Revisão de Literatura PARNASIANISMO SIMBOLISMO. 2ª série Prof. Ana Santa Felicidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revisão de Literatura PARNASIANISMO SIMBOLISMO. 2ª série Prof. Ana Santa Felicidade"

Transcrição

1 Revisão de Literatura PARNASIANISMO SIMBOLISMO 2ª série Prof. Ana Santa Felicidade

2 PARNASIANISMO arte pela arte = poetas davam extrema importância à perfeição formal A poesia, para o parnasiano, é sinônimo de beleza A poesia parnasiana, portanto, não denuncia e nem critica a sociedade Comparação do poeta com um ourives, joalheiro que lapida o poema até chegar ao estado máximo de perfeição formal *** CARACTERÍSTICAS: Objetividade temática: Musa! um gesto sequer de dor ou de sincero Luto jamais te afeie o cândido semblante! Diante de um Jó, conserva o mesmo orgulho, e diante De um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero. (Francisca Julia)

3 Perfeição formal comparação de poeta com ourives: Porque o escrever - tanta perícia, Tanta requer, Que oficio tal... nem há notícia De outro qualquer. (Olavo Bilac) Encadeamento enjambement E paramos de súbito na estrada Da vida: longos anos, presa à minha A tua mão, a vista deslumbrada Tive da luz que teu olhar continha. (Olavo Bilac) Descrição detalhada: Fino artista chinês, enamorado, Nele pusera o coração doentio Em rubras flores de um sutil lavrado, Na tinta ardente, de um calor sombrio. (Alberto de Oliveira) Retomada de temas greco-romanos: Luz da Grécia, pontífice de Apolo, Orfeu, despedaçada a lira ao colo [...]. (Olavo Bilac) Erotismo: Nua, de pé, solto o cabelo às costas, Sorri. Na alcova perfumada e quente, Pela janela, como um rio enorme [...]. (Olavo Bilac)

4 POETAS PARNASIANOS OLAVO BILAC Produção dividida em épocas ou blocos temáticos: 1 Retomada a temas românticos, lirismo: Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... 2 Nacionalismo / Patriotismo: Entrando as brenhas, teu amor procura Os índios, ora filhos, ora algozes, Aves pela inocência, e onças ferozes Pela bruteza, na floresta escura. Versificação, métrica e lirismo excepcionais são características da poética de Bilac.

5 RAIMUNDO CORREIA Musicalidade, sinestesia, pessimismo, subjetividade, angústia, dor e melancolia marcam a poesia de Correia. No poema As pombas (pág. 10) é possível perceber a angústia e a desilusão do poeta diante da vida, além da desesperança, pois as pombas, após o dia, retornam aos pombais, mas o dia que se passou, a vida que se viveu, o passado, não voltam, assim como a juventude. No poema Mal secreto (pág. 10) o poeta aborda as angústias e dores humanas e, principalmente, a falsidade dos que se dizem felizes. ALBERTO DE OLIVEIRA O mais formal de todos os poetas brasileiros parnasianos Lirismo, apuro formal, melancolia e pessimismo Descrições minuciosas de objetos, mulheres e elementos da natureza No poema Vaso grego (pág. 10) é perceptível a preocupação formal e também a descrição do objeto, além da temática grega sendo retomada através de nomes da mitologia grega.

6 PÁGINA 12 GABARITO COMENTADO 1) Corretas: (2) Sua principal característica era a valorização da arte pela arte, a busca pela perfeição. (8) A poesia parnasiana valorizava e primava pela versificação. Soma: 2+8 = 10 2) Alternativa D, pois o parnasianismo brasileiro seguiu os padrões e moldes europeus. 3) A valorização da arte pela arte faz com que o poeta parnasiano busque na linguagem as ferramentas necessárias para alcançar a tão almejada perfeição formal. 4) a) Tanto Raimundo Correia quanto Jorge de Lima aspiravam por uma literatura que exprimisse o Brasil, mas a literatura que se fazia no país, na época de cada um dos escritores, carecia, segundo eles, de genuína brasilidade. Ou seja, faltava verdadeiro sentido nacional à literatura brasileira, bem como na poesia parnasiana, que ignorava o Brasil, como lamentava Raimundo Correia, e faltava também autêntico e espontâneo sentido nacional à literatura modernista, apesar do forçado brasileirismo desta, como observa Jorge de Lima. b) Para Raimundo Correia, a falta de brasilidade da poesia parnasiana tornava seus produtos aleijados e raquíticos. O poeta considerava que tais produtos apresentavam todos os sintomas da decadência e parecem condenados, de nascença, à morte e ao olvido. Portanto, Raimundo Correia fazia, a respeito do Parnasianismo, um juízo ainda mais negativo do que aquele autorizado pela perspectiva histórica de hoje, mais de um século depois.

