PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP Valéria Cabral Silvia Pasini Elisabeth Gomes Martin Rosana Vittori

2 2 Painel 06/024 Como transformar funcionários em agentes de inovação PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP Valéria Cabral Silvia Pasini Elisabeth Gomes Martin Rosana Vittori RESUMO A Estação Conhecimento é uma rede social com acesso externo e independente da rede corporativa interna da empresa. Foi desenvolvida para incentivar o compartilhamento e disseminação de informações e conhecimentos, facilitando a conexão e oferecendo espaço e ferramentas para a criação e intercâmbio de ideias e visões sobre assuntos gerais e profissionais. Aderente aos princípios norteadores de Gestão do Conhecimento: formação continuada, autoaprendizagem, conectividade interpessoal, colaboração, construção do conhecimento, pesquisa e inovação, esse projeto recém implantado, encontra-se na sua 1ª fase, com previsão de saltos evolutivos periódicos, compatíveis com o estágio de aculturação da empresa no uso da ferramenta de comunicação online. O toque inovador da Estação Conhecimento é a sua abertura e sua porosidade, fomentando interações espontâneas, horizontais e não hierárquicas, ou seja ligações sociais promovidas a partir da identidade. Palavras-chave: Rede social corporativa. Gestão do conhecimento. Inovação. Democratização da informação.

3 3 1 INTRODUÇÃO A promulgação do decreto nº , de 21 de janeiro de 2009 que Institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, a Política de Gestão do Conhecimento e Inovação e dá providências correlatas, impulsionou a Gerência de Recursos Humanos do Metrô a constituir Comissão de Gestão do Conhecimento e Inovação. Essa comissão tem como objetivos: identificar, promover e avaliar projetos voltados à gestão do conhecimento e inovação nos termos do citado decreto; estimular práticas inovadoras e a cultura colaborativa; promover ações dos empregados e divulgar as ações adotadas. Surgiu assim a ideia da implementação de uma rede social corporativa - a Estação Conhecimento. Para sua concepção e construção a comissão buscou a parceria com profissionais representantes de diversas áreas da Companhia que partilhavam da mesma crença e motivação para criar essa ferramenta de Gestão do Conhecimento. Esse processo constituiu exercício de aprendizagem ativa de compartilhamento, conexão e entrosamento das várias visões da equipe multidisciplinar participante do projeto, a partir do que se delineou uma rede social compatível com a cultura, possibilidades de adesão e veiculação imediata na empresa, dosando sempre ousadia e equilíbrio, em etapas de avanço sucessivas para a conquista de um espaço coletivo de comunicação, transformador, útil e prazeroso. Esse espaço de desenvolvimento trouxe também uma possibilidade autêntica de transformar o conhecimento tácito em explícito, num ambiente amigável, espontâneo e permissivo à prática do livre pensar. A Estação Conhecimento possibilita a criação de grupos de discussões sobre assuntos variados; a postagem, a divulgação e a pesquisa de trabalhos diversos elaborados por metroviários e, atualmente em fase de aplicação piloto, módulos de ensino a distância (EAD) que propiciarão o desenvolvimento dos empregados, sem necessidade de deslocamentos para salas de aula, incentivando o autodesenvolvimento.

4 4 O compartilhamento de fotos e vídeos fazem parte do ambiente da Estação que veicula também cursos online gratuitos e bem avaliados de mercado, além de outros programas já implantados na empresa, a exemplo do Programa de Instituições de Ensino Conveniadas que tem como objetivo promover condições facilitadoras para a formação e educação continuada, por livre escolha do empregado, a partir de parcerias que proporcionam descontos para metroviários e dependentes. A Estação Conhecimento democratiza a informação e abre um canal direto de relacionamento entre profissionais, isento de hierarquia. O conhecimento tecnológico e institucional da empresa tem destaque especial nessa rede social que atua promovendo a respectiva divulgação, enfatizando os objetivos, a finalidade e a aplicação. O Portal Memória é um exemplo dessa possibilidade, ou seja, os profissionais conectados à Estação Conhecimento tem a oportunidade de conhecer o acervo do Metrô que foi criado ao longo de sua construção e da história da cidade de São Paulo entendendo que uma história faz parte da outra. 2 DESENVOLVIMENTO Entre os vários menus disponíveis na Estação Conhecimento estão: 2.1 Início Esse menu gerencia as atividades da Estação Conhecimento, mostrando a movimentação mais atual, como: postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão; artigos postados; usuários que estão online; além dos módulos: NO TWITTER com as últimas atualizações do twitter oficial do Metrô; EVENTOS que divulga eventos internos e externos à Companhia, sendo possível a realização de inscrição em eventos internos; e MEMBROS, onde é possível localizar usuários cadastrados. Baners rotativos chamam atenção para os espaços de interação ou para o que se deseja colocar em destaque.

5 5

6 6 2.2 Usuários Mostra a página pessoal do usuário com perfil, amigos, álbum de fotos e vídeos, área em que está lotado na empresa etc. 2.3 Itinerário Informações sobre programas de desenvolvimento da Companhia, instituições de ensino credenciadas que fornecem descontos aos metroviários e dependentes, cursos gratuitos de EAD, além de miniportais com conteúdo de abrangência vertical, como o Portal do Gestor e o PMO.

7 7 2.4 Plataforma Acesso aos grupos de discussão e sua distribuição pelas várias categorias, sendo possível juntar-se a um(ns) grupo(s) de interesse. No caso dos grupos privados, existe a necessidade de liberação da participação pelo moderador do grupo.

8 8

9 9 No Anexo 1 é possível conhecer os temas criados espontaneamente e o número de profissionais que se uniram aos grupos. 2.5 Embarque Já Acesso à produção intelectual metroviária: trabalhos de conclusão de curso; apresentações realizadas no Programa de Inteligência Corporativa; publicações técnicas; repasses em congressos, seminários; etc.

10 Mapa dos Arredores Compartilhamento de material multimídia artigos e matérias diversas, fotos, vídeos, links, etc que se relacionem ou enriqueçam os temas atuais à Cia. do Metrô.

11 Posso Ajudar? Informações sobre o conteúdo dos espaços de interação e FAQs acerca de dúvidas recorrentes na Estação Conhecimento.

