ANGOLA, ESTILOS DE VIDA E CONSUMIDOR 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANGOLA, ESTILOS DE VIDA E CONSUMIDOR 2014"

Transcrição

1

2 INTRODUÇÃO A Keyresearch é uma empresa de Pesquisa e Estudos de Mercado que está presente no mercado angolano desde 2005, sendo portanto a mais antiga empresa neste ramo em Angola. Sedeada em Luanda, a Keyresearch é uma empresa de origem angolana para o mercado angolano, e conta com mais de 60 profissionais, tendo também presença fixa em Benguela e Lubango. A empresa presta serviços de forma continuada há vários anos a muitas das principais empresas e marcas de sucesso em Angola tendo construído ao longo dos anos uma reputação de seriedade e qualidade. A Keyresearch presta também serviços especializados nas áreas de estudos quantitativos ad-hoc à medida do cliente, estudos qualitativos, pesquisa de ponto de venda, análises sectoriais e concorrenciais, cliente mistério e vários outros estudos regulares além do ALC: 1 Pesquisa regular de Media e Publicidade 2 Pesquisa regular de Banca e Seguros 3 Pesquisa regular de Telecomunicações e Tecnologia 4 Pesquisa regular de Bebidas não alcoólicas 5 Pesquisa regular de Bebidas alcoólicas

3 ÂMBITO E OBJECTIVOS O Angola, Estilos de Vida e consumidor 2014 é um projecto da Keyresearch que pretende compreender a complexidade dos comportamentos do povo angolano, bem como as suas verdadeiras motivações e anseios face à vida. Na sociedade actual, quais são as dimensões individuais (necessidades, motivações, atitudes, expectativas) explicativas do comportamento do povo angolano? Como são? O que pensam? O que sentem? O que querem? E o que não querem? Quais são os seus hábitos? Quais são as suas ambições? E preocupações? Quais são os seus valores? Quais são as suas expectativas? Quais as marcas que consomem? E quando consomem? Qual a importância da compreensão dos estilos de vida e hábitos de consumo para as marcas, instituições ou empresas?

4 ÂMBITO E OBJECTIVOS Com o conhecimento profundo do mercado e targets é possível identificar insights aplicáveis a todas as áreas de negócio. As marcas já perceberam o seu poder de influência na vida das pessoas. Muitas vezes porém, procuram-nos em meios onde eles nunca estão, falam uma linguagem que já foi a deles e vestem-se de forma igual. Porém, os angolanos não esperam e não querem que as marcas os imitem, mas que as próprias marcas se tornem inspiradoras dos seus estilos de vida. Desta forma torna-se necessário que as marcas: Conheçam a população, saibam quem são e o que fazem Respeitem e valorizem as suas acções e os seus paradoxos Entrem em contacto com o seu íntimo e com as suas ambições, de forma a fazerem parte da sua existência Pesquisar é descobrir, surpreenda-se!

5 METODOLOGIA Amostra total de 4200 consumidores de Luanda com uma margem de erro de ±1,51% para um grau de confiança de 95%. Dados válidos e representativos do universo da população de Luanda, com 15 ou mais anos de idade. Estudo desenvolvido tendo em conta a realidade dos hábitos e consumo da população de Angola. Abrange áreas como o agregado familiar, habitação, comportamentos, alimentação, estilos de vida, hábitos, necessidades e expectativas, costumes e consumos. Entrevista pessoal, Face to Face, suportada por um questionário estruturado. Os inquiridos foram seleccionados aleatoriamente, pelo processo de selecção Random Walk Method. Quando seleccionamos o inquirido, foi aplicada o método de quotas, considerando a idade, género e município de residência.

6 METODOLOGIA A aleatoriedade da amostra foi garantida através da selecção aleatória das áreas onde se efectuaram as entrevistas. Toda a cidade foi dividida por zonas e as áreas de recolha foram seleccionadas aleatoriamente.

7 ESTILO DE VIDA E CARACTERIZAÇÃO Dados sócio-demográficos: Região, Idade, género, ocupação, habilitações literárias e classe social Composição do agregado familiar: com quem vive Outros dados de caracterização: Posse de habitação Número de habitações possuídas Tipo de construção Posse de veículos: Número de veículos possuídos Atitudes e Comportamentos: Estilos de vida, ocupação do tempo, actividades de lazer... Investimento em si próprio: gostos, preferências, consumos... Experiências: Agregado e Residência: Composição (com ou sem co-residência), pertença... Gestão de Dependências: Ascendentes, Cônjuges e Pares, Descendentes Necessidades e Expectativas: Necessidades: serviços básicos, necessidades financeiras... Expectativas: objectivos para o futuro...

8 TODAS AS CATEGORIAS Filtros: Género, idade, município de residência. Dados de Caracterização: Estado civil, agregado familiar, dependentes, idades, escolaridade, emprego, ocupação, chefe de família, rendimento pessoal e rendimento familiar total, posse de bens, orçamento familiar, refeições e dieta alimentar. Estilos de Vida: Ritmo de vida, atitudes face ao consumo, tempos livres, experiências, expectativas e objectivos de vida. Desporto, clube e figura pública preferidos. Habitação: Tipo, estrutura, localização, mudar de casa, água, qualidade da água, energia eléctrica, abastecimento, gerador/marcas. Música: Frequência, locais, formatos, estilos, dança, cantores e grupos. Hábitos Transporte: Meio de transporte, tempo, utilização, frequência. Informática - Computadores e Internet: Posse computador, motivos não posse, intenção de compra, utilização, acesso internet, websites notoriedade e utilização. Turismo / Férias: Hábitos, locais e destinos. Leites: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, tipo, marcas e ocasiões. Iogurtes: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, tipo, marcas e ocasiões.

