Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008."

Transcrição

1 ESTUDO QUANTITATIVO Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas APEME MAIO de 2008

2 OBJECTIVOS OBJECTIVOS Com o presente estudo pretendeu-se identificar e quantificar os níveis de mobilidade das famílias portuguesas, isto é, a prática de exercício e actividades ao ar livre em contexto familiar, bem como a relevância e predisposição para o desenvolvimento das mesmas. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: 1. Atitudes relativamente à prática de exercício físico em família 1.1 Interesse e relevância da actividade física em família 1.2 Motivações e inibições para a prática de exercício físico em família 1.3 benefícios perceptivos deste tipo de actividades 2. Comportamentos de exercício físico e actividades ao ar livre 2.1 Prática actual de exercício físico (individual e em família / grupo) 2.2 Tipo de actividades praticadas 2.3 Eventuais acompanhantes na prática desportiva 2.4 Regularidade e frequência da prática de exercício físico 2.5 Locais onde praticam estas actividades

3 OBJECTIVOS OBJECTIVOS 3. Avaliação da oferta actual de infra-estruturas de apoio ao exercício físico e actividades ao ar livre 3.1 Avaliação da oferta considerando a zona envolvente de residência 3.2 Responsáveis perceptivos pela implementação / manutenção de espaços para a prática desportiva 3.3 Avaliação da oferta a nível nacional 3.4 Relevância da oferta de equipamentos na perspectiva de mobilizar e motivar para a prática de exercício físico 4. Expectativas face à prática de exercício físico e actividades de ar livre no futuro 4.1 Permeabilidade a um maior desenvolvimento de actividades desportivas em família 4.2 Elementos de motivação para uma maior prática de exercício físico 4.3 Tipo de actividades / equipamentos mais valorizados 4.4 Intenções de utilização de eventuais espaços ao ar livre, caso existissem perto da respectiva área de residência

4 METODOLOGIA METODOLOGIA NATUREZA DO PROJECTO Estudo Quantitativo UNIVERSO Casais com idades entre os 25 e os 45 anos, com filhos, residentes em Portugal MÉTODO DE RECOLHA DE INFORMAÇÃO Entrevistas Telefónicas, suportadas por sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). As entrevistas tiveram uma duração de, aproximadamente, 15 minutos. O trabalho de campo decorreu entre o dia 18 de Abril e 5 de Maio de Estiveram envolvidos neste projecto uma equipa de 54 entrevistadores. AMOSTRA Realizaram-se 1203 entrevistas, com quotas de selecção nas variáveis sexo e região, considerando uma distribuição proporcional ao Universo. TRATAMENTO DOS DADOS Após verificação e validação dos questionários procedeu-se à análise estatística, com recurso a análises descritivas.

5 AMOSTRA AMOSTRA Sexo Masculino 48% Feminino 52% Idade anos 32% anos 68% Região Norte 35% Centro 17% Lisboa e Vale do 33% Tejo Alentejo 5% Algarve 4% Madeira 3% Açores 3% Nº de Filhos 1 48% 2 45% 3 ou mais 7% Idade dos filhos 0 a 2 anos 20% 3 a 5 anos 25% 6 a 10 anos 33% 11 a 13 anos 14% 14 a 17 anos 13% 18 ou mais anos 8% TOTAL DE ENTREVISTADOS = 1203

6 A AVALIAÇÃO DA OFERTA ACTUAL DE ESPAÇOS DESPORTIVOS AO AR LIVRE

7 A AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA OFERTA DA OFERTA DE ESPAÇOS DE ESPAÇOS AO AO AR AR LIVRE LIVRE 57% dos entrevistados concordam com a afirmação DE UMA FORMA GERAL AS CIDADES PORTUGUESAS NÃO TÊM CONDIÇÕES PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIO E ACTIVIDADES AO AR LIVRE 66% dos entrevistados concordam com a afirmação UMA DAS PRINCIPAIS RAZÕES PORQUE AS CRIANÇAS PORTUGUESAS COMEÇAM A TER PROBLEMAS DE OBESIDADE É O FACTO DE NAS CIDADES NÃO HAVER ESPAÇOS AO AR LIVRE ONDE POSSAM CORRER E BRINCAR (n=1203)

8 A AVALIAÇÃO DA OFERTA DE ESPAÇOS AO AR LIVRE (LOCAIS) A AVALIAÇÃO DA OFERTA DE ESPAÇOS AO AR LIVRE (LOCAIS) AVALIAÇÃO DA OFERTA ACTUAL Em que medida é que considera que a sua cidade / zona está bem servida de equipamentos desportivos de ar livre (parques, ciclovias, jardins, etc) 69% 6% 25% 36% 22% 11% Muito bem servida Bem servida Razoavel mente servi da Mal servida Muito mal servida (n=1203) Região Norte e Madeira com avaliações mais positivas PERCEPÇÕES ACERCA DA RESPONSABILIDADE Na sua opinião a quem se deve essa situação? Avaliação positiva Autarquias 87% Administração Central 14% Entidades privadas 6% Avaliação moderada Autarquias 84% Administração Central 15% Entidades privadas 3% Avaliação negativa Autarquias 90% Administração Central 20% Entidades privadas 3% (n=372) (n=432) (n=394)

9 A RELEVÂNCIA DA A RELEVÂNCIA OFERTA DE ESPAÇOS DA OFERTA AO DE AR ESPAÇOS LIVRE PARA AO AR LIVRE PARA A PROMOÇÃO A PROMOÇÃO DO DO EXERCÍCIO FÍSICO 70% dos entrevistados concordam com a afirmação O PROBLEMA DE NÃO SE PRATICAREM MAIS ACTIVIDADES DESPORTIVAS E DE AR LIVRE NÃO É A FALTA DE ESPAÇOS, MAS SIM AS MENTALIDADES E ATITUDES DOS PORTUGUESES FACE A ESTE TEMA Contudo 90% dos entrevistados concordam com a afirmação PARA MUDAR MENTALIDADES E LEVAR A QUE AS PESSOAS PRATIQUEM MAIS EXERCÍCIO FÍSICO É NECESSÁRIO, ANTES DE TUDO, QUE SE CRIEM AS CONDIÇÕES PARA TAL (n=1203)

