Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas"

Transcrição

1 Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeira por consequência das premissas. Considere as premissas: * Algumas auditorias cometem erros * Existem erros aceitáveis e outros, não aceitáveis. * Não é aceitável um erro que cause prejuízo aos cofres públicos.

2 * Algumas auditorias cometem erros * Existem erros aceitáveis e outros, não aceitáveis. * Não é aceitável um erro que cause prejuízo aos cofres públicos. O argumento constituído das premissas acima e da conclusão Se uma auditoria cometeu erro e não houve prejuízo aos cofres públicos, então o erro é aceitável é um argumento lógico válido.

3 * Algumas auditorias cometem erros * Existem erros aceitáveis e outros, não aceitáveis. * Não é aceitável um erro que cause prejuízo aos cofres públicos. Se uma auditoria cometeu erro e não houve prejuízo aos cofres públicos, então o erro é aceitável é um argumento lógico válido.

4 Para descobrir qual dos assaltantes Gavião ou Falcão ficou com o dinheiro roubado de uma agência bancária, o delegado constatou os seguintes fatos: F1 se Gavião e Falcão saíram da cidade, então o dinheiro não ficou com Gavião; F2 se havia um caixa eletrônico em frente ao banco, então o dinheiro ficou com Gavião; F3 Gavião e Falcão saíram da cidade; F4 havia um caixa eletrônico em frente ao banco ou o dinheiro foi entregue à mulher de Gavião.

5 F1 se Gavião e Falcão saíram da cidade, então o dinheiro não ficou com Gavião; F2 se havia um caixa eletrônico em frente ao banco, então o dinheiro ficou com Gavião; F3 Gavião e Falcão saíram da cidade; F4 havia um caixa eletrônico em frente ao banco ou o dinheiro foi entregue à mulher de Gavião.

6 Considerando que as proposições F1, F2, F3 e F4 sejam verdadeiras, julgue os itens subsequentes.. A proposição O dinheiro foi entregue à mulher de Gavião é verdadeira. A- Gavião e Falcão saíram B dinheiro ficou com Gavião; C havia um caixa eletrônico D o dinheiro entregue à mulher.

7 Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por Todos os leões são pardos e Existem gatos que são pardos, e a sua conclusão P3 for dada por Existem gatos que são leões, então essa sequência de proposições constituirá um argumento válido.

8 A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, então o policial tem informações precisas ao tomar decisões, é correto inferir que O policial que tenha tido treinamento adequado e tenha se dedicado nos estudos não toma decisões ruins é uma proposição verdadeira.

9 P1 - Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins P2 - Se o policial teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, então o policial tem informações precisas ao tomar decisões C - O policial que tenha tido treinamento adequado e tenha se dedicado nos estudos não toma decisões ruins

10 C - O policial que tenha tido treinamento adequado e tenha se dedicado nos estudos não toma decisões ruins é uma proposição verdadeira.

11 Caso ou compro uma bicicleta. Viajo ou não caso. Vou morar em Pasárgada ou não compro uma bicicleta. Ora, não vou morar em Pasárgada. Assim, a) não viajo e caso. b) viajo e caso. c) não vou morar em Pasárgada e não viajo. d) compro uma bicicleta e não viajo. e) compro uma bicicleta e viajo.

12 Antonio é baiano ou Catarina é catarinense. Se Clotilde é capixaba, então Gisele não é gaúcha. Se Catarina é catarinense, então Gisele é gaúcha. Ora, Clotilde é capixaba, logo:

13 Antonio é baiano Catarina é catarinense Clotilde é capixaba Gisele é gaúcha. a) Catarina é catarinense ou Gisele é gaúcha. b) Antonio é não-baiano e Catarina é catarinense. c) Antonio é baiano e Catarina não é catarinense. d) Gisele é gaúcha e Antônio é baiano. e) Clotilde é capixaba e Gisele é gaúcha.

14 Sou amiga de Abel ou sou amiga de Oscar. Sou amiga de Nara ou não sou amiga de Abel. Sou amiga de Clara ou não sou amiga de Oscar. Ora, não sou amiga de Clara. Assim,

15 Sou amiga de Abel sou amiga de Oscar Sou amiga de Nara Sou amiga de Clara a) não sou amiga de Nara e sou amiga de Abel. b) não sou amiga de Clara e não sou amiga de Nara. c) sou amiga de Nara e amiga de Abel. d) sou amiga de Oscar e amiga de Nara. e) sou amiga de Oscar e não sou amiga de Clara.

16 Considere como verdadeiras as seguintes premissas: - Se Alfeu não arquivar os processos, então Benito fará a expedição de documentos. - Se Alfeu arquivar os processos, então Carminha não atenderá o público. - Carminha atenderá o público. Logo, é correto concluir que

17 a) Alfeu arquivará os processos. b) Alfeu arquivará os processos ou Carminha não atenderá o público. c) Benito fará a expedição de documentos. d) Alfeu arquivará os processos e Carminha atenderá o público. e) Alfeu não arquivará os processos e Benito não fará a expedição de documentos.