12 12 Ao acessar a rede pela primeira vez, é necessário preencher cadastro. O objetivo é obter um banco de talentos, uma vez que o profissional é convidado a informar quais são suas habilidades, seus interesses e seus hobbies. Ao final do cadastro, o profissional conhece e aceita os termos e condições de uso. A Estação Conhecimento operou em ambiente de teste por 18 meses. Durante esse período foi sendo formado conteúdo para sua inauguração e também melhorias foram sendo implementadas, com a contribuição de 30 profissionais que fizeram parte do projeto inicial. A abertura oficial para todos os metroviários aconteceu no dia 28 de fevereiro de Para o seu lançamento foi veiculada campanha de divulgação na empresa que aconteceu em 4 fases: 1ª Fase: teaser Técnica utilizada, muitas vezes como um dos recursos iniciais de uma campanha publicitária. Através de uma pequena peça, veiculada por qualquer mídia publicitária, seja em rádios, jornais, revistas, "outdoors", televisão, internet ou outros meios, procura-se levar o público alvo a interrogar-se sobre a mensagem que pretende ser passada, interessando-se pela continuação do tema. Posteriormente, na continuação da campanha, o assunto é esclarecido. Foram veiculados durante os 15 dias que antecederam o lançamento oficial da Estação Conhecimento. Para as 2ª e 3ª Fases foram escolhidos 3 modelos de leiaute publicitário, utilizados alternadamente. 2ª Fase 1º disparo: modelo 1 de baner eletrônico, mail marketing e cartaz jornal mural; 3ª Fase 2º e 3º disparos: modelos 2 e 3 de baner eletrônicos, mail marketing e cartaz jornal mural; 8 totens bluetooth nas portarias de edifícios e algumas estações; 4ª Fase: Divulgação de 6 vídeos, 1 a cada 2 semanas, contendo depoimento de profissionais que já estavam acessando a Estação Conhecimento durante a fase de testes com o slogan: CONHECIMENTO É ASSIM: QUANTO MAIS VOCÊ DIVIDE, MAIS ELE SE MULTIPLICA.

13 13 A adesão voluntária dos profissionais foi muito positiva. No final do primeiro mês de funcionamento, 1697 empregados já estavam cadastrados. Os quadros a seguir retratam as movimentações da Estação nesse primeiro mês. Comunidade Quantidade Usuários Cadastrados 1697 Todas as Atividades realizadas - amizades; postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão etc Fotos postadas 1022 Vídeos postados 170 Grupos de Discussão criados, (distribuídos em 29 categorias) 27 Os 10 mais acessados Acessos Menu Itinerário - Educação a Distância - Cursos Gratuitos 334 Menu Itinerário - MBA de Excelência Gerencial do Metrô 249 Menu Embarque Já - Monotrilho: conheça a tecnologia que desembarca este ano no Metrô - 09/março/2012 Posso Ajudar? 173 Menu Mapa dos Arredores - Links 133 Menu Itinerário - Especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária 122 Menu Itinerário - PIC-Programa de Inteligência Corporativa 109 Menu Embarque Já - Business Intelligence - BI de Recursos Humanos: Sua Aplicação Estratégica na Companhia do Metrô Menu Embarque Já Trabalhos em RH 73 Menu Embarque Já - Impulsionando a Inovação no Metrô por Meio de Ferramentas de Idéias Atualmente, após um ano de funcionamento, a Estação Conhecimento conta com um crescimento representativo de usuários, além de provar a veracidade da frase A propaganda é que faz o negócio. No quadro Os 10 mais acessados a seguir - onde é possível observar a maior movimentação dos usuários pelos espaços de interação, notou-se um aumento de acessos nas atividades para as quais foi realizado maior investimento de divulgação.

14 14 Comunidade Quantidade Usuários Cadastrados 3130 Todas as Atividades realizadas - amizades; postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão etc Fotos postadas 3039 Vídeos postados 576 Grupos de Discussão criados, (distribuídos em 29 categorias) 228 Os 10 mais acessados Acessos Menu Itinerário - Educação a Distância - Cursos Gratuitos 449 Menu Embarque Já PIC-Programa de Inteliência Corporativa - Monotrilho: conheça a tecnologia que desembarca este ano no Metrô - 09/março/2012 Menu Itinerário Principais Programas - MBA de Excelência Gerencial do Metrô Menu Mapa dos Arredores - Links 314 Menu Itinerário - PIC - Programa de Inteligência Corporativa 282 Menu Itinerário Programa de Desenvolvimento da Liderança 272 Menu Itinerário - Especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária 230 Mapa dos Arredores - Estatísticas 225 Menu Mapa dos Arredores A Estação Conhecimento vídeo 179 Menu Posso Ajudar? CONCLUSÃO Entendendo a comunicabilidade como um movimento transformador, vivo e altamente renovável a Estação Conhecimento está em construção permanente para atender cada vez mais e melhor os seus participantes - no caso dessa metáfora podemos chamá-los de usuários. Os avanços e modificações são sempre analisados e formulados a partir das decisões do grupo multidisciplinar que a mantém em funcionamento e as próximas novidades a serem implantadas são:

15 15 Wikipédia de termos metroviários; funções para miniblogs; chat para possibilitar conversa em tempo real entre os usuários; TV minuto para divulgação de temas de interesses diversos; EAD gratuito para metroviários e seus familiares; Além disso, estão sendo observadas as lideranças naturais da Estação Conhecimento, visando a adequação do já constituído grupo de contrapartes que tem como papel fomentar e incentivar a participação ativa na Estação Conhecimento. Atualmente o grupo de contrapartes é formado por um representante de cada gerência. A expectativa é de avançar e explorar todas as possibilidades desse recurso tecnológico e a partir dele proporcionar, além da veiculação de informações e conhecimentos, educação a distância nas suas várias modalidades. Um outro avanço previsto é a abertura de acesso externo para exmetroviários, parceiros técnicos, pesquisadores de empresas do setor, instituições de ensino e pesquisa e, futuramente, comunidade de fornecedores. Outros movimentos estão em estudo, buscando evoluir e inovar a Estação Conhecimento sem perder de vista o seu foco em educação e cultura.

