A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: intervenção do PIBID Geografia UEPB, na escola Severino Cabral Campina Grande PB.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: intervenção do PIBID Geografia UEPB, na escola Severino Cabral Campina Grande PB."

Transcrição

1 A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: intervenção do PIBID Geografia UEPB, na escola Severino Cabral Campina Grande PB. João Rodrigues Braga da Silva Universidade Estadual da Paraíba UEPB Co-autora: Daniela Santana de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba - UEPB danielasantana.1@hotmail.com Professora Supervisora: Éricka Araújo Santos ericka21.araujo@hotmail.com E.E.E.M. Severino Cabral - UEPB Orientadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba - UEPB ajosandra@yahoo.com.br Resumo Este trabalho resulta das experiências adquiridas após intervenções nas aulas Geografia como aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, Subprojeto de Geografia, realizado na E.E.E.M. Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande PB, no ano de Procuramos aqui realizar uma aproximação da temática Cartográfica com a Geografia Escolar, em face da grande importância de saber como realizar leituras de cartas/mapas e espacializar os fenômenos sociais, culturais e econômicos nas mesmas. O mundo globalizado espera da sociedade uma compreensão cartográfica mínima, já que na contemporaneidade a tecnologia da informação aproxima cada vez mais a sociedade de tais fenômenos, relacionando-as em escalas locais e globais. Para fundamentação deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, pesquisas na internet em periódicos da CAPES, além do Livro Didático adotado pela Escola Severino Cabral. Metodologicamente, partimos da representação gráfica de mapas Geomorfológicos do Brasil sem a utilização previa de conceitos cartográficos como: escalas, direção, limites de longitude e latitude, para posteriormente apresentar tais elementos associando aos conhecimentos matemáticos da cartografia, assim, procuramos trabalhar com os alunos esses conhecimentos aproximando teoria e prática, na busca de melhorar o processo ensino-aprendizagem. A aproximação do aluno de Iniciação à Docência com a Geografia Escolar através do Programa do PIBID ajuda a fortalecer o espírito docente dos futuros professores, no mesmo instante que ajuda professores e alunos nas escolas. Toda essa experiência só foi possível por meio da participação nas intervenções/colaborações nas aulas de Geografia da professora Éricka Santos no Severino Cabral. Palavras-Chave: Geografia Escolar. Cartografia. PIBID.

2 INTRODUÇÃO O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é um programa do Ministério da Educação (MEC), atendendo às atribuições legais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para incentivar e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais, dentro das diretrizes do Plano de Metas Compromisso de Todos pela Educação, aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e à legislação em vigor aplicável à matéria. O desenvolvimento deste trabalho tornou-se possível graças à participação no Programa do PIBID, Subprojeto de Geografia que através da parceira entre Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e as Escolas Estaduais (em particular a E.E.E.M. Severino Cabral) possibilitaram a criação de uma ponte entre o Ensino Superior e a Escola Escolar, aliando teoria e prática no fortalecimento da Iniciação à Docência. Na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, as turmas do Ensino Médio contam com a participação de alunos bolsistas do Programa PIBID que colaboraram positivamente nas aulas de Geografia, buscando assim, auxiliar professora de Geografia e os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Com as turmas do 1º ano A e C, quando iniciamos os estudos sobre Cartografia Escolar, percebemos a dificuldade dos alunos em realizar a leitura espacial das cartas ou mapas, em compreender os signos presente nessas representações espaciais. Essa percepção didática nos levou a iniciar uma alfabetização cartográfica da turma. Assim [...] busca-se a interação entre a Cartografia e Geografia como forma de despertar uma percepção visual através dos signos cartográficos. (BOMFIM; ROCHA, 2012, p.272). Para tanto, desenvolvimento uma pesquisa bibliográfica que ofereça suporte teóricometodológico ao desenvolvimento dos conteúdos ministrados em sala de aula, com destaque para obra: Fundamentos de Cartografia: aplicados à Geografia, do professor Francisco Evangelista Porto (UEPB), pesquisa na internet, além da utilização do livro didático como ferramenta pedagógica. Com base nas experiências adquiridas sobre o ensino da Cartografia Escolar, pretendemos aqui dividir algumas experiências e, assim, contribuir com os diálogos sobre o ensino cartográfico, temática que: quando não é trabalhada de forma superficial, é simplesmente ignorado.