10 A RELEVÂNCIA E A PREDISPOSIÇÃO PARA UM MAIOR DESENVOLVIMENTO DE ACTIVIDADES DESPORTIVAS AO AR LIVRE

11 AS PRIORIDADES NO MOMENTO ACTUAL AS PRIORIDADES NO MOMENTO ACTUAL Gostaria de começar por lhe referir um conjunto de aspectos e gostaria que me dissesse qual ou quais os que considera que seriam mais relevantes actualmente na sua vida. Utilize, por favor, uma escala de 1 a 10, em que 1 corresponde a nada relevante e 10, muitíssimo relevante. (n=1203)

12 AS INTENÇÕES AS INTENSÕES FACE FACE À ADESÃO À ADESÃO A ESPAÇOS A ESPAÇOS DE DE AR AR LIVRE LIVRE 83% dos entrevistados concordam com a afirmação SE TIVESSE UM ESPAÇO AO AR LIVRE PERTO DE MIM TENHO A CERTEZA QUE TENDERIA A PRATICAR MAIS ACTIVIDADES DE AR LIVRE COM A MINHA FAMÍLIA 80% dos entrevistados concordam com a afirmação SE TIVESSE UM ESPAÇO AO AR LIVRE ONDE PUDESSE PRATICAR ACTIVIDADES DESPORTIVAS PERTO DE MIM TENHO A CERTEZA QUE ACABARIA POR FAZER MAIS EXERCÍCIO FÍSICO (n=1203)

13 AS CONSEQUÊNCIAS PERCEPTIVAS CONSEQUÊNCIAS DO USUFRUTO DOS PERCEPTIVAS ESPAÇOS DO AO USUFRUTO AR LIVRE DOS ESPAÇOS AO AR LIVRE 72% dos entrevistados concordam com a afirmação SE TIVESSE OPORTUNIDADE DE FREQUENTAR ESTE TIPO DE ESPAÇOS, PENSO QUE ACABARIA POR PASSAR MAIS TEMPO COM A FAMÍLIA (n=1203)

14 EXPECTATIVAS FACE A EVENTUAIS NOVOS ESPAÇOS DESPORTIVOS AO AR LIVRE

15 IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA A EVENTUAIS A IMPORTÂNCIA NOVOS ATRIBUÍDA ESPAÇOS A EVENTUAIS AO AR LIVRE NOVOS ESPAÇOS AO AR LIVRE Para terminar até que ponto seria importante para si ter acesso a um espaço ao ar livre onde pudesse praticar exercício físico e passar algum tempo livre com a sua família? (n=1203)

16 TIPO TIPO DE DE EQUIPAMENTOS MAIS MAIS VALORIZADOS NUM ESPAÇO ESPAÇO DESPORTIVO DESPORTIVO AO AR AO LIVRE AR LIVRE E que tipo de equipamentos seriam mais vantajosos para este espaço? Utilize, por favor, uma escala de 1 a 10, em que 1 corresponde a nada importante Em espontâneo (n=1203)

17 INTENÇÕES DE UTILIZAÇÃO INTENÇÕES DE EVENTUAIS DE UTILIZAÇÃO NOVOS ESPAÇOS DE EVENTUAIS AO AR NOVOS LIVRE ESPAÇOS AO AR LIVRE Até que ponto acha que poderia utilizar este tipo de espaços conjuntamente com a sua família? (n=1203)

18 PRINCIPAIS PRINCIPAIS BENEFICIÁRIOS DE DE ESPAÇOS AO AO AR AR LIVRE Vamos supor que perto de si se iria construir um parque com equipamentos desportivos e de lazer para adultos e crianças. Na sua opinião quais os membros da sua família que iriam utilizar mais este espaço? (n=1203)

19 PRINCIPAIS CONCLUSÕES DO ESTUDO

20 ESPAÇOS PARA ACTIVIDADE AO AR LIVRE 69% considera que a sua cidade/zona não está bem servida de equipamentos desportivos ao ar livre 98% considera muito importante ter acesso a um espaço ao ar livre onde pudesse praticar exercício físico e passar o tempo livre com a família 83% concordam que se tivessem um espaço ao ar livre perto da sua residência, praticariam mais actividade ao ar livre com a família 72% refere que se tivessem oportunidade de frequentar este tipo de espaços, passariam mais tempo com a família

21 RESPONSABILIDADE PARA A CRIAÇÃO DOS ESPAÇOS 90% considera que para mudar mentalidades e levar as pessoas a praticarem mais exercício físico é necessário, antes de tudo, que se criem as condições para tal 90% considera que esta responsabilidade é das autarquias

22 PRIORIDADES DOS INQUIRIDOS 1ª - Mais tempo para a família (94%) 2ª - Mais dinheiro (89%) 7ª - Emprego estável (77%) 8ª - Viajar para o estrangeiro (70%)

23 EQUIPAMENTOS MAIS VALORIZADOS Parque Infantil (85%) Circuito Manutenção Seniores (84%)

Eleições Autárquicas 2005 Porto. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05

Eleições Autárquicas 2005 Porto. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05 Eleições Autárquicas 2005 Porto Sondagem Marktest para Jornal de Notícias / TSF Out.05 Marktest Dir.Estudos Sectoriais 1 Out.2005 Indice I. Ficha Técnica da Sondagem 1. Universo 2. Amostra 3. Modo de Selecção