18 Se Lucas foi de carro, Eliana não foi de ônibus. Se Eliana não foi de ônibus, Antônio foi de moto. Se Antônio foi de moto, Rafaela não foi de táxi. Como Rafaela foi de táxi, podemos concluir que

19 a) Lucas foi de carro e Eliana foi de ônibus. b) Antônio não foi de moto e Lucas foi de carro. c) Eliana não foi de ônibus e Antônio não foi de moto. d) Lucas não foi de carro e Eliana não foi de ônibus. e) Antônio não foi de moto e Eliana foi de ônibus.

20 Se estudo, obtenho boas notas. Se me alimento bem, me sinto disposto. Ontem estudei e não me senti disposto, logo podemos concluir que...

21 a) Se estudei, então me senti disposto. b) Senti-me disposto e me alimentei bem c) Estudei se e somente se não obtive boas notas. d) Não obtive boas notas ou me alimentei bem e) Senti-me disposto ou estudei.

22 Se Marta é estudante, então Pedro não é professor. Se Pedro não é professor, então Murilo trabalha. Se Murilo trabalha, então hoje não é domingo. Ora, hoje é domingo. Logo, a) Marta não é estudante e Murilo trabalha. b) Marta não é estudante e Murilo não trabalha. c) Marta é estudante ou Murilo trabalha. d) Marta é estudante e Pedro é professor. e) Murilo trabalha e Pedro é professor.

23 QUANTIFICADORES LÓGICOS Temos por quantificadores lógicos o seguinte: Universal todo. Símbolo - Restrito existe algum, existe pelo menos um, algum. Símbolo - Sempre que temos questões com quantificadores, devemos resolver preferencialmente por diagramas lógicos.

24

25 É válido o seguinte argumento: Todo cachorro é verde, e tudo que é verde é vegetal, logo todo cachorro é vegetal.

26 Todo biólogo é estudioso. Existem esportistas que são estudiosos. Ana é bióloga e Júlia é estudiosa. Pode-se, então, concluir que

27 a)ana é estudiosa e Júlia é esportista. b) Ana é estudiosa e Júlia pode não ser bióloga nem esportista. c) Ana é esportista e Júlia é bióloga. d) Ana é também esportista e Júlia pode não ser bióloga nem esportista. e) Ana pode ser também esportista e Júlia é bióloga.

28 Se todo cachorro alemão gosta de salsicha mas nem todo cachorro que gosta de salsicha é alemão, então:

29 A. se o cachorro gosta de salsicha, então é alemão; B. se o cachorro não gosta de salsicha, então pode ser alemão; C. se o cachorro gosta de salsicha, então não pode ser alemão; D. se o cachorro gosta de salsicha, então não é alemão E. se o cachorro não gosta de salsicha, então não é alemão.

30 Em uma cidade, todo pai de pai de família é cantor. Todo filósofo, se não for marceneiro, ou é pai de família ou é arquiteto. Ora, não há marceneiro e não há arquiteto que não seja cantor. Portanto, tem-se que, necessariamente:

31 a. todo cantor é filósofo. b. todo filósofo é cantor. c. todo cantor é marceneiro ou arquiteto. d. algum marceneiro é arquiteto. e. algum pai de família é marceneiro.

32 Um casal tem vários filhos, dentre eles algumas crianças gostam de legumes e também de verduras, sendo que nenhum dos que gostam de doce gostam de verdura. Portanto, dentre essas crianças, é verdade que: a) Alguém que gosta de legumes, gosta de doce. b)alguém que gosta de legumes, não gosta de doce. c)alguém que gosta de doce não gosta de legumes. d)ninguém que gosta de doce, gosta de legumes.

33 Admitindo-se que todos os trabalhadores são honestos, é correto afirmar que: a) existem trabalhadores que não são honestos. b) existem honestos que são trabalhadores. c) quem não é trabalhador é desonesto. d) existem mais trabalhadores que honestos. e) o total de trabalhadores e honestos é o mesmo.

34 . Considere que sejam valoradas como V as duas seguintes proposições: "Todo candidato ao cargo de auditor tem diploma de engenheiro"; e "Josué é engenheiro". Nesse caso, como consequência da valoração V dessas proposições, é correto afirmar que também será valorada como V a proposição "Josué é candidato ao cargo de auditor".

35 Considere verdadeiras as seguintes afirmações: I. Existem policiais civis que concluíram o ensino superior. II. Todos os policiais civis são esforçados. Com base nas informações, conclui-se que

36 a) os policiais civis esforçados concluíram o ensino superior. b) nenhum policial civil esforçado concluiu o ensino superior. c) os policiais civis que não concluíram o ensino superior não são esforçados.

37 d)os policiais civis que concluíram o ensino superior são esforçados. e)existe policial civil com ensino superior que não é esforçado.

38 QUESTÃO. Se é verdade que "Alguns escritores são poetas" e que "Nenhum músico é poeta", então, também é necessariamente verdade que algum escritor não é músico.

