Mat Top. Tópico: Estatística. Professores: em junho de 2012 e que a taxa de desemprego total em dezembro de 2012 seja igual a essa taxa em dezembro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mat Top. Tópico: Estatística. Professores: em junho de 2012 e que a taxa de desemprego total em dezembro de 2012 seja igual a essa taxa em dezembro"

Transcrição

1 Nome: Mat Top Professores: Fred Kennedy Sérgio Data: Tópico: Estatística QUESTÃO 01 A taxa de fecundidade é um indicador que expressa a condição, reprodutiva média das mulheres de uma região, e é importante para uma análise da dinâmica demográfica dessa região. A tabela apresenta os dados obtidos pelos Censos de 2000 e 2010, feitos pelo IBGE, com relação à taxa de fecundidade no Brasil. Ano Taxa de fecundidade no Brasil , ,90 Disponível em: Acesso em: 1 jul Suponha que a variação percentual relativa na taxa de fecundidade no período de 2000 a 2010 se repita no período de 2010 a Nesse caso, em 2020 a taxa de fecundidade no Brasil estará mais próxima de a) 1,14 b) 1,42 c) 1,52 d) 1,70 e) 1,80 QUESTÃO 02 O gráfico apresenta as taxas de desemprego durante o ano de 2011 e o primeiro semestre de 2012 na região metropolitana de São Paulo. A taxa de desemprego total é a soma das taxas de desemprego aberto e oculto. em junho de 2012 e que a taxa de desemprego total em dezembro de 2012 seja igual a essa taxa em dezembro de Disponível em: Acesso em: 1 ago (fragmento). Nesse caso, a taxa de desemprego aberto de dezembro de 2012 teria sido, em termos percentuais, de a) 1,1. b),5. c) 4,5. d) 6,8. e) 7,9. QUESTÃO 0 Um cientista trabalha com as espécies l e II de bactérias em um ambiente de cultura. Inicialmente, existem 50 bactérias da espécie l e 1250 bactérias da espécie II. O gráfico representa as quantidades de bactérias de cada espécie, em função do dia, durante uma semana. Suponha que a taxa de desemprego oculto do mês de dezembro de 2012 tenha sido a metade da mesma taxa Em que dia dessa semana a quantidade total de bactérias nesse ambiente de cultura foi máxima? a) Terça-feira. b) Quarta-feira.

2 c) Quinta-feira. d) Sexta-feira. e) Domingo. QUESTÃO 04 O Ministério da Saúde e as unidades federadas promovem frequentemente campanhas nacionais e locais de incentivo à doação voluntária de sangue, em regiões com menor número de doadores por habitante, com o intuito de manter a regularidade de estoques nos serviços hemoterápicos. Em 2010, foram recolhidos dados sobre o número de doadores e o número de habitantes de cada região conforme o quadro seguinte. Taxa de doação de sangue, por região, em 2010 Número de habitantes habitantes Doadores/ Região Doadores Nordeste ,5% Norte ,5% Sudeste ,9% Centro ,6% Oeste Sul ,5% Total ,9% Os resultados obtidos permitiram que estados, municípios e o governo federal estabelecessem as regiões prioritárias do país para a intensificação das campanhas de doação de sangue. A campanha deveria ser intensificada nas regiões em que o percentual de doadores por habitantes fosse menor ou igual ao do país. Disponível em: Acesso em: 2 ago. 201 (adaptado). As regiões brasileiras onde foram intensificadas as campanhas na época são a) Norte, Centro-Oeste e Sul. b) Norte, Nordeste e Sudeste. c) Nordeste, Norte e Sul. d) Nordeste, Sudeste e Sul. e) Centro-Oeste, Sul e Sudeste. QUESTÃO 05 A tabela apresenta os registros de ocorrência de acidentes de trabalho por categorias econômicas no Brasil, no mês de julho de 2001: Afastamentos por acidentes de trabalho por atividades econômica julho de 2001 Atividades Econômicas (em valores aproximados) Quantidade de Empregados Afastamentos por Acidente de Trabalho Agropecuária e extrativismo Indústria leve Indústria pesada Construção civil Comércio Serviços Transportes Crédito Administração pública Não classificado Total Considerando os dados dispostos na tabela, uma pessoa que pretende ingressar no mercado de trabalho decide pela ocupação de menor grau de risco de acidente de trabalho. Sabendo que o grau de risco é a probabilidade de ocorrência de acidentes de trabalho em categorias de atividade econômica, sua opção é se empregar na atividade econômica a) crédito, pois representa risco aproximado de acidente de trabalho igual a 1,15%. b) crédito, pois representa risco aproximado de acidente de trabalho igual a 2,58%. c) crédito, pois apresenta o menor registro de quantidade de empregados. d) administração pública, pois representa risco aproximado de acidente de trabalho igual a 0,18%.

3 e) administração pública, pois apresenta o menor registro de afastamento por acidente de trabalho. QUESTÃO 06 Os candidatos K, L, M, N e P estão disputando uma única vaga de emprego em uma empresa e fizeram provas de português, matemática, direito e informática. A tabela apresenta as notas obtidas pelos cinco candidatos. Candidatos Português Matemática Direito Informática K 4 L M N P Segundo o edital de seleção, o candidato aprovado será aquele para o qual a mediana das notas obtidas por ele nas quatro disciplinas for a maior. O candidato aprovado será a) K. b) L. c) M. d) N. e) P. QUESTÃO 07 F u v e s t Cada uma das cinco listas dadas é a relação de notas obtidas por seis alunos de uma turma em uma certa prova. Assinale a única lista na qual a média das notas é maior do que a mediana. a) 5, 5, 7, 8, 9, 10 b) 4, 5, 6, 7, 8, 8 c) 4, 5, 6, 7, 8, 9 d) 5, 5, 5, 7, 7, 9 e) 5, 5, 10, 10, 10, 10 QUESTÃO 08 U F S P João e Pedro praticam regularmente atividade física em busca de benefícios para a mente e para o corpo. A atividade escolhida pelos rapazes é a corrida. Certo dia, antes de começaram a correr, João e Pedro resolveram comparar seus desempenhos. A figura apresenta os gráficos das distâncias percorridas, em metros, por João e Pedro, em função do tempo, em minutos, decorridos a partir do início da corrida dos dois, nesse dia. Analisando os dados dos gráficos, pode-se concluir que, nesse dia, a) nos 10 minutos iniciais, João percorreu uma distância maior do que a percorrida por Pedro. b) nos 15 minutos iniciais, Pedro percorreu uma distância maior do que a percorrida por João. c) com 20 minutos do início da corrida, João e Pedro tinham percorrido distâncias diferentes. d) com 0 minutos do início da corrida, João tinha percorrido pelo menos 500 m a mais do que Pedro. e) com 40 minutos do início da corrida, Pedro tinha percorrido 500 m a mais do que João. QUESTÃO 09 U F G Na tabela apresentada a seguir estão listados os dez países com maior capacidade instalada de energia renovável no mundo. Fonte: PEW ENVIROMENT GROUP (2011). Disponível em: < Acesso em: 1º abr (Adaptado).

