Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente."

Transcrição

1 8º anos

2 Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente. Recurso que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.

3 Geralmente não é possível transportar para a linguagem denotativa a riqueza de expressões que a linguagem figurada tem. Auxilia a compreender melhor os textos literários, deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.

4 COMPARAÇÃO Aproximação de dois seres pela semelhança, de modo que as características de um seja atribuída a outro. Possui elementos como: como, tal, qual, semelhante a, que nem, igual, etc. O meu coração está igual a um céu cinzento. O skate dele é rápido como um avião.

5 Figura de linguagem: comparação.

6 METÁFORA Emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, resultante de uma relação de semelhança. É uma comparação subentendida. Minha boca é um túmulo. Essa menina é uma flor.

7 Figura de linguagem: metáfora. Sua boca é um cadeado.

8 METONÍMIA Atribuição de uma palavra por outra com uma relação lógica, de interdependência, de proximidade. O autor no lugar do nome da obra. Li Machado de Assis várias vezes.

9 O continente no lugar do conteúdo. O ginásio aplaudiu a seleção Cleliana. A marca no lugar do produto. Para a roupa ficar branca, Ana usa q boa. O efeito no lugar da causa. Suou muito para conseguir a aprovação na escola.

10 Laura está lendo Lima Barreto. Figura de linguagem: metonímia.

11 PERSONIFICAÇÃO OU PROSOPOPÉIA Atribuição de sentimentos ou ações de seres humanos a seres irracionais ou inanimados. As paredes ouvem. O fogo dançava com o vento. O gato disse ao pássaro que tinha uma asa partida.

12 Figura de linguagem: personificação/prosopopéia.

13 HIPÉRBOLE Exagero intencional com a finalidade de tornar mais expressiva a ideia. Comi até explodir. Faz umas dez horas que essa menina penteia esse cabelo. Já falei mil vezes com esse menino e ele não me obedece.

14 Figura de linguagem: hipérbole.

15 EUFEMISMO Suaviza palavras ou expressões que são desagradáveis, grosseiras. O interrogado está faltando com a verdade. Você não foi feliz nos exames. Ele subtraiu os bens de tal pessoa. Aquele aluno foi convidado a sair da escola.

16 Figura de linguagem: eufemismo.

17 EXERCÍCIOS: Página: 131; Página: 134 e ao 3; Página: e 2; Página: ao 3; Página: 139 e ao 5.

18 P. 131 Exercício 1 a) Linguagem figurada e conotativa. b) Em textos literários, anúncios publicitários, letras de música, tiras etc.

19 Exercício 2 a) O amor é comparado a uma velha canção nos ouvidos. b) As palavras de amor do eu lírico já haviam sido ditas à amada; o sentimento dele pela amada era antigo e conhecido por ela; as palavras dele soam para a amada como algo conhecido, próximo, confortável.

20 Exercício 3 Sombra dos teus gestos; bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos; palavras dos véus da alma; uma unção; um transbordamento de carícias; as mãos cálidas da noite; o olhar extático da aurora. Exercício 4 Pessoal.

21 P. 134 Exercício 1 a) Conotativa. b) A recordação e a cadeira de balanço. c) A recordação é algo que acontece de modo solitário, lento, incontrolável e involuntário, tal qual o balanço de uma cadeira de balanço, que pode se movimentar mesmo que ninguém a impulsione. d) Metáfora.

22 P. 134 e 135 Exercício 2 a) Você já ouviu o último Zeca Baleiro? b) Respeite as rugas de meus avós. c) O Brasil adora futebol. Exercício 3 a) Metáfora. b) Comparação. c) Metonímia. d) Metáforas.

23 P. 137 Exercício 1 a) Sua amiga tem atitudes impróprias, não muito educadas. b) Ela é pouco inteligente, pouco sabida. c) Ele não tem muito jeito, é pouco hábil. d) Sua roupa não está adequada, está um pouco extravagante, diferente, pouco usual.

24 P. 137 Exercício 2 a) Personificação. b) Hipérbole. c) Personificação.

25 P. 138 Exercício 1 a) A coluna de quem viaja, pois ela chega toda torta. Outra possibilidade: a pessoa que viaja, que chega toda torta e cansada. b) Metonímia, pois a coluna faz parte do corpo humano. A coluna torta sugere dores nas costas da pessoa que viaja numa poltrona apertada.

26 P. 138 Exercício 2 a) Indicam a rota ou percurso do voo: sai de São Paulo e chega a Frankfurt. b) Metáfora, pois substitui a rota ou o percurso de viagem por uma coluna vertebral.

