Estudo da influência das motivações de consumo no aporte hídrico dos Portugueses

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo da influência das motivações de consumo no aporte hídrico dos Portugueses"

Transcrição

1 Estudo da influência das motivações de consumo no aporte hídrico dos Portugueses Relatório Maio de 2010

2 Elaborado por: Ana Santos José Loff Revisto por: Ana Macedo

3 Índice 1. Introdução Objectivos Metodologia 10 Desenho e plano do estudo. 11 Questionário..12 Aporte hídrico...22 Variáveis calculadas...23 Amostra.27 Análise estatística Resultados...29 Caracterização da amostra..31 Aporte hídrico..40

4 Índice 4. Resultados 29 Preocupação com a saúde, imagem corporal e estado de hidratação..49 Atitudes e comportamentos face às bebidas..58 Importância da disponibilização de várias bebidas. 65 Motivações na escolha de bebidas - Escolha de bebidas por prazer.. 70 Motivações na escolha de bebidas - Escolha de bebidas por questões racionais.. 82 Aporte hídrico face aos valores de referência da EFSA..95 (In)cumprimento dos valores de referência da EFSA nos jovens com idade entre os 14 e os 18 anos Diferença percentual de aporte hídrico face aos valores de referência da EFSA Conclusões Referências...130

5 1. Introdução

6 Introdução A água é um elemento essencial ao funcionamento do corpo humano, representando cerca de 50 a 60% do seu peso 1. Uma hidratação desadequada e continuada, implica uma quantidade de água insuficiente para o normal funcionamento do organismo e está relacionada com a ocorrência de diversas doenças nomeadamente ao nível renal, cardiovascular e digestivo 2,3. Embora as necessidades diárias de consumo de água sejam directamente influenciadas por diversos factores ambientais e individuais condições climáticas como a humidade do ar e temperatura, realização de exercício físico, metabolismo, sudação, situação de doença aguda ou crónica que podem determinar um ajuste do valor médio diário de referência de consumo total de água 1,4, a European Food Safety Authority (EFSA) apresenta valores de referência para a ingestão de água total, proveniente de bebidas e de alimentos *. Os valores considerados neste estudo são 75% da água total, o que corresponde à água proveniente de bebidas: Fase do ciclo de vida Sexo feminino Sexo masculino Crianças ( 3 anos) 1,0 litro/ dia 1,0 litro/ dia Crianças ( 8 anos) 1,2 litros/ dia 1,2 litros/ dia Crianças ( 13 anos) 1,4 litros/ dia 1,6 litros/ dia Adolescentes e Adultos 1,5 litros/ dia 1,9 litros/ dia * Valores de referência aproximados recomendados para indivíduos saudáveis. Os valores mais adequados para cada pessoa dependem de vários factores (actividade física, temperatura ambiente, situações de doença, entre outros).

7 Introdução Os valores de referência são fornecidos em termos de quantidade total de água, tanto proveniente do consumo de água mas também de outras bebidas, como leite, sumos, refrigerantes, chá ou café e de alimentos 4. A homeostasia implica que existam níveis adequados de hidratação, independentemente da sua origem 4, pelo que o recurso a outras alternativas torna-se de particular importância quando o consumo de água é reduzido. No Estudo de Caracterização do Perfil de Hidratação dos Portugueses, realizado em 2009, verificou-se que, face às recomendações em discussão na altura, da EFSA, apenas os homens de idade superior a 31 anos apresentavam valores de aporte hídrico proveniente de bebidas abaixo do recomendado. O envolvimento com as dimensões de saúde surgiu como um dos factores mais relevantes, no que toca ao impacto no aporte hídrico, sendo que o perfil que apresentou o maior aporte hídrico foi simultaneamente pouco restritivo na escolha das bebidas consumidas e razoavelmente preocupado com a saúde. Mais, o aporte hídrico das pessoas que não mostram concordância com a afirmação gosto de beber água foi inferior ao das restantes pessoas.

8 2. Objectivos

9 Objectivos o Analisar o aporte hídrico da população portuguesa face aos valores de referência da EFSA. o Caracterizar as motivações de consumo de bebidas. o Avaliar a influência das motivações no aporte hídrico proveniente de bebidas. o Avaliar o aporte hídrico da população portuguesa e a relação destes com um consumo de bebidas mais ou menos diversificado. o Comparar o aporte hídrico proveniente de bebidas, a distribuição do aporte por categorias de bebidas e a avaliação da preocupação com a saúde, imagem corporal e hidratação com os resultados do estudo realizado em 2009.

10 3. Metodologia

11 Desenho e Plano do estudo Estudo transversal de uma amostra representativa da população Portuguesa de ambos os sexos, com idade entre os 14 e os 70 anos. A recolha de dados foi realizada por método de random-route 5, por aplicação de um questionário, por entrevista directa, aos indivíduos que dessem o seu consentimento informado oral para participação no estudo. Os questionários foram aplicados entre 11 de Fevereiro e 15 de Março, de segunda-feira a Domingo, entre as 10h e as 22h. De modo a se obter informação relativa aos 7 dias da semana, os questionários foram aplicados quer durante a semana, quer ao fimde-semana de forma equilibrada e representativa. Os questionários foram realizados por abordagem domiciliária, sendo que em cada localidade, foi realizado um percurso com viragens pré-definidas à direita e à esquerda, a partir de um ponto inicial previamente estabelecido (Câmara Municipal, Igreja, ou escola primária). Na primeira rua o inquiridor dirigia-se à primeira habitação do lado direito. No caso de se tratar de um prédio, escolhia o R/C direito, o 1º andar esquerdo, o segundo andar direito e assim sucessivamente, até ao último andar. De seguida dirigia-se à segunda habitação do lado esquerdo. No caso de se tratar de um prédio, escolhia o R/C esquerdo, o 1º andar direito, o segundo andar esquerdo e assim sucessivamente, até ao último andar.

12 Questionário A informação recolhida contemplou: Dados socio-demográficos sexo, idade, local de residência, situação profissional, escolaridade, nível de rendimento Caracterização clínica por auto-reporte diagnóstico de hipertensão, hipercolesterolemia, gota, diabetes, insuficiência renal e cálculos renais, peso e altura (a partir dos quais foi calculado o índice de massa corporal - IMC) e, avaliação do estado de saúde. Avaliação do consumo de bebidas das últimas 24 horas avaliação do tipo e quantidade ingerida de bebidas, incluindo todas as bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, café e chá, iogurtes líquidos; sendo distinguida a água da torneira e água engarrafada determinados através do registo de todas as bebidas ingeridas no dia anterior à realização do questionário. Grau de preocupação com a saúde, com a imagem corporal e com o estado de hidratação - classificado numa escala de 10 pontos, em que 0 significava preocupação mínima e 10 preocupação máxima. Os indivíduos que indicassem um grau de preocupação >5 deveriam indicar a forma como avaliam o seu estado de hidratação.

13 Questionário A informação recolhida contemplou: Atitudes e comportamentos face às bebidas - avaliados através da resposta a 9 questões, em que os inquiridos deveriam manifestar o seu grau de concordância, numa escala de tipo Likert de 5 pontos, que variava entre 1 discordo totalmente e 5 concordo totalmente e, a 2 questões adicionais sobre capacidade de hidratação das bebidas. Motivações na escolha de bebidas caracterização das motivações dos consumidores relativamente à escolha de bebidas de um modo geral e em determinadas circunstâncias avaliados numa escala de tipo Likert de 5 pontos, que variava entre 1 discordo totalmente e 5 concordo totalmente e, numa questão adicional através de uma escala visual analógica em que os indivíduos se deveriam posicionar numa recta que ia desde escolha de bebidas por questões racionais a escolha de bebidas por prazer.

14 Questionário

15 Questionário

16 Questionário

17 Questionário

18 Questionário

19 Questionário

20 Questionário

21 Questionário

22 Aporte Hídrico O aporte hídrico foi calculado com base na avaliação do tipo e quantidade de bebidas ingeridas nas 24 horas precedentes, por ordem cronológica de consumo e com recurso a imagens de copos, canecas e tigelas para registo das quantidades 6, se o inquirido não soubesse indicar o volume consumido. Neste registo foram incluídas todas as bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, sendo distinguida a água da torneira e água engarrafada. As bebidas foram convertidas numa mesma unidade (mililitros) e o peso relativo de água que as constitui foi determinado de acordo com a informação disponibilizada na Tabela de Composição de Alimentos, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge 7. Para caracterização da composição do aporte hídrico, foram consideradas as seguintes categorias: água mineral com e sem gás; água da torneira; leite, iogurtes e batidos; café e chá; bebidas alcoólicas; refrigerantes e água mineral com e sem gás com sabores; sumos de fruta naturais e embalados; outras categorias. Na análise relativa a aporte hídrico, e em todas as variáveis calculadas a partir do aporte hídrico, foram considerados apenas os indivíduos que afirmaram que o consumo de líquidos nas 24 horas anteriores tinha sido semelhante ao habitual.

23 Variáveis calculadas Foram elaboradas as seguintes variáveis relativas ao aporte hídrico: Valor de aporte hídrico (valor em litros) Valor de aporte hídrico face às recomendações da EFSA (acima/ abaixo) Diferença percentual face às recomendações (valor em percentagem e intervalos de valores de diferença face à recomendação) Constituição do aporte hídrico tendo em conta as categorias definidas Distribuição do aporte hídrico por períodos do dia Considerando o grupo com maior diferença face às recomendações, realizou-se a sua caracterização no sentido de se identificarem pistas que possibilitem definir estratégias para uma maior aproximação face aos valores de referência.

24 Variáveis calculadas Considerou-se como flexível no consumo de bebidas os indivíduos que apresentassem >50% do volume total de água ingerido oriundo da ingestão de outras bebidas que não água e que afirmassem: Não concordar nem discordar, discordar ou discordar totalmente com a afirmação P16.5 A preocupação com a hidratação foi codificada tendo em conta as seguintes categorias: 0-3 Baixa preocupação 4-6 Preocupação normal 7-10 Preocupação elevada

25 Variáveis calculadas A questão sobre escolha de bebidas por prazer e por questões racionais P20 e P21 foram codificadas tendo em conta as seguintes categorias: 0-3 Baixa motivação 4-6 Motivação normal 7-10 Motivação elevada As questões sobre o grau de concordância com a escolha de bebidas depender do momento de consumo P20.2 e P21.2 foram codificadas tendo em conta as seguintes categorias: Discordo totalmente ou Discordo - Discordo Não concordo nem discordo Concordo ou Concordo totalmente - Concordo

26 Variáveis calculadas A questão sobre o grau de concordância com o estado de hidratação depender da diversidade de bebidas disponíveis P18 será codificada tendo em conta as seguintes categorias: Discordo totalmente ou Discordo - Discordo Não concordo nem discordo Concordo ou Concordo totalmente Concordo Considerando a diferença percentual média atribuída aos sumos, refrigerantes, chá e leite face à água e a média destas médias como ponte de corte, foram definidos 2 grupos, um como apresentando literacia face à capacidade de hidratação das bebidas literacia acima da média e um grupo de baixa literacia literacia abaixo da média.

27 Amostra Assumindo um erro de 1,8%, um nível de significância de 0,05 e representatividade a nível Nacional, foi constituída uma amostra aleatória de indivíduos estratificada por sexo, idade e Região, de acordo com a população residente de ambos os sexos com idade entre os14 e os 70 anos ( habitantes, INE, Censos 2001). Os locais de realização do estudo foram seleccionados aleatoriamente, em cada uma das Regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve em número proporcional à dimensão da amostra e de acordo com as suas características demográficas e sócio-económicas.