Leia mais

Eleições Autárquicas 2005 Felgueiras. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05

Eleições Autárquicas 2005 Felgueiras. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05 Eleições Autárquicas 2005 Felgueiras Sondagem Marktest para Jornal de Notícias / TSF Out.05 Marktest Dir.Estudos Sectoriais 1 Out.2005 Indice I. Ficha Técnica da Sondagem 1. Universo 2. Amostra 3. Modo

Leia mais

Eleições Autárquicas 2005 Matosinhos. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05

Eleições Autárquicas 2005 Matosinhos. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05 Eleições Autárquicas 2005 Matosinhos Sondagem Marktest para Jornal de Notícias / TSF Out.05 Marktest Dir.Estudos Sectoriais 1 Out.2005 Indice I. Ficha Técnica da Sondagem 1. Universo 2. Amostra 3. Modo

Leia mais

Eleições Autárquicas 2005 Gondomar. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05

Eleições Autárquicas 2005 Gondomar. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05 Eleições Autárquicas 2005 Gondomar Sondagem Marktest para Jornal de Notícias / TSF Out.05 Marktest Dir.Estudos Sectoriais 1 Out.2005 Indice I. Ficha Técnica da Sondagem 1. Universo 2. Amostra 3. Modo de

Leia mais

Eleições Autárquicas 2005 Lisboa. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05

Eleições Autárquicas 2005 Lisboa. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05 Eleições Autárquicas 2005 Lisboa Sondagem Marktest para Jornal de Notícias / TSF Out.05 Marktest Dir.Estudos Sectoriais 1 Out.2005 Indice I. Ficha Técnica da Sondagem 1. Universo 2. Amostra 3. Modo de

Leia mais

Eleições Autárquicas 2005 Oeiras. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05

Eleições Autárquicas 2005 Oeiras. Sondagem Marktest. Jornal de Notícias / TSF Out.05 Eleições Autárquicas 2005 Oeiras Sondagem Marktest para Jornal de Notícias / TSF Out.05 Marktest Dir.Estudos Sectoriais 1 Out.2005 Indice I. Ficha Técnica da Sondagem 1. Universo 2. Amostra 3. Modo de

Leia mais

ESTUDO DE OPINIÃO Política Suave

ESTUDO DE OPINIÃO Política Suave ESTUDO DE OPINIÃO Política Suave - Análise de Resultados - Revista Exame Setembro de 2009 Metodologia (Ficha Técnica) Entidade Responsável: Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do IPAM Responsável

Leia mais

» Índice. » Introdução 3. » Sumário executivo 5. » Intenção de Voto 6. » Caraterização 13. » Anexos 15

» Índice. » Introdução 3. » Sumário executivo 5. » Intenção de Voto 6. » Caraterização 13. » Anexos 15 janeiro 2014 1 » Índice» Introdução 3» Sumário executivo 5» Intenção de Voto 6» Caraterização 13» Anexos 15 2 » Introdução » Ficha Técnica»Objetivo: Estudo de opinião realizada pela Pitagórica Investigação

Leia mais

Estudo de opinião sobre a Lei do Tabaco em Portugal

Estudo de opinião sobre a Lei do Tabaco em Portugal Estudo de opinião sobre a Lei do Tabaco em Portugal Agenda Enquadramento do projeto Principais resultados Satisfação com a atual lei do tabaco Adequação da lei à realidade portuguesa Evolução dos estabelecimentos

Leia mais

Barómetro APAV INTERCAMPUS Criminalidade e Insegurança 2ª vaga Preparado para: Associação de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2012

Barómetro APAV INTERCAMPUS Criminalidade e Insegurança 2ª vaga Preparado para: Associação de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2012 1 Barómetro APAV INTERCAMPUS Criminalidade e Insegurança 2ª vaga Preparado para: Associação de Apoio à Vítima (APAV) Dezembro de 2012 2 Índice 2 Metodologia 3 3 Síntese 7 4 Resultados 10 3 1 Metodologia

Leia mais

ESTUDO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES Março 2014

ESTUDO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES Março 2014 ESTUDO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES Março 2014 ÍNDICE 1. Introdução Objectivos e Metodologia 3 2. Apresentação dos Resultados 7 2.1 Atendimento 7 2.2 Serviços Prestados 18 2.3 Contacto com o SMAS da Maia

Leia mais

O Portugal que temos. o que imaginamos

O Portugal que temos. o que imaginamos O Portugal que temos e o que imaginamos Ambiente Ambiente O ambiente é, talvez, o maior desafio do século XXI e um dos mais perigosos que a Humanidade alguma vez enfrentou. Com a eleição de Trump e a manutenção

Leia mais

Estudo transversal, efectuado por aplicação directa de um questionário. Foram

Estudo transversal, efectuado por aplicação directa de um questionário. Foram Ficha técnica Estudo transversal, efectuado por aplicação directa de um questionário. Foram analisados dados referentes a 2201 homens dum universo de 2.612.473, com idade igual ou superior a 35 anos, inquiridos

Leia mais

ESTUDO SOBRE SEGURANÇA NOS LOCAIS DE COMPRA

ESTUDO SOBRE SEGURANÇA NOS LOCAIS DE COMPRA 1 ESTUDO SOBRE SEGURANÇA NOS LOCAIS DE COMPRA 2007 Recolher para Conhecer, Conhecer para Decidir Índice 1 Metodologia 4 2 Síntese 9 3 Análise de Resultados 13 1 Metodologia Objectivos 4 O presente estudo

