Cartografia escolar e a formação docente: algumas reflexões.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cartografia escolar e a formação docente: algumas reflexões."

Transcrição

1 Jacilene de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas, Sara Fernandes de Souza Universidade Federal de Alagoas, Cartografia escolar e a formação docente: algumas reflexões. INTRODUÇÃO Este trabalho é parte de um trabalho monográfico apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão. Trata-se de uma revisão de literatura e elenca algumas considerações acerca do espaço destinado à cartografia escolar no processo de formação docente. Objetiva Destacar a importância da cartografia escolar na formação docente, apontando a importância de no processo de formação do licenciado trabalhar como aplicar na educação básica o conhecimento adquirido por ele na academia. A cartografia escolar vemsendo um tema bastante discutido atualmente, e vem enfatizando a importância da linguagem cartográfica na educação básica. A cartografia escolar é muito importante no ensino de geografia, contudo para que ela esteja efetivamente presente no ensino básico é indispensável à presença dela na formação dos professores, para que assim, o aluno possa ter o contato com a linguagem cartográfica desde as séries iniciais. Por isso, achamos conveniente discorrer sobre a formação didática e pedagógica desse profissional, assim como sobre a importância da cartografia escolar durante o seu processo de formação. MATERIAL E MÉTODOS METODOLOGIA O trabalho foi desenvolvido a partir de levantamentos bibliográficos, tendo contado com uma literatura específica sobre a temática abordada, esse levantamento mostrou-se de estrema importância para a compreensão dos conceitos norteadores do

2 entendimento no que tange a temática cartografia escolar.buscou apontar aspectos que indicasse o espaço que é destinado a cartografia escolar no processo de formação de professores. O trabalho traz uma discussão sobre o encaminhamento dado a cartografia escolar na formação do professor de geografia como também do professor das séries iniciais, compreendendo que o contato com a linguagem cartográfica deva acontecer nos primeiros anos de escolaridade.tratamos ainda da relação teoria e prática, da articulação que os professores têm que fazer entre o conhecimento adquirido por ele na academia com o que ele realmente irá ensinar na educação básica. FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA ESCOLAR Segundo Simielli (2011) o encaminhamento da cartografia no ensino superior é voltado quase exclusivamente para uma clientela que se direcionará ao planejamento, a pesquisa, entre outros ramos, sendo poucas as colocações quanto a sua aplicação no ensino fundamental e médio. Passini (2011) coloca ainda, que não há no processo de formação do licenciado e do pedagogo espaço para a alfabetização cartográfica. Ambas as autoras veem a necessidade de começar a trabalhar a cartografia durante a formação de professores já direcionando sua aplicabilidade na educação básica. Trabalhar essa aplicabilidade é de suma importância, uma vez que, é somente o professor de geografia que propiciará ao educando as condições para que o mesmo possa ler e interpretar as informações contidas nas representações cartográficas. No entanto, em um teste feito por Le Sann (2010) com estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi demonstrado que esses estudantes não dominavam as noções de escala, mais um indício que nos leva a discorrer sobre essa formação, dando ênfase ao direcionamento dado a cartografia escolar, durante a formação do professor de Geografia.

3 Na formação dos professores de Geografia é preciso dar importância à linguagem cartográfica. Simielli (2010) comenta que o aluno precisa conhecer e familiarizar-se com o alfabeto cartográfico e que isso é tarefa do professor, no entanto se o professor não dominar a linguagem cartográfica, não terá condições de fazer seus alunos se interessar por mapas, pois eles não conseguirão decodificar a mensagem transmitida através deles. Um apontamento a ser exposto é quanto a não existência de uma disciplina específica para a cartografia escolar no processo de formação do licenciado em Geografia. Oliveira (2010) nos alerta sobre a necessidade de se incluir a disciplina cartografia escolar no currículo de formação do professor, contudo essa cartografia deverá ser mais voltada para a geografia do que para a matemática. Nos cursos de Licenciatura em Geografia, no Brasil (com raras exceções), ainda não se vê uma preocupação com o ensino da Cartografia na escola. É notório que também não existe nenhuma outra disciplina que se ocupe de ensinar a ensinar qualquer conteúdo específico de Geografia. (NOGUEIRA, 2011, P.12) Nem mesmo nas outras disciplinas ocorre à relação do que o aluno estuda com o que ele irá ensinar, ou seja, da aplicabilidade dos conteúdos vistos na academia para as aulas de geografia da educação básica, isso acaba dificultando ainda mais a cartografia escolar. Algo que chama a atenção merecendo destaque é que durante a formação do licenciado a didática e a maneira utilizada pelos professores universitários nas aulas da disciplina de cartografia não difere do bacharelado, dentro desse debate Campos (2012) destaca que um ponto importante para a melhoria da estrutura curricular de formação de professores de Geografia seria: [...] a obrigatoriedade de didatizar (elencar metodologias, linguagens e avaliações a serem trabalhadas no ensino fundamental e médio) os conteúdos aplicados pelas disciplinas ditas como de tronco comum (tanto para o bacharelado como para a licenciatura). Geralmente, tais disciplinas problematizam os conceitos e categorias direcionados ao pesquisador/técnico/planejador de geografia e não como o professor deve ensinar para os alunos tais conteúdos, relegando esse trabalho às disciplinas de prática de ensino. (CAMPOS, 2012, p. 6).

