CURRÍCULO Palestrantes (Grade Oficial)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRÍCULO Palestrantes (Grade Oficial)"

Transcrição

1 CURRÍCULO Palestrantes (Grade Oficial) Marcelo Machado Feres Brasil Professor da área de Informática do Instituto Federal Fluminense (RJ) desde 1996, com Mestrado em Engenharia de Software, atua desde 2008 no Ministério da Educação. Atualmente é o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). Oriol Homs Ferret Espanha Nascido em Barcelona, Espanha, é Sociólogo, escritor e professor, desenvolve pesquisas sobre questões relacionadas ao trabalho, formação e política social. Foi presidente da Associação Catalã de Sociologia do Instituto de Estudos Catalães, e atualmente é conselheiro e colaborador da Comissão Europeia, do Governo Local da Catalunha e de vários ministérios do Estado espanhol. Frederico da Costa Amancio Brasil Secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, é formado em Administração e Direito, com Pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal e MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás. Auditor Fiscal do Tesouro Estadual desde 1995, já exerceu as funções de secretário de Desenvolvimento Econômico e de presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Aléssio Barros Trindade Brasil Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande, é professor do Instituto Federal da Paraíba desde 1994 e foi Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Atualmente é Secretário de Educação da Paraíba Wilson Netto Marture Uruguai Presidente do Conselho Central da Administração Nacional de Educação Pública do Uruguai, já presidiu o Conselho de Educação Técnica e Profissional e possui uma vasta trajetória docente na área de Física.

2 Marise Ramos Brasil Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutora em Etnssociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal. É professora-adjunta da Faculdade de Educação UERJ e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos. Cláudia Sansil Brasil Mestre em Administração e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco com experiência na área de jornalismo e atuação em temas como gênero, comunidade, comportamento e resgate público. É reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Olgamir Francisco de Carvalho Brasil Doutora em Educação pela Unicamp, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Trabalho (NEPET). Desenvolve estudos sobre formação docente na Educação Profissional e Tecnológica, Orientação Vocacional. Francisco José de Lima Brasil Professor do curso de Pedagogia e de diversas licenciaturas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE) e pesquisador na área de Acessibilidade e das barreiras atitudinais contra as pessoas com deficiência. Também atua como formador de áudio-descritores em curso de Tradução Visual.

3 Francisco José Montório Sobral Brasil Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com trabalhos na área de Ensino Agrícola, Formação Profissional, Educação Ambiental. Atualmente, é reitor do Instituto Federal Catarinense Andréa Poletto Sonza Brasil Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), é assessora de Ações inclusivas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e gerente nacional do Projeto de Acessibilidade Virtual Sílvio Meira Brasil Doutor em Ciência da Computação pela University of Kent at Canterbury e professor titular aposentador da Univeraidade Federal de Pernambuco (UFRPE), é faculty associate do Berkman Center da Universidade de Harvard. É um dos fundadores do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), onde passou 12 anos como cientista-chefe. Seus temas de interesse são sistemas de informação, software livre, entre outros. Genésio Gomes da Cruz Neto Brasil Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é idealizador e coordenador do programa Células Empreendedoras. Atua como professor de empreendedorismo na Universidade de Pernambuco (UPE) Luciano de Oliveira Toledo Brasil Doutor em Agronomia pela Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi professor do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo e atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, onde, hoje, coordena o Núcleo Estruturante da Política de Inovação.

4 Expedito Solaney Brasil Cientista Social formado pela Universidade Federal de Pernambuco, é secretário Nacional de Políticas Sociais da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Márcio Adriano de Azevedo Brasil Pós-Doutor em Sociogia da Educação pela Universidade do Minho/Portugal, é professor do programa de pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e é Diretor Acadêmico do Campus Canguaretama. Hildonice de Souza Batista Brasil Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é coordenadora institucional do Programa Jovens Talentos para a Ciência do Instituto Federal de Educação Baiano (IF-Baiano) e professora dos cursos de licenciatura. É pesquisadora de educação indígena e tem experiência nas áreas de didática, história e cultura africana. Márcia Angela Aguiar Brasil Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, é professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi diretora de planejamento da secretaria de Educação de Pernambuco e integra a linha de pesquisa sobre política educacional, planejamento e gestão de educação da UFPE. Sonia Couto Souza Feitosa Brasil Possui Graduação em Letras pela Universidade Camilo Castelo Branco (1988), Graduação em Pedagogia pela Universidade Guarulhos (1995), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire.