4 Tomando por base os dados apresentados na tabela, conclui-se que a média aritmética da capacidade total instalada dos países situados no continente europeu representa, aproximadamente, a) 6,86% da média aritmética dos países situados fora do continente asiático. b) 7,97% da média aritmética dos países situados no continente asiático. c) 44,44% da média aritmética dos países situados no continente americano. d) 60,24% da média aritmética dos países situados fora do continente europeu. e) 68,49% da média aritmética dos dez países. QUESTÃO 10 F a t e c Observe a tabela referente à oferta interna de energia a partir de fontes renováveis, no Brasil, em 2011/2012. *Milhões de toneladas equivalentes de petróleo (Fonte dos dados: Acesso em: ) Com base nos dados apresentados, podemos afirmar corretamente que, de 2011 a 2012, em relação à oferta total de energia a partir de fontes renováveis, houve variação de a) 0, Mtep. b) 0,5 Mtep. c) 0,6 Mtep. d) 0,8 Mtep e) 0,9 Mtep. QUESTÃO 11 U n i v a g A média das alturas de 51 alunos de uma turma de ensino fundamental é 122 cm. Sendo a mediana das alturas igual a 117 cm, a média das alturas dos 25 maiores alunos da turma é, no mínimo, igual a a) 124,0 cm. b) 127,2 cm. c) 124,8 cm. d) 125,6 cm. e) 126,4 cm. QUESTÃO 12 U F G O gráfico a seguir indica a preferência dos alunos de uma escola por apenas uma das revistas A, B, C ou D. De acordo com as informações apresentadas nesse gráfico, o número de alunos que preferem a revista D é a) menor que a metade dos que preferem as revistas B ou C. b) maior que a metade do total de alunos da escola. c) igual à soma dos que preferem as revistas A ou B. d) igual à média aritmética dos que preferem as revistas A ou C. e) dez vezes maior do que aqueles que preferem a revista B. QUESTÃO 1 U F G No último campeonato mundial de atletismo, disputado na Rússia, os três primeiros colocados na competição de salto em distância conseguiram as seguintes marcas em suas tentativas de salto, em metros: Disponível em: < Acesso em: 17 set Considerando somente os saltos válidos, calcule a média aritmética dos saltos dos três atletas e identifique qual deles obteve a maior média aritmética.

5 QUESTÃO 14 U E G Duas turmas, A e B, responderam a uma prova de matemática. A média das notas da turma A foi de 6,2 enquanto a da turma B foi de 7,0. A média das notas das duas turmas juntas foi de 6,4. Sabendo que as duas turmas possuem juntas 100 alunos, o número de alunos da turma A é: a) 75 b) 60 c) 50. d) 25 QUESTÃO 15 F G V As notas de cem alunos em uma prova foram colocadas em ordem crescente, originando a sequência de notas (n 1, n 2, n, n 100 ). Sabe-se que n 1 = 0 e n 100 = 9,6 n 50 n 51 podem existir notas iguais; Pode-se afirmar que a) a nota média das cem notas é 4,8. b) 50% dos alunos tiveram nota abaixo da média. c) a moda é igual à mediana. d) certamente a média das notas foi menor que 5. e) 50% dos alunos tiveram nota acima da mediana. QUESTÃO 16 U E M A zona eleitoral é uma região delimitada dentro de um Estado, gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores domiciliados na localidade ( eleitorais/zonais eleitoraiscartorios/). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística delimita o Brasil em cinco regiões geográficas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul (IBGE, 1990). A tabela abaixo mostra os dados da quantidade de zonas eleitorais em dois estados de cada região brasileira. A partir dela e sobre a distribuição de zonas eleitorais, por região, nos estados apresentados, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01. Dentre os estados citados, a região Centro-Oeste é a que possui menor quantidade de zonas eleitorais. 02. Do total da distribuição de zonas eleitorais dos estados citados, tem-se uma média, por região, de 22,4 zonas eleitorais. 04. A quantidade de zonas eleitorais dos estados citados é menor na região Sudeste do que na região Sul. 08. As zonas eleitorais dos estados que compõem a região Sudeste, quando subtraídas das zonas eleitorais dos estados que compõem a região Nordeste, representam 1/4 das zonas eleitorais de todos os estados brasileiros citados. 16. Nos estados das regiões Norte e Sul, estão, respectivamente, 9,6 % e 2,6 % das zonas eleitorais. QUESTÃO 17 Existem hoje, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem de epilepsia. Há diversos meios de tratamento para a doença, como indicado no gráfico:

6 Considere um estado do Brasil, onde pessoas sofrem de epilepsia. Nesse caso, o número de pessoas que conseguem se recuperar com o uso de medicamentos, ou se curar a partir da cirurgia para retirada da porção doente do cérebro, é aproximadamente a) b) c) d) e) QUESTÃO 18 U F U A partir de 2015, as contas de energia terão uma novidade: o Sistema de Tarifas com Bandeiras Tarifárias. Esse sistema possui três tipos de tarifação: Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo em relação à tarifa básica; Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,15 para cada 1 quilowatt-hora (kwh) consumido; Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,0 para cada 1 kwh consumido. Admita, hipoteticamente, que no período de estiagem, que vai de maio a setembro, vigore a bandeira amarela e que, nos meses de outubro, novembro e dezembro, vigore a bandeira vermelha, sendo que nos demais meses vigora a tarifa verde. Suponha que, durante o ano de 2015, a tarifa básica (normal) de energia seja R$0,40 o kwh consumido e que o gráfico a seguir mostra o consumo de energia de uma residência durante Nesse ano, o mês com menor e maior custo com energia elétrica para esse consumidor será, respectivamente, a) abril e dezembro. b) maio e janeiro. c) maio e dezembro. d) abril e janeiro. QUESTÃO 19 U E M Um pesquisador realizou, por sete anos, um estudo sobre o crescimento de duas populações de insetos que ocupavam o mesmo habitat, mas com nichos ecológicos diferentes. Na tabela abaixo, apresentam-se os dados obtidos ao final de cada ano. Com base nesses dados e nos conceitos de ecologia, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01. O número de insetos da população A no período estudado cresceu de forma exponencial. 02. A média de crescimento da população A no período de 2004 a 2008 foi maior que a média da população B para o mesmo período. 04. O aumento da população A e a diminuição da população B estão relacionados ao fato de ambos estarem competindo pelo mesmo alimento. 08. As taxas de natalidade e de imigração para a população B no período de 2008 a 2010 foram menores que as taxas de mortalidade e de emigração. QUESTÃO 20 F G V A média mínima para um aluno ser aprovado em certa disciplina de uma escola é 6. A distribuição de frequências das médias dos alunos de uma classe, nessa disciplina, é dada abaixo:

7 A porcentagem de alunos aprovados foi: a) 62% b) 6% c) 64% d) 65% e) 66% QUESTÃO 21 I B M E C As vendas de ingressos para um grande evento esportivo ocorreram durante dois meses. O gráfico a seguir representa as vendas diárias, em milhares de unidades, durante este período. QUESTÃO 22 U N E B DANOS DE ALIMENTOS ÁCIDOS O esmalte dos dentes dissolve-se prontamente em contato com substâncias cujo ph (medida da acidez) seja menor do que 5,5. Uma vez dissolvido, o esmalte não é reposto, e as partes mais moles e internas do dente logo apodrecem. A acidez de vários alimentos e bebidas comuns é surpreendentemente alta; as substâncias listadas a seguir, por exemplo, podem causar danos aos seus dentes com contato prolongado. (BREWER. 201, p. 64). Das opções a seguir, aquela que melhor representa o total (acumulado) de ingressos vendidos até cada dia do período de vendas é (Obs.: os gráficos das alternativas estão em uma escala diferente do gráfico acima.) Considerando-se que os valores do ph na tabela variem unicamente com um incremento de 0,1, pode-se afirmar que o valor modal do ph, nessa tabela, é igual a 01.,2 02.,4 0.,6 04., ,0 QUESTÃO 2 U F G No quadro a seguir, estão listadas algumas revoltas que aconteceram no Brasil e o período em que elas ocorreram.