9 TODAS AS CATEGORIAS Media Imprensa Escrita Jornais: Notoriedade, consumo, frequência, jornais, locais, temas. Media Imprensa Escrita Revistas: Notoriedade, consumo, frequência, revistas, locais, temas. Media Televisão: Notoriedade, consumo, frequência, local, posse televisão, canais, horários, programas. Media Rádio: Notoriedade, consumo, frequência, local, posse rádio, estações/rádios, horários, programas. Televisão Operadoras: Tipo acesso, operadora, intenção de mudança, locais. Recordação Publicitária: Marcas Angolanas, recordação publicidade, meios, campanhas, motivos. Viaturas Marcas: Notoriedade carros e motas, carta de condução, veículos agregado, posse por tipo e marca, intenção de compra (novo/usado) e por marca. Banca: Notoriedade, posse, produtos/serviços, cliente banco(s), factores de escolha, intenção abertura de conta, produtos pretendidos, intenção escolha banco, empréstimos, kixikila e poupança. Seguros: Notoriedade, posse, produtos/serviços, cliente seguradora(s), factores de escolha, intenção compra, produtos pretendidos, inteção escolha seguradora.

10 TODAS AS CATEGORIAS Refrigerantes / Gasosas: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, tipo, marcas e ocasiões. Bebidas Energéticas: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, tipo, marcas e ocasiões. Tónicas: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, tipo, marcas e ocasiões. Sumos: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, tipo, marcas e ocasiões. Água Mineral / Engarrafada: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, tipo, marcas e ocasiões. Cervejas: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, tipo, marcas e ocasiões. Vinhos: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, tipo, marcas e ocasiões. Bebidas Espirituosas: Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, marcas e ocasiões. Bebidas prontas a beber (RTD s): Notoriedade, compra, frequência e locais, consumo, marcas e ocasiões, factores escolha.

11 TODAS AS CATEGORIAS Higiene Pessoal: Tipos de produtos utilizados no lar, notoriedade, compra, utilização, marcas, canal, factores escolha. Higiene do Lar: Tipos de produtos utilizados no lar, notoriedade, compra, utilização, marcas, canal, factores de escolha. Electrodomésticos e Electrónica: Posse no agregado, notoriedade, posse, compra, marcas, canal, factores. Telecomunicações Telemóveis: Notoriedade, posse, compra, canal, factores escolha, marcas. Telecomunicações Operadoras: Operadora telemóvel, gasto mensal, telefone empresa, posse, frequência, utilização, factores escolha. Internet, intenção de mudança, motivos não mudança.

12 RELATÓRIO E SERVIÇOS Relatório Completo: Análises estatísticas descritivas Análises estatísticas multivariadas Tabelas: Quadros de Tabulação das perguntas directas, com dados ventilados pelas variáveis: Sexo Idade Estratificação por Classe Social Município onde reside Como em qualquer projecto de pesquisa desenvolvido pela Keyresearch o estudo tem uma componente de relatório completo e detalhado e outra dimensão de serviço para que o cliente possa obter respostas a perguntas específicas à medida do cliente. Em função do nº de categorias pretendidas o cliente tem acesso a várias análises específicas e ventiladas conforme necessidades. A contribuição para o sucesso dos nossos clientes é o compromisso do nosso serviço.

13 CONTACTOS KEYRESEARCH Pesquisa, estudos de mercado e monitorização de media Via Expresso Benfica Luanda Angola Telm.: comercial@keyresearch-ao.com Site:

PESQUISA E ESTUDO DE MERCADO ANGOLA

PESQUISA E ESTUDO DE MERCADO ANGOLA PESQUISA E ESTUDO DE MERCADO ANGOLA A Keyresearch presta serviços profissionais especializados de pesquisa e estudos de mercado, em todo o país, para todos os sectores de negócios através de vários tipos

Leia mais

PESQUISA, ESTUDOS DE MERCADO E MONITORIZAÇÃO DE MEDIA ANGOLA

PESQUISA, ESTUDOS DE MERCADO E MONITORIZAÇÃO DE MEDIA ANGOLA PESQUISA, ESTUDOS DE MERCADO E MONITORIZAÇÃO DE MEDIA ANGOLA Janeiro / 2017 A Keyresearch presta serviços profissionais especializados de pesquisa, estudos de mercado e monitorização de media, para todos

Leia mais

Celebrar com confiança Estudo de Natal Retail & Consumer Products

Celebrar com confiança Estudo de Natal Retail & Consumer Products Celebrar com confiança Estudo de Natal 2017 Retail & Consumer Products Onde obter ideias e conselhos Onde encontra ideias e conselhos sobre as seguintes categorias de presentes? A fonte mais utilizada

Leia mais

Escola Secundária de Amato Lusitano 2011/2012

Escola Secundária de Amato Lusitano 2011/2012 Escola Secundária de Amato Lusitano 2011/2012 Este questionário serve apenas para a elaboração do dossier de estágio, salvaguardando a identidade de cada um. Inquérito 1. Identificação do Aluno Nome: Nº

Leia mais

SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA

SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA ESTRATÉGIA MARKETING COMUNICAÇÃO GESTÃO COMERCIAL INTERNACIONALIZAÇÃO SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA www.janunescarneiro.pt ESTRATÉGIA E MARKETING EVENTOS INTERNACIONALIZAÇÃO PROCESSOS

Leia mais

Determinantes da Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crónicas não transmissíveis constituem actualmente a principal causa

Determinantes da Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crónicas não transmissíveis constituem actualmente a principal causa Determinantes da Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crónicas não transmissíveis constituem actualmente a principal causa de morbilidade e mortalidade calculando-se, que em 2001

Leia mais

E.S.S.A ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ BARREIRO QUINTA DA LOMBA

E.S.S.A ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ BARREIRO QUINTA DA LOMBA E.S.S.A ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ QUINTA DA LOMBA BARREIRO A ACTIVIDADE FÍSICA e AQUISIÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL PROJECTO DE ESCOLA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Leia mais

Netsonda realiza estudo sobre utilização de QR Codes em Portugal Oeiras, 10 de Março de 2014

Netsonda realiza estudo sobre utilização de QR Codes em Portugal Oeiras, 10 de Março de 2014 Estudo Netsonda Netsonda realiza estudo sobre utilização de QR Codes em Portugal Oeiras, 10 de Março de 2014 A Netsonda levou a cabo um estudo de opinião sobre o conhecimento e a utilização do QR Codes