27 P. 138 Exercício 3 Sim, pois o anúncio sugere, de modo criativo, como o leitor chegará ao destino pretendido caso opte por voos de outras companhias aéreas.

28 P. 139 Exercício 1 Ajudar a reduzir o número de fumantes. Exercício 2 a) Num poste no qual havia uma placa de trânsito. b) A de um cigarro inteiro, formado pelo poste. c) Sim, pois se trata de uma campanha de combate ao fumo. A imagem do cigarro formada pelo poste termina onde está a placa de trânsito PARE.

29 P. 139 Exercício 3 a) Metonímia. b) Sugere que as pessoas parem de fumar. c) Como o poste representa visualmente o cigarro e, nesse novo contexto, a placa de trânsito representa o apelo para não fumar, esses dois elementos remetem ao centro da campanha de combate ao fumo; por isso entendemos que se trata de uma metonímia. d) Apelo ou ordem.

30 P. 140 Exercício 4 a) Parecem ser os fios que sustentam um quadro na parede. b) Um prego. c) Metonímia, pois a parte (os fios e o prego) sugere o todo (os quadros, a exposição).

31 P. 140 Exercício 5 a) Uma das pirâmides do Egito. b) É possível identificar duas metonímias: a primeira, no triângulo, sugere uma das pirâmides do Egito; a segunda, na pirâmide, sugere o país, o Egito.

32

Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente.

Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente. Uso de palavras e expressões no sentido figurado ou de maneira diferente. Recurso que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem. Geralmente não é possível transportar para

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves FIGURAS DE LINGUAGEM Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, deixa-nos

Leia mais

Linguagem figurada. É um recurso que facilita ou promove nossa criatividade lingüística.

Linguagem figurada. É um recurso que facilita ou promove nossa criatividade lingüística. Linguagem figurada É um recurso que facilita ou promove nossa criatividade lingüística. Serve, assim, para atribuir novo tom ao pensamento, dando-lhe mais vigor, trazendo mais colorido e graça à nossa

Leia mais

Perceba que, nesses exemplos, as palavras chave e quente ganharam novos sentidos, sugerindo a ideia de forma indireta, e não como se encontram nos

Perceba que, nesses exemplos, as palavras chave e quente ganharam novos sentidos, sugerindo a ideia de forma indireta, e não como se encontram nos Perceba que, nesses exemplos, as palavras chave e quente ganharam novos sentidos, sugerindo a ideia de forma indireta, e não como se encontram nos dicionários. Nesse caso, dizemos que ocorre subjetividade,

Leia mais

PÁSSAROS E ÁRVORES que o poeta remata com uma referência ao coração

PÁSSAROS E ÁRVORES que o poeta remata com uma referência ao coração andré garcia & raquel simas ALGUMAS PROPOSIÇÕES COM PÁSSAROS E ÁRVORES que o poeta remata com uma referência ao coração Os pássaros nascem na ponta das árvores As árvores que eu vejo em vez de frutos dão

Leia mais

Textos literários e não literários

Textos literários e não literários ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO PROVÍNCIA DO PARANÁ Colégio Madre Clélia Textos literários e não literários Prof. Eliana Martens 1ºEM Linguagem não literária A linguagem não literária é a utilizada com o seu sentido

Leia mais

Figuras de. Linguagem. por Marcelo Spalding

Figuras de. Linguagem. por Marcelo Spalding Figuras de Linguagem por Marcelo Spalding Figuras de linguagem são estratégias/recursos que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas

Leia mais

Saúde www.teachingforafrica.com página 1

Saúde www.teachingforafrica.com página 1 Saúde www.teachingforafrica.com página 1. Trazido por Every Child Ministries Uma ONG cristã trazendo esperança as crianças esquecidas da Africa Porque as crianças são os grandes recursos de qualquer nação

Leia mais

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann Aula 4 - professor Rafael Hoffmann Harmonia e proporção Quando o designer planeja o espaço em que vai distribuir sua composição, procura critérios que resultem num arranjo harmonizado agradável, atraente,

Leia mais

FIGURA DEFINIÇÃO EXEMPLO. Analogia explícita (com conectivo) elemento por outro relacionado. Aproximação de

FIGURA DEFINIÇÃO EXEMPLO. Analogia explícita (com conectivo) elemento por outro relacionado. Aproximação de FIGURA DEFINIÇÃO EXEMPLO Metáfora Analogia implícita (sem conectivo) Maria é uma flor. Nosso amor é uma chama. Meu coração é um balde derramado (F. Pessoa) Comparação Analogia explícita (com conectivo)

Leia mais

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO DIRETO Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO INDIRETO Precisa de um complemento

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano

Língua Portuguesa 9º ano Aula de Pronomes Moré: Hemerson Siqueira Pronomes Critério Semântico Sob o ponto de vista semântico, a classe de pronomes tem uma característica singular: trata-se de palavras quase vazias de significado.