16 16 Anexo 1 Estação Conhecimento Categorias Grupos Moderadores Área Comunicação & Marketing Membros no Grupo Vamos falar sobre comunicação Aluisio Xavier Gibson GNG 75 Estive no Duas Vias e... Mídia Metrô Marcos Leodoro Borges Luciana Moreira Souza P 8 GNG 30 Direito & Legislação Direito do Trabalho Direito Penal Tiago Rodrigues de Castro Valéria Daniel dos Santos Padueli GRH 15 GSI 2 Educação a Distância Educação a Distância - Mitos e Flavio dos Santos GMT 21 Verdades Sapucaia EAD no Metrô Raquel Anderman GRH 49 Educação Continuada Escolas móveis SENAI Roberto Jun Matsumura GMT 8 Engenharia Tecnologia laser Scanning Segurança no seu Lar Eficiência Energética CAD - Computer Aid Design Confiabilidade e inovação tecnológica Francisco Maria Baptista Jose Florentino dos Santos Jr Jose Florentino dos Santos Jr José Caetano Scavuzzo Marcelo Sanches Turrini GCI 11 GMT 9 GMT 32 GMT 3 GMT 15 Gestão de Pessoas Gestão de Processos Gestão de Projetos Peer Coaching Aprendizagem em Flavio dos Santos parceria Sapucaia GMT 14 GEDEPE-Prática na gestão de Wellington Fonseca pessoas e equipes Dias GOP 21 LÍDER: de Herói à Vilão Carlos Antonio Alves GTI 18 Fabio Goncalves Gestão Documental GSI 15 Cavalcante Qualidade e Gestão de Processos GMT 19 Organizacionais Milton Kenji Kato Comando da Madrugada Igor Baria GMT 22 PMP & Gerenciamento de Projetos Sandra Regina Santos Dp Arruda GCS 30 Dia a Dia Projetizado Adilson de Oliveira GTI 28 Sandra Regina S. De Arruda GCS 10

17 17 Gestão do Conhecimento Forum GC&I Marcus Vinicius Higa da Silva GRH 29 Forum Técnico MTO Luiz Eduardo Argenton GMT 69 A Organização que Aprende Rosana Vittori GRH 24 Desenvolvimento ABI Juliana Thais Geraldo GMT 9 Consultorias de RH Elisabeth Gomes Martin GRH 22 Anarquismo Tecnológico Carlos Antonio Alves GTI 8 Neurociências: Aprendizagem e Claudia Ines Sallum Comportamento Hueb GRH 42 Estação em Movimento Marcus Vinicius Higa da Silva GRH 27 Operação Estações Cristina Ogata Hamamoto GOP 10 Professores Metroviários Carlos Augusto Dias de Faria GEO 19 Inovação TED - Ideias que merecem ser espalhadas Teletrabalho PIC - Programa de Inteligência Corporativa Metodologias ágeis X Metodologias tradicionais Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Exploração Comercial da Marca Metrô Silvia Regina Macedo Pasini Valeria Aparecida Cabral GRH 39 GRH 52 Raquel Anderman GRH 49 Carlos Antonio Alves GTI 13 Fernando Olivi Moreno GOP 1 Robinson Bertoldi GNG 55 Tecnologia Testes de Sistemas Eletrônicos Fabio Siqueira Netto GMT 1 Tecnologia da Informação Análise e Ponto de Função Carlos Antonio Alves GTI 9 AutoCad Luis Carlos Rodrigues GCI 10 BrOffice Fernando Olivi Moreno GOP 19 Engenharia de Software Robinson Rodrigo da S de Oliveira GMT 22 Escritórios Inteligentes Francisco Maria Baptista GCI 20 Fórum TI GMT Gilmario GMT 42 Implantação Tecnologia BIM Francisco Maria Baptista GCI 24 Redes/STD - Modernização Gilmario GMT 59 Trabalho Colaborativo Fernando Olivi Moreno GOP 11 Tecnologia de Transportes sobre Trilhos Alta Velocidade sobre Trilhos Neusi Fernandes a Vieira GRH 15

18 18 Velozes e Talentosos Artes e Cultura Contando Histórias Circuito Interlagos Celso Gajo GRH 1 Equipe Senna - Interlagos Ferrari Angela Luzia Bambam Soares Sandra Regina S Dp Arruda GE4 1 GCS 1 Aprendendo Outro Idioma Antonio Gomes de Souza GMT 56 Reciclando com Arte Pedro Rabello GMT 33 Biblioteca Metrô Neli Siqueira Daniel Abrantes Arnaut GSI 66 Música Danilo Martire Caciavilani P CMC 22 Cinema Diogo Vicente de O Amatuzzi GCE 52 Vitrola Marcus Vinicius Higa da Silva GRH 31 Talentos Metroviários Danilo Martite Caciavilani P CMC 30 Lituanos e Amigos do Metrô SP Igor Baria GMT 2 Animais no Metrô Creuza Hizuru Utsumi GRH 23 Fotografando nosso Metrô Carlos Alberto Loureiro GCI 31 Amantes da Leitura Alecio Hirano GMT 56 Espiritualidade Carlos Alberto Momose GLG 10 Religião e Espiritualidade Fernando dos Santos Monarca GTI 7 Rock & Vinyl Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 12 The Godfather Gerson Gonçalves da Silva Neto GPE 2 Diário do Cotidiano Taciana Chain GCP 27 GeekBoarding Fernando Olivi Moreno GOP 5 Off Topic Jorge Nagamachi GMT 2 Usuários: perguntas engraçadas reais Alexandre Romani GOP 28 Espaço & Planejamento Urbano Por uma cidade mais humana! Flavio Luiz Jabbur Ferreira GPI 29 Meio Ambiente & Sustentabilidade Meio Ambiente & Sustentabilidade Jorge Nagamachi GMT 31 Caminhadas Edison Aparecido C de Moraes GCE 14 Relatório de Sustentabilidade Ricardo Ferro Barbieri GMS 18 Práticas Sustentáveis no Metrô Ricardo Ferro Barbieri GMS 27