Leia mais

Exceeding expectations Estudo de Natal Consumer Products & Retail

Exceeding expectations Estudo de Natal Consumer Products & Retail Exceeding expectations Estudo de Natal 2016 Consumer Products & Retail Onde obter ideias e conselhos Onde encontra ideias e conselhos sobre as seguintes categorias de presentes? Em, a fonte mais utilizada

Leia mais

AVALIAÇÃO DE EVENTOS

AVALIAÇÃO DE EVENTOS AVALIAÇÃO DE EVENTOS Marketing, Publicidade e Relações Públicas /2008 AVALIAÇÃO DE EVENTOS A avaliação de um evento consiste no processo de observação, medição e acompanhamento crítico da sua implementação,

Leia mais

Relatório sobre o Inquérito aos Candidatos ao Mestrado em Música da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2015/2016

Relatório sobre o Inquérito aos Candidatos ao Mestrado em Música da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2015/2016 Relatório sobre o Inquérito aos Candidatos ao Mestrado em Música da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2015/2016 Gabinete para a Cultura da Qualidade Dezembro de 2015 Índice Geral Índice Geral...

Leia mais

Operador de ETAR / ETA (M/F)

Operador de ETAR / ETA (M/F) Operador de ETAR / ETA (M/F) Moura / Alvito Funções - Efectuar operações de manutenção, vigia e conservação das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e Estações Tratamento de Água (ETA); - Efectuar

Leia mais

METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO

METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO O Inquérito à Ocupação do Tempo (IOT) abrange o território do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, tendo-se estabelecido que os resultados deveriam

Leia mais

E N T I D A D E P L A N O D E A C T I V I D A D E S M U N I C I P A L MUNICIPIO DE MESAO FRIO DO ANO 2014

E N T I D A D E P L A N O D E A C T I V I D A D E S M U N I C I P A L MUNICIPIO DE MESAO FRIO DO ANO 2014 PÁGINA : 1 1. Funções gerais 21.642,72 1.480.300,00 1.480.300,00 1.501.942,72 1.1. Serviços gerais de 21.642,72 1.387.285,00 1.387.285,00 1.408.927,72 administração pública 1.1.1. Administracao geral 21.642,72

Leia mais

Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008.

Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008. ESTUDO QUANTITATIVO Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas APEME MAIO de 2008 OBJECTIVOS OBJECTIVOS Com o presente estudo pretendeu-se identificar

Leia mais

Questionário. O projecto tem como objectivo a introdução de uma mesa interactiva que visa melhorar a experiência dos clientes nos restaurantes.

Questionário. O projecto tem como objectivo a introdução de uma mesa interactiva que visa melhorar a experiência dos clientes nos restaurantes. Questionário IPM - Grupo 9 Este questionário faz parte de um projecto universitário da cadeira Interfaces Pessoa Máquina que visa recolher informações sobre as pessoas que frequentam restaurantes de forma

Leia mais

Nota Prévia 7 Prefácio... 23

Nota Prévia 7 Prefácio... 23 Indice Nota Prévia 7 Prefácio................................................... 23 I PARTE - Definição, classificações e funções da Publicidade 25 O Que é Publicidade? 27 Importância e Desenvolvimento

Leia mais

SUMÁRIO DEDICATÓRIA... EPÍGRAFE... AGRADECIMENTO... RESUMO... ABSTRACT... FIGURAS, QUADROS E TABELAS..

SUMÁRIO DEDICATÓRIA... EPÍGRAFE... AGRADECIMENTO... RESUMO... ABSTRACT... FIGURAS, QUADROS E TABELAS.. i SUMÁRIO DEDICATÓRIA.......... EPÍGRAFE...... AGRADECIMENTO..... RESUMO.... ABSTRACT........ FIGURAS, QUADROS E TABELAS.. vii viii ix xi xii xiii CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO 1.1. Apresentação.......... 1 1.2.

Leia mais

FICHA TÉCNICA PARA O DEPÓSITO DE SONDAGEM Eventuais objectivos intermédios (secundários) que com ele se relacionem

FICHA TÉCNICA PARA O DEPÓSITO DE SONDAGEM Eventuais objectivos intermédios (secundários) que com ele se relacionem FICHA TÉCNICA PARA O DEPÓSITO DE SONDAGEM 1. Entidade responsável pela realização da sondagem: Marktest, Marketing. Organização, Formação Lda. Rua de São José nº 183 1169-116 Lisboa 5. Identificação do

Leia mais

AUDIÇÃO GRUPO DE TRABALHO REGULAÇÃO DA CONCORRÊNCIA E DEFESA DO CONSUMIDOR. Instituto de Seguros de Portugal. 18 de Novembro de 2010

AUDIÇÃO GRUPO DE TRABALHO REGULAÇÃO DA CONCORRÊNCIA E DEFESA DO CONSUMIDOR. Instituto de Seguros de Portugal. 18 de Novembro de 2010 AUDIÇÃO GRUPO DE TRABALHO REGULAÇÃO DA CONCORRÊNCIA E DEFESA DO CONSUMIDOR Instituto de Seguros de Portugal 18 de Novembro de 2010 1 ÍNDICE 1. O INTERESSE DO CONSUMIDOR NA ACTUAÇÃO DO ISP 2. INICIATIVAS

Leia mais

Obesidade. Violência

Obesidade. Violência ADOLESCENTES PORTUGUESES ADOLESCENTES PORTUGUESES: ALIMENTAÇÃO E ESTILOS DE VIDA SAUDAVEIS Margarida Gaspar de Matos* Psicóloga Joana Branco, João Urbano e Equipa Aventura Social & Saúde *Prof Ass F M

Leia mais

Estudos de Mercado Estudos de Audiências Media Monitoring. Fevereiro 2010

Estudos de Mercado Estudos de Audiências Media Monitoring. Fevereiro 2010 Estudos de Mercado Estudos de Audiências Media Monitoring Fevereiro MARKTEST ANGOLA Constituída em Setembro de 2006, a Marktest Angola entra em funcionamento pleno em Janeiro de 2007. Pertencendo ao Grupo

