Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar. Rural e Licenciamento. Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar. Rural e Licenciamento. Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas"

Transcrição

1 Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar Rural e Licenciamento Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas Relatório das Atividades de Inspeção Exportação / INFINET 202

2 INSPEÇÃO FITOSSANITÁRIA EXPORTAÇÃO 202 / INFINET Exportações de Vegetais, Produtos Vegetais e outros Produtos A inspeção fitossanitária é coordenada pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) mas a execução da inspeção fitossanitária é uma atribuição das Direções Regionais de Agricultura e Pescas, sendo dos inspetores fitossanitários afetos às regiões, a responsabilidade do ato de inspeção e a respetiva introdução do registo de dados no sistema informático INFINET. Os vegetais, ou produtos vegetais destinados à exportação, são alvo de Inspeção Fitossanitária. Assim, para que determinados vegetais ou produtos vegetais possam ser exportados e após inspeção fitossanitária de acordo com as exigências do país de destino, é emitido um Certificado Fitossanitário de exportação. O presente relatório teve como objetivo a análise dos dados da região centro, relativos às inspeções à exportação de vegetais, produtos vegetais e outros produtos, que foram exportados no ano 202 e inspecionados pelos inspetores da DRAP Centro. Os registos analisados resultaram dos dados introduzidos no sistema informático INFINET, programa desenvolvido como uma vertente de gestão da informação das inspeções fitossanitárias realizadas no nosso país. Seguidamente, são apresentados os resultados da análise de dados em relação aos Certificados Fitossanitários de Exportação, registados exclusivamente no sistema informático INFINET em 202, e respeitante à área de jurisdição da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro).

3 Certificados Fitossanitários de Exportação Na DRAP Centro a emissão de Certificados Fitossanitários de exportação registada no INFINET em 202 correspondeu a um total de 709 Certificados Fitossanitários relativamente a 783 lotes de mercadorias exportadas. Considerando a emissão de Certificados Fitossanitários de exportação registados no sistema informático INFINET, representa-se em gráfico a evolução dos registos relativamente aos certificados fitossanitários emitidos na região centro, no período (Gráfico ). DRAPC - Certificados Fitossanitários de Exportação Certificados Fitossanitários Gráfico Nº de Certificados Fitossanitários emitidos. O gráfico seguinte representa a evolução, no período , do nº de lotes de produtos/mercadorias exportadas na região centro (Gráfico 2). DRAPC - Lotes Exportados Lotes de Produtos Gráfico 2 Nº de lotes de produtos exportados.

4 No gráfico seguinte, (Gráfico 3) está representada a relação entre o nº de certificados fitossanitários emitidos e o nº de lotes de produtos/mercadorias exportados, no período DRAP Centro Quantificação dos Certificados e Lotes Certificados Fitossanitários Lotes de Produtos Gráfico 3 Nº de Certificados Fitossanitários e nº de lotes exportados. Relativamente à distribuição (%) por distrito, a emissão de Certificados Fitossanitários de exportação, em 202, está representada no gráfico seguinte (Gráfico 4). DRAP Centro Certificados Fitossanitários (%) em 202 Viseu 4% Guarda % Leiria 5% Aveiro 40% Coimbra 22% Castelo Branco 8% Gráfico 4 Distribuição dos Certificados Fitossanitários emitidos por distrito.

5 Considerando a emissão de lotes de mercadorias/produtos exportados em 202 na região centro, obtém-se a seguinte distribuição por distrito (Gráfico 5). DRAP Centro Lotes (%) exportados em 202 Viseu 5% Guarda 2% Leiria 7% Aveiro 36% Coimbra 29% Castelo Branco % Gráfico 5 Distribuição (%) dos lotes de produtos exportados por distrito. Na região centro, a relação entre o nº de certificados fitossanitários de exportação emitidos e a quantificação de lotes de mercadorias/produtos exportados em 202, teve a seguinte distribuição por distrito (Gráfico 6). DRAP Centro Certificados Fitossanitários e Lotes exportados em Aveiro Castelo Branco Coimbra Guarda Leiria Viseu CF Lotes Gráfico 6 Quantificação por distrito dos Certificados Fitossanitários emitidos e lotes de produtos exportados.

6 Em relação ao transporte de mercadorias, registámos em 202 a expedição essencialmente por via marítima, correspondendo a 93% das situações, enquanto por via ferroviária não se verificou nenhuma expedição de mercadoria. A via aérea foi utilizada em 2% dos casos, sendo a via terrestre utilizada em 5% da expedição de mercadorias (Gráfico 7). DRAP Centro - Expedição de Mercadorias Aéreo Marítimo Terrestre 2% 5% 93% Gráfico 7 Meio de transporte utilizado nos lotes exportados. Os Certificados Fitossanitários de exportação são em 202 relativos a um universo de 09 diferentes exportadores e 259 diferentes destinatários (Gráfico 8). DRAP Centro Exportações 202 Exportadores; 09 Destinatários; 259 Gráfico 8 Universo de exportadores e destinatários.