7 PÁGINA 12 GABARITO COMENTADO 5) Alternativa D, pois a busca pela perfeição parnasiana era evidenciada pelo apuro formal e porque foi Olavo Bilac, com a obra Poesias, que iniciou o Parnasianismo brasileiro. 6) a) Os dois poemas de Raimundo Correia se assemelham no que diz respeito às características tipicamente parnasianos, como o evidente apuro formal, a preferência pelo soneto e o tom melancólico e pessimista de ambos. Portanto, os dois poemas atendem à proposta simbolista, na medida em que abordam, de maneira eficiente, a temática da efemeridade da vida relacionada com a melancolia por esse fato As pombas e a fragilidade do discurso humano, ou seja, a falsidade dos ditos felizes Mal secreto. b) As duas primeiras estrofes são objetivas pois falam da revoada das pombas e de sua rotina, ou seja, trazem uma abordagem cotidiana de um fato cotidiano. Já os dois tercetos finais, ao relacionarem a revoada das pombas com os sonhos e a juventude, o fazem de modo subjetivo, transcendental e lírico. A relação entre o concreto e o imaterial só poderia, por se tratar de poesia, ser feita através da subjetividade. c) A falsidade humana, principalmente das pessoas que se consideram felizes. Na verdade, o poeta afirma, de modo subjetivo, que a felicidade é utópica, como confirmado nos tercetos finais do soneto.

8 SIMBOLISMO O simbolismo nasce da frustração e do descontentamento do homem com o social, o contexto histórico. *** CARACTERÍSTICAS: Subjetivismo anímico: Era um arpejo de harpa todo o espaço; mirava-a longamente, traço a traço, no seu fulgor de arcanjo proibido.. (Alphonsus de Guimaraens) Surgia a lua, além, toda de cera... Ai como suave então me parecera a voz do amor que eu nunca tinha ouvido. MUSICALIDADE: figuras de linguagem e rimas Em suaves, lentos lamentos De acentos Graves, Suaves... (Eugênio de Castro)

9 MISTICISMO/ESPIRITUALIDADE: Virgem, Regina, eucaristia, Coeli, Vinho é o clarão que teu amor impele. (Cruz e Souza) SINESTESIA e CROMATISMO Nem luz de astro nem luz de flor somente: um misto De astro e flor. Que olhos tais e que tais lábios, certo, (E só por serem seus) são muito mais do que isto... Ela é a tulipa azul do meu sonho deserto. (Alphonsus de Guimaraens) TEMAS DECADENTES: poeta desajustado socialmente Saudades desta dor que em vão procuro Do peito afugentar bem rudemente, Devendo, ao desmaiar sobre o poente, Cobrir-me o coração dum véu escuro!... (Camilo Pessanha) MAIÚSCULAS ALEGORIZANTES: É hora de embriagar-se! Para não serem os escravos martirizados do Tempo, embriaguemse; embriaguem-se sem descanso. Com vinho, poesia ou virtude, a escolher. (Baudelaire) LINGUAGEM REBUSCADA; IMATERIALIDADE; TRANSCENDENTALISMO.

10 POETAS SIMBOLISTAS CAMILO PESSANHA = morte, dor, solidão e efemeridade da vida. Onde ides a correr; melancolias? ANTÔNIO NOBRE = cotidiano. EUGÊNIO DE CASTRO = formalidade parnasiana. CRUZ E SOUZA = dramas existenciais, fuga = poesia libertária. ALPHONSUS DE GUIMARAENS = religiosidade, influência trovadoresca.

11 PÁGINA 31 GABARITO COMENTADO 7) Alternativa D. O Simbolismo é uma estética calcada na subjetividade e nas sensações, abusa da sugestão, da sinestesia e da musicalidade. 8) V V V F F. IV = O Simbolismo brasileiro não teve a grandiosidade do europeu, pois seus dois maiores representantes não sobressaíram, pois Cruz e Souza era negro e sofreu preconceito e Alphonsus de Guimaraens permaneceu isolado em uma cidade de interior. V = O movimento caracteriza-se como uma reação à época realista, combatendo a objetividade, a ciência naturalista e a frieza parnasiana. 9) Alternativa E. Os dois últimos versos confirmam a resposta. 10) O fragmento apresenta-se como uma espécie de descrição, de captura de um momento por meio das sensações do eu lírico, como se observa nos dois últimos versos.

12 Pierre Puvis de Chavannes

13 Paul Gauguin

14 O Ciclope, Odilon Redon

15 A Aparição - Gustave Moreau

16 O grito - Munch

17

Aula A POESIA BRASILEIRA PARNASIANA: META OBJETIVOS. Leitura da aula 1, 2, 3, 4, 5 e 8.