28 Análise estatística Os dados foram analisados utilizando o programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão Foi efectuada uma análise descritiva das variáveis, sendo apresentada a frequência absoluta e relativa para variáveis categóricas e, a média e o desvio-padrão (média desvio padrão, mediana, mínimo e máximo) para as variáveis contínuas. Na comparação de variáveis categóricas foi utilizado o Teste do Qui-quadrado de Pearson. Na comparação bivariada de variáveis contínuas foi usado o Teste t para amostras independentes e na comparação multivariada de variáveis contínuas foi empregue Análises de Variância. Foi utilizado o teste Post-hoc de Bonferroni para testar entre que grupos existiam diferenças. Todos os cálculos e testes de associação entre variáveis ou grupos de indivíduos foram executados para um limiar de significância de 0,05.

29 4. Resultados

30 Resultados Foram recolhidos dados de 3014 indivíduos, com a seguinte distribuição regional: ,2% ,1% ,6% 155 5,1% 121 4,0%

31 Caracterização da amostra

32 % Caracterização socio-demográfica Distribuição por sexo Distribuição por sexo e grupos etários N % N=3014 Masculino ,0 Feminino ,0 Total , ,9 8,0 25,4 23,7 37,4 37,6 28,3 30, anos anos anos anos Distribuição por idade Masculino Feminino Idade N 3014 Média 40,3 DP 15,9 Mediana 39,0 Mínimo 14 Máximo 70 Distribuição por grupos etários N % anos 254 8, anos , anos , anos ,5 Total ,0

33 Caracterização socio-demográfica Distribuição por estado civil N % Solteiro ,4 Casado/ união facto ,9 Div./ separado 226 7,5 Viúvo 128 4,3 Total ,0 Distribuição por escolaridade N % Não frequentou a escola 30 1,0 1º-4º ano ,1 5º -9º ano ,5 10º-12º ano ,2 >12º ano ,2 Total ,0

34 Caracterização socio-demográfica Distribuição por tipo de actividade N % Estudante ,8 Activo ,0 Desempregado 195 6,5 Doméstica 171 5,7 Reformado ,0 Total ,0 Distribuição por escalão de rendimento N % < , , , , ,3 > ,4 Total ,0

35 % Caracterização clínica 100 Auto-relato de patologias diagnosticadas pelo médico ,0 25,4 22,7 16,7 17,0 16,3 7,4 7,1 7,8 2,7 3,3 3,0 2,7 5,6 5,9 2,2 3,2 5,4 Hipertensão Diabetes Dislipidemia Insuf. renal Cálculos renais Gota Total Masculino Feminino N=3007 p=n.s.

36 Caracterização antropométrica Dados antropométricos auto-relato Peso (kg) Altura (m) IMC (kg/m 2 ) Sexo masculino - 25,74 2,86 kg/m 2 N Média 70,0 1,69 24,41 Sexo feminino - 23,12 3,43 kg/m 2 (p<0,001) DP 12,3 0,08 3,43 Mediana 70,0 1,69 24,49 Mínimo 40,0 1,44 15,06 Classes de IMC Máximo 120,0 2,00 41,52 Notas: Sexo masculino - maior proporção de indivíduos com excesso de peso (58,9% versus 23,7% no sexo feminino, p<0,001) Sexo feminino - proporção mais elevada de indivíduos com baixo peso e peso normal (5,3% e 67,0% versus 1,0% e 35,1% no sexo masculino, p<0,001) Excesso de peso; 41,0% N=2041 Obesidade; 4,5% Baixo peso; 3,2% Peso normal; 51,3%

37 % Exercício físico Prática regular de exercício físico N % Sim ,2 Não ,8 Total ,0 Prática regular de exercício físico segundo o sexo e grupo etário ,9 81,1 54,4 50,3 N=2982 p<0, ,1 31,4 27,9 22,6 19,7 14,9 0 Total anos anos anos anos Masculino Feminino

38 Avaliação do estado de saúde Avaliação do estado de saúde actual total, por sexo e grupo etário 0 Mau; Bom Total Sexo masculino Sexo feminino anos anos anos anos N Média 80,5 81,7 79,4 90,7 86,8 82,2 70,2 DP 17,5 17,1 17,8 11,1 15,3 15,5 18,1 Mediana 85,0 86,0 84,0 95,0 92,0 86,0 73,0 Mínimo Máximo p - <0,001 <0,001 (entre todos os grupos)

39 Notas finais Foram inquiridos 3014 indivíduos, 51% do sexo feminino, idade média de 40,3 anos. De 0, mínimo a 100, máximo, os inquiridos classificam a sua saúde em 81 pontos, sendo a avaliação mais positiva nos indivíduos do sexo masculino e no grupo dos 14 aos 18 anos. 24% referiram diagnóstico de hipertensão arterial e 17% de dislipidémia. 41% apresentam excesso de peso e 5% obesidade, sendo os indivíduos do sexo masculino aqueles que apresentam maior percentagem de excesso de peso. Mais de um terço realiza exercício físico, maioritariamente indivíduos do sexo masculino e de classes etárias mais jovens.

40 Aporte hídrico

41 Aporte hídrico Aporte hídrico proveniente de bebidas, por sexo e grupo etário (l/dia) Total Total 2009 Sexo masculino Sexo feminino anos anos anos anos N Média 1,73 1,58 1,72 1,73 1,91* 1,86* 1,71* 1,59* DP 0,67 0,69 0,67 0,67 0,70 0,73 0,62 0,63 Mediana 1,65 1,52 1,65 1,65 1,88 1,79 1,65 1,50 Mínimo 0,18 0,00 0,24 0,18 0,55 0,24 0,39 0,18 Máximo 7,25 8,55 5,21 7,25 4,62 7,25 5,17 4,27 p <0,001 0,761 <0,001 * Todos os grupos apresentam diferenças entre si, excepto entre vs Foram excluídos da análise 525 indivíduos que afirmaram que o consumo de líquidos nas 24 horas anteriores não tinha sido semelhante ao habitual (17,4%) e 14 inquiridos que não responderam a esta questão (0,5%). Destes, 55,4% afirmaram que o seu consumo fora maior que o habitual (n=284) e 44,6% menor (n=229).

42 43,4% 21,9% 11,4% 9,6% 38,4% 20,6% 9,4% 17,0% 47,9% 23,1% 13,2% 2,7% 6,6% 6,5% 6,7% 27,4% 19,6% 13,2% 12,3% 23,7% 18,3% 10,7% 20,8% 30,8% 20,9% 15,5% 4,5% 6,9% Constituição do aporte hídrico Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por categoria, por sexo Feminino Masculino Total Feminino Masculino Total 13,3% 10,9% 15,6% 6,8% 7,7% 6,0% 8,8% 10,8% 5,1% 4,4% 5,7% 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% 0,5% 0,2% N=1287 N=1188 N=2475 N=1071 N=978 N=2049 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Água mineral com e sem gás* Leite/ iogurtes/ batidos Bebidas alcoólicas Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada Água da torneira Café/ chá Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor Outros *(no estudo de 2009 incluía também Água da torneira )

43 43,4% 11,4% 9,6% 6,8% 38,6% 2,0% 0,7% 18,1% 43,4% 8,9% 6,6% 9,8% 27,4% 19,6% 13,2% 12,3% 8,8% 28,3% 0,1% 23,5% 27,4% 5,3% 14,4% Constituição do aporte hídrico Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por categoria, por idade 13,3% 10,2% 16,5% 29,5% 20,6% 2,0% 8,8% 21,9% 29,7% 22,5% 6,6% 10,50% 8,70% 5,1% 6,2% 6,7% 0,3% 0,40% 0,20% 0,3% 0,1% 0,4% anos anos Total N=577 N=217 N= anos anos Total N=1071 N=978 N=2049 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Água mineral com e sem gás* Leite/ iogurtes/ batidos Bebidas alcoólicas Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada Água da torneira Café/ chá Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor Outros *(no estudo de 2009 incluía também Água da torneira )

44 Constituição do aporte hídrico Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por categoria, por idade 13,3% 14,4% 10,7% 43,4% 45,1% 42,4% 27,4% 25,5% 29,4% 9,6% 10,4% 13,4% 2,9% 8,8% 19,6% 18,0% 18,1% 6,5% 21,9% 20,0% 21,5% 17,2% 3,0% 3,3% 0,3% 0,20% 0,40% 0,3% 0,3% 0,3% anos anos Total anos anos Total 13,2% 14,6% 18,1% 11,4% 12,0% 15,4% 12,3% 15,6% 6,8% 5,4% 6,6% 6,60% 3,90% 5,1% 5,2% N=765 N=916 N=2475 N=1071 N=978 N=2049 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Água mineral com e sem gás* Leite/ iogurtes/ batidos Bebidas alcoólicas Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada Água da torneira Café/ chá Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor Outros *(no estudo de 2009 incluía também Água da torneira )

45 Água da torneira Considerando que, em média, os inquiridos consomem 0,47 litros de água da torneira por dia estima-se que sejam consumidos 173,02 litros por ano por pessoa O que corresponde a um consumo anual de litros em Portugal, na população entre os 14 e os 70 anos.

46 11,1% 9,7% 12,4% 19,6% 20,7% 22,4% 19,1% Distribuição do aporte hídrico por períodos do dia Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por períodos do dia, por sexo Feminino Masculino Total 19,0% 18,6% 19,4% 21,6% 23,7% 18,7% 17,5% 19,8% 9,0% 8,1% 9,8% N=1287 N=1188 N=2475 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Desde o acordar até ao pequeno-almoço (inclusivé) Ao almoço Ao jantar Depois do pequeno-almoço e até ao almoço Entre o almoço e o jantar Depois do jantar e até ao deitar e durante a noite

47 11,1% 21,6% 9,0% 7,2% 20,7% 10,9% 21,3% 18,3% Distribuição do aporte hídrico por períodos do dia Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por períodos do dia, por idade anos anos anos anos Total 19,0% 17,6% 17,7% 18,7% 11,0% 12,1% 10,7% 22,6% 21,0% 22,0% 18,7% 18,8% 19,1% 18,7% 20,9% 21,2% 19,3% 20,7% 22,7% 9,2% 8,8% 9,5% N=765 N=916 N=577 N=217 N=2475 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Desde o acordar até ao pequeno-almoço (inclusivé) Ao almoço Ao jantar Depois do pequeno-almoço e até ao almoço Entre o almoço e o jantar Depois do jantar e até ao deitar e durante a noite

48 Notas finais Verificou-se um aporte hídrico médio de 1,73 litros/ dia, valor estatisticamente superior ao verificado em 2009 (1,58 l/dia). Este valor é superior na classe etária dos 14 aos 18 anos, não apresentando diferenças por sexo. 41% do aporte advém do consumo de água, sendo este superior nas mulheres e nas faixas etárias acima dos 18 anos. O consumo de leite é superior nas mulheres e nos inquiridos mais jovens; são as mulheres e os inquiridos com idade acima dos 30 anos que apresentam maior consumo de chá e café; o consumo de bebidas alcoólicas aumentou face aos dados do ano passado, sendo mais elevado nos homens e nos indivíduos acima dos 30 anos; o consumo de refrigerantes e sumo naturais é superior nos homens e nas faixas etárias mais jovens. Considerando a distribuição do aporte hídrico por períodos do dia, verificou-se que, globalmente, a maior proporção do aporte advém de bebidas consumidas às refeições, sendo esta situação particularmente verdade para os inquiridos do sexo masculino e para a faixa etária dos 14 aos 18 anos. Nas mulheres o consumo entre refeições é mais expressivo, verificando-se que a distribuição da ingestão de bebidas é menos polarizada entre o almoço e o jantar, repartindo-se mais ao longo do dia.

