Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação Global IBM InfoDive)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação Global IBM InfoDive)"

Transcrição

1 Questionamentos dos Representantes IBM (Ação Global IBM InfoDive) Questão Todos os sistemas bem como seus respectivos componentes de "software" e de "hardware" deverão ser novos, e deverão estar sendo produzidos em série à época da instalação, não tendo previsão anunciada de sua descontinuidade num período mínimo de 60 (Sessenta) meses. Portanto, todo e qualquer equipamento a ser fornecido deverá ser novo, sem uso e estar na linha de produção atual do fabricante e ter EOL ("End Of Life") não definido ou superior ao período de garantia. Caso a EOL venha a ser definida após a aquisição para um período inferior ao da garantia, o sistema deverá ser substituído por outro superior ou equivalente. Entendemos que os fabricantes na indústria de IT têm feito anúncios frequentes de novas soluções, o que inviabiliza o texto acima e que em relação ao suporte dos produtos a IBM garante o suporte da solução ofertada para a extensão de 60 meses ou 5 anos. Estamos certos Questão Quaisquer equipamentos e componentes necessários ao pleno funcionamento da solução a ser entregue a PROCEMPA como um todo, e não solicitados explicitamente, deverão ser incluídos no fornecimento. Entendemos que para definir melhor este escopo de componentes e mitigar os riscos de projetos superdimensionados ou subdimensionados para o preposto, solicitamos melhor detalhamento da abrangência destes componentes. Aguardamos melhor esclarecimento Questão deverão ser compatíveis e homologado pelo seu fabricante para operação com os seguintes ambientes: Windows 2008 Server e superior; Windows 2012 Server e superior; Windows 2012 Server Hyper-V; Oracle VM Server; VMware vsphere 5 e superior; IBM AIX v6.1 e superior; IBM VIOS; RedHat EL 5.0 e superior; Citrix Xen Server; SLES 10 e superior; Debian 7, 8, superiores.

2 CentOS 6, 7 e superiores. Entendemos que os itens e (Sistemas Operacionais Debian e CentOS) possuem homologação do fabricante da solução descrita neste anexo, desde que tenham acesso a solução como Partições Guest de Hypervisors de Virtualização como por exemplo VMware vsphere. Estamos certos Questão As fontes de alimentação deverão operar com tensão bifásica de entrada de 220 VA e com frequência de entrada de 60 Hz, sendo que as fontes deverão aceitar uma variação mínima de 10% no contexto de cada parâmetro. Entendemos que este item requer 220 VAC e não 220VA (current-ampere). Está correto nosso entendimento? Questão Deverá ser fornecida uma solução composta de hardware, software e serviços para virtualização de Storages dos 2 (dois) sites da PROCEMPA, distantes até 40 Km (Quarenta Quilômetros) um do outro. Entendemos que toda a Infraestrutura para suportar essa conectividade entre os sites distantes até 40 Km será por conta da Contratante e que se faz necessário especificar um detalhamento da infraestrutura de comunicação que será disponibilizada para este projeto por parte da mesma. Está correto nosso entendimento? Questão 06 7 Memória Cache 7.2 A camada de virtualização deverá suportar no mínimo 512GB (quinhentos e doze Gigabytes) de memória "cache" total bruta distribuída entre suas diversas controladoras, com possibilidade de futuro acréscimo de componentes sem que se faça necessária a substituição do modelo proposto pela contratada. Entendemos que a Solução de virtualização deva permitir o suporte a escalabilidade de até 512GB de memória cache total para a funcionalidade de virtualização. Estamos certos Questão Escalabilidade 12.3 suportar a instalação de no mínimo discos em cada site, sem necessidade de substituição do modelo ofertado. Entendemos que este tipo de requerimento é apenas atendido pelo fabricante EMC com seus modelos HighEnd VMAX 200K e 400K, sendo desta forma um requerimento específico que impossibilita a oferta de outras alternativas de soluções de mercado. Desta forma impedindo nossa participação.

3 Questão Controladoras 13.1 deverá possuir no mínimo 1 (um) de controladoras as quais deverão suportar o acesso a todas as suas unidades de armazenamento instaladas. Caso o sistema de virtualização seja embarcado deverão ser de uso exclusivo da porção responsável pela parte de armazenamento. Entendemos que a redação correta deste texto é Deverá possuir no mínimo um par de controladoras. Foi omitido a palavra par. Está correto nosso entendimento? Questão Suportar o crescimento para até 4 (quatro) pares de controladoras, sem que faça necessário a substituição de qualquer componente de "hardware" e/ou "software" previamente instalado. Entendemos que este tipo de requerimento é apenas atendido pelo fabricante EMC com seus modelos HighEnd VMAX 200K e 400K, sendo desta forma um requerimento específico que impossibilita a oferta de outras alternativas de soluções de mercado. Desta forma impedindo nossa participação. Este texto refere-se a controladoras tipo EMC modelo 200/400K HighEnd, a arquitetura IBM possui dentro de cada controladora múltiplos cores. O texto nesse formato não permite a participação IBM. Não está claro se este requerimento refere-se a camada de Virtualização ou a camada de armazenamento. Solicitamos esclarecimentos. Questão Memória cache 14.1 O sistema de armazenamento de dados e virtualização deverá possuir o mínimo de 256GB de memória cache bruta por par de controladoras. Caso a soma da memória cache do par de controladoras seja inferior a 256GB do tipo DRAM, poderá ser adicionada memória cache com dispositivos de memória Flash, em que a soma das memorias sejam superiores ao solicitado em no mínimo 4 vezes. Não poderão ser utilizados dispositivos que compõem parte da área de armazenamento, bem como não serão aceitas configurações que utilizem qualquer tipo de compressão e/ou compactação de dados. Entendemos que para casos onde não se atenda o critério de 256GB de memória por par de controladoras não há como adicionar memórias flash para uso como cache, pois, dispositivos de armazenamento em Flash são usados como espeço para LUNs e não para aumento de cache. Estamos certos Não está claro se este requerimento refere-se a camada de Virtualização ou a camada de armazenamento ou a soma de ambos. Solicitamos esclarecimentos. Questão Poderá suportar adição de memória cache sem que haja necessidade de troca do modelo proposto pelo fornecedor. Não será aceito a utilização de discos SSD/EFD para expansão da sua capacidade de memória cache global. Entendemos que este item contradiz o anterior pois não permite a possibilidade de uso de SSD/EFD para expansão da memória cache global.