8 De acordo com esses dados, considerando-se o tempo de duração dessas revoltas, a mediana desses valores expressa uma temporalidade em que se destaca a) o interesse emancipacionista do movimento. b) a ajuda estrangeira recebida pelo movimento. c) o aspecto religioso do movimento. d) a ênfase xenófoba do movimento. e) o caráter republicano do movimento. QUESTÃO 24 I b m e c A tabela a seguir apresenta a distribuição das notas dos alunos de uma disciplina da faculdade de Administração nas duas provas realizadas por eles. vendas do primeiro semestre de 201, calcule o valor correspondente às vendas de produtos eletrônicos no segundo semestre de 201. QUESTÃO 26 U F G As tabelas a seguir apresentam os casos de dengue no Brasil e na região Centro-Oeste, no período de 1º de janeiro a 16 de fevereiro de 201. A nota final de cada aluno deve ser calculada considerando peso de 25% para a prova 1 e de 75% para a prova 2. A média das notas finais de todos os alunos é igual a a) 6,4. b) 6,5. c) 6,6. d) 6,7. e) 6,8. QUESTÃO 25 U F G Os gráficos a seguir apresentam os dados referentes ao comércio eletrônico no Brasil em 201. * Projeção FOLHA DE S. PAULO, São Paulo, 21 set. 201, p. 1. (Adaptado). De acordo com os dados apresentados nesses gráficos, considerando que os produtos mais vendidos no segundo semestre mantenham o mesmo porcentual de Disponível em: < e <g1.globo.com/bemestar/noticia/201/02/casos-de-dengue-no-pais-190-nocomeco-de-201-dizgoverno.html>. Acesso em: 20 out (Adaptado). De acordo com essas informações, a) calcule a diferença entre a média dos casos de dengue por unidade federativa da região Centro-Oeste e a média dos casos de dengue por unidade federativa do Brasil no período considerado. b) Sabendo que é considerado estado de epidemia quando há incidência maior do que 00 casos para cada 100 mil habitantes, determine em quais unidades federativas da região Centro-Oeste ocorreu estado de epidemia de casos de dengue no período considerado.

9 QUESTÃO 27 U n B A tabela abaixo apresenta o levantamento das quantidades de peças defeituosas para cada lote de 100 unidades fabricadas em uma linha de produção de autopeças, durante um período de 0 dias úteis. Dia Nº de peças defeituosas Dia Nº de peças defeituosas Considerando S a série numérica de distribuição de freqüência de defeituosas por lote de 100 unidades, julgue os itens abaixo. 01. A moda da série S é Durante o período de levantamento desses dados, o percentual de peças defeituosas ficou, em média, abaixo de,7%. 0. Os dados obtidos nos 10 primeiros dias do levantamento geram uma série numérica de distribuição de freqüências com a mesma mediana da série S. QUESTÃO 28 F u v e s t Numa classe de um colégio existem estudantes de ambos os sexos. Numa prova, as médias aritméticas das notas dos meninos e das meninas foram respectivamente iguais a 6,2 e 7,0. A média aritmética das notas de toda a classe foi igual a 6,5. a) A maior parte dos estudantes dessa classe é composta de meninos ou de meninas? b) Que porcentagem do total de alunos da classe é do sexo masculino? QUESTÃO 29 O gráfico apresenta o comportamento de emprego formal surgido, segundo o CAGED, no período de janeiro de 2010 a outubro de Com base no gráfico, o valor da parte inteira da mediana dos empregos formais surgidos no período é a) b) c) d) e) QUESTÃO 0 Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas viverá na zona urbana. O gráfico a seguir mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas, e apresenta uma previsão para 200, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 200. De acordo com o gráfico, a população urbana mundial

10 em 2020 corresponderá, aproximadamente, a quantos bilhões de pessoas? a) 4,00. b) 4,10. c) 4,15. d) 4,25. e) 4,50. QUESTÃO 1 Na tabela, são apresentados dados da cotação mensal do ovo extra branco vendido no atacado, em Brasília, em reais, por caixa de 0 dúzias de ovos, em alguns meses dos anos 2007 e Mês Cotação Ano Outubro R$ 8, Novembro R$ 7, Dezembro R$ 81, Janeiro R$ 82, Fevereiro R$ 85, Março R$ 84, Abril R$ 84, De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo extra branco nesse período era a) R$ 7,10. b) R$ 81,50. c) R$ 82,00. d) R$ 8,00. e) R$ 85,0. QUESTÃO 2 O gráfico divulgado pela Associação por Vias Seguras traça objetivamente, a partir de dados do Ministério da Saúde, um histórico do número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil ao longo de catorze anos. As informações nele dispostas demonstram que o número de vítimas fatais a) aumentou de forma progressiva ao longo do período. b) teve sua maior redução no final da década de noventa. c) estabilizou-se nos cinco primeiros anos do século XXI. d) sofreu mais redução que aumento ao longo do período. e) estabilizou-se na passagem do século XX ao século XXI. QUESTÃO Suponha que a etapa final de uma gincana escolar consista em um desafio de conhecimentos. Cada equipe escolheria 10 alunos para realizar uma prova objetiva, e a pontuação da equipe seria dada pela mediana das notas obtidas pelos alunos. As provas valiam, no máximo, 10 pontos cada. Ao final, a vencedora foi a equipe Ômega, com 7,8 pontos, seguida pela equipe Delta, com 7,6 pontos. Um dos alunos da equipe Gama, a qual ficou na terceira e última colocação, não pôde comparecer, tendo recebido nota zero na prova. As notas obtidas pelos 10 alunos da equipe Gama foram 10; 6,5; 8; 10; 7; 6,5; 7; 8; 6; 0. Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse comparecido, essa equipe a) teria a pontuação igual a 6,5 se ele obtivesse nota 0. b) seria a vencedora se ele obtivesse nota 10. c) seria a segunda colocada se ele obtivesse nota 8. d) permaneceria na terceira posição, independentemente da nota obtida pelo aluno. e) empataria com a equipe Ômega na primeira colocação se o aluno obtivesse nota 9. QUESTÃO 4 O gráfico expõe alguns números da gripe A-H1N1. Entre as categorias que estão em processo de imunização,

11 uma já está completamente imunizada, a dos trabalhadores da saúde. QUESTÃO 6 A c a f e Para a realização de uma olimpíada escolar, os professores de educação física montam as turmas por meio da distribuição das idades dos alunos. O gráfico abaixo representa a quantidade de alunos por suas idades. De acordo com o gráfico, entre as demais categorias, a que está mais exposta ao vírus da gripe A-H1N1 é a categoria de a) indígenas. b) gestantes. c) doentes crônicos. d) adultos entre 20 e 29 anos. e) crianças de 6 meses a 2 anos. QUESTÃO 5 U F R J Um aluno da escola XYZ faz quatro provas de Matemática por ano. A primeira prova possui peso um, a segunda peso dois, a terceira peso três e a quarta peso quatro. João obteve nota cinco na primeira prova, cinco na segunda e sete na terceira. A média final do aluno é calculada através da média ponderada entre as quatro provas. Para aprovação, o aluno deve ter média final igual ou superior a seis. Determine a nota mínima que João deve obter na quarta prova para ser aprovado. Considere as seguintes afirmações: ( ) Se um deles é sorteado aleatoriamente, a probabilidade de que tenha idade abaixo da média da turma é de 44%. ( ) O percentual de alunos de uma turma constituída por alunos cuja idade é maior ou igual a 18 anos é 56. ( ) A média de idade aproximada (em anos) de uma equipe formada por alunos cuja idade é menor ou igual a 18 anos é 17. A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V - V V b) V - V - F c) V - F F d) F - F - V QUESTÃO 7 E S P M A tabela abaixo mostra os tempos que 5 alunos levaram para resolver uma prova. O tempo médio gasto por esses alunos para resolver a prova foi de: a) 2h05min b) 2h19min c) 2h21min d) 2h15min e) 2h1min