49 Preocupação com a saúde, imagem corporal e estado de hidratação

50 Preocupação com a saúde Grau de preocupação com a saúde, por sexo e grupo etário 0 Mínimo; 10 - Máximo Total Total 2009 Masculino Feminino anos anos anos anos N Média 7,2 7,3 7,0 7,4 7,2 7,5 7,2 7,1 DP 1, 9 1,6 1,9 1,8 2,2 1,9 1,8 1,9 Mediana 7,0 7,0 7,0 8,0 7,0 8,0 7,0 7,0 Mínimo Máximo p 0,082 <0,001 <0,001

51 Preocupação com a saúde 100% 80% Grau de preocupação com a saúde segundo o sexo 60% 70,6 66,7 74,4 40% 20% 0% N=3007 p<0,001 25,1 28,1 22,3 4,3 5,2 3,3 Total Masculino Feminino 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Grau de preocupação com a saúde segundo o sexo 100% 80% 60% 69,2 63,3 74,6 40% 20% 0% 29,3 34,6 24,2 1,5 2,1 1,0 Total Masculino Feminino

52 Preocupação com a imagem corporal Grau de preocupação com a imagem corporal, por sexo e grupo etário 0 Mínimo; 10 - Máximo Total Total 2009 Masculino Feminino anos anos anos anos N Média 6,6 7,0 6,5 6,8 7,8 7,6 6,7 5,5 DP 2,2 1,9 2,2 2,2 2,0 1,8 2,0 2,3 Mediana 7,0 7,0 7,0 8,0 8,0 8,0 7,0 6,0 Mínimo Máximo p <0,001 <0,001 <0,001

53 Preocupação com a imagem corporal Grau de preocupação com a imagem corporal segundo o sexo 100% 80% 60% 56,3 52,0 60,4 40% 20% 0% N=3006 p<0,001 34,0 38,1 30,0 9,7 9,8 9,6 Total Masculino Feminino 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada 100% Grau de preocupação com a imagem corporal segundo o sexo 80% 60% 40% 63,1 57,3 68,4 20% 33,0 37,6 28,8 0% 3,9 5,1 2,8 Total Masculino Feminino

54 Preocupação com a hidratação Grau de preocupação com a hidratação, por sexo e grupo etário 0 Mínimo; 10 - Máximo Total Total 2009 Masculino Feminino anos anos anos anos N Média 6,0 6,4 5,5 6,5 5,8* 6,3* 6,0 5,8* DP 2,2 2,0 2,3 2,1 2,2 2,1 2,3 2,2 Mediana 6,0 6,0 6,0 7,0 6,0 6,0 6,0 6,0 Mínimo Máximo p <0,001 <0,001 <0,001 * Comparação vs e 51-70

55 Preocupação com a hidratação 100% Grau de preocupação com a hidratação segundo o sexo 80% 60% 42,8 38,2 52,1 40% 20% 0% N=3003 p<0,001 43,1 48,1 38,2 14,2 18,8 9,7 Total Masculino Feminino 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Grau de preocupação com a hidratação segundo o sexo 100% 80% 50,0 43,8 55,6 60% 40% 20% 44,0 49,0 39,5 0% 6,0 7,2 4,8 Total Masculino Feminino

56 Preocupação com a hidratação Modo de avaliação do estado de hidratação, considerando os indivíduos com nível de preocupação > 5 (n=1831) N % Quantidade de líquidos que bebeu ,2 Cor da urina ,8 Sensação de boca seca/ sede ,3 Alterações da pele ,9 Outro 44 2,4 Outras formas de avaliação (3 respostas mais frequentes) N % Bem-estar/ estado físico 14 37,8 Cabelo 11 29,7 Frequência da micção 4 10,8

57 Notas finais Relativamente à preocupação com a saúde, não se verificaram diferenças face aos valores apresentados no ano passado. São as mulheres e os inquiridos com idade entre os 19 e os 30 aqueles que apresentam níveis mais elevados de preocupação. Os inquiridos apresentaram menores níveis de preocupação com a imagem corporal e com a hidratação face aos valores verificados em Os níveis mais elevados de preocupação com a imagem verificaram-se no grupo de inquiridos do sexo feminino e no grupo etário dos 51 aos 70 anos; a preocupação coma hidratação foi também superior no grupo das mulheres e nos inquiridos com idade entre os 19 e os 30 anos. A sensação de boca seca ou sede, a quantidade de líquidos ingeridos e a cor da urina são as formais mais habituais de avaliação do estado de hidratação.

58 Atitudes e comportamentos face às bebidas

59 4,5% 36,0% 20,3% 26,9% 12,2% 1,7% 7,9% 11,4% 58,6% 20,4% 6,0% 36,8% 16,7% 37,2% 9,3% 48,8% 10,8% 28,4% 6,8% 29,7% 13,7% 39,1% 10,6% Atitudes e comportamentos face a bebidas Até que ponto as seguintes frases se aplicam a si? 1. Bebo a quantidade de água diária recomendada N= Para acompanhar as refeições bebo qualquer tipo de bebidas 3. Sou flexível com aquilo que bebo, consumo uma grande variedade de bebidas 21,0% 3,3% 2,6% N=3008 N= Gosto de beber água N= Tendo várias bebidas disponíveis escolho quase sempre água N=3008 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Discordo totalmente Discordo Não concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente

60 14,9% Atitudes e comportamentos face a bebidas 2,7% 1,8% 2,4% 29,5% 17,1% 30,6% 8,0% 19,3% 16,7% 44,7% 16,6% 17,0% 10,8% 51,3% 19,1% 21,0% 22,6% 49,1% 5,0% Até que ponto as seguintes frases se aplicam a si? 6. Quando não é possível beber a quantidade de água necessária procuro alternativas noutras bebidas N= Para matar a sede bebo quase sempre água, raramente bebo outras bebidas 61,3% N= Evito beber certas bebidas porque fazem mal à saúde N= Para eu estar bem hidratado é importante ter disponíveis várias bebidas à escolha N=3009 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Discordo totalmente Discordo Não concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente

61 Atitudes e comportamentos face a bebidas De 0 (mínimo) a 10 (máximo) qual considera ser a capacidade de hidratação de cada uma das seguintes bebidas? 10 8 Legenda: Máximo Mediana 6 Mínimo Água Sumo Bebidas brancas Néctar Cerveja Leite Chá Vinho Refrigerantes Média±DP 9,5±1,0 6,3±2,1 2,0±1,9 5,9±2,1 4,3±2,4 7,6±1,9 8,4±1,9 4,3±2,1 4,9±2,5

62 Atitudes e comportamentos face a bebidas Diferença percentual média da capacidade de hidratação das bebidas face ao valor atribuído à água 20 Sumo Bebidas brancas Néctar Cerveja Leite Chá Vinho Refrigerante 0 Água -20 % Legenda: + DP Desidrata! Desidrata! Média - DP Valor real

63 Atitudes e comportamentos face a bebidas Qual a cor de bebida que considera mais hidratante? (cores mencionadas por mais de 1% dos inquiridos N > 30) Branco 6,5%% Amarelo 5,5% Verde 3,5%% Incolor 64,0% Azul 10,3%% Laranja 5,3%% Vermelho 2,1%% As 4 cores mais frequentemente referidas incolor, azul e branco foram comuns entre sexos e grupos etários.

64 Notas finais 40% dos inquiridos consideram que bebem a quantidade de água recomendada. O número de indivíduos que não concorda que gosta de beber água é de 21%. 61% dos inquiridos concordam com a afirmação Evito beber certas bebidas porque fazem mal à saúde. 38% afirmam ser importante ter disponível várias bebidas à escolha. Comparativamente à água, o chá e o leite foram as bebidas a quem foi atribuída maior capacidade de hidratação e as bebidas alcoólicas, principalmente as bebidas brancas, aquelas que foram apontadas como tendo um maior afastamento face à água. Contudo, face ao valor real, são os sumos e os refrigerantes aqueles que são pior classificados face à verdadeira capacidade de hidratação. Uma bebida incolor é aquela que é considerada, pela maioria dos inquiridos como sendo mais hidratante.

65 Importância da disponibilização de várias bebidas

66 Importância da disponibilização de várias bebidas Para eu estar bem hidratado é importante ter disponíveis várias bebidas à escolha N % Discordo ,4 Não concordo nem discordo ,1 Concordo ,6 Total ,0 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=3009 p<0,001 Distribuição por sexo 58,4 47,9 44,0 41,6 52,1 56,0 Discordo Não concordo nem Concordo discordo Masculino Feminino 100% 80% 60% 40% 20% 0% Distribuição por grupo etário 29,7 32,7 27,9 40,1 35,4 24,9 23,3 35,6 24,6 5,4 8,6 11,9 Discordo Não concordo nem discordo Concordo anos anos anos anos N=3009 p<0,001

67 Importância da disponibilização de várias bebidas Distribuição por Região Distribuição por escolaridade 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=3009 p<0,001 4,9 5,4 2,4 4,7 2,8 7,1 25,4 30,7 46,4 5,9 27,3 14,3 21,8 37,4 63,4 Discordo Não concordo nem discordo Concordo Norte Centro LVT Alentejo Algarve N=3004 p<0,001 Concordo Não concordo nem discordo Discordo Distribuição por escalão de rendimento 7,9 13,6 12,9 21,6 22,0 16,6 34,1 47,2 40,5 34,9 22,9 22,6 0% 20% 40% 60% 80% 100% Não freq. a escola 1º-4º ano 5º-9º ano 10º-12º ano >12º ano 100% 80% 60% 40% 5,7 0,8 5,7 3,9 12,5 20,2 12,8 22,4 26,7 29,8 42,1 28,5 > N=2217 p=0,001 20% 0% 22,5 24,5 24,8 7,2 6,7 3,3 Discordo Não concordo nem discordo Concordo <500

68 Importância da disponibilização de várias bebidas Aporte hídrico face aos valores de referência da EFSA 100% 80% 60% 54,6 62,9 42,9 N=2474 p<0,001 40% 20% 45,4 37,1 57,1 0% Discordo Não concordo nem discordo Concordo Acima dos valores de ref. Abaixo dos valores de ref. Gosto de beber água 100% 80% 19,0 32,9 18,0 60% 40% 20% 81,0 67,1 82,0 0% N=3005 p<0,001 Discordo Concordo Não concordo nem Concordo discordo Não afirmam gostar de beber água

69 Notas finais 39% dos indivíduos concordam que é importante ter disponíveis várias bebidas para estar bem hidratado. Estes indivíduos são maioritariamente do sexo masculino, da faixa etária mais jovem, do Norte e com escolaridade mais elevada. Mais de 50% dos inquiridos que dão importância à disponibilização de várias bebidas apresentam um aporte hídrico acima dos valores de referência da EFSA, comparativamente a 45% dos que discordam. São também os indivíduos que concordam que é importante ter disponíveis várias bebidas à escolha aqueles que concordam, em maior percentagem, gostar de beber água.

