depois moídos obtendo-se um pó fino e peneirado

7 Renina Suco gástrico do quarto estômago do bezerro alimentado por leite, pois ao contrário poderá estar contaminada por pepsina. Contém um precursor inativo (pró-renina).

8 Pepsina mucosa do estômago de porco Mucosa é fatiada e misturada com ácido clorídrico ou fosfórico ph 2,0 por 16h a temperatura ambiente Eleva-se temperatura C/1 hora (pepsinogênio é levado à pepsina) Tecido não digerido é filtrado, e este é então seco em secador a vácuo a 40 C Pepsina de alta pureza é obtida através da concentração à vácuo do filtrado, resfriamento a 5-8 C e adição de etanol para atingir a concentração de 60% - Filtrada e seca a baixa temperatura

9 Catalase fígado e sangue de animais (boi e porco). Fígados são macerados submetidos a agitação em solução aquosa contendo 25% acetona a temperatura ambiente Concentração acetona aumentada 35%, massa obtida é filtrada e os sólidos descartados Mais acetona é adicionada (50%), para precipitar a catalase, recuperada através de filtração ou centrifugação. Precipitado pode ser seco ou ainda extraído em solução aquosa agitada por 1 hora removendo o material insolúvel. Solução de catalase pode ser submetida a filtração estéril e comercializada, com ou sem estabilizante (glicerol)

10 Enzimas Produzidas de Origem Vegetal Exemplos: Papaína, bromelina, ficina, malte que contém proteases, lípases, oxiredutases e hemicelulases e amilases. Produzidas em grande parte como sub-produtos da atividade agrícola. Papaína Látex do fruto verde do mamão - folhas,talos, pecíolos das flores e cascas, com exceção da raiz. Sensíveis a oxidação do ar - inativadas. Papaínas comerciais não são armazenadas por longos períodos. Extraída como suco prensado - purificada. Utilizada na clarificação da cerveja, amaciamento de carne e como auxiliar da digestão para pessoas que tem deficiência de enzimas proteolíticas.

11 Bromelina Talo e no fruto do abacaxi - menos maduros (porção mais baixa e central do talo). Ficina Látex de espécies de Fícus Obtenção é economicamente inviável, grande quantidade de matéria vegetal é necessária para a produção de pouca ficina.

12 Cardosina é uma protease diferente das demais de origem vegetal, sendo do tipo aspártico, que apresenta condições ótimas em ph ácido, por isso, é denominada de coalho vegetal. Esta presente nas flores de cardo (Cynara cardunculus). extração da enzima ocorre com a adição de água a amostra seca sob agitação, filtração com lã de vidro, centrifugação e diálise do extrato.

13 Malte Malte de cevada e outros cereais proteases e lípases hemicelulases (sintetizadas durante a germinação do grão) oxiredutases amilases (- amilase - grão durante a germinação e, - amilase - grão antes de sua germinação).

14 PRODUÇÃO DE ENZIMAS MICROBIANAS Microorganismos produtores - bactérias, os fungos filamentosos e as leveduras. Microrganismos mais importantes na produção de enzimas extracelulares industriais - gênero Bacillus e Aspergillus (80-85% do mercado de enzimas extracelulares) Maioria das enzimas comerciais são enzimas degradativas (catabolismo metabolitos primários) - produzidas de forma parcial ou totalmente dissociada do crescimento.

15 Classes de Enzimas Enzimas Constitutivas Ligadas aos aspectos centrais do metabolismo. São produzidas continuamente independente da presença ou não de substrato. Enzimas Induzidas Vão sendo sintetizadas em proporções baixas, mas significativas, até que um substrato ou um produto derivado de sua degradação induza um grande aumento na síntese enzimática. Encontram-se em maior proporção.

16 Enzima constitutiva ou induzida Mecanismo posterior de Controle Na presença de uma fonte de carbono rapidamente assimilável como a D- glicose, a síntese de muitas enzimas se encontra reprimida- Repressão por um catabólito. Organismo utiliza a glicose sem gasto de energia na síntese de enzimas úteis para degradar outras fontes de carbono mais complexas. Pode ser muito difícil deduzir se a síntese transitória de uma enzima é o resultado de uma indução, de uma repressão ou da combinação de ambos os mecanismos. A síntese de certas enzimas pode ser reprimida pela presença de compostos que contenham enxofre, nitrogênio e outros. Exemplo: síntese da proteinase extracelular de Bacillus subtilis é reprimida pela presença no meio de cultivo de certos compostos que contenham nitrogênio, como o glutamato e o aspartato.

17 Preparo do inoculo Tratamento da matéria prima Recuperação da enzima levando em conta localização (intra ou extra celular Purificação

18 Meios de Cultivo Meio sintético ou matérias primas naturais. Substâncias naturais complexas (melaços, licor de arroz, milho e outros cereais, soro de leite, hidrolisados proteícos, farinhas amiláceas e celulósicos). Os mecanismos de controle que operam sobre a síntese enzimática (indução e repressão catabólica) devem ser considerados na formulação do meio, levando em consideração a presença de indutores, no caso da produção de enzimas indutíveis, (ex: amido para amilase, uréia para urease, xilose para xilose isomerase), e a eliminação de substratos que causem inibição no caso do cultivo em batelada.