39 . Considerando os argumentos I e II acima, julgue os próximos itens.

40 O argumento I não é válido porque, mesmo que as premissas P1 e P2 sejam verdadeiras, isto não acarreta que a conclusão seja verdadeira.

41 O argumento II é válido porque toda vez que as premissas P1 e P2 forem verdadeiras, então a conclusão também será verdadeira.

42 . O argumento cujas premissas são Quem é casado não precisa cortar o cabelo e Quem vai procurar uma namorada precisa cortar o cabelo e cuja conclusão é Quem é casado não vai procurar uma namorada é válido.

43 Todos os diplomatas são gordos. Nenhum gordo sabe nadar. Segue-se que: a) Algum diplomata não é gordo. b) Algum diplomata sabe nadas c) Nenhum diplomata sabe nadar d) Nenhum diplomata é gordo. e) Algum gordo sabe nadar

44 Um eminente antropólogo, afirmou que TODOS OS AFANEUS SÃO ZARAGÓS, e que TODOS OS ZARAGÓS SÃO CHUMPITAZES. Com base nestas afirmações, podemos concluir que:

45 A. É possível existir um Afaneu que não seja Zaragó. B. É possível existir um Afaneu que não seja Chumpitaz. C. É possível existir um Zaragó que não seja Afaneu. D. Nada se pode concluir sem saber o que significa Afaneu, Zaragó e Chumpitaz.

46 Sabe-se que alguns músicos são loucos e que todos os músicos são artistas. Além disso, é sabido que todos os matemáticos são loucos e que alguns artistas são matemáticos. Com base nessas afirmações, considere as seguintes afirmativas:

47 1. Alguns matemáticos são músicos. 2. Se um artista é matemático, então ele é louco. 3. Se um músico é louco, então ele é matemático. 4. Se um artista não é louco, então ele não é matemático. Assinale a alternativa correta.

48 Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

49 Em uma cidade as seguintes premissas são verdadeiras: Nenhum professor é rico. Alguns políticos são ricos. Então, pode-se afirmar que: a) Nenhum professor é político. b) Alguns professores são políticos. c) Alguns políticos são professores. d) Alguns políticos não são professores. e) Nenhum político é professor.

50 NEGAÇÃO DE QUANTIFICADORES LÓGICOS Há uma regra muito simples. Quando negamos o TODO, vamos para o EXISTE ALGUM e vice-versa.

51 Se A for a proposição "Todos os policiais são honestos", então a proposição A estará enunciada corretamente por "Nenhum policial é honesto.

52 A negação da proposição Há alguma pessoa não benevolente é equivalente a Nenhuma pessoa é benevolente.

53 A negação da proposição Toda pessoa é violenta é equivalente a Existe alguma pessoa que não é violenta.

54 A negação da proposição "Todos os vereadores do partido D foram reeleitos" é "Nenhum vereador do partido D foi reeleito".

55 A negação de "todos os números inteiros são positivos" é: a) nenhum número inteiro é positivo. b) nenhum número inteiro é negativo. c) todos os números inteiros são negativos. d) alguns números positivos não são inteiros. e) alguns números inteiros não são positivos.

56 A negação da sentença "Todas as mulheres são elegantes" está na alternativa: a) Nenhuma mulher é elegante. b) Todas as mulheres são deselegantes. c) Algumas mulheres são deselegantes. d) Nenhuma mulher é deselegante. e) Algumas mulheres são elegantes.

57 TEORIA DE CONJUNTOS

58

59

60

61

62 A intersecção entre o conjunto A = {0, 1, 2, 3,4} e o conjunto B = {4, 5, 6, 7} é: a) {0, 1, 2, 3, 4} b) {0, 1, 2, 3, 5, 6, 7} c) {4} d) {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7}

63 Dois conjuntos B e C são subconjuntos de um conjunto A, porém A também é subconjunto de B e contém os elementos de C. Desse modo, pode-se afirmar que

64

65 Sejam os conjuntos: Pode-se concluir que:

66 Depois de uma campanha publicitária para melhorar o nível de conhecimento e de informação das pessoas, os 31 empregados de uma empresa passaram a assinar os jornais CT, FT e JT, da seguinte forma:

67 cada um dos empregados assinou pelo menos um dos jornais; 2 empregados assinaram os 3 jornais; 3 empregados assinaram apenas os jornais CT e JT; 8 empregados assinaram apenas o jornal JT; 4 empregados assinaram os jornais CT e FT; 13 empregados assinaram o jornal JT; 16 empregados assinaram o jornal CT. C J F

68 C J F Com base nessas informações, é correto afirmar que: - nenhum empregado assinou apenas FT e JT. CERTO - 6 empregados assinaram os jornais CT e JT. ERRADO - 3 empregados assinaram apenas CT e FT. ERRADO

69 C J F - 7 empregados assinaram apenas FT. CERTO - 10 empregados assinaram apenas CT. ERRADO

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento Se as premissas P1 e P2 de um argumento forem dadas, respectivamente, por Todos os leões são pardos e Existem gatos que são pardos, e a sua conclusão P3 for dada por Existem gatos que são leões, então