4 Diante disso cabe refletirmos sobre que tipo de profissional se quer formar na academia, portanto é necessário discutir acercado encaminhamento dado a cartografia no que tange o processo de formação para o licenciado em geografia. O que precisa ser feito é abrir espaço para a alfabetização cartográfica e dar a devida importância para a cartografia escolar nos cursos de licenciatura em geografia, direcionando assim o acadêmico para a sua área de atuação que é a educação básica. No entanto, enquanto isso não acontece, é fundamental que o professor do ensino básico procure da melhor maneira possível, adaptar o conhecimento universitário ao nível e capacidade de seus alunos. A CARTOGRAFIA ESCOLAR E O PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS Outro problema que dificulta a efetivação da cartografia no ensino de geografia diz respeito ao fato dos próprios professores não dominarem essa linguagem (como mencionado no capitulo anterior), mas não é apenas do professor de geografia essa deficiência, ela também esta presente na formação inicial e/ou continuada dos professores das séries iniciais. A falta da linguagem cartográfica em seu processo de formação torna-se um empecilho para o desenvolvimento da alfabetização cartográfica, quanto a isso Almeida e Passini (2004) colocam que: Sabemos, porém, que o professor de 1º grau 1 pouco aprende em seu curso de formação que o habilite a desenvolver um programa destinado a levar o aluno a dominar conceitos espaciais e sua representação. Dessa forma, no curso de 1º grau, além de outras deficiência, o preparo do aluno quanto a domínio espacial é muito precário (p.11). No capítulo anterior discutimos pontos relativos à deficiência da cartografia escolar no processo de formação do professor de geografia, aqui vamos considerar os professores das séries iniciais. Consideramos relevante discorrer sobre isso, por acreditar na importância de trabalhar a linguagem cartográfica com os alunos da educação básica desde os primeiros anos escolares, e ainda por considerarmos que os professores que trabalham com séries iniciais não tiveram o preparo adequado para 1 Hoje Ensino Fundamental.

5 alfabetizar cartograficamente as crianças. Quanto a isso Oliveira (2010) nos chama a atenção quando coloca que para os professores que trabalham com as séries iniciais, o preparo deveria ser mais cuidadoso; uma metodologia do ensino do mapa deveria ser desenvolvida ao lado da metodologia geral, tratando o mapa como uma forma de comunicação e expressão. Nota-se ai a importância que deveria ser dada aos conhecimentos cartográficos no processo de formação dos professores das séries iniciais, para que a alfabetização cartográfica ocorresse de fato nas séries inicias. Em experiência realizada por Santos (2012) com uma turma do quarto semestre do curso de pedagogia, ela constatou que na formação do pedagogo é necessário uma carga horária maior das aulas de geografia para se trabalhar com os conhecimentos cartográficos, e levanta alguns questionamentos no que concerne ao fato de na formação do alunado das séries iniciais, ser requerido o uso da linguagem gráfica para o entendimento e compreensão das representações cartográficas. [...] como ensinar e aprender cartografia nas aulas de Geografia quando a dificuldade está na prática do professor? Qual o nível de leitura e interpretação de mapas do professor das séries iniciais? Será que este professor está preparado para ensinar/aprender cartografia aos seus alunos? (SANTOS, 2012,p.3). Quando o professor de geografia chega ao sexto ano do ensino fundamental, ele subentende que o aluno já tenha as noções espaciais necessárias para o desenvolvimento dos níveis posteriores a alfabetização cartográfica. Com relação a esse aspecto, Santos (2012) atenta para a necessidade de trabalhar a alfabetização cartográfica primeiramente com os professores das serieis inicias, para que os mesmos possam assim alfabetizar cartograficamente os seus alunos. [...]torna-se cada vez mais evidente a necessidade de se trabalhar a alfabetização cartográfica, primeiramente com os professores das séries iniciais, seja na formação inicial, seja através de cursos de capacitação e formação continuada, para que estes, imbuídos de conhecimento referente à linguagem cartográfica possam ensinar seus alunos a também serem mapeadores, codificadores e decodificadores de mapas, emitindo ou interpretando mensagens e ressignificando o espaço lido e mapeado (p.8).