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE. INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida. 2º Trimestre 2015

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE. INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida. 2º Trimestre 2015 INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida 2º Trimestre 2015 Julho 2015 Ficha Técnica Presidente Antonio Duarte Editor Instituto Nacional

Leia mais

Escola Básica das Lagoas Agrupamento de Escolas de Arcozelo

Escola Básica das Lagoas Agrupamento de Escolas de Arcozelo Solicitamos alguns minutos do teu tempo para responder a este questionário, o qual servirá para compreender melhor os hábitos e as opiniões dos alunos do 4.º ano da Escola Básica das Lagoas, em aspetos

Leia mais

ESTUDOS DE. Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA

ESTUDOS DE. Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA ESTUDOS DE Audiências Media Monitoring Mercado ANGOLA A EMPRESA O Grupo Marktest tem consolidado ao longo dos últimos 26 anos uma forte posição nas áreas dos Estudos de Mercado, da informação e na área

Leia mais

Escrito por {ga=redaccao} Terça, 22 Novembro :40 - Actualizado em Terça, 22 Novembro :46

Escrito por {ga=redaccao} Terça, 22 Novembro :40 - Actualizado em Terça, 22 Novembro :46 Em 2011, o Melhores Marcas de Moçambique, um programa de pesquisa em comunicação votado à valorização das marcas e dos profissionais que os trabalham, no país, elegeu a Nokia, como melhor marca em Moçambique,

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE. INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida. 3º Trimestre 2016

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE. INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida. 3º Trimestre 2016 INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida 3º Trimestre 2016 Outubro 2016 Ficha Técnica Presidente Osvaldo Borges Vice-Presidente Celso

Leia mais

Preçário BANCO ANGOLANO DE NEGÓCIOS E COMÉRCIO, SA. Instituição Financeira Bancária

Preçário BANCO ANGOLANO DE NEGÓCIOS E COMÉRCIO, SA. Instituição Financeira Bancária Preçário BANCO ANGOLANO DE NEGÓCIOS E COMÉRCIO, SA Instituição Financeira Bancária ANEXO II TABELA DE TAXAS DE JURO Data de entrada em vigor: 15 de Setembro de 2018 O Preçário completo do Banco Angolano

Leia mais

I Inquérito Nacional sobre Asma INASma

I Inquérito Nacional sobre Asma INASma I Inquérito Nacional sobre Asma INASma Sumário do Inquérito Nacional de Controlo da Asma Direcção Geral de Saúde Dezembro 2010 I Inquérito Nacional sobre Asma Direcção geral de saúde / Comissão de Acompanhamento

Leia mais

GESTÃO DA CAÇA E DA PESCA

GESTÃO DA CAÇA E DA PESCA GESTÃO DA CAÇA E DA PESCA Teresa Ferreira (Responsável) Ano lectivo 2018/2019 OBJECTIVOS DA UC Saber como é efetuada a gestão da atividade de pesca e de caça: agentes, instrumentos e motivações. Conhecer

Leia mais

CONSUMO NO SUL DE MINAS

CONSUMO NO SUL DE MINAS CONSUMO NO SUL DE MINAS Público: supermercados, indústrias, restaurantes e bares. CALENDÁRIO 2016 PLANEJAMENTO DE MERCADO (MÍDIAS DIGITAIS) EPTV E SE MINAS NÃO TEM MAR... ESTUDO: CONSUMO NO SUL DE MINAS

Leia mais

Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas - Fevereiro de 2006 Principais resultados

Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas - Fevereiro de 2006 Principais resultados http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryid=190143 Data de publicação 26.4.2006 Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas - Fevereiro de 2006 Principais resultados Serviço Telefónico Fixo (STF)

Leia mais

ANGOLA, ESTILOS DE VIDA E CONSUMIDOR 2014

ANGOLA, ESTILOS DE VIDA E CONSUMIDOR 2014 ANGOLA, ESTILOS DE VIDA E CONSUMIDOR 2014 ÂMBITO E OBJECTIVO Angola, Estilos de Vida e consumidor 2014 é um projecto da Keyresearch que pretende compreender a complexidade dos comportamentos do povo angolano,

Leia mais

Susana Lopes - Novadir Vitor Cabeça - Marktest 2º Seminário EM na Indústria Farmacêutica

Susana Lopes - Novadir Vitor Cabeça - Marktest 2º Seminário EM na Indústria Farmacêutica A ferramenta que permite Potenciar o investimento na imprensa médica Susana Lopes - Novadir Vitor Cabeça - Marktest Conteúdo Indicadores Metodologia Títulos estudados Outputs O que é o Marksel O AIM no

Leia mais

BARÓMETRO TRIMESTRAL DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO EM PORTUGAL 4º TRIMESTRE DE 2014 RELATÓRIO DE RESULTADOS

BARÓMETRO TRIMESTRAL DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO EM PORTUGAL 4º TRIMESTRE DE 2014 RELATÓRIO DE RESULTADOS BARÓMETRO TRIMESTRAL DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO EM PORTUGAL 4º TRIMESTRE DE 2014 RELATÓRIO DE RESULTADOS Índice Introdução 03 Ficha Técnica 05 Sumário Executivo 06 Relatório de Resultados 07 Entidades Inquiridas

Leia mais

Enquadramento. Multifuncionalidade - Integração de várias funções no mesmo espaço e tempo, numa determinada escala >>> conceito analítico

Enquadramento. Multifuncionalidade - Integração de várias funções no mesmo espaço e tempo, numa determinada escala >>> conceito analítico Projecto Mural Enquadramento Função - Capacidade da paisagem de fornecer bens e serviços que correspondem a necessidades, procura e objectivos da sociedade, directa ou indirectamente. Comodidades: produção

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO, ACÇÃO SOCIAL E DEFESA DO AMBIENTE. Ofertas de Emprego

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO, ACÇÃO SOCIAL E DEFESA DO AMBIENTE. Ofertas de Emprego Ofertas de Emprego Director do Controlo de Qualidade (M/F) Campo Maior Freguesia de S. João Baptista Habilitações: Licenciatura Horário: Diurno (8H 17H) Função: Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade,

Leia mais

Inquérito às Despesas das Famílias: Porquê? Como? Para quê?