19 Cinética de produção de celulases de Trichoderma reesei em batelada, mostrando a instabilidade da fração endoglucanase.

20 CINÉTICA DE PRODUÇÃO DE ENZIMAS (Modelo Ludecking & Piret) Metábolitos primários = Metabólitos secundários = Intermediárias = e diferentes de 0 (-amilase de Bacillus subtilis, a glucoamilase de Aspergillus niger e a lactase de Escherichia coli) v= dp/dt = dx/dt + X associada não-associada ao ao crescimento crescimento

21 PRODUÇÃO DE ENZIMAS COM MICRORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS Produção de enzimas com microrganismos manipulados por técnicas modernas de recombinação genética - tecnologia denominada clonagem genética, clonagem molecular ou DNA recombinante. - Produzir enzimas de organismos superiores em sistemas microbianos; - Transferir a capacidade produtiva de uma cepa mais adequada do ponto de vista sanitário ou econômico; - Melhorar o nível de produção e a pureza da enzima produzida. - Principal problema de se utilizar esta técnica em produção comercial esta a nível de estabilidade genética do microrganismo.

22 Exemplo de Enzimas produzidas usando microorganismos Geneticamente modificados A renina de origem animal substituição por renina microbiana (de Mucor miehii) foi apenas parcial. Sua produção por tecnologia de DNA recombinante tem sido estudada por companhias como Celltex, Genex, Genencor e Códon - com cepas de Escherichia coli - enzima não é excretada. A Genecor reportou a produção de renina animal extracelular com cepas Aspergillus nidulans. Outros centros descrevem a produção de renina excretável com cepas de Saccharomyces e Kluyveromyces. Recentemente, a empresa holandesa Gist-Brocades introduziu no mercado renina animal produzida por cepas clonadas de Kluyveromyces marxianus.

PRODUÇÃO DE ENZIMAS INDUSTRIAIS DE ORIGEM VEGETAL

PRODUÇÃO DE ENZIMAS INDUSTRIAIS DE ORIGEM VEGETAL 1 PRODUÇÃO DE ENZIMAS INDUSTRIAIS DE ORIGEM VEGETAL PAPAÍNA enzima constituinte do látex do fruto verde de mamão (Carica papaya) Látex bruto seco em pó papaína. Papaína não pode ser armazenada por longos

Leia mais

PROCESSOS FERMENTATIVOS

PROCESSOS FERMENTATIVOS PROCESSOS FERMENTATIVOS AULA 2 TÓPICOS EM BIOPROCESSOS PPGPVBA 1. INTRODUÇÃO - Microrganismos decompositores de alimentos; fermentação de alimentos e bebidas. - Vinho e vinagre 10.000 AC; - Cerveja 5.000

Leia mais

Tecnologia de Bebidas Fermentadas. Thiago Rocha dos Santos Mathias

Tecnologia de Bebidas Fermentadas. Thiago Rocha dos Santos Mathias Tecnologia de Bebidas Fermentadas Thiago Rocha dos Santos Mathias thiago.mathias@ifrj.edu.br Tópicos Introdução aos Bioprocessos Tecnologia da cerveja Tecnologia do vinho Tecnologia da cachaça Introdução

Leia mais

Meios de cultura bacteriano

Meios de cultura bacteriano Meios de cultura bacteriano O material preparado no laboratório para o crescimento de microrganismos. Inóculo e Cultura; Se desejarmos o crescimento de uma cultura de um certo microrganismo, por exemplo

Leia mais

Enzimas EQB353 Microbiologia Industrial Escola de Química / UFRJ

Enzimas EQB353 Microbiologia Industrial Escola de Química / UFRJ Enzimas Enzimas de relevância industrial Origem Aplicação CARBO HIDROLAS ES α, β amilase cereais germinados cervejaria, licores, panificação α amilase fungo filamentoso panificação, confeitaria α amilase

Leia mais

Produção de Enzimas Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

Produção de Enzimas Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos Maria Alice Zarur Coelho Priscilla Filomena Fonseca Amaral Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos Introdução Comercialmente, uma enzima pode ser um preparado que, além

Leia mais

EXTRAÇÃO, SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO ENZIMÁTICA

EXTRAÇÃO, SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO ENZIMÁTICA EXTRAÇÃO, SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO ENZIMÁTICA EQB4383 _ Enzimologia Industrial Etapas de Extração, Separação e Purificação Enzimáticas remoção de material insolúvel separação dos produtos purificação e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Joel Gustavo Teleken Palotina (PR), Maio de 2017. BIOETANOL 1) MATÉRIAS PRIMAS 2) BIORREATORES 3) PRODUÇÃO DE ETANOL 2 MATÉRIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Palotina (PR), Maio de 2018. BIOETANOL 1) MATÉRIAS PRIMAS 2) BIORREATORES 3) PRODUÇÃO DE ETANOL 2 MATÉRIAS PRIMAS As matérias-primas