7 Africa do Sul Argélia Argentina Angola Arménia Azerbeijão Austrália Barém Brasil Burquina Faso Cabo Verde Canadá Canárias Cazaquistão Chile China Costa Marfim Egipto Emirados Arabes EUA França Guiné Bissau Guiné Equatorial Irão Israel Japão Líbano Líbia Macau Madagáscar Marrocos México Moçambique Reino Unido Russia Singapura S.Tomé e Principe Taiwan Turquia Venezuela Exportação: Países de Destino Em 202 os países de destino das exportações foram um total de 40 países. Segue-se o gráfico com o nº de Certificados Fitossanitários emitidos por país de destino. Observa-se que o principal destino das mercadorias com Certificado Fitossanitário de Exportação em 202 foi Marrocos, seguindo-se Cabo Verde e Angola (Gráfico 9). DRAP Centro Exportações 202 Exportações Gráfico 9 Países de destino das exportações. A análise dos dados por região geográfica, em relação ao destino das mercadorias exportadas, dá-nos a seguinte distribuição (Gráfico 0), sendo que África foi a principal região de destino. DRAP Centro Exportações 202 Médio Oriente 0% Europa 5% Oceania 3% África 36% Ásia 8% América do Sul 0% América Central 3% América do Norte 5% Gráfico 0 Região geográfica de destino das mercadorias.

8 Exportação: Mercadorias / Produtos Exportados Os lotes de produtos para os quais foram emitidos Certificados Fitossanitários de exportação foram discriminados de acordo com o seu local de destino. Considerando que no mesmo Certificado Fitossanitário podem ser exportados vários lotes de mercadorias, observa-se que Cabo Verde foi o destinatário do maior número de lotes de mercadorias exportadas. No gráfico seguinte, identifica-se por país o nº de lotes de mercadorias exportadas em 202 da região centro para os diversos países (Gráfico ). DRAP Centro Lotes de mercadorias exportadas em 202 DRAP Centro - Lotes de Mercadorias Exportadas em 202 Venezuela Turquia Taiwan S.Tomé e Principe Singapura Russia Reino Unido Moçambique México Marrocos Madagáscar Macau Líbia Líbano Japão Israel Irão Guiné Equatorial Guiné Bissau França EUA Emirados Arabes Unidos Egipto Costa Marfim China Chile Cazaquistão Canárias Canadá Cabo Verde Burquina Faso Brasil Barém Austrália Azerbeijão Arménia Angola Argentina Argélia Africa do Sul Gráfico Nº de lotes exportados e respetivo local de destino.

9 Exportação: Quantidade e Tipo de Vegetais e Produtos Exportados Os lotes de produtos para os quais foram emitidos Certificados Fitossanitários foram discriminados de acordo com a sua natureza e através de sistemas de unidades distintos. Ao analisar os dados relativos ao tipo de produto que constitui o lote em termos de peso, verifica-se que os produtos classificados como Outros são a dominância. (Gráfico 2) 52% 9% 7% % 2% 3% % Frutos Hortícolas Batata Azeitona Rações Bagaços 22% Madeira Azeite 3% Outros Gráfico 2 Distribuição do tipo de produto constituinte dos lotes exportados de acordo com o seu peso. Nos lotes exportados classificados como Outros incluem-se matérias tão distintas como: congelados, enlatados, concentrado de frutos, vinho, cerveja, água, sumos, tremoço, café, pickles, tostas, crouton, milho, feijão, grão, farinhas, arroz, relva, aromáticas, plantas ornamentais, entre outros. Nos principais lotes discriminados, a madeira foi a mercadoria mais exportada de acordo com o seu peso, seguindo-se o lote de frutos e hortícolas. O universo de frutos analisado apresentou 9 espécies de frutos distintos. Verifica-se que o maior número de lotes exportado, de acordo com o seu peso em toneladas, foi relativo a maçã, seguindo-se a pera e a laranja. Assim, considerando a exportação de frutos, temos as pomóideas com 68% e citrinos com 30%, os restantes 2% são distribuídos do seguinte modo: % para uvas e % para outros que engloba diversos frutos como: kiwi, ameixa, ananás, melancia, melão pêssego, diospiro, manga, abacaxi, amoras, mirtilo.

10 Principais frutos exportados em 202 Pessego Clementina 4% Melão Melancia Abacaxi Laranja 7% Pera 2% Manga Diospiro Mirtilo Maçã 47% Limão 9% Ananás Uvas % Kiwi Amora Morangos Ameixa Outro % Gráfico 3 Principais frutos exportados de acordo com o seu peso. O universo hortícola analisado apresentou 0 espécies de hortícolas distintos. O principal produto hortícola exportado, de acordo com o seu peso, foi cebola com 64% seguindo-se pimento (5%) e tomate (7%) (Gráfico 4). Principais hortícolas exportadas em 202 Cebolas 64% Tomate 7% Pimentos 5% Alhos 5% Sementes 4% Outro 5% Cenouras 4% Diversos % Gráfico 4 Principais hortícolas exportados de acordo com o seu peso.

11 Considerando o lote de Outros produtos exportados com base no seu peso, temos a seguinte distribuição (Gráfico 5). Outros produtos exportados em 202 Café 3% Diversos 6% Congelados 7% Enlatados 6% Farinhas 34% Concentrado Fruta % IQF 24% Tremoço 6% Pickles 2% Compotas % Gráfico 5 Outros produtos exportados de acordo com o seu peso Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar Rural e Licenciamento Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas Compilação de dados: Ana Maria Manteigas

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas)

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas) País/Acondicionamento Carrega Descarrega Total Geral Alemanha 28.679.316 13.003.023 41.682.339 Carga geral fraccionada 6.145.879 6.145.879 Granel sólido 12.024.535 3.440.000 15.464.535 Roll on/off (c/propulsor)

Leia mais

Quadro - Colheitas seguráveis e períodos de cobertura seguro horizontal

Quadro - Colheitas seguráveis e períodos de cobertura seguro horizontal Quadro Colheitas seguráveis e períodos de cobertura seguro horizontal ABACATE ABÓBORA AGRIÃO AIPO ALFACE ALFARROBA ALGODÃO Geada e ALHO ALHO FRANCES ALPERCE plena floração ALPISTA emborrachamento AMEIXA