Leia mais

INQUÉRITO OS JOVENS E A ONCOLOGIA

INQUÉRITO OS JOVENS E A ONCOLOGIA INQUÉRITO OS JOVENS E A ONCOLOGIA SOCIEDADE PORTUGUESA DE ONCOLOGIA Novembro 2016 CONTEXTO O Inquérito foi promovido pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, com o apoio da Janssen, companhia farmacêutica

Leia mais

FICHA TÉCNICA PARA O DEPÓSITO DE SONDAGEM Eventuais objectivos intermédios (secundários) que com ele se relacionem

FICHA TÉCNICA PARA O DEPÓSITO DE SONDAGEM Eventuais objectivos intermédios (secundários) que com ele se relacionem FICHA TÉCNICA PARA O DEPÓSITO DE SONDAGEM 1. Entidade responsável pela realização da sondagem: Marktest, Marketing. Organização, Formação Lda. Rua de São José nº 183 1169-116 Lisboa 5. Identificação do

Leia mais

Impacte da Lei de Prevenção do Tabagismo* na população de Portugal Continental

Impacte da Lei de Prevenção do Tabagismo* na população de Portugal Continental Impacte da Lei de Prevenção do Tabagismo* na população de Portugal Continental * Lei n.º 37/2007, de 14 de Agosto Direcção-Geral da Saúde com a colaboração do INSA Acompanhamento estatístico e epidemiológico

Leia mais

Câmara Municipal Lisboa Programa Local de Habitação de Lisboa. Março 2009 Projecto Nº: _CMLisboa_Local Habitação em Lisboa Marktest

Câmara Municipal Lisboa Programa Local de Habitação de Lisboa. Março 2009 Projecto Nº: _CMLisboa_Local Habitação em Lisboa Marktest Câmara Municipal Lisboa Programa Local de Habitação de Lisboa Março 2009 Projecto Nº: 1018-09_CMLisboa_Local Habitação em Lisboa Marktest Objectivos e aspectos metodológicos Objectivos Conhecer a opinião

Leia mais

O PROJECTO NOVAS NÚPCIAS DA QUALIFICAÇÃO NO ALENTEJO : OS IMPACTOS DA QUALIFICAÇÃO NAS PESSOAS E NOS TERRITÓRIOS 1

O PROJECTO NOVAS NÚPCIAS DA QUALIFICAÇÃO NO ALENTEJO : OS IMPACTOS DA QUALIFICAÇÃO NAS PESSOAS E NOS TERRITÓRIOS 1 O PROJECTO NOVAS NÚPCIAS DA QUALIFICAÇÃO NO ALENTEJO : OS IMPACTOS DA QUALIFICAÇÃO NAS PESSOAS E NOS TERRITÓRIOS 1 José BRAVO NICO 2 (1), Lurdes PRATAS NICO (1) (2), Fátima FERREIRA (1) y Antónia TOBIAS

Leia mais

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010 Desafios, Estratégias e Instrumentos de Sustentabilidade para o Ambiente Urbano Carla Silva Serpa, 20/11/2010 SUMÁRIO: APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE URBANA O PAPEL DO AMBIENTE

Leia mais

Relatório. N.º OBRA 372 SONDAGEM DE OPINIÃO SOBRE AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA A ALRAA Setembro de 2016

Relatório. N.º OBRA 372 SONDAGEM DE OPINIÃO SOBRE AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA A ALRAA Setembro de 2016 Relatório N.º OBRA 372 SONDAGEM DE OPINIÃO SOBRE AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA A ALRAA Setembro de 2016 Rua Eng.º José Cordeiro, nº6 9504-522 Ponta Delgada Tel.: 296 209 655 Fax: 296 209 651 E-mail: dec@norma-acores.pt

Leia mais

Câmara Municipal de Lisboa Programa Local de Habitação de Lisboa Estudo de opinião

Câmara Municipal de Lisboa Programa Local de Habitação de Lisboa Estudo de opinião Câmara Municipal de Lisboa Programa Local de Habitação de Lisboa Estudo de opinião Março 2009 Projecto Nº: 1018-09_CMLisboa_Local Habitação em Lisboa Marktest Índice I. Objectivos e aspectos metodológicos

Leia mais

POLUIÇÃO E AMBIENTE SÍNTESE DE RESULTADOS NOVEMBRO 2006

POLUIÇÃO E AMBIENTE SÍNTESE DE RESULTADOS NOVEMBRO 2006 POLUIÇÃO E AMBIENTE SÍNTESE DE RESULTADOS NOVEMBRO 2006 REALIZADO EM PARCERIA COM Ficha técnica Estudo Poluição e Ambiente Nº de respostas 11264 Data de início 2006-11-02 Data de Fecho 2006-11-06 Principais

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Objectivos do Estudo Hipóteses do Estudo REVISÃO DA LITERATURA Conceito de Desporto...

1. INTRODUÇÃO Objectivos do Estudo Hipóteses do Estudo REVISÃO DA LITERATURA Conceito de Desporto... ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 2 1.1. Objectivos do Estudo... 5 1.1. Hipóteses do Estudo... 6 2. REVISÃO DA LITERATURA... 7 2.1. Conceito de Desporto... 8 2.2. Evolução e Tendências Actuais das Práticas

Leia mais

Situação Política e Económica de Portugal. Marktest para Diário Económico

Situação Política e Económica de Portugal. Marktest para Diário Económico Situação Política e Económica de Portugal Marktest para Diário Económico Abril de 2011 I. Ficha Técnica da Sondagem A presente sondagem é da responsabilidade da seguinte entidade: Marktest, Marketing.