6 A ausência da cartografia escolar no processo de formação inicial e/ou continuada dos professores das séries iniciais inibi e/ou impede que o aluno dessas séries tenha contato com a linguagem cartográfica e consequentemente com a alfabetização cartográfica, sendo essa fundamental na leitura de mapas, a falta dessa alfabetização acaba prejudicando o desenvolvimento dos demais níveis que são fundamentais para que o educando torne-se um leitor crítico e consciente, e consequentemente dificultando o trabalho do professor de geografia do Ensino Fundamental II, uma vez que, para que esse professor possa conseguir trabalhar a cartografia, ele precisará primeiro alfabetizar a turma, caso contrário, a cartografia continuará sendo utilizada de forma incoerente, e as representações, quando utilizada nas aulas, serviram apenas como mero recurso visual. No entanto vale salientar que geralmente o professor das séries iniciais fica a cargo de lecionar várias disciplinas, como por exemplo: geografia, português, matemática, ciências e demais que estejam contidas no currículo dessas séries e seja fornecida na instituição de ensino onde o professor ministre suas aulas, ou seja, esse professor é um polivalente 2, o que implica em mais uma dificuldade enfrentada por ele, pois essa exige dele pesquisas e atualizações constantes. Porém para que esse professor possa se atualizar é necessário dispor de tempo e de recursos financeiros. Como o caso tratado nesse trabalho é referente à cartografia escolar, é importante pontuar que essa questão tem sido muito discutida em eventos, principalmente a relação do ensino de geografia com a cartografia nas séries inicias, contudo Sampaio e et. al (2005) elencam que a falta de tempo e recurso por parte dos professores de geografia do ensino fundamental e médio em participar de eventos tais como congressos e outros, para se atualizarem, mostra-se como uma dificuldade a mais para o trabalho com conteúdos relacionados com a cartografia. 2 O termo polivalente é utilizado para designar a ideia de que a mesma pessoa, objeto ou local, pode exercer diversas funções ou ter vários usos. No caso do professor das séries inicias, esse é dado pelo fato dos mesmos ministrarem várias disciplinas, em resumo essa seria a capacidade que o professor tem de dominar as diferentes áreas de conhecimento que constitui o currículo dessas séries.

7 ASSOCIAR TEORIA E PRÁTICA Associar o conhecimento teórico a prática de ensino é um desafio. A articulação entre o conhecimento acadêmico e o saber escolar exige habilidades que apenas a teoria não fornece, pois para o seu desenvolvimento é necessário um contato maior com o cotidiano escolar. Souza e Katuta (2001) expõe que a universidade não tem assumido a sua responsabilidade na formação dos professores com vigor e importância social que deveria ter e poderia desempenhar um papel crucial. É necessário que esse profissional tenha habilidades que o possibilite reorganizar e elaborar o conhecimento adquirido na universidade para que possa lecionar na educação básica (SIMIELLI, 2011). Para tanto é preciso que os cursos de licenciatura envolvam nas disciplinas curriculares não apenas os conteúdos programáticos, mas também as questões didáticas e pedagógicas que envolvem as diferentes formas de como ministra-los no ensino básico. Dessa forma, a responsabilidade da aproximação entre o saber universitário e escolar não ficará atrelada apenas nas disciplinas de metodologia e ensino, o que consequentemente aumentará as possibilidades desses fazerem uso de melhores métodos e técnicas de ensino (CAMPOS, 2012). CONSIDERAÇÕES FINAIS Concluímos que é preciso que as instituições de ensino superior deem importância à linguagem cartográfica promovendo aos professores em formação métodos de como aplicar na sala de aula o conhecimento que ele está adquirindo, para que os mesmos não saiam da academia com limitações que dificultem sua atuação. Que as disciplinas ministradas durante o curso discutam e exponham sua aplicabilidade na sala de aula do ensino básico. Seria bastante importante que as instituições formadoraspreparassem os alunos didática e pedagogicamente para a sua atuação profissional, a fim de tornar a articulação entre conhecimento universitário e saber escolar menos desafiador.