Leia mais

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas População portuguesa e de origem portuguesa residente no estrangeiro (estimativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Direcção Geral dos Assuntos

Leia mais

Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA

Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA PAÍS/ACONDICIONAMENTO CARREGA DESCARREGA TOTAL ALEMANHA 40.621 46.091 86.712 Contentores 15.433 142 15.575 Granel líquido 0 5.135 5.135 Granel sólido 0 28.765 28.765 Roll on/off (c/propulsor) 25.187 12.050

Leia mais

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores. 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores. 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores 1. Iniciativas apoiadas pelo Camões, IP a) número (total): 1071 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Áreas Geográficas Nº Iniciativas

Leia mais

Ação Cultural Externa Relatório 1º Semestre 2014 Indicadores Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas

Ação Cultural Externa Relatório 1º Semestre 2014 Indicadores Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Ação Cultural Externa Relatório 1º Semestre 2014 Indicadores 1 1. Iniciativas apoiadas pelo Camões, IP a) número (total): 558 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Áreas Geográficas Nº

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE CONSERVAS DE FRUTOS E DE PRODUTOS HORTÍCOLAS

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE CONSERVAS DE FRUTOS E DE PRODUTOS HORTÍCOLAS Balança Comercial de Conservas de Frutos e de Produtos Hortícolas (NC 20) (Milhares de Euros) Saídas 171.860 219.416 253.244 316.567 294.753 15,3-6,9 Entradas 186.911 215.700 237.052 246.592 256.774 8,4

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 27, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 27, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012 Data: 13/12/2012 Nº 019 Pág: 1 de 27 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 27, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA,

Leia mais

EXPORTAÇÃO DE VINHO EM 2012

EXPORTAÇÃO DE VINHO EM 2012 EXPORTAÇÃO DE VINHO EM 2012 EVOLUÇÃO NO ANO PRODUTOS VOLUME 2011 (Jan-Set) 2012 (Jan-Set) VARIAÇÃO VALOR PREÇO MÉDIO VOLUME VALOR PREÇO MÉDIO VOLUME VALOR PREÇO MÉDIO (hl) (1 000 EUR) (EUR/Lt.) (hl) (1

Leia mais

MECANIZAÇÃO Custo hora-máquina, tratores e implementos

MECANIZAÇÃO Custo hora-máquina, tratores e implementos ÍNDICE ARTIGOS ESPECIAIS A crise de crédito na agricultura nacional... 11 Agricultura brasileira e a nova configuração geopolítica mundial... 16 Fertilizantes consomem o lucro da agricultura... 24 BIOCOMBUSTÍVEL

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SECTOR DE MOBILIÁRIO

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SECTOR DE MOBILIÁRIO Balança Comercial Portuguesa do Sector (Milhares de Euros) Exportação 813.207 914.677 909.921 836.887 917.672 3,4 9,7 Importação 569.862 644.676 676.482 625.479 579.139 0,8-7,4 Saldo 243.345 270.001 233.439

Leia mais

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados País Via de Volume Valor Preço Médio Transporte Bélgica Marítima 141.569.475 235.767.952 1.665,39 Estados Unidos Marítima 93.624.168 162.298.316 1.733,51 Países Baixos (Holanda) Marítima 78.144.511 139.108.254

Leia mais

TABELA DE FRETES MÉDIO PRATICADOS PARA ANGOLA REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO Moeda: USD

TABELA DE FRETES MÉDIO PRATICADOS PARA ANGOLA REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO Moeda: USD REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES BOLSA NACIONAL DE FRETE Sede: Palácio de Vidro, 5º andar; CX Postal 2223; Telefone +(244) 222-311339/40/41; Fax 222-310555- Luanda, Angola. TABELA DE FRETES

Leia mais

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas Viana do Castelo, de 2014 Internacionalização - Desafios Enquadramento Evolução Recente Comércio Internacional de Bens e Serviços 2009-2013

Leia mais

SECTOR PRODUTO OBSERVAÇÃO

SECTOR PRODUTO OBSERVAÇÃO GELATINA PACOTE / 2 KG. GELATINA IOGURTE DE AROMA MOUSSE DE CHOCOLATE PACOTE / 2 KG. MOUSSE DE CHOCOLATE (SOBREMESA) ALHEIRAS BIFE DE PERÚ CHOURIÇO CORRENTE COELHO COSTELETAS ENTRECOSTO ENTREMEDADA FÊVERA

Leia mais

A Fundação Bissaya Barreto informa que se encontra aberto concurso para o fornecimento de frutas e verduras. REGULAMENTO

A Fundação Bissaya Barreto informa que se encontra aberto concurso para o fornecimento de frutas e verduras. REGULAMENTO CONCURSO DE FORNECIMENTO A Fundação Bissaya Barreto informa que se encontra aberto concurso para o fornecimento de frutas e verduras. REGULAMENTO Artigo 1.º PREÂMBULO A Fundação Bissaya Barreto (FBB)é

Leia mais

ANEXO IV - Produtos. Valor Fixado ( ) Designação. Despacho n.º 8186/2015. Versão Actualizada 2017 * PRODUÇÃO VEGETAL

ANEXO IV - Produtos. Valor Fixado ( ) Designação. Despacho n.º 8186/2015. Versão Actualizada 2017 * PRODUÇÃO VEGETAL PRODUÇÃO VEGETAL Frutos frescos Abacate /Kg 0,60-1,50 0,62-1,52 Ameixa. /Kg 0,50-2,00 0,52-2,03 Anona.. /Kg 1,00-1,50 1,02-1,52 Azeitona (na árvore) /Kg 0,30-2,00 0,32-2,03 Azeitona para conserva /Kg 0,25-2,00