5 Tânia Guerra Brasil Integrante do Conselho Consultivo e Coordenador da Confederação de Educadores Americanos (CEA). Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Pelotas (RS). Professora aposentada de Matemática no IF-Sul. É integrante do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação. Marti Ford Canadá Diretora da School of Indigenous Education do Rev River College, trabalhou como educadora de adultos aborígenes e integra o Centre for Aboriginal Human Resource Development (CAHRD) Leslie Campaner de Toledo Brasil Doutoranda do programa Gênero, Subjetividade, Conhecimento e Cultura do Institut Universitari d Estudis de la Dona e Diploma de Estudos Avançados (D.E.A.) - Universidade de Valencia, Espanha. Atua como debatedora dos Fóruns Mundiais de Educação, do Fórum Social Mundial e do Fórum Social Europeu. Faz parte da direção da UMAR União de Mulheres Alternativa e Resposta. Mariela Castro Espín Cuba Filha do atual presidente de Cuba, Raul Cástro, é diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual e ativista do movimento LGBT. Autora de nove livros e do projeto lei, aprovado em 2008, que permite aos transgêneros receberem cirurgias de mudança de sexo gratuita em Cuba. Silvani dos Santos Valentin Brasil Ph.D em Educação Gestão e Políticas Educacionais pela Temple University (USA), é chefe do departamento de Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). É também coordenadora permanente do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Minas.

6 Elísio Estanque Portugal Ph.D em Sociologia pela Universidade de Coimbra, é coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo da mesma universidade. Rildo Marques Brasil Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), com mestrado em Função Social do Direito pela FADISP, é Coordenador Geral do Movimento Nacional de Direitos Humanos e membro da executiva do Fórum Mundial de Direitos Humanos. Frei Betto Brasil Frade dominicano e escritor, autor de 60 livros, é assessor de movimentos sociais e escreve para os jornais Folha de São Paulo, O Globo, Hoje em Dia, O Dia, Brasil de Fato e para a revista Caros Amigos. Possui destaque e premiações internacionais por sua atuação na defesa dos Direitos Humanos. Salete Valesán Brasil Educadora e psicopedagoga, foi coordenadora de programas e projetos como MOVA-Brasil, RECID, JOVemPAZ e Brasil Alfabetizado. Atualmente, é Diretora da FLACSO-Brasil e atua na organização do Fórum Social Mundial e do Fórum Mundial da Educação. Silvia Maria Manfredi Itália Pós-doutora pela Universitá Degli Studi Brescia, é pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integra o Centro de Estudos de Educação e Sociedade. Tem como objeto de trabalho a Educação Sindical e a Educação Profissional. Moacir Gadotti Brasil Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, é Professor Titular aposentado da USP, discípulo e autor da biobibliografia de Paulo Freire, além de Presidente de

7 Honra do Instituto que leva o nome de seu mestre. Possui vasta pesquisa e atuação na área de educação. Albert Sansano Espanha Professor licenciado em Ciências da Educação pela Universidade de Valência, membro fundador do Movimento de Renovação Pedagógica - Escola d'estiu Gonzalo Anaya, de Valência, Espanha. Foi coordenador da área de Política Educacional, Renovação Pedagógica e Movimentos Sociais do Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores da Educação do País Valenciano. É coordenador da Secretaria Executiva do Fórum Mundial de Educação. Cyntia Moraes Teixeira Brasil Coordenadora do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Prpfossional de Nível Médio do Instituto Federal de São Paulo, é mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência com Tradução, Interpretação e Guia da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Rita de Cássia de Oliveira Cruz Brasil Pós-graduada em Desenvolvimento de Pessoas e Educação de Adultos e formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador. Tem experiência como docente na área de Educação profissional e formação de professores. Beatriz Soto Colômbia É presidente da ONG colombiana Viva La Ciudadanía que luta pelo direito à educação inclusiva Oscar Valiente Inglaterra Inglês, professor de Educação da Universidade de Glasgow, na Escócia, já atuou na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris. Possui vasta pesquisa e atuação nas áreas de Governança Global dos Sistemas de Educação e os efeitos das políticas de educação na justiça social.

