Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães."

Transcrição

1 Data Warehouse ETL Rodrigo Leite Durães

2 Introdução Um dos desafios da implantação de um DW é a integração dos dados de fontes heterogêneas e complexas, padronizando informações, mantendo sua consistência. A maioria dos projetos gasta a maior parte do tempo e dos esforços nessa fase. O sucesso do DW depende, em grande parte, da eficiência e eficácia do processo de ETC. Nesse processo há necessidade de criar as rotinas de extração dos dados que podem ser desenvolvidas por programadores em qualquer linguagem de programação ou pode-se utilizar ferramentas específicas para isso.

3 Visão Geral Essas ferramentas proporciona mais produtividade e qualidade ao processo de integração. Para que a integração de dados seja bem sucedida, é preciso escolher uma ferramenta que ofereça funcionalidades capazes de atender os requisitos do processo de ETC. Assim, para escolher a ferramenta adequada, é necessário verificar suas principais características e recursos, fazendo um comparativo entre as opções disponíveis para identificar aquela que melhor atende às necessidades do processo de ETC. É um processo trabalhoso, complexo e detalhado, mesmo com o auxílio das ferramentas de ETC disponíveis hoje em dia.

4 ETC Primeiramente são definidas as fontes de dados e realizada a extração, que consiste em coletar os dados das diversas fontes em diferentes plataformas. O segundo passo consiste em limpar e transformar esses dados. Com isso são eliminadas as inconsistências e realizada a padronização dos dados para garantir que o DW possuirá informações válidas, úteis e significativas. Após garantir a consistência, pode-se carregar os dados no DW. Assim, para possibilitar maior produtividade, evitando atrasos e re-trabalho, o ideal é determinar o melhor caminho para o transporte dos dados fontes para o DW antes de iniciar a construção das rotinas de ETC. Para fazer a melhor escolha, deve-se priorizar os requisitos do processo de ETC e selecionar a ferramenta que fornece a maioria deles.

5 ETC Para isso, é necessário realizar o projeto ETL do DW, analisar os dados fontes, identificar os mapeamentos de dados, obter ou criar os dados externos, determinar a lógica de conversão dos dados e especificar as rotinas de ETC. Existem sistemas que são programados para detectar automaticamente a ocorrência de mudanças significativas nas fontes, tornando o processo de atualização mais transparente para o usuário. Alterar a aplicação que gerencia a fonte de informação a fim de enviar notificações de alteração para o DW. Detectar modificações através da comparação dos registros correntes da fonte com os registros carregados anteriormente. À medida que os dados das fontes aumentam, o número de comparações deve aumentar, o que pode inviabilizar o processo.

6 ETC Uma estratégia p/ não inviabilizar é utilizar, também, o limite de data. Analisar o arquivo de log do sistema procurando por modificações significativas. Antes de publicar os dados, é necessário avaliar a integridade da carga. Se a carga estiver correta os dados são disponibilizados para os usuários. Caso o processo de carga esteja incompleto ou haja dados violados toda a carga deve ser executada novamente.

7 ETC Há soluções com custo zero de aquisição pois vêm embutidas em um SGBD, como por exemplo o PL/SQL no Oracle e o DTS no SQL Server. Tais recursos podem ser utilizados para realizar o ETC, mas podem ser limitados exigindo uma maior codificação dos processos. Além disso, podem ser restritas, já que geralmente fornecem suporte apenas ao SGBD que acompanham, enquanto as ferramentas ETC completas podem fornecer suporte a diversos tipos de arquivos e SGBDs.

8 ETC As ferramentas ETC próprias, desenvolvidas utilizando alguma linguagem de programação, apesar de atender às necessidades, podem tornar o processo de manutenção dos procedimentos ETC muito complexo. Além disso, caso o processo de transformação e limpeza seja complexo, pode haver perda de performance com o uso de linguagens procedurais. Os produtos de mercado podem variar de ferramentas mais simples e baratas até ferramentas completas, robustas e mais caras. Essas ferramentas permitem maior produtividade na criação e manutenção do processo ETC, fornecem métodos de captura/integração de metadados, permitem documentação do projeto e dos processos, pode fornecer interface gráfica para o desenvolvedor permitindo edição, verificação de sintaxe, acesso aos SGBDs, além de proporcionar segurança e organização do projeto tipicamente a partir de um único ponto de acesso.