70 Motivações na escolha de bebidas - Escolha de bebidas por prazer

71 Escolha de bebidas por prazer Escolha de bebidas por prazer, por sexo e grupo etário 0 Nada; 10 - totalmente Total Masculino Feminino anos anos anos anos N Média 6,9 7,3 6,4 7,9* 7,1* 6,8* 6,5* DP 2,1 2,0 2,2 1,9 2,1 2,0 2,3 Mediana 7,0 8,0 7,0 8,0 7,0 7,0 7,0 Mínimo Máximo p - <0,001 <0,001 * Todos os grupos apresentam diferenças entre si

72 Escolha de bebidas por prazer Considerando os inquiridos que atribuíram mais de 5 pontos na questão anterior (N=2235) O que lhe dá mais prazer nas bebidas? Cor Imagem Textura Cheiro Ser saudável Frescura Sabor N=2235 7,1 9,4 10,5 12,0 22,9 47,6 90, % O tipo de bebida que me dá maior prazer depende da situação/ momento de consumo Concordo totalmente; 28,3% Discordo totalmente; Discordo; 1,9% 7,4% Não concordo nem discordo; 13,6% N=2230 Concordo; 48,7%

73 Escolha de bebidas por prazer Escolha de bebidas motivada pelo prazer N % Baixa motivação 210 7,0 Motivação normal ,8 Motivação elevada ,2 Total ,0 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=3009 p<0,001 Distribuição por sexo 44,1 59,4 72,9 55,9 40,6 27,1 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Masculino Feminino 100% 80% 60% 40% 20% 0% 33,3 Distribuição por grupo etário 41,0 34,1 39,7 25,9 36,8 26,5 23,3 21,1 2,4 5,1 10,9 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada anos anos anos anos N=3009 p<0,001

74 Escolha de bebidas por prazer Distribuição por Região Distribuição por escolaridade 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=3009 p<0,001 3,3 5,2 3,5 1,9 6,4 4,9 56,7 38,8 23,3 14,8 13,9 31,4 19,7 35,7 40,5 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Norte Centro LVT Alentejo Algarve N=3004 p<0, Elevada 4-6 Normal 0-3 Baixa 10,1 12,5 7,2 12,9 Distribuição por escalão de rendimento 19,4 20,1 16,7 42,8 37,2 32,5 27,4 29,3 30,6 0% 20% 40% 60% 80% 100% Não freq. a escola 1º-4º ano 5º-9º ano 10º-12º ano >12º ano 100% 80% 60% 8,0 3,2 4,5 15,0 14,7 8,9 21,4 22,0 24,0 > % 20,3 28,1 35, N=2221 p<0,001 20% 0% 21,9 24,2 23,2 13,4 7,7 4,1 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada <500

75 Escolha de bebidas por prazer Os indivíduos que apresentam uma elevada motivação associada ao prazer na escolha de bebidas classificam melhor o seu estado de saúde comparativamente aos outros 2 grupos (81,4 vs. 76,3 baixa motivação e 78,9 motivação normal; p<0,001) Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os 3 grupos relativamente ao IMC e à prática de exercício físico (p=0,064 e p=0,080, respectivamente)

76 Escolha de bebidas por prazer 100% Preocupação com a saúde 80% 60% 65,2 68,4 72,3 40% 20% 23,8 28,0 23,8 0% 11,0 3,6 3,9 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Baixa preoc. saúde Normal preoc. saúde Elevada preoc. saúde N=3002 p<0,001 Preocupação com a imagem corporal N=3001 p=0,006 Preocupação com a hidratação N=3003 p=0, % 100% 80% 60% 53,8 55,1 57,2 80% 60% 45,0 38,8 44,5 40% 30,0 20% 34,2 34,3 0% 16,2 10,7 8,5 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Baixa preoc. imagem Normal preoc. Imagem Elevada preoc. Imagem 40% 38,8 47,5 41,2 20% 0% 16,3 13,6 14,2 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Baixa preoc. hidratação Normal preoc. hidratação Elevada preoc. Hidratação

77 Escolha de bebidas por prazer 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=2471 p<0,001 Flexibilidade no consumo 61,9 46,5 84,1 38,1 53,5 15,9 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Flexível Não flexível 100% 80% 60% 40% 20% 0% Importância da disponibilização de várias bebidas 21,0 8,1 71,0 29,6 18,1 52,3 45,2 17,5 37,3 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada N=3004 p<0,001 Baixa importância Importância normal Importância elevada 100% 80% 60% 40% 20% 0% Gosto de beber água 12,4 14,4 87,6 85,6 25,4 74,6 N=3001 p<0, Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Concordo Não afirmam gostar de beber água

78 Prazer: Importância do momento de consumo Considerando os inquiridos que atribuíram mais de 5 pontos na questão anterior (N=2230) O tipo de bebida que me dá maior prazer depende da situação/ momento de consumo N % Discordo 208 9,3 Não concordo nem discordo ,6 Concordo ,0 Total ,0 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=2230 p=0,002 Distribuição por sexo 56,7 51,0 45,2 43,3 49,0 54,8 Discordo Não concordo nem Concordo discordo Masculino Feminino 100% 80% 60% 40% 20% 0% Distribuição por grupo etário 28,4 34,2 40,4 32,6 25,4 37,7 23,6 24,3 26,4 7,7 8,9 10,5 Discordo Não concordo nem discordo Concordo anos anos anos anos N=2230 p=0,043

79 Prazer: Importância do momento de consumo Distribuição por Região Distribuição por escolaridade 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=2230 p<0,001 4,8 3,0 4,6 3,7 9,1 4,2 24,0 44,1 31,9 7,7 19,7 16,4 54,3 31,9 40,5 Discordo Não concordo nem discordo Concordo Norte Centro LVT Alentejo Algarve N=2230 p=0,003 Concordo Não concordo nem discordo Discordo Distribuição por escalão de rendimento 10,2 15,1 7,7 18,6 24,5 20,1 42,9 35,5 42,8 28,1 28,0 24,0 0% 20% 40% 60% 80% 100% Não freq. a escola 1º-4º ano 5º-9º ano 10º-12º ano >12º ano 100% 80% 60% 3,8 2,3 2,5 7,9 4,8 10,6 23,7 15,8 25,4 22,9 37,3 > N=1594 p<0,001 40% 20% 0% 34,4 39,7 31,5 20,7 7,6 5,0 4,1 Discordo Não concordo nem discordo Concordo <500

80 Prazer: Importância do momento de consumo 100% Aporte hídrico face aos valores de referência da EFSA 80% 60% 40% 20% 0% 47,5 53,4 51,2 52,5 46,6 48,8 Discordo Não concordo nem discordo Concordo N=1789 p=0,469 Abaixo dos valores de ref. Acima dos valores de ref. Importância da disponibilidade de bebidas 100% 80% 60% 40% 20% 0% 44,1 9,6 22,9 35,1 43,5 17,0 46,3 42,0 39,5 Discordo Não concordo nem discordo Concordo N=1788 p<0,001 Concordo que é importante Não concordo nem discordo Discordo que é importante

81 Notas finais São os indivíduos do sexo masculino e os inquiridos das faixas etárias mais jovens aqueles que atribuem maior importância à escolha de bebidas por prazer, sendo o sabor a característica a que dão maior importância. Os indivíduos que apresentam uma elevada motivação associada ao prazer na escolha de bebidas classificam melhor o seu estado de saúde e referem níveis de preocupação com a saúde, a imagem corporal e a hidratação mais elevados. Estes indivíduos são, em maior proporção, mais flexíveis na escolha de bebidas, valorizando mais a disponibilização de várias bebidas. Quem apresenta uma elevada motivação associada ao prazer na escolha de bebidas concorda, em menor percentagem, que gosta de beber água. 77% dos que dão importância à escolha de bebidas por prazer, consideram que o tipo de bebida que dá mais prazer depende da situação ou momento de consumo, sendo a proporção de indivíduos do sexo masculino, com idade entre os 31 e os 50 anos e que valorizam a disponibilização de bebidas sobre-representada neste grupo.

82 Motivações na escolha de bebidas - Escolha de bebidas por questões racionais

83 Escolha de bebidas por questões racionais Escolha de bebidas por questões racionais, por sexo e grupo etário 0 Nada; 10 - totalmente Total Masculino Feminino anos anos anos anos N Média 5,1 4,6 5,7 4,3* 5,4* 5,3* 4,9* DP 2,4 2,4 2,3 2,5 2,4 2,3 2,4 Mediana 5,0 5,0 6,0 5,0 6,0 5,0 5,0 Mínimo Máximo p - <0,001 <0,001 * Todos os grupos apresentam diferenças entre si, excepto entre vs

84 Escolha de bebidas por questões racionais Considerando os inquiridos que atribuíram mais de 5 pontos na questão anterior (N=1351) A que característica dá mais importância? Impacto ambiental 16,4 Baixas calorias 38,0 Composição (rótulo) Capacidade de hidratação Segurança alimentar Valor nutricional 48,2 48,7 52,0 57,8 A característica a que dou mais importância quando escolho uma bebida depende da situação/ momento de consumo N=1351 Preço 66, % Concordo totalmente; 14,5% Discordo totalmente; 3,2% Discordo; 11,2% Face aos inquiridos que não valorizam a questão do preço, os que indicam que esta é uma característica importante são maioritariamente das regiões do Algarve, Centro e Norte (p<0,001) e apresentam níveis de escolaridade e rendimento mais baixos (p<0,001 em ambas as comparações). Não apresentam diferenças em termos de distribuição por sexo e idade. Concordo; 49,8% N=1341 Não concordo nem discordo; 21,3%

85 Escolha de bebidas por questões racionais Escolha de bebidas motivada por questões racionais N % Baixa motivação ,3 Motivação normal ,1 Motivação elevada ,6 Total ,0 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=3008 p<0,001 Distribuição por sexo 38,5 49,2 63,9 61,5 50,8 36,1 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Masculino Feminino 100% 80% 60% 40% 20% 0% 22,1 Distribuição por grupo etário 31,4 31,7 24,7 33,4 38,3 39,4 22,5 29,9 13,2 7,6 6,0 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada anos anos anos anos N=3008 p<0,001

86 Escolha de bebidas por questões racionais Distribuição por Região Distribuição por escolaridade 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=3008 p<0,001 6,3 2,4 6,1 4,6 2,1 6,3 37,9 34,7 34,8 11,1 19,5 21,8 42,6 37,3 32,5 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Norte Centro LVT Alentejo Algarve N=3004 p<0, Elevada 4-6 Normal 0-3 Baixa 9,9 13,6 7,8 Distribuição por escalão de rendimento 15,8 21,5 20,7 38,7 37,8 47,1 34,7 27,0 22,5 0% 20% 40% 60% 80% 100% Não freq. a escola 1º-4º ano 5º-9º ano 10º-12º ano >12º ano N=2221 p<0, % 80% 60% 40% 20% 0% 8,7 3,2 3,3 11,3 10,3 13,0 21,5 24,5 24,9 27,3 33,8 31,2 19,9 23,0 26,5 6,3 7,2 4,1 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada > <500

