Como implementar o MOS em minha Unidade Instalação dos Softwares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como implementar o MOS em minha Unidade Instalação dos Softwares"

Transcrição

1 Como implementar o MOS em minha Unidade Instalação dos Softwares

2 Sumário I. Cadastro do Usuário; II. Instalação Iqsystem; III. Download e Configuração iqsystem; IV. Gerenciando Estoque; V. Instalação Gmetrix; VI. Download Gmetrix; VII. Simulador Gmetrix; VIII. Realizar Exame iqsystem; IX. Área do Candidato;

3 Cadastro do Usuário / Proctor

4 Portal Certiport Proctor Como um Proctor, você será responsável por garantir a credibilidade dos Exames de Certificação da Certiport, autorizando que os alunos o realizem, além de certificar-se ter escolhido o teste correto para cada aluno seguindo as políticas de segurança, o que garantirá a realização da prova de maneira justa e segura. A fim de garantir um ambiente seguro, o Proctor deverá estar de acordo com as Políticas de Segurança do Centro Autorizado de Exames Certiport. Para que cada candidato realize os exames de maneira confortável, o Proctor deverá garantir o perfeito funcionamento do computador. A seguir, estão listados os requisitos mínimos exigidos. OBS: Utilizar o iqsystem 7.1 para os exames MOS 2007 e 2010

5 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Por meio do portal é possível: Registrar o usuário; Obter informações sobre os Programas de Certificação e seus objetivos tecnológicos; Localizar um Centro Autorizado para a realização dos exames; Gerenciar os Vouchers; Fazer o download do Software iqsystem; Obter os Relatórios de Pontuação Individual e Geral; Baixar os logotipos; Solicitar a impressão ou reimpressão de Certificados; Atribuir um Usuário a um Testing Center; Algumas das informações só poderão ser vistas/realizadas de acordo com os privilégios atribuídos ao Usuário: Candidato ao Exame: realizar exames, obter o Relatório de Pontuação. Administrador do Centro: gerenciar o Centro de Exames.

6 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Qualquer usuário que tenha a intenção de realizar um exame pela plataforma Certiport, ou mesmo gerenciar os exames (Proctor), deverá obter um registro diretamente no site. Nos próximos slides veremos como realizar este cadastro.

7 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Ao acessar o site aparecerá a Home Page, como a imagem abaixo. Deve-se clicar em REGISTER para iniciar o processo de cadastro.

8 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor É necessário preencher o formulário conforme os campos solicitados e, em seguida, clicar no botão Avançar para prosseguir.

9 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Agora, é necessário preencher os campos com as informações pessoais de cada usuário e, novamente, clicar no botão Avançar.

10 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Continuando o cadastro, nesta 3ª etapa é necessário preencher, além do , as informações de endereçamento. OBS: Em LINHA 1, preencher (Rua, Av., Travessa e número da residência).

11 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Sequencialmente, é necessário preencher, a caráter informativo, qual é a área de atuação profissional. OBS: Nenhuma opção selecionada interferirá no tipo de prova a ser realizada.

12 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor É necessário escolher entre as opções: Fazer um exame ou preparar-se para um exame (Para quem vai apenas executar os exames); Registrar-se para tornar-se monitor (Para quem for gerenciar o centro de treinamento, no caso o PROCTOR, mediante a aceitação das condições que aparecem em sequência).

13 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor O usuário deverá se registrar também para o Programa em que realizará o seu exame. Sempre embaixo de cada Programa aparecem os Exames dos Softwares correspondentes. OBS: Geralmente, ao clicar em Registrar, aparecerá outra janela para preenchimento.

14 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Exemplo de registro para o site da Microsoft. OBS: clicando no botão Usar meus dados do Perfil Certiport (em destaque), o formulário ficará totalmente preenchido.

15 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Caso você tenha selecionado anteriormente a opção Registrar-se para torna-se monitor (Proctor), aparecerá uma tela como a que mostramos abaixo. É necessário clicar no botão Exibir acordo de inspetor e aceitá-lo.

16 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Aparecerá um contrato como este, bastando clicar no botão Accept.

17 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Confirme se o acordo foi aceito. Na opção para monitorar exames MTA, escolha a opção Não e clique no botão Avançar.

18 Portal Certiport Cadastro do Usuário / Proctor Após o Registro na Marca, haverá a confirmação do seu cadastro. Basta clicar em Concluir.

19 Instalação do Software iqsystem (Exame) Configurações necessárias

20 Configurações MOS 2007 & 2010 Item Processador Requerido Pentium 4, 1 GHz ou superior RAM MOS 2007 & 2010 = 1GB (Livre) Permissão de Administrador Local do Sistema Operacional Sim SO, Pasta Documentos, Pasta Imagens e todas as demais pastas instaladas no drive "C:". Disco Rígido : Espaço à disposição Teclado e Mouse em ótimas condições Sim 5GB Sim Resolução de Vídeo Mínima 1024 x 768 Esquema de Cor Tamanho de Tela Banda Larga com mínimo de 200 KBPS 16 Bit ou superior 17" ou superior Sim

21 Configurações MOS 2007 & 2010 Item Requerido O domínio: certiport.com precisa estar disponível para acesso. Liberação dos seguintes IPs: :ww.certiport.com :certprep.certiport.com :iQc.certiport.com :info.certiport.com Portas de comunicação e endereço de IP :Digital Literacy :MySpeed :CertiportTerminal Server :Certiport Terminal Server :Certiport FTP :Certiport FTP Todos precisam ter pleno acesso por meio de portas 80 (HTTP) e 443 (HTTPS) e precisam de acesso por meio da porta TCP 21.