9 Tipos de ferramentas As ferramentas encontradas tipicamente podem ser instaladas no servidor ou no cliente. As ferramentas que executam no servidor permitem execução de tarefas concorrentes de mais de um desenvolvedor. Essas ferramentas são projetadas para coordenar e gerenciar a execução de diversas rotinas simultâneas, podendo também fazer uso de múltiplos processadores. As ferramentas instaladas no cliente são mais simples e assumem que as rotinas são executadas na mesma máquina em que são desenvolvidas. A concorrência entre múltiplas tarefas é limitada, se existir, é geralmente não é suportado o escalonamento de tarefas em máquinas com múltiplos processadores. Essas ferramentas são mais baratas porém possuem funcionalidade e escalabilidade limitados.

10 Critérios para escolha da ferramenta Arquitetura Geral Plataforma de execução do produto: pode restringir a capacidade de expansão sem adicionar mais servidores quando houver crescimento do volume de dados. Extração e Carga de Dados Suporte nativo aos principais SGBDs, bem como suporte a conexão ODBC para um vasto conjunto de bancos de dados. Integração de Dados Suporte a diversos formatos de dados, incluindo COBOL, ASCII, Excel e XML Nível de integração com aplicações de terceiros, incluindo sistemas de ERP

11 Critérios para escolha da ferramenta Limpeza e Transformação de Dados Transformação baseada em regras: possibilidade de especificar qual transformação será executada somente quando determinada condição ocorrer, sendo capaz de juntar diversas regras de maneiras diferentes. Administração Apresentar administração centralizada: é preciso ter um único lugar para visualizar o processo ETC inteiro, mesmo se as tarefas estiverem executando em diferentes plataformas de origem e destino e diferentes sistemas operacionais. Ambiente de Desenvolvimento Ambientes gráficos de interface com o usuário.

12 Critérios para escolha da ferramenta Concorrência e Segurança Número de possíveis usuários e desenvolvedores concorrentes Tratamento de Erros Recuperação de falhas: se ocorrer algum erro a ferramenta ETC é capaz de voltar o sistema a um estado consistente conhecido Gerenciamento de Metadados Repositório de metadados centralizado contendo no mínimo informações relativas a fontes de dados, destinos e transformações.

13 Critérios para escolha da ferramenta Performance Características que permitem processamento distribuído e particionado para obter uma performance melhor. Programação de Execução de Tarefas (Scheduling) Habilidade de programar a execução de sessões ETC em um determinado tempo ou evento. Continuidade Capacidade de suportar o nível de processamento em caso de crescimento de origens, destinos e volumes de dados. Facilidade de desenvolver e modificar tarefas e rotinas. Freqüência e complexidade das atualizações do produto. Capacidade de suporte para o crescimento da plataforma.

14 Critérios para escolha da ferramenta Custo O custo pode limitar as opções de aquisição de uma ferramenta ETC, já que os orçamentos dispõem de recursos limitados que nem sempre permitem a escolha da melhor ferramenta Conformidade Suporte aos tipos de origens de dados a serem utilizados, por exemplo, arquivos de mainframe. Disponibilidade do recurso de importação ou exportação de metadados com ferramentas específicas utilizadas no desenvolvimento do DW.

15 Processo de escolha da ferramenta A idéia é construir uma lista simples de seis ou sete ferramentas que atendam a maioria dos requisitos. Cada ferramenta deve ser avaliada o máximo possível, utilizando informações publicitárias. Deve-se entrar em contato com um vendedor para obter as informações necessárias. Obter referências de consumidores de cada vendedor, preferencialmente outra companhia com uma função semelhante a daquela onde será desenvolvido o projeto.

16 Processo de escolha da ferramenta Não existe uma única resposta certa na escolha da ferramenta. Por isso, ao escolher uma ferramenta, além de conhecer suas potencialidades, é necessário entender antecipadamente seus pontos fracos e estar preparado para atenuar suas conseqüências.