87 Escolha de bebidas por questões racionais Os indivíduos que apresentam uma elevada motivação associada a questões racionais na escolha de bebidas apresentam Menor IMC comparativamente aos outros 2 grupos (23,7 kg/m 2 vs. 24,7 kg/m 2 baixa motivação e 24,7 kg/m 2 motivação normal; p<0,001) Praticam, em maior percentagem, exercício físico (39,6% vs. 27,8% baixa motivação e 34,2 motivação normal; p<0,001) Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os 3 grupos relativamente à avaliação do estado de saúde (p=0,560)

88 Escolha de bebidas por questões racionais 100% Preocupação com a saúde 80% 60% 59,5 71,0 79,1 40% 20% 31,9 25,9 18,4 0% 8,6 3,1 2,5 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Baixa preoc. saúde Normal preoc. saúde Elevada preoc. saúde N=3001 p<0, % 80% 60% 40% 20% 0% Preocupação com a imagem corporal 46,6 52,5 33,8 19,6 38,9 70,3 26,3 8,6 3,4 N=3000 p<0, Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Baixa preoc. imagem Normal preoc. Imagem Elevada preoc. Imagem 100% 80% 60% 40% 20% 0% 22,3 44,0 33,7 Preocupação com a hidratação 35,2 55,3 71,4 23,2 9,5 5,4 N=3002 p<0, Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Baixa preoc. hidratação Normal preoc. hidratação Elevada preoc. Hidratação

89 Escolha de bebidas por questões racionais 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=2470 p<0,001 Flexibilidade no consumo 45,6 50,6 67,5 54,4 49,4 32,5 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Flexível Não flexível 100% 80% 60% 40% 20% 0% Importância da disponibilização de várias bebidas 51,2 17,9 30,8 36,2 31,8 17,5 15,5 46,3 52,7 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada N=3003 p<0,001 Baixa importância Importância normal Importância elevada Gosto de beber água 100% 80% 26,1 21,2 16,6 60% 40% 20% 0% N=3000 p<0,001 73,9 78,8 83,4 0-3 Baixa 4-6 Normal 7-10 Elevada Concordo Não afirmam gostar de água

90 Racional: Importância do momento de consumo Considerando os inquiridos que atribuíram mais de 5 pontos na questão anterior (N=1341) A característica a que dou mais importância quando escolho uma bebida depende da situação/ momento de consumo N % Discordo ,4 Não concordo nem discordo ,3 Concordo ,3 Total ,0 Distribuição por sexo Distribuição por grupo etário 100% 80% 60% 40% 72,5 62,9 61,5 100% 80% 60% 40% 31,6 30,8 24,0 34,6 39,3 43,5 N=1341 p=0,012 20% 0% N=1341 p=0,015 27,5 37,1 38,5 Discordo Não concordo nem Concordo discordo Masculino Feminino 20% 0% 18,7 29,4 30,2 6,2 5,2 6,5 Discordo Não concordo nem discordo Concordo anos anos anos anos

91 Racional: Importância do momento de consumo Distribuição por Região Distribuição por escolaridade 100% 80% 60% 40% 20% 0% N=1341 p<0,001 3,1 3,1 4,2 3,7 10,9 5,2 24,9 17,6 43,5 50,3 21,7 20,6 34,0 21,1 36,0 Discordo Não concordo nem discordo Concordo Norte Centro LVT Alentejo Algarve N=1338 p=0,002 Concordo Não concordo nem discordo Discordo Distribuição por escalão de rendimento 13,0 2,5 3,1 10,8 9,9 15,1 18,6 22,4 40,2 32,6 35,4 33,4 33,3 29,2 0% 20% 40% 60% 80% 100% Não freq. a escola 1º-4º ano 5º-9º ano 10º-12º ano >12º ano N=1054 p<0, % 80% 60% 40% 20% 0% 2,8 7,0 3,1 8,2 3,0 11,6 22,5 14,5 27,3 26,8 38,3 29,6 30,9 29,6 24,7 11,3 5,1 3,8 Discordo Não concordo nem discordo Concordo > <500

92 Racional: Importância do momento de consumo 100% Aporte hídrico face aos valores de referência da EFSA 80% 60% 40% 20% 0% 34,6 65,4 48,4 46,9 51,6 53,1 N=1121 p=0,011 Abaixo dos valores de ref. Acima dos valores de ref. Discordo Não concordo nem discordo Concordo 100% 80% 60% 40% 20% 0% 24,9 65,3 Importância da disponibilidade de bebidas 17,5 9,8 30,1 Discordo 39,2 13,1 52,4 47,7 Não concordo nem discordo Concordo N=1339 p<0,001 Concordo que é importante Não concordo nem discordo Discordo que é importante

93 Nº de indivíduos Escolha de bebidas: racional vs. prazer Considerando uma escala que varia entre racional e prazer, classifique como escolhe habitualmente uma bebida Racional Prazer

94 Notas finais Relativamente à escolha por questões racionais, são as mulheres e os inquiridos da faixa etária entre os 19 aos 50 anos que mais valorizam esta motivação, sendo o preço e o valor nutricional as características mais referidas. Os inquiridos que dão importância ao preço são em maior proporção das regiões do Algarve, Centro e Norte e apresentam níveis mais baixos de escolaridade e rendimento. Os indivíduos que apresentam uma elevada motivação associada a questões racionais na escolha de bebidas apresentam menor IMC, praticam mais exercício físico e referem níveis de preocupação com a saúde, a imagem corporal e a hidratação mais elevados. Estes indivíduos são, em maior proporção, menos flexíveis na escolha de bebidas, desvalorizando a disponibilização de bebidas. Quem apresenta uma elevada motivação associada a questões racionais na escolha de bebidas não afirma, em maior percentagem, gostar de beber água. 64% dos que dão importância à escolha de bebidas por questões racionais, consideram que a característica a que dão mais importância quando escolhem uma bebida depende da situação ou momento de consumo, sendo a proporção de indivíduos do sexo masculino, de faixas etárias mais jovens, com elevado rendimento e que valorizam a disponibilização de bebidas sobrerepresentados neste grupo. Quando se pede ao inquirido para se posicionar numa recta que varia entre racional e prazer, quando escolhe uma bebida, a maioria tende a escolher o prazer, como a motivação de escolha.

95 Aporte hídrico face aos valores de referência da EFSA

96 Aporte de água diário (litros/dia) Aporte de água diário (litros/dia) Aporte hídrico médio vs. valores de referência 2,5 Aporte hídrico no sexo masculino, por grupo etário, face aos valores referência 2,0 1,5 1,95 1,85 1,69 1,58 1,9 1,0 0,5 0,0 N=1188 p<0, anos anos anos anos Valor de referência 3,0 2,5 Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas, no sexo masculino, por grupos etários 2,5 2,8 2,8 2,8 2,0 1,5 1,80 1,71 1,61 1,43 1,0 0,5 0, anos anos anos anos Valor recomendado associado ao consumo de bebidas (75% do valor total)

97 Aporte de água diário (litros/dia) Aporte de água diário (litros/dia) Aporte hídrico médio vs. valores de referência 2,5 Aporte hídrico no sexo feminino, por grupo etário, face aos valores de referência 2,0 1,5 1,87 1,87 1,72 1,60 1,5 1,0 0,5 0,0 N=1287 p<0, anos anos anos anos Valor de referência 2,5 Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas, no sexo feminino, por grupos etários 2,0 1,5 1,81 1,7 2,0 2,0 2,0 1,66 1,60 1,40 1,0 0,5 0, anos anos anos anos Valor recomendado associado ao consumo de bebidas (75% do valor total)

98 % Aporte hídrico face aos valores de referência da EFSA Aporte hídrico face aos valores de referência N % Acima ,2 Abaixo ,8 Total ,0 100 Aporte acima doa valores de referência segundo o sexo e grupo etário ,2 35,4 60,1 59,9 53,6 66,7 68,3 56,8 45,3 47,2 31,6 61,6 37,9 26,1 51,2 20 N=2475 p<0,001 em todas as comparações* 0 Total anos anos anos anos Total Masculino Feminino * Comparação entre grupos e face aos indivíduos que apresentam aporte abaixo dos valores de referência

99 % % % Aporte hídrico face aos valores de referência da EFSA Aporte acima dos valores de referência segundo a Região Aporte acima dos valores de referência segundo a escolaridade >12º ano 50, ,7 N=2475 p<0,001* 10º-12º ano 5º-9º ano 45,4 54, ,2 32,7 41,9 38,2 13,6 Total Norte Centro LVT Alentejo Algarve 1º-4º ano Não frequentou a escola Total 20,0 30,9 48,2 N=2475 p<0,001* Aporte acima dos valores de referência segundo o escalão de rendimento ,5 40,3 36,2 40,2 42,3 52,6 51, Total < >5000 N=1914 p=0,001* * Comparação entre grupos e face aos indivíduos que apresentam aporte abaixo dos valores de referência

100 Aporte hídrico face aos valores de referência da EFSA Os indivíduos que apresentam um aporte hídrico acima dos valores de referência: Classificam melhor o seu estado de saúde (83,2 vs. 74,5 dos que apresentam um aporte abaixo dos valores de referência; p<0,001) Apresentam IMC mais baixo (23,9 vs. 24,9 kg/m 2 dos que apresentam um aporte abaixo dos valores de referência; p<0,001) Praticam, em maior percentagem, exercício físico (59,6 vs. 42,5% dos que apresentam um aporte abaixo dos valores de referência; p<0,001) (independentemente do sexo ou da idade) Nos indivíduos que apresentam um aporte hídrico acima dos valores de referência o aporte hídrico advém, principalmente das bebidas que consomem entre refeições: Depois do pequeno-almoço e até ao almoço (12,5 vs. 9,2% dos que apresentam um aporte abaixo das recomendações; p<0,001) Entre o almoço e o jantar (20,4 vs. 16,4% dos que apresentam um aporte abaixo das recomendações; p<0,001) Depois do jantar e até ao deitar e durante a noite (10,0 vs. 8,0% dos que apresentam um aporte abaixo das recomendações; p<0,001)

Elaborado por: Ana Santos Nilza Gonçalves José Loff. Revisto por: Objectivos. Ana Macedo

Elaborado por: Ana Santos Nilza Gonçalves José Loff. Revisto por: Objectivos. Ana Macedo 12 de Maio de 2009 Elaborado por: Ana Santos Nilza Gonçalves José Loff Objectivos Revisto por: Ana Macedo Índice Enquadramento teórico 4 Objectivos 7 Metodologia 9 Desenho e plano do estudo 10 Questionário

Leia mais

Estudo transversal, efectuado por aplicação directa de um questionário. Foram

Estudo transversal, efectuado por aplicação directa de um questionário. Foram Ficha técnica Estudo transversal, efectuado por aplicação directa de um questionário. Foram analisados dados referentes a 2201 homens dum universo de 2.612.473, com idade igual ou superior a 35 anos, inquiridos

Leia mais

III Jornadas do Potencial Técnico e Científico do IPCB

III Jornadas do Potencial Técnico e Científico do IPCB Instituto Politécnico de Castelo Branco III Jornadas do Potencial Técnico e Científico do Painel 9 Saúde e bem-estar, alimentação segura, desporto e lazer Fatores de Risco e Patologia Cardiovascular na

Leia mais

Determinantes comportamentais do excesso de peso e obesidade em adolescentes de 17 anos estudo EPITeen

Determinantes comportamentais do excesso de peso e obesidade em adolescentes de 17 anos estudo EPITeen Ana Sofia Pereira Azevedo Determinantes comportamentais do excesso de peso e obesidade em adolescentes de 17 anos estudo EPITeen Porto 2011 Resumo Introdução: A prevalência de obesidade tem vindo a aumentar,

