Matéria alba da gengiva Leucoplasia pilosa. Grânulos de Fordyce Líquen plano. Nevo branco esponjoso Linha alba

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matéria alba da gengiva Leucoplasia pilosa. Grânulos de Fordyce Líquen plano. Nevo branco esponjoso Linha alba"

Transcrição

1 1 1 Lesões Brancas Lesões brancas da mucosa bucal são um grupo de desordens multifatoriais, cuja cor é produzida pela dispersão da luz sobre uma superfície epitelial alterada. O diagnóstico clínico e diferencial das lesões brancas bucais deve ser baseado na história médica, nas características clínicas e nos testes laboratoriais. Leucoplasia Matéria alba da gengiva Leucoplasia pilosa Grânulos de Fordyce Líquen plano Leucoedema Reações liquenóide Nevo branco esponjoso Linha alba Disceratose congênita Estomatite nicotínica Paquioníquia congênita Estomatite urêmica Síndrome da hiperceratose palmoplantar e da mucosa bucal focal Estomatite por contato com canela Queimadura química Papiloma Candidíase Carcinoma verrucoso Lesão por mordiscamento Carcinoma espinocelular Língua geográfica Enxertos de pele e mucosa Língua pilosa Peeling epitelial Língua saburrosa

2 2 Lesões Brancas Leucoplasia Definição Leucoplasia é um termo clínico, e a lesão é definida como uma mancha ou placa branca, firmemente aderida à mucosa bucal, que não pode ser classificada como nenhuma outra lesão ou patologia. É uma lesão cancerizável. Etiologia A etiologia exata continua desconhecida. Cigarro, álcool, irritação local crônica e Candida albicans são fatores predisponentes importantes. O papilomavírus do humano (HPV) pode também estar envolvido na patogenia da leucoplasia bucal. Aspecto clínico Três tipos clínicos (Figs.1 e 2) são reconhecidos: a homogênea (comum), a salpicada (menos comum) e a verrucosa (rara). As leucoplasias salpicada e verrucosa apresentam um risco maior de transformação maligna do que a forma homogênea. A taxa média de transformação maligna para a leucoplasia varia entre 4 e 6%. As localizações afetadas com maior freqüência são a mucosa jugal, a língua, o assoalho de boca, a gengiva, e o lábio inferior. Testes laboratoriais Exame histopatológico. Diagnóstico diferencial Líquen plano, estomatite por contato com canela, candidíase, leucoplasia pilosa, reação tipo líquen plano, lesão por mordiscamento, ceratose no fundo de sulco relacionada ao tabaco, leucoedema, queimadura química, estomatite urêmica, enxerto cutâneo, algumas genodermatoses e lúpus eritematoso discóide. Tratamento Eliminação ou suspensão dos fatores predisponentes compostos retinóides; sistêmicos. A excisão cirúrgica é o tratamento de escolha.

3 Lesões Brancas 3 Figura 1 Leucoplasia homogênea. Figura 2 Leucoplasia salpicada.

4 4 Lesões Brancas Leucoplasia Pilosa Definição A leucoplasia pilosa é uma das lesões mais comuns e características da infecção do vírus da imunodeficiência humano (HIV). Em raros casos, pode ser observada em pacientes imunossuprimidos após transplante de órgãos. Etiologia O vírus Epstein-Barr parece desempenhar papel importante na patogenia. Aspecto clínico A leucoplasia pilosa apresenta-se como uma placa branca, geralmente elevada, não-removível e assintomática. A lesão é quase sempre observada nas bordas da língua bilateralmente e pode envolver o dorso e a superfície ventral da língua (Fig. 3). Caracteristicamente, a superfície da lesão é corrugada com orientação vertical. Entretanto, também podem ser observadas lesões lisas ou planas. Não é considerada uma lesão cancerizável. Testes laboratoriais Exame histopatológico, hibridização in situ, reação em cadeia da polimerase (PCR) e microscopia eletrônica. Diagnóstico diferencial Lesão por mordiscamento, líquen plano, ceratose friccional, estomatite por contato com canela, estomatite urêmica, candidíase. Tratamento Não requer. Em alguns casos, entretanto, o aciclovir e o valaciclovir podem ser usados com sucesso. Líquen Plano Definição Líquen plano é uma doença crônica inflamatória mucocutânea relativamente comum. Etiologia Apesar de a causa ser desconhecida, mecanismos auto-imunes mediados por células T estão envolvidos na patogenia do líquen plano. Aspecto clínico As lesões bucais que caracterizam a doença são pápulas brancas que geralmente coalescem formando um rendilhado (estrias de Wickham). São reconhecidas seis formas da doença na mucosa bucal, classificadas de acordo com sua freqüência: comum (reticular e erosiva, Figs. 4 e 5); menos comum (atrófica e hipertrófica, Fig. 6); e rara (bolhosa e pigmentada, Fig. 7). Afeta indivíduos de meia-idade com maior freqüência (a relação de

5 Lesões Brancas 5 Figura 3 Leucoplasia pilosa. Figura 4 Líquen plano na mucosa jugal: forma reticular.

6 6 Lesões Brancas mulheres para homens é de 3:2). Os locais mais afetados são a mucosa jugal, a língua e a gengiva. As lesões cutâneas caracteristicamente aparecem como pápulas pruriginosas, poligonais de coloração púrpura, geralmente nas superfícies flexoras das extremidades. A glande do pênis e as unhas também podem ser afetados. A doença pode ser, em geral, diagnosticada clinicamente. O prognóstico do líquen plano é bom, e a possibilidade de transfomação maligna (particularmente da forma erosiva) continua controversa. Testes laboratoriais O exame histopatológico é de grande valia. A imunofluorescência direta pode ser utilizada, apesar de as características não serem específicas. Diagnóstico diferencial Lúpus eritematoso discóide, candidíase, doença do enxerto versus hospedeiro, língua geográfica, leucoplasia, eritroplasia, penfigóide cicatricial, pênfigo e penfigóide bolhoso. Tratamento Nenhuma terapia é necessária nas lesões assintomáticas. O uso de esteróides tópicos (sob a forma de orabase ou injeção intralesional) pode ajudar. Pode-se utilizar esteróides sistêmicos em baixas doses nos casos severos e disseminados. Deve-se evitar o uso tópico de enxaguatórios bucais anti-sépticos. Figura 5 Líquen plano na mucosa jugal, forma papular e reticular.

7 Lesões Brancas 7 Figura 6 Líquen plano no dorso da língua: forma hipertrófica. Figura 7 Líquen plano na mucosa jugal, forma pigmentada.

8 8 Lesões Brancas Reações Liquenóides Definição Reações liquenóides ou reações do tipo líquen plano são um grupo heterogêneo de lesões que acometem a mucosa bucal e que apresentam semelhanças clínicas e histopatológicas com o líquen plano, porém com curso diferente. Etiologia Os fatores causais mais comuns são hipersensibilidade a materiais restauradores dentais, amálgama, resinas compostas e acúmulo de placa dental. Em raros casos, uma reação a drogas pode ser responsável pelo aparecimento da lesão. Aspecto clínico Clinicamente, aparecem como lesões brancas e/ou eritematosas geralmente associadas a uma delicada estria branca periférica (Fig. 8). Também é comum erosão (Fig. 9). As lesões imitam o líquen plano erosivo. Elas estão confinadas estritamente à mucosa que está em contato direto com o material restaurador, não migrando para outros locais. As lesões desaparecem após a remoção do material adjacente. O diagnóstico é geralmente clínico. Testes laboratoriais Em alguns casos, um teste cutâneo pode ser útil. Diagnóstico diferencial Líquen plano, por drogas de uso contínuo, lúpus eritematoso discóide, penfigóide cicatricial e estomatite por contato com canela. Tratamento Recomenda-se a substituição do material restaurador, polimento e alisamento da restauração, e higiene bucal satisfatória. O uso tópico de esteróides por um curto período de tempo pode ajudar.

9 Lesões Brancas 9 Figura 8 Reação liquenóide a amálgama e frio: lesões brancas e eritematosas na mucosa jugal. Figura 9 Reação liquenóide à droga alopurinol: lesões brancas hiperceratóticas e erosões superficiais nas bordas da língua.