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM QUESTÃO 1 O gráfico abaixo se refere à atividade de uma enzima proteolítica que atua no trato digestório: A enzima em questão é a: a) Tripsina,

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FERMENTATIVOS. Professora: Erika Liz

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FERMENTATIVOS. Professora: Erika Liz INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS FERMENTATIVOS Professora: Erika Liz Características necessárias de microrganismos para aplicação industrial Apresentar elevada eficiência na conversão de nutrientes, de forma a

Leia mais

Esterilização. D10 Dose de redução decimal. D0 Dose de inativação. DSAL Dose para assegurar SAL. F dose que inclui a probabilidade de contaminação

Esterilização. D10 Dose de redução decimal. D0 Dose de inativação. DSAL Dose para assegurar SAL. F dose que inclui a probabilidade de contaminação Esterilização D10 Dose de redução decimal D0 Dose de inativação DSAL Dose para assegurar SAL F dose que inclui a probabilidade de contaminação Cálculo da probabilidade da não esterilidade dos Microrganismos

Leia mais

2 APLICAÇÕES INDUSTRIAIS Tabela 1: Enzimas aplicadas na indústria APLICAÇÃO ENZIMA

2 APLICAÇÕES INDUSTRIAIS Tabela 1: Enzimas aplicadas na indústria APLICAÇÃO ENZIMA CINÉTICA ENZIMÁTICA INTRODUÇÃO O conhecimento das propriedades cinéticas das enzimas é importante para compreender as transformações que ocorrem no interior das células que participam dos processos fermentativos

Leia mais

Uma análise das diferentes fontes de carboidratos para obtenção do bioetanol. Silvio Roberto Andrietta BioContal

Uma análise das diferentes fontes de carboidratos para obtenção do bioetanol. Silvio Roberto Andrietta BioContal Uma análise das diferentes fontes de carboidratos para obtenção do bioetanol Silvio Roberto Andrietta BioContal Matéria prima O etanol pode ser obtido de diferentes matérias primas: Amido Sacarose Material

Leia mais

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA BIOTECNOLOGIA - HISTÓRIA Estima-se que 8000 a.c., na Mesopotâmia, os povos selecionavam as melhores sementes das melhores plantas para aumentar a colheita. Fabricação de

Leia mais

Exercícios de Digestão Comparada

Exercícios de Digestão Comparada Exercícios de Digestão Comparada 1. (UEL) No esquema a seguir, estão representados 4 tubos de ensaio com os seus componentes. O material retirado de determinado órgão do rato foi adicionado aos tubos de

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS

TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS Prof. Ana Rita Rainho TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS Fermentação www.biogeolearning.com 1 Fluxo de energia nos sistemas biológicos A energia radiante é captada pelos seres fotossintéticos

Leia mais

Metabolismo dos Glicídios

Metabolismo dos Glicídios QUÍMCA E BIOQUÍMICA Curso Técnico em Nutrição e Dietética Metabolismo dos Glicídios Professor: Adriano Silva Os hidratos de carbono são as biomoléculas mais abundantes do nosso planeta 100b de toneladas

Leia mais

Constituintes químicos dos seres vivos

Constituintes químicos dos seres vivos REVISÃO Bioquímica Constituintes químicos dos seres vivos S A I S I N O R G Â N I C O S CARBOIDRATOS São denominados: açúcares, hidratos de carbono, glicídios ou glicosídeos Energia para o trabalho celular

Leia mais

PROTEASES Enzimas que pertencem ao grupo das hidrolases; Hidrólise das ligações peptídicas das proteínas; Podem apresentar atividade sobre ligações

PROTEASES Enzimas que pertencem ao grupo das hidrolases; Hidrólise das ligações peptídicas das proteínas; Podem apresentar atividade sobre ligações PROTEASES PROTEASES Enzimas que pertencem ao grupo das hidrolases; Hidrólise das ligações peptídicas das proteínas; Podem apresentar atividade sobre ligações éster e amida; Envolvidas nos processos de

Leia mais

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas.

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas. Biologia Atividade de classe Gabarito 2 os anos Tatiana mar/12 1- TURMA A 1- (PUCCamp modificada) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENZIMOLOGIA E PROCESSOS FERMENTATIVOS. Professora: ERIKA LIZ

INTRODUÇÃO A ENZIMOLOGIA E PROCESSOS FERMENTATIVOS. Professora: ERIKA LIZ INTRODUÇÃO A ENZIMOLOGIA E PROCESSOS FERMENTATIVOS Professora: ERIKA LIZ Histórico Catálise biológica início séc. XIX digestão da carne: secreções do estômago; digestão do amido (em açúcares simples):

Leia mais

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros

Isolamento, Seleção e Cultivo de Bactérias Produtoras de Enzimas para Aplicação na Produção mais Limpa de Couros Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente Isolamento, Seleção e Cultivo

Leia mais

Luxo do lixo. Dafne Angela Camargo*, Bruna Escaramboni, Pedro de Oliva Neto

Luxo do lixo. Dafne Angela Camargo*, Bruna Escaramboni, Pedro de Oliva Neto 20 Luxo do lixo Dafne Angela Camargo*, Bruna Escaramboni, Pedro de Oliva Neto Departamento de Ciências Biológicas. Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista. UNESP - Campus de Assis.