Leia mais

8. DETERMINANTES DA SAÚDE

8. DETERMINANTES DA SAÚDE 8. DETERMINANTES DA SAÚDE 8.1. Introdução Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças crónicas não transmissíveis constituem hoje a principal causa de morbilidade e mortalidade calculando-se,

Leia mais

Determinantes da Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crónicas não transmissíveis constituem actualmente a principal causa

Determinantes da Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crónicas não transmissíveis constituem actualmente a principal causa Determinantes da Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crónicas não transmissíveis constituem actualmente a principal causa de morbilidade e mortalidade calculando-se, que em 2001

Leia mais

Empregabilidade e esclerose múltipla. Estudo quantitativo MODELO METODOLÓGICO 3 CARACETRIZAÇÃO DA AMOSTRA 5

Empregabilidade e esclerose múltipla. Estudo quantitativo MODELO METODOLÓGICO 3 CARACETRIZAÇÃO DA AMOSTRA 5 Estudo quantitativo Membro associado: Empregabilidade e esclerose múltipla Este documento foi elaborado por Victor Cavaco. Quaisquer esclarecimentos adicionais podem ser solicitados através de vcavaco@spirituc.com,

Leia mais

Estudo AFRODITE Caracterização da Infertilidade em Portugal I Estudo na Comunidade

Estudo AFRODITE Caracterização da Infertilidade em Portugal I Estudo na Comunidade Apoio Institucional e Consultoria Científica: Apoio Financeiro: Objectivos Objectivo Principal Caracterização dos conhecimentos, conceitos, atitudes, comportamentos e práticas relativos à fertilidade/

Leia mais

Questionário GERAÇÃO SAUDÁVEL: ANÁLISE ESTATÍSTICA

Questionário GERAÇÃO SAUDÁVEL: ANÁLISE ESTATÍSTICA Questionário GERAÇÃO SAUDÁVEL: ANÁLISE ESTATÍSTICA ANÁLISE DE DADOS Os dados foram analisados na versão R 2.13.1. Foi realizada uma análise descritiva exaustiva de todas as variáveis em estudo, usando

Leia mais

Prevalência da Asma em Portugal:

Prevalência da Asma em Portugal: Unidade de Epidemiologia Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Prevalência da Asma em Portugal: Análise nacional, regional e comparação internacional

Leia mais

E.S.S.A ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ BARREIRO QUINTA DA LOMBA

E.S.S.A ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ BARREIRO QUINTA DA LOMBA E.S.S.A ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ QUINTA DA LOMBA BARREIRO A ACTIVIDADE FÍSICA e AQUISIÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL PROJECTO DE ESCOLA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Leia mais

Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias 2011

Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias 2011 04 de novembro de 2011 Sociedade da Informação e do Conhecimento Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias 2011 98% dos agregados domésticos com acesso à Internet

Leia mais

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008 6. TEMA EM ANÁLISE Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008 Graça Magalhães* Instituto Nacional de Estatística 1. Introdução

Leia mais

Resultados para os Açores do Inquérito Nacional de Saúde 2014

Resultados para os Açores do Inquérito Nacional de Saúde 2014 Resultados para os Açores do Inquérito Nacional de Saúde 2014 Augusto Elavai S. P. Estatísticas Sociais (CSE) 28 Junho 2018 INS - Inquérito Nacional de Saúde 2014 1. Estado de Saúde 1. 1 doenças crónicas

Leia mais

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006 ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006 15 de Fevereiro de 2007 A TAXA DE DESEMPREGO DO 4º TRIMESTRE DE 2006 FOI DE 8,2 A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2006 foi de 8,2. Este valor

Leia mais

Resultados dos Questionários

Resultados dos Questionários Alimentação saudável e sustentável o que sabem e fazem os pais? Resultados dos Questionários Dados de classificação dos encarregados e educação inquiridos: Sexo Nº/ % Feminino 472 83.1% Masculino 96 16.9%

Leia mais

Seminários em Bioestatística

Seminários em Bioestatística Seminários em Bioestatística Seleção de variáveis na presença de valores omissos Uma aplicação na modelação do Índice de Massa Corporal nos imigrantes africanos e brasileiros residentes em Lisboa e Setúbal

Leia mais

IMPLICAÇÕES DA CLASSE DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E OBESIDADE ABDOMINAL NO RISCO E GRAVIDADE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PORTUGAL

IMPLICAÇÕES DA CLASSE DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E OBESIDADE ABDOMINAL NO RISCO E GRAVIDADE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PORTUGAL CONGRESSO PORTUGUÊS DE CARDIOLOGIA IMPLICAÇÕES DA CLASSE DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E OBESIDADE ABDOMINAL NO RISCO E GRAVIDADE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PORTUGAL Susana Martins, Nuno Cortez-Dias, Adriana

Leia mais

INTRODUÇÃO PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO OBJECTIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES

INTRODUÇÃO PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO OBJECTIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÕES ONOCOP Hotel Tivoli Marina Vilamoura 19 Novembro 2009 Joana Sousa Dietista Trabalho a ser desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova

Leia mais

RELATÓRIO 1: PATOLOGIAS

RELATÓRIO 1: PATOLOGIAS EDIÇÃO 2015 RELATÓRIO 1: PATOLOGIAS Dezembro 2016 Gabinete de Estudos Sociais e Mutualistas Índice Introdução 3 Sumário executivo 4 Caracterização da amostra e procedimentos 5 Auto-perceção 7 Estado geral

Leia mais

Relatório Peso na Saúde

Relatório Peso na Saúde Relatório Peso na Saúde O projeto foi implementado durante os meses de Julho e Agosto, em 18 praias. Foram avaliados 954 indivíduos adultos, 57% do sexo feminino. As idades dos participantes variaram entre

Leia mais

Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% 15 de Fevereiro 2008

Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% 15 de Fevereiro 2008 Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de 2007 15 de Fevereiro 2008 A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2007 foi de 7,8%. Este valor

Leia mais

Observatório da Sociedade Portuguesa- CATÓLICA-LISBON (1)

Observatório da Sociedade Portuguesa- CATÓLICA-LISBON (1) Estudo da Sociedade Portuguesa- Vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção: impacto na felicidade, satisfação com a vida, patriotismo e otimismo (Maio 2017) Observatório da Sociedade Portuguesa-

Leia mais

ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DO HOSPITAL DE MAGALHÃES LEMOS, EPE. Relatório Final

ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DO HOSPITAL DE MAGALHÃES LEMOS, EPE. Relatório Final ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DO HOSPITAL DE MAGALHÃES LEMOS, EPE Relatório Final Porto Maio de 2014 Ficha Técnica: Título: Estudo da Satisfação dos Utentes do Serviço de Alimentação

Leia mais

ESTUDO DA SOCIEDADE PORTUGUESA- MARÇO 2017 CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA. Introdução e Apresentação do Estudo. Caracterização da Amostra

ESTUDO DA SOCIEDADE PORTUGUESA- MARÇO 2017 CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA. Introdução e Apresentação do Estudo. Caracterização da Amostra ESTUDO DA SOCIEDADE PORTUGUESA- MARÇO 2017 CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA Conteúdo: Sumário Executivo Introdução e Apresentação do Estudo Indicadores Gerais: Felicidade e Satisfação Satisfação com a Vida Introdução

Leia mais

Estudo da Sociedade Portuguesa- Euro 2016 e patriotismo, otimismo, felicidade e satisfação com a vida (Julho 2016)

Estudo da Sociedade Portuguesa- Euro 2016 e patriotismo, otimismo, felicidade e satisfação com a vida (Julho 2016) Estudo da Sociedade Portuguesa- Euro 2016 e patriotismo, otimismo, felicidade e satisfação com a vida (Julho 2016) Observatório da Sociedade Portuguesa- CATÓLICA-LISBON (1) 2016 Autores: Rita Coelho do

Leia mais

Portugal é caracterizado por uma alta prevalência de excesso de peso e obesidade nas mulheres, sendo que o aumento de peso acontece mais abruptamente

Portugal é caracterizado por uma alta prevalência de excesso de peso e obesidade nas mulheres, sendo que o aumento de peso acontece mais abruptamente RESUMO Portugal é caracterizado por uma alta prevalência de excesso de peso e obesidade nas mulheres, sendo que o aumento de peso acontece mais abruptamente no início da vida adulta. Comportamentos e características

Leia mais

Relação entre a Ingestão de Café e a Saúde

Relação entre a Ingestão de Café e a Saúde Licenciatura em Ciências da Nutrição Relação entre a Ingestão de Café e a Saúde Volume II Anexos Elaborado por Gilda Maria Pimentel Brandão Aluna nº 201092225 Orientador Interno: Prof. Doutora Suzana Paz

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Mestrados de: Análise de Política Social, Ciências Económicas, Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Economia e Políticas Públicas Prova Época Recurso 21

Leia mais

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Estatísticas Migratórias - Emigração 2003 11 de Junho de 2004 EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Não tendo as características e o volume de outros tempos, a emigração portuguesa

Leia mais

Efeito na perda de peso de uma intervenção alimentar e de estilos de vida em hipertensos medicados nativos e imigrantes africanos

Efeito na perda de peso de uma intervenção alimentar e de estilos de vida em hipertensos medicados nativos e imigrantes africanos Unidade de Epidemiologia Instituto de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa Efeito na perda de peso de uma intervenção alimentar e de estilos de vida em hipertensos medicados

Leia mais

Isabel Cardoso, Filipa Guerra, Ana Pinto, Violeta Alarcão, Milene Fernandes, Sofia Guiomar, Paulo Nicola, Evangelista Rocha

Isabel Cardoso, Filipa Guerra, Ana Pinto, Violeta Alarcão, Milene Fernandes, Sofia Guiomar, Paulo Nicola, Evangelista Rocha CONHECIMENTOS E HÁBITOS ALIMENTARES CONSIDERANDO AS RECOMENDAÇÕES PARA HIPERTENSOS MEDICADOS IMIGRANTES E NATIVOS SEGUIDOS NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS DA REGIÃO DE LISBOA: DETERMINANTES DA ADESÃO ÀS

Leia mais

RELATÓRIO ESTATISTICO DOS DADOS RECOLHIDOS NA CAMPANHA MÊS DA SAÚDE ORAL DA COLGATE E SPEMD EDIÇÃO 2011

RELATÓRIO ESTATISTICO DOS DADOS RECOLHIDOS NA CAMPANHA MÊS DA SAÚDE ORAL DA COLGATE E SPEMD EDIÇÃO 2011 RELATÓRIO ESTATISTICO DOS DADOS RECOLHIDOS NA CAMPANHA MÊS DA SAÚDE ORAL DA COLGATE E SPEMD EDIÇÃO 2011 Estudo realizado em Abril 2012 ÍNDICE 1 - Contexto. 5 2 - Objetivos da campanha... 5 3 - Metodologia

Leia mais

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DESTINADO À ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ORIGINAL NO ÂMBITO DO CURSO DE MESTRADO EM EPIDEMIOLOGIA (1ª EDIÇÃO)

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DESTINADO À ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ORIGINAL NO ÂMBITO DO CURSO DE MESTRADO EM EPIDEMIOLOGIA (1ª EDIÇÃO) PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DESTINADO À ELABORAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO ORIGINAL NO ÂMBITO DO CURSO DE MESTRADO EM EPIDEMIOLOGIA (1ª EDIÇÃO) Prevalência e Factores de Sucesso do Aleitamento Materno no Hospital

Leia mais

Resultados do Inquérito Tu Também Contas!