22 Configurações MOS 2007 & 2010 Item Pop-ups, incluindo Google, Yahoo, e outros bloqueadores de Internet Explorer instalado e atualizações automáticas Adobe Flash Player Java Adobe Reader.Net Framework Requerido Desativados Versão Atual Versão Atual Versão Atual.Net 3.5 ou superior A instalação do iqsystem irá instalá-lo automaticamente. Browsers Internet Explorer 8, 9, 10 e 11. Sistemas Operacionais Microsoft Windows XP Professional (SP3) Microsoft Windows Vista Business (SP2) Microsoft Windows 7 Professional (SP1), 32 and 64-bit (SP1) Microsoft Windows 8 Professional, 32 and 64-bit Microsoft Windows 8.1 Professional, 32 and 64-bit Microsoft Office Microsoft Office 2007 Professional ou Enterprise Microsoft Office 2010 Professional ou Professional Plus (Somente 32 Bits)

23 Download iqsystem OBSERVAÇÃO Após a realização do seu cadastro, é necessário enviar um para informando seu Login e qual é a sua Unidade para que possamos realizar sua associação ao site da Certiport.

24 Download iqsystem Todo Proctor conseguirá fazer o download do Software iqsystem por meio do site da Certiport. Para executar este software, é necessário acessar o site da Certiport, clicar em Login na parte superior e inserir o Login e a Senha cadastrados anteriormente.

25 Download iqsystem Ao acessar sua área Certiport, certifique-se que na parte superior (Abaixo da palavra Welcome ) esteja aparecendo a opção Organization Administrator.

26 Download iqsystem Agora, veremos como configurar o computador para a realização dos exames utilizando o iqsystem e os Exames on line. Vamos clicar diretamente na opção TRAINING & TOOLS.

27 Download iqsystem Na sequência, clicaremos na primeira opção, chamada INSTALL.

28 Download iqsystem É necessário escolher entre iqsystem e Certiport Exames Online, de acordo com o(s) exame(s) que serão realizados.

29 Download iqsystem Começando pelo iqsystem, vamos ao passo a passo: Ao clicar em Download iqsystem, seremos levados à seguinte página. É necessário selecionar a opção PORTUGUESE BRAZILIAN V 7.1.

30 Download iqsystem Aguarde o download iniciar e salve o iqsystem no seu computador. OBSERVAÇÃO: O tamanho do arquivo é 152 MB. Não há necessidade de fazer o download para cada uma das máquinas, já que o software pode ser copiado para as demais máquinas e instalado normalmente.

31 Instalação iqsystem Execute o arquivo iqsystem PTB e será aberto o assistente de instalação. Basta clicar em avançar para prosseguir.

32 Instalação iqsystem Para realizar a instalação não há segredo: basta clicar em Avançar e sempre instalar o iqsystem no DISCO LOCAL C:

33 Instalação iqsystem Continuação da instalação:

34 Instalação iqsystem Ao terminar a instalação, será necessário reiniciar o computador para retomar à configuração do iqsystem.

35 Configuração iqsystem Em seguida, alguns ícones novos aparecerão na Área de Trabalho. Porém, utilizaremos apenas dois deles, que são: Utilizado pelos Administradores Utilizado pelos Candidatos É necessário clicar em iqsystem Tools para configurar nosso computador.

36 Configuração iqsystem iqsystem Tools (uso do Administrador) Por meio desta opção, o Administrador poderá: Mostrar as opções-padrão de ID e o nome do centro de Certificação habilitado; Controlar o funcionamento do Sistema; Realizar os Exames de Configuração; Mudar de Centro de Certificação. Ao executar o iqsystem Tools serão solicitados o Nome de Usuário e a Senha (geralmente criados pela ETC). Insira-os e clique em Login.

37 Configuração iqsystem Caso não tenha inserido sua Instituição como Centro Certificador, você deverá escolher o nome como é demonstrado no painel abaixo. Após selecionar o nome do Centro, clique na opção OK.

38 Configuração iqsystem Poderá haver atualizações adicionais que deverão ser obrigatoriamente instaladas.

39 Configuração iqsystem Após o Login, a escolha do Centro e a atualização, aparecerá uma janela como na imagem abaixo. Por meio dela poderemos verificar qual é o Centro de Testes e o ID do Centro. Poderemos também configurar a máquina para a execução dos exames, como veremos na etapa à seguir.

40 Configuração iqsystem Na janela principal do iqsystem, clique no botão PROGRAMAS para escolher o software que será utilizado para os Exames de Certificação (Office 2007 ou Office 2010). Na sequência, clique no botão OK à direita.

41 Configuração iqsystem Em seguida, clique na opção DIAGNÓSTICO e verifique se as configurações dos primeiros slides foram atendidas nesta etapa.

42 Configuração iqsystem Com as configurações necessárias, clique em Executar exame de configuração para fazer uma pergunta teste do Exame de Certificação e, assim, testarmos o ambiente que estamos preparando. Esta opção está na parte inferior direita.

43 Configuração iqsystem Siga as etapas sugeridas na tela. Se o computador passar neste teste, o exame poderá ser realizado neste computador, sem problemas. Verifique na janela se os aplicativos Word 2010, Excel 2010, Power Point 2010, Word 2010 Expert e Excel 2010 Expert estão todos listados. Caso algum deles não esteja listado é porque o aplicativo não foi instalado no computador. Escolha um dos aplicativos. No exemplo escolheremos o Excel Clique em Continuar. OBS: Lembramos que este é um exemplo do software O mesmo pode ocorrer no 2007.

