Atualização em Farmacoterapia. DHA na Gestação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atualização em Farmacoterapia. DHA na Gestação"

Transcrição

1 Atualização em Farmacoterapia DHA na Gestação Administração pré-natal aumenta as concentrações de ácido docosahexaenoico e ácido α-linolênico promovendo benefícios aos bebês. O leite materno pode ser considerado a melhor maneira de administração de DHA nos bebês, com perfil de absorção e acúmulo corporal diferentes daqueles obtidos através da suplementação infantil. A ingestão de ácidos graxos ômega- durante a gravidez é importante para o desenvolvimento cerebral do feto e posterior desenvolvimento neuropsicomotor da criança 4.

2 Percentual por peso de ácidos graxos totais no plasma materno Percentual por peso de ácidos graxos totais no plasma materno Estudos & Atualidades Estudo avalia os efeitos da suplementação de ácido docosahexaenoico (DHA) a partir da metade da gestação até o parto e sua influência sobre as concentrações de ácidos graxos no leite materno. 86 mulheres foram avaliadas e destas, 94 foram randomizadas em dois grupos de tratamento: Grupo DHA 4mg/dia Grupo Placebo (óleo de oliva) As mulheres realizaram a administração dos suplementos a partir da 8-ª semana de gestação, sendo mantida a suplementação até o parto. Diariamente amostras de leite eram coletadas, às 8:h e :h. Resultados: A concentração de DHA no plasma materno e a concentração total de PUFA (n-) foi significativamente aumentada entre a baseline e o parto, com aumento significativo de DHA no grupo suplementado com DHA (p<,); A suplementação com DHA a partir da 8-ª semana de gestação aumenta tanto a concentração de DHA, quanto ácido α-linoleico (ALA); Os pesquisadores observaram relação positiva na concentração de DHA no plasma e leite materno um mês após o parto. A suplementação com DHA aumenta em % a concentração de DHA no leite materno, apresentando benefícios à mãe e ao bebê. Concentração de ácidos graxos no leite dias após o parto Ácidos Graxos DHA Placebo Parto Valor de p :6 (n-) DHA,+/-,6,7 +/-,7 <, Valores mensurados em +/-SD. 4 Concentração de ômega- no plasma entre o início da suplementação e o parto. DHA,5,8 Placebo p<,5 (versus tempo zero); p=, (DHA versus placebo).,5,5, Tempo zero Parto Concentração de :6(n-)DHA no plasma entre o início da suplementação e o parto., DHA,7 Placebo p<,5 (versus tempo zero); p<, (DHA versus placebo).,,4 Tempo zero Parto A suplementação com 4mg de DHA a partir da 8-ª semana de gestação, prolongada até o parto, resulta em alta concentração de DHA no leite materno, podendo ser considerada uma ótima dose para suplementação tanto para as mães quanto aos filhos. Cápsulas de óleo de peixe Óleo de peixe...g Administrar quatro cápsulas diariamente. Cada cápsula de g de óleo de peixe contém mg de ômega, sendo 8mg de EPA e mg de DHA. Chocolates com ômega- Ômega-...g Tablete de chocolate qsp...5g Administrar uma unidade ao dia. Contém g de ômega-, equivalente a 4mg de DHA. Durante o último trimestre da gestação, a necessidade dos ácidos graxos e DHA está especialmente aumentada no feto para atender à síntese acelerada dos tecidos cerebrais. Para obter esses ácidos graxos o feto depende primariamente da transferência placentária e, portanto, do suprimento destes pela mãe.

3 mg DHA Estudos & Atualidades Estudo correlaciona DHA e seus efeitos sobre o Sistema Nervoso Central. Os ácidos graxos poli-insaturados, especialmente o ácido linoleico, ácido eicopentaenoico (EPA) e ácido docosaexaenoico são biologicamente ativos: Modulam a expressão genética; Regulam as propriedades físicas das membranas e a produção de eicosanoides e outros sistemas de sinalização autacoides; Previnem desordens neurológicas; Reduzem os fatores etiológicos de doenças cardiovasculares, doenças imunológicas e inflamatórias, diabetes e obesidade Acúmulo corporal de DHA através do leite materno ou suplementação durante os primeiros seis meses de vida Cérebro Fígado Tecido adiposo Massa magra Total O leite materno pode ser considerado a melhor maneira de administração de DHA nos bebês, com perfil de absorção e acúmulo corporal diferentes daqueles obtidos através da suplementação infantil. p=,5 (própolis versus aciclovir e placebo) Leite materno Fórmulação infantil Diversos estudos apresentam que a suplementação de óleo de peixe durante a gestação aumenta o período de gestação em -8 dias, e reduz o risco de partos prematuros, especialmente antes da 4ª semana de gestação, mesmo quando o DHA for suplementado em doses de apenas mg/dia 4. A ingestão de ácidos graxos ômega- durante a gravidez é importante para o desenvolvimento cerebral do feto e posterior desenvolvimento neuropsicomotor da criança. A privação destes durante a gravidez está associada ao comprometimento do desenvolvimento e comportamento infantil 5. Gomas com ômega Óleo de peixe...g 4 Goma de gelatina sabor morango qsp...6,5g Comer uma unidade ao dia. Cada goma contendo g de óleo de peixe contém mg de ômega, sendo 8mg de EPA e mg de DHA. A suplementação materna com óleo de peixe pode ter benefícios adicionais em relação ao consumo deste óleo através de sua fonte alimentar direta. O óleo de peixe em cápsulas é um produto altamente purificado e sem os possíveis contaminantes que pode haver nos peixes consumidos, principalmente o mercúrio 4.

