Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional)"

Transcrição

1 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Sumário Visão geral do módulo 13-1 Lição 1: Introdução aos serviços de notificação 13-2 Lição 2: Desenvolvendo soluções para os serviços de notificação Avaliação do curso 13-41

2 As informações contidas neste documento, incluindo URL e outras referências a sites da Internet, estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Salvo indicação em contrário, os nomes de empresas, organizações, produtos, nomes de domínios, endereços de , logotipos, pessoas, lugares e acontecimentos aqui mencionados são fictícios e nenhuma associação a empresas, organizações, produtos, nomes de domínios, endereços de , logotipos, pessoas, lugares ou acontecimentos reais é intencional ou deve ser inferida. Obedecer às leis de direitos autorais é responsabilidade do usuário. Sem limitar os direitos autorais, nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, armazenada ou introduzida em um sistema de recuperação, ou transmitida de qualquer forma por qualquer meio (eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou qualquer outro), ou para qualquer propósito, sem a permissão expressa, por escrito, da Microsoft Corporation. Os nomes de fabricantes, produtos ou URLs são fornecidos apenas para fins informativos; a Microsoft não oferece nenhuma declaração nem garantia, expressa, implícita ou estatutária, relacionada a esses fabricantes ou ao uso dos produtos com qualquer tecnologia Microsoft. A inclusão de um fabricante ou produto não implica endosso da Microsoft ao fabricante ou produto. São fornecidos links a sites de terceiros. Esses sites não estão sob controle da Microsoft e a Microsoft não é responsável pelo conteúdo de qualquer site vinculado ou qualquer link contendo um site vinculado, ou ainda por quaisquer alterações ou atualizações de tais sites. A Microsoft também não é responsável por difusões na Web ou por qualquer outra forma de transmissão recebida de qualquer site vinculado. A Microsoft indica esses links apenas para a sua conveniência e a inclusão de qualquer link não implica o aval da Microsoft ao respectivo site ou aos produtos nele contidos. A Microsoft pode ter patentes ou requisições para obtenção de patente, marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual que abrangem o conteúdo deste documento. A posse deste documento não lhe confere nenhum direito sobre as citadas patentes, marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, salvo aqueles expressamente mencionados em um contrato de licença, por escrito, da Microsoft Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, BizTalk, Internet Explorer, Jscript, MSDN, Outlook, PowerPoint, SQL Server, Visual Basic, Visual C#, Visual C++, Visual FoxPro, Visual Studio, Windows e Windows Server são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. Outros produtos e nomes de empresas aqui mencionados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários. Versão 1,1

3 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) 13-1 Visão geral do módulo A entrega de informações fundamentais em tempo hábil é crucial para várias soluções de negócios. Os serviços de notificação são uma plataforma de notificação baseada no Microsoft SQL Server que habilita os desenvolvedores a criarem aplicativos dos serviços de notificação com rapidez e permite que os usuários executem esses aplicativos para receber informações personalizadas em tempo hábil. Ele possibilita uma notificação automatizada para assinantes usando vários protocolos e serviços de comunicação. Este módulo fornece uma introdução ao desenvolvimento dos aplicativos dos serviços de notificação. Objetivos Depois de concluir este módulo, você será capaz de: Descrever como funcionam os serviços de notificação. Desenvolver um aplicativo dos serviços de notificação.

4 13-2 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Lição 1: Introdução aos serviços de notificação Esta lição descreve a arquitetura e os componentes de uma solução para os serviços de notificação. Esses serviços abrangem componentes para o gerenciamento de inscrições e a captura de eventos, além da geração e distribuição de notificações. Você deve entender como esses componentes se encaixam para poder projetar e implementar uma solução para os serviços de notificação. Objetivos Depois de concluir esta lição, você será capaz de: Descrever o que são os serviços de notificação. Identificar os componentes de uma solução para os serviços de notificação. Explicar como gerenciar inscrições. Explicar como coletar eventos. Explicar como gerar notificações. Explicar como formatar e distribuir notificações. Descrever a arquitetura de uma solução para os serviços de notificação.

5 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) 13-3 O que são os serviços de notificação? Os serviços de notificação fornecem uma estrutura que pode ser usada para criar soluções de notificação baseadas em inscrições. Você pode usá-los para criar aplicativos que notifiquem os usuários quando determinados eventos ocorrerem. Arquivos de configuração As soluções para os serviços de notificação são configuradas por meio de dois tipos de arquivo XML: um arquivo de configuração que contém configurações para uma instância dos serviços de notificação e arquivos de definição do aplicativo (ADFs) que contêm configurações para um aplicativo individual em uma instância dos serviços de notificação. Esses arquivos definem os bancos de dados SQL Server que contêm metadados sobre a instância e o aplicativo. Eventos Eventos pode ser qualquer coisa sobre a qual um usuário queira ser notificado, como a alteração no preço de uma ação, o envio de um pedido ou um gol marcado por um clube de futebol. Um provedor de eventos envia eventos para os serviços de notificação, que armazenam informações sobre eles em uma tabela de banco de dados.

6 13-4 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Assinantes Os usuários se registram para receber notificações de eventos que ocorrem. Eles usam um aplicativo de gerenciamento de inscrições para se registrarem como assinantes, especificando detalhes sobre si mesmos, os eventos dos quais desejam ser notificados e os dispositivos pelos quais eles querem que as notificações sejam enviadas. Essas informações são conhecidas como inscrição e são armazenadas em uma tabela de banco de dados. Inscrições Os usuários podem criar inscrições que recebam notificações quando os eventos ocorrerem ou em intervalos agendados regularmente. Os serviços de notificação usam um componente interno gerador para fazer a correspondência entre eventos e inscrições e criar notificações apropriadas. Distribuidores Os serviços de notificação geram uma notificação; ela é passada para um componente interno distribuidor, que a formata apropriadamente e envia para os dispositivos especificados pelo assinante. O distribuidor pode enviar notificações de diversas formas (como s, mensagens de texto SMS e alertas do.net Framework, por exemplo).