8 Remi Castioni Brasil Economista pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente, é professor-pesquisador da Universidade de Brasília com experiência na área de gestão de políticas federativas e atuação no tema da educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional. Gleisson Cardoso Rubin Brasil Matemático pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, atuou, na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, como Secretário de Gestão, e, no Ministério da Educação, como Diretor do Programa Brasil Profissionalizado e Coordenador-Geral de Supervisão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Eliezer Moreira Pacheco Brasil Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, é formado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor Honoris Causa pelo Instituto Federal do Acre, tem experiência na área História do Brasil Contemporâneo, sobretudo no tema Organização Social e Política do Brasil..

9

PROGRAMAÇÃO 10º Congresso de Trabalhadores em Educação PAULO FREIRE. CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento Estudantil

PROGRAMAÇÃO 10º Congresso de Trabalhadores em Educação PAULO FREIRE. CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento Estudantil PROGRAMAÇÃO 10º Congresso de Trabalhadores em Educação PAULO FREIRE DIA: 27/08/2015 QUINTA -FEIRA CREDENCIAMENTO A PARTIR DAS 16h00. 19h00 Solenidade de Abertura: CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA.

EDITAL Nº 001/2014 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA. EDITAL Nº 00/204 DED/PROEN/IFAM ANEXO I QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINAS E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA Módulo I Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem História e

Leia mais

Relação do Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria

Relação do Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria Relação do Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria Professor Formação Titulação Amália Michelle Gomes Costa - em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Universidade Federal de Viçosa,

Leia mais

Oportunidades Rumo à Rio + 20

Oportunidades Rumo à Rio + 20 Seminário 02 Economia verde na Amazônia: Desafios e Oportunidades Rumo à Rio + 20 (Versão 24/10/2011) Objetivo: Analisar as oportunidades e os desafios para a economia verde e debater o atual modelo de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC Biblioteca Curso de Graduação Curso de Pós-Graduação Biblioteca de Ciências

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 363/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 363/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 363/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura Niterói. O CONSELHO DE ENSINO E

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE Ana Christina Duarte Pires Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas (1989), possui mestrado em Agronomia pela

Leia mais

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO DO 2º SEMESTRE 205 ANEXO I - EDITAL Nº 5/205 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE Curso de Licenciatura em Pedagogia / Corpo docente Nome E-mail Formação

Leia mais

Banco de Orientadores do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal MARTA MARIA GOMES VAN DER LINDEN

Banco de Orientadores do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal MARTA MARIA GOMES VAN DER LINDEN 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA UAB - UFPB VIRTUAL CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS D E P A R T A M E N T O D E EC O N O M I A CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM G E S T Ã O PÚBLICA MUNICIPAL- MODALIDADE

Leia mais

Apresentação. Caríssimos (as) alunos (as),

Apresentação. Caríssimos (as) alunos (as), Apresentação Caríssimos (as) alunos (as), A Empresa Júnior do Curso de Ciências Econômicas, Consultoria em Negócios Econômicos - CAJE, em parceria com a coordenação e o departamento do curso, reuniu nesta

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Art. 32, 1º.

PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Art. 32, 1º. PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Art. 32, 1º. Monte Alto, SP. 2013 PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Art. 32, 1º. Condições de oferta dos cursos de graduação: Administração

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior DOCENTES Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos

Leia mais

43º FONAITec. 23 a 27 de novembro de 2015. Multidisciplinaridade: Futuro e desafio das Auditorias Internas PALESTRANTES

43º FONAITec. 23 a 27 de novembro de 2015. Multidisciplinaridade: Futuro e desafio das Auditorias Internas PALESTRANTES 43º FONAITec 23 a 27 de novembro de 2015 Multidisciplinaridade: Futuro e desafio das Auditorias Internas PALESTRANTES ADRIANA OLIVEIRA FERREIRA, Analista de Finanças e Controle, com formação acadêmica

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Edital nº 20/CGPE/PRDI/IFB, de 18 de Dezembro de 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Edital nº 20/CGPE/PRDI/IFB, de 18 de Dezembro de 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Edital nº 20/CGPE/PRDI/IFB, de 18 de Dezembro de 2009. PROCESSO DE REMOÇÃO INTERNA DE SERVIDORES DOCENTES. Considerando