Leia mais

Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Julgue os itens a seguir: A seguinte argumentação é inválida. Premissa 1: Todo funcionário que sabe lidar

Leia mais

Como identificar essas sentenças especiais sem construir tabela-verdade? 1º - Pensando nas negações/equivalências e nas regras de conectivos

Como identificar essas sentenças especiais sem construir tabela-verdade? 1º - Pensando nas negações/equivalências e nas regras de conectivos Como identificar essas sentenças especiais sem construir tabela-verdade? 1º - Pensando nas negações/equivalências e nas regras de conectivos 2º - Raciocinando sobre a sentença, uma vez que não se enquadra

Leia mais

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras - V - ou falsas - F -, mas não como ambas, simultaneamente. As proposições são freqüentemente representadas por letras maiúsculas e, a

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO - INTENSIVÃO 24 AULAS POLÍCIA FEDERAL BANCA: CESPE

RACIOCÍNIO LÓGICO - INTENSIVÃO 24 AULAS POLÍCIA FEDERAL BANCA: CESPE RACIOCÍNIO LÓGICO - INTENSIVÃO 24 AULAS POLÍCIA FEDERAL BANCA: CESPE 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional).

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL

LÓGICA PROPOSICIONAL LÓGICA PROPOSICIONAL Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Acontece Falso - Não acontece Há frases que não aceitam valorações lógicas Verdadeiro/Falso Exemplos: 1) Interrogativas:

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Luiz Luz

RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Luiz Luz RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Luiz Luz RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica da Argumentação ARGUMENTO Chama-se argumento toda afirmação de que uma dada sequência finita de proposições P1,P2,P3,...,Pn tem como consequência

Leia mais

Raciocínio Lógico (Professor Uendel)

Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Material (03); SEFAZ; JULHO DE 2017 Todo DIAGRAMAS LÓGICOS No estudo das operações com conjuntos e das soluções de problemas envolvendo conjuntos, os diagramas ajudam

Leia mais

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Auditor Fiscal Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico SILOGISMO Silogismo Categórico é uma forma de raciocínio lógico na qual há duas premissas e uma conclusão distinta

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Quantificadores Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico QUANTIFICADORES Definição: É um termo utilizado para quantificar uma expressão. Os quantificadores

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica de Argumentação Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico ARGUMENTO LÓGICO Existem duas formas de verificar, no método tradicional, a validade

Leia mais

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir.

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir. Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V. Certo Errado Com relação a

Leia mais

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 04 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO PROPOSIÇÕES Definição: Chama-se de proposição todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, declarativa (afirmativa) que admite um e somente um dos dois valores

Leia mais

Professor: Fabiano Vieira

Professor: Fabiano Vieira Raciocínio Lógico INSS: Técnico do Seguro Social - 2014 Professor: Fabiano Vieira Prof. Fabiano Vieira www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 22 RACIOCÍNIO LÓGICO Introdução Seja bem-vindo (a) ao curso

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Lógica Proposicional DIAGRAMAS LÓGICOS ü Todo Sinônimos: qualquer um ou outra similar. Representação: Conclusão: Todo A é B. Alguns elementos de B são A ou existem B que são A. Negação: Trocar TODO por

Leia mais

Professor: Fabiano Vieira

Professor: Fabiano Vieira RACIOCÍNIO LÓGICO CONJUNTOS Professor: Fabiano Vieira Prof. Fabiano Vieira www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 10 CONJUNTOS Elementos e Conjuntos Os conjuntos são formados por elementos, onde cada elemento

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur RACIOCÍNIO LÓGICO: Proposições logicamente equivalentes (Símbolo ) São proposições

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Negação parte 2. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Equivalências Lógicas e Negação das Proposições. Negação parte 2. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Equivalências Lógicas e das Proposições. parte 2. Prof. Renato Oliveira Proposições Categóricas 1ª) do Todo MACETE P E A + NÃO EXEMPLO a) Todo político é honesto honesto : Pelo menos

Leia mais

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional Raciocínio Lógico Matemático Lógica Proposicional Proposições Lógicas Denomina-se proposição toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Raciocínio Lógico Ficha 1 Prof. Nelson Carnaval

RACIOCÍNIO LÓGICO. Raciocínio Lógico Ficha 1 Prof. Nelson Carnaval RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica proposicional Chama-se proposição toda sentença declarativa que pode ser classificada em verdadeira ou falsa, mas não as duas. Letras são usualmente utilizadas para denotar proposições.