Resultados do Inquérito Tu Também Contas! Resultados do Inquérito Tu Também Contas! Este texto é um anexo ao Dossier V Censos 21 na sequência de um trabalho desenvolvido entre 22 e 23 Resultados do Inquérito Tu Também Contas! Introdução A informação

Leia mais

Consultoria Técnica: Keypoint, Consultoria Científica, Lda. Operacionalização do estudo: Lénia Nogueira Relatório Estatístico: Ana Macedo

Consultoria Técnica: Keypoint, Consultoria Científica, Lda. Operacionalização do estudo: Lénia Nogueira Relatório Estatístico: Ana Macedo 2015 Consultoria Técnica: Keypoint, Consultoria Científica, Lda. Operacionalização do estudo: Lénia Nogueira Relatório Estatístico: Ana Macedo 2015 Avaliação das práticas contracetivas das mulheres em

Leia mais

UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA

UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA Faculdade de Ciências da Saúde Unidade Ponte de Lima Aluna de Enfermagem : Ana Isabel Sequeiros de Matos Lima. Nº7709 Orientadora Científica: Professora Doutora Manuela Pontes

Leia mais

CONSUMO DE TABACO O que está a mudar em Portugal e na Europa

CONSUMO DE TABACO O que está a mudar em Portugal e na Europa CONSUMO DE TABACO O que está a mudar em Portugal e na Europa Andreia Leite Médica Interna de Saúde Pública Unidade de Saúde Pública António Luz - Agrupamento de Centro de Saúde Amadora Departamento de

Leia mais

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno

INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO. Profa Milena Bueno INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO Vale a pena gastar tanto recurso financeiro para a realização de pesquisas para diagnóstico populacional? Evidências para mudanças políticas Desafios Definição

Leia mais

Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2011

Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2011 Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2011 18 de Maio de 2011 A taxa de desemprego foi de 12,4% - Resultados do Inquérito ao Emprego, relativos ao 1º trimestre de 2011, com a adopção da nova metodologia.

Leia mais

Introdução. Objectivos. Metodologia

Introdução. Objectivos. Metodologia A diabesidade em Portugal Uma análise do Estudo AMALIA João Sequeira Duarte Endocrinologista do Hospital Egas Moniz. Carlos Perdigão Professor de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Lisboa. Evangelista

Leia mais

RELATÓRIO. Estudo Hábitos de Vida das Crianças e Jovens do Concelho de Torres Vedras Fase 1 Pré-escolar e 1º ciclo

RELATÓRIO. Estudo Hábitos de Vida das Crianças e Jovens do Concelho de Torres Vedras Fase 1 Pré-escolar e 1º ciclo RELATÓRIO Estudo Hábitos de Vida das Crianças e Jovens do Concelho de Torres Vedras Fase 1 Pré-escolar e 1º ciclo Índice Introdução 8 1. Caracterização da Amostra 9 2. As respostas das crianças 15 3.Comparação

Leia mais

METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO

METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO O Inquérito à Ocupação do Tempo (IOT) abrange o território do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, tendo-se estabelecido que os resultados deveriam

Leia mais

CPL Tiago Joaquim Rodrigues Bernardes. Professora Doutora Patrícia Coelho. Mestre Alexandre Pereira

CPL Tiago Joaquim Rodrigues Bernardes. Professora Doutora Patrícia Coelho. Mestre Alexandre Pereira CPL Tiago Joaquim Rodrigues Bernardes Professora Doutora Patrícia Coelho Mestre Alexandre Pereira Vila Nova de Gaia março de 2015 Introdução A Hipertensão Arterial (HTA) define-se como uma doença multifatorial

Leia mais

ANGOLA, ESTILOS DE VIDA E CONSUMIDOR 2014

ANGOLA, ESTILOS DE VIDA E CONSUMIDOR 2014 INTRODUÇÃO A Keyresearch é uma empresa de Pesquisa e Estudos de Mercado que está presente no mercado angolano desde 2005, sendo portanto a mais antiga empresa neste ramo em Angola. Sedeada em Luanda, a

Leia mais

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão

VIGITEL BRASIL Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão VIGITEL BRASIL 2016 Em uma década: DOENÇAS CRÔNICAS AVANÇAM Aumento de 61,8%

Leia mais

I Inquérito Nacional sobre Asma INASma

I Inquérito Nacional sobre Asma INASma I Inquérito Nacional sobre Asma INASma Sumário do Inquérito Nacional de Controlo da Asma Direcção Geral de Saúde Dezembro 2010 I Inquérito Nacional sobre Asma Direcção geral de saúde / Comissão de Acompanhamento

Leia mais

3.ª Conferência Internacional de Literacia Financeira A literacia financeira dos portugueses

3.ª Conferência Internacional de Literacia Financeira A literacia financeira dos portugueses 3.ª Conferência Internacional de Literacia Financeira 1 A literacia financeira dos portugueses Sandra Henriques Julho 2012 Objectivos da comunicação 2 Apresentar os resultados obtidos na dissertação Aspectos

Leia mais

SINOPSE CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL. in Rio Lisboa 2014 VASCO CALADO ELSA LAVADO

SINOPSE CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL. in Rio Lisboa 2014 VASCO CALADO ELSA LAVADO CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL Inquérito ao público jovem presente no Rock in Rio Lisboa 2014 SINOPSE VASCO CALADO ELSA LAVADO Direção de Serviços de Monitorização e Informação Divisão de Estatística

Leia mais

BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura

BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura António Firmino da Costa Elsa Pegado Patrícia Ávila CIES-ISCTE 2008 BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes

Leia mais

Caracterização Sócio-Económica da Freguesia de Santo Condestável

Caracterização Sócio-Económica da Freguesia de Santo Condestável Instituto Superior Técnico Geografia Humana Caracterização Sócio-Económica da Freguesia de Santo Condestável Subsecção 11063504802 Ana Mestre 54720 - Djamilo Cravid 51660 - Luísa Videira 54746 - Júlio

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução

Matemática Aplicada às Ciências Sociais o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10. o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução Exercícios de exames 1. 1.1. Como a média é relativa a 5 anos, temos que: 10 980 + 1 000 + a +

Leia mais

11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR

11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR 11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR Monitorização do teor de açúcar nos alimentos Andreia Lopes Vargues, Paulo Fernandes, Roberto Brazão, Maria da Graça Dias Departamento de Alimentação e Nutrição

Leia mais

Mulheres e Homens em Portugal, Retrato Estatístico da Década de 90

Mulheres e Homens em Portugal, Retrato Estatístico da Década de 90 Informação à Comunicação Social 16 de Maio de 2000 Mulheres e Homens em Portugal, Retrato Estatístico da Década de 90 Encontra-se disponível um documento de trabalho com cerca de 50 páginas sobre este

Leia mais

DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES

DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES Para os devidos efeitos, os autores do estudo Satisfação dos utentes nas unidades de cuidados continuados integrados do Alentejo declaram que não existem conflitos

Leia mais

Critérios de Escolha Alimentar

Critérios de Escolha Alimentar Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar Critérios de Escolha Alimentar Sabor dos Alimentos Ana Pinto de Moura 1. Atributos sensoriais do alimento Os alimentos não são apenas um meio de libertação de

Leia mais

Epidemiologia dos internamentos por Diabetes Mellitus - DM José Giria Direcção-Geral da Saúde Carla Cardoso - Direcção-Geral da Saúde

Epidemiologia dos internamentos por Diabetes Mellitus - DM José Giria Direcção-Geral da Saúde Carla Cardoso - Direcção-Geral da Saúde Epidemiologia dos internamentos por Diabetes Mellitus - DM José Giria Direcção-Geral da Saúde Carla Cardoso - Direcção-Geral da Saúde Objectivo Analise descritiva e inferencial para caracterização dos

Leia mais

CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL

CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL CONSUMO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÁLCOOL Inquérito ao público jovem presente no Rock in Rio Lisboa 2010/2014 SUMÁRIO EXECUTIVO Vasco Calado & Elsa Lavado Divisão de Estatística e Investigação Direção

Leia mais

Epidemiologia do Envelhecimento e da Dependência em Portugal

Epidemiologia do Envelhecimento e da Dependência em Portugal Epidemiologia do Envelhecimento e da Dependência em Portugal APDH Conversas de fim de tarde Viseu 2012 Carlos Matias Dias Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge Departamento de Epidemiologia Universidade

Leia mais

RESUMO INTRODUÇÃO: Pessoas com sintomas de ansiedade apresentam maiores níveis de pressão arterial. A presença de ansiedade está associada com as

RESUMO INTRODUÇÃO: Pessoas com sintomas de ansiedade apresentam maiores níveis de pressão arterial. A presença de ansiedade está associada com as RESUMO INTRODUÇÃO: Pessoas com sintomas de ansiedade apresentam maiores níveis de pressão arterial. A presença de ansiedade está associada com as doenças cardiovasculares. Embora o exercício físico seja

Leia mais

Apresentação Resultados

Apresentação Resultados Apresentação Resultados Junho 2010 Estrutura da apresentação Introdução Enquadramento Objectivos Metodologia Resultados Introdução A anemia é definida como a redução na concentração de hemoglobina e no

Leia mais

Marasmo (emagrecimento grave) Kwashiorkor (edema bilateral) Kwashiorkor-marasmático, ou emagrecimento grave com edema bilateral

Marasmo (emagrecimento grave) Kwashiorkor (edema bilateral) Kwashiorkor-marasmático, ou emagrecimento grave com edema bilateral I- Segunda opinião formativa para a Nutrição Malnutrição é o estado patológico resultante tanto da deficiente ingestão e ou absorção de nutrientes pelo organismo (desnutrição ou sub- nutrição), como da

Leia mais

Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007

Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007 Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007 25 de Novembro de 2009 A publicação Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007, apresenta,

Leia mais

Estudo de prevalência da hipertensão arterial, excesso de peso e obesidade no concelho de Vizela em

Estudo de prevalência da hipertensão arterial, excesso de peso e obesidade no concelho de Vizela em Estudo de prevalência da hipertensão arterial, excesso de peso e obesidade no concelho de Vizela em 2007-2010 Guimarães A. Unidade de Saúde Familiar Physis, Vizela, Portugal Resumo Este estudo teve como

Leia mais

Comunidade Brasileira é a maior comunidade estrangeira em Portugal

Comunidade Brasileira é a maior comunidade estrangeira em Portugal Dia da Comunidade Luso-Brasileira (22 de Abril) Censos 11 19 de abril de 13 Comunidade Brasileira é a maior comunidade estrangeira em Portugal De acordo com os Censos 11, na última década a comunidade

Leia mais

INQUÉRITO SOBRE PERÍODOS DE FIDELIZAÇÃO

INQUÉRITO SOBRE PERÍODOS DE FIDELIZAÇÃO INQUÉRITO SOBRE PERÍODOS DE FIDELIZAÇÃO População residencial (Trabalho de campo realizado em outubro de 2016) Novembro de 2016 ANACOM 1. Introdução Na sequência da revisão da LCE que torna obrigatório

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELAS FAMÍLIAS 2001

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELAS FAMÍLIAS 2001 Informação à Comunicação Social 15 de Março de 22 UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELAS FAMÍLIAS 21 No terceiro trimestre de 21, cerca de um quarto das famílias portuguesas - 24%

Leia mais

A taxa de desemprego situou-se em 10,5% no 4.º trimestre e em 11,1% no ano de 2016

A taxa de desemprego situou-se em 10,5% no 4.º trimestre e em 11,1% no ano de 2016 8 de fevereiro de 217 Estatísticas do Emprego 4.º trimestre de 216 A taxa de desemprego situou-se em 1,5 no 4.º trimestre e em 11,1 no ano de 216 A taxa de desemprego do 4.º trimestre de 216 foi de 1,5.

