Ficha formativa sobre falácias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha formativa sobre falácias"

Transcrição

1 Ficha formativa sobre falácias Verifique se os argumentos seguintes cometem alguma falácia e identifique-a, justificando a sua opção. 1. Durante séculos, procurou-se em vão encontrar uma forma de fazer da astrologia uma ciência. Por conseguinte, a astrologia não é uma ciência. R: Argumenta-se que algo é falso (que a astrologia seja uma ciência) com base no facto de que não se conseguiu provar que é verdadeiro. Mas é discutível que se trate de um apelo à ignorância falacioso porque, se a premissa for verdadeira e existirem padrões que qualificam uma disciplina como científica ou não científica, então, não manifestando tais padrões, não há qualquer razão para considerar a astrologia uma ciência. 2. Durante séculos, procurou-se desacreditar a astrologia, mas ninguém conseguiu mostrar de forma clara e evidente que a astrologia não é uma ciência. Logo, a astrologia é uma ciência. R: As premissas do argumento afirmam que nada se conseguiu provar quanto ao estatuto não científico da astrologia. Desta indefinição tira-se uma conclusão bem definida (a astrologia é uma ciência) quando, como é óbvio, não há qualquer fundamento para isso. Apelo à ignorância falacioso. 3. A vaga para o lugar de professor de Matemática no colégio Logaritmo deve ser dada ao Francisco. Com efeito, ele tem seis filhos para educar e alimentar e a sua mulher está também desempregada. R: Omite-se o que seria relevante, a competência de Francisco para ocupar o lugar, e invocam-se os problemas financeiros e familiares, irrelevantes. Argumento que apela à piedade de modo falacioso. 4. Deve ler a última novela de Carlos Baleia. Já vendeu um milhão de cópias e quase todos os habitantes da sua rua falam dele. R: O gosto da maioria funciona como critério de validade artística de uma obra e pretende-se obter a adesão a essa obra com base na ideia de que devemos ser como os outros. Da obra em si mesma nada se diz para a promover.

2 Falácia ad populum (apelo à maioria). 5. A filosofia de Nietzsche não vale o papel que se gastou a imprimi-la. Nietzsche era um imoralista, que, antes de morrer, ficou completamente louco por ter contraído sífilis na juventude. R: O facto de uma doutrina pôr em causa os nossos valores morais em nada diminui a sua grandeza intelectual. Não se colocam, neste caso, objecções à doutrina, mas ataca-se o autor de modo soez. Ad hominem falacioso. 6. Sei que muitos de vós se opõem à nomeação de David Cole para novo director de vendas. Contudo, tenho a certeza de que o considerarão bem qualificado para o cargo. Tenho a dizer-vos que, caso ele não seja nomeado, seremos obrigados a reduzir significativamente o número de trabalhadores deste departamento. R: Argumento ad baculum apelo falacioso à força. 7. Membros do júri, ouviram o advogado de acusação argumentar contra o réu. Contudo, não há provas suficientemente convincentes de que o réu tenha cometido o crime. Por isso mesmo, e cumprindo a lei, devem declarar que o réu não é culpado. R: Trata-se de um apelo à ignorância não falacioso, habitual nos tribunais. A conclusão «não culpado» deve entender-se do seguinte modo: nenhuma prova convincente de culpa do réu foi apresentada, pelo que, embora não se exclua a possibilidade de ele ter cometido o crime, não pode ser legalmente condenado. O argumento é, por isso, válido, ou seja, o apelo à ignorância não é falacioso. 8. Toda a gente sabe que a Terra é plana. Por isso, não faz sentido continuares a pensar o contrário. R: Falácia ad populum. A premissa, se enunciada séculos atrás, permitiria concluir que o seu auditório deveria apresentar razões muito fortes para a sua posição ser considerada. 9. Torne-se assinante de O Anarca, o semanário mais lido em todo o país, e fique tão bem informado como os seus vizinhos.