7 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) 13-5 Arquitetura dos serviços de notificação As soluções para os serviços de notificação do SQL Server 2005 consistem em uma ou mais instâncias, cada qual hospedando um ou mais aplicativos. A compreensão da relação entre as instâncias e os aplicativos ajudará você a planejar sua solução para os serviços de notificação. Instâncias Uma instância dos serviços de notificação é definida com o uso de um arquivo de configuração XML e implementada como um serviço do Microsoft Windows cujos dados são armazenados em um banco de dados SQL Server. A instância armazena dados do assinante que podem ser compartilhados em todos os aplicativos dela, além de controlar a geração e a distribuição de notificações. O serviço do Windows para uma instância é chamado de ns$nome_da_instância e, por padrão, o banco de dados associado à instância é denominado de nome_da_instânciansmain. Aplicativos Cada instância pode controlar vários aplicativos. Um aplicativo é definido por meio de um ADF (arquivo de definição do aplicativo) XML e implementado com a criação de um banco de dados que, por padrão, é chamado de nome_da_instânciansnome_do_aplicativo. Os aplicativos armazenam informações sobre eventos, inscrições e notificações.

8 13-6 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Exemplo Por exemplo, suponha que a Adventure Works criou uma solução para os serviços de notificação com o objetivo de informar aos clientes quando os itens estão prontos para entrega. Um arquivo de configuração pode definir uma instância chamada AWOrders contendo um aplicativo chamado Deliveries definido em um ADF. Quando a solução for implantada, os itens a seguir serão criados. Tipo de item Nome Objetivo Serviço do Windows NS$AWOrders O serviço do Windows controla a instância dos serviços de notificação. Database (Banco de Dados) AWOrdersNSMain O banco de dados da instância AWOrders. Database (Banco de Dados) AWOrdersNSDeliveries O banco de dados do aplicativo Deliveries.

9 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) 13-7 Como funciona o gerenciamento de inscrições Para habilitar uma solução para os serviços de notificação, você deve implementar um aplicativo de gerenciamento de inscrições através do qual os usuários possam se inscrever para receber notificações. A compreensão da arquitetura de gerenciamento de inscrições usada pelos serviços de notificação ajudará você a planejar seu aplicativo de gerenciamento de inscrições. Objetos do gerenciamento de inscrições Os serviços de notificação incluem os objetos do gerenciamento de inscrições, que são uma API (interface de programação de aplicativo) gerenciada para desenvolver aplicativos de gerenciamento de inscrições. A API consiste em classes do.net Framework com invólucros Interop COM (Component Object Model) que você pode usar para criar assinantes, dispositivos de assinante e inscrições. A tabela a seguir define esses termos mais detalhadamente. Termo Assinante Dispositivo de assinante Definição Usuário que deseja receber notificações. Ponto de extremidade de uma notificação, incluindo informações de endereço e tipo de dispositivo. Por exemplo, um dispositivo de assinante poderia ser um celular com um determinado número de telefone.

10 13-8 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Termo Subscription Definição Uma inscrição define quem deseja ser notificado do que e como. As inscrições podem ser controladas por eventos (nesse caso, geram uma notificação toda vez que um evento ocorre) ou agendadas (nesse caso, geram notificações em intervalos agendados). Armazenamento de dados de inscrições Os dados sobre assinantes e dispositivos de assinante são armazenados no banco de dados da instância e podem ser compartilhados por vários aplicativos. Os dados de inscrições são armazenados no banco de dados do aplicativo. Como opção, você pode definir tabelas de narração de inscrições para armazenar dados de notificações anteriores referentes a uma determinada inscrição. As narrações de inscrições são particularmente úteis quando um usuário tem uma inscrição agendada e você não deseja enviar uma notificação sobre dados que não sofreram alteração desde a última notificação.

11 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) 13-9 Como funciona a coleta de eventos Para projetar uma solução para os serviços de notificação que dê suporte a inscrições controladas por eventos, você deve entender como coletar eventos e enviá-los para o aplicativo. Provedores de eventos Provedores de eventos são aplicativos que coletam informações sobre eventos e as enviam para um aplicativo dos serviços de notificação. Estes são os provedores de eventos padrão dos serviços de notificação: O provedor de eventos FileSystemWatcher, que monitora uma pasta de arquivos XML e envia dados dos XML como eventos. O provedor de eventos SQL Server, que pesquisa tabelas de bancos de dados em busca de alterações e as envia como eventos.

12 13-10 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Os provedores de eventos podem ser hospedados pelos serviços de notificação ou executados de modo independente. Considere os seguintes fatos sobre provedores de eventos: Os hospedados são executados no processo dos serviços de notificação e devem implementar a interface Microsoft.SqlServer.NotificationServices.IEventProvider. Os hospedados podem ser executados continuamente ou em intervalos agendados (nesse caso, devem implementar também a interface IScheduledEventProvider). Os independentes são executados de modo independente em relação aos serviços de notificação. APIs de eventos Além dos provedores de eventos padrão, você pode implementar provedores de eventos personalizados usando uma das quatro APIs de eventos fornecidas com os serviços de notificação. Elas estão descritas na tabela a seguir. API API gerenciada API do COM API do XML API do SQL Server Descrição Conjunto de classes do.net que podem ser usadas para criar e enviar eventos. Conjunto de invólucros COM da API gerenciada. API que usa o XMLLoader do SQL Server para carregar em massa eventos em um fluxo ou arquivo XML. Conjunto de procedimentos armazenados no banco de dados do aplicativo que podem ser usados para enviar eventos. Armazenamento de dados de eventos Os eventos são armazenados no banco de dados do aplicativo e usados pelos serviços de notificação para gerar notificações. A maneira ideal de enviar eventos é agrupá-los em lotes para que os serviços de notificação possam usar uma operação baseada no conjunto para fazer a correspondência de um grande número de eventos e inscrições em uma única consulta.