10 10 Lesões Brancas Linha Alba Definição A linha alba é uma alteração da mucosa jugal relativamente comum. Etiologia Pressão e sucção através da face vestibular dos dentes. Aspecto clínico Apresenta-se como uma elevação linear, bilateral, assintomática, de coloração levemente esbranquiçada e localizada na altura da linha oclusal dos dentes (Fig. 10). Tem consistência normal à palpação. O diagnóstico é clínico. Tratamento Não requer tratamento. Estomatite Nicotínica Definição Estomatite nicotínica, ou palato de fumante, é um tipo de ceratose comum, relacionada ao tabaco e que ocorre exclusivamente no palato duro. É classicamente associada ao uso de charuto e cachimbo. Etiologia O fator responsável pela lesão é a temperatura elevada, mais do que os produtos químicos do tabaco. Aspecto clínico Clinicamente, a mucosa palatina responde inicialmente às altas temperaturas com eritema. Posteriormente, assume aspecto verrucoso e coloração branco-acinzentada difusa, com numerosas pápulas com ponto avermelhado no centro, que representam orifícios dilatados e inflamados dos ductos das glândulas salivares menores (Fig.11). A estomatite nicotínica não é uma lesão cancerizável, ao contrário do palato do fumante invertido, que está associado com o hábito de fumar invertido. Testes laboratoriais Geralmente não requer testes laboratoriais. Entretanto, o exame histopatológico pode ser útil. Diagnóstico diferencial Palato do paciente que tem hábito de fumar invertido, leucoplasia, lúpus eritematoso discóide, candidíase e líquen plano. Tratamento Suspensão do hábito de fumar.

11 Lesões Brancas 11 Figura 10 Linha alba. Figura 11 Estomatite nicotínica.

12 12 Lesões Brancas Estomatite Urêmica Definição Estomatite urêmica é uma desordem rara que pode ocorrer em pacientes com deficiência renal aguda ou crônica. Etiologia Aumento da concentração de uréia e seus produtos no sangue e na saliva. A patogenia das lesões bucais não é clara. Aparece geralmente quando a concentração de uréia no sangue excede 30 mmol/1. A degradação da uréia presente na boca pela enzima urease forma amônia livre, que pode danificar a mucosa bucal. Aspecto clínico São descritas quatro formas de estomatite urêmica: (a) forma ulcerada, (b) forma hemorrágica, (c) forma não-ulcerada, pseudomembranosa e (d) forma hiperceratótica. As duas últimas formas apresentam-se como lesões brancas. A forma pseudomembranosa, não-ulcerada, apresenta-se como um eritema difuso recoberto por uma pseudomembrana espessa branco-acinzentada, com sintomatologia dolorosa (Fig. 12). A forma hiperceratótica apresenta-se como uma lesão branca hiperceratótica com projeções finas e sintomatologia dolorosa (Fig. 13). As áreas mais afetadas são a língua e o assoalho da boca. Os sintomas comumente observados são xerostomia, hálito urinífero, sensação gustativa desagradável e sensação de queimação. As complicações bucais mais comuns são candidíase e infecções virais e bacterianas. O diagnóstico baseia-se na história, características clínicas, exame de urina e determinação dos níveis sangüíneos de uréia. Diagnóstico diferencial Candidíase, estomatite por contato com canela, leucoplasia pilosa, nevo branco esponjoso e reações a drogas. Tratamento As lesões bucais melhoram com a hemodiálise. Sugere-se higiene bucal cuidadosa, uso de enxaguatórios com agentes que liberam oxigênio e saliva artificial. Se necessário, podem ser utilizados agentes antimicóticos, antivirais e antimicrobianos.

13 Lesões Brancas 13 Figura 12 de boca. Estomatite urêmica, pseudomembrana acinzentada na língua e assoalho Figura 13 Estomatite urêmica, lesões brancas hiperceratóticas mimetizando leucoplasia pilosa na borda lateral da língua.

14 14 Lesões Brancas Estomatite por Contato com Canela Definição Estomatite por contato com canela é uma reação relativamente comum da mucosa bucal ao contato contínuo com substâncias que contêm canela. Etiologia Temperos artificiais de canela especialmente sob a forma de goma de mascar, doces, pasta de dente, balas, etc. Aspecto clínico A condição caracteriza-se por eritema na mucosa bucal, geralmente associado com descamação e erosão. É comum a presença de placas brancas hiperceratóticas (Figs. 14 e 15). São relatados freqüentemente sintomas de queimação e dor. Os locais comumente afetados são borda lateral da língua, mucosa jugal e gengiva. Pode ocorrer queilite esfoliativa e dermatite peribucal. O diagnóstico baseia-se na história e nas características clínicas. Diagnóstico diferencial Estomatite por contato com amálgama, lesão por mordiscamento, leucoedema, peeling epitelial, leucoplasia pilosa, leucoplasia, candidíase, estomatite urêmica, líquen plano, lúpus eritematoso discóide. Tratamento A suspensão dos produtos com canela melhora os sinais e sintomas em aproximadamente duas semanas. A utilização de baixas doses de esteróides (por exemplo, 10 mg/dia de prednisona) pode auxiliar na cicatrização de lesões erosivas extensas e severas.

15 Lesões Brancas 15 Figura 14 língua. Estomatite por contato com canela, lesão branca na superfície ventral da Figura 15 Estomatite por contato com canela, lesões brancas severas localizadas na borda lateral da língua.

16 16 Lesões Brancas Queimadura Química Definição É uma lesão à mucosa bucal causada pela aplicação de agentes cáusticos. Etiologia Agentes causais incluem aspirina, peróxido de hidrogênio, fenol, álcool, perborato de sódio, nitrato de prata, ácido tricloroacético, ataque ácido e vernizes odontológicos. Aspecto clínico Clinicamente, a mucosa afetada apresenta-se recoberta por uma membrana branca resultante de necrose (Figs. 16, 17 e 18). O epitélio necrosado pode ser facilmente removido, resultando em uma superfície avermelhada e sangrante. As lesões são dolorosas. O diagnóstico baseia-se nas características clínicas e na história. Diagnóstico diferencial Gengivite e estomatite ulcerativa necrosante, matéria alba, candidíase, trauma mecânico e doenças bolhosas. Tratamento Tratamento é sintomático. Figura 16 Queimadura por fenol.

17 Lesões Brancas 17 Figura 17 Queimadura por ácido tricloroacético. Figura 18 Queimadura por aspirina.

18 18 Lesões Brancas Candidíase Definição Candidíase é a infecção fúngica mais comum que acomete a boca. Nas últimas duas décadas a doença tem assumido grande importância. Etiologia É causada geralmente pela Candida albicans e, com menos freqüência, por outras espécies do fungo (C. glabrata, C. krusei, C. tropicalis, C. parapsilosis). Os fatores predisponentes são locais (má higiene bucal, xerostomia, dano à mucosa, próteses totais, enxaguatórios com antibióticos) e sistêmicos (antibióticos de largo espectro, esteróides, drogas imunossupressoras, radiação, infecção por HIV, doenças malignas hematológicas, neutropenia, anemia por deficiência de ferro, imunodeficiência celular, desordens endócrinas). Aspecto clínico A candidíase bucal é classificada como primária, consistindo em lesões localizadas exclusivamente na região bucal ou peribucal, e secundária, consistindo em lesões bucais resultantes de doença mucocutânea. A candidíase primária inclui cinco variantes clínicas: pseudomembranosa, eritematosa, nodular, hiperplasia papilomatosa do palato e lesões associadas à Candida (queilite angular, glossite romboidal mediana, estomatite por dentadura). As principais formas de candidíase que resultam em lesões brancas são as seguintes: A candidíase pseudomembranosa é a forma mais comum da doença e caracteriza-se clinicamente por pontos ou placas brancas cremosas, levemente elevadas, que podem ser removidas por raspagem (Fig. 19). As lesões podem ser localizadas ou generalizadas e aparecem com maior freqüência na mucosa jugal, no palato mole, na língua e nos lábios. Os sintomas comumente relatados são xerostomia, sensação de queimação e gosto alterado. A candidíase nodular é uma forma crônica da doença; aparece clinicamente como uma placa branca elevada e firme que geralmente não se solta (Fig. 20). A candidíase mucocutânea é um grupo raro e heterogêneo de síndromes clínicas, caracterizado por lesões crônicas na pele, unhas e mucosa, e geralmente associado a defeitos imunológicos. Clinicamente as lesões bucais aparecem como múltiplas placas brancas que não podem ser removidas (Fig. 21). Testes laboratoriais Citologia e exame de cultura tecidual; a biópsia é indicada apenas nos casos crônicos.

