Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013"

Transcrição

1 Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013

2 Oficina de Apropriação de Resultados de BIOLOGIA

3 Dinâmica Eu não sou eu.sou o momento:passo. Mario Quintana

4 Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Discutir e elaborar estratégias de intervenção na escola.

5 Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo Edições: 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 Etapas avaliadas: 5º EF, 9º EF, 3º EM Disciplinas avaliadas em 2013 Língua Portuguesa Matemática Ciências da Natureza

6 Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo ALFA Etapas avaliadas: 1º EF, 2ºEF, 3º EF Disciplinas avaliadas Língua Portuguesa (leitura e escrita) Matemática

7 Matriz de Referência Elemento base de origem dos testes utilizados no Paebes. Garante legitimidade e transparência à avaliação. A Matriz não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e, portanto, não pode ser confundida com propostas curriculares, estratégias de ensino ou diretrizes pedagógicas.

8 Matriz de Referência É formada por um conjunto de tópicos ou temas que representam uma subdivisão de acordo com conteúdo, competências de área e habilidades. Cada tema apresenta um conjunto de habilidades. Cada habilidade é descrita por um descritor. Os descritores apresentam as habilidades consideradas básicas e possíveis de serem aferidas por meio do instrumento utilizado em avaliações em larga escala.

9 O que compreendemos por Competências e Habilidades? Exemplo: Para realizar procedimentos básicos de leitura, por exemplo, o estudante precisa acionar diversas habilidades leitoras tais como localizar, identificar, inferir e distinguir elementos textuais presentes na superfície textual ou sugeridas pelo texto. O conjunto dessas habilidades em tópicos/eixos temáticos constituem uma competência.

10 Matriz de Referência

11 Referenciais Curriculares *Analisar os aspectos éticos,vantagens e desvantagens da biotecnologia(transgênicos,clones,melhoramento genético, cultura de células etc.) considerando os processos biológicos, ambientais, culturais econômicos e sociais. Matriz de Referência

12 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

13

14

15

16

17

18 Matriz de Referência de Avaliação de BIOLOGIA I. Matéria e Energia II. Terra e Universo III. Vida e Ambiente IV. O ser humano e a Saúde V. Tecnologia e Sociedade

19 Atividade Matriz de Referência Primeira parte: Formação de grupos com 4 pessoas. Atividade de cada grupo: descrever e distinguir os conteúdos trabalhados em cada um dos tópicos da disciplina (o grupo poderá relacionar conteúdos de modo geral, para todas as etapas de escolaridade, ou limitar apenas uma etapa avaliada pelo programa). Discutir com os participantes da turma, os conteúdos apontados.

20 Atividade Matriz de Referência Segunda parte: Cada grupo ficará responsável por um tópico da disciplina. dividir os tópicos entre os grupos, sendo que pelo número de grupos, possivelmente, os tópicos serão repetidos). Atividade de cada grupo: discutir os conteúdos do tópico selecionado; desenvolver uma atividade para sala de aula, com base em um ou mais conteúdos apresentados. Entregar a Matriz de Referência.

21 Atividade Matriz de Referência Atividade de cada grupo: Associar os conteúdos das atividades com os descritores da matriz. Quais os conteúdos abordados na atividade? Quais deles estão presentes na matriz? Quais desses conteúdos não estão presentes na matriz? Apresente possíveis motivos para esses conteúdos não serem avaliados pelo programa. Cada grupo apresentará sua atividade, apontando os conteúdos trabalhados e associando-os ao currículo e aos descritores da matriz.

