Testosterona bioidêntica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Testosterona bioidêntica"

Transcrição

1 Atualização em Farmacoterapia 1 bioidêntica Eficácia na hipoatividade sexual em mulheres, melhorando libido e frequência da atividade sexual 1. A aplicação tópica de estrogênio associado à testosterona foi eficaz na melhora da função sexual e no alívio dos sintomas da atrofia urogenital em mulheres na pós-menopausa 3. Opção fitoterápica: A administração oral de maca é eficaz na redução dos escores de depressão, ansiedade e disfunção sexual em mulheres na pós-menopausa 7.

2 Frequência da atividade sexual Escore relacionado ao desejo sexual Escore relacionado à angústia Estudos & Atualidades Estudo avalia a eficácia da aplicação transdérmica de testosterona no tratamento da disfunção sexual em mulheres na pósmenopausa 1. Neste estudo, 13 pacientes com sintomas pós-menopausais, apresentando hipoatividade sexual foram randomizadas em dois grupos e receberam um dos seguintes tratamentos: Gel transdérmico de testosterona 3µg/dia Grupo O tratamento teve duração de seis meses. A eficácia da aplicação transdérmica de testosterona foi avaliada. As pacientes que receberam o tratamento com a testosterona transdérmica relataram melhora significativa da libido quando comparado ao grupo placebo (% versus 31%, respectivamente, p=,); O escore relativo ao desejo sexual aumentou de raramente para às vezes nas mulheres que relataram melhora da libido após tratamento com gel transdérmico de testosterona; Após tratamento com testosterona, as mulheres apresentaram melhora na escala da angústia, relatando passar de sempre para raramente angustiadas. Frequência sexual após quatro semanas de tratamento com testosterona ou placebo 1. Desejo sexual após tratamento com testosterona ou placebo 1. Angústia das pacientes após tratamento com testosterona ou placebo ,, 1 1, ,8-36, O tratamento utilizando gel transdérmico de testosterona 3µg ao dia é eficaz em melhorar significativamente a libido e a frequência de atividade sexual, sendo bem tolerada por mulheres pós-menopausa que apresentavam hipoatividade sexual 1. Gel transdérmico de testosterona bioidêntica...3µg/g 1 Gel transdérmico de alta penetração qsp...3g Aplicar 1g de gel sobre a pele limpa e seca, uma vez ao dia. Disfunções do eixo hipotalâmico-pituitário, castração cirúrgica ou medicamentosa, falência ovariana prematura e idade avançada são causas comuns de disfunção sexual hormonal. As queixas associadas à diminuição do estrogênio e/ou testosterona são a redução da libido, secura vaginal e perda da excitação sexual. Envasar em frasco airless Pump de 3g. Dosador de 1g.

3 Estudos & Atualidades 3 Estudo randomizado avalia os efeitos da aplicação de estrógenos tópicos com ou sem testosterona no tratamento da disfunção sexual e atrofia vaginal em mulheres na pós-menopausa 3. Neste estudo, 7 mulheres pós-menopausais com disfunção sexual e atrofia urogenital foram randomizadas em três grupos e receberam um dos seguintes tratamentos: Creme vaginal com estrógenos Grupo Creme vaginal com estrógenos + testosterona Grupo 3 Gel placebo O tratamento teve duração de doze semanas. As análises realizadas no início e final do período de tratamento. Foram mensuradas a pontuação urogenital e sexualidade, índice de saúde vaginal e o índice de maturação vaginal (VMI). Após 1 semanas de terapia observou-se melhora significativa em todos os parâmetros do estudo, que se correlacionaram com a melhora nos sintomas da disfunção sexual e atrofia urogenital e em ambos os grupos de estudo quando comparado ao grupo controle; O escore de sexualidade foi maior no grupo que recebeu creme vaginal com estrogênio e testosterona combinados quando comparado ao creme vaginal apenas com estrógenos; Não foram observados efeitos adversos e os tratamentos foram bem aceitos, sem qualquer incompatibilidade. A aplicação tópica de estrogênio associado à testosterona foi eficaz na melhora da função sexual e no alívio dos sintomas da atrofia urogenital em mulheres na pós-menopausa 3. Estudo demonstrou a eficácia da testosterona transdérmica no alívio dos sintomas relacionados à hipoatividade sexual em mulheres na pós-menopausa, podendo a terapêutica ser realizada em monoterapia ou concomitantemente com estrógenos. Estudo demonstrou que o tratamento com gel de testosterona 1% é seguro e eficaz no alívio dos sintomas relacionados à hipoatividade sexual em mulheres no período da pós-menopausa, demonstrando segurança em longo prazo nas mulheres que apresentam risco de doenças cardiovasculares. Creme vaginal com estradiol + testosterona 3 base...3µg/g 17-β-estradiol...,1mg/g Creme vaginal qsp...3g Aplicar 1g do creme intravaginal ao dia. Utilizar aplicador vaginal. A testosterona bioidêntica pode ser administrada em mulheres em associação ou não ao estradiol, com o objetivo de tratar a disfunção sexual na pós-menopausa. Estudos têm demonstrado que a administração de testosterona e estradiol bioidênticos melhora a libido em mulheres pósmenopáusicas, comprovando sua atividade sinérgica e preconizando o uso destes fármacos de forma conjugada no manejo desta disfunção proveniente da menopausa 6.

