Aspectos Contratuais: Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aspectos Contratuais: Introdução"

Transcrição

1 Aspectos Contratuais: Introdução A prática comercial demonstra que o sucesso de um produto depende, em boa parte, de promoção adequada e de uma eficiente rede de distribuição, que abarque toda a região com potencial de comercialização. Sem a chegada do bem ao consumidor, é possível que de nada adiante a sua qualidade ou mesmo o preço conveniente. Por esta razão, é cada vez maior a atenção que as empresas dispensam ao sistema de escoamento de sua produção, buscando otimizar seus resultados mediante a escolha do melhor método disponível. Considerando que um vasto leque de opções se apresenta para a mesma função econômica de escoamento dos produtos, qual a melhor solução para o meu negócio?

2 PANORMA LEGISLATIVO TRABALHO RURAL Constituição Federal 1988 equiparação entre trabalhadores urbanos e rurais. Lei nº 5889/73 regula o trabalho rural. CLT aplicação subsidiária (desde que compatíveis com as peculiaridades rurais) Normas Regulamentadoras (NR 31)

3 DIREITOS - TRABALHADORES RURAIS Aviso Prévio Proporcional: 30 dias + 3 dias por ano trabalhado. Salário Mínimo e/ou Salário Normativo. FGTS. Jornada de Trabalho: 8 horas diárias e 44 semanais. Adicional de Horas Extras: 50% ou aquele definido em CCT e/ou ACT. Horário Noturno (pecuária): das 20h00 às 04h00. Adicional Noturno: mínimo de 25% (não há redução ficta da hora noturna). Horas in itinere.

4 DIREITOS - TRABALHADORES RURAIS Repouso Semanal Remunerado: preferencialmente aos domingos. 13º Salário. Férias + 1/3. Estabilidade Gestante. Licença Paternidade. Seguro Desemprego. Intervalo Interjornada (11 horas) e Intrajornada (observados os usos e costumes da região art.5º da Lei 5589/73 x 1 hora art.71 da CLT).

5 DIREITOS - TRABALHADORES RURAIS Adicional de Insalubridade ou Periculosidade, se o caso. Fornecimento de Habitação e Alimentação com possibilidade de desconto em folha, desde que previamente autorizadas pelo trabalhador. Para não caracterizar salário in natura (integração à remuneração do rurícola), imprescindível a (i) existência de ajuste escrito, (ii) assinatura de duas testemunhas, (iii) notificação ao Sindicato dos trabalhadores rurais.

6 OBRIGAÇÕES EMPREGADOR RURAL Assegurar os direitos trabalhistas, inclusive os assegurados em Convenção Coletiva de Trabalho. Assegurar condições dignas de trabalho (transporte, moradia e higiene satisfatórios e adequados, água potável, alimentação balanceada, liberdade de ir e vir não aprisionamento por dívida, respeito ao limite máximo da jornada, fornecimento de equipamentos de proteção, ambiente de trabalho seguro, entre outros). Fornecer ferramentas de trabalho. Fornecer e fiscalizar o uso de EPI s e ferramentas. Observância das normas de segurança e medicina do trabalho (NR-31 encampou as antigas NRR s). Propriedades com mais de 50 famílias - manutenção de escola aos filhos menores dos rurícolas empregados (educação gratuita).

7 NORMA REGULAMENTADORA NR- 31 Qual o objetivo desta Norma Regulamentadora? Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho (NR 31 item ). Principais regras estabelecidas: CIPATR, SESTR, Agrotóxicos e Produtos Afins, Meio-Ambiente e Resíduos, Ergonomia, Ferramentas Manuais, Máquinas e Implementos Agrícolas, Silos, Acesso e Vias de Circulação, Transporte de Trabalhadores, Trabalho com animais (item 31.18), Fatores Climáticos, Medidas de Proteção Pessoal, Edificações Rurais, Instalações Elétricas, Área de Vivência, Instalações Sanitárias, Locais para Refeição, Alojamentos, Lavanderia, Moradia)

8 NORMA REGULAMENTADORA NR Trabalho com Animais O empregador rural ou equiparado deve garantir: a) imunização, quando necessária, dos trabalhadores em contato com os animais; b) medidas de segurança quanto à manipulação e eliminação de secreções, excreções e restos de animais, incluindo a limpeza e desinfecção das instalações contaminadas; c) fornecimento de desinfetantes e de água suficientes para a adequada higienização dos locais de trabalho Em todas as etapas dos processos de trabalhos com animais devem ser disponibilizadas aos trabalhadores informações sobre: a) formas corretas e locais adequados de aproximação, contato e imobilização; b) maneiras de higienização pessoal e do ambiente; c) reconhecimento e precauções relativas a doenças transmissíveis É proibida a reutilização de águas utilizadas no trato com animais, para uso humano No transporte com tração animal devem ser utilizados animais adestrados e treinados por trabalhador preparado para este fim.