22 Das matrizes aos itens dos Testes de Proficiência

23 VAMOS RESOLVER ALGUNS ITENS?

24 Atividades e Itens

25 Gabarito

26

27

28 Gabarito:

29 Gabarito:

30

31 Atividades e Itens

32 Gabarito:

33

34 Atividades e Itens

35 Gabarito:

36

37 Atividades e Itens

38 Gabarito:

39

40

41 Atividades e Itens

42

43 Gabarito:

44

45

46 Atividades e Itens

47 Gabarito:

48

49 Atividades e Itens

50 Gabarito:

51

52

53 Atividades e Itens

54 Gabarito:

55

56 Atividades e Itens

57 Gabarito:

58

59

60

61 Atividades e Itens

62 Gabarito:

63

64 Atividades e Itens Atividades podem apresentar o desenvolvimento de diversas habilidades. O item avalia apenas uma habilidade. Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos. O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha.

65 Matriz de Referência Apresenta habilidades que estão no currículo. Podem apresentar descrições de habilidades diferentes do que está apresentado no currículo, mas relacionadas ao mesmo conteúdo. Apresenta habilidades possíveis de aferir em um teste de múltipla escolha.

66 PADRÕES EM BIOLOGIA

67

68

69

70

71

72

73 RESULTADOS

74

75

76

77

78

79

80 Gestores Professores Estudantes

81 Gestores REDE ESCOLA Planejamento e execução de políticas públicas. Criação de metas de qualidade e equidade educacionais. Implementação de medidas de responsabilização. Políticas de incentivos diretos ou indiretos. Ações de formação continuada de professores. Elaboração do projeto da escola. Monitoramento da qualidade de ensino. Subsídio para avaliação institucional.

82 Professores Intervenção pedagógica. Elaboração de projetos especiais. Foco nos estudantes com dificuldades. Ações de recuperação escolar. Planejamento das ações de sala de aula. Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica.

83 Estudantes Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos estudantes e seus familiares. Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos.

84 Resultados 1) Observe a participação dos estudantes na escola. Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? 1. Acima de 80%. 2. Abaixo de 80%.

85 Comparar os resultados de 2011 e 2013 alcançados pela escola (mesma etapa de escolaridade), fazendo apontamentos ao observar a proficiência média dos estudantes nessas avaliações. Vamos alocar os resultados de proficiência alcançados pela escola nas avaliações de 2011 e 2013 (traçar na escala de proficiência). Isso facilita a interpretação dos dados, que faremos a seguir.

86 A proficiência tem oscilado em cada avaliação realizada? 2.1) Sim. Os resultados são diferentes de um ano para o outro. Como a proficiência tem oscilado nas avaliações de 2011 e 2013? 2.2)Não, os resultados não têm oscilado.

87 De acordo com a escala de proficiência e os resultados alcançados pela escola (ou regional), quais são as habilidades desenvolvidas pelo grupo de estudantes? Na reflexão feita anteriormente, observamos se a proficiência tem oscilado e, neste momento, observaremos quais as habilidades foram/são desenvolvidas pelos estudantes (em relação à média).

88 2.3) em 2011 Com o auxílio da escala de proficiência, observe o nível da escala em que a escola está alocada e aponte as habilidades desenvolvidas em relação a cada competência da escala. Os estudantes alcançaram as habilidades esperadas no desenvolvimento deles para essa etapa de escolaridade?

89 2.4) em 2012 Com o auxílio da escala de proficiência, observe o nível da escala em que a escola está alocada e aponte as habilidades desenvolvidas em relação a cada competência. Como pode ser observado o processo de progressão dos estudantes de uma determinada etapa de escolaridade, nesta escola (regional)? Busque compreender qual a diferença entre as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 2011 e 2012.

90 2.5) em 2013 Com o auxílio da escala de proficiência, observe o nível da escala em que a escola está alocada e aponte as habilidades desenvolvidas em relação a cada competência. Se houver, explicite as habilidades (ou o grau de desenvolvimento das habilidades) desenvolvidas pelos estudantes em 2013, que não tinham sido desenvolvidas pelos estudantes dessa mesma etapa de escolaridade em 2012.

91 Quando analisamos o resultado geral da turma, podemos pensar, também, nos padrões de desempenho, ou seja, na descrição das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em relação a 4 diferentes graus de desempenho alcançado na avaliação. Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes de sua escola?