19 Lesões Brancas 19 Figura 19 Candidíase pseudomembranosa no palato. Figura 20 Candidíase nodular.

20 20 Lesões Brancas Diagnóstico diferencial Leucoplasia, leucoplasia pilosa, líquen plano, placas brancas sifilíticas, nevo branco esponjoso, lesões químicas ou traumáticas, estomatite por contato com canela, lúpus eritematoso. Tratamento Agentes antifúngicos tópicos (nistatina, derivados azóis, anfotericina B); azóis sistêmicos (cetoconazol, fluconazol, itraconazol). Lesão por Mordiscamento Definição e etiologia A lesão por mordiscamento da mucosa bucal é comum em pessoas ansiosas. Esses pacientes mordiscam a mucosa jugal, lábios e língua conscientemente rompendo as camadas superficiais do epitélio. Aspecto clínico As lesões caracterizam-se por fendas brancas irregulares e difusas e descamação do epitélio (Fig. 22). Ocasionalmente podem ser observadas erosões e petéquias. O diagnóstico é clínico. Diagnóstico diferencial Candidíase, líquen plano, leucoplasia, leucoplasia pilosa, nevo branco esponjoso, leucoedema, estomatite por contato com canela. Tratamento Recomenda-se a suspensão do hábito de mordiscar a mucosa.

21 Lesões Brancas 21 Figura 21 Candidíase crônica mucocutânea: múltiplas lesões na língua. Figura 22 Lesão por mordiscamento da mucosa jugal.

22 22 Lesões Brancas Língua Geográfica Definição A língua geográfica, ou eritema migratório, é uma condição benigna relativamente comum, que afeta principalmente a língua e mais raramente outras localizações da mucosa bucal (estomatite geográfica) (Fig. 23). Etiologia A etiologia exata permanece desconhecida. Pode ser genética. Aspecto clínico Clinicamente, essa condição caracteriza-se por múltiplas áreas eritematosas, despapiladas, bem-demarcadas, envoltas por uma borda esbranquiçada levemente elevada, e geralmente restrita ao dorso da língua (Figs. 24 e 25). As lesões apresentam a característica de persistir em um local por um curto período de tempo, desaparecer completamente e reaparecer em outra área. A condição é geralmente assintomática e, com freqüência, está associada à presença de língua fissurada. O diagnóstico é clínico. Diagnóstico diferencial Candidíase, líquen plano, psoríase, síndrome de Reiter, placa mucosa sifilítica. Tratamento Orientação do paciente. Figura 23 Estomatite geográfica.

23 Lesões Brancas 23 Figura 24 Língua geográfica, lesão localizada. Figura 25 Língua geográfica, com borda esbranquiçada proeminente.

24 24 Lesões Brancas Língua Pilosa Definição A língua pilosa é uma desordem relativamente comum devido ao acúmulo de ceratina nas papilas filiformes da língua, resultando em um aspecto que lembra cabelo. Etiologia Desconhecida. Fatores predisponentes são higiene bucal deficiente, enxaguatórios bucais oxidantes, antibióticos, consumo exagerado de cigarro, radioterapia, estresse e infecção bacteriana ou por espécies do fungo Candida. Aspecto clínico Clinicamente, caracteriza-se por ser um alongamento das papilas filiformes do dorso da língua, assintomático, estendendo-se algumas vezes por vários milímetros. A coloração pode variar de esbranquiçada (Figs. 26, 27 e 28) a marrom ou preta. O diagnóstico é clínico. Tratamento Eliminação dos fatores predisponentes, escovação da língua, uso tópico de agentes ceratolíticos (ácido tricloroacético, podofilina). Figura 26 Língua pilosa.

25 Lesões Brancas 25 Figura 27 Língua pilosa. Figura 28 Língua pilosa.

26 26 Lesões Brancas Língua Saburrosa Definição A língua saburrosa é um distúrbio relativamente incomum, aparecendo, na maioria das vezes, durante doença febril. Etiologia A causa não é clara. Fatores predisponentes são lesões bucais dolorosas e febris, higiene bucal deficiente, desidratação e dieta pastosa. Aspecto clínico Clinicamente apresenta-se como uma camada espessa branca ou branco-amarelada na superfície dorsal da língua (Fig. 29). A lesão é resultante do alongamento de até 3 a 4 mm das papilas filiformes e acúmulo de restos alimentares e bactérias. A língua saburrosa caracteriza-se por aparecer e desaparecer em um curto período de tempo. Diagnóstico diferencial Língua pilosa, leucoplasia pilosa, candidíase. Tratamento Tratar a doença existente e melhorar a higiene bucal. Matéria Alba na Gengiva Inserida Definição e etiologia A matéria alba resulta do acúmulo de restos alimentares, células epiteliais descamadas e bactérias. É comum na margem dentogengival. Em casos raros, a matéria alba pode ser vista na superfície vestibular da gengiva inserida em pacientes com higiene bucal deficiente. Aspecto clínico Apresenta-se como um placa amolecida, esbranquiçada, que pode ser facilmente removida com leve pressão (Fig. 30). Diagnóstico diferencial Candidíase, queimadura química, leucoplasia. Tratamento Higiene bucal adequada.

27 Lesões Brancas 27 Figura 29 Língua saburrosa. Figura 30 Placa branca na gengiva inserida e na mucosa alveolar, causada pelo acúmulo de matéria alba.

28 28 Lesões Brancas Grânulos de Fordyce Definição Grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas ectópicas na mucosa bucal. Etiologia É uma variação anatômica normal. Aspecto clínico Os grânulos apresentam-se como numerosos pontos de coloração branco-amarelada levemente elevados, assintomáticos (Fig. 31). Os locais preferenciais são vermelhão do lábio superior, comissuras e mucosa jugal. Acometem cerca de 80% dos adultos de ambos os sexos. O diagnóstico baseiase apenas nas características clínicas. Diagnóstico diferencial Leucoplasia, leuclopasia pilosa, líquen plano. Tratamento Não necessita de tratamento. Leucoedema Definição Leucoedema é uma variação anatômica normal. Etiologia Resulta de um aumento da espessura do epitélio e de edema intracelular nas células da camada espinhosa. Aspecto clínico A mucosa apresenta uma coloração branco-acinzentada opaca (Fig. 32) e superfície levemente enrugada, que, caracteristicamente, desaparece quando a mucosa é evertida e distendida. Pode ser observado de forma bilateral na mucosa jugal e, em raros casos, na língua e nos lábios. Diagnóstico diferencial Leucoplasia, leucoplasia pilosa, líquen plano. Tratamento Não requer tratamento.

29 Lesões Brancas 29 Figura 31 Grânulos de Fordyce na mucosa jugal. Figura 32 Leucoedema na mucosa jugal.

30 30 Lesões Brancas Nevo Branco Esponjoso Definição Nevo branco esponjoso, ou doença de Cannon, é uma genodermatose relativamente rara. Etiologia Genética. Herdada como um caráter autossômico dominante. Aspecto clínico Apresenta-se como lesões brancas com sulcos múltiplos e textura esponjosa (Fig. 33). As lesões podem ser observadas ao nascimento ou, mais freqüentemente, na infância. A mucosa jugal e a superfície ventral da língua são os locais preferenciais, apesar das lesões poderem ocorrer em qualquer localização da boca, até mesmo na mucosa vaginal e retal. Diagnóstico diferencial Leucoplasia, líquen plano, epidermólise bolhosa, paquioníquia congênita. Tratamento Não necessita de tratamento. Disceratose Congênita Definição A disceratose congênita, ou síndrome de Zinsser-Engman-Cole, é uma desordem rara. Etiologia Genética. Provavelmente herdada como um caráter autossômico recessivo ligado ao X. Aspectos clínicos Caracteriza-se por uma hiperpigmentação, áreas cutâneas atróficas, telangiectasia, unhas distróficas, hiperidrose, bolha mucosa ou cutânea, blefarite e ectrópio, anemia e manifestações bucais. As lesões de boca consistem em bolhas recorrentes, atrofia epitelial e leucoplasia (Fig. 34). Pode ocorrer carcinoma espinocelular. Diagnóstico diferencial Leucoplasia, líquen plano, epidermólise bolhosa, paquioníquia congênita. Tratamento De suporte.

31 Lesões Brancas 31 Figura 33 Nevo branco esponjoso na mucosa jugal. Figura 34 Disceratose congênita, leucoplasia e carcinoma verrucoso na superfície dorsal da língua.

32 32 Lesões Brancas Paquioníquia Congênita Definição A paquioníquia congênita, ou síndrome de Jadassohn-Lewandowski, é uma genodermatose pouco comum. Etiologia Genética. Herdada como um caráter autossômico dominante. Aspecto clínico Caracteriza-se por um aumento da espessura das unhas, simétrico, hiperceratose palmoplantar, hiperidrose, formação de bolhas, ceratose folicular e lesões bucais. As lesões bucais aparecem no nascimento, ou logo após, e apresentam-se como uma placa branca ou branco-acinzentada espessa, geralmente na mucosa jugal, na língua ou na gengiva (Fig. 35). O diagnóstico baseia-se na história e nas características clínicas. Diagnóstico diferencial Disceratose congênita, leucoplasia, líquen plano, nevo branco esponjoso, síndrome da hiperceratose palmoplantar e da mucosa bucal focal. Tratamento De suporte. Síndrome da Hiperceratose Palmoplantar e da Mucosa Bucal Focal Definição É uma desordem mucocutânea rara. Etiologia Genética. Herdado como um caráter autossômico dominante. Aspecto clínico As manifestações clínicas principais são hiperceratose focal nas áreas que recebem muito peso ou pressão das palmas das mãos, solas dos pés e da mucosa bucal (Fig. 36). Em raros casos pode ser observado aumento de espessura das unhas e hiperidrose. As lesões bucais apresentam-se como placas brancas hiperceratóticas (leucoplasia), principalmente na gengiva inserida, borda lateral da língua e palato (Fig. 37). As lesões, na maioria das vezes, desenvolvem-se na infância.

33 Lesões Brancas 33 Figura 35 Paquioníquia congênita: lesões branco-acinzentadas na mucosa jugal. Figura 36 Hiperceratose palmoplantar focal.

34 34 Lesões Brancas Diagnóstico diferencial Paquioníquia congênita, disceratose congênita, leucoplasia. Tratamento De suporte. O uso de retinóides pode ser útil. Papiloma O papiloma (ver p. 200) aparece como um crescimento exofítico, geralmente pediculado e indolor. O tumor apresenta coloração branca ou da mucosa normal, com numerosas projeções digitiformes, resultando em um aspecto semelhante a uma couve-flor (Fig. 38). O papiloma é geralmente uma lesão única, com tamanho de 0,5 a 1 cm.

35 Lesões Brancas 35 Figura 37 Síndrome da hiperceratose palmoplantar e da mucosa bucal focal: hiperceratose na gengiva inserida. Figura 38 Papiloma na mucosa jugal.

36 36 Lesões Brancas Carcinoma Verrucoso Definição O carcinoma verrucoso é uma variante do carcinoma espinocelular de baixo grau. Etiologia O papilomavírus humano está provavelmente envolvido na patogenia. Aspecto clínico Clinicamente, apresenta-se como uma massa branca exofítica com uma superfície verrucosa ou lobulada (Fig. 39). O tamanho varia de 1 cm nas fases iniciais a lesões muito extensas. Os locais mais freqüentes são a mucosa jugal, o palato e a mucosa alveolar. O carcinoma verrucoso acomete principalmente fumantes acima dos 60 anos de idade. Testes laboratoriais Exame histopatológico. Diagnóstico diferencial Leucoplasia verrucosa, papiloma, xantoma verruciforme, nevo branco esponjoso, carcinoma espinocelular. Tratamento Excisão cirúrgica. Carcinoma Espinocelular O carcinoma espinocelular apresenta um amplo espectro de características clínicas (ver p. 172). Em cerca de 5 a 8% dos casos, aparece nas fases iniciais como uma placa branca assintomática idêntica a uma leucoplasia (Fig. 40). Nesses casos, a biópsia e o exame histopatológico são importantes para o diagnóstico.

37 Lesões Brancas 37 Figura 39 Carcinoma verrucoso em fase inicial na mucosa jugal. Figura 40 branca. Carcinoma verrucoso em fase inicial, apresentando-se como uma placa

38 38 Lesões Brancas Enxertos de Pele e Mucosa Definição Os enxertos de pele e mucosa são freqüentemente utilizados na boca para o recobrimento de defeitos de mucosa resultantes de ressecções cirúrgicas amplas de tumores benignos e malignos, ou como enxerto livre gengival. Aspecto clínico Clinicamente ambas as formas de enxerto (pele e mucosa) apresentam-se como placa esbranquiçada ou branco-acinzentada (Figs. 41 e 42). O tamanho da placa depende do tamanho do enxerto. Em algumas ocasiões, a coloração do enxerto de pele é preta, devido à produção aumentada de melanina. Se no enxerto tiverem folículos pilosos, pode haver crescimento de pêlos na boca. Os locais da pele e da mucosa onde os enxertos são utilizados mais freqüentemente são a língua, a mucosa jugal, o palato, a gengiva e a mucosa alveolar. A presença de enxertos cutâneos na boca pode estar associada a uma sensação desagradável. O diagnóstico baseia-se na história e características clínicas. Diagnóstico diferencial Leucoplasia, cicatriz traumática, epidermólise bolhosa. Tratamento Não requer tratamento.

39 Lesões Brancas 39 Figura 41 Enxerto de mucosa. Figura 42 língua. Enxerto cutâneo apresentando-se como placa branca na borda lateral da

40 40 Lesões Brancas Peeling Epitelial Definição O peeling epitelial é uma descamação superficial da mucosa bucal (epiteliólise) relativamente comum. Etiologia É causado pelo efeito irritante direto de dentifrícios que contêm laurilsulfato de sódio ou pirofosfatos. O mesmo fenômeno pode estar associado ao uso de enxaguatórios bucais à base de clorexidina. Algumas vezes, as lesões são idiopáticas. Aspecto clínico Do ponto de vista clínico, o peeling epitelial apresenta-se como placas ou pontos brancos superficiais assintomáticos que podem ser facilmente destacados da mucosa bucal (Figs. 43 e 44). Os locais afetados com maior freqüência são a mucosa jugal, a mucosa do lábio, a mucosa do fundo de sulco. As lesões, em geral, desaparecem com a suspensão do uso do dentifrício ou do enxaguatório bucal. O diagnóstico baseia-se na história e nas características clínicas. Diagnóstico diferencial Queimadura química, lesão por mordiscamento, candidíase, leucoplasia. Tratamento Suspensão do uso do dentifrício ou do enxaguatório bucal envolvido.

41 Lesões Brancas 41 Figura 43 Peeling da mucosa. Figura 44 Peeling da mucosa.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO LESÕES CANCERIZÁVEIS DA BOCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO LESÕES CANCERIZÁVEIS DA BOCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO LESÕES CANCERIZÁVEIS DA BOCA Ubiranei Oliveira Silva INTRODUÇÃO Conceitos de Lesão e Condição Cancerizável Lesão cancerizável (pré-câncer, prémalignidade)

Leia mais

Lesões e Condições Pré-neoplásicas da Cavidade Oral

Lesões e Condições Pré-neoplásicas da Cavidade Oral Disciplina: Semiologia Lesões e Condições Pré-neoplásicas da Cavidade Oral PARTE Parte 12 http://lucinei.wikispaces.com Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 2012 LESÕES E CONDIÇÕES CANCERIZÁVEIS DA

Leia mais

Líquen plano reticular e erosivo:

Líquen plano reticular e erosivo: Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Líquen plano reticular e erosivo: Definição: É uma doença mucocutânea crônica,

Leia mais

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Dr. Luiz Carlos de Souza Drª Elisabete Rodrigues Soares Câncer Bucal Alta Incidência na População

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS PERIODONTAIS

CLASSIFICAÇÃO E EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS PERIODONTAIS INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação DISCIPLINA DE PERIODONTIA CLASSIFICAÇÃO E EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS PERIODONTAIS Parte II Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia. Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Leucoplasia: Definição: A leucoplasia oral é definida pela Organização

Leia mais

LESÕES DE TECIDOS MOLES ALTERAÇÕES DE COR DA MUCOSA BUCAL (Placas, manchas)

LESÕES DE TECIDOS MOLES ALTERAÇÕES DE COR DA MUCOSA BUCAL (Placas, manchas) ALTERAÇÕES DE COR DA MUCOSA BUCAL (Placas, manchas) BRANCA Sai a raspagem? Descartar hipóteses: leucoedema, estomatite nicotínica, língua geográfica, língua saburrosa / - Candidíase pseudomembranosa -Antifúngicos

Leia mais

DESORDENS POTENCIALMENTE MALIGNAS

DESORDENS POTENCIALMENTE MALIGNAS GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA! Disciplina: Patologia Bucal 4º e 5º períodos DESORDENS POTENCIALMENTE MALIGNAS http://lucinei.wikispaces.com Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2013 DESORDENS POTENCIALMENTE

Leia mais

Classificação das doenças dermatológicas Genodermatoses Doenças sistêmicas envolvendo a pele, doenças degenerativas, doenças causadas por agentes físi

Classificação das doenças dermatológicas Genodermatoses Doenças sistêmicas envolvendo a pele, doenças degenerativas, doenças causadas por agentes físi DERMATOPATOLOGIA II PAT 027 Prof. Dra. Sônia Maria Neumann Cupolilo Doutora em Patologia FIOCRUZ/RJ Classificação das doenças dermatológicas Genodermatoses Doenças sistêmicas envolvendo a pele, doenças

Leia mais

DOS TECIDOS BUCAIS. Periodontopatias. Pulpopatias. Periapicopatias TIPOS: -INCIPIENTE -CRÔNICA -HIPERPLÁSICA. Causada pelo biofilme bacteriano

DOS TECIDOS BUCAIS. Periodontopatias. Pulpopatias. Periapicopatias TIPOS: -INCIPIENTE -CRÔNICA -HIPERPLÁSICA. Causada pelo biofilme bacteriano LESÕES INFLAMATÓRIAS DOS TECIDOS BUCAIS PERIODONTOPATIAS PERIODONTOPATIAS DOENÇAS DO PERIODONTO Periodontopatias Pulpopatias Periapicopatias Inflamação limitada aos tecidos moles que circundam os dentes(tec.peridentais).

Leia mais

Protocolo de encaminhamento para estomatologia adulto

Protocolo de encaminhamento para estomatologia adulto Protocolo de encaminhamento para estomatologia adulto O protocolo de Estomatologia será publicado em breve, conforme resolução CIB/RS 764/2014. As informações solicitadas no protocolo são de presença obrigatória.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS Fungos CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes Heterótrofos por absorção (digestão extra corpórea) Substância de reserva: glicogênio Parede celular de quitina e ergosterol Uni ou multicelulares Corpo formado

Leia mais

Graduação em Odontologia LESÕES FUNDAMENTAIS. Disciplina: Estomatologia 3º Período.

Graduação em Odontologia LESÕES FUNDAMENTAIS. Disciplina: Estomatologia 3º Período. Graduação em Odontologia LESÕES FUNDAMENTAIS Disciplina: Estomatologia 3º Período http://lucinei.wikispaces.com Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 LESÕES FUNDAMENTAIS São como as letras de um alfabeto

Leia mais

5 LESÕES DE MUCOSA MAIS FREQÜENTES NA CAVIDADE BUCAL

5 LESÕES DE MUCOSA MAIS FREQÜENTES NA CAVIDADE BUCAL Unidade 5 Módulo 7 5 LESÕES DE MUCOSA MAIS FREQÜENTES NA CAVIDADE BUCAL Os conteúdos disponibilizados a partir deste ponto vão abordar as lesões da mucosa bucal que acabam por alterar a sua coloração ou

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 2. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 2. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 2 Profª. Lívia Bahia Sífilis Agente Etiológico: Treponema pallidum Morfologicamente o Treponema pallidum é uma bactéria espiral fina

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO - Unesp Campus de Araçatuba CENTRO DE ONCOLOGIA BUCAL AULA DE ONCOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - Unesp Campus de Araçatuba CENTRO DE ONCOLOGIA BUCAL AULA DE ONCOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO - Unesp Campus de Araçatuba CENTRO DE ONCOLOGIA BUCAL AULA DE ONCOLOGIA DESENVOLVIMENTO DO TEMA ESQUEMA DIDÁTICO SOBRE CARCINOMA LESÕES/CONDIÇÕES

Leia mais

Nevo/nevus pigmentado (Nevo/nevus melanocítico):

Nevo/nevus pigmentado (Nevo/nevus melanocítico): Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE/ Cascavel-PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Nevo/nevus pigmentado (Nevo/nevus melanocítico): Definição: É um termo

Leia mais

Vírus DNA tumorais: PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) Testes inespecíficos:

Vírus DNA tumorais: PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) Testes inespecíficos: Vírus DNA tumorais: PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) Os vírus do papiloma humano são classificados na família Papillomaviridae, gênero Papilomavírus. São vírus envelopados, de simetria icosaédrica, com 72 capsômeros

Leia mais

Odontologia Regular. Patologia. MCA concursos - PAIXÃO PELO SEU FUTURO! Patologia Dermatomucosa

Odontologia Regular. Patologia. MCA concursos - PAIXÃO PELO SEU FUTURO! Patologia Dermatomucosa Odontologia Regular Patologia Patologia Dermatomucosa A felicidade é uma borboleta que, sempre que perseguida, parecerá inatingível; no entanto, se você for paciente, ela pode pousar no seu ombro. (Nathaniel

Leia mais

TUMORES DE PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃES E GATOS

TUMORES DE PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃES E GATOS TUMORES DE PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃES E GATOS Rafael Fighera Laboratório de Patologia Veterinária Hospital Veterinário Universitário Universidade Federal de Santa Maria INTRODUÇÃO AOS TUMORES DE

Leia mais

SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA AOS ANTIFÚNGICOS

SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA AOS ANTIFÚNGICOS SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA AOS ANTIFÚNGICOS ANTIFÚNGICOS Entende-se por antifúngico ou antimicótico a toda a substância que tem a capacidade de evitar o crescimento de alguns tipos de fungos ou inclusive

Leia mais

FLÁVIA SIROTHEAU CORRÊA PONTES*, HELDER ANTÔNIO REBELO PONTES*, CRISTIANE GUEDES FEITOSA**, NATHÁLIA RIBEIRO CUNHA**, LARISSA HABER JEHA** INTRODUÇÃO

FLÁVIA SIROTHEAU CORRÊA PONTES*, HELDER ANTÔNIO REBELO PONTES*, CRISTIANE GUEDES FEITOSA**, NATHÁLIA RIBEIRO CUNHA**, LARISSA HABER JEHA** INTRODUÇÃO Carcinoma epidermóide caso clínico FLÁVIA SIROTHEAU CORRÊA PONTES*, HELDER ANTÔNIO REBELO PONTES*, CRISTIANE GUEDES FEITOSA**, NATHÁLIA RIBEIRO CUNHA**, LARISSA HABER JEHA** RESUMO É apresentado um caso

Leia mais

Ordem dos Médicos Dentistas Porto - Programa de intervenção precoce no cancro oral Avaliação de candidatos

Ordem dos Médicos Dentistas Porto - Programa de intervenção precoce no cancro oral Avaliação de candidatos Esta prova tem a duração de 30 minutos Marque com V/F (verdade ou falso) na folha de resposta. O total das perguntas equivale a 20 valores. As respostas erradas descontam 25% do valor de cada resposta

Leia mais

Imagem da Semana: Fotografia

Imagem da Semana: Fotografia Imagem da Semana: Fotografia Imagem 01. Lesões nas palmas das mãos. Imagem 02. Lesões na superfície extensora do antebraço Imagem 03. Lesão em lábio inferior. Paciente do sexo feminino, 35 anos, casada,

Leia mais

Doenças gengivais induzidas por placa

Doenças gengivais induzidas por placa Doenças gengivais induzidas por placa Classificação (AAP 1999) Doenças Gengivais Induzidas por placa Não induzidas por placa MODIFICADA Associada só a placa Fatores sistêmicos Medicação Má nutrição Classificação

Leia mais

LÍNGUA GEOGRÁFICA. Organizadores: Erno Harzheim Milena Rodrigues Agostinho Natan Katz. Autores: Carlos Pilz Vinicius Coelho Carrard

LÍNGUA GEOGRÁFICA. Organizadores: Erno Harzheim Milena Rodrigues Agostinho Natan Katz. Autores: Carlos Pilz Vinicius Coelho Carrard LÍNGUA GEOGRÁFICA Organizadores: Erno Harzheim Milena Rodrigues Agostinho Natan Katz Autores: Carlos Pilz Vinicius Coelho Carrard LESÕES BENIGNAS DA LÍNGUA Parte 1 - Língua Geográfica Introdução Também

Leia mais

Cuidados da boca. Higiene da boca. Higiene da boca. Causas de xerostomia. Xerostomia. Importância dos cuidados à boca 23/06/2018

Cuidados da boca. Higiene da boca. Higiene da boca. Causas de xerostomia. Xerostomia. Importância dos cuidados à boca 23/06/2018 Importância dos cuidados à boca Cuidados da boca Cuidados Paliativos Ferraz Gonçalves As lesões da boca têm uma grande influência no bem-estar dos doentes com cancro avançado. Por isso, em particular nestes

Leia mais

PULPOPATIAS 30/08/2011

PULPOPATIAS 30/08/2011 Funções da polpa PULPOPATIAS Produtora Nutrição Sensorial Protetora Biologicamente, é a dentina que forma a maior parte do dente e mantém íntima relação com a polpa dental, da qual depende para sua formação

Leia mais

Introdução à Disciplina de Patologia Oral

Introdução à Disciplina de Patologia Oral Disciplina: Patologia Oral Introdução à Disciplina de Patologia Oral Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2º Semestre - 2012 Introdução à Disciplina de Patologia Bucal CONCEITOS Patologia - É o estudo

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 5. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 5. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 5 Profª. Lívia Bahia Vulvovaginites Manifestação inflamatória e/ou infecciosa do trato genital feminino inferior, ou seja, vulva, vagina

Leia mais

Capítulo 2 Aspectos Histológicos

Capítulo 2 Aspectos Histológicos 5 Capítulo 2 Aspectos Histológicos Alguns conceitos básicos sobre histologia humana, a caracterização dos tecidos, a regeneração e reparação dos mesmos em lesões e a cicatrização de feridas são aspectos

Leia mais

CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: DERMATOLOGIA PROFESSOR: ANA CECÍLIA ARRUDA, OLGA RIBEIRO E ROSSANA FISCHER PERÍODO: 6º ALUNO (A): N DE MATRÍCULA: -

CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: DERMATOLOGIA PROFESSOR: ANA CECÍLIA ARRUDA, OLGA RIBEIRO E ROSSANA FISCHER PERÍODO: 6º ALUNO (A): N DE MATRÍCULA: - CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: DERMATOLOGIA PROFESSOR: ANA CECÍLIA ARRUDA, OLGA RIBEIRO E ROSSANA FISCHER PERÍODO: 6º ALUNO (A): N DE MATRÍCULA: - GABARITO 1 D 2 E 3 A 4 D 5 A 6 B 7 C 8 D 9 E 10 C 11 E 12

Leia mais

Imagem da Semana: Fotografia

Imagem da Semana: Fotografia Imagem da Semana: Fotografia Figura 1: Fotografia da região extensora do cotovelo. Figura : Fotografia da região dorsal do tronco. Enunciado Paciente do sexo masculino, 55 anos, relata surgimento de lesões

Leia mais

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva Sala 01 Estomatologia, patologia e radiologia 08:00 15492 CONTAGEM DE AGNORS EM CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA ORAL DE USUÁRIOS DE CANNABIS SATIVA 08:30 15558 INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Leia mais

Especificidade das lesões dos membros inferiores

Especificidade das lesões dos membros inferiores Curso Avançado de Feridas Crónicas Especificidade das lesões dos membros LURDES FERREIRA DERMATOLOGISTA Unidade de Dermatologia Médico-Cirúrgica de Lisboa Ulcus - Centro de Estudos e Investigação em Feridas

Leia mais

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr.

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr. Cistos Odontogênicos Introdução Os cistos derivados dos tecidos odontogênicos são caracterizados como lesões de extraordinária variedade. O complexo desenvolvimento das estruturas dentárias é refletido

Leia mais

Tabela 1 - Manifestações clínicas da DC em pacientes pediátricos (adaptada de

Tabela 1 - Manifestações clínicas da DC em pacientes pediátricos (adaptada de 7- ANEXOS Manifestações secundárias à DC não tratada DC com sintomas clássicos Distensão abdominal Anorexia Diarreia crónica ou recorrente Falha de crescimento ou perda de peso Irritabilidade Perda de

Leia mais

CÂNCER DE BOCA E OROFARINGE

CÂNCER DE BOCA E OROFARINGE CÂNCER DE BOCA E OROFARINGE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR LOCAIS MAIS FREQUÊNTES DAS LESÕES PRECOCES Mashberg e Meyer LESÕES PRE- CANCEROSAS CAMPO DE CANCERIZAÇÃO FOCOS MÚLTIPLOS MAIOR PROBABILIDADE DE ALTERAÇÕES

Leia mais

DOENÇAS AUTO-IMUNES MUCOCUTÂNEAS

DOENÇAS AUTO-IMUNES MUCOCUTÂNEAS Curso: Graduação em Odontologia 4º e 5º Períodos Disciplina: Patologia Oral DOENÇAS AUTO-IMUNES MUCOCUTÂNEAS http://lucinei.wikispaces.com Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 DOENÇAS AUTO-IMUNES

Leia mais

Hermann Blumenau- Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Patologia Bucal. Prof. Patrícia Cé

Hermann Blumenau- Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Patologia Bucal. Prof. Patrícia Cé Hermann Blumenau- Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Patologia Bucal Prof. Patrícia Cé Patologia Conceito PATOLOGIA é o ramo da ciência que se ocupa das alterações sofridas pelo organismo

Leia mais

Atualização na candidíase de repetição Existem novas propostas de tratamento? Vera Fonseca

Atualização na candidíase de repetição Existem novas propostas de tratamento? Vera Fonseca TROCANDO IDÉIAS XX 16 e 17 de junho de 2016 Windsor Flórida Hotel - Rio de Janeiro - RJ Atualização na candidíase de repetição Existem novas propostas de tratamento? Vera Fonseca Conselheira do Conselho

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Módulo em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Tumores das Glândulas Salivares. Ubiranei Oliveira Silva

Universidade Federal do Ceará Módulo em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Tumores das Glândulas Salivares. Ubiranei Oliveira Silva Universidade Federal do Ceará Módulo em Cirurgia de Cabeça e Pescoço Tumores das Glândulas Salivares Ubiranei Oliveira Silva 1. INTRODUÇÃO Glândulas salivares maiores / menores Embriologicamente: Tubuloacinares

Leia mais

Disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva I Aula Etiologia de outros problemas de Saúde Pública

Disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva I Aula Etiologia de outros problemas de Saúde Pública Disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva I Aula Etiologia de outros problemas de Saúde Pública Porcentagem de pessoas com doença periodontal severa por faixa etária: 15-19 anos 1,3% 35-44 anos - 9,9%

Leia mais

Profª. Thais de A. Almeida

Profª. Thais de A. Almeida Profª. Thais de A. Almeida Acometimento inflamatório crônico do TGI Mulheres > homens Pacientes jovens (20-30 anos) Doença de Crohn Retocolite Ulcerativa Causa idiopática: Fatores genéticos; Resposta imunológica

Leia mais

Lesão pápulo-nodular pardacenta no ângulo da mandíbula.

Lesão pápulo-nodular pardacenta no ângulo da mandíbula. Lesão pápulo-nodular pardacenta no ângulo da mandíbula. Duas pequenas placas, uma na região geniana e outra na mandibular, ambas bem delimitadas e de tonalidade eritêmato-pardacentas. Placa no dorso da

Leia mais

HOSPITAL PEDIÁTRICO DAVID BERNARDINO

HOSPITAL PEDIÁTRICO DAVID BERNARDINO HOSPITAL PEDIÁTRICO DAVID BERNARDINO SESSÃO CLÍNICA CASO CLÍNICO DO SERVIÇO DE NEONATOLOGIA Luanda, Setembro de 2016 Anete Caetano Identificação Nome: J.A.M Idade: 13 dias (DN: 27/07/2016) Sexo: Masculino

Leia mais

Semiologia da. PELE e ANEXOS. Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto. Anatomia e Fisiologia.

Semiologia da. PELE e ANEXOS. Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto. Anatomia e Fisiologia. Semiologia da e ANEXOS Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto Anatomia e Fisiologia http://medifoco.com.br/pele-funcoes-e-lesoes-elementares/ 1 Melanina Hemoglobina Irrigação sangüínea Caroteno Bilirrubina...

Leia mais

10/6/2011. Histologia da Pele. Diagrama da Estrutura da Pele. Considerações Gerais. epiderme. derme

10/6/2011. Histologia da Pele. Diagrama da Estrutura da Pele. Considerações Gerais. epiderme. derme epiderme derme 10/6/2011 Histologia da Pele Considerações Gerais Maior órgão do corpo: 16% do peso total e 1,2 a 2,3 m 2 de superfície Composto por duas regiões: epiderme e derme Funções proteção: atrito,

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS. I. Pápulas Nódulos

DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS. I. Pápulas Nódulos DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS I. Pápulas Nódulos Profa. Dra. Cacilda da Silva Souza Disciplina de Dermatologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Nevo nevocelular Nevo nevocelular

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos Herpes Simples Lesões de membranas mucosas e pele, ao redor da cavidade oral (herpes orolabial vírus tipo 1) e da genitália

Leia mais

LÍNGUA 243 Língua superposta (dupla) ASPECTO LINGUAL Língua - Vermelho-viva.

LÍNGUA 243 Língua superposta (dupla) ASPECTO LINGUAL Língua - Vermelho-viva. LÍNGUA 243 Língua superposta (dupla) ASPECTO LINGUAL Língua - Vermelho-viva. Saburra - Branca e suja. A parte central é amarelo-clara; a parte inferior da língua apresenta-se edemaciada e levantada como

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Síndrome PAPA Versão de 2016 1. O QUE É A PAPA 1.1 O que é? O acrónimo PAPA significa Artrite Piogénica, Pioderma gangrenoso e Acne. É uma doença determinada

Leia mais

Limpeza de Pele Tissue

Limpeza de Pele Tissue Limpeza de Pele Tissue Introdução à Pele - REVISÃO Pele A pele é o maior órgão do corpo humano (representa quase 15% do peso de nosso corpo) e desempenha funções muito importantes, confira. Regula a perda

Leia mais

[DEMODICIOSE]

[DEMODICIOSE] [DEMODICIOSE] 2 Demodiciose É uma dermatose parasitária não contagiosa (ou seja, não há transmissão de um cão para o outro) muito comum da pele dos cães e um problema também reconhecido em gatos, embora

Leia mais

página: 204 Capítulo 10: Psoríase causas lesiones básicas procura índice imprimir última página vista anterior seguinte

página: 204 Capítulo 10: Psoríase causas lesiones básicas procura índice imprimir última página vista anterior seguinte Capítulo 10: Psoríase página: 204 Psoríase Aspectos clínicos página: 205 10.1 Aspectos clínicos Psoríase vulgar Forma eritematosa Psoríase muito extensa. Grandes placas confluentes, essencialmente eritematosas,

Leia mais

VIII - Doenças alérgicas

VIII - Doenças alérgicas VIII - Doenças alérgicas Douglas A. Rodrigues Jane Tomimori Marcos C. Floriano Sofia Mendonça SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros RODRIGUES, DA., et al. Atlas de dermatologia em povos indígenas

Leia mais

VITILIGO. Dra Thais Veloso

VITILIGO. Dra Thais Veloso VITILIGO Dra Thais Veloso www.vitiligo.med.br Impacto na qualidade de vida 50% dizem sofrer discriminação social VITILIGO COMO LIDAR? Dra Thaís Veloso COMO LIDAR COM O VITILIGO? Corpo e Mente Conhecer

Leia mais

Abordagem Sindrômica das DSTs. Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela

Abordagem Sindrômica das DSTs. Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela Abordagem Sindrômica das DSTs Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela Abordagem Sindrômica das DSTs Abordagem Sindrômica das DSTs Atendendo DSTs AIDS DSTs Abordagem Sindrômica: Úlceras genitais (sífilis, cancro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina

Leia mais

Patologia das Glândulas Salivares

Patologia das Glândulas Salivares Patologia das Glândulas Salivares Patologia das Glândulas Salivares Glândulas salivares Maiores: parótida, submandibular e sublingual. São bilaterais. Menores: são distribuídas por toda cavidade oral,

Leia mais

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL Por que a saúde bucal é tão importante? A falta de cuidados vai além da perda dos dentes. Ao longo dos anos, a higiene bucal vem sendo entendida como de importância

Leia mais

DISTÚRBIOS DAS PÁLPEBRAS

DISTÚRBIOS DAS PÁLPEBRAS DISTÚRBIO DAS PÁLPEBRAS SAÚDE DO ADULTO PROFª: FLÁVIA NUNES DISTÚRBIOS DAS PÁLPEBRAS As pálpebras são particularmente vulneráveis a infecções por estarem constantemente expostas aos objetos no ambiente,

Leia mais

Neoplasias de células melanocíticas

Neoplasias de células melanocíticas Neoplasias de células melanocíticas PATOLOGIA II Aula Prática nº10 O termo NEVO é normalmente usado na linguagem médica com dois significados: I - O mais comum refere-se à lesão cutânea resultante da hiperplasia

Leia mais

DISQUERATINIZAÇÕES FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA DISQUERATINIZAÇÕES 10/05/2018. Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele

DISQUERATINIZAÇÕES FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA DISQUERATINIZAÇÕES 10/05/2018. Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele DISQUERATINIZAÇÕES DISQUERATINIZAÇÕES PROFA.DRA. JULIANA PELOI VIDES Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele Seborreia Dermatose responsiva a vitamina A Hiperplasia da glândula

Leia mais

PRINCIPAIS CIRURGIAS NO PESCOÇO E BIÓPSIA DE LINFONODO

PRINCIPAIS CIRURGIAS NO PESCOÇO E BIÓPSIA DE LINFONODO PRINCIPAIS CIRURGIAS NO PESCOÇO E BIÓPSIA DE LINFONODO MEDICINA UFSC 4 A FASE SAÚDE DO ADULTO II PROF. GILBERTO VAZ TEIXEIRA 1 CIRURGIAS NO PESCOÇO 1. Tireoidectomia 2. Exérese de glândula salivar 3. Esvaziamento

Leia mais

1ª. PARTE CONHECIMENTOS GERAIS

1ª. PARTE CONHECIMENTOS GERAIS 1ª. PARTE CONHECIMENTOS GERAIS DENTISTA 01. O tempo de desaparecimento dos açúcares pode ser prolongado por diversos fatores, dentre eles: o fluxo salivar reduzido, as restaurações defeituosas, as cavidades

Leia mais

Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta

Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta Imagem 01. Endoscopia digestiva alta, evidenciando o esôfago. Paciente do sexo feminino, 19 anos, natural e procedente de Belo Horizonte, procurou atendimento

Leia mais

ÁCIDO FUSÍDICO. Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Creme Dermatológico 20mg/g

ÁCIDO FUSÍDICO. Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Creme Dermatológico 20mg/g ÁCIDO FUSÍDICO Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Creme Dermatológico 20mg/g I - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO ÁCIDO FUSÍDICO Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Creme dermatológico

Leia mais

Enfermidades Micóticas

Enfermidades Micóticas Enfermidades Micóticas Msc. Larissa Pickler Departamento de Medicina Veterinária Universidade Federal do Paraná Disciplina de Doenças das Aves Curitiba Paraná Brasil 2011 Enfermidades Micóticas Infecções

Leia mais

Deficiência de mevalonato quinase (MKD) (ou síndrome Hiper-IgD)

Deficiência de mevalonato quinase (MKD) (ou síndrome Hiper-IgD) www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Deficiência de mevalonato quinase (MKD) (ou síndrome Hiper-IgD) Versão de 2016 1. O QUE É A MKD 1.1 O que é? A deficiência de mevalonato quinase é uma doença

Leia mais

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda.