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Arquitetura Típica usuário usuário... usuário

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída 11 1 Introdução Recentes avanços em redes de computadores impulsionaram a busca e o desenvolvimento de meios para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações em sistemas distribuídos, tornando

Leia mais

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Arquitetura Típica usuário usuário... usuário

Leia mais

AULA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

AULA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS AULA 05-06 SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Curso: Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Conceitos Banco de Dados Coleção de dados

Leia mais

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing

Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Arquitetura de um Ambiente de Data Warehousing Processamento Analítico de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri OLAP: Fonte: Arquitetura Vaisman, A., Zimányi,

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Inteligência de Negócios Fatec Indaiatuba Prof. Piva Compreender as definições e conceitos básicos do Data Warehouse (DW) Entender as arquiteturas do DW Descrever os processos utilizados no desenvolvimento

Leia mais

Computação Distribuída

Computação Distribuída Aula 1 Introdução aos Sistemas Distribuídos Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador Processamento Seqüencial Leitoras de cartões

Leia mais

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Histórico Antes dos computadores, as informações eram

Leia mais

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite Banco de Dados SGBDs Professor: Charles Leite Sistemas de BD Vimos que um BANCO DE DADOS representa uma coleção de dados com algumas propriedades implícitas Por exemplo, um BD constitui os dados relacionados

Leia mais

20/3/2012. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Prof. Luiz A.

20/3/2012. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Prof. Luiz A. Prof. Luiz A. Nascimento Principais ferramentas: Banco de Dados ERP (módulo BI) ETL Data Mart Data Warehouse Data Mining Planilha Eletrônica OLAP OLAP 1 Classificação das ferramentas: Construção extração

Leia mais

Introdução a Engenharia de Software

Introdução a Engenharia de Software Engenharia de Software Aula 02 Introdução a Engenharia de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@dcc.ufmg.br ou disciplina.eduardo@gmail.com 7 Março de 2018 Bibliografia

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Unitri Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Conceitos Sistema Distribuído é um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente.

Leia mais

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é Banco Dados Aula 2 Linguagens de Banco de Dados e Tipos de Usuários 1. Linguagens de Banco de Dados Um sistema de banco de dados proporciona dois tipos de linguagens: uma específica para os esquemas do

Leia mais

Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura

Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Visão do Mercado Crescimento explosivo do uso da tecnologia de data warehousing

Leia mais

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Faculdade de Tecnologia SENAC GO Gestão de Pessoas Professor: Itair Pereira da Silva Grupo: Luís Miguel Nogueira de Resende, Valdivino de Carvalho, Rodrigo Neres Magalhães e Venicyus Venceslencio da Paz.

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 23 de fevereiro de 2011 Histórico Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Caracterização de Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 24 de fevereiro de 2010 Caracterização de Histórico Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento

Leia mais

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer Parte 2 ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer P alguns conceitos básicos. A primeira definição é relativa aos conceitos de dados e informação. Dados são fatos em

Leia mais

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são

Leia mais

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Curso: Técnico em Informática Disciplina: Banco de Dados / Programação Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Conceitos Dado um fato qualquer armazenado.

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

BANCO DE DADOS AULA-01. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

BANCO DE DADOS AULA-01. Prof. Fabiano Papaiz IFRN AULA-01 Prof. Fabiano Papaiz IFRN Objetivos Conhecer o que é um Banco de Dados (BD) Conhecer o que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) O que é um Banco de Dados (BD)? Segundo (Elmasri e Navathe

Leia mais

SGBD. Definição. Funções básicas

SGBD. Definição. Funções básicas Definição Sistema cujo objetivo principal é gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados armazenados em um banco dados. Funções básicas Métodos acesso Integrida Semântica Segurança Concorrência

Leia mais

EAD-0750 INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS. Prof. Sérgio Luiz de Oliveira Assis

EAD-0750 INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS. Prof. Sérgio Luiz de Oliveira Assis H3 EAD-0750 INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS Prof. Sérgio Luiz de Oliveira Assis sergioassis@usp.br 07 Agenda 1. Visão Geral do Processo ETL 2. Características da área staging 3. A fase 1 do ETL Carga do DW 4.

