PLANO DE ENSINO. 2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL) DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quinta-feira e outro dia semana (dia e horário a combinar)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO. 2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL) DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quinta-feira e outro dia semana (dia e horário a combinar)"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Geografia ANO/SEMESTRE: 2013/01 CURSO: Geografia FASE: 5ª. DISCIPLINA: Estágio Curricular TURNO: Noturno Supervisionado I - Prática de Ensino em Geografia I: Ensino Fundamental CARGA HORÁRIA: 54h/a CRÉDITOS: 03 PROFESSORAS: Ana Maria Hoepers Preve; Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins; Raphaela de Toledo Desidério 1 EMENTA O ensino de Geografia no Ensino Fundamental: estudo teórico-prático que possibilite desenvolver atividades que habilitem à prática pedagógica em sala de aula - observação e planejamento. Escolha dos conteúdos dentro da proposta curricular e do planejamento anual e suas abordagens. Utilização de técnicas e métodos didáticos. Elaboração do projeto de estágio. 2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL) DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quinta-feira e outro dia semana (dia e horário a combinar) 18:10 19: OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL Possibilitar aos professores em formação (alunos do curso de Geografia da 5 ª fase) o desenvolvimento de um conjunto de atividades para pensar criticamente o espaço escolar e o modo de fazer [ensino-aprendizagem] particular da ciência geográfica na escola de Ensino Fundamental. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer e discutir produções acadêmicas e os referenciais nacionais sobre a formação de professores nos dias atuais. Identificar os referenciais teóricos-metodológicos dos livros didáticos, avaliando e discutindo o conteúdo geográfico contido neles. Analisar comparativamente propostas oficiais para o ensino da Geografia, manuais e obras didáticas Conhecer a disponibilidade de recursos metodológicos para o ensino de geografia. Analisar formas de construção dos conceitos em geografia a partir dos saberes do cotidiano que circulam pela escola. Observar e analisar o contexto escolar e o desenvolvimento das aulas de geografia no

2 Ensino Fundamental. Elaborar projeto de estágio (ensino de geografia) para desenvolvimento no semestre seguinte, considerando a realidade dos alunos e das escolas que serão campos de estágio. Construir textos reflexivos a partir da observação da realidade escolar: relatório de observação Elaborar estratégias de aprendizagem em educação e geografia 4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O ensino de geografia Contextualização do ensino de Geografia no Brasil A formação de professores e o ensino da geografia A prática de ensino como campo de pesquisa-ensino para a formação de professores. Conteúdos de Geografia escolar e os livros didáticos Metodologias para o ensino de Geografia Micro-aulas A geografia na escola: preparo para a observação Documentos obrigatórios do estágio O projeto e os PPPs Plano de Ensino Plano de Aula A observação No campo: a pesquisa nas escolas escolhidas Programas de ensino de Geografia nas escolas selecionadas para o estágio A observação (a escola, a turma, o professor, as aulas de geografia) Entrevistas Produção de registros escritos e fotográficos A construção de uma proposta de trabalho o projeto Definição do tema de estágio Pesquisa temática e de estratégias Elaboração do projeto. Relatório de estágio de observação 5 METODOLOGIA A Prática de Ensino em Geografia I deve ser entendida como um momento significativo no processo de formação do futuro professor de Geografia, sendo realizada nas seguintes fases distintas e complementares: Discussão em classe com leituras de textos previamente selecionados sobre formação de professores, metodologias, propostas curriculares em vigência, livros didáticos voltados à problemática do ensino de Geografia e a formação do educador; conhecimento dos instrumentos utilizados no estágio vindos da coordenação de estágios da FAED/UDESC Período de observação: os alunos com o auxílio de um roteiro de observação, elaborado em conjunto com o professor, deverão realizar uma pesquisa na escola campo de estágio.