Leia mais

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DO CAPÍTULO 71 DA NCM. Por Principais Países de Destino. Janeiro - Dezembro. Bijuterias

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DO CAPÍTULO 71 DA NCM. Por Principais Países de Destino. Janeiro - Dezembro. Bijuterias Bijuterias Principais Países 2010 2011 2012 2013 2014 US$ mil 2014/ 2013 Estados Unidos 5.667 3.828 2.668 3.491 5.006 43 Colômbia 407 800 748 1.112 993-11 França 1.085 931 910 998 969-3 Argentina 2.112

Leia mais

Professor Natal Vello

Professor Natal Vello Departamento de Genética Tema 3 Recursos genéticos vegetais: centros de diversidade genética das plantas cultivadas, bancos de germoplasma Professor Natal Vello Centro de Origem Vavilov Local com máxima

Leia mais

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário POPULAÇÃO ESTRANGEIRA RESIDENTE E PORTUGAL 263322 12641 13174 16773 18713 27278 33693 32825 28375 21820 15712 10714 8835 7614 15155 143319 6644 7129 8951 9991 13983 18061 18393 16279 12722 8994 5933 4835

Leia mais

PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL

PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL Março/2014 2 ÍNDICE 03. Apresentação 04. População Mundial 05. População

Leia mais

Departamento de Genética. Tema 3 Recursos genéticos vegetais: centros de diversidade genética das plantas cultivadas, bancos de germoplasma

Departamento de Genética. Tema 3 Recursos genéticos vegetais: centros de diversidade genética das plantas cultivadas, bancos de germoplasma Departamento de Genética Tema 3 Recursos genéticos vegetais: centros de diversidade genética das plantas cultivadas, bancos de germoplasma Prof. Natal Vello natal.vello@usp.br Centro de Origem Vavilov

Leia mais

ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO

ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO I. ESTATÍSTICAS DE IMIGRAÇÃO DE PAÍSES DA OCDE % estrangeiros por total de população residente em países da OCDE País 1992 1995 1998 2001 2002 Áustria 7,9 8,5 8,6 8,8 8,8 Bélgica

Leia mais

Benfica Telecom Tarifário 2014 em vigor a partir de 1/1/2014

Benfica Telecom Tarifário 2014 em vigor a partir de 1/1/2014 Benfica Telecom Destino preço por minuto / sms / mms Voz Todas as redes nacionais 0,190 Voz (tarifa reduzida) Todas as redes nacionais 0,084 SMS Todas as redes nacionais 0,095 SMS (tarifa reduzida) Todas

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 87/XI

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 87/XI PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 87/XI Fixa a composição, distribuição e elenco dos Grupos Parlamentares de Amizade na XI Legislatura e procede à primeira alteração à Resolução da Assembleia da República n.º 6/2003,

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SECTOR DE ILUMINAÇÃO

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SECTOR DE ILUMINAÇÃO Balança Comercial do Sector de Iluminação (NC 9405) (Milhares de Euros) Saídas 55.069 67.990 80.302 72.280 68.860 6,7-4,7 Entradas 134.122 150.968 152.643 142.992 128.606-0,7-10,1 Saldo -79.052-82.978-72.341-70.712-59.745-6,4-15,5

Leia mais

Factores Críticos de Sucesso na Criação e Dinamização de OP. Grândola 07/12/2016

Factores Críticos de Sucesso na Criação e Dinamização de OP. Grândola 07/12/2016 Factores Críticos de Sucesso na Criação e Dinamização de OP Grândola 07/12/2016 A FNOP foi constituída em 1997, à data como ANOP (Associação Nacional das Organizações de Frutas e Hortícolas), passando

Leia mais

CONDIÇÕES RECOMENDADAS PARA PRODUTOS REFRIGERADOS

CONDIÇÕES RECOMENDADAS PARA PRODUTOS REFRIGERADOS Para garantir que as condições de transporte de sua carga sejam as melhores possíveis, recomendamos avaliar a temperatura, a umidade dentro do contêiner e o espaço para a livre circulação de ar. Siga as

Leia mais

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS PAÍSES DE DESTINO DA EXPORTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - 2005 2005 Estados Unidos 421.693.481 25,29 México 124.421.946 7,46 Argentina 73.091.226 4,38 Federação da Rússia 59.379.834 3,56

Leia mais

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo HCV, GENOTIPAGEM ALTERAÇÃO NO EXAME... 2 ALCAT 100 INCLUSÃO DE INFORMAÇÃO... 3 1 ASSUNTO: HCV, GENOTIPAGEM ALTERAÇÃO NO EXAME Prezados clientes, Comunicamos

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE LEITE E DERIVADOS

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE LEITE E DERIVADOS Balança Comercial Portuguesa de Leite e Derivados (Milhares de Euros) Exportação 172.852 226.378 271.971 225.496 268.753 13,3 19,2 Importação 367.724 436.717 518.991 480.416 461.748 6,6-3,9 Saldo -194.872-210.340-247.019-254.920-192.995

Leia mais

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação Membros da IFC Corporação Financeira Internacional Membro Data de afiliação Afeganistão 23 de setembro de 1957 África do Sul 3 de abril de 1957 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 20 de julho de 1956

Leia mais

A Roda dos Alimentos LEITE

A Roda dos Alimentos LEITE LEITE A Roda dos Alimentos serve para nos ensinar o que devemos comer, quando e em que quantidades. Ajuda-nos a manter uma alimentação equilibrada, variada e completa, ou seja, mais saudável! A Roda dos