Leia mais

Enzimas de relevância industrial

Enzimas de relevância industrial Enzimas de relevância industrial Origem Aplicação CARBOHIDROLAS ES α, β amilase cereais germinados cervejaria, licores, panificação α amilase fungo filamentoso panificação, confeitaria α amilase bactéria

Leia mais

PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I

PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I Aula 20 Prof. Moisés Teles moises.teles@usp.br Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da UP Motivação: Microorganismos e Engenharia

Leia mais

METABOLISMO DOS FUNGOS

METABOLISMO DOS FUNGOS METABOLISMO DOS FUNGOS Os fungos são microrganismos heterotróficos e, em sua maioria, aeróbios obrigatórios. No entanto, certas leveduras fermentadoras, aeróbias facultativas, se desenvolvem em ambientes

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROVA MONITORIA DISCIPLINA BIOQUÍMICA CLÍNICA 1) Diagnóstico Laboratorial do Diabetes mellitus; 2) Dislipidemias e perfil lipídico; 3) Avaliação da função cardíaca; 4) Avaliação da função hepática; 5)

Leia mais

SISTEMA DIGESTIVO HUMANO (Parte 4)

SISTEMA DIGESTIVO HUMANO (Parte 4) SISTEMA DIGESTIVO HUMANO (Parte 4) INTESTINO DELGADO O intestino delgado de um adulto é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de diâmetro, e é dividido em três regiões: duodeno (região

Leia mais

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea Sistema Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea A maioria dos mamíferos mastiga o alimento

Leia mais

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN

Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biotecnologia Microbiana I CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN claudia.hartleben@pq.cnpq.br clauhart@terra.com.br 13 de setembro de 2011 Reprodução e Fisiologia Bacteriana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ENGENHARIA BIOQUÍMICA CÓDIGO: GQB054 UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

Os alimentos representam a fonte de matéria e energia para os seres vivos

Os alimentos representam a fonte de matéria e energia para os seres vivos INTRODUÇÃO Os alimentos representam a fonte de matéria e energia para os seres vivos Nos organismos heterótrofos os alimentos são obtidos de forma pronta. A digestão é um conjunto de processos que visa

Leia mais

CARACTERÍSTICAS USOS

CARACTERÍSTICAS USOS Produção de Etanol CARACTERÍSTICAS líquido incolor cheiro característico, volátil, inflamável e solúvel em água ponto de ebulição: 78ºC baixo ponto de fusão: -144,1ºC USOS solvente na fabricação de tintas,

Leia mais

EXTRAÇÃO DA PAPAINA DO LÁTEX DO FRUTO DE MAMÃO E AVALIAÇÃO ENZIMÁTICA

EXTRAÇÃO DA PAPAINA DO LÁTEX DO FRUTO DE MAMÃO E AVALIAÇÃO ENZIMÁTICA EXTRAÇÃO DA PAPAINA DO LÁTEX DO FRUTO DE MAMÃO E AVALIAÇÃO ENZIMÁTICA A. G. SOUSA 1, R. A. S. SANTOS², J. W. SOUZA FILHO³ 1,2,3 Universidade de Uberaba, Departamento de Engenharia Química RESUMO O látex

Leia mais

Nutrição e metabolismo. microbiano. Nutrição e Metabolismo. microbiano. Nutrição e metabolismo microbiano. Nutrição e metabolismo microbiano

Nutrição e metabolismo. microbiano. Nutrição e Metabolismo. microbiano. Nutrição e metabolismo microbiano. Nutrição e metabolismo microbiano Nutrição e Metabolismo 1. Introdução 3. Cultivo e crescimento bacteriano 1. Introdução Origem dos seus precursores retirados do meio sintetizados a partir de compostos mais simples O que contém uma célula

Leia mais

Nutrição e metabolismo celular

Nutrição e metabolismo celular Nutrição e metabolismo celular Nutrição - Conjunto de processos que fornecem ao organismo os nutrientes necessários à sua sobrevivência. Ocorre desde a entrada do alimento no corpo até à passagem dos nutrientes

Leia mais

Microorganismos no Rúmen: bactérias e fungos Prof. Raul Franzolin Neto FZEA/USP Campus de Pirassununga

Microorganismos no Rúmen: bactérias e fungos Prof. Raul Franzolin Neto FZEA/USP Campus de Pirassununga 1 Microorganismos no Rúmen: bactérias e fungos Prof. Raul Franzolin Neto FZEA/USP Campus de Pirassununga Importância 2 Biologia e ecologia da população microbiana é muito semelhante entre as espécies de

Leia mais

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo O que é a digestão? Conjunto de reações químicas com a função de degradar o alimento, transformando-o em nutrientes. Enzimas - Amido Amilases Glicoses - Proteína Proteases

Leia mais

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS Crescimento e atividade de microrganismos; Insetos; DETERIORAÇÃO DOS ALIMENTOS Ação de enzimas autolíticas do próprio alimento; Reações químicas espontâneas não catalisadas por

Leia mais

Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas).

Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). INTRODUÇÃO Alimentos - fonte de matéria e energia Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). Organismos heterótrofos - obtém alimentos de forma

Leia mais

EXTRAÇÃO E PASTEURIZAÇÃO FÁTIMA ZAMPA RAQUEL TEIXEIRA

EXTRAÇÃO E PASTEURIZAÇÃO FÁTIMA ZAMPA RAQUEL TEIXEIRA EXTRAÇÃO E PASTEURIZAÇÃO FÁTIMA ZAMPA RAQUEL TEIXEIRA Fundamentação Teórica Extração - Processo que consiste em técnica de separação e purificação de diferentes graus de solubilidade dos constituintes.

Leia mais

Ecologia Microbiana. Microbiologia do Ar

Ecologia Microbiana. Microbiologia do Ar Ecologia Microbiana Microbiologia do Ar Microbiologia do ar Análise microbiológica do ar Entrada ar Aparelho de impacto sólido Entrada ar Aparelho de impacto líquido Origem dos microrganismos do ar A superfície

Leia mais

Fontes de Microrganismos

Fontes de Microrganismos Fontes de Microrganismos Os microrganismos de Interesse Industrial pode ser obtidos: Isolamento de recursos naturais: (solo, água, plantas, etc); Compra em coleções de cultura: (Agricultural Research Service

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos Sorgo (Sorghum bicolor L. Moench ou Sorghum vulgare Pers) Farelo de sorgo Mistura do pericarpo com fragmentos do grão (endosperma e gérmen); Composição depende da proporção de pericarpo, endosperma e gérmen;

Leia mais

CIÊNCIAS FISIOLOGIA. China

CIÊNCIAS FISIOLOGIA. China CIÊNCIAS FISIOLOGIA China 1. Nutrição: É o processo que envolve desde a ingestão do alimento até a metabolização do mesmo pelas células. Etapas: Ingestão Digestão Absorção Metabolização 2. Digestão: É

Leia mais

A função da água e sais minerais dentro da célula

A função da água e sais minerais dentro da célula A QUÍMICA DA VIDA A função da água e sais minerais dentro da célula Eles tem a ver com o metabolismo das mitocôndrias na qual a principal função seria de não parar a que sustenta, vejamos isso entre água

Leia mais

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo Em que consiste a nutrição e quais são as suas etapas? A nutrição consiste no processo através do qual os organismos asseguram a obtenção

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 SISTEMA DIGESTÓRIO 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 Tubo Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares

Leia mais

Tecnologia da Fabricação de Etanol

Tecnologia da Fabricação de Etanol Tecnologia da Fabricação de Etanol Matérias prima e preparo do mosto para produção de etanol A. Matéria prima e preparo do mosto 3 Sacarinas (açúcares) Amiláceas (amido) Celulósicas (2ª geração) 4 Mandioca

Leia mais

CULTIVO, NUTRIÇÃO E MEIOS DE CULTURA UTILIZADOS NO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS

CULTIVO, NUTRIÇÃO E MEIOS DE CULTURA UTILIZADOS NO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS CULTIVO, NUTRIÇÃO E MEIOS DE CULTURA UTILIZADOS NO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS CULTIVO: CONDIÇÕES FÍSICAS PARA O CRESCIMENTO MICROBIANO CULTIVO: CONDIÇÕES FÍSICAS PARA O CRESCIMENTO MICROBIANO CULTIVO:

Leia mais

Catabolismo de Aminoácidos em Mamíferos

Catabolismo de Aminoácidos em Mamíferos Catabolismo de Aminoácidos em Mamíferos O grupo amino e o esqueleto de carbono seguem vias separadas. A amônia é tóxica para os animais As bases moleculares não são totalmente esclarecidas Em humanos,

Leia mais

Métodos de Purificação de Proteínas Nativas

Métodos de Purificação de Proteínas Nativas Disciplina de Mét. Purif. e Anál. Proteínas Curso de Ciências Biológicas Métodos de Purificação de Proteínas Nativas Prof. Marcos Túlio de Oliveira mtoliveira@fcav.unesp.br Faculdade de Ciências Agrárias

Leia mais

Prof. Dr. João Batista de Almeida e Silva A CÉLULA

Prof. Dr. João Batista de Almeida e Silva  A CÉLULA Prof. Dr. João Batista de Almeida e Silva joaobatista@debiq.eel.usp.br joaobatista@pq.cnpq.br A CÉLULA Unidade microscópica, estrutural e funcional básica b de todos os seres vivos CÉLULAS EUCARIÓTICAS

Leia mais

FUVEST Segunda Fase. Prova de Biologia

FUVEST Segunda Fase. Prova de Biologia FUVEST 2004 Segunda Fase Prova de Biologia 06/01/2004 Q.01 Uma enzima, extraída da secreção de um órgão abdominal de um cão, foi purificada, dissolvida em uma solução fisiológica com ph 8 e distribuída

Leia mais

Exercício 1. Calcule a concentração dos reagentes listados abaixo em mol L -1 Tabela 1. Propriedades de ácidos inorgânicos e hidróxido de amônio.