4 Estudos & Atualidades 4 Estudo de revisão avalia os efeitos do ômega- na depressão pós-parto: implicações para a prevenção e tratamento 6. Diversos ensaios clínicos avaliam a administração de ômega- na depressão. Há muitas variáveis entre os estudos, incluindo dose, tempo de tratamento, severidade dos sintomas depressivos, critérios de inclusão/exclusão, entre outros. Segue abaixo algumas considerações importantes: Estudos utilizando até 96mg de óleo de peixe por dia apresentam resultados negativos na prevenção dos sintomas depressivos pós-parto. Diversos estudos apresentam que o ômega- tem efeitos positivos na depressão puerperal, atuando como adjuvante aos medicamentos antidepressivos, inclusive apresentando eficácia comparável à fluoxetina na melhora dos sintomas depressivos. Por outro lado, há estudos que não demonstram estes benefícios, o que convém ao clínico avaliar a utilização deste suplemento nestes quadros. Autor(es) Desordem População Dose Duração Resultados na escala Hamilton Su et al. 7 Depressão maior durante a gestação Mulheres de Taiwan EPA,g/dia + DHA,g/dia. 8 semanas Melhora dos sintomas com alta taxa de resposta favorável ao tratamento. Su et al. 8 Depressão maior 84% Mulheres 9,6g de óleo de peixe/dia + associado ao medicamento antidepressivo 8 semanas Melhora dos sintomas com alta taxa de resposta favorável ao tratamento. A redução de DHA no cérebro (e talvez outros ácidos graxos poli-insaturados - PUFAS) representa um fator de risco potencial para a depressão, especialmente a depressão pósparto. As diferentes metodologias de estudo empregadas não permitem estabelecer a dose ótima ou o melhor esquema terapêutico, embora evidências científicas demonstrem os benefícios da administração de ômega- 6. Estudo da edição de Abril de do periódico Maternal & Child Nutrition apresenta que a administração de ácidos graxos essenciais de cadeia longa favorece o ótimo desenvolvimento cerebral infantil, bem como os sistemas visuais. Atualmente, com os estudos recentemente publicados, há evidências de que estes ácidos graxos atuam no crescimento, metabolismo e função imune das crianças 9. Óleo de peixe concentrado 7 Óleo de peixe...ml Administrar ml diariamente. Pode ser adicionado juntamente às refeições, no almoço e jantar. Cada g de óleo de peixe contém mg de ômega, sendo 8mg de EPA e mg de DHA. A administração de g diários satisfaz a dosagem estabelecida nos estudos de Su et al. 6,7 Xarope com ômega 8 Óleo de peixe...95% Flavorizante...% Óleo mineral...% Mande ml. Administrar ml ao dia.

5 Propriedades e Mecanismo de Ação 5 Ácido docosahexaenoico (DHA; :6n-) O DHA faz parte dos ácidos graxos essenciais de cadeia longa e apresenta-se como importante constituinte estrutural de lipídeos de membrana altamente especializados no cérebro e sistema nervoso central, sendo necessário para as sinapses. As necessidades de DHA na gravidez são elevadas, sendo importantes tanto ao feto quanto à mãe. Reduz o risco de nascimento prematuro e de crianças apresentando baixo peso ao nascer ; Reduz o risco de má-formação neurológica e déficit de aprendizagem. A ingestão de 8g diários de ácidos graxos de cadeia longa é considerada ótima para o neurodesenvolvimento infantil ; Benefícios da suplementação com Ômega- Diminui a probabilidade de desenvolvimento reduzido da acuidade visual a suplementação através do leite materno demonstrou ser o método mais eficaz de suplementação ; Reduz a concentração de citocinas pró-inflamatórias, como TNF-α, interleucina-6 e interleucina-, reduzindo, inclusive, o tempo de hospitalização de recém-nascidos submetidos às cirurgias. Doses Propostas Óleo de peixe -g. Cada g de óleo de peixe contém mg de ômega, sendo 8mg de EPA e mg de DHA. Iniciar a administração na 8ª - ª semana de gestação. A suplementação pode ser mantida após a gestação, pelo período de 6- meses. Efeitos adversos do ômega- : Leves: Dores nas costas, sabor desagradável na boca, dores no estômago, erupções cutâneas leves. Mais severos: febre, calafrios, dores no corpo, sintomas de gripe, dores no peito e batimentos cardíacos irregulares. Literatura Consultada. Imhoff-Kunsch B, Stein AD, Villalpando S, Martorell R, Ramakrishnan U. Docosahexaenoic acid supplementation from mid-pregnancy to parturition influenced breast milk fatty acid concentrations at month postpartum in Mexican women. J Nutr. Feb;4():-6.. Noakes PS, Vlachava M, Kremmyda LS, Diaper ND, Miles EA, Erlewyn-Lajeunesse M, Williams AP, Godfrey KM, Calder PC. Increased intake of oily fish in pregnancy: effects on neonatal immune responses and on clinical outcomes in infants at 6 mo. Am J Clin Nutr. Feb;95(): Guesnet P, Alessandri JM. Docosahexaenoic acid (DHA) and the developing central nervous system (CNS) - Implications for dietary recommendations. Biochimie. Jan;9(): Oken E, Belfort MB. Fish, fish oil, and pregnancy. JAMA. Oct ;4(5): Coletta JM, Bell SJ, Roman AS. Omega- Fatty acids and pregnancy. Rev Obstet Gynecol. Fall;(4): Levant B. N- (omega-) Fatty acids in postpartum depression: implications for prevention and treatment. Depress Res Treat. ;: Su KP, Huang SY, Chiu CC, Shen WW. Omega- fatty acids in major depressive disorder. A preliminary double-blind, placebocontrolled trial. Eur Neuropsychopharmacol. Aug;(4): Su KP, Huang SY, Chiu TH, Huang KC, Huang CL, Chang HC, Pariante CM. Omega- fatty acids for major depressive disorder during pregnancy: results from a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. J Clin Psychiatry. 8 Apr;69(4): Gibson RA, Muhlhausler B, Makrides M. Conversion of linoleic acid and alpha-linolenic acid to long-chain polyunsaturated fatty acids (LCPUFAs), with a focus on pregnancy, lactation and the first years of life. Matern Child Nutr. Apr;7 Suppl :7-6.. Muthayya S. Maternal nutrition & low birth weight - what is really important? Indian J Med Res. 9 Nov;(5):6-8.. Kuipers RS, Luxwolda MF, Sango WS, Kwesigabo G, Dijck-Brouwer DA, Muskiet FA. Maternal DHA Equilibrium during Pregnancy and Lactation Is Reached at an Erythrocyte DHA Content of 8 g/ g Fatty Acids. J Nutr. Mar;4(): Clandinin MT, Larsen BM. Docosahexaenoic acid is essential to development of critical functions in infants. J Pediatr. Dec;57(6): Drug Information Online. Acesso em: <