3 R: Falácia ad populum. 10. Onze membros do júri decidiram que o senhor Strumpf era culpado. Só o Smith se absteve. Há, sem dúvida, algo de errado com este indivíduo porque não consegue ver que o veredicto é óbvio. R: Falácia ad populum ou também ad hominem. 11. «O nosso jornal merece o apoio de todos os Alemães. Continuaremos a enviar exemplares para a sua casa e esperamos que não queira sujeitar-se a consequências desagradáveis no caso de deixar de ser nosso assinante.» R: Falácia ad baculum (convencer pela força ou pela ameaça). 12. Negar a possibilidade de a América ter sido descoberta por Africanos só porque estes navegadores são "desconhecidos" é sinal de arrogância e de irresponsabilidade. Se não temos conhecimento de um evento, significa isso que ele nunca aconteceu? R: Falácia ad ignorantiam. Com base neste argumento falacioso, poderia defender-se um número indeterminado de "descobertas" não reveladas. Se a premissa lança uma dúvida orientada apesar de tudo, não é legítimo concluir com uma certeza que serve, além do mais, para censurar quem se lhe opõe. 13. Não deve voltar a caluniar-me porque, caso contrário, terei de o levar a tribunal. R: Este argumento não é falacioso, porque apresenta uma boa justificação para que aceitemos a conclusão. Este argumento pode ser apresentado na sua forma canónica da seguinte maneira: Se voltar a caluniar-me, terei de o levar a tribunal. Não quer que o leve a tribunal. Logo, não deve voltar a caluniar-me. O argumento apresenta boas razões para que uma determinada pessoa não volte a caluniar uma outra, razões essas perfeitamente aceitáveis. 14. Apesar do calor, não deves ir para a rua com vestuário tão reduzido. Fora da praia, isso é nudez e a nudez, como todos sabem, é imoral. Não queres, com certeza, esfriar as relações com vizinhos e amigos que não gostarão de saber que se dão com pessoas desavergonhadas!

4 R: Este argumento é falacioso, apresentando a falácia do apelo à força. A falácia do apelo à força é aquela que informa acerca das consequências desagradáveis de não se aceitar aquilo que o autor afirma ou defende. Apresenta-se como uma ameaça para a pessoa que não aceitar aquilo que o autor defende. 15. Eva: - Mas porque devemos obedecer a Deus? Adão: - Porque é assim que se deve fazer! Eva: - Isso é falácia! É o mesmo que dizer que devemos obedecer porque devemos obedecer! Adão: - Não é falácia nenhuma! Como podes dizer isso se todos fazem assim!? R: Este argumento é falacioso, apresentando-se como uma falácia do apelo ao povo. A falácia do apelo ao povo é aquela que sustenta que uma proposição é verdadeira porque a maioria das pessoas da sociedade aceita essa mesma proposição ou considera a proposição verdadeira. 16. Ninguém provou que os fantasmas não existem. A maioria das pessoas, ao longo dos tempos, aceitou a sua existência. Só os extravagantes do clube dos filósofos, como tu, podem negar a sua existência. R: Este argumento é falacioso. Podemos dizer que a sua principal falácia é a do apelo à ignorância (se bem que possua ainda outras duas falácias, a falácia do apelo ao povo e a falácia do ataque pessoal, que se encontram respectivamente na segunda e última frases do argumento). A falácia do apelo à ignorância é aquela que defende P por ainda não se ter provado não P ou que defende não P por ainda não se ter provado P. 17. É fácil ver o que os defensores da eutanásia pretendem. Muito simplesmente, querem ter o poder de matar todos os que estiverem seriamente doentes. É por isso que sou contra a legalização da eutanásia. R: Este argumento é falacioso, apresentando-se como uma falácia do ataque pessoal. Esta falácia é aquela que ataca a pessoa ou grupo de pessoas em vez de procurar razões que justifiquem aquilo que pretende defender. Ataca-se a pessoa pelo seu carácter, raça,

5 nacionalidade, religião ou mesmo, como neste caso, pelos interesses da própria pessoa em praticar uma certa acção Como uma determinada pena dissuade um potencial criminoso tornando a perspectiva do crime menos atractiva, pode afirmar-se que quanto mais severa for a punição menos atraente será o crime e menos provável a sua realização. Sendo a morte considerada pelos potenciais criminosos como a punição mais severa, a pena de morte é provavelmente a força mais dissuasora. R: O argumento, apesar de discutível, não comete falácia alguma. O argumento defende o apelo à força provavelmente mais dissuasora do crime a pena de morte, mas não recorre a ameaças ou chantagens para se impor. 19 Os gatos e as pessoas reagem de modo semelhante aos medicamentos que contêm lidocaína. Os gatos reagiram mal a este novo medicamento com lidocaína Logo, as pessoas vão reagir mal a este novo medicamento. R: Não se comete a falácia da falsa analogia porque é provável, dada a informação das premissas, que a conclusão venha a revelar-se acertada. Contudo, a indústria farmacêutica sabe que a conclusão de um argumento analógico bom é provável, mas não necessariamente verdadeira. Por isso se testam novos medicamentos também em pessoas. 20 A neve nunca foi observada na Guiné. Por isso, se for à Guiné, não verá neve a cair. R: Bom argumento indutivo. 21 Na aula estão todos aborrecidos. Ninguém está a ouvir a lição porque quem está aborrecido não ouve. R: Argumento dedutivo válido. Quem está aborrecido não ouve a lição. Na aula estão todos aborrecidos. Ninguém está a ouvir a lição 22 A melhor maneira de dirigir uma empresa é ser duro, implacável, ser temido pelos trabalhadores. Assim trabalharão como deve ser. Se os tratares amavelmente, aproveitam-se da tua simpatia para trabalhar o menos possível e levar-te à ruína. R: Falso dilema.