8 REFERÊNCIAS ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico ensino e representação. 13ª edição, São Paulo, contexto, 2004 (Repensando o ensino). CAMPOS, Margarida de Cássia. A formação do professor de geografia: a difícil construção do saber/fazer docente. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 3-15, jul./ dez LE SANN, Janini G. Metodologias para introduzir a geografia no ensino fundamental. In: Almeida, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar (Org). 2 ed. São Paulo, Contexto, NOGUEIRA, Ruth Emilia. A disciplina de cartografia escolar na universidade. Revista Brasileira de Cartografia No 63 Edição Especial 40 Anos, (ISSN ) P OLIVEIRA, Lívia. Estudo Metodológico e Cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org). Cartografia Escolar. 2ª edição, São Paulo, Contexto, PASSINI, Elza Yazuko. Alfabetização cartográfica. In: PASSINI, Elza Yazuko. Prática do ensino de geografia e estágio supervisionado. 2ª edição 1ª reimpressão, São Paulo, contexto SAMPAIO, Antônio Carlos Freira; et. al (2005) O ensino de cartografia no curso de licenciatura em geografia: uma discussão para a formação do professor. Revista online Caminhos de Geografia - v. 6, n. 16 (2005). ISSN SANTOS, Ivaneide Silva dos. Dificuldades em ensinar/aprender cartografia nas séries inicias: desafios na formação do professor/pedagogo.. In: Revista Metáfora Educacional (ISSN ) versão on-line, n. 13 (jul. dez. 2012), Feira de Santana BA (Brasil), dez./2012. p Disponível em: < Acesso em: 27 de novembro de 2013.

9 SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, Ana Fani.(Org.). A geografia na sala de aula. 9. ed. São Paulo: Contexto, SIMIELLI, Maria Elena. O mapa como meio de comunicação e Alfabetização Cartográfica. In: Almeida, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar (Org). 2 ed. São Paulo, Contexto, SOUZA, José Gilberto de; KATUTA, Ângela Massumi. Geografia e conhecimentos cartográficos. A cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo, Editora UNESP, 2001.

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA, COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA, COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA, COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II Adson dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana- arh@uefs.br INTRODUÇÃO Como

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU260 DISCIPLINA: ENSINO DA GEOGRAFIA CARGA HORÁRIA: 90h EMENTA: Geografia: conceitos

Leia mais

ATLAS MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: A SITUACÃO DO ENSINO DE CARTOGRAFIA

ATLAS MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: A SITUACÃO DO ENSINO DE CARTOGRAFIA ATLAS MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: A SITUACÃO DO ENSINO DE CARTOGRAFIA INTRODUÇÃO Rafael Lopes Barreto IFF Instituto Federal Fluminense Barretorl@hotmail.com Maurício Nunes Lamonica Prof. Ms. do

Leia mais

PROJETO ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

PROJETO ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA PROJETO ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA Resumo: Ma. Lucimar Marques da Costa Garção Universidade Estadual de Goiás UEG Câmpus Porangatu Coordenadora do Projeto lucimargeo35@gmail.com Matheus Henrique Pereira

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA GEOGRAFIA: BREVE DISCUSSÃO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA GEOGRAFIA: BREVE DISCUSSÃO 75 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA GEOGRAFIA: BREVE DISCUSSÃO Milla Barbosa Pereira millabpgeo@gmail.com Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João Del Rei Bolsista

Leia mais

ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVA

ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVA ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVA RESUMO: Maria Patrícia Moura de Lima m.mouradelima@hotmail.com Universidade Federal do Ceará A didática enquanto disciplina e campo de conhecimento está

Leia mais

AS DIFICUDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EREM MACIEL MONTEIRO NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PE

AS DIFICUDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EREM MACIEL MONTEIRO NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PE AS DIFICUDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EREM MACIEL MONTEIRO NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA, PE Suzana Ferreira da Silva Universidade de Pernambuco, suzanasilva.sf@gmail.com Introdução

Leia mais

CARTOGRAFIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

CARTOGRAFIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO CARTOGRAFIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO Melo¹, Annely Ferreira nanely_@hotmail.com Reis², Christiane Maria Moura cmm_reis@yahoo.com.br RESUMO

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO ENSINO E APRENDIZADO DA CARTOGRAFIA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO

DIAGNÓSTICO DO ENSINO E APRENDIZADO DA CARTOGRAFIA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO DIAGNÓSTICO DO ENSINO E APRENDIZADO DA CARTOGRAFIA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO Adriana Aparecida Silva 1 Fabrícia Alves da Silva 2 Pôster GT - Geografia Resumo O ensino e aprendizado da cartografia

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO

INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 pesquisa@cesumar.br INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO Mônica Garcia Barros 1 ; Juliano Tamanini

Leia mais

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 1 LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 INTRODUÇÃO Vera Luci Lisboa 2 O presente artigo relata as experiências vivenciadas no projeto de ensino cujo objetivo foi intervir por meio da aplicação

Leia mais

SUGERIDO NOS PCNS E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. KARPINSKI, Lila Fátima 1,3, NOAL, Rosa Elena 2,3,4

SUGERIDO NOS PCNS E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. KARPINSKI, Lila Fátima 1,3, NOAL, Rosa Elena 2,3,4 APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEMA TRANSVERSAL SUGERIDO NOS PCNS E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor(es): KARPINSKI, Lila Fátima Apresentador: Lila Fátima Karpinski

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 Série:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado.