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda. Secretaria de Vigilância em Saúde Espectro clínico O período de incubação intrínseco, que ocorre no ser humano, é em média de 3 a 7 dias (podendo variar de 1 a 12 dias). O extrínseco, que ocorre no vetor,

Leia mais

R E S U D E R M A. dermanote.com.br 1 D E R M A N O T E

R E S U D E R M A. dermanote.com.br 1 D E R M A N O T E R E S U D E R M A dermanote.com.br 1 D E R M A N O T E Liquen plano 3 Gerais: 3 Etiologia e Patogênese 3 Manifestações clínicas 3 Variantes Clínicas 4 Formas especiais de LP/Erupção liquenóide 7 Transformação

Leia mais

Artrite Idiopática Juvenil

Artrite Idiopática Juvenil www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Artrite Idiopática Juvenil Versão de 2016 2. DIFERENTES TIPOS DE AIJ 2.1 Existem tipos diferentes da doença? Existem várias formas de AIJ. Distinguem-se principalmente

Leia mais

Diagnóstico Laboratorial de Infecções Virais. Profa. Claudia Vitral

Diagnóstico Laboratorial de Infecções Virais. Profa. Claudia Vitral Diagnóstico Laboratorial de Infecções Virais Profa. Claudia Vitral Importância do diagnóstico laboratorial virológico Determinar a etiologia e acompanhar o curso de uma infecção viral Avaliar a eficácia

Leia mais

Histologia 2 - Resumo de Cavidade Oral

Histologia 2 - Resumo de Cavidade Oral Histologia 2 - Resumo de Cavidade Oral - 2016-2 CAVIDADE ORAL FUNÇÕES Sensorial (paladar), mecânica (mastigação), lubrificação e digestão enzimática (secreção salivar), imunológica (tonsilas), canal para

Leia mais

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE CIRURGIÃO-DENTISTA

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE CIRURGIÃO-DENTISTA Caro Leitor, A equipe técnica do Concurseiro da Saúde empenha-se em desenvolver apostilas e materiais atualizados de acordo com as leis recentemente publicadas a fim de estar sempre em consonância com

Leia mais

GABARITO PROVA TEÓRICA QUESTÕES DISSERTATIVAS

GABARITO PROVA TEÓRICA QUESTÕES DISSERTATIVAS CONCURSO PARA TÍTULO DE ESPECIALISTA EM PATOLOGIA Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo SÃO PAULO/SP Departamento de Patologia, 1º andar, sala 1154 20 e 21 de MAIO DE 2016 GABARITO PROVA TEÓRICA

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

RESIDENCIA MÉDICA UFRJ

RESIDENCIA MÉDICA UFRJ 1. Homem 54 anos, em uso regular de diclofenaco sódico por dor lombar. Há 24h com náuseas, vômitos e soluços. Normocorado, hálito urêmico, pressão arterial (PA) = 140x72mmHg, frequência cardíaca (FC)=

Leia mais

(Reações de hipersensibilidade mediadas por células ou reações de hipersensibilidade tardia- DTH, Delayed-type hypersensitivity)

(Reações de hipersensibilidade mediadas por células ou reações de hipersensibilidade tardia- DTH, Delayed-type hypersensitivity) REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE TIPO IV (Reações de hipersensibilidade mediadas por células ou reações de hipersensibilidade tardia- DTH, Delayed-type hypersensitivity) REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE TARDIA

Leia mais

Classe Nematoda. Ascaridíase

Classe Nematoda. Ascaridíase Classe Nematoda - Os parasitos pertencentes a essa classe possuem características em comum, como: - São pseudocelomados; - Possuem sistema digestório completo; - Alguns são geo-helmintos (verdadeiros),

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ODONTOPEDIATRIA

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ODONTOPEDIATRIA 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ODONTOPEDIATRIA 21. Normalmente, quando ocorre falha no processo de diferenciação dos odontoblastos, o resultado é: a) Amelogênese imperfeita do tipo hipoplásico. b)

Leia mais

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi

Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Qualificar Centro de Estudos Técnicos de Formação em Saúde Curso Técnico em Saúde Bucal Disciplina de Microbiologia Reino Fungi Professor: Bruno Aleixo Venturi O que são os fungos? Os fungos são micro-organismos

Leia mais

PROPEDÊUTICA DERMATOLÓGICA: LESÕES ELEMENTARES QUADRO 1: MÁCULAS E MANCHAS (NÃO-PALPÁVEIS)

PROPEDÊUTICA DERMATOLÓGICA: LESÕES ELEMENTARES QUADRO 1: MÁCULAS E MANCHAS (NÃO-PALPÁVEIS) PROPEDÊUTICA DERMATOLÓGICA: LESÕES ELEMENTARES QUADRO 1: MÁCULAS E MANCHAS (NÃO-PALPÁVEIS) NÃO-PALPAVEIS MÁCULA OU MANCHAS: Área circunscrita, NÃO-PALPÁVEL, sem elevação ou depressão em relação à pele

Leia mais

UNIPAC. Universidade Presidente Antônio Carlos. Faculdade de Medicina de Juiz de Fora PATOLOGIA GERAL. Prof. Dr. Pietro Mainenti

UNIPAC. Universidade Presidente Antônio Carlos. Faculdade de Medicina de Juiz de Fora PATOLOGIA GERAL. Prof. Dr. Pietro Mainenti UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos Faculdade de Medicina de Juiz de Fora PATOLOGIA GERAL Prof. Dr. Pietro Mainenti Disciplina: Patologia Geral I II V conceitos básicos alterações celulares e

Leia mais

Salão UFRGS 2015: SIC - XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS

Salão UFRGS 2015: SIC - XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS Evento Salão UFRGS 2015: SIC - XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS Ano 2015 Local Título Autor Orientador Porto Alegre - RS AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE BUCAL DOS PACIENTES COM LEUCOPLASIA ATENDIDOS

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica E ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

Key words: Mouth Neoplasms; Oral Medicine; Head and Neck Neoplasms.

Key words: Mouth Neoplasms; Oral Medicine; Head and Neck Neoplasms. Artigo de Revisão Lesões potencialmente malignas da cavidade oral: revisão da literatura Potencially malignant oral lesions: literature review Adriana Torres da Silva 1 Sérgio Edriane Rezende 2 Resumo

Leia mais

tumores de pele não melanoma C I R U R G I A D E C A B E Ç A E P E S C O Ç O HU WC

tumores de pele não melanoma C I R U R G I A D E C A B E Ç A E P E S C O Ç O HU WC tumores de pele não melanoma SELINALDO AMORIM BEZERRA C I R U R G I A D E C A B E Ç A E P E S C O Ç O HU WC 2 0 1 0 Orlando Parise e col. Diagnóstico e Tratamento Câncer de Cabeça e Pescoço São Paulo:

Leia mais

VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO

VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO Sorria! VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO A BOCA O cuidado com a saúde de nossa boca é fundamental para a saúde de todo o nosso organismo. Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética. Se não cuidarmos adequadamente

Leia mais

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS)

Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) Versão de 2016 1. O QUE É A CAPS 1.1 O que é? A Síndrome Periódica Associada à Criopirina (CAPS) compreende

Leia mais

Fundamentos de Saúde SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Fundamentos de Saúde SISTEMAS DO CORPO HUMANO Fundamentos de Saúde 1º bimestre/2012 SISTEMAS DO CORPO HUMANO Escola Técnica - MÚLTIPLA Estrutura do tegumento (pele). O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas,

Leia mais

Verutex B (Ácido fusídicol + Valerato de betametasona) LEO PHARMA LTDA creme 20 mg/g + 1,0 mg/g

Verutex B (Ácido fusídicol + Valerato de betametasona) LEO PHARMA LTDA creme 20 mg/g + 1,0 mg/g Verutex B (Ácido fusídicol + Valerato de betametasona) LEO PHARMA LTDA creme 20 mg/g + 1,0 mg/g Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder à sua leitura antes de utilizar o medicamento. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO À PATOLOGIA GERAL

INTRODUÇÃO À PATOLOGIA GERAL Cursos de Graduação em Farmácia e Enfermagem 3 o Período Disciplina: Patologia Geral INTRODUÇÃO À PATOLOGIA GERAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2014 DISCIPLINA DE

Leia mais

ÁCIDO FUSÍDICO + VALERATO DE BETAMETASONA EMS S/A CREME. 20 mg/g + 1 mg/g

ÁCIDO FUSÍDICO + VALERATO DE BETAMETASONA EMS S/A CREME. 20 mg/g + 1 mg/g ÁCIDO FUSÍDICO + VALERATO DE BETAMETASONA EMS S/A CREME 20 mg/g + 1 mg/g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ácido fusídico + valerato de betametasona Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES

Leia mais