3 METODOLOGIA Trabalhar com a temática Cartográfica, exige do professor e do aluno um esforça em compreender as relações espaciais existentes entre o tamanho real (seja ela, uma área topográfica ou um fenômeno de distribuição mineralógica) e o tamanho reduzido para uma carta ou mapa no livro didático. Para melhor compreensão deste trabalho dividiremos em duas partes: Num primeiro momento a atividade cartográfica tratava-se apenas da transcrição de um mapa Geomorfológicos do Brasil, do livro didático para uma cartolina com legenda de cores, mas sem nos preocuparmos com os elementos cartográficos: escalas, direção, longitudes e latitudes. O objetivo dessa atividade é realizar a leitura espacial das distribuições dos fenômenos geomorfológico distribuídos no Brasil, interpretando as informações contidas nos signos. Em um segundo momentos apresentamos o conceito de escala, diferenciando escalas pequenas, médias e grande, aplicando as formas matemáticas E = d para encontrar a escala D de mapa, D = d E para saber a distância real entre dos ponto do mapa e d = D x E para encontrar seu tamanha reduzido (geralmente em centímetros). Onde: E = escala; D = dimensão real; d = dimensão gráfica. De posse do conhecimento matemático aplicado à cartografia, tomamos as medidas de tamanho da sala de aula, aplicamos as formulas e reduzimos o tamanho real da sala para um tamanho menor (representação) que coubesse numa folha de papel A4 (em Paisagem), modificando todas as variáveis: E, D e d. A partir dessa pequena escala que é sala de aula compreendemos alguns dos conceitos cartográficos que nos possibilitam de realizar outras leituras espaciais em qualquer lugar do globo, principalmente nos dias atuais onde o auxílio das tecnologias digitais, principalmente, os computadores, satélites e a internet, facilitam esse processo. RESULTADOS E DISCUSSÃO Ler a carta significa conhecer o significado das convenções (símbolos e cores) utilizadas na representação cartográfica e, através delas, visualizar e reconhecer os diferentes elementos planimétricos (via de comunicação, núcleos de população, rede hidrográfica, etc.) e altimétrico (topografia) para poder construir uma imagem metal do território. Interpretar vai além e possibilita sentir e explicar a terceira dimensão do relevo e os diversos arranjos territoriais dos sistemas natural e social, de tal forma que a compreensão das partes conduza a uma interpretação global da paisagem, esta

4 entendida como representação sincrônica de um longo processo no qual as condições físico-ecológicas foram modificadas pela ação dos homens em função das suas práticas culturais, do seu grau de organização social e dos meios técnicos disponíveis. (GRANELL-PÉREZ, 2004, p.16) Ao trabalhar a Cartografia Escolar no 1º ano do Ensino Médio, na escola Severino Cabral foi notório a necessidade de sempre está retomando o assunto da leitura cartográfica, já que muitas vezes esse tema é passado de forma descontextualizada do entendimento do aluno. Em muitos dos casos sãos realizadas dessa maneira para que os alunos não percebam o pouco entendimento do professor sobre o assunto, ou pior, quando muitos nem chegam a ensinar à Cartografia, mostrando falta de domínio sobre o conteúdo. Este fato resulta também da falta de conteúdo passado ao professor enquanto aluno graduando das licenciaturas nas próprias universidades, impossibilitando os professores de ensinarem aos seus alunos como realizar a leitura espacial. Segundo Bomfim (2012, p.25) os alunos vivem num espaço que eles utilizam e praticam de maneira empírica e sobre o qual constroem suas representações sociais do espaço, partindo desse pressuposto, devemos levar o aluno à perceber-se como um agente social transformador do espaço em que vive e que, ao localizar-se no espaço também estabelecem relações cartográficas existentes entre eles o mundo. A antiga Cartografia que produzia mapas com excelente apresentação artística, mas com informações não muito precisas, evoluiu em quantidade e qualidade de informações. A construção de mapas em diversas escalas, as técnicas modernas de fotogrametria, o sensoriamento remoto e a informática, dão a Cartografia à possibilidade de um produto final de qualidades técnicas e versatilidade incomparáveis. (PORTO, 2004, p.18-19) Nos dias atuais apesar das novas tecnologias apresentarem um maior contato com alguns elementos da cartografia através dos celulares com GPS, programa de representação espacial online como Google Earth, os vários programas de SIG, ler e interpretar o espaço necessita de uma alfabetização cartográfica. Ao analisar o uso da linguagem cartográfica no ensino superior e básico, Katuta (2010, p.134) diz o seguinte: É preciso que ocorra a aprendizagem e o uso da linguagem cartográfica para, sobretudo, entendermos a lógica da (re)produção dos territórios; caso contrário, ela perde seu sentido ou razão de ser no ensino geográfico superior e básico. Essa afirmativa ao mesmo tempo que nos mostra a importância da cartografia, faz um chamado para que os professores ensinem aos seus alunos como interpretar essa nova linguagem.