Leia mais

Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica

Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica Sobre os Autores-colaboradores do Livro: Publicar em Psicologia um Enfoque para a Revista Científica Ana Ludmila Freire Costa André Serradas Claudette Maria Medeiros Vendramini Cláudia Borim da Silva Irene

Leia mais

RELAÇÃO CORPO DOCENTE IFMA/CAMPUS BURITICUPU

RELAÇÃO CORPO DOCENTE IFMA/CAMPUS BURITICUPU RELAÇÃO CORPO DOCENTE IFMA/ Nome Área Titulação Adão Nascimento Passos Matemática Licenciado em Ciências, MBA Executivo em Gestão Tecnológica e Inovação, Especialização em Fundamentos da Matemática, Mestre

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 2012. Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares

PROGRAMAÇÃO 22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 2012. Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares PROGRAMAÇÃO 22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 2012 A Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros) ratificará a sua

Leia mais

B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE - SECAD

B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE - SECAD B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE - SECAD MARIA NILZA DA SILVA E-mail: mnilza@uel.br Tel. (43) 3327.6957 / 9976.8757 Mini

Leia mais

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis:

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis: Idalberto Chiavenato nascido em 1936 no interior do estado de São Paulo, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos tendo seus livros utilizados por administradores no

Leia mais

ID Proponente UF CURSO TIPO

ID Proponente UF CURSO TIPO PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO ID Proponente UF CURSO TIPO 1 CEFET-AL ALAGOAS Hotelaria Tecnólogo 2 CEFET-CE CEARÁ Hospedagem Tecnólogo 3 CEFET-CE CEARÁ Matemática

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando

Leia mais

PNAIC. CEAD-UFOP: Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa

PNAIC. CEAD-UFOP: Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa PNAIC POLO DE POÇOS OS DE CALDAS Equipe do PNAIC-CEAD CEAD-UFOP: Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa Supervisão de avaliação ão: Profa. Dra. Carla

Leia mais

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Anderson Zotesso Rodrigues: Anderson Zotesso é mestre em Comunicação

Leia mais

Cristina Maria Tavares Pereira

Cristina Maria Tavares Pereira Cristina Maria Tavares Pereira Possui Pós-Graduação em Administração de Marketing e Recursos Humanos pela FECEA - Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana e Inbrape (2005) e graduação em Marketing

Leia mais

Sobre os autores. Ucy Soto Mônica Ferreira Mayrink Isadora Valencise Gregolin (orgs.)

Sobre os autores. Ucy Soto Mônica Ferreira Mayrink Isadora Valencise Gregolin (orgs.) Sobre os autores Ucy Soto Mônica Ferreira Mayrink Isadora Valencise Gregolin (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOTO, U., MAYRINK, MF., and GREGOLIN, IV., orgs. Linguagem, educação e

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Eloisa Rosana de Azeredo

Eloisa Rosana de Azeredo Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Eloisa Rosana de Azeredo Travessa Balduino de Carvalho, nº 60, apto 304, 78005-230 Cuiabá (Brasil) +556581147506 eramontenegro@yahoo.com.br Yahoo! Messenger (YIM) Eloisa

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Pós-graduação, Formação Acadêmica, Certificações, Cursos,...

CURRICULUM VITAE. Pós-graduação, Formação Acadêmica, Certificações, Cursos,... Dados Pessoais CURRICULUM VITAE. Nome completo: José Admilson Fagundes de Oliveira. Data de nascimento: 10/10/1969.. Documentos: ID: 3.267.945 SSP/PE, CPF: 695.225.454-49, PIS/PASEP: 170.48177.62.2.. Domicílio:

Leia mais

18) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA

18) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA 18) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA 18.1) Matriz curricular do turno matutino Fase 1 a N. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas 01 Introdução à informática

Leia mais

CURRÍCULOS PAINELISTAS DEBATEDORES E COORDENADORES DE MESA

CURRÍCULOS PAINELISTAS DEBATEDORES E COORDENADORES DE MESA CURRÍCULOS PAINELISTAS DEBATEDORES E COORDENADORES DE MESA Eixo I O Papel da Educação Profissional e Tecnológica no Desenvolvimento Nacional e nas Políticas de Inclusão Fernando Haddad Ministro da Educação

Leia mais

AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL

AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL - AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia de Pesquisa Auditoria Independente Auditoria Fisco-Tributária Fundamentos de Perícia Contábil Perícia Cível e Trabalhista Perícia em Sistema