Exercício 1. Calcule a concentração dos reagentes listados abaixo em mol L -1 Tabela 1. Propriedades de ácidos inorgânicos e hidróxido de amônio. ATIVIDADE 2 - CÁLCULO DE CONCENTRAÇÃO Exercício 1. Calcule a concentração dos reagentes listados abaixo em mol L -1 Tabela 1. Propriedades de ácidos inorgânicos e hidróxido de amônio. Exercício 2. Calcule

Leia mais

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS METABOLISMO DE CARBOIDRATOS FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 SISTEMA DIGESTIVO DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS BOCA: - Mastigação reduz tamanho das partículas - Secreções

Leia mais

ENZIMAS. Faculdade Maurício de Nassau Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia Disciplina de Bioquímica. Prof.: Me.

ENZIMAS. Faculdade Maurício de Nassau Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia Disciplina de Bioquímica. Prof.: Me. Faculdade Maurício de Nassau Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia Disciplina de Bioquímica ENZIMAS Prof.: Me. Allysson Haide 1 O que será abordado sobre as enzimas? Introdução às

Leia mais

Amostragem. Prof. Tânia Maria Leite da Silveira

Amostragem. Prof. Tânia Maria Leite da Silveira Amostragem Prof. Tânia Maria Leite da Silveira Amostra AMOSTRA Porção limitada do material tomada do conjunto (universo) selecionada de maneira a possuir as características essenciais do conjunto Amostra

Leia mais

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico 4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico H levedura C 8 H 12 3 C 8 H 14 3 (156,2) (158,2) Classificação Tipos de reação e classes de substâncias

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos 1/9 /9 Algodão (Gossypium hirsutum L. ) Rendimento dos produtos derivados do algodão Fonte: Associação nacional dos produtores de algodão (USA, 000). 3/9 4/9 Composição dos principais coprodutos e subprodutos

Leia mais

Aula: Digestão. Noções de feedback e Digestão

Aula: Digestão. Noções de feedback e Digestão Aula: Digestão Noções de feedback e Digestão PROFESSORA: Brenda Braga DATA: 24/04/2014 1. Feedback Causa Consequência Positivo Negativo Sede + + Beber água salgada Sede + - Beber água pura Desequilíbrio

Leia mais

PRODUÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Penicilium citrinum PARA APLICAÇÃO NA MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS

PRODUÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Penicilium citrinum PARA APLICAÇÃO NA MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS PRODUÇÃO DE CÉLULAS ÍNTEGRAS DE Penicilium citrinum PARA APLICAÇÃO NA MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS P. M. SATO 1, D. R. VILELA 1, K. C. de CASTRO 1, A. B. ARCAS 1, I. J. F. de ALMEIDA 1 ; L. H. RAMOS

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE ENZIMAS DA DENTINA EM RELAÇÃO À ABUNDÂNCIA E ATIVIDADE DE PROTEASES

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE ENZIMAS DA DENTINA EM RELAÇÃO À ABUNDÂNCIA E ATIVIDADE DE PROTEASES AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE ENZIMAS DA DENTINA EM RELAÇÃO À ABUNDÂNCIA E ATIVIDADE DE PROTEASES Larissa Gabriele Oliveira Nogueira (Bolsista PIBIC/CNPq-UNIAN-SP), e-mail: larissagb.nogueira@gmail.com.

Leia mais

CURSO de NUTRIÇÃO - Gabarito

CURSO de NUTRIÇÃO - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS COSEAC-COORDENADORIA DE SELEÇÃO TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2007 e 1 o semestre letivo de 2008 CURSO de NUTRIÇÃO - Gabarito

Leia mais

Fisiologia do Exercício

Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício REAÇÕES QUÍMICAS Metabolismo inclui vias metabólicas que resultam na síntese de moléculas Metabolismo inclui vias metabólicas que resultam na degradação de moléculas Reações anabólicas

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

Review. Processos Químicos Industriais II

Review. Processos Químicos Industriais II Review Processos Químicos Industriais II Sacarose > 15% Extração de 94 a 97 % da sacarose gerando bagaço com umidade final de 50%. Concentrar o caldo decantado, através da retirada de água, elevando

Leia mais

METABOLISMO DOS FUNGOS

METABOLISMO DOS FUNGOS METABOLISMO DOS FUNGOS Os fungos são microrganismos heterotróficos e, em sua maioria, aeróbios obrigatórios. No entanto, certas leveduras fermentadoras, aeróbias facultativas, se desenvolvem em ambientes

Leia mais

Deterioração: altamente perecíveis f (% H 2

Deterioração: altamente perecíveis f (% H 2 Processo Térmico Em um processo térmico com alimento, o principal objetivo é reduzir a atividade de materiais biológicos indesejáveis, como microorganismos e enzimas. Em alguns processos mudanças nas propriedades