Aula A POESIA BRASILEIRA PARNASIANA: META OBJETIVOS. Leitura da aula 1, 2, 3, 4, 5 e 8. A POESIA BRASILEIRA PARNASIANA: META OBJETIVOS Leitura da aula 1, 2, 3, 4, 5 e 8. Literatura brasileira II Prezado aluno, vamos estudar a poesia brasileira parnasiana que consolidar o Parnasianismo no

Leia mais

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores Parnasianismo e Simbolismo Características e principais autores Parnasianismo: Origem do movimento parnasiano: O movimento parnasiano surgiu na França, com a publicação de uma série de antologias denominadas

Leia mais

O PARNASIANISMO. Por Carlos Daniel Santos Vieira

O PARNASIANISMO. Por Carlos Daniel Santos Vieira O PARNASIANISMO Por Carlos Daniel Santos Vieira CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL Segunda metade do século XIX Progresso, ciência, revolução industrial Desapego à emoção CARACTERÍSTICAS Disciplina do bom gosto

Leia mais

Parnasianismo (1880-1920) Profissão de Fé Assim procedo. Minha pena Segue esta norma, Por te servir, Deusa serena, Serena Forma!

Parnasianismo (1880-1920) Profissão de Fé Assim procedo. Minha pena Segue esta norma, Por te servir, Deusa serena, Serena Forma! Parnasianismo (1880-1920) Profissão de Fé Assim procedo. Minha pena Segue esta norma, Por te servir, Deusa serena, Serena Forma! (Olavo Bilac) Características: O Parnasianismo é a manifestação poética

Leia mais

Simbolismo: a linguagem da músicam

Simbolismo: a linguagem da músicam Simbolismo: a linguagem da músicam Insatisfeitos com a onda de cientificismo e materialismo a que esteve submetida a sociedade industrial européia na segunda metade do século XIX, os simbolistas representam

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo Bárbara da Silva Literatura Parnasianismo O Parnasianismo foi um movimento essencialmente poético, surgido na segunda metade do século XIX, reagindo contra o sentimentalismo e o subjetivismo dos românticos.

Leia mais

Parnasianismo (Neoclassicismo) 1866, inicia na França , termina no Brasil

Parnasianismo (Neoclassicismo) 1866, inicia na França , termina no Brasil Parnasianismo Parnasianismo (Neoclassicismo) 1866, inicia na França - 1922, termina no Brasil Arte pela arte Preciosismo Objetividade e impessoalidade Esteticismo / Culto à forma Temática Greco-romana

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA BARBARA ANDREA F BITTENCOURT Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO PARNASIANISMO E NO SIMBOLISMO / CANÇÃO

Leia mais

PARNASIANISMO LITERATURA - 3 ano A e B (2º Bim.)

PARNASIANISMO LITERATURA - 3 ano A e B (2º Bim.) COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE PARNASIANISMO LITERATURA - 3 ano A e B (2º Bim.) Professora: Caroline Santos Parnasianismo, final do século XIX Contexto Histórico: Mesmo contexto social, político e econômico

Leia mais

2) Explique o que foi o chamado "Pré-Modernismo). (1 ponto)

2) Explique o que foi o chamado Pré-Modernismo). (1 ponto) 2º EM Literatura Fransergio Av. Mensal 14/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Literatura Brasileira e Portuguesa - (1ª série)

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Literatura Brasileira e Portuguesa - (1ª série) 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. Conteúdo de Literatura Brasileira e Portuguesa - (1ª série) 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO-LITERÁRIO 1. Diferenciar o texto

Leia mais

Professora Me. Jaqueline Cappellari

Professora Me. Jaqueline Cappellari Professora Me. Jaqueline Cappellari Contexto histórico-cultural Os poemas foram escritos entre 1943 e 1945. Os horrores da Segunda Guerra Mundial angustiavam a humanidade e o exército nazista recuava,

Leia mais

LITERÁRIOS. Soneto, ode, etc. Lírica. POESIA Épica. Poema, poemeto, epopéia... Conto, novela, romance. PROSA

LITERÁRIOS. Soneto, ode, etc. Lírica. POESIA Épica. Poema, poemeto, epopéia... Conto, novela, romance. PROSA POESIA & PROSA GÊNEROS LITERÁRIOS ESPÉCIES FORMAS Lírica Soneto, ode, etc. POESIA Épica Poema, poemeto, epopéia... PROSA Conto, novela, romance. É uma questão antiga! Para muitos é insolúvel!!! O problema

Leia mais

Anton Raphael Mengs Apolo e as musas no Parnaso

Anton Raphael Mengs Apolo e as musas no Parnaso Anton Raphael Mengs Apolo e as musas no Parnaso FINAL DO SÉCULO XIX PANORAMA BRASILEIRO Ciclo do café. Decadência da Monarquia. Abolição (1888). Proclamação da República ( 1889). Governo de Deodoro e a