3 Cada aluno ou equipe após uma observação geral centrará sua atenção em pontos específicos que tenham a ver com seus interesses de estudo na licenciatura, especificamente no ensino de geografia. A escrita, como ferramenta de trabalho que acompanhará os alunos em todos os momentos da disciplina, nesta etapa será fundamental e poderá ser feita através da escrita diário. Ao final do período de observação o aluno deverá saber o tema e os conteúdos do seu estágio, para no seu retorno a universidade, dar prosseguimento na construção do seu projeto de estágio. 11/04-09/05 período reservado para observações de aulas de geografia no Ensino Fundamental e do cotidiano escolar e levantamento de dados. Pesquisa para a elaboração do projeto de estágio [introdução, tema-problema, justificativa com a pesquisa feita nos materiais selecionados, sugestão de encaminhamento metodológica e Cronograma de execução para o semestre seguinte]. O Projeto e a experiência da disciplina Prática de Ensino de Geografia I será socializada num Seminário interno ao final do semestre. Toda a produção se desdobrará em escritas: diário de campo, projeto de estágio, relatório de observação na escola todos circunstanciados pela problemática dos desafios de formar um professor de geografia na contemporaneidade estudado e discutido na etapa um dessa disciplina. Entrega e apresentação dos projetos aos professores supervisores das escolas campos de estágio. [final de junho]. 6 CRONOGRAMA DAS AULAS (OPCIONAL) MÊS DIAS Fevereiro 21; 28 Março 07; 14; 21; 28 Abril 04; 11; 18; 25 Maio 02; 09; 16; 23; Junho 06; 13; 20 7 AVALIAÇÃO ATIVIDADE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PESO Relatório de observação 1,0 Projeto de estágio 1,0 Diário de campo 1,0 8 BIBLIOGRAFIA 1. BÁSICA ALMEIDA, Rosângela D. (Organizadora) Alunos de ontem, educadores de amanhã... informes auto-reflexivos de alunos de Prática de Ensino de Geografia. Rio Claro: UNESP, BARBOSA, Alexandre e outros. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, CASTROGIOVANNI, A.C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto alegre, 1999.

4 . Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. São Paulo: Papirus, Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, CORRÊA, Guilherme Carlos. Oficina: novos territórios em educação. In.: Pey, Maria Oly. Pedagogia Libertária: experiências hoje. São Paulo: Editora Imaginário, FREIRE,P. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de geografia. 3. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Disponível em: PONTUSCHKA, Nídia N. e UMBELINO DE OLIVEIRA, Ariovaldo. (orgs.) Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, SENNETT, Richard. Carne e Pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. 3 a. edição. Rio de Janeiro: Record, STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, TOMINI, I. M.; Goulart, L. B. et alli. O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre, UFRGS, REVISTA GEOGRAFARES: 7º. Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Revista do Departamento de Geografia, Centro de Ciências Humanas e Naturais, UFES, Vitória, no. 4, REVISTA PRO-POSIÇÔES: Dossiê A Educação pelas imagens e suas geografias. Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação _UNICAMP, V.20, no. 3 (60) set./dez REVISTA EDUCAÇÃO E TEMÁTICA DIGITAL: Imagens, Geografias e Educação, Organizado por: Wenceslao Machado de Oliveira Junior, UNICAMP; Gisele Girardi, UFES e Maria Tereza Paes, UNICAMP. Vol. 11, No. 2 (2010) 2. COMPLEMENTAR ALVES, N. (org.) Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, ALMEIDA, Rosângela D. de & PASSINI, Elza Y.. O Espaço Geográfico: ensino e representação. Coleção Repensando o Ensino. São Paulo: Contexto, 1989.

5 ALMEIDA, Rosângela D. (Organizadora) Alunos de ontem, educadores de amanhã... informes auto-reflexivos de alunos de Prática de Ensino de Geografia. Rio Claro: UNESP, ALMEIDA, Maria Geralda & RATTS Alecsandro JP. Geografia: Leituras Culturais. Goiânia: Editora Alternativa, CARLOS, A. F. A. (org.) A Geografia Na Sala de Aula. São Paulo: Contexto,1999. VESENTINI, José William. A Questão do Livro Didático no Ensino da Geografia. São Paulo: Ática, Para uma Geografia crítica na escola. São Paulo:Ática, (org.) Geografia e ensino: textos críticos. 4 ª edição. Campinas,SP: Papirus, (org.) O Ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP:Papirus, VLACH, V.R.F. Polemizando a questão: o livro didático de geografia no ensino de 1 o. e 2 o. graus in Geografia em debate. Belo Horizonte: Lê,1990 Outros: Coleções de Livros didáticos; Boletim Letralivre; Jornais de circulação nacional e os catarinenses; Revista Nova Escola, Veja, Isto É, Boletim Gaúcho de Geografia; Relatórios de Estágio de anos anteriores, revistas em quadrinhos, letras de música etc.