Leia mais

Sistema Digestório. Prof. MSc. Leandro Felício

Sistema Digestório. Prof. MSc. Leandro Felício Sistema Digestório Prof. MSc. Leandro Felício INTRODUÇÃO Alimentos - fonte de matéria e energia Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). Organismos

Leia mais

Metabolismo energético e digestão de amido em gado de leite: o que se sabe e que ferramentas podem melhorar o desempenho

Metabolismo energético e digestão de amido em gado de leite: o que se sabe e que ferramentas podem melhorar o desempenho Metabolismo energético e digestão de amido em gado de leite: o que se sabe e que ferramentas podem melhorar o desempenho MARCOS NEVES PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Curva de lactação e consumo

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. Profª.: Jucimara Rodrigues

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. Profª.: Jucimara Rodrigues SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Profª.: Jucimara Rodrigues Consiste na quebra dos nutrientes em moléculas que são facilmente absorvíveis Etapas do Sistema Digestório - Ingestão - Digestão - Absorção - Eliminação

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

Capítulo V. Biotecnologia Microbiana

Capítulo V. Biotecnologia Microbiana Capítulo V Biotecnologia Microbiana 1 Histórico Utilização ancestral da actividade microbiana (vinho, cerveja, pão, vinagre, lacticínios) Meados sec. XIX: Pasteur Época de grande desenvolvimento científico

Leia mais

Aspectos da conversão de biomassas vegetais em Etanol 2G. Prof. Dr. Bruno Chaboli Gambarato

Aspectos da conversão de biomassas vegetais em Etanol 2G. Prof. Dr. Bruno Chaboli Gambarato Aspectos da conversão de biomassas vegetais em Etanol 2G Prof. Dr. Bruno Chaboli Gambarato Lorena 2016 Oferta Interna de Energia no Brasil (2014-2015) Fonte: Ministério de Minas e Energia (2016) Uso de

Leia mais

Nutrição bacteriana. José Gregório Cabrera Gomez

Nutrição bacteriana. José Gregório Cabrera Gomez Nutrição bacteriana José Gregório Cabrera Gomez jgcgomez@usp.br Nutrição microbiana Quais os compostos químicos que constituem uma célula? 5 Nutrição microbiana De onde as bactérias captam estes elementos?

Leia mais

ANEXO. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXO. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 19.9.2014 COM(2014) 597 final ANNEX 1 ANEXO da Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que altera o Regulamento (UE) n.º 374/2014 relativo à redução ou eliminação

Leia mais

Fatores Físicos e Químicos que Influenciam a Fermentação Alcoólica

Fatores Físicos e Químicos que Influenciam a Fermentação Alcoólica Fatores Físicos e Químicos que Influenciam a Fermentação Alcoólica CLÓVIS PARAZZI. Universidade Federal de São Carlos. Centro Ciências Agrárias -Araras SP. FERMENTAÇÃO ÁLCOÓLICA PRINCIPAIS FATORES QUE

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

a) De qual região do tubo digestivo foi extraída a secreção? b) Que enzima atuou no processo? Justifique sua resposta.

a) De qual região do tubo digestivo foi extraída a secreção? b) Que enzima atuou no processo? Justifique sua resposta. Sistema Digestório 1) As proteínas alimentares são digeridas em etapas, até que seus produtos finais, os aminoácidos, possam ser absorvidos. O gráfico abaixo mostra a relação entre a quantidade de aminoácidos

Leia mais

Etanol Lignocelulósico

Etanol Lignocelulósico Etanol Lignocelulósico A Importância do Etanol Lignocelulósico O etanol é uma alternativa para diminuir, em escala mundial, problemas ambientais e energéticos em razão da escassez e alta dos preços dos

Leia mais

Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Tecnologia Cervejeira Módulo: Adjuntos cervejeiros

Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Tecnologia Cervejeira Módulo: Adjuntos cervejeiros Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Tecnologia Cervejeira Módulo: Adjuntos cervejeiros SENAI / Vassouras Adjuntos Definição: Matéria-prima que substitui parcialmente o malte de cevada como fonte

Leia mais

Unipampa - Campus Dom Pedrito Disciplina de Suinocultura II Profa. Lilian Kratz Semestre 2017/2

Unipampa - Campus Dom Pedrito Disciplina de Suinocultura II Profa. Lilian Kratz Semestre 2017/2 Unipampa - Campus Dom Pedrito Disciplina de Suinocultura II Profa. Lilian Kratz Semestre 2017/2 Desenvolvimento pós-natal dos suínos Eficiência alimentar do suíno é inversamente proporcional ao seu peso

Leia mais

Pode ser polimerizada, estocada, transportada e liberada rapidamente quando o organismo precisa de energia ou para compor estruturas especiais

Pode ser polimerizada, estocada, transportada e liberada rapidamente quando o organismo precisa de energia ou para compor estruturas especiais Pode ser polimerizada, estocada, transportada e liberada rapidamente quando o organismo precisa de energia ou para compor estruturas especiais Precursor de intermediários metabólicos em várias reações