12 QUESTÃO 8 Uma equipe de especialistas do centro meteorológico de uma cidade mediu a temperatura do ambiente, sempre no mesmo horário, durante 15 dias intercalados, a partir do primeiro dia de um mês. Esse tipo de procedimento é frequente, uma vez que os dados coletados servem de referência para estudos e verificação de tendências climáticas ao longo dos meses e anos. As medições ocorridas nesse período estão indicadas no quadro: Dia do mês Temperatura (em ºC) 1 15, , , ,5 15 1, ,5 2 1, , Em relação à temperatura, os valores da média, mediana e moda são, respectivamente, iguais a a) 17 C,17 C e 1,5 C b) 17 C,18 C e 1,5 C c) 17 C,15 C e 18 C d) 17 C,18 C e 21,5 C. e) 17 C, 1,5 C e 21,5 C. QUESTÃO 9 O quadro seguinte mostra o desempenho de um time de futebol no ultimo campeonato. A coluna da esquerda mostra o número de gols marcados e a coluna da direita informa em quantos jogos o time marcou aquele número de gols. Gols marcados Quantidade de partidas Se X, Y e Z são, respectivamente, a média, a mediana e a moda desta distribuição, então a) X = Y < Z. b) Z < X = Y. c) Y < Z < X. d) Z < X < Y. e) Z < Y < X. QUESTÃO 40 Um produtor de café irrigado em Minas Gerais recebeu um relatório de consultoria estatística, constando, entre outras informações, o desvio padrão das produções de uma safra dos talhões de suas propriedades. Os talhões têm a mesma área de m 2 e o valor obtido para o desvio padrão foi de 90 kg/talhão. O produtor deve apresentar as informações sobre a produção e a variância dessas produções em sacas de 60 kg por hectare (10000 m 2 ). A variância das produções dos talhões expressa em (sacas/hectare) 2 é a) 20,25. b) 4,50. c) 0,71. d) 0,50. e) 0,25.

13 QUESTÃO 41 U n i m o n t e s Em 20 páginas de um relatório, um digitador cometeu os seguintes números de erros: 0, 0, 1, 2, 0,, 1, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 4, 1, 0, 0, 2, 1. A média, a moda e a mediana desse conjunto de dados são, respectivamente: a) 0,7; 2 e 1. b) 0,8; 1 e 4. c) 0,8; 0 e 0. d) 0,9; 0 e 0. Gabarito 01. C 02. E 0. A 04. B 05. D 06. D 07. D 08. D 09. E 10. B 11. B 12. D 1. Atleta A 15. E E 18. A E 21. C D 24. D 25. 1,7 26. a) A diferença foi ,7 b) as unidades federativas em que ocorreu estado de epidemia foram Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. 27. FVF 28. a) meninos; b) 62,5% 29. B 0. D 1. D 2. B. D 4. D 5. a nota mínima para ser aprovado é 6 6. A 7. E 8. B 9. E 40. E 41 C

QUESTÃO 1 (ENEM 2009)

QUESTÃO 1 (ENEM 2009) QUESTÃO 1 (ENEM 2009) Na tabela, são apresentados dados da cotação mensal do ovo extra branco vendido no atacado, em Brasília, em reais, por caixa de 30 dúzias de ovos, em alguns meses dos anos 2007 e

Leia mais

Exercícios de Revisão: Estatística

Exercícios de Revisão: Estatística Exercícios de Revisão: Estatística Exercícios de Revisão: Estatística 1. (Enem) O gráfico apresenta as taxas de desemprego durante o ano de 2011 e o primeiro semestre de 2012 na região metropolitana de

Leia mais

Estatística. Exercícios Objetivos

Estatística. Exercícios Objetivos Exercícios Objetivos 1. (2009) O Indicador do CadÚnico (ICadÚnico), que compõe o cálculo do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD), é obtido por meio da média aritmética entre

Leia mais

Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse comparecido, essa equipe

Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse comparecido, essa equipe 01 - (ENEM/2009) Suponha que a etapa final de uma gincana escolar consista em um desafio de conhecimentos. Cada equipe escolheria 10 alunos para realizar uma prova objetiva, e a pontuação da equipe seria

Leia mais

COLÉGIO ÁGUIA PATO BRANCO OUTUBRO DE 2012

COLÉGIO ÁGUIA PATO BRANCO OUTUBRO DE 2012 COLÉGIO ÁGUIA PATO BRANCO OUTUBRO DE 2012 PROF.: ALEXANDRE ADRIANO BERNARDI MATERIAL COMPLEMENTAR DE MATEMÁTICA ESTATÍSTICA BÁSICA 01)(ENEM 2011) A participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de

Leia mais

Estatística Básica. Matemática Professor: Paulo César 2/10/2014. Lista de Exercícios

Estatística Básica. Matemática Professor: Paulo César 2/10/2014. Lista de Exercícios Estatística Básica 1. (Enem) Em sete de abril de 2004, um jornal publicou o ranking de desmatamento, conforme gráfico, da chamada Amazônia Legal, integrada por nove estados. Considerando-se que até 2009

Leia mais

Exercícios de matemática - 3º ano - Ensino Médio - 4º bimestre

Exercícios de matemática - 3º ano - Ensino Médio - 4º bimestre Exercícios de matemática - 3º ano - Ensino Médio - 4º bimestre Pergunta 1 de 10 - Assunto: Estatística [2013 - ENEM] O índice de eficiência utilizado por um produtor de leite para qualificar suas vacas

Leia mais

Exercícios Complementares de Estatística

Exercícios Complementares de Estatística Exercícios Complementares de Estatística 1. UEM Joaquim coleciona artrópodes e, em sua coleção, encontra-se um animal com 20 patas, um animal com 18 patas, quatro animais com 8 patas e oito animais com

Leia mais

Noções de Estatística: Medidas de Centralidade e Dispersão

Noções de Estatística: Medidas de Centralidade e Dispersão Noções de Estatística: Medidas de Centralidade e Dispersão Noções de Estatística: Medidas de Centralidade e Dispersão 1. Em relação aos conhecimentos sobre medidas de posição e de distribuição, pode-se

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Rodrigo Molinari) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica.

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Rodrigo Molinari) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. 17 PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter Semana (Rodrigo Molinari) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia Estatística 16 jun Medidas de centralidade e

Leia mais

De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo extra branco nesse período era igual a

De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo extra branco nesse período era igual a Estatística Material de Apoio para Monitoria 1. (ENEM) Em sete de abril de 2004, um jornal publicou o ranking de desmatamento, conforme gráfico, da chamada Amazônia Legal, integrada por nove estados. Considerando-se

Leia mais

Lista de Exercícios de estatística

Lista de Exercícios de estatística Lista de Exercícios de estatística 1 - As notas de um candidato em suas provas de um concurso foram: 8,4; 9,1; 7,2; 6,8; 8,7 e 7,2. A nota média, a nota mediana e a nota modal desse aluno, são respectivamente:

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 16 ESTATÍSTICA

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 16 ESTATÍSTICA MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 16 ESTATÍSTICA 13% 7% 25% 55% Como pode cair no enem (ENEM) Um sistema de radar é programado para registrar automaticamente a velocidade de todos os veículos trafegando por

Leia mais

Exercícios de Revisão: Estatística

Exercícios de Revisão: Estatística Exercícios de Revisão: Estatística Exercícios de Revisão: Estatística 1. A média aritmética das idades de um grupo de 120 pessoas é de 40 anos. Se a média aritmética das idades das mulheres é de 35 anos