13 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Como funciona a geração de notificações Os serviços de notificação possuem um componente interno chamado gerador que processa inscrições, fazendo a correspondência delas com eventos e gerando notificações. É importante entender como o gerador processa inscrições para que você possa projetar regras de eventos e inscrições do seu aplicativo corretamente. Regras dos serviços de notificação O gerador processa eventos e inscrições usando regras definidas pelo desenvolvedor de aplicativos para fazer a correspondência entre inscrições e eventos. As regras são definidas por você no ADF. Uma regra assume a forma de uma consulta Transact-SQL. É possível definir três tipos diferentes de regra, conforme descrito na tabela a seguir. Tipo de regra Regra de narração de eventos Regra de eventos de inscrição Regra agendada de inscrições Descrição Consulta Transact-SQL que mantém dados de narração de eventos. Instrução Transact-SQL que faz a correspondência entre eventos e inscrições controladas por eventos, além de gerar notificações. Instrução Transact-SQL que gera notificações para inscrições agendadas.

14 13-12 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) O gerador aciona essas regras na ordem em que estão listadas na tabela. Quando o gerador cria notificações, ele as registra em uma tabela de notificações para serem processadas por outro componente interno chamado distribuidor. O quanta do gerador O gerador processa as regras do aplicativo em intervalos regulares conhecidos como quanta, que são especificados no ADF de cada aplicativo. Você pode usar o quanta para otimizar o desempenho do seu aplicativo dos serviços de notificação. Um quanta curto processará notificações mais regularmente, embora consuma mais recursos do sistema, enquanto um quanta mais longo processará notificações menos regularmente e conservará os recursos do sistema.

15 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Como funciona a distribuição e a formatação de notificações Depois que o gerador cria um lote de notificações, o distribuidor as recupera, aplica a formatação adequada e envia o lote pelo canal de distribuição apropriado. Formatação de notificações Os dados de inscrições em uma notificação incluem o dispositivo de assinante para o qual a notificação deverá ser enviada e a localidade do assinante. O distribuidor usa essas informações para determinar os parâmetros adequados do formatador. Os serviços de notificação incluem um formatador XSLT, que aplica uma folha de estilos XSLT a uma representação XML da notificação. Também é possível desenvolver formatadores personalizados criando uma classe gerenciada que implementa a interface Microsoft.SqlServer.NotificationServices.IContentFormatter. A capacidade de usar diferentes parâmetros de formatador baseados na localidade e no dispositivo de assinante torna a solução extremamente flexível. Por exemplo, um usuário na França que deseje receber notificações por pode ter a notificação formatada como HTML com numeração e texto em francês, enquanto um usuário no Reino Unido que queira receber notificações por mensagem de texto SMS pode ter a mesma notificação com texto sem formatação em inglês britânico.

16 13-14 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Distribuição de notificações Depois de formatar a notificação, o distribuidor a envia pelo canal de distribuição apropriado. Você pode definir os canais de distribuição para o seu aplicativo no arquivo de configuração, especificando qual protocolo de comunicação será usado por cada canal para distribuir notificações. Os protocolos disponíveis para uma notificação específica são listados no ADF. Por padrão, os serviços de notificação oferecem suporte aos seguintes protocolos: File Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) Também é possível desenvolver protocolos personalizados implementando o Microsoft.SqlServer.NotificationServices.IDeliveryProtocol ou a interface Microsoft.SqlServer.NotificationServices.IHTTPProtocolProvider. Opções de distribuição Em vez de usar o mecanismo padrão de distribuição de mensagem por mensagem, você pode usar o ADF para configurar as opções de distribuição alternativas descritas na tabela a seguir. Opção de distribuição Notificações de resumo Notificações multicast Descrição As notificações de resumo são úteis em cenários nos quais provavelmente várias notificações serão enviadas ao mesmo assinante. O uso de notificações de resumo faz com que o distribuidor agrupe em um lote as notificações referentes a um assinante e envie uma única notificação em vez de várias. As notificações multicast são o contrário das notificações de resumo. Quando for provável que o seu aplicativo envie a mesma notificação a vários assinantes, você pode usar as notificações multicast para formatar cada notificação apenas uma vez e enviá-la para vários destinatários.

17 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Exemplo de aplicativo dos serviços de notificação Agora que você já conhece os diversos componentes de arquitetura de um aplicativo dos serviços de notificação, é hora de ver como eles trabalham em conjunto para oferecer uma solução geral de notificação. Cenário A Adventure Works vende bicicletas e acessórios. Os clientes podem usar um formulário no site da Adventure Works para indicar se desejam ser informados quando um novo modelo de bicicleta de uma determinada categoria for disponibilizado. Eles podem optar por receber essa informação por ou mensagem de texto. Fluxo de processo do aplicativo O processo a seguir descreve as etapas na solução de notificação da Adventure Works: 1. Um cliente preenche o formulário no site. A página da Web usa os objetos do gerenciamento de inscrições dos serviços de notificação para inserir o assinante, o dispositivo de assinante e os dados da inscrição nos bancos de dados da instância e do aplicativo. 2. A Adventure Works libera uma nova linha de produtos, e detalhes sobre os novos produtos são adicionados ao banco de dados do catálogo. Um disparador na tabela de produtos é usado como provedor de eventos para inserir detalhes do evento no banco de dados do aplicativo dos serviços de notificação através da API de eventos do SQL Server.

18 13-16 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) 3. No intervalo definido, o gerador faz a correspondência dos eventos ocorridos com as inscrições e gera notificações. 4. Depois de geradas as notificações, o distribuidor as recupera e aplica a formatação adequada com base na localidade e no dispositivo de assinante especificados por cada assinante. 5. Em seguida, o distribuidor envia a notificação formatada pelo canal de distribuição apropriado para o dispositivo de assinante selecionado. 6. O canal de distribuição transmite a notificação ao cliente.

