Request for Information RFI Termos Gerais (RFI Subsistemas de Discos Magnéticos) DITEC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Request for Information RFI Termos Gerais (RFI Subsistemas de Discos Magnéticos) DITEC"

Transcrição

1 Request for Information RFI Termos Gerais (RFI Subsistemas de Discos Magnéticos) DITEC Introdução Esta consulta visa obter sugestões e informações como características funcionais, prazos de implementação, entre outros, que subsidiem o aperfeiçoamento das especificações técnicas em possíveis editais para aquisição de dispositivos de armazenamento de dados (subsistemas de discos magnéticos), para utilização em ambiente de SAN (Storage Area Network), visando ampliar a competitividade sem prejudicar o atendimento as necessidades do Banco. 1. Prazo/Endereço O prazo para submissão de informações compreenderá o período de 17/07/2013 a 25/07/2013. As informações, sugestões e documentações técnicas, que se enquadrem dentro dos requisitos do item 2., abaixo, deverão ser encaminhadas para: Consulta Pública Subsistemas de Discos Magnéticos Banco do Brasil - Diretoria de Tecnologia (Ditec/UCS/Gecin) STN 716 Norte Conjunto C 1º andar Ed. Sede IV CEP: ; Ou para o endereço eletrônico ditec.relacionamento@bb.com.br, com o título: RFI Subsistemas de Discos Magnéticos 2. Requisitos básicos Para melhor orientar o encaminhamento das informações, abaixo se encontram algumas características básicas que deverão compor os dispositivos a serem apresentados: Especificação 1: Subsistemas para replicação de equipamentos já em produção no Banco; Especificação 2: Subsistema de 250 TB em até 3 racks; Especificação 3: subsistema de 200 TB em até 2 racks; Especificação 4: Subsistemas para ambiente distribuído; Considerações Gerais: Características comuns a todos os subsistemas.

2 ESPECIFICAÇÃO 1 1. Objeto 1.1 Aquisição de 250TB (duzentos e cinquenta terabytes) de capacidade líquida de armazenamento de dados em subsistema de discos magnéticos para utilização de replicação de dados em ambiente SAN - Storage Area Network. 2. Especificações Técnicas 2.1 A capacidade solicitada deverá ser distribuída em 1 (um) subsistema constituídos de CONTROLADORAS REDUNDANTES E DISCOS com capacidade líquida de 250TB (duzentos e cinquenta terabytes) cada e distribuído em no máximo 03 (três) racks. 3. Requisitos Técnicos 3.1 Memória Cache Cada subsistema deverá ter, no mínimo, 96GB (noventa e seis gigabytes) de memória cache, disponível para aplicação, sendo possível pelo menos, 4GB (quatro gigabytes) de memória cache não volátil (NVS/NVRAM), para uso quando em operações de gravação. 3.2 Conectividade Possuir no mínimo 32 (trinta e dois) canais fibre channel nativos, short wave laser, para conexão a hosts front-end -, com conectores padrão LC (Lucent Conector). Os subsistemas devem permitir conexão direta (direct attach) e via SAN (Storage Área Network), utilizando switchs fibre channel e/ou equipamentos DWDM (dense wavelength division multiplexing) Esses canais devem ser dispostos igualmente entre as controladoras do equipamento e deverão permitir serem utilizados para replicação síncrona/assíncrona Cada um dos canais fibre channel deve ter capacidade de efetuar transferências à taxa mínima de 8 Gbps (oito gigabits por segundo) e suportar velocidades menores, como 4 Gbps (quatro gigabits por segundo) quando conectados a outros dispositivos que tenham essas velocidades O equipamento deverá possuir, no mínimo, 192Gbps (cento e noventa e dois gigabits por segundo) de back-end, com tecnologia SAS Wide 2, sendo que a taxa de transferência mínima de cada canal não deve ser inferior a 6Gbps (seis gigabits por segundo). 3.3 Unidades de Discos Magnéticos

3 3.3.1 A capacidade de armazenamento solicitada deverá ser fornecida em diferentes tipos de HDs respeitando as porcentagens apresentadas a seguir: CAMADA 1 - Discos SSD (Solid State Disk) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 400GB (quatrocentos gigabytes) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Serão necessários 5% (cinco por cento) da capacidade líquida do equipamento para essa camada de armazenamento. Nesse tipo de disco os RAIDs utilizados para proteção de dados serão RAID-5 ou RAID-10 (1+0). Para o RAID-5 a combinação máxima permitida será de 7D + 1P (sete discos de dados mais um disco de paridade). CAMADA 2 - Discos SAS (Serial Attached SCSI) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 600GB (seiscentos gigabytes) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Para discos com velocidade de rotação de rpm (quinze mil rotações por minuto) seriam necessários, no mínimo, 40% (quarenta por cento) da capacidade líquida do subsistema, enquanto para discos com velocidade de rotação de rpm (dez mil rotações por minuto) seriam necessários, no mínimo, 45% (quarenta e cinco por cento) da capacidade líquida do equipamento. Nesses tipos de disco o RAID utilizado para proteção de dados será RAID-5 ou RAID-6. A combinação máxima permitida será de 4D + 1P (quatro discos de dados mais um disco de paridade) ou 4D +2P (quatro discos de dados mais dois disco de paridade). CAMADA 3 - Discos SATA (Serial AT Attached) ou NL-SAS (Near Line Serial Attached SCSI) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 3000GB (três mil gigabytes), velocidade de rotação mínima de rpm (sete mil e duzentas rotações por minuto) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Para essa camada de discos seria necessário completar a capacidade líquida solicitada para o subsistema. Nesses tipos de disco o RAID utilizado para proteção de dados será RAID-6. A combinação máxima permitida será de 6D +2P (seis discos de dados mais dois disco de paridade). 3.4 Funcionalidades Obrigatórias Replicação síncrona e assíncrona Cada subsistema deverá ter função para replicação síncrona e assíncrona de dados habilitada para 100% de sua capacidade líquida. Essa tecnologia dos subsistemas deverá ser capaz de suportar replicação bidirecional (primário => secundário e vice-versa) com inversão de sentidos e possuir flexibilidade de ser propagada através de Fibre Channel ponto-a-ponto, DWDM (dense wavelength division multiplexing) e Switches Fibre Channel A funcionalidade deverá permitir a replicação tanto de um volume único como de um conjunto de volumes até o limite de todos os volumes do equipamento adquirido.

4 3.4.3 Essa funcionalidade deverá ser capaz de possibilitar a replicação síncrona e assincrona entre o equipamento novo com modelos, EMC VNX 7500, já existentes no parque do Banco do Brasil Essa funcionalidade deverá garantir a consistência da replicação entre o equipamento ofertado e um ou mais equipamentos EMC VNX 7500 simultaneamente já em produção no Banco do Brasil O processo de implementação da replicação deverá ser não disruptivo, visto que os equipamentos do banco a serem replicados encontram-se em produção. Assim como não deverá haver alteração de parâmetros que impliquem em perda de acesso aos dados pelos servidores A implementação, testes e passagem de conhecimento sobre a funcionalidade de replicação ficará a cargo do fornecedor e deverá ser feita utilizando equipe e profissionais treinados e autorizados pelo fabricante do equipamento. Deverá também ser disponibilizado todos os procedimentos necessários para a automatização e gerenciamento dessa funcionalidade. Esses procedimentos devem ser realizados através de ferramentas específicas que acompanhem o equipamento e que sejam compatíveis com os procedimentos e sistemas utilizados no Banco do Brasil. Movimentação de bloco de dados entre discos e/ou cache (tierização) Os equipamentos deverão permitir a movimentação de bloco de dados, de forma automática e manual, entre tipos de discos ou camadas diferentes, de acordo com a demanda de acesso aos dados baseado em algoritmos ou políticas definidas Essa funcionalidade deverá permitir a movimentação dos blocos de dados entre todos os discos que compõe os subsistemas de discos. Com isso, os dados mais acessados ficarão em discos ou camadas de melhor desempenho. Não poderá haver perda de interrupção do acesso a LUN nesse processo A movimentação de dados deverá ser feita em blocos de dados de no máximo 1GB (um gigabytes) e em períodos não maiores que 4 (quatro) horas.

5 ESPECIFICAÇÃO 2 1. Objeto 1.1 Aquisição de 250TB (duzentos e cinquenta terabytes) de capacidade líquida de armazenamento de dados em subsistema de discos magnéticos para utilização em ambiente SAN - Storage Area Network. 2. Especificações Técnicas 2.1 A capacidade solicitada deverá ser distribuída em 1 (um) subsistema constituídos de CONTROLADORAS REDUNDANTES E DISCOS com capacidade líquida de 250TB (duzentos e cinquenta terabytes) cada e distribuídos em no máximo 03 (três) racks. 3. Requisitos Técnicos 3.1 Memória Cache Cada subsistema deverá ter, no mínimo, 96GB (noventa e seis gigabytes) de memória cache, disponível para aplicação, sendo possível pelo menos, 4GB (quatro gigabytes) de memória cache não volátil (NVS/NVRAM), para uso quando em operações de gravação. 3.2 Conectividade Possuir no mínimo 32 (trinta e dois) canais fibre channel nativos, short wave laser, para conexão a hosts front-end -, com conectores padrão LC (Lucent Conector). Os subsistemas devem permitir conexão direta (direct attach) e via SAN (Storage Área Network), utilizando switchs fibre channel e/ou equipamentos DWDM (dense wavelength division multiplexing) Esses canais devem ser dispostos igualmente entre as controladoras do equipamento e deverão permitir serem utilizados para replicação síncrona/assíncrona Cada um dos canais fibre channel deve ter capacidade de efetuar transferências à taxa mínima de 8 Gbps (oito gigabits por segundo) e suportar velocidades menores, como 4 Gbps (quatro gigabits por segundo) quando conectados a outros dispositivos que tenham essas velocidades O equipamento deverá possuir, no mínimo, 192Gbps (cento e noventa e dois gigabits por segundo) de back-end, com tecnologia SAS Wide 2, sendo que a taxa de transferência mínima de cada canal não deve ser inferior a 6Gbps (seis gigabits por segundo). 3.3 Unidades de Discos Magnéticos

6 3.3.1 A capacidade de armazenamento solicitada deverá ser fornecida em diferentes tipos de HDs respeitando as porcentagens apresentadas a seguir: CAMADA 1 - Discos SSD (Solid State Disk) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 400 GB (quatrocentos gigabytes) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Serão necessários 5% (cinco por cento) da capacidade líquida do equipamento para essa camada de armazenamento. Nesse tipo de disco os RAIDs utilizados para proteção de dados serão RAID-5 ou RAID-10 (1+0). Para o RAID-5 a combinação máxima permitida será de 7D + 1P (sete discos de dados mais um disco de paridade). CAMADA 2 - Discos SAS (Serial Attached SCSI) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 600 GB (seiscentos gigabytes) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Para discos com velocidade de rotação de rpm (quinze mil rotações por minuto) seriam necessários, no mínimo, 40% (quarenta por cento) da capacidade líquida do subsistema, enquanto para discos com velocidade de rotação de rpm (dez mil rotações por minuto) seriam necessários, no mínimo, 45% (quarenta e cinco por cento) da capacidade líquida do equipamento. Nesses tipos de disco o RAID utilizado para proteção de dados será RAID-5 ou RAID-6. A combinação máxima permitida será de 4D + 1P (quatro discos de dados mais um disco de paridade) ou 4D +2P (quatro discos de dados mais dois disco de paridade). CAMADA 3 - Discos SATA (Serial AT Attached) ou NL-SAS (Near Line Serial Attached SCSI) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 3000GB (três mil gigabytes), velocidade de rotação mínima de rpm (sete mil e duzentas rotações por minuto) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Para essa camada de discos seria necessário completar a capacidade líquida solicitada para o subsistema. Nesses tipos de disco o RAID utilizado para proteção de dados será RAID-6. A combinação máxima permitida será de 6D +2P (seis discos de dados mais dois disco de paridade). 3.4 Funcionalidades Obrigatórias Replicação síncrona e assíncrona Cada subsistema deverá ter função para replicação síncrona e assíncrona de dados habilitada para 100% de sua capacidade líquida. Essa tecnologia dos subsistemas deverá ser capaz de suportar replicação bidirecional (primário => secundário e vice-versa) com inversão de sentidos e possuir flexibilidade de ser propagada através de Fibre Channel ponto-a-ponto, DWDM (dense wavelength division multiplexing) e Switches Fibre Channel A funcionalidade deverá permitir a replicação tanto de um volume único como de um conjunto de volumes até o limite de todos os volumes do equipamento adquirido A implementação, testes e passagem de conhecimento sobre a funcionalidade de replicação ficará a cargo do fornecedor e deverá ser feita

7 utilizando equipe e profissionais treinados e autorizados pelo fabricante do equipamento. Deverá também ser disponibilizado todos os procedimentos necessários para a automatização e gerenciamento dessa funcionalidade. Esses procedimentos devem ser realizados através de ferramentas específicas que acompanhem o equipamento e que sejam compatíveis com os procedimentos e sistemas utilizados no Banco do Brasil. Movimentação de bloco de dados entre discos e/ou cache (tierização) Os equipamentos deverão permitir a movimentação de bloco de dados, de forma automática e manual, entre tipos de discos ou camadas diferentes, de acordo com a demanda de acesso aos dados baseado em algoritmos ou políticas definidas Essa funcionalidade deverá permitir a movimentação dos blocos de dados entre todos os discos que compõe os subsistemas de discos. Com isso, os dados mais acessados ficarão em discos ou camadas de melhor desempenho. Não poderá haver perda de interrupção do acesso a LUN nesse processo A movimentação de dados deverá ser feita em blocos de dados de no máximo 1GB (um gigabytes) e em períodos não maiores que 4 (quatro) horas.

8 ESPECIFICAÇÃO 3 1. Objeto 1.1 Aquisição de 200TB (duzentos terabytes) de capacidade líquida de armazenamento de dados em subsistemas de discos magnéticos para utilização em ambiente SAN - Storage Area Network. 2. Especificações Técnicas 2.1 A capacidade solicitada deverá ser distribuída em 1 (um) subsistema constituídos de CONTROLADORAS REDUNDANTES E DISCOS com capacidade líquida de 200TB (duzentos e cinquenta terabytes) cada e distribuídos em no máximo 02 (dois) racks. 3. Requisitos Técnicos 3.1 Memória Cache Cada subsistema deverá ter, no mínimo, 96GB (noventa e seis gigabytes) de memória cache, disponível para aplicação, sendo possível pelo menos, 4GB (quatro gigabytes) de memória cache não volátil (NVS/NVRAM), para uso quando em operações de gravação. 3.2 Conectividade Possuir no mínimo 32 (trinta e dois) canais fibre channel nativos, short wave laser, para conexão a hosts front-end -, com conectores padrão LC (Lucent Conector). Os subsistemas devem permitir conexão direta (direct attach) e via SAN (Storage Área Network), utilizando switchs fibre channel e/ou equipamentos DWDM (dense wavelength division multiplexing) Esses canais devem ser dispostos igualmente entre as controladoras do equipamento e deverão permitir serem utilizados para replicação síncrona/assíncrona Cada um dos canais fibre channel deve ter capacidade de efetuar transferências à taxa mínima de 8 Gbps (oito gigabits por segundo) e suportar velocidades menores, como 4 Gbps (quatro gigabits por segundo) quando conectados a outros dispositivos que tenham essas velocidades O equipamento deverá possuir, no mínimo, 192Gbps (cento e noventa e dois gigabits por segundo) de back-end, com tecnologia SAS Wide 2, sendo que a taxa de transferência mínima de cada canal não deve ser inferior a 6Gbps (seis gigabits por segundo). 3.3 Unidades de Discos Magnéticos

9 3.3.1 A capacidade de armazenamento solicitada deverá ser fornecida em diferentes tipos de HDs respeitando as porcentagens apresentadas a seguir: CAMADA 1 - Discos SSD (Solid State Disk) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 400GB (quatrocentos gigabytes) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Serão necessários 5% (cinco por cento) da capacidade líquida do equipamento para essa camada de armazenamento. Nesse tipo de disco os RAIDs utilizados para proteção de dados serão RAID-5 ou RAID-10 (1+0). Para o RAID-5 a combinação máxima permitida será de 7D + 1P (sete discos de dados mais um disco de paridade). CAMADA 2 - Discos SAS (Serial Attached SCSI) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 600GB (seiscentos gigabytes) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Para discos com velocidade de rotação de rpm (quinze mil rotações por minuto) seriam necessários, no mínimo, 40% (quarenta por cento) da capacidade líquida do subsistema, enquanto para discos com velocidade de rotação de rpm (dez mil rotações por minuto) seriam necessários, no mínimo, 45% (quarenta e cinco por cento) da capacidade líquida do equipamento. Nesses tipos de disco o RAID utilizado para proteção de dados será RAID-5 ou RAID-6. A combinação máxima permitida será de 4D + 1P (quatro discos de dados mais um disco de paridade) ou 4D +2P (quatro discos de dados mais dois disco de paridade). CAMADA 3 - Discos SATA (Serial AT Attached) ou NL-SAS (Near Line Serial Attached SCSI) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 3000GB (três mil gigabytes), velocidade de rotação mínima de rpm (sete mil e duzentas rotações por minuto) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Para essa camada de discos seria necessário completar a capacidade líquida solicitada para o subsistema. Nesses tipos de disco o RAID utilizado para proteção de dados será RAID-6. A combinação máxima permitida será de 6D +2P (seis discos de dados mais dois disco de paridade). 3.4 Funcionalidades Obrigatórias Replicação síncrona e assíncrona Cada subsistema deverá ter função para replicação síncrona e assíncrona de dados habilitada para 100% de sua capacidade líquida. Essa tecnologia dos subsistemas deverá ser capaz de suportar replicação bidirecional (primário => secundário e vice-versa) com inversão de sentidos e possuir flexibilidade de ser propagada através de Fibre Channel ponto-a-ponto, DWDM (dense wavelength division multiplexing) e Switches Fibre Channel A funcionalidade deverá permitir a replicação tanto de um volume único como de um conjunto de volumes até o limite de todos os volumes do equipamento adquirido A implementação, testes e passagem de conhecimento sobre a funcionalidade de replicação ficará a cargo do fornecedor e deverá ser feita

10 utilizando equipe e profissionais treinados e autorizados pelo fabricante do equipamento. Deverá também ser disponibilizado todos os procedimentos necessários para a automatização e gerenciamento dessa funcionalidade. Esses procedimentos devem ser realizados através de ferramentas específicas que acompanhem o equipamento e que sejam compatíveis com os procedimentos e sistemas utilizados no Banco do Brasil. Movimentação de bloco de dados entre discos e/ou cache (tierização) Os equipamentos deverão permitir a movimentação de bloco de dados, de forma automática e manual, entre tipos de discos ou camadas diferentes, de acordo com a demanda de acesso aos dados baseado em algoritmos ou políticas definidas Essa funcionalidade deverá permitir a movimentação dos blocos de dados entre todos os discos que compõe os subsistemas de discos. Com isso, os dados mais acessados ficarão em discos ou camadas de melhor desempenho. Não poderá haver perda de interrupção do acesso a LUN nesse processo A movimentação de dados deverá ser feita em blocos de dados de no máximo 1GB (um gigabytes) e em períodos não maiores que 4 (quatro) horas.

11 ESPECIFICAÇÃO 4 1. Objeto 1.1 Aquisição de 160TB (cento e sessenta terabytes) de capacidade líquida de armazenamento de dados em subsistemas de discos magnéticos para utilização em ambiente SAN - Storage Area Network. 2. Especificações Técnicas 2.1 A capacidade solicitada deverá ser distribuída em 3 (três) subsistemas, sendo 02 (dois) com 30TB (trinta terabytes) cada de configuração idêntica, mesmo modelo, totalmente independentes e 01 (um) com 100TB (cem terabyte). Esses equipamentos devem ser constituídos de CONTROLADORAS REDUNDANTES e distribuídos em no máximo 01 (um) rack. 3. Requisitos Técnicos 3.1 Memória Cache Cada subsistema deverá ter, no mínimo, 32GB (trinta e dois gigabytes) de memória cache, disponível para aplicação, para uso quando em operações de gravação. 3.2 Conectividade Possuir no mínimo 16 (dezesseis) canais fibre channel nativos, short wave laser, para conexão a hosts front-end -, com conectores padrão LC (Lucent Conector). Os subsistemas devem permitir conexão direta (direct attach) e via SAN (Storage Área Network), utilizando switchs fibre channel e/ou equipamentos DWDM (dense wavelength division multiplexing) Esses canais devem ser dispostos igualmente entre as controladoras do equipamento e deverão permitir serem utilizados para replicação síncrona/assíncrona Cada um dos canais fibre channel deve ter capacidade de efetuar transferências à taxa mínima de 8 Gbps (oito gigabits por segundo) e suportar velocidades menores, como 4 Gbps (quatro gigabits por segundo) quando conectados a outros dispositivos que tenham essas velocidades Possuir no mínimo 8 (oito) canais Gigabit Ethernet, com conectores RJ45, para acesso a bloco; O equipamento deverá possuir, no mínimo, 96Gbps (noventa e seis gigabits por segundo) de back-end, com tecnologia SAS Wide 2, sendo que a taxa de transferência mínima de cada canal não deve ser inferior a 6Gbps (seis gigabits por segundo).

12 3.3 Unidades de Discos Magnéticos A capacidade de armazenamento solicitada deverá ser fornecida em diferentes tipos de HDs respeitando as porcentagens apresentadas a seguir: CAMADA 1 - Discos SSD (Solid State Disk) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 400GB (quatrocentos gigabytes) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Serão necessários 3% (três por cento) da capacidade líquida do equipamento para essa camada de armazenamento. Nesse tipo de disco os RAIDs utilizados para proteção de dados serão RAID-5 ou RAID-10 (1+0). Para o RAID-5 a combinação máxima permitida será de 7D + 1P (sete discos de dados mais um disco de paridade). CAMADA 2 - Discos SAS (Serial Attached SCSI) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 600GB (seiscentos gigabytes) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Para essa camada de discos a quantidade mínima por equipamento é de 20TB (vinte terabytes) líquidos da capacidade líquida do equipamento. Nesse tipo de disco o RAID utilizado para proteção de dados será RAID- 5 ou RAID-6. A combinação máxima permitida será de 4D + 1P (quatro discos de dados mais um disco de paridade) ou 4D +2P (quatro discos de dados mais dois disco de paridade). CAMADA 3 - Discos SATA (Serial AT Attached) ou NL-SAS (Near Line Serial Attached SCSI) com capacidade máxima por disco (Hard Disk) de 3000GB (três mil gigabytes), velocidade de rotação mínima de rpm (sete mil e duzentas rotações por minuto) e tamanho máximo de 3,5 (três inteiros e cinco décimos) polegadas. Para essa camada de discos seria necessário completar a capacidade líquida solicitada para cada subsistema. Nesses tipos de disco o RAID utilizado para proteção de dados será RAID-6. A combinação máxima permitida será de 6D +2P (seis discos de dados mais dois disco de paridade). 3.4 Funcionalidades Obrigatórias Replicação síncrona e assíncrona Cada subsistema deverá ter função para replicação síncrona e assíncrona de dados habilitada para 100% de sua capacidade líquida. Essa tecnologia dos subsistemas deverá ser capaz de suportar replicação bidirecional (primário => secundário e vice-versa) com inversão de sentidos e possuir flexibilidade de ser propagada através de Fibre Channel ponto-a-ponto, DWDM (dense wavelength division multiplexing) e Switches Fibre Channel A funcionalidade deverá permitir a replicação tanto de um volume único como de um conjunto de volumes até o limite de todos os volumes do equipamento adquirido Os equipamentos deverão ter licenciados, para toda a sua capacidade, o protocolo iscsi para utilização de replicação entre sites.

13 3.4.4 A implementação, testes e passagem de conhecimento sobre a funcionalidade de replicação ficará a cargo do fornecedor e deverá ser feita utilizando equipe e profissionais treinados e autorizados pelo fabricante do equipamento. Deverá também ser disponibilizado todos os procedimentos necessários para a automatização e gerenciamento dessa funcionalidade. Esses procedimentos devem ser realizados através de ferramentas específicas que acompanhem o equipamento e que sejam compatíveis com os procedimentos e sistemas utilizados no Banco do Brasil. Movimentação de bloco de dados entre discos e/ou cache (tierização) Os equipamentos deverão permitir a movimentação de bloco de dados, de forma automática e manual, entre tipos de discos ou camadas diferentes, de acordo com a demanda de acesso aos dados baseado em algoritmos ou políticas definidas. Com isso, os dados mais acessados ficarão em discos ou camadas de melhor desempenho. Não poderá haver perda de interrupção do acesso a LUN nesse processo A movimentação de dados deverá ser feita em blocos de dados de no máximo 1GB (um gigabytes) e em períodos não maiores que 4 (quatro) horas.

14 CONSIDERAÇÕES GERAIS 1. Objeto 1.1. Todos os equipamentos devem ser novos, sem uso, ainda em linha de fabricação, constar do anúncio mais recente do fabricante, independentemente da família a qual pertence o subsistema e ter data de fabricação posterior a junho de Não serão aceitos equipamentos usados, remanufaturados, de demonstração ou composições feitas para atender as especificações desse certame; 2. Definições 2.1 Capacidade Líquida: Área disponível para armazenamento de dados e uso dos sistemas operacionais, sem considerar compressão, compactação de dados, ou dados duplicados por opções como mirror, dual copy, RAID (conforme definido pela SNIA - Storage Networking Industry Association) ou discos hot-spare; 2.2 Considerar 01 (um) Kbyte igual a (um mil e vinte e quatro) bytes, de armazenamento em discos (hard-disk), disponíveis para dados e aplicações. 3. Requisitos Técnicos 3.1 Memória Cache A memória cache deverá ser protegida com ECC (Error Correction Code) ou similar A memória cache deverá ter proteção em caso de falta de energia, para que, em caso de falta de energia elétrica os dados que estejam na memória cachê não sejam perdidos, e assim que a energia seja restabelecida esses dados estejam disponíveis A memória cache deverá ser distribuída fisicamente de forma a obter o máximo bandwidth (largura de banda) interno possível para a configuração de discos ofertada Só será considerada como memória cache (volátil ou não) se estiver localizada na unidade de controle (controladora). A utilização de expansões, como discos ou placas SSD (Solid State Disk) não serão aceita como memória cache tão pouco como extensão desta. 3.2 Controladoras de Discos

15 3.2.1 Cada subsistema deverá ter no mínimo 2 (duas) controladoras redundantes e ativas, garantindo a disponibilidade de acesso aos dados do subsistema no caso de falha de uma das controladoras. Toda operação de escrita deve ser gravada nas duas controladoras. O acesso aos volumes deve ser possível por todas as controladoras e que seja feito load balance (balanceamento) no acesso aos volumes O subsistema de discos deverá possuir capacidade interna de gerenciamento automático de prioridade nas operações de replicação, failover, acesso aos dados e recuperação de componentes sem que seja necessário o ajuste manual pelo contratante, seja por interface gráfica ou linha de comando Deverá implementar a tecnologia de failover automático entre as controladoras. 3.3 Unidades de Discos Magnéticos Os subsistemas devem suportar a função dynamic spare cujos discos SPARE deverão ser fornecidos além da capacidade líquida de armazenamento solicitada Deverá ser fornecido, para cada subsistema de discos, 01 (um) disco "hot-spare" para cada 20 (vinte) discos de dados e/ou paridade. Sendo que, para cada tipo de disco deve haver, no mínimo, 2 (dois) discos de spare no subsistema. Os discos de "hot-spare" deverão obedecer às características e tamanhos especificados no edital, bem como serem suficientes para, sem a necessidade de intervenção manual, substituir qualquer disco do equipamento que venha a falhar Para o caso de subsistemas de discos com uso de spare global, também deverá ser ofertada a quantidade máxima possível, sendo que os discos deverão obedecer às características e tamanhos especificados no edital Deverá ser permitida a troca de disco (HD), avariado, pertencente a um array disk, sem interrupção da aplicação que está acessando o array, assim como a adição de novos discos para aumento de área de armazenamento também não deve interromper as operações de I/O que estiverem acessando o subsistema Os subsistemas devem ser fornecidos com os componentes internos de controladoras de discos e discos magnéticos (hard-disk) distribuídos o mais equitativamente possível entre as controladoras, de forma a proporcionar maior desempenho. 3.4 Compatibilidades Os subsistemas devem ser compatíveis com no mínimo os sistemas operacionais abaixo: IBM AIX 5.3 e superior; Sun Solaris versão 9 e superior;

16 Linux Red Hat Advanced Server (RHAS) versão 5.3 e superior; Linux Red Hat Enterprise 5.6 e superior; SUSE Linux Enterprise Server versão SLES 9 e superior; Windows Server 2003 e superior, tanto 32 quanto 64 Bits; VMWare ESX 3.5 e superior Os subsistemas de discos ofertados deverão ser totalmente compatíveis com os equipamentos constantes no parque do Banco, dentre eles: EMC Clariion; EMC VMAX; Fujitsu Ethernus DX440; EMC VNX; Os subsistemas devem ser compatíveis e se integrar com as soluções de virtualização VMware por meio das APIs (Aplicattion Programming Interface) abaixo: VAAI - vstorage APIs for Array Integration; o Hardware Assisted Locking o Full Copy o Block Zero o Thin Provising Suspend; o Thin Provising Dead Space Reclaim VASA - vstorage APIs for Storage Awareness; Deverá possuir plugin para integração com o vcenter (VMware), de forma que seja permitido configurar políticas de acesso a disco diretamente do vcenter e permita visualização de desempenho do subsistema de armazenamento Os subsistemas ofertados devem ser compatíveis com as soluções EMC Control Center (ECC) e suas atualizações, IBM Tivoli, System Center Operations Manager e HP Operations, utilizadas pelo Banco para gerenciamento de recursos de armazenamento (SRM). 3.5 Funcionalidades Obrigatórias Provisionamento Dinâmico (thin provisioning) Os subsistemas de armazenamento devem suportar a funcionalidade ou seja, possuir a funcionalidade de consumir a capacidade de armazenamento sob demanda de novas gravações de dados e não com a simples disponibilização da LUN. Deverá ser possível também apresentar ao host área superior ao que foi alocado inicialmente A funcionalidade de thin provising deverá possibilitar também distinguir o espaço alocado ao espaço realmente ocupado e possibilitar a criação e customização de avisos ou alertas sempre que essa área disponibilizada

17 virtualmente atingir uma determinada porcentagem de consumo, para que seja possível fazer incremento de área. Movimentação de bloco de dados entre discos e/ou cache (tierização) Os equipamentos deverão permitir a movimentação de bloco de dados, de forma automática e manual, entre tipos de discos ou camadas diferentes, de acordo com a demanda de acesso aos dados baseado em algoritmos ou políticas definidas Essa funcionalidade deverá permitir a movimentação dos blocos de dados entre todos os discos que compõe os subsistemas de discos. Com isso, os dados mais acessados ficarão em discos ou camadas de melhor desempenho. Não poderá haver perda de interrupção do acesso a LUN nesse processo A movimentação de dados deverá ser feita em blocos de dados de no máximo 1GB (um gigabytes) e em períodos não maiores que 4 (quatro) horas. Cópia remota entre subsistemas distintos Os subsistemas deverão ter função de cópia remota de dados entre subsistemas de fabricantes distintos, utilizando recursos da SAN e não da rede ethernet ou ciclos de CPU. A função de cópia remota pode ser realizada tanto por software quanto por hardware, e a funcionalidade de cópia de dados ofertada deverá ser licenciada, no mínimo, ao total de TB (terabytes) do subsistema ofertado. Deverá também ser compatível com os equipamentos e sistemas operacionais constantes do Edital, sem limitação de quantidade de hosts ou CPUs Essa funcionalidade de cópia deverá manter os volumes ativos, ou seja, manter as atividades de leitura e escrita na origem durante o processo de cópia de dados. Deverá ser possível efetuar mais de uma cópia, de LUNs diferentes com o mesmo equipamento de origem e/ou o mesmo destino, simultaneamente. Cópia instantânea (snapshot) Deverá possuir a funcionalidade de cópia instantânea (snapshot) eficiente, de forma que apenas os ponteiros são armazenados e não todos os dados Deverá ser possível fazer versões diferentes de snapshots e ser possível fazer agendamento de snapshots por períodos de tempo A capacidade líquida solicitada não deverá ser impactada pela utilização de nenhuma das funcionalidades requeridas Todas as funcionalidades solicitadas devem estar licenciadas e serem compatíveis com toda a capacidade de armazenamento adquirida. Essas funcionalidades devem estar disponíveis até a data de assinatura do contrato.

18 Porventura algum licenciamento se faça necessário para o funcionamento e/ou compatibilidade dos requisitos solicitados nesse edital, esse deve ser fornecido juntamente e considerando a capacidade total dos equipamentos Caso seja necessário software adicional para implementar essas funcionalidades, o mesmo deverá ser fornecido juntamente com o subsistema e com licenciamento necessário ao perfeito funcionamento do recurso. A instalação e a utilização desse software adicional não poderão incorrer em reinicialização do sistema operacional que esteja em produção. 3.6 Gerenciamento e Administração Os equipamentos devem possuir monitoramento pró-ativo que permita a detecção e isolamento de falhas antes mesmo que elas ocorram. Tal função abrangerá a auto-monitoração e geração de logs de erros, detecção de erros de memória, detecção e isolamento de erros nos discos, inclusive acionamento automático do disco de reposição (disk spare) Os recursos de gerencia dos equipamentos, os quais passarão a ser de propriedade do Banco do Brasil, sem ônus adicionais, devem permitir sua utilização e visualização através de console gráfica e devem possuir, no mínimo, as seguintes funcionalidades: Ter suporte a padrão SMI-S solicitado; Formatação de volumes e associação de volumes aos servidores; Criação de RAID Groups; Implementação de Lun Masking; Envio de alertas em casos de falhas; Informe de dados de utilização e performance sobre RAID Groups, discos físicos, volumes lógicos e portas fibre channel; Administração, segurança e controle de acesso aos volumes lógicos de forma a manter isoladas as diferentes partições associadas a diferentes servidores e sistemas operacionais, mesmo quando os mesmos têm seu acesso ao subsistema através de switches fibre channel e eventualmente utilizando uma mesma porta fibre channel do subsistema (utilização de zoning) Essa funcionalidade, software e/ou solução, poderá ser acessada tanto localmente, através da console de gerenciamento, quanto remotamente, através de interface Web ou aplicação instalada no cliente Deverá ser disponibilizado software compatível com o equipamento que permita análises de desempenho online e por histórico, pelo período mínimo de 6 (seis) meses, do subsistema. Esse software deverá permitir análise de I/Os, tempo de resposta, consumo de discos e LUNs e demais recursos do equipamento. Essa solução subsidiará a tomada de decisões quanto a otimização e adequação

19 3.7 Disponibilidade e Outros Requisitos Obrigatórios Os equipamentos devem ter índice de disponibilidade igual ou superior a 99,999% e garantir a integridade das informações armazenadas. Os componentes devem ser hot-swappable, ou seja, devem permitir a manutenção, reparo, substituição e acréscimo de componentes incluindo discos, fontes e ventiladores com o sistema em operação Ter redundância tal que, em caso de falha de algum componente, os servidores que possuírem no mínimo um caminho para a SAN não percam acesso aos respectivos volumes Permitir a utilização de dois ou mais caminhos ativos e balanceados, multi-path, para o mesmo servidor acessar os volumes. Permitir a utilização do software de multi-path nativo dos sistemas operacionais citados anteriormente sem perda de funcionalidades. Essa funcionalidade deverá permitir também o balanceamento de carga para os servidores acessarem os subsistemas de discos, nos casos dos servidores que possuam mais de um caminho A funcionalidade multi-path ofertada deverá se limitar apenas ao total de TB e sistemas operacionais constantes do Edital, sem limitação de quantidade de hosts ou CPUs Essa compatibilidade, entre os subsistemas ofertados e os listados, deverá permitir que o mesmo host, através de uma ou mais HBA (Host Bus Adapter), conectado à mesma SAN, possa acessar simultaneamente os discos de ambos equipamentos diferenciando apenas por zone no director(switch) Os subsistemas devem implementar mecanismos de proteção, LUN masking, entre volumes, de forma que os mesmos sejam visíveis ou utilizáveis apenas pelos hosts para os quais estejam destinados A solução ofertada deverá ser compatível com as normas estabelecidas pela SNIA (Storage Networking Industry Association) e prover interface de gerenciamento com os padrões SMI-S (Storage Management Initiative Specification), na versão 1.4 ou superior, para gerenciamento do ambiente de virtualização de volumes de disco através de ferramentas de gerência de armazenamento que utilizem este padrão. A comprovação dessa aderência será realizada através do site Os agentes SMI-S devem ser fornecidos com os equipamentos O fabricante do equipamento deverá ser participante do SNIA (Storage Networking Industry Association), na qualidade de "Large Voting Member", com comprovação no site além de ser membro e estar em conformidade com os preceitos do GSI (Green Storage Initiative) -

20 3.7.9 Possuir duas ou mais fontes internas, independentes, de tal forma que em caso de falha de uma das fontes o subsistema continue a funcionar sem indisponibilizar o acesso aos dados armazenados. 4. Considerações Gerais 4.1 A compatibilidade dos equipamentos objeto desse edital a novos equipamentos e soluções será solicitada pelo Banco do Brasil quando de futuras aquisições, ficando a cargo da licitante manter a matriz de homologação de ambiente sempre atualizada. 4.2 Durante o período de vigência do contrato, o Banco do Brasil pode solicitar o remanejamento integral ou parcial dos equipamentos objeto desse edital, limitado a até 2 (dois) remanejamentos por ano e dentro da praça de instalação original dos mesmos. Nesse caso o Banco arcará com as despesas de transporte, seguro e infra-estrutura necessária para suportar a nova configuração (cabos de fibra ótica, energia elétrica e piso falso), sendo que o serviço de remanejamento deverá ser executado pelo proponente, sem custos adicionais ao Banco do Brasil. 4.3 Entende-se por serviços de remanejamento a desinstalação, desmontagem na origem, montagem no destino, instalação, configuração e interoperabilidade com os demais equipamentos no local de envio. 4.4 Em caso de remanejamento, os serviços de manutenção passarão a ser executados no novo endereço de localização. 5. Condições de Entrega. 5.1 A contratada deverá entregar os equipamentos com manuais, mídias e toda a documentação técnica necessária para sua correta instalação, configuração e manutenção já com as etiquetas de identificação patrimonial. 5.2 Todos os equipamentos e seus componentes deverão ser entregues no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, contados da assinatura do contrato, com os lacres do fabricante. 5.3 A entrega dos equipamentos deve ser agendada com no mínimo 24 (vinte e quatro) horas de antecedência e devem ser entregues em um dos endereços abaixo previamente indicado pelo Banco, no período compreendido entre 9h e 17h, em dias úteis, de segunda a sexta-feira: - Banco do Brasil S.A.

SOLUÇÃO DE STORAGE PROJETO X86 ARMAZENAMENTO. 1.2 Para efeito de cálculo do volume total em TB deverá ser considerado que 1KB = 1024 bytes.

SOLUÇÃO DE STORAGE PROJETO X86 ARMAZENAMENTO. 1.2 Para efeito de cálculo do volume total em TB deverá ser considerado que 1KB = 1024 bytes. SOLUÇÃO DE STORAGE PROJETO X86 ARMAZENAMENTO Características Técnicas: 1.1 Deverá ser ofertada Solução de Storage com capacidade mínima de 100 TB (cem Terabyte) líquido, sendo 80TB (oitenta Terabytes)

Leia mais

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE)

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) Possuir capacidade instalada, livre para uso, de pelo menos 5.2 (cinco ponto dois) TB líquidos em discos SAS/FC de no máximo 600GB 15.000RPM utilizando RAID 5 (com no

Leia mais

ANEXO III ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 3

ANEXO III ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 3 ANEXO III ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 3 Especificação dos Objetos a serem Contratados Contratação de empresa para fornecimento de Subsistemas de Discos Midrange (Storages), conforme requisitos mínimos

Leia mais

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES Prezado(a) Senhor(a), Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1. Com relação ao item: 8.1.9. Os 2 (dois)

Leia mais

Sistema De Armazenamento De Dados Storage

Sistema De Armazenamento De Dados Storage Sistema De Armazenamento De Dados Storage SUBITEM ESPECIFICAÇÕES 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 DESCRIÇÃO O Sistema de Armazenamento deverá possuir no mínimo 60 TB (Sessenta Terabytes) líquidos livres para uso

Leia mais

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A EDITAL - PREGÃO PRESENCIAL N. 2011/123 OBJETO: AQUISIÇÃO DE UNIDADE DE ARMAZENAMENTO DE DADOS. ESCLARECIMENTOS TÉCNICOS 1) Referente a terceira exigência da seção CONECTIVIDADE : É obrigatório que as portas

Leia mais

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EXPANSÃO E INTEGRAÇÃO DO SYSTEM STORAGE IBM DS4700.

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EXPANSÃO E INTEGRAÇÃO DO SYSTEM STORAGE IBM DS4700. ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EXPANSÃO E INTEGRAÇÃO DO SYSTEM STORAGE IBM DS4700. LOTE 1 (Único) 1 8 Disco FC de 300 GBytes, 4 Gbps, 15 Krpm E-DDM. Tecnologia Fibre Channel Enhanced Disk Drive Modules;

Leia mais

PREGÃO N o 008/2013 PROPOSTA COMERCIAL

PREGÃO N o 008/2013 PROPOSTA COMERCIAL PREGÃO N o 008/2013 PROPOSTA COMERCIAL Empresa: Vixplus Informática Ltda ME Ao PREGÃO nº 008/2013. Prezados Senhores: Pela presente formulamos Proposta Comercial para fornecimento de equipamentos e softwares

Leia mais

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE)

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) Storage O subsistema de armazenamento de dados deverá ser do tipo bloco, disponibilizando nativamente componentes de hardware para armazenamento baseado em bloco, com

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO: para atender as necessidades da Câmara Municipal de Canoas/RS. 2. OBJETO: O objeto da presente licitação, na modalidade

Leia mais

7. Todos os discos da Solução de Storage deverão possuir as funcionalidades hot-plug e hotswap.

7. Todos os discos da Solução de Storage deverão possuir as funcionalidades hot-plug e hotswap. SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO PROJETO STORAGE 1 PB Características Técnicas: 1. Deverá ser ofertada Solução de Storage com no mínimo 1 (um) subsistema de armazenamento High-End Enterprise para cada um dos 3

Leia mais

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS DA JFES.

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS DA JFES. ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS DA JFES. LOTE 01 ITEM 1 Biblioteca automatizada de armazenamento em fita IBM (Modelo ref.: IBM TS3500

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE VALOR:

PROPOSIÇÃO DE VALOR: Caro Cliente, Na economia atual, você não pode permitir ineficiências ou sobreprovisionamento de nenhum recurso - recursos inativos custam dinheiro, recursos mal utilizados custam oportunidades. Você precisa

Leia mais

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A PREGÃO PRESENCIAL N. 2010/169 OBJETO: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ARMAZENAMENTO EXTERNO - STORAGE E TAPE LIBRARY. Ref.: Esclarecimentos A unidade de Tape Library será instalada em servidor dedicado a

Leia mais

Prazo de Garantia dos produtos: 5 anos.

Prazo de Garantia dos produtos: 5 anos. MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA Edital de Licitação n.º 051/2014 - PREGÃO ELETRÔNICO -SRP ATA de Registro de Preços 046/2014 ATA válida até 25/11/2015 Item

Leia mais

QUESTIONAMENTO(S) ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTO(S) ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTO(S) ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES Prezado(a) Senhor(a), Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1. Sobre o item 18.1. A prestação do serviço

Leia mais

Termo de Referência. (Storage) do ambiente de Migração, composta pelo do subsistema de disco IBM DS8300.

Termo de Referência. (Storage) do ambiente de Migração, composta pelo do subsistema de disco IBM DS8300. Termo de Referência Expansão da solução s de armazenamento (Storage) do ambiente de Migração, composta pelo do subsistema de disco IBM DS8300. Termo de Referência Expansão da solução de armazenamento do

Leia mais

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação CADERNO DE ENCARGOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJECTO DE ARQUIVO DIGITAL DE INFRA-ESTRUTURAS DE IT O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir no contrato

Leia mais

SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO PROJETO STORAGE 1 PB

SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO PROJETO STORAGE 1 PB SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO PROJETO STORAGE 1 PB 1 Características Técnicas 1.1 Deverá ser ofertada Solução de Armazenamento com 1 (um) subsistema de discos. A capacidade mínima do subsistema deverá ser de

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE FITOTECA AUTOMATIZADA Substituição dos Silos Robóticos Storagetek 9310

ESPECIFICAÇÃO DE FITOTECA AUTOMATIZADA Substituição dos Silos Robóticos Storagetek 9310 Especificação Técnica 1. A Solução de Fitoteca ofertada deverá ser composta por produtos de Hardware e Software obrigatoriamente em linha de produção do fabricante, não sendo aceito nenhum item fora de

Leia mais

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS REGISTRO DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÃO DE: SOLUÇÃO DE VIRTUALIZAÇÃO DE STORAGES E REPLICAÇÃO REMOTA

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS REGISTRO DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÃO DE: SOLUÇÃO DE VIRTUALIZAÇÃO DE STORAGES E REPLICAÇÃO REMOTA ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS REGISTRO DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÃO DE: SOLUÇÃO DE VIRTUALIZAÇÃO DE STORAGES E REPLICAÇÃO REMOTA LOTE 01 DESCRIÇÃO ITEM 1 Sistema de armazenamento Storage IBM StorWize

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 009/2012

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 009/2012 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 009/2012 1 DO OBJETO 1.1 - Fornecimento de solução avançada de backup desduplicado, com serviços de assistência técnica e capacitação, visando a integração

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET)

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET) ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS (TABLET) IplanRio Empresa Municipal de Informática Janeiro 2012 1. OBJETO Registro de preço para aquisição de Dispositivos Móveis do tipo,

Leia mais

Circ.Demap/Dilic- 27/2012 Brasília, 23 de janeiro de 2012. Pt. 1101538412

Circ.Demap/Dilic- 27/2012 Brasília, 23 de janeiro de 2012. Pt. 1101538412 Circ.Demap/Dilic- 27/2012 Brasília, 23 de janeiro de 2012. Pt. 1101538412 Às Licitantes do Pregão Demap nº 184/2011 - Presencial Prezados Senhores, Referimo-nos ao Edital do Pregão Demap nº 184/2011 -

Leia mais

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. EXPANSÃO DE TAPE LIBRARY IBM TS3310 - EXPANSÃO DE SYSTEM STORAGE IBM DS5020 e DS4700 - EXPANSÃO DE REDE SAN

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. EXPANSÃO DE TAPE LIBRARY IBM TS3310 - EXPANSÃO DE SYSTEM STORAGE IBM DS5020 e DS4700 - EXPANSÃO DE REDE SAN ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EXPANSÃO DE TAPE LIBRARY IBM TS3310 - EXPANSÃO DE SYSTEM STORAGE IBM DS5020 e DS4700 - EXPANSÃO DE REDE SAN LOTE 01 DESCRIÇÃO ITEM 1 Gabinete expansão 3576E9U para Tape

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE VALOR:

PROPOSIÇÃO DE VALOR: Caro Cliente, Na economia atual, você não pode permitir ineficiências ou sobreprovisionamento de nenhum recurso - recursos inativos custam dinheiro, recursos mal utilizados custam oportunidades. Você precisa

Leia mais

Termo de Referência. Aquisição de servidores para camada de banco de dados. Diretoria de Infra-Estrutura de TIC DIT

Termo de Referência. Aquisição de servidores para camada de banco de dados. Diretoria de Infra-Estrutura de TIC DIT Termo de Referência Aquisição de servidores para camada de banco de dados. Termo de Referência Aquisição de Servidores Tipo 1A-1B para camada de Banco de Dados / Alta Disponibilidade RQ DEPI nº 11/2009

Leia mais

4.1 A Parte que recebeu a notificação de anormalidade deverá encaminhá-la imediatamente a um órgão responsável, para resolver a anormalidade.