5 CONCLUSÃO Diante do exposto, reforço a importância de se ensinar e aprender a linguagem cartográfica, que como outras linguagens (inglês, português, espanhol etc.) requer o entendimento de alguns signos. Segundo Bomfim (2012, p.56): Essas significações influenciam o imaginário dos alunos e permitem sintetizar o espaço como um meio de tensão social, marcado pelos aspectos positivos e negativos, onde as práticas de socialização, de valores e de pertença assumem seu lugar. Assim ao levar o conhecimento geográfico associado à cartografia escolar, possibilitamos o aluno/cidadão um pensamento crítico da realidade que o envolve, ajudando a pensar e perceber-se no espaço. Ao intervir nas aulas de geografia como aluno bolsista e futuro professor, espero ter contribuído com o desenvolvimento do raciocínio lógico que exige a leitura e interpretação das cartas. Encerramos agradecendo a CAPES que através do Programa PIBID, veem aproximando o aluno graduando dos cursos de licenciatura e a prática docente, auxílio que visa aprimorar a qualidade do ensino no Brasil ao investir no aluno do Ensino Superior.

6 REFERÊNCIAS. GRANELL-PÉREZ, Maríadel Carmem. Trabalhando geografia com as cartas topográficas. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijui, BOMFIM, Natanael Reis; ROCHA, Lourdes Bertol. (Orgs.). As representações na geografia. Ilhéus: Editus, PORTO, F. E. FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA Aplicados à Geografia. Campina Grande: Edições Boa Impressão, KATUTA, Ângela Massumi. A linguagem cartográfica no ensino superior e básico. In: PONTUSCHKA, NídiaNacib; Oliveira, Ariovaldo Umbelino de. (Orgs.). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. 3 ed. São Paula: Contexto, 2010, p

A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO ARTE E TÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À GEOGRAFIA ESCOLAR

A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO ARTE E TÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À GEOGRAFIA ESCOLAR A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO ARTE E TÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À GEOGRAFIA ESCOLAR SILVA, J. R. B I.D. Universidade Estadual da Paraíba UEPB joaobragacg@gmail.com Orientadora: Melo, J. A. B. de. Universidade

Leia mais

CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO: REELABORANDO NOÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO.

CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO: REELABORANDO NOÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO. CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO: REELABORANDO NOÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO. Vanessa Da Silva Freitas-ID 1 Giusepp Cassimiro Da Silva². Josandra Araújo Barreto de Melo³. Fernando

Leia mais

O ENSINO DE GEOGRAFIA E A VIVÊNCIA DA EQUIPE PIBID NA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE-PB

O ENSINO DE GEOGRAFIA E A VIVÊNCIA DA EQUIPE PIBID NA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE-PB O ENSINO DE GEOGRAFIA E A VIVÊNCIA DA EQUIPE PIBID NA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE-PB O ENSINO DE GEOGRAFIA E A VIVÊNCIA DA EQUIPE PIBID NA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE-PB DANIELA SANTANA OLIVEIRA

Leia mais

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE Edmar Martins de Oliveira 1, Cleidson Reginaldo Ferreira Ribeiro 2, Renata de Melo Paulino 3, Divino Ordones 4. 1 Graduando no Curso de Licenciatura Plena

Leia mais

CARTOGRAFIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

CARTOGRAFIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO CARTOGRAFIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO Melo¹, Annely Ferreira nanely_@hotmail.com Reis², Christiane Maria Moura cmm_reis@yahoo.com.br RESUMO

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz

Universidade Estadual de Santa Cruz COLABORADORES Alguns textos, aqui apresentados, são inéditos e são resultado da produção científica dos estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia, sob a coordenação do Prof. Natanael Reis Bomfim,

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Autor(1): Ramon Marinho Gomes; Co-autor(1): Giusepp Cassimiro da Silva Co-autor (2) Josandra Araújo Barreto de Melo Bolsista do PIBID, Subprojeto Geografia,

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Dioclécio dos Santos Araújo (1); Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro (1); Maria do Socorro dos Santos Lima (2); Cléoma Maria Toscano Henriques (3) Universidade

Leia mais

A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO

A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO A CONCEPÇÃO DOS MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, O CONHECIMENTO DO LUGAR ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DO ALUNO Autor (1): Tatiana Oliveira Ramos; Co autor (1): Giusepp Cassimiro da Silva; Orientadora (2) Josandra

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Fórum Regional Sudeste de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD) Universidade Católica de Petrópolis, RJ 01/04/2016 1. 2. Precarização do Programa 3.

Leia mais

A Representação do Espaço

A Representação do Espaço CARTOGRAFIA A Representação do Espaço A Cartografia É o ramo da Geografia que tem como objetivo a representação da Terra ou parte dela É a linguagem responsável pela representação visual das informações

Leia mais

O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE

O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE Emanuel Henrique Rulim Pereira 1, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ehenricky@gmail.com Orientadora: Profa. Dra. Alexsandra Bezerra

Leia mais

Do Espaço Geográfico ao Cinematográfico: Um estudo de caso no Ensino Médio Inovador (ProEMI)

Do Espaço Geográfico ao Cinematográfico: Um estudo de caso no Ensino Médio Inovador (ProEMI) Do Espaço Geográfico ao Cinematográfico: Um estudo de caso no Ensino Médio Inovador (ProEMI) Éricka Araújo Santos UEPB ericka21.araujo@hotmail.com Josandra Araújo Barreto de Melo (Orientadora) UEPB ajosandra@yahoo.com.br

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCENDGEOCPLIC02 DA PAISAGEM CULTURAL A GEOGRAFIA REGIONAL DA PARAÍBA: PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ATRAVÉS DE UM PORTAL E DE TUTORIAIS Jefferson José Gonçalves Sales ( 1 ), José Yure Gomes

Leia mais

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS NO CARIRI PARAIBANO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO - PIBID. ED DO CAMPO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS NO CARIRI PARAIBANO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO - PIBID. ED DO CAMPO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS NO CARIRI PARAIBANO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO - PIBID. ED DO CAMPO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Fabiano Custódio de Oliveira 1 (UFCG); Maria José Barros da Silva (UFCG); Ranieli

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID

UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID UMA REFLEXÃO SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS AÇÕES DO PIBID CARVALHO, Samila Costa 1 SOUZA, Thais Lima de 2 TURINO, Roberta3 FRANCISCO, Alda Maria Silva 4 INTRODUÇÃO As dificuldades encontradas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: I Duração

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG. Milton Ricardo G. de Lima RESUMO

RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG. Milton Ricardo G. de Lima RESUMO RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG CAMPINA GRANDE-PB Jacqueline Tavares Lúcio Milton Ricardo G. de Lima RESUMO O PIBID/UFCG/MATEMÁTICA-Campina Grande, atua em duas escolas, sendo

Leia mais

OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO. Fabiano Custódio de Oliveira 1

OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO. Fabiano Custódio de Oliveira 1 OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO Fabiano Custódio de Oliveira 1 INTRODUÇÃO Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

PLANO DE CURSO I EMENTA

PLANO DE CURSO I EMENTA Disciplina: Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I Carga horária total: 75 H PLANO DE CURSO I EMENTA Definições e esboço histórico da cartografia; Representações da Terra; Coordenadas;

Leia mais

A INSERÇÃO DA LITERTURA DE CORDEL EM AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID/UEPB

A INSERÇÃO DA LITERTURA DE CORDEL EM AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID/UEPB A INSERÇÃO DA LITERTURA DE CORDEL EM AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID/UEPB Dalila Arruda do Nascimento ID; Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba UEPB, arnadalila@hotmail.com

Leia mais

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes.

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Tema 4: A Ciência Geográfica e a Concepção de Leitura Tema 5: Competências Pedagógicas e os Conteúdos para o Ensino da Geografia Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Ensinar a ler Segundo o Dicionário Aurélio,

Leia mais

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES O PAPEL DO PIBID ENQUANTO INSTRUMENTO DE COLABORAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ALTERNATIVAS METODOLOGICAS: O PAPEL DO ESTUDO DE CAMPO NAS AULAS DE GEOGRAFIA José Nivaldo da Silva (UEPB), Nathália

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB.

FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB. FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB. Giusepp Cassimiro da Silva¹. ¹Professor Supervisor do PIBID/CAPES/UEPB

Leia mais

Subprojeto: Geografia

Subprojeto: Geografia A PRODUÇÃO DE MAQUETES ENQUANTO MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICA DESENVOLVIDA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE, PB Nathália Rocha Morais; Daniela Santana

Leia mais

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA SANTOS, Érika Cruz dos 1, akireb9zurc@hotmail.com SILVA, Laydiane Cristina da 1 ; laydianecristina2008@gmail.com JÚNIOR, Reinaldo Ferreira Maia

Leia mais

Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política

Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política iências Humanas E SUAS TEC ECNOLOGIAS Ficha de Estudo 96 Tema Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política Tópico de estudo Representação espacial Entendendo

Leia mais

O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA.

O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. Rodrigo Siqueira da Silva Luciana Lima Barbosa Leydiane Paula da Silva 1 Orientadores:

Leia mais

III EREPEG Retrospectivas e Perspectivas Curriculares para o Ensino de Geografia Campina Grande novembro/2016

III EREPEG Retrospectivas e Perspectivas Curriculares para o Ensino de Geografia Campina Grande novembro/2016 PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE, UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE OS MAPAS TEMÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID Ailmo Xavier Soares Graduando em Licenciatura Plena em Geografia

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS Edson Severino Campos da Silva (edsoncampos2010@hotmail.com) Clenilson dos

Leia mais

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA Jonisson Santana Santos jonisson.al@hotmail.com Angela Maria Araújo Leite (Orientadora) angeleite@bol.com.br Universidade

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga

DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B ESCOLA: SEVERINO CABRAL DO ENSINO MÉDIO. João Rodrigues Braga DIAGNÓSTICO DA TURMA 3º ANO B DO ENSINO MÉDIO ESCOLA: SEVERINO CABRAL João Rodrigues Braga 01. QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA? Todos os alunos gostam da disciplina Geografia embora

Leia mais

CARTOGRAFIA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA CARTOGRAFIA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Reis 1, Christiane Maria Moura cmm_reis@yahoo.com.br Rodrigues 2, Jean Marrie de Oliveira, jeanrodriguezpb@gmail.com Centro de Ciências

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE MAPAS DA MÍDIA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA

CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE MAPAS DA MÍDIA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DE MAPAS DA MÍDIA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA Bárbara Nazaré ROCHA 1 George Alfredo LONGHITANO 2 1 Geografia/ FFLCH/ USP; ba_nrocha@yahoo.com.br 2 Geografia/ FFLCH/ USP; georgelonghitano@yahoo.com.br

Leia mais

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO Mosar Faria Botelho PONTOS DE APOIO Objetiva relacionar os objetos contidos na foto aérea com os objetos contidos no terreno. MÉTODOS DE POSICIONAMENTO POR GPS Modo Ponto

Leia mais

Thiago Lopes de Lima; Maria Dannielly Viana Pessoa; Ruan Carlos Tavares da Silva

Thiago Lopes de Lima; Maria Dannielly Viana Pessoa; Ruan Carlos Tavares da Silva O PROFESSOR DE GEOGRAFIA COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO INTERNO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ANTÔNIO BENVINDO GUARABIRA-PB Thiago Lopes de Lima; Maria Dannielly

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO ABORDANDO A GEOMORFOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO NO COTIDIANO

RESUMO EXPANDIDO ABORDANDO A GEOMORFOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO NO COTIDIANO RESUMO EXPANDIDO ABORDANDO A GEOMORFOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO NO COTIDIANO Daniel Queconi Mariano¹ Ivani Fonseca da Cruz² Roberto Ortiz Paixão³ INTRODUÇÃO Após analisar

Leia mais

A MAQUETE COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO/RS

A MAQUETE COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO/RS A MAQUETE COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO/RS Lisane Regina Vidal Conceição 1 Resumo: Entre as diversas linguagens de aprendizagem, os materiais cartográficos, como a maquete,

Leia mais

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA GEOGRAFIA ESCOLAR

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA GEOGRAFIA ESCOLAR PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA GEOGRAFIA ESCOLAR Dalila Arruda do Nascimento ID¹ Graduanda em Geografia. Bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB.

Leia mais

Pré-projeto de Pesquisa. A compreensão das dinâmicas do espaço geográfico à luz das novas ferramentas tecnológicas: o caso do Prezi

Pré-projeto de Pesquisa. A compreensão das dinâmicas do espaço geográfico à luz das novas ferramentas tecnológicas: o caso do Prezi Pré-projeto de Pesquisa A compreensão das dinâmicas do espaço geográfico à luz das novas ferramentas tecnológicas: o caso do Prezi Responsável: Prof. Dr. Nécio Turra Neto Beneficiário: Cleiton de Aragão

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR Kelytha Cavalcante Silva* kelytha.cavalcante@gmail.com Maraiza Lima da Rocha (Acadêmicas do curso de Geografia, Universidade Estadual de Goiás Campus Porangatu)

Leia mais

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 1 LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 INTRODUÇÃO Vera Luci Lisboa 2 O presente artigo relata as experiências vivenciadas no projeto de ensino cujo objetivo foi intervir por meio da aplicação

Leia mais

PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE

PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE 1 PIBID GEOGRAFIA NA MEDIAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE Márcia Cristina de Oliveira Mello UNESP Campus de Ourinhos PIBID/CAPES Resumo Dentro de uma política institucional

Leia mais

O USO DE MATERIAL CONCRETO E DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO

O USO DE MATERIAL CONCRETO E DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO O USO DE MATERIAL CONCRETO E DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 RESUMO

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MAPS E GOOGLE EATH PRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA NA E. E. E. F. M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE - PB

A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MAPS E GOOGLE EATH PRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA NA E. E. E. F. M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE - PB A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MAPS E GOOGLE EATH PRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA NA E. E. E. F. M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE - PB Fernando Florêncio da Silva - ID; Josandra Araújo Barreto de Melo,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹

UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹ UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹ Heitor Petinari Ferrari César Costa Sanches Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EXPERIÊNCIA DO PIBID EM UMA IES COMUNITÁRIA: CAMINHOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE TRABALHO DOCENTE

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EXPERIÊNCIA DO PIBID EM UMA IES COMUNITÁRIA: CAMINHOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE TRABALHO DOCENTE 1 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EXPERIÊNCIA DO PIBID EM UMA IES COMUNITÁRIA: CAMINHOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE TRABALHO DOCENTE Eveline Ignácio da Silva Marques Marina Graziela Feldmann

Leia mais

O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO

O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO O USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO ESPAÇO URBANO Autora: Giovana Tavares Lopes - ID (Bolsista do PIBID de Geografia, CAPES UEPB) giovanatavareslp@gmail.com

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia A proposta A proposta de ensino para esta área de conhecimento considera o espaço como construção humana em que sociedade e natureza

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 CEP - 70359-970 Brasília, DF - Brasil. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO

Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo Cézar Pereira Ramos 2 ; Maria Aparecida dos Santos Ferreira 3 INTRODUÇÃO O PIBID - SUBPROJETO DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES BEZERRA SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA Ingrid Janaína dos Santos Ferreira 1 ; Paulo

Leia mais

O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS ATRAVÉS DO PIBID

O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS ATRAVÉS DO PIBID O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS ATRAVÉS DO PIBID Edson Severino Campos da Silva UEPB Guarabira / PB (edsoncampos2010@hotmail.com) José de Arimateia de Oliveira Silva

Leia mais

BANDEIRA, Ana Maria Canuto- UEPB MELO, Josandra Araújo Barreto de - UEPB Subprojeto: Geografia

BANDEIRA, Ana Maria Canuto- UEPB MELO, Josandra Araújo Barreto de - UEPB Subprojeto: Geografia O SIGNIFICADO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DO PIBID NA ESCOLA POLIVALENTE, CAMPINA GRANDE, PB BANDEIRA, Ana Maria Canuto- UEPB

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/007/2008. * UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Modifica a Resolução UEPB/CONSEPE/30/99, que aprova o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Geografia - Licenciatura Plena

Leia mais

COMO OS ALUNOS VEEM A MATEMÁTICA? Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10

COMO OS ALUNOS VEEM A MATEMÁTICA? Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 COMO OS ALUNOS VEEM A MATEMÁTICA? Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Gervazio Alves Gaia de MENDONÇA gervazioalves@gmail.com Eudes Miranda da SILVA

Leia mais

O ENSINO DE GEOGRAFIA: TRABALHANDO O RELEVO ATRAVÉS DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS LUGAR E PAISAGEM

O ENSINO DE GEOGRAFIA: TRABALHANDO O RELEVO ATRAVÉS DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS LUGAR E PAISAGEM O ENSINO DE GEOGRAFIA: TRABALHANDO O RELEVO ATRAVÉS DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS LUGAR E PAISAGEM Dayane Galdino Brito-ID Graduanda do Curso de Geografia da UEPB- Campina Grande, bolsista do PIBID/CAPES/UEPB.

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor Linha Temática: Universidade e Escola Carmerina de Brito Gonçalves Email:Carmembritto10@gmail.com

Leia mais

APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA FÍSICA ATRAVÉS DO USO DE MAQUETES

APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA FÍSICA ATRAVÉS DO USO DE MAQUETES APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA FÍSICA ATRAVÉS DO USO DE MAQUETES Daniela Pedraschi Universidade Luterana do Brasil (dani_geopedraschi@gmail.com) Stefani Caroline Bueno Rosa Universidade Luterana do Brasil (tefibueno@gmail.com)

Leia mais

Carga Horária: 45 horas. Objetivo: Compreender as diferentes representações

Carga Horária: 45 horas. Objetivo: Compreender as diferentes representações Carga Horária: 45 horas 1 aula semanal (segunda-feira das 13 às 16hs) Objetivo: Compreender as diferentes representações da superfície da Terra e os aspectos de orientação. Manipular, analisar, extrair

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 13 e 14 de junho de 2013 ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA Comunicação

Leia mais

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Centro Universitário Leonardo Da Vinci NEAD Núcleo de Ensino a Distância Everton Leite A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA BLUMENAU 2009 EVERTON LEITE A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Projeto apresentado

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 13 DE JUNHO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 13 DE JUNHO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.295, DE 13 DE JUNHO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em,

Leia mais

PORTARIA Nº 115/2013 PROGRAD/UFPR, de 09 de setembro de Aprova Ajuste Curricular no Curso de Geografia aplicável à Resolução 67/08-CEPE.

PORTARIA Nº 115/2013 PROGRAD/UFPR, de 09 de setembro de Aprova Ajuste Curricular no Curso de Geografia aplicável à Resolução 67/08-CEPE. . PORTARIA Nº 115/2013 PROGRAD/UFPR, de 09 de setembro de 2013. Aprova Ajuste Curricular no Curso de Geografia aplicável à Resolução 67/08-CEPE. A, no uso de suas atribuições e considerando o disposto

Leia mais

MAPA MENTAL: ESTUDO DO LUGAR COMO RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA DOUTOR JOSÉ CURSINO DE AZEVEDO NA CIDADE DE MARABÁ-PA. ¹

MAPA MENTAL: ESTUDO DO LUGAR COMO RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA DOUTOR JOSÉ CURSINO DE AZEVEDO NA CIDADE DE MARABÁ-PA. ¹ MAPA MENTAL: ESTUDO DO LUGAR COMO RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA DOUTOR JOSÉ CURSINO DE AZEVEDO NA CIDADE DE MARABÁ-PA. ¹ Rubernéia da Silva de Oliveira Graduanda do Curso de Geografia Universidade Federal

Leia mais

Horário Acadêmico. Horário Acadêmico CURSO: GEOPROCESSAMENTO ANO: 2018 TURNO: MANHÃ SEMESTRE: PERÍODO: 01. Ambiente

Horário Acadêmico. Horário Acadêmico CURSO: GEOPROCESSAMENTO ANO: 2018 TURNO: MANHÃ SEMESTRE: PERÍODO: 01. Ambiente CURSO: GEOPROCESSAMENTO ANO: 2018 TURNO: MANHÃ SEMESTRE: 2018.1 PERÍODO: 01 Horária Créditos Sala com Multimeios Laboratório Português Instrumental 50 3 X Inglês Instrumental 50 3 X 67 4 X Introdução ao

Leia mais

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do

Descrever o lugar. Nesta aula, que inicia o segundo módulo do A U A UL LA Descrever o lugar Nesta aula, que inicia o segundo módulo do Telecurso de Geografia do 2º grau, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na investigação do espaço. Veremos como o lugar onde

Leia mais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 2016 OBJETIVO DO PIBID O Programa Institucional de Iniciação

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS FREITAS, Vanessa da Silva ID; MELO, Josandra Araújo Barreto de; SILVA, Giusepp

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR ANDRADE, Rosilene da Silva (Bolsista do PIBID). REGO, Janielle Kaline do (Bolsista do PIBID). SILVA, Mariana Oliveira da (Bolsista do PIBID).

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO COMO MÉTODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA

A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO COMO MÉTODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO COMO MÉTODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA Emmanuelle Alexandre de Souza, Graduanda UEPB Campus III 1 emmanuelle-18@hotmail.com Erica Gonçalves

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

JOGOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS JOGOS MATEMÁTICOS BASEADOS NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS Carlos Henrique Lange carloshenriquelange@hotmail.com José Guilherme Simion Antunes guisimion@gmail.com Juliana Raupp raupp_juliana@yahoo.com

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/UEPB Edital 001/2016

Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/UEPB Edital 001/2016 Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/UEPB Edital 001/2016 Seleção de Bolsistas de Iniciação à Docência A Universidade Estadual da Paraíba UEPB,

Leia mais

A IMPORTANCIA DAS OFICINAS DE CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

A IMPORTANCIA DAS OFICINAS DE CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A IMPORTANCIA DAS OFICINAS DE CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Melo¹, Annely Ferreira nanely_@hotmail.com Universidade Federal da Paraíba INTRODUÇÃO O ensino da Geografia na atualidade

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência PIBID UFRN

Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência PIBID UFRN O USO DAS FERRAMENTAS GOOGLE EARTH E GOOGLE IMAGENS COMO SUPORTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM, CAICÓ/RN. Elenice de Azevedo Macêdo Depto. de Geografia

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de

Programa Institucional de Bolsa de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto MULTIDISCIPLINAR Núcleo Ciências da Natureza Uruguaiana O PIBID foi instituído a partir da Portaria Normativa nº 38, de 12 de