Inquérito às Despesas das Famílias: Porquê? Como? Para quê? Inquérito às Despesas das Famílias: Porquê? Como? Para quê? Eduarda Góis, Cristina Gonçalves, Esperança Figueiredo, Patrícia Pereira INE DES/CV Lisboa JOCLAD (10-04-2014) Inquérito às Despesas das Famílias:

Leia mais

ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR

ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ANO 2013 Direção Regional de Estatística da Madeira Uma porta aberta para um universo de informação estatística Catalogação Recomendada Índice

Leia mais

Comunicação, divulgação de informação e interactividade

Comunicação, divulgação de informação e interactividade Comunicação, divulgação de informação e interactividade Segurança e controlo nas instalações e zonas limítrofes Actividades socio culturais e ocupação de tempos livres Acções de Apoio Social e Solidariedade

Leia mais

Anexo A. Inquirição aos Munícipes e Principais Agentes da Cidade de Lisboa: Qualidade de Vida e Governação Urbana

Anexo A. Inquirição aos Munícipes e Principais Agentes da Cidade de Lisboa: Qualidade de Vida e Governação Urbana Anexo A Inquirição aos Munícipes e Principais Agentes da Cidade de Lisboa: Qualidade de Vida e Governação Urbana Este estudo tem como principal objetivo analisar as mudanças dos modelos de governação urbana

Leia mais

PLANO MARKETING Operacional e Estratégico PRAZILÂNDIA PRAIA DAS ROCAS

PLANO MARKETING Operacional e Estratégico PRAZILÂNDIA PRAIA DAS ROCAS Operacional e Estratégico OBJECTIVOS Tendo em conta o Projecto Prazilândia/Praia das Rocas e o espaço geográfico em que se insere, pretende-se com este plano ajudar a dinamizar os negócios existentes e

Leia mais

Estudo sobre o impacto de notoriedade do programa PORTUGAL SOU EU

Estudo sobre o impacto de notoriedade do programa PORTUGAL SOU EU Estudo sobre o impacto de notoriedade do programa PORTUGAL SOU EU C o o rdenação: Helena Martins Gonçalves Profe s s o ra A s s o c i a d a d o ISEG N ovembro 2 0 17 Agenda 1. Objetivos do estudo de mercado

Leia mais

Questionário nº. 1 Caracterização do individuo 1.1- Idade Sexo: F M Estado Civil: Solteiro Casado Viúvo Divorciado União de facto

Questionário nº. 1 Caracterização do individuo 1.1- Idade Sexo: F M Estado Civil: Solteiro Casado Viúvo Divorciado União de facto Questionário nº O presente questionário, é destinado à população de idade avançada da Freguesia de Cucujães, com o intuito de analisar até que ponte o risco de pobreza ao nível monetário e de privação,

Leia mais

Barómetro Media e Comunicação: Tendências 2007/08. Publicidade, Evolução do Sector no Curto Prazo Consumidor: Força Motriz do Mercado de Media

Barómetro Media e Comunicação: Tendências 2007/08. Publicidade, Evolução do Sector no Curto Prazo Consumidor: Força Motriz do Mercado de Media Barómetro Media e Comunicação: Tendências 2007/08 Publicidade, Evolução do Sector no Curto Prazo Consumidor: Força Motriz do Mercado de Media Nota Introdutória: Este relatório é produto da análise quantitativa

Leia mais

Consultor Dr. Mário Pádua. Equipa técnica de acompanhamento CMO: Lurdes Poeira Cristina André Júlia Cardoso Marta Camilo Isabel Matias

Consultor Dr. Mário Pádua. Equipa técnica de acompanhamento CMO: Lurdes Poeira Cristina André Júlia Cardoso Marta Camilo Isabel Matias 1 Equipa do projecto: Helena Rato (Cood.) Belén Rando César Madureira Cláudia Anjos Conceição Baptista Luís Lapão Madalena Antunes Margarida Martins Miguel Rodrigues Consultor Dr. Mário Pádua Equipa técnica

Leia mais

FICHA DE SERVIÇO SOCIAL

FICHA DE SERVIÇO SOCIAL FICHA DE SERVIÇO SOCIAL Utente na modalidade Data de admissão Ficha Social Beneficiário Nº Beneficiário Nº Utente Contacto em caso de emergência: Nome _ Direcção Telefone I IDENTIFICAÇÃO 1. Nome 2. Sexo

Leia mais

II.2 - Análise de Tarefas II

II.2 - Análise de Tarefas II Melhor e Pior? II Perceber os Utilizadores e as Tarefas II.2 Análise de Tarefas II HCI, Cap. 15, Alan Dix Task-Centered UI Design, Cap. 1-2 C. Lewis and J. Rieman 2 Resumo Aula Anterior Sumário O que é

Leia mais

E N T R E V I S T A S O B R E Q U A L I D A D E D E V I D A (Maria Emília Ribeiro dos Santos, 2006)

E N T R E V I S T A S O B R E Q U A L I D A D E D E V I D A (Maria Emília Ribeiro dos Santos, 2006) Nº da Entrevista: Local: Data: / / E N T R E V I S T A S O B R E Q U A L I D A D E D E V I D A (Maria Emília Ribeiro dos Santos, 2006) PARTE I Caracterização geral do entrevistado 1. DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS

Leia mais

Resultados do Inquérito Tu Também Contas!