A INFLUÊNCIA DO ÔMEGA 3 NA GESTAÇÃO

A INFLUÊNCIA DO ÔMEGA 3 NA GESTAÇÃO A INFLUÊNCIA DO ÔMEGA 3 NA GESTAÇÃO STEPHANIE FAVERO¹ ; ANA HELENA GOMES ANDRADE ². RESUMO Objetivo: Avaliar os benefícios que o ômega 3 pode trazer na gravidez. Métodos: Pesquisa bibliográfica qualitativa,

Leia mais

ÔMEGA 3 PÓ. EPA e DHA suplementados na forma de pó

ÔMEGA 3 PÓ. EPA e DHA suplementados na forma de pó ÔMEGA 3 PÓ EPA e DHA suplementados na forma de pó INTRODUÇÃO O desempenho mental exige um tipo específico de gordura, encontrado mais frequentemente em peixes, conhecido como ácido graxo Ômega 3. O ácido

Leia mais

DHA Vegetal INTRODUÇÃO

DHA Vegetal INTRODUÇÃO DHA Vegetal INTRODUÇÃO O DHA é uma fonte vegetariana pura do ômega 3 ácido docosahexaenóico (DHA). É produzido a partir de microalgas em um processo controlado em vias de fermentação. Durante o único processo

Leia mais

N u t r i ç ã o E N t E r a l Linha Pediátrica

N u t r i ç ã o E N t E r a l Linha Pediátrica Nutrição Enteral Linha Pediátrica De acordo com o comitê de nutrição do ESPGHAN: Os pacientes pediátricos representam uma população particularmente vulnerável que têm requerimentos nutricionais específicos.

Leia mais

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Tripla Associação Nutracêutica Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Déficit de Nutrientes na Migrânea Suplementação de Riboflavina, Magnésio e CoQ10 A migrânea é uma desordem funcional do cérebro,

Leia mais

IMPORTÂNCIA DE CONSUMO DE DHA NA REDUÇÃO DE PARTOS PREMATUROS

IMPORTÂNCIA DE CONSUMO DE DHA NA REDUÇÃO DE PARTOS PREMATUROS IMPORTÂNCIA DE CONSUMO DE DHA NA REDUÇÃO DE PARTOS PREMATUROS Residual Omega Mater_MAR15.indd 1 23/03/15 12:07 Prof a. Dra. Célia Regina Silva Mestre em Ginecologia pela FCMSCMSP Médica Ginecologista e

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Atualização em Nutracêuticos 1 Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Qual a melhor opção para redução da gordura visceral e subcutânea? A suplementação com Proteínas do Leite é mais eficaz em reduzir

Leia mais

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo o Infantil Eficácia

Leia mais

Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade

Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade Benefícios Comprovados da Suplementação Probiótica na Obesidade Probióticos na Obesidade Benefícios Comprovados Devido à Relação entre Microbiota e Sistema Nervoso Central Estudos experimentais e clínicos

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO COM ÔMEGA-3 E DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

SUPLEMENTAÇÃO COM ÔMEGA-3 E DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA SUPLEMENTAÇÃO COM ÔMEGA-3 E DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA ¹Fabiana Policarpo de Oliveira, ²Gabriela Calixto Lima, ³Julieuza Camila Alves, 4 Mariane Laudares Rodrigues ¹Universidade

Leia mais

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Lactobacillus Benefícios na Dermatite Atópica A Qualidade de Vida na Dermatite Atópica O número de pacientes com sintomas alérgicos como a dermatite

Leia mais

CONEXÃO ENTRE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, VITAMINAS E MINERAIS PALESTRANTE. Vanessa Rodrigues Lauar

CONEXÃO ENTRE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, VITAMINAS E MINERAIS PALESTRANTE. Vanessa Rodrigues Lauar CONEXÃO ENTRE ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS, VITAMINAS E MINERAIS PALESTRANTE Vanessa Rodrigues Lauar Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Viçosa Especialista em Epidemiologia UFMG Especialista

Leia mais

DEPRESSÃO NA DOENÇA DE PARKINSON: POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS DOS ÁCIDOS GRAXOS POLIINSATURADOS DA FAMÍLIA ÔMEGA-3