Leia mais

Matemática - Professor: Leonardo Maciel. ESTATÍSTICA

Matemática - Professor: Leonardo Maciel. ESTATÍSTICA Colégio Nossa Senhora de Lourdes Matemática - Professor: Leonardo Maciel. ESTATÍSTICA 1. (Enem 2012) O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros quadrados,

Leia mais

c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Questão 03) a) R$ 22,50 b) R$ 22,00 c) R$ 19,20 d) R$ 12,50 e) R$ 12,00 Questão 04)

c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Questão 03) a) R$ 22,50 b) R$ 22,00 c) R$ 19,20 d) R$ 12,50 e) R$ 12,00 Questão 04) Questão 0) c) I e II, apenas d) II e III, apenas e) I, II e III Questão 0) Um artesão fabrica certo tipo de peças a um custo de R$ 0,00 cada e as vende no mercado de artesanato com preço variável que depende

Leia mais

Lista de Recuperação. Matemática

Lista de Recuperação. Matemática Lista de Recuperação Professor: ARGENTINO o ano DATA: 7 / 10 / 016 Matemática 1. (Enem 015) Em uma seletiva para a final dos 100 metros livres de natação, numa olimpíada, os atletas, em suas respectivas

Leia mais

Formação Continuada em Matemática. Matemática - 9º Ano - 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 1. Análise de Gráficos e Tabelas

Formação Continuada em Matemática. Matemática - 9º Ano - 4º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 1. Análise de Gráficos e Tabelas Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ Matemática - 9º Ano - 4º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 1 Análise de Gráficos e Tabelas Tarefa 1: Cursista: Paula Leite Pinto Tutora: Bianca Coloneze

Leia mais

AULÃO REFFERENCIAL ENEM Prof. Sandro

AULÃO REFFERENCIAL ENEM Prof. Sandro AULÃO REFFERENCIAL ENEM - 2016 Prof. Sandro Matemática e suas Tecnologias Assuntos Quantidade Função Quadrática 3 Geometria Analítica 1 Análise Combinatória 1 Probabilidades 2 Geometria Espacial 6 Razões

Leia mais

Fixação dos Conceitos. 7 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda

Fixação dos Conceitos. 7 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Módulo Noções Básicas de Estatística Fixação dos Conceitos 7 ano E.F. Professores Cleber Assis e Tiago Miranda Noções Básicas de Estatística Fixação dos Conceitos 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1.

Leia mais

Rede Juris. Professora: Márcia Gonçalves

Rede Juris. Professora: Márcia Gonçalves Rede Juris Professora: Márcia Gonçalves ESTATÍSTICA A palavra estatística significa análise de dados. Como ciência surgiu milênios antes de Cristo, sendo, no início, uma simples compilação de números.

Leia mais

ESTATÍSTICA. 1) A distribuição das idades dos alunos de uma classe é dada pelo seguinte gráfico:

ESTATÍSTICA. 1) A distribuição das idades dos alunos de uma classe é dada pelo seguinte gráfico: Lista 1 Revisão da 3ª etapa Conteúdos: Estatística Números Complexos Razões Trigonométricas da adição e da subtração de arcos ESTATÍSTICA 1) A distribuição das idades dos alunos de uma classe é dada pelo

Leia mais

Lista de Exercícios - Estatística

Lista de Exercícios - Estatística Lista de Exercícios - Estatística Disciplina: Matemática 1 Professor: Sérgio Tambellini Turma: 3 o Ano Ensino: Médio Nome: Nº: 01. (ENEM/2003) O excesso de peso pode prejudicar o desempenho de um atleta

Leia mais

Escola de Civismo e Cidadania ATIVIDADE REFERENTE À ESTATÍSTICA: GABARITO LISTA 04

Escola de Civismo e Cidadania ATIVIDADE REFERENTE À ESTATÍSTICA: GABARITO LISTA 04 COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2019 2º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 3ª do Ensino Médio H I MATUTINO Professor: JUNIO CESAR MENDES

Leia mais

Lista de exercícios sobre medidas de tendência central - Professor Márcio Prieto

Lista de exercícios sobre medidas de tendência central - Professor Márcio Prieto Lista de exercícios sobre medidas de tendência central - Professor Márcio Prieto 1. (Fuvest 93) A distribuição dos salários de uma empresa é dada na tabela a seguir: 3. Na tabela abaixo, têm-se dados sobre

Leia mais

Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Mário

Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Mário 8º ano Matemática Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Mário 01. Um grupo de pessoas apresenta as idades de 10, 13, 15 e 17 anos. Se uma pessoa de 12 anos se juntar ao grupo, o que acontecerá com a média

Leia mais

Rede Juris. Professora: Márcia Gonçalves

Rede Juris. Professora: Márcia Gonçalves Rede Juris Professora: Márcia Gonçalves ESTATÍSTICA A palavra estatística significa análise de dados. Como ciência surgiu milênios antes de Cristo, sendo, no início, uma simples compilação de números.

Leia mais

O quadro apresenta o lucro (em milhões de reais) acumulado ao longo do tempo (em anos) de existência de cada empresa.

O quadro apresenta o lucro (em milhões de reais) acumulado ao longo do tempo (em anos) de existência de cada empresa. Estatística Básica 1. (Enem) Uma falsa relação O cruzamento da quantidade de horas estudadas com o desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostra que mais tempo na escola

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MARQUINHOS - MATEMÁTICA 3º ANO EM. Estatística

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MARQUINHOS - MATEMÁTICA 3º ANO EM. Estatística Estatística 1. (ENEM 2016) Em uma cidade, o número de casos de dengue confirmados aumentou consideravelmente nos últimos dias. A prefeitura resolveu desenvolver uma ação contratando funcionários para ajudar

Leia mais

Lista de exercícios extras de Estatística 3º EM Matemática 03 Prof.ª Adriana Massucci

Lista de exercícios extras de Estatística 3º EM Matemática 03 Prof.ª Adriana Massucci Lista de exercícios extras de Estatística 3º EM Matemática 03 Prof.ª Adriana Massucci Exercício 01: Para votar, cinco eleitores demoraram, respectivamente, 3min 38s, 3min 18s, 2min 46s, 2min 57s e 3min

Leia mais

Professor: Mário Tarefas de 1 a 4

Professor: Mário Tarefas de 1 a 4 Professor: Mário Tarefas de 1 a 4 01. Exame importante para rastreamento e acompanhamento de pacientes com câncer, o PET-CT (Positron Emission Tomography Computed Tomography) está disponível hoje pelo

Leia mais

Vamos calcular a média de cada empresa, somando receita de 2009, 2010 e 2011 e dividindo por 3.

Vamos calcular a média de cada empresa, somando receita de 2009, 2010 e 2011 e dividindo por 3. MATEMÁTICA MARCÃO Vamos calcular a média de cada empresa, somando receita de 2009, 2010 e 2011 e dividindo por 3. Média de V = (200+220+240)/3 = 220 Média de W = (200+230+200)/3 = 210 Média de X = (250+210+215)/3

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias

Matemática e suas Tecnologias e suas Tecnologias Questões mais comuns no ENEM Função do 1º grau Função do 2º grau Progressão aritmética Progressão geométrica Estatística Razão e proporção Porcentagem Triângulos Análise combinatória

Leia mais

Matemática do Zero ESTATÍSTICA

Matemática do Zero ESTATÍSTICA Matemática do Zero DEFINIÇÃO A ciência encarregada de coletar, organizar e interpretar dados é chamada de. Seu objetivo é obter compreensão sobre os dados coletados. Muitas vezes utiliza-se de técnicas

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Rodrigo Molinari) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica.