Leia mais

A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades

A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades 9.1.6. CONCLUSÃO DO ESTUDO 1 A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades físicas originou uma compreensão mais evidente sobre o papel desta actividade na terceira

Leia mais

Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas - Fevereiro de 2006 Principais resultados

Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas - Fevereiro de 2006 Principais resultados http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryid=190143 Data de publicação 26.4.2006 Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas - Fevereiro de 2006 Principais resultados Serviço Telefónico Fixo (STF)

Leia mais

CANDIDATURA SÉRGIO MARQUES. Estudo de Opinião

CANDIDATURA SÉRGIO MARQUES. Estudo de Opinião CANDIDATURA SÉRGIO MARQUES Estudo de Opinião DEZEMBRO DE 2014 Bom tarde/boa noite. Chamo-me... e estou a colaborar com a empresa Eurosondagem, S.A. num estudo de opinião na Região Autónoma da Madeira.

Leia mais

Estudo de Opinião. Portugal e a Troika

Estudo de Opinião. Portugal e a Troika Estudo de Opinião Portugal e a Troika Maio de 2013 - FICHA TÉCNICA - Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. para o Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa, dias 13, 14 e 15 de

Leia mais

Estudo de Opinião. UGT União Geral de Trabalhadores

Estudo de Opinião. UGT União Geral de Trabalhadores Estudo de Opinião UGT União Geral de Trabalhadores Maio 2016 INQUÉRITO Boa tarde/ Boa noite. Chamo-me... e estou a colaborar com a empresa Eurosondagem, S.A. num estudo de opinião. Peço-lhe o favor de

Leia mais

INTENÇÃO DE VOTO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

INTENÇÃO DE VOTO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES INTENÇÃO DE VOTO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940 Entrevistas: 1211 Margem de erro: 3 Intervalo de Confiança: 95% Período de Realização: 15 a 20 de Agosto de 2017

Leia mais

Sondagem de opinião pan-europeia sobre saúde e segurança no trabalho

Sondagem de opinião pan-europeia sobre saúde e segurança no trabalho Sondagem de opinião pan-europeia sobre saúde e segurança no trabalho Resultados representativos nos 2 Estados-membros da União Europeia Pacote incluindo os resultados relativos aos Estados-membros EU2

Leia mais

Estudo Socio-político Concelho de Santarém

Estudo Socio-político Concelho de Santarém Estudo Socio-político Julho 2005 Índice Pág. 3 Ficha Técnica Pág. 4 Quadros de Resultados Pág. 7 Questionário, Listas e Boletim de Voto Pág. 16 Nota Final Pág. 17 Contactos PROJECTO n.º 2005/252 2 Ficha

Leia mais

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ).

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ). Somos investigadores do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha, da Universidade Agostinho Neto e da Universidade do Algarve (Portugal) e estamos a realizar um estudo sobre riscos ambientais

Leia mais

Nome do entrevistado: Telefone: Rua : N.º : Andar : Porta : Localidade : Entrevistador

Nome do entrevistado: Telefone: Rua : N.º : Andar : Porta : Localidade : Entrevistador SÉRIE N.º FOLHA DE CONTACTOS N.º Nome do entrevistado: Telefone: Rua : N.º : Andar : Porta : Localidade : Entrevistador REGISTO DAS VISITAS Modo de Visita Resultado da Visita (Visita = todas as tentativas

Leia mais

A presente sondagem é da responsabilidade da seguinte entidade:

A presente sondagem é da responsabilidade da seguinte entidade: I. Ficha Técnica da Sondagem A presente sondagem é da responsabilidade da seguinte entidade: Marktest, Marketing. Organização, Formação Lda. Rua de São José nº 183 1169-116 Lisboa A Marktest está creditada

Leia mais

INQUÉRITO A TURISTAS EM LISBOA SOBRE SEGURANÇA NO DESTINO AGOSTO/SETEMBRO DE 2015

INQUÉRITO A TURISTAS EM LISBOA SOBRE SEGURANÇA NO DESTINO AGOSTO/SETEMBRO DE 2015 INQUÉRITO A TURISTAS EM LISBOA SOBRE SEGURANÇA NO DESTINO AGOSTO/SETEMBRO DE 2015 INTRODUÇÃO Na sequência da criação das equipas de turismo pela Polícia de Segurança Pública nos concelhos de Lisboa e Cascais,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS SETEMBRO DE 2012 JOB2213 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Estado Nacional do Paraná Outubro Junho de de 2018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-06785/2018 para

Leia mais

12 de fevereiro de 2019

12 de fevereiro de 2019 12 de fevereiro de 2019 1 Ficha Técnica Estudo da Ordem dos Farmacêuticos realizado pelo Observatório da Empregabilidade no Setor Farmacêutico em parceria com a Plataforma Ensino-Profissão [estudo concretizado

Leia mais

Demografia e Educação em Portugal

Demografia e Educação em Portugal Demografia e Educação em Portugal European Statistics Competition 218 2ª fase Equipa: Tatistica 3 Escola Amélia Rey Colaço Oeiras Categoria B Objetivos Densidade populacional N.º/km2 168,4 79,6 Este trabalho

Leia mais

ROAMING INTERNACIONAL INFORMAÇÃO GERAL E DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS COMUNICAÇÕES REGULAMENTADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA ABRIL 2007 DEZEMBRO 2009

ROAMING INTERNACIONAL INFORMAÇÃO GERAL E DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS COMUNICAÇÕES REGULAMENTADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA ABRIL 2007 DEZEMBRO 2009 ROAMING INTERNACIONAL INFORMAÇÃO GERAL E DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS COMUNICAÇÕES REGULAMENTADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA ABRIL 2007 DEZEMBRO 2009 Índice 1. O serviço de roaming internacional e a intervenção

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

RELATÓRIO DE RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE ELEIÇÕES & INTERNET JUNHO DE 2009

RELATÓRIO DE RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE ELEIÇÕES & INTERNET JUNHO DE 2009 RELATÓRIO DE RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE ELEIÇÕES & INTERNET JUNHO DE 2009 Netsonda - Network Research Quem Somos? A Netsonda, em actividade desde Julho de 2000, é líder e pioneira em Portugal na recolha