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. METODOLOGIA As estratégias utilizadas no processo de formação, apoiadas fundamentalmente

Leia mais

PLANO DE CURSO I EMENTA

PLANO DE CURSO I EMENTA Disciplina: Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Carga horária total: 75 H PLANO DE CURSO I EMENTA Definições e esboço histórico da cartografia; Representações da Terra; Coordenadas;

Leia mais

GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental

GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental Coordenação: Francisco Mattos (UERJ / CP2) e Renata Magarinus (EERC/ANPMat) Relatório de atividades do Grupo

Leia mais

OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 5º ANO

OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 5º ANO OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 5º ANO Aline Beatriz Ludwig Universidade Federal de Santa Catarina ludwig.aline@gmail.com Rosa Elisabete Militz Wypyczynski

Leia mais

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR Kelytha Cavalcante Silva* kelytha.cavalcante@gmail.com Maraiza Lima da Rocha (Acadêmicas do curso de Geografia, Universidade Estadual de Goiás Campus Porangatu)

Leia mais

Sugestões para a melhoria da formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação

Sugestões para a melhoria da formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação Sugestões para a melhoria da nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação Aspecto Valorização da licenciatura e melhor preparo do licenciado Atenção aos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL) DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quinta-feira e outro dia semana (dia e horário a combinar)

PLANO DE ENSINO. 2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL) DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quinta-feira e outro dia semana (dia e horário a combinar) PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Geografia ANO/SEMESTRE: 2013/01 CURSO: Geografia FASE: 5ª. DISCIPLINA: Estágio Curricular TURNO: Noturno Supervisionado I - Prática de Ensino em Geografia I: Ensino Fundamental

Leia mais

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO CAMPO Resumo Raquel Pirangi Barros UEPB rpbfjmc@gmail.com Patrícia Cristina de Aragão Araújo UEPB cristina-aragao21@hotmail.com

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Maria de Fátima Pereira Carvalho - UNEB, SME, NEPE Sandra Alves de Oliveira UNEB, CMAJO, NEPE Resumo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 13 DE JUNHO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 13 DE JUNHO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.295, DE 13 DE JUNHO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em,

Leia mais

OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO. Fabiano Custódio de Oliveira 1

OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO. Fabiano Custódio de Oliveira 1 OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO Fabiano Custódio de Oliveira 1 INTRODUÇÃO Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada

Leia mais

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB José Robbyslandyo da Silva Santos robbyn23@hotmail.com Juliano de Sousa bezerra soujulianosousa@gmail.com soujulianosouza@hotmail.com

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II Código da Disciplina: EDU 325 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável:

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 6º Disciplina: F.T. do Ensino de Geografia Aulas Teóricas: 72 h / aula Aulas Práticas: Carga Horária: 72h / aula Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Apresenta

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS PELOS DISCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ RN

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS PELOS DISCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ RN LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS PELOS DISCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ RN Desidério Garcia Santos (1); João Paulo Lucena de Medeiros (2); Adynamôr Lucena de Medeiros (3);

Leia mais

PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE

PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE 1 PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE Márcia Cristina de Oliveira Mello UNESP Campus de Ourinhos PIBID/CAPES Resumo Dentro de uma política institucional

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA: COMPREENDENDO O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Carlos de Souza Novais 1 ; Leandra de Lourdes Rezende Amaral 2 Universidade Federal de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciências Geográficas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciências Geográficas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciências Geográficas CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 42,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 16 DE SETEMBRO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 16 DE SETEMBRO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.751 DE 16 DE SETEMBRO DE 2008 Aprova o Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Bacharelado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA A leitura de mundo precede a leitura da palavra Paulo Freire