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter. (Rodrigo Molinari) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. 17 PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Gabriel Ritter Semana (Rodrigo Molinari) (Gabriella Teles) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia Introdução à estatística 09 jun 01. Resumo 02.

Leia mais

MATEMÁTICA MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

MATEMÁTICA MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MATEMÁTICA Prof. Marcelo Renato MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL. (Livro Novo Olhar da Matemática) O gráfico mostra as notas obtidas na prova da a fase de certo processo de seleção. abendo que se classificaram

Leia mais

8º ANO. Lista extra de exercícios

8º ANO. Lista extra de exercícios 8º ANO Lista extra de exercícios 1. Calcule a média dos seguintes números. a) 1; 4; 5 e 9 b) 13; 16; 18; 1 e 91 c) 1; 34; 5,6; 7,8 e 90 d) 3,; 5,6; 4,8; 57,5 e 8,8 e) 1,9;,3; 3,43; 104,65; 105, e 06. Encontre

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº06 Nome: Ano: º Ano do E.M. Escola: Data: / / 3º Ano do Ensino Médio Aula nº06 Assunto: Noções de Estatística 1. Conceitos básicos Definição: A estatística é a ciência que recolhe, organiza, classifica, apresenta

Leia mais

Estatística. Prof Carlos

Estatística. Prof Carlos Estatística Prof Carlos Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar métodos

Leia mais

2) Dados os valores a seguir, , determinar a moda dos mesmos.

2) Dados os valores a seguir, , determinar a moda dos mesmos. 1) O gráfico abaixo, apresenta dados referentes a faltas por dia em uma classe, durante um certo período de tempo. 1 De acordo com o gráfico, no período observado, ocorreram: (A) 15 faltas em 8 dias. (B)

Leia mais

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões Governo Indústria Ciências Econômicas, sociais,

Leia mais

UFMS - PRÓ ENEM Matemática Estatística e Médias

UFMS - PRÓ ENEM Matemática Estatística e Médias 1. (Ufsm 01) O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos, produzindo mais do que o necessário para alimentar sua população. Entretanto, grande parte da produção é desperdiçada. O gráfico mostra o

Leia mais

AULÃO ENEM - PROFESSOR ALEXANDRE

AULÃO ENEM - PROFESSOR ALEXANDRE AULÃO ENEM - PROFESSOR ALEXANDRE 1) (ENEM) No gráfico estão representados os gols marcados e os gols sofridos por uma equipe de futebol nas dez primeiras partidas de um determinado campeonato Considerando-se

Leia mais

ASSUNTO ESTATÍSTICA- PROF. CARLINHOS

ASSUNTO ESTATÍSTICA- PROF. CARLINHOS 1.A empresa que fornece eletricidade para a cidade "Mar de Dezembro" colocou um gráfico nas contas de luz, no mês de janeiro, para explicar os gastos e receitas da empresa. O gráfico usado é semelhante

Leia mais

Revisão ENEM Matemática

Revisão ENEM Matemática Revisão ENEM. (Enem) Uma equipe de especialistas do centro meteorológico de uma cidade mediu a temperatura do ambiente, sempre no mesmo horário, durante 5 dias intercalados, a partir do primeiro dia de

Leia mais

EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAU

EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAU EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAU EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAU (ENEM 2012) AS CURVAS DE OFERTA E DE DEMANDA DE UM PRODUTO REPRESENTAM, RESPECTIVAMENTE, AS QUANTIDADES QUE VENDEDORES E CONSUMIDORES ESTÃO DISPOSTOS A

Leia mais

Medidas de tendência Central. Leandro Marinho

Medidas de tendência Central. Leandro Marinho Medidas de tendência Central Leandro Marinho Introdução Na estatística, ao analisarmos dados, temos algumas medidas que podem caracterizar um grupo inteiro, são medidas representativas. Nessa aula, estudaremos

Leia mais

Estatística (ENEM) Estatística Pedro Felippe

Estatística (ENEM) Estatística Pedro Felippe 1 Estatística (ENEM) 1 (ENEM 2015 2ª aplicação). Cinco amigos marcaram uma viagem à praia em dezembro. Para economizar, combinaram de ir num único carro. Cada amigo anotou quantos quilômetros seu carro

Leia mais

1. 2. 3. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52.

Leia mais

Unidade 5 Estatística e probabilidade

Unidade 5 Estatística e probabilidade Sugestões de atividades Unidade 5 Estatística e probabilidade 9 MATEMÁTICA 1 Matemática 1. (Enem) Um apostador tem três opções para participar de certa modalidade de jogo, que consiste no sorteio aleatório

Leia mais

NOME 3ª SÉRIE AM DATA: / / PROPESSOR: HENRIQUE LISTA 3 Noções de Estatística I UNIDADE

NOME 3ª SÉRIE AM DATA: / / PROPESSOR: HENRIQUE LISTA 3 Noções de Estatística I UNIDADE COLÉGIO MODELO LUIZ EDUARDO MAGALHÃES CAMAÇARI BA ENSINO MÉDIO ANO: 2016 NOME 3ª SÉRIE AM DATA: / / PROPESSOR: HENRIQUE LISTA 3 Noções de Estatística I UNIDADE 1) Os conceitos de uma turma de um curso

Leia mais

Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. EQUAÇÕES

Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. EQUAÇÕES Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre. 1. EQUAÇÕES 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Um motorista, após ter enchido o tanque de seu veículo, gastou 1/5

Leia mais

Pré-Cálculo - AV 1 (parte 2) 1º período de Eng. Civil. Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso. Data: / /2014 valor: 10 pontos. Aluno (a)

Pré-Cálculo - AV 1 (parte 2) 1º período de Eng. Civil. Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso. Data: / /2014 valor: 10 pontos. Aluno (a) Pré-Cálculo - AV (parte ) º período de Eng. Civil Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso Data: / /04 valor: 0 pontos Aluno (a). Em 997 iniciou-se a ocupação de uma fazenda improdutiva no interior do país, dando

Leia mais

2 a Semana da Matemática

2 a Semana da Matemática 2 a Semana da Matemática Porcentagem no ENEM Nível Fácil 01 - (ENEM/2009) Considere que as médias finais dos alunos de um curso foram representadas no gráfico a seguir. Sabendo que a média para aprovação

Leia mais

Clicprovas Matemática para todos.

Clicprovas Matemática para todos. 1. (Epcar (Afa) 2017) As notas de oito alunos numa prova de matemática foram escritas pelo professor numa tabela como a que segue: Aluno A B C D E F G H Nota 6,5 10 8 9,4 8 6,4 x 7,4 Sabe-se que a média

Leia mais

Trabalho de Recuperação Final - 3 Ano - Ensino Médio

Trabalho de Recuperação Final - 3 Ano - Ensino Médio Trabalho de Recuperação Final - 3 Ano - Ensino Médio 1. (Fuvest) Considere o experimento que consiste no lançamento de um dado perfeito (todas as seis faces têm probabilidades iguais). Com relação a esse

Leia mais

Ensino Médio 2º ano classe: Nome:, nº data: /08/16

Ensino Médio 2º ano classe: Nome:, nº data: /08/16 Lista de exercícios para o TB de MATEMÁTICA- Profs:Jessé e Maurício Ensino Médio 2º ano classe: Nome:, nº data: /08/16.. 1. (UPE) A vendedora de roupas está arrumando os cabides da vitrine de uma loja.

