PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"

Transcrição

1 Unidade II PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior

2 Sobre esta aula Conceitos e contexto empresarial Necessidades de negócios que requerem TI Soluções de TI às necessidades de negócios Soluções de infraestrutura Soluções de sistemas de informação

3 Soluções de TI no ambiente empresarial No ambiente empresarial, quase todas as ações empreendidas envolvem alguma expectativa de retorno financeiro: para gerar e aumentar receitas, ou diminuir e eliminar custos. Tal expectativa se torna mais evidente na medida em que o prazo de retorno se encurta, e vice-versa.

4 Soluções de TI no ambiente empresarial A tecnologia da informação, pela facilidade que oferece em produzir mudanças, é constantemente colocada a serviço de diversas necessidades de negócios cujo objetivo é, em algum momento, econômico.

5 Soluções de TI no ambiente empresarial Uma forma bastante comum de mascarar um objetivo financeiro é chamá-lo por outro nome, em geral associado a um objetivo mais imediato: eficiência, agilidade, racionalização, produtividade e qualidade, entre outros.

6 Soluções de TI no ambiente empresarial Tendo em vista essa orientação econômico-financeira das iniciativas de TI, pode-se chamá-los do que se queira: pelos efeitos tecnológicos ou processuais que propõem, ou pelos efeitos pretendidos na forma de se fazer negócios Feitas as devidas considerações quanto à natureza dos objetivos, é apropriado relacionar as principais necessidades às quais as soluções de TI têm condições de satisfazer, e onde se deve investir:

7 Redução de custos e aumento de eficiência Motivações: substituição de serviços caros por serviços baratos; eliminar documentos físicos, dispensando transporte e guarda; processos mais ágeis para reduzir tempos e antecipar entregas e faturamento; descentralizar atividades e centralizar negociações.

8 Redução de custos e aumento de eficiência Necessidade por TI: contratar serviços disponíveis; integrar os sistemas da empresa com os sistemas dos fornecedores. Investimentos em TI : sistemas de informação; métodos e processos.

9 Expansão geográfica Motivações: atingir novos mercados; obter vantagem competitiva; reduzir custos. Necessidade por TI; utilizar serviços existentes. Investimentos em TI: infraestrutura local (remota); infraestrutura t centralizada; telecomunicações; hardware e software; suporte e manutenção.

10 Novos ou melhores produtos e serviços Motivações: reagir à concorrência; atender melhor aos clientes; aumentar a lucratividade. Necessidade por TI: desenvolver serviços de TI que suportem ou viabilizem novos produtos e serviços aos clientes da empresa. Investimentos em TI : infraestrutura centralizada; sistemas de informação.

11 Interatividade Quando uma empresa precisa expandir geograficamente seus negócios, quais são as motivações: a) atingir novos mercados b) obter vantagem competitiva; c) reduzir custos; d) Todas as alternativas estão certas; e) Todas as alternativas estão erradas.

12 Soluções de TI às necessidades de negócios Um projeto de TI requer planejamento cuidadoso e controle eficiente para ser bem-sucedido. Será necessária a mobilização dos recursos de TI: infraestrutura, sistemas, métodos e processos e pessoas, em graus variados e em momentos específicos.

13 Princípios de gestão de mudanças A prática demonstra que a necessidade de se introduzir mudanças num sistema surge quase que imediatamente após a implantação dele, senão antes mesmo da implantação. Geralmente, se os problemas encontrados não causam danos significativos e os riscos de sua utilização são avaliados como baixos ou gerenciáveis, decide-se por implantá-lo da forma como está, para que os reparos sejam realizados posteriormente.