6 23. O que é mais útil? O Sol ou a Lua? A Lua é mais útil porque nos dá luz durante a noite, quando está escuro, ao passo que o Sol só brilha de dia, ou seja, quando há luz. R: Falácia da falsa causa, na modalidade confusão entre causa e efeito. Não é a luz que faz o Sol brilhar. É o Sol que faz a luz brilhar ou que possibilita a luz. 24. Num filme, alguns ladrões discutem acerca da divisão de sete pérolas. Um deles dá duas pérolas ao homem que está à sua esquerda e duas ao que está à sua direita. Fica com as outras. Um dos outros homens pergunta: «Com que direito ficas com mais pérolas?» Ele responde: «Porque sou o chefe». «E por que és o chefe?». Resposta do homem que ficou com mais pérolas: «Porque tenho mais pérolas». R: Argumento circular ou petição de princípio. 25 A noite vem sempre depois do dia. Logo, é por causa do dia que há noite. R: falácia da falsa causa. Neste caso, nenhuma coisa referida é causa da outra. 26 Dez miligramas da substância Z foram dadas a quatro ratos e, no espaço de 2 minutos, aqueles sofreram convulsões e morreram. Esta quantidade da substância Z é fatal, tudo o indica, para todos os ratos que a ingerirem. R: Argumento indutivo previsão válido. 27 Os advogados de defesa têm a possibilidade, na defesa dos seus casos, de consultar livros. Os médicos também o fazem sem qualquer restrição. Por isso mesmo, devia ser permitido aos estudantes a consulta de livros durante os exames. R: Falsa analogia. 28 Benjamim Fernandez, concorrente à nomeação como candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, nasceu numa mísera barraca em Kansas City, há 35 anos. Quando lhe perguntaram por que razão era republicano, respondeu que, quando andava num colégio da Califórnia, alguém lhe disse que o PR era o partido das pessoas ricas. «Eu disse: Inscreve-me nesse partido, já estou farto de ser pobre». R: Anedota que ilustra a falácia da falsa causa. O PR é o partido a que em geral aderem as pessoas ricas e não o partido que torna ricas as pessoas que a ele aderem. Confusão da causa com o efeito. 29 As mulheres não devem tourear porque o toureiro é e deve ser o homem. R: Petição de princípio.

7

Parece ter premissas verdadeiras mas não tem. Parece ter premissas mais plausíveis do que a conclusão mas não tem.

Parece ter premissas verdadeiras mas não tem. Parece ter premissas mais plausíveis do que a conclusão mas não tem. Uma falácia é um argumento que parece cogente mas não é. Pode ser falacioso por três razões: Parece válido mas não é. Parece ter premissas verdadeiras mas não tem. Parece ter premissas mais plausíveis

Leia mais

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens?

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens? 1- O que é o Modus Ponens? Lógica Proposicional R: é uma forma de inferência válida a partir de duas premissas, na qual se se afirma o antecedente do condicional da 1ª premissa, pode-se concluir o seu

Leia mais

FALÁCIAS Sobre como não argumentar. Julian Dutra Filosofia 2017

FALÁCIAS Sobre como não argumentar. Julian Dutra Filosofia 2017 FALÁCIAS Sobre como não argumentar. Julian Dutra Filosofia 2017 O QUE SÃO AS FALÁCIAS? FALÁCIAS são formas de raciocínio que são incorretas do ponto de vista lógico. Com frequência, porém, as falácias

Leia mais

Outros Argumentos Informais. Professor Mário Hozano

Outros Argumentos Informais. Professor Mário Hozano Outros Argumentos Informais Professor Mário Hozano Na aula anterior... Argumento é um raciocínio lógico composto por proposições (premissas e conclusões) a conclusão é consequência lógica das premissas

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS FALÁCIAS ARGUMENTATIVAS (PARTE I) Todo texto argumentativo tem como objetivo convencer o leitor. E, para isso, existem várias estratégias argumentativas (exemplos, testemunhos autorizados,

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/10 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 1.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/10 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 1.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

Lógica informal e principais falácias 1/53

Lógica informal e principais falácias 1/53 Lógica informal e principais falácias Filosofia 10º ano Professor Domingos Faria Colégio Pedro Arrupe Ano Letivo 2017/18 Lógica informal e principais falácias 1/53 Sumário 1 Distinção entre lógica formal