Leia mais

Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 03 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Argumento é a afirmação de que uma sequência de proposições, denominadas premissas, acarreta outra proposição, denominada

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 705493 Se nenhum XILACO é COLIXA, então 1) todo XILACO é COLIXA. 2) é verdadeiro que algum XILACO é COLIXA. 3) alguns COLIXA são XILACO. 4) é falso que algum XILACO é COLIXA. 5) todo COLIXA é

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Lógica Proposicional Equivalência de Proposições Compostas Duas proposições são consideradas EQUIVALENTES entre si, quando elas transmitem a mesma ideia. De forma prática, dizemos que duas proposições

Leia mais

Conteúdo. Correção Exercícios Revisão para Prova

Conteúdo. Correção Exercícios Revisão para Prova Conteúdo Correção Exercícios Revisão para Prova Rosen 58 1) Transcreva as proposições abaixo para o português, em que o domínio para cada variável consista nos números reais. a) x y (x

Leia mais

01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos

01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos 01 Q8382 Raciocínio Lógico Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos Ano: 2007 Banca: CESPE Órgão: TSEProva: Técnico Judiciário Área BETA Administrativa Assinale a opção que apresenta um argumento

Leia mais

4 a Parte Lógica Formal Aspectos Introdutórios Resumo Teórico

4 a Parte Lógica Formal Aspectos Introdutórios Resumo Teórico Registro CMI 40616 Aula Proposição 4 a Parte Lógica Formal Aspectos Introdutórios Resumo Teórico Toda proposição é uma frase mas nem toda frase é uma proposição; uma frase é uma proposição apenas quando

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Fiscal SEFAZ-SC 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3

Leia mais

PROFESSOR : ALEXANDRE PORTELA MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO ASSUNTO: LÓGICA QUALITATIVA

PROFESSOR : ALEXANDRE PORTELA MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO ASSUNTO: LÓGICA QUALITATIVA PROFESSOR : ALEXANDRE PORTELA MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO ASSUNTO: LÓGICA QUALITATIVA 1)RELAÇÃO ENTRE PESSOAS,LUGARES,OBJETOS E EVENTOS: - Nesse tipo de associação vamos correlacionar pessoas aos seus lugares,

Leia mais

Raciocínio Lógico. Quantificadores Lógicos: Todo, Nenhum e Existente. Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Quantificadores Lógicos: Todo, Nenhum e Existente. Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Quantificadores Lógicos: Todo, Nenhum e Existente Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico QUANTIFICADORES LÓGICOS Chama-se argumento a afirmação de que

Leia mais

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva @ LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q: ~ p 3) Proposição contra positiva de p q: ~ p ex. Determinar:

Leia mais

Raciocínio Lógico. Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico ARGUMENTO COM QUANTIFICADORES VÁLIDO SILOGISMO QUESTÃO COMENTADA

Leia mais

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico Matemática Discreta e Raciocínio Lógico 51. (ABC) A negação de o gato mia e o rato chia é: (A) o gato não mia e o rato não chia; (B) o gato mia ou o rato chia; (C) o gato não mia ou o rato não chia; (D)

Leia mais

Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007

Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007 Raciocínio Lógico Prova ANPAD - Fevereiro 2007 1- Uma urna contém bolinhas de gude de várias cores: oito amarelas, doze vermelhas, cinco brancas, treze azuis e sete verdes. A quantidade mínima de bolinhas

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 03 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

OPERAÇÕES COM CONJUNTOS

OPERAÇÕES COM CONJUNTOS OPERAÇÕES COM CONJUNTOS Vamos estudar agora problemas envolvendo as operações entre conjuntos que serão solucionados utilizando-se os diagramas de Venn. 01. Uma escola oferece reforço escolar em todas

Leia mais

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q :

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q : LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q : ~ p 3) Proposição contra positiva de p q : ~ p ex. Determinar:

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA IBGE Aula 02 Parte 1 Prof. Guilherme Neves Olá! Antes de começarmos o assunto desta aula, vamos resolver algumas questões da FGV referentes aos assuntos da aula passada. 01. (Pref. de Osasco 2014/FGV) Marcos afirmou: Todos os medicamentos que estão

Leia mais

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. TJ/SP - 2017 RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 91. Uma negação lógica para a afirmação João é rico, ou Maria

Leia mais

Expandindo o Vocabulário. Tópicos Adicionais. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto. 12 de junho de 2019

Expandindo o Vocabulário. Tópicos Adicionais. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto. 12 de junho de 2019 Material Teórico - Módulo de INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA Expandindo o Vocabulário Tópicos Adicionais Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto 12 de junho de 2019

Leia mais

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição RACIOCÍNIO LÓGICO PRO. IGOR BRASIL 1) Proposição: Observação!!! Não são proposições 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 2) Conectivos São utilizados em proposições.» O conectivo e é conhecido por, representado pelo símbolo

Leia mais

tjsp raciocínio lógico

tjsp raciocínio lógico tjsp raciocínio lógico Lógica de argumentação Livro Eletrônico SUMÁRIO Lógica da Argumentação...3 Apresentação do Professor...3 Formas de Argumentos...10 O Que É um Silogismo?...14 Validade de um Argumento...15

Leia mais

FCC (FCC) Se P e Q são números distintos do conjunto. , então o maior valor possível de P Q é: b) 60. Página 2