4 Questão Características Específicas do Site 1 64 TB (Sessenta e quatroterabytes) em discos ou dispositivos SSD com capacidade mínima de 800GB (Oitocentos Gigabytes) para cada unidade de armazenamento. A capacidade requisitada deverá ser útil após formatação, sem considerar ganhos com funcionalidade de compressão ou desduplicação de dados. Esta capacidade de armazenamento deve oferecer níveis de latências de acesso aos dados de no máximo 1ms (um milissegundo). Esta camada de armazenamento deverá suportar uma taxa sustentada de, no mínimo, (Quatrocentos mil) IOPS (operações de I/O por segundo) com blocos de tamanho médio de 8KB. O perfil de cache a ser considerado deve ser: 70:30:50 (70% leitura, 30% gravação com 50% de acerto em cache). Entendemos que para a quantidade de 64 TBs em discos ou dispositivos SSD é impossível atingir a demanda de IOPs, sendo que este índice não será alcançado com discos ou SSD para essa capacidade especificada, e sim com tecnologia Flash. Estamos certos Questão Características Específicas do Site TB (Cem TeraBytes) em discos SAS ("Serial Attached SCSI") operando a no mínimo 6 Gbps (Gigabits por segundo) com capacidade máxima de 1.2 TB (TeraBytes) para cada disco individual e rotação mínima de rpm (Dez mil Rotações por Minuto). A capacidade requisitada deverá ser útil após formatação, sem considerar ganhos com funcionalidade de compressão ou desduplicação de dados. Esta camada de armazenamento deve oferecer níveis de latências de acesso aos dados de no máximo 10ms. Esta camada de armazenamento deverá suportar uma taxa sustentada de no Mínimo, (quarenta mil) IOPS (operações de I/O por segundo) com blocos de tamanho médio de 8KB. O perfil de cache a ser considerado deve ser: 70:30:50 (70% leitura, 30% gravação com 50% de acerto em cache). Entendemos que para a quantidade de 100 TBs em discos de 1.2TB SAS é impossível atingir a demanda por IOPs isso não se alcançará com discos HDD para essa capacidade especificada, irão demandar acesso na magnitude de 500 IOPS por HDD. Estamos certos Questão FUNCIONALIDADE DE SNAPSHOT 25.2 Não poderá haver restrições de licenciamento quanto ao número de snapshots que serão criados. A limitação quanto ao número de snapshot será dada apenas pela capacidade da máquina e não pela quantidade de licenças adquiridas. Entendemos que não poderá haver restrições de licenciamento quanto ao número de snapshots que serão criados e que a limitação quanto ao número de snapshots será dada apenas pela capacidade ofertado no certame não pela quantidade de licenças adquiridas. Está correto nosso entendimento? Questão FUNCIONALIDADE DE CLONE

5 26.2 Não poderá haver restrições de licenciamento quanto ao número de clones que serão criados. A limitação quanto ao número de clones será dada apenas pela capacidade da máquina e não pela quantidade de licenças adquiridas. Entendemos que não poderá haver restrições de licenciamento quanto ao número de clones que serão criados e que a limitação quanto ao número de clones será dada apenas pela capacidade ofertado no certame não pela quantidade de licenças adquiridas. Está correto nosso entendimento? Questão TIERIZAÇÃO AUTOMÁTICA Nas Áreas virtualizadas (gerenciadas pela Storage nativa OU fornecida através de Appliance de Virtualização): deverá ser licenciada a funcionalidade para capacidade máxima de dados que o equipamento ofertado no certame é capaz de virtualizar em Storages de terceiros, comprovada através de documentação técnica, sendo que, tais licenças deverão habilitar as operações: entre a Storage licitada e as Storages de terceiros; entre Storages de terceiros e outras Storages de terceiros; e vice versa. Portanto, havendo capacidade técnica para executar a funcionalidade usando o equipamento licitado, todas as licenças deverão estar inclusas. Entendemos que este licenciamento seja vinculado a capacidade do sistema ofertado no certame. Está correto nosso entendimento? Questão Desduplicação de arquivos e compressão de arquivos; Entende-se que o atual Software utilizado (IBM Tivoli Storage Manager) pela Procempa tem capacidade de utilizar para as suas áreas de armazenamento a funcionalidade de desduplicacao atendendo desta forma a quesito técnico solicitado neste item. Estamos certos Questão Integração com solução de backup em disco Avamar; Entende-se que na matrix de interoperabilidade do fabricante EMC, apenas encontramos relacionados os Softwares IBM AIX e SGBD DB2 como integrantes da matrix e sendo assim poderemos realizar o backup de outras plataformas de software através do TSM 6.2 integrado a solução de armazenamento em discos e tape IBM. É aceito? Estamos certos Questão Integração com solução de backup em disco Avamar; devesse excluir este requerimento técnico do texto final. Estamos certos neste entendimento? Questão Integração com a ferramenta de backup em disco adquirida neste edital;

6 Entende-se que a solução de NAS se integrará com a Solução em Backup em disco através da utilização do Software de Backup IBM Tivoli Storage Manager já implementado na Procempa. Estamos certos Questão NFS ("Network File System") v2, v3 e v4 e superior. Entendemos que atendendo as versões de NFS V3 e V4 estaremos satisfazendo as necessidades de conectividade com NFS solicitado neste texto descritivo. Estamos certos Questão CIFS ("Common Internet File System") nas suas variantes SMB ("Server Message Block") v1, v2 e v3. Entendemos que atendendo as versões de CIFS V2 e V3 estaremos satisfazendo as necessidades de conectividade com CIFS solicitado neste texto descritivo. Estamos certos Questão NDMP ("Network Data Management Protocol") v2, v3 e v4. devesse excluir este requerimento técnico do texto final. Estamos certos neste entendimento? Questão Integração com ferramentas de antivírus; devesse excluir este requerimento técnico do texto final. Estamos certos neste entendimento? Questão O número mínimo de 20 servidores cifs. devesse ajustar este requerimento técnico do texto final para 16 servidores CIFS. Estamos certos Questão O número mínimo de 4000 conexões CIFS ativas; devesse ajustar este requerimento técnico do texto final para 3000 Conexões CIFS. Estamos certos