Leia mais

Raciocínio Lógico Analítico

Raciocínio Lógico Analítico Raciocínio Lógico Analítico Este artigo trata do assunto Raciocínio Analítico, também conhecido por lógica informal, argumentos, dedução, indução, falácias e argumentos apelativos. Raciocínio Analítico

Leia mais

Prova Escrita de Filosofia

Prova Escrita de Filosofia EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/Época Especial 8 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade

Resumo de Filosofia. Preposição frase declarativa com um certo valor de verdade Resumo de Filosofia Capítulo I Argumentação e Lógica Formal Validade e Verdade O que é um argumento? Um argumento é um conjunto de proposições em que se pretende justificar ou defender uma delas, a conclusão,

Leia mais

As ferramentas da razão 1

As ferramentas da razão 1 As ferramentas da razão 1 A filosofia pode ser uma atividade extremamente técnica e complexa, cujos conceitos e terminologia chegam muitas vezes a intimidar aqueles que iniciam seus estudos filosóficos.

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO SECUNDÁRIO Planificação Anual 2012-2013 FILOSOFIA

Leia mais

INTRODUÇÃO À LÓGICA. Julian Dutra Professor de Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul Março de 2018

INTRODUÇÃO À LÓGICA. Julian Dutra Professor de Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul Março de 2018 INTRODUÇÃO À LÓGICA Julian Dutra Professor de Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul Março de 2018 Um argumento é um conjunto de sentenças onde algumas dessas sentenças são as premissas e uma dessas

Leia mais

Erros de argumentação. Tipificados de maneira a terem nome próprio!

Erros de argumentação. Tipificados de maneira a terem nome próprio! Falácias Erros de argumentação. Tipificados de maneira a terem nome próprio! ad hominem Ataca a pessoa em vez de atacar a sua argumentação Não surpreende que Sagan pense que há vida em Marte. Ateu como

Leia mais

ARGUMENTAÇÃO: 1. TIPOS DE ARGUMENTOS

ARGUMENTAÇÃO: 1. TIPOS DE ARGUMENTOS ARGUMENTAÇÃO: prática discursiva que visa a persuasão e que apresenta e desenvolve, encadeando por afinidade ou contraste, premissas, provas (provas, exemplos, dados estatísticos, testemunhos ), raciocínios

Leia mais

Direitos da Criança. Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vizela. Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vizela 1

Direitos da Criança. Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vizela. Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vizela 1 Direitos da Criança Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vizela Jovens de Vizela 1 Convenção Internacional dos Direitos das Crianças Jovens de Vizela 2 Artigo 1.º Todas as pessoas com menos de

Leia mais

Argumentação e lógica formal. O que é e para que serve a lógica

Argumentação e lógica formal. O que é e para que serve a lógica Argumentação e lógica formal O que é e para que serve a lógica Para resolver este exercício tivemos que: Pensar, raciocinar, isto é, a partir de certas evidências concluir outras. Para mostrar aos colegas

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia. Código da Prova /2015

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia. Código da Prova /2015 INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia Código da Prova 6100 2014/2015 O presente documento divulga informação relativa à Prova de Avaliação de

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 6 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Versão A. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos)

Versão A. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Versão A GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta 1.Dizer que a filosofia é uma atividade reflexiva é afirmar que: a) A filosofia é um saber puramente racional. b) A filosofia

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Analítico para FUNPRESP. Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Analítico para FUNPRESP. Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Analítico para FUNPRESP Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas Raciocínio

Leia mais

Método de indução. José Carlos Santos

Método de indução. José Carlos Santos Método de indução José Carlos Santos O termo «indução» tem origem na Filosofia. A entrada do Dicionário de Filosofia de Simon Blackburn que lhe diz respeito começa do seguinte modo: Indução Termo usado

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Analítico para TCU. Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Analítico para TCU. Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Analítico para TCU Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas Raciocínio

Leia mais

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião Gênero Textual: Artigo de opinião Texto argumentativo que visa expressar o ponto de vista ou opinião do autor sobre determinado assunto e convencer o leitor da pertinência dessa opinião. Artigo de opinião

Leia mais

Francisco Cubal. Continuar

Francisco Cubal. Continuar Francisco Cubal Continuar Clique num dos seguintes rectângulos para aceder ao respectivo assunto. TIPOS DE ARGUMENTOS FALÁCIAS INFORMAIS SAIR VOLTAR AO MENU PRINCIPAL Ao longo deste resumo clique no rectângulo