9 TRABALHO ANÁLOGO À CONDIÇÃO DE ESCRAVO Fonte: Canal Rural 11/2014

10 TRABALHO ANÁLOGO À CONDIÇÃO DE ESCRAVO O trabalho análogo à condição de escravo não se encontra bem definido e/ou conceituado pelo ordenamento jurídico pátrio, não obstante, o Código Penal tipifica como crime a sua prática. Cenário Internacional: OIT Convenção nº 29 art.2º traz o conceito de trabalho forçado: todo trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob ameaça de sanção e para o qual não se tenha oferecido espontaneamente. Código Penal - Art reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto. Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

11 TRABALHO ANÁLOGO À CONDIÇÃO DE ESCRAVO Cenário Legislativo PL A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Desenvolvimento Rural aprovou, em abril do corrente ano, proposta que define o que é trabalho escravo no Brasil, e altera, por conseguinte, a redação do art.149 do Código Penal. Pelo Projeto de Lei 3842/12, do ex-deputado Moreira Mendes, a expressão "condição análoga à de escravo, trabalho forçado ou obrigatório" compreende o trabalho ou serviço realizado sob ameaça, coação ou violência, com restrição de locomoção e para o qual a pessoa não tenha se oferecido espontaneamente.

12 TRABALHO ANÁLOGO À CONDIÇÃO DE ESCRAVO Trabalho escravo x Expropriação Imobiliária (EC 81) A Emenda Constitucional 81/2014 prevê a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde for constada a prática de trabalho escravo, por isso é de suma importância bem conceituar o que é condição de trabalho análoga à de escravo. Art As propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, observado, no que couber, o disposto no art. 5º.

13 PANORAMA LEGISLATIVO Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (1993): limita a terceirização aos serviços de limpeza, vigilância e aos serviços considerados atividade-meio (que não são o foco do negócio) em vigor. Responsabilização subsidiária da tomadora do serviço em vigor. Projeto de Lei 4330/2004, autoria Sandro Mabel (PL/GO) aprovado pela Câmara Federal em 08/04/2015 (324 votos favoráveis, 137 votos contrários, e 2 abstenções), com principais destaques para a possibilidade de terceirizar qualquer atividade (meio e fim) e responsabilidade solidária da tomadora de serviço. (240 emendas foram apresentadas ao PL, originariamente o texto contava com 19 artigos, e após aprovado pela Câmara dos Deputados o PL contempla 28 artigos)

14 TERCEIRIZAÇÃO VÁCUO LEGISLATIVO O instituto da TERCEIRIZAÇÃO ainda não está definido em lei, e não há, até o presente momento, uma norma jurídica VIGENTE que regulamente a matéria. O Projeto de Lei nº 4330/2004, de autoria do deputado Sandro Mabel (PL/GO) em tramitação há mais de uma década, foi votado e aprovado pela Câmara Federal, no último dia 08/04/2015, porém, ainda está pendente de votação pelo Senado. Se sofrer alteração em razão de emendas, retornará à Câmara Federal, para somente após seguir para sanção presidencial.

15 MUDANÇAS À VISTA!!! SÚMULA 331 DO TST PL redação final Câmara Federal I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ILEGAL, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de ). Conceito de terceirização: a transferência feita pela contratante da execução de parcela de QUALQUER DE SUAS ATIVIDADES à contratada para que esta a realize na forma prevista nesta Lei. (art.2, I) III - Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de ) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à ATIVIDADE-MEIO do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta. Contrata: associações, sociedade, fundações e empresas individuais que SEJAM ESPECIALIZADAS e que prestem serviços determinados e específicos a parcela de qualquer atividade da contratante e que possuam QUALIFICAÇÃO TÉCNICA para a prestação do serviço contratado e capacidade econômica compatível com a sua execução.