19 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Lição 2: Desenvolvendo soluções para os serviços de notificação Esta lição descreve como implementar um aplicativo simples dos serviços de notificação. Ela aborda como criar e configurar uma solução usando arquivos ADF e como usar o SQL Server Management Studio para criar e gerenciar um aplicativo dos serviços de notificação. Além disso, ela explica como implementar um aplicativo de gerenciamento de inscrições e descreve as opções disponíveis na implementação de um provedor de eventos. Objetivos Depois de concluir esta lição, você será capaz de: Descrever como desenvolver uma solução para os serviços de notificação. Configurar uma instância dos serviços de notificação. Definir um aplicativo dos serviços de notificação. Gerenciar os serviços de notificação. Criar inscrições. Definir provedores de eventos. Descrever as práticas recomendadas para os serviços de notificação.

20 13-18 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Visão geral do desenvolvimento de soluções para os serviços de notificação Antes de começar a desenvolver um aplicativo dos serviços de notificação, você precisa entender as tarefas que deverá executar para criar a solução. A compreensão do processo de desenvolvimento o ajudará a planejar os recursos e o projeto de desenvolvimento com eficiência. Tarefas de desenvolvimento Ao desenvolver uma solução para os serviços de notificação, você deve executar as seguintes tarefas: 1. Projetar uma solução apropriada para o cenário da sua notificação. Durante esta etapa, um arquiteto de soluções deve planejar a solução para os serviços de notificação. 2. Criar os arquivos ADF e de configuração. Esses arquivos são documentos XML e, portanto, devem ser criados por um desenvolvedor com conhecimento da sintaxe do XML. 3. Registrar a instância e criar o aplicativo usando o SQL Server Management Studio ou o utilitário de linha de comando NSControl. O aplicativo deve ser criado por um desenvolvedor ou administrador com conhecimento no SQL Server Management Studio ou da sintaxe do utilitário de linha de comando NSControl.

21 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Criar um aplicativo de gerenciamento de inscrições. Sua solução deve incluir um aplicativo de gerenciamento de inscrições que usará os objetos do gerenciamento de inscrições, exigindo para isso um desenvolvedor que esteja familiarizado com a programação COM ou.net Framework. 5. Implementar coleta de eventos usando um provedor de eventos. A coleta de eventos é implementada com o uso de um provedor de eventos. Você pode usar um dos provedores de eventos padrão incluídos nos serviços de notificação ou desenvolver um provedor de eventos personalizado usando uma das APIs de eventos. Observação: O utilitário de linha de comando NSControl está fora do escopo deste curso. Para obter mais informações, consulte nscontrol Utility (em inglês) nos Manuais Online do SQL Server.

22 13-20 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Configurando uma instância dos serviços de notificação Você cria um arquivo de configuração XML para definir uma instância dos serviços de notificação. Você deve entender as informações nele contidas a fim de implementar a instância necessária para a sua solução. Parâmetros É possível passar parâmetros personalizados para um arquivo de configuração especificando-os na caixa de diálogo New Notification Services Instance (Nova Instância dos Serviços de Notificação) no SQL Server Management Studio. No arquivo em si, você pode fazer referência a esses parâmetros incluindo o nome do parâmetro entre caracteres de porcentagem (%). As variáveis de ambiente podem ser acessadas automaticamente no arquivo de configuração. É possível atribuir valores padrão a parâmetros usando um elemento <ParameterDefaults>. Esse recurso permite que o arquivo use parâmetros mesmo que eles não tenham sido especificados na linha de comando. Documentação do arquivo Use os elementos <Version> e <History> no arquivo para documentar as informações sobre o arquivo em si. Incluir documentação no arquivo facilita o gerenciamento da sua solução e aumenta a mantenabilidade.

23 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Configurações da instância O arquivo de configuração deve incluir um elemento <InstanceName> para atribuir um nome à instância e um elemento <SqlServerSystem> para especificar a instância do SQL Server que conterá o banco de dados da instância. Outra opção é incluir um elemento <Database> contendo informações que definem os arquivos de banco de dados a serem usados na criação do banco de dados da instância. Se você omitir esse elemento, o banco de dados da instância será criado copiando o banco de dados model. Configurações do aplicativo Use o elemento <Applications> para especificar os aplicativos que pertencem à instância. Esse elemento contém um elemento <Application> para cada aplicativo, que, por sua vez, contém os elementos <ApplicationName>, <BaseDirectoryPath>, <ApplicationDefinitionFilePath> e <Parameters> que especificam, respectivamente, o nome do aplicativo, o diretório, o ADF e os parâmetros a serem passados para o ADF. Configurações do protocolo Use o elemento <Protocols> para conter uma coleção de elementos <Protocol>. Cada elemento <Protocol> contém as informações sobre um protocolo personalizado Esse elemento não é necessário se a solução usar os protocolos padrão (File e SMTP). Canais de distribuição Defina os canais de distribuição disponíveis na instância no elemento <DeliveryChannels>. Especifique cada canal de distribuição em um elemento <DeliveryChannel> que inclua o nome dele, o protocolo que ele usa e os argumentos exigidos pelo protocolo (como nome de servidor, no caso do protocolo SMTP). Criptografando argumentos Você pode usar o elemento <EncryptArguments> opcional para criptografar dados sigilosos nos bancos de dados da instância e do aplicativo.

24 13-22 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Prática: Exibindo um arquivo de configuração É importante que você entenda a estrutura e o conteúdo de um arquivo de configuração dos serviços de notificação antes de criar o seu próprio. Objetivos Nesta prática, você exibirá um exemplo de arquivo de configuração dos serviços de notificação. Instruções Inicie a máquina virtual 5132B-MIA-SQL-13. Fazer logon na máquina virtual com o nome de usuário Aluno e a senha Pa$$w0rd. Exibir o arquivo de configuração 1. Clique em Iniciar e em Windows Explorer. 2. No Windows Explorer, vá para a pasta D:\Practices e clique duas vezes em Config.xml. 3. Se uma caixa de mensagem da Barra de Informações aparecer, clique em OK. 4. Examine o arquivo de configuração, observando as configurações abordadas no tópico anterior.