14 Princípios de gestão de mudanças Esta atitude de tolerância ao erro, embora incomode a muitos, tem sua utilidade prática: se todo sistema tivesse que ser aperfeiçoado até o ponto de atender a todas as necessidades, poucas implantações seriam bem sucedidas. Porém, quanto mais um sistema demora a ser implantado e produzir resultados, mais a relação-benefício fica desfavorável

15 Princípios de gestão de mudanças Após essas necessárias considerações, serão apresentados os aspectos principais da gestão de mudanças: Motivação Pré-requisitos Tipos de mudanças Controle de danos Plano de execução

16 Princípios de gestão de mudanças Motivação Complexidade da intervenção; muitas dependências; muitas decorrências; dificuldade na antecipação de desdobramentos; Impactos; desempenho; segurança;

17 Princípios de gestão de mudanças Pré-requisitos Recursos documentados Infraestrutura; Sistemas de informação. Ambientes de desenvolvimento e homologação Devem existir ambientes separados para as funções de: desenvolvimento; homologação; Produção.

18 Princípios de gestão de mudanças Tipos de mudanças: Mudança rotineira Este tipo agrupa mudanças de impacto baixo ou localizado e sua ocorrência é esperada, embora nem sempre possa ser antecipada; Mudança comum Este tipo agrupa mudanças que requerem análise de riscos e aprovação de acordo com o impacto esperado.

19 Princípios de gestão de mudanças Tipos de mudanças Mudança emergencial Este tipo agrupa mudanças prioritárias devido ao impacto real ou potencial nos negócios. As intervenções que restaurarão as funcionalidades interrompidas ou ameaçadas devem ser realizadas de imediato.

20 Princípios de gestão de mudanças Controle de danos Este conceito se originou no transporte marítimo, onde significa o conjunto de ações emergenciais tomadas para impedir o naufrágio de uma embarcação. No contexto da gestão de mudanças, controle de danos é o conjunto de ações emergenciais (e possivelmente temporárias) que visa garantir a continuidade de negócios, mesmo que parcialmente, num nível de risco aceitável.

21 Princípios de gestão de mudanças Algumas das situações mais comuns que permitem a ocorrência de falhas de grande abrangência são: seqüência de improbabilidades: uma conjunção de fatores tidos como pouco prováveis ocorrem simultaneamente, vencendo consecutivamente as medidas de salvaguarda em vigor. desrespeito aos procedimentos: os procedimentos são ignorados ou malexecutados.

22 Princípios de gestão de mudanças proteção parcial: as medidas de salvaguarda, mesmo aquelas com redundâncias e áreas de superposição de funções, não cobrem todos os riscos. ineditismo: ocorrência de um incidente nunca antes concebido, para o qual, obviamente, não há provisão de contingência; controle ineficaz: falhas na detecção de incidentes, ou de diagnóstico de situações, numa área supostamente sob controle;

23 Princípios de gestão de mudanças Plano de execução Os itens que devem ser considerados no plano de execução de mudanças são: determinação dos recursos necessários; elaboração do calendário das atividades; comunicação com áreas envolvidas e afetadas;

24 Princípios de gestão de mudanças teste e liberação das novas funcionalidades e dos novos recursos no ambiente de homologação; definição de medidas de sucesso da mudança; procedimentos de contingência (Plano B) definidos e testados aprovação da área de negócios da área de TI.

25 Interatividade Ocorrência de um incidente nunca antes concebido, para o qual, obviamente, não há provisão de contingência, refere-se à: a) sequência de improbabilidades; b) proteção parcial; c) ineditismo; d) desrespeito aos procedimentos; e) controle eficaz;

26 Soluções de infraestrutura Definição A infraestrutura é a base tecnológica sobre a qual os sistemas de aplicação serão executados. Seus componentes e características mais importantes são: 1. redes; 2. servidores;

27 Soluções de infraestrutura 1. redes: meios de transmissão: terrestre/cabeado; aéreo/sem fio; equipamentos de comunicação de dados: modem: transmissão em meio analógico; roteador: conexão entre redes de dados; firewall: segurança da rede; switch: concentrador de segmentos físicos;

28 Soluções de infraestrutura 2. servidores: banco de dados; compartilhamento de recursos (arquivos e dispositivos); serviços Web; telefonia; serviços de suporte de rede (segurança, controle).

29 Soluções de infraestrutura As características fundamentais da infraestrutura que devem ser gerenciadas são: Desempenho e capacidade Dizem respeito aos níveis de serviço acordados, que devem ser planejados para suportar os negócios a longo prazo.