DEPRESSÃO NA DOENÇA DE PARKINSON: POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS DOS ÁCIDOS GRAXOS POLIINSATURADOS DA FAMÍLIA ÔMEGA-3 TICYANA MORALEZ DA SILVA DEPRESSÃO NA DOENÇA DE PARKINSON: POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS DOS ÁCIDOS GRAXOS POLIINSATURADOS DA FAMÍLIA ÔMEGA-3 CURITIBA 2007 TICYANA MORALEZ DA SILVA DEPRESSÃO NA DOENÇA DE

Leia mais

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase BEANBLOCK BEANBLOCK é um fitoativo patenteado utilizado no tratamento do diabetes, da obesidade relacionada à compulsão alimentar e da síndrome metabólica, obtido a partir de processos tecnológicos avançados

Leia mais

LIPÍDEOS DE ALIMENTOS E SAÚDE AULA 02

LIPÍDEOS DE ALIMENTOS E SAÚDE AULA 02 LIPÍDEOS DE ALIMENTOS E SAÚDE AULA 02 Ácidos graxos trans As gorduras trans são os triglicerídeos que contém ácidos graxos insaturados com uma ou mais duplas ligações trans, expressos como ácidos graxos

Leia mais

Vitamina D: é preciso dosar e repor no pré-natal? Angélica Amorim Amato 2013

Vitamina D: é preciso dosar e repor no pré-natal? Angélica Amorim Amato 2013 Vitamina D: é preciso dosar e repor no pré-natal? Angélica Amorim Amato 2013 É preciso dosar e repor vitamina D no pré-natal? A dosagem de vitamina D pelos métodos mais amplamente disponíveis é confiável?

Leia mais

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Suplementação Promove Efeitos Positivos Sobre Índice Glicêmico, Marcadores Inflamatórios e Capacidade NO Diabetes Tipo 2 e DAC Importância

Leia mais

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site:

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site: CHROMIUM PICOLINATO Maça e Banana Ref.: KA341 COLLAGEN HIDROLYSATE COLLAGEN HIDROLYSATE Sabores: Uva Laranja com Acerola. Maça e Banana Ref.: KA341 EVOLUTION WHEY NO2 COLLAGEN Whey Protein é derivado do

Leia mais

Trabalho realizado sob a orientação da Professora Doutora Helena Quaresma. Ana Duarte Marco Correia

Trabalho realizado sob a orientação da Professora Doutora Helena Quaresma. Ana Duarte Marco Correia Trabalho realizado sob a orientação da Professora Doutora Helena Quaresma Ana Duarte Marco Correia CASTELO BRANCO julho, 2016 PORQUÊ FALAR DE ALIMENTAÇÃO? DADOS EPIDEMIOLÓGICOS Remissão após o primeiro

Leia mais

AUSÊNCIA DE EFEITO DO ÔMEGA-3 NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

AUSÊNCIA DE EFEITO DO ÔMEGA-3 NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES AUSÊNCIA DE EFEITO DO ÔMEGA-3 NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES AUSÊNCIA DE EFEITO DO ÔMEGA-3 NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES A suplementação de ácidos graxos polinsaturados ômega-3 é

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA X NÚMEROS DE PASSOS - PEDÔMETRO PEDÔMETRO

RECOMENDAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA X NÚMEROS DE PASSOS - PEDÔMETRO PEDÔMETRO 1 2 RECOMENDAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA X NÚMEROS DE PASSOS - PEDÔMETRO PEDÔMETRO 3 CARNITINA OUTROS RECUROS UTILIZADOS Cadeia curta do ácido carboxílico, contém N 2 É um composto semelhante as vitaminas hidrossolúveis

Leia mais

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase BEANBLOCK BEANBLOCK é um toativo patenteado utilizado no tratamento do diabetes, da obesidade relacionada à compulsão alimentar e da síndrome metabólica, obtido a partir de processos tecnológicos avançados

Leia mais

GAMA 1xDIA. Maio 2016

GAMA 1xDIA. Maio 2016 GAMA 1xDIA Maio 2016 GAMA 1xDIA MULTI Fórmula tudo-em-um. Contém nutrientes que contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Contém 40 nutrientes essenciais. Sem glúten. Adequado para vegetarianos.

Leia mais

Ácido eicosapentaenoic o EPA 20:5 ω-3

Ácido eicosapentaenoic o EPA 20:5 ω-3 Nº 1 CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO INFORMATIVO TÉCNICO GRUPO TÉCNICO PARA SUPLEMENTOS ALIMENTARES Priscila Nogueira Camacho Dejuste (Coordenadora) Hellen Dea Barros Maluly Henry

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae M aterna Ómega-3 + Gengibre + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher grávida Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira

Alimentos com alegação de propriedades funcionais aprovados pela legislação brasileira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN Alimentos com alegação de propriedades funcionais

Leia mais

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016)

Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez 2016) Compartilhe conhecimento: Além de cuidar das crianças, precisamos estar atentos à saúde psicológica das mães. Entenda os sintomas e os tratamentos da depressão pós-parto. Depressão Pós Parto. (NEJM, Dez

Leia mais

TYLEMAX paracetamol. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol.