Leia mais

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014

FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 CEE Nº 126/2014 FEVEREIRO 2012 JUNHO 2014 JUNHO 2017 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 DELIBERAÇÃO CEE N 111/2012 MODIFICADA PELA DELIBERAÇÃO DELIBERAÇÃO CEE 154/2017, QUE DISPÕE CEE Nº 126/2014 SOBRE ALTERAÇÃO DA DELIBERAÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O (DES)PREPARO DO PROFESSOR: BREVES CONSIDERAÇÕES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O (DES)PREPARO DO PROFESSOR: BREVES CONSIDERAÇÕES EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O (DES)PREPARO DO PROFESSOR: BREVES CONSIDERAÇÕES Nazineide Brito* O preparo do professor da educação inclusiva pode ser o resultado da vivência e da interação com outros indivíduos

Leia mais

DIDÁTICA DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

DIDÁTICA DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ISBN 978-85-7846-516-2 DIDÁTICA DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Juliana Romanzini UEL juromanzini@hotmail.com Diene Eire de Mello - UEL diene.eire.mello@gmail.com Eixo 2: Didática

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Geografia ANO/SEMESTRE: 2015/01 CURSO: Geografia Licenciatura FASE: 7ª. DISCIPLINA: Práticas Curriculares em Geografia I TURNO: Vespertino CARGA HORÁRIA: 72 h/a CRÉDITOS:

Leia mais

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA FACULDADE CATÓLICA DE ABAETETUBA

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA FACULDADE CATÓLICA DE ABAETETUBA LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA FACULDADE CATÓLICA DE ABAETETUBA FACULDADE CATÓLICA DE ABAETETUBA A faculdade Católica de Abaetetuba nasceu em razão do êxito obtido na educação básica pelas ações da Associação

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA- PB

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA- PB AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES INORGÂNICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA- PB Vitória de Andrade Freire 1, Maria Betania Hermenegildo dos Santos 2 1 Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS

LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS LEITURA, APRENDIZAGEM E CIDADANIA: LEITURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DE PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS Rosilda Cajaiba Barbosa 1 Lucas Santos Campos 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

Unidade 1 Sobre o Trabalho de conclusão de curso

Unidade 1 Sobre o Trabalho de conclusão de curso Unidade 1 Sobre o Trabalho de conclusão de curso O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é um requisito obrigatório para a conclusão do curso, realizada no final do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS.

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. Modalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão; Nível: Superior; Área: Ciências Agrárias,

Leia mais

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS NO CARIRI PARAIBANO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO - PIBID. ED DO CAMPO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS NO CARIRI PARAIBANO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO - PIBID. ED DO CAMPO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS NO CARIRI PARAIBANO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO - PIBID. ED DO CAMPO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Fabiano Custódio de Oliveira 1 (UFCG); Maria José Barros da Silva (UFCG); Ranieli

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: MATEMÁTICA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Superior em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Licenciatura)

UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Licenciatura) UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO (Licenciatura) 1º SEMESTRE CH 450 CRED 26 SOCIOLOGIA (2) DCHL 810 2º SEMESTRE CH 450 CRED 27 (2) DCHL 817 3º SEMESTRE CH

Leia mais

O ENSINO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA E A ABORDAGEM DO LUGAR E DA ANÁLISE REGIONAL NO ESTUDO DA GEOGRAFIA DO ESTADO NO ENSINO BÁSICO.

O ENSINO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA E A ABORDAGEM DO LUGAR E DA ANÁLISE REGIONAL NO ESTUDO DA GEOGRAFIA DO ESTADO NO ENSINO BÁSICO. O ENSINO DA GEOGRAFIA DA PARAÍBA E A ABORDAGEM DO LUGAR E DA ANÁLISE REGIONAL NO ESTUDO DA GEOGRAFIA DO ESTADO NO ENSINO BÁSICO. INTRODUÇÃO: Autor: Ana Paula Machado Gomes Instituição: UFCG E-mail: Paula.mg2010@hotmail.com

Leia mais

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes.

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Tema 4: A Ciência Geográfica e a Concepção de Leitura Tema 5: Competências Pedagógicas e os Conteúdos para o Ensino da Geografia Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Ensinar a ler Segundo o Dicionário Aurélio,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRÍCULO 20171 Petrópolis 2017 Estágios Supervisionados Os estágios realizados

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Realidade da Rede Pública de Educação de Ouro Fino MG RESUMO

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Realidade da Rede Pública de Educação de Ouro Fino MG RESUMO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Realidade da Rede Pública de Educação de Ouro Fino MG Luciana Paula PELICANO 1 ; Sueli Machado Pereira de OLIVEIRA 2 RESUMO Este projeto tem por objetivo compreender

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

Representação Cartográfica. Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara

Representação Cartográfica. Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Representação Cartográfica Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara A representação de fenômenos sobre a Terra pode ser feita por várias

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Alfabetização Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. META Desmistificar as difi culdades do uso das representações cartográficas no ensino de Geografia.