92 2.6)em 2011 Em relação à proficiência média alcançada pelos estudantes de sua escola, qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento deles? 2.7)em 2012 Em relação à proficiência média alcançada pelos estudantes de sua escola, qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento deles?

93 2.8) em 2013 Em relação à proficiência média alcançada pelos estudantes de sua escola, qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento deles? Os estudantes mudaram de Padrão de Desempenho em relação à avaliação de 2012 e 2013?

94 Observe o Padrão mais avançado e as habilidades esperadas no desenvolvimento dos estudantes. Os estudantes alcançaram este padrão de desempenho? 2.9) Sim Vamos para a próxima etapa. 2.10) Não Reflexão: Quais são as habilidades desenvolvidas pelos estudantes na sua escola e quais são as habilidades que eles ainda não desenvolveram nesta etapa? Sabemos, entretanto, que a análise em relação à proficiência não pode ser observada apenas com a proficiência média, mas com as diversas proficiências alcançadas por cada estudante da escola. Com isso vamos observar a distribuição dos estudantes em relação ao Padrão de Desempenho.

95 Observe como os estudantes estão distribuídos em cada padrão de desempenho e aponte qual o percentual de estudantes em cada um. O que podemos analisar? 2.11) O número de estudantes em cada Padrão de Desempenho. 2.12) A distribuição dos estudantes em cada Padrão de Desempenho. Como os estudantes estão distribuídos entre os padrões de desempenho? ) 2011, 2012, 2013 Qual o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho? )2013 O percentual de estudantes por padrão de desempenho muda nas avaliações realizadas em 2011, 2012 e 2013? )Sim. O percentual de estudantes em padrões de desempenho mais avançados têm aumentado a cada avaliação aplicada.

96 Neste caso, a proficiência média também tem diminuído? ) Sim ) Não

97 Após discutir participação e o desenvolvimento dos estudantes em uma mesma etapa de escolaridade ao longo das avaliações aplicadas no projeto, propomos uma análise em relação ao desenvolvimento dos estudantes em diferentes etapas. Isso permitirá conhecer como os estudantes da escola desenvolvem habilidades no ensino fundamental e médio. O que os estudantes têm avançado de uma etapa para outra? Esse resultado é significativo?

98 3) Comparar os resultados das diferentes etapas de escolaridade de um mesmo grupo (escola/regional). Vamos analisar os resultados de 2013 nas etapas de escolaridade avaliadas pelo projeto (neste caso, 5ºEF, 9ºEF, 1º EM, 2ºEM e 3º EM). A proficiência dos estudantes desta escola (ou regional) tem aumentado a cada etapa de escolaridade avaliada? 3.1) Sim 3.2) Não

99 Os estudantes têm desenvolvido habilidades mais complexas de uma etapa de escolaridade avaliada para outra mais avançada? (para isso, consulte a proficiência média e a descrição dos padrões de desempenho). 3.3) Sim 3.4) Não

100 Como percebemos o desenvolvimento dos estudantes em cada etapa de escolaridade avaliada, ao observar a distribuição por padrão de desempenho. A cada etapa de escolaridade avaliada, o percentual de estudantes em padrão de desempenho mais baixos têm aumentado? 3.5)Sim 3.6)Não, os percentuais são os mesmos. 3.7)Não, a situação é a contrária da apresentada.

101 Dúvidas? Inserir as questões do documento Questões norteadoras para a análise dos resultados reais...

102

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa Dinâmica Conhecendo o outro. Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Alfabetização Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Saepi 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa por Thenner Freitas da Cunha e-mail: thenner@caed.ufjf.br Objetivos: Interpretar os resultados

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Química Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática Paebes 2013 Paebes 2013 Conhecendo o outro.. Expectativas... Paebes 2013 OBJETIVOS DA OFICINA Objetivo geral: Analisar e interpretar resultados da avaliação

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados do IDEPB/2013. Disciplina: Matemática por Carolina Augusta Assumpção Gouveia

Oficina de Apropriação de Resultados do IDEPB/2013. Disciplina: Matemática por Carolina Augusta Assumpção Gouveia Oficina de Apropriação de Resultados do IDEPB/2013 Disciplina: Matemática por Carolina Augusta Assumpção Gouveia Conhecendo o outro... Formação do grupo! Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba Edições:

Leia mais

Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa.

Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa. Objetivo geral Analisar e interpretar os resultados do Areal para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas unidades escolares envolvidas no processo

Leia mais

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática

por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática por Gabriela Antônia da Silva Leão Especialista Matemática Objetivos da Oficina Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicada no estado do Alagoas AREAL, para o (re)

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

OFICINA DE DE RESULTADOS

OFICINA DE DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas a serem definidas pelas escolas envolvidas no processo de avaliação.

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPI para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

OFICINA DE DE RESULTADOS Lívia Fagundes Neves ees

OFICINA DE DE RESULTADOS Lívia Fagundes Neves ees OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Lívia Fagundes Neves ees livia.fagundes@caed.ufjf.br Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SADEAM para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

Divulgação de Resultados

Divulgação de Resultados Oficina Divulgação de Resultados Língua Portuguesa Professor Luís Cláudio R. Carvalho Objetivos da oficina Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do SABE Avalie Ensino Médio Ciências Humanas. Cassiano Amorin, Kelly Pedroza e Marcio Fagundes

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do SABE Avalie Ensino Médio Ciências Humanas. Cassiano Amorin, Kelly Pedroza e Marcio Fagundes Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do SABE Avalie Ensino Médio Ciências Humanas Cassiano Amorin, Kelly Pedroza e Marcio Fagundes Objetivo Realizar a análise pedagógica dos resultados das

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Ensino Médio Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Álvaro Dyogo e Josiane Toledo Objetivo Realizar a

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA

Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Oficina de divulgação e apropriação dos resultados do PAEBES ALFA Objetivos Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicadas no estado do Espírito Santo, na etapa de

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 AVALIAR É refletir sobre uma determinada realidade, a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação. O CAEd Centro de Políticas

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Alfa Alfabetização Acácia Bedim Objetivo Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 O CAEd Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEMS Leila Martins Roberta Fulco

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEMS Leila Martins Roberta Fulco Leila Martins Roberta Fulco Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEMS para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas envolvidas

Leia mais

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática

Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Oficina de apropriação de resultados SABE Avalie Ensino Médio Matemática Dayane Tinoco Analista de Instrumento de Avaliação e-mail: dayane@caed.ufjf.br Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe)

Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Oficina de Apropriação de Resultados de 2012 Sistema Baiano de Avaliação Educacional (Sabe) Avalie Ensino Médio Ciências da Natureza Esteban Moreno e Márcia Hara Objetivo Realizar a análise pedagógica

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Língua Portuguesa Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação

Leia mais

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados AVALIA MACEIÓ 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Objetivos Específicos 1. Apresentar os conceitos e as características da avaliação educacional externa. 2. Apresentar os canais de divulgação de

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 O CAEd Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Geografia

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Geografia Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Geografia Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação Externa

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Matemática

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Matemática Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Matemática Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação Externa

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO. Roberta Fulco Calzavara

OFICINA DE APROPRIAÇÃO. Roberta Fulco Calzavara OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Roberta Fulco Calzavara Objetivo Analisar e interpretar os resultados do PAEBES para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores. SPAECE e SPAECE-Alfa 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Professores. SPAECE e SPAECE-Alfa 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE e SPAECE-Alfa 2014 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe pedagógica

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPI para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas escolas

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Professores Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe pedagógica 2 2º Momento: Resultados