Leia mais

Das rosas vem o amor E da flor a poesia, O homem que já amou Torna-se poeta durante o dia.

Das rosas vem o amor E da flor a poesia, O homem que já amou Torna-se poeta durante o dia. 1 Das rosas vem o amor E da flor a poesia, O homem que já amou Torna-se poeta durante o dia. 2 ... Os olhos do poeta é o coração... 3 Introdução:... O amor é como uma música lenta que tu pões para escutar

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Prezado (a) aluno(a): Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / / ENSINO: ( x ) Fundamental ( ) Médio SÉRIE: 8ª TURMA: TURNO: DISCIPLINA: MATEMEMÁTICA PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

Figuras de linguagem. 9º ano Profª Caroline Ferrari

Figuras de linguagem. 9º ano Profª Caroline Ferrari Figuras de linguagem 9º ano Profª Caroline Ferrari Sentido denotativo x conotativo Sentido denotativo: - Uso de um termo em seu sentido real, primeiro; - Termo presente no dicionário; - Palavra com significação

Leia mais

Substantivos sistematização. Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs.

Substantivos sistematização. Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs. Substantivos sistematização Atividade 1 1) ILUSTRE, nos retângulos, 5 substantivos concretos presentes na letra de uma música dos Titãs. Comida Titãs Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que?

Leia mais

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente:

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente: EAÍ, CARA? O que é que eu estou fazendo aqui? Quem é você? Você sabe muito bem quem Eu sou. É... Vai fundo, fala!... Deus? Viu? Não era tão difícil assim! Claro que Eu sou Deus. É assim que você Me imaginava,

Leia mais

RELATÓRIO DO PORTAL E REDES SOCIAIS DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO. www.cbhsaofrancisco.org.br APÊNDICE I

RELATÓRIO DO PORTAL E REDES SOCIAIS DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO. www.cbhsaofrancisco.org.br APÊNDICE I RELATÓRIO DO PORTAL E REDES SOCIAIS DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO www.cbhsaofrancisco.org.br APÊNDICE I CONTRATO DE GESTÃO Nº 014/ANA/2010 2015 Sumário Introdução... 3 Portal do

Leia mais

«A condução econômica» na formação e nos exames de condutores. IMTT, Lisboa, 20 de maio de 2009

«A condução econômica» na formação e nos exames de condutores. IMTT, Lisboa, 20 de maio de 2009 «A condução econômica» na formação e nos exames de condutores IMTT, Lisboa, 20 de maio de 2009 Conteúdo 1. O que é a condução econômica? 2. Quais são os benefícios potenciais? 3. Quais países usam a condução

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Colégio: Nome: nº Sem limite para crescer Professor(a): Turma: 7º ANO BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 2º Trimestre 1 Leia o poema a seguir: Receita de plantar uma árvore Bem cedinho quando a estrela

Leia mais

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido.

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2012/13 Cap1 Lógica pg 1 I- Lógica Informal Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Afirmação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. 72 /2012 A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA:

PROJETO DE LEI Nº. 72 /2012 A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA: PROJETO DE LEI Nº. 72 /2012 Institui a obrigatoriedade de instalação de Balanças do consumidor nos estabelecimentos comerciais, supermercados, mercearias, padarias e similares e dá outras providências.

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013 NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES Angela Jamal agosto/2013 Recorremos a um texto, quando temos alguma pretensão comunicativa e a queremos expressar (...) dessa forma, todo texto é a

Leia mais

Lição de casa: Vamos imaginar a viagem dos portugueses ao Brasil

Lição de casa: Vamos imaginar a viagem dos portugueses ao Brasil 1. Imagine que você é o capitão da frota de caravelas que chegou ao Brasil em 1500. Como todo capitão, você deve fazer um diário de bordo, no qual deverá anotar os fatos mais importantes ocorridos durante

Leia mais

Problemas de Fluxos em Redes

Problemas de Fluxos em Redes Problemas de Fluxos em Redes O problema da distribuição de frigoríficos Um fabricante de frigoríficos tem fábricas, de onde abastece clientes (distribuidores). No início de cada mês recebe de cada cliente

Leia mais

8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR?