PLANO DE ENSINO. 2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL) DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Segunda-feira 17:00 17:50

PLANO DE ENSINO. 2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL) DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Segunda-feira 17:00 17:50 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Geografia ANO/SEMESTRE: 2014/01 CURSO: Geografia FASE: 5ª. DISCIPLINA: Estágio Curricular TURNO: Vespertino Supervisionado I - Prática de Ensino em Geografia I: Ensino Fundamental

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Geografia ANO/SEMESTRE: 2015/01 CURSO: Geografia Licenciatura FASE: 7ª. DISCIPLINA: Práticas Curriculares em Geografia I TURNO: Vespertino CARGA HORÁRIA: 72 h/a CRÉDITOS:

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: IV CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA GEOGRAFIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Geografia:

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU260 DISCIPLINA: ENSINO DA GEOGRAFIA CARGA HORÁRIA: 90h EMENTA: Geografia: conceitos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta feira 20h 22:30h 03 Sábado - 01

PLANO DE ENSINO. DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta feira 20h 22:30h 03 Sábado - 01 ! 1 PLANO DE ENSINO Departamento Pedagogia Ano/semestre 2017/2 Curso Pedagogia Fase 6ª Disciplina Geografia e ensino Turno Noturno Carga horária 72 horas Créditos 04 Professora Larissa Corrêa Firmino laracorreaf@gmail.com

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 6º Disciplina: F.T. do Ensino de Geografia Aulas Teóricas: 72 h / aula Aulas Práticas: Carga Horária: 72h / aula Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Apresenta

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 04- Estágio Supervisionado IV (150h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Câmpus Jataí Curso:Geografia Disciplina:Estágio Supervisionado em Geografia I (Licenciatura) Carga horária semestral:96 Teórica: 96 Prática: 0 Semestre/ano:1º/2019

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Geografia Departamento/Setor: Geografia Disciplina: Didática para o ensino de Geografia II Código: Ano: 2012 Distribuição De

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR ! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA FORMULÁ RIO R0092 PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 03- Estágio Supervisionado III (60h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

Goiânia: Alternativa, 2002.

Goiânia: Alternativa, 2002. CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED Área de conhecimento ENSINO DA GEOGRAFIA Ementas / Bibliografia Ementa: Políticas educacionais e formação docente na geografia. História das práticas de

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Especial de Estudos Geográficos - Regional Jataí Curso: Licenciatura em Geografia Disciplina: Didática para o Ensino de Geografia II Carga horária semestral: 64 horas

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II Código da Disciplina: EDU 325 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Geografia ANO/SEMESTRE: 2017/01 CURSO: Geografia FASE: 5ª DISCIPLINA: Estágio Curricular Supervisionado em TURNO: Vespertino Geografia I CARGA HORÁRIA: 108 h/a CRÉDITOS: 06

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Estágio Curricular Supervisionado II CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I. CED523 horas-aula)

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I. CED523 horas-aula) Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I Professor: Maise Caroline Zucco Monitores/estagiári - os: Horário: sexta-feira: 08:20 (4 Local:

Leia mais

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 34 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente trabalho é fruto da vivência do estágio supervisionado visa contribuir para melhoria da prática pedagógica do professor de Geografia. Ao estagiar o aluno- estagiário

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciências Geográficas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciências Geográficas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Filosofia e Ciências Humanas Departamento de Ciências Geográficas CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 42,

Leia mais

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 7 DISCIPLINA: Trabalho de Conclusaõ de Curso: projeto TURNO: Noturno CARGA HORÁRIA: 162 CRÉDITOS: 9 PROFESSORA: Jarbas

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 Série:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO DEP ANO/SEMESTRE: 2012/2 CURSO: PEDAGOGIA - SE FASE: 8ª DISCIPLINA: ESTÁGIO

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA. História da Educação

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA. História da Educação CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia 2017 1º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA História da Educação SE TE TOTAL 04 52 72 EMENTA História da Educação e seus fundamentos epistemológicos.