44 Configuração iqsystem Nas próximas 5 janelas haverá instruções sobre a prova. Avance pelas janelas clicando em Próximo no canto inferior direito.

45 Configuração iqsystem Após as 5 páginas explicativas, a prova teste iniciará. Ela tem apenas 10 segundos de duração. Aguarde o tempo se esgotar.

46 Configuração iqsystem Após os 10 segundos, uma mensagem informado que o tempo se esgotou aparecerá. Confirme. Pronto! Uma janela informando a sua pontuação (apenas um teste) aparecerá e isto indica que o teste foi um sucesso. Seu computador já estará homologado. Repita este procedimento em todos os computadores e escolha outros aplicativos (ex. Word) para que o teste seja mais abrangente.

47 Gerenciando Estoque de Vouchers

48 Gerenciando Estoque de Vouchers Para gerenciar os seus Vouchers, você deverá fazer o Login no site da Certiport utilizando seu Login e sua Senha de Proctor.

49 Gerenciando Estoque de Vouchers Quando o candidato acessar sua área Certiport, certifique-se de que na parte superior (Abaixo do Welcome) esteja aparecendo a opção Organization Administrator.

50 Gerenciando Estoque de Vouchers Logo abaixo aparecerá o seu Centro e quais são os Softwares habilitados para realização dos Exames. Nesta tela também poderemos ver os Logotipos, os Inventário de Vouchers e o Inventário de Exames.

51 Gerenciando Estoque de Vouchers Vamos explicar a opção Exam Inventory: Expiration: data de validade do(s) Voucher(s); Order Date: data em que o lote foi solicitado (processo realizado junto à Franqueadora); Quantity: quantidade total de Vouchers solicitados pela unidade; Available: quantidade disponível no momento para realizar exames. OBS: O Proctor deverá fazer o controle dos Vouchers utilizados pela unidade. Porém, ele tem a opção de buscar um relatório com todas as informações necessárias. VERIFICAR TAIS PASSOS NESTE MANUAL, A PARTIR DA PÁGINA 96.

52 Instalação do Software GMetrix (Simulador) Configurações necessárias

53 Instalando e Configurando Simulador Gmetrix Quais são os requisitos que a máquina necessita? Item CPU RAM ESPAÇO LIVRE NO DISCO RÍGIDO MONITOR SISTEMA OPERACIONAL.NET FRAMEWORK: MICROSOFT OFFICE: INTERNET: NAVEGADORES SUPORTADOS: ADOBE FLASH PLAYER: Requerimento Processador de 1.00 GHz ou maior; Mínimo de 1 GB; 150 MB Resolução de 1024x768 ou maior; Microsoft Windows XP com Service Pack (SP3), Windows Vista (SP2), Windows 7, Windows 8, Windows 8.1.NET Framework 3.5 ou mais recente; Para os testes práticos do Microsoft Office a instalação do Microsoft Office 2010 deve ser completa; GMetrix requer uma conexão de Internet de alta velocidade; Internet Explorer 8 ou superior; Versão mais recente.

54 Download do Software No link acima, escolha entre as opções o Software em Português

55 Download do Software Em seguida, escolha o Idioma e clique no botão azul para realizar o Download.

56 Download do Software 1º - Selecione o Idioma Português; 2º - Clique no botão Download; 3º - Salve o Arquivo executável no seu computador.

57 Instalação do Software A instalação do software é simples: basta clicar em Avançar e seguir as instruções conforme as imagens seguintes.

58 Instalação do Software Escolha o local onde será salvo o seu software. OBS: escolha salvá-lo no Disco local C:

59 Instalação do software

60 Simulador GMetrix Test Drive

61 Simulador GMetrix Test Drive Para que qualquer aluno possa fazer uso dos simuladores, ele deverá estar cadastrado no Simulador Gmetrix. Abra o simulador Gmetrix. Na parte inferior da tela, clique no botão REGISTRE-SE. Veja as imagens abaixo:

62 Simulador GMetrix Test Drive Veja abaixo o exemplo de como os dados deverão ser preenchidos.

63 Simulador GMetrix Test Drive Após o término do Cadastro, as informações abaixo serão mostradas para a confirmação. Se estiver tudo correto, clique em AVANÇAR. Confirme o cadastro e clique em Login.

64 Simulador GMetrix Test Drive Digite o Login feito anteriormente e clique em Avançar.

65 Simulador GMetrix Test Drive Ao avançar, deveremos clicar na opção DEMONSTRAÇÃO no lado esquerdo da tela. Com esta opção, podemos realizar um simulador de Word ou de Excel com 3 perguntas cada sem a necessidade de um Access Code.

66 Simulador GMetrix Test Drive Deveremos escolher entre Word ou Excel e clicar em Avançar.

67 Simulador GMetrix Test Drive Em modalidade escolha: Treinamento: com ajuda e sem tempo / Ensaio: sem ajuda e com tempo. Em seguida, clique em Avançar.

68 Simulador GMetrix Test Drive Aparecerão algumas instruções como na imagem abaixo:

69 Simulador GMetrix Test Drive O Simulador abrirá a tela do Word (como no exemplo) e aparecerá o enunciado na parte inferior. Ele tem que ser seguido item a item para obter a pontuação desta pergunta. Veja no próximo Slide a explicação de cada um dos itens.