A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. META Desmistificar as difi culdades do uso das representações cartográficas no ensino de Geografia. A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA META Desmistificar as difi culdades do uso das representações cartográficas no ensino de Geografia. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: identifi car os

Leia mais

Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97

Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97 Resolução CONSEPE n o 230/2003. Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97 Cria e estabelece currículo pleno do Curso Normal Superior - Habilitação: Formação de Professores

Leia mais

A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO

A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO Autor (1): Tatiana Oliveira Ramos; Co autor (1): Giusepp Cassimiro da Silva; Orientadora (2) Josandra

Leia mais

A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: INCLUSÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM

A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: INCLUSÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: INCLUSÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

A VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR

A VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR A VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR Pagliarini, C.D. 1,* ; Flores, A. S. 1 ; Maltoni, K, L. 1 ; Escolano, A. C. M. 1 cibelepagliarini3@gmail.com 1 Faculdade de Engenharia

Leia mais

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS Área Temática: Formação de Professores HOVERDIANO CÉSAR PEREIRA CAETANO (UFPB) hoverdiano@gmail.com LUCAS ROMÁRIO DA SILVA

Leia mais

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA Jonisson Santana Santos jonisson.al@hotmail.com Angela Maria Araújo Leite (Orientadora) angeleite@bol.com.br Universidade

Leia mais

O USO DA VISÃO VERTICAL NA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O USO DA VISÃO VERTICAL NA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O USO DA VISÃO VERTICAL NA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ronaldo dos Santos BARBOSA Professor Assistente do Curso de Geografia do CESI/UEMA Doutorando em Geografia

Leia mais

A CARTOGRAFIA E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DA LEITURA DE TEXTOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA - PB

A CARTOGRAFIA E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DA LEITURA DE TEXTOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA - PB A CARTOGRAFIA E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DA LEITURA DE TEXTOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA - PB Murilo Vogt Rossi Mestre em Ensino de Geografia Universidade

Leia mais

PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSOR E PRÁTICA EDUCATIVA PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DECIFRANDO OS MAPAS

CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DECIFRANDO OS MAPAS XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DECIFRANDO OS MAPAS Ana Claudia Giordani Meri Lourdes Bezzi Roberto

Leia mais

FÍSICA ELÉTRICA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

FÍSICA ELÉTRICA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA FÍSICA ELÉTRICA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA 1 Gicelia Moreira, 2 Nataline Cândido da Silava Barbosa 1 Universidade Federal de Campina Grande, gicelia.moreira2009@gmail.com 2

Leia mais

Resolução n 275, de 04 de julho de 2017.

Resolução n 275, de 04 de julho de 2017. Resolução n 275, de 04 de julho de 2017. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no uso de suas atribuições, e em conformidade com decisão unânime registrada

Leia mais

DIFICULDADES PEDAGÓGICAS: UMA PROBLEMÁTICA EM MEIO AO CAMPO MATEMÁTICO.

DIFICULDADES PEDAGÓGICAS: UMA PROBLEMÁTICA EM MEIO AO CAMPO MATEMÁTICO. DIFICULDADES PEDAGÓGICAS: UMA PROBLEMÁTICA EM MEIO AO CAMPO MATEMÁTICO. Adriely Renally Cavalcanti Barbosa; Camila de Assis Pimentel. Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, (Autor), cavalcanti-uepbrc@outlook.com;

Leia mais

A produção textual como prática social e funcional

A produção textual como prática social e funcional A produção textual como prática social e funcional *Monique de Oliveira Silva 1, Fernanda Rocha Bomfim 2, Nalha Monteiro de Souza Lourenço 3, Renata Herwig de Moraes Souza 4, Anyellen Mendanha Leite 5

Leia mais

A cartografia na proposta curricular oficial do Estado do Rio de Janeiro

A cartografia na proposta curricular oficial do Estado do Rio de Janeiro A cartografia na proposta curricular oficial do Estado do Rio de Janeiro Miguel Filipe da Costa Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro Bolsista PIBID/CAPES mgf.renascer@gmail.com INTRODUÇÃO A Secretaria

Leia mais

O JOGO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS

O JOGO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS O JOGO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS Ana Karolina de Oliveira Sousa, Universidade Federal do Ceará, karoldsousa@gmail.com. Brenda Thaís Galdino da Rocha, Universidade

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

RESENHA. ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, p.