4.1 A Parte que recebeu a notificação de anormalidade deverá encaminhá-la imediatamente a um órgão responsável, para resolver a anormalidade. ANEXO 8: GERENCIAMENTO DE ANORMALIDADES DA REDE 1 As Partes reconhecem que é de seu mútuo interesse estabelecer um processo eficiente e efetivo para comunicar e resolver as anormalidades de rede que repercutam

Leia mais

Sub-item 1.1. : 5(63267$

Sub-item 1.1. : 5(63267$ &,5&8/$51ž 35(* 2(/(75Ð1,&21ž 2%-(72 )251(&,0(172 '( (48,3$0(1726 '(,1)250È7,&$ 62/8d 2,17(*5$'$'(6725$*( Sub-item 1.1. : 6$2648(67,21$0(1726 Está sendo solicitado equipamento com Sistema de refrigeração

Leia mais

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation Descrição de Serviços IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation EM ADIÇÃO AOS TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICADOS ABAIXO, ESSA DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS INCLUI AS IBM MANAGED SECURITY

Leia mais

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES Pergunta 01: No EDITAL do PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES, no item 4.17. II há a afirmação sobre a não aceitação de proposta

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 052/2010 ESCLARECIMENTO 4 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 4 Referência: Pregão Eletrônico n. 052/2010 Data: 19/11/2010 Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de atendimento remoto e presencial a usuários de tecnologia

Leia mais

O que é RAID? Tipos de RAID:

O que é RAID? Tipos de RAID: O que é RAID? RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks. É um conjunto de HD's que funcionam como se fosse um só, isso quer dizer que permite uma tolerância alta contra falhas, pois se um

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 26430 - INST.FED.DE EDUC.,CIENC.E TEC.S.PERNAMBUCANO 158149 - INST.FED.EDUC.CIENC.E TEC.SERTãO PERNAMBUCANO RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - EQUIPAMENTO

Leia mais

Liner. Manual do Usuário

Liner. Manual do Usuário Liner Manual do Usuário Parabéns, Você acaba de adquirir o Gravador Telefônico Digital Pctel Liner. Líder em seu segmento, disponibiliza a mais alta tecnologia em gravadores telefônicos digitais, convertendo

Leia mais

Admistração de Redes de Computadores (ARC)

Admistração de Redes de Computadores (ARC) Admistração de Redes de Computadores (ARC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José Prof. Glauco Cardozo glauco.cardozo@ifsc.edu.br RAID é a sigla para Redundant

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Referente ao Edital de Tomada de Preços nº. 004/2012 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PÁGINA 1 DE 6 ITEM 01 SERVIDOR DE RACK COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MÍNIMAS: INFORMAR OBRIGATORIAMENTE O FABRICANTE

Leia mais

- SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS

- SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS I - Aspectos gerais: 1. Sistema eletrônico para gestão e rastreamento do enxoval hospitalar, composto por etiquetas dotadas

Leia mais

ERRATA DE EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 005/2015

ERRATA DE EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 005/2015 ERRATA DE EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 005/2015 No Anexo I Termo de Referência Item 03 (Três) Da Especificação. Os respectivos itens estão sublinhados. ONDE SE LÊ: 1) DA ESPECIFICAÇÃO 1 Processador

Leia mais

EMC SYMMETRIX VMAX 10K

EMC SYMMETRIX VMAX 10K EMC SYMMETRIX VMAX 10K O EMC Symmetrix VMAX 10K com o ambiente operacional Enginuity oferece uma arquitetura de scale-out de várias controladoras com consolidação e eficiência para a empresa. O VMAX 10K

Leia mais

ANEXO III DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

ANEXO III DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA CONCORRÊNCIA DIRAT/CPLIC 001/2007 1 ANEXO III DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA ESTABELECE, RESPONSABILIDADES DIVERSAS, TIPOS E HORÁRIO DE COBERTURA DE SUPORTE, E DEMAIS RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA RELATIVAS

Leia mais

Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO

Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO ANEXO DO CONTRATO Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO Outubro - 2012 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PROCEDIMENTO PARA GESTÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO... 3 3. ORIENTAÇÕES

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Avaliação do sistema de armazenamento EMC CLARiiON AX4

Avaliação do sistema de armazenamento EMC CLARiiON AX4 Avaliação do sistema de armazenamento EMC CLARiiON AX4 Relatório elaborado sob contrato com a EMC Corporation Introdução A EMC Corporation contratou a Demartek para realizar uma avaliação prática do novo

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER Sobre a AbsamHost A AbsamHost atua no mercado de hosting desde 2008, fornecendo infraestrutura de data center a diversas empresas no Brasil e no mundo. Focada em servidores

Leia mais

Por meio deste, aditamos o seguinte: ( 01 ) Ficam retiradas do Edital as seguintes exigências:

Por meio deste, aditamos o seguinte: ( 01 ) Ficam retiradas do Edital as seguintes exigências: Aditamento nº 01 Pregão Eletrônico nº 12/08117 Objeto Data 19/12/2012 ADM. CENTRAL - Aquisição de appliance de Data Warehouse e licença de uso de uma solução de ETL, licença de uso de uma solução de BI

Leia mais

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 GABARITO

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 GABARITO Fundação CECIERJ - Vice Presidência de Educação Superior a Distância Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação UFF Disciplina INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA... AD1 2 semestre de 2008. Data... AVALIAÇÃO À

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 54/2008 ESCLARECIMENTO 1

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 54/2008 ESCLARECIMENTO 1 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 1 Referência: Pregão Eletrônico n. 54/2008 Data: 08/09/2008 Objeto: Contratação de empresa para fornecimento e instalação do Circuito Fechado de Televisão CFTV digital,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE PRODUÇÃO - DEMPRO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE PRODUÇÃO - DEMPRO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE PRODUÇÃO - DEMPRO Folha de Informações e Despachos À CPL/SRP Seguem os esclarecimentos dos itens levantados

Leia mais

Serviço de Desenho e Implementação de Volume Virtual de HP Storage

Serviço de Desenho e Implementação de Volume Virtual de HP Storage Serviço de Desenho e Implementação de Volume Virtual de HP Storage Serviços HP CarePack Dados técnicos A configuração correta de hardware de armazenamento é crucial para ajudar a melhorar a eficácia dos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I. OBJETO.. Aquisição de memórias para servidores corporativos da Seção Judiciária do Espírito Santo. 2. ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS Lote Módulo de Memória de 52 Megabytes para servidores

Leia mais

GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA

GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA GERENCIAMENTO DE PROJETOS PRONIM, IMPLANTAÇÃO SQL SERVER GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA Cliente GOVBR, UEM-MARINGA / Prefeitura Municipal de PEROLA Data 10/09/2015 Versão 1.0 Objeto:

Leia mais

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO 02/2015

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO 02/2015 RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO 02/2015 Trata-se de resposta ao pedido de esclarecimento ao Edital de Licitação do Pregão Eletrônico nº 03/2015- que tem por objeto AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS, SISTEMAS

Leia mais

NORMA ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I.

NORMA ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. Data: 17 de dezembro de 2009 Pág. 1 de 8 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. FINALIDADE 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 4. ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. 4 4.1. Diretrizes:

Leia mais

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 10/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 10/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 10/2015 - BNDES Prezado(a) Senhor(a), Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1.Termo de Referência, item 4.12.5. Considerando

Leia mais

*Os usuários devem possuir um CMA ou um Resource Manager registrado de modo a ativar as capacidades de geração de relatórios.

*Os usuários devem possuir um CMA ou um Resource Manager registrado de modo a ativar as capacidades de geração de relatórios. DESCRITIVO DE SERVIÇOS Serviço Advantage O Serviço Advantage é uma oferta de suporte que proporciona assistência técnica telefônica prioritária 24x7 para clientes de porte médio e corporativos que tenham

Leia mais

terá a capacidade inicial de 32Mb, com possibilidade de expansão mínima de até 128Mb.

terá a capacidade inicial de 32Mb, com possibilidade de expansão mínima de até 128Mb. MEMORIAL DESCRITIVO Objeto 1.1 O objeto do presente Termo de Referência (TR) é a contratação de empresa, ou consórcio de empresas, para o provimento de serviço de acesso à rede Internet no município SANTO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008 CENTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 016/2008 Anexo II 1 DO OBJETO 1.1 - Prestação de serviços de suporte técnico assistido

Leia mais

Caderno de Encargos Procedimento de Aquisição da PPP do Novo Colégio Militar de Manaus

Caderno de Encargos Procedimento de Aquisição da PPP do Novo Colégio Militar de Manaus Caderno de Encargos Procedimento de Aquisição da PPP do Novo Colégio Militar de Manaus SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 4 a. ELABORAÇÃO DO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES... 5 b. HOMOLOGAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE DO LICENCIAMENTO ATLASSIAN JIRA

TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE DO LICENCIAMENTO ATLASSIAN JIRA TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUPORTE DO LICENCIAMENTO ATLASSIAN JIRA Outubro de 2013 1 1 OBJETO Prestação de Serviço de Manutenção da licença

Leia mais

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA

DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Coordenadoria de Apoio Logístico Departamento de Apoio Operacional TERMO DE REFERÊNCIA Processo n.º E-04/. /2012. Contratação de empresa para fornecimento e instalação de sistema de gerenciamento de tráfego para elevadores do prédio da SEFAZ, localizado na Avenida Presidente Vargas, 670

Leia mais

RFP DWDM entre São Paulo Rio de Janeiro

RFP DWDM entre São Paulo Rio de Janeiro RFP DWDM entre São Paulo Rio de Janeiro Sumário 1 Objetivo... 3 2 Escopo... 3 3 Descrição Hardware e Requisitos solicitados... 4 3.1 Instalação:... 5 3.2 Funcionalidade da Transmissão:... 5 4 Serviços...