70 Simulador GMetrix Test Drive Painel de perguntas: Número da pergunta atual X Número total de perguntas: ID da pergunta e tema das perguntas: Saltar: pula a pergunta com possibilidade de refazê-la ao término de todas as questões; Reiniciar: reinicia a mesma pergunta, caso o candidato a tenha errado; Avançar: avança para próxima questão.

71 Simulador GMetrix Test Drive Escolhendo a opção TREINAMENTO, poderemos ter a ajuda do sistema, explicando o passo a passo como resolver a questão. Veja abaixo: Clicando no sinal de?, aparecerá uma caixa explicativa de ajuda, ensinando a fazer o passo a passo desta questão:

72 Simulador GMetrix Test Drive Após responder a pergunta, poderemos verificar se a resposta estava correta ou incorreta. Em caso de resposta incorreta, clicando na opção TENTAR NOVAMENTE, voltaremos para a pergunta podendo utilizar a ajuda ou não para respondê-la novamente.

73 Simulador GMetrix Test Drive Após responder corretamente, esta tela aparecerá para o candidato: Se estiver tudo correto, basta clicar em Avançar para ver a próxima questão. Ou, se for a última questão, basta conferir as questões repetidas.

74 Simulador GMetrix Test Drive Ao terminar o Exame, aparecerá a seguinte tela:

75 Simulador GMetrix Test Drive Como podemos observar na imagem anterior, todas as perguntas que estavam no Simulador aparecem para o candidato. Podemos observar que há uma legenda no lado esquerdo da tela, sendo que: Verde: pergunta respondida; Branco: pergunta não respondida (pulou a questão); Amarelo: pergunta que poderá ser refeita, bastando marcar a caixa de seleção na frente da questão.

76 Simulador GMetrix Test Drive Caso o candidato queira revisar as perguntas respondendo-as novamente, deverá marcar a lista e clicar na opção PERGUNTAS DE REVISÃO. Caso ele queira realizar em outra oportunidade a revisão, mas não queira ainda concluir o simulado, deverá clicar na opção GUARDAR. Se o candidato quiser encerrar o exame e visualizar o resultado final, basta clicar em FINALIZAR.

77 Simulador GMetrix Test Drive Vamos simular a finalização deste exame, como mostram as imagens abaixo:

78 Simulador GMetrix Test Drive Ao clicar em Avançar, aparecerá o resultado final do nosso simulado:

79 Simulador GMetrix Área do Candidato O candidato poderá visualizar suas notas acessando o site: Lembramos que o candidato deve acessar o link acima com o mesmo Login (User ID) e a mesma Senha (Password) criados no Simulador anteriormente.

80 Simulador GMetrix Área do Candidato Ao acessar a página, existirá uma opção chamada VIEW MY TESTS. O candidato poderá visualizar seus Simuladores completados (Completed) ou os exames que estão salvos para continuar depois (Saved).

81 Simulador GMetrix Área do Candidato A imagem abaixo ilustra o que ocorre quando clicamos na opção Completed. Dividido por colunas, podemos ver o resultado efetivo do candidato clicando na opção Detail.

82 Simulador GMetrix Área do Candidato Estes são os resultados:

83 Simulador GMetrix Área do Candidato Os resultados podem serem demonstrados também de duas formas: Por Objetivo (como demonstrado abaixo), ou por Questão (próxima página).

84 Simulador GMetrix Área do Candidato Resultados por Questão:

85 Realizar Exame iqsystem

86 Realizar Exame iqsystem Para realizar o Exame MOS, o candidato deverá clicar na opção iqsystem Exams. Utilizado pelos Administradores Utilizado pelos Candidatos

87 Realizar Exame iqsystem iqsystem Exams (uso do candidato) Nesta opção, o candidato poderá: Realizar o cadastro no site da Certiport (caso não o tenha realizado ainda); Inicializar um Exame de Certificação. Ao executar o iqsystem exams, será solicitado o Nome de Usuário e a Senha do candidato, que deverá escolher também o tipo de exame. Na sequência, clicaremos em Login.

88 Realizar Exame iqsystem Aparecerá outra janela para que o aluno possa ler e aceitar o contrato de privacidade. OBSERVAÇÃO: Sem a leitura ou a aceitação deste contrato, o aluno não conseguirá prosseguir com o Exame de Certificação.

89 Realizar Exame iqsystem Quando abrirmos a página do Contrato, clicaremos na opção SIM, EU ACEITO. Em seguida, a janela fechará e deveremos clicar em Login novamente.

90 Realizar Exame iqsystem Ao clicarmos em Login, deveremos escolher um exame a realizar. Ao lado direito na opção Comprovantes, será feita a seguinte pergunta:

91 Realizar Exame iqsystem Você tem um comprovante para este exame? Sim: caso tenha sido fornecido a você um código de 16 caracteres; (Ex: QWER-TYUI-1AS3-6HG5), que deverá ser inserido no campo em branco. Digite o novo comprovante ; em seguida, clique no botão Continuar. Não: caso esteja disponível em seu inventário os seus Vouchers, clicando nesta opção será efetuado um Débito ao final deste procedimento.

92 Realizar Exame iqsystem Depois que é feita a escolha, aparecerá a seguinte janela, na qual tanto o CANDIDATO quanto o PROCTOR deverão conferir se as informações estão corretas.