Leia mais

Estatísticas do Emprego 4º trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% 17 de Fevereiro de 2009

Estatísticas do Emprego 4º trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% 17 de Fevereiro de 2009 Estatísticas do Emprego 4º trimestre de 2008 17 de Fevereiro de 2009 A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2008 foi de 7,8% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2008 foi de 7,8%. Este

Leia mais

Determinantes de saúde

Determinantes de saúde 1ª Conferência do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico: um olhar atento à saúde dos portugueses Determinantes de saúde Eugénio Cordeiro 1 J Santos 2, L Antunes 2,S Namorado 2, AJ Santos 2, I Kislaya

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SAÚDE

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SAÚDE Março 2005 OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SAÚDE COMPORTAMENTOS DAS FAMÍLIAS PORTUGUESAS EM ÉPOCAS DE CALOR E DURANTE A ONDA DE CALOR DE AGOSTO DE 2003 Estudo na amostra ECOS RELATÓRIO Eleonora Jesus Paixão

Leia mais

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância.

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância. Nas sociedades tradicionais, a alimentação é utilizada como componente fundamental da manutenção e recuperação da saúde, através de um código rigoroso de escolha e combinação de alimentos. Nas sociedades

Leia mais

Multimorbidade e medidas antropométricas em residentes de um condomínio exclusivo para idosos

Multimorbidade e medidas antropométricas em residentes de um condomínio exclusivo para idosos Multimorbidade e medidas antropométricas em residentes de um condomínio exclusivo para idosos Januse Nogueira de Carvalho 1* ; Samuel de Sousa Nantes 2# ; Paolla Jessica da Cunha 3# ;Larissa Guerra Oliveira

Leia mais

As famílias despenderam mais de 60% em habitação, transportes e alimentação

As famílias despenderam mais de 60% em habitação, transportes e alimentação Orçamentos Familiares 2015/2016 (Dados provisórios) 19 de dezembro de 2016 As famílias despenderam mais de 60% em habitação, transportes e alimentação De acordo com os resultados provisórios do Inquérito

Leia mais

Obesidade. O que pesa na sua saúde.

Obesidade. O que pesa na sua saúde. Obesidade O que pesa na sua saúde. SiTUAçÃO DA OBESiDADE NO BRASiL E NO MUNDO A obesidade é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo

Leia mais

A taxa de desemprego do 3º trimestre de 2008 foi de 7,7%

A taxa de desemprego do 3º trimestre de 2008 foi de 7,7% Estatísticas do Emprego 3º trimestre de 2008 18 de Novembro de 2008 A taxa de desemprego do 3º trimestre de 2008 foi de 7,7 A taxa de desemprego estimada para o 3º trimestre de 2008 foi de 7,7. Este valor

Leia mais

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Maria Rozimar Dias dos Santos Nóbrega José Maurício de Figueiredo Júnior Faculdades Integradas de Patos FIP

Leia mais

Rendimento e Condições de Vida 2008 (Dados Provisórios)

Rendimento e Condições de Vida 2008 (Dados Provisórios) Rendimento e Condições de Vida 2008 (Dados Provisórios) 15 de Julho de 2009 O risco de pobreza manteve-se em 18% e a Desigualdade continuou a descer Segundo os resultados provisórios do Inquérito às Condições

Leia mais

Relevância Clínica da Síndrome Metabólica nos Indivíduos Não Obesos

Relevância Clínica da Síndrome Metabólica nos Indivíduos Não Obesos CONGRESSO PORTUGUÊS DE CARDIOLOGIA Relevância Clínica da Síndrome Metabólica nos Indivíduos Não Obesos Susana Martins, Nuno Cortez-Dias, Adriana Belo*, Manuela Fiuza Serviço de Cardiologia - Hospital de

Leia mais

GeoSaúde 2014 Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional

GeoSaúde 2014 Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional 1309014 Rita Nicolau* Irina Kislaya** Ana P. Gil** Ana J. Santos** * Direção-Geral do Território, Portugal

Leia mais

Primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF)

Primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) Primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) Sumário e Considerações Finais 27 de maio de 2016 Instituto Ricardo Jorge (INSA, IP), 27 de maio de 2016 1 Sumário Enquadramento: A importância

Leia mais

Taxa de desemprego de 14,9%

Taxa de desemprego de 14,9% 16 de maio de 2012 Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2012 Taxa de desemprego de 14,9% A taxa de desemprego estimada para o 1º trimestre de 2012 foi de 14,9%. Este valor é superior em 2,5 pontos percentuais

Leia mais

Censos 2001: Resultados Provisórios

Censos 2001: Resultados Provisórios Censos 2001: Resultados Provisórios As expressões sublinhadas encontram-se explicadas no final do texto PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EVIDENCIADAS PELOS RESULTADOS PROVISÓRIOS DOS CENSOS 2001 Na População A 12

Leia mais

ESTUDO EPEPP III CONGRESSO PORTUGUÊS DE DEMOGRAFIA. ESDUDO do PERFIL de ENVELHECIMENTO da POPULAÇÃO PORTUGUESA. Metodologia

ESTUDO EPEPP III CONGRESSO PORTUGUÊS DE DEMOGRAFIA. ESDUDO do PERFIL de ENVELHECIMENTO da POPULAÇÃO PORTUGUESA. Metodologia III CONGRESSO PORTUGUÊS DE DEMOGRAFIA ESTUDO EPEPP ESDUDO do PERFIL de ENVELHECIMENTO da POPULAÇÃO PORTUGUESA Metodologia Palavras-chave: envelhecimento; população portuguesa Botelho MA Oliveira C Aguiar

Leia mais

Utentes em Primeiras Consultas, segundo o ano, na Delegação Regional do Norte

Utentes em Primeiras Consultas, segundo o ano, na Delegação Regional do Norte 8.8. Drogas Ilícitas De acordo com o relatório anual de 2003 do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) podemos verificar que o número de utentes em primeiras consultas, na região Norte entre 1996

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2016 RELATÓRIO DETALHADO

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2016 RELATÓRIO DETALHADO AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2016 RELATÓRIO DETALHADO 1 INDICE Aspetos Metodológicos 3 Consulta Externa 9 Consulta Externa Caracterização dos Respondentes 10

Leia mais

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO AO SERVIÇO PRESTADO ATRAVÉS DOS CANAIS ELETRÓNICO E TELEFÓNICO

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO AO SERVIÇO PRESTADO ATRAVÉS DOS CANAIS ELETRÓNICO E TELEFÓNICO RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO AO SERVIÇO PRESTADO ATRAVÉS DOS CANAIS ELETRÓNICO E TELEFÓNICO 2015 Ficha Técnica IFAP Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. Presidente - Luís Souto

Leia mais

ESTUDO CONHECIMENTOS E PERCEÇÕES SOBRE A MENOPAUSA EM MULHERES DOS 45 AOS 60 ANOS EM PORTUGAL

ESTUDO CONHECIMENTOS E PERCEÇÕES SOBRE A MENOPAUSA EM MULHERES DOS 45 AOS 60 ANOS EM PORTUGAL ESTUDO CONHECIMENTOS E PERCEÇÕES SOBRE A MENOPAUSA EM MULHERES DOS 45 AOS 60 ANOS EM PORTUGAL Prefácio Índice É para mim um privilégio refletir sobre os resultados deste inquérito que é o primeiro realizado

Leia mais

Apresentação dos resultados em Maio/ Conhecimento de iniciativas que combatam/ previnam o surgimento de. Doenças Crônicas

Apresentação dos resultados em Maio/ Conhecimento de iniciativas que combatam/ previnam o surgimento de. Doenças Crônicas Apresentação dos resultados em Maio/ 2014 Conhecimento de iniciativas que combatam/ previnam o surgimento de Doenças Crônicas Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil demográfico Doenças crônicas não transmissíveis

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Natália Cunha Ferreira 1, Geyce da Silva Sales 2, Maylla Luanna Barbosa Martins 3 1 Aluna do curso de nutrição; Campus

Leia mais

ESTUDO CONHECIMENTOS E PERCEÇÕES SOBRE A MENOPAUSA EM MULHERES DOS 45 AOS 60 ANOS EM PORTUGAL

ESTUDO CONHECIMENTOS E PERCEÇÕES SOBRE A MENOPAUSA EM MULHERES DOS 45 AOS 60 ANOS EM PORTUGAL ESTUDO CONHECIMENTOS E PERCEÇÕES SOBRE A MENOPAUSA EM MULHERES DOS 45 AOS 60 ANOS EM PORTUGAL Prefácio É para mim um privilégio refletir sobre os resultados deste inquérito que é o primeiro realizado em

Leia mais

INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL

INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL INDICADORES DO MERCADO DE TRABALHO 2017 03 de abril de 2018 A taxa de desemprego é de 12,2% em 2017 A taxa de desemprego de 2017 situou-se em 12,2% (15,0% em 2016), valor

Leia mais

OBJECTIVOS E METODOLOGIAS...I RELATÓRIO DESCRITIVO.II. Conhecer a experiência de visita às Caves do Vinho do Porto: Frequência com que visitam...

OBJECTIVOS E METODOLOGIAS...I RELATÓRIO DESCRITIVO.II. Conhecer a experiência de visita às Caves do Vinho do Porto: Frequência com que visitam... ÍNDICE OBJECTIVOS E METODOLOGIAS...I RELATÓRIO DESCRITIVO.II Plano de visita Conhecer a experiência de visita às Caves do Vinho do Porto: Frequência com que visitam...1 Estrutura da visita Acompanhantes

Leia mais

Saúde Ocupacional na Região de Lisboa e Vale do Tejo

Saúde Ocupacional na Região de Lisboa e Vale do Tejo Saúde Ocupacional na Região de Lisboa e Vale do Tejo Estado da Arte Maio 2005 Mário Castro CENTRO REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA DE LISBOA E VALE DO TEJO Ministério da Saúde Sandra Moreira Sumário I. População

Leia mais

Taxa de desemprego estimada em 12,4%

Taxa de desemprego estimada em 12,4% 11 de maio de 216 Estatísticas do Emprego 1.º trimestre de 216 Taxa de desemprego estimada em 12,4 A taxa de desemprego no 1.º trimestre de 216 foi 12,4. Este valor é superior em,2 pontos percentuais (p.p.)

Leia mais

Formulário de acesso a dados do Registo Nacional de Doentes Reumáticos da SPR

Formulário de acesso a dados do Registo Nacional de Doentes Reumáticos da SPR Formulário de acesso a dados do Registo Nacional de Doentes Reumáticos da SPR Título do projecto A Realidade da Artrite Idiopática Juvenil em Portugal Introdução A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) é a

Leia mais

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 A Monoparentalidade em Portugal Breve caracterização através dos Censos Graça Magalhães núcleos familiares monoparentais Evolução

Leia mais