Leia mais

Gêneros Literários. Literatura Monitora: Maria Carolina Coelho 16 e 19/02/2016. Material de Apoio para Monitoria. 1. (UFSCAR) Soneto de fidelidade

Gêneros Literários. Literatura Monitora: Maria Carolina Coelho 16 e 19/02/2016. Material de Apoio para Monitoria. 1. (UFSCAR) Soneto de fidelidade Gêneros Literários 1. (UFSCAR) Soneto de fidelidade De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional. Ex.: A rosa é uma flor perfumada. CONOTAÇÃO

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA Nome: Nº 1 a. Série Data: / /2015 Professores: Fernando, Roberto Nota: (valor: 1,0) Introdução Caro aluno. 3º bimestre Neste semestre, você obteve média inferior a

Leia mais

Das rosas vem o amor E da flor a poesia, O homem que já amou Torna-se poeta durante o dia.

Das rosas vem o amor E da flor a poesia, O homem que já amou Torna-se poeta durante o dia. 1 Das rosas vem o amor E da flor a poesia, O homem que já amou Torna-se poeta durante o dia. 2 ... Os olhos do poeta é o coração... 3 Introdução:... O amor é como uma música lenta que tu pões para escutar

Leia mais

Cadernos da Escola de Educação e Humanidades

Cadernos da Escola de Educação e Humanidades Um a l e m b r a n ç a q u e n ã o se a p a g a n o t e m p o d e n t r o d a poesia de Manuel Bandeira Caroline Nava* Poema só para Jaime Ovalle Quando hoje acordei, ainda fazia escuro 1 (Embora a manhã

Leia mais

FÁBULA PRODUÇ Ã O T EXT UAL 1ª SERIE E.M. Tradições: grega, latina, francesa e brasileira. A forma de tratamento

FÁBULA PRODUÇ Ã O T EXT UAL 1ª SERIE E.M. Tradições: grega, latina, francesa e brasileira. A forma de tratamento FÁBULA PROF. EDSON SANTOS PRODUÇ Ã O T EXT UAL 1ª SERIE E.M Tradições: grega, latina, francesa e brasileira. A forma de tratamento Elementos da narrativa: o tempo e o espaço Releitura de valores A FÁBULA

Leia mais

Simbolismo - autores e características

Simbolismo - autores e características Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Daniel Série: 2 ano Disciplina: Literatura Data da prova: 04/10/2014. P1-4 BIMESTRE Simbolismo - autores e características Leia com atenção o poema a seguir,

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA DAS GRACAS CABRAL BRANDAO IZAR Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando

Leia mais

Atividade extra. Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 Barroco e romantismo Poesia de sentimentos. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Atividade extra. Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 Barroco e romantismo Poesia de sentimentos. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Atividade extra Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 Barroco e romantismo Poesia de sentimentos Textos para os itens 1 e 2 I. Pálida, à luz da lâmpada sombria Sobre o leito de flores reclinada, como a lua

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SOURANE ALMEIDA DUARTE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando Ismália enlouqueceu,

Leia mais

CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo

CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo CAPÍTULO 2 A Finalidade da Ética no Mundo Contemporâneo Antes mesmo de ingressar propriamente no trato das questões contemporâneas da ética cumpre justificar o salto da antiguidade clássica 1 para o atual.

Leia mais

José Francisco da Rocha

José Francisco da Rocha Saudação a Poesia Biografia José Francisco da Rocha, nasceu no dia 04 de janeiro de 1932 em Cedro de São João SE. Filho de José Francisco da Rocha e Antônia Maria de Santana. Casado com Carmelita Souza

Leia mais

PLANO DE AULA. Série: Séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Data: 01/02/2011 Professor(a): Leandro Freitas Menezes Duração: 20 min.

PLANO DE AULA. Série: Séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Data: 01/02/2011 Professor(a): Leandro Freitas Menezes Duração: 20 min. PLANO DE AULA 1-IDENTIFICAÇÃO Série: Séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Data: 01/02/2011 Professor(a): Leandro Freitas Menezes Duração: 20 min. 2-CONTEÚDO(S) ESPECÍFICO(S) DA AULA Poesia

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA MARGARETE TEREZA MOURA ESSER Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ALPHONSUS DE GUIMARAENS Hão de chorar por ela

Leia mais

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann Aula 4 - professor Rafael Hoffmann Harmonia e proporção Quando o designer planeja o espaço em que vai distribuir sua composição, procura critérios que resultem num arranjo harmonizado agradável, atraente,

Leia mais

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta Amor & desamor Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta edição foram garimpados criteriosamente pelo escritor Sergio Faraco, que os editou nos volumes Livro dos sonetos, Livro do corpo, Livro das cortesãs,