16 MUDANÇAS À VISTA!!! SÚMULA 331 DO TST CLT Empresas Prestadoras - Não há disposição sumular. Art. 2º da CLT: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. Art. 3º da CLT - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. PL redação final Câmara Federal NÃO podem figurar como prestadora de serviço: A pessoa jurídica cujos titulares ou sócios guarde, cumulativamente, com o contratante do serviço relação de PESSOALIDADE, SUBORDINAÇÃO JURÍDICA, e HABITUALIDADE. (art.2º, 2º, II) A pessoa jurídica cujos titulares ou sócios tenham, nos últimos 12 MESES, prestado serviços à contratante na qualidade de empregado ou trabalhador sem vínculo empregatício (QUARENTENA), exceto se os referidos titulares ou sócios forem aposentados. (art.2º, 2º, III)

17 MUDANÇAS À VISTA!!! SÚMULA 331 DO TST CLT Responsabilidade das Empresas Prestadoras - Não há disposição sumular. Art. 2º da CLT: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. PL redação final Câmara Federal A prestadora de serviço é responsável pelo PLANEJAMENTO e pela EXECUÇÃO dos serviços, nos termos previstos no contrato com a tomadora. (art.3º). A prestadora de serviço CONTRATA, REMUNERA e DIRIGE o trabalho realizado por seus empregados. (art.3º, 2º). A terceirização ou SUBCONTRATAÇÃO pela contratada de parcela específica da execução do objeto do contrato somente poderá ocorrer quando se tratar de serviços técnicos especializados e mediante previsão no contrato original (art.3º, 2º), devendo tal exceção ser comunicada aos sindicatos dos trabalhadores das respectivas categorias profissionais. (art.3º, 3º) hipótese de quarteirização.

18 AFINAL O QUE SE PODE TERCEIRIZAR HOJE? Hoje, por força da jurisprudência trabalhista, reputa-se LÍCITA apenas a TERCEIRIZAÇÃO de atividades consideradas como NÃO finalísticas, essenciais e/ou nucleares da Empresa. ATIVIDADE-FIM é portanto a atividade NUCLEAR ou ESSENCIAL para o desenvolvimento do objeto social, e, a priori, conforme Súmula 331 do TST, NÃO é passível de ser terceirizada. (hipótese que será superada com a aprovação do PL 4.330)

19 O QUE DEVE SER OBSERVADO COM APROVAÇÃO DO PL Para que NÃO exista o vínculo de emprego com a empresa tomadora, é de CRUCIAL importância que a PESSOALIDADE e a SUBORDINAÇÃO JURÍDICA se deem APENAS com a prestadora que fornece a mão-de-obra. Caso o serviço seja feito no estabelecimento da tomadora, deve ser executado SOB AS ORDENS de prepostos da prestadora e não da tomadora, sob pena de formação de vínculo de emprego direto com a tomadora e pagamento dos consectários legais (isonomia quanto ao salário e benefícios concedidos aos trabalhadores diretos).

20 Empregado Direto X Terceirizado EMPREGADO DIRETO Pessoa Física Pessoalidade Caráter NÃO eventual Onerosidade Subordinação jurídica e hierárquica. Observância às normas coletivas da categoria (salário normativo e benefícios) TERCEIRIZADO Pessoa Jurídica (especializada) Não Pessoalidade (pode ser substituído) Caráter NÃO eventual Onerosidade Sem subordinação jurídica e hierárquica em relação ao tomador do serviço. (recebe ordens e trabalha em local e horário designada pela prestadora. Não há equiparação aos salários pagos pela tomadora, nem tampouco observância à norma coletiva aplicada aos trabalhadores diretos, exceto nos casos de contratação de terceirizados que pertençam à mesma categoria econômica da tomadora.

21 PECADOS CAPITAIS DA TERCEIRIZAÇÃO I) Terceirizar atividades que não deveriam ser terceirizadas. II) Selecionar prestadora de serviço errada. III) Redigir um contrato pobre. IV) Subestimar as questões de pessoal. V) Perder o controle da atividade terceirizada. VI) Subestimar os custos ocultos da terceirização. VII) Deixar de planejar uma estratégia de saída. Fonte : Os Sete Pecados Capitais da Terceirização Barthélemy, 2004

22 Agradecimentos Agradecemos a participação de todos, e ficamos à inteira disposição para quaisquer outros esclarecimentos. Veridiana Moreira Police veridiana.police@fius.com.br;

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos Trabalho Temporário: Lei nº 6.019/74, com alterações da Lei nº 13.429/17 (Lei da Terceirização), alterada posteriormente pela

Leia mais

A TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. * Principais Temáticas*

A TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. * Principais Temáticas* A TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO * Principais Temáticas* Setembro / 2017 INTRODUÇÃO: Os quadros sinópticos que compõem o presente estudo são o retrato sintetizado das principais temáticas e mudanças