8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR? 8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR? Na última vez em que falei com você, disse tão claro quanto me foi possível, através da mente de meu Canal: QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR, CRESCER E CRIAR A CORAGEM DE ABANDONAR

Leia mais

CADERNO DE INTERVENÇÃO EM DISFONIA INFANTIL. Diz a Vozinha. Lia Cancela Ilustrado por: Soraia Sòl

CADERNO DE INTERVENÇÃO EM DISFONIA INFANTIL. Diz a Vozinha. Lia Cancela Ilustrado por: Soraia Sòl CADERNO DE INTERVENÇÃO EM DISFONIA INFANTIL Diz a Vozinha Lia Cancela Ilustrado por: Soraia Sòl Índice 1 - Consciencialização de comportamentos de saúde vocal Oh vozinha quem é o terapeuta da fala? Oh

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO PREENCHA O CALENDÁRIO ABAIXO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO AGORA, RESPONDA: A) QUANTOS DIAS TÊM NO MÊS? B) QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU O MÊS? C) QUE DIA DA SEMANA TERMINOU O MÊS?

Leia mais

A leitura inspira, transforma e abre horizontes

A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura é uma janela voltada para o infinito de descobertas e compreensão sobre o mundo. A formação do leitor se dá de forma contínua: a toda hora nascem

Leia mais

http://www.brasilescola.com/gramatica/formacao-modo-imperativo.htm

http://www.brasilescola.com/gramatica/formacao-modo-imperativo.htm http://www.brasilescola.com/gramatica/formacao-modo-imperativo.htm * São muito comuns nos gêneros textuais, cuja finalidade é estimular o interlocutor a realizar certas ações ou orientá-lo quanto a procedimentos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ARTE COMO HOBBY E DA ARTETERAPIA, NA 3ª IDADE

A IMPORTÂNCIA DA ARTE COMO HOBBY E DA ARTETERAPIA, NA 3ª IDADE UCAM PRÓ- REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS INSTITUTO DE PESQUISAS SÓCIO-PEDAGÓGICAS CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ARTETERAPIA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE PROJETO

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Matemática

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Matemática Desafio de Matemática 3 ano EF 2D 2014 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2014 Matemática Direção: Ano: 3 Ef 1. Em uma sala de aula, a professora realizou uma pesquisa

Leia mais

Regimes de sentido. Figuras de linguagem. Figuras de linguagem. Figuras de palavra. Figuras de palavra

Regimes de sentido. Figuras de linguagem. Figuras de linguagem. Figuras de palavra. Figuras de palavra Regimes de sentido Denotação: sentido literal Exemplos: O clima no litoral é ameno. João abriu a porta. Conotação: sentido figurado Exemplos: O clima na reunião estava tenso. João é uma porta. 2 Figuras

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015. PROFESSOR: Vinícius Camargo. ALUNO(a): LISTA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

GOIÂNIA, / / 2015. PROFESSOR: Vinícius Camargo. ALUNO(a): LISTA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Vinícius Camargo DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 6º ano ALUNO(a): LISTA DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL No Anhanguera você é + Enem 1. Luciano nasceu em 1972 e tem um irmão 7 anos mais

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª JEANNE ARAÚJO

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª JEANNE ARAÚJO EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª JEANNE ARAÚJO ÁREA DO CONHECIMENTO Linguagens Matemática 2 TEMA 2º Bimestre Cotidiano de Convivência, Trabalho e Lazer 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 60 Conteúdos

Leia mais

NotícIA. Um Jornal para filosofar. E como março é o mês das mulheres, nada mais justo que homenageá-las!

NotícIA. Um Jornal para filosofar. E como março é o mês das mulheres, nada mais justo que homenageá-las! NotícIA Um Jornal para filosofar. Bianca, Elisa, Gabriela, Rafaela, Jéssica e Paula 2º A 1ª Edição E como março é o mês das mulheres, nada mais justo que homenageá-las! 1 Alma de Mulher Nada mais contraditório

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO IDOSO - WHOQOL OLD

QUALIDADE DE VIDA NO IDOSO - WHOQOL OLD QUALIDADE DE VIDA NO IDOSO - WHOQOL OLD Por favor, tenha em mente os seus valores, esperanças, prazeres e preocupações. Pedimos que pense na sua vida nas duas últimas semanas. As seguintes questões perguntam

Leia mais

Nome: Sexo: ( )F ( )M. 1. Você cursou ou cursa Inglês em uma escola de idiomas ou com professor particular? Sim ( ) Não ( )