Leia mais

MATEMÁTICA Revisão I Aula 3. Professor Marcelo Gonzalez Badin

MATEMÁTICA Revisão I Aula 3. Professor Marcelo Gonzalez Badin MATEMÁTICA Revisão I Aula 3 Professor Marcelo Gonzalez Badin Se um evento A pode ocorrer de m maneiras distintas e se, para cada uma dessas m maneiras, um outro evento B pode ocorrer de n modos diferentes,

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA ONALDO CHAVES ESTATÍSTICA BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1 Estatística Aplicada Autores: Larson e Farber Editora: Pearson 4ª edição 2009 2 Estatística para Ciências Humanas Autor: Levin, Fox e Ford Editora: Pearson

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, 55 2- Faça a análise da

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO (NO PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES) ANO 20 PROFESSOR (a) DISCIPLINA BRUNO REZENDE PEREIRA MATEMÁTICA ALUNO (a) SÉRIE

Leia mais

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 23/02/2017 Disciplina: Matemática Lista 2 Estatística (análise gráfica)

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 23/02/2017 Disciplina: Matemática Lista 2 Estatística (análise gráfica) COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 23/02/2017 Disciplina: Matemática Lista 2 Estatística (análise gráfica) Período: 1 o Bimestre Série/Turma: 3 a série EM Professor: Wysner Max Valor: Aluno(a): 01

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / Leia o texto abaixo e responda às questões. Em 2022 a China já não será o país mais populoso do mundo Um estudo sobre

Leia mais

- 1 - EDITAL ANTERIOR PRF 2013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x )

- 1 - EDITAL ANTERIOR PRF 2013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x ) EDITAL ANTERIOR PRF 013 Matemática Noções de estatística. MÉDIA ARITMÉTICA (x ) Sejam x1, x,..., xn, portanto n valores da variável X. A média aritmética simples, ou simplesmente média de X, representada

Leia mais

Militar e 1 2. a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 1 TESTES. 01.Calcular a média aritmética entre os números 3, 4, 6, 9 e 13.

Militar e 1 2. a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 1 TESTES. 01.Calcular a média aritmética entre os números 3, 4, 6, 9 e 13. Matática TESTES 0.Calcular a média aritmética entre os números,, 6, 9 e. 0. Calcular a média geométrica entre os números, 5 e 50. a) b) c) d) 5 e). Qual a média harmônica entre os números e? 0. Calcular

Leia mais

Idade Sexo Classe Social M (37%) H(63%)

Idade Sexo Classe Social M (37%) H(63%) Representação Gráfica A representação gráfica fornece uma visão de conjunto mais rápida que a observação direta dos dados numéricos. Por isso, os meios de comunicação freqüentemente oferecem a informação

Leia mais

Nome: nº Professor(a): Série: 3ª EM. Turma: Data: / /2014. Bateria de Exercícios Matemática II

Nome: nº Professor(a): Série: 3ª EM. Turma: Data: / /2014. Bateria de Exercícios Matemática II Nome: nº Professor(a): Série: 3ª EM. Turma: Data: / /2014 Nota: Sem limite para crescer Bateria de Exercícios Matemática II 1º Trimestre 1. (Enem 2011) O número mensal de passageiros de uma determinada

Leia mais

01. A matriz abaixo apresenta a distribuição das matrículas, por níveis, nas escolas de Porto Alegre.

01. A matriz abaixo apresenta a distribuição das matrículas, por níveis, nas escolas de Porto Alegre. 9º ano Matemática TAREFA 05 E 06 Professor Anthony Média, moda e mediana; Média ponderada; Construção e interpretação de gráficos; Gráficos de coluna e setores; Porcentagem 01. A matriz abaixo apresenta

Leia mais

Disciplina: FÍSICA Série: 2º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA A BIMESTRAL III ENSINO MÉDIO

Disciplina: FÍSICA Série: 2º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA A BIMESTRAL III ENSINO MÉDIO Professor (a): Estefânio Franco Maciel Aluno (a): Disciplina: FÍSICA Série: º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA A BIMESTRAL III ENSINO MÉDIO Data: /09/017. Questão 01) A área do polígono HGFE determinado

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS EDITAL 121/2016 CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA PROVA OBJETIVA PROFESSOR EBTT ÁREA/DISCIPLINA: MATEMÁTICA

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS EDITAL 121/2016 CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA PROVA OBJETIVA PROFESSOR EBTT ÁREA/DISCIPLINA: MATEMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA Avenida Primeiro de Junho,104 Centro

Leia mais

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº

Gabarito CAT 8. 2º Período. Nome: Nº Gabarito CAT 8 2º Período Nome: Nº 7º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1 - Densidade populacional no limite Ultrapassamos os 7 bilhões de pessoas.

Leia mais

Equipe de Matemática MATEMÁTICA

Equipe de Matemática MATEMÁTICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8B Ensino Médio Equipe de Matemática Data: MATEMÁTICA PORCENTAGEM Diariamente, encontramos em nossos jornais e revistas o uso de expressões que refletem acréscimos

Leia mais

Exercícios de Revisão Aulas 29 e 30

Exercícios de Revisão Aulas 29 e 30 Exercícios de Revisão Aulas 29 e 30 1. O gráfico apresenta as taxas de desemprego durante o ano de 2011 e o primeiro semestre de 2012 na região metropolitana de São Paulo. A taxa de desemprego total é

Leia mais

Noções de Estatística Tratamento da Informação

Noções de Estatística Tratamento da Informação Lista de Exercícios Noções de Estatística Tratamento da Informação 1. Um cientista trabalha com as espécies l e II de bactérias em um ambiente de cultura. Inicialmente, existem 350 bactérias da espécie

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Policial Rodoviário Federal - PRF 2019 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico-Matemático Concurso: Policial Rodoviário Federal - PRF 2019 Professor: Alex Lira Concurso: Policial Rodoviário Federal - PRF 2019 Professor: Alex Lira Prova comentada: Policial Rodoviário Federal PRF 2019 Raciocínio Lógico-Matemático SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL...

Leia mais

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 08/05/2016 Disciplina: Matemática Lista 5 Estatística

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 08/05/2016 Disciplina: Matemática Lista 5 Estatística COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Data: 08/05/2016 Disciplina: Matemática Lista 5 Estatística Período: 2 o Bimestre Série/Turma: 3 a série EM Professor: Wysner Max Valor: Nota: Aluno(a): 01 - Fazendo

Leia mais

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo de ESTATÍSTICA BÁSICA I Medidas de Posição Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Introdução Após coletar os

Leia mais

Tarefas 09, 10, 11 e 12 Professor Mário

Tarefas 09, 10, 11 e 12 Professor Mário 8º ano Matemática Tarefas 09, 10, 11 e 12 Professor Mário 01. Em uma amostra formada por 50 casais, associados de um clube, constatou-se que tinham os números de filhos que estão na tabela ao lado. a)

Leia mais

7º MATERIAL EXTRA 3º ANO PROF. PASTANA

7º MATERIAL EXTRA 3º ANO PROF. PASTANA 7º MATERIAL EXTRA 3º ANO PROF. PASTANA ENEM /21 1. Um engenheiro para calcular a área de uma cidade, copiou sua planta numa folha de papel de boa qualidade, recortou e pesou numa balança de precisão, obtendo

Leia mais

PROFESSOR: HENRIQUE GOMES DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Medidas de tendência central AULA 1

PROFESSOR: HENRIQUE GOMES DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Medidas de tendência central AULA 1 PROFESSOR: HENRIQUE GOMES DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO: Medidas de tendência central AULA 1 Vamos destacar três medidas desse tipo: A média aritmética; A mediana; A moda. 2 Das três medidas de tendência

Leia mais

Estatística no ENEM. Questões de Estatística que caíram em anos anteriores do ENEM de 2009 a 2015.