Leia mais

Oficina A r p o r pr p i r a i çã ç o de d e Re R s e ul u t l a t do d s

Oficina A r p o r pr p i r a i çã ç o de d e Re R s e ul u t l a t do d s Oficina Apropriação de Resultados por Carolina Augusta Asssumpção Gouveia Analista de Avaliação e-mail: carolinaaag@caed.ufjf.br Objetivos da oficina realizar a análise pedagógica dos resultados da avaliação

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Analista de Instrumento de Avaliação : Tatiane Moraes

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Analista de Instrumento de Avaliação : Tatiane Moraes OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Analista de Instrumento de Avaliação : Tatiane Moraes SAEMS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEMS para (re)planejamento das ações pedagógicas

Leia mais

por Cristiano Fagundes Guimarães Especialista Matemática

por Cristiano Fagundes Guimarães Especialista Matemática por Cristiano Fagundes Guimarães Especialista Matemática Objetivos da Oficina Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicada no estado do Alagoas AREAL, para o (re)

Leia mais

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS CIÊNCIAS DA NATUREZA 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS CIÊNCIAS DA NATUREZA 2011 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS CIÊNCIAS DA NATUREZA 2011 Objetivos Analisar e interpretar os resultados do AVALIE BA para o (re)planejamento das ações pedagógicas a serem definidas pelas escolas envolvidas

Leia mais

Tatiane Moraes Analista de instrumentos de avaliação

Tatiane Moraes Analista de instrumentos de avaliação Tatiane Moraes Analista de instrumentos de avaliação Tatianemoraes@caed.ufjf.br Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPB para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores PAEBES 2015

Oficina de Apropriação de Resultados Professores PAEBES 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Professores Organização da Oficina 1 MOMENTO: As avaliações externas do Espírito Santo: vantagens e possibilidades do PAEBES, PAEBES ALFA e PAEBES TRI; 2 MOMENTO: Os

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Gestores. SPAECE e SPAECE ALFA 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Gestores. SPAECE e SPAECE ALFA 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Gestores SPAECE e SPAECE ALFA 2014 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais; 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe gestora. 2

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014

Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014 Oficina de Apropriação de Resultados Professores SPAECE 2014 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação e Fatores Contextuais 2º Momento: Resultados Gerais - o trabalho da equipe pedagógica 2 2º Momento:

Leia mais

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização?

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Aprender a aprender Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Por que essa é uma questão

Leia mais

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho Oficina de divulgação de resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Mirian Carvalho O CAEd CAEd - O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos PAEBES 2015

Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos PAEBES 2015 Oficina de Apropriação de Resultados Diretores e Pedagogos Organização da Oficina 1 MOMENTO: As avaliações externas do Espírito Santo: vantagens e possibilidades do PAEBES, PAEBES ALFA e PAEBES TRI; 2

Leia mais

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Por que essa é uma questão importante? Os resultados

Leia mais

Saepi Ofi cina de Apropriação de Resultados

Saepi Ofi cina de Apropriação de Resultados Saepi 2015 Ofi cina de Apropriação de Resultados APRESENTAÇÃO O presente material tem como objetivo auxiliar a apropriação de resultados da avaliação externa do estado do Piauí, o Saepi. Apropriar-se

Leia mais

Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ (

Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ ( cc Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ CAED- (e-mail: ailtonresende@caed.ufjf.br) Analisar e interpretar os resultados do Avaliando IDEPB para (re)planejamento das ações

Leia mais

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula. RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011 Ailton Resende de Paula Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEGO 2011 para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

Paulo César Hartung Gomes Governador do Estado do Espírito Santo. César Roberto Colnaghi Vice Governador do Estado do Espírito Santo

Paulo César Hartung Gomes Governador do Estado do Espírito Santo. César Roberto Colnaghi Vice Governador do Estado do Espírito Santo Paulo César Hartung Gomes Governador do Estado do Espírito Santo César Roberto Colnaghi Vice Governador do Estado do Espírito Santo Haroldo Corrêa Rocha Secretário de Estado da Educação Eduardo Malini