Nome: Sexo: ( )F ( )M. 1. Você cursou ou cursa Inglês em uma escola de idiomas ou com professor particular? Sim ( ) Não ( ) 1º Questionário para coleta de dados Nome: Sexo: ( )F ( )M 1. Você cursou ou cursa Inglês em uma escola de idiomas ou com professor particular? Sim ( ) Não ( ) 2. Por quanto tempo? Menos de 1 ano ( ) Entre

Leia mais

Preciso Crer De Ludimila de Oliveira Cardoso

Preciso Crer De Ludimila de Oliveira Cardoso Preciso Crer De Ludimila de Oliveira Cardoso Às vezes tudo parece tão claro, Às vezes tudo parece confuso. Pensamentos, atitudes, fatos se confundem Razão e emoção. Tantas dúvidas, incertezas, medos, ansiedade,

Leia mais

AULA 01/16 + + Educação para o Trânsito - 4º Ano. 1) Quais são os elementos do trânsito? R: 2) Qual é o elemento mais importante do trânsito?

AULA 01/16 + + Educação para o Trânsito - 4º Ano. 1) Quais são os elementos do trânsito? R: 2) Qual é o elemento mais importante do trânsito? 1) Quais são os elementos do trânsito? R: 2) Qual é o elemento mais importante do trânsito? R: 3) Quais os dois grandes grupos de tipos de vias? R: 4) O que é via urbana? R: UL 01/16 + + 5) O que é via

Leia mais

LISTA RECUPERAÇÃO PARALELA UNIDADE I

LISTA RECUPERAÇÃO PARALELA UNIDADE I Aluno(a) Turma N o Série 8 a Ensino Médio Data / / 06 Matéria Português Professor Rogério Mensagem: LISTA RECUPERAÇÃO PARALELA UNIDADE I Veja Não diga que a canção está perdida Tenha em fé em Deus, tenha

Leia mais

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você Olá, amiguinho, Como é bom estarmos juntos novamente! Neste trimestre, teremos muitas novidades para você. Você descobrirá, lendo as primeiras histórias desta revista, que Deus nos deu um livro muito especial

Leia mais

Conhecendo o Aluno com Deficiência Física

Conhecendo o Aluno com Deficiência Física I - [FICHA DE AVALIAÇÃO SOBRE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA] Usar letra de forma É importante considerarmos que o aluno com deficiência física da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro possui características

Leia mais

Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook

Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook Webinar: 3 pilares do sucesso do seu negócio no Facebook Pilares das Mídias Sociais Não importa o que você vende, mas como você posiciona e entrega isso Camila Porto 2 3 pilares do sucesso nas mídias sociais

Leia mais

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS Professor Marlos Pires Gonçalves 1 TEXTUALIDADE Conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases. Em um texto,

Leia mais

Auto estima e sua relação com a aprendizagem

Auto estima e sua relação com a aprendizagem Auto estima e sua relação com a aprendizagem Fonte: shutterstock.com O mundo é dos vencedores Só se dá bem quem vence Pode mais quem tem mais O que desejamos para o futuro dos nossos alunos? Aspirações

Leia mais

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Habilidades: Reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações Valorizar a

Leia mais

Mensagem de Kuthumi para o Mês de Maio

Mensagem de Kuthumi para o Mês de Maio Mensagem de Kuthumi para o Mês de Maio Eu sou Kuthumi! Dá-me uma grande alegria estar hoje aqui e passar esta mensagem para toda a humanidade. Este mês de maio, como vocês o chamam na Terra, é um mês muito

Leia mais

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO t Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software ESTADO DE GOIÁS MUNICÍPIO DE PLANALTINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JARDIM PAQUETÁ CÓDIGO DA ESCOLA (INEP) 52073297 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Meu Guia. Pamella Padilha

Meu Guia. Pamella Padilha Meu Guia Pamella Padilha Meu Guia Sentir se confiante (postura na coluna) para falar, pensar, agir, olhar. Posso olhar e falar com qualquer pessoa, desde o mendigo até a pessoa mais linda do mundo, ter

Leia mais

COMUNICAÇÃO VISUAl NOMES VISUAIS MEU SINAL. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.