Leia mais

MSc. Wagner Fernando Fuck Letícia Pavoni Grasselli Drª Mariliz Gutterres

MSc. Wagner Fernando Fuck Letícia Pavoni Grasselli Drª Mariliz Gutterres Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Departamento de Engenharia Química Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente ESTADO DA ARTE E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Enzimas: características gerais

Enzimas: características gerais Enzimas: características gerais Propriedades Obtenção Purificação Prof. Sandra H da Cruz 1 1 Introdução História da Bioquímica começa com pesquisas sobre enzimas Catálise biológica - início séc.xix estômago

Leia mais

FIBRAS FIBRAS. As fibras insolúveis incluem: as fibras externas da ervilha, a celulose, as fibras do milho e as fibras da soja.

FIBRAS FIBRAS. As fibras insolúveis incluem: as fibras externas da ervilha, a celulose, as fibras do milho e as fibras da soja. FIBRAS Até os anos 70 as fibras eram entendidas como componentes inertes dos alimentos que atravessavam o tubo digestivo e eram eliminados sem produzir efeitos no organismo humano. No entanto, os estudos

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Intestino delgado é um tubo muscular de cerca de 5 a 6 metros de comprimento, revestido de mucosa e mantido em sua posição na cavidade abdominal

Leia mais

Funções dos Ingredientes na Panificação

Funções dos Ingredientes na Panificação UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE AGROINDUSTRIAL DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DE PANIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE AMIDO Funções dos Ingredientes na Panificação Prof. ª Elessandra

Leia mais

Aminoácidos e Proteínas

Aminoácidos e Proteínas Estado nativo e desnaturação protéica Estrutura terciária e quaternária. Aminoácidos e Proteínas Digestão, absorção e transporte Estágio final de dobramento. Estado de maior estabilidade da molécula protéica.

Leia mais

PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEINASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Candida krusei AP176.

PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEINASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Candida krusei AP176. ALMIR ASSIS BRAGA PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEINASE EXTRACELULAR PRODUZIDA POR Candida krusei AP176. Tese apresentada ao Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório, responsável pela quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes, é composto pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.

Leia mais

Teoria da Prática: Transporte de Glicídios

Teoria da Prática: Transporte de Glicídios Teoria da Prática: Transporte de Glicídios INTRODUÇÃO Os estudos dos fatores que afetam a síntese enzimática nos microrganismos levaram à hipótese de que há duas classes de enzimas: as constitutivas e

Leia mais

Produção de bebidas não convencionais Cerveja sem Glúten

Produção de bebidas não convencionais Cerveja sem Glúten Produção de bebidas não convencionais Cerveja sem Glúten PERSIO VOLPINI JUNIOR Gerente de Negócios para Bebidas Agenda Cerveja sem glúten Glúten e a doença celíaca (DC) Legislação Tecnologias de remoção

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO DOS CATALISADORES BIOLÓGICOS NA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

A PARTICIPAÇÃO DOS CATALISADORES BIOLÓGICOS NA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS A PARTICIPAÇÃO DOS CATALISADORES BIOLÓGICOS NA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS Laís Silva Praxedes 1 Mariana Vianini Brito 2 Nathália Sarto 3 Gilze Belém Chaves Borges 4 Cristina Roscoe Vianna 5 PALAVRAS-CHAVE:

Leia mais

Animais Monogástricos. Digestão Monogástricos. Animais Monogástricos. Digestão Monogástricos 28/08/2012

Animais Monogástricos. Digestão Monogástricos. Animais Monogástricos. Digestão Monogástricos 28/08/2012 Animais Monogástricos Digestão e Absorção de Carboidratos Animais monogástricos e ruminantes Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Principais fontes de glicídeos: Polissacarídeos. Amido. Glicogênio. Dextrinas.

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 26, DE 26 DE MAIO DE 2009

RESOLUÇÃO - RDC Nº 26, DE 26 DE MAIO DE 2009 RESOLUÇÃO - RDC Nº 26, DE 26 DE MAIO DE 2009 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 11 do Regulamento aprovado pelo

Leia mais

I.TERMINOLOGIA TÉCNICA

I.TERMINOLOGIA TÉCNICA I.TERMINOLOGIA TÉCNICA CANA-DE-AÇÚCAR definição industrial: Matéria-prima industrial constituída por colmos de cana-deaçúcar e por impurezas que acompanham (restos de folhas, raízes, terra, pedras, etc)

Leia mais

FISIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL 4/3/2011 SISTEMAS DO ORGANISMO

FISIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL 4/3/2011 SISTEMAS DO ORGANISMO FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMAS DO ORGANISMO FISIOLOGIA FUNCIONAMENTO DOS SERES VIVOS INTERPRETAR E DESCREVER FENÔMENOS DESCOBRIR CAUSAS E MECANISMOS CORRELAÇÕES ENTRE OS ÓRGÃOS DEFINIR FUNÇÕES PROF. CLERSON

Leia mais