30 Soluções de infraestrutura Segurança É a capacidade de resistir a ameaças que possam comprometer a execução normal dos serviços, protegendo os ativos físicos e informacionais da empresa. Confiabilidade É a capacidade de executar os serviços programados de forma ininterrupta e dentro do desempenho esperado por tempo indeterminado, ou entre os períodos de parada programados.

31 Soluções de infraestrutura A partir deles, busca-se projetar soluções de infraestrutura com os seguintes atributos: Escalabilidade É o potencial de expansão de desempenho e capacidade de um recurso tecnológico antes de necessitar ser substituído por um recurso de maior potencial.

32 Soluções de infraestrutura Resiliência É a capacidade de se adaptar a situações incomuns de sobrecarga e indisponibilidade de recursos mantendo um desempenho aceitável. É a forma mais ousada de garantir a continuidade de negócios.

33 Soluções de infraestrutura A resiliência deve ser buscada pela combinação eficaz das diversas tecnologias disponíveis de redundância e balanceamento de carga, como: processamento distribuído; meios de comunicação redundantes; meios redundantes de armazenamento de dados; abastecimento de energia redundante;

34 Interatividade É a capacidade de resistir a ameaças que possam comprometer a execução normal dos serviços, refere-se à: a) Segurança b) Confiabilidade; c) Escalabilidade d) Resiliência; e) Desempenho e capacidade;

35 Soluções de sistemas de informação Os sistemas de informação formam a camada de processamento de mais alto nível, pois as necessidades de negócio são formuladas e resolvidas nela. A existência da infraestrutura e dos serviços básicos de TI se justifica pela existência dos sistemas de informação que atendem às necessidades do negócio.

36 Soluções de sistemas de informação Os sistemas de informação suportam necessidades empresariais de todos os níveis de responsabilidade.

37 Soluções de sistemas de informação Sistemas de automação Também conhecidos como sistemas transacionais, são aqueles onde a informação se origina. Seu objetivo é automatizar rotinas operacionais, onde se registram transações individuais, como, por exemplo: uma venda, num sistema de automação de loja; uma unidade produzida, num sistema de p, chão de fábrica;

38 Soluções de sistemas de informação Sistemas de gestão São destinados ao nível tático, ou seja, à supervisão e média gerência. As soluções de mercado, geralmente, empacotam sistemas de automação e de gestão sob o título de Sistema Integrado ou Sistema ERP (Enterprise Resource Planning). O objetivo desse tipo de sistema é o controle das transações e operações, fornecendo informação classificada, agrupada e totalizada às lideranças da empresa.

39 Soluções de sistemas de informação Inteligência de negócios Também conhecido como Sistema de BI (Business Intelligence), este tipo de sistema é destinado à tomada de decisão estratégica, e processa dados mais sintéticos que no nível anterior.

40 Soluções de sistemas de informação Existem duas categorias de soluções neste tipo: OLAP (On-Line Analytical Processing): propõem- se a consolidar a informação por múltiplos atributos, e fornecer respostas a questões baseadas em critérios que combinem os atributos de consolidação. mineração de dados (data mining): propõem-se a descobrir relacionamentos ocultos entre atributos independentes num grande volume de dados.

41 Soluções de sistemas de informação Ciclo de vida de um sistema de informação Os sistemas de informação em uso numa empresa podem ter, basicamente, duas origens: são sistemas prontos, criados por terceiros, que foram adquiridos ou licenciados para uso na empresa; são sistemas próprios, criados por iniciativa da empresa, por equipe interna ou por empresa especializada.

42 Soluções de sistemas de informação Com algumas variações que são dependentes da origem do sistema, o ciclo de vida de um sistema é basicamente o mesmo.

43 Soluções de sistemas de informação

44 Interatividade Propõem-se a consolidar a informação por múltiplos atributos, e fornecer respostas a questões baseadas em critérios que combinem os atributos de consolidação, refere-se à: a) BSC; b) Data warehouse; c) BI; d) Data mining; e) OLAP;

45 Conclusão da aula Falamos sobre Soluções de TI no ambiente empresarial. Também sobre Soluções de infraestrutura e Soluções de sistemas de informação.

46 ATÉ A PRÓXIMA!

Computação Distribuída

Computação Distribuída Aula 1 Introdução aos Sistemas Distribuídos Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador Processamento Seqüencial Leitoras de cartões

Leia mais

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PROJETO DE RENOVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DA UEG OBJETIVO: Elaborar o projeto de aquisição e implementação de equipamentos de infraestrutura tecnológica,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Unidade II. As principais soluções de TI que atendem a necessidades de negócios.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Unidade II. As principais soluções de TI que atendem a necessidades de negócios. Unidade II 2 SOLUÇÕES DE TI NO AMBIENTE EMPRESARIAL Benefícios decorrentes do uso de TI nos negócios. As principais soluções de TI que atendem a necessidades de negócios. Características das soluções de

Leia mais

Fonte : sistemaerp.org

Fonte : sistemaerp.org Fonte : sistemaerp.org O QUE É SISTEMA ERP? ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNING É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Introdução

Gerenciamento de Redes. Introdução Gerenciamento de Redes Introdução Motivação As redes estão ficando cada vez mais importantes para as empresas não são mais infraestrutura dispensável: são de missão crítica (não podem parar!) As redes

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade I MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior A disciplina Nossa disciplina se divide em 4 unidades de aprendizagem: 1. Sistemas de Informação 2. Fases do Levantamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? Exercício 01 Resposta Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? É todo

Leia mais

Designing Data Intensive Applications

Designing Data Intensive Applications Designing Data Intensive Applications Capítulo 1 Carmem Hara Aplicações Atuais Dados Processamento Problemas Volume Complexidade Velocidade de atualização Tecnologias SGBD: armazenamento Cache: resultados

Leia mais

Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção. Professor: Rodrigo da Rocha

Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção. Professor: Rodrigo da Rocha Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia de Produção Professor: Rodrigo da Rocha Ferramentas de Gerenciamento de Produção Perfil de um Engenheiro de Produção; Competências

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

Plano de Continuidade. Plano de Continuidade. Plano de Contingência. Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas.

Plano de Continuidade. Plano de Continuidade. Plano de Contingência. Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas. Plano de Contingência Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Faculdade Taboão da Serra 2 Procedimentos definidos formalmente para permitir que os serviços de processamento de dados

Leia mais

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1

ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 ITIL v3 Desenho de Serviço Parte 1 O Desenho de Serviço vem após a Estratégia de Serviço, após levantar tudo o que foi necessário como as políticas, estratégia, recursos e restrições. O pessoal envolvido

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas empresariais: BI e BSC 1 BI BI Business Intelligence ou Inteligência de Negócios Resolução de problemas complexos Decisões assertivas Manter Vender Comprar Inteligência

Leia mais

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães.

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães. Data Warehouse ETL Rodrigo Leite Durães rodrigo_l_d@yahoo.com.br Introdução Um dos desafios da implantação de um DW é a integração dos dados de fontes heterogêneas e complexas, padronizando informações,

Leia mais

Informática e as Organizações

Informática e as Organizações Informática e as Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Tecnologia da Informação - TI A TI e seus emergentes recursos evoluíram muito nesses últimos 45 anos, Inovou na formação das pessoas e na gestão

Leia mais

Sistemas de Informação na Produção

Sistemas de Informação na Produção Sistemas de Informação na Produção Conceitos de Software. Tipos existentes. Gerenciamento de Dados. Redes de computadores. Agenda Tipos de Software Banco de Dados Navegadores Gerenciamento de Dados Redes

Leia mais

Processo de gerenciamento da disponibilidade

Processo de gerenciamento da disponibilidade Processo de gerenciamento da disponibilidade Devido ao ritmo de crescimento da tecnologia, as organizações têm dificuldade em manter um ambiente padronizado no que diz respeito a hardware e software necessários

Leia mais

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) O que significa ERP? ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO Taxa de transmissão É a quantidade média de dados a serem transmitidos na rede em períodos de tempo. A taxa de transferência de dados é medida em kbps ou kb/s. Topologia

Leia mais

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais.

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais. Enterprise Networks As redes empresariais estão passando por uma série de transformações como consequência dos avanços tecnológicos e da mudança de enfoque da TI, que as aproxima cada vez mais de serem

Leia mais

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial Prof. Esp. Adriano Rissi ERP ERP, é uma acrônimo em Inglês que significa Enterprise Resource Planning, que em português significa; Planejamento dos Recursos

Leia mais

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados ERP (Enterprise Resource Planning) CRM (Consumer Relationship Management) SCM (Supply Chain Management)

Leia mais

Quando Distribuir é bom

Quando Distribuir é bom Quando Distribuir? Se não precisar, não distribua. Problema de natureza descentralizada Rede de manufatura com atividades concorrentes de engenharia em locações remotas; Teleconferência; Automação industrial.

Leia mais

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1

ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 ITIL v3 Transição de Serviço Parte 1 A Transição de Serviço é composto por um conjunto de processos e atividades para a transição de serviços no ambiente de produção. Aqui, deve-se encarar como um projeto

Leia mais

20/3/2012. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Prof. Luiz A.

20/3/2012. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Prof. Luiz A. Prof. Luiz A. Nascimento Principais ferramentas: Banco de Dados ERP (módulo BI) ETL Data Mart Data Warehouse Data Mining Planilha Eletrônica OLAP OLAP 1 Classificação das ferramentas: Construção extração

Leia mais

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a

Leia mais

Quando Distribuir é bom

Quando Distribuir é bom Quando Distribuir? Se não precisar, não distribua. Problema de natureza descentralizada Rede de manufatura com atividades concorrentes de engenharia em locações remotas; Teleconferência; Automação industrial.

Leia mais

CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO

CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO. Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO 1/12 ELABORADO CONTROLE DE APROVAÇÃO REVISADO PELO ÓRGÃO NORMATIVO APROVADO Paulo Queiroz Luiza M. Prestrêlo de Lima Diretoria Executiva HISTÓRICO DA ÚLTIMA MODIFICAÇÃO EDIÇÃO DATA ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO

Leia mais

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída 11 1 Introdução Recentes avanços em redes de computadores impulsionaram a busca e o desenvolvimento de meios para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações em sistemas distribuídos, tornando

Leia mais

Guia de estudos 08. Aluno: Data: Curso: Sistemas de Informação. Adm de redes

Guia de estudos 08. Aluno: Data: Curso: Sistemas de Informação. Adm de redes Guia de estudos 08 Aluno: Data: Curso: Sistemas de Informação Periodo: Objetivo: Gerência de Redes Adm de redes 1 Quais as características da política de configuração e manutenção das redes? e da rede

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de Projetos de TI Grade Curricular Unidade de aprendizagem Ementas Carga horária Semestre 1 Business Intelligence Gerência de Qualidade de Software Métodos e Práticas na Engenharia de Requisitos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 02 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (desenvolvimento e administração) 2.1. As funções e aplicações de SI nas organizações; 2.2. Tendências em

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES. Prof. M.Sc. João Artur Izzo

SISTEMA DE INFORMAÇÕES. Prof. M.Sc. João Artur Izzo SISTEMA DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Sistema de informação é um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

Conceitos e terminologia de segurança quanto à disponibilidade

Conceitos e terminologia de segurança quanto à disponibilidade Conceitos e terminologia de segurança quanto à disponibilidade Parte 1 I) Revisão II) Introdução Segurança Disponibilidade III) Serviços IV) Cluster V) Redundância Agenda Sistemas Operacionais Ponteiro

Leia mais

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel OPERA Cloud Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel O que é o OPERA Cloud? O Oracle Hospitality OPERA Cloud Services (OPERA Cloud) é uma plataforma empresarial, voltada para

Leia mais

Sistema de Gestão Empresarial

Sistema de Gestão Empresarial FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão da Tecnologia da Informação Gustavo Vinicius de Morais Pereira Gabriel Zerbine do Nascimento Rodrigo Neres Magalhães Yukie Kodama de Oliveira Rosa Sistema de

Leia mais

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA PROF. ADM ENDERSON FABIAN INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA AULA PARA AS TURMAS DE ADMINISTRAÇÃO 2010 1 Conteúdo 1 O Que é o 2 Por Que o Nível de Serviço é Importante 3 Administração do Nível de Serviço 4 Fixação

Leia mais

Informação nos Últimos 45 Anos

Informação nos Últimos 45 Anos Evolução da Tecnologia T da Informação nos Últimos 45 Anos Evolução nos sistemas de gerenciamento da informação e no perfil il do prof ofissional da área consolidou a TI como importante ferramenta de gestão

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais Aula 7 PDSI - Plano Diretor para Sistemas de Informação Professora: Cintia Caetano Conceitos Conceitos Conceitos Conceitos PDSI O que é? Quando? Como? Porquê? Por que

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais

Inteligência do Negócio

Inteligência do Negócio Inteligência do Negócio DENISE NEVES 2017 PROFA.DENISE@HOTMAIL.COM Inteligência do Negócio Objetivo Primeiro Bimestre Apresentar ao aluno as etapas de projeto de Business Intelligence. Introdução a Inteligência

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 1 - Conceitos de Sistemas de Informação, Teoria de Sistemas e Tecnologia da Informação 1.1. Introdução 1.1.1. Conceituação de sistema, Sistema de Informação

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

Tecnologia de Informação em SI s Hardware

Tecnologia de Informação em SI s Hardware Tecnologia de Informação em SI s Prof. Dr. Mauricio Pitangueira INF 404 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Brien, 2012 Infraestrutura de TI: hardware Componentes da infraestrutura de TI Introdução - O Ambiente Competitivo

Leia mais

O que são os Sistemas ERP?

O que são os Sistemas ERP? O que são os Sistemas ERP? Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema integrado, utilizado para fazer o planejamento de recursos da empresa, ou seja, ele integra todos os dados e processos de uma

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11 de resultados e desempenho - OBJETIVO Propiciar o entendimento de teorias e métodos de avaliação de desempenho e resultados, identificando as competências essências do colaborador e as oportunidades de

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 2.2 Sistemas Empresariais: ERP SCM 1 Sistema empresarial Constitui uma estrutura centralizada para uma organização e garante que as informações possam ser compartilhadas

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Inteligência de Negócios Fatec Indaiatuba Prof. Piva Compreender as definições e conceitos básicos do Data Warehouse (DW) Entender as arquiteturas do DW Descrever os processos utilizados no desenvolvimento

Leia mais

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI. Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DA CENTRAL DE SERVIÇO DE TI Versão 1.0 GERÊNCIA CORPORATIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 3 3. ABRANGÊNCIA DA CENTRAL DE SERVIÇO... 3 4. FERRAMENTA UTILIZADA

Leia mais

OUTROS TRABALHOS EM:

OUTROS TRABALHOS EM: OUTROS TRABALHOS EM: www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Produção Industrial Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada à Produção Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: O Armazenamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA.

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. APRESENTAÇÃO CORPORATIVA www.totalnuvem.com.br EMPRESA A TOTALNUVEM, é uma empresa brasileira, com a união de profissionais que trouxeram a experiência acumulada tanto em arquitetura quanto em desenho

Leia mais

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Aluno: Matricula: 1º Bim. Disciplina: Sistema de Informações Gerenciais Nota: Visto:

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Aluno: Matricula: 1º Bim. Disciplina: Sistema de Informações Gerenciais Nota: Visto: Aluno: Matricula: Curso: Administração Data: 09/04/2018 Disciplina: Sistema de Informações Gerenciais Nota: Visto: Instruções: Esta é uma prova individual composta por 9 (nove) questões distribuídas entre

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL OS DESAFIOS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. auxilia a direção da corporação

Leia mais

BAM Business Activity Monitoring. Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora?

BAM Business Activity Monitoring. Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora? BAM Business Activity Monitoring Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora? SOBRE A OPSERVICES Fabricante de software focada no gerenciamento de

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 09 Customer Relationship Management (CRM) Prof. Dr. Joshua Onome

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Processo de gerenciamento de capacidade

Processo de gerenciamento de capacidade Processo de gerenciamento de capacidade O fornecimento da capacidade exigida para processamento e armazenamento de dados é tarefa do gerenciamento de capacidade. Isso é feito para que o provimento desta

Leia mais

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Sumário Introdução... 1 Vantagem competitiva e a dependência sobre os dados... 1 Geração e crescimento de receita... 1 Eficiência operacional...

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (cont.) Unidade 3 - Tipos de Sistemas de apoio às decisões 1 Ética e TI Fraudes; Crimes eletrônicos; Ameaças

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1:

LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1: LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1: Sistema de Processamento de Transação (SPT) Abrir o Excel. Escolher qualquer um dos exemplos de Sistemas de Processamentos de Transações (SPT) existentes

Leia mais

Engenharia de Software Sistemas Sociotécnicos

Engenharia de Software Sistemas Sociotécnicos Engenharia de Software Sistemas Sociotécnicos Prof. Carlos Lucas uma vela não perde sua chama acendendo outra Apenas 5% dos professores fizeram, fazem e farão a diferença 1 Sistema Sistemas Sociotécnicos

Leia mais

Redes Convergentes no Cenário da IEC O. J. M. da MOTTA C.A. CORDEIRO (Furnas) M. G. CASTELLO BRANCO* C. H. R. de OLIVEIRA (CPqD)

Redes Convergentes no Cenário da IEC O. J. M. da MOTTA C.A. CORDEIRO (Furnas) M. G. CASTELLO BRANCO* C. H. R. de OLIVEIRA (CPqD) Redes Convergentes no Cenário da IEC-61850 O. J. M. da MOTTA C.A. CORDEIRO (Furnas) M. G. CASTELLO BRANCO* C. H. R. de OLIVEIRA (CPqD) Sumário Introdução O conceito da inteligência distribuída na rede

Leia mais

SEJA MAIS UM CONECTADO

SEJA MAIS UM CONECTADO SEJA MAIS UM CONECTADO QUEM SOMOS A RL CONNECT foi criada com objetivo de atender com qualidade e eficiência um público cada vez mais exigente, que procura uma conexão rápida e estável. Possuímos uma infraestrutura

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

Alta Disponibilidade de Serviços VP Tecnologia da Informação

Alta Disponibilidade de Serviços VP Tecnologia da Informação Alta Disponibilidade de Serviços VP Tecnologia da Informação Agenda 1 Ambientes de Alta Disponibilidade 2 Investimentos em TI para o Data Center 3 Instalação do Data Center 4 Migração dos Serviços Dimensões

Leia mais

Entrega contínua: automatizar o pipeline de implantação

Entrega contínua: automatizar o pipeline de implantação White Paper Deployment Authomation Entrega contínua: automatizar o pipeline de implantação Índice página O valor da entrega contínua.... 1 A desconexão entre criar e implantar.... 3 Automação e integração

Leia mais

CRM. Conceito de CRM. Visão Estratégia Foco Cliente. Em que consiste o CRM? Life Time Value. Customer Relationship Management

CRM. Conceito de CRM. Visão Estratégia Foco Cliente. Em que consiste o CRM? Life Time Value. Customer Relationship Management Necessidades Satisfeitas CRM Relationship Management Conceito de CRM CRM é uma estratégia de negócio voltada ao atendimento e antecipação das necessidades dos atuais e potenciais de uma empresa. Do ponto

Leia mais

Acelere sua jornada para a nuvem

Acelere sua jornada para a nuvem Acelere sua jornada para a nuvem Migrar para a nuvem permite transferir cargas de trabalho de sistemas únicos para uma plataforma híbrida. Ela fornece um método estruturado para a migração junto com diversos