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II SUMARÉ 2016

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II SUMARÉ 2016 1 FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II SUMARÉ 2016 2 PRINCIPAIS DIRIGENTES Diretora Interina Prof.ª Doutoranda Tânia Cristina Bassani Cecilio Doutorado: Doutoranda em Ciências

Leia mais

GRADUAÇÃO HOTELARIA BACHARELADO. NOTA MÁXIMA NO MEC Ministério da Educação

GRADUAÇÃO HOTELARIA BACHARELADO. NOTA MÁXIMA NO MEC Ministério da Educação NOTA MÁXIMA NO MEC Ministério da Educação TITULAÇÃO: Bacharel em Hotelaria CARGA HORÁRIA: 3.104 horas DURAÇÃO: 2 anos DIFERENCIAL 2 ANOS A Castelli ESH propõe-se a ofertar o Curso de Graduação em Hotelaria,

Leia mais

COMÉRCIO E CÂMBIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO E CÂMBIO INTERNACIONAL COMÉRCIO E CÂMBIO INTERNACIONAL ESTRUTURA CURRICULAR Comércio Internacional: perspectivas Marketing Internacional Câmbio e Pagamento Internacional Blocos Econômicos Legislação Aduaneira Logística Internacional

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 Alcyr de Morrisson Faria Neto (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001).

Leia mais

Atos do Poder Executivo

Atos do Poder Executivo Página 1 de 9 Marcelo Franca Alves De: "BDE online" Para: "BDE online" Enviada em: quarta-feira, 6 de julho de 2005 23:09 Assunto: BDE on-line - Nº 719-06.07.2005

Leia mais

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Em 15/12/2010, o Ministério da Fazenda (MF) divulgou

Leia mais

Código Nome do curso Nível do curso Especialidade UF : Oferta 2015. Aperfeiçoamento Educação Especial. Aperfeiçoamento Educação Especial

Código Nome do curso Nível do curso Especialidade UF : Oferta 2015. Aperfeiçoamento Educação Especial. Aperfeiçoamento Educação Especial 215 18 183 257 173 176 Acessibilidade na Atividade Física Escolar - - Acessibilidade na Atividade Física Escolar - - A escola e a cidade: políticas públicas educacionais A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo

Leia mais

Divulgação do curso de Gestão Educacional na modalidade presencial.

Divulgação do curso de Gestão Educacional na modalidade presencial. Divulgação do curso de Gestão Educacional na modalidade presencial. A Faculdade Paulista de Artes oferece uma pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, na modalidade presencial, com carga horária de

Leia mais

III Semana da Música e Pedagogia da FAC-FITO 16 a 18 de outubro de 2014

III Semana da Música e Pedagogia da FAC-FITO 16 a 18 de outubro de 2014 III Semana da Música e Pedagogia da FAC-FITO 16 a 18 de outubro de 2014 REALIZAÇÃO Cursos de Pedagogia e de Música da Faculdade de Ciências / FITO Coordenadoras: Ms Roseli da Silva Cordeiro Ruiz Pedagogia

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR GESTÃO AMBIENTAL ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Gestão do Espaço Urbano Saúde e Ambiente Legislação Ambiental Gestão de Resíduos Sólidos e de Área Urbana Sistema Integrado de Gestão

Leia mais

XV SEMANA ACADÊMICA FACEQ 20 a 24 de maio de 2013 PROGRAMAÇÃO

XV SEMANA ACADÊMICA FACEQ 20 a 24 de maio de 2013 PROGRAMAÇÃO XV SEMANA ACADÊMICA FACEQ 20 a 24 de maio de 2013 PROGRAMAÇÃO 20 de maio 1- Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique MUVART:2004 a 2010. Palestrante: Prof.Ms. Isa Bandeira - Mestre em História e Historiografia

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS FACULDADE NETWORK CAMPUS I 2012

CATÁLOGO DE CURSOS FACULDADE NETWORK CAMPUS I 2012 CATÁLOGO DE CURSOS FACULDADE NETWORK CAMPUS I 2012 PEDAGOGIA Portaria de Renovação de Reconhecimento n 1410 de 15/09/10 publicada no D.O.U. de 16/09/10 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO E COORDENADOR DO CURSO