4 Escore GCS Estudos & Atualidades Opção Fitoterápica Estudo cruzado, randomizado, duplo-cego e placebo controlado avalia a eficácia da maca (Lepidium meyenii) na disfunção sexual e sintomas psicológicos em mulheres pósmenopausa 7. Neste estudo, 1 mulheres pós-menopausa, foram randomizadas em dois grupos e receberam um dos seguintes tratamentos: Maca em pó 3,g/dia Fase 1 Seis semanas Grupo Fase Seis semanas Maca em pó 3,g/dia Cada fase do tratamento teve duração de seis semanas. Amostras de sangue foram coletadas no tempo zero e após seis e doze semanas para mensurar níveis séricos de estradiol, hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH) e globulina de ligação a hormônio sexual (SHBG). As mulheres completaram o GCS (Greene Climateric Scale) para avaliar a severidade dos sintomas da menopausa. As mulheres tratadas com maca apresentaram melhora nos problemas sexuais, sendo,9% superior ao tempo zero e 3,6% superior à utilização do placebo por seis semanas; Observou-se redução significativa nos sintomas psicológicos, incluindo a subescala de ansiedade e depressão após o consumo de maca pelas mulheres na pós-menopausa quando comparadas ao tempo zero e ao grupo placebo; Não foram observadas diferenças significativas nos níveis séricos de estradiol, FSH, LH e SHBG entre o início e após os tratamentos com a maca ou o placebo Melhora dos sintomas pós-menopausa após o tratamento com maca e placebo por seis semanas 7. Psicológico Ansiedade Depressão Disfunção sexual p<, (maca versus T placebo) T GCS: Greene Climateric Scale Após 6 semanas de maca Após 6 semanas de placebo A administração oral de maca (3,g/dia) é eficaz na redução dos escores de depressão, ansiedade e disfunção sexual em mulheres na pós-menopausa 7. Preparação extemporânea sabor shake de chocolate com maca Maca (Lepidium meyenii)...3,g 7 Veículo para Preparação Extemporânea Sabor Shake de Chocolate qsp...1g Administrar um sachê ao dia. Diluir o conteúdo de um sachê em um copo de leite, bater no liquidificador e consumir imediatamente após o preparo. Cápsulas de Maca Maca (Lepidium meyenii)...1mg 8 Administrar três cápsulas ao dia. A administração oral maca (Lepidium meyenii) 3g/dia em indivíduos com disfunção sexual induzida por antidepressivos proporciona melhora significativa (p<,) da disfunção sexual, apresentando efeitos benéficos sobre a libido 8.

5 Propriedades e Mecanismo de Ação TESTOSTERONA A testosterona é um hormônio esteroide do grupo dos androgênios, sendo o principal hormônio sexual, desempenhando papel fundamental na reprodução masculina, promoção de caracteres secundários sexuais, além de ser um hormônio essencial para a saúde e bem estar 9. A testosterona livre é transportada através do citoplasma das células alvo, onde pode se ligar ao receptor androgênico ou ser reduzida à α-dihidroxitestosterona (DHT) pela enzima citoplasmática α-redutase. A DHT se liga a mesmo receptor androgênico, porém com maior afinidade que a testosterona, aumentando em até cinco vezes a potência da testosterona livre. Após ligação ao receptor alvo, ocorrem alterações conformacionais que permitem a migração do hormônio pela célula e sua ligação direta às sequências específicas de nucleotídeos no DNA cromossômico. As áreas de ligação são denominadas elementos de resposta hormonal (HREs) que influenciam a atividade de transcrição de determinados genes, produzindo os efeitos androgênicos 1,11. Efeitos adversos 1 : Crescimento anormal do cabelo, sensibilidade nos seios, cólicas, tontura, rubor, cefaleia, tonturas, dores estomacais, náuseas e inchaço, cloasma e melasma. Monitorar a pressão arterial durante o tratamento. Interações medicamentosas: Bromocriptina, suplementos com cálcio, corticosteroides, ciclosporinas, tamoxifeno, somatotropina e tabaco. MACA 7,1 Maca (Lepidium meyenii) é uma planta andina, que tem sido utilizada há séculos, nos Andes, para aumentar a fertilidade em seres humanos. É altamente rica em proteínas, apresentando grande número de aminoácidos (predominantemente aminoácidos essenciais), carboidratos e algumas vitaminas (A, B1, B, B3, B6, B1, C, E, betacaroteno), minerais e oligoelementos, incluindo cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, cobre, sódio, potássio, selênio, boro, manganês, entre outros. O extrato seco de Lepidium meyenii apresenta diversos componentes antioxidantes que são benéficos no alívio dos sintomas da menopausa em mulheres. Estudos demonstram que a sua utilização melhora massa óssea e restaura a rede trabecular nas vértebras lombares, dados relevantes para o alto risco de osteoporose. Contraindicações: Pacientes com problemas na tireoide devem evitar a administração deste produto uma vez que a administração excessiva de glucosinatos associados à dieta pobre em iodo pode levar ao bócio. Reações adversas mais comuns: Não encontradas na literatura consultada quando administradas nas dosagens recomendadas. Precauções e Advertências: Evitar a administração durante a gravidez e lactação devido à falta de dados sobre segurança e eficácia. Literatura Consultada 1. Kingsberg S, Shifren J, Wekselman K, Rodenberg C, Koochaki P, Derogatis L. Evaluation of the clinical relevance of benefits associated with transdermal testosterone treatment in postmenopausal women with hypoactive sexual desire disorder. J Sex Med. 7 Jul;( Pt 1): Moskowitz D. A Comprehensive Review of the Safety and Efficacy of Bioidentical Hormones for the Management of Menopause and Related Health Risks. Alt Med Rev. Vol 11, Raghunandan C, Agrawal S, Dubey P, Choudhury M, Jain A. A comparative study of the effects of local estrogen with or without local testosterone on vulvovaginal and sexual dysfunction in postmenopausal women. J Sex Med. 1 Mar;7(3): Davis SR, Braunstein GD. Efficacy and safety of testosterone in the management of hypoactive sexual desire disorder in postmenopausal women. J Sex Med. 1 Apr;9(): White WB, Grady D, Giudice LC, Berry SM, Zborowski J, Snabes MC. A cardiovascular safety study of LibiGel (testosterone gel) in postmenopausal women with elevated cardiovascular risk and hypoactive sexual desire disorder. Am Heart J. 1 Jan;163(1): Cirigliano M. Bioidentical hormone therapy: a review of the evidence. J Womens Health (Larchmt). 7 Jun;16(): Brooks NA, Wilcox G, Walker KZ, Ashton JF, Cox MB, Stojanovska L. Beneficial effects of Lepidium meyenii (Maca) on psychological symptoms and measures of sexual dysfunction in postmenopausal women are not related to estrogen or androgen content. Menopause. 8 Nov-Dec;1(6): Dording CM, Fisher L, Papakostas G, Farabaugh A, Sonawalla S, Fava M, Mischoulon D. A double-blind, randomized, pilot dosefinding study of maca root (L. meyenii) for the management of SSRI-induced sexual dysfunction. CNS Neurosci Ther. 8 Fall;1(3): Cox RM, John-Alder HB. Testosterone has opposite effects on male growth in lizards (Sceloporus spp.) with opposite patterns of sexual size dimorphism. J Exp Biol. Dec;8(Pt ): McPhaul MJ, Young M. Complexities of androgen action. J Am Acad Dermatol. 1 Sep;(3 Suppl):S Breiner M, Romalo G, Schweikert HU. Inhibition of androgen receptor binding by natural and synthetic steroids in cultured human genital skin fibroblasts. Klin Wochenschr Aug 1;6(16): Drug Information Online. Acesso em: <