25 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Feche o Microsoft Internet Explorer. 6. Deixe o Windows Explorer aberto; ele será utilizado na próxima prática. Depois de concluir a prática, deixe a máquina virtual aberta para ser usada na próxima prática.

26 13-24 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Definindo um aplicativo dos serviços de notificação É necessário criar um ADF para cada aplicativo na sua solução para os serviços de notificação. Assim como no arquivo de configuração, é importante que você entenda as configurações no ADF para que possa criar um aplicativo que atenda às suas necessidades específicas. Parâmetros Os serviços de notificação podem passar parâmetros para o ADF a partir do arquivo de configuração. Você pode fazer referência a esses parâmetros no ADF incluindo o nome do parâmetro entre caracteres de porcentagem (%). Assim como no arquivo de configuração, é possível atribuir valores padrão a parâmetros usando um elemento <ParameterDefaults>. Documentação do arquivo Você pode usar os elementos <Version> e <History> para documentar seu ADF da mesma forma como faz em um arquivo de configuração. Configurações do banco de dados Se você quiser personalizar os arquivos de banco de dados usados para o banco de dados do aplicativo, pode incluir um elemento <Database> que contenha as informações necessárias sobre o arquivo.

27 Módulo 13: Usando os serviços de notificação (opcional) Classes do evento As exibições e tabelas de eventos no banco de dados são definidas com o uso de elementos <EventClass> contidos em um elemento <EventClasses>. Cada classe de evento pode conter os elementos descritos na tabela a seguir. Elemento <EventClassName> <Schema> <FileGroup> <IndexSqlSchema> <ChronicleRule> <Chronicles> Descrição O nome da classe de evento (e da exibição de banco de dados) a ser criada. Contém vários elementos <Field>, cada um descrevendo um campo na classe de exibição de eventos. O grupo de arquivos do banco de dados no qual a exibição deverá ser criada. Uma instrução Transact-SQL usada para criar um índice na exibição. Contém informações usadas para criar uma regra baseada em Transact-SQL para gerenciar dados de narração. Contém um elemento <Chronicle> para cada tabela de narração e as instruções Transact-SQL necessárias para criar as tabelas de narração. Classes da inscrição Um elemento <SubscriptionClasses> contém um elemento <SubscriptionClass> para cada exibição e tabela de inscrição. Um elemento <SubscriptionClass> pode conter os elementos a seguir. Elemento <SubscriptionClassName> <Schema> <FileGroup> <IndexSqlSchema> <EventRules> <ScheduledRules> <Chronicles> Descrição O nome da classe de inscrição (e da exibição de banco de dados) a ser criada. Contém vários elementos <Field>, cada um descrevendo um campo na tabela da classe de inscrição. Esses campos são acrescentados aos campos padrão SubscriptionId, SubscriberId e Enabled em uma exibição de banco de dados. O grupo de arquivos do banco de dados no qual a exibição deverá ser criada. Uma instrução Transact-SQL usada para criar um índice na exibição. Contém informações usadas para criar uma regra baseada em Transact-SQL para gerenciar notificações controladas por eventos. Contém informações usadas para criar uma regra baseada em Transact-SQL para gerenciar notificações agendadas. Contém um elemento <Chronicle> para cada tabela de narração e as instruções Transact-SQL necessárias para criar as tabelas de narração.

Guia passo a passo de introdução ao Microsoft Windows Server Update Services

Guia passo a passo de introdução ao Microsoft Windows Server Update Services Guia passo a passo de introdução ao Microsoft Windows Server Update Services Microsoft Corporation Publicação: 14 de março de 2005 Autor: Tim Elhajj Editor: Sean Bentley Resumo Este documento fornece instruções

Leia mais

Guia passo a passo para o Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2

Guia passo a passo para o Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2 Guia passo a passo para o Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2 Microsoft Corporation Autor: Anita Taylor Editor: Theresa Haynie Resumo Este guia fornece instruções detalhadas para instalação

Leia mais

Guia passo a passo de introdução ao Microsoft Windows Server Update Services 3.0

Guia passo a passo de introdução ao Microsoft Windows Server Update Services 3.0 Guia passo a passo de introdução ao Microsoft Windows Server Update Services 3.0 Microsoft Corporation Autor: Susan Norwood Editor: Craig Liebendorfer Resumo Este guia fornece instruções para começar a

Leia mais

Guia de administração. BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange. Versão: 4.1 Service pack: 4B

Guia de administração. BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange. Versão: 4.1 Service pack: 4B BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange Versão: 4.1 Service pack: 4B SWD-313211-0911044452-012 Conteúdo 1 Gerenciando contas de usuários... 7 Adicionar uma conta de usuário... 7 Adicionar

Leia mais

CA Nimsoft Unified Reporter

CA Nimsoft Unified Reporter CA Nimsoft Unified Reporter Guia de Instalação 7.5 Histórico de revisões do documento Versão do documento Data Alterações 1.0 Março de 2014 Versão inicial do UR 7.5. Avisos legais Este sistema de ajuda

Leia mais

Shavlik Protect. Guia de Atualização

Shavlik Protect. Guia de Atualização Shavlik Protect Guia de Atualização Copyright e Marcas comerciais Copyright Copyright 2009 2014 LANDESK Software, Inc. Todos os direitos reservados. Este produto está protegido por copyright e leis de

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 2010 Guia de Instalação Rápida 20047221 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes da instalação Sobre a conta de serviço do

Leia mais

Guia de introdução. Para os administradores do programa DreamSpark

Guia de introdução. Para os administradores do programa DreamSpark Guia de introdução Para os administradores do programa DreamSpark Este documento destaca as funções básicas necessárias para configurar e gerenciar seu ELMS na WebStore do DreamSpark. Versão 2.4 05.06.12

Leia mais

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers Guia de Instalação Rápida 13897290 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes de instalar Sobre a conta