19 19 Memória do Metrô Metrô Memória Museu Metrô Marco Antonio Goncalves Marco Antonio Goncalves GSI 49 GSI 14 O usuário e a comunidade O Usuário Redes Sociais Fernando Olivi Moreno Fernando Olivi Moreno GOP 33 GOP 13 Projetos, Arquitetura e Construção Civil Arquitetura e Cidade Cristina Coleone Wolff GCI 17 Responsabilidade Social & Cidadania Saúde e Qualidade de Vida Voluntários do Metrô Wlademir Aguiar Piva GPF 19 Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Marcelo Fiammetti GMT 8 Luiza Cristina OVD 34 Saúde e Bem Estar Sapienza Ferreira Danilo Martire Artes Marciais Caciavilani P CMC 8 Metrus - Saúde e Previdência Nilson Alves da Silva GMT 22 Rosana Ribeiro da Gordinhos Silva GCT 12 Fernando Hiroshi Metroviários vegetarianos e afins Kishimoto GOP 10 Hobbies & Esportes Ciclismo Gustavo Signori Cruz GMT 9 Kartismo Bruno Alves Pinto GOP 2 Lucas Nascimento Pesca Neto GPF 5 Colecionadores de Miniaturas de Wilson Bandeira de carros Moura GCT 21 Universo de Quadrinhos Marvel & DC Carlos Antonio Alves GTI 19 Segurança da Informação A rede bloqueia Jorge Nagamachi GMT 5 Utilizando dispositivos móveis Redes Sociais: segurança e privacidade Direito Digital Henrique Norberto Burle Junior Henrique Norberto Burle Junior Henrique Norberto Burle Junior GAD 17 GAD 16 GAD 18 Segurança Segurança Pública Johnson Lins Rocha Barbosa GOP 8

20 20 Administração Geral Logística: Movimentação e Armazenagem de Materiais Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 11 Metrôs do Mundo Metrô de Londres Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 5 Contratos & Finanças atualizada em 15/02/2013

21 21 AUTORIA Valéria Cabral Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico: Silvia Pasini Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico: Elisabeth Gomes Martin Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico: Rosana Vittori Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico:

Próxima Parada Estação Conhecimento

Próxima Parada Estação Conhecimento Próxima Parada Estação Conhecimento Silvia Regina Macedo Pasini; Rosana Vittori Resumo A Estação Conhecimento é uma rede social com acesso externo e independente da rede corporativa interna da empresa.

Leia mais

Escola Secundária de S. Pedro do Sul (AESPS)

Escola Secundária de S. Pedro do Sul (AESPS) Sala B5 KFS ALEXANDRE DE ALMEIDA SILVA ALEXANDRE HENRIQUE DA ROCHA OLIVEIRA ALEXANDRE MIGUEL DE ALMEIDA PEREIRA ALEXANDRE SILVA FIGUEIREDO ANA CATARINA GOMES MOREIRA ANA CATARINA MARQUES GOMES ANA MARGARIDA

Leia mais

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016 13948 5 A 2.º Ciclo do Ensino Básico Ana Gabriela Pedro Fernandes Escola Básica n.º 2 de São Pedro do Sul 13933 5 A 2.º Ciclo do Ensino Básico Ana Júlia Capela Pinto Escola Básica n.º 2 de São Pedro do

Leia mais

LISTA DE CLASSIFICAÇÃO

LISTA DE CLASSIFICAÇÃO Administração de Empresas Regional: CACHOEIRA PAULISTA SUPERIOR 0074343-7 FLAVIO GONCALVES CHAGAS 233446448 35 58,33 1 Pág. 1 de 10 Administração de Empresas Regional: LORENA SUPERIOR 0026769-4 BRUNA BERNARDES

Leia mais

Thursday, October 18, 12

Thursday, October 18, 12 O Site Legado do IFP é uma comunidade online e global dos ex-bolsistas do programa. É um recurso e um lugar para você publicar notícias profissionais, recursos e teses para a comunidade global do IFP,

Leia mais

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 Cruz das Almas BA 2013 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO SELETIVO 2015 PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTO JURÍDICO DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO SELETIVO 2015 PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTO JURÍDICO DOUTORADO BANCA: D-01D LINHA DE PESQUISA: DIREITOS HUMANOS E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: FUNDAMENTAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E EFETIVIDADE ÁREA DE ESTUDO: DIREITO POLÍTICO SALA: 501 Carlos Athayde Valadares Viegas Ricardo

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 Universo TOTVS Fundada em 1983 6ª maior empresa de software (ERP) do mundo Líder em Software no Brasil e

Leia mais

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS)

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS) 1 MARKETING NAS REDES SOCIAIS Angela de Souza Brasil (Docente Esp. Faculdades Integradas de Três Carlos Henrique Cangussu Daniel Barbosa Maia Elisandra Inês Peirot Schneider Marcelo Da Silva Sivestre Tiago

Leia mais

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS

TURMA 10 H. CURSO PROFISSIONAL DE: Técnico de Multimédia RELAÇÃO DE ALUNOS Técnico de Multimédia 10 H 7536 Alberto Filipe Cardoso Pinto 7566 Ana Isabel Lomar Antunes 7567 Andreia Carine Ferreira Quintela 7537 Bruno Manuel Martins Castro 7538 Bruno Miguel Ferreira Bogas 5859 Bruno

Leia mais

1. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS GERAIS

1. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS GERAIS 1. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS GERAIS DIRIGENTES Reitor: Prof. Dr. José Rui Camargo Vice-reitor: Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan Pró-reitor de Administração: Prof. Dr. Francisco José Grandinetti Pró-reitor

Leia mais

Processo Seletivo Público Apex-Brasil ASII-07. Comunicado 04 Resultado Final 1ª Etapa - Análise Curricular 15/05/2014

Processo Seletivo Público Apex-Brasil ASII-07. Comunicado 04 Resultado Final 1ª Etapa - Análise Curricular 15/05/2014 Processo Seletivo Público Apex-Brasil ASII-07 Comunicado 04 Resultado Final 1ª Etapa - Análise Curricular 15/05/2014 INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 1ª ETAPA: de caráter eliminatório e classificatório A análise

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino

Corrida da Saúde. Infantis A - Feminino Corrida da Saúde Classificação geral do corta-mato, realizado no dia 23 de Dezembro de 2007, na Escola E.B. 2,3 de Valbom. Contou com a participação dos alunos do 4º ano e do 2º e 3º ciclos do Agrupamento

Leia mais

CURSO TURNO NOME DO ALUNO CLASSIFICAÇÃO STATUS ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA noturno ANA CLÁUDIA ARAUJO DA MOTA 0 Desclassificado ENGENHARIA