Leia mais

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA INFORMAÇÕES PARA A FEIRA ANUGA 217 COLÔNIA (ALEMANHA) US$ Bilhões EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS Gráfico 1 Exportações brasileiras

Leia mais

EMENTA BERÇÁRIO E + 1 ANO 07 A 11 DE NOVEMBRO

EMENTA BERÇÁRIO E + 1 ANO 07 A 11 DE NOVEMBRO EMENTA 07 A 11 DE NOVEMBRO 11h15 Sopa de introdução Sopa de abóbora com couve coração Farinha de pau de frango Ovos mexidos com espinafres e batata areada com salada de tomate e pepino 1,3 Papa láctea

Leia mais

EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS NO SECTOR HORTOFRUTÍCOLA ENTRE 2000 E 2009

EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS NO SECTOR HORTOFRUTÍCOLA ENTRE 2000 E 2009 EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS NO SECTOR HORTOFRUTÍCOLA ENTRE 2 E 29 Alimentares EVOLUÇÃO DA BALANÇA DE PAGAMENTOS DO SECTOR DOS HORTÍCOLAS ENTRE 2 E 29 A produção de vegetais e hortícolas cresceu,

Leia mais

Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima?

Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima? Maio 2014 Apresentar a Indústria de MT Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima? Diagnosticar as NECESSIDADES MÚTUAS Do que precisamos? Do que podemos fornecer mutuamente?

Leia mais

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação Membros da MIGA Agência Multilateral de Garantia de Investimentos Membro Data de afiliação África do Sul 10 de março de 1994 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 12 de abril de 1988 Angola 19 de setembro

Leia mais

Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso

Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso Tratados de Dupla Tributação Documento disponível em: www.ibc-madeira.com Convenções Celebradas por Portugal para Evitar a Dupla Tributação Europa

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS

INDICADORES ECONÔMICOS Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC INDICADORES ECONÔMICOS Regiões Selecionadas: África, América Latina

Leia mais

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 A distribuição territorial da população estrangeira evidencia uma concentração predominante na zona litoral do país, com destaque para os distritos

Leia mais

EMENTA - 3 a 7 de setembro de 2018 Pré-escolar

EMENTA - 3 a 7 de setembro de 2018 Pré-escolar EMENTA - 3 a 7 de setembro de 2018 Alho-francês e cenoura Panados de peru com massa espiral Melão Couve lombarda e feijão vermelho Arroz solto de potas Salada de alface e tomate Leite-creme/ fruta da época

Leia mais

EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E PAÍSES DE DESTINO Julho / 2004

EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E PAÍSES DE DESTINO Julho / 2004 EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E PAÍSES DE DESTINO 2002-2004 Julho / 2004 EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS COMENTÁRIOS A - EVOLUÇÃO DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

Agroalimentar. I. Caracterização geral da Fileira

Agroalimentar. I. Caracterização geral da Fileira Agroalimentar I. Caracterização geral da Fileira O principal grupo de produtos agroalimentares exportados por Portugal (a dígitos da Nomenclatura Combinada 1 NC) é o das Bebidas, líquidos alcoólicos e

Leia mais

EMENTA 16 a 20 de abril de 2018 Pré-escolar

EMENTA 16 a 20 de abril de 2018 Pré-escolar EMENTA 16 a 20 de abril de 2018 16/04 17/04 18/04 19/04 20/04 Alho-francês e cenoura Panados de com massa espiral Salada de alface e cenoura raspada Couve lombarda e feijão vermelho Arroz solto de potas

Leia mais

Exportação Brasileira de Tangerinas por País de Destino 2010

Exportação Brasileira de Tangerinas por País de Destino 2010 Exportação Brasileira de Laranjas por País de Destino 2010 ESPANHA 5.293.450 12.795.098 PAISES BAIXOS (HOLANDA) 4.669.412 10.464.800 REINO UNIDO 2.015.486 5.479.520 PORTUGAL 1.723.603 3.763.800 ARABIA

Leia mais

Salada de batata, grão, cenoura e brócolos NUTRICIONISTA

Salada de batata, grão, cenoura e brócolos NUTRICIONISTA VALÊNCIA JARDIM DE INFÂNCIA PRÉ-ESCOLAR SEMANA 08 A 12 DE JULHO DE 2019 Lombarda Salada de batata, grão, cenoura e brócolos Creme de legumes c/nabos Salteado de legumes (cenoura, cogumelos, alho francês,

Leia mais

TABELA DE CARBOIDRATOS DOSALIMENTOS

TABELA DE CARBOIDRATOS DOSALIMENTOS TABELA DE CARBOIDRATOS DOSALIMENTOS VEGETAIS Porção de 100g Abóbora, cabotian, cozida Abóbora, menina brasileira, crua Abóbora, moranga, refogada Abobrinha, italiana, cozida Abobrinha, italiana, crua Acelga,

Leia mais

Menu Semanal - Berçário e 1 ano 2 a 6 de Outubro

Menu Semanal - Berçário e 1 ano 2 a 6 de Outubro 2 a 6 de Outubro 11h15 Sopa de Introdução /1º Grupo Sopa de couve-flor com grão-de-bico Açorda de peixe (pescada) Arroz de pescada com cenoura Papa láctea Pão com queijo e banana Meio pão com composta