Estatística no ENEM. Questões de Estatística que caíram em anos anteriores do ENEM de 2009 a 2015. Estatística no ENEM Questões de Estatística que caíram em anos anteriores do ENEM de 2009 a 2015. 01 - (ENEM/2009) A tabela mostra alguns dados da emissão de dióxido de carbono de uma fábrica, em função

Leia mais

Professor: Alessandro Monteiro Curso: Probabilidade e Estatística Lista 4: Estatística

Professor: Alessandro Monteiro Curso: Probabilidade e Estatística Lista 4: Estatística Professor: Alessandro Monteiro Curso: Probabilidade e Estatística Lista 4: Estatística 01. A distribuição abaixo indica o número de acidentes ocorridos com 80 motoristas de uma empresa de ônibus. Determine:

Leia mais

Fundamentos de Programação Lista de Exercícios F

Fundamentos de Programação Lista de Exercícios F Universidade Federal do Ceará Campus Quixadá Prof. Jeferson Kenedy Fundamentos de Programação Lista de Exercícios F Exercício 1 Foi feita uma estatística em cinco cidades brasileiras para coletar dados

Leia mais

Disciplina: FÍSICA Série: 3º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA A BIMESTRAL (4º BIMESTRE) ENSINO MÉDIO

Disciplina: FÍSICA Série: 3º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA A BIMESTRAL (4º BIMESTRE) ENSINO MÉDIO Professor (a): Estefânio Franco Maciel Aluno (a): Disciplina: FÍSICA Série: 3º ANO ATIVIDADES DE REVISÃO PARA A BIMESTRAL (4º BIMESTRE) ENSINO MÉDIO Data: /11/2017. 1. Considerando que p(x) = 2x³ kx² +

Leia mais

AULA 04 Média, Mediana e Moda

AULA 04 Média, Mediana e Moda Cursinho Pré-Vestibular da UFSCar São Carlos Matemática Professora Elvira e Monitores Ayana e Larissa AULA 04 Média, Mediana e Moda Conceitos envolvidos: Variáveis Média Moda Mediana Conceito relacionado:

Leia mais

André Arruda e Rafael Medeiros

André Arruda e Rafael Medeiros 1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA 01. Assinale a opção que expresse a relação entre as médias aritmética (X), geométrica (G) e harmônica (H), para um conjunto de n valores positivos (X1, X2,..., Xn): a) G H X,

Leia mais

Lista de Exercícios 4

Lista de Exercícios 4 Lista de Exercícios 4 Disciplina: Algoritmo e Estrutura de Dados 1 Professor: Márcia Carolina Marra de Oliveira Monitor: Lillian Brandao Rezende de Oliveira Data de Entrega: 28/09/2006 01) Criar um algoritmo

Leia mais

Educador: Flávia da C. Lemos C. Curricular: Matemática Data: / /2012 Estudante: 7º Ano

Educador: Flávia da C. Lemos C. Curricular: Matemática Data: / /2012 Estudante: 7º Ano Educador: Flávia da C. Lemos C. Curricular: Matemática Data: / /01 Estudante: 7º Ano Questão 01 A escola em que Caio estuda está realizando uma olimpíada de conhecimentos gerais entre os alunos. Ao verificar

Leia mais

AULÃO DE MATEMÁTICA PRF 04/01/2019

AULÃO DE MATEMÁTICA PRF 04/01/2019 AULÃO DE MATEMÁTICA PRF 04/01/2019 PROFESSOR DOMINGOS CEREJA ESTUDE POUCO E SEJA COMO MUITOS. ESTUDE MUITO E SEJA COMO POUCOS. (BNB ANALISTA BANCÁRIO/2018) A respeito de números reais e de funções de variáveis

Leia mais

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento)

Estatística Descritiva Lista 1 de exercícios (nivelamento) 1. População é um conjunto de: a) Pessoas. b) Elementos quaisquer. c) Pessoas com uma característica comum. d) Elementos com pelo menos uma característica em comum. e) Indivíduos de um mesmo município,

Leia mais

PRÉ-ENEM: curso comunitário em matemática e física EXERCÍCIOS DE RAZÃO E PROPORÇÃO

PRÉ-ENEM: curso comunitário em matemática e física EXERCÍCIOS DE RAZÃO E PROPORÇÃO EXERCÍCIOS DE RAZÃO E PROPORÇÃO Questão 1. (ENEM 2014) O Ministério da Saúde e as unidades federais promovem frequentemente campanhas nacionais e locais de incentivo à doação voluntária de sangue, em regiões

Leia mais

Lista de Exercícios #1 Assunto: Probabilidade

Lista de Exercícios #1 Assunto: Probabilidade 1. ANPEC 2017 Questão 07 Com relação à Teoria da Probabilidade pode-se afirmar que: (0) Sejam os eventos independentes A e B, então P(A B) P(A) P(B). (1) Se A B, então P(A) P(B) P(B A). (2) Seja A, B e

Leia mais

Resolução de Problemas

Resolução de Problemas Resolução de Problemas 16/10/014 1. (Enem) Estima-se que haja, no Acre, 09 espécies de mamíferos, distribuídas conforme a tabela a seguir. grupos taxonômicos número de espécies Artiodáctilos 4 Carnívoros

Leia mais

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes

Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Docentes Questão 01 Os dados, a seguir, são referentes às notas de cinco alunos de uma turma para as provas P 1 e P 2. P 1 = {2, 3, 4, 5, 6} P 2 = {2, 2, 4, 5, 7} Analisando os resultados, é possível afirmar que:

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 16 DEMOGRAFIA: CONCEITOS E TRANSIÇÃO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 16 DEMOGRAFIA: CONCEITOS E TRANSIÇÃO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 16 DEMOGRAFIA: CONCEITOS E TRANSIÇÃO C ANOS POPULAÇÃO AUMENTO r (milhões) (milhões) (%) b m (por mil) (por mil) NASCIDOS (milhões) ( 1940 41,0 10,9 2,39 44,4 20,9 20,6 1950 51,9

Leia mais

MATEMÁTICA. Professor Diego Viug

MATEMÁTICA. Professor Diego Viug MATEMÁTICA Professor Diego Viug FUNÇÕES CONCEITOS, GRÁFICOS E TABELAS QUESTÃO 1 Acompanhando o crescimento do filho, um casal constatou que, de 0 a 10 anos, a variação da sua altura se dava de forma mais

Leia mais

ESTATÍSTICA. Prof.º Mário Castro

ESTATÍSTICA. Prof.º Mário Castro ESTATÍSTICA Prof.º Mário Castro Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística geral Visa elaborar

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2 2º BIMESTRE 2014

PLANO DE TRABALHO 2 2º BIMESTRE 2014 PLANO DE TRABALHO 2 2º BIMESTRE 2014 FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: CIEP 343 PROFª EMÍLIA DINIZ LIGIÉRO PROFESSOR: ANA CRISTINA PEREIRA COSTA MATRÍCULA:

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N. O 9

FICHA DE TRABALHO N. O 9 FICHA DE TRABALHO N. O 9 ASSUNTO: Modelos de probabilidade: probabilidade condicional 1. Sejam A e B dois acontecimentos tais que: P (A) = 0,3 e P (B ) = 0,7 Determine P (A B ), sabendo que: 1.1 Os acontecimentos

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática. Oficina de Programação CI

Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática. Oficina de Programação CI Oficina de Programação CI066 2018-2 Lista de Exercícios 04b Repetição 61) Escreva um programa que receba números do usuário e imprima o triplo de cada número. O programa deve encerrar quando o número 999

Leia mais