TYLEMAX paracetamol. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. TYLEMAX paracetamol APRESENTAÇÃO Linha Farma: Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10 ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO ORAL COMPOSIÇÃO Cada ml da solução

Leia mais

j/d TM Canine auxilia em casos de osteoartrite 8

j/d TM Canine auxilia em casos de osteoartrite 8 j/d TM Canine auxilia em casos de osteoartrite 8 A eficácia de j/d TM Canine nas manifestações clínicas de osteoartrite foi avaliada através de estudo clínico em dois grupos de cães: Grupo teste: 71 cães

Leia mais

ÁCIDO FÓLICO. Suplemento Natural Antianêmico. Introdução

ÁCIDO FÓLICO. Suplemento Natural Antianêmico. Introdução ÁCIDO FÓLICO Suplemento Natural Antianêmico Introdução O Ácido Fólico, folacina ou ácido pteroil-l-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO - Tylenol Bebê Suspensão Oral. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - Tylenol Bebê Suspensão Oral

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO - Tylenol Bebê Suspensão Oral. FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - Tylenol Bebê Suspensão Oral Tylenol Bebê Suspensão Oral IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO - Tylenol Bebê Suspensão Oral FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES - Tylenol Bebê Suspensão Oral TYLENOL Bebê Suspensão Oral Concentrada 100 mg/ml

Leia mais

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixas Doses de Naltrexona Promove Alívio em Pacientes com Dores Crônicas

Leia mais

Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina Obesidade(8) Fitoterapia no tratamento da obesidade:

Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina     Obesidade(8) Fitoterapia no tratamento da obesidade: Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina Doutor, O objetivo desse informe científico é apresentar o estudo que avaliou o efeito termogênico do Citrus aurantium como equivalente ao

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

Ingredientes: Óleo de cártamo. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante).

Ingredientes: Óleo de cártamo. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante). Registro no M.S.: 6.5204.0083.001-8 Concentração: 1000 mg Apresentação: Embalagem com 1000 cápsulas; Embalagem com 5000 cápsulas; Embalagem pet com 500 cápsulas envelopadas; Refil com 2000 cápsulas envelopadas.

Leia mais

Ácidos graxos essenciais: ômega 3 e 6

Ácidos graxos essenciais: ômega 3 e 6 ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ LAN 0415- Alimentos Funcionais Ácidos graxos essenciais: ômega 3 e 6 Agenda Histórico Estrutura Química Fontes alimentares/ Doses Metabolismo Benefícios à

Leia mais

OS ÁCIDOS GRAXOS DO LEITE MATERNO E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS PREMATURAS

OS ÁCIDOS GRAXOS DO LEITE MATERNO E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS PREMATURAS Journal of Human Growth and Development Preterm infant language development: a role for breast milk fatty acids Journal of Human Growth and Development 2013, 23(3): 270-275 2013; 23(3): 1-6 ORIGINAL RESEARCH

Leia mais

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME banana com canela baunilha chocolate cookies & cream morango DISPONÍVEL NOS SABORES TRAZ A EXCLUSIVA COMBINAÇÃO DE WHEY PROTEIN CONCENTRADA ALIADA A RÁPIDA ABSORÇÃO DA WHEY PROTEIN HIDROLISADA EXTRAÍDA

Leia mais

Saccharomyces boulardii na diarreia infantil

Saccharomyces boulardii na diarreia infantil Atualização em Nutracêuticos 1 na diarreia infantil O tratamento com S. Boulardii proporciona redução do tempo de duração da diarreia aguda em crianças 1. Formulações contendo S. boulardii diminuem significativamente

Leia mais

6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS

6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS 6INCRÍVEIS SUPLEMENTOS POTENCIALIZADORES CEREBRAIS QUEM SOU EU? Dr. Patrick Rocha Médico, autor, palestrante, pesquisador e apaixonado por saúde e nutrição. Atua com muita alegria o posto de presidente

Leia mais

Disfunção intestinal

Disfunção intestinal Atualização em Farmacoterapia 1 Disfunção intestinal Opções terapêuticas para o tratamento da diarreia 1 e da constipação intestinal infantil 6,8. O S. boulardii é um tratamento complementar na diarreia

Leia mais

Dra. Natalia Almeida Prado de Oliveira Silva Endocrinologia Infantil associada à Nutrição Funcional Medicina Preventiva CRM SP Pediatria

Dra. Natalia Almeida Prado de Oliveira Silva Endocrinologia Infantil associada à Nutrição Funcional Medicina Preventiva CRM SP Pediatria Alimentação e saúde o que isto tem a ver? CONALCO dezembro 2015 Dra. Natalia Almeida Prado de Oliveira Silva Endocrinologia Infantil associada à Nutrição Funcional Medicina Preventiva CRM SP 136 322 Pediatria

Leia mais

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment.

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Petraglia F; et al. Arch Gynecol Obstet (2012) 285:167 173 Apresentação: Bioméd. Celina Sena da Silveira Endometriose:

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR

NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR NUTRIÇÃO E REPARAÇÃO CELULAR A importância da nutrição celular Deficiência ou insuficiência são termos frequentemente intercámbiáveis. Deficiência é quando há ausência de vitaminas

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO um factor promotor de saúde

ALEITAMENTO MATERNO um factor promotor de saúde ALEITAMENTO MATERNO um factor promotor de saúde Direcção-Geral da Saúde Ministério da Saúde 12 Outubro 2007 Objectivo da sessão Abordar/relembrar os principais benefícios do aleitamento materno Lactente

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Mylicon simeticona. Gotas. APRESENTAÇÃO Suspensão oral (75 mg/ml) em frasco gotejador contendo 15 ml.