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PASSOS

CÂMARA MUNICIPAL DE PASSOS PR/OI/1-HNJXVY/2014 CÂMARA MUNICIPAL DE PASSOS Pregão Presencial N.º 001/2014 LOTE Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de telecomunicação de acesso dedicado à internet. Abertura:

Leia mais

Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e lá costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais.

Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e lá costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. Olá nobre concurseiro e futuro servidor público! Sou o professor Danilo Augusto, do TIParaConcursos.net, e lá costumo trabalhar temas relacionados a Redes de Computadores e Sistemas Operacionais. Essa

Leia mais

Esclarecimento: Não, a operação de matching ocorre no lado cliente da solução, de forma distribuída.

Esclarecimento: Não, a operação de matching ocorre no lado cliente da solução, de forma distribuída. 1 Dúvida: - Em relação ao item 1.2 da Seção 2 - Requisitos funcionais, entendemos que a solução proposta poderá funcionar em uma arquitetura Web e que na parte cliente estará apenas o componente de captura

Leia mais

Família Dell PowerVault MD. Armazenamento. modular. A família de storage Dell PowerVault MD

Família Dell PowerVault MD. Armazenamento. modular. A família de storage Dell PowerVault MD Família Dell PowerVault MD Armazenamento modular A família de storage Dell PowerVault MD Família Dell PowerVault MD A escolha acessível A família Dell PowerVault MD é uma escolha de armazenamento acessível

Leia mais

Dell Infrastructure Consulting Services

Dell Infrastructure Consulting Services Proposta de Serviços Profissionais Implementação do Dell OpenManage 1. Apresentação da proposta Esta proposta foi elaborada pela Dell com o objetivo de fornecer os serviços profissionais de implementação

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos

Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Curso de Licenciatura em Computação Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos Prof. José Gonçalves Dias Neto profneto_ti@hotmail.com Introdução A gerência

Leia mais

Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação Global IBM InfoDive)

Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação Global IBM InfoDive) Questionamentos dos Representantes IBM (Ação Global IBM InfoDive) Questão 01 2.1 Todos os sistemas bem como seus respectivos componentes de "software" e de "hardware" deverão ser novos, e deverão estar

Leia mais

Avaliação da plataforma de armazenamento multiprotocolo EMC Celerra NS20

Avaliação da plataforma de armazenamento multiprotocolo EMC Celerra NS20 Avaliação da plataforma de armazenamento multiprotocolo EMC Celerra NS20 Relatório elaborado sob contrato com a EMC Corporation Introdução A EMC Corporation contratou a Demartek para realizar uma avaliação

Leia mais

Esclarecimento: As versões dos navegadores a serem utilizadas pelo PSIM estão descrito no item 2.4.1.12 do projeto básico.

Esclarecimento: As versões dos navegadores a serem utilizadas pelo PSIM estão descrito no item 2.4.1.12 do projeto básico. 1 Dúvida: Por favor, nos explique alguns casos tipicos de uso para o monitoramento central? Esclarecimento: Recepção e tratamento de eventos provenientes da central de alarme, validação de ocorrências

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO DE MATERIAIS DE FORNECEDORES NA COPASA 1 Solicitação de Abertura do Processo de Homologação 1.1 Os fornecedores interessados em ter seus materiais

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Pregão Eletrônico RP nº 001/2009 1 - MICROCOMPUTADOR PARA ESPECIALISTA MC1 PLACA PRINCIPAL Placa principal com arquitetura ATX, com barramento PCI. Possuir, no mínimo,

Leia mais

Informação é o seu bem mais precioso e você não pode correr riscos de perder dados importantes. Por isso, oferecemos um serviço de qualidade e

Informação é o seu bem mais precioso e você não pode correr riscos de perder dados importantes. Por isso, oferecemos um serviço de qualidade e Informação é o seu bem mais precioso e você não pode correr riscos de perder dados importantes. Por isso, oferecemos um serviço de qualidade e confiança que vai garantir maior eficiência e segurança para

Leia mais

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907 Uma ferramenta de inventario que automatiza o cadastro de ativos informáticos em detalhe e reporta qualquer troca de hardware ou software mediante a geração de alarmes. Beneficios Informação atualizada

Leia mais

Consulta Pública Contratação de Serviços de TI STI - Superintendência de Tecnologia da Informação

Consulta Pública Contratação de Serviços de TI STI - Superintendência de Tecnologia da Informação Consulta Pública Contratação de Serviços de TI STI - Superintendência de Tecnologia da Informação Diretoria de Soluções Tecnológicas Superintendência de Tecnologia da Informação Objeto Objeto: Prestação

Leia mais

ANEXO 1A. Solução para Expansão do Sistema de Armazenamento de Dados do Sesc/DN

ANEXO 1A. Solução para Expansão do Sistema de Armazenamento de Dados do Sesc/DN ANEXO 1A Solução para Expansão do Sistema de Armazenamento de Dados do Sesc/DN Objeto: Aquisição de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), com expansão do atual sistema de armazenamento de dados,

Leia mais

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 07/2011 Sumário 3 1 Configuração padrão Marca e modelo do equipamento deverão constar da HCL - Lista

Leia mais

Processo Manutenção de Computadores

Processo Manutenção de Computadores Dono do Guilherme Ferreira Lúcio Lemes Aprovado por Chefe de Departamento Analisado criticamente por Chefe de Departamento Substituto: Ednardo Melo de Farias Junior 1 OBJETIVOS Este processo consiste em

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PASSOS

CÂMARA MUNICIPAL DE PASSOS PR/OI/1-HNJXVY/2014 CÂMARA MUNICIPAL DE PASSOS Pregão Presencial N.º 001/2014 LOTE Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de telecomunicação de acesso dedicado à internet. Abertura:

Leia mais

Leandro Ramos RAID. www.professorramos.com

Leandro Ramos RAID. www.professorramos.com Leandro Ramos RAID www.professorramos.com RAID RAID significa Redundant Array of Independent Disks. Em bom português, significa Matriz Redundante de Discos Independentes. Apesar do nome ser complicado,

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Visão geral do Serviço Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Os Serviços de gerenciamento de dispositivos distribuídos ajudam você a controlar ativos

Leia mais

XDOC. Solução otimizada para armazenamento e recuperação de documentos

XDOC. Solução otimizada para armazenamento e recuperação de documentos XDOC Solução otimizada para armazenamento e recuperação de documentos ObJetivo Principal O Que você ACHA De ter Disponível Online todos OS Documentos emitidos por SUA empresa em UMA intranet OU Mesmo NA

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES NOTA DE ESCLARECIMENTO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 02/2014 PROCESSO Nº 3778-01.00/13-0

Leia mais

SLA - Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço) Gerenciamento de Estoque

SLA - Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço) Gerenciamento de Estoque 1 / 7 SLA - Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço) Gerenciamento de Estoque Código: : Data de Publicação: Cliente: Faculdade de Tecnologia SENAC-GO 2 / 7 Identificação e Histórico do Documento

Leia mais

GERENCIAMENTO CENTRALIZADO DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC

GERENCIAMENTO CENTRALIZADO DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC GERENCIAMENTO CENTRALIZADO DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC RESUMO EXECUTIVO O PowerVault DL2000, baseado na tecnologia Symantec Backup Exec, oferece a única solução de backup em

Leia mais

EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS

EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS EAGLE TECNOLOGIA E DESIGN CRIAÇÃO DE SERVIDOR CLONE APCEF/RS Relatório Nº 03/2013 Porto Alegre, 22 de Agosto de 2013. ANÁLISE DE SOLUÇÕES: # RAID 1: O que é: RAID-1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento

Leia mais