Leia mais

Lógica dos Conectivos: validade de argumentos

Lógica dos Conectivos: validade de argumentos Lógica dos Conectivos: validade de argumentos Renata de Freitas e Petrucio Viana IME, UFF 16 de setembro de 2014 Sumário Razões e opiniões. Argumentos. Argumentos bons e ruins. Validade. Opiniões A maior

Leia mais

Raciocínio Lógico. Professor Dudan

Raciocínio Lógico. Professor Dudan Raciocínio Lógico Professor Dudan Argumentos Falaciosos Os erros de raciocínio que levam a uma conclusão inválida sobre um determinado argumento são conhecidos como falácias Uma falácia é um tipo de mentira,

Leia mais

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA

III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA III. RACIONALIDADE ARGUMEN NTATIVA E FILOSOFIA 1. Argumentação e Lóg gica Formal 1.1. Distinção validade - verdade 1.2. Formas de Inferên ncia Válida. 1.3. Principais Falácias A Lógica: objecto de estudo

Leia mais

Lógica Dedutiva e Falácias

Lógica Dedutiva e Falácias Lógica Dedutiva e Falácias Aula 3 Prof. André Martins Lógica A Lógica é o ramo do conhecimento humano que estuda as formas pelas quais se pode construir um argumento correto. O que seria um raciocínio

Leia mais

Racionalidade argumentativa e Filosofia

Racionalidade argumentativa e Filosofia Racionalidade argumentativa e Filosofia Conteúdos Competências a desenvolver / objetivos a concretizar Estratégias Recursos Avaliação Tempos 1. Argumentação e lógica formal 1.1 Distinção validade/verdade

Leia mais

O que é o conhecimento?

O que é o conhecimento? Disciplina: Filosofia Ano: 11º Ano letivo: 2012/2013 O que é o conhecimento? Texto de Apoio 1. Tipos de Conhecimento No quotidiano falamos de conhecimento, de crenças que estão fortemente apoiadas por

Leia mais

Projeto Testes Intermédios 2011/2012

Projeto Testes Intermédios 2011/2012 Projeto Testes Intermédios 2011/2012 Secundário FILOSOFIA INFORMAÇÃO N.º 2 Ano de escolaridade 11.º ano Data 20 de abril de 2012 OBJETO DE AVALIAÇÃO O teste intermédio de Filosofia tem por referência o

Leia mais

Argumentação, Demonstração e Retórica

Argumentação, Demonstração e Retórica Argumentação, Demonstração e Retórica Exemplo de demonstração Exemplo de argumentação Axioma da Inversão: (Va) (Eb) ( a + b = 0 ) Definição de Zero: ( Vy) ( 0 + y = y ) Teorema da Univocidade do Inverso

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO EXERCÍCIOS DE LÓGICA - INSTRUÇÕES GERAIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIO DE MOURO EXERCÍCIOS DE LÓGICA - INSTRUÇÕES GERAIS EXERCÍCIOS DE LÓGICA - INSTRUÇÕES GERAIS Caro aluno, Vai encontrar aqui um conjunto de exercícios de lógica cujo objetivo é facilitar-lhe o estudo autónomo. Estes exercícios irão estar disponíveis num

Leia mais

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2016/2017

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO. DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade. Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO DISCIPLINA - FILOSOFIA/11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2016/2017 O presente documento divulga informação relativa ao Teste Intermédio Interno da disciplina de Filosofia

Leia mais

Resolvi estudar arte porque é mais facinho

Resolvi estudar arte porque é mais facinho Resolvi estudar arte porque é mais facinho Por Rubens Cavalcanti da Silva Da série Agar-agar Agar-agar - Gravuragelatina - 2015 obra do autor A arte, que é a matéria mais fácil, meu filho foi mal Eu trabalhava

Leia mais

Competências argumentativas indicadas nas AE de Filosofia (em articulação com o Perfil do Aluno)

Competências argumentativas indicadas nas AE de Filosofia (em articulação com o Perfil do Aluno) Competências argumentativas indicadas nas AE de Filosofia (em articulação com o Perfil do Aluno) Identificar, formular e avaliar argumentos filosóficos, aplicando instrumentos operatórios da lógica formal

Leia mais

Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo

Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Escola Secundária de Amora Ano Lectivo de 2014/2015 Disciplina: Filosofia 11º Ano Ensino Regular (Diurno) Planificação de Médio e Longo Prazo Problemas filosóficos Conteúdos Conceitos fundamentais Objectivos

Leia mais

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Matemática e Computacional 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Ciência dos argumentos; tem por objeto de estudo os argumentos, procurando elaborar procedimentos que permitam distinguir os argumentos