RESENHA. ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, p. RESENHA ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007. 224 p. Ludmila de Lima Sousa Graduanda em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE Darlene Marques Da Silva Massaranduba darlene_msm@hotmail.com Universidade de

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS Capítulo I Definição Art. 1º - A disciplina de Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo Pleno do curso de

Leia mais

HQ no Campus: Produção de narrativas visuais e sua contribuição no processo educacional

HQ no Campus: Produção de narrativas visuais e sua contribuição no processo educacional HQ no Campus: Produção de narrativas visuais e sua contribuição no processo educacional Mauro Junior S. G. de Araujo EMI ao curso técnico em agronegócio IFTO Campus Palmas mauro74347@gmail.com. Cicero

Leia mais

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- LITERATURA, PALAVRAS E NÚMEROS 22 Eixo: Práticas do Ensino Fundamental I- Alfabetização e Letramento PEREIRA, Flávia Carolina 1 SILVA, Janice Mendes da 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Ao considerar a importância da literatura no processo

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de BIOLOGIA Dinâmica Eu não sou eu.sou o momento:passo. Mario Quintana Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Autor(1): Ramon Marinho Gomes; Co-autor(1): Giusepp Cassimiro da Silva Co-autor (2) Josandra Araújo Barreto de Melo Bolsista do PIBID, Subprojeto Geografia,

Leia mais

A MAQUETE COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO/RS

A MAQUETE COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO/RS A MAQUETE COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO/RS Lisane Regina Vidal Conceição 1 Resumo: Entre as diversas linguagens de aprendizagem, os materiais cartográficos, como a maquete,

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura curricular e duração.

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS E NECESSIDADES DOCENTES

O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS E NECESSIDADES DOCENTES Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS E NECESSIDADES DOCENTES Pamela dos Santos Bezerra IFSP Câmpus Caraguatatuba

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa Dinâmica Conhecendo o outro. Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de

Leia mais

A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: intervenção do PIBID Geografia UEPB, na escola Severino Cabral Campina Grande PB.

A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: intervenção do PIBID Geografia UEPB, na escola Severino Cabral Campina Grande PB. A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: intervenção do PIBID Geografia UEPB, na escola Severino Cabral Campina Grande PB. João Rodrigues Braga da Silva Universidade Estadual da Paraíba UEPB joaobragacg@gmail.com

Leia mais

UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE JOVENS E ADULTOS NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS) DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS IMPERATRIZ

UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE JOVENS E ADULTOS NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS) DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS IMPERATRIZ UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE JOVENS E ADULTOS NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS) DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS IMPERATRIZ Autora Hérika Lizandra Guedes Ferreira 1 Instituto Federal

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática A Matemática nos currículos deve constituir, em parceria com a língua materna, um recurso imprescindível para uma expressão

Leia mais

PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PERFIL DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Lizandra Alves de Oliveira (1); Tomaz Guilherme Pereira de Sena (1); Antônio Gautier Farias Falconieri (2) Kelania Freire Martins Mesquita

Leia mais

PEREIRA, Ana Célia da R. Autora Professora da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira

PEREIRA, Ana Célia da R. Autora Professora da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA NO APOIO AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PEREIRA, Ana Célia

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NAS PESQUISAS ACADÊMICAS

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NAS PESQUISAS ACADÊMICAS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO NAS PESQUISAS ACADÊMICAS INTRODUÇÃO A do Campo tem sido um dos aspectos a ser considerado na formação de professores, uma vez que esta modalidade de ensino tem ganhado

Leia mais

III EREPEG Retrospectivas e Perspectivas Curriculares para o Ensino de Geografia Campina Grande novembro/2016

III EREPEG Retrospectivas e Perspectivas Curriculares para o Ensino de Geografia Campina Grande novembro/2016 PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE, UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE OS MAPAS TEMÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID Ailmo Xavier Soares Graduando em Licenciatura Plena em Geografia

Leia mais

ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE A PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MAPAS FÍSICOS E POLÍTICOS DO BRASIL

ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE A PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MAPAS FÍSICOS E POLÍTICOS DO BRASIL ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE A PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MAPAS FÍSICOS E POLÍTICOS DO BRASIL Autora: Natália Farias de Barros Orientadora: Josandra Araújo Barreto

Leia mais

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR n) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; o) analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; p) desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade,

Leia mais

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM PEDAGOGAS EM CATALÃO (GO)

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM PEDAGOGAS EM CATALÃO (GO) CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM PEDAGOGAS EM CATALÃO (GO) Odelfa Rosa 1 RESUMO: O presente texto faz uma abordagem teórica relacionando diferentes áreas do conhecimento como a Geografia, Cartografia,

Leia mais

ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN: RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN: RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN: RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Andrei Gomes de Azevedo; Bruno Ferreira; Erick Jansen Sales de Oliveira Universidade

Leia mais