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Mylicon simeticona. Gotas. APRESENTAÇÃO Suspensão oral (75 mg/ml) em frasco gotejador contendo 15 ml. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÃO Suspensão oral (75 mg/ml) em frasco gotejador contendo 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml (11 a 12 gotas) contém

Leia mais

Probióticos Reduzem Severidade da Dermatite Atópica Infantil

Probióticos Reduzem Severidade da Dermatite Atópica Infantil Probióticos Reduzem Severidade da Dermatite Atópica Infantil Segurança, Boa Tolerabilidade e Eficácia Comprovada em Crianças Menores de 2 Anos Probióticos na Dermatite Atópica Eficácia Comprovada Por Estudos

Leia mais

Fabuless TM. Alimento funcional para manutenção do peso através do aumento da sensação de saciedade 1.

Fabuless TM. Alimento funcional para manutenção do peso através do aumento da sensação de saciedade 1. . Atualização em Nutracêuticos 1 Fabuless TM Alimento funcional para manutenção do peso através do aumento da sensação de saciedade 1. Fabuless TM retarda o trânsito orofecal 2 e controla o apetite, auxiliando

Leia mais

ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE W3 NO PESCADO:CONSUMO E SUSTENTABILIDADE

ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE W3 NO PESCADO:CONSUMO E SUSTENTABILIDADE ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE W3 NO PESCADO:CONSUMO E SUSTENTABILIDADE Priscila Vieira e Rosa Professora Titular, M. Sc., D. Sc. Nutrição Animal/Peixes Universidade Federal de Lavras - DZO - UFLA ROTEIRO ÁCIDOS

Leia mais

Anexo III. Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e folheto informativo

Anexo III. Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e folheto informativo Anexo III Alterações às secções relevantes do resumo das características do medicamento e folheto informativo Nota: Este Resumo das Características do Medicamento, rotulagem e folheto informativo é o resultado

Leia mais

TRIFEN. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 200 mg/ml paracetamol

TRIFEN. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 200 mg/ml paracetamol TRIFEN Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Solução Oral Gotas 200 mg/ml paracetamol TRIFEN paracetamol APRESENTAÇÕES Solução oral (gotas) contendo 200 mg/ml de paracetamol em frasco plástico com 20 ml.

Leia mais

TYLEMAX Paracetamol USO PEDIÁTRICO USO ORAL

TYLEMAX Paracetamol USO PEDIÁTRICO USO ORAL TYLEMAX Paracetamol APRESENTAÇÕES TYLEMAX Baby - Linha Farma: Suspensão oral em frasco plástico com 15 ml contendo 100 mg/ml de paracetamol (sabor frutas). Acompanha uma seringa dosadora. TYLEMAX Criança

Leia mais

Keywords: omega-3 fatty acid (DHA: C22:6 n-3); neonatal development; supplementary feed; suckling. Artigo de Revisão/Revision Article

Keywords: omega-3 fatty acid (DHA: C22:6 n-3); neonatal development; supplementary feed; suckling. Artigo de Revisão/Revision Article Artigo de Revisão/Revision Article Ácido graxo ômega 3 docosahexaenóico (DHA: C22:6 n-3) e desenvolvimento neonatal: aspectos relacionados à sua essencialidade e suplementação Omega 3 fatty acid (DHA:

Leia mais

Gotas Infantis Antianêmicas e Pró-Crescimento

Gotas Infantis Antianêmicas e Pró-Crescimento Inovação e Tecnologia Gotas Infantis Antianêmicas e Pró-Crescimento Uma Forma Inteligente de Adesão de Crianças aos Tratamentos Pediátricos Mais Convencionais Este Paper Obedece Padrão Internacional de

Leia mais

DHA VEGETAL PÓ. Ômega 3 de fonte vegetariana

DHA VEGETAL PÓ. Ômega 3 de fonte vegetariana Informações Técnicas DHA VEGETAL PÓ Ômega 3 de fonte vegetariana DENOMINAÇÃO QUÍMICA: Ácido docosa-hexaenóico CAS NUMBER: 6217-54-5 SINÔNIMOS: Ácido Cervonico PARTE UTILIZADA: Alga NOME CENTIFICO: Ulkenia

Leia mais

Otimização dos níveis de ácido docosaexaenóico em leitões através da diminuição da relação de ácido linoléico e ácido α-linolênico

Otimização dos níveis de ácido docosaexaenóico em leitões através da diminuição da relação de ácido linoléico e ácido α-linolênico Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Otimização dos níveis de ácido docosaexaenóico em leitões através da diminuição da relação de

Leia mais

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N :

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : Ficha técnica SEMENTE DE CHIA REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171286346. EMBALAGEM: Plástica, metálica e papel. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS OSTEOPOROSE

PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS OSTEOPOROSE Circular 334/2014 São Paulo, 09 de Junho de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS OSTEOPOROSE Diário Oficial da União Nº 107, Seção 1, sexta-feira, 6 de junho de

Leia mais

CALCIOVITAL B12 Fosfato de cálcio tribásico; Colecalciferol; Cianocobalamina. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo frasco plástico com 250mL.

