anped 25ª reunião anual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "anped 25ª reunião anual"

Transcrição

1 A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ORGANIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DE TRÊS INSTITUIÇÕES DO TRIÂNGULO MINEIRO GT 11 Política de Educação Superior Polyana Imolesi Silveira Centro Universitário do Triângulo UNIT Introdução A temática dessa investigação insere-se no campo da Educação Superior, especificamente na área de Organização e Gestão das Instituições de Educação Superior (IES), abordando a questão da Administração de Recursos Humanos (ARH). Nesta pesquisa tomou-se como objeto as principais IES das cidades de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, incluindo, desse modo, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Centro Universitário do Triângulo (UNIT) e a Universidade de Uberaba (UNIUBE). O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu do contato com professores, em meu ambiente de trabalho, que se sentem insatisfeitos e que buscam sentido naquilo que fazem. Tendo como base esse pressuposto, senti a necessidade de realizar um estudo direcionado aos docentes universitários. Devido à necessidade de compreender a origem, as causas e as conseqüências da insatisfação docente no trabalho é que, em 2000, houve a preocupação em elaborar uma problemática que desse suporte a um processo de investigação de maior envergadura, tomando, como tema, a relação existente entre a condição de trabalho e a satisfação de trabalho docente. A realização de um estudo como este visa o estabelecimento de novos parâmetros de análise do problema, preenchendo lacunas, superando inconsistências, verificando as condições de trabalho dos professores na organização universitária e a interferência nos fatores de satisfação profissional. Posteriormente, este estudo poderá contribuir para a elaboração de um novo modo de agir e pensar dos gestores e responsáveis pela área de Recursos Humanos (RH)

2 2 que atuam nas instituições, ampliando o leque de compreensão dos fatores que interferem nas melhores condições de trabalho. Por conseguinte, a investigação ganha relevo científico, pois pode contribuir para o alargamento da compreensão dos processos causadores de insatisfação e, por outro lado, para melhorar a situação e prática docente. Por fim, poderá auxiliar na elaboração de sugestões para as políticas públicas da educação. Objetivos Inicialmente, objetivou-se, com essa investigação, compreender a relação existente entre as condições de trabalho docente na UFU, UNIT e UNIUBE e mostrar os projetos desenvolvidos pela área de Recursos Humanos para suscitar satisfação aos docentes. Para atingir este objetivo, tornou-se necessário atingir algumas metas intermediárias: definir o universo conceitual relacionado com a temática da pesquisa, incluindo condição de trabalho, trabalho docente, satisfação, cultura e liderança organizacional e, conseqüentemente, suas influências e implicações sobre a satisfação no trabalho; apreender o processo de constituição do trabalho docente no país e de suas condições no interior da UFU, UNIT e UNIUBE, como também, a legislação pertinente à profissão; proceder a uma análise comparativa da área de Recursos Humanos das instituições sobre a implicação do nível de satisfação, utilizando, como recurso, as entrevistas aplicadas e os projetos desenvolvidos nas instituições para gerar satisfação ao profissional docente. Metodologia Caracteriza o trabalho por uma abordagem qualitativa, pois a realidade é múltipla e, socialmente, construída, partindo das experiências vividas pela área de RH das instituições UFU, UNIT e UNIUBE, verificando e comparando os projetos até então realizados nos últimos cinco anos, sendo os resultados classificados, mensurados e analisados posteriormente. Os materiais consultados, durante a investigação, incluem: bibliografia dos diversos temas trabalhados, leis que regem o trabalho nas IES, documentos institucionais e entrevistas. Quanto à bibliografia, pôde-se fazer uso da literatura sobre a temática das condições de trabalho docente e, sobretudo, através de exame cuidadoso dos textos que

3 3 tratam dos aspectos de satisfação, cultura e liderança organizacionais, oriundas dos campos administrativo, histórico, psicológico e sociológico. Analisou-se também as leis que contribuíram para a interpretação da relação trabalho e educação no país. Quanto aos documentos das IES analisadas, consultaram-se elementos importantes para o desenvolvimento da pesquisa, tais como: Estatuto, Regimento Geral, Histórico e outros. Foi utilizada, também, como fonte de pesquisa, a internet, que, hoje, representa um indispensável acervo de dados colocados à disposição dos pesquisadores, permitindo o acesso dos interessados a milhares de informações, facilitando assim, a realização de consultas e coleta de elementos informativos. As entrevistas foram realizadas a partir de roteiros comuns, elaborados previamente e destinados a Pró-Reitores e Gerentes de Recursos Humanos, com questões que abordavam a importância das relações humanas no ambiente de trabalho para se alcançar o sucesso individual e coletivo. Os depoimentos coletados para efetivação da pesquisa tiveram como resultado duas entrevistas realizadas pela pesquisadora. Os depoimentos orais foram recolhidos junto a: 1) Pró-Reitora de Recursos Humanos da UFU, Leila Bitar Moukachar Ramos, em maio de 2001, na Universidade Federal de Uberlândia, e 2) Gerente de RH da UNIUBE, André Luiz Martins Coimbra, em setembro de 2001, na Universidade de Uberaba. Porém, devido a dificuldade de estabelecer agenda com o Pró-Reitor de RH da UNIT, Jefferson Salgado de Oliveira, não foi possível a efetivação da entrevista com o mesmo. Após terem sido coletados os depoimentos, que foram gravados em cassete e transcritos, pode-se considerar que os mesmos foram bastante úteis para a realização da análise desenvolvida na pesquisa. Resultados Alcançados A análise levou em consideração os fatores de natureza extrínseca, incluindo as condições de trabalho, a cultura e a liderança organizacional. As teorias elucidadas com relação ao estudo dessas variáveis, se originam do campo da Administração de Empresas. Mas, cabe salientar, a necessidade e importância de conhecer e compreender melhor estes tópicos, buscando caminhos que possam clarear o trabalho administrativo e/ou de RH na organização universitária, tendo como foco a satisfação docente.

4 4 Os fatores extrínsecos interferem, sobremaneira, na satisfação/insatisfação docente. Mas, é necessário lembrar que o mais importante é a percepção que o trabalhador faz de suas condições de trabalho do que a realidade das mesmas. A pesquisa teve a intenção de explorar o real funcionamento das instituições federais e particulares de ensino, ressaltando as diferenças que perpassam, tanto pelas formas de contrato, pelos planos de cargos e salários, quanto pela cultura organizacional e estrutura de poder. A partir da visão de que cada instituição de educação superior tem a sua singularidade, o trabalho da administração de RH torna-se imperativo, no sentido de desenvolver as pessoas e a própria organização universitária, vindo ao encontro de um trabalho mais integrado com os envolvidos no processo. As políticas sérias de RH, segundo Chiavenato, podem estar contribuindo para a redução dos índices de absenteísmo e de rotatividade, contribuindo, sobremaneira, para a produtividade do profissional e de sua qualidade de vida no trabalho. As organizações e em especial as universidades, devem propiciar condições para que os indivíduos, isolados ou em grupo, possam desenvolver seus potenciais e talentos, ampliando seus papéis, contribuindo para que o espaço universitário possa se transformar em um verdadeiro espaço social. A administração de RH na universidade tem como função o desenvolvimento das pessoas e da organização, porém, cabe a essa área, definir bem suas políticas, promovendo ações que levem em consideração a valorização das pessoas, melhorando, assim, as relações interpessoais no interior da instituição. Tendo como base as informações reunidas em toda a pesquisa, pode-se perceber que muito há de ser feito pelo RH das três IES pesquisadas, com o intuito de proporcionar uma melhor satisfação do pessoal em ambiente de trabalho, levando em consideração a melhoria das condições de trabalho docente. Isso porque, nota-se que as ações desenvolvidas estão mais voltadas para os funcionários técnico-administrativos e, além disso, as IES não desenvolvem projetos que tratam, especificamente, da temática apresentada. As IES devem estar preocupadas com essas questões, dando à ARH um novo sentido, buscando realizar um trabalho que valorize seus talentos. Constitui-se, assim, uma necessidade institucional.

5 5 Referências Bibliográficas BERGAMINI, Cecília W. Motivação nas Organizações. 4 a. ed. São Paulo, Atlas, CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo, Unesp, CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. São Paulo, Atlas, HERZBERG, Frederick. Novamente: como se faz para motivar funcionários? In: BERGAMINI, Cecília W. e CODA, Roberto. Psicodinâmica da Vida Organizacional: motivação e liderança. São Paulo, Atlas, 1997.

6 6 A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ORGANIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DE TRÊS INSTITUIÇÕES DO TRIÂNGULO MINEIRO GT 11 Política de Educação Superior Polyana Imolesi Silveira Centro Universitário do Triângulo UNIT imolesi@nanet.com.br INTRODUÇÃO A temática dessa investigação insere-se no campo da METODOLOGIA Caracteriza o trabalho por uma abordagem qualitativa, A pesquisa teve a intenção de explorar o real funcionamento das instituições federais e particulares de ensino, ressaltando as diferenças que perpassam, Educação Superior, especificamente na área de pois a realidade é múltipla e, socialmente, construída, tanto pelas formas de contrato, pelos planos de cargos Organização e Gestão das Instituições de Educação Superior (IES), abordando a questão da Administração de Recursos Humanos (ARH). Nesta pesquisa tomouse partindo das experiências vividas pela área de RH das instituições UFU, UNIT e UNIUBE, verificando e comparando os projetos até então realizados nos últimos e salários, quanto pela cultura organizacional e estrutura de poder. como objeto as principais IES das cidades de cinco anos, sendo os resultados classificados, A partir da visão de que cada instituição de educação Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, incluindo, desse modo, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Centro Universitário do Triângulo (UNIT) e a Universidade de Uberaba mensurados e analisados posteriormente. Os materiais consultados, durante a investigação, incluem: bibliografia dos diversos temas trabalhados, superior tem a sua singularidade, o trabalho da administração de RH torna-se imperativo, no sentido de desenvolver as pessoas e a própria organização universitária, vindo ao encontro de um trabalho mais (UNIUBE). leis que regem o trabalho nas IES, documentos integrado com os envolvidos no processo. institucionais e entrevistas. As políticas sérias de RH, segundo Chiavenato, O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu do Quanto à bibliografia, pôde-se fazer uso da literatura sobre a temática das condições de trabalho docente e, podem estar contribuindo para a redução dos índices de absenteísmo e de rotatividade, contribuindo, contato com professores, em meu ambiente de sobretudo, através de exame cuidadoso dos textos que sobremaneira, para a produtividade do profissional e trabalho, que se sentem insatisfeitos e que buscam sentido naquilo que fazem. Tendo como base esse tratam dos aspectos de satisfação, cultura e liderança organizacionais, oriundas dos campos administrativo, de sua qualidade de vida no trabalho. pressuposto, senti a necessidade de realizar um estudo histórico, psicológico e sociológico. Analisou-se As organizações e em especial as universidades, direcionado aos docentes universitários. Devido à necessidade de compreender a origem, as causas e as conseqüências da insatisfação docente no trabalho é que, em 2000, houve a preocupação em elaborar uma problemática que desse suporte a um processo de investigação de maior envergadura, tomando, como tema, a relação existente entre a condição de trabalho e a satisfação de trabalho docente. também as leis que contribuíram para a interpretação da relação trabalho e educação no país. Quanto aos documentos das IES analisadas, consultaram-se elementos importantes para o desenvolvimento da pesquisa, tais como: Estatuto, Regimento Geral, Histórico e outros. Foi utilizada, também, como fonte de pesquisa, a internet, que, hoje, representa um indispensável acervo de dados colocados devem propiciar condições para que os indivíduos, isolados ou em grupo, possam desenvolver seus potenciais e talentos, ampliando seus papéis, contribuindo para que o espaço universitário possa se transformar em um verdadeiro espaço social. A administração de RH na universidade tem como função o desenvolvimento das pessoas e da organização, porém, cabe a essa área, definir bem suas A realização de um estudo como este visa o à disposição dos pesquisadores, permitindo o acesso dos políticas, promovendo ações que levem em estabelecimento de novos parâmetros de análise do interessados a milhares de informações, facilitando consideração a valorização das pessoas, melhorando, problema, preenchendo lacunas, superando assim, a realização de consultas e coleta de elementos assim, as relações interpessoais no interior da inconsistências, verificando as condições de trabalho dos professores na organização universitária e a interferência nos fatores de satisfação profissional. Posteriormente, este estudo poderá contribuir para a elaboração de um novo modo de agir e pensar dos informativos. As entrevistas foram realizadas a partir de roteiros comuns, elaborados previamente e destinados a Pró- Reitores e Gerentes de Recursos Humanos, com questões que abordavam a importância das relações instituição. Tendo como base as informações reunidas em toda a pesquisa, pode-se perceber que muito há de ser feito pelo RH das três IES pesquisadas, com o intuito de proporcionar uma melhor satisfação do pessoal em gestores e responsáveis pela área de Recursos humanas no ambiente de trabalho para se alcançar o ambiente de trabalho, levando em consideração a Humanos (RH) que atuam nas instituições, ampliando o leque de compreensão dos fatores que interferem nas melhores condições de trabalho. sucesso individual e coletivo. Os depoimentos coletados para efetivação da pesquisa tiveram como resultado duas entrevistas realizadas pela pesquisadora. melhoria das condições de trabalho docente. Isso porque, nota-se que as ações desenvolvidas estão mais voltadas para os funcionários técnico-administrativos e, além disso, as IES não desenvolvem projetos que Por conseguinte, a investigação ganha relevo Os depoimentos orais foram recolhidos junto a: 1) Pró- tratam, especificamente, da temática apresentada. científico, pois pode contribuir para o alargamento da compreensão dos processos causadores de insatisfação e, por outro lado, para melhorar a situação e prática docente. Por fim, poderá auxiliar na elaboração de sugestões para as políticas públicas da educação. OBJETIVOS Reitora de Recursos Humanos da UFU, Leila Bitar Moukachar Ramos, em maio de 2001, na Universidade Federal de Uberlândia, e 2) Gerente de RH da UNIUBE, A ndré Luiz M artins Coimbra, em s etembro de 2001, na Universidade de Uberaba. Porém, devido a dificuldade de estabelecer agenda com o Pró-Reitor de RH da UNIT, Jefferson Salgado de Oliveira, não foi possível a As IES devem estar preocupadas com essas questões, dando à ARH um novo sentido, buscando realizar um trabalho que valorize seus talentos. Constitui-se, assim, uma necessidade institucional. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS efetivação da entrevista com o mesmo. BERGA MINI, Cecília W. Motivação nas Inicialmente, objetivou-se, com essa investigação, Organizações. 4 a. ed. São Paulo, Atlas, compreender a relação existente entre as condições de trabalho docente na UFU, UNIT e UNIUBE e mostrar os projetos desenvolvidos pela área de Recursos Humanos para suscitar satisfação aos docentes. Para atingir este objetivo, tornou-se necessário atingir algumas metas intermediárias: definir o universo conceitual relacionado com a temática da pesquisa, incluindo condição de trabalho, trabalho docente, Após terem sido coletados os depoimentos, que foram gravados em cassete e transcritos, pode-se considerar que os mesmos foram bastante úteis para a realização da análise desenvolvida na pesquisa. RESULTADOS ALCANÇADOS A análise levou em consideração os fatores de natureza extrínseca, incluindo as condições de trabalho, a cultura CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo, Unesp, CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. São Paulo, Atlas, HERZBERG, Frederick. Novamente: como se faz p ara motivar fu n cion ários? In : BERGA M INI, Cecília satisfação, cultura e liderança organizacional e, e a liderança organizacional. As teorias elucidadas com W. e CODA, Roberto. Psicodinâmica da Vida conseqüentemente, suas influências e implicações sobre a satisfação no trabalho; apreender o processo de constituição do trabalho docente no país e de suas condições no interior da UFU, UNIT e UNIUBE, como também, a legislação pertinente à profissão; proceder a uma análise comparativa da área de Recursos Humanos das instituições sobre a implicação do nível de satisfação, utilizando, como recurso, as entrevistas aplicadas e os projetos desenvolvidos nas instituições para gerar satisfação ao profissional docente. relação ao estudo dessas variáveis, se originam do campo da Administração de Empresas. Mas, cabe salientar, a necessidade e importância de conhecer e compreender melhor estes tópicos, buscando caminhos que possam clarear o trabalho administrativo e/ou de RH na organização universitária, tendo como foco a satisfação docente. Os fatores extrínsecos interferem, sobremaneira, na satisfação/insatisfação docente. Mas, é necessário lembrar que o mais importante é a percepção que o trabalhador faz de suas condições de trabalho do que a realidade das mesmas. Organizacional: motivação e liderança. São Paulo, Atlas, 1997.

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Michele Firmino Guimarães Vanessa Q. Rocha Centro Universitário do Norte (Uninorte) RESUMO Este trabalho vem mostrar o

Leia mais

Satisfação no trabalho dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Câmpus Nova Cruz 1

Satisfação no trabalho dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Câmpus Nova Cruz 1 Satisfação no trabalho dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Câmpus Nova Cruz 1 Letícia Rosa de Carvalho 2,Thiago José de Azevêdo Loureiro 2

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional. Cultura e Clima Organizacional

Desenvolvimento Organizacional. Cultura e Clima Organizacional Cultura e Clima Organizacional Atualizado em 01/03/2016 OBJETIVO: Compreender as implicações das novas configurações e alternativas que permeiam o trabalho no mundo contemporâneo; Compreender e analisar

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Motivação Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO Motivação CONTROLE OBJETIVO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO As pessoas costumam dizer que a motivação

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Amanda Cristina de CASTRO¹; Flávia Luzia da COSTA¹; Konrad Passos e SILVA¹; Marcelo Henrique Gomes

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

AUTOR(ES): ELAINE CRISTINA MENEZES SISTI, ADRIANO DE PAULA, JULIA CRISTINA GREJO

AUTOR(ES): ELAINE CRISTINA MENEZES SISTI, ADRIANO DE PAULA, JULIA CRISTINA GREJO TÍTULO: MOTIVAÇÃO DO FUNCIONÁRIO NO AMBIENTE CORPORATIVO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): ELAINE CRISTINA MENEZES

Leia mais

Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA

Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA Denise Santos Campos Orientador: Prof.ª Rosangela Guimaraes Rosa Analisar como estão sendo utilizados os elementos

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

TÍTULO: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA AUTOR(ES): SABRINA DA SILVA

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas

GESTÃO DE PESSOAS. Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Prof. Dr. Roberto Coda 1 Gestão de Pessoas O B J E T I V O S FORNECER COMPREENSÃO AMPLA DOS TEMAS MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COMO CONDICIONANTES DO PAPEL GERENCIAL APRESENTAR

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL Artigo: Aline de Vasconcellos Borges INTRODUÇÃO Trata dos principais pontos sobre

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 678632 A escola é considerada laboratório de democracia, priorizando os estudantes e suas inquietações; local de experiências purificadas das imperfeições da sociedade; onde se formam sujeitos

Leia mais

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COROINHA DARONCHI 1

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COROINHA DARONCHI 1 AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COROINHA DARONCHI 1 Débora Regina Lermen 2, Maira Fátima Pizolotto 3. 1 Trabalho de Conclusão de Curso 2 Aluna do curso de Administração

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS JOSÉ CHAPOLIM GREMISTA, GEROMEL SILVA MARTINS Acadêmicos do 2 semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Leia mais

TÍTULO: PLANO DE CARREIRA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL DA AGÊNCIA DE PALMEIRA D OESTE- SP

TÍTULO: PLANO DE CARREIRA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL DA AGÊNCIA DE PALMEIRA D OESTE- SP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PLANO DE CARREIRA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL DA AGÊNCIA

Leia mais

V FÓRUM REGIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

V FÓRUM REGIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES V FÓRUM REGIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES Daniela Kate Castro Graduando em Administração, UniEvangélica, Anápolis GO danykc@hotmail.com

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 Luís Fernando Irgang Dos Santos 2, Claudio Rodrigo Machado Fraga 3. 1 Pesquisa realizada na disciplina

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP)

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) Andrea

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS

ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS ANDRÉIA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS RELAÇÃO INDIVÍDUO-ORGANIZAÇÃO 1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo O equilíbrio organizacional de uma instituição

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de 2003. Prezada Superintendente Em atenção ao ofício circ. N 003/ESP/SAD, datado de 24 de janeiro do presente ano, estamos enviando em anexo, as necessidades

Leia mais

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Introdução A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo conhecer o nível de satisfação e a percepção das pessoas com relação ao seu ambiente de trabalho, identificando

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Introdução Na atual situação do mercado, onde a busca por profissionais cada vez mais qualificados tem se tornado frequente, a necessidade do ensino superior se faz

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

Gestão de Pessoas MÓDULO II

Gestão de Pessoas MÓDULO II O DIFERENCIAL É O TALENTO HUMANO: Gestão de Pessoas MÓDULO II Prof. Ms. Fábio Lúcio Gomes fabiodobu@gmail.com Administração de RH Abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações

Leia mais

Gestão de Recursos 2

Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos 2 Gestão de Recursos RECURSOS HUMANOS Recursos Humanos Situação Problema Montar a equipe Tarefa 1: Definir o Perfil do Profissional Tarefa 2: Selecionar, Capacitar e Treinar Tarefa 3:

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Henrique Roteiro Introdução Abordagem Clássica (Teorias Clássica e Científica) Teoria Comportamental (Relações Humanas) Hierarquia de Necessidades (Maslow)

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS Rodrigo Janoni Carvalho 1 INTRODUÇÃO O comportamento humano é fundamental para a compreensão da dinâmica organizacional. Nessa perspectiva, a motivação

Leia mais

Administração. Conceitos Básicos de Comportamento Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Conceitos Básicos de Comportamento Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Conceitos Básicos de Comportamento Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O C.O. é o campo de estudo que

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL. Adriana S. Oliveira Botelho 10/06/2011. Adriana Botelho - FORMAÇÃO E GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EM RECURSOS HUMANA 1

CLIMA ORGANIZACIONAL. Adriana S. Oliveira Botelho 10/06/2011. Adriana Botelho - FORMAÇÃO E GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EM RECURSOS HUMANA 1 CLIMA ORGANIZACIONAL Adriana S. Oliveira Botelho nome dado ao ambiente interno existente entre os membros da organização. Intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes... É a qualidade

Leia mais

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA Erick Araújo Silva Sayomara Silva Meireles Thales Batista de Lima RESUMO: Atualmente,

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá alex84economista@gmail.com RESUMO: Ser aprovado em um concurso público é o sonho de milhares

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO Resumo Fabiana Antunes Machado 1 Dirce Aparecida Folleto de Moraes 2 O presente estudo tem como objetivo

Leia mais

TÍTULO: MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

TÍTULO: MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO 16 TÍTULO: MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE GUARULHOS AUTOR(ES): BIANCA CAPOLONGO DE OLIVEIRA ORIENTADOR(ES):

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO AMBITO DAS ORGANIZAÇÕES

IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO AMBITO DAS ORGANIZAÇÕES IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO AMBITO DAS ORGANIZAÇÕES Maura Sousa da Silva 1 Francinaldo Soares de Paula 2 RESUMO: O presente artigo tem como objetivo buscar demonstrar a importância da motivação no desenvolvimento

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI Francisca Natalia Neres da Silva ¹, Andréia Cristina Sousa Oliveira ²,

Leia mais

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 Angélica Tamires Gasparin Casalini Zweigle 2, Marisandra Da Silva Casali 3. 1 Trabalho de conclusão de curso realizado no ano de 2014

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO!

UMA PARCERIA DE SUCESSO! RELATÓRI O FI N AL DE ATI VI DADES 2 0 1 3 MRV Engenharia e Junior Achievement de Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO! 1 SUMÁRIO 1. Resultados Conquistados... 3 2. Relatório de Atividades... 4 3. Resultados

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO LÍDER NA ÁREA DO MARKETING Um estudo de caso da Escola de Negócios Excellence-ENE de São Luís-MA

A INFLUÊNCIA DO LÍDER NA ÁREA DO MARKETING Um estudo de caso da Escola de Negócios Excellence-ENE de São Luís-MA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO JOSILENE ROMEIRO NOGUEIRA A INFLUÊNCIA DO LÍDER NA ÁREA DO MARKETING Um estudo de caso da Escola de Negócios Excellence-ENE

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA

TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO

Leia mais

Gestão de Carreiras na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: Avanço e Valorização nos Processos de Trabalho

Gestão de Carreiras na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: Avanço e Valorização nos Processos de Trabalho XI Mostra de Experiências de Gestão Municipal do SUS e IV Prêmio David Capistrano Tema: Gestão de Pessoas Gestão de Carreiras na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: Avanço e Valorização nos Processos

Leia mais

FATORES MOTIVACIONAIS FRENTE AO RECRUTAMENTO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES. Palavras-chave: Recrutamento interno. Motivação. Processo de seleção.

FATORES MOTIVACIONAIS FRENTE AO RECRUTAMENTO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES. Palavras-chave: Recrutamento interno. Motivação. Processo de seleção. FATORES MOTIVACIONAIS FRENTE AO RECRUTAMENTO INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES HENRIQUE UZAI (FACCREI) henriqueuzai@gmail.com DENISE DA SILVA DE OLIVEIRA (coautora FACCREI) denisesiloliveira@yahoo.com.br Palavras-chave:

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSO

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSO Planejamento e Avaliação Institucional na UNIVERSO O planejamento e a avaliação dos processos de gestão da universidade tanto nos parâmetros administrativos

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA Prof. Marcileide Muniz Cavalcante Responda as questões que orientam o sucesso na disciplina via web Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da

Leia mais

1 Introdução 1.1. Descrição do problema

1 Introdução 1.1. Descrição do problema 1 Introdução 1.1. Descrição do problema As organizações existem, pois todos precisam de bens e serviços para viver e são as organizações as responsáveis por produzir esses bens e serviços através do trabalho

Leia mais

ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UM REQUISITO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UM REQUISITO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UM REQUISITO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Suzana Salvador

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR ABSOLUTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UFT

A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR ABSOLUTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UFT A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR ABSOLUTA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UFT Josely Lucélia Barros de Aquino Rocha 1 Roberto Francisco de Carvalho 2 Doracy Dias

Leia mais

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Diagnóstico sobre a motivação no trabalho

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Diagnóstico sobre a motivação no trabalho I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Diagnóstico sobre a motivação no trabalho Maria Cristiane de Araújo Graduanda Curso de Administração Universidade De Ribeirão Preto

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE

POLÍTICA DA QUALIDADE RESP. TÉC. SANDECH CONSULTORIA EM ENGENHARIA E GESTÃO LTDA SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE GUSTAVO N. SALVATO INICIAIS GNS CREA 2007113522 Digitally signed by Gustavo Nascimento Salvato Location: Rio de

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração

GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração GESTÃO DE PESSOAS Curso Técnico em Administração Curso Técnico em Administração Professor Adm. Walter Martins Júnior Objetivos Organizacionais e Individuais das Pessoas Conceitos de Gestão de Pessoas

Leia mais

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido

Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Categoria Trabalho Acadêmico\Resumo Expandido Titulo do Trabalho COMO A LIDERANÇA PODE INFLUENCIAR NO COMPORTAMENTO DOS EMPREGADOS DENTRO DAS EMPRESAS: PRODUTIVIDADE, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Linha de Pesquisa: Gestão em Serviços de Saúde Responsável pelo trabalho: SOARES, M. I. Instituição: Universidade

Leia mais

Considerando o nível estratégico do planejamento, assinale a opção correta. 1) As ações são de longo prazo, e as decisões são de cunho técnico.

Considerando o nível estratégico do planejamento, assinale a opção correta. 1) As ações são de longo prazo, e as decisões são de cunho técnico. Questão: 685357 Considerando o nível estratégico do planejamento, assinale a opção correta. 1) As ações são de longo prazo, e as decisões são de cunho técnico. 2) As ações são de curto prazo, e as decisões

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política

Leia mais

Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP)

Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP) Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP) Principais abordagens teóricas e metodológicas para o desenvolvimento da liderança e sua aplicação: empowerment, organização

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS RESUMO O planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma ação desejada no futuro de maneira mais eficiente, eficaz

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA

REGULAMENTO DA OUVIDORIA REGULAMENTO DA OUVIDORIA 2015 Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) CAPÍTULO I DA OUVIDORIA Art. 1º A Ouvidoria da Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Leia mais

Projeto de pesquisa realizado no curso de Engenharia de Produção da Setrem. 2

Projeto de pesquisa realizado no curso de Engenharia de Produção da Setrem. 2 ESTUDO DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE POR COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO MOVELEIRO 1 STUDY OF THE PERCEPTION OF QUALITY BY EMPLOYEES OF A COMPANY OF THE FURNITURE SECTOR Tailon Martins 2, Jéssica Cassali

Leia mais

Gestão de Clima Organizacional

Gestão de Clima Organizacional Gestão de Clima Organizacional Hospitais Privados anahp associação nacional de hospitais privados Hospital Vera Cruz CLIMA ORGANIZACIONAL O monitoramento do Clima Organizacional do Hospital Vera Cruz é

Leia mais

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL Permite descobrir os pontos chaves para o desenvolvimento de cada pessoa. Com ela você aprende a usar o potencial humano de forma mais eficaz e assertiva, trazendo

Leia mais

Capítulo 3 Estratégia e análise de recursos humanos

Capítulo 3 Estratégia e análise de recursos humanos slide 1 Capítulo 3 Estratégia e análise de recursos humanos slide 2 Objetivos de aprendizagem 1. Explicar por que o planejamento estratégico é importante para todos os gestores. 2. Explicar com exemplos

Leia mais

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS III Congresso Consad de Gestão Pública PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS Fernanda Mayer dos Santos Souza Painel 02/008 Avaliação de desempenho e remuneração variável PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E

Leia mais

O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe

O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe Guilherme Mendonça MENDONÇA 1 Jair Junior Pinheiro NATEL 2 Priscila silva DORNELAS Andrea Marcia Pennacchi MARCONDES 3 RESUMO: Este artigo analisa algumas

Leia mais

GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental

GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental GT1: Formação de professores que lecionam Matemática no primeiro segmento do ensino fundamental Coordenação: Francisco Mattos (UERJ / CP2) e Renata Magarinus (EERC/ANPMat) Relatório de atividades do Grupo

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Esta pesquisa foi concebida com o intuito de identificar como a interação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico estava ocorrendo nas empresas do grupo

Leia mais

SATISFAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: percepção dos professores da Educação Básica em Altamira-PA

SATISFAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: percepção dos professores da Educação Básica em Altamira-PA SATISFAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: percepção dos professores da Educação Básica em Altamira-PA Autores: Jakson José Gomes de Oliveira Professor Mestre Secretária de Estado de Educação do Pará SEDUC/PA Email:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

O SINDICATO SOU. Pesquisa Resultados NÓSNÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓSNÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS

O SINDICATO SOU. Pesquisa Resultados NÓSNÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓSNÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS O SINDICATO SOU Pesquisa Resultados 2017/2018 É com muita satisfação que entregamos aos trabalhadores este estudo. Saibam que esse material é fruto de muito empenho e estudos da direção do Sindicato dos

Leia mais

TÍTULO: CLIMA ORGANIZACIONAL UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DOS COLABORADORES NA EMPRESA VIA ELEGANCE INDÚSTRIA C C LTDA DE AURIFLAMA-SP

TÍTULO: CLIMA ORGANIZACIONAL UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DOS COLABORADORES NA EMPRESA VIA ELEGANCE INDÚSTRIA C C LTDA DE AURIFLAMA-SP TÍTULO: CLIMA ORGANIZACIONAL UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ÓTICA DOS COLABORADORES NA EMPRESA VIA ELEGANCE INDÚSTRIA C C LTDA DE AURIFLAMA-SP CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA:

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA Área Temática: Educação Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 RESUMO: O Projeto de Extensão

Leia mais

TÍTULO: PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DOS JOVENS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO.

TÍTULO: PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DOS JOVENS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO. TÍTULO: PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DOS JOVENS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE:

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: Trabalhos/Verificações da disciplina para o 1º semestre de 2010 Valor Data V1 (Verificação I): 10 pontos 11 de abril V2 (Verificação II): - OFICINA DE PRÁTICAS

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE PADI DA FACULDADE DE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE PADI DA FACULDADE DE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE PADI DA FACULDADE DE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE 0 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 2 CAPÍTULO II - DA FINALIDADE E OBJETIVOS

Leia mais

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Clima Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Clima Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CLIMA ORGANIZACIONAL Principais definições Toro (2001): consiste nas percepções compartilhadas

Leia mais

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO GRUPO DE TRABALHO 4 DIDÁTICA DA ANPED ENTRE 2002 E 2013 Belarmina Vilela Cruvinel Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Níveis de atuação na Empresa Indivíduo Grupo Organização AS ORGANIZA ÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional Robbins, 1999 O comportamento

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 OBJETIVO PRINCIPAL: Construção de conhecimentos sobre o COMPORTAMENTO HUMANO; Discernimento nas RELAÇÕES HUMANAS;

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROJETO A VEZ DO MESTRE GESTÃO EMPRESARIAL: LIDERANÇA FOCADA NA CONQUISTA DO BOM CLIMA ORGANIZACIONAL Daniel Luiz Vargas de

Leia mais

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar

MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo. Eixo Temático: Políticas Educacionais e Gestão Escolar ANALISE DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA CIDADE DE JATAÍ - GO FRENTE AOS CRESCENTES CONCEITOS ORGANIZACIONAIS MELO, Carlos Antônio de Oliveira UniSEB Interativo

Leia mais

ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO.

ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO. ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO. Marcus Vinicius de Souza Perez de Carvalho. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia

Leia mais