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Qual a USP que queremos: A USP hoje e daqui a 20 anos Estela Damato NUSP 7693618 São Paulo 2014 Introdução Pensar no futuro de uma universidade

Leia mais

poemas do vai e vem versos aves de arribação atravessam tempo e espaço Elias Fajardo

poemas do vai e vem versos aves de arribação atravessam tempo e espaço Elias Fajardo poemas do vai e vem poemas do vai e vem versos aves de arribação atravessam tempo e espaço Elias Fajardo 4 Pequenas alegrias sinônimo de felicidade. Para meu filho Gabriel, sua mãe Vasni, meus irmãos

Leia mais

PARNASIANISMO O PARNASIANISMO O Parnasianismo é um Movimento Literário essencialmente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo. Um estilo de época que se desenvolveu na poesia a partir de 1850,

Leia mais

Textos literários e não literários

Textos literários e não literários ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO PROVÍNCIA DO PARANÁ Colégio Madre Clélia Textos literários e não literários Prof. Eliana Martens 1ºEM Linguagem não literária A linguagem não literária é a utilizada com o seu sentido

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA JOSENILDA MARTINS KLEIN Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I SONETO ANTÔNIO NOBRE Ó Virgens que passai ao Sol-poente,

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

2. O poema desenvolve os preceitos de qual vanguarda europeia? Justifique.

2. O poema desenvolve os preceitos de qual vanguarda europeia? Justifique. 2º EM Literatura Carolina Aval. Rec. Par. 22/08/12 1. Identifique a que vanguarda europeia o quadro abaixo se relaciona e, em seguida, dê as principais características de tal vanguarda. Texto para a questão

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Literatura Fransérgio Av. Trimestral 18/06/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

METAMORFOSE EM VERSO E PROSA. Da Larva à Borboleta

METAMORFOSE EM VERSO E PROSA. Da Larva à Borboleta METAMORFOSE EM VERSO E PROSA Da Larva à Borboleta 2 Fátima Almeida Metamorfose em verso e prosa METAMORFOSE EM VERSO E PROSA Da Larva à Borboleta Fátima Almeida Prefacio Tânia Meneses Silva Aracaju, novembro

Leia mais

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL

MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR! Voltar a estudar é uma vitória que poucos podem dizer que conseguiram. É para você, caro aluno, que desenvolvemos esse material.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA LUCIANA BAPTISTA DO ROSARIO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO SIMBOLISMO O Simbolismo é uma tendência

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES Versão do Aluno 1º ciclo do 3º bimestre da 2ª série Eixo bimestral: POESIA NO PARNASIANISMO Gerência de Produção Luiz Barboza Coordenação

Leia mais

Sorrir, Amar e Sonhar. (Encantos).

Sorrir, Amar e Sonhar. (Encantos). Sorrir, Amar e Sonhar. 2 Falastes Coração 3 Sorrir, Amar e Sonhar. Copyright 2013 by Direitos Projeto Força de Ler 37980-000 MG Escrito Legitimado 2001 Responsabilidade pela revisão: Maria Aparecida Marangoni

Leia mais

PÁSSAROS E ÁRVORES que o poeta remata com uma referência ao coração

PÁSSAROS E ÁRVORES que o poeta remata com uma referência ao coração andré garcia & raquel simas ALGUMAS PROPOSIÇÕES COM PÁSSAROS E ÁRVORES que o poeta remata com uma referência ao coração Os pássaros nascem na ponta das árvores As árvores que eu vejo em vez de frutos dão

Leia mais

BARROCO BRASILEIRO. O Homem em Conflito (século XVII)

BARROCO BRASILEIRO. O Homem em Conflito (século XVII) BARROCO BRASILEIRO O Homem em Conflito (século XVII) ARQUITETURA BARROCA Igreja de S. Carlos Barromeu - Áustria ESCULTURA BARROCA Bernini Êxtase de Santa Tereza PINTURA BARROCA Caravaggio Judith degola

Leia mais

Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações

Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações 17.2 Conteúdo: A vanguarda brasileira: A Semana de Arte Moderna. Habilidade: Conhecer a Semana de Arte Moderna e sua influência

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA HERMES JOSE SANTOS MACHADO Rio de Janeiro 2012 PARNASIANISMO / POESIA NO PARNASIANISMO E NO SIMBOLISMO / CANÇÃO

Leia mais

Trabalho da página 92 à 94

Trabalho da página 92 à 94 Trabalho da página 92 à 94 1.O que significa perguntar sobre a natureza dos valores? Significa perguntar se os valores existem nas coisas e ações e o sujeito os descobre ou se existem apenas no sujeito

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013 NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES Angela Jamal agosto/2013 Recorremos a um texto, quando temos alguma pretensão comunicativa e a queremos expressar (...) dessa forma, todo texto é a