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO DIREÇÃO DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR 1. Perfil do Curso CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação, Comunicação e Artes Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação, Comunicação e Artes Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação, Comunicação e Artes Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação LINHA 1 - PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Desafios e perspectivas na pesquisa para o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva. Andréa Poletto Sonza Abril de 2012

Desafios e perspectivas na pesquisa para o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva. Andréa Poletto Sonza Abril de 2012 Desafios e perspectivas na pesquisa para o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva Andréa Poletto Sonza Abril de 2012 Histórico Como tudo começou... 1998: aluna cega em curso pós-médio de Informática;

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS I NOVA ODESSA

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS I NOVA ODESSA FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS I NOVA ODESSA 1 semestre de 2015 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Prof Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação

Leia mais

Cursos de Pós Graduação Gerenciais Duração (Horas) Descontos. 25,74% em 18 parcelas e 26,36% em 12 parcelas Gestão Empresarial 100% EAD - 400 15%

Cursos de Pós Graduação Gerenciais Duração (Horas) Descontos. 25,74% em 18 parcelas e 26,36% em 12 parcelas Gestão Empresarial 100% EAD - 400 15% Cursos de Pós Graduação Gerenciais Duração (Horas) Descontos Gestão Pública Presencial 400 e Administração Hospitalar Presencial 400 e Gestão Empresarial 100% EAD - 400 MBA em Auditoria Presencial e EAD

Leia mais

Tema 2 CONAE 2014 Diretrizes gerais para intervenção do PROIFES-Federação na CONAE 2014

Tema 2 CONAE 2014 Diretrizes gerais para intervenção do PROIFES-Federação na CONAE 2014 Tema 2 CONAE 2014 Diretrizes gerais para intervenção do PROIFES-Federação na CONAE 2014 Eixo I O plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. Instituir, em cooperação

Leia mais

PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO ID Proponente UF CURSO 1 CEFET-AL ALAGOAS Hotelaria 2 CEFET-CE CEARÁ Hospedagem 3 CEFET-CE CEARÁ Matemática 4 CEFET-ES ESPÍRITO

Leia mais

CURSO: Judiciário, conflitos coletivos e movimentos sociais Auditório da Justiça Federal 29 a 31 de agosto de 2012

CURSO: Judiciário, conflitos coletivos e movimentos sociais Auditório da Justiça Federal 29 a 31 de agosto de 2012 CURSO: Judiciário, conflitos coletivos e movimentos sociais Auditório da Justiça Federal 29 a 31 de agosto de 2012 PROMOÇÃO: - Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (ESMAFE5) Núcleo Ceará - Justiça

Leia mais

Seja bem vindo à ECID!

Seja bem vindo à ECID! Seja bem vindo à ECID! Nesta apresentação falaremos um pouco sobre quem somos, nossos produtos e o mercado em qual atuamos. Leia atentamente esta apresentação para que você compreenda melhor quem é a ECID

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Eleição para Diretoria Executiva - período 2012-2014

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Eleição para Diretoria Executiva - período 2012-2014 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Eleição para Diretoria Executiva - período 2012-2014 CHAPA 1 A Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento tem, dentre seus objetivos,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO COM AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A DIREÇÃO GERAL DO IF BAIANO CAMPUS BOM JESUS DA LAPA NO QUADRIÊNIO 2014 2018

PLANO DE TRABALHO COM AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A DIREÇÃO GERAL DO IF BAIANO CAMPUS BOM JESUS DA LAPA NO QUADRIÊNIO 2014 2018 ~ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS BOM JESUS DA LAPA PLANO DE TRABALHO COM AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA

Leia mais

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1. Marlene MARCHIORI 2, Organizadora

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1. Marlene MARCHIORI 2, Organizadora Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1 Marlene MARCHIORI 2, Organizadora Autores Adriano Maricato Graduado em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Estadual

Leia mais

Comissão avalia qualidade de ensino da FABE

Comissão avalia qualidade de ensino da FABE CPA / PESQUISA Comissão avalia qualidade de ensino da FABE Avaliação positiva: A forma de abordagem dos objetivos gerais dos cursos também foi bem avaliada e a qualidade do corpo docente continua em alta.

Leia mais

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Cidadã: incluir, aprender, transformar. Avenida Wenceslau Fontoura nº 211 Nova Americana Alvorada/RS Telefone 51-30448666 Smed-pedagogico@alvorada.rs.gov.br

Leia mais

Congresso Pernambucano de Municípios

Congresso Pernambucano de Municípios Congresso Pernambucano de Municípios O desenvolvimento dos municípios sustenta o crescimento do Brasil. José Coimbra Patriota Filho Presidente da Amupe RPPS: Sustentabilidade e Compensação Previdenciária

Leia mais

DO PRESENCIAL PARA O DIGITAL: UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CURSO DE LETRAS)

DO PRESENCIAL PARA O DIGITAL: UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CURSO DE LETRAS) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-graduação Educação: Currículo Revista E-Curriculum ISSN: 1809-3876 DO PRESENCIAL PARA O DIGITAL: UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível

Leia mais

Eje temático: EXPERIENCIAS Y ACCIONES CONCRETAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN MEDIÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN FORMAL

Eje temático: EXPERIENCIAS Y ACCIONES CONCRETAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN MEDIÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN FORMAL Eje temático: EXPERIENCIAS Y ACCIONES CONCRETAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN MEDIÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN FORMAL Titulo: UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) Autor: Wilson dos Santos Almeida

Leia mais

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Apresentação O ciclo de debates Ações afirmativas: estratégias para ampliar a democracia, realizado pela (Seppir) e pela Pontifícia

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES CCECA. 01 DE Graduação Plena em Pedagogia Pós-Graduação em Educação

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES CCECA. 01 DE Graduação Plena em Pedagogia Pós-Graduação em Educação CIDADE: Teresina CAMPUS: Torquato Neto Total de Vagas: 36 (20 Vagas Dedicação Exclusiva e 16 Vagas 40 Horas) CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES CCECA CURSO: Licenciatura Plena em Pedagogia

Leia mais

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS. SOBRE OS AUTORES Anderson Furlan Magistrado Federal no Paraná. Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico- Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal. Diretor da Escola da Magistratura

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

PATRÍCIA NEVES RAPOSO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA panera@brturbo.com.br

PATRÍCIA NEVES RAPOSO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA panera@brturbo.com.br PATRÍCIA NEVES RAPOSO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA panera@brturbo.com.br De quem são esses olhos? De quem são esses olhos? De quem são esses olhos? De quem são esses olhos? De quem são esses olhos?

Leia mais

Corpo Docente (Atuante no curso de Licenciatura em Física Ano base 2015)

Corpo Docente (Atuante no curso de Licenciatura em Física Ano base 2015) CORPO DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO Corpo Docente (Atuante no curso de Licenciatura em Ano base 2015) Nome Titulação Regime de Trabalho Tempo de experiência Componente Curricular Fábio Ramos da Silva

Leia mais

Curso de MBA Finanças e Controladoria

Curso de MBA Finanças e Controladoria Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Finanças e Controladoria Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A LBS

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

III FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGCA INCLUSIVA IFB 25 a 28 de agosto de 2014

III FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGCA INCLUSIVA IFB 25 a 28 de agosto de 2014 III FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGCA INCLUSIVA IFB 25 a 28 de agosto de 2014 A INCLUSÃO PLENA EM CURSOS DA REDE FEDERAL DE CPCT PROCESSOS Me. Ilza de Carvalho Santos Assistente Social-

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão - FACON. Catálogo de Cursos. Pós-graduação e Extensão. Conchas SP 2015.2

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão - FACON. Catálogo de Cursos. Pós-graduação e Extensão. Conchas SP 2015.2 * Catálogo de Cursos Pós-graduação e Extensão Edição 1º de Julho de 2015 Conchas SP 2015.2 Pós-Graduação e Extensão FACON Catálogo de Cursos de Pós-Graduação Direção Acadêmica Coordenação de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL - CEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL - CEC inscrição da Chapa 01 Candidato ao cargo de Reitor: Nouga Cardoso Batista Nouga Cardoso Batista possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em

Leia mais

Atores da Inclusão na Universidade Formação e Compromisso.