Leia mais

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Banco de Dados Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Definição Banco de Dados Conjunto de dados interrelacionados que objetivam atender as necessidades de um conjunto de usuários. Inglês:

Leia mais

Enterprise Application Integration (EAI)

Enterprise Application Integration (EAI) Enterprise Application Integration (EAI) Histórico Sistemas de Informação (SI) muito caros As empresas passaram a contar com mais de um SI July Any Rizzo Oswaldo Filho Informações perdidas por falta de

Leia mais

Projeto Integrador. <Projeto Integrador> Documento Visão. Versão <1.0>

Projeto Integrador. <Projeto Integrador> Documento Visão. Versão <1.0> Projeto Integrador Documento Visão Versão Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor

Leia mais

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios

GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios GERENCIAMENTO DE DADOS Exercícios EXERCÍCIO 1 Marque a opção correta: 1. O conceito de administração de recursos de dados envolve o gerenciamento dos: a. Recursos de dados de uma organização e do seu pessoal.

Leia mais

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs!

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs! CSI IT Solutions 2.5 solução CSI PrintManager G e s t ã o d e A m b i e n t e d e I m p r e s s ã o O CSI dá aos gestores de TI o poder de uma gestão integral através do acesso fácil às informações gerenciais

Leia mais

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Introdução Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina D. A. Ciferri e Elaine Parros Machado Motivação Operações

Leia mais

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Arquiteturas para SGBD Laboratório de Bases de Dados Arquitetura Centralizada Terminal responsável pela exibição dos resultados sem capacidade de processamento Computador central (mainframe) responsável

Leia mais

Quando Distribuir é bom

Quando Distribuir é bom Quando Distribuir? Se não precisar, não distribua. Problema de natureza descentralizada Rede de manufatura com atividades concorrentes de engenharia em locações remotas; Teleconferência; Automação industrial.

Leia mais

Executa em qualquer plataforma que possua o Java (JDK) da Oracle

Executa em qualquer plataforma que possua o Java (JDK) da Oracle Recurso Benefícios Multiplataforma Executa em qualquer plataforma que possua o Java (JDK) da Oracle Utiliza base de dados Oracle, Microsoft SQL ou MySql Utiliza os principais bancos de dados de mercado

Leia mais

Quando Distribuir é bom

Quando Distribuir é bom Quando Distribuir? Se não precisar, não distribua. Problema de natureza descentralizada Rede de manufatura com atividades concorrentes de engenharia em locações remotas; Teleconferência; Automação industrial.

Leia mais

Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura

Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura Data Warehousing: Conceitos Básicos e Arquitetura Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri Visão do Mercado Crescimento explosivo do uso da tecnologia de data warehousing

Leia mais

Formação de DBAs SQL Server 2008 Parte 1: Introdução

Formação de DBAs SQL Server 2008 Parte 1: Introdução Formação de DBAs SQL Server 2008 Parte 1: Introdução Material Cedido pelo Professor Leandro Coelho Correia Objetivos Preparar profissionais para atuar como administradores de banco de dados SQL Server

Leia mais

Unidade 1 Introdução

Unidade 1 Introdução Unidade 1 UFCG/CEEI/DSC Banco de Dados I Prof. Cláudio Baptista, PhD O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo. Propriedades de um BD: Um BD

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323

Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323 Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323 Prof. Mario Dantas Introdução Por quê Sistemas de Banco de Dados Visão dos Dados Modelos de Dados Linguagem de Definição de Dados (DDL) Linguagem de Manipulação

Leia mais

Banco de Dados. Introdução e Definições

Banco de Dados. Introdução e Definições Banco de Dados Introdução e Definições Conceitos Diferença entre Informação e Dado Informação: é qualquer fato ou conhecimento do mundo real e que pode ou não ser registrado /armazenado Dado: é a representação

Leia mais

Tecnologia. Tecnologia WK. Fast Data. In Memory. 64 Bits. Menor TCO. Backups Online. Dinâmico e Escalável SOLUÇÕES WK. Veja + wk.com.