7 Questão O Sistema de armazenamento em rede (NAS) deverá ser compatível com os sistemas operacionais abaixo: devesse ajustar este requerimento técnico do texto final que todo servidor com suporte à conexão CIFS ou NFS tem compatibilidade para a conexão com o sistema NAS, de forma a não ser necessário a comprovação de compatibilidade com determinada versão de Sistema Operacional. Estamos certos Questão Características da Camada de Backup em Disco Desduplicado Entendemos que por uma questão de semântica entendemos que o termo Desduplicar utilizado nesta documentação significa o mesmo que Deduplicar. Está correto este entendimento? Questão Deve possuir integração lógica com o software de backup IBM TSM versão 6.2. A solução ofertada deve estar homologada pelo fabricante IBM para funcionamento com o software IBM TSM 6.2 e superior, cuja relação poderá estar disponível no link: "www- 01.ibm.com/software/sysmgmt/products/support/IBM_TSM_Supported_Devices_for_ AIXHPSU NWIN.html#Virtual Tape Libraries. Entendemos que sendo o TSM um produto IBM estamos atendendo plenamente este Item e recomendamos fortemente que todos os concorrentes que afirmem se são compatíveis. Estamos certos Questão A Solução a ser proposta pela proponente deve obrigatoriamente fazer uso de sistemas inteligentes de armazenamento de backup em disco, baseado em appliance, que se entende como um subsistema com o propósito específico de ingestão dos dados de backup, desduplicação e replicação. Entendemos que a solução da IBM é baseada em sistema extremamente inteligentes e que armazena a informação em subsistema de discos e por consequência considera-se o termo appliance como uma solução limitada ao tamanho do box em que reside e que não pode crescer além do limite da capacidade física deste Box, logo entendemos que a PROCEMPA solicita que a solução deve crescer a medida da necessidade sem a limitante do Box? Questão O Appliance deve ser composto, de processamento e armazenamento integrado, dedicado única e exclusivamente, à execução das atividades de ingestão, desduplicação e replicação dos dados enviados pelos servidores de backup. Entendemos que a solução da IBM é baseada em sistema extremamente inteligentes e que armazena a informação em subsistema de discos e por consequência considera-se o

8 termo appliance como uma solução limitada ao tamanho do box em que reside e que não pode crescer além do limite da capacidade física deste Box, logo entendemos que a PROCEMPA solicita que a solução deve crescer a medida da necessidade sem a limitante do Box? Questão A desduplicação deve segmentar os dados em blocos de tamanho variável, caso a desduplicação não segmente dados em blocos de tamanho variável deverá ser fornecido 20% a mais de área em disco. Dentre o conceito que o processo de Desduplicar retorna os dados ao formato original da informação e alterar o tamanho de bloco original pode trazer consequências ao processamento posterior da informação desduplicada. Questionamos se é este o entendimento da PROCEMPA? Caso se refira ao conceito de Deduplicar então atendemos plenamente este item. Questão A desduplicação deve ser global considerando todos os dados armazenados no sistema, caso a desduplicação não seja global deverá ser fornecido 20% a mais de área em disco. Atendemos plenamente este item, porém entendemos que devemos ressaltar que sistemas de appliance NÃO FAZEM DEDUPLICAÇÃO GLOBAL entre si. A PROCEMPA tem este entendimento? Questão A desduplicação deverá acontecer antes dos dados serem gravados nos discos do appliance. Dentre o conceito que o processo de Desduplicar retorna os dados ao formato original da informação e alterar o tamanho de bloco original pode trazer consequências ao processamento posterior da informação desduplicada. Questionamos se é este o entendimento da PROCEMPA? Caso se refira ao conceito de Deduplicar então atendemos plenamente este item. Questão O Sistema inteligente de armazenamento de backup em disco deverá ser capaz de suportar falhas de até dois discos, devendo ser fornecido com proteção RAID-6 ou similar. Entendemos que sistemas com proteção em RAID-6 se caracterizam por serem altamente passíveis a falhas então a necessidade de uma segunda proteção em hardware. É este o entendimento da PROCEMPA? Ou a PROCEMA aceita discos de qualidade superior onde o RAID-5 ou similar garante a integridade da informação? Questão Deve possuir no mínimo 192GB de memória RAM em appliance ou, no caso de soluções gateway, 192GB de área cache no Storage em back-end, não sendo aceitos discos SSD como extensão de cache. Entendemos que a solução deva possuir no mínimo 192GB de memória RAM em appliance ou, no caso de soluções gateway, 128GB de área cache no Storage em back-

9 end, não sendo aceitos discos SSD como extensão de cache. Estamos certos neste entendimento? Questão Deve suportar as seguintes interfaces de interconexão com os servidores de backup: interfaces Fibre Channel (FC) 8Gb, interfaces Ethernet 1Gb e 10Gb. Entendemos que a solução deva suportar as seguintes interfaces de interconexão com os servidores de backup: interfaces Fibre Channel (FC) 8Gb, interfaces Ethernet 1Gb ou 10Gb. Estamos certos Questão Deve suportar as seguintes formas de acesso para backup: CIFS, NFS e VTL. Entendemos que a solução deva suportar as seguintes formas de acesso para backup: CIFS e NFS ou VTL. Estamos certos Questão Deve ser fornecido com no mínimo 2 portas Ethernet 1Gb padrão UTP, 2 portas Fibre Channel 8Gb e 2 portas 10Gb padrão ótico com SFP s inclusos para interconexão e integração com os servidores de backup. Entendemos que deva ser fornecido com no mínimo 4 portas Ethernet 1Gb padrão UTP e 4 portas Fibre Channel 8Gb para integração com os servidores de backup. Estamos certos Questão A escalabilidade deve ser atingida somente com a adição de gavetas ou discos e sem necessidade de troca do equipamento; Entendemos que a solução da IBM é baseada em sistema extremamente inteligentes e que armazena a informação em subsistema de discos e por consequência considera-se o termo appliance como uma solução limitada ao tamanho do box em que reside e que não pode crescer além do limite da capacidade física deste Box, logo entendemos que a PROCEMPA solicita que a solução deve crescer a medida da necessidade sem a limitante do Box?

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 22/2015 - BNDES Prezado(a) Senhor(a), Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1. Com relação ao item: 8.1.9. Os 2 (dois)

Leia mais

Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação IBM InfoDive)

Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação IBM InfoDive) Questionamentos dos Representantes IBM (Ação IBM InfoDive) Questão 01 2.1 Todos os sistemas bem como seus respectivos componentes de "software" e de "hardware" deverão ser novos, e deverão estar sendo

Leia mais

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A PREGÃO PRESENCIAL N. 2010/169 OBJETO: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ARMAZENAMENTO EXTERNO - STORAGE E TAPE LIBRARY. Ref.: Esclarecimentos A unidade de Tape Library será instalada em servidor dedicado a

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA Nº 009/2015

CONSULTA PÚBLICA Nº 009/2015 CONSULTA PÚBLICA Nº 009/2015 TI STORAGE ESCLARECIMENTOS AOS QUESTIONAMENTOS APRESENTADOS PELAS EMPRESAS INTERESSADAS País: BRASIL Nome do Projeto: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA DO

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE VALOR:

PROPOSIÇÃO DE VALOR: Caro Cliente, Na economia atual, você não pode permitir ineficiências ou sobreprovisionamento de nenhum recurso - recursos inativos custam dinheiro, recursos mal utilizados custam oportunidades. Você precisa

Leia mais

P ODER J U D I C I Á R I O JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO

P ODER J U D I C I Á R I O JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9ª REGIÃO ESCLARECIMENTO 2 Referência: PREGÃO ELETRÔNICO 82/2011 Objeto: Registro de preços para aquisição de solução de biblioteca de fitas robotizadas (Tape Library) para o sistema de cópias de segurança (backup)

Leia mais

NAS Network Attached Storage

NAS Network Attached Storage NAS Network Attached Storage Evolução Tecnológica 1993 Primeiro appliance de storage NAS; 1996 Primeiro protocolo de backup em rede NDMP; 1996 Primeiro storage multi-protocolo UNIX/Windows; 1997 Primeiro

Leia mais

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE)

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) Possuir capacidade instalada, livre para uso, de pelo menos 5.2 (cinco ponto dois) TB líquidos em discos SAS/FC de no máximo 600GB 15.000RPM utilizando RAID 5 (com no

Leia mais

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE)

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) Storage O subsistema de armazenamento de dados deverá ser do tipo bloco, disponibilizando nativamente componentes de hardware para armazenamento baseado em bloco, com

Leia mais

Circ.Demap/Dilic- 27/2012 Brasília, 23 de janeiro de 2012. Pt. 1101538412

Circ.Demap/Dilic- 27/2012 Brasília, 23 de janeiro de 2012. Pt. 1101538412 Circ.Demap/Dilic- 27/2012 Brasília, 23 de janeiro de 2012. Pt. 1101538412 Às Licitantes do Pregão Demap nº 184/2011 - Presencial Prezados Senhores, Referimo-nos ao Edital do Pregão Demap nº 184/2011 -

Leia mais

Sub-item 1.1. : 5(63267$

Sub-item 1.1. : 5(63267$ &,5&8/$51ž 35(* 2(/(75Ð1,&21ž 2%-(72 )251(&,0(172 '( (48,3$0(1726 '(,1)250È7,&$ 62/8d 2,17(*5$'$'(6725$*( Sub-item 1.1. : 6$2648(67,21$0(1726 Está sendo solicitado equipamento com Sistema de refrigeração

Leia mais

Virtualização. Prof. Emiliano Monteiro

Virtualização. Prof. Emiliano Monteiro Virtualização Prof. Emiliano Monteiro Conceitos Virtualização significa criar uma versão virtual de um dispositivo ou recurso, como um servidor, dispositivo de armazenamento, rede ou até mesmo um sistema

Leia mais

ANEXO 6 Critérios e Parâmetros de Pontuação Técnica

ANEXO 6 Critérios e Parâmetros de Pontuação Técnica EDITAL DA CONCORRÊNCIA DEMAP Nº 04/008 ANEXO PT. 08014905 ANEXO Critérios e Parâmetros de Pontuação Técnica A. Fatores de Pontuação Técnica: Critérios Pontos Peso Pontos Ponderados (A) (B) (C) = (A)x(B)

Leia mais

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 10/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 10/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 10/2015 - BNDES Prezado(a) Senhor(a), Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1.Termo de Referência, item 4.12.5. Considerando

Leia mais

SOLUÇÃO DE STORAGE PROJETO X86 ARMAZENAMENTO. 1.2 Para efeito de cálculo do volume total em TB deverá ser considerado que 1KB = 1024 bytes.

SOLUÇÃO DE STORAGE PROJETO X86 ARMAZENAMENTO. 1.2 Para efeito de cálculo do volume total em TB deverá ser considerado que 1KB = 1024 bytes. SOLUÇÃO DE STORAGE PROJETO X86 ARMAZENAMENTO Características Técnicas: 1.1 Deverá ser ofertada Solução de Storage com capacidade mínima de 100 TB (cem Terabyte) líquido, sendo 80TB (oitenta Terabytes)

Leia mais

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A EDITAL - PREGÃO PRESENCIAL N. 2011/123 OBJETO: AQUISIÇÃO DE UNIDADE DE ARMAZENAMENTO DE DADOS. ESCLARECIMENTOS TÉCNICOS 1) Referente a terceira exigência da seção CONECTIVIDADE : É obrigatório que as portas

Leia mais

PERGUNTA 1: O Faturamento dos equipamentos ocorrerá para as localidades Florianópolis e Recife? Favor esclarecer.

PERGUNTA 1: O Faturamento dos equipamentos ocorrerá para as localidades Florianópolis e Recife? Favor esclarecer. RESPOSTA Nº 01 DO EDITAL N ADG 013/15 Licitação para a aquisição de servidores, storages e licenças com prestação de serviços de instalação, treinamento e garantia (RC 13834). PERGUNTA 1: O Faturamento

Leia mais

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO 02/2015

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO 02/2015 RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO 02/2015 Trata-se de resposta ao pedido de esclarecimento ao Edital de Licitação do Pregão Eletrônico nº 03/2015- que tem por objeto AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS, SISTEMAS

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE VALOR:

PROPOSIÇÃO DE VALOR: Caro Cliente, Na economia atual, você não pode permitir ineficiências ou sobreprovisionamento de nenhum recurso - recursos inativos custam dinheiro, recursos mal utilizados custam oportunidades. Você precisa

Leia mais

PREGÃO N o 008/2013 PROPOSTA COMERCIAL

PREGÃO N o 008/2013 PROPOSTA COMERCIAL PREGÃO N o 008/2013 PROPOSTA COMERCIAL Empresa: Vixplus Informática Ltda ME Ao PREGÃO nº 008/2013. Prezados Senhores: Pela presente formulamos Proposta Comercial para fornecimento de equipamentos e softwares

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 22/2013 ESCLARECIMENTO N. 2

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 22/2013 ESCLARECIMENTO N. 2 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento n. 2 Referência: Pregão Eletrônico n. 22/2013 Data: 23/4/2013 Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de atendimento remoto e presencial a usuários de Tecnologia

Leia mais

SERVIDORES REDES E SR1

SERVIDORES REDES E SR1 SERVIDORES REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ HARDWARE Você pode instalar um sistema operacional para servidores em qualquer computador, ao menos na teoria tudo irá funcionar sem grandes dificuldades. Só

Leia mais

Item 1 - Sistema EVA P6500 02 unidades registradas

Item 1 - Sistema EVA P6500 02 unidades registradas Item 1 - Sistema EVA P6500 02 unidades registradas Com os seguintes componentes: Rack e seus acessórios(pdus, Estabilizadores) Controladoras EVA 6500 combo FC 8GB/s e 10 Gb/s 12 enclosures(gavetas) de

Leia mais

EMC SYMMETRIX VMAX 10K

EMC SYMMETRIX VMAX 10K EMC SYMMETRIX VMAX 10K O EMC Symmetrix VMAX 10K com o ambiente operacional Enginuity oferece uma arquitetura de scale-out de várias controladoras com consolidação e eficiência para a empresa. O VMAX 10K

Leia mais

Ofício Circ. n o 97 /2008-ADADM-Anatel Brasília/DF, 18 de julho de 2008.

Ofício Circ. n o 97 /2008-ADADM-Anatel Brasília/DF, 18 de julho de 2008. SAUS Quadra 6 Bloco H Brasília/DF CEP: 70070-940 (61) 2312-2000 e (Fax 2312-2002) http//www.anatel.gov.br Ofício Circ. n o 97 /2008-ADADM-Anatel Brasília/DF, 18 de julho de 2008. Às empresas interessadas

Leia mais

Sistema De Armazenamento De Dados Storage

Sistema De Armazenamento De Dados Storage Sistema De Armazenamento De Dados Storage SUBITEM ESPECIFICAÇÕES 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 DESCRIÇÃO O Sistema de Armazenamento deverá possuir no mínimo 60 TB (Sessenta Terabytes) líquidos livres para uso

Leia mais

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação CADERNO DE ENCARGOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJECTO DE ARQUIVO DIGITAL DE INFRA-ESTRUTURAS DE IT O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir no contrato

Leia mais

ANEXO III ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 3

ANEXO III ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 3 ANEXO III ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 3 Especificação dos Objetos a serem Contratados Contratação de empresa para fornecimento de Subsistemas de Discos Midrange (Storages), conforme requisitos mínimos

Leia mais

Segue abaixo respostas aos questionamentos efetuados: Para fins de definição dos serviços de migração, gentileza nos informar:

Segue abaixo respostas aos questionamentos efetuados: Para fins de definição dos serviços de migração, gentileza nos informar: Prezada Zilene, Segue abaixo respostas aos questionamentos efetuados: Questionamento 01 O edital solicita: O fornecimento dos produtos integrantes do do LOTE 3 compreende os serviços de migração dos dados

Leia mais

A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14:

A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14: Senhores, A seguir, respostas aos questionamentos referentes ao Pregão Presencial nº 17/14: Questionamento 1: 2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMCAS No que diz respeito ao subitem 2.1.2, temos a seguinte

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES NOTA DE ESCLARECIMENTO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 02/2014 PROCESSO Nº 3778-01.00/13-0

Leia mais

Introdução a Banco de Dados Aula 03. Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br

Introdução a Banco de Dados Aula 03. Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br Introdução a Banco de Dados Aula 03 Prof. Silvestri www.eduardosilvestri.com.br Arquiteturas de Banco de Dados Arquiteturas de BD - Introdução Atualmente, devem-se considerar alguns aspectos relevantes

Leia mais

ATA DA CONSULTA PÚBLICA N

ATA DA CONSULTA PÚBLICA N ((TITULO))ATA DA CONSULTA PÚBLICA N.º 07/2014 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DOS SEGUINTES EQUIPAMENTOS: ITEM I SERVIDORES DE MISSÃO CRÍTICA, ITEM II

Leia mais

REPLICACÃO DE BASE DE DADOS

REPLICACÃO DE BASE DE DADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FANESE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO - NPGE REPLICACÃO DE BASE DE DADOS BRUNO VIEIRA DE MENEZES ARACAJU Março, 2011 2 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE PRODUÇÃO - DEMPRO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE PRODUÇÃO - DEMPRO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DEPARTAMENTO MINISTERIAL DE PRODUÇÃO - DEMPRO Folha de Informações e Despachos À CPL/SRP Seguem os esclarecimentos dos itens levantados

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão 11.40.0

Portabilidade da Linha RM Versão 11.40.0 Portabilidade da Linha RM Versão 11.40.0 Data Responsável Versão Doc. Observação 23/11/2012 Camilo Ribeiro da Silva 2 Revisão Conteúdo Portabilidade para Servidor de Banco de Dados... 3 Níveis de Compatibilidade

Leia mais

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 10/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 10/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 10/2015 - BNDES Prezado(a) Senhor(a), Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1. Item 3.3.2.M. Controle de Acesso. Pode

Leia mais

Assunto: Resposta à Solicitação de Impugnação do Edital 01/2015. NUP: 00350.900991/2015-47

Assunto: Resposta à Solicitação de Impugnação do Edital 01/2015. NUP: 00350.900991/2015-47 Memorando nº 35/2015 CTI/SPOA/SE/MPA Brasília, 12 de fevereiro de 2015. A Coordenadora Geral de Administração - CGA Assunto: Resposta à Solicitação de Impugnação do Edital 01/2015. NUP: 00350.900991/2015-47

Leia mais

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013 Disciplina: Redes de Comunicação Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. João Oliveira Turma: 10º 13ª Setembro 2013 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta os principais

Leia mais

COMANDO DA 8ª REGIÃO MILITAR UASG:160163

COMANDO DA 8ª REGIÃO MILITAR UASG:160163 COMANDO DA 8ª REGIÃO MILITAR UASG:160163 Ata de Registro de Preços referente ao PE Nº 37/2013 Processo 64319000069/2013-65 Cmdo 8ª RM Vigência até 08/01/2015 Produtos EMC² VNX5300 EMC² VNX3150 EMC² Isilon

Leia mais

Visão do Sistema Operacional

Visão do Sistema Operacional Visão do Sistema Operacional programadores e analistas usuários programas, sistemas e aplicativos Usuários Sistema Operacional memória discos Hardware UCP fitas impressoras monitores O que é um Sistema

Leia mais

Questionamentos CompWire

Questionamentos CompWire Questionamentos CompWire Sugestões de alterações 1. Item 01 Solução de Virtualização de Storage Entendemos que a solicitação do item de virtualização de Storage deve ser segregado do lote 01, pois, acreditamos

Leia mais

Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a adquirirem servidores com o sistema operacional Windows Server 2008.

Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a adquirirem servidores com o sistema operacional Windows Server 2008. O texto é um pouco longo, porém com informações importantíssimas para gestores de empresas que desejam um servidor seguro para hospedar um software LSoft. Atualmente, a LSoft recomenda seus clientes a

Leia mais

Ata de Registro de Preços

Ata de Registro de Preços Ata de Registro de Preços Vigência: 18/03/2015 à 18/03/2016 Lote 1 Servidores/Expansões/Racks/Windows Call/Serviços Lote 2 Switches/Firewall (UTM)/Gerenciamento/Serviços Lote 3 VMware/Treinamento/Serviços

Leia mais

SUPLEMENTO Nº 02. O presente Suplemento tem por finalidade introduzir no Edital da Licitação as seguintes alterações:

SUPLEMENTO Nº 02. O presente Suplemento tem por finalidade introduzir no Edital da Licitação as seguintes alterações: SUPLEMENTO Nº 02 O presente Suplemento tem por finalidade introduzir no Edital da Licitação as seguintes alterações: 1. A data limite de acolhimento de propostas fica alterada para 19.02.2008. 2. A CLÁUSULA

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 2011 1 1. APRESENTAÇÃO No momento de sua concepção não haviam informações detalhadas e organizadas sobre os serviços de Tecnologia da

Leia mais

Ref.: Consulta Pública Solução Educacional

Ref.: Consulta Pública Solução Educacional Belo Horizonte, 11 de junho de 2013 À Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Rod. Pref. Américo Gianetti, Serra Verde - Prédio Minas, 11º andar 31.630-900 Belo Horizonte Minas Gerais Ref.: Consulta

Leia mais

Administração de Sistemas (ASIST)

Administração de Sistemas (ASIST) Administração de Sistemas (ASIST) Funções do Administrador de Sistemas Centros de Processamento de Dados Virtualização de Servidores Setembro de 2014 1 As funções do Administrador de Sistemas Abrangem

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6. PERGUNTA 1: Os itens 15 e 16 do termo de referência, referentes aos treinamentos, trazem as seguintes determinações:

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6. PERGUNTA 1: Os itens 15 e 16 do termo de referência, referentes aos treinamentos, trazem as seguintes determinações: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2015 PROCESSO Nº 04300.003546/2014-01

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER Sobre a AbsamHost A AbsamHost atua no mercado de hosting desde 2008, fornecendo infraestrutura de data center a diversas empresas no Brasil e no mundo. Focada em servidores

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE Introdução O administrador de redes geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Gerenciamento de redes Gerenciamento de rede é o ato de iniciar, monitorar e modificar

Leia mais

ANEXO 8 Planilha de Pontuação Técnica

ANEXO 8 Planilha de Pontuação Técnica 91 ANEXO 8 Planilha de Pontuação Técnica Nº Processo 0801426905 Licitação Nº EDITAL DA CONCORRÊNCIA DEMAP Nº 04/2008 [Razão ou denominação social do licitante] [CNPJ] A. Fatores de Pontuação Técnica: Critérios

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Responsável por implementar em software um recurso que não existe no hardware. O hardware oferece simplesmente um grande conjunto de bytes contíguos, e a tarefa

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 009/2012

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 009/2012 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 009/2012 1 DO OBJETO 1.1 - Fornecimento de solução avançada de backup desduplicado, com serviços de assistência técnica e capacitação, visando a integração

Leia mais

Senado Federal Questões 2012

Senado Federal Questões 2012 Senado Federal Questões 2012 Sistemas Operacionais Prova de Analista de Sistemas Prof. Gustavo Van Erven Senado Federal Questões 2012 Rede Social ITnerante http://www.itnerante.com.br/ Vídeo Aulas http://www.provasdeti.com.br/

Leia mais

Termo de Referência ANEXO A ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Termo de Referência ANEXO A ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO A DO TERMO DE REFERÊNCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 1 ITEM 1. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO STORAGE APPLIANCE DE BACKUP 1.1. A solução de armazenamento de backup em disco a ser ofertada deverá atender

Leia mais

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2

Instalação do Aparelho Virtual Bomgar. Base 3.2 Instalação do Aparelho Virtual Bomgar Base 3.2 Obrigado por utilizar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento ao cliente é prioridade máxima. Ajude-nos a oferecer um excelente serviço. Se tiver algum comentário

Leia mais

CONSULTA TÉCNICA Nº 006/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTEBOOK

CONSULTA TÉCNICA Nº 006/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTEBOOK ((TITULO))CONSULTA TÉCNICA Nº 006/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTEBOOK ((TEXTO))Aos 4 dia(s) do mês de maio do ano de 2015, às 10h, na sede da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão 11.0.0

Portabilidade da Linha RM Versão 11.0.0 Portabilidade da Linha RM Versão 11.0.0 Conteúdo Portabilidade para Servidor de Banco de Dados... 3 Portabilidade para Servidor de Aplicação... 4 Portabilidade para Servidor de Terminal Services... 5 Portabilidade

Leia mais

PARECER TÉCNICO Nº 034/2015

PARECER TÉCNICO Nº 034/2015 PARECER TÉCNICO Nº 034/2015 I. RELATÓRIO Instaurou-se a presente demanda, em decorrência do encaminhamento a este Departamento, de solicitação por parte da Comissão Permanente de Licitações-CPL / Equipe

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

Comunicação Fim-a-Fim a Alta Vede em Redes Gigabit

Comunicação Fim-a-Fim a Alta Vede em Redes Gigabit Outros trabalhos em: www.projetoderedes.com.br Comunicação Fim-a-Fim a Alta Vede em Redes Gigabit DaniloM.Taveira, Igor M. Moraes, Daniel de O.Cunha RafaelP.Laufer, Marco D. D. Bicudo, Miguel E. M. Campista,

Leia mais

Administração de Sistemas (ASIST)

Administração de Sistemas (ASIST) Administração de Sistemas (ASIST) Virtualização de Storage SAN Storage Area Network Fibre Channel e iscsi Outubro de 2012 1 Um servidor tradicional contém os seu próprio sistema de armazenamento periférico

Leia mais

Online Help StruxureWare Data Center Expert

Online Help StruxureWare Data Center Expert Online Help StruxureWare Data Center Expert Version 7.2.7 Appliance virtual do StruxureWare Data Center Expert O servidor do StruxureWare Data Center Expert 7.2 está agora disponível como um appliance

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1I: SISTEMA COMPITACIONAL Elementos hardware e periféricos Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um

Leia mais

OFERTA: E-MAIL. 1. Definições

OFERTA: E-MAIL. 1. Definições OFERTA: E-MAIL 1. Definições OFERTA VIGENTE: Forma(s) de disponibilização do(s) RECURSO(S) ao CONTRATANTE, constante(s) nesse Contrato, válida(s) para o ATO DA CONSULTA. RECURSO: Serviço(s) e/ou licença(s)

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

ANDRE KUSUMOTO VIRTUALIZAÇÃO

ANDRE KUSUMOTO VIRTUALIZAÇÃO ANDRE KUSUMOTO VIRTUALIZAÇÃO OBJETIVO Objetivo do deste trabalho é o autoaprendizado e a disseminação do conhecimento empregado no conceito de virtualização. Assim como a demostração de seu uso em conjunto

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES HISTÓRICO E CONCEITOS

REDES DE COMPUTADORES HISTÓRICO E CONCEITOS REDES DE COMPUTADORES HISTÓRICO E CONCEITOS BREVE HISTÓRICO A década de 60 Surgiram os primeiros terminais interativos, e os usuários podiam acessar o computador central através de linhas de comunicação.

Leia mais

GUIA DE PRODUTOS 2016 SOLUÇÕES DE VÍDEO DIGITAL

GUIA DE PRODUTOS 2016 SOLUÇÕES DE VÍDEO DIGITAL GUIA DE PRODUTOS 2016 DATA DA ATUALIZAÇÃO: MARÇO 2016 GRAVAÇÃO E GESTÃO DE VÍDEO: DVRS SOFTWARE PARA GESTÃO DE VÍDEO SOLUÇÕES PARA MONITORAÇÃO SOLUÇÕES PARA MOBILIDADE ANÁLISE DE VÍDEO: PRODUTOS PARA CONTAGEM

Leia mais

Prof. Ms. José Eduardo Santarem Segundo santarem@univem.edu.br. Demonstrar o impacto que o tema virtualização tem representado no mercado

Prof. Ms. José Eduardo Santarem Segundo santarem@univem.edu.br. Demonstrar o impacto que o tema virtualização tem representado no mercado Prof. Ms. José Eduardo Santarem Segundo santarem@univem.edu.br Demonstrar o impacto que o tema virtualização tem representado no mercado de TI. Apresentar alguns conceitos e técnicas sobre a tecnologia

Leia mais

JOF - JOINT OPERATIONS FACILITY

JOF - JOINT OPERATIONS FACILITY Anexo 1 Especificações Técnicas (com alterações) 1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO Aquisição de equipamentos de informática. 2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 01 Item DESCRIÇÃO CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO QTD 1 Servidor

Leia mais

ATA de Registro de Preço. Chip & Cia. Visão Resumida

ATA de Registro de Preço. Chip & Cia. Visão Resumida ATA de Registro de Preço Chip & Cia Visão Resumida Critérios Básicos para Adesão Para que sejam aceitos pedidos de adesão os critérios mínimos abaixo deverão ser respeitados: 1. Deverão ser observados

Leia mais

7. Todos os discos da Solução de Storage deverão possuir as funcionalidades hot-plug e hotswap.

7. Todos os discos da Solução de Storage deverão possuir as funcionalidades hot-plug e hotswap. SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO PROJETO STORAGE 1 PB Características Técnicas: 1. Deverá ser ofertada Solução de Storage com no mínimo 1 (um) subsistema de armazenamento High-End Enterprise para cada um dos 3

Leia mais

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4)

MF = (M1 * 0,4) + (M2 * 0,6) MF < 6 MF = (MF * 0,6) + (EXA * 0,4) Informática Aplicada Prof. Gilmar F. Aquino Filho São Vicente, SP 22/02/2016 EMENTA Fundamentos em Informática; O computador; História; Origem; Funcionamento; Componentes; Conceito de Hardware; Conceito

Leia mais

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle.

Computador E/S, Memória, Barramento do sistema e CPU Onde a CPU Registradores, ULA, Interconexão interna da CPU e Unidade de controle. Introdução Os principais elementos de um sistema de computação são a unidade central de processamento (central processing unit CPU), a memória principal, o subsistema de E/S (entrada e saída) e os mecanismos

Leia mais

Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy 1000/3000

Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy 1000/3000 Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy 1000/3000 Serviços HP Dados técnicos O Serviço de instalação e arranque da solução de armazenamento de rede HP StoreEasy

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.02.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.02.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão 11.20.0

Portabilidade da Linha RM Versão 11.20.0 Portabilidade da Linha RM Versão 11.20.0 Conteúdo Portabilidade para Servidor de Banco de Dados... 3 Níveis de Compatibilidade entre Bancos de Dados... 5 Portabilidade para Servidor de Aplicação... 6 Portabilidade

Leia mais

GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA

GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA GERENCIAMENTO DE PROJETOS PRONIM, IMPLANTAÇÃO SQL SERVER GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA Cliente GOVBR, UEM-MARINGA / Prefeitura Municipal de PEROLA Data 10/09/2015 Versão 1.0 Objeto:

Leia mais

Número do Recibo:83500041

Número do Recibo:83500041 de 6 8/6/22 7:32 Número do Recibo:8354 Data de Preenchimento do Questionário:. Comitête Gestor de Informática do Judiciário - Recibo de Preenchimento do Questionário: INFRAESTRUTURA - 22 3.. Infraestrutura

Leia mais

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 16.1.1 1

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 16.1.1 1 Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 16.1.1 1 1 - INTRODUÇÃO NEXCODE NOTE, também conhecido como NEXNOTE, é um conjunto de soluções de software desenvolvidas pelas Nexcode Systems

Leia mais

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência Librix A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência índice Librix Introdução Librix...03 Manual Eletrônico...03 Opções de Suporte...03 Dicas para a Instalação Configurações Regionais...05

Leia mais

SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e

SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e Informações Gerais 1. O que é o projeto SAT-CF-e?

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO: para atender as necessidades da Câmara Municipal de Canoas/RS. 2. OBJETO: O objeto da presente licitação, na modalidade

Leia mais

SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO PROJETO STORAGE 1 PB

SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO PROJETO STORAGE 1 PB SOLUÇÃO DE ARMAZENAMENTO PROJETO STORAGE 1 PB 1 Características Técnicas 1.1 Deverá ser ofertada Solução de Armazenamento com 1 (um) subsistema de discos. A capacidade mínima do subsistema deverá ser de

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ESTADO DO PARANÁ PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 063/2011 ESCLARECIMENTOS Atendendo ao pedido da empresa COPYLINK EQUIPAMENTOS PARA ESCRITÓRIO LTDA., formulado no dia 23/03/2011, acerca do pregão

Leia mais

Pregão Eletrônico 51/12 1. SOFTWARE ONE: Questionamento 1 - Duvida: RESPOSTA Questionamento 2 - Duvida: RESPOSTA Questionamento 3 - Duvida: RESPOSTA

Pregão Eletrônico 51/12 1. SOFTWARE ONE: Questionamento 1 - Duvida: RESPOSTA Questionamento 2 - Duvida: RESPOSTA Questionamento 3 - Duvida: RESPOSTA Disponibilizamos, para o conhecimento das interessadas, a resposta da área técnica deste TRT, acerca dos questionamentos aos termos do Edital do Pregão Eletrônico 51/12, formulados pelas seguintes empresas:

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas Operacionais Um sistema operacional fornece o ambiente no qual os programas são executados. Internamente,

Leia mais

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS DA JFES.

ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS DA JFES. ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS DA JFES. LOTE 01 ITEM 1 Biblioteca automatizada de armazenamento em fita IBM (Modelo ref.: IBM TS3500

Leia mais

ESCLARECIMENTOS Nº 05

ESCLARECIMENTOS Nº 05 ASSUNTO: CO.APR.T.007.2005 Serviços (Desmontagem e Montagem Eletromecânica e Comissionamento) com Fornecimento de Equipamentos, Materiais, Sistemas e Projetos de 02 (dois) Compensadores Síncronos. ESCLARECIMENTOS

Leia mais

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Requisito Descrição 6.1 - Produtos de Hardware 6.1.1. GRUPO 1 - IMPRESSORA TIPO I (MONOCROMÁTICA 20PPM - A4) 6.1.1.1. TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 6.1.1.1.1.

Leia mais

1.14 Permitir empilhamento de até oito equipamentos e gerência através de um único endereço IP;

1.14 Permitir empilhamento de até oito equipamentos e gerência através de um único endereço IP; Processo: PREGÃO ELETRÔNICO N.º 070/2010 Objeto: Assunto: REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TI, COMPOSTA DE HARDWARE, SOFTWARE E SERVIÇOS PARA MODERNIZAÇÃO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS

Leia mais