Leia mais

DEMANDA COMPLEMENTAR DE SERVIÇOS": FATORES IMPREVISÍVEIS OU,

DEMANDA COMPLEMENTAR DE SERVIÇOS: FATORES IMPREVISÍVEIS OU, LEI 13.429/2017 - ALTERA A LEI 6.019/74. PERMANECE UMA RELAÇÃO TRIANGULAR: TRABALHADOR AGÊNCIA TOMADOR. ANTES DEPOIS SUBSTITUIÇÃO TRANSITÓRIA DE PESSOAL PERMANENTE. PERMANECE IGUAL. ACRÉSCIMO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO. 1- Atividade-meio X atividade-fim 2- Pejotização X terceirização 3- Fundo garantidor dos direitos trabalhistas

TERCEIRIZAÇÃO. 1- Atividade-meio X atividade-fim 2- Pejotização X terceirização 3- Fundo garantidor dos direitos trabalhistas TERCEIRIZAÇÃO 1- Atividade-meio X atividade-fim 2- Pejotização X terceirização 3- Fundo garantidor dos direitos trabalhistas CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO Forma de organização estrutural que permite a uma

Leia mais

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro.

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro. 1 Circular 22/2015 Rio de Janeiro, 12 de maio de 2015. Ref: Projeto de Lei da Terceirização Ilmo Provedor / Presidente / Diretor O Senado Federal lançou, na internet, uma pesquisa sobre o projeto de lei

Leia mais

Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul

Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul AS NOVAS REGRAS DA TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA Caxias do Sul, 18 de maio de 2017 Terceirização Fenômeno recente, com maior dimensão a partir da década de

Leia mais

Visões da modernização trabalhista Rodrigo Dias da Fonseca. Brasília, 26 de outubro de 2017.

Visões da modernização trabalhista Rodrigo Dias da Fonseca. Brasília, 26 de outubro de 2017. Visões da modernização trabalhista Rodrigo Dias da Fonseca Brasília, 26 de outubro de 2017. 1. Atividade-meio e atividade-fim. Terceirização de serviços. Art. 2º A Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974,

Leia mais

Terceirização O que mudou? 18 de abril de 2017 Patricia Ulian

Terceirização O que mudou? 18 de abril de 2017 Patricia Ulian Terceirização O que mudou? 18 de abril de 2017 Patricia Ulian Até março de 2017... Terceirização(Súmula 331 do TST) Vigilância Conservação e limpeza Serviços especializados = atividades-meio do tomador

Leia mais

TRABALHO RURAL Normas Regulamentadoras e Aspectos Gerais do Trabalho Escravo SRTE/ES

TRABALHO RURAL Normas Regulamentadoras e Aspectos Gerais do Trabalho Escravo SRTE/ES TRABALHO RURAL Normas Regulamentadoras e Aspectos Gerais do Trabalho Escravo SRTE/ES BASE LEGAL Lei 5859/72 CLT Código Penal ( Art. 149,203,207) Portaria 86 de 03/03/05- NR 31 NR-31- SEGURANÇA E SAÚDE

Leia mais

A nova Lei da Terceirização e do Trabalho Temporário (Lei /2017)

A nova Lei da Terceirização e do Trabalho Temporário (Lei /2017) A nova Lei da Terceirização e do Trabalho Temporário (Lei 13.429/2017) { Perspectivas, tendências e desafios nas relações de trabalho João Gomes Netto OAB/ES 13.411 joao@aadvogadosassociados.adv.br SUMÁRIO

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO E TRABALHO TEMPORÁRIO

TERCEIRIZAÇÃO E TRABALHO TEMPORÁRIO TERCEIRIZAÇÃO E TRABALHO TEMPORÁRIO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TERCEIRIZAÇÃO... 4 Conceito...4 Histórico... 5 Terceirização Lícita Requisitos...6 Responsabilidade da Contratante... 8 Direitos e Condições

Leia mais

Excetuam-se da exigência de licença prévia as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso.

Excetuam-se da exigência de licença prévia as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso. REFORMA TRABALHISTA Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA C R A

AUDIÊNCIA PÚBLICA C R A AUDIÊNCIA PÚBLICA C R A Cristiano Barreto Zaranza Chefe da Assessoria Jurídica Fev. 2010 Alteração da Lei 5.889/73 Regulamentou o trabalho rural Principais objetivos: - Dar dinamismo ao setor primário

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO. gehling.com.br

A REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO. gehling.com.br A REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO TERCEIRIZAÇÃO SEGUNDO A SÚMULA 331 DO TST I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços,

Leia mais

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados Projeto de lei 4330/2004 - quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados PL 4330 - projeto original apresenta à Ementa: Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços e as relações

Leia mais

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º A nossa constituição equiparou o trabalhador urbano ao rural ao definir que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que

Leia mais

O que é terceirização?

O que é terceirização? TERCEIRIZAÇÃO A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) o projeto de lei 4330/2004, que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho. Agora, o projeto será encaminhado diretamente

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte IV. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte IV. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte IV Prof. Cláudio Freitas - EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NÃO TEMPORÁRIOS Art. 4 o -A. Empresa prestadora de serviços

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 4.302-E DE 1998 Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe

Leia mais

São Paulo, 27 de Março de 2008.

São Paulo, 27 de Março de 2008. Verificação do Cumprimento das Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias na contratação de empresas terceirizadas São Paulo, 27 de Março de 2008. 1 Contatos Marcelo Natale Fernando Azar (11) 5186-1014

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Sujeitos do contrato de trabalho / empregador. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Sujeitos do contrato de trabalho / empregador. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Sujeitos do contrato de trabalho / empregador Prof. Hermes Cramacon Avulso Trabalhador portuário - Lei 12.815/2013. Trabalhador não portuário - Lei 12.023/2009. Conceito: Aquele que

Leia mais

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31)

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) 3271-5531 - www.contabilidadedias.com.br alterações na legislação trabalhista e os impactos nas relações de trabalho - Alterações

Leia mais

III CONGRESSO DOS ADVOGADOS TRABALHISTAS DE EMPRESAS NO RS - SATERGS A REGULAMENTAÇÃO LEGAL DA TERCEIRIZAÇÃO

III CONGRESSO DOS ADVOGADOS TRABALHISTAS DE EMPRESAS NO RS - SATERGS A REGULAMENTAÇÃO LEGAL DA TERCEIRIZAÇÃO III CONGRESSO DOS ADVOGADOS TRABALHISTAS DE EMPRESAS NO RS - SATERGS A REGULAMENTAÇÃO LEGAL DA TERCEIRIZAÇÃO 1 QUADRO VIGENTE ANTES DA REGULAMENTAÇÃO Súmula 331 do TST Insegurança jurídica pela falta de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO. Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO Prof. Antero Arantes Martins Terceirização Terceirização é um neologismo da palavra terceiro, aqui compreendido como intermediário. Segundo Godinho: é o fenômeno pelo

Leia mais

Britcham Corporate Day Aspectos Trabalhistas 23/03/2016

Britcham Corporate Day Aspectos Trabalhistas 23/03/2016 Britcham Corporate Day Aspectos Trabalhistas 23/03/2016 Regulamentação Constituição (art. 7º) CLT Consolidação das Leis do Trabalho Legislação Esparsa Convenções e Acordos Coletivos Contratos Individuais

Leia mais

Pereira Advogados Todos os Direitos Reservados

Pereira Advogados Todos os Direitos Reservados 15 Seminário sobre Produtividade e Redução de Custos na Agroindústria Canavieira Grupo IDEA Terceirização: Cenário Atual e Perspectivas 2 Conceito: - Em termos jurídicos, terceirizar significa delegar

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações

Leia mais

LEI No , DE 31 DE MARÇO DE 2017

LEI No , DE 31 DE MARÇO DE 2017 LEI No 13.429, DE 31 DE MARÇO DE 2017 Altera dispositivos da Lei no 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017 MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 PANORAMA ATUAL VIGÊNCIA 11 DE NOVEMBRO DE 2017 ALTERAÇÕES POR MEDIDA PROVISÓRIA Grupo de trabalho: a) Gestante em situação de insalubridade

Leia mais

Trabalho Temporário e Terceirização

Trabalho Temporário e Terceirização Trabalho Temporário e Terceirização (Lei 6019/74) Modificações Realizadas pela Lei 13.429/2017 (PL 4.302/98) & Lei 13.467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) com Quadro Comparativo Elaborado em: 14 de Novembro

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

Terceirização e os reflexos tributários. Fábio Junqueira de Carvalho Mestre UFMG e doutorando

Terceirização e os reflexos tributários. Fábio Junqueira de Carvalho Mestre UFMG e doutorando Terceirização e os reflexos tributários Fábio Junqueira de Carvalho Mestre UFMG e doutorando Histórico: Relatos indicam que há quase dois mil anos atrás, na Grécia, já havia empresas que alugavam escravos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III Prof. Cláudio Freitas A NOVA LEI 6.019/74 - Modificações pela Lei 13.429/2017 e Lei 13.467/017 (Reforma Trabalhista).