Leia mais

Usando ferramentas já conhecidas integradas ao Visual Studio Team System 2008

Usando ferramentas já conhecidas integradas ao Visual Studio Team System 2008 Usando ferramentas já conhecidas integradas ao Visual Studio Team System 2008 White Paper Maio de 2008 Para obter as últimas informações, visite o site www.microsoft.com/teamsystem As informações contidas

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY MAIL http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117410

Seu manual do usuário BLACKBERRY MAIL http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117410 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY MAIL. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do

Leia mais

Guia do Kit de Pré-instalação OEM do Microsoft Office 2010

Guia do Kit de Pré-instalação OEM do Microsoft Office 2010 Guia do Kit de Pré-instalação OEM do Microsoft Office 2010 Microsoft Corporation Publicado: Março de 2010 Autor: Office Resource Kit Feedback (FeedORK@microsoft.com) Resumo Este documento dá suporte à

Leia mais

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes)

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) 1. Sobre o Microsoft Dynamics CRM - O Microsoft Dynamics CRM permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes,

Leia mais

Processo de Envio de email

Processo de Envio de email Processo de Envio de email Introdução O envio de documentos de forma eletrônica vem sendo muito utilizado, assim o envio de arquivos, relatórios, avisos, informações é realizado via e-mail. O sistema disponibiliza

Leia mais

Guia do laboratório de teste: Configure o SharePoint Server 2010 como um Servidor Único com o Microsoft SQL Server

Guia do laboratório de teste: Configure o SharePoint Server 2010 como um Servidor Único com o Microsoft SQL Server Guia do laboratório de teste: Configure o SharePoint Server 2010 como um Servidor Único com o Microsoft SQL Server Este documento é fornecido no estado em que se encontra. As informações e exibições expressas

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 CAPÍTULO 18 INSTALANDO E CONFIGURANDO O MICROSOFT OFFICE PROJECT SERVER 2003 INSTALAÇÃO DO MICROSOFT WINDOWS SHAREPOINT SERVICES 2.0 Antes de começar a instalação do Microsoft Office Project Server 2003

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Esta é a tela inicia, aqui podemos visualizer os relatórios de envio, gráficos de inscrições,cancelamentos, etc.

Esta é a tela inicia, aqui podemos visualizer os relatórios de envio, gráficos de inscrições,cancelamentos, etc. CRIANDO UMA CAMPANHA Esta é a tela inicia, aqui podemos visualizer os relatórios de envio, gráficos de inscrições,cancelamentos, etc. O primeiro passo é adicionar uma lista, as lista basicamente são grupos

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia do usuário Publicado: 09/01/2014 SWD-20140109134951622 Conteúdo 1 Primeiros passos... 7 Sobre os planos de serviço de mensagens oferecidos para o BlackBerry

Leia mais

Guia do Laboratório de Teste: Demonstre colaboração de Intranet com SharePoint Server 2013

Guia do Laboratório de Teste: Demonstre colaboração de Intranet com SharePoint Server 2013 Guia do Laboratório de Teste: Demonstre colaboração de Intranet com SharePoint Server 2013 Este documento é fornecido no estado em que se encontra. As informações e exibições expressas neste documento,

Leia mais

Visão geral híbrida de Serviços Corporativos de Conectividade do SharePoint 2013

Visão geral híbrida de Serviços Corporativos de Conectividade do SharePoint 2013 Visão geral híbrida de Serviços Corporativos de Conectividade do SharePoint 2013 Christopher J Fox Microsoft Corporation Novembro de 2012 Aplica-se a: SharePoint 2013, SharePoint Online Resumo: Um ambiente

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express)

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) A Secretaria de Estado da Educação está disponibilizando uma nova ferramenta para acesso ao e-mail @see. Essa nova ferramenta permitirá

Leia mais

Usando o Outlook MP Geral

Usando o Outlook MP Geral Usando o Outlook MP Geral Este guia descreve o uso do Outlook MP. Este guia é baseado no uso do Outlook MP em um PC executando o Windows 7. O Outlook MP pode ser usado em qualquer tipo de computador e

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012 Para WebReporter 2012 Última revisão: 09/13/2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Etapa 1: Ative os Serviços de Informações da Internet... 1 Etapa 2: Execute o Setup.exe

Leia mais

Solução de gerenciamento de sistemas Dell KACE K1000 Versão 5.5. Guia de gerenciamento de ativos. Julho de 2013

Solução de gerenciamento de sistemas Dell KACE K1000 Versão 5.5. Guia de gerenciamento de ativos. Julho de 2013 Solução de gerenciamento de sistemas Dell KACE K1000 Versão 5.5 Guia de gerenciamento de ativos Julho de 2013 2004-2013 Dell, Inc. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reprodução deste material

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta do servidor LDAP. ldap_response série 1.3

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta do servidor LDAP. ldap_response série 1.3 CA Nimsoft Monitor Guia do Probe Monitoramento de resposta do servidor LDAP ldap_response série 1.3 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente

Leia mais

Guia de Atualização PROJURIS WEB 4.5. Manual do Técnico Atualização - ProJuris Web 4.5. Manual do Técnico Atualização - ProJuris Web 4.

Guia de Atualização PROJURIS WEB 4.5. Manual do Técnico Atualização - ProJuris Web 4.5. Manual do Técnico Atualização - ProJuris Web 4. Guia de Atualização PROJURIS WEB 4.5 Por: Fabio Pozzebon Soares Página 1 de 11 Sistema ProJuris é um conjunto de componentes 100% Web, nativamente integrados, e que possuem interface com vários idiomas,

Leia mais

Kaseya 2. Dados de exibição rápida. Version R8. Português

Kaseya 2. Dados de exibição rápida. Version R8. Português Kaseya 2 Software Deployment and Update Dados de exibição rápida Version R8 Português Outubro 23, 2014 Agreement The purchase and use of all Software and Services is subject to the Agreement as defined

Leia mais

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta de JDBC. jdbc_response série 1.1

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta de JDBC. jdbc_response série 1.1 CA Nimsoft Monitor Guia do Probe Monitoramento de resposta de JDBC jdbc_response série 1.1 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente para fins

Leia mais

PARA MAC. Guia de Inicialização Rápida. Clique aqui para fazer o download da versão mais recente deste documento

PARA MAC. Guia de Inicialização Rápida. Clique aqui para fazer o download da versão mais recente deste documento PARA MAC Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer o download da versão mais recente deste documento ESET Cyber Security fornece proteção de última geração para seu computador contra código mal-intencionado.