Estradiol + Testosterona

Estradiol + Testosterona Atualização Mensal em Farmacoterapia Hormônios Bioidênticos Estradiol + Testosterona Tratamento da disfunção sexual e vulvovaginal em mulheres pós menopausadas. Hormônios Bioidênticos Estradiol + Testosterona

Leia mais

Ácido hialurônico versus Estradiol

Ácido hialurônico versus Estradiol Atualização em Farmacoterapia 1 Ácido hialurônico versus Estradiol Estudo compara a utilização tópica destes dois agentes no tratamento dos sinais e sintomas da vaginite atrófica 1. A aplicação tópica

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia. Ocitocina tópica

Atualização em Farmacoterapia. Ocitocina tópica Atualização em Farmacoterapia 1 Ocitocina tópica Benefício no tratamento da atrofia vaginal em mulheres pósmenopausa, restaurando epitélio vaginal, sem efeitos adversos e alterações hormonais sistêmicas

Leia mais

Anastrozol. Antineoplásico câncer da mama. Anastrozol não possui atividade progestogênica, androgênica ou estrogênica.

Anastrozol. Antineoplásico câncer da mama. Anastrozol não possui atividade progestogênica, androgênica ou estrogênica. Anastrozol Antineoplásico câncer da mama DCB: 00755 CAS: 120511-73-1 Fórmula molecular: C 17 H 19 N 5 Nome químico: 2-[3-(1-cyano-1-metil-etil)- 5-(1H-1,2,4-triazol-1-ylmethyl)fenil]- 2-metilpropanenitrile

Leia mais

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment.

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Petraglia F; et al. Arch Gynecol Obstet (2012) 285:167 173 Apresentação: Bioméd. Celina Sena da Silveira Endometriose:

Leia mais

ESTRIOL. Estrogênio Hormônio Bioidentico

ESTRIOL. Estrogênio Hormônio Bioidentico ESTRIOL Estrogênio Hormônio Bioidentico INTRODUÇÃO O Estriol é um hormônio natural feminino. Nos anos que antecedem ou sucedem a menopausa (natural ou cirúrgica), o Estriol pode ser usado no tratamento

Leia mais

PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS OSTEOPOROSE

PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS OSTEOPOROSE Circular 334/2014 São Paulo, 09 de Junho de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS OSTEOPOROSE Diário Oficial da União Nº 107, Seção 1, sexta-feira, 6 de junho de

Leia mais

NEOPANTOL. (dexpantenol)

NEOPANTOL. (dexpantenol) NEOPANTOL (dexpantenol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pomada dexpantenol 50 mg/g Neopantol - pomada - Bula para o profissional de saúde 1 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NEOPANTOL dexpantenol

Leia mais

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável.

Acetato de zinco. Identificação. Denominação botânica: Não aplicável. Material Técnico Acetato de zinco Identificação Fórmula Molecular: CH3CO2)2Zn,2H2O Peso molecular: 219,5 DCB / DCI: Não aplicável. CAS: 5970-45-6 INCI: Não aplicável. Denominação botânica: Não aplicável.