CURSO TURNO NOME DO ALUNO CLASSIFICAÇÃO STATUS ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA noturno ANA CLÁUDIA ARAUJO DA MOTA 0 Desclassificado ENGENHARIA CURSO TURNO NOME DO ALUNO CLASSIFICAÇÃO STATUS ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA noturno ANA CLÁUDIA ARAUJO DA MOTA 0 Desclassificado ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA noturno ANDRÊSSA CAIXETA SOUZA 0 Desclassificado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias Coordenação Acadêmica: Maria Elizabeth Pupe Johann 1 OBJETIVOS: Objetivo Geral: - Promover o desenvolvimento

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR/2012 - FUNEDI/UEMG - 25/01/2012 LISTAGEM DE CANDIDATOS APROVADOS - ORDEM ALFABÉTICA

CONCURSO VESTIBULAR/2012 - FUNEDI/UEMG - 25/01/2012 LISTAGEM DE CANDIDATOS APROVADOS - ORDEM ALFABÉTICA CONCURSO VESTIBULAR/0 - FUNEDI/UEMG - /0/0 00 ALINE APARECIDA GONÇALVES MOREIRA ALINE FERNANDA RIBEIRO ANDRADE 0 ALINE INES DE OLIVEIRA CAMPOS ALLAN EDUARDO DE SOUZA ANDRÉ FÁVERO SILVA 0 ARNALDO MESQUITA

Leia mais

Manual do Professor versão 2.0. FTD Sistema de Ensino

Manual do Professor versão 2.0. FTD Sistema de Ensino Manual do Professor versão 2.0 FTD Sistema de Ensino Plataforma Digital do FTD Sistema de Ensino Concepção Fernando Moraes Fonseca Jr Arquitetura e coordenação de desenvolvimento Rodrigo Orellana Arquitetura,

Leia mais

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR josuevitor16@gmail.com @josuevitor Marketing Digital Como usar a internet

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO 2014/1 ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA

PÓS-GRADUAÇÃO 2014/1 ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO 2014/1 ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA NOME TITULAÇÃO LINHA DE PESQUISA Alzirene de Vasconcelos Milhomem alzirene@anhanguera.edu.br alzirene.milhomem@terra.com.br DOUTORA Economia geral;

Leia mais

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016

Escola sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul Alunos Matriculados - 2015/2016 13008 10 E Técnico de Instalações Elétricas Carlos Jorge Oliveira Rodrigues Escola Secundária de São Pedro do Sul 13791 10 E Técnico de Instalações Elétricas Daniel dos Santos Rodrigues Escola Secundária

Leia mais

ANEXO II RESULTADO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2013

ANEXO II RESULTADO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2013 ANEXO II RESULTADO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2013 ASSISTENTE SOCIAL VOLANTE 197 IVANILDA CORREA PINTO 7,50 1º LUGAR 407 EDILEIA DE ARAUJO RIOS 6,42 2º LUGAR 177 GISELE MARTINEZ LOURENÇO DE OLIVEIRA

Leia mais

ADRIANO JOSÉ CAVALCANTI SILVA CRM AL 03616 ENDEREÇO: AV.HUMBERTO MENDES, 140 FAROL (82) 3326-6816

ADRIANO JOSÉ CAVALCANTI SILVA CRM AL 03616 ENDEREÇO: AV.HUMBERTO MENDES, 140 FAROL (82) 3326-6816 ADRIANO JOSÉ CAVALCANTI SILVA CRM AL 03616 ENDEREÇO: AV.HUMBERTO MENDES, 140 FAROL (82) 3326-6816 ALAN TEIXEIRA BARBOSA CRM AL 02229 RUA COMENDADOR PALMEIRA, 122 FAROL (82) 3223-5517 ALBERTO ANTUNES DOS

Leia mais

MBA Gestão de Pessoas Ênfase em Estratégias

MBA Gestão de Pessoas Ênfase em Estratégias MBA Gestão de Pessoas Ênfase em Estratégias Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização (versão 2011) Coordenação Acadêmica: Maria Elizabeth Pupe Johann OBJETIVOS: Objetivo Geral: - Promover o desenvolvimento

Leia mais

3 FORUM de COMUNICACAO

3 FORUM de COMUNICACAO Diálogo RP Edição Nº 4 Ano 2 utubro 2011 - Informativo de Comunicação Social Relações Públicas ~, 3 FRUM de CMUNICACA Rádio & TV Jornalismo Novidades em HD e 3D: TV digital no Brasil e o futuro do broadcast

Leia mais

Programação. Dia 31/05 1º período do curso de Engenharia de Computação

Programação. Dia 31/05 1º período do curso de Engenharia de Computação Programação Dia 31/05 1º período do curso de Engenharia de Computação 1ª PALESTRA DO DIA: 19h As perspectivas mercadológicas na era da Tecnologia da Informação para Utilização de Software nas Empresas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO ANEXO II INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS CANDIDATOS AUTODECLARADOS NEGROS EDITAL 74 DE 03/12/2015 TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM ADUCAÇÃO INSCRICAO CAMPUS CARGO NOME 19941 CAMPUS PATROCÍNIO TÉCNICO EM ALEX DE SOUZA

Leia mais

multi media soluções em comunicação

multi media soluções em comunicação multi media soluções em comunicação PARANÁ multi media multi media 1 MI DE HABITANTES NA REGIÃO R$18 BI POTENCIAL DE CONSUMO R$ 12 BI EM INVESTIMENTOS NA REGIÃO 1º NO RANKING INDUSTRIAS R$ 18 BI PIB DA

Leia mais

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Curso: Bacharelado em Administração - João Pessoa - Integral - Transferência 097003400004 RAYSSA KELLY SILVA LIMA APTO 097003400013 LUANA JARDELINA DE SOUZA NERY INAPTO 097003400002 KEDYMA DA COSTA SILVA

Leia mais

Especialização em Marketing Digital - NOVO

Especialização em Marketing Digital - NOVO Especialização em Marketing Digital - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O ambiente de negócios tem sido modificado pelas Novas Tecnologias da

Leia mais

WIKI COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA AMADEU AMARAL

WIKI COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA AMADEU AMARAL WIKI COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA AMADEU AMARAL Graduanda: Juliana Camargo Souza Macedo Orientadora: Iris Abdallah Motivos para escolha do tema: A disciplina

Leia mais

Direcionando a Estratégia de TI do Grupo RBS

Direcionando a Estratégia de TI do Grupo RBS Direcionando a Estratégia de TI do Grupo RBS Perfil do Grupo RBS Retrato da TI no segmento Mídia Pilares Estratégicos da TI Principais Projetos da TI Perfil do Grupo RBS 50 anos de fundação 5,7 mil colaboradores

Leia mais

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil.