COMUNICAÇÃO VISUAl NOMES VISUAIS MEU SINAL. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com. COMUNICAÇÃO VISUAl NOMES VISUAIS MEU SINAL h e l o i r e u m e u m i n h a 9 MEU SINAL s u e l i 10 e l a *Ilustração: IESDE Brasil S.A. 11 MEU SINAL j e f f e r s o n 12 e l e *Ilustração: IESDE Brasil

Leia mais

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas Problemas de 3 pontos 1. Qual letra do quadro ao lado não está na palavra LAGOA? (A) B (B) L (C) G (D) N (E) O 1. Alternativa D A letra N não aparece

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO POEMA (7º ANO) Professora Jana Soggia

LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO POEMA (7º ANO) Professora Jana Soggia LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO POEMA (7º ANO) Professora Jana Soggia Características do Gênero Textual Texto construído por versos (cada linha do poema) O conjunto de versos forma a estrofe Explora a sonoridade

Leia mais

Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil

Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil Enviado por DA REDAÇÃO 15-Abr-2015 PQN - O Portal da Comunicação Um estudo inédito realizado pelo Serviço

Leia mais

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000%

O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% O Segredo De Como colocar links externos no Youtube e Aumentar sua taxa de conversão em 1000% Oferecido por Clube Ganhar Dinheiro Com Blog Termos e Condições Aviso Legal O escritor esforçou-se para ser

Leia mais

Funções da linguagem e elementos de comunicação

Funções da linguagem e elementos de comunicação Funções da linguagem e elementos de comunicação Elementos de comunicação: são todos os elementos que estão presentes no ato de comunicação. Há vários autores que falam sobre o tema, modificando os seus

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia. Nome: Turma: ARTE INDÍGENA

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia. Nome: Turma: ARTE INDÍGENA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia Nome: Turma: ARTE INDÍGENA Qual é a origem dos índios? Existe uma lenda indígena que conta que o Criador, cujo coração

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES DO 3º PERÍODO 1º ANO / MANHÃ

ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES DO 3º PERÍODO 1º ANO / MANHÃ ROTEIRO DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES DO 3º PERÍODO 1º ANO / MANHÃ INTERPRETAÇÃO TEXTUAL; SEPARAÇÃO SILÁBICA; PADRÕES SILÁBICOS: R, RR, S, SS, OR, AS, CI, GI, OL, NA, AM, QUA, QUI PÁGS. 124 A 175. OS MEIOS

Leia mais

Eletrônica: conceitos básicos

Eletrônica: conceitos básicos Eletrônica: conceitos básicos A UU L AL A Você já sabe que sem eletricidade não há automação. Ela está presente no acionamento (motores elétricos), no sensoriamento e mesmo nas bombas hidráulicas e nos

Leia mais

REGULAMENTO DA EXPOMORTÁGUA FLORESTA, ENERGIA, AMBIENTE & TURISMO. A floresta desempenha um papel de relevo na economia e sustentabilidade da vida do

REGULAMENTO DA EXPOMORTÁGUA FLORESTA, ENERGIA, AMBIENTE & TURISMO. A floresta desempenha um papel de relevo na economia e sustentabilidade da vida do REGULAMENTO DA EXPOMORTÁGUA FLORESTA, ENERGIA, AMBIENTE & TURISMO NOTA JUSTIFICATIVA A floresta desempenha um papel de relevo na economia e sustentabilidade da vida do Concelho. Por forma a potenciar,

Leia mais

Olhe! Que parque agradável! Verdade!! É um ótimo lugar!!! Billy está feliz no balanço! Sally e Fred estão tendo um ótimo momento no carrossel!!!

Olhe! Que parque agradável! Verdade!! É um ótimo lugar!!! Billy está feliz no balanço! Sally e Fred estão tendo um ótimo momento no carrossel!!! Língua Inglesa 2 o ano Unidade 1 No parque com minha família Introdução Onde eles estão brincando? Há uma bicicleta Onde está...? Unidade 2 Uma família Introdução Quantos anos você tem? Ele está feliz

Leia mais

Aula 36.1 Conteúdos: Período simples e composto; Coordenação LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 36.1 Conteúdos: Período simples e composto; Coordenação LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 36.1 Conteúdos: Período simples e composto; Coordenação 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Reconhecer

Leia mais

MARKETING INSTITUCIONAL. Prof. Daciane de Oliveira Silva

MARKETING INSTITUCIONAL. Prof. Daciane de Oliveira Silva MARKETING INSTITUCIONAL Prof. Daciane de Oliveira Silva Funções :Marketing Comercial e Marketing Institucional O QUE É MARKETING INSTITUCIONAL? Visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos stakeholders

Leia mais

Revisão sujeito e predicado. Prof.ª Lucimar

Revisão sujeito e predicado. Prof.ª Lucimar Revisão sujeito e predicado Prof.ª Lucimar Tipos de sujeito Sujeito Simples: possui apenas um núcleo e este vem escrito. Exemplos: - Deus é perfeito! Sujeito simples Deus Núcleo do sujeito simples Deus