93 Realizar Exame iqsystem Após a conferência das informações, o Proctor deverá autorizar com Login e Senha o exame do aluno da seguinte forma: Ative a opção Verifiquei a ID do candidato. Nome de usuário do atendente: deve ser o Login do Proctor; Senha do Atendente: deve ser a Senha do Proctor. Em seguida, clicar em Iniciar o Exame.

94 Área do Candidato

95 Área do Candidato Todo candidato conseguirá visualizar suas notas ou até mesmo imprimir seus certificados de forma digital. Para fazer isto, devemos acessar o site da Certiport, clicar em Login na parte superior e inserir Login e Senha cadastrados.

96 Área do Candidato Ao acessar sua área Certiport, certifique-se que na parte superior (abaixo do Welcome) esteja aparecendo a opção Candidato ao teste.

97 Área do Candidato Ao clicar na opção MY CERTIPORT, MY TRANSCRIPT, o candidato poderá visualizar todos os seus exames, relatório de pontuação, impressão do certificado digital e envio do certificado original.

98 Área do Candidato Na página My Transcript o candidato visualizará suas informações pessoais, além de poder fazer o download em PDF ou XPS do seu relatório de pontos e do seu certificado. Veja nos próximos slides. Endereço Cep Cidade

99 Área do Candidato Clicando nas opções PDF/XPS ou Relatório de Pontos, teremos acesso a estas informações como mostra o slide seguinte.

100 Área do Candidato

101 Área do Proctor

102 Área do Proctor Todo Proctor conseguirá verificar notas, certificados e relatórios de exames realizados em seu centro certificador. Para executar, devemos acessar o site da Certiport. Em seguida, devemos clicar em Login na parte superior e inserir Login e Senha cadastrados.

103 Área do Proctor Ao acessar sua área Certiport, certifique-se que na parte superior (abaixo do Welcome) esteja aparecendo a opção Organization Administrator.

104 Área do Proctor Ao posicionarmos o mouse em cima da opção Reports, encontraremos duas opções: Exam Result Reprint: visualizar o relatório de pontuação do exame realizado; Print Certificates: fazer o Download em PDF ou XPS do certificado digital do candidato. Iniciaremos pela opção Exam Result Reprint.

105 Área do Proctor Clicando em Exam Result Reprint, aparecerá uma tela como é mostrado abaixo. Nela poderemos verificar os resultados de cada exame dos alunos de três em três meses. Após colocarmos a data inicial e a final, devemos clicar em SEARCH para obter os resultados.

106 Área do Proctor Após clicar em Search, aparecerá um resultado como o que mostramos abaixo. Nesta tela podemos escolher quais pontuações gostaríamos de visualizar, escolhendo do lado direito, na opção PRINT, ou clicando em SELECT ALL para selecionar todos. Em seguida devemos clicar em VIEW/PRINT.

107 Área do Proctor Este é o resultado que aparecerá:

108 Área do Proctor Voltando ao menu REPORTS, vamos acessar a opção PRINT CERTIFICATES para visualizar e imprimir os Certificados.

109 Área do Proctor Devemos escolher por qual programa gostaríamos de obter o Certificado, assim como a data em que o Exame foi realizado. Em seguida, devemos clicar em Search.

110 Área do Proctor Após clicar em Search, novamente aparecerá um resultado parecido com o anterior. Devemos escolher quais são os certificados que gostaríamos de visualizar selecionando a opção Print, à direita, e clicando em PRINT CERTIFICATES, à esquerda.

111 Área do Proctor Este será o resultado da pesquisa: MODELO DE CERTIFICADO OFFICE

112 Área do Proctor Para visualizarmos os relatórios completos de cada candidato, deveremos clicar na opção REPORTS.

113 Área do Proctor Ao clicar em REPORTS, devemos escolher a opção RESULTS (264).

114 Área do Proctor Em seguida, devemos escolher o tempo de pesquisa (limite de até 3 anos anteriores à data atual) e clicar na opção VIEW REPORT.

115 Área do Proctor Aparecerá um relatório de pesquisa como o mostrado abaixo. As informações contidas no relatório serão as seguintes: Nome do Candidato, Exame, Linguagem, Data do Exame, Pontuação, Resultado, Tempo Exame.

116 Área do Proctor Lembramos que o resultado poderá ser exportado para outro formato desejado, a fim de ser utilizado em outros possíveis relatórios.

117 Área do Proctor Para finalizarmos o trabalho de Proctor pelo site da Certiport, aprenderemos como integrar qualquer usuário como Proctor. Na tela inicial, devemos colocar o cursos na opção ORG PROFILE e clicar em ASSOCIATIONS.

118 Área do Proctor Ao clicarmos em Associations, aparecerá uma tela como a mostrada abaixo. Podemos definir qualquer pessoa já cadastrada no site da Certiport como Proctor.

119 Área do Proctor Para definir uma pessoa como Proctor, devemos fazer uma pesquisa por meio do campo FIND USERS e, dentro do campo indicado, digitar o Primeiro nome, o Último Nome, o Login (preferencialmente) ou o . Em seguida, deveremos clicar em SUBMIT. Veja no exemplo. Após aparecer o usuário desejado, devemos clicar no nome em destaque laranja para integrá-lo à lista de Proctor.

120 Área do Proctor O painel mostrará as pessoas que já estão como ADM (Administrador) do Centro Certificador e como Proctor também. O padrão de cadastro é: User Role: Organization Administrator. Teacher e Proctor: Habilitados.