Leia mais

MUNDO. Elaboração: EMBRAPA TRIGO/Socioeconomia JANEIRO, 2014

MUNDO. Elaboração: EMBRAPA TRIGO/Socioeconomia JANEIRO, 2014 Elaboração: EMBRAPA TRIGO/Socioeconomia JANEIRO, 2014 MUNDO Tabela 1. Área, rendimento e oferta e demanda de TRIGO no mundo, safras 2011/12, 2012/13 e 2013/14. Item 2011/2012 2012/2013(A) 2013/2014 (B)

Leia mais

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA Adalberto Estampados Junho 2014 ATP Associação Têxtil e Vestuário de Portugal A ITV Portuguesa 2013 Volume de Negócios: 6.128 M * Produção: 5.934 M * Emprego:

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2018 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, SÉRIES ESTATÍSTICAS

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, SÉRIES ESTATÍSTICAS PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, 1990-2008 SÉRIES ESTATÍSTICAS FICHA TÉCNICA Título Produção Científica Portuguesa, 1990-2008: Séries Estatísticas Autor Direcção de Serviços de Informação Estatística em

Leia mais

EMENTA 16 a 20 de abril de 2018 Creche (Sala 1 e 2 anos)

EMENTA 16 a 20 de abril de 2018 Creche (Sala 1 e 2 anos) EMENTA 16 a 20 de abril de 2018 16/04 17/04 18/04 19/04 20/04 Alho-francês e cenoura Panados de com massa espiral Salada de alface e cenoura raspada Tirinhas de grelhadas com massa espiral Couve lombarda

Leia mais

POLIONU LISTA DE PAÍSES

POLIONU LISTA DE PAÍSES AGH Bolívia 2 Brasil 2 Chile 2 China 2 Colômbia 2 Cuba 2 Equador 2 Espanha 2 Estados Unidos da América 2 França 2 Honduras 2 Israel 2 Itália 2 México 2 Nigéria 2 Panamá 2 Peru 2 Reino Unido 2 Senegal 2

Leia mais

AGRIANUAL2014. :índice. . Biocombustível. Terras. Mecanização. Culturas. Abacate. Abacaxi. Acerola. Alface

AGRIANUAL2014. :índice. . Biocombustível. Terras. Mecanização. Culturas. Abacate. Abacaxi. Acerola. Alface AGRIANUAL2014. :índice :Artigos Especiais Políticas equivocadas roubam competitividade do agronegócio brasileiro 10 O trabalho no campo esta mudando 14 O agronegócio brasileiro será ainda mais importante

Leia mais

Sexta-Feira 04/08/2017

Sexta-Feira 04/08/2017 P/V Semana 6: de 31/07/2017 a 04/08/2017 Segunda-Feira 31/07/2017 Sopa Alho francês e courgette Energia kcal 603,6 Prato Salada primaveril (massa fusilli tricolor, queijo, ervilhas, ananás, cogumelos)

Leia mais

Análisis Prospectivo del Comercio Agroalimentario Internacional. Prof. Dra. Susan E. Martins Cesar de Oliveira (Universidade de Brasília - UnB)

Análisis Prospectivo del Comercio Agroalimentario Internacional. Prof. Dra. Susan E. Martins Cesar de Oliveira (Universidade de Brasília - UnB) Análisis Prospectivo del Comercio Agroalimentario Internacional Prof. Dra. Susan E. Martins Cesar de Oliveira (Universidade de Brasília - UnB) ÍNDICE Tendências do mercado global; Perspectivas para o comércio

Leia mais

Planeamento Mensal de Refeições (Receitas disponíveis no Guia de Receitas Encadeadas "Comunicação e Multimédia/Biblioteca"

Planeamento Mensal de Refeições (Receitas disponíveis no Guia de Receitas Encadeadas Comunicação e Multimédia/Biblioteca Planeamento Mensal de Refeições (Receitas disponíveis no Guia de Receitas Encadeadas "Comunicação e Multimédia/Biblioteca" www.lipor.pt Batido de Pão Sopa de Espinafres Sopa de Espinafres Sopa de Espinafres

Leia mais

Norma orientadora n.º 13/ ª Revisão

Norma orientadora n.º 13/ ª Revisão Norma orientadora n.º 13/2013 2.ª Revisão Assunto: Homologação de Cursos na área da Produção Agrícola Sustentável, para efeito das alíneas a), b) e c) do artigo 2.º do Despacho n.º 899/2015 de 29 de janeiro,

Leia mais

...da Oceania Apátridas 5. Principais Nacionalidades 6. Por Nacionalidade, Sexo, Segundo a Idade 19

...da Oceania Apátridas 5. Principais Nacionalidades 6. Por Nacionalidade, Sexo, Segundo a Idade 19 98 Í n d i c e Nota Introdutória III 1 Residentes 1 1.1.1. Evolução Global de 1981 a 21 2 1.1.2. Crescimento Verificado Por Continente 2 1.1.3. Residentes da União Europeia 3 1.1.4....Restantes Países

Leia mais

Relatório OP Setor Frutas & Hortícolas

Relatório OP Setor Frutas & Hortícolas Relatório OP Setor Frutas & Hortícolas 2013 Ficha técnica Ficha técnica Edição: / DADR Quinta das Oliveiras E.N. 3 2000-471 SANTARÉM 243 377 500 961 000 243 www.draplvt.mamaot.pt 263 279 610 Elaboração:

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES ABRIL / 2016 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS ABRIL 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA ANDORRA Lei 12/82 03 Junho n.º 20/2017 14 fevereiro publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982

Leia mais

EXPORTAÇÃO DE ARROZ POR NCM

EXPORTAÇÃO DE ARROZ POR NCM EXPORTAÇÃO DE ARROZ POR 10061010 Nigéria 347,90 480,00 480,00 10061010 Nigéria 1.123,59 1.550,20 1.550,20 10061010 Nigéria 695,81 960,00 960,00 10061010 Nigéria 695,96 960,00 960,00 10061010 Colômbia 0,60