Leia mais

Representação Cartográfica. Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara

Representação Cartográfica. Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Representação Cartográfica Instituto Federal Santa Catarina Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara A representação de fenômenos sobre a Terra pode ser feita por várias

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

SUBDOMÍNIO OBJETIVOS DESCRITORES CONTEÚDOS

SUBDOMÍNIO OBJETIVOS DESCRITORES CONTEÚDOS DISCIPLINA: Geografia ANO DE ESCOLARIDADE: 7.º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA SUBDOMÍNIO OBJETIVOS DESCRITORES CONTEÚDOS A Terra: Estudos e Representações - A Geografia e o Território - A representação

Leia mais

Metas Curriculares de Geografia. Documento de apoio

Metas Curriculares de Geografia. Documento de apoio Metas Curriculares de Geografia Ensino Básico: 3.º Ciclo Documento de apoio Adélia Nunes António Campar de Almeida Cristina Castela Nolasco 1. Âmbito do documento As Metas Curriculares de Geografia para

Leia mais

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO Rubia Oliveira da Silva rubiauesb@hotmail.com Rodrigo Schroeder dos Santos rodrigo.schroeder@hotmail.com Marcelo Araujo Lino

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA/2014 1 Série:

Leia mais

GT 1: Ensino de Geografia

GT 1: Ensino de Geografia GT 1: Ensino de Geografia A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR FLORIANO CAVALCANTE FLOCA (NATAL-RN). Juciê de Aquino Nóbrega Graduando

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS /2 (em ordem alfabética)

EMENTAS DAS DISCIPLINAS /2 (em ordem alfabética) EMENTAS DAS DISCIPLINAS - 2019/2 (em ordem alfabética) CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Ementa: A relação entre Cartografia e Geografia. Fundamentos geodésicos básicos da Cartografia Geográfica. Principais bases

Leia mais

USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ESTUDO DA GRAVITAÇÃO

USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ESTUDO DA GRAVITAÇÃO USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O ESTUDO DA GRAVITAÇÃO Maria Betania Guedes Cândido 1 ; Alessandro Frederico da Silveira 2 1 Escola Estadual de Ensino

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE GEOGRAFIA E ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA

O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE GEOGRAFIA E ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA O PAPEL DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE GEOGRAFIA E ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA Joanderson Kerlly Gomes de Souto - ID; Josandra Araújo Barreto de Melo; Éricka Araújo Santos Universidade Estadual

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID Resumo: Ângela Helena Bona Josefi Professora do Departamento de Pedagogia; Coordenadora de área

Leia mais

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID - SUBPROJETO: Geografia E. E. E. M. SEVERINO CABRAL SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015 BOLSISTA:

Leia mais

Mapeamento Temático. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Mapeamento Temático. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Mapeamento Temático Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Como se classificam os mapas/cartas? A classificação mais comum é a que agrupa de acordo com a finalidade para a qual

Leia mais

Palavras-chave: Geografia, Ensino; Fotografia Aérea com Pipa; Cidade; Urbano.

Palavras-chave: Geografia, Ensino; Fotografia Aérea com Pipa; Cidade; Urbano. A FOTOGRAFIA AÉREA NO AUXÍLIO AO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOUTOR NAPOLEÃO SALLES: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA À PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA MICHELE FERNANDA MARCELINO RENZO Aluna e Bolsista

Leia mais

O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Vanessa da Silva Freitas (Graduanda em Geografia / UEPB) Wanessas2mm@gmail.com Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira (PPFP/UEPB) Serafim_livia@hotmail.com

Leia mais

PLANIFICAÇÃO /2017

PLANIFICAÇÃO /2017 PLANIFICAÇÃO - 2016/2017 ENSINO BÁSICO - PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA 7º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS A Terra: Estudos e Representações A Geografia e o território - O objeto e

Leia mais

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura) AEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA ISTITUCIOAL DE BOLSA DE IICIAÇÃO À DOCÊCIA - PIBID DETALHAMETO DO SUBPROJETO (Licenciatura) 1. ome da Instituição UF Universidade Federal de Roraima 2. Subprojeto

Leia mais

A CIDADANIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA

A CIDADANIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA 90 A CIDADANIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA CIUDADANÍA EN LAS PRÁCTICAS EDUCATIVAS: INFORMES DE EXPERIENCIA DE LA GEOGRAFÍA EN PIBID Helder Gomes Costa 1 Tiusley

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA Elisandra Chastel Francischini Vidrik (PPGECN/UFMT) elichastel@hotmail.com Irene Cristina de Mello (PPGECN/UFMT)

Leia mais