Tecnologia. Tecnologia WK. Fast Data. In Memory. 64 Bits. Menor TCO. Backups Online. Dinâmico e Escalável SOLUÇÕES WK. Veja + wk.com. SOLUÇÕES WK Tecnologia Tecnologia WK A WK Sistemas tem um histórico de pioneirismo e inovação tecnológica que marca a sua trajetória com sucesso desde sua fundação em 1984. O ERP Radar Empresarial é uma

Leia mais

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva.

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva. BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Nota Estes slides são baseados nos slides originalmente disponibilizados pelo professor João Carlos Pinheiro, para disciplina

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Tópicos Especiais Modelagem de Dados Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

Gerência de Redes Visão Geral

Gerência de Redes Visão Geral Gerência de Redes Visão Geral Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Sumário Gerenciamento de Redes Evolução do Gerenciamento Áreas Funcionais Elementos do Gerenciamento Plataformas

Leia mais

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2016

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2016 Gerência e Planejamento de Projeto Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2016 Conteúdo: Parte 1: Gerenciamento & Qualidade Plano de Projeto Aspectos Gerais Parte 2: Plano de

Leia mais

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Matéria Introdutória Banco de Dados Motivação Necessidade de armazenar grandes quantidades de dados Necessidade de acessar as informações de maneira eficiente e segura Evolução histórica: desenvolvimento

Leia mais

Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr.

Teste de Software. Prof. Camila. Pedro de Assis Sobreira Jr. Teste de Software Prof. Camila Pedro de Assis Sobreira Jr. 2 Técnicas de Testes Técnica de Teste Funcional Técnica de Teste Estrutural 3 Testes Funcionais Teste de Especificação de Requisitos. Teste de

Leia mais

Scripts de Redundância para Sistema de Supervisão InTouch

Scripts de Redundância para Sistema de Supervisão InTouch Descrição do Produto O padroniza os scripts de redundância no InTouch para comunicação com a arquitetura de CPs redundantes e/ou CPs simples. Eles são utilizados para manter o software de supervisão InTouch

Leia mais

SGBD. Funções Básicas de um SGBD

SGBD. Funções Básicas de um SGBD SG Definição Sistema cujo objetivo principal é gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados armazenados em um banco dados. Funções básicas Métodos acesso Integrida Semântica Segurança Concorrência

Leia mais

Introdução às Bases de Dados

Introdução às Bases de Dados O Sistema de Base de Dados através do SGBD permite controlar de forma centralizada os dados armazenados. Base de Dados Ficheiro 1 Ficheiro 2 Ficheiro 3 Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) Prog.1

Leia mais

Sistemas de Arquivos Distribuídos. Bruno M. Carvalho Sala: 3F2 Horário: 35M34

Sistemas de Arquivos Distribuídos. Bruno M. Carvalho Sala: 3F2 Horário: 35M34 Sistemas de Arquivos Distribuídos Bruno M. Carvalho Sala: 3F2 Horário: 35M34 Introdução Serviço de arquivos descreve os serviços oferecidos pelo sistema de arquivos aos clientes Servidor de arquivos processo

Leia mais

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Um S.D. deve oferecer: 1. fácil acesso a seus recursos; 2. ocultar onde estão esses recursos,

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC)

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) Banco de Dados - Conceitos Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) 1 Por que estudar BD? Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária reserva de hotel compra de passagens

Leia mais

Bancos de Dados Distribuídos. Bancos de Dados Distribuídos. Conteúdo. Motivação. Motivação. Introdução aos BDs Distribuídos.

Bancos de Dados Distribuídos. Bancos de Dados Distribuídos. Conteúdo. Motivação. Motivação. Introdução aos BDs Distribuídos. Bancos de Dados Distribuídos Prof. Frank Siqueira Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina Conteúdo Introdução aos BDs Distribuídos Processamento de Consultas Distribuídas

Leia mais

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software I Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2015

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software I Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2015 Gerência e Planejamento de Projeto Engenharia de Software I Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2015 Conteúdo: Parte 1: Gerenciamento & Qualidade Plano de Projeto - aspectos gerais Parte 2: Plano

Leia mais

Modernizando a Informação: Atualização do Banco de Dados Oracle da versão 7 para a 10g

Modernizando a Informação: Atualização do Banco de Dados Oracle da versão 7 para a 10g Modernizando a Informação: Atualização do Banco de Dados Oracle da versão 7 para a 10g Fabiana Ferreira do Nascimento fabiana@nti.ufpb.br CSI/NTI/UFPB O Valor da Informação nas IFES Protocolo Alunos Pró-Reitores

Leia mais

Prof. Claudio SIBC, TI e SGBD PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Prof. Claudio SIBC, TI e SGBD PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Claudio SIBC, TI e SGBD PRINCÍPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Revisão Dado é diferente de é diferente de conhecimento Sistemas podem ser: Simples e Complexos; Abertos e Fechados; Estáveis e Dinâmicos;

Leia mais

3 Arquitetura do Sistema

3 Arquitetura do Sistema Arquitetura do Sistema 22 3 Arquitetura do Sistema 3.1. Visão geral O sistema desenvolvido permite a criação de aplicações que possibilitam efetuar consultas em um banco de dados relacional utilizando

Leia mais

2.1 NesC Seguem alguns dos principais desafios impostos à linguagem NesC:

2.1 NesC Seguem alguns dos principais desafios impostos à linguagem NesC: 2 TinyOS e NesC O framework de programação mais utilizado em redes de sensores sem fio é composto pelo sistema operacional TinyOS [11] e pela linguagem de programação NesC [12]. A linguagem NesC foi definida

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA : EJB e CORBA Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha BANCO DE DADOS Introdução Prof. Marcelo Machado Cunha Profissionais Envolvidos Administrador de Banco de Dados (DBA) responsável por autorizar o acesso ao banco de dados e coordenar e monitorar seu uso;

Leia mais

Informática Parte 11 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 11 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 11 Prof. Márcio Hunecke Informática FERRAMENTAS DE INGESTÃO DE DADOS (SQOOP 1.4.6, FLUME 1.7.0, NIFI 1.3.0 E KAFKA 0.11.0) Visão geral sobre os quatro componentes Fazem

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Engenharia de Software II Aula 04 (rogerio@fct.unesp.br) 2 Conteúdo: Parte 1: Gerenciamento

Leia mais

Dados confiáveis para empresas em crescimento

Dados confiáveis para empresas em crescimento dos produtos SAP Soluções SAP para gerenciamento de informações empresariais SAP Data Integrator, Edge Edition Objetivos Dados confiáveis para empresas em crescimento Gerencie melhor seus dados e aumente

Leia mais

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

[versão para impressão] Link original: comp=24763 Conhecendo o PL/SQL

[versão para impressão] Link original:  comp=24763 Conhecendo o PL/SQL www.devmedia.com.br [versão para impressão] Link original: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp? comp=24763 Conhecendo o PL/SQL Veja neste artigo o que é PL/SQL, quando utilizá-la e uma breve

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução.

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução. Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução evandro@usp.br Motivação Extenso uso de Banco de Dados (BD) no cotidiano Bancos, serviços, comércio em geral (comércio eletrônico) Web e seus serviços

Leia mais

Aula 02. Evandro Deliberal

Aula 02. Evandro Deliberal Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Visão Geral de Redes Arquitetura do Oracle Net Configuração Básica do Oracle Net do Lado Servidor Configuração

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

Palavras-chave: (banco de dados; prontuário médico; paciente); deve vir logo abaixo do resumo

Palavras-chave: (banco de dados; prontuário médico; paciente); deve vir logo abaixo do resumo BANCO DE DADOS PARA UM PRONTUÁRIO MÉDICO ELETRÔNICO Nome dos autores: Igor Barreto Rodrigues¹; Patrick Letouze Moreira² 1 Aluno do Curso de Ciência da Computação; Campus de Palmas; e-mail: igor.cientista@uft.edu.br