Resultados do Inquérito Tu Também Contas! Resultados do Inquérito Tu Também Contas! Este texto é um anexo ao Dossier V Censos 21 na sequência de um trabalho desenvolvido entre 22 e 23 Resultados do Inquérito Tu Também Contas! Introdução A informação

Leia mais

Matemática, 6º Ano. Matemática, 6º Ano

Matemática, 6º Ano. Matemática, 6º Ano Conteúdo: População e Amostra; e FICHA DE TRABALHO 1 Quando realizas um estudo estatístico de uma variável estatística, é mais aconselhável fazer um CENSO ou uma SONDAGEM? Na colheita de dados, da informação,

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ❶ Designa cada uma dos estudos assinalando com um C ou com um S.

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ❶ Designa cada uma dos estudos assinalando com um C ou com um S. Conteúdo: População e Amostra; Censo e Sondagem FICHA DE TRABALHO 1 Quando realizas um estudo estatístico de uma variável estatística, é mais aconselhável fazer um CENSO ou uma SONDAGEM? Na colheita de

Leia mais

Interfaces Pessoa-Máquina (IPM)

Interfaces Pessoa-Máquina (IPM) Interfaces Pessoa-Máquina (IPM) 2009/2010 Joaquim Jorge Daniel Gonçalves Alfredo Ferreira II PERCEBER OS UTILIZADORES E AS TAREFAS II.2 ANÁLISE DE TAREFAS II HCI, Cap. 15, Alan Dix Task-Centered UI Design,

Leia mais

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010 Desafios, Estratégias e Instrumentos de Sustentabilidade para o Ambiente Urbano Carla Silva Serpa, 20/11/2010 SUMÁRIO: APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE URBANA O PAPEL DO AMBIENTE

Leia mais

ÍNDICE PARTE I ESTUDO TEÓRICO

ÍNDICE PARTE I ESTUDO TEÓRICO ÍNDICE PARTE I ESTUDO TEÓRICO Capítulo I EM BUSCA DE UMA CLARIFICAÇÃO CONCEPTUAL... 1 1.1 Introdução...1 1.2 O conceito de lazer...2 1.2.1 - Lazer entre prevenção e terapia...6 1.3 O conceito de turismo...7

Leia mais

Transportes públicos rodoviários na cidade de Maputo: entre os TPM e os MY LOVE

Transportes públicos rodoviários na cidade de Maputo: entre os TPM e os MY LOVE Transportes públicos rodoviários na cidade de Maputo: entre os TPM e os MY LOVE (Projecto realizado em parceria entre o OMR e a Universidade Politécnica) Kayola da Barca Vieira e Yasser Arafat Dadá 06

Leia mais

Hábitos de realização de Gravações de Media

Hábitos de realização de Gravações de Media Hábitos de realização de Gravações de Media Notas Técnicas AGECOP Hábitos de Realização de Gravações de Media Notas Técnicas Universo Inquiridos de ambos os géneros, com idade compreendida entre os 15

Leia mais

Estudo sobre as intenções de compra dos portugueses no regresso às aulas

Estudo sobre as intenções de compra dos portugueses no regresso às aulas Estudo sobre as intenções de compra dos portugueses no regresso às aulas Índice 3 4 13 32 37 Sumário executivo População escolar portuguesa inquirida Intenções de Preparação para o regresso às aulas Metodologia

Leia mais

Plano de Estudos. Humana Métodos de Investigação em Gestão do Desporto Matemática 6 Semestral 156 MAT11424M

Plano de Estudos. Humana Métodos de Investigação em Gestão do Desporto Matemática 6 Semestral 156 MAT11424M Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Direção e Gestão Desportiva (cód. 533) 1. o Ano - 1. o Semestre Marketing e Empreendedorismo no Desporto Gestão 6 Semestral

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Objectivos do Estudo Hipóteses do Estudo REVISÃO DA LITERATURA Conceito de Desporto...

1. INTRODUÇÃO Objectivos do Estudo Hipóteses do Estudo REVISÃO DA LITERATURA Conceito de Desporto... ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 2 1.1. Objectivos do Estudo... 5 1.1. Hipóteses do Estudo... 6 2. REVISÃO DA LITERATURA... 7 2.1. Conceito de Desporto... 8 2.2. Evolução e Tendências Actuais das Práticas

Leia mais

Análise de Conteúdo à Comunicação Editorial. 2º Trimestre de 2011

Análise de Conteúdo à Comunicação Editorial. 2º Trimestre de 2011 Análise de Conteúdo à Comunicação Editorial 2º Trimestre de 2011 INTRODUÇÃO A análise de performance da comunicação permite avaliar a eficácia das acções de comunicação e relações públicas através da medição

Leia mais

As famílias despenderam mais de 60% em habitação, transportes e alimentação

As famílias despenderam mais de 60% em habitação, transportes e alimentação Orçamentos Familiares 2015/2016 (Dados provisórios) 19 de dezembro de 2016 As famílias despenderam mais de 60% em habitação, transportes e alimentação De acordo com os resultados provisórios do Inquérito

Leia mais

PROGRAMA DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR. Ministério da Saúde. Projecto AGUARELA ALIMENTAR

PROGRAMA DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR. Ministério da Saúde. Projecto AGUARELA ALIMENTAR Ministério da Saúde Projecto PROGRAMA DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR AGUARELA ALIMENTAR AGUARELA ALIMENTAR Caracterização: Projecto de intervenção a nível dos Cuidados de Saúde Primários Finalidade:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CENSOS E INQUERITO ESPECIAIS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO REVISOR / DIGITADOR

DEPARTAMENTO DE CENSOS E INQUERITO ESPECIAIS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO REVISOR / DIGITADOR REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTERIO DE PLANEAMENTO DEPARTAMENTO DE CENSOS E INQUERITO ESPECIAIS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO REVISOR / DIGITADOR Luanda, Maio 2008 Inquérito Integrado sobre o Bem-Estar da População

Leia mais

97% Dos indivíduos com idade entre os 10 e os 15 anos utilizam computador, 93% acedem à Internet e 85% utilizam telemóvel

97% Dos indivíduos com idade entre os 10 e os 15 anos utilizam computador, 93% acedem à Internet e 85% utilizam telemóvel Sociedade da Informação e do Conhecimento Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias: Indivíduos dos 1 aos 15 anos 3 de Fevereiro 9 97% Dos indivíduos com idade

