Medir a Literacia Estatística

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Medir a Literacia Estatística"

Transcrição

1 Medir a Literacia Estatística

2 Conteúdo 1. A propósito da Literacia Estatística 2. O Índice: metodologia questionário 3. O caso português

3 1 A propósito da Literacia Estatística

4 A propósito da Literacia Estatística Este documento constitui a base de uma apresentação feita por Maria João Valente Rosa, partner da Social Data Lab e membro do board do ESAC - European Statistical Advisory Committee, na Conference of European Statistics Stakeholders. Esta conferência europeia foi preparada de modo a coincidir com o European Statistics Day, celebrado no dia 20 de Outubro.

5 A propósito da Literacia Estatística O actual dilúvio mundial de dados e de informação, fez dos números a base de uma nova linguagem. Podemos dizer que a Literacia Estatística se tornou numa competência essêncial nas nossas sociedades contemporâneas. A Literacia Estatística é, hoje, tão importante para a inclusão social e para uma cidadania activa como era, no passado, saber ler ou escrever. Podemos definir Literacia Estatística como uma competência individual para formar uma opinião a respeito da sociedade e do mundo onde vivemos, a partir da utilização e compreensão de dados estatísticos fiáveis. A Literacia Estatística guia o cidadão num caminhar interior, individual e racional na direcção de um conhecimento factual, protegendo-o da pressão emocional das crenças colectivas externas.

6 A propósito da Literacia Estatística Sabemos muito mais de Literacia Estatística do que no passado. Mas o que sabemos não é suficiente. Precisamos de descobrir: o impacto real de todos os nossos esforços para o melhoramento da Literacia Estatística, avaliando regularmente em países diferentes e de uma forma padronizada e comparável os nossos universos-alvo, sobretudo estudantes, utilizadores frequentes de dados estatísticos (ex. jornalistas) e população em geral; a actual contribuição da Literacia Estatística para o bem-estar económico e social das nossas sociedades, correlacionando (ou usando análise causal) este Índice com todas as outras variáveis sociais, económicas, culturais, ou até políticas.

7 A propósito da Literacia Estatística Seremos então capazes de saber se: a Literacia Estatística aumenta a produtividade ou o crescimento económico; a Literacia Estatística aumenta o empenhamento político e reduz a abstenção; a Literacia Estatística protege a democracia do «populismo» ou da ditadura; a Literacia Estatística ajuda a consciência ambiental e protege o Planeta; a ausência de Literacia Estatística custa mais ou menos do que os nossos esforços para a melhorar através da produção de dados estatísticos fiáveis e de qualidade.

8 A propósito da Literacia Estatística Melhorar a Literacia Estatística é um passo consensual e muito importante na direcção de uma melhor sociedade. Mas para melhorar precisamos de medir! O objectivo é medir a Literacia Estatística de uma forma padronizada, comparável e regular. Com esse propósito, a Social Data Lab lançou um projecto de criação de um instrumento de medição da Literacia Estatística. Esta apresentação pretende descrever essa aventura.

9 2 O Índice metodologia

10 O Índice: metodologia A Social Data Lab criou e desenvolveu, em Portugal, o Índice de Literacia Estatística. O Índice é o resultado da agregação de todos os indicadores, segundo o processo metodológico habitual: Conceito Dimensões Indicadores Índice O conceito O Índice de Literacia Estatística mede a competência de um indivíduo para formar uma opinião a respeito da sociedade e do mundo onde vive, a partir da utilização e compreensão de dados estatísticos fiáveis.

11 O Índice: metodologia O conceito de Literacia Estatística foi dividido em 4 dimensões principais: atitude & uso reconhecimento da importância da informação estatística/científica fiável (conhecimento e avaliação das fontes) interesse nos dados estatísticos (frequência com que os considera) compreensão familiaridade com os conceitos, representações e símbolos básicos das Estatísticas (%, médias ou gráficos evolutivos) Deste modo, qualquer medição deverá considerar todos estes elementos em simultâneo. avaliação capacidade para reconhecer os limites da informação estatística (inferência para um país a partir de um pequeno inquérito de rua) formação de uma opinião capacidade de interpretar a mensagem dos dados (transformar a informação numa narrativa)

12 O Índice: metodologia O alvo A ideia de base da medição é a de ter diversos indicadores do conceito que os investigadores e as entidades públicas ligadas aos dados estatísticos possam usar para conhecer a Literacia Estatística de vários tipos de populações estudantes avançados profissionais diversos (ex. jornalistas) população em geral de uma forma padronizada e comparável.

13 O Índice: metodologia O questionário O Índice foi desenvolvido pela Social Data Lab de acordo com as dimensões apresentadas, tendo sido produzido um questionário com 7 indicadores (perguntas). O questionário pode ser adaptado a diversos tipos de inquéritos: online/cawi Computer Assisted Web Interviewing face-to-face/capi Computer Assisted Personal Interviewing As perguntas também podem ser incluídas em inquéritos já existentes, como o Eurobarómetro, por exemplo. O que significa usar o mesmo Índice em todos os países.

14 O Índice: metodologia A ponderação Para construir o Índice, foi necessário relacionar as perguntas e as dimensões de modo a atribuir um peso a cada resposta de cada pergunta. Assim, as respostas de cada unidade estatística podem ser ponderadas para produzir um índice individual. O Índice varia entre 0 (mínimo) e 100 (máximo). Os pesos são os seguintes. Dimensões Atitude & uso Compreensão Avaliação Formação de uma opinião Pesos Perguntas 1 (10) & 2 (10) Perguntas 3 (15), 5 (10), 6 (10) & 7 (5) Pergunta 4 (20) Perguntas 6 (10) & 7 (10)

15 2 O Índice questionário

16 O Índice: questionário P.1. Das fontes de informação apresentadas em seguida, por favor seleccione as três que acha mais importantes para uma pessoa ter conhecimento e poder formar uma opinião acerca do que se vai passando no país e no mundo. LIVROS TÉCNICOS OU CIENTÍFICOS FILMES OU DOCUMENTÁRIOS NOTÍCIAS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DADOS ESTATÍSTICOS OFICIAIS OPINIÃO DE ESPECIALISTAS OPINIÃO DE AMIGOS OU CONHECIDOS DEBATES TELEVISIVOS NÃO SEI 10

17 O Índice: questionário P.2. Agora, por favor, indique a frequência com que presta atenção a dados ou indicadores estatísticos no seu dia-a-dia, por exemplo, quando vê televisão, lê livros, lê jornais e revistas, ou vai à internet. 10 pontos se escolhido SEMPRE MUITAS VEZES 6 pontos se escolhido DE VEZ EM QUANDO 3 pontos se escolhido POUCAS VEZES NUNCA NÃO SEI 10

18 O Índice: questionário P.3. Suponha que lê a seguinte notícia num jornal. Num inquérito a 20 pessoas encontradas na rua, 40% usavam óculos. Em sua opinião, neste conjunto de pessoas, há... (Por favor escolha a opção que melhor retrata a sua opinião) MAIS PESSOAS A USAR ÓCULOS MAIS PESSOAS A NÃO USAR ÓCULOS TANTAS PESSOAS A USAR COMO A NÃO USAR ÓCULOS NÃO PODEMOS TER A CERTEZA NÃO SEI 15 pontos se escolhido 15

19 O Índice: questionário P.4. E ainda a partir desta notícia: Num inquérito a 20 pessoas encontradas na rua, 40% usavam óculos. Acha que podemos saber se, na totalidade do país, há mais pessoas a usar óculos ou a não usar? (Por favor escolha a opção que melhor retrata a sua opinião) SIM, É POSSÍVEL SABER EM PRINCÍPIO SIM, MAS SERIA NECESSÁRIA MAIS INFORMAÇÃO EM PRINCÍPIO NÃO, MAS SERIA NECESSÁRIA MAIS INFORMAÇÃO NÃO, NÃO É POSSÍVEL SABER NÃO SEI 20 pontos se escolhido 20

20 O Índice: questionário P.5. Por favor leia mais esta notícia de jornal: Num inquérito a 10 pessoas, concluiu-se que elas tinham em média 2,5 filhos. Depois de ler esta notícia, o que podemos deduzir? (Por favor escolha a opção que melhor retrata a sua opinião) 25% DESTAS PESSOAS TÊM FILHOS TODAS ESTAS PESSOAS TÊM FILHOS NENHUMA DESTAS PESSOAS TEM 5 FILHOS ESTAS 10 PESSOAS TÊM, AO TODO, 25 FILHOS 10 pontos se escolhido TODAS ESTAS PESSOAS TÊM OU 2 OU 3 FILHOS NÃO SE PODEM TIRAR CONCLUSÕES 10 NÃO SEI

21 O Índice: questionário P.6. Por favor leia ainda mais esta notícia de jornal: Em 2010, o consumo de água de um certo país foi de 200 milhões de litros. Em 2015, o consumo foi de 300 milhões de litros. Depois de ler esta notícia, o que podemos deduzir? (Por favor escolha a opção que melhor retrata a sua opinião) O CONSUMO DE ÁGUA AUMENTOU 25% O CONSUMO DE ÁGUA AUMENTOU 50% O CONSUMO DE ÁGUA AUMENTOU 100% O CONSUMO DE ÁGUA AUMENTOU 150% NÃO SE PODEM TIRAR CONCLUSÕES NÃO SEI 20 pontos se escolhido 20

22 O Índice: questionário P.7. Para terminar, por favor observe estes dois gráficos relativos aos filhos dos habitantes de dois países. Os países têm o mesmo número de habitantes.

23 O Índice: questionário P.7. Para terminar, por favor observe estes dois gráficos relativos aos filhos dos habitantes de dois países. Os países têm o mesmo número de habitantes. Depois de ver estes gráficos, o que podemos deduzir? (Por favor escolha a opção que melhor retrata a sua opinião) AS PESSOAS DO PAÍS A TÊM MAIS FILHOS DO QUE AS DO PAÍS B NO PAÍS A HÁ MAIS PESSOAS COM FILHOS DO QUE NO PAÍS B AS PESSOAS DO PAÍS B TÊM MAIS FILHOS DO QUE AS DO PAÍS A NO PAÍS B HÁ MAIS PESSOAS COM FILHOS DO QUE NO PAÍS A NÃO SE PODEM TIRAR CONCLUSÕES NÃO SEI pontos se escolhido 15 pontos se escolhido

24 3 O caso português

25 O caso português Durante o mês de Setembro de 2016, a Social Data Lab aplicou o questionário a uma amostra representativa da população portuguesa: indivíduos, espalhados pelo Continente; 18 anos ou mais (18+); face-to-face/capi Computer Assisted Personal Interviewing; inquérito no lar do inquirido; quotas de sexo, idade, região, habitat, instrução e ocupação; trabalhos de campo realizados pela GfK Metris, empresa de estudos de mercado do Grupo GfK.

26 O caso português Resultados finais Por sexo: Por idade: Feminino29% 65 yo 24% 33% Masculino 36% 35 yo Total: 31% Por instrução: 4 y 24% 38% 12 y Por região: Interior 28%31% 32% Centro Litoral Grande Lisboa, Grande Porto & Norte Litoral

27 O caso português Mas temos de considerar o efeito dos macacos. Com essa preocupação, o mesmo inquérito foi aplicado a «macacos» surpreendidos (1.200 respostas aleatórias, de acordo com as possibilidades de resposta possíveis, para cada pergunta respondida pelos inquiridos). E eles obtiveram um Índice de Literacia Estatística de 23%. Por isso, temos de ser muito prudentes com as conclusões.

28 Medir a Literacia Estatística

Impacte da Lei de Prevenção do Tabagismo* na população de Portugal Continental

Impacte da Lei de Prevenção do Tabagismo* na população de Portugal Continental Impacte da Lei de Prevenção do Tabagismo* na população de Portugal Continental * Lei n.º 37/2007, de 14 de Agosto Direcção-Geral da Saúde com a colaboração do INSA Acompanhamento estatístico e epidemiológico

Leia mais

Sondagem ICS / ISCTE. Março 2019 Parte 2

Sondagem ICS / ISCTE. Março 2019 Parte 2 Sondagem ICS / ISCTE Março 2019 Parte 2 ÍNDICE 1. Ficha técnica... 2 2. Avaliação da qualidade dos serviços públicos... 3 2.1 Panorama geral... 3 2.2 A saúde (hospitais públicos e centros de saúde)...

Leia mais

Métodos de Amostragem. Carla Varão Cláudia Batista Vânia Martinho

Métodos de Amostragem. Carla Varão Cláudia Batista Vânia Martinho Métodos de Amostragem Carla Varão Cláudia Batista Vânia Martinho Objecto de interesse Objectivos finais da pesquisa Esquema Geral da Investigação Empírica Objecto teórico Enquadramento teórico Fases do

Leia mais

Sondagem ICS / ISCTE. Março 2019 Parte 1

Sondagem ICS / ISCTE. Março 2019 Parte 1 Sondagem ICS / ISCTE Março 2019 Parte 1 ÍNDICE 1. Ficha técnica... 2 2. Avaliação da situação económica... 3 3. Avaliação da actuação do governo... 5 4. Comparação com o governo anterior... 7 5. Avaliação

Leia mais

O Portugal que temos. o que imaginamos

O Portugal que temos. o que imaginamos O Portugal que temos e o que imaginamos 3 Religião Religião A esmagadora maioria dos portugueses declara pertencer à religião Católica. E esse valor não se tem alterado ao longo dos últimos anos. Em contrapartida,

Leia mais

INQUÉRITO OS JOVENS E A ONCOLOGIA

INQUÉRITO OS JOVENS E A ONCOLOGIA INQUÉRITO OS JOVENS E A ONCOLOGIA SOCIEDADE PORTUGUESA DE ONCOLOGIA Novembro 2016 CONTEXTO O Inquérito foi promovido pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, com o apoio da Janssen, companhia farmacêutica

Leia mais

Sondagem Aximage: Contratos de associação

Sondagem Aximage: Contratos de associação Sondagem Aximage: Contratos de associação Metodologia 1 FICHA TÉCNICA DESTINADA A PUBLICAÇÃO E ELABORADA DE ACORDO COM UM MODELO PROPOSTO À ERC PARA A IMPRENSA FICHA TÉCNICA Universo: indivíduos inscritos

Leia mais

INQUÉRITO SOBRE PERÍODOS DE FIDELIZAÇÃO

INQUÉRITO SOBRE PERÍODOS DE FIDELIZAÇÃO INQUÉRITO SOBRE PERÍODOS DE FIDELIZAÇÃO População residencial (Trabalho de campo realizado em outubro de 2016) Novembro de 2016 ANACOM 1. Introdução Na sequência da revisão da LCE que torna obrigatório

Leia mais

BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura

BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura António Firmino da Costa Elsa Pegado Patrícia Ávila CIES-ISCTE 2008 BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes

Leia mais

Cursos Profissionais Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL SOCIOLOGIA (3º ano de formação)

Cursos Profissionais Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL SOCIOLOGIA (3º ano de formação) GRUPO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE Cursos Profissionais Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL SOCIOLOGIA (3º ano de formação) Página 1 de 6 Competências Gerais Utilizar a perspectiva da Sociologia na

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Sondagem Aximage: Feriados Nacionais

Sondagem Aximage: Feriados Nacionais Sondagem Aximage: Feriados Nacionais Metodologia 1 FICHA TÉCNICA DESTINADA A PUBLICAÇÃO E ELABORADA DE ACORDO COM UM MODELO PROPOSTO À ERC PARA A IMPRENSA FICHA TÉCNICA Universo: indivíduos inscritos nos

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Mestrados de: Análise de Política Social, Ciências Económicas, Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Economia e Políticas Públicas Prova Època Normal 7 de

Leia mais

Sondagem Aximage: COSTA OU SEGURO? Preferência para Primeiro-Ministro

Sondagem Aximage: COSTA OU SEGURO? Preferência para Primeiro-Ministro Sondagem Aximage: COSTA OU SEGURO? Preferência para Primeiro-Ministro Metodologia 1 FICHA TÉCNICA DESTINADA A PUBLICAÇÃO E ELABORADA DE ACORDO COM UM MODELO PROPOSTO À ERC PARA A IMPRENSA FICHA TÉCNICA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NUNO GONÇALVES. Ano letivo Critérios Específicos de Avaliação 3.º Ciclo Inglês

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NUNO GONÇALVES. Ano letivo Critérios Específicos de Avaliação 3.º Ciclo Inglês Ano letivo 2018-2019 Critérios Específicos de Avaliação 3.º Ciclo Inglês 7.º Ano (Nível A2.1/A2.2) Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor; Identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê,

Leia mais

Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008.

Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008. ESTUDO QUANTITATIVO Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas APEME MAIO de 2008 OBJECTIVOS OBJECTIVOS Com o presente estudo pretendeu-se identificar

Leia mais

EXERCÍCIO Notícia sobre opinião pública relativamente a imigrantes ilegais. Que resposta dar e que atitude(s) tomar?

EXERCÍCIO Notícia sobre opinião pública relativamente a imigrantes ilegais. Que resposta dar e que atitude(s) tomar? EXERCÍCIO Notícia sobre opinião pública relativamente a imigrantes ilegais Que resposta dar e que atitude(s) tomar? Problema a dar resposta Como podemos nós, enquanto assessores do secretário de estado,

Leia mais

METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO

METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO METODOLOGIA 1 ÂMBITO DO INQUÉRITO O Inquérito à Ocupação do Tempo (IOT) abrange o território do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, tendo-se estabelecido que os resultados deveriam

Leia mais

F1. Diga-me, por favor, qual é a sua idade? Anos

F1. Diga-me, por favor, qual é a sua idade? Anos TEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS QUESTIONÁRIO Nº Bom dia / tarde / noite! Sou entrevistador de uma empresa de estudos de mercado, a GfK Metris. O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o ISCTE

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto Agrupamento de Escolas de Rio Tinto AERT E. B. 2, 3 de Rio Tinto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INGLÊS - 3º CICLO - 2018/2019 Os critérios de avaliação têm como documentos de referência o Programa de Inglês

Leia mais

INQUÉRITO AOS MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV

INQUÉRITO AOS MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV INQUÉRITO AOS MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV População residencial (Trabalho de campo em julho de 2016) Setembro de 2016 ANACOM 1. Introdução Apresenta-se de seguida uma síntese dos resultados do Inquérito

Leia mais

Sondagem Aximage: Liderança do PSD

Sondagem Aximage: Liderança do PSD Sondagem Aximage: Liderança do PSD Metodologia 1 FICHA TÉCNICA DESTINADA A PUBLICAÇÃO E ELABORADA DE ACORDO COM UM MODELO PROPOSTO À ERC PARA A IMPRENSA FICHA TÉCNICA Universo: indivíduos inscritos nos

Leia mais

O valor da legendagem para Surdos

O valor da legendagem para Surdos O valor da legendagem para Surdos Colóquio Caminhos Surdos Coimbra, 5 Junho 2004 josélia neves Um estudo sobre legendagem para Surdos um trabalho científico com implicações pessoais e humanas Valor da

Leia mais

ROAMING INTERNACIONAL INFORMAÇÃO GERAL E DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS COMUNICAÇÕES REGULAMENTADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA ABRIL 2007 DEZEMBRO 2009

ROAMING INTERNACIONAL INFORMAÇÃO GERAL E DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS COMUNICAÇÕES REGULAMENTADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA ABRIL 2007 DEZEMBRO 2009 ROAMING INTERNACIONAL INFORMAÇÃO GERAL E DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS COMUNICAÇÕES REGULAMENTADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA ABRIL 2007 DEZEMBRO 2009 Índice 1. O serviço de roaming internacional e a intervenção

Leia mais

CONSUMO DE TABACO O que está a mudar em Portugal e na Europa

CONSUMO DE TABACO O que está a mudar em Portugal e na Europa CONSUMO DE TABACO O que está a mudar em Portugal e na Europa Andreia Leite Médica Interna de Saúde Pública Unidade de Saúde Pública António Luz - Agrupamento de Centro de Saúde Amadora Departamento de

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

actividades de I&D e de Inovação nas empresas

actividades de I&D e de Inovação nas empresas Enquadramento à medição das actividades de I&D e de Inovação nas empresas Workshop: I&D e actividades de Inovação nas Empresas Maria João Valente Rosa Lisboa, 11 de Maio de 2009 Instrumentos Oficiais de

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE. INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida. 3º Trimestre 2016

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE. INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida. 3º Trimestre 2016 INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida 3º Trimestre 2016 Outubro 2016 Ficha Técnica Presidente Osvaldo Borges Vice-Presidente Celso

Leia mais

» Índice. » Introdução 3. » Sumário executivo 5. » Intenção de Voto 6. » Caraterização 13. » Anexos 15

» Índice. » Introdução 3. » Sumário executivo 5. » Intenção de Voto 6. » Caraterização 13. » Anexos 15 janeiro 2014 1 » Índice» Introdução 3» Sumário executivo 5» Intenção de Voto 6» Caraterização 13» Anexos 15 2 » Introdução » Ficha Técnica»Objetivo: Estudo de opinião realizada pela Pitagórica Investigação

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Mestrados de: Análise de Política Social, Ciências Económicas, Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Economia e Políticas Públicas Prova Época Recurso 21

Leia mais

O Portugal que temos. o que imaginamos

O Portugal que temos. o que imaginamos O Portugal que temos e o que imaginamos 1 Igualdade de género Igualdade de género Existem alguns indicadores internacionais que nos permitem perceber a partilha de tarefas no lar, ou seja, como os membros

Leia mais

Boletim de voto A - Idêntico ao que é utilizado actualmente. Boletim A1 - Círculo de Beja

Boletim de voto A - Idêntico ao que é utilizado actualmente. Boletim A1 - Círculo de Beja Boletim de voto A - Idêntico ao que é utilizado actualmente Boletim A1 - Círculo de Beja GOSTARIAMOS DE LHE PEDIR QUE VOTASSE UTILIZANDO O BOLETIM DE VOTO EM ANEXO. Formato do Boletim: Folha A4 vertical.

Leia mais

Licenciatura em GRH Tratamento de informação

Licenciatura em GRH Tratamento de informação Licenciatura em GRH Tratamento de informação 2010-2011 TI-GRH : Exercícios Docente: Margarida Cardoso NÚMEROS ÍNDICES 1. (ex. 4, pág. 298) Considerando a evolução dos efectivos totais da Caixa Geral de

Leia mais

A cobertura jornalística em Portugal da crise dos refugiados em 2015

A cobertura jornalística em Portugal da crise dos refugiados em 2015 A cobertura jornalística em Portugal da crise dos refugiados em 2015 Integrado no meu projecto de mestrado em Jornalismo, o presente questionário tem como objectivo conhecer a opinião do público relativamente

Leia mais

1 Conceitos da qualidade

1 Conceitos da qualidade CURSOS DE NEUROFISIOLOGIA/ CARDIOPNEUMOLOGIA 1 Conceitos da qualidade Modelo de excelência Escola Superior de Saúde do Vale do Ave 2 1 Conceitos da qualidade 3 1 Conceitos da qualidade 4 1 Conceitos da

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

Eleições Legislativas 2009

Eleições Legislativas 2009 Sondagem Aximage: Eleições Legislativas 2009 Metodologia 1 FICHA TÉCNICA DESTINADA A PUBLICAÇÃO E ELABORADA DE ACORDO COM UM MODELO PROPOSTO À ERC PARA A IMPRENSA FICHA TÉCNICA Universo: indivíduos inscritos

Leia mais

Ensinar e aprender Estatística com o ALEA. Emília Oliveira Pedro Campos

Ensinar e aprender Estatística com o ALEA. Emília Oliveira Pedro Campos Ensinar e aprender Estatística com o ALEA Emília Oliveira Pedro Campos P r o j e c t o A L E A Resumo O ALEA: Motivação e objectivos Utilização do ALEA pelos docentes Problemas frequentes no ensino e aprendizagem

Leia mais

Anexo 1. Tabelas com os resultados do questionário

Anexo 1. Tabelas com os resultados do questionário Anexo 1 Tabelas com os resultados do questionário 1 Índice Tabela 1 Área de trabalho... 3 Tabela 2 Género... 3 Tabela 3 Faixa etária... 3 Tabela 4 Nível de escolaridade... 3 Tabela 5 elementos do agregado

Leia mais

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Estatísticas Migratórias - Emigração 2003 11 de Junho de 2004 EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Não tendo as características e o volume de outros tempos, a emigração portuguesa

Leia mais

Genética Quantitativa. Recursos Computacionais. Estatística. no Processo da Pesquisa. Desenvolvimento Avícola. Nutrição Manejo. Modelos Estatísticos

Genética Quantitativa. Recursos Computacionais. Estatística. no Processo da Pesquisa. Desenvolvimento Avícola. Nutrição Manejo. Modelos Estatísticos Genética Quantitativa Recursos Computacionais Estatística no Processo da Pesquisa Desenvolvimento Avícola Modelos Estatísticos Nutrição Manejo Genética Quantitativa Definição do Problema Planejamento da

Leia mais

A Biblioteca Escolar, Leitura e Literacia

A Biblioteca Escolar, Leitura e Literacia A Biblioteca Escolar, Leitura e Literacia Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro PORQUÊ LER? É uma pergunta que se coloca muitas vezes nos nossos dias! Porquê ler quando hoje em dia há filmes, jogos

Leia mais

1 Conceitos da qualidade

1 Conceitos da qualidade 1 Conceitos da qualidade Modelo de excelência Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa/Escola Superior do Vale do Ave European Foundation of Quality Management 2 MODELO EFQM DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO -Como

Leia mais

Documento Metodológico

Documento Metodológico DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS E SOCIAIS SERVIÇO DE ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS Documento Metodológico Operação Estatística: Inquérito ao Emprego Módulo ad hoc 2008: Situação dos migrantes e seus

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Noções de Amostragem Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2017.1 Passos de um Planejamento Identificar

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE. INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida. 2º Trimestre 2015

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE. INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida. 2º Trimestre 2015 INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA CABO VERDE INQUÉRITO DE CONJUNTURA NO CONSUMIDOR Folha de Informação Rápida 2º Trimestre 2015 Julho 2015 Ficha Técnica Presidente Antonio Duarte Editor Instituto Nacional

Leia mais

1 Conceitos da qualidade

1 Conceitos da qualidade CURSOS DE NEUROFISIOLOGIA/ CARDIOPNEUMOLOGIA 1 Conceitos da qualidade Modelo de excelência Escola Superior de Saúde do Vale do Ave 2 1 Conceitos da qualidade MODELO EFQM DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO -Como uma

Leia mais

Rendimento e Condições de Vida 2008 (Dados Provisórios)

Rendimento e Condições de Vida 2008 (Dados Provisórios) Rendimento e Condições de Vida 2008 (Dados Provisórios) 15 de Julho de 2009 O risco de pobreza manteve-se em 18% e a Desigualdade continuou a descer Segundo os resultados provisórios do Inquérito às Condições

Leia mais

Workshop sobre Inclusão e Formação Financeira com Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa

Workshop sobre Inclusão e Formação Financeira com Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa Workshop sobre Inclusão e Formação Financeira com Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa Estratégia para a formação financeira Susana Narciso Departamento de Supervisão Comportamental 11 de julho

Leia mais

Estatística Aplicada à Educação

Estatística Aplicada à Educação Estatística Aplicada à Educação Medidas de Resumo p. 79 Mensuração - é o processo do qual resulta uma medida. Medida é o valor (número) resultante da mensuração. Medir algo é atribuir um número. Há 4 níveis

Leia mais

População, Recursos e Ambiente

População, Recursos e Ambiente Instituto Superior Técnico População, Recursos e Ambiente Prof. Henrique Miguel Pereira Exame - 2 a Época 1 de Fevereiro de 2006 Duração: 2h15m A primeira parte do exame consiste em perguntas de escolha

Leia mais

Segurança na Internet

Segurança na Internet Segurança na Internet Universidade do Minho Centro de Competência Nónio Luís Valente valente@nonio.uminho.pt Projecto segur@net Objectivo: criar um nó nacional para a Segurança na Internet que articulará

Leia mais

Survey - Analise de marca - Público Interno

Survey - Analise de marca - Público Interno Survey - Analise de marca - Público Interno O esforço que lhe pedimos deverá tomar-lhe menos de cinco minutos, as respostas ao questionário são anónimas e o seu tratamento estatístico. O que interessa

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA Tipos de Estatísticas Estatística descritiva É a parte mais conhecida. Quem vê o noticiário, na televisão ou nos jornais, sabe o quão freqüente é o uso de médias, índices

Leia mais

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes 1 Estatística População Características Técnicas de amostragem Amostra Análise descritiva Conclusões sobre as características da

Leia mais

Determinantes de saúde

Determinantes de saúde 1ª Conferência do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico: um olhar atento à saúde dos portugueses Determinantes de saúde Eugénio Cordeiro 1 J Santos 2, L Antunes 2,S Namorado 2, AJ Santos 2, I Kislaya

Leia mais

Resultados sob embargo até divulgação pelo JN, DN, RTP e Antena 1 no dia 5 de Março à 01h00

Resultados sob embargo até divulgação pelo JN, DN, RTP e Antena 1 no dia 5 de Março à 01h00 SONDAGEM SOBRE CRISE ECONÓMICA E REFORMA DO ESTADO CESOP/UCP PARA ANTENA 1, RTP, JN E DN Resultados sob embargo até divulgação pelo JN, DN, RTP e Antena 1 no dia 5 de Março à 01h00 0. Ficha técnica Ficha

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Rosemeire Meinicke/Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H47- Resolver problemas que envolvam potenciação de números naturais. 1. Números naturais (N) 1.4-

Leia mais

READ MOÇAMBIQUE E S C H B O R N, A L E M A N H A 2 5 D E O U T U B R O,

READ MOÇAMBIQUE E S C H B O R N, A L E M A N H A 2 5 D E O U T U B R O, Utilizar os Resultados da Avaliação de Estudantes para Reforçar a Qualidade da Educação e dos Sistemas READ MOÇAMBIQUE E S C H B O R N, A L E M A N H A 2 5 D E O U T U B R O, 2 0 1 1 SABER Resultados Comparativos

Leia mais

Inquérito aos Residentes sobre Turismo nos Açores (2005)

Inquérito aos Residentes sobre Turismo nos Açores (2005) Inquérito aos Residentes sobre Turismo nos Açores (2005) Documento Metodológico Código: 469 Versão: 1.0 Outubro de 2008 INTRODUÇÃO Este inquérito, de realização não periódica, surge no âmbito do projecto

Leia mais

ESTUDO DE OPINIÃO Política Suave

ESTUDO DE OPINIÃO Política Suave ESTUDO DE OPINIÃO Política Suave - Análise de Resultados - Revista Exame Setembro de 2009 Metodologia (Ficha Técnica) Entidade Responsável: Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do IPAM Responsável

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 Português (2.º Ciclo) Perfil de Aprendizagens Específicas

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 Português (2.º Ciclo) Perfil de Aprendizagens Específicas ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 Português (2.º Ciclo) Perfil de Aprendizagens Específicas (ponto 2 do artigo 7º do Despacho Normativo nº1-f/2016, de 5 de abril) 5.º Ano Interpretar textos orais breves.

Leia mais

Estudo de Opinião. UGT União Geral de Trabalhadores

Estudo de Opinião. UGT União Geral de Trabalhadores Estudo de Opinião UGT União Geral de Trabalhadores Maio 2016 INQUÉRITO Boa tarde/ Boa noite. Chamo-me... e estou a colaborar com a empresa Eurosondagem, S.A. num estudo de opinião. Peço-lhe o favor de

Leia mais

O Desenvolvimento da Democracia Electrónica em Portugal

O Desenvolvimento da Democracia Electrónica em Portugal Estudo O Desenvolvimento da Democracia Electrónica em Portugal 10 de Dezembro de 2008 Auditório da SIBS O Desenvolvimento da Democracia Electrónica em Portugal Filipe Montargil Patrocinadores Globais O

Leia mais

Estatística Aplicada I. } Análise Bidimensional

Estatística Aplicada I. } Análise Bidimensional Estatística Aplicada I } Análise Bidimensional 1 Aula de hoje } Temas } Associação entre variáveis } Qualitativas e Quantitativas } Covariância: conceitos e propriedades } Coeficiente de correlação } Observações

Leia mais

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Objetivos: - Discutir concepções da Educação Ambiental crítica em sala de aula; - Estimular a divulgação de

Leia mais

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares Colaboração Instituto Nacional de Estatística Rede de Bibliotecas Escolares António Nogueira * No ano em que decorre o 75º Aniversário da criação do Instituto Nacional de Estatística e o 14º ano de existência

Leia mais

Escola: Nome: Nº: Turma:

Escola: Nome: Nº: Turma: Escola: Nome: Nº: Turma: Skimming e scanning Skimming e scanning são duas técnicas de leitura de textos. Utilizamos frequentemente estas duas técnicas em conjunto para poupar tempo na identificação, localização

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA Relatório

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA Relatório [Escreva texto] AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA 2012 Relatório Realização: Alexandre Boavida Vicente Bruno Gonçalves Ramos Maria João Teixeira Barreiro Coordenação:

Leia mais

Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes

Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes PORTUGISISKA Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes Objetivos do ensino O programa de ensino da língua sueca para imigrantes é um programa de formação linguística qualificado que visa

Leia mais

MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV

MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV MEIOS DE ACESSO AO SINAL DE TV População residencial (Trabalho de campo em junho de 2017) Agosto de 2017 ANACOM 1. Introdução Apresenta-se de seguida uma síntese dos resultados do Barómetro de Telecomunicações

Leia mais

2012/13. Inquérito aos Estudantes de Mestrado e Doutoramento. Avaliaça o dos Cursos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

2012/13. Inquérito aos Estudantes de Mestrado e Doutoramento. Avaliaça o dos Cursos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2012/13 Inquérito aos Estudantes de Mestrado e Doutoramento Avaliaça o dos Cursos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Julho 2013 Índice Introdução...

Leia mais

SENAI&'&ES& O"METODO"QUANTITATIVO" " " 26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & &

SENAI&'&ES& OMETODOQUANTITATIVO   26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & & SENAI&'&ES& & & O"METODO"QUANTITATIVO" " " Prof."FÁBIO"CAMPOS" E O que é método? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos?

Leia mais

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO Tabela comparativa vs INGLÊS, 7.º ANO / Inglês, 7.º ano Compreensão Oral Compreensão Oral Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor (L8.1); identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 430 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 430 PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p. ANO: 10º ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/3 Módulo Inicial Actividades de diagnóstico e de integração dos alunos. Apresentação do programa. Revisão de conteúdos e praticas metodológicas de trabalho Tema I Introdução

Leia mais

O Portugal que temos. o que imaginamos

O Portugal que temos. o que imaginamos O Portugal que temos e o que imaginamos Ambiente Ambiente O ambiente é, talvez, o maior desafio do século XXI e um dos mais perigosos que a Humanidade alguma vez enfrentou. Com a eleição de Trump e a manutenção

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma

DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 6.º Ano Turma COMPETÊNCIAS GERAIS - Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

Leia mais

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania europeia: deveres Módulo VI 2 horas 1. Direito e Dever 2. Dever de Participação 3. Dever de Identidade 4. Dever de Defesa 5. Dever

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Licenciatura Ciência da Informação Unidade Curricular de Metodologia da Investigação

Licenciatura Ciência da Informação Unidade Curricular de Metodologia da Investigação Licenciatura Ciência da Informação Unidade Curricular de Metodologia da Investigação Junho 2013 Autores Francisco Azevedo Stigliano João Manuel Freixo Rodrigues Leite Tiago Jorge Marinho da Silva 2 Resumo

Leia mais

Inquérito aos Docentes e Investigadores sobre a Reorganização da Rede de Ensino Superior e Financiamento. Sumário Executivo

Inquérito aos Docentes e Investigadores sobre a Reorganização da Rede de Ensino Superior e Financiamento. Sumário Executivo Associação Sindical de Docentes e investigadores Inquérito aos Docentes e Investigadores sobre a Reorganização da Rede de Ensino Superior e Financiamento Sumário Executivo dezembro de 2013 Lisboa - Av.

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Supporting Information I

Supporting Information I Journal of Integrated Coastal Zone Management / Revista de Gestão Costeira Integrada, 16(2):195-206 (2016) http://www.aprh.pt/rgci/pdf/rgci-610_correia.pdf DOI: 10.5894/rgci610 Correia & Pereira (2016)

Leia mais

I Inquérito Nacional sobre Asma INASma

I Inquérito Nacional sobre Asma INASma I Inquérito Nacional sobre Asma INASma Sumário do Inquérito Nacional de Controlo da Asma Direcção Geral de Saúde Dezembro 2010 I Inquérito Nacional sobre Asma Direcção geral de saúde / Comissão de Acompanhamento

Leia mais

BANCO DE PORTUGAL Eurosistema CENTRAL DE BALANÇOS CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA

BANCO DE PORTUGAL Eurosistema CENTRAL DE BALANÇOS CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA BANCO DE PORTUGAL Eurosistema ESTATÍSTICAS STICAS DA CENTRAL DE BALANÇOS CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA, TÓPICOS 1. A do 2. Resultados da intervenção do sobre os dados individuais das empresas 3. Principais

Leia mais

Métodos Empíricos de Pesquisa I. } Análise Bidimensional

Métodos Empíricos de Pesquisa I. } Análise Bidimensional Métodos Empíricos de Pesquisa I } Análise Bidimensional 1 Aula de hoje } Temas } Associação entre variáveis } Qualitativas e Quantitativas } Covariância: conceitos e propriedades } Coeficiente de correlação

Leia mais

Construção de um Índice Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Construção de um Índice Municipal de Desenvolvimento Sustentável José Carlos Morais Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação Construção de um Índice Municipal de Desenvolvimento Sustentável O estudo de caso do concelho de Alenquer introdução "satisfazer as necessidades

Leia mais

Notas sobre a população a quebra do número de casamentos

Notas sobre a população a quebra do número de casamentos Maria João Valente Rosa* Análise Social, vol. XXXIV (156), 2000, 791-796 Notas sobre a população a quebra do número de casamentos Viver a dois (com um parceiro conjugal) é uma situação maioritária nas

Leia mais

Pode ser a observação de um fenômeno natural:

Pode ser a observação de um fenômeno natural: MAE 116 Introdução à Probabilidade FEA -2º Semestre de 2017 1 Experimento Designaremos por Experimento todo processo que nos fornece dados: Pode ser a observação de um fenômeno natural: 4observação astronômica

Leia mais

INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO DOS UTENTES

INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO DOS UTENTES 2017 INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO DOS UTENTES 1 Data de realização do censos: Novembro/Dezembro 2017. Questionário aplicado: adaptado do questionário Europep, integrando para além dos indicadores Europep (Relação

Leia mais

Os portugueses e o Colesterol Fundação Portuguesa de Cardiologia

Os portugueses e o Colesterol Fundação Portuguesa de Cardiologia Os portugueses e o Colesterol Fundação Portuguesa de Cardiologia Data: Abril 2018 Managing Director: António Gomes (antonio.gomes@gfk.com) 1 Índice 1 2 3 Enquadramento e Metodologia Resultados Principais

Leia mais

Sondagem Aximage: TEMAS DE EVENTUAL ATRITO ENTRE GOVERNO E APOIO PARLAMENTAR

Sondagem Aximage: TEMAS DE EVENTUAL ATRITO ENTRE GOVERNO E APOIO PARLAMENTAR Sondagem Aximage: TEMAS DE EVENTUAL ATRITO ENTRE GOVERNO E APOIO PARLAMENTAR Metodologia 1 FICHA TÉCNICA DESTINADA A PUBLICAÇÃO E ELABORADA DE ACORDO COM UM MODELO PROPOSTO À ERC PARA A IMPRENSA FICHA

Leia mais

Inquérito aos Doutorados 2012 principais resultados

Inquérito aos Doutorados 2012 principais resultados Inquérito aos Doutorados 2012 principais resultados Ricardo Cotrim Lisboa, 7 Janeiro 2015 Inquérito aos Doutorados - objectivos Os doutorados são um dos segmentos mais importantes dos recursos humanos

Leia mais

Inquérito aos Doutorados 2012 principais resultados

Inquérito aos Doutorados 2012 principais resultados Inquérito aos Doutorados 2012 principais resultados Ricardo Cotrim Lisboa, 7 Janeiro 2015 Inquérito aos Doutorados - objectivos Os doutorados são um dos segmentos mais importantes dos recursos humanos

Leia mais

BARÓMETRO TRIMESTRAL DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO EM PORTUGAL 4º TRIMESTRE DE 2014 RELATÓRIO DE RESULTADOS

BARÓMETRO TRIMESTRAL DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO EM PORTUGAL 4º TRIMESTRE DE 2014 RELATÓRIO DE RESULTADOS BARÓMETRO TRIMESTRAL DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO EM PORTUGAL 4º TRIMESTRE DE 2014 RELATÓRIO DE RESULTADOS Índice Introdução 03 Ficha Técnica 05 Sumário Executivo 06 Relatório de Resultados 07 Entidades Inquiridas

Leia mais

SATISFAÇÃO E QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO EM PORTUGAL

SATISFAÇÃO E QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO EM PORTUGAL ESTUDO DE OPINIÃO: SATISFAÇÃO E QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO EM PORTUGAL PROMOTOR: RECOLHA E TRATAMENTO: INTRODUÇÃO O Portal da Queixa como rede social de consumidores, tem o dever cívico de contribuir

Leia mais

2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL

2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL GRUPO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE Cursos Científico-Humanísticos Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL SOCIOLOGIA (12º ano) Página 1 de 6 Competências Gerais Desenvolver a consciência dos direitos e

Leia mais

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008 6. TEMA EM ANÁLISE Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008 Graça Magalhães* Instituto Nacional de Estatística 1. Introdução

Leia mais

Avaliação da formação. Um estudo de caso. Ana Veloso

Avaliação da formação. Um estudo de caso. Ana Veloso Avaliação da formação. Um estudo de caso. Ana Veloso Levantamento necessidades de formação Definição de objectivos Desenho do programa Avaliação e acompanhamento Implementação do programa Modelo de Kirkpatrick

Leia mais