Leia mais

RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA DA FILOSOFIA E A DIMENSÃO DISCURSIVA DO TRABALHO FILOSÓFICO

RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA DA FILOSOFIA E A DIMENSÃO DISCURSIVA DO TRABALHO FILOSÓFICO RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA DA FILOSOFIA E A DIMENSÃO DISCURSIVA DO TRABALHO FILOSÓFICO Exercícios I. Documento elaborado no âmbito da definição das Aprendizagens Essenciais Aires Almeida, Luizete Dias

Leia mais

Resumo aula. Conceituação; Origem; Lógica de programação; Argumentos; Lógica simbólica; Dedutivos; Indutivos;

Resumo aula. Conceituação; Origem; Lógica de programação; Argumentos; Lógica simbólica; Dedutivos; Indutivos; Aula 02 - Lógica Disciplina: Algoritmos Prof. Allbert Velleniche de Aquino Almeida E-mail: allbert.almeida@fatec.sp.gov.br Site: http://www.allbert.com.br /allbert.almeida Resumo aula Conceituação; Origem;

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 33/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 33/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 33/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

CEDERJ MÉTODOS DETERMINÍSTICOS 1 - EP4. Prezado Aluno,

CEDERJ MÉTODOS DETERMINÍSTICOS 1 - EP4. Prezado Aluno, CEDERJ MÉTODOS DETERMINÍSTICOS 1 - EP4 Prezado Aluno, Neste EP daremos sequência ao nosso estudo da linguagem da lógica matemática. Aqui veremos o conectivo que causa mais dificuldades para os alunos e

Leia mais

Lógica informal. Vivemos numa sociedade na qual a informação e a comunicação têm um lugar central

Lógica informal. Vivemos numa sociedade na qual a informação e a comunicação têm um lugar central Lógica informal Vivemos numa sociedade na qual a informação e a comunicação têm um lugar central O objetivo de muitos dos atos comunicativos é convencer e sermos convencidos pelos outros acerca de determinadas

Leia mais

Sumário PARA QUEM É ESTE LIVRO? 9 PREFÁCIO 11

Sumário PARA QUEM É ESTE LIVRO? 9 PREFÁCIO 11 Sumário PARA QUEM É ESTE LIVRO? 9 PREFÁCIO 11 FALÁCIAS LÓGICAS 14 ARGUMENTO A PARTIR DAS CONSEQUÊNCIAS 16 FALÁCIA DO ESPANTALHO 18 APELO A UMA AUTORIDADE IRRELEVANTE 20 EQUÍVOCO 22 FALSO DILEMA 24 CAUSA

Leia mais

UM GOVERNO SEM REI NEM ROQUE. É extraordinário como o actual Governo se mantém - contra a vontade da esmagadora maioria dos portugueses - com

UM GOVERNO SEM REI NEM ROQUE. É extraordinário como o actual Governo se mantém - contra a vontade da esmagadora maioria dos portugueses - com UM GOVERNO SEM REI NEM ROQUE É extraordinário como o actual Governo se mantém - contra a vontade da esmagadora maioria dos portugueses - com mentiras sucessivas e sem ter qualquer visão para o futuro,

Leia mais

Argumento ou Opinião? Professora Natália P Trevisan

Argumento ou Opinião? Professora Natália P Trevisan Argumento ou Opinião? Professora Natália P Trevisan Opinião ou argumento? Fez muito bem! Até que enfim alguem apareceu pra mostrar que local de trabalho tem que ter discriçao e boas maneiras sim! Ou vc

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/2.ª Fase 8 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/2.ª Fase 8 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 10) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Lógica Tipos de Argumentação Dedução parte-se do Universal para o Particular Tipos de Argumentação Dedução parte-se do Universal para o Particular;

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 410 FILOSOFIA DISCIPLINA: FILOSOFIA NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Todos ANO: 11º - ANO LETIVO: 2018/19 MANUAL:

Leia mais

Exercícios de lógica -sensibilização

Exercícios de lógica -sensibilização Exercícios de lógica -sensibilização 1. Lógica matemática: Qual a lógica da seqüência dos números e quem é x? 2,4,4,6,5,4,4,4,4,x? 2. Charadas: lógica filosófica. Um homem olhava uma foto, e alguém lhe

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: FILOSOFIA DISCIPLINA: FILOSOFIA CURSO: CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS ANO: 11º - ANO LETIVO: 2017/2018 MANUAL: FILOSOFIA

Leia mais

ANEXO 1. Metas para um Currículo de Pensamento Crítico. (Taxonomia de Ennis)

ANEXO 1. Metas para um Currículo de Pensamento Crítico. (Taxonomia de Ennis) ANEXO 1 Metas para um Currículo de Pensamento Crítico (Taxonomia de Ennis) 245 METAS PARA UM CURRÍCULO DE PENSAMENTO CRÍTICO I Definição operacional: O Pensamento Crítico é uma forma de pensar reflexiva

Leia mais

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto.