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2011

Programa BIP/ZIP 2011 Programa BIP/ZIP 2 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 33 UDAL em Movimento-Mostra o Talento Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar -6 Lisboa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ANÁLISE DA QUALIDADE GERAL E ESPECÍFICA DOS SERVIÇOS E INFRAESTRUTURAS EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA Novembro de 2007 1 PB RESULTADO DO INQUÉRITO AOS FUNCIONÁRIOS

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Cotações Bar

PLANO DE NEGÓCIO Cotações Bar PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO Cotações Bar Rodrigo Joel Luchtenberg (rodrigolute@hotmail.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Graduado em Administração

Leia mais

Relatório Preliminar: Inquéritos Castelo Branco. 17 de Dezembro de 2013

Relatório Preliminar: Inquéritos Castelo Branco. 17 de Dezembro de 2013 Relatório Preliminar: Inquéritos Castelo Branco 17 de Dezembro de 2013 InLUT Integration of Land Use and Transport in Medium-Sized Cities 2 Apresentação O projecto de investigação INLUT - Integração dos

Leia mais

Carta Educativa do Porto

Carta Educativa do Porto Carta Educativa do Porto PERCURSOS ESCOLARES, AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS FACE À ESCOLA: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DAS FAMÍLIAS DA CIDADE DO PORTO Idalina Machado Fernando Pau-Preto XIV Colóquio Internacional

Leia mais

Sociedade da Informação e do Conhecimento Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias: 2005 a 2008.

Sociedade da Informação e do Conhecimento Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias: 2005 a 2008. Sociedade da Informação e do Conhecimento 33 DDEE FF EEVVEERREEI IIRROO DDEE 2299 Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias: 25 a 28. 97% Dos indivíduos com idade

Leia mais

Estudo da influência das motivações de consumo no aporte hídrico dos Portugueses

Estudo da influência das motivações de consumo no aporte hídrico dos Portugueses Estudo da influência das motivações de consumo no aporte hídrico dos Portugueses Relatório Maio de 2010 Elaborado por: Ana Santos José Loff Revisto por: Ana Macedo Índice 1. Introdução. 5 2. Objectivos....8

Leia mais

Inquérito de Satisfação Festa do Vinho 2017

Inquérito de Satisfação Festa do Vinho 2017 OBSERVATÓRIO DO TURISMO OT-UMa Inquérito de Satisfação Festa do Vinho 2017 Resultados e Análise Parceiros FICHA TÉCNICA Objetivo Caraterizar e identificar a opinião dos turistas (não residentes na região)

Leia mais

2. A evolução e o consumo de serviços de comunicações electrónicas perspectiva integrada

2. A evolução e o consumo de serviços de comunicações electrónicas perspectiva integrada 010 2. A evolução e o consumo de serviços de comunicações perspectiva integrada Nos capítulos seguintes apresentar-se-á a situação dos serviços de comunicações em 2006. A estrutura do relatório baseia-se

Leia mais

Reassentamento e Modos de Vida Perspectivas de Angola MPUMALANGA, ÁFRICA DO SUL OUTUBRO 2014

Reassentamento e Modos de Vida Perspectivas de Angola MPUMALANGA, ÁFRICA DO SUL OUTUBRO 2014 Reassentamento e Modos de Vida Perspectivas de Angola MPUMALANGA, ÁFRICA DO SUL OUTUBRO 2014 ÍNDICE 03 04 05 07 Objectivos e Metodologia Linha do tempo Normativos e Estratégia Nacional Estudo de projectos

Leia mais

Observa-se que 62% dos formandos são do sexo masculino e 38% do feminino.

Observa-se que 62% dos formandos são do sexo masculino e 38% do feminino. CURSO: PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE GESTÃO 1- IDENTIFICAÇÃO DOS FORMANDOS (21FORMANDOS) OUTRAS NOME MASCULINO FEMININO CHAVES LOCALIDADES IDADE Amílcar Santos I 0 0 Espinhoso/Ventrais 17 Ana

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA CÂMARA MUNICIPAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA A PROCEDIMENTO CONCURSAL CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Código da publicitação do procedimento Código de candidato A preencher pela entidade empregadora CARACTERIZAÇÃO DO

Leia mais

Relatório Preliminar: Inquéritos Santarém. 22 de Julho 2013

Relatório Preliminar: Inquéritos Santarém. 22 de Julho 2013 Relatório Preliminar: Inquéritos Santarém 22 de Julho 2013 InLUT Integration of Land Use and Transport in Medium-Sized Cities 2 Apresentação O projecto de investigação INLUT - Integração dos usos do solo

Leia mais

Situação Política e Económica de Portugal. Marktest para Diário Económico

Situação Política e Económica de Portugal. Marktest para Diário Económico Situação Política e Económica de Portugal Marktest para Diário Económico Abril de 2011 I. Ficha Técnica da Sondagem A presente sondagem é da responsabilidade da seguinte entidade: Marktest, Marketing.

Leia mais

Análise dos inquéritos do Orçamento Participativo Concelho de Aljustrel Outubro/ Novembro 2015

Análise dos inquéritos do Orçamento Participativo Concelho de Aljustrel Outubro/ Novembro 2015 RELATÓRIO FINAL Análise dos inquéritos do Orçamento Participativo Concelho de Aljustrel Outubro/ Novembro 2015 O processo de consulta pública integrado na iniciativa Orçamento Participativo do concelho

Leia mais

INQUÉRITO AOS MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV

INQUÉRITO AOS MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV INQUÉRITO AOS MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV População residencial (Trabalho de campo em julho de 2016) Setembro de 2016 ANACOM 1. Introdução Apresenta-se de seguida uma síntese dos resultados do Inquérito

Leia mais

Comparação dos dados das campanhas de sensibilização (entre 2013 e 2015)

