A IMPORTÂNCIA DO SONO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: JOÃO PAULO PEREIRA

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1 A IMPORTÂNCIA DO SONO EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: JOÃO PAULO PEREIRA

2 CONCEITO: O sono é um estado transitório e reversível, que se alterna com a vigília (estado desperto). Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central. São identificados no sono dois estados distintos: o sono mais lento, ou sono não REM, e o sono com atividade cerebral mais rápida, ou sono REM (do inglês, movimentos rápidos dos olhos).

3 ESTÁGIOS DO SONO: NÃO REM é dividido em três fases ou estágios, segundo a progressão da sua profundidade. REM caracteriza-se pela atividade cerebral de baixa amplitude e mais rápida, por episódios de movimentos oculares rápidos e de relaxamento muscular máximo. Além disso, este estágio também se caracteriza por ser a fase onde ocorrem os sonhos.

4 A FUNÇÃO DO SONO Várias funções são atribuídas ao sono. A hipótese mais simples é a de que o sono se destina à recuperação pelo organismo de um possível débito energético estabelecido durante a vigília. Além dessa hipótese, outras funções são atribuídas, especialmente ao sono REM, tais como: manutenção do equilíbrio geral do organismo, das substâncias químicas no cérebro que regulam o ciclo vigília-sono, consolidação da memória, regulação da temperatura corporal, entre outras. Por essa razão, dormir bem e de forma contínua é importante, já que, sempre que uma pessoa acorda durante a noite, volta ao estágio inicial de sono. E isso pode interferir em alguns processos que só ocorrem na fase mais profunda: a REM.

5 FASES DO SONO Instituto do sono da Unifesp explica o que acontece com o corpo enquanto dormimos

6 DICAS PARA PRESERVAR O SONO: Ter horários regulares para dormir e despertar. Ir para a cama somente na hora dormir. Ter um ambiente de dormir adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável. Não fazer uso de álcool ou café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica. Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia Jantar moderadamente em horário regular e adequado. Não levar problemas para a cama. Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono. Ser ativo física e mentalmente.

7 ESTRESSE

8 CONCEITO A palavra "estresse" tem origem na palavra inglesa "stress", que significa "pressão", "tensão" ou "insistência". Myers (1999), psicólogo, como avaliamos as inúmeras situações capazes de acionar a reação de stress, aponta as catástrofes, as mudanças significativas na vida e os problemas do cotidiano como os fatores estressantes mais estudados, identificando o sentimento de perda do controle sobre a vida como o aspecto psicológico comum a todos eles.

9 O stress é uma resposta complexa do organismo, que envolve reações físicas, psicológicas, mentais e hormonais frente a qualquer evento que seja interpretado pela pessoa como desafiante (LIPP e MALAGRIS, 2001). De acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge cerca de 90% da população mundial.

10 FASES DO ESTRESSE E SUAS CONSEQUÊNCIAS: Divide-se o estresse em três fases: alerta, resistência e exaustão. A primeira fase de alerta é positiva, se caracteriza pela produção de adrenalina tornando o indivíduo mais atento, criativo, produtivo, motivado, enfim, preparado para ação. Essa fase também se denomina estresse inicial ou positivo. Equilíbrio do Na segunda fase a da organismo resistência a pessoa lida com seus estressores buscando manter a homeostase. Esta fase segue-se a uma fase de alerta prolongada ou se novos estressores se agregam, caindo a produtividade e aumentando a vulnerabilidade à doenças. Nesta fase observa-se aumento de cortisol. Caso o indivíduo elimine o fator estressor, se restabelece o equilíbrio e o processo de estresse se encerra. (BOTISSARIS, 2003.; PEREIRA, 2002).

11 Na persistência de fatores estressantes ocorre quebra da resistência e início da terceira fase - exaustão - onde se inicia processo de adoecimento, depressão e perda de concentração. (LIPP e TANGANELLI, 2002). Pereira (2002), classifica os estressores em: Estressores físicos provenientes do ambiente externo, como ruídos, frio, calor, acidente, fome e dor. Interferem predominantemente no corpo do indivíduo. Estressores cognitivos avaliados como ameaçadores à integridade do indivíduo ou do seu patrimônio, como provas, concursos, assaltos e discussões. Estressores emocionais sentimentos de perda, medo, ira ou acontecimentos como casamento, divórcio, mudanças onde o componente afetivo predomina.

12 Associado a outros fatores de risco, como hereditariedade, tabagismo, sedentarismo, distúrbios dislipidêmicos (colesterol, triglicérides), ele pode contribuir para o desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças do coração, gastrite, úlcera e alguns tipos de câncer. O estresse agrava a doença e dificulta seu tratamento.

13 PRINCIPAIS SINAIS DE ESTRESSE Importante lembrar que tanto os sintomas, como as fontes de estresse são variáveis para cada indivíduo. Observa-se com frequência as seguintes alterações: Fumar e beber mais que o habitual; insônia ou excesso de sono; cansaço fora do comum; passar a comer demais ou a perda súbita de apetite; dificuldades de concentração; dificuldades em tomar decisões que antes eram fáceis; apatia ou desinteresse anormais; mudanças bruscas de humor e sentirse "acelerado" mesmo em situações aparentemente tranquilas.

14 COMO TRATAR O ESTRESSE? Muitas vezes, é necessário ajuda médica e/ou psicológica para estabelecer o melhor tratamento. Não existe uma receita para isto, mas algumas dicas podem ajudar: planeje o seu dia-a-dia; seja realista e não estabeleça metas impossíveis para alcançar; descanse regularmente; cuide de sua vida social; faça exercícios físicos regularmente; consuma alimentos saudáveis; procure relaxar. Utilize as técnicas de relaxamento; Evite muitas mudanças ao mesmo tempo; aprenda a priorizar as situações; permita-se "recarregar sua bateria" e procure refletir sobre os seus sentimentos.

15 ANSIEDADE!!!!!!

16 O QUE É ANSIEDADE? O termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros. Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal). A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.

17 CAUSAS: Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.

18 CONFIRA OS PRINCIPAIS RESULTADOS. 1. Dar à luz ou assistir ao nascimento do primeiro filho: 22% 2. Primeiro dia no emprego: 18.2% 3. Casamento: 12.3% 4. Cirurgias: 11.4% 5. Comprar uma casa: 8% 6. Perder a virgindade: 6% 7. Ser demitido: 5.7% 8. Problemas com a justiça: 4% 9. Primeiro beijo: 2% 10. Sair da casa dos pais: 1.9%

19 SINTOMAS DE ANSIEDADE: Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como: Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar) Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho Medo extremo de algum objeto ou situação em particular Medo exagerado de ser humilhado publicamente Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade Pavor depois de uma situação muito difícil.

20 TRATAMENTO DE ANSIEDADE: Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade: Medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica) Psicoterapia com psicólogo ou médico psiquiatra Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia). A maior parte das pessoas com ansiedade começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.

21 REFERÊNCIAS INSTITUTO DO SONO (Brasil) (Org.). Sono Normal. Disponível em: <http://www.sono.org.br/sono/sono.php>. Acesso em: 12 maio PROJETO QUALIDADE DE VIDA (Ed.). Conceito, Classificação e Fisiologia do Estrese. Disponível em: <http://qdv1.tripod.com/textos/estresse.pdf>. Acesso em: 15 maio O Estresse Nosso de Cada Dia (Ed.). Como Combater as Doenças Causadas por Esta Reação do Nosso Organismo. Disponível em: <http://www.biocor.com.br/estresse.pdf>. Acesso em: 15 maio Causas da ansiedade:.https://saude.terra.com.br/conheca-as-10-principais-causas-daansiedade,

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