Leia mais

PLANO DE EMENTAS 2018/ SEGUNDA-FEIRA. Sopa à Lavrador Douradinhos no forno com arroz de cenoura Salada de Alface e Couve Roxa TERÇA-FEIRA

PLANO DE EMENTAS 2018/ SEGUNDA-FEIRA. Sopa à Lavrador Douradinhos no forno com arroz de cenoura Salada de Alface e Couve Roxa TERÇA-FEIRA 1 Sopa à Lavrador Douradinhos no forno com arroz de cenoura e Couve Roxa Creme de Abóbora Bifinhos de peru com cogumelos e puré de batata e cenoura Sopa de Grão com Espinafre Salada de Legumes com pescada

Leia mais

Exportações de Carnes agronegócio Janeiro a Dezembro de Exportações de carnes BRASIL

Exportações de Carnes agronegócio Janeiro a Dezembro de Exportações de carnes BRASIL Exportações de Carnes agronegócio Janeiro a Dezembro de 2014 1. Exportações de carnes BRASIL Ao longo dos últimos dez anos as exportações de carne no Brasil aumentaram. Para a carne de frango o aumento

Leia mais

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Fevereiro 2018

Comércio Exterior de Mato Grosso do Sul / Desempenho Industrial Fevereiro 2018 >> Exportações de produtos industriais Grupos de Produtos Industriais Fevereiro - US$ Janeiro a Fevereiro - US$ 2017 2018 Var. % 2017 2018 Var. % Celulose e Papel 65.585.977 147.194.885 124% 164.322.671

Leia mais

EMENTA Mês: outubro/2015

EMENTA Mês: outubro/2015 EMENTA Mês: outubro/2015 1ª SEMANA 1 - Quinta - Feira Sopa: Couve (couve, cebola, abóbora, nabo, cenoura, courgette, batata) Prato: Salada russa de peixe Salada: Alface e tomate 2 - Sexta Feira Sopa: Alho

Leia mais

HOTELARIA - RESTAURAÇÃO - CATERING

HOTELARIA - RESTAURAÇÃO - CATERING Catálogo HOTELARIA - RESTAURAÇÃO - CATERING Quem somos As marcas DIHOR e Prochefe foram criadas em 1998 por profissionais e pensadas especificamente para satisfazer as necessidades do sector da Restauração

Leia mais

O Setor em Grandes Números 2015

O Setor em Grandes Números 2015 O Setor em Grandes Números 2015 Apresentação Esta publicação reúne dados oficiais de fontes no Brasil e no exterior sobre o desempenho do Setor de Gemas, Joias e Metais Preciosos em 2015. Muitos dos números

Leia mais

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA Lei 12/82 03 Junho publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982 15% 11º 10% a) 12º 10% ANDORRA

Leia mais

CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL CEASA-DF CEASA-DF

CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL CEASA-DF CEASA-DF 2013 Boletim Mensal Abril CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL CEASA-DF CEASA-DF GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Centrais de Abastecimento

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JUNHO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EMENTA 14 a 20 de maio de 2018

EMENTA 14 a 20 de maio de 2018 14/05 15/05 16/05 17/05 18/05 19/05 20/05 EMENTA 14 a 20 de maio de 2018 Couve lombarda e feijão branco Arroz à Valenciana com salada de alface e couve roxa Arroz simples de carne com salada Nêspera Couve

Leia mais

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA 1. OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA GRÁFICO B.1: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR FONTE GRÁFICO B.2: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR REGIÃO (*) (*) Excluindo bunkers marítimos internacionais

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 165/25

Jornal Oficial da União Europeia L 165/25 27.6.2007 Jornal Oficial da União Europeia L 165/25 DIRECTIVA 2007/39/CE DA COMISSÃO de 26 de Junho de 2007 que altera o anexo II da Directiva 90/642/CEE do Conselho no respeitante aos limites máximos

Leia mais

PAÍSES TERCEIROS Trocas comerciais com Portugal (PT) Setores agrícola e agroalimentar, do mar e das florestas

PAÍSES TERCEIROS Trocas comerciais com Portugal (PT) Setores agrícola e agroalimentar, do mar e das florestas Fonte PAÍSES TERCEIROS Trocas comerciais com Portugal (PT) 214-218 Setores agrícola e agroalimentar, do mar e das florestas Estatísticas do Comércio Internacional Países Terceiros - Síntese dados: 217

Leia mais

SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA No-36, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010

SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA No-36, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010 Data: 31/12/2010 Nº 029 Pág: 1 de 43 SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA No-36, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010 O SECRETÁRIO SUBSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

Base: INE (2008) Peso das Exportações do Vinho no total das Exportações da Economia Portuguesa (em Valor)

Base: INE (2008) Peso das Exportações do Vinho no total das Exportações da Economia Portuguesa (em Valor) OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA Canadá Brasil - Angola Mercados Internacionais de Vinho 1. Balança do Vinho Português 2. Exportações Terceiros de Vinho Português para Países

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINO

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES DEZEMBRO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

Guia para um. verão. mediterrânico

Guia para um. verão. mediterrânico Guia para um verão mediterrânico introdução A Dieta Mediterrânica representa um estilo de vida saudável, que representa mais do que uma forma de comer, uma vez que contempla igualmente princípios como

Leia mais

Produtos de origem. Texto consolidado produzido pelo sistema CONSLEG do serviço das publicações oficiais das comunidades Europeias.