Leia mais

Educação para a PAZ Teresina-PI 2006

Educação para a PAZ Teresina-PI 2006 Educação para a PAZ Teresina-PI 2006 PROJETO 1 TÍTULO EDUCAÇÃO PARA A PAZ (Iniciado em 1999) 2 COORDENAÇÃO: Diretora Pedagógica:. Profª. Waldília Neiva de M. S. Cordeiro. Profª. Maria Luiza Lima do Vale

Leia mais

PROFESSOR: Tigran Sisson Magnelli

PROFESSOR: Tigran Sisson Magnelli PROFESSOR: Tigran Sisson Magnelli BANCO DE QUESTÕES - LITERATURA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================= 01- Encontre a alternativa

Leia mais

NOVEMBRO/2013 OUTUBRO/2013. A nossa bandeira

NOVEMBRO/2013 OUTUBRO/2013. A nossa bandeira NOVEMBRO/2013 A nossa bandeira No dia 19 de novembro comemoramos o dia da bandeira nacional Para nós é linda e especial Demonstrando amor fraternal. O verde é das matas que belas paisagens retrata Apesar

Leia mais

FERNANDO PESSOA ORTÓNIMO

FERNANDO PESSOA ORTÓNIMO FERNANDO PESSOA ORTÓNIMO Quando as crianças brincam E eu as oiço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar. E toda aquela infância Que não tive me vem, Numa onda de alegria Que não foi

Leia mais

Unidade II Ciência: O homem na construção do conhecimento.

Unidade II Ciência: O homem na construção do conhecimento. Unidade II Ciência: O homem na construção do conhecimento. 12.1 Conteúdo: Análise de questões do ENEM, inferência de informação implícita e relação de discurso. Habilidades: Reconhecer a estrutura das

Leia mais

TROVAS SONETOS POEMAS TRADUÇÕES

TROVAS SONETOS POEMAS TRADUÇÕES TROVAS SONETOS POEMAS TRADUÇÕES À memória de meus pais, Aristides da Motta Camargo e Maria Valpassos Camargo, e de minha esposa Georgina de Castro Camargo. 2 Albercyr Camargo TROVAS SONETOS POEMAS TRADUÇÕES

Leia mais

É proibida a COMERCIALIZAÇÃO

É proibida a COMERCIALIZAÇÃO - 1 - ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS PARTE 1: NOÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I: EXISTEM ESPÍRITOS? Liz Bittar Fevereiro de 1998 (1 a. versão em Fevereiro de 1990) - 2 - ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS CAP. I EXISTEM

Leia mais

SIMETRIA - POÉTICA EM LÍNGUA DE SINAIS

SIMETRIA - POÉTICA EM LÍNGUA DE SINAIS SIMETRIA - POÉTICA EM LÍNGUA DE SINAIS Fernanda de Araujo Machado (PGET/UFSC) fernandachado.eba.ufrj@gmail.com RESUMO As inovações tecnológicas, notadamente a possibilidade de registro e compartilhamento

Leia mais

SIMBOLISMO, UMA VOLTA AO ROMANTISMO.

SIMBOLISMO, UMA VOLTA AO ROMANTISMO. DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES LICENCIATURA EM LETRAS COM A LÍNGUA INGLESA LITERATURA PORTUGUESA II PROFESSOR: IDMAR BOAVENTURA JOÃO BOSCO DA SILVA (prof.bosco.uefs@gmail.com) SIMBOLISMO, UMA VOLTA AO

Leia mais

Saúde www.teachingforafrica.com página 1

Saúde www.teachingforafrica.com página 1 Saúde www.teachingforafrica.com página 1. Trazido por Every Child Ministries Uma ONG cristã trazendo esperança as crianças esquecidas da Africa Porque as crianças são os grandes recursos de qualquer nação

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FTC- EAD FACULDADE MACHADO DE ASSIS

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FTC- EAD FACULDADE MACHADO DE ASSIS FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FTC- EAD FACULDADE MACHADO DE ASSIS Unidade Pedagógica: Santa Cândida Curitiba- PR Curso: Letras Português/ Inglês Circuito: 6 5.º período (FAMA) Disciplina: Estudos

Leia mais

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA

CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA CARTILHA DOS PROCEDIMENTOS DA BIOMETRIA Controladoria Regional de Trânsito HELP DESK / CRT 2009 INFORMAÇÕES INICIAIS 1- Que candidatos terão que verificar a biometria e a partir de que momento? Todos os

Leia mais

Sinto, por vezes, que alguns responsáveis governamentais parecem ter dificuldades em entender as reivindicações e as aspirações dos Corvinos.

Sinto, por vezes, que alguns responsáveis governamentais parecem ter dificuldades em entender as reivindicações e as aspirações dos Corvinos. Sinto, por vezes, que alguns responsáveis governamentais parecem ter dificuldades em entender as reivindicações e as aspirações dos Corvinos. Sinto também que, sempre que falamos em investimentos importantes

Leia mais

Substantivos sistematização. Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs.