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil. A ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e constituída por pessoas jurídicas e físicas interessadas na aplicação de estratégias e técnicas

Leia mais

* ETEC DR. GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN TAUBATÉ

* ETEC DR. GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN TAUBATÉ * ETEC DR. GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN TAUBATÉ AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE

Leia mais

Atuação & Serviços. Planejamento

Atuação & Serviços. Planejamento A Agência Em nosso dia-a-dia nos expressamos de diversas formas. O "OH!", utilizamos para expressar uma surpresa positiva, algo que nos impressiona e que supera todas as nossas expectativas. Para que seus

Leia mais

8ª Edição Global Risk Meeting. Agências Reguladoras, Serviços Públicos e Direito do Consumidor

8ª Edição Global Risk Meeting. Agências Reguladoras, Serviços Públicos e Direito do Consumidor Alberto Eduardo Romeiro Junior 1740597 SAF Alberto Jaime Ambram 1662775 SAR Agências Reguladoras, Serviços s e Direito do Consumidor Conselho da Justiça Feral 25/09/2013 a Rio Janeiro Anrson Maximino da

Leia mais

Sumário Apoios Dados Gerais Expositores Visitantes Congresso Fenabrave Campanha de Marketing Mídia Espontânea Fotos do evento

Sumário Apoios Dados Gerais Expositores Visitantes Congresso Fenabrave Campanha de Marketing Mídia Espontânea Fotos do evento Sumário Apoios Dados Gerais Expositores Visitantes Congresso Fenabrave Campanha de Marketing Mídia Espontânea Fotos do evento Sumário XXI EDIÇÃO DO CONGRESSO FENABRAVE TERMINA COM PREVISÃO OTIMISTA PARA

Leia mais

Belo Horizonte, 28 de setembro 2015.

Belo Horizonte, 28 de setembro 2015. Certifico que, Ademir dos Santos Ferreira, participou da palestra Logística Urbana, ministrada pelo Certifico que, Almir Junio Gomes Mendonça, participou da palestra Logística Urbana, ministrada pelo Engenheiro

Leia mais

PALESTRA 1 DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO E DAS BIBLIOTECAS DO CPII. VAGAS: 60

PALESTRA 1 DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO E DAS BIBLIOTECAS DO CPII. VAGAS: 60 PALESTRA 1 DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO E DAS BIBLIOTECAS DO CPII. VAGAS: 60 Professor Responsável: MARTA REGINA DE JESUS Dias / Hora / Local: 6a. Feira - 09/08 das 9:00 às 12:00h

Leia mais

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico O Dia D e a culturalização de um posicionamento estratégico 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE Centro Universitário Franciscano uma universidade para suas aspirações Santa Maria é um polo educacional

Leia mais

SEBRAE NA Edital de Credenciamento 02/2010 Errata 01. Comunicado 06 RESULTADO ETAPA 3 CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA. (Publicado em 28/01/2013)

SEBRAE NA Edital de Credenciamento 02/2010 Errata 01. Comunicado 06 RESULTADO ETAPA 3 CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA. (Publicado em 28/01/2013) SEBRAE NA Edital de Credenciamento 02/2010 Errata 01 Comunicado 06 RESULTADO ETAPA 3 CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA (Publicado em 28/01/2013) RESULTADO DA ETAPA 3 CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA

Leia mais

DE JANEIRO BOLETIM OFICIAL Nº 10/2003. Em, 31 DE JULHO DE 2003

DE JANEIRO BOLETIM OFICIAL Nº 10/2003. Em, 31 DE JULHO DE 2003 RIO FEDERAÇÃO DE KICK BOXING DO ESTADO DO DE JANEIRO BOLETIM OFICIAL Nº 10/2003 Em, 31 DE JULHO DE 2003 O Presidente da Federação de Kick Boxing do Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições

Leia mais

MÍDIA KIT 2016. A revista especializada em gestão de pessoas com a maior taxa de credibilidade junto a seus leitores.

MÍDIA KIT 2016. A revista especializada em gestão de pessoas com a maior taxa de credibilidade junto a seus leitores. MÍDIA KIT 2016 A revista especializada em gestão de pessoas com a maior taxa de credibilidade junto a seus leitores. PÚBLICO-ALVO Profissionais de RH, presidentes, vice-presidentes e executivos com papel

Leia mais

NOME TITULAÇÃO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL CARGO/FUNÇÃO

NOME TITULAÇÃO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL CARGO/FUNÇÃO NOME TITULAÇÃO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL CARGO/FUNÇÃO José Romualdo Degasperi Educação Reitor Ricardo Spindola Mariz Educação Pró-Reitor Adelaide dos Santos Figueiredo Luiz Síveres Antônio Pereira Lima

Leia mais

161718 - Agrupamento Escolas Castro Daire 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos

161718 - Agrupamento Escolas Castro Daire 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Castro Daire. Relação de Alunos 343717 - Escola Básica dos 2.º e 3.º s de Castro Daire Turma : A 1498 1 Ana Catarina Costa Esteves 14920 2 Ana Francisca da Silva Fernandes 16292 3 Beatriz Monteiro Andrade 14409 4 Camila Almeida Oliveira

Leia mais

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20%

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20% ALCATEIA Sec NIN NOME NIN NOME Lob 1215050143005 Alice Neto Santos Nascimento 1215050143015 Afonso da Fonseca Machado Lob 1215050143010 Amélia Maria Mesquita Aleixo Alves 1115050143010 Afonso Jesus Dias

Leia mais

SEQUÊNCIA LISTA NOMINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS 1 MAURO ROBERTO P. DUARTE 2 PAULO RENATO PEDRONI DE ALMEIDA 3 ALEX LOPES LYRIO 4 MARCOS ANDRE MURTA

SEQUÊNCIA LISTA NOMINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS 1 MAURO ROBERTO P. DUARTE 2 PAULO RENATO PEDRONI DE ALMEIDA 3 ALEX LOPES LYRIO 4 MARCOS ANDRE MURTA LISTA NOMINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS 1 MAURO ROBERTO P. DUARTE 2 PAULO RENATO PEDRONI DE ALMEIDA 3 ALEX LOPES LYRIO 4 MARCOS ANDRE MURTA RIBEIRO 5 ALEXANDRE FERREIRA DE MENEZES 6 ADALBERTO GOMES DA SILVA