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Adam Smith Londres: divisão de tarefas resultou numa especialização do trabalho, com sensível ganho de velocidade na produção e r

1. INTRODUÇÃO Adam Smith Londres: divisão de tarefas resultou numa especialização do trabalho, com sensível ganho de velocidade na produção e r RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE TOMADORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS Osvaldo R. Fernandes Engenheiro Florestal Ibaiti Florestal Nov/08 1. INTRODUÇÃO 1776 - Adam Smith Londres: divisão de tarefas resultou numa

Leia mais

Sindicato Dos Laboratórios De Minas Gerais TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO

Sindicato Dos Laboratórios De Minas Gerais TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Sindicato Dos Laboratórios De Minas Gerais Nº: 73 INFOLAB Data: 12/04/2017 Fale conosco: (31) 3213-2738 - Fax: (31) 3213-0814 secretaria@sindlab.org.br www.sindlab.org.br TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO

Leia mais

Reflexões sobre a Lei /17. Setembro de 2017

Reflexões sobre a Lei /17. Setembro de 2017 Reflexões sobre a Lei 13.429/17 Setembro de 2017 A Lei 13.429 de 31/03/2017 Reflexões Iniciais Necessidade de regulamentação e modernização trabalhista no Brasil. Súmula 331 Atividade-fim x atividade-meio

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO

CONSIDERAÇÕES SOBRE TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Página1 CONSIDERAÇÕES SOBRE TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Primeiro, a lei 13429, de 31.03.2017 introduziu alterações nas relações de trabalho e dispôs sobre Trabalho Temporário e Terceirização. Depois,

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O que é afinal terceirização?

TERCEIRIZAÇÃO SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O que é afinal terceirização? O que é afinal terceirização? A contratação de serviços de terceiros para suas atividades meio, liberando seus gestores para dedicarem-se exclusivamente à atividade fim, qual seja, aquela que é a razão

Leia mais

Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Jornada de trabalho 1 A jornada de trabalho normal será o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, executadas as horas

Leia mais

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 1. TERCEIRIZAÇÃO A terceirização constitui o fornecimento de atividade especializada e não o fornecimento de trabalhadores. É um instituto da ciência da administração

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS. Sylvio Rodrigues Neto Abril / 2013

DIREITO DO TRABALHO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS. Sylvio Rodrigues Neto Abril / 2013 DIREITO DO TRABALHO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS Sylvio Rodrigues Neto Abril / 2013 DIREITO DO TRABALHO - O Direito do Trabalho visa a proteção do trabalhador, seja através de regulamentação legal das condições

Leia mais

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA Preparamos uma seleção dos pontos mais relevantes da Reforma para que possa entender melhor o que foi alterado e que, sem dúvida alguma, afetará a rotina de Sindicatos,

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Prof. Leandro Alencar

CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Prof. Leandro Alencar CONSIDERAÇÕES INICIAIS Prof. Leandro Alencar BANCA EXAMINADORA (FCC) Famosa nas provas dos TRT s. Questões de múltipla escolha. Letra da lei. DICAS DE ESTUDOS Leitura da lei seca. Resoluções de questões.

Leia mais

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários SALÁRIO / 13º SALÁRIO Direitos trabalhistas e previdenciários PISO SALARIAL Piso salarial de uma categoria de trabalhadores corresponde ao menor valor remuneratório que o empregador deve pagar ao empregado.

Leia mais

Terceirização Debates, projetos e encaminhamentos. Assessoria Técnica do Diap

Terceirização Debates, projetos e encaminhamentos. Assessoria Técnica do Diap Debates, projetos e encaminhamentos Assessoria Técnica do Diap A terceirização se intensificou no Brasil com a chamada 3º revolução industrial, na década de 70. Com o passar do tempo se tornou uma prática

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

TERCEIRIZAÇÃO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TERCEIRIZAÇÃO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES O QUE É? PARA QUE SERVE? FUNDAMENTOS? Súmula nº 331 do TST CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. LEGALIDADE I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA - CCJC PROJETO DE LEI Nº 4.330, DE 2004 (De Artur Bruno e outros)

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA - CCJC PROJETO DE LEI Nº 4.330, DE 2004 (De Artur Bruno e outros) COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA - CCJC PROJETO DE LEI Nº 4.330, DE 2004 (De Artur Bruno e outros) Dispõe sobre o contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Terceirização 1) Definição 2) Modalidades a) permanente ou temporária (nova lei 6.019/74

Leia mais

Quantas categorias profissionais sobreviverão a terceirização?