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol Atualização em Farmacoterapia 1 Clotrimazol Terapia associada intravaginal e tópica apresenta eficácia e alternativa bem tolerada no tratamento de micoses vulvovaginais 1. Associação de Metronidazol +

Leia mais

Aspectos Demográficos

Aspectos Demográficos Climatério Fernando M. Reis Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Faculdade de Medicina Ambulatório de Endocrinologia Ginecológica, HC Setor de Reprodução Humana, HC 1 Aspectos Demográficos Fonte:

Leia mais

Terapêutica com Hormônios Bioidênticos

Terapêutica com Hormônios Bioidênticos Atualização em Terapêutica Hormonal 1 Terapêutica com Hormônios Bioidênticos Estriol Bioidêntico Considerações Iniciais e Propriedades Conhecido também por Oestriol, o estriol (E3) é um dos três estrógenos

Leia mais

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Atualização em Nutracêuticos 1 Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Qual a melhor opção para redução da gordura visceral e subcutânea? A suplementação com Proteínas do Leite é mais eficaz em reduzir

Leia mais

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10.

AZ Vit. Ficha técnica. Suplemento Vitamínico Mineral. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. Ficha técnica AZ Vit Suplemento Vitamínico Mineral REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução - RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS: 7898171287350 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Androgênios na pós Menopausa

Androgênios na pós Menopausa Nº 5 Androgênios na pós Menopausa Rodolfo Strufaldi Luciano de Melo Pompei Os androgênios declinam lenta e progressivamente ao longo do período reprodutivo feminino, e esse decréscimo é maior no período

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

Reduclim tibolona USO ADULTO VIA ORAL

Reduclim tibolona USO ADULTO VIA ORAL Reduclim tibolona Forma farmacêutica e apresentação Comprimido com 2,5 mg Embalagem contendo 35 ou 84 comprimidos. Comprimido com 1,25 mg Embalagem contendo 35 comprimidos. USO ADULTO VIA ORAL Composição

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixas Doses de Naltrexona Promove Alívio em Pacientes com Dores Crônicas

Leia mais

Suplementação. Introdução

Suplementação. Introdução Introdução Suplementação Suplemento alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como, vitaminas e minerais e, sais minerais. Mas o que são Suplementos Alimentares?

Leia mais

FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT. Impresso Especial DR/SPM. Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte CORREIOS. pág.

FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT. Impresso Especial DR/SPM. Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte CORREIOS. pág. FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT Impresso Especial 9912273897 - DR/SPM Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte CORREIOS pág. 03 P Nos processos inflamatórios crônicos 1

Leia mais

Arginina + Exercício

Arginina + Exercício Atualização em Nutracêuticos 1 Arginina + Exercício Combinação benéfica para estimular o crescimento muscular e aumentar a liberação de hormônio do crescimento 1,3. A suplementação com Arginina quando

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia Boro e Anastrozol

Atualização em Farmacoterapia Boro e Anastrozol Atualização em Farmacoterapia 1 Boro e Anastrozol Benefícios sobre a síntese de testosterona 1,3. A suplementação com Boro aumenta os níveis plasmáticos de testosterona, além de reduzir significativamente

Leia mais

Suplementação diária de Vitex agnus castus é alternativa eficaz no tratamento da síndrome pré-menstrual 1,2,3.

Suplementação diária de Vitex agnus castus é alternativa eficaz no tratamento da síndrome pré-menstrual 1,2,3. Atualização em Nutracêuticos (Vitex agnus castus) Suplementação diária de Vitex agnus castus é alternativa eficaz no tratamento da síndrome pré-menstrual 1,,3. A suplementação nutricional de Vitex agnus

Leia mais

HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS. Residente: Ramon Andrade Orientador: Prof. Dr. Décio Alves

HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS. Residente: Ramon Andrade Orientador: Prof. Dr. Décio Alves HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS Residente: Ramon Andrade Orientador: Prof. Dr. Décio Alves DEFINIÇÃO Isomolecular Resposta terapêutica fisiológica Não são patenteáveis International Journal of General Medicine

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ENDÓCRINO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Endócrino Existem no nosso organismo várias glândulas endócrinas (produzir e secretar hormônios para dentro do sangue). Hormônios: substâncias químicas

Leia mais

TOP 10 RAZÕES PARA BEBER GEL DE ALOE VERA

TOP 10 RAZÕES PARA BEBER GEL DE ALOE VERA TOP 10 RAZÕES PARA BEBER GEL DE ALOE VERA Gel de Aloe Vera Imagine cortar uma folha de babosa e consumir o gel diretamente da planta. Um produto certificado pela Forever Living, o Aloe Vera Gel está tão

Leia mais

Tratamento de Vulvodínea com ácido hialurônico

Tratamento de Vulvodínea com ácido hialurônico Tratamento de Vulvodínea com ácido hialurônico injeções de ácido hialurônico na vulva permitem alcançar a reparação desta área e cicatrização das fissuras melhorando a atrofia, reduzindo inflamação local,

Leia mais

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica Parte utilizada: Raíz Uso: Interno A osteoartrite (OA), artrose ou osteoartrose,

Leia mais

APRESENTAÇÕES Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 e 100 frascos PET âmbar com 100mL de xarope, acompanhados com 50 e 100 copos-medidas graduados.