CALCIOVITAL B12 Fosfato de cálcio tribásico; Colecalciferol; Cianocobalamina. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo frasco plástico com 250mL. CALCIOVITAL B12 Fosfato de cálcio tribásico; Colecalciferol; Cianocobalamina FORMA FARMACÊUTICA Suspensão Oral APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo frasco plástico com 250mL. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON citrato de colina metionina APRESENTAÇÕES Solução oral contendo 50mg/mL citrato de colina

Leia mais

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina

ENTEROFIGON. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON Kley Hertz Farmacêutica S.A. Solução Oral 50mg/mL citrato de colina + 10mg/mL metionina ENTEROFIGON citrato de colina metionina APRESENTAÇÕES Solução oral contendo 50mg/mL citrato de colina

Leia mais

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS A 100% FEDERAL WHEY DA FEDERAL NUTRITION É UM SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ DE FÁCIL DIGESTÃO, FORMULADO COM PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

Leia mais

PARACETAMOL. BELFAR LTDA. Solução gotas 200 mg/ml

PARACETAMOL. BELFAR LTDA. Solução gotas 200 mg/ml PARACETAMOL BELFAR LTDA. Solução gotas 200 mg/ml PARACETAMOL Medicamento genérico, Lei nº 9.787, de 1999. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO ORAL APRESENTAÇÃO Solução gotas: frasco contendo 15 ml. COMPOSIÇÃO

Leia mais

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: LORATADINA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Xarope de 1mg/mL em embalagens

Leia mais

paracetamol Medley Farmacêutica Ltda. Suspensão oral 100 mg/ml

paracetamol Medley Farmacêutica Ltda. Suspensão oral 100 mg/ml paracetamol Medley Farmacêutica Ltda. Suspensão oral 100 mg/ml paracetamol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Suspensão oral de 100 mg/ml: frasco com 15 ml + seringa dosadora. USO

Leia mais

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado Ficha técnica ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado REGISTRO: Registro no M.S. 6.5204.0106.001-1 CÓDIGO DE BARRA: 7898171287183 EMBALAGEM: Plástico, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

Suplementação de Fósforo. Reduz o Peso, IMC e Circunferência da Cintura em Adultos Obesos

Suplementação de Fósforo. Reduz o Peso, IMC e Circunferência da Cintura em Adultos Obesos Suplementação de Fósforo Reduz o Peso, IMC e Circunferência da Cintura em Adultos Obesos Deficiência de Fósforo Relação com a Obesidade A industrialização de alimentos e a globalização destes mercados

Leia mais

TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS. Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas

TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS. Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas Como Avaliar o Sucesso do tratamento Alvos do controle clínico e metabólico Glicemia préprandial (mg/dl) Glicemia pósprandial

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae Aleitamento Ómega-3 + Silimarina + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher a amamentar Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados

Leia mais

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem Vegetarianismo na Infância e Adolescência Ana Paula Pacífico Homem anapacifico@uol.com.br Agosto de 2006 Grupo Materno-Infantil (Ampliado) - Mulheres em idade reprodutiva (10 a 49 anos) - Gestantes e nutrizes

Leia mais

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. suspensão oral. 75 mg/ml

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. suspensão oral. 75 mg/ml MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. suspensão oral 75 mg/ml 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÃO Suspensão oral (75 mg/ml) em frasco gotejador contendo

Leia mais

Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos

Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos Aumenta a Capacidade Antioxidante Total Eficácia Cientificamente Comprovada. MSM e Exercício Físico Diminuição dos Danos

Leia mais

MODULADOR INFLAMATÓRIO

MODULADOR INFLAMATÓRIO MODULADOR INFLAMATÓRIO FOSFOLIPÍDEOS DO CAVIAR INFLAMMAGING : UMA INFLAMAÇÃO SILENCIOSA QUE AFETA O METABOLISMO O Processo Inflamatório Mediadores lipídicos osquestram a sequência de resolução Início ω-6

Leia mais

Obesidade. Estratégias de combate e prevenção.

Obesidade. Estratégias de combate e prevenção. Obesidade Estratégias de combate e prevenção Índice 1. Prevalência 2. Fatores de risco 3. Consequências da obesidade 4. Tratamento 5. Sugestão de fórmula 5.1 Suplementação anti - obesidade canina 6. Fitoterápicos

Leia mais

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão 75 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 10,

Leia mais

EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM FONTE DE ÔMEGA-3 EM DIETAS DE LEITOAS DESMAMADAS SOBRE O GANHO DE PESO E CONVERSÃO ALIMENTAR

EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM FONTE DE ÔMEGA-3 EM DIETAS DE LEITOAS DESMAMADAS SOBRE O GANHO DE PESO E CONVERSÃO ALIMENTAR EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM FONTE DE ÔMEGA-3 EM DIETAS DE LEITOAS DESMAMADAS SOBRE O GANHO DE PESO E CONVERSÃO ALIMENTAR Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( ) Médio ( X ) Superior

Leia mais

Amir Gil Sessim Samanta R. Fensterseifer Orientação: Simone Halfen

Amir Gil Sessim Samanta R. Fensterseifer Orientação: Simone Halfen Faculdade de Veterinária Departamento de Clínicas Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Amir Gil Sessim Samanta R. Fensterseifer Orientação: Simone Halfen

Leia mais

Bromocriptina mesilato

Bromocriptina mesilato Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 32 H 40 BrN 5 O 5.CH 4 O 3 S Peso molecular: 750.72 DCB/ DCI: 01466 - mesilato de bromocriptina / 3365 CAS: 22260-51-1 INCI: não aplicável Sinonímia:

Leia mais

Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico

Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico Probióticos no Diabetes Mellitus Tipo II Eficaz no Controle Glicêmico Probióticos no Controle Glicêmico Auxílio para Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo II O diabetes mellitus tipo II (DM2) é frequentemente

Leia mais

Guia Prático para o Manejo dos Efeitos Adversos de PegIntron

Guia Prático para o Manejo dos Efeitos Adversos de PegIntron Guia Prático para o Manejo dos Efeitos Adversos de PegIntron Practical Guidelines of Toxicity Management Rafael Schmerling Hospital São José Beneficência Portuguesa de São Paulo Peg-Interferon Primário

Leia mais

Arginina + Exercício

Arginina + Exercício Atualização em Nutracêuticos 1 Arginina + Exercício Combinação benéfica para estimular o crescimento muscular e aumentar a liberação de hormônio do crescimento 1,3. A suplementação com Arginina quando

Leia mais

Mobilee. (BIOIBERICA / Espanha)

Mobilee. (BIOIBERICA / Espanha) Mobilee (BIOIBERICA / Espanha) Mobilee (Bioibérica/Espanha) Viva o movimento. Nome científico: Hyaluronic acid (60-75%), Hydrolized proteins (especially collagen), Polysaccharides. A prática esportiva

Leia mais

E-BOOK DERMATITE ATÓPICA (DA)

E-BOOK DERMATITE ATÓPICA (DA) E-BOOK AUTOR Lucas Portilho Farmacêutico, especialista em cosmetologia, diretor das Pós- graduações do ICosmetologia Educacional, Hi Nutrition Educacional, do Departamento de Desenvolvimento de Formulações

Leia mais

Nutrindo qualidade de vida. Em oncologia

Nutrindo qualidade de vida. Em oncologia Nutrindo qualidade de vida Em oncologia Intervenção Nutricional melhora a tolerância e resultados do tratamento Substrato energético Gordura Metabolismo lipídico: A oxidação lipídica está mantida ou aumentada

Leia mais

Capsaicina & Obesidade

Capsaicina & Obesidade Úlceras na Atualização em Farmacoterapia Disponibilizado por: & Obesidade A associação de extrato de Capsicum a hábitos saudáveis mostra-se uma alternativa natural para tratar disfunções metabólicas inflamatórias

Leia mais

Quetiapina na Esquizofrenia

Quetiapina na Esquizofrenia Atualização em Farmacoterapia 1 Quetiapina na Esquizofrenia Dose de 1200mg não apresenta benefícios em relação à dose tradicional de 600mg/dia 1. Quetiapina é eficaz em pacientes com desordens bipolares

Leia mais

Modelo de Bula PACIENTE LORATADINA CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 1 MG/ML CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA.

Modelo de Bula PACIENTE LORATADINA CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 1 MG/ML CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. LORATADINA XAROPE 1 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO loratadina Medicamento Genérico, Lei n 9.787, de 1999 Xarope APRESENTAÇÕES Xarope: 1 frasco + copo - medida com 100 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

O PAPEL DO ÁCIDO ESSENCIAL GRAXO ÔMEGA-3 NA IMUNOMODULAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL.

O PAPEL DO ÁCIDO ESSENCIAL GRAXO ÔMEGA-3 NA IMUNOMODULAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL. CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 O PAPEL DO ÁCIDO ESSENCIAL GRAXO ÔMEGA-3 NA IMUNOMODULAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL. Aline Bezerra Moura, Luana Bezerra

Leia mais

Aleitamento materno no século XXI. Cesar Victora, UFPEL

Aleitamento materno no século XXI. Cesar Victora, UFPEL Aleitamento materno no século XXI Cesar Victora, UFPEL Aleitamento exclusivo Aleitamento exclusivo Outro leite 14,2 Leite materno + outro leite 3,6 Leite materno 1 0 5 10 15 Risco relativo de mortalidade

Leia mais

ALIMENTOS FUNCIONAIS: BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

ALIMENTOS FUNCIONAIS: BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE ALIMENTOS FUNCIONAIS: BENEFÍCIOS DA LINHAÇA PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Moara Farina Pierotto, Rochele Cassanta Rossi Unisinos - Itt Nutrifor Resumo Rica em ácidos graxos ômega 3, considerada uma

Leia mais

Há dez anos a acompanhar o crescimento das crianças.

Há dez anos a acompanhar o crescimento das crianças. PLAQUETTE OURS_rectoCS5 PT v.4.pdf 1 19-09-2017 17:56:05 Tónus e vitalidade Vitamina C natural A VITAMINA A desempenha um papel importante para a visão. Participa igualmente no crescimento ósseo e na saúde

Leia mais

Atualização em Nutracêuticos

Atualização em Nutracêuticos Atualização em Nutracêuticos 1 Gengibre Review Alternativa terapêutica segura e eficaz na melhora das náuseas e dos vômitos na gestação, não apresentando efeitos colaterais 1. O consumo diário de gengibre

Leia mais

CONSUMO DE ÔMEGA 3 EM HIPERTENSOS DE MACEIÓ-AL

CONSUMO DE ÔMEGA 3 EM HIPERTENSOS DE MACEIÓ-AL CONSUMO DE ÔMEGA 3 EM HIPERTENSOS DE MACEIÓ-AL Isadora Bianco Cardoso 1 isadora_bianco@hotmail.com Lídia Bezerra Barbosa 1 bezerrabarbosa@gmail.com Jordane Gomes dos Santos Garrido 1 jordanegarrido@gmail.com

Leia mais

Efeito da utilização de ácidos graxos poliinsaturados sobre o metabolismo, reprodução, produção e composição do leite de ruminantes

Efeito da utilização de ácidos graxos poliinsaturados sobre o metabolismo, reprodução, produção e composição do leite de ruminantes Efeito da utilização de ácidos graxos poliinsaturados sobre o metabolismo, reprodução, produção e composição do leite de ruminantes C18:2 Evandro Schmoeller, Ana Paula Schmidt, Udson G. S. Gonçalves Orientador:

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais