Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3"

Transcrição

1 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Aproveita o início deste período para fazeres um balanço do teu comportamento e dos teus resultados escolares no 1º Período. Identifica as áreas em que precisas melhorar e partilha as tuas dificuldades com os teus pais ou professores.

2 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 2/3 Lembra-te que, se foste capaz de ter bons resultados a algumas disciplinas, com trabalho e empenho vais ser capaz de ter bons resultados em todas.

3 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 3/3 Se os teus resultados escolares estão aquém das tuas expectativas, lembra-te que faltam 2 períodos letivos. Com esforço e trabalho, ainda tudo é possível.

4 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Inicio do 2º período Dica 1/3 Constrói um cronograma para o período ou adapta o que utilizaste no período anterior. Aponta nele todas as datas em que tens testes ou trabalhos para apresentar. Cola o cronograma na porta do frigorífico, para que todos o possam consultar.

5 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Inicio do 2º período Dica 2/3 Estamos no início do 2º período. Se quiseres és capaz de melhorar todos os teus resultados. Agora que identificaste as disciplinas em que tiveste mais dificuldades, define quais as que requerem mais esforço e dedicação durante este período.

6 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Inicio do 2º período Dica 3/3 Não te esqueças da importância de manteres organizados os teus cadernos diários. Lembra-te como são úteis no momento de estudares para os testes. Se não os tiveste organizados durante o 1º período, esta é uma boa altura para o começares a fazer.

7 Janeiro Balanço e Resultados Escolares A importância de esclarecer as duvidas Dica 1/3 A escola é um lugar para aprender. Se tu e os teus colegas soubessem as matérias que os professores ensinam pela primeira vez, não precisavam de ir à escola. Ter dúvidas é normal. Não ter vergonha de as expor ao professor é sinal de inteligência. Sempre que tiveres dúvidas, pede ao teu professor para as esclarecer.

8 Janeiro Balanço e Resultados Escolares A importância de esclarecer as duvidas Dica 2/3 Não deixes que a vergonha e insegurança tomem conta de ti. Expõe as tuas dúvidas com firmeza e mostra ao professor que estás interessado em aprender a matéria. Lembra- - te que qualquer aluno tem o direito de aproveitar ao máximo a aula e esclarecer com o professor qualquer assunto que não tenha compreendido bem.

9 Janeiro Balanço e Resultados Escolares A importância de esclarecer as duvidas Dica 3/3 Se os teus colegas tiverem a mania de gozar com quem expõe as dúvidas ao professor, ignora. Ignorar é uma boa forma de lhes mostrar que não te importas com os comentários deles e de os fazer desistir.

10 Fevereiro Dicas Para Estudo Eficaz Método de Estudo Dica 1/4 Quando estiveres a estudar uma matéria nova, começa por fazer uma leitura rápida e pouco profunda. Faz depois uma nova leitura mais atenta, por partes ou subtítulos. A segunda vez que leres, procura compreender o texto, coloca questões.

11 Fevereiro Dicas Para Estudo Eficaz Método de Estudo Dica 2/4 Sublinha as ideias principais. Sublinha e destaca a cores diferentes e com formas diferentes: os títulos, subtítulos, as palavras-chave, as palavras novas, as classificações, dados a memorizar (datas, nomes, acontecimentos), etc.

12 Fevereiro Dicas Para Estudo Eficaz Método de Estudo Dica 3/4 Depois da leitura é importante organizar o conhecimento e estabelecer ligações entre os diferentes assuntos. Faz um esquema resumo e sintético, apresentando apenas o essencial.

13 Fevereiro Dicas Para Estudo Eficaz Método de estudo Dica 4/4 Elabora resumos com as tuas as próprias palavras, utilizando um caderno de apontamentos ou fichas. O resumo deve seguir a ordem das diferentes partes que compõem o tema, ser completo (depois de o escrever confirmar que tem toda a informação necessária), sintético (deve ter uma menor dimensão do que o texto original e condensar a informação) e ter significado próprio (deve ter sentido e ser compreendido por quem o escreve, tu!).

14 Fevereiro Dicas Para Estudo Eficaz Trabalho de Pesquisa Dica 1/3 Quando tiveres de realizar um trabalho de pesquisa a uma disciplina, começa por fazer uma planificação. Define o objetivo e tema do trabalho e faz um esquema por tópicos das questões que tens de abordar. Depois, define a lista de fontes de informação que vais consultar e o tempo de execução do trabalho, de acordo com a data de entrega estabelecida.

15 Fevereiro Dicas Para Estudo Eficaz Trabalho de Pesquisa Dica 2/3 Na realização de um trabalho é muito importante que tenhas cuidado na redação do texto. Lembra-te que a linguagem deve ser clara, coerente e com vocabulário adequado.

16 Fevereiro Dicas Para Estudo Eficaz Trabalho de Pesquisa Dica 3/3 Na apresentação de um trabalho há coisas que nunca deves fazer: apresentar fotocópias de livros ou páginas da internet, copiar textos de um livro mesmo que cortes alguns parágrafos, transcrever um conjunto de dados ou citações e escrever, mesmo que com palavras tuas, o que não entenderes.

17 Março Dicas Para Momentos de Avaliação Preparar a realização de avaliações Dica 1/3 O primeiro passo para preparares uma avaliação é não te esqueceres de anotar a data do teste. Antes de começares a estudar, confere sempre a matéria que vai sair. Se tiveres dúvidas, pergunta ao professor.

18 Março Dicas Para Momento De Avaliaçao Preparar a realização de avaliações Dica 2/3 Quando estás a preparar uma avaliação deves dividir a matéria por unidades e planear as sessões de estudo (estabelecer objetivos concretos: quantas páginas, quantos exercícios, etc., pelos dias disponíveis). Certifica-te sempre que tens todo o material necessário para o estudo (caderno da disciplina, apontamentos, livro de apoio, textos de apoio, outros testes realizados )

19 Março Dicas Para Momento De Avaliaçao Preparar a realização de avaliações Dica 3/3 Dependendo da disciplina em que vais ter teste, decide estratégias de estudo: leitura e elaboração de resumos, elaboração de esquemas da matéria, memorizar a informação por repetição, identificar algumas mnemónicas, realizar exercícios. No final, elabora questões ou problemas que possam sair no teste e tenta resolvê-los.

20 Março Dicas Para Momentos de Avaliação Os Momentos de Avaliação Dica 1/4 Durante o teste, lê sempre com atenção as questões colocadas antes de começares a responder. Depois, distribui o tempo disponível pelas questões, tendo em conta o grau de dificuldade, o valor de cada questão, etc.

21 Março Dicas Para Momentos de Avaliação Os Momentos de Avaliação Dica 2/4 Durante o teste, pensa no que é pedido em cada pergunta e planeia a resposta antes de a escreveres.

22 Março Dicas Para Momentos de Avaliação Os Momentos de Avaliação Dica 3/4 Se bloqueares numa pergunta, passa a outra e voltas à primeira mais tarde. Não percas tempo.

23 Março Dicas Para Momentos de Avaliação Os Momentos de Avaliação Dica 4/4 Revê as respostas antes de entregar o teste, tendo atenção: à clareza do texto que escreveste, aos erros ortográficos e construção gramatical.

24 Março Dicas Para Momentos de Avaliação Avaliar Resultados Dica 1/2 Quando recebes as notas dos testes, deves sempre ficar orgulhoso dos teus resultados positivos, já que eles significam que te esforçaste para alcançar um objetivo. Se o resultado não for o que esperavas, pensa que se te esforçares mais da próxima vez vais, com certeza, alcançar o sucesso.

25 Março Dicas Para Momentos de Avaliação Avaliar Resultados Dica 2/2 Lembra-te que o momento de correção do teste na aula é muito importante. Fica atento na revisão. Analisa o que correu mal (respondeste de forma errada ou incompleta porque não leste bem a pergunta? Porque não entendeste? Porque não identificaste os elementos importantes para dares a resposta? Porque não sabias? Porque não tiveste tempo?) e tenta fazer diferente da próxima vez.

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Aproveita o início deste período para fazeres um balanço do teu comportamento e dos teus resultados escolares no 1º Período.

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Cadernos Diários Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Cadernos Diários Dica 1/3 Cadernos Diários Dica 1/3 O caderno diário é um instrumento de trabalho precioso. É nele que organizas o teu dia-a-dia em cada disciplina. Lembra-te da importância de o teres sempre organizado. Na capa

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Define Prioridades Dica 1/2

Dicas EPIS ALUNOS. Define Prioridades Dica 1/2 ABRIL Reta Final Define Prioridades Dica 1/2 Aproveita o início deste período para fazer um balanço acerca dos resultados do ano. Identifica o que correu menos bem até aqui e tenta encontrar estratégias

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. A Importância do Sono Dica 1/2

Dicas EPIS ALUNOS. A Importância do Sono Dica 1/2 SETEMBRO Regresso às Aulas A Importância do Sono Dica 1/2 Agora que as férias estão a acabar, é importante que tenhas um ritmo de sono adequado. Deves dormir entre 7 e 8 horas por noite. A falta de horas

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

Gabinete de Intervenção Social

Gabinete de Intervenção Social AGRUPAMENT DE ESCLAS PE. JÃ CELH CABANITA Gabinete de Intervenção Social Conselhos úteis para Encarregados de Educação e alunos na preparação das Provas Finais Calendário de Exames Nacionais de 2014 Introdução

Leia mais

Como estudar a partir de textos?

Como estudar a partir de textos? Como estudar a partir de textos? Existem vários tipos de textos informativos: Estruturas-tipo dos textos informativos Conteúdos É um tipo de texto que fornece informações Descrição específicas sobre qualidades

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 3 a. Série Data: / /2017 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

Competências em Literacia da Informação. Saber usar a informação de forma eficaz Como fazer um resumo

Competências em Literacia da Informação. Saber usar a informação de forma eficaz Como fazer um resumo Competências em Literacia da Informação Saber usar a informação de forma eficaz Como fazer um resumo Ana Isabel Roxo 2012 Estudar um tema Principais dificuldades: Saber como planear a realização da tarefa

Leia mais

Como Elaborar um Relato de Pesquisa

Como Elaborar um Relato de Pesquisa Como Elaborar um Relato de Pesquisa A ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Introdução = Qual o problema estudado? Metodologia = Como o problema foi estudado? Resultados = Que foi encontrado? Discussão =

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2017 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2017 Professor: Joelson e Mayra Nota: (valor: 2,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você não

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2016 Professores: Adriana, Fabiana e Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES Nome: Nº 3 a. Série Data: / /2017 Professore: Nelson Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Trabalho escrito de Educação Física

Trabalho escrito de Educação Física Trabalho escrito de Tema: Dança - O que é dançar? Subtema: Escolha de uma dança tradicional: - Nome da dança; - Enquadramento histórico e local da dança; - Descrição da coreografia; Data de entrega do

Leia mais

PREPARA-TE PARA OS EXAMES. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo

PREPARA-TE PARA OS EXAMES. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo PREPARA-TE PARA OS EXAMES 2012-2013 Coordenadora: Catarina Azevedo Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESTOU A ESTUDAR COMO DEVO?... 3 3. A MOTIVAÇÃO... 4 4. A EQUAÇÃO DO SUCESSO... 4 5. ONDE E QUANDO ESTUDAR?...

Leia mais

HÁBITOS DE ESTUDO 2014

HÁBITOS DE ESTUDO 2014 HÁBITOS DE ESTUDO 2014 ESTUDAR "Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para

Leia mais

TÉCNICA S. para um estudo eficaz

TÉCNICA S. para um estudo eficaz TÉCNICA S para um estudo eficaz Planeamento e organização do estudo O aluno capaz de estabelecer horários adequados e de organizar os seus estudos obterá melhores resultados escolares, terá tempo para

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. ISIDORO DE SOUSA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESPANHOL. Domínios

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. ISIDORO DE SOUSA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESPANHOL. Domínios Ano letivo 2012/2013 3º- ciclo 1 2 3 Domínios Afetivo Cognitivo Tem uma atitude negativa em relação à aprendizagem; Mostra-se desatento: não abre o livro, não copia apontamentos; Não faz, habitualmente,

Leia mais

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo Preencha este horário segundo a distribuição de tempo que você tem a intenção de fazer: Pinte de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinte

Leia mais

Para fazeres um trabalho de pesquisa, há 6 etapas a percorrer:

Para fazeres um trabalho de pesquisa, há 6 etapas a percorrer: ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Aluno(s) Professor Disciplina Realização do trabalho Início Fim Apresentação do trabalho Data Tempo Entrega do trabalho Data Público-alvo Turma/Ano Para fazeres um trabalho de

Leia mais

Recomendações para a Prova Final de Português 9º Ano. 20 de junho 2013

Recomendações para a Prova Final de Português 9º Ano. 20 de junho 2013 Recomendações para a Prova Final de Português 9º Ano 20 de junho 2013 Antes da Prova Tens de estar na Escola 30 minutos antes do início da prova - às 13:30 horas (o ideal é chegares um pouco antes - às

Leia mais

COMO TIRAR APONTAMENTOS

COMO TIRAR APONTAMENTOS COMO TIRAR APONTAMENTOS Transcrições Esquemas Resumo Abreviaturas COMO TIRAR APONTAMENTOS Apontamentos É um processo que facilita : a captação e a retenção da matéria Quando se escreve: aprende-se melhor

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE - 2016 Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2016 Professor(a): Joelson / Gilmar Nota: (Valor: 1,0) A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

de reteruma informação parautilizaçãoposterior.

de reteruma informação parautilizaçãoposterior. Venham lá os exames A memorização é o acto de reteruma informação parautilizaçãoposterior. devezenquandario.blogspot.com Memorizar é diferente de decorar. Pode-se decorar uma informação, mas, se não se

Leia mais

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo!

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! O objetivo é dar-te a conhecer as ferramentas necessárias para que possas tirares

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: (valor 1,0) 1 o.bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma entrevista para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA Nome: Nº 9º Data: / /2015 Professores: Belisa, Natália e Willian Nota: A - Introdução Neste ano, sua média final foi inferior a 6,0, o que revela

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 8º ano Data: / /2016 Professor: Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

O verbo estudar implica em usar a inteligência para aprender, guardar na memória, decorar, memorizar, pensar sobre (algo), meditar e refletir.

O verbo estudar implica em usar a inteligência para aprender, guardar na memória, decorar, memorizar, pensar sobre (algo), meditar e refletir. ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO PARCIAL 1º TRIMESTRE 2016 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Iniciamos o ano letivo aprendendo que é necessário adquirir o hábito de estudar e praticar o que já

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2017 Professores: Fabiana, Nelson e Sergio Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 2º bimestre A - Introdução Neste semestre, sua

Leia mais

Dicas do livro Como gerenciar s, David Brake

Dicas do livro Como gerenciar  s, David Brake Dicas do livro Como gerenciar e-mails, David Brake Etiqueta na rede O e-mail é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 9º ano Data: / /2017 Professor: Fabiana, Mayra e Gilmar Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você

Leia mais

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor A seguir são propostos alguns procedimentos que, caso sejam exercitados cotidianamente, podem ser muito eficientes para o desenvolvimento

Leia mais

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL índice 1. Causas do insucesso 2. Boas práticas parentais 3. Criar uma rotina de estudo 4. Gestão do tempo de estudo 5. Regras na planificação do estudo 6. Regras para

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2016 Professor: Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação.

Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. PLANIFICAR o trabalho LOCALIZAR a melhor informação USAR com eficácia a informação AUTO-AVALIAR o trabalho PLANIFICAR: 1ª parte, o que pretendo?

Leia mais

Guião de pesquisa de. informação

Guião de pesquisa de. informação Volume 2 LITERACIA DE INFORMAÇÃO Guião de pesquisa de informação PLUS 1 Guião de pesquisa de informação. Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. PLANIFICAR o trabalho LOCALIZAR

Leia mais

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina

Leia mais

Neste guia encontras dicas práticas para te apoiar na preparação do teu papel, em cada uma das fases do processo:

Neste guia encontras dicas práticas para te apoiar na preparação do teu papel, em cada uma das fases do processo: GUIA PARA O MENTOR Estás preparado para iniciar o processo de Reverse Mentoring como mentor? Neste guia encontras dicas práticas para te apoiar na preparação do teu papel, em cada uma das fases do processo:

Leia mais

Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio Modalidade Presencial

Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio Modalidade Presencial Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio 1. Objetivos/Habilidades: Conhecer a estrutura e a organização do tipo textual que será cobrado no processo de avaliação do Ensino

Leia mais

Seis estratégias para uma aprendizagem eficiente

Seis estratégias para uma aprendizagem eficiente PRÁTICA DISTRIBUÍDA Seis estratégias para uma aprendizagem eficiente Todas estas estratégias têm por base evidências da literatura de psicologia cognitiva. Para cada estratégia explicaremos como a aplicar,

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre Nome: Nº 7º ano Data: / / 2017 Professor: Joelson e Mayra Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção/correção da prova) 3º

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

Guião de pesquisa Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação

Guião de pesquisa Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação Guião de pesquisa Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação Agrupamento de Escolas de Quinta da Lomba Escola Básica 2,3 de Quinta da Lomba Biblioteca Escolar PLANIFICAR o trabalho

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 8º ano Data: / /2016 Professor: Piero/Thales 1º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1 a. Série Data: / / Professores: Fabiana, Adriana, Nelson Nota: (valor: 1,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você

Leia mais

QUESTIONÁRIO 1º CICLO

QUESTIONÁRIO 1º CICLO QUESTIONÁRIO 1º CICLO Numeração do Questionário Caro(a) aluno(a) Venho convidar-te a participar num estudo sobre Gestão de tempo e Desempenho escolar no Ensino Básico. Peço-te por este motivo, que respondas

Leia mais

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano.

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano. GUIA PARA PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO Quando todo o trabalho experimental já estiver descrito no seu caderno de pesquisa, resta apresentar o experimento e seus resultados na forma de um relatório. Um engenheiro

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA EVITAR FALTAR ÀS AULAS Sua presença é fundamental para a aprendizagem DESPERTAR MAIS CEDO Aluno bem alimentado e disposto aprende muito mais SER PONTUAL O início das

Leia mais

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA OBJETIVO DA AULA AULA 3 O PROJETO E O ARTIGO PARTE 1 TEMA DE PESQUISA, FONTES E FICHAMENTO Objetivo Geral Auxiliar o aluno na elaboração

Leia mais

Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio Modalidade Presencial

Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio Modalidade Presencial Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio 1. Objetivos/Habilidades: Conhecer a estrutura e a organização do tipo textual que será cobrado no processo de avaliação do Ensino

Leia mais

Língua Portuguesa. Teste Intermédio de Língua Portuguesa. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade

Língua Portuguesa. Teste Intermédio de Língua Portuguesa. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade Teste Intermédio de Língua Portuguesa Caderno 1 Teste Intermédio Língua Portuguesa 2.º Ano de Escolaridade Duração do Teste: 45 min (Caderno 1) + 30 min (pausa) + 45 min (Caderno 2) 03.06.2011 Nome do

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2015 Professor(a): Gabriela/ Thales Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

DICAS PARA VENCERES NOS EXAMES

DICAS PARA VENCERES NOS EXAMES DICAS PARA VENCERES NOS EXAMES Inúmeros desafios nos põem à prova importa planear e preparar estes momentos para que nos sintamos capazes de os vencer. Cada aluno é um ser único, com métodos, estratégias

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HiSTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2015 Professor: Gabriela/ Thales Nota: (valor: 1,0) 2º semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Atividades. Semana: 27/09/2010 a 01/10/2010

Atividades. Semana: 27/09/2010 a 01/10/2010 Semana: 27/09/2010 a 01/10/2010 Atividades Correção do simulado Orientações de História para tarefa Trabalho de Ciências para o dia 08/10, valor: 10,0. Fazer o desenho das fases da metamorfose do sapo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2015 Professora: Fernanda/Gabriela Nota: (valor: 2,0) FINAL Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 15 / 3 / 2019 TEXTO1 DICAS DE ESTUDO Como realizar uma boa prova? É chegada a hora das provas.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre Nome: Nº 8º ano Data: / /2017 Professor: Hellen, Maicon e Gilmar Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção/correção da prova)

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ano

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ano ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ano Nome: Nº 7º ano Data: / / 2015 Professor: Olga / Joelson Nota: (valor: 1,0 ) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1ª série Data: / / 2016 Professor: Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: //2017 Professor: Fernanda/ Iuri 1º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

TRABALHO ESCRITO RASCUNHO

TRABALHO ESCRITO RASCUNHO TRABALHO ESCRITO RASCUNHO A redacção do rascunho permite-te escrever ao sabor das ideias sem te preocupares com o estilo e a correcção ortográfica. Não deves, no entanto, perder o fio condutor. Se escreveres

Leia mais

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A Projeto Os Sentidos da Leitura Ano/Turma AEFGA Projeto Os Sentidos da Leitura Círculos de Leitura A ideia subjacente aos CL é organizar a aula de modo a ter pequenos