APRESENTAÇÕES Linha Hospitalar: Caixa contendo 50 e 100 frascos PET âmbar com 100mL de xarope, acompanhados com 50 e 100 copos-medidas graduados. ARLIVRY Extrato seco de folhas de Hedera helix L. - Araliaceae - Hera MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix L. - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha

Leia mais

VIABASE ÁGUA DE COCO SOLÚVEL

VIABASE ÁGUA DE COCO SOLÚVEL VIABASE ÁGUA DE COCO SOLÚVEL Base para veiculação de ativos Introdução O fruto do coqueiro possui grandes quantidades em seu interior desse suco natural, que chamamos de de Coco. É abundante em áreas tropicais

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Chorulon 1500 UI, pó e solvente para solução injetável para bovinos, equinos e cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

Base Shake Hipoalerg-Shak.On

Base Shake Hipoalerg-Shak.On Base Shake Hipoalerg-Shak.On Material Técnico Identificação Base Shake Hipialergênico Baunilha (Shak.On Baunilha) Base Shake Hipoalergênico Chocolate (Shak.On Chocolate) Grau: Farmacêutico ( ) Alimentício

Leia mais

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea

Tripla Associação Nutracêutica. Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Tripla Associação Nutracêutica Eficaz na Prevenção e Tratamento da Migrânea Déficit de Nutrientes na Migrânea Suplementação de Riboflavina, Magnésio e CoQ10 A migrânea é uma desordem funcional do cérebro,

Leia mais

ProtUp Informações técnicas Nome científico: Nome popular: Parte Utilizada: Padronização:

ProtUp Informações técnicas Nome científico: Nome popular: Parte Utilizada: Padronização: ProtUp Informações técnicas Nome científico: Tribulus terrestris L. Nome popular: Tribulus terrestris e Cruz de Malta, em português; Abrojo, Abrojo Terrestre, em espanhol; Roseta, na Argentina; Land-caltrops,

Leia mais

ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO ALCACHOFRA NATULAB MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Cynara scolymus L. Nomenclatura popular: Alcachofra Família: Asteraceae Parte da planta utilizada: Folhas FORMA FARMACÊUTICA Cápsula

Leia mais

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres.

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Hipófise 1 Além da produção de testosterona e androgênio

Leia mais

TESTOSTERONA E DOENÇA CARDIOVASCULAR

TESTOSTERONA E DOENÇA CARDIOVASCULAR TESTOSTERONA E DOENÇA CARDIOVASCULAR Paulo Dourado, MD, FACC, FAHA, FESC Clínica Pró Coração InCor Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Socesp 2016 A relação entre as concentrações de testosterona

Leia mais

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no SISTEMA ENDÓCRINO Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são substâncias químicas que equilibram

Leia mais

CHELMAX FERRO 10% SOLÚVEL

CHELMAX FERRO 10% SOLÚVEL CHELMAX FERRO 10% SOLÚVEL Previne e Cura a Anemia Ferropriva Propriedades Os sais ferrosos são três vezes mais bem absorvidos que os férricos, e a diferença é acentuada nas doses altas. As variações dos

Leia mais

VIABASE MATE TORRADO COM LIMÃO

VIABASE MATE TORRADO COM LIMÃO VIABASE MATE TORRADO COM LIMÃO Base para Chá Sabor Limão Introdução O Mate torrado com nome científico Ilex paraguariensis, pertence à família Aquifoliaceae, é nativa da América do Sul, que em combinação

Leia mais

FITOTERÁPICOS NO ESPORTE RODRIGO ABDALA FARMACÊUTICO

FITOTERÁPICOS NO ESPORTE RODRIGO ABDALA FARMACÊUTICO FITOTERÁPICOS NO ESPORTE RODRIGO ABDALA FARMACÊUTICO FITOTERAPIA BASES FARMACOLÓGICAS NOS PRIMÓRDIOS: USO DE DERIVADOS VEGETAIS, ANIMAIS E MINERAIS COMO MEDICAMENTOS USO DE ERVAS MEDICINAIS A PARTIR DE

Leia mais

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA TEGAN alfaestradiol MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÕES Solução tópica capilar contendo 0,25 mg de alfaestradiol por ml de produto. Embalagem contendo 1 frasco plástico

Leia mais

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento ALBUMINA Proteína do ovo como suplemento INTRODUÇÃO Composto 100% natural, obtido da pasteurização e da secagem instantânea da clara de ovo, sem qualquer tipo de conservantes. A proteína é o elemento fundamental

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 2. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 2. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 2 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: o o o o o o o Hipófise; Hipotálamo; Tireóide; Paratireóide;

Leia mais

DHEA E REPRODUÇÃO ASSISTIDA DRA ISABEL CORREA

DHEA E REPRODUÇÃO ASSISTIDA DRA ISABEL CORREA DHEA E REPRODUÇÃO ASSISTIDA DRA ISABEL CORREA ANDROGÊNIOS E REPRODUÇÃO Em primatas Aumento do crescimento de folículos imaturos Aumento em 3-4 X expressão do IGF1 nas células da granulosa e teca Aumento

Leia mais

Regulação hormonal 15/11/2018. Regulação hormonal. Glândula pineal

Regulação hormonal 15/11/2018. Regulação hormonal. Glândula pineal Regulação hormonal Regulação hormonal Sistema endócrino Manutenção da homeostasia Hormônios Substâncias (proteicas ou lipídicas) transportadas pelos sangue até as células ou tecido- alvo; Especificidade;

Leia mais

LactoSpore. Proporciona melhor absorção da genisteína proveniente da administração oral da isoflavona 1.