121 Dúvidas

122 Dúvidas Frequentes Para uma Unidade se tornar uma CATC, é necessário realizar, pelo menos, uma certificação para ativá-la no sistema de localização? R: Para que a Unidade consiga visibilidade no site da Certiport, deverá ter realizado no mínimo um exame para aparecer no LOCATOR, ferramenta que procura um Centro Certificador por meio da localidade. (www.certiport.com/locator). Se faltar energia, por quanto tempo os exames ficam gravados? R: Em caso de falta de energia ou conexão com a Internet (ou outros problemas que causem a interrupção dos exames), existem alguns procedimentos a ser realizados: - Caso haja alguma falta de energia ou problemas semelhantes, o exame pode ser reinicializado, no máximo, 5X. Se exceder as 5 tentativas, o Voucher não terá validade e será necessário um novo Voucher para a realização do exame. - Se o candidato reiniciar o exame e estiver no mesmo computador em que estava antes do problema ocorrido, ele conseguirá reiniciar o exame da última pergunta válida, tendo o mesmo tempo permitido com o qual iniciou aquela questão. OBS: não poderá haver nenhum tipo de bloqueador na máquina (Ex: Deep Freeze). - Se o candidato, mediante ao problema ocorrido, tiver que trocar de computador, o exame iniciará novamente da primeira pergunta e com o tempo contando 50 minutos regressivos. - Quando ocorrer qualquer problema que interrompa o exame, este poderá ser retomado em até 5 dias corridos.

123 Contatos Mais informações: Mayaras.mh1

AUTODESK CERTIFIED USER. Guia para realização de provas na plataforma Certiport

AUTODESK CERTIFIED USER. Guia para realização de provas na plataforma Certiport AUTODESK CERTIFIED USER Guia para realização de provas na plataforma Certiport Requisitos técnicos para o laboratório - Sistema Operacional Windows XP (SP3) ou superior; - Acesso a internet e as portas

Leia mais

Manual de Apoio à Assinatura Eletrônica DISO

Manual de Apoio à Assinatura Eletrônica DISO Manual de Apoio à Assinatura Eletrônica DISO Índice Hyperlinks Descanse o mouse na frase, aperte sem largar o botão Ctrl do seu teclado e click com o botão esquerdo do mouse para confirmar. Introdução

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Group Folha no servidor...6

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Imobiliária21

Leia mais

Principais Característic

Principais Característic Principais Característic Características as Software para agendamento e controle de consultas e cadastros de pacientes. Oferece ainda, geração de etiquetas, modelos de correspondência e de cartões. Quando

Leia mais

3.16 MANUAL DE INSTALAÇÃO E SUPORTE

3.16 MANUAL DE INSTALAÇÃO E SUPORTE 3.16 MANUAL DE INSTALAÇÃO E SUPORTE PASSWORD INTERATIVA SISTEMAS LTDA. - www.pwi.com.br - pwi@pwi.com.br R. Prof. Carlos Reis, 39 - São Paulo SP 05424-020 Tel: - 2127-7676 - Fax: 11-3097-0042 1 Índice

Leia mais

Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0

Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0 Manual de instalação Priority HIPATH 1100 versão 7.0 2014 Innova Soluções Tecnológicas Este documento contém 28 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Novembro de 2014. Impresso

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL TISS. Manual. Usuário. Versão 1.3 atualizado em 13/06/2013

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL TISS. Manual. Usuário. Versão 1.3 atualizado em 13/06/2013 Manual do Usuário Versão 1.3 atualizado em 13/06/2013 1. CONFIGURAÇÕES E ORIENTAÇÕES PARA ACESSO... 4 2 GUIAS... 11 2.1 DIGITANDO AS GUIAS... 11 2.2 SALVANDO GUIAS... 12 2.3 FINALIZANDO UMA GUIA... 13

Leia mais

SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios Manual do Usuário

SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios Manual do Usuário MANUAL DO USUÁRIO 2 ÍNDICE 1. PRÉ REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DO SIGEP WEB 04 2. PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD DO SISTEMA 04 3. INSTALANDO O SIGEP WEB 07 4. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA 09 COMPARTILHANDO O BANCO

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário - Certificação Versão 1.0 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Certificação Versão 1.1 19 de maio de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

Através deste documento, buscamos sanar dúvidas com relação aos tipos de acessos disponíveis a partir desta alteração.

Através deste documento, buscamos sanar dúvidas com relação aos tipos de acessos disponíveis a partir desta alteração. COMUNICADO A Courart Informática, visando à satisfação de seus clientes, efetuou a contratação de um novo servidor junto à Locaweb, onde está alocado o sistema TransControl IV com todos os seus componentes.

Leia mais

Instalação e Operação dos Aplicativos Serie 5000/6000

Instalação e Operação dos Aplicativos Serie 5000/6000 Instalação e Operação dos Aplicativos Serie 5000/6000 Requisitos mínimos de Hardware: Pentium 3 de 500 mhz ou Celeron de 700 mhz ou superior 128 MB de RAM 100 MB livres no disco rígido Requisitos de Software:

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Ponto Eletrônico

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Ponto Eletrônico MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft Ponto Eletrônico SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 Versão 1.0-2014. Todos os direitos reservados.

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Manual para configurações de uso do VideoChat Google Chrome

Manual para configurações de uso do VideoChat Google Chrome Manual para configurações de uso do VideoChat Google Chrome 1- Quais os requisitos básicos para o funcionamento do VideoChat? 2- Não consigo chamar ninguém para uma conversa no VideoChat 3- Meu microfone

Leia mais

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com.