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE Curso ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE Curso ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE 2012 Disciplina ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Professor MSC. ADOLFO FRANCESCO DE OLIVEIRA COLARES Carga Horária Semanal Curso ADMINISTRAÇÃO Carga Horária

Leia mais

Projeto de Sistemas Distribuídos. Considerações

Projeto de Sistemas Distribuídos. Considerações Projeto de Sistemas Distribuídos Considerações Projeto de TI em Camadas Infraestrutura Gestão Integração Colaboração Hardware Software: sistemas operacionais, SGBDs, middleware (serviços), middleware (integração

Leia mais

IV Workshop PPI -CIESP

IV Workshop PPI -CIESP IV Workshop PPI -CIESP Por dentro da Segurança 25/10/2016 Por dentro da Segurança Inteligência Competitiva com Sistemas de Câmeras Integrados aaffonso@tpsolutions.com.br 2 a2 a3 Evolução Tecnológica A

Leia mais

Arquitetura de sistemas distribuídos

Arquitetura de sistemas distribuídos Arquitetura de sistemas distribuídos 2. Introdução aos Sistemas Distribuídos 2.1.Características de sistemas distribuídos 2.2 Aplicações distribuídas e TI Verde 2.3 Tratamento de Falhas 2.4 Classificação

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 00 - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO VERSÃO: 0.1 - SETEMBRO DE 2016 Professor: Luís Rodrigo E-mail: luisrodrigoog@gmail.com Apresentação q q q Professor Luís

Leia mais

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT

SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT SSC531 Gestão de Sistemas de Informação Gerenciamento de Serviços de TI ITIL e CobIT Simone S. Souza ICMC/USP Introdução O que é serviço de TI? Serviço de TI É um meio de entregar valor (benefício) ao

Leia mais

Data Centers ESTRUTURA E TOPOLOGIA DATACENTER INTEGRAÇÃO. Arquitetura Elétrica Ar Condicionado Telecomunicações Gestão Manutenção

Data Centers ESTRUTURA E TOPOLOGIA DATACENTER INTEGRAÇÃO. Arquitetura Elétrica Ar Condicionado Telecomunicações Gestão Manutenção DATACENTERS 1 O IDC recentemente publicou o artigo The Diverse and Exploding Digital Universe, patrocinado pelo EMC, onde os pesquisadores fizeram uma espécie de sizing (dimensionamento) anual do universo

Leia mais

Introdução aos Sistemas Distribuídos

Introdução aos Sistemas Distribuídos Introdução aos Sistemas Distribuídos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Ementa; Bibliografia Calendário Site Introdução Características http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 0548 Sistemas de Informações Contábeis AULA 11 Business Intelligence

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO

APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO UNIVERSIDADE DE BRASILIA DEPARTAMENTO DE ADMINISTAÇÃO LOGISTICA EMPRESARIAL APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO GRUPO 19Z ARTHUR BIOCALTI ILO

Leia mais

Segurança e Controle em Sistemas de Informação. Profa. Ellen Francine ICMC-USP

Segurança e Controle em Sistemas de Informação. Profa. Ellen Francine ICMC-USP Segurança e Controle em Sistemas de Informação Profa. Ellen Francine ICMC-USP 11/09: nem tudo está sob controle Com o ataque contra o World Trade Center e Pentágono, todo transporte aéreo e terrestre foi

Leia mais

Aula 02. Evandro Deliberal

Aula 02. Evandro Deliberal Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Visão Geral de Redes Arquitetura do Oracle Net Configuração Básica do Oracle Net do Lado Servidor Configuração

Leia mais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de MRP Planejamento mestre da produção PMP

Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de MRP Planejamento mestre da produção PMP Objetivos desta apresentação Planejamento de Recursos Aula 09 parte 1 Mauro Osaki Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de Planejamento mestre da PMP TES/ESALQ-USP Pesquisador do Centro

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis UNEMAT SINOP Ciências Contábeis Organização Sistemas e Métodos(FA) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br Sinop 2016/1 Controles e Avaliações SISTEMAS ASPECTOS BÁSICOS Objetivos

Leia mais