Substantivos sistematização. Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs. Substantivos sistematização Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs. Comida Titãs Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que?

Leia mais

O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE HANS JONAS

O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE HANS JONAS O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE HANS JONAS CAP. I: A NATUREZA MODIFICADA DO AGIR A obra foi escrita em 1979. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para

Leia mais

Linguagem figurada. É um recurso que facilita ou promove nossa criatividade lingüística.

Linguagem figurada. É um recurso que facilita ou promove nossa criatividade lingüística. Linguagem figurada É um recurso que facilita ou promove nossa criatividade lingüística. Serve, assim, para atribuir novo tom ao pensamento, dando-lhe mais vigor, trazendo mais colorido e graça à nossa

Leia mais

Simbolismo - autores e características

Simbolismo - autores e características Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3 ANO Professor: Daniel Disciplina: Literatura Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

AULA 24 LITERATURA MODERNISMO NO BRASIL SEGUNDA FASE (POESIA)

AULA 24 LITERATURA MODERNISMO NO BRASIL SEGUNDA FASE (POESIA) AULA 24 LITERATURA PROFª Edna Prado MODERNISMO NO BRASIL SEGUNDA FASE (POESIA) I AUTORES A segunda fase corresponde ao período de amadurecimento e consolidação das conquistas da fase anterior - da geração

Leia mais

AULA 18 LITERATURA SIMBOLISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL

AULA 18 LITERATURA SIMBOLISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL AULA 18 LITERATURA PROFª Edna Prado SIMBOLISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL I CARACTERÍSTICAS O Simbolismo, assim como o Realismo-Naturalismo e o Parnasianismo, é um movimento literário do final do século XIX.

Leia mais

V edição do Concurso Literário de Prosa e Poesia

V edição do Concurso Literário de Prosa e Poesia V edição do Concurso Literário de Prosa e Poesia ENSINO SECUNDÁRIO 1º Prémio Ser poeta é Saber ser cada letra de um poema É sentir cada palavra a bater É entregar-se a um texto como à vida. Ser poeta é

Leia mais

I Believe I`m free! São Paulo 18 de abril/2015

I Believe I`m free! São Paulo 18 de abril/2015 I Believe I`m free! São Paulo 18 de abril/2015 PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS FOTOGRÁFICOS O que é o projeto I Believe? I Believe é um projeto de fotografias que objetiva proporcionar ás participantes

Leia mais

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss profa. Karine Pereira Goss Muitas vezes utiliza-se esses termos como sinônimos. Mas há diferenças entre eles, embora se relacionem estreitamente. MORAL é um conjunto de normas que regulam o comportamento

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA ELISA PIMENTA FIGUEIRA DOS SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este texto gerador é de autoria de

Leia mais

3º Trabalho de GI Análise DFD

3º Trabalho de GI Análise DFD 3º Trabalho de GI Análise DFD Problemas típicos da organização Diálogo com o exterior Mestrado de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação 2000/2001 Cadeira : Prof.: GI-Gestão da Informação Luis Manuel

Leia mais

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura Paquímetro: conservação A UU L AL A O pessoal da empresa está chegando à quarta aula sobre paquímetro. Nesta aula, todos vão aprender a usar corretamente o paquímetro, quais os possíveis erros de leitura

Leia mais

ADREPAL - Espaço Fortuna artes e ofícios Quinta do Anjo, Palmela tel: 212 871 068

ADREPAL - Espaço Fortuna artes e ofícios Quinta do Anjo, Palmela tel: 212 871 068 ADREPAL - Espaço Fortuna artes e ofícios Quinta do Anjo, Palmela tel: 212 871 068 www.espacofortuna.com e-mail: geral@espacofortuna.com 1 ADREPAL Espaço Fortuna artes e ofícios Tel. 212 871 068 Fax. 212

Leia mais

SUCESSO SEM DEUS. A decisão de alcançar resultados financeiros sem depender de Deus. Edson Raposo Belchior

SUCESSO SEM DEUS. A decisão de alcançar resultados financeiros sem depender de Deus. Edson Raposo Belchior SUCESSO SEM DEUS A decisão de alcançar resultados financeiros sem depender de Deus Edson Raposo Belchior 1 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Belchior, Edson Raposo Sucesso sem Deus. A decisão

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 6

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 6 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE III Parte 6 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul HISTÓRIA DA ARTE

Leia mais

PARECERES DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PARECERES DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Processo Seletivo Cursos Semipresenciais 00 Edital Nº 0/00 RECURSO ADMINISTRATIVO CONTRA GABARITO/QUESTÃO PARECERES DA PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

António Gedeão. Relógio D'Água. Notas Introdutórias de Natália Nunes. A 383134 Obra Completa

António Gedeão. Relógio D'Água. Notas Introdutórias de Natália Nunes. A 383134 Obra Completa António Gedeão A 383134 Obra Completa Notas Introdutórias de Natália Nunes Relógio D'Água ÍNDICE Notas Introdutórias de Natália Nunes 19 Poesia POESIAS COMPLETAS (1956-1967) A Poesia de António Gedeão

Leia mais

Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente.

Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente. 8º anos Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente. Recurso que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem. Geralmente não é possível transportar

Leia mais

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro;

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro; EIXO TEMÁTICO: 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. 1. Diferenciar o texto literário do não-literário. 2. Diferenciar

Leia mais

Portuguese Poetry. Meus Oito Anos Casimiro de Abreu

Portuguese Poetry. Meus Oito Anos Casimiro de Abreu Meus Oito Anos Casimiro de Abreu 1. Oh! Que saudades que tenho 2. Da aurora da minha vida, 3. Da minha infância querida 4. Que os anos não trazem mais! 5. que amor, que sonhos, que flores, 6. Naquelas

Leia mais

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. SP: Pioneira, 2004. Teorias dos signos UNEB Lidiane Lima A TEORIA DOS SIGNOS: Três origens: EUA (1), Europa Ocidental e União Soviética

Leia mais

A lua no cinema. Segunda-feira Curitiba, 18 de agosto de 2014. Leia o poema abaixo e responda:

A lua no cinema. Segunda-feira Curitiba, 18 de agosto de 2014. Leia o poema abaixo e responda: Segunda-feira Curitiba, 18 de agosto de 2014. Leia o poema abaixo e responda: A lua no cinema A lua foi ao cinema, passava um filme engraçado, a história de uma estrela que não tinha namorado. Não tinha

Leia mais

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística.

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística. Estudo dirigido Capítulo 0 introdução 01. No livro de Graça Proença intitulado História da arte, a autora correlaciona o ato de criar ferramentas, realizado pelos humanos, com a interferência dos seres

Leia mais

Tânia Abrão. Deixo meus olhos Falar

Tânia Abrão. Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1 Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão Nasceu em 09/08/1984 Natural da Cidade de Lapa Paraná

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2013. Ano: 9 Turma: 91/92

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2013. Ano: 9 Turma: 91/92 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: ARTE Professor (a): JANAINA Ano: 9 Turma: 91/92 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

1. ROMANTISMO. 1.1 O Romantismo no Brasil A poesia romântica. Escolas Literárias e seus autores (Resumo).

1. ROMANTISMO. 1.1 O Romantismo no Brasil A poesia romântica. Escolas Literárias e seus autores (Resumo). Escolas Literárias e seus autores (Resumo). LITERATURA 2 ano Profª. Waleska 1. ROMANTISMO O Romantismo nasceu na Alemanha e na Inglaterra, chegou à França e em seguida espalhou-se por toda a Europa. Características

Leia mais

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd)

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd) Nome do Aluno Turma 4º ANO Carteira Nº Questões 9 Tipo Data 19/mar/10 Disciplina CIÊNCIAS Bimestre 1º Nota Pensando no que você estudou sobre habitat, nicho ecológico e ecossistema, resolva sua prova com

Leia mais

ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA

ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA O que é escansão? Escansão significa dividir o verso em sílabas métricas ou poéticas. VERSO Cada linha do poema Sete anos de pastor Jacó servia ESTROFE É o conjunto de vários

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE 2 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa [1 a ETAPA] Você está recebendo o APICE (Atividade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ARTE COMO HOBBY E DA ARTETERAPIA, NA 3ª IDADE

A IMPORTÂNCIA DA ARTE COMO HOBBY E DA ARTETERAPIA, NA 3ª IDADE UCAM PRÓ- REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS INSTITUTO DE PESQUISAS SÓCIO-PEDAGÓGICAS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ARTETERAPIA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE PROJETO

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSGÊNICOS DEZEMBRO 2002 OPP 573 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população da área em estudo opiniões sobre os transgênicos. -

Leia mais

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA Romantismo e Modernismo Características; Contexto; Abordagens; Enem. LITERATURA LUQUINHA Características da Literatura Romântica A natureza como expressão do eu; A valorização

Leia mais

(PUC-Rio/2005 Adaptada) Texto para as questões 2 e 3:

(PUC-Rio/2005 Adaptada) Texto para as questões 2 e 3: 2º EM Literatura Carolina Aval. Mensal 18/05/12 Textos para a questão 1: Texto I OS SAPOS O sapo tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: Meu cancioneiro É bem martelado (...) Brada em um assomo O sapo tanoeiro:

Leia mais

Características do Simbolismo

Características do Simbolismo SIMBOLISMO O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo. Características

Leia mais