Leia mais

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio Governador de Pernambuco Paulo Câmara Vice-governador de Pernambuco Raul Henry Secretário de Educação Frederico Amancio Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação Ana Selva Secretário Executivo

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPI 2016

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPI 2016 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 1 MOMENTO Atividade 1 Quais são as principais características das avaliações externas? 1 2 3 4 5 6 Quais são as principais vantagens dos SISTEMAS PRÓPRIOS

Leia mais

A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO

A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO SAETHE Matriz de Referência SAEB Matriz Curricular Municipal Questionários Matriz de Referência Itens Testes Fatores contextuais Padrões de Desempenho

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 LÍNGUA PORTUGUESA 9EF

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 LÍNGUA PORTUGUESA 9EF OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 LÍNGUA PORTUGUESA 9EF Objetivo Analisar e int erpret ar os result ados do SAEPI para que haj a o (re)planej amento das ações pedagógicas implementadas em sala

Leia mais

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do S ul SAERS 2016 APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do S ul SAERS 2016 APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do S ul SAERS 2016 APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E APROPRIAÇÃO DE R E S ULTADOS Pressupostos importantes: Qualidade do processo

Leia mais

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Superintendência Executiva de Educação Marcos das Neves Superintendência

Leia mais

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados

AVALIA MACEIÓ Oficina de Apropriação de Resultados AVALIA MACEIÓ 2015 Oficina de Apropriação de Resultados OBJETIVO Promover a compreensão e a interpretação de resultados da avaliação educacional externa, com foco na escola. PARTE 1 Objetivos Específicos

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados

Oficina de Apropriação de Resultados SAEPE 2018 Oficina de Apropriação de Resultados Língua Portuguesa Avaliação ORIENTAÇÕES CURRICULARES MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEPE PLANOS DE CURSO/AULAS ITENS TESTES DE DESEMPENHO

Leia mais

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio Governador de Pernambuco Paulo Câmara Vice-governador de Pernambuco Raul Henry Secretário de Educação Frederico Amancio Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação Ana Selva Secretário Executivo

Leia mais

Os resultados dos testes do PAEBES TRI são divulgados com base em um indicador: os percentuais de acerto por descritor (habilidade) avaliado.

Os resultados dos testes do PAEBES TRI são divulgados com base em um indicador: os percentuais de acerto por descritor (habilidade) avaliado. ROTEIRO DE LEITURA E ANÁLISE DE RESULTADOS PAEBES TRI 2018 As avaliações do PAEBES TRI, de caráter formativo, têm por objetivo produzir informações sobre o desempenho dos estudantes do ensino médio (regular

Leia mais

paebes2011 roteiro para Oficina de divulgação de resultados

paebes2011 roteiro para Oficina de divulgação de resultados paebes2011 roteiro para Oficina de divulgação de resultados PAEBES2011 Oficina de Apropriação dos Resultados 4 ROTEIRO DE OFICINA Multiplicador Este roteiro deverá ser utilizado por você como subsídio

Leia mais

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Kleber Montezuma Fagundes dos Santos SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa e Matemática 5º ano do Ensino Fundamental

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa e Matemática 5º ano do Ensino Fundamental Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Língua Portuguesa e Matemática 5º ano do Ensino Fundamental Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento:

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Carolina Augusta Assumpção Gouveia

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Carolina Augusta Assumpção Gouveia OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Carolina Augusta Assumpção Gouveia e-mail:carolinaaag@caed.ufjf.br Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPI para (re)planejamento das ações pedagógicas

Leia mais

SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais

SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais SAEB - Metodologia

Leia mais

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Kleber Montezuma Fagundes dos Santos SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

Saen1i. Saemi ISSN

Saen1i. Saemi ISSN ISSN 2318-7263 2015 Saen1i SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA ESCOLA À VISTA ENCARTE REVISTA PEDAGÓGICA LÍNGUA PORTUGUESA - LEITURA E ESCRITA 4 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PR.EFEITURAOO....