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Guia de instalação e configuração do Alteryx Server

Guia de instalação e configuração do Alteryx Server Guia de referência Guia de instalação e configuração do Alteryx Server v 1.5, novembro de 2015 Sumário Guia de instalação e configuração do Alteryx Server Sumário Capítulo 1 Visão geral do sistema... 5

Leia mais

Guia de Introdução ao Symantec Protection Center. Versão 2.0

Guia de Introdução ao Symantec Protection Center. Versão 2.0 Guia de Introdução ao Symantec Protection Center Versão 2.0 Guia de Introdução ao Symantec Protection Center O software descrito neste documento é fornecido sob um contrato de licença e pode ser usado

Leia mais

Copyright. Isenção e limitação de responsabilidade

Copyright. Isenção e limitação de responsabilidade Manual do SMS Copyright 1998-2002 Palm, Inc. Todos os direitos reservados. Graffiti, HotSync, o logotipo da Palm e Palm OS são marcas registradas da Palm, Inc. O logotipo de HotSync e Palm são marcas comerciais

Leia mais

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet.

A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. Prezado Cliente, A CMNet disponibilizou no dia 24 de junho para download no Mensageiro a nova versão do Padrão dos Sistemas CMNet. No Padrão 9 você encontrará novas funcionalidades, além de alterações

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

Kerio Exchange Migration Tool

Kerio Exchange Migration Tool Kerio Exchange Migration Tool Versão: 7.3 2012 Kerio Technologies, Inc. Todos os direitos reservados. 1 Introdução Documento fornece orientações para a migração de contas de usuário e as pastas públicas

Leia mais

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 2010 R3 Guia de Instalação Rápida 20047221 O software descrito neste livro é fornecido sob um contrato de licença e pode ser usado somente de acordo com as condições do contrato. Versão

Leia mais

ESET CYBER SECURITY PRO para Mac Guia de Inicialização Rápida. Clique aqui para fazer o download da versão mais recente deste documento

ESET CYBER SECURITY PRO para Mac Guia de Inicialização Rápida. Clique aqui para fazer o download da versão mais recente deste documento ESET CYBER SECURITY PRO para Mac Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer o download da versão mais recente deste documento ESET Cyber Security Pro fornece proteção de última geração para seu

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

ESET NOD32 ANTIVIRUS 6

ESET NOD32 ANTIVIRUS 6 ESET NOD32 ANTIVIRUS 6 Microsoft Windows 8 / 7 / Vista / XP / Home Server Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento O ESET NOD32 Antivirus fornece

Leia mais

ESET NOD32 ANTIVIRUS 8

ESET NOD32 ANTIVIRUS 8 ESET NOD32 ANTIVIRUS 8 Microsoft Windows 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP / Home Server 2003 / Home Server 2011 Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Fila de E-mails Página 1 de 8

Manual do Usuário - ProJuris Web - Fila de E-mails Página 1 de 8 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

ESET SMART SECURITY 7

ESET SMART SECURITY 7 ESET SMART SECURITY 7 Microsoft Windows 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP / Home Server 2003 / Home Server 2011 Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Diveo Exchange OWA 2007

Diveo Exchange OWA 2007 Diveo Exchange OWA 2007 Manual do Usuário v.1.0 Autor: Cícero Renato G. Souza Revisão: Antonio Carlos de Jesus Sistemas & IT Introdução... 4 Introdução ao Outlook Web Access 2007... 4 Quais são as funcionalidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida.

Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Guia do Usuário Consulte a parte de trás para obter informações sobre instalação rápida. Protegemos mais usuários contra ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Cuidar de nosso meio ambiente,

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Importante: as instruções contidas neste guia só serão aplicáveis se seu armazenamento de mensagens for Avaya Message Storage Server (MSS)

Leia mais

APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000

APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000 APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INICIANDO O OUTLOOK 2000 III. OUTLOOK HOJE IV. ATALHOS DO OUTLOOK V. CONFIGURAR CONTA DE CORREIO ELETRÔNICO VI. RECEBER E-MAIL VII. FILTRAR MENSAGENS

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

ESET SMART SECURITY 8

ESET SMART SECURITY 8 ESET SMART SECURITY 8 Microsoft Windows 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP / Home Server 2003 / Home Server 2011 Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO

MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Home -------------------------------------------------------------------------------------------------------- 7 2. Cadastros -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Visão Empresa de Contabilidade. Versão 8.1A-13

Visão Empresa de Contabilidade. Versão 8.1A-13 Visão Empresa de Contabilidade Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

FileMaker 13. Guia de ODBC e JDBC

FileMaker 13. Guia de ODBC e JDBC FileMaker 13 Guia de ODBC e JDBC 2004 2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara, Califórnia 95054 FileMaker e Bento são marcas comerciais da

Leia mais

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta do ponto de extremidade do URL. url_response série 4.1

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta do ponto de extremidade do URL. url_response série 4.1 CA Nimsoft Monitor Guia do Probe Monitoramento de resposta do ponto de extremidade do URL url_response série 4.1 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se

Leia mais

Guia do Laboratório de Teste: Rec ursos Sociais de Demonstração do SharePoint Server 2013

Guia do Laboratório de Teste: Rec ursos Sociais de Demonstração do SharePoint Server 2013 Guia do Laboratório de Teste: Rec ursos Sociais de Demonstração do SharePoint Server 2013 Hal Zucati Microsoft Corporation Publicado em: Setembro de 2012 Atualizado em: Novembro de 2012 Aplica-se a: SharePoint