Atores da Inclusão na Universidade Formação e Compromisso. Atores da Inclusão na Universidade Formação e Compromisso. M. Cecilia C. Baranauskas M. Teresa E. Mantoan Atores da Inclusão na Universidade Formação e Compromisso. M. Cecilia C. Baranauskas M. Teresa

Leia mais

INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA FCAP Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco NGA/FCAP Núcleo de Gestão Ambiental

INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA FCAP Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco NGA/FCAP Núcleo de Gestão Ambiental INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA FCAP Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco NGA/FCAP Núcleo de Gestão Ambiental Recife, PE 2013 1. APRESENTAÇÃO O evento foi criado com o intuito de abordar questões

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Página 1 de 5 Marcelo Franca Alves De: "BDE online" Para: "BDE online" Enviada em: quinta-feira, 18 de maio de 2006 19:11 Assunto: BDE on-line - Nº 820-18.05.2006

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS SANTA TERESA

CORPO DOCENTE DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS SANTA TERESA SECRETARIA EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FERAL DO ESPÍRITO SANTO CORPO DOCENTE DO CURSO AGRONOMIA DO IFES DOCENTE ADRIANO GOLDNER COSTA ALBERTO CHAMBELA NETO ANANIAS OLIVEIRA LIMA ANTONIO ELIAS SOUZA DA

Leia mais

SOBRE OS(AS) AUTORES(AS)

SOBRE OS(AS) AUTORES(AS) SOBRE OS(AS) AUTORES(AS) Adelaine LaGuardia é mestre em Inglês e doutora em Literatura Comparada, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora associada da Graduação em Letras

Leia mais

docência em libras E/OU tradução e interpretação de libras

docência em libras E/OU tradução e interpretação de libras PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU docência em libras E/OU tradução e interpretação de libras turma em: fortaleza/ce -> Aulas presenciais aos finais de semana; -> Professores altamente qualificados; -> Curso com

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 112/2012 INTERESSADO ASSUNTO RELATOR 1. RELATÓRIO 1.1 HISTÓRICO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 Centro Universitário

Leia mais

Clóvis Romildo de Santana

Clóvis Romildo de Santana 3184.7531 novo telefone da POLI Clóvis Romildo de Santana Curso Superior em Gestão de Representação Comercial pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE) em 2012; Pós-Graduando

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ 1 semestre de 2015 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Profª Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação

Leia mais

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA Linguagem e Interpretação de Texto 80 Contabilidade I 80 Economia 80 Matemática 80 Teoria Geral da Administração

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ

CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ 2 semestre de 2015 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Profª Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação profissional: Arquitetura

Leia mais

PROJETANDO O FUTURO CANDIDATOS CAU/PB - GESTÃO 2015/2017

PROJETANDO O FUTURO CANDIDATOS CAU/PB - GESTÃO 2015/2017 PROJETANDO O FUTURO CANDIDATOS CAU/PB - GESTÃO 2015/2017 CURRICULOS DOS MEMBROS DA CHAPA CURRICULOS DOS MEMBROS DA CHAPA PROJETANDO O FUTURO CAU/PB - GESTÃO 2015/2017 Hélio Costa Lima Conselheiro Federal

Leia mais

Conhecer e Aprender: Diálogos

Conhecer e Aprender: Diálogos Conhecer e Aprender: Diálogos Projeto de Acessibilidade Virtual da RENAPI Andréa Poletto Sonza Março de 2012 Pensando Inclusão no Câmpus Bento Gonçalves... Como tudo começou... 1998: aluna cega em curso

Leia mais

GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS

GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS Sistema de Informação Compartilhada e Criação de Valor Novos Modelos de Negócios Equipe Docente com Reconhecimento Internacional Universidade Candido Mendes GESTÃO E INTELIGÊNCIA

Leia mais

CHEFE DO DACL. Prof. Ma. Rosa Maria de Lima Ribeiro. Portaria nº 285/2014/GR/UNIR 19.03.2014

CHEFE DO DACL. Prof. Ma. Rosa Maria de Lima Ribeiro. Portaria nº 285/2014/GR/UNIR 19.03.2014 CHEFE DO DACL Prof. Ma. Rosa Maria de Lima Ribeiro Portaria nº 285/2014/GR/UNIR 19.03.2014 Graduada em PEDAGOGIA (1998), especialista em Linguagem e Educação (2004/UNIR- RO), especialista em Psicopedagogia

Leia mais

PROJETOS ARQUITETÔNICOS

PROJETOS ARQUITETÔNICOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Metodologia do Projeto Arquitetônico Detalhes Arquitetônicos Ergonomia e Acessibilidade Conforto Ambiental em Projetos Arquitetônicos

Leia mais