Leia mais

Um Guia para Elaborar Boas Apresentações. Profº:Ricardo Leal Lozano MSc

Um Guia para Elaborar Boas Apresentações. Profº:Ricardo Leal Lozano MSc Um Guia para Elaborar Boas Apresentações Profº:Ricardo Leal Lozano MSc 1. Introdução OS DEZ ERROS DE UMA APRESENTAÇÃO RUIM 1. Proposta ou objetivo confuso 2. Informações demais 3. Escrever para os olhos

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica

Métodos de Estudo & Investigação Científica medir é saber! Existe um Ensino que tem por objecto separar os que se destinam a saber e governar dos que se destinam a ignorar e obedecer! ( in Filix) MÉTODOS DE ESTUDO Plano Analítico - MEIC 1. Introdução:

Leia mais

SUGESTÕES PARA REVISÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO

SUGESTÕES PARA REVISÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO SUGESTÕES PARA REVISÃO DOS HÁBITOS DE ESTUDO 1. O que é estudo Estudo é trabalho intelectual sistemático que visa primeiramente à construção de conhecimentos. Apropriar-se de uma informação tornando-a

Leia mais

Metodologia de Pesquisa e Redação Científica

Metodologia de Pesquisa e Redação Científica Metodologia de Pesquisa e Redação Científica Prof. Dr. Roberto Cayetano Lotero E-mail: roberto.lotero@gmail.com Telefone: 35767147 Centro de Engenharias e Ciências Exatas Foz do Iguaçu Foz do Iguaçu -

Leia mais

Como começar a estudar depois de todo mundo

Como começar a estudar depois de todo mundo Como começar a estudar depois de todo mundo Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. E aí, vestibulando?

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2015 Professores: Adriana, Fabiana, Nelson Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 4º bimestre A - Introdução Neste semestre,

Leia mais

COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR. 1 - Introdução. 2 - Consulta às provas antigas. 3 - Criando um roteiro de estudos. 4 - Resumir as matérias

COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR. 1 - Introdução. 2 - Consulta às provas antigas. 3 - Criando um roteiro de estudos. 4 - Resumir as matérias COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR 1 - Introdução 2 - Consulta às provas antigas 3 - Criando um roteiro de estudos 4 - Resumir as matérias 5 - Cronometrar o tempo de estudo 6 - Conclusão 7 - Sobre a FUMEC

Leia mais

O meu horário de estudo

O meu horário de estudo www.livrosdefisica-jc.com.br O meu horário de estudo Preenche este horário segundo a distribuição de tempo que tencionas fazer: Pinta de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinta de cor de laranja o tempo

Leia mais

Como fazer um Relatório?

Como fazer um Relatório? Como fazer um Relatório? C A R L O S C U P E T O D E P A R T A M E N T O D E G E O C I Ê N C I A S N O V E M B R O D E 2 0 1 3 Como fazer um Relatório? Escrever relatórios é uma tarefa que vos vai acompanhar

Leia mais

HISTÓRIA Profº Maurício POETA

HISTÓRIA Profº Maurício POETA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PADRONIZAÇÃO DOS TRABALHOS ESCOLARES. Este manual tem por objetivo orientar a produção dos trabalhos escolares feitos pelos alunos da Escola Estadual Poeta Domingos Bauer Leite,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4º bimestre Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2017 Professores: Fabiana, Nelson, Sergio Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 4º bimestre A - Introdução Neste semestre, sua

Leia mais

Comentários dos colegas e do professor

Comentários dos colegas e do professor Comentários dos colegas e do professor Fazendo comentários para os alunos Fazer comentários aprimora os resultados dos alunos ao enfatizar o progresso em vez da dificuldade. Com um comentário sobre o progresso,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 8º ano Data: / /2017 Professor: Piero/Thales 1º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os

Leia mais

SIGNIFICADOS DOS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES. Como fazer

SIGNIFICADOS DOS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES. Como fazer SIGNIFICADOS DOS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES Como fazer Biblioteca 2017 Os verbos usados nas questões correspondem a objetivos cognitivos de diversos graus de complexidade. Conhecer o significado desses

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM REDE SAGRADO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA DE UBÁ ANO 2014 ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM Esses procedimentos são entendidos como um conjunto de ações ordenadas, orientadas para a realização

Leia mais

Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação

Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Biblioteca da Escola Secundária

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 8º ano. Data: / /2017 Professor: Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 1ºbimestre.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 8º ano. Data: / /2017 Professor: Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 1ºbimestre. ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 8º ano Data: / /2017 Professor: Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre) 1ºbimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você não

Leia mais

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS?

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? Você sente que está patinando em seu conhecimento de inglês? Essa sensação é bastante comum. Na verdade, no começo do curso sentimos que estamos tendo

Leia mais

Colégio Santa Catarina. Juiz de Fora - MG. - Estude, procurando compreender o assunto. Estudar não é decorar e sim compreender.

Colégio Santa Catarina. Juiz de Fora - MG. - Estude, procurando compreender o assunto. Estudar não é decorar e sim compreender. Colégio Santa Catarina Juiz de Fora - MG DICAS PARA ESTUDAR PORTUGUÊS - Estude, procurando compreender o assunto. Estudar não é decorar e sim compreender. - Faça pesquisa: Não anote nada em folhas soltas.

Leia mais

MASTERCLASS WORKB O O K

MASTERCLASS WORKB O O K MASTERCLASS WORKB O O K 01 COMO USUFRUIR DESTA MASTERCLASS Antes de começares, temos algumas recomendações para que tires o melhor partido desta experiência. ALGUMAS DICAS Para receberes o maior valor

Leia mais

Como começar? De que vou tratar? Qual o tema? Mesmo que o tema seja geral, procura dividi-lo em Subtemas. Aves? Peixes? Mamíferos? Repteis?

Como começar? De que vou tratar? Qual o tema? Mesmo que o tema seja geral, procura dividi-lo em Subtemas. Aves? Peixes? Mamíferos? Repteis? BE Martim de Freitas, maio 2012 Como começar? De que vou tratar? Qual o tema? Ex: Animais Mesmo que o tema seja geral, procura dividi-lo em Subtemas Que classe? Aves? Peixes? Mamíferos? Repteis? Ex. Aves:

Leia mais

PISTAS PARA UM ESTUDO COM SUCESSO à vossa maneira 1 1

PISTAS PARA UM ESTUDO COM SUCESSO à vossa maneira 1 1 PISTAS PARA UM ESTUDO COM SUCESSO à vossa maneira 1 1 # MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Eu consigo, 2 2 # MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM importância de diferentes tipos de motivação intrínseca extrínseca

Leia mais

NETIQUETAS EM 4 PASSOS

NETIQUETAS EM 4 PASSOS EM 4 PASSOS No ambiente virtual, assim como em nossa rotina diária, é preciso seguir uma série de boas condutas para vivermos de forma harmoniosa em sociedade. Ao contrário do que muita gente diz, a internet

Leia mais

Saiba por onde começar e aproveite seu curso! Confira a nossa proposta de plano de estudos. Pode segui-la ou explorar a escola virtual do seu jeito.

Saiba por onde começar e aproveite seu curso! Confira a nossa proposta de plano de estudos. Pode segui-la ou explorar a escola virtual do seu jeito. Saiba por onde começar e aproveite seu curso! Confira a nossa proposta de plano de estudos. Pode segui-la ou explorar a escola virtual do seu jeito. Não esqueça que pode contar com o apoio dos nossos professores

Leia mais

Cursos de Língua ICoN

Cursos de Língua ICoN Projeto Ciência sem Fronteiras CSF Itália Cursos de Língua ICoN Guia para o estudante com tutela Guia para o estudante com tutela Página 1 Indice 1. Explorar o curso 1.1 Acesso ao curso 1.1.1 A página

Leia mais

Aula 1 Projeto de Formatura PF2. PSI2594 2º. Semestre 2014

Aula 1 Projeto de Formatura PF2. PSI2594 2º. Semestre 2014 Aula 1 Projeto de Formatura PF2 PSI2594 2º. Semestre 2014 Agenda Revisão de PF1 Apresentação do PF2 Discussão Sumário Projeto de Formatura I Caderno de Engenharia Relatório Final Apresentações Prova de

Leia mais

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER EFICAZ Algumas dicas da Associação Brasileira de Linguística INTRODUÇÃO O pôster é uma ferramenta eficaz de comunicação visual: permite que mostre os resultados mais

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HiSTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HiSTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HiSTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2016 Professor: Fernanda/Iuri/ Thales Nota: (valor: 1,0) Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA INSTITUTO Programa de Desenvolvimento BRASIL da Educação SOLIDÁRIO - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: FOTO ESCRITA OBJETIVOS Trabalhar as habilidades inerentes à escrita e composição textual; Interligar as áreas

Leia mais