LactoSpore. Proporciona melhor absorção da genisteína proveniente da administração oral da isoflavona 1. Atualização em Nutracêuticos 1 LactoSpore Proporciona melhor absorção da genisteína proveniente da administração oral da isoflavona 1. A isoflavona de soja melhora os sintomas da menopausa, e uma de suas

Leia mais

Terapia de Reposição Hormonal baseada em Evidências.: Otavio C. E Gebara 2016

Terapia de Reposição Hormonal baseada em Evidências.: Otavio C. E Gebara 2016 Terapia de Reposição Hormonal baseada em Evidências.: Otavio C. E Gebara 2016 Conflito de Interesses: Não existe conflito de interesses nesta apresentação Menopausa como fator de risco 1995 Aliado? 2002

Leia mais

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica

Lactobacillus plantarum Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Mais um Aliado na Redução dos Sintomas na Dermatite Atópica Lactobacillus Benefícios na Dermatite Atópica A Qualidade de Vida na Dermatite Atópica O número de pacientes com sintomas alérgicos como a dermatite

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Chorulon 1500 UI, pó e solvente para solução injetável para bovinos, equinos e cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae Aleitamento Ómega-3 + Silimarina + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher a amamentar Os nutrientes de Provitae Aleitamento foram criteriosamente selecionados

Leia mais

Mucuna pruriens. Reduz Estresse Psicológico e Melhora a Qualidade do Sêmen em Homens Inférteis Reativa o Sistema de Defesa Antioxidante Seminal

Mucuna pruriens. Reduz Estresse Psicológico e Melhora a Qualidade do Sêmen em Homens Inférteis Reativa o Sistema de Defesa Antioxidante Seminal 1. Urologia 2. Nutrologia/Ortomolecular 3. Clínica Médica Mucuna pruriens Reduz Estresse Psicológico e Melhora a Qualidade do Sêmen em Homens Inférteis Reativa o Sistema de Defesa Antioxidante Seminal

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Chorulon 1500 UI, pó e solvente para solução injetável para bovinos, equinos e cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

Saúde da mulher no climatério. Jefferson Drezett

Saúde da mulher no climatério. Jefferson Drezett Saúde da mulher no climatério Jefferson Drezett Climatério e menopausa Conceitos fundamentais O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como fase biológica da vida que compreende a transição

Leia mais

DISCIPLINA: SAÚDE DA MULHER

DISCIPLINA: SAÚDE DA MULHER Universidade Federal do Maranhão MESTRADO: SAÚDE DO ADULTO E DA CRIANÇA DISCIPLINA: SAÚDE DA MULHER MÓDULO: MECANISMO DA CARCINOGÊNESE DO HPV NAS LESÕES CERVICO-VAGINAIS 3ª Etapa - CITOLOGIA HORMONAL Prof.

Leia mais

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo o Infantil Eficácia

Leia mais

FENO GREGO EXTRATO SECO

FENO GREGO EXTRATO SECO FENO GREGO EXTRATO SECO Fenugreek DESCRIÇÃO Fenugreek (trigonella foenum-graecum), em tradução livre feno-grego, é uma erva nativa do sul da Europa e da Ásia, mais conhecido como alfarva. Uma das mais

Leia mais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais

NERVITON MEGA Ômega Vitaminas + 8 Minerais M.S. 6.6969.0023.001-6 NERVITON MEGA Ômega 3 + 13 Vitaminas + 8 Minerais NERVITON MEGA é um produto inovador no Brasil, pois possui em sua fórmula o óleo de peixe ( ÔMEGA 3 ) e diversas vitaminas e minerais

Leia mais

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Do grego: Hormon = estimular Hormônios são substâncias químicas produzidas por um grupo de células

Leia mais

Simposio Servier Calidad de Vida de la Mujer en el Climaterio

Simposio Servier Calidad de Vida de la Mujer en el Climaterio Simposio Servier Calidad de Vida de la Mujer en el Climaterio Manuel Neves-e-Castro, MD (Lisboa, Portugal) Abril 2003 Buenos Aires Tratamentos Hormonais após a menopausa (THM) vs. Terapeutica Hormonal

Leia mais

FLUTAMIDA. Blau Farmacêutica S.A. COMPRIMIDOS 250 MG. Blau Farmacêutica S/A.

FLUTAMIDA. Blau Farmacêutica S.A. COMPRIMIDOS 250 MG. Blau Farmacêutica S/A. FLUTAMIDA Blau Farmacêutica S.A. COMPRIMIDOS 250 MG flutamida Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 APRESENTAÇÕES Comprimidos contendo 250 mg de flutamida. Embalagens

Leia mais

Tratamento da. o á e

Tratamento da. o á e Tratamento da o á e R s c a 1 Pacientes com rosácea apresentam um desafio para os dermatologistas, pois como possuem uma pele tipicamente sensível, necessitam de controle da colonização bacteriana, exibem

Leia mais

TARGIFOR (aspartato de arginina) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Comprimido efervescente 1500mg

TARGIFOR (aspartato de arginina) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Comprimido efervescente 1500mg TARGIFOR (aspartato de arginina) Comprimido efervescente 1500mg Esta bula sofreu aumento de tamanho para adequação a legislação vigente da ANVISA. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

ISO WHEY V3 AGE ISO WHEY V3 AGE

ISO WHEY V3 AGE ISO WHEY V3 AGE NEW 100% ISOLADA ISO WHEY V3 AGE é a forma molecular da Proteína do Soro de Leite Isolada (WPI), obtida por meio de processo de microfiltração. Sua formulação isenta de gorduras e com baixo teor de carboidratos,

Leia mais

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos:

Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo em conta os seguintes efeitos benéficos: Provitae M aterna Ómega-3 + Gengibre + Vitaminas + Minerais Suplemento alimentar especialmente desenvolvido para a mulher grávida Os nutrientes de Provitae Materna foram criteriosamente selecionados tendo

Leia mais

Venetron é um novo ingrediente dietético para a melhora do sono e do humor com grande potencial para melhoria da saúde quando comparado aos

Venetron é um novo ingrediente dietético para a melhora do sono e do humor com grande potencial para melhoria da saúde quando comparado aos Introdução Depressão e ansiedade são bastante comuns na população em geral devido a causas genéticas e à fatores externos associados a vida moderna. Em resposta, os medicamentos terapêuticos produzidos

Leia mais

TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA

TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA Água Sais minerais Vitaminas Carboidratos Lipídios Proteínas Enzimas Ácidos Núcleos Arthur Renan Doebber, Eduardo Grehs Água A água é uma substância química composta

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: Sistema Endócrino Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Hormônios: Substâncias informacionais distribuídas pelo sangue. Eles modificam o funcionamento

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Página 1 de 9 1. Nome do medicamento veterinário, AVISTERIL 0,1 mg de progesterona para pombos 2. Composição qualitativa e quantitativa Progesterona

Leia mais

Deficiência androgênica na mulher

Deficiência androgênica na mulher Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento de Saúde Materno Infantil - FSP/HSM Artigos e Materiais de Revistas Científicas - FSP/HSM 2010 Deficiência androgênica

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

Antiinflamatórios 21/03/2017. Córtex da SR. Fascicular: Glicocorticoides Cortisol AINES. Esteroidais. Hormônios da SR

Antiinflamatórios 21/03/2017. Córtex da SR. Fascicular: Glicocorticoides Cortisol AINES. Esteroidais. Hormônios da SR Glicocorticoides Antiinflamatórios AINES Esteroidais Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Corticosteroides - Glicorticoides Hormônios da SR Medular: SNA (Adrenalina) Córtex: Corticosteróides

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

Redubio Shake Slim Emagrece

Redubio Shake Slim Emagrece Redubio Shake Slim Emagrece O que é Redubio Shake Slim? Redubio Shake trata-se de um composto alimentício, com intuito de substituir até 2 refeições diárias, tem como objetivo ser um shake para emagrecer

Leia mais

Atualização em Farmacoterapia. Vitamina D e Cálcio

Atualização em Farmacoterapia. Vitamina D e Cálcio Atualização em Farmacoterapia 1 Vitamina D e Cálcio Suplementação benéfica no hipoparatireoidismo pós-cirúrgico 1, hiperparatireoidismo primário 2 e secundário 4,5. A suplementação com Cálcio e Vitamina

Leia mais

Bromocriptina mesilato

Bromocriptina mesilato Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: C 32 H 40 BrN 5 O 5.CH 4 O 3 S Peso molecular: 750.72 DCB/ DCI: 01466 - mesilato de bromocriptina / 3365 CAS: 22260-51-1 INCI: não aplicável Sinonímia:

Leia mais

Cortisol. Antiinflamatórios 04/06/2013. Córtex da SR. Fascicular: Glicocorticóides AINES. Esteroidais. Hormônios da Supra Renais

Cortisol. Antiinflamatórios 04/06/2013. Córtex da SR. Fascicular: Glicocorticóides AINES. Esteroidais. Hormônios da Supra Renais Glicocorticóides Antiinflamatórios AINES Esteroidais Prof. Herval de Lacerda Bonfante Corticosteróides - Glicorticóides Hormônios da Supra Renais Medular: SNA (Adrenalina) Córtex: Corticosteróides Corticosteróides

Leia mais

Terapêutica de Reposição Hormonal e Risco Cardiovascular

Terapêutica de Reposição Hormonal e Risco Cardiovascular Uberlândia. Minas Gerais. De 2 a 4 de julho de 2009 Terapêutica de Reposição Hormonal e Risco Cardiovascular Elizabeth Caetano bcaetano@cardiol.br Belém - Pará Terapêutica de Reposição Hormonal e Risco

Leia mais

FICHA TÉCNICA. 45g PROTEÍNAS POR DOSE ALTO VALOR BIOLÓGICO WPC + WPI 25 VITAMINAS E MINERAIS CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS

FICHA TÉCNICA. 45g PROTEÍNAS POR DOSE ALTO VALOR BIOLÓGICO WPC + WPI 25 VITAMINAS E MINERAIS CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS 45g PROTEÍNAS POR DOSE ALTO VALOR BIOLÓGICO WPC + WPI 25 VITAMINAS E MINERAIS CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE foi desenvolvido para suprir altas demandas energéticas,

Leia mais

POLYPODIUM LEUCOTOMOS

POLYPODIUM LEUCOTOMOS Informações Técnicas POLYPODIUM LEUCOTOMOS Antioxidante e Anti-inflamatório NOME CIENTIFICO: FAMÍLIA: Polypodiaceae. SINÔNIMOS: Calagula, calagualine, ferns, Polypodium cambricum, Polypodium decumanum,

Leia mais

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição

PIROXICAM. Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético. Descrição PIROXICAM Anti-Inflamatório, Analgésico e Antipirético Descrição Piroxicam é um anti-inflamatório não esteroide (AINE), indicado para uma variedade de condições que requeiram atividade anti-inflamatória

Leia mais

CLIMATÉRIO E AUMENTO DE PESO

CLIMATÉRIO E AUMENTO DE PESO CLIMATÉRIO E AUMENTO DE PESO Apresentação: Nutricionista Débora Corrêa Borges 12/07/2017 O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como fase biológica da vida que compreende a transição

Leia mais

GAMA 1xDIA. Maio 2016

GAMA 1xDIA. Maio 2016 GAMA 1xDIA Maio 2016 GAMA 1xDIA MULTI Fórmula tudo-em-um. Contém nutrientes que contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Contém 40 nutrientes essenciais. Sem glúten. Adequado para vegetarianos.