Produtos de origem. Texto consolidado produzido pelo sistema CONSLEG do serviço das publicações oficiais das comunidades Europeias. , Produtos de origem vegetal, incluindo frutas e produtos hortícolas Legislação Consolidada Data de actualização: 21/04/2008 Texto consolidado produzido pelo sistema CONSLEG do serviço das publicações

Leia mais

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS Quarta-Feira, 21 de Setembro de 2016 Número 182 PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DO MINHO Anúncio de procedimento n.º 5896/2016 MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

SETOR APÍCOLA BRASILEIRO EM NÚMEROS INTELIGÊNCIA COMERCIAL GUSTAVO CUBA

SETOR APÍCOLA BRASILEIRO EM NÚMEROS INTELIGÊNCIA COMERCIAL GUSTAVO CUBA SETOR APÍCOLA BRASILEIRO EM NÚMEROS GUSTAVO CUBA FONTE: ALIECEWEB EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MEL NATURAL 2013 A 2016 EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MEL (NCM 04.09.00.00) ANO 2013 2014 2015 2016 Meses US$ KG Valor

Leia mais

Uzo Original. Uzo 8. Tarifário Uzo Destino Voz. Preço por Minuto/SMS/MMS 0,176 0,133 0,09 0,067 0,433 0,654 1,07 0,032 0,664

Uzo Original. Uzo 8. Tarifário Uzo Destino Voz. Preço por Minuto/SMS/MMS 0,176 0,133 0,09 0,067 0,433 0,654 1,07 0,032 0,664 Tarifário Uzo 2012 1 Uzo Original Voz Voz (tarifa reduzida) SMS SMS (tarifa reduzida) MMS - Video Internet Telemóvel / Valor diário Dados UZO / TMN / PT Dados CS (Inosat) Outras redes Chamadas taxadas

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO / 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

AGRICULTURA, PECUÁRIA E INDÚSTRIA TRANSFORMADORA RELATÓRIO DE CONJUNTURA

AGRICULTURA, PECUÁRIA E INDÚSTRIA TRANSFORMADORA RELATÓRIO DE CONJUNTURA AGRICULTURA, PECUÁRIA E INDÚSTRIA TRANSFORMADORA RELATÓRIO DE CONJUNTURA AEP / GABINETE DE ESTUDOS Julho de 2006 1. Sectores a montante da indústria agroalimentar Os sectores a montante da indústria agroalimentar

Leia mais

Menu Semanal - Berçário e 1 ano 28/8 a 1 de Setembro

Menu Semanal - Berçário e 1 ano 28/8 a 1 de Setembro 28/8 a 1 de Setembro Sopa de Introdução /1º Grupo Espinafres Massada de peixe (pescada) com cenoura ao natural Massada de peixe (pescada, abrótea e maruca) com cenoura e feijão-verde ao natural Pão com

Leia mais

ANO 2013 / Mês País Páginas Consultadas Visitantes Média Dia

ANO 2013 / Mês País Páginas Consultadas Visitantes Média Dia Histórico de visitas ao nosso site => Posição em /07/0 às h0min Em maio de 0 tivemos a estreia de: ITÁLIA TOTAL DE PAÍSES Países que nos visitam: ÁFRICA DO SUL / ALEMANHA / ANGOLA / ARGENTINA / BULGÁRIA

Leia mais

Novos Preços e Condições a partir de

Novos Preços e Condições a partir de Novos Preços e Condições a partir de 01.11.2016 Página 1 Tarifários MEO a partir de 1 de novembro de 2016 (pacotes em comercialização): PACOTES COM TELEMÓVEL FIBRA ADSL Página 2 2 SATÉLITE PREÇOS ADICIONAIS

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MAIO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EMENTA - 30 de outubro a 2 de novembro de 2017 Pré-escolar

EMENTA - 30 de outubro a 2 de novembro de 2017 Pré-escolar EMENTA - 30 de outubro a 2 de novembro de 2017 Alho-francês e cenoura Panados de com massa espiral tricolor Salada de alface e cenoura raspada Maçã Couve lombarda e feijão vermelho Arroz solto de potas

Leia mais

Análise das Exportações do 1º Semestre de 2009

Análise das Exportações do 1º Semestre de 2009 Análise das Exportações do 1º Semestre de 2009 As exportações de vinho no 1º semestre de 2009, registam um acréscimo de 7 em volume e 46 em valor face ao período homólogo de 2008, o que se traduz num acréscimo

Leia mais

Comércio Internacional Português de Vinhos (2009 a 2013 e jan-nov )

Comércio Internacional Português de Vinhos (2009 a 2013 e jan-nov ) Em Análise Walter Anatole Marques 1 Comércio Internacional Português de Vinhos (2009 a 2013 e jan-nov 2013-2014) 1 Nota Introdutória Ao longo dos últimos cinco anos e onze primeiros meses de 2014 as exportações

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE RECURSOS HUMANOS DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento Informativo. ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO...1 CATEGORIAS DE CONTRATOS...

RELATÓRIO SOBRE RECURSOS HUMANOS DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento Informativo. ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO...1 CATEGORIAS DE CONTRATOS... WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA ANTÉ BUREAU RÉGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-quinta

Leia mais

Imagem:https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fsitebarra.com.br%2F2012%2F01%2Ffruti

Imagem:https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fsitebarra.com.br%2F2012%2F01%2Ffruti Fruticultura Tropical Prof. Harumi Hamamura UniSALESIANO Lins Imagem:https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fsitebarra.com.br%2F2012%2F01%2Ffruti

Leia mais