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE TÉCNICOS DE NÍVEIS INTERMEDIÁRIO E SUPERIOR

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE TÉCNICOS DE NÍVEIS INTERMEDIÁRIO E SUPERIOR EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE TÉCNICOS DE ENSINO SUPERIOR. EDITAL MDA - TI N.º 002/2014 A SECRETÁRIA EXECUTIVA - SUBSTITUTA DO

Leia mais

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Marketing Digital Trabalho científico apresentado ao Professor Edvaldo Jr., docente da matéria Marketing Digital, da turma de Produção

Leia mais

161342 - Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova 340613 - Escola Básica nº 2 de Condeixa-a-Nova Relação de Alunos

161342 - Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova 340613 - Escola Básica nº 2 de Condeixa-a-Nova Relação de Alunos : A 12 1 Adriana Beatriz Pinto Pereira Cortez S 13078 2 Ana Francisca Conceição Costa S 136 3 Ana Francisca Rodrigues Preces 1307 4 António José da Silva Loreto S 13084 Beatriz Moura Neves Beja Facas S

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

A Revista UP MAGAZINE

A Revista UP MAGAZINE A Revista MAGAZINE 6ª Edição (Novo Formato) Há um ano a revista Magazine vem mostrando que é comprometida com seus leitores, através de um conteúdo voltado para a informação, ideias e tendências feitos

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 O SESI/SENAI - PR, torna pública a RETIFICAÇÃO referente ao Edital de CREDENCIAMENTO N.º 502/2009, conforme segue: Fica Incluído no ANEXO III - ÁREAS

Leia mais

Comissão de Avaliação divulga resultados da pesquisa

Comissão de Avaliação divulga resultados da pesquisa COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE PIAGET CPA Edição nº 01 Abril de 2015 Comissão de Avaliação divulga resultados da pesquisa Alunos, docentes e funcionários avaliaram a instituição. Veja o resultado

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Garça Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura

Faculdade de Tecnologia de Garça Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura Dia 30/06 (Terça-feira) - Matutino Sala 03 08h00 RODRIGO ONISHI ALVES PROPOSTA DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA INFORMAÇÃO DE ESTATÍSTICA ESPORTIVA E INTERAÇÃO ENTRE TORCEDOR E CLUBE DEISE DEOLINDO SILVA LUIZ

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA

COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO DE ECONOMIA CLASSIFICAÇÕES DO SEGUNDO TESTE E DA AVALIAÇÃO CONTINUA Classificações Classificação Final Alex Santos Teixeira 13 13 Alexandre Prata da Cruz 10 11 Aleydita Barreto

Leia mais

PROCESSO DE INGRESSO - 2012 3 REMANEJAMENTO EXTRA. SSA 3ª Fase - 2012

PROCESSO DE INGRESSO - 2012 3 REMANEJAMENTO EXTRA. SSA 3ª Fase - 2012 330 - ENGENHARIA CIVIL - Bacharelado 1ª ENTRADA N - Noite 1005450100565149 GABRIELLA KATARINE SILVA NETO REMANEJADO 58,318 UNIVERSAL 4971019955975653 GUILHERME MARINHO DE ASSIS FERNANDES ANGE MATRICULADO

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2012

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2012 14472273 ANA CARLA MELO VALADÃO Colocada em 0911 14595437 ANA ISABEL TERRA SILVA Colocada em 3101 9084 14541457 ANA MARIA DE SOUSA MARTINS Colocada em 7220 8149 14314779 ANDRÉ ALVES HOMEM Colocado em 0130

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 2015 FORMULÁRIO PARA PROJETOS DAS AÇÕES DE EXTENSÃO E CULTURA I - IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA

Leia mais

CAMPUS: MINISTRO PETRONIO PORTELLA - TERESINA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

CAMPUS: MINISTRO PETRONIO PORTELLA - TERESINA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES EDITAL 02/2014/PIBID-UFPI, de 14 de fevereiro de 2014. SELEÇÃO DE SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO CAMPUS: MINISTRO PETRONIO PORTELLA - TERESINA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Leia mais

II ENCONTRO INTER-ESCOLAS DE BRAGA DESPORTO ESCOLAR DE NATAÇÃO CLASSIFICAÇÕES

II ENCONTRO INTER-ESCOLAS DE BRAGA DESPORTO ESCOLAR DE NATAÇÃO CLASSIFICAÇÕES II ENCONTRO INTER-ESCOLAS DE BRAGA DESPORTO ESCOLAR DE NATAÇÃO CLASSIFICAÇÕES PROVA 25m Livres femininos Class Escola Nome Escalão Tempo Obs. EBS Vieira de Araújo Mariana Fonseca Infantis A 20:2 2 EBS

Leia mais

REVISÃO P2 e P.S. 2013/2

REVISÃO P2 e P.S. 2013/2 REVISÃO P2 e P.S. 2013/2 GENTILEZA VERIFICAR A SALA NA TV NO DIA DA REVISÃO Professor Disciplina Turma SALA P2 13/12 (seta-feira) SALA P.S. 20/12 (seta-feira) ADRIANO GIANTURCO GULISIANO HISTÓRIA DO PENSAMENTO

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

Alex Neves de Rezende

Alex Neves de Rezende Alex Neves de Rezende Aline Santos Procópio Ana Célia de Souza Nogueira Angelo Tadeu Magno Leão Augusto César Gonçalves Batista Caroline Stefany Reis de Oliveira Clara Lima Matos Damares Luana de Miranda

Leia mais

Amanda Cardoso de Melo

Amanda Cardoso de Melo Aime Pinheiro Pires participou da palestra: Empreendedor De Sucesso, Amanda Cardoso de Melo Amanda Loschiavo Amoiré Santos Ribeiro Ana Carolina Pereira Pires Ana Carolina Pioto Magalhães Ana Cristina Angelo

Leia mais

MBA Execultivo em Gestão Estratégica Objetivo do curso:

MBA Execultivo em Gestão Estratégica Objetivo do curso: Com carga horária de 420 horas o curso de MBA Execultivo em Gestão Estratégica é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos

Leia mais

CURSO: ANIMADOR SOCIOCULTURAL LISTA PROVISÓRIA DE ALUNOS SELECIONADOS

CURSO: ANIMADOR SOCIOCULTURAL LISTA PROVISÓRIA DE ALUNOS SELECIONADOS CURSO: ANIMADOR SOCIOCULTURAL Adriana da Conceição Palhares Lopes Alexandra Rodrigues Barbosa Ana Salomé Lopes Queirós Andreia Dias da Costa Bianca Patricia Gonçalves Ramos Carina Filipa Monteiro Rodrigues

Leia mais

Plano de Trabalho 3 Pilares

Plano de Trabalho 3 Pilares Vote na Chapa 2 VOTAÇÃO Dia 10/09 segunda-feira No Auditório do Edifício Redenção Entre 19h e 20h30 Na Avenida Tancredo Neves, nº 2421 - Térreo Prédio ao lado do prédio da ABRH-BA Você merece o melhor!