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE CARDOMARIN MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Silybum marinum (L.) Gaertner Nomenclatura popular: Cardo mariano Família: Asteraceae

Leia mais

TACROLIMO MONOHIDRATADO

TACROLIMO MONOHIDRATADO TACROLIMO MONOHIDRATADO Imunossupressor contra o vitiligo Descrição tsukubaensis. Tacrolimus é uma lactona macrolídea isolada de culturas da bactéria Streptomyces Propriedades Tacrolimus pertence a um

Leia mais

VEGESOY MILK. Extrato solúvel de soja em pó

VEGESOY MILK. Extrato solúvel de soja em pó VEGESOY MILK Extrato solúvel de soja em pó INTRODUÇÃO A soja é uma leguminosa cultivada na China há mais de 5 mil anos. Ao longo do tempo passou a ser consumida por todas as populações e hoje existem diversos

Leia mais

A análise do gráfico permite concluir que

A análise do gráfico permite concluir que 37 e BIOLOGIA A análise do gráfico permite concluir que a) na época do nascimento a criança não está protegida, pois produz poucos anticorpos. b) antes do nascimento o feto nunca produz anticorpos. c)

Leia mais

Audiência Pública Castração química

Audiência Pública Castração química Audiência Pública Castração química Data: 06/07/2016 Rodolfo Costa Souza Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados Área XVI Saúde Pública e Sanitarismo Introdução O comportamento sexual complexidade

Leia mais

APRESENTAÇÃO Comprimidos vaginais em embalagem com 6 comprimidos acompanhados de 1 aplicador vaginal.

APRESENTAÇÃO Comprimidos vaginais em embalagem com 6 comprimidos acompanhados de 1 aplicador vaginal. Vagi C ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Comprimidos vaginais em embalagem com 6 comprimidos acompanhados de 1 aplicador vaginal. USO VAGINAL USO ADULTO ACIMA DE 14 ANOS COMPOSIÇÃO Cada comprimido vaginal contém:

Leia mais

PERFIL DAS MULHERES USUÁRIAS DE TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS 1

PERFIL DAS MULHERES USUÁRIAS DE TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS 1 PERFIL DAS MULHERES USUÁRIAS DE TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS 1 Cristiane Rodrigues Bellinazo 2, Daiana Meggiolaro Gewehr 3, Bianca Da Silva Portela Gonçalves 4, Karla Renata De

Leia mais

CONCENTRAÇÃO 50 mg de extrato seco da casca de Pinus pinaster (equivalente a 35 mg de procianidinas) por comprimido.

CONCENTRAÇÃO 50 mg de extrato seco da casca de Pinus pinaster (equivalente a 35 mg de procianidinas) por comprimido. FLEBLIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Pinus pinaster Nomenclatura popular: Pinho marítimo Família: Pinaceae Parte da planta utilizada: casca FORMA FARMACÊUTICA Comprimido APRESENTAÇÕES

Leia mais

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL

Dolamin clonixinato de lisina 125 mg. Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Dolamin clonixinato de lisina 125 mg Forma farmacêutica e apresentação Comprimidos revestidos - Embalagem com 16 comprimidos USO ADULTO VIA ORAL Composição Cada comprimido revestido contém: clonixinato

Leia mais

NATURETTI. Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 28,9 mg + 19,5 mg

NATURETTI. Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 28,9 mg + 19,5 mg NATURETTI Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 28,9 mg + 19,5 mg Espécie vegetal e parte da planta utilizada Espécie vegetal: Senna alexandrina Miller (sene), Cassia fistula (cássia). Partes utilizadas:

Leia mais

UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e

UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e UC-II : Tratamento Efetivo na Osteoartrite Novo Colágeno Reduz em 33% a Dor em Pacientes com Osteoartrite Superior ao Tratamento com Condroitina e Glucosamina Promove a Reposição de Colágeno das Articulações

Leia mais

FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH

FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH MASS GAINERS 4400 AGE foi desenvolvido para suprir altas demandas energéticas, fornecendo 4400 calorias ao longo do dia. Possui uma combinação

Leia mais

Promensil. Farmoquímica S/A Comprimido Revestido 100 mg. Promensil_AR070718_Paciente

Promensil. Farmoquímica S/A Comprimido Revestido 100 mg. Promensil_AR070718_Paciente Promensil Farmoquímica S/A Comprimido Revestido 100 mg Promensil Trifolium pratense L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Trifolium pratense L. Nomenclatura popular: red clover ou

Leia mais

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E DOPING

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E DOPING ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS E DOPING USO CLÍNICO (TERAPÊUTICO) 1. Reposição hormonal Hipogonadismo masculino (doença hipofisária ou testicular) Hipossexualidade feminina (após ovariectomia)

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase) Hormônios: Substâncias químicas que são produzidas

Leia mais