Leia mais

10 Maneiras De Escrever Anúncios Mais Eficazes

10 Maneiras De Escrever Anúncios Mais Eficazes 2011-10 Maneiras De Escrever Anúncios Mais Eficazes http://zip.net/brjjtv 10 Maneiras De Escrever Anúncios Mais Eficazes Trazido Até Si Por Wagner Jorge HTTP://www.aumentedindin.blogspot.com2011-10 Maneiras

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS S CAIXA DOS CONTOS Construindo um texto coletivo... Em uma caixa fechada são colocados vários objetos de modo que contemple o número de alunos da sala de aula. Os objetos devem ser retirados, de modo aleatório,

Leia mais

Modelo de Dividendos Descontados

Modelo de Dividendos Descontados Modelo de Dividendos Descontados Ao comprar uma ação, um investidor espera receber dois tipos de FC: dividendos e valorização no preço A valorização no preço da ação é intrinsecamente determinada pelos

Leia mais

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 7.2 Conteúdo: Funções sintáticas dos pronomes relativos. 7.2 Habilidades: Aprender a classificar e identificar as funções sintáticas dos pronomes

Leia mais

Medida de ângulos. Há muitas situações em que uma pequena

Medida de ângulos. Há muitas situações em que uma pequena A UUL AL A Medida de ângulos Há muitas situações em que uma pequena mudança de ângulo causa grandes modificações no resultado final. Veja alguns casos nos quais a precisão dos ângulos é fundamental: Introdução

Leia mais

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Medidas de Tendência Central Introdução Média Aritmética Moda Mediana Introdução A maioria dos dados apresenta uma tendência de se concentrar em torno de um ponto central Portanto, é possível selecionar

Leia mais

O primeiro passo fundamental é

O primeiro passo fundamental é 1 3 PASSOS FUNDAMENTAIS PRA VOCÊ RECOMEÇAR SUA VIDA E LIDAR COM SUA NOVA REALIDADE Foi pensando em como eu posso te ajudar a dar os primeiros passos hoje, agora, a partir desse momento que eu resolvi colocar

Leia mais

Curso Básico de Fotografia Científica

Curso Básico de Fotografia Científica Curso Básico de Fotografia Científica INTRODUÇÃO -A palavra fotografia vem do Grego e significa escrever com a luz. -A luz é o elemento mais importante, aliada a outros elementos como: o assunto, a câmera,

Leia mais

O PENSAMENTO ALGÉBRICO

O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOME: ANO: 8º ENSINO: FUNDAMENTAL TURMA: DATA: / / PROF(ª): GREGORIO TOMAS GONZAGA LÓGICA E MATEMÁTICA - APOSTILA (2º BIMESTRE) IMPORTANTE 1 Organize-se, guardando cada lista de exercícios que receber

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHO E REDACÇÃO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1.

REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHO E REDACÇÃO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL. Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1. REGULAMENTO DO CONCURSO DE DESENHO E REDACÇÃO DO MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA E REINSERÇÃO SOCIAL Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (Objecto) O presente Regulamento tem por objecto o estabelecimento

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * conhecer os elementos básicos que compõe

Leia mais

Colégio Ressurreição PORTUGUÊS

Colégio Ressurreição PORTUGUÊS Sentido Denotativo e Sentido Conotativo - Sentido Denotativo :- significação básica de um termo, considerando-se a informação que ele traz em seu referencial. Ex.: amásio / amante / companheiro - tem a

Leia mais

Operações relacionais e Álgebra relacional

Operações relacionais e Álgebra relacional Introdução A discussão sobre algumas operações básicas de álgebra relacional realizada a seguir considera um banco de dados composto pelas seguintes relações: funcionário (NrMatric, NmFunc, DtAdm, Sexo,

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional Cálculo proposicional Proposição Proposições são sentenças afirmativas declarativas que não sejam ambígüas e que possuem a propriedade de serem ou verdadeiras ou falsas, mas não ambas. Exemplos:. Gatos

Leia mais

Professor Paulo Alexandre

Professor Paulo Alexandre Professor Paulo Alexandre O conteúdo dos slides a seguir foi baseado em um percurso didático para dinamizar o processo de explicação do conteúdo em sala de aula. Trata-se de um recorte teórico e aprofundado

Leia mais

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas.