Leia mais

Manual Passo a Passo do Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2

Manual Passo a Passo do Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2 Manual Passo a Passo do Microsoft Windows Server Update Services 3.0 SP2 Microsoft Corporation Autor: Anita Taylor Editor: Theresa Haynie Resumo Este manual fornece instruções detalhadas para instalar

Leia mais

Política de uso de dados

Política de uso de dados Política de uso de dados A política de dados ajudará você a entender como funciona as informações completadas na sua área Minhas Festas. I. Informações que recebemos e como são usadas Suas informações

Leia mais

CA ARCserve Backup Patch Manager para Windows

CA ARCserve Backup Patch Manager para Windows CA ARCserve Backup Patch Manager para Windows Guia do Usuário R16 A presente documentação, que inclui os sistemas de ajuda incorporados e os materiais distribuídos eletronicamente (doravante denominada

Leia mais

KM-NET for Accounting. Guia de Operação

KM-NET for Accounting. Guia de Operação KM-NET for Accounting Guia de Operação Informações legais e gerais Aviso É proibida a reprodução não autorizada deste guia ou parte dele. As informações neste guia estão sujeitas a alterações sem aviso

Leia mais

Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services

Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services - Windows SharePoint Services... Page 1 of 11 Windows SharePoint Services Guia de Introdução ao Windows SharePoint Services Ocultar tudo O Microsoft Windows

Leia mais

Ajuda do Task Server 6.0

Ajuda do Task Server 6.0 Ajuda do Task Server 6.0 Aviso Ajuda do Task Server 6.0 2000-2006 Altiris, Inc. Todos os direitos reservados. Data do documento: 27 de outubro de 2006 As informações neste documento: (i) são meramente

Leia mais

Configurando o Outlook Express - Passo a Passo

Configurando o Outlook Express - Passo a Passo Configurando o Outlook Express - Passo a Passo PASSO 1 Na "Barra de menus" do Outlook Express clique em "Ferramentas", depois em "Contas..." PASSO 2 Na janela "Contas na Internet", clique em "Adicionar",

Leia mais

TeamViewer 9 Manual Management Console

TeamViewer 9 Manual Management Console TeamViewer 9 Manual Management Console Rev 9.2-07/2014 TeamViewer GmbH Jahnstraße 30 D-73037 Göppingen www.teamviewer.com Sumário 1 Sobre o TeamViewer Management Console... 4 1.1 Sobre o Management Console...

Leia mais

ESET NOD32 ANTIVIRUS 9

ESET NOD32 ANTIVIRUS 9 ESET NOD32 ANTIVIRUS 9 Microsoft Windows 10 / 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento O ESET NOD32 Antivirus fornece

Leia mais

Orientações para o uso do Mozilla Thunderbird

Orientações para o uso do Mozilla Thunderbird Orientações para o uso do Mozilla Thunderbird Mozilla Thunderbird O Mozilla Thunderbird é um software livre feito para facilitar a leitura, o envio e o gerenciamento de e-mails. Índice Configurando o Mozilla

Leia mais

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10

Sumário. 1. Instalação GVcollege... 4. 1.1. GVsetup... 4. 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6. 1.2. Configurações... 10 Sumário 1. Instalação GVcollege... 4 1.1. GVsetup... 4 1.1.1. Instalação com Banco de dados... 6 1.2. Configurações... 10 1.2.1. APS Licence Service... 11 1.2.2. APS Licence File... 11 1.2.3. DBXconfig...

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais PRERELEASE 03/07/2011 Avisos legais Avisos legais Para consultar avisos legais, acesse o site http://help.adobe.com/pt_br/legalnotices/index.html.

Leia mais

Manual de referência do Device Storage Manager

Manual de referência do Device Storage Manager Manual de referência do Device Storage Manager Avisos sobre direitos autorais e marcas comerciais Copyright 2003 Hewlett-Packard Development Company, L.P. É proibida a reprodução, adaptação ou tradução

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento de resposta do ponto de extremidade do URL url_response série 4.1 Avisos legais Copyright 2013, CA. Todos os direitos reservados. Garantia

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento do Jboss do Nimsoft jboss série 1.3 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Snap Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente

Leia mais

ESET SMART SECURITY 9

ESET SMART SECURITY 9 ESET SMART SECURITY 9 Microsoft Windows 10 / 8.1 / 8 / 7 / Vista / XP Guia de Inicialização Rápida Clique aqui para fazer download da versão mais recente deste documento o ESET Smart Security é um software

Leia mais

IBM Connections Plug-In for Microsoft Outlook Ajuda da Instalação

IBM Connections Plug-In for Microsoft Outlook Ajuda da Instalação IBM Connections Versão 4.5 IBM Connections Plug-In for Microsoft Outlook Ajuda da Instalação Aviso da Edição Nota: Antes de usar estas informações e o produto suportado por elas, leia as informações em

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

FileMaker Pro 12. Guia de configuração da instalação em rede

FileMaker Pro 12. Guia de configuração da instalação em rede FileMaker Pro 12 Guia de configuração da instalação em rede 2007 2012 FileMaker, Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker, Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara, Califórnia 95054 FileMaker é uma

Leia mais

Manual do Usuário do Nokia Mail for Exchange 3.0

Manual do Usuário do Nokia Mail for Exchange 3.0 Manual do Usuário do Nokia Mail for Exchange 3.0 2009 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia e Nokia Connecting People são marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Outros nomes

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

Arcserve Cloud. Guia de Introdução ao Arcserve Cloud

Arcserve Cloud. Guia de Introdução ao Arcserve Cloud Arcserve Cloud Guia de Introdução ao Arcserve Cloud A presente Documentação, que inclui os sistemas de ajuda incorporados e os materiais distribuídos eletronicamente (doravante denominada Documentação),

Leia mais

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel Software de gerenciamento do sistema Intel do servidor modular Intel Declarações de Caráter Legal AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO SÃO RELACIONADAS AOS PRODUTOS INTEL, PARA FINS DE SUPORTE ÀS PLACAS

Leia mais