Comparação dos dados das campanhas de sensibilização (entre 2013 e 2015) Comparação dos dados das campanhas de sensibilização (entre 2013 e 2015) I. Divulgação através de visitas à comunidade 1. Cidadãos em geral, idosos e jovens Tema 01/06/2013- residências, Guarde bem os

Leia mais

ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS / ECONOMIA AMBIENTAL. A valoração do Ambiente

ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS / ECONOMIA AMBIENTAL. A valoração do Ambiente ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS / ECONOMIA AMBIENTAL A valoração do Ambiente Conceito de Valor Segundo os Economistas: Valor de um objecto, produto ou serviço é aquilo que estamos dispostos a pagar por

Leia mais

Comércio Internacional

Comércio Internacional REFERENCIAL COMUM DE CERTIFICAÇÃO (Unidades de Certificação) Comércio Internacional Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor,

Leia mais

RELATÓRIO DE RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE ELEIÇÕES & INTERNET JUNHO DE 2009

RELATÓRIO DE RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE ELEIÇÕES & INTERNET JUNHO DE 2009 RELATÓRIO DE RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE ELEIÇÕES & INTERNET JUNHO DE 2009 Netsonda - Network Research Quem Somos? A Netsonda, em actividade desde Julho de 2000, é líder e pioneira em Portugal na recolha

Leia mais

Perfil do Turista - 1 ZONA DE TURISMO DE GUIMARÃES PERFIL DO TURISTA

Perfil do Turista - 1 ZONA DE TURISMO DE GUIMARÃES PERFIL DO TURISTA 1 ZONA DE TURISMO DE GUIMARÃES PERFIL DO TURISTA - 2002 2 A Zona de Turismo de Guimarães promoveu durante os meses de Maio a Setembro de 2002 um inquérito aos turistas. Foram realizados 428 inquéritos

Leia mais

ÍNDICE NACIONAL DO CONSUMO CONSCIENTE OBSERVATÓRIO DO CONSUMO CONSCIENTE

ÍNDICE NACIONAL DO CONSUMO CONSCIENTE OBSERVATÓRIO DO CONSUMO CONSCIENTE ÍNDICE NACIONAL DO CONSUMO CONSCIENTE OBSERVATÓRIO DO CONSUMO CONSCIENTE ÍNDICE NACIONAL DO CONSUMO CONSCIENTE OBSERVATÓRIO DO CONSUMO CONSCIENTE Ana Loureiro António Gomes Carlos Alves Rosa José Rousseau

Leia mais

Parte 3 Conhecer e compreender a envolvente

Parte 3 Conhecer e compreender a envolvente 1 Parte 3 Conhecer e compreender a envolvente 3.1 O sistema de Informação em Marketing 3.2 A concorrência, conhecer e agir 3.3 O Consumidor, compreensão e análise 3.4 Consumo e Marketing, novas tendências

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS BE e a MUDANÇA A ORGANIZACIONAL: Papel do CREM/BE no desenvolvimento curricular.

AVALIAÇÃO DAS BE e a MUDANÇA A ORGANIZACIONAL: Papel do CREM/BE no desenvolvimento curricular. O MODELO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO DAS BE e a MUDANÇA A ORGANIZACIONAL: Papel do CREM/BE no desenvolvimento curricular. ESRDL/CREM CREM/Carlos Carlos Carvalho 1 Interacção Sociedade-Escola Escola-NTI Vivemos

Leia mais

Para carregar informação para o seu computador consulte ou para receber gratuitamente informação por registe-se no nosso site

Para carregar informação para o seu computador consulte   ou para receber gratuitamente informação por  registe-se no nosso site Ficha Técnica Conselho de Administração Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Herminio Soares Ribeiro Directora administrativa Goreth Carvalho Editor Instituto Nacional

Leia mais

DOSSIER DE IMPRENSA ACÇÃO QUALIDADE DE VIDA. Associação Salvador Dossier de Imprensa 1

DOSSIER DE IMPRENSA ACÇÃO QUALIDADE DE VIDA. Associação Salvador Dossier de Imprensa 1 DOSSIER DE IMPRENSA ACÇÃO QUALIDADE DE VIDA 2009 Associação Salvador Dossier de Imprensa 1 ÍNDICE 1. A ASSOCIAÇÃO SALVADOR 3 2. ACÇÃO QUALIDADE DE VIDA 4 3. CONTACTOS 8 Associação Salvador Dossier de Imprensa

Leia mais

ORÇAMENTO DE 2007 Receitas/Despesas

ORÇAMENTO DE 2007 Receitas/Despesas CORRENTES 13.767.023,00 CORRENTES 13.767.023,00 01 Impostos directos 3.742.060,00 01 Despesas com o pessoal 6.715.760,00 01.02 Outros 3.742.060,00 01.01 Remunerações certas e permanentes 5.503.000,00 01.02.02

Leia mais

MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV

MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV População residencial (Trabalho de campo em junho de 2017) Agosto de 2017 ANACOM 1. Introdução Apresenta-se de seguida uma síntese dos resultados do Barómetro de Telecomunicações

Leia mais

Eleições Legislativas 2009

Eleições Legislativas 2009 Sondagem Aximage: Eleições Legislativas 2009 Metodologia 1 FICHA TÉCNICA DESTINADA A PUBLICAÇÃO E ELABORADA DE ACORDO COM UM MODELO PROPOSTO À ERC PARA A IMPRENSA FICHA TÉCNICA Universo: indivíduos inscritos

Leia mais

Relatório dos testes e estudos de mercado. MARCA: LEV, Comer para Emagrecer SERVIÇO: Métodos LEV CATEGORIA: Métodos de Emagrecimento

Relatório dos testes e estudos de mercado. MARCA: LEV, Comer para Emagrecer SERVIÇO: Métodos LEV CATEGORIA: Métodos de Emagrecimento Relatório dos testes e estudos de mercado MARCA: LEV, Comer para Emagrecer SERVIÇO: Métodos LEV CATEGORIA: Métodos de Emagrecimento Janeiro 2017 O PRÉMIO CINCO ESTRELAS RESUMO DO PROCESSO INFORMAÇÃO SOBRE

Leia mais