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas. OITAVA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco Período Composto 1.Orações Subordinadas Adjetivas. 2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos

Leia mais

Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer Ano letivo 2015/16 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade: 9º ano

Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer Ano letivo 2015/16 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade: 9º ano Informação DA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica, Pêro de Alenquer Ano letivo 0/6 Código:6 Disciplina: Educação Física, prova escrita e prática Ano de escolaridade:

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 SUMÁRIO 01-) Barra de Ferramentas do Excel... 2 02-) Planilha... 3 a-) Linha... 3 b-) Coluna... 3 c-) Célula... 4 d-) Movimentando-se pela planilha... 4 e-) Tamanho da

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

Matemática Ficha de Trabalho Equações

Matemática Ficha de Trabalho Equações Matemática Ficha de Trabalho Equações 7ºano. Considera a equação: 4 + b = b + 8. Indique: a) A incógnita b) O º membro c) O º membro d) Os termos do º membro e) Os termos do º membro f) Verifica se e 7

Leia mais

Organização da informação: proximidade e afastamento no texto sobre o

Organização da informação: proximidade e afastamento no texto sobre o Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa B Tema: Organização da informação: proximidade e afastamento no Texto sobre o Museu do amanhã Aluno: Maykon dos Santos Marinho 1. Resumo Organização da

Leia mais

Jackson do Pandeiro Roteiro de curta metragem de Ana Beatriz Santos da Silva

Jackson do Pandeiro Roteiro de curta metragem de Ana Beatriz Santos da Silva Jackson do Pandeiro Roteiro de curta metragem de Ana Beatriz Santos da Silva #1 EXT. DIA Panorâmica de baixo para cima mostrando um quintal cheio de galinhas e entulhos. A câmera pára, focando uma menina

Leia mais

OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO

OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO Comparo e classifico as plantas segundo alguns critérios. Desde sempre o homem tomou consciência da variedade de plantas que o rodeavam e sentiu necessidade de as reunir

Leia mais

Elaborado por Undime Goiás http://go.undime.org.br

Elaborado por Undime Goiás http://go.undime.org.br http://basenacionalcomum.mec.gov.br Neste portal, você pode conhecer a proposta de BNC que foi elaborada por 116 especialistas de 35 IES de nosso país Pode também interagir com o documento preliminar da

Leia mais

Paradigmas da Teoria da Comunicação

Paradigmas da Teoria da Comunicação Paradigmas da Teoria da Comunicação 1 Semiologia O que é signo? Os signos são entidades centrais e importantes quando tratamos de qualquer linguagem de comunicação. Eles estão presentes na física, na biologia,

Leia mais

Produtos de Ingressos disponiveís para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Produtos de Ingressos disponiveís para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 1. Quais tipos de Ingressos estão disponíveis para o público geral? Haverá três tipos de Ingressos disponíveis para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Ingressos Individuais: São Ingressos para uma Partida

Leia mais

A Arte de fazer Apelos

A Arte de fazer Apelos A Arte de fazer Apelos Não despedirá a congregação sem apresentar-lhe a Jesus Cristo, único refúgio do pecador, fazendo veementes apelos que cheguem ao coração dos ouvintes. E.V. 280 Como levar pessoas

Leia mais

Caixa de Música. Peça-me todas as músicas. Que você quiser. Eu cantarei pra você, Cada música. Com amor e carinho, Que você merece.

Caixa de Música. Peça-me todas as músicas. Que você quiser. Eu cantarei pra você, Cada música. Com amor e carinho, Que você merece. Caixa de Música Peça-me todas as músicas Que você quiser. Eu cantarei pra você, Cada música Com amor e carinho, Que você merece. Enquanto você aperta seus pés Sobre os meus, para te relaxar. Quero ser

Leia mais

Gênero discursivo: Crônicas. Professora Katiuscia

Gênero discursivo: Crônicas. Professora Katiuscia Gênero discursivo: Crônicas Professora Katiuscia Crônica A crônica é um gênero literário que, a princípio, era um "relato cronológico dos fatos sucedidos em qualquer lugar"1, isto é, uma narração de episódios

Leia mais

UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO

UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO UM POUCO MAIS DE FORMATAÇÃO Ao digitar os dados na planilha abaixo, observamos que o conteúdo da célula B5 ultrapassa seus limites invadindo os campos das células C5 e D5. Observe que na barra de fórmulas

Leia mais

Comunicações Organizacionais

Comunicações Organizacionais Comunicações Organizacionais Ideia geral Estabelecer diálogos entre diversos níveis hierárquicos a fim de promover o bom funcionamento organizacional. Objetivos Explicitar o que são comunicações organizacionais.

Leia mais

Atividades: Distância entre dois pontos e ponto médio

Atividades: Distância entre dois pontos e ponto médio Atividades: Distância entre dois pontos e ponto médio Você já deve ter se perguntado: Por que estudar Matemática? Para que serve isso? Outros de vocês, talvez, nunca se perguntaram isso, apenas estudam

Leia mais