Leia mais

Questionário aos Ex-Bolseiros. da Fundação Rotária Portuguesa. Este questionário pretende conhecer as opiniões dos ex-bolseiros da Fundação Rotária

Questionário aos Ex-Bolseiros. da Fundação Rotária Portuguesa. Este questionário pretende conhecer as opiniões dos ex-bolseiros da Fundação Rotária Questionário aos Ex-Bolseiros da Fundação Rotária Portuguesa Este questionário pretende conhecer as opiniões dos ex-bolseiros da Fundação Rotária Portuguesa sobre o apoio que lhes foi prestado. A sua resposta

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA FEVEREIRO DE 2016 JOB0112 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é investigar o conhecimento e percepção

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB2457-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Os portugueses e o Colesterol Fundação Portuguesa de Cardiologia

Os portugueses e o Colesterol Fundação Portuguesa de Cardiologia Os portugueses e o Colesterol Fundação Portuguesa de Cardiologia Data: Abril 2018 Managing Director: António Gomes (antonio.gomes@gfk.com) 1 Índice 1 2 3 Enquadramento e Metodologia Resultados Principais

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty Tarituba

Modos de vida no município de Paraty Tarituba Modos de vida no município de Paraty Tarituba Resultados gerais Janeiro 2011 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

O Portugal que temos. o que imaginamos

O Portugal que temos. o que imaginamos O Portugal que temos e o que imaginamos 1 Igualdade de género Igualdade de género Existem alguns indicadores internacionais que nos permitem perceber a partilha de tarefas no lar, ou seja, como os membros

Leia mais

Estudo de Opinião. Expresso / SIC/ Eurosondagem. Legislativas 2015

Estudo de Opinião. Expresso / SIC/ Eurosondagem. Legislativas 2015 Estudo de Opinião Expresso / SIC/ Eurosondagem Legislativas 2015 24 Setembro de 2015 - FICHA TÉCNICA - Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 17 a 23 de Setembro de

Leia mais

Barómetro Político Marktest

Barómetro Político Marktest Barómetro Político Marktest Junho de 2011 I. Ficha Técnica da Sondagem A presente sondagem é da responsabilidade da seguinte entidade: Marktest, Marketing. Organização, Formação Lda. Rua de São José nº

Leia mais

Estudo de Opinião. Expresso / SIC/ Eurosondagem ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2015

Estudo de Opinião. Expresso / SIC/ Eurosondagem ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2015 Estudo de Opinião Expresso / SIC/ Eurosondagem ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2015 Fevereiro de 2015 - FICHA TÉCNICA - Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 18 a 25 de Fevereiro

Leia mais

ANGOLA, ESTILOS DE VIDA E CONSUMIDOR 2014

ANGOLA, ESTILOS DE VIDA E CONSUMIDOR 2014 INTRODUÇÃO A Keyresearch é uma empresa de Pesquisa e Estudos de Mercado que está presente no mercado angolano desde 2005, sendo portanto a mais antiga empresa neste ramo em Angola. Sedeada em Luanda, a

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 12

Transcrição de Entrevista nº 12 Transcrição de Entrevista nº 12 E Entrevistador E12 Entrevistado 12 Sexo Feminino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Nome do entrevistado: Telefone: Rua : N.º : Andar : Porta : Localidade : Entrevistador

Nome do entrevistado: Telefone: Rua : N.º : Andar : Porta : Localidade : Entrevistador SÉRIE N.º FOLHA DE CONTACTOS N.º Nome do entrevistado: Telefone: Rua : N.º : Andar : Porta : Localidade : Entrevistador REGISTO DAS VISITAS (Visita = todas as tentativas feitas para falar com o 1 2 3 4

Leia mais

A presente sondagem é da responsabilidade da seguinte entidade:

A presente sondagem é da responsabilidade da seguinte entidade: I. Ficha Técnica da Sondagem A presente sondagem é da responsabilidade da seguinte entidade: Marktest, Marketing. Organização, Formação Lda. Rua de São José nº 183 1169-116 Lisboa A Marktest está creditada

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS SETEMBRO DE 2012 JOB2167 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Inquérito a Congressistas estrangeiros Fevereiro de 2015

Inquérito a Congressistas estrangeiros Fevereiro de 2015 Inquérito a Congressistas estrangeiros Fevereiro de 2015 1 Com o apoio de: Índice 2 1 Análise Síntese 4 2 3 Resultados 7 1. Caracterização da amostra 8 2. Caracterização da Estadia 12 3. Satisfação 15

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB1006-27 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

2. A evolução e o consumo de serviços de comunicações electrónicas perspectiva integrada

2. A evolução e o consumo de serviços de comunicações electrónicas perspectiva integrada 010 2. A evolução e o consumo de serviços de comunicações perspectiva integrada Nos capítulos seguintes apresentar-se-á a situação dos serviços de comunicações em 2006. A estrutura do relatório baseia-se

Leia mais

Serafina Corrêa. Pesquisa C0006 Administrativa

Serafina Corrêa. Pesquisa C0006 Administrativa RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Serafina Corrêa Pesquisa C0006 Serafina Corrêa Página 1/1 METODOLOGIA Objetivo: Levantar junto aos eleitores da área em estudo, opiniões relacionadas a assuntos

Leia mais

Sondagem ICS / ISCTE. Março 2019 Parte 2

Sondagem ICS / ISCTE. Março 2019 Parte 2 Sondagem ICS / ISCTE Março 2019 Parte 2 ÍNDICE 1. Ficha técnica... 2 2. Avaliação da qualidade dos serviços públicos... 3 2.1 Panorama geral... 3 2.2 A saúde (hospitais públicos e centros de saúde)...

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB1393-4 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO

METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO O Inquérito à Ocupação do Tempo (IOT) abrange o território do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, tendo-se estabelecido que os resultados deveriam

Leia mais

INQUÉRITO AO GOLFISTA ESTRANGEIRO

INQUÉRITO AO GOLFISTA ESTRANGEIRO INQUÉRITO AO GOLFISTA ESTRANGEIRO 2018 INQUÉRITO AO GOLFISTA ESTRANGEIRO INTRODUÇÃO Tendo em conta a importância do Golfe como produto turístico determinante nas estratégias de promoção dos destinos, nomeadamente

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB1750-5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2016 JOB0567-4 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O projeto tem por objetivo geral levantar as intenções de voto

Leia mais

Proposta I. Blocos Objectivos Questões Práticas de sala de aula 1.Identificar estratégias

Proposta I. Blocos Objectivos Questões Práticas de sala de aula 1.Identificar estratégias Proposta I Blocos Objectivos Questões Práticas de sala de aula 1.Identificar estratégias 2.Identificar recursos e materiais 3.Analisar a atitude do professor (desempenho /relacionamento) 1.a) Que tipo

Leia mais

Universidade da Beira Interior

Universidade da Beira Interior Fundação das Universidades Portuguesas Inquérito à Satisfação dos Estudantes do Ensino Superior Resultados globais por Instituição participante Universidade da Beira Interior Projecto financiado pela FCT-Fundação

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB1800-4 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Direcção-Geral do Turismo Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística

Direcção-Geral do Turismo Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Direcção-Geral do Turismo Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Janeiro/2006 SÍNTESE No ano 2005, da população com 15 e mais anos, residente no

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

Concelho Leiria. Estudo de Opinião

Concelho Leiria. Estudo de Opinião Concelho Leiria Estudo de Opinião Outubro de 2016 Bom tarde/boa noite. Chamo-me... e estou a colaborar com a empresa Eurosondagem, S.A. num estudo de opinião sobre o Concelho de Leiria. Peço-lhe o favor

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB1006-20 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Nome do entrevistado: Telefone: Recusa Não tem Rua : N.º : Andar : Porta : Localidade :

Nome do entrevistado: Telefone: Recusa Não tem Rua : N.º : Andar : Porta : Localidade : SÉRIE N.º FOLHA DE CONTACTOS N.º Nome do entrevistado: Telefone: Recusa Não tem Rua : N.º : Andar : Porta : Localidade : REGISTO DAS VISITAS Modo de Visita Resultado da Visita (Visita = todas as tentativas

Leia mais

INICIATIVA NOVAS OPORTUNIDADES ADULTOS PRINCIPAIS RESULTADOS 2 DE MAIO DE 2007

INICIATIVA NOVAS OPORTUNIDADES ADULTOS PRINCIPAIS RESULTADOS 2 DE MAIO DE 2007 INICIATIVA NOVAS OPORTUNIDADES ADULTOS PRINCIPAIS RESULTADOS 2 DE MAIO DE 2007 ÍNDICE 1 OBJECTIVOS DA INICIATIVA 2 ESTRATÉGIA DE ACÇÃO ADULTOS PRINCIPAIS MEDIDAS 3 PRINCIPAIS RESULTADOS A PROCURA 4 CENTROS

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB2487-2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Estado Nacional do Paraná Outubro Junho de de 2018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral

Leia mais

Barómetro Economia e Empresas - Fiscalidade e Investimento Empresarial - 17 Jul 2018, 11:00

Barómetro Economia e Empresas - Fiscalidade e Investimento Empresarial - 17 Jul 2018, 11:00 Barómetro Economia e Empresas - Fiscalidade e Investimento Empresarial - 17 Jul 2018, 11:00 Índice 1. Enquadramento 2. Resultados Globais 3. Conclusões Anexo: Ficha Técnica 17.jul.2018 1. ENQUADRAMENTO

Leia mais

Medir a Literacia Estatística

Medir a Literacia Estatística Medir a Literacia Estatística Conteúdo 1. A propósito da Literacia Estatística 2. O Índice: metodologia questionário 3. O caso português 1 A propósito da Literacia Estatística A propósito da Literacia

Leia mais

Estudo de Opinião. Concelho de LEIRIA. PS Partido Socialista

Estudo de Opinião. Concelho de LEIRIA. PS Partido Socialista Estudo de Opinião Concelho de LEIRIA PS Partido Socialista Maio de 2017 Bom tarde/boa noite. Chamo-me... e estou a colaborar com a empresa Eurosondagem, S.A. num estudo de opinião no Concelho de Leiria.

Leia mais

Expectativas dos novos alunos

Expectativas dos novos alunos Um Outro Panorama da FEUP Expectativas dos novos alunos Porto, Outubro de 2010 Supervisor: António Miguel Gomes Monitor: Bernardo Cerqueira Intervenientes: Grupo G_I408 Diogo Pinela (MIEIC) Mariana Carneiro

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO ESTAÇÕES E POSTOS DE CORREIOS CONSUMIDOR DE SERVIÇOS POSTAIS ENQUANTO EMISSOR... 4

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO ESTAÇÕES E POSTOS DE CORREIOS CONSUMIDOR DE SERVIÇOS POSTAIS ENQUANTO EMISSOR... 4 INQUÉRITO AO CONSUMO DOS SERVIÇOS POSTAIS POPULAÇÃO RESIDENCIAL DEZEMBRO DE 2008 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. ESTAÇÕES E POSTOS DE CORREIOS... 1 3. CONSUMIDOR DE SERVIÇOS POSTAIS ENQUANTO EMISSOR... 4

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AS ELEIÇÕES 2014

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AS ELEIÇÕES 2014 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AS ELEIÇÕES 2014 JULHO DE 2013 JOB1036 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é levantar um conjunto de informações sobre

Leia mais

Estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal. Ordem dos Enfermeiros

Estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal. Ordem dos Enfermeiros EMPREGABILIDADE Rede de Jovens Enfermeiros Setº 2009 Estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros em Portugal Ordem dos Enfermeiros Rede de Jovens Enfermeiros Introdução No início de 2008,

Leia mais

ESTUDO DE PARENTALIDADE. Junho 2018

ESTUDO DE PARENTALIDADE. Junho 2018 ESTUDO DE PARENTALIDADE Junho 2018 Slide 3 METODOLOGIA E AMOSTRA ÍNDICE Slide 5 PERFIL DA AMOSTRA Slide 8 DADOS DE PARENTALIDADE Slide 13 PRINCIPAIS CONCLUSÕES Estudo de Parentalidade Junho 2018 Análise

Leia mais

INQUÉRITO AO GOLFISTA ESTRANGEIRO

INQUÉRITO AO GOLFISTA ESTRANGEIRO INQUÉRITO AO GOLFISTA ESTRANGEIRO 2017 INQUÉRITO AO GOLFISTA ESTRANGEIRO INTRODUÇÃO Tendo em conta a importância do Golfe como produto turístico determinante nas estratégias de promoção dos destinos, nomeadamente

Leia mais

Relatório sobre o Inquérito aos Candidatos ao Mestrado em Música da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2015/2016

Relatório sobre o Inquérito aos Candidatos ao Mestrado em Música da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2015/2016 Relatório sobre o Inquérito aos Candidatos ao Mestrado em Música da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2015/2016 Gabinete para a Cultura da Qualidade Dezembro de 2015 Índice Geral Índice Geral...

Leia mais

INTENÇÃO DE VOTO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

INTENÇÃO DE VOTO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES INTENÇÃO DE VOTO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES Erico Jander da Silva Lopes Estatístico CONRE-8940 Entrevistas: 1204 Margem de erro: 3 Intervalo de Confiança: 95% Período de Realização: 30 de Julho a 3 de Agosto

Leia mais

FICHA TÉCNICA PARA O DEPÓSITO DE SONDAGEM. (de acordo com o artigo 6º da Lei nº 10/2000 de 21 de Junho)

FICHA TÉCNICA PARA O DEPÓSITO DE SONDAGEM. (de acordo com o artigo 6º da Lei nº 10/2000 de 21 de Junho) FICHA TÉCNICA PARA O DEPÓSITO DE SONDAGEM 1 2 3 (de acordo com o artigo 6º da Lei nº 10/2000 de 21 de Junho) 1. Entidade responsável pela realização da sondagem: art.º 6/1/a: A denominação e a sede da

Leia mais

METODOLOGIA DE AMOSTRAGEM

METODOLOGIA DE AMOSTRAGEM METODOLOGIA DE AMOSTRAGEM 1. População Alvo: A população alvo para este estudo é constituída por indivíduos residentes em Portugal com idades iguais ou superiores a 18 anos, não institucionalizadas. Excluem-se

Leia mais

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 1 A família através das crianças >Ana Nunes de Almeida (Instituto de Ciências Sociais - UL) >Isabel André (Faculdade de Letras -

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

QUESTIONÁRIO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Universidade de Coimbra Faculdade de Economia QUESTIONÁRIO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Estimado Destinatário Encontro-me a investigar as práticas que mais estimulam a inovação nas organizações, assim como

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FORO PRIVILEGIADO BRASIL ABRIL DE 2018 JOB0499

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FORO PRIVILEGIADO BRASIL ABRIL DE 2018 JOB0499 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FORO PRIVILEGIADO ABRIL DE 2018 JOB0499 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Avaliar o posicionamento dos entrevistados em relação ao foro privilegiado,

Leia mais

A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO IFBA COM A PRÁTICA DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS

A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO IFBA COM A PRÁTICA DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS 1 A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO IFBA COM A PRÁTICA DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS Ananda Mendes Souza; Paulo Vitor Ferraz Oliveira Guerra; Gerardo Teixeira Machado Azevedo; Daniani Souza Oliveira Gondim. Instituto

Leia mais

EDUCAÇÃO para a ENERGIA nas Eco-Escolas A Escola da Energia e a Equipa da Energia

EDUCAÇÃO para a ENERGIA nas Eco-Escolas A Escola da Energia e a Equipa da Energia EDUCAÇÃO para a ENERGIA nas Eco-Escolas A Escola da Energia e a Equipa da Energia Margarida Gomes Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas e do projecto Escola da Energia Directora Pedagógica da FEE

Leia mais

GeoSaúde 2014 Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional

GeoSaúde 2014 Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional 1309014 Rita Nicolau* Irina Kislaya** Ana P. Gil** Ana J. Santos** * Direção-Geral do Território, Portugal

Leia mais

Orçamento participativo Fundão Desenvolvimento do Parque Lúdico-Pedagógico

Orçamento participativo Fundão Desenvolvimento do Parque Lúdico-Pedagógico Orçamento participativo Fundão - 2015 Desenvolvimento do Parque Lúdico-Pedagógico 2015 Introdução Num país que tende a tornar-se cada vez mais sedentário e com os índices de obesidade a aumentarem de forma

Leia mais

Resumo. Planear ações de comunicação e campanhas informativas para servir as necessidades da população;

Resumo. Planear ações de comunicação e campanhas informativas para servir as necessidades da população; Estudo sobre a Atitude dos residentes na freguesia de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela face à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Valorsul Artigo Técnico Estudo sobre

Leia mais