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com. Sumário Principais Características...5 Configuração necessária para instalação...6 Conteúdo do CD de Instalação...7 Instruções para Instalação...8 Solicitação da Chave de Acesso...22 Funcionamento em Rede...26

Leia mais

Manual de Utilização Utilização do PDFSam

Manual de Utilização Utilização do PDFSam Manual de Utilização Utilização do PDFSam ASPE/RO Conteúdo desenvolvido por: Ângelo Mendonça Neto Download e Instalação O PDFSam é uma ferramenta de manipulação de arquivos PDF, é possível fazer inúmeras

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON-LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON-LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

Manual de Apoio SIBE Atestado Eletrônico. Emissão de Atestado Eletrônico pelo Site da Agência da Previdência Social

Manual de Apoio SIBE Atestado Eletrônico. Emissão de Atestado Eletrônico pelo Site da Agência da Previdência Social Manual de Apoio SIBE Atestado Eletrônico Emissão de Atestado Eletrônico pelo Site da Agência da Previdência Social Índice Hyperlinks Descanse o mouse na frase, aperte sem largar o botão Ctrl do seu teclado

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET Obs.: Caso já possua um programa compactador de arquivo pular a etapa 1. 1 - Compactador de Arquivo Para instalar o Chef Foods Net você precisa de um programa descompactador

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 19 Requisitos para a Renovação Certificados A3 Em Cartão/Token (Navegador

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

SIPREV/Gestão de RPPS Implantação Manual de Instalação Versão 1.18

SIPREV/Gestão de RPPS Implantação Manual de Instalação Versão 1.18 Implantação Manual de Instalação Versão 1.18 1 de 44 - Manual de Instalação Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 19/05/09 1.0 Criação do documento Carlos Tabosa-UDCE 22/05/09 1.1 Revisão do

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do sistema...

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de Instalação e Configuração Projeto CERTUNI com Certificado Digital Versão 2.0 Fevereiro de 2013 Departamento de Inovação Tecnológica Sumário 1. Instalação do Leitor de Cartão

Leia mais

Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 www.certificadodigital.com.br

Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 www.certificadodigital.com.br Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Sumário 1. Instalação do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian... 3 2. Instalando o Certificado Digital A3... 4 3. Teste

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

Manual de instalação Token/Cartão e baixa do Certificado Digital A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 03 de Junho de 2014. Classificação: Ostensivo

Manual de instalação Token/Cartão e baixa do Certificado Digital A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 03 de Junho de 2014. Classificação: Ostensivo Manual de instalação Token/Cartão e baixa do Certificado AR Soluti - Goiânia Versão 1.0 de 03 de Junho de 2014 Classificação: Classificação: Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 1.0 de

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 57 Página 2 de 57 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Manual de Instalação, Configuração e Uso

Manual de Instalação, Configuração e Uso Manual de Instalação, Configuração e Uso Este Manual destina-se ao usuário do sistema Smart Manager. É proibida a duplicação ou reprodução, no todo ou em parte, sob quaisquer formas ou qualquer meio, sem

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Para a confecção desta instrução,

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1

Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 6.00.1 Data do Documento: novembro de 2012 1 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Sistema...

Leia mais

TransactionCentre Client

TransactionCentre Client TransactionCentre Client Manual de Instalação Client Connection Esta documentação, softwares e materiais disponibilizados são protegidos por propriedade intelectual e não podem ser copiados, reproduzidos

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server.

Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server. Manual de Instalação e Configuração para Revendedores e Assinantes Virtual Server. Parte I Cadastrando Sites no painel de controle Parte II Criando E-mail Parte III Configurando o Outlook do Cliente Última

Leia mais

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010.

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com.

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com. Sumário Principais Características... 5 Configuração necessária para instalação... 6 Conteúdo do CD de Instalação... 7 Instruções para Instalação... 8 Solicitação da Chave de Acesso... 22 Funcionamento

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Manual de Instruções SOFTWARE DVISION PROTECTION DVR

Manual de Instruções SOFTWARE DVISION PROTECTION DVR Manual de Instruções SOFTWARE DVISION PROTECTION DVR ÍNDICE DESCRIÇÃO................................................. PÁG. 1 - Configuração necessária para o bom funcionamento................... 03 2

Leia mais

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional.

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. GERAÇÃO/EMISSÃO DO BOLETO ONLINE (Portal Educacional) Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. Acessar o portal da EST www.est.edu.br e clicar em

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

software CRON Central de Relacionamento On-Line que consiste em um software completo de gerenciamento de

software CRON Central de Relacionamento On-Line que consiste em um software completo de gerenciamento de Este manual foi elaborado a fim de orientar e auxiliar nossos colaboradores na instalação e manuseio do software CRON Central de Relacionamento On-Line que consiste em um software completo de gerenciamento

Leia mais

Como implementar o MOS em minha Unidade Tornando-se um Centro Certificador

Como implementar o MOS em minha Unidade Tornando-se um Centro Certificador Como implementar o MOS em minha Unidade Tornando-se um Centro Certificador Sumário I. Adesão II. Solicitando produtos III. Plano de carreira IV. Informações do exame V. Principais dúvidas VI. Contatos

Leia mais

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin.