Leia mais

Relatório de Diplomas Registrados pela Universidade Federal de Minas Gerais Diplomas Registrados - 38ª Remessa. Assunto: Farmácia

Relatório de Diplomas Registrados pela Universidade Federal de Minas Gerais Diplomas Registrados - 38ª Remessa. Assunto: Farmácia 2640 RD.2013/2 11/09/2013 ACÁCIA TROTA 2013/09.00879 Universidade Federal de Minas Gerais 2666 RD.2013/2 12/09/2013 AILTON BATISTA JUNIOR Ciências Contábeis 2013/09.00916 Universidade Federal de Minas

Leia mais

FURNAS - Resultado final das provas objetivas Outros Cargos (Deficientes)

FURNAS - Resultado final das provas objetivas Outros Cargos (Deficientes) FURNAS - Resultado final das provas objetivas Outros Cargos (Deficientes) Inscrição Nome Cargo Data de Nascimento Questões 1-14 Questões 15-20 Questões 21-40 Nota Total Colocação Local de Vaga 184070 EDSON

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA ESCOLA BÁSICA DE CAMPIA MATEMÁTICA - 2013/2014 (3.º período) 2.º Ciclo - TABUADA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA ESCOLA BÁSICA DE CAMPIA MATEMÁTICA - 2013/2014 (3.º período) 2.º Ciclo - TABUADA 2.º Ciclo - TABUADA 1.ºs 6.º Ac 7 Fernando Miguel L. Fontes 100,0 6.º Ac 8 Francisca Vicente Silva 100,0 6.º Bc 2 Daniel Henriques Lourenço 99,6 3.ºs 5.º Bc 16 Simão Pedro Tojal Almeida 99,6 5.º Ac 10

Leia mais

RESULTADO DA ANÁLISE CURRICULAR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

RESULTADO DA ANÁLISE CURRICULAR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGEM MOTORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO RESULTADO DA ANÁLISE CURRICULAR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANA PAULA ZANINI DA SILVA DESCLASSIFICADA ITEM 2.1.1 LUIZ FERNANDO MARIANO MONTEIRO 47 PONTOS

Leia mais

MESTRADOS E DOUTORAMENTOS - 2015

MESTRADOS E DOUTORAMENTOS - 2015 MESTRADOS E DOUTORAMENTOS - 2015 2ª FASE - ECT SUPLENTE EXCLUÍDO LISTA DE CANDIDATOS SERIAÇÃO CARLA MARIA CARNEIRO ALVES Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias 3,9 de 5 4 CARLOS EDUARDO DOS

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003245A - Publicidade e Propaganda Docente(s) Vinicius Martins Carrasco de Oliveria Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Concurso Público - Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - 2007 Resultado do Teste de Capacidade Física Segunda Oportunidade, em Ordem Alfabética

Concurso Público - Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - 2007 Resultado do Teste de Capacidade Física Segunda Oportunidade, em Ordem Alfabética Concurso Público - Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - 2007 Resultado do Teste de Capacidade Física Segunda Oportunidade, em Ordem Alfabética Cod038 Página 1 de 6 Cargo: C35 - GUARDA MUNICIPAL/FEMININO

Leia mais

Lista de Autoridades Acadêmicas. Obs. A listagem poderá sofrer alteração até a data da cerimônia.

Lista de Autoridades Acadêmicas. Obs. A listagem poderá sofrer alteração até a data da cerimônia. Lista de Autoridades Acadêmicas 2015 Obs. A listagem poderá sofrer alteração até a data da cerimônia. INSTITUTO UNA DE TECNOLOGIA UNATEC CAMPUS BARRO PRETO Reitor Diretora do Instituto UNA de Tecnologia

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE PATROCÍNIO Nº 01/2014 ANEXO I. Formulário para Solicitação de Patrocínio

CHAMADA PÚBLICA DE PATROCÍNIO Nº 01/2014 ANEXO I. Formulário para Solicitação de Patrocínio CHAMADA PÚBLICA DE PATROCÍNIO Nº 01/2014 ANEXO I Formulário para Solicitação de Patrocínio Procedimentos para o envio de projeto ao CAU/GO: 1. Após preencher o Formulário para Solicitação de Patrocínio

Leia mais

Com a sua atuação pró-ativa a SUCESU trouxe diversos benefícios em prol do setor que representa no Brasil, podendo destacar:

Com a sua atuação pró-ativa a SUCESU trouxe diversos benefícios em prol do setor que representa no Brasil, podendo destacar: Introdução É grande a parcela da população das nações mais desenvolvidas do mundo que está se organizando em sociedades e associações civis que defendem interesses comuns. Essas pessoas já perceberam que

Leia mais

CERTIFICADO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO

CERTIFICADO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO Certificamos para os devidos que ESTEVÃO JÚNIOR participou da atividade de extensão de Simulado da OAB, promovida pelas Faculdades Kennedy de Minas Gerais, no dia 07 de outubro de 2015, com carga horária

Leia mais

SERÁ UM ORGULHO TÊ-LO EM NOSSO TIME!!!

SERÁ UM ORGULHO TÊ-LO EM NOSSO TIME!!! A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

Projeto Escola Brasil

Projeto Escola Brasil Projeto Escola Brasil Projeto Escola Brasil Programa de voluntariado corporativo do Grupo Santander Brasil Objetivos: Atuar pela melhoria da educação na escola pública Envolver a comunidade e estimular

Leia mais