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

CÓDIGO: SÉRIE / FASE DO CURSO:

CÓDIGO: SÉRIE / FASE DO CURSO: PLANO DE ENSINO CURSO: Licenciatura em Matemática MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Básica II CÓDIGO: NPED 09 SÉRIE / FASE DO CURSO: 5ª fase TURMA(S): Licenciatura

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Experiência de aprendizagem em espaços educativos escolares e nãoescolares

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Experiência de aprendizagem em espaços educativos escolares e nãoescolares PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Experiência de aprendizagem em espaços educativos escolares e nãoescolares - JP0028 PROFESSORA: Dr.ª Hilda Jaqueline de Fraga I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica:

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática (NPED 17) Laboratório de prática de ensino-aprendizagem II (60 h) Margarete Farias Medeiros margarete.farias@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática (NPED 17) Laboratório de prática de ensino-aprendizagem II (60 h) Margarete Farias Medeiros margarete.farias@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO 2012

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO 2012 UNIDADE UNIVERSITÁRIA /UNESP CURSO DE Pedagogia DIURNO/ NOTURNO HABILITAÇÃO Licenciatura OPÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO 2012 DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL Departamento de Educação - Profa. Dra. FÁTIMA

Leia mais

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PIBID DIVERSIDADE NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PIBID DIVERSIDADE NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO DO PIBID DIVERSIDADE NAS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO PARAIBANO Fabiano Custodio de Oliveira 1 UFCG/CDSA - fabiano.geografia@gmail.com Edvirges Batista de Oliveira 2 UFCG/CDSA

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Departamento DPED - Pedagogia Ano/semestre 2014 / 2 Curso Pedagogia Séries Iniciais Fase 7ª.

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

Local Sala CFH Articular as categorias saberes docentes e saber escolar para refletir sobre a prática pedagógica no ensino de História.

Local Sala CFH Articular as categorias saberes docentes e saber escolar para refletir sobre a prática pedagógica no ensino de História. Disciplina: MEN 7005 Semestre: 2013/2 Turma: 05327 Nome da disciplina: Metodologia do Ensino de História Professor: Andréa Ferreira Delgado Monitores/estagiários: Vinicius Gomes Horário: 41830 2 618300

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004108A - Prática de Ensino de Matemática II Docente(s) Nelson Antonio Pirola Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

SUGERIDO NOS PCNS E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. KARPINSKI, Lila Fátima 1,3, NOAL, Rosa Elena 2,3,4

SUGERIDO NOS PCNS E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. KARPINSKI, Lila Fátima 1,3, NOAL, Rosa Elena 2,3,4 APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEMA TRANSVERSAL SUGERIDO NOS PCNS E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor(es): KARPINSKI, Lila Fátima Apresentador: Lila Fátima Karpinski

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA Página 1 de 5 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE DISCIPLINA 2016.1 DISCIPLINA: Estágio Supervisionado

Leia mais

OFERTA 2011/1 ESPECIFICAÇÃO DE DISCIPLINA (EMENTA E BIBLIOGRAFIA) I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

OFERTA 2011/1 ESPECIFICAÇÃO DE DISCIPLINA (EMENTA E BIBLIOGRAFIA) I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Disciplina: Seminário II - Atividade Complementar Carga Horária: 15h Créditos: 1.0.0 Aspectos da Literatura Infantil BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino PROGRAMA DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino PROGRAMA DE ENSINO Código Disciplina Horas/Aula 234 Fase 8ª MEN 7026 Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605L - Licenciatura em Física. Ênfase Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004267A - Avaliação de Aprendizagem, Avaliação Institucional e Responsabilidade Social Docente(s) Beatriz Salemme Correa Cortela Unidade

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55)

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55) Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x) Presencial

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED Habilitação: Orientação Educacional PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED Habilitação: Orientação Educacional PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED Habilitação: Orientação Educacional PLANO DE ENSINO DEPARTAMENT DEP ANO/SEMESTRE: 2013/2 O CURSO: PEDAGOGIA

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU321 DISCIPLINA: DIDÁTICA I CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: A natureza da prática pedagógica

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º Semestre. Marcelo Éder Lamb Analice Marchezan

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º Semestre. Marcelo Éder Lamb Analice Marchezan EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial (

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 76 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 07/11-COGEP

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003869A - Didática Docente(s) Maria do Carmo Monteiro Kobayashi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55)

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55) Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x) Presencial

Leia mais

MEC-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MEC-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MEC-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IE 1333 CRÉDITOS 4 NOME: Metodologia do Ensino Superior Cada crédito corresponde

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 6ª DISCIPLINA: Música e ensino

Leia mais

PROGRAMA GERAL DA DISCIPLINA

PROGRAMA GERAL DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão CAWSL Coordenação do Curso de Geografia Rua Sinhazinha Wanderley, 871 Centro / CEP 59.650-000 / Assú / RN

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO 2012

PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO 2012 UNIDADE UNIVERSITÁRIA /UNESP CURSO DE Pedagogia DIURNO/ NOTURNO HABILITAÇÃO Licenciatura OPÇÃO PROGRAMA DE ENSINO DA GRADUAÇÃO 2012 DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL Departamento de Educação - Profa. Dra. FÁTIMA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo PROFESSORA: Caroline Kern Contato

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo PROFESSORA: Caroline Kern Contato UNIVERSIDADE DO - UDESC DEPARTAMENTO: Pedagogia CURSO: PEN-EDI Pedagogia - noturno DISCIPLINA: Currículo, Conhecimento e Cultura II Código 6 CARGA HORÁRIA: 60 h/a Período Letivo 2013-2 PROFESSORA: Caroline

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em História 2017 4º ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Didática e Metodologia do Ensino de História II EMENTA SE TE TOTAL 02 35 55A / 66H Problematização das

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina B - Estágio Supervisionado II: a Estrutura e a Organização Institucional da Escola de Nível Médio

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina B - Estágio Supervisionado II: a Estrutura e a Organização Institucional da Escola de Nível Médio Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004232B - Estágio Supervisionado II: a Estrutura e a Organização Institucional da Escola de Nível Médio Docente(s) Roberto Nardi Unidade

Leia mais

PROGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR Componente Curricular ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA Espaços Não-Formais

PROGRAMA DO COMPONENTE CURRICULAR Componente Curricular ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA Espaços Não-Formais Código EDO 094 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CAMPUS V/SAJ CURSO GEOGRAFIA/ 5º SEMESTRE 2010.1 PROFESSORES: HANILTON RIBEIRO DE SOUZA 74.433.350-7 LUCIANA CRISTINA

Leia mais

CÓDIGO DISCIPLINA SERIAÇÃO IDEAL

CÓDIGO DISCIPLINA SERIAÇÃO IDEAL CÓDIGO DISCIPLINA SERIAÇÃO IDEAL - Geografia do comércio, transportes 4 o ano/2º semestre e serviços DOCENTE RESPONSÁVEL: OBRIG./OPT./EST. PRÉ/CO-REQUISITOS ANUAL/SEMESTRAL Optativa Lic. e Bach. - Semestral

Leia mais

Plano de Ensino. Curso. Identificação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Câmpus de Bauru. 1604L Licenciatura em Física.