FCC (FCC) Se P e Q são números distintos do conjunto. , então o maior valor possível de P Q é: b) 60. Página 2 Página 1 FCC 06. (FCC) Em uma grande empresa, 50% dos empregados são assinantes da revista X, 40% são assinantes da revista Y e 60% são assinantes da revista Z. Sabe-se que 20% dos empregados assinam as

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CONCURSOS

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CONCURSOS CURSOS INDIVIDUAIS OU EM GRUPO, RACIOCÍNIO LÓGICO, MATEMÁTICA BÁSICA, MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA. Curso Professor Elias Daher Rua 86, nº 660 Setor Sul Goiânia/GO RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CONCURSOS

Leia mais

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Matemática e Computacional 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Ciência dos argumentos; tem por objeto de estudo os argumentos, procurando elaborar procedimentos que permitam distinguir os argumentos

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Considere as afirmações: I. A camisa é azul ou a gravata é branca. II. Ou o sapato é marrom ou a camisa

Leia mais

Cálculo de Predicados

Cálculo de Predicados Cálculo de Predicados (Lógica da Primeira Ordem) Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@ifsc.edu.br 18 de maio de 2013

Leia mais

OS 70 TONS DE RACIOCÍNIO LÓGICO

OS 70 TONS DE RACIOCÍNIO LÓGICO OS 70 TONS DE RACIOCÍNIO LÓGICO DIAGRAMAS LÓGICOS Diagramas lógicos Todo Sinônimos: qualquer um ou outra similar. Representação: Conclusão: Todo A é B. Alguns elementos de B são A ou existem B que são

Leia mais

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 1) Determinar o valor verdade da proposição (p q) r, sabendo-se que AL (p) =, AL (q) = e AL (r) =. Proposições são afirmações que podem ser julgadas como verdadeira

Leia mais

Prova ANATEL / CESPE 2012 /

Prova ANATEL / CESPE 2012 / Prova AATL / CSP 2012 m ação judicial contra operadora de telefonia móvel, o defensor do cliente que interpôs a ação apresentou a argumentação a seguir. P1: A quantidade de interrupções nas chamadas realizadas

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Aquecimento + Pós-Edital PMSC

RACIOCÍNIO LÓGICO. Aquecimento + Pós-Edital PMSC RACIOCÍNIO LÓGICO Aquecimento + Pós-Edital PMSC - 2019 TEORIA DOS CONJUNTOS 1) Ano: 2016 Banca: FUNCAB Órgão: EMSERH No carnaval 2016, no Maranhão, os foliões foram entrevistados sobre dois tipos de danças

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO

RACIOCÍNIO LÓGICO RACIOCÍNIO LÓGICO 01- Analise as premissas e a conclusão do argumento a seguir e responda se é VÁLIDO ou NÃO. "Basta ser estudioso para vencer no concurso; ora, todos os alunos do curso Degrau Cultural

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS

RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS 1 RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS 2 TIPOS DE PROPOSIÇÃO Simples ou Atômicas Oscar é prudente; Mário é engenheiro; Maria é morena. 3 TIPOS DE PROPOSIÇÃO Composta ou Molecular Walter é engenheiro E

Leia mais

Raciocínio Lógico - Assistente Previdenciário - Rioprevidência Prova realizada em 13/02/2011 pelo CEPERJ

Raciocínio Lógico - Assistente Previdenciário - Rioprevidência Prova realizada em 13/02/2011 pelo CEPERJ Raciocínio Lógico - Assistente Previdenciário - Rioprevidência Prova realizada em 13/02/2011 pelo CEPERJ 21. Em uma sala há 10 pessoas: 4 cariocas, 3 paulistas, 2 mineiros e 1 baiano. É correto afirmar

Leia mais

Raciocínio Lógico. Curso: Concurso PMBA 2017 Professor: Cirlei Xavier. Cidade: Maracás Bahia Data: Julho de Matemática PMBA 2017 PROPOSIÇÃO

Raciocínio Lógico. Curso: Concurso PMBA 2017 Professor: Cirlei Xavier. Cidade: Maracás Bahia Data: Julho de Matemática PMBA 2017 PROPOSIÇÃO Curso: Concurso PMBA 2017 Professor: Cirlei Xavier Cidade: Maracás Bahia Data: Julho de 2017 Raciocínio Lógico PROPOSIÇÃO Chama-se Proposição ou sentença toda oração declarativa que pode ser classificada

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia

RACIOCÍNIO LÓGICO. Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia RACIOCÍNIO LÓGICO Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia Maracás Bahia Junho de 2017 2 Sumário 1 RACIOCÍNIO LÓGICO 3 1.1 PROPOSIÇÃO.......................................... 3 1.2

Leia mais

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa Raciocínio Lógico Lógica estuda as formas ou estruturas do pensamento, isto é, seu propósito é estudar e estabelecer propriedades das relações formais entre as proposições. DEFINIÇÃO: Proposição: conjunto

Leia mais

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini RECONHECIMENTO DE PROPOSIÇÃO 1) A frase Que dia maravilhoso! consiste em uma proposição objeto de estudo da lógica bivalente. 2) A frase Quanto subiu o percentual de mulheres assalariadas nos últimos 10?

Leia mais

Raciocínio Lógico PF: Agente de Polícia Federal Professor: Fabiano Vieira. Aulas 01 a 28

Raciocínio Lógico PF: Agente de Polícia Federal Professor: Fabiano Vieira. Aulas 01 a 28 Raciocínio Lógico PF: Agente de Polícia Federal - 2014 Professor: Fabiano Vieira Prof. Fabiano Vieira www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 39 RACIOCÍNIO LÓGICO Introdução Seja bem-vindo (a) ao curso

Leia mais

ESTRUTURAS LÓGICAS/LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO/TAUTOLOGIA/TABELA VERDADE

ESTRUTURAS LÓGICAS/LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO/TAUTOLOGIA/TABELA VERDADE ESTRUTURAS LÓGICAS/LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO/TAUTOLOGIA/TABELA VERDADE Ser síndico não é fácil. Além das cobranças de uns e da inadimplência de outros, ele está sujeito a passar por desonesto. A esse respeito,

Leia mais

A frase que corresponde à negação lógica da afirmação: Se o número de docinhos encomendados não foi o suficiente, então a festa não acabou bem, é

A frase que corresponde à negação lógica da afirmação: Se o número de docinhos encomendados não foi o suficiente, então a festa não acabou bem, é 1 - (FCC - TRT - 11 REGIÃO - TÉC. JUDICIÁRIO - 2017) A frase que corresponde à negação lógica da afirmação: Se o número de docinhos encomendados não foi o suficiente, então a festa não acabou bem, é a)

Leia mais

Raciocínio Lógico. Matemático. Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico. Matemático. Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Teoria dos Conjuntos 1) (FEPESE, 2014) Considere como conjunto universo o conjunto dos números inteiros positivos menores ou iguais a vinte e quatro. Neste

Leia mais

Matemática & Raciocínio Lógico

Matemática & Raciocínio Lógico Matemática & Raciocínio Lógico para concursos Prof. Me. Jamur Silveira www.professorjamur.com.br facebook: Professor Jamur QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARTE I 1. A negação da afirmação: Vai fazer frio

Leia mais

Lógica Argumentativa 10 questões LFG MAPS

Lógica Argumentativa 10 questões LFG MAPS RACIOCÍNIO LÓGICO Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Lógica Argumentativa 10 40% 2 Lógica proposicional 6 24% 3 Análise Combinatória 4 16% 4 Probabilidade 2 8% 5 Conjuntos 2 8%

Leia mais

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde".

03/05/2017 DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde. DOUGLAS LÉO MATÉRIA 1 (FGV TJ PI ANALISTA JUDICIÁRIO 2015) Barbosa afirmou: Todo cidadão brasileiro tem direito à educação e à saúde". A negação lógica dessa sentença é: a) Nenhum cidadão brasileiro tem

Leia mais

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 LÓGICA PROPOSICIONAL DEFINIÇÃO A Lógica estuda o pensamento como ele deveria ser, sem a influência de erros ou falácias. As falácias em torno do raciocínio humano se devem a atalhos

Leia mais

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Introdução à Logica Computacional Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Agenda Resolução de exercício da aula 1 Definições Proposição simples Conectivos Proposição composta Sintaxe Exercício

Leia mais

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem.

Uma proposição composta é uma contradição, se for sempre falsa, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Tautologia Uma proposição composta é uma tautologia, se for sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a compõem. Exemplos: Contradição Uma proposição composta é uma

Leia mais

Douglas Léo PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES: SILOGISMO

Douglas Léo PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES: SILOGISMO Douglas Léo PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES: SILOGISMO PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS DE ARISTÓTELES (384 a 322 a.c) SÉCULO IV A.C do por AB qualquer uma das quatro proposições categ ro proposições categóricas

Leia mais

CEM. RLM Diagramas Lógicos

CEM. RLM Diagramas Lógicos CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2014 2016 1) FCC - AFRE RJ/SEFAZ RJ/2014 Suponha que sejam verdadeiras as seguintes informações: I. Todos os empregados da empresa Alfa são competentes. II. Mário

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico para INSS Apresentação... 3 Modelos de Questões Comentadas - CESPE... 4

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 131 - Introdução à Álgebra 2017 1 a Lista de Exercícios Tópico: Algumas questões de Lógica 1. Considere que, em

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/81 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

Questões Raciocínio Lógico e Matemática Financeira Prof. Edgar Abreu

Questões Raciocínio Lógico e Matemática Financeira Prof. Edgar Abreu Questões Raciocínio Lógico e Matemática Financeira Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico e Matemática Financeira IRGA 2016 TÉCNICO ORIZICOLA 21. Considere que a proposição composta "se Carlos é gaúcho e

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PROJETO GESTOR EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - LISTA 02

RACIOCÍNIO LÓGICO PROJETO GESTOR EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - LISTA 02 RACIOCÍNIO LÓGICO PROJETO GESTOR EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - LISTA 02 1. (CESPE/CAIXA/TÉCNICO BANCÁRIO) Considerando a proposição Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro, julgue os itens seguintes.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantificadores. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantificadores. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Renato Oliveira Os quantificadores são proposições categóricas que transformam sentenças abertas em proposições lógicas, pela quantificação das variáveis. Exemplo: x + 2 > 4 não

Leia mais

Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES

Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES Lógica Matemática e Computacional Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES 2. Conceitos Preliminares 2.1. Sentença, Verdade e Proposição Cálculo Proposicional Como primeira

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico NEGAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO COMPOSTA Agora vamos aprender

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Tributário ISS Gramado 2019 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Tributário ISS Gramado 2019 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Tributário ISS GRAMADO 2019 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES...

Leia mais

Lógica Dedutiva e Falácias

Lógica Dedutiva e Falácias Lógica Dedutiva e Falácias Aula 3 Prof. André Martins Lógica A Lógica é o ramo do conhecimento humano que estuda as formas pelas quais se pode construir um argumento correto. O que seria um raciocínio

Leia mais

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Meu nome é Guilherme Neves e estou ministrando o curso de Raciocínio Lógico para o concurso da Polícia Federal que será realizado pelo CESPE-UnB. Vamos, de uma maneira sucinta, fazer uma

Leia mais

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1 Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados

Leia mais

Silogismos Categóricos e Hipotéticos

Silogismos Categóricos e Hipotéticos Silogismos Categóricos e Hipotéticos Resumo elaborado por Francisco Cubal Apenas para publicação em Resumos.tk Primeiros objectivos a alcançar: Reconhecer os quatro tipos de proposições categóricas. Enunciar

Leia mais

19/05/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO

19/05/2017 DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO DOUGLAS LÉO RACIOCÍNIO LÓGICO 1. (VUNESP PERITO CRIMINAL PC-SP 2014) Das alternativas apresentadas, assinale a única que contém uma proposição lógica. a) Ser um perito criminal ou não ser? Que dúvida!

Leia mais

Raciocínio Lógico (Professor Uendel)

Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Raciocínio Lógico (Professor Uendel) Material (02); SEFAZ; JULHO DE 2017 (Álgebra das Proposições) PROPOSIÇÕES EQUIVALENTES P Q Lê se: P é LOGICAMENTE equivalent e a Q São proposições cujas tabelas-verdade

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES MODIICADORES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (),

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b Professor Marcelo Jardim TEMA: OPERADORES LÓGICOS ANÁLISE LÓGICA DAS PROPOSIÇÕES 1.(FCC TCE/CE 2015) Considere as afirmações verdadeiras: Se compro leite ou farinha, então faço um bolo. Se compro ovos

Leia mais

Raciocínio Lógico Professor: Douglas Leo Exercícios

Raciocínio Lógico Professor: Douglas Leo Exercícios 1 - (UNB CESPE MCT - AUX - 2008) 2 - (UNB CESPE SEGER - 2007) 3 - (UNB CESPE MRE 2008) 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 4 - (UNB CESPE TRT 17 REG. ES TEC. JUD -2009) 2 É

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL

LÓGICA PROPOSICIONAL LÓGICA PROPOSICIONAL Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Acontece Falso - Não acontece Há frases que não aceitam valorações lógicas Verdadeiro/Falso Exemplos: 1) Interrogativas:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 111/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 111/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 111/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL. Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Falso - Não acontece

LÓGICA PROPOSICIONAL. Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Falso - Não acontece LÓGICA PROPOSICIONAL Proposições frases AFIRMATIVAS que aceitam julgamento: Verdadeiro - Acontece Falso - Não acontece Há frases que não aceitam valorações lógicas Verdadeiro/Falso Exemplos: 1) Interrogativas:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 17/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 17/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

18/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA

18/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA LÓGICA MATEMÁTICA Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA A lógica está

Leia mais

Apresentação do curso

Apresentação do curso Folha 1 Matemática Básica Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Apresentação do curso Parte 1 Parte 1 Matemática Básica 1 Parte 1 Matemática Básica

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL

LÓGICA PROPOSICIONAL LÓGICA PROPOSICIONAL NOÇÕES PRELIMINARES A proposição lógica é alicerce da construção do conhecimento da lógica proposicional. Para entendermos o conceito de proposição logica é necessário ter uma noção

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 80/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 80/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 80/360 RLM INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini 1 - José, Luís e Mário são funcionários públicos nas funções de auditor, analista e técnico, não necessariamente nessa ordem. Sabe-se que José não é analista, que o técnico será o primeiro dos três a se

Leia mais

MATEMÁTICA Questões selecionadas de provas diversas

MATEMÁTICA Questões selecionadas de provas diversas MATEMÁTICA Questões selecionadas de provas diversas 01. Uma pesquisa realizada com 1000 universitários revelou que 280, 400 e 600 desses universitários são alunos de cursos das áreas de tecnologia, saúde

Leia mais