Quantas categorias profissionais sobreviverão a terceirização? Quantas categorias profissionais sobreviverão a terceirização? O projeto de lei que regulamenta e expande a terceirização no país (PL 4330/2004) não foi remetido ao Senado nesta segunda feira (27), ao

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2013 SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROMERO JUCÁ Minuta PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2013 Dispõe sobre a expropriação das propriedades rurais e urbanas onde se localizem a exploração de trabalho escravo

Leia mais

RENATO ARIAS SANTISO REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17

RENATO ARIAS SANTISO REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17 REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17 RESCISÃO CONTRATUAL HOMOLOGAÇÃO ART. 477 Não obrigatoriedade. Entrega de documentos - Para os códigos de saque 01, 02,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E-Social O que é? Sistema de coleta de informação das relações trabalhistas. O sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento

Leia mais

Indicações de bibliográficas: CLT. Leis e artigos importantes: OJ até 421 SÚMULAS TST até 444

Indicações de bibliográficas: CLT. Leis e artigos importantes: OJ até 421 SÚMULAS TST até 444 CURSO: OAB X EXAME - NOITE DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR: JULIANA MONTEIRO AULA 01 BLOCO: 01- MATÉRIA: INTRODUÇÃO (LEI TRABALHISTA NO TEMPO E ESPAÇO, FONTES, EMPREGADO). Indicações de bibliográficas:

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO CIRCULAR Nº 028/ 2017 São Paulo, 25 de Julho de 2017. REFORMA TRABALHISTA Foi publicada no DOU (14.7.2017) a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT e as Leis nº 6.019/1974, 8.036/1990 e 8.212/1991, para

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017 REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Unidade 3. Empregados e Empregadores. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Disciplina Direito do Trabalho I Prof. Amauri Cesar Alves 1. Empregado:

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO 1. Conceito de Terceirização é a transferência de atividades para fornecedores especializados. Assim, a Terceirização é uma relação Trilateral, abrangendo em um dos vértices

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 S UMÁRIO Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve histórico

Leia mais

SALÁRIOS E ADICIONAIS

SALÁRIOS E ADICIONAIS SALÁRIOS E ADICIONAIS Salário Valor do salário Salário Minimo é o pagamento realizado diretamente pelo empregador ao empregado, como retribuição pelo seu trabalho A estipulação do valor do salário hoje,

Leia mais

COMO A JUSTIÇA DO TRABALHO TEM SE POSICIONADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÕES? Davi Furtado Meirelles

COMO A JUSTIÇA DO TRABALHO TEM SE POSICIONADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÕES? Davi Furtado Meirelles COMO A JUSTIÇA DO TRABALHO TEM SE POSICIONADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÕES? Davi Furtado Meirelles - Evolução histórica da economia brasileira baseada em três ciclos econômicos:

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União LEI 8.666/1993 Art. 71. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução

Leia mais

Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata

Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata RUBRICAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Abono de qualquer natureza, salvo o de férias Incide Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba DIREITO DO TRABALHO II Profa. Graciane Saliba - Apresentação do site - Apresentação do plano de ensino e temas que serão tratados - Horários de aula - Trabalhos em sala e em equipe - Ausência e chamadas

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TST www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TST? Ementa FCC Reforma Trabalhista Noções de Direito do Trabalho: Dos princípios e fontes do

Leia mais

Fatos nacionais (PARTE I) (Política e seus desdobramentos)

Fatos nacionais (PARTE I) (Política e seus desdobramentos) Fatos nacionais (PARTE I) (Política e seus desdobramentos) As alterações mexem em pontos como férias, jornada, remuneração e plano de carreira, além de implantar e regulamentar novas modalidades de trabalho,

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 13.429, DE 31 DE MARÇO DE 2017. Altera dispositivos da Lei n o 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre

Leia mais

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

"Trabalho escravo - Desafios atuais" São Paulo, 25 de fevereiro de 2015

Trabalho escravo - Desafios atuais São Paulo, 25 de fevereiro de 2015 "Trabalho escravo - Desafios atuais" São Paulo, 25 de fevereiro de 2015 DESAFIOS TRABALHO ESCRAVO - ÓTICA CRIMINAL Art. 149. Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos

Leia mais

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará...

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Você sabe para que serve a Reforma Trabalhista? É a reformulação da Consolidação

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO (CLT)

CONTRATO DE TRABALHO (CLT) REFORMA TRABALHISTA CONTRATO DE TRABALHO (CLT) NOVAS MODALIDADES DE CONTRATAÇÃO 1 - Tempo Parcial (part time): até 30 horas semanais (sem horas extras); até 26 horas semanais (com até seis horas extras);

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal ÍNDICE CAPÍTULO 1 RECRUTAMENTO...7 SELEÇÃO...10 ADMISSÃO...16 CAPÍTULO 2 CONTRATO DE TRABALHO...19 LIVRO OU FICHA DE REGISTRO DE EMPREGADOS...23 CARTEIRA DE TRABALHO...23 LIVRO DE

Leia mais

Trabalhista Trabalho temporário Regras sobre relações de trabalho

Trabalhista Trabalho temporário Regras sobre relações de trabalho Trabalhista Trabalho temporário Regras sobre relações de trabalho Trabalhista - Alterada a lei sobre o trabalho temporário e definidas as regras sobre relações de trabalho na empresa de prestação de serviços

Leia mais

Dicas de estudo para. Direito do Trabalho. 2ª fase do Exame de Ordem. master.