Apresentação da noção de argumento válido como aquele em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas tomadas em conjunto. FILOSOFIA Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL - 11.º Ano COMPETÊNCIAS/OBJETIVOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS RECURSOS TEMPO AVALIAÇÃO Problematização, conceptualização e argumentação. Análise metódica de

Leia mais

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler

ÍNDICE. Bibliografia CRES-FIL11 Ideias de Ler ÍNDICE 1. Introdução... 5 2. Competências essenciais do aluno... 6 3. Como ler um texto... 7 4. Como ler uma pergunta... 8 5. Como fazer um trabalho... 9 6. Conteúdos/Temas 11.º Ano... 11 III Racionalidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO de Filosofia 11º ANO Gestão Temporal do Programa UNIDADE CONTEÚDO TEMPOS unidade CONTEÚDO LETIVOS TEMPOS LETIVOS Racionalidade

Leia mais

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

Amostra insuficiente ( poucos membros analisados ) Amostra tendenciosa ( pouco representativa )

Amostra insuficiente ( poucos membros analisados ) Amostra tendenciosa ( pouco representativa ) Falácias formais Afirmação do consequente ( formas erradas) Negação do antecedente Falácias Informais ( erros no conteúdo ) Indutivas ( infere-se uma conclusão futura a partir do passado ) De Relevância

Leia mais

A utilidade da lógica na lecionação do programa de Filosofia

A utilidade da lógica na lecionação do programa de Filosofia A utilidade da lógica na lecionação do programa de Filosofia Ficha técnica: Autor/a: Faustino Vaz Título: A utilidade da lógica na lecionação do programa de Filosofia Licença de utilização Creative Commons

Leia mais

Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia. 10.º e 11.º Anos. Cursos Científico-humanísticos

Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia. 10.º e 11.º Anos. Cursos Científico-humanísticos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO E CIÊNCIA DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia 10.º e 11.º

Leia mais

Versão 1. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Versão 1. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Filosofia Versão 1 Teste Intermédio Filosofia Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 17.04.2013 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Na folha de respostas,

Leia mais

No. Try not. Do... or do not. There is no try. - Master Yoda, The Empire Strikes Back (1980)

No. Try not. Do... or do not. There is no try. - Master Yoda, The Empire Strikes Back (1980) Cálculo Infinitesimal I V01.2016 - Marco Cabral Graduação em Matemática Aplicada - UFRJ Monitor: Lucas Porto de Almeida Lista A - Introdução à matemática No. Try not. Do... or do not. There is no try.

Leia mais

PENSAMENTO CRÍTICO. Aulas 7 e 8. Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco Universidade Federal do ABC

PENSAMENTO CRÍTICO. Aulas 7 e 8. Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco Universidade Federal do ABC PENSAMENTO CRÍTICO Aulas 7 e 8 Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco Universidade Federal do ABC 2016-2 Avaliação lógica de argumentos: há, entre as premissas e a conclusão, uma conexão apropriada? As

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: Secundário Áreas/Disciplina: Filosofia Ano: 10.º Curso: Básico Científico-Humanístico x Profissional Planificação Período Sequências/Temas /Módulos

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Lógica Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter MÓDULO II_PARTE 1: Lógica de Argumentação 1 Origem Aristóteles - filósofo grego - 342 a.c, sistematizou os conhecimentos

Leia mais

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por Todos os leões são pardos e Existem gatos que são pardos, e a sua conclusão P3 for dada por Existem gatos que são leões, então

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado. Exame Final Nacional de Filosofia Prova 714 Época Especial Ensino Secundário 2017 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Leia mais

Descobrindo a Verdade

Descobrindo a Verdade Descobrindo a Verdade Capítulo 1 Descobrindo a Verdade que é a verdade e o que sabemos sobre ela? Será O que ela é absoluta ou toda verdade é relativa? Como descobrimos a verdade sobre aquilo que não podemos

Leia mais

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado.

Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. Não é permitido o uso de corretor. Risque aquilo que pretende que não seja classificado. Exame Final Nacional de Filosofia Prova 714 Época Especial Ensino Secundário 2017 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Leia mais

Gabinete do Procurador-Geral. Como tomamos as decisões de proceder à acusaçãokarnego

Gabinete do Procurador-Geral. Como tomamos as decisões de proceder à acusaçãokarnego Como tomamos as decisões de proceder à acusaçãokarnego 1 Acerca deste folheto Este folheto explica de que forma o Gabinete do Procurador-Geral (PG) toma decisões sobre a acusação. A decisão de proceder

Leia mais

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente

Dissertação Argumentativa parte II. Professor Guga Valente Dissertação Argumentativa parte II Professor Guga Valente Esquema da dissertação INTRODUÇÃO - Tema (paráfrase) - Tese (ideia a ser defendida) DESENVOLVIMENTO - Argumentos - Exemplos CONCLUSÃO - Ponto de

Leia mais

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 27 de outubro de 2015) No caso específico da disciplina de FILOSOFIA, do 11ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do

Leia mais

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas

Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeira por consequência das premissas.

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 1.2 Introdução a Lógica Booleana. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 1.2 Introdução a Lógica Booleana. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 1.2 Introdução a Lógica Booleana Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Você está viajando e o pneu do seu carro fura! 2 Quais são os passos para se trocar

Leia mais

Prova Escrita de Filosofia

Prova Escrita de Filosofia EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/Época Especial 8 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

Matemática Computacional. Introdução

Matemática Computacional. Introdução Matemática Computacional Introdução 1 Definição A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade. 2 Origem Aristóteles

Leia mais

Versão 1. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Versão 1. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Filosofia Versão 1 Teste Intermédio Filosofia Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 20.04.2012 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Na folha de respostas,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO-2017/2018

PLANIFICAÇÃO-2017/2018 PLANIFICAÇÃO-2017/2018 ENSINO SECUNDÁRIO - PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS 11º ANO DE ESCOLARIDADE MATERIAIS

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/2.ª Fase 7 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/2.ª Fase 7 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Quantificadores Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico QUANTIFICADORES Definição: É um termo utilizado para quantificar uma expressão. Os quantificadores

Leia mais

Entrelinha 1,5. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Entrelinha 1,5. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Filosofia Entrelinha 1,5 Teste Intermédio Filosofia Entrelinha 1,5 (Versão única igual à Versão 1) Duração do Teste: 90 minutos 17.04.2013 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004,

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/11 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 2.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido.

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2011.12 Cap1 Lógica pg 1 I- Lógica Informal Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Afirmação

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/11 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 2.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são freqüentemente representadas por letras maiúsculas e, a

Leia mais

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir.

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir. Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V. Certo Errado Com relação a

Leia mais

Lógica. Abílio Rodrigues. FILOSOFIAS: O PRAZER DO PENSAR Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho.

Lógica. Abílio Rodrigues. FILOSOFIAS: O PRAZER DO PENSAR Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho. Lógica Abílio Rodrigues FILOSOFIAS: O PRAZER DO PENSAR Coleção dirigida por Marilena Chaui e Juvenal Savian Filho São Paulo 2011 09 Lógica 01-08.indd 3 4/29/11 2:15 PM 1. Verdade, validade e forma lógica

Leia mais

Argumentação e lógica formal O que é e para que serve a lógica

Argumentação e lógica formal O que é e para que serve a lógica Argumentação e lógica formal O que é e para que serve a lógica Para resolver este exercício tivemos que: Pensar, raciocinar, isto é, a partir de certas evidências inferir (concluir) outras. Para mostrar

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico para INSS Apresentação... 3 Negação de Proposições e Leis de De Morgan...

Leia mais

REVISÃO DE ESTUDO 28/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA REVISÃO. 01 Na lista de frases apresentadas a seguir, há três proposições? Se sim, apresente-as.

REVISÃO DE ESTUDO 28/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA REVISÃO. 01 Na lista de frases apresentadas a seguir, há três proposições? Se sim, apresente-as. LÓGICA MATEMÁTICA Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com REVISÃO DE ESTUDO REVISÃO 01 Na lista de frases apresentadas a seguir, há três proposições? Se

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente: Informação - Prova de Exame a Nível de Escola Filosofia (de acordo com Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 10/2008, de 7 de março, alterado pela Lei n.º

Leia mais

Argumentos e Validade Petrucio Viana

Argumentos e Validade Petrucio Viana GAN00166: Lógica para Ciência da Computação Texto da Aula 7 Argumentos e Validade Petrucio Viana Departamento de Análise, IME UFF Sumário 1 Argumentos 1 1.1 Observações................................

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/1.ª Fase 8 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO Prof. Josimar Padilha Um jogo é constituído de um tabuleiro com 4 filas (colunas) numeradas de 1 a 4 da esquerda para direita e de 12 pedras 4 de cor amarela, 4 de cor verde

Leia mais

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta

Versão B. GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta Versão B GRUPO I (10 X 3 = 30 pontos) Assinala a única alternativa correta 1.O discurso filosófico é sobretudo um discurso: a) Demonstrativo b) Argumentativo c) Científico d) Racional 2. Dizer que a filosofia

Leia mais