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Download do Dispositivo Criptográfico e-token PRO USB Aladdin:

Leia mais

Manual de instruções do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian

Manual de instruções do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Manual de instruções do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Instalação do certificado digital tipo A3 Modelo em cartão e leitora Sistemas Operacionais compatíveis: Windows XP SP3 Windows

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 A U T O R I Z A D O R W E B B I O M E T R I A GUIA DE INSTALAÇÃO Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 UTILIZANDO A BIOMETRIA... 4 INSTALAÇÃO... 5 CADASTRO DA DIGITAL...15

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para utilização

Leia mais

Manual de Instalação Certificado Digital. do tipo A1 (Sistema Operacional Windows Vista)

Manual de Instalação Certificado Digital. do tipo A1 (Sistema Operacional Windows Vista) Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 (Sistema Operacional Windows Vista) Instalação do certificado digital tipo A1 no Windows Vista Para a confecção deste manual, foi utilizado o Sistema

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Manual de Instalação da VPN

Manual de Instalação da VPN Manual de Instalação da VPN Windows Vista e Windows 7 Sumário: Manual de instalação da VPN 1. OBJETIVO... 3 2. EFETUANDO O DOWNLOAD DO INSTALADOR DA VPN... 3 3. INSTALANDO A VPN... 6 4. CONFIGURANDO A

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração MG-Soft

Manual de Instalação e Configuração MG-Soft Manual de Instalação e Configuração MG-Soft V 1.5 www.pinaculo.com.br (51)3541-0700 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 1. INSTALANDO O MG-SOFT SERVER... 3 1.1. CRIANDO / ATUALIZANDO BANCO DE DADOS... 6 2. CONFIGURANDO

Leia mais

INSTALAÇÃO E USO DO ASSINADOR LIVRE. Índice:

INSTALAÇÃO E USO DO ASSINADOR LIVRE. Índice: Proposto por: Marcos Stallone Santos / Karla Ferreira Moreira Analisado por: Aprovado por: Índice: 1 - O Assinador Livre:...2 2 - Pré-requisitos para instalação:...2 3 - Download e Instalação do Assinador

Leia mais

Manual de Instalação START PREMIUM V 3.2.14

Manual de Instalação START PREMIUM V 3.2.14 Manual de Instalação START PREMIUM V 3.2.14 1/48 Este documento possui 46 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Novembro de 2013. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas.

Leia mais

Para que seja instalado o Bematef Total, é necessário que o computador onde seja efetuada a instalação

Para que seja instalado o Bematef Total, é necessário que o computador onde seja efetuada a instalação Rafael Ferreira Rodrigues REVISADO POR: Raquel Marques APROVADO POR: Renato Reguera dos Santos 1 - Objetivo Descrever o processo de instalação do Bematef Total. 2 - Campos de Aplicação É aplicável a área

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento DICAD Divisão de Suporte Técnico de Gestão SEPOR Serviço de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA BDS PROPOSTA

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA BDS PROPOSTA MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA BDS PROPOSTA 1 - INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA 2 2 - INSTALAÇÃO DO FIREBIRD 3...5 3 - INSTALAÇÃO DO JAVA 6 4 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA 7 5 - UTILIZANDO O SISTEMA 8...12 LER

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES FAQ PERGUNTAS FREQUENTES 1 SUMÁRIO SUMÁRIO...2 1.Quais são as características do Programa?...4 2.Quais são os pré-requisitos para instalação do Sigep Web?...4 3.Como obter o aplicativo para instalação?...4

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO TOKEN

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO TOKEN GUIA DE UTILIZAÇÃO DO TOKEN Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Conectando e Identificando o token... 4 2. Alterando a senha de utilização do token... 5 3. Importando a hierarquia de certificação para

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO 1 de 7 Prezado(a) Candidato(a), INFORMAÇÕES IMPORTANTES: LEIA COM ATENÇÃO Utilize um computador instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/) para ler textos disponibilizados na prova. Lembre-se

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 18 Renovação Online Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1

ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 Informações importantes sobre a emissão do Certificado A1: 1. Todos os certificados do tipo A1 emitidos no computador/usuário são gerados em um único Repositório

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

START PREMIUM V 3.2.33

START PREMIUM V 3.2.33 Manual de Instalação START PREMIUM V 3.2.33 1/46 Este documento possui 49 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2015. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas.

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A1 ou S1

Manual de. instalação. Certificado Digital A1 ou S1 Manual de instalação Certificado Digital A1 ou S1 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª configuração: Hierarquias

Leia mais

Guia de Instalação. NSi AutoStore TM 6.0

Guia de Instalação. NSi AutoStore TM 6.0 Guia de Instalação NSi AutoStore TM 6.0 SUMÁRIO PREREQUISITES... 3 INSTALLATION: UPGRADING FROM AUTOSTORE 5.0... 4 INSTALLATION: NEW INSTALLATION... 8 LICENSING... 17 GETTING STARTED... 34 2012 Notable

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma Sala virtual multiplataforma Informações importantes Antes do evento: Recomendamos que entre na sala virtual que temos aberta ao público, na página principal de nosso site, evitando qualquer tipo de transtorno

Leia mais

Manual de Instalação SystemFarma AutoCred

Manual de Instalação SystemFarma AutoCred Manual de Instalação SystemFarma AutoCred Requisitos do Sistema Para iniciar a instalação é necessário antes verificar os seguintes requisitos do sistema: Windows 98 ou superior com no mínimo 32 MB de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento DICAD Divisão de Suporte Técnico de Gestão SEPOR Serviço de

Leia mais