Leia mais

SECRETARIA DE estado de Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC. José Melo de Oliveira Governador do Estado do Amazonas

SECRETARIA DE estado de Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC. José Melo de Oliveira Governador do Estado do Amazonas José Melo de Oliveira Governador do Estado do Amazonas José Henrique de Oliveira Vice-Governador Algemiro Ferreira Lima Filho Secretário de Estado da Educação e Qualidade do Ensino Raimundo Otaíde Ferreira

Leia mais

RESULTADOS DA AVALIAÇÃO. 2EF Língua Portuguesa

RESULTADOS DA AVALIAÇÃO. 2EF Língua Portuguesa RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011 2EF Língua Portuguesa Prof. Leila Martins leila@caed.ufjf.br SAEGO 2011 Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEGO 2011 para re(planejamento)

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação. Educacional do Estado de Goiás. Carolina Augusta Assumpção Gouveia Analista de Avaliação do CAEd

Oficina de divulgação e apropriação. Educacional do Estado de Goiás. Carolina Augusta Assumpção Gouveia Analista de Avaliação do CAEd Oficina de divulgação e apropriação de resultado do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Carolina Augusta Assumpção Gouveia Analista de Avaliação do CAEd Escala de Proficiência Objetivos

Leia mais

Paulo César Hartung Gomes Governador do Estado do Espírito Santo. César Roberto Colnaghi Vice Governador do Estado do Espírito Santo

Paulo César Hartung Gomes Governador do Estado do Espírito Santo. César Roberto Colnaghi Vice Governador do Estado do Espírito Santo Paulo César Hartung Gomes Governador do Estado do Espírito Santo César Roberto Colnaghi Vice Governador do Estado do Espírito Santo Haroldo Corrêa Rocha Secretário de Estado da Educação Eduardo Malini

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO REALIZAÇÕES E DESAFIOS

A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO REALIZAÇÕES E DESAFIOS A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO REALIZAÇÕES E DESAFIOS Contexto, políticas e avaliação A partir de 1995, o SAEB retrata dificuldade na promoção de avanço sustentável nos resultados de Leitura e Matemática.

Leia mais

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio Governador de Pernambuco Paulo Câmara Vice-governador de Pernambuco Raul Henry Secretário de Educação Frederico Amancio Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação Ana Selva Secretário Executivo

Leia mais

GOVERNADOR DE ALAGOAS José Renan Calheiros Filho. SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO José Luciano Barbosa da Silva

GOVERNADOR DE ALAGOAS José Renan Calheiros Filho. SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO José Luciano Barbosa da Silva Secretaria de Estado da Educação GOVERNADOR DE ALAGOAS José Renan Calheiros Filho SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO José Luciano Barbosa da Silva SECRETÁRIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO Laura Cristiane de Souza

Leia mais

Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados

Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados Metodologia: TCT e TRI Matriz de Referência e Descritores Escala de Proficiência Intepretação Pedagógica de Resultados Para iniciarmos essa conversa, é preciso reforçarmos a ideia de que a avaliação não

Leia mais

Três Gerações de Avaliação da Educação Básica. Bonamino & Souza (2012)

Três Gerações de Avaliação da Educação Básica. Bonamino & Souza (2012) Três Gerações de Avaliação da Educação Básica Bonamino & Souza (2012) Três gerações de avaliação da educação básica A classificação das avaliações é um recurso analítico As gerações convivem no tempo,

Leia mais

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 O QUE É A PROVINHA BRASIL? A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos

Leia mais

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS 2011 Estrutura da Oficina 24/04 25/04 7:30 às 9:00 Avaliação em Larga Escala, SAEMS Itens / Matriz Língua Portuguesa Itens / Matriz Matemática 9:00 às 9:15 Coffee-Break

Leia mais

GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE TIÃO VIANA VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE NAZARÉ MELLO ARAÚJO LAMBERT

GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE TIÃO VIANA VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE NAZARÉ MELLO ARAÚJO LAMBERT GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE TIÃO VIANA VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE NAZARÉ MELLO ARAÚJO LAMBERT SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE MARCO ANTONIO BRANDÃO LOPES SECRETÁRIO ADJUNTO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APR OPR IAÇÃO DE R E S ULTADOS SAERS 20 16

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APR OPR IAÇÃO DE R E S ULTADOS SAERS 20 16 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APR OPR IAÇÃO DE R E S ULTADOS SAERS 20 16 2 MOMENTO OBJ ETIVOS a) Promover a compreensão sobre a avaliação educacional no contexto do Rio Grande do Sul. b) Capacitar à leitura

Leia mais

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira

Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Governo do Estado de Goiás Marconi Perillo Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira Superintendência Executiva de Educação Marcos das Neves Superintendência

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO RESULTADOS SAETHE

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO RESULTADOS SAETHE OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO RESULTADOS SAETHE OBJETIVOS: a) Promover a compreensão sobre a avaliação educacional no contexto de Teresina. b) Capacitar à leitura e à análise qualitativa dos resultados

Leia mais

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio Governador de Pernambuco Paulo Câmara Vice-governador de Pernambuco Raul Henry Secretário de Educação Frederico Amancio Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação Ana Selva Secretário Executivo

Leia mais

Entendendo a Avaliação nas Escolas Estaduais. do Estado de Minas Gerais. Rosely Tavares Alves Pardini (1) Ana Maria Martins de Carvalho Mol (2)

Entendendo a Avaliação nas Escolas Estaduais. do Estado de Minas Gerais. Rosely Tavares Alves Pardini (1) Ana Maria Martins de Carvalho Mol (2) Entendendo a Avaliação nas Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais. Rosely Tavares Alves Pardini (1) Ana Maria Martins de Carvalho Mol (2) RESUMO O presente artigo trata do Sistema Mineiro de Avaliação

Leia mais

GOvERNO DO ESTADO DO RiO DE JANEiRO

GOvERNO DO ESTADO DO RiO DE JANEiRO GOvERNO DO ESTADO DO RiO DE JANEiRO Governador Luiz Fernando Pezão Secretário de Educação Antonio José Vieira de Paiva Neto Subsecretária de Gestão de Ensino Patrícia Carvalho Tinoco Subsecretária de Gestão

Leia mais

PNAIC/2016. Módulo I Analisando o Boletim da ANA

PNAIC/2016. Módulo I Analisando o Boletim da ANA PNAIC/2016 Módulo I Analisando o Boletim da ANA Objetivos: Compreender o papel da Avaliação Nacional da Alfabetização ANA no contexto das avaliações de aprendizagem no ciclo da alfabetização; Conhecer

Leia mais

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIANDO IDEPB 2016

OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIANDO IDEPB 2016 OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIANDO IDEPB 2016 PARTE 1 No estado, a rede pública estadual de ensino vem sendo avaliada por meio do Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba,

Leia mais

GOVERNADOR CAMILO SOBREIRA DE SANTANA VICE-GOVERNADOR MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ANTONIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR

GOVERNADOR CAMILO SOBREIRA DE SANTANA VICE-GOVERNADOR MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ANTONIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR GOVERNADOR CAMILO SOBREIRA DE SANTANA VICE-GOVERNADOR MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ANTONIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR SECRETÁRIA ADJUNTA DA EDUCAÇÃO MÁRCIA OLIVEIRA CAVALCANTE

Leia mais

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa

PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho. VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa PREFEITO DE TERESINA Firmino da Silveira Soares Filho VICE-PREFEITO DE TERESINA Ronney Wellington Marques Lustosa SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Kleber Montezuma Fagundes dos Santos SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Taiana Duarte Loguercio Provinha Bagé é o nome da avaliação

Leia mais