Dicas de estudo para. Direito do Trabalho. 2ª fase do Exame de Ordem. master. Dicas de estudo para Direito do Trabalho 2ª fase do Exame de Ordem master www.masteroab.com.br As dicas listadas abaixo são essenciais para sua aprovação na 2ª Fase da OAB. Trata-se de assuntos polêmicos,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno...

REFORMA TRABALHISTA. Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno... Aprovada às pressas? Ou momento político (pêndulo) oportuno... O QUE É A REFORMA TRABALHISTA? COMO A REFORMA AFETA DIRETAMENTE O DIREITO COLETIVO: como é hoje redação aprovada Contribuição sindical obrigatória

Leia mais

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 Ideia e dinâmica do encontro Dúvidas em comum Troca de experiências Fontes do Direito do Trabalho Princípios - irrenunciabilidade -

Leia mais

XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM. A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI , de 13 de julho de 2017

XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM. A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI , de 13 de julho de 2017 XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI 13 467, de 13 de julho de 2017 PROF. DR. MIGUEL HORVATH JÚNIOR SÃO PAULO, AGOSTO DE 2017 Flexiguridade Conceito

Leia mais

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS.

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS. Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS leandro.cezimbra@fiergs.org.br JORNADA A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, acrescida de mais duas horas extras diárias (art. 59), mediante acordo

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

Súmula 354 do TST: GORJETAS. NATUREZA JURÍDICA. REPERCUSSÕES As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente

Súmula 354 do TST: GORJETAS. NATUREZA JURÍDICA. REPERCUSSÕES As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente REMUNERAÇÃO E SALÁRIO Prof. Maria Cláudia Felten E-mail: maria.claudia.felten@terra.com.br REMUNERAÇÃO REMUNERAÇÃO compreende-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário

Leia mais

LEI Nº 6.019/74 COMPARADA

LEI Nº 6.019/74 COMPARADA LEI Nº 6.019, DE 3 DE JANEIRO DE 1974. Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas, e dá outras Providências. Art. 1º - É instituído o regime de trabalho temporário, nas condições estabelecidas

Leia mais

Gestão de Terceirizados em SST e a Nova Legislação Trabalhista Fernando Guedes Ferreira Filho

Gestão de Terceirizados em SST e a Nova Legislação Trabalhista Fernando Guedes Ferreira Filho Gestão de Terceirizados em SST e a Nova Legislação Trabalhista Fernando Guedes Ferreira Filho Presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Duração, extinção, inexecução, sanções e responsabilidade Parte 2 Prof. Denis França o Se a extinção ocorrer com culpa do contratado (art. 80, 86 e 87):

Leia mais

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115 SUMÁRIO Apresentação 13 Capítulo I - A Relevância Social, Econômica e Cultural da Relação de Emprego 15 1. Introdução. 15 Capítulo II ~ A Formação da Relação de Emprego 19 1. Natureza jurídica... 19 1.1.

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Terceirização e Trabalho Temporário

Terceirização e Trabalho Temporário Terceirização e Trabalho Temporário Lei 13.429, de 31/03/2017 que promove alterações na Lei 6019 que disciplina as relações de trabalho na empresa de trabalho temporário, na empresa de prestação de serviços

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO UNIDADE 1. REMUNERAÇÃO E SALÁRIO. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Disciplina Direito do Trabalho II Prof. Amauri Cesar Alves Análise

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) Em 23 de dezembro de 2016 foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 6787, de autoria do Poder Executivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 O projeto chegou à Câmara dos Deputados, enviado pelo Executivo, com a previsão de alterar sete artigos

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST JORNADA DE TRABALHO Tempo efetivamente Trabalhado; Tempo à disposição do empregador Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST Conceito Jornada é o lapso de tempo durante o qual o empregado

Leia mais

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Leis Hierarquia das Normas Trabalhistas Princípio da Norma mais Favorável: Existindo duas ou mais

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TST www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr TERCEIRIZAÇÃO Alterações com a reforma trabalhista Serviços terceirizáveis e atividade-fim Determinados e específicos Sem obrigatoriedade

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Fontes e princípios do Direito do Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Fontes materiais - norma ainda não positivada. Momento pré-jurídico. Correntes de pensamento econômico, jurídico,

Leia mais