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Dados

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

Banco de Dados Distribuído

Banco de Dados Distribuído Bancos de Dados III Bancos de Dados Distribuídos Introdução Rogério Costa rogcosta@inf.puc-rio.br 1 Banco de Dados Distribuído Vários bancos de dados fisicamente separados, mas logicamente relacionados

Leia mais

Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Introdução Prof. Marcos Alexandruk EMENTA Sistemas gerenciadores de banco de dados; Configurações do ambiente de trabalho; Diferenças entre as diversas plataformas;

Leia mais

Sobre a b2finance Kreston Brasil

Sobre a b2finance Kreston Brasil Sobre a b2finance Kreston Brasil Sólido know-how em Processos de Auditoria, Controles Internos, Advisory, Due Dilligence, Consultoria Tributária, Preços de Transferência, Compliance, Implantação de ERP

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DA MICROSOFT EPM

IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DA MICROSOFT EPM IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DA MICROSOFT EPM Marcia Carvalho de Almeida, André Lucio de Oliveira Leonardo Soares Vianna Rodrigo de Paula Cordeiro RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar um problema na

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 1 Visão Geral. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 1 Visão Geral. Luiz Leão UNIDADE 1 Visão Geral Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1 Visão geral: Banco de dados 1.2 Dados versus informação 1.3 Classificando os bancos de dados 1.4 Sistemas

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha

Prof. Marcelo Machado Cunha Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Integrando o WK Radar com e-commerce e Marketplaces

Integrando o WK Radar com e-commerce e Marketplaces Integrando o WK Radar com e-commerce e Marketplaces O que é 4middleware? CONCEITO Middleware é conceitualmente um software capaz de transmitir dados entre diferentes sistemas, independentemente da linguagem

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Motivação Aplicações Motivam Possibilita Engenharia Motivação! Aplicações cada vez mais complexas! Qual a técnica mais comum para redução de complexidade? " Modularização Dividir

Leia mais

Prof. Luiz A. Nascimento

Prof. Luiz A. Nascimento Prof. Luiz A. Nascimento Qual a importância da Engenharia de Software? O desenvolvimento de um software envolve processos muitos complexos. A engenharia de software estabelece um modelo para se construir

Leia mais

Manual do Usuário V Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015

Manual do Usuário V Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015 Manual do Usuário V.1.0.0 2015 Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO

Leia mais

Estilos Arquiteturais

Estilos Arquiteturais Estilos Arquiteturais Estilos Arquiteturais A arquitetura de um sistema pode aderir a um ou mais estilos arquiteturais Um estilo define os tipos de elementos que podem aparecer em uma arquitetura e as

Leia mais

OUTROS TRABALHOS EM:

OUTROS TRABALHOS EM: OUTROS TRABALHOS EM: www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Produção Industrial Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada à Produção Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: O Armazenamento

Leia mais

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Auditoria de controles organizacionais Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Definição de controles organizacionais Os controles organizacionais e operacionais são os controles administrativos instalados nos

Leia mais

Formação de DBAs SQL Server 2008

Formação de DBAs SQL Server 2008 Formação de DBAs SQL Server 2008 Parte 8: Banco de Dados Distribuído Computação Distribuída Um grupo de elementos autônomos de processamento (não necessariamente homogêneos) que estão interconectados por

Leia mais

Vamos fazer um pequeno experimento

Vamos fazer um pequeno experimento 1 Vamos fazer um pequeno experimento Dividam-se em dois grupos: Mestre Escravo Projeto de Sistemas Distribuídos Comunicação entre Processos Prof. Msc. Marcelo Iury de Sousa Oliveira marceloiury@gmail.com

Leia mais

Software Para Geração de Consultas e Relatórios

Software Para Geração de Consultas e Relatórios Software Para Geração de Consultas e Relatórios Características e Funcionalidades Versão 1.1 Iniview é marca registrada da Projedata Informática Ltda. Todos os direitos reservados à Projedata Informática

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Tópicos O conceito de Características de Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens Convergência digital Características 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 O Conceito

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp

Leia mais