Plano de Ensino. Curso. Identificação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Câmpus de Bauru. 1604L Licenciatura em Física. Plano de Ensino Curso 1604L Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004232A Estágio Supervisionado II: A Estrutura e a Organização Institucional da Escola de Nível Médio Docente Roberto

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA GEOGRAFIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA GEOGRAFIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA GEOGRAFIA O curso de Geografia faz com que os alunos compreendam a gênese e a dinâmica dos processos e fenômenos responsáveis pela produção

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO - GESEOR Concurso Público para Professor Edital UESC Nᵒ 255/2013 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO/2013

PLANO DE ENSINO/2013 PLANO DE ENSINO/2013 CURSO: Licenciatura em Matemática MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Formação e da Atuação Docente CÓDIGO: NPED 05 FASE DO CURSO: 3ª SEMESTRE

Leia mais

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos

Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos Docência no Ensino Superior: aspectos didáticos e pedagógicos Profa Dra Glaucia Maria da Silva DQ/FFCLRP/USP 01 de setembro de 2016 Sala 30 do Bloco 9A Objetivos Subsidiar o aluno de pós-graduação para

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA III SÉRIE: 4ª CARGA HORÁRIA: 144 HORAS PROFESSOR: EVERTON JOSÉ GOLDONI ESTEVAM ANO LETIVO: 2013 EMENTA A Matemática

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Temas emergentes no ensino da Geografia 15 APRESENTAÇÃO 11 GEOGRAFIA POLÍTICA E NOVAS TERRITORIALIDADES

SUMÁRIO. Parte I Temas emergentes no ensino da Geografia 15 APRESENTAÇÃO 11 GEOGRAFIA POLÍTICA E NOVAS TERRITORIALIDADES SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 11 Nídia Nacib Pontuschka 11 Ariovaldo Umbelino de Oliveira 11 Parte I Temas emergentes no ensino da Geografia 15 GEOGRAFIA POLÍTICA E NOVAS TERRITORIALIDADES Amélia Luisa Damiani

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

EMENTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

EMENTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Disciplina: Estágio Supervisionado IV Curso: História Carga horária: 120h Número de Créditos: Professora: Zélia Almeida de Oliveira Obrigatória: Sim ( ) Nâo ( ) EMENTA 6 EMENTA: Planejamento, execução

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Prática de Ensino: Pensamento e Ação do professor ( ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Prática de Ensino: Pensamento e Ação do professor ( ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: ( ) Bacharelado DISCIPLINA: Prática de Ensino: Pensamento e Ação do professor ( X ) Licenciatura ( ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2013.1 CURSO: Pedagogia FASE: 5ª

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO PRÉ-REQUISITOS EXA 479 DISCIPLINA Pesquisa em Ensino de Química CÓDIGO EXA 468 ÁREA Química DEPARTAMENTO DEXA CURSO Licenciatura em Química PROFESSOR(A) Klebson Souza Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes I Código JP0033 PROFESSORAS: Dr.ª Silvana Maria Gritti e Ms. Paula Trindade da Silva Selbach I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: MATEMÁTICA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Superior em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 5º ANO

OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 5º ANO OS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 5º ANO Aline Beatriz Ludwig Universidade Federal de Santa Catarina ludwig.aline@gmail.com Rosa Elisabete Militz Wypyczynski

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PLANO DE ENSINO LICENCIATURA EM HISTÓRIA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PROFESSORA. ESCOLA MUNICIPAL Profa. DALÍSIA DOLES

PLANO DE ENSINO LICENCIATURA EM HISTÓRIA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PROFESSORA. ESCOLA MUNICIPAL Profa. DALÍSIA DOLES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE HISTÓRIA PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA EM HISTÓRIA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PROFESSORA Maria da Conceição Silva ANO/SEMESTRE 2013/2º Semestre

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ENSINO CURSO: SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: SERVIÇO SOCIAL DATA DE APROVAÇÃO (Art. n 91): PROFESSOR: Cleberson de Deus Silva e Adriana Ilha E-mail: cleberson1612@yahoo.com.br adrianailha@terra.com.br

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente

Leia mais

Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326B Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História III

Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326B Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História III Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326B Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História III Professor: Maise Caroline Zucco Monitores/estagiári - os: Horário: segunda-feira: 08:20 (4

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO HORÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO HORÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME DA CRÉDITOS CARGA

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO CARGA HORÁRIA: 67 hs CRÉDITOS: 02 h/a semanais EMENTA A introdução

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil I Código da Disciplina: EDU Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável: Pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DMAT

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DMAT DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSORA: Regina Helena Munhoz DISCIPLINA: Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais