PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS"

Transcrição

1 III Congresso Consad de Gestão Pública PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS Fernanda Mayer dos Santos Souza

2 Painel 02/008 Avaliação de desempenho e remuneração variável PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS Fernanda Mayer dos Santos Souza RESUMO Em janeiro de 2006 iniciamos os estudos para reavaliar o Plano do Magistério, instituído em 1995 e elaborar um Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para os demais servidores do Município de Vitória. Em novembro 2006 foram aprovados o Plano do Magistério, dos Profissionais de Saúde e do Quadro Geral. O Plano da Guarda foi aprovado em abril de O Plano tem como objetivo estimular e valorizar o desempenho profissional, racionalizar a estrutura de cargos e carreira e estabelecer regras para evolução funcional do servidor público municipal. Em todos os planos foi instituído o Sistema de Avaliação de Desempenho. Além do estabelecimento da avaliação de Desempenho o Plano foi muito importante para organizar a estrutura de cargos, revendo-a de acordo com o desenvolvimento do Município e adequando-a.

3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO INSTITUIÇÃO DOS PLANOS SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EVOLUÇÃO FUNCIONAL CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS... 10

4 3 1 INTRODUÇÃO Todos os servidores efetivos e celetistas do Município de Vitória a partir de 2006 passam a ter Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos. O Plano de Cargos era uma solicitação antiga dos servidores que não tinham possibilidade de crescimento na carreira há muitos anos. O Programa de Governo de Valorização do Servidor tinha como ação a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Magistério e a elaboração dos Planos de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores do Quadro Geral e dos Profissionais de Saúde. O Plano tem como objetivo estimular o desempenho profissional, valorizar o funcionário pelo conhecimento adquirido, pela competência, pelo empenho e pelo desempenho, incentivar a qualificação funcional contínua, estabelecer as regras para a evolução funcional e racionalizar a estrutura de cargos e carreira. Para elaboração dos Planos foi contratada uma consultoria para auxiliar a equipe técnica, composta por servidores da Secretaria de Administração, Saúde, Educação, Gestão Estratégica e Procuradoria Geral, da Prefeitura de Vitória. Durante o processo de elaboração dos planos para garantir a construção de uma gestão democrática foram realizadas várias reuniões com os Sindicatos representativos dos servidores. Cada etapa construída pela consultoria e equipe técnica era apresentada para as Entidades Sindicais e discutida.

5 4 2 INSTITUIÇÃO DOS PLANOS Em 16 de novembro de 2006 os Planos de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores do Quadro Geral, Profissionais de Saúde e Magistério foram aprovados. Todos os planos foram elaborados visando a valorização dos servidores e melhoria do serviço público. De acordo com Chiavenato (1998, p. 400) A política salarial é o conjunto dos princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização, no que tange aos assuntos de remuneração de seus empregados. O Plano para o Município de Vitória era muito importante para o estabelecimento da política salarial, deixando claro para todos os servidores as possibilidades de crescimento na carreira além do estabelecimento da estrutura de cargos que estava muito defasada. Os cargos do Município de Vitória com o Plano foram organizados por escolaridade, sendo divididos por grupos: - Grupo I cargos de nível fundamental; - Grupo II cargos de nível médio; - Grupo III cargos de nível superior. Todos os cargos existentes no município foram avaliados, sendo considerada a necessidade da permanência do cargo, a descrição vigente e as atribuições que precisavam ser acrescentadas de acordo com o cenário atual do Município de Vitória. A avaliação de cargos consiste em transformar os parâmetros qualitativos em dados quantitativos, de tal forma que se possa estabelecer uma base única de comparação. O produto da avaliação é a hierarquização dos cargos da empresa e sua organização em classes salariais (WOOD JÚNIOR, 2004, p. 51). Os cargos também foram agrupados em planos específicos considerando as especificidades dos mesmos. Em 2006 foram instituídos, então, três planos: 1. Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Quadro Geral inclui cargos utilizados por diversas Secretarias;

6 5 2. Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais de Saúde inclui cargos classificados de acordo com a Resolução Nacional de Saúde n o 218, de 1997, como profissionais de saúde. 3. Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Magistério inclui os cargos de professor e pedagogo. Na redação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Quadro Geral havia a previsão que no prazo de um ano os cargos de Agente de Trânsito, Analista de Trânsito e Agente Comunitário de Segurança passariam para um plano específico Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Guarda. Em 04 de abril de 2008 o este Plano foi instituído. No enquadramento dos Planos foram considerados, também, o tempo de serviço no Município de Vitória, fazendo com que os servidores com mais tempo de serviço tivessem avanços na carreira. Desta forma, os servidores com mais de 10 anos até 19 anos no Município de Vitória avançaram uma referência e os servidores com mais de 20 anos avançaram duas referências.

7 6 3 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Em todos os Planos foi instituído um Sistema de Avaliação de Desempenho, com a finalidade de aprimoramento dos métodos de gestão, valorização do funcionário, melhoria da qualidade e eficiência do serviço público e para fins de Evolução Funcional. O Sistema de Avaliação de Desempenho é composto por: I Avaliação Especial de Desempenho, regulamentada pela Lei Complementar Municipal n o 003, de 03 de dezembro de 2008, utilizada para fins de aquisição da estabilidade no serviço público, conforme o art. 41, 4 o da Constituição Federal, e para fins da primeira Evolução Funcional; II Avaliação Periódica de Desempenho, utilizada anualmente para fins de Evolução Funcional. A Avaliação Especial de Desempenho implantada em 2008 é direcionada para os servidores ingressantes através de concurso público a partir de maio de Os servidores em estágio probatório serão avaliados no 14 o e 28 o mês de efetivo exercício, sendo avaliados pela chefia imediata e por outro servidor efetivo e estável definido de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar n o 003, de A Avaliação Periódica de Desempenho será um processo anual e sistemático de aferição do desempenho do funcionário e será utilizada para fins de programação de ações de capacitação e qualificação e como critério para a evolução funcional, compreendendo: I avaliação de competências; II assiduidade. Competência segundo Prahalad e Hamel apud Wood Júnior (2004, p. 73) é: Um conjunto de habilidades e tecnologias, e não uma única habilidade e tecnologia isolada (...) A integração é a marca de autenticidade das competências essenciais. Competências essenciais são o aprendizado coletivo na organização, especialmente como coordenar as diversas habilidades de produção e integrar diversas correntes de tecnologia (...) Competências essenciais são a comunicação, o envolvimento e um profundo comprometimento para trabalhar pelas fronteiras organizacionais (...) A ligação tangível entre as competências essenciais identificadas e os produtos finais são o que chamamos produtos centrais a manifestação física de uma ou mais competências.

8 7 As competências avaliadas são: Relacionamento Interpessoal, Iniciativa, Conhecimento do trabalho, Planejamento e organização, Comprometimento e resultados e Ética Pública. Quanto a aferição da assiduidade são utilizadas as informações de registro de frequência constantes do Sistema de Recursos Humanos do Município de Vitória, sendo considerando as faltas, excetuando-se os afastamentos legais.

9 8 4 EVOLUÇÃO FUNCIONAL A evolução funcional nos cargos ocorre mediante a progressão vertical e a progressão horizontal. A Progressão Horizontal é a passagem do funcionário de uma Referência para outra superior, na Tabela de Vencimentos própria do grupo a que pertence. Já a Progressão Vertical é passagem do funcionário de uma Classe para outra superior, na Tabela de Vencimentos própria do grupo a que pertence. Os critérios para a progressão horizontal e progressão vertical para os servidores do Quadro Geral, Profissionais de Saúde e Guarda são os mesmos. Os critérios para progressão horizontal e progressão vertical do Magistério são específicos. De forma geral, para a progressão horizontal é utilizada a média das últimas Avaliações Periódicas de Desempenho e os títulos para Evolução da Qualificação. A evolução da qualificação é mensurada por cursos de complementação, atualização ou aperfeiçoamento profissional na área de atuação do funcionário, ou seja, refere-se ao cargo ou função, ressalvando a pertinência do local de trabalho. Para todos os servidores, exceto para os cargos pertencentes ao Plano do Magistério, para a progressão vertical também é utilizada a média das últimas Avaliações Periódicas de Desempenho e a apresentação da escolaridade acima do requisito de ingresso do cargo.

10 9 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Apesar da instituição dos planos ter ocorrido em 2006 apenas em março de 2010 ocorrerão as primeiras progressões a partir das avaliações periódicas de desempenho. O processo de Avaliação de Desempenho é um desafio, principalmente na Administração Pública. Pensando neste desafio foi dada muito importância a publicidade deste processo, com várias palestras realizadas sobre o tema, divulgação no site da Prefeitura e para todas as chefias. O Município de Vitória busca a partir da instituição do Sistema de Avaliação de Desempenho a melhoria contínua da prestação do serviço, utilizando-a como um instrumento de gestão. Para os servidores será oferecido uma programação de ações de capacitação baseado no resultado da avaliação de desempenho, buscando a melhoria da qualificação dos servidores e ainda como critério para a evolução funcional. Como aprimoramento das avaliações será incluído futuramente, já previsto nas leis dos planos, a avaliação de desempenho institucional que constituise da aferição da prestação de serviço.

11 10 REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. São Paulo: Atlas, DECRETO n o , de 18 de janeiro de Regulamenta a Lei n o 6.752, de 16 de novembro de 2006 que instituiu o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Funcionários do Município de Vitória. DECRETO n o , de 18 de janeiro de Regulamenta a Lei n o de 16 de novembro de 2006 que instituiu o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais de Saúde do Município de Vitória. DECRETO n o , de 18 de janeiro de Regulamenta a Lei n o 7.363, de 04 de abril de 2008 que instituiu o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Guarda Civil Municipal de Vitória. LEI COMPLEMENTAR n o 003, de 03 de dezembro de Institui e regulamenta o Sistema de Avaliação Especial de Desempenho para Servidores em Estágio Probatório do Município de Vitória. LEI n o 6.752, de 16 de novembro de Institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Funcionários do Município de Vitória. LEI n o 6.753, de 16 de novembro de Institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais de Saúde do Município de Vitória. LEI n o 6.754, de 16 de novembro de Institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Magistério Público do Município de Vitória. LEI n o 7.363, de 04 de abril de Institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Guarda Civil do Município de Vitória. WOOD JUNIOR, Thomaz. Remuneração estratégica: a nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2004.

12 11 AUTORIA Fernanda Mayer dos Santos Souza Mestre em Administração. É Analista em Gestão Pública Administração e Gerente de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho da Prefeitura Municipal de Vitória e Professora Universitária. Endereço eletrônico: fmssouza@vitoria.es.gov.br

EXPERIÊNCIA PLANO DE VENCIMENTOS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES

EXPERIÊNCIA PLANO DE VENCIMENTOS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES EXPERIÊNCIA PLANO DE VENCIMENTOS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES 1 - Breve introdução Breve introdução, situando o contexto que justificou a concepção do projeto; O último plano de Cargos, Carreira e Vencimentos

Leia mais

Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006/2010

Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006/2010 Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 006/2010 Fixa as normas da Avaliação Periódica de Desempenho e Evolução de Qualificação para Servidores

Leia mais

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO LEI Nº 1.275/2013 Ementa:Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Ouricuri, Estado de Pernambuco e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

PCCV AGENTE ADMINISTRATIVO

PCCV AGENTE ADMINISTRATIVO PCCV AGENTE ADMINISTRATIVO OBJETIVO Dar condições salariais compatíveis com as atividades desempenhadas; Corrigir distorções salariais propiciadas em relação das demais categorias; Construir uma isonomia

Leia mais

Introdução Carreira, que carreira? Mas afinal o que é o PCCTAE?

Introdução Carreira, que carreira? Mas afinal o que é o PCCTAE? PCCTAE? Introdução Carreira, que carreira? Mas afinal o que é o PCCTAE? A nossa idéia é conversar com os colegas sobre o nosso Plano de Carreira e sobre as dificuldades encontradas na sua implementação

Leia mais

PORTARIA/FMSRC Nº 3860 / de Dezembro de 2017

PORTARIA/FMSRC Nº 3860 / de Dezembro de 2017 PORTARIA/FMSRC Nº 3860 /2017 11 de Dezembro de 2017 Regulamentar a Avaliação de Desempenho de acordo com a Lei Complementar nº 094/ 2014 e definir cronograma para o exercício de 2017, no âmbito da Fundação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017

RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017 RESOLUÇÃO Nº. 59(B)/CONSUN/2017 O Conselho Universitário do Centro Universitário de Mineiros, Goiás, em sua 68ª Sessão Plenária Extraordinária, realizada em 26 de junho de 2017, com a finalidade de regulamentar

Leia mais

TJ PARÁ LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA TODOS OS CARGOS

TJ PARÁ LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA TODOS OS CARGOS TJ PARÁ LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA TODOS OS CARGOS MÓDULO DE QUESTÕES - Lei nº 6.969/07 Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações Professora Claudete Pessôa Claudete Pessôa) Nos termos da Lei 6969/2007,

Leia mais

PORTARIA/FMSRC Nº 4257 / de Dezembro de 2018

PORTARIA/FMSRC Nº 4257 / de Dezembro de 2018 PORTARIA/FMSRC Nº 4257 /2018 07 de Dezembro de 2018 Regulamentar a Avaliação de Desempenho de acordo com a Lei Complementar nº 094/ 2014 e definir cronograma referente ao exercício de 2018, no âmbito da

Leia mais

SEMINÁRIO DE ABERTURA DO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO Qualificação e Aperfeiçoamento de Servidores na UFRGS

SEMINÁRIO DE ABERTURA DO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO Qualificação e Aperfeiçoamento de Servidores na UFRGS SEMINÁRIO DE ABERTURA DO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO - 2015 Qualificação e Aperfeiçoamento de Servidores na UFRGS MARCO LEGAL E NORMATIVO RELACIONADO AO PAAP Decreto 5.707, de

Leia mais

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES Plano de Cargos, Carreiras e Salários Abril de 2013 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Responsável Descrição 0 15/04/2013 Tríade RH Desenvolvimento e Implantação do Plano 1 26/06/2013 Tríade RH Revisão do

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI COMPLEMENTAR Nº 771/2009 Institui o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Taquaraçu de Minas e dá outras providências. 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Valorização dos Servidores da Administração. Alteração do Plano de Cargos e Carreiras. (Lei Complementar 105/2011)

Valorização dos Servidores da Administração. Alteração do Plano de Cargos e Carreiras. (Lei Complementar 105/2011) Valorização dos Servidores da Administração Alteração do Plano de Cargos e Carreiras (Lei Complementar 105/2011) 1) Art. 36 - Não concorrerá à promoção ou progressão o servidor que: I - Somar mais de 6

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR *

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR * Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR * 1 - Introdução: A Política Institucional de Capacitação dos Servidores da UTFPR fundamentará

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA CONSIDERANDO a necessidade de normatizar o processo de Avaliação Periódica de Desempenho prevista na Lei Complementar 230/10 e Lei Complementar 231/10. CONSIDERANDO a necessidade de mensurar os conhecimentos,

Leia mais

Plano de carreira, cargos e salários.

Plano de carreira, cargos e salários. Resumo Plano de carreira, cargos e salários. Descrevemos abaixo um breve resumo do Plano de Carreira, Cargos e Salários elaborado pela administração municipal, após um longo processo de discussão e estudos,

Leia mais

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015.

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. Regulamenta a carreira de Planejamento e Orçamento e dá outras providências. A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO

LEGISLAÇÃO DE PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento do DAP - 2010 LEGISLAÇÃO DE PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO Instrutores Ana Clécia, Camila Layane e Zaqueu Gurgel LEGISLAÇÃO DE PESSOAL COMO INSTRUMENTO DE

Leia mais

DECRETO Nº 9.366, DE 8 DE MAIO DE 2018

DECRETO Nº 9.366, DE 8 DE MAIO DE 2018 Publicado em: 09/05/2018 Edição: 88 Seção: 1 Página: 27 Órgão: Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.366, DE 8 DE MAIO DE 2018 Regulamenta os critérios e os procedimentos específicos para o desenvolvimento

Leia mais

Art. 2o O desenvolvimento na Carreira de Magistério Superior ocorrerá mediante progressão funcional e promoção.

Art. 2o O desenvolvimento na Carreira de Magistério Superior ocorrerá mediante progressão funcional e promoção. PORTARIA Nº554, DE 20 DE JUNHO DE 2013 Estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para finsde progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras

Leia mais

PLANO DE CARREIRAS SEMINÁRIO SISMUC

PLANO DE CARREIRAS SEMINÁRIO SISMUC PLANO DE CARREIRAS SEMINÁRIO SISMUC CURITIBA 26 DE ABRIL DE 2014 PCCV x ESTATUTO PODEM ESTAR JUNTOS OU EM LEIS SEPARADAS SEMPRE SE COMUNICARÃO ESTATUTO: INGRESSO, DIREITOS, DEVERES, ESTÁGIO PROBATÓRIO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 18/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 18/2014 RESOLUÇÃO N 18/2014 Aprova as normas para avaliação de desempenho funcional dos docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco para fins de desenvolvimento na carreira. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 0042 DE 15 DE MARÇO DE 2016.

LEI COMPLEMENTAR Nº 0042 DE 15 DE MARÇO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 0042 DE 15 DE MARÇO DE 2016. INSTITUI O PLANO DE CARREIRA, CARGOS E VENCIMENTOS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL. O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRAS DE MACACU, Estado do Rio de Janeiro, faz

Leia mais

1. DO REGULAMENTO 3. DO QUADRO DE CARREIRA

1. DO REGULAMENTO 3. DO QUADRO DE CARREIRA 1. DO REGULAMENTO A Faculdade de Ciências da Saúde IGESP organiza a carreira de seus docentes por meio de Plano de Carreira em que se articulam critérios relacionados ao tempo de atuação na Instituição

Leia mais

Gestão de Carreiras na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: Avanço e Valorização nos Processos de Trabalho

Gestão de Carreiras na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: Avanço e Valorização nos Processos de Trabalho XI Mostra de Experiências de Gestão Municipal do SUS e IV Prêmio David Capistrano Tema: Gestão de Pessoas Gestão de Carreiras na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: Avanço e Valorização nos Processos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO N.º 927

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA DECRETO N.º 927 PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA PUBLICADO NO DOM N.º 72 DE 23/09/2008 - SUPLEMENTO - 2 DECRETO N.º 927 Regulamenta o Procedimento Específico de Crescimento Horizontal, previsto na Lei n.º 10.630/2002,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 02/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 02/2013 RESOLUÇÃO N 02/2013 Aprova as normas para avaliação de desempenho funcional dos docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, para fins de desenvolvimento na carreira.. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS DO GRUPO DE COLABORADORES DA COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO REGINA MUNDI

PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS DO GRUPO DE COLABORADORES DA COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO REGINA MUNDI PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS DO GRUPO DE COLABORADORES DA COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO REGINA MUNDI Do objetivo O plano de carreira da Cooperativa de Educação Regina Mundi, objetiva o aperfeiçoamento

Leia mais

ANEXO AO MEMORANDO Nº 032/2017-CGPE/CAMPUS PESQUEIRA PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2017

ANEXO AO MEMORANDO Nº 032/2017-CGPE/CAMPUS PESQUEIRA PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2017 ANEXO AO MEMORANDO Nº 032/2017-CGPE/CAMPUS PESQUEIRA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS PESQUEIRA PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2017 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009 Altera a Lei Complementar nº 61, de 20 de dezembro de 2005, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Superior da Universidade Estadual

Leia mais

4 Perfil do Quadro de Servidores

4 Perfil do Quadro de Servidores 4 Perfil do Quadro de Servidores 4.1 Servidores Docentes O quadro de servidores docentes do IFRO é composto por Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico regidos pela Lei nº 8.112/90 e Lei nº

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 09/02/2009 07:57 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.825, DE 29 DE JUNHO DE 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento

Leia mais

Estágio Probatório, Avaliação de Desempenho e Progressão Profissional Atualizado em: 26/12/2013

Estágio Probatório, Avaliação de Desempenho e Progressão Profissional Atualizado em: 26/12/2013 Estágio Probatório, Avaliação de Desempenho e Progressão Profissional Atualizado em: 26/12/2013 Perguntas frequentes: 1) O que é estabilidade? É a garantia constitucional que tem o servidor público concursado,

Leia mais

Ofício nº 038/2017/SSPM

Ofício nº 038/2017/SSPM Ofício nº 038/2017/SSPM Jundiaí, 02 de Fevereiro de 2.017. Ilmo. Sr. Secretário Municipal de Educação SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ, com sede à Rua Francisco Pereira Coutinho,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 RESOLUÇÃO N 027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 Aprova os procedimentos para avaliação de desempenho dos servidores docentes para fins de progressão e promoção na carreira, conforme o disposto na Lei nº 12.772/2012

Leia mais

TEMA 2 AVALIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NILDO ALVES BATISTA

TEMA 2 AVALIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NILDO ALVES BATISTA PAINEL TEMA 2 AVALIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NILDO ALVES BATISTA AVALIAÇÃO Alguns pontos de partida... De que conceito de AVALIAÇÃO partimos? De uma concepção tradicional para uma concepção transformadora CONCEPÇÃO

Leia mais

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR DIRETRIZES PARA SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO DE DOCENTES DA FACULDADE UNB GAMA - FGA PARA LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO, PÓS- GRADUAÇÃO, PÓS-DOUTORADO E VISITA TÉCNICA OU ESTÁGIO DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS

Leia mais

LEI Nº 384/2003, DE 11 DE JUNHO DE INDICE TITULO I. Disposições preliminares 01 TITULO II. Do servidor do magistério publico municipal 02

LEI Nº 384/2003, DE 11 DE JUNHO DE INDICE TITULO I. Disposições preliminares 01 TITULO II. Do servidor do magistério publico municipal 02 LEI Nº 384/2003, DE 11 DE JUNHO DE 2003. INDICE TITULO I Disposições preliminares 01 TITULO II Do servidor do magistério publico municipal 02 TITULO III Do provimento 04 TITULO IV Da movimentação da carreira

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 O QUE É A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUAL O OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUEM

Leia mais

MANUAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

MANUAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS MANUAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS UFMT/2009 1 Apresentação O objetivo deste manual é de fornecer orientações aos servidores Técnicos Administrativos da Universidade

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMERIA DO ÍNDIOS GABINETE DO PREFEITO. Lei nº 2.122, de 17 de março de 2017

ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMERIA DO ÍNDIOS GABINETE DO PREFEITO. Lei nº 2.122, de 17 de março de 2017 Lei nº 2.122, de 17 de março de 2017 Revoga a Lei nº 2015/2015 e reestrutura o quadro de funcionários efetivos e Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Câmara Municipal de Palmeira dos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA REGULAMENTO INTERNO COMISSÃO DE INCENTIVO E APOIO À CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS (CIACS) DA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUÍDA PELA PORTARIA FO Nº 19, DE 01 DE ABRIL DE 2014.

Leia mais

CAPITULO II DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL. Seção I Dos princípios básicos. Seção II Da estrutura da carreira

CAPITULO II DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL. Seção I Dos princípios básicos. Seção II Da estrutura da carreira LEI Nº 1229/2003 Dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Mangueirinha. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, aprovou e eu, Miguel

Leia mais

1 de 5 08/04/ :44

1 de 5 08/04/ :44 1 de 5 08/04/2014 08:44 Data de publicação: 07/04/2014 Matéria nº : 654912 Diário Oficial nº : 26267 L.C. 534 LEI COMPLEMENTAR Nº 534, DE 07 DE ABRIL DE 2014. Autor: Poder Executivo Altera a Lei Complementar

Leia mais

Lei Complementar Nº 58 de 13 de setembro de 2004 de Natal

Lei Complementar Nº 58 de 13 de setembro de 2004 de Natal Lei Complementar Nº 58 de 13 de setembro de 2004 de Natal O PREFEITO MUNICIPAL DO NATAL, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: TÍTULO I DO PLANO DE CARREIRA

Leia mais

Nilva Celestina do Carmo Coordenadora Geral de Recursos Humanos

Nilva Celestina do Carmo Coordenadora Geral de Recursos Humanos Programa de Capacitação Coordenação Geral de Recursos Humanos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba - MG 1. Introdução Tendo em vista o PDI Plano de Desenvolvimento Institucional e o PDICTAE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU APRESENTAÇÃO Este manual busca orientar os funcionários do quadro da FAEPU sobre a Avaliação de Desempenho que será realizada.

Leia mais

Gestão de Carreiras na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: Avanço e Valorização nos Processos de Trabalho

Gestão de Carreiras na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: Avanço e Valorização nos Processos de Trabalho Gestão de Carreiras na Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo: Avanço e Valorização nos Processos de Trabalho Career Management in the Municipal Health Secretary of São Paulo : Advancement and Exploitation

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Os estímulos da UFAL, à produção científica e intelectual de seus docentes, são... Página 1 de 29 A atuação das coordenações de curso, na busca da integração de sua comunidade acadêmica, é... Página 2

Leia mais

LEI nº de 15 de outubro de 2007.

LEI nº de 15 de outubro de 2007. LEI nº. 3777 de 15 de outubro de 2007. (Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Público Municipal de Rio Claro e dá providências correlatas) Eu, DERMEVAL DA FONSECA NEVOEIRO JUNIOR,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO 1ª - A Administração Federal, atenta à necessidade de capacitação e qualificação

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006. Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública.

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública. Abono de Permanência O abono de permanência é um benefício pecuniário concedido ao servidor que opte por permanecer em atividade após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntária, no

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. 547, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2012

PROJETO DE LEI Nº. 547, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2012 PROJETO DE LEI Nº. 547, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2012 Dispõe sobre a instituição do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos do Magistério Público do Município de Capela do Alto Alegre e dá outras providências.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAMBORÊ Estado do Paraná

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAMBORÊ Estado do Paraná PREFEITURA MUNICIPAL DE MAMBORÊ Estado do Paraná DECRETO MUNICIPAL Nº 29/2012 Dispõe sobre a regulamentação do processo de avaliação para fins de promoção na Carreira do Magistério Público Municipal e,

Leia mais

Regulamenta o Sistema de Avaliação Periódica de. Art. 1º Fica instituído o Sistema de Avaliação Periódica de

Regulamenta o Sistema de Avaliação Periódica de. Art. 1º Fica instituído o Sistema de Avaliação Periódica de Desempenho Funcional. Regulamenta o Sistema de Avaliação Periódica de Desempenho Funcional. Art. 1º Fica instituído o Sistema de Avaliação Periódica de 1º O Sistema de Avaliação Periódica de Desempenho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NORMAS PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS NOS CONCURSOS DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFRJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NORMAS PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS NOS CONCURSOS DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NORMAS PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS NOS CONCURSOS DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFRJ 20 de março de 2006 O Conselho de Coordenação do Centro

Leia mais

(Lei nº , de 28 de dezembro de 2012)

(Lei nº , de 28 de dezembro de 2012) ANOTAÇÕES RELEVANTES SOBRE O PLANO DE CARREIRAS E CARGOS DE MAGISTÉRIO FEDERAL (Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012) Introdução 1. Neste documento destacamos alguns itens da nova Carreira e do Cargo

Leia mais

Departamento de Engenharia de Saúde Pública DENSP Coordenação Geral de Cooperação Técnica CGCOT

Departamento de Engenharia de Saúde Pública DENSP Coordenação Geral de Cooperação Técnica CGCOT Neilton Santos Nascimento Assistente de Administração Departamento de Engenharia de Saúde Pública DENSP Coordenação Geral de Cooperação Técnica CGCOT Natal/RN, 08 de dezembro de 2016 MINISTÉRIO DA SAÚDE

Leia mais

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP

Anexo 11/5. Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de Equipes do SIBiUSP Diretrizes para Capacitação de equipes do SIBiUSP Premissas Em sua trajetória, as atividades de capacitação desenvolvidas para o Sistema promoveram um

Leia mais

Plano de Cargos e Salários

Plano de Cargos e Salários Plano de Cargos e Salários Introdução O Plano foi elaborado com a finalidade de normatizar os procedimentos do Plano de Cargos e Salários da Organização que envolve remuneração fixa, gestão por competências

Leia mais

Fixa as diretrizes gerais para a instituição do teletrabalho (home office) nos órgãos de execução da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Fixa as diretrizes gerais para a instituição do teletrabalho (home office) nos órgãos de execução da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Resolução PGE-, de Fixa as diretrizes gerais para a instituição do teletrabalho (home office) nos órgãos de execução da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. O Procurador Geral do Estado de São Paulo,

Leia mais

2ª Avaliação Especial de Desempenho

2ª Avaliação Especial de Desempenho 2ª Avaliação Especial de Desempenho ACS Agentes Comunitários de Saúde, ACE Agente de Combate às Endemias e Supervisores de Campo da FMSRC AGOSTO/2017 01. Legislação Lei Complementar nº 085, de 12 de Dezembro

Leia mais

Objetivos. Estabelecer requisitos básicos à admissão de um novo servidor, na medida em que subsidia programas de recrutamento e seleção de pessoal.

Objetivos. Estabelecer requisitos básicos à admissão de um novo servidor, na medida em que subsidia programas de recrutamento e seleção de pessoal. Objetivos A Principal finalidade do Plano de Cargos e Salários é de estabelecer políticas e procedimentos voltados à valorização do colaborador e de incentivo ao seu crescimento profissional. Os fundamentos

Leia mais

Perguntas e Respostas - Progressão e Promoção Funcional Carreira Tributária e Adunaiera

Perguntas e Respostas - Progressão e Promoção Funcional Carreira Tributária e Adunaiera Perguntas e Respostas - Progressão e Promoção Funcional Carreira Tributária e Adunaiera 1. Qual a legislação que regulamenta a progressão e promoção funcional da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/13/2005. Professor: Matrícula: Data de Admissão: Departamento: Centro:

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/13/2005. Professor: Matrícula: Data de Admissão: Departamento: Centro: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/13/2005 Professor: Matrícula: Data de Admissão: Departamento: Centro: Comissão de Avaliação: (Presidente) (Membro) (Membro) Designada pelo Departamento

Leia mais

A LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DO AGPP HISTÓRICO DE LUTA

A LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DO AGPP HISTÓRICO DE LUTA A LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DO AGPP HISTÓRICO DE LUTA Carreira e Legislação Os trabalhadores de nível médio estão em duas categorias: Assistentes de Gestão de Políticas Públicas (AGPP) e Assistente

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2020 CAMPUS IBIRUBÁ

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2020 CAMPUS IBIRUBÁ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Coordenadoria de Gestão de Pessoas CGP Campus Ibirubá PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2020 CAMPUS IBIRUBÁ Ibirubá, Junho de 2019.

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR. Resolução n. 04/2012 Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Alagoas

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR. Resolução n. 04/2012 Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Alagoas Resolução n. 04/2012 Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Alagoas Disciplina a Escola Superior da Defensoria Pública de Alagoas. O DA DEFENSORIA PÚBLICA, no uso da sua atribuição prevista

Leia mais

Assistente em Administração

Assistente em Administração Assistente em Administração Questões sobre Decreto nº 5.825/06 Legislação Prof. Mateus Silveira Legislação QUESTÕES DO DECRETO FEDERAL Nº 5.825/06 1. (2014 UFRJ Psicólogo) Acerca do Programa de Avaliação

Leia mais

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Transição: de Operacional para Estratégico Fischer (2002) 4 fases correntes teóricas: Departamento pessoal até 20s controle, eficiência, taylorismo, fordismo; Gestão

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná PROPOSTA DE POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Julho /2017 PREÂMBULO 1º - A Administração Federal, atenta à necessidade de capacitação e qualificação do

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. SS Subcomissão nterna de Supervisão do Plano de Carreira dos Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação PCCTAE É um

Leia mais

Lei Nº 4749 de 03 de janeiro de 2007 de São Luis

Lei Nº 4749 de 03 de janeiro de 2007 de São Luis Lei Nº 4749 de 03 de janeiro de 2007 de São Luis O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão. Faço saber a todos os seus habitantes que a Câmara Municipal de São Luís decreta e eu sanciono a

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Reitoria

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Reitoria PORTARIA NORMATIVA Nº 008 DE 27 OUTUBRO DE 2016 A REITORA do INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, no uso da competência que lhe foi subdelegada pelo Decreto não numerado de 12/01/2016, publicado no Diário Oficial

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

Gestão por Competências na Polícia Federal. Brasília, 17 de Junho de 2010.

Gestão por Competências na Polícia Federal. Brasília, 17 de Junho de 2010. Gestão por Competências na Polícia Federal Brasília, 17 de Junho de 2010. Planejamento Estratégico Competências Organizacionais Fatores Críticos de Sucesso Corporativo Políticas Corporativas Competências

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 012/07

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 012/07 RESOLUÇÃO Nº 012/07 ESTABELECE PROPOSTA PARA PROJETO DE LEI QUE ESTRUTURA O PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso da competência

Leia mais

PORTARIA/FMSRC Nº 3865/ de dezembro de 2017 RESOLVE:

PORTARIA/FMSRC Nº 3865/ de dezembro de 2017 RESOLVE: PORTARIA/FMSRC Nº 3865/2017 20 de dezembro de 2017 Regulamentar a Avaliação de Desempenho dos ACS - Agentes Comunitários de Saúde, ACE - Agente de Combate às Endemias e Supervisores de Campo da FMSRC,

Leia mais

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008.

RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. RESOLUÇÃO CRP/01 Nº 2, de 05 de maio de 2008. Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região. O PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 1ª REGIÃO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo 1 LEI nº. 3777 de 15 de outubro de 2007. (Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Público Municipal de Rio Claro e dá providências correlatas) Eu, DERMEVAL DA FONSECA NEVOEIRO

Leia mais

NOVO PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES MÉDICOS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE

NOVO PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES MÉDICOS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE NOVO PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES MÉDICOS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE LEI Nº 10.948, DE 13 DE JULHO DE 2016 (Originária do Projeto de Lei n.º 1.908/2016, da autoria do Executivo) Objetivo da lei

Leia mais

Política de Gestão de Pessoas

Política de Gestão de Pessoas Política de Gestão de Pessoas Versão 1.00 FOLHA DE CONTROLE Título Política de Gestão de Pessoas Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Recursos Humanos - SURH Instrumento de

Leia mais

presente política se aplicam a todos os colaboradores do Instituto

presente política se aplicam a todos os colaboradores do Instituto 1. OBJETIVO O objetivo desta política é orientar a execução das práticas de Cargos e Salários do Instituto Sócrates Guanaes, bem como estabelecer uma política efetiva e eficaz para o gerenciamento de pessoas

Leia mais

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI MUNICIPAL Nº 2.221, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2001. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Vencimentos do Grupo Ocupacional Magistério da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia. FAÇO SABER QUE A CÂMARA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art.1º - O Estágio Supervisionado é a oportunidade proporcionada pelo currículo ao aluno

Leia mais

TÍTULO I DA CARREIRA

TÍTULO I DA CARREIRA 1 LEI Nº 4.458, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre a carreira Assistência à Educação do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

DECRETO Nº, DE DE DE 2017

DECRETO Nº, DE DE DE 2017 DECRETO Nº, DE DE DE 2017 Regulamenta os critérios e procedimentos específicos para o desenvolvimento dos Auditores-Fiscais e dos servidores no cargo das Carreiras Tributária e Aduaneira da Receita Federal

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO DE COORDENAÇÃO RESOLUÇÃO 02/96

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO DE COORDENAÇÃO RESOLUÇÃO 02/96 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO DE COORDENAÇÃO RESOLUÇÃO 02/96 Regulamenta o Artigo 9 o. da Resolução 004/89, estabelecendo os critérios e escalas para aferição de pontos

Leia mais

Lei: de 12 de janeiro de 2005

Lei: de 12 de janeiro de 2005 PCCTAE Lei: 11.091 de 12 de janeiro de 2005 Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul DECRETO Nº 10.565, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2001. Aprova o Regulamento do Estágio Probatório a que estão sujeitos os servidores públicos municipais. GILBERTO JOSÉ SPIER VARGAS, Prefeito Municipal de Caxias

Leia mais

Parâmetros e indicadores para a avaliação dos pedidos de progressão funcional dos professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Parâmetros e indicadores para a avaliação dos pedidos de progressão funcional dos professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG RESOLUÇÃO 01, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2015. Define parâmetros e indicadores de atividades para a progressão dos integrantes da carreira de magistério Superior das Classes A, B, C e D da Escola de Ciência

Leia mais

Com relação a serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

Com relação a serviços públicos, julgue os itens que se seguem. Questão: 272589 Com relação a serviços públicos, julgue os itens que se seguem. Os serviços públicos classificados como próprios do Estado, geralmente oferecidos gratuitamente ou por baixo custo, podem

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde EXERCÍCIO DE ENLACE Os Exercícios de Enlace irão compor as três unidades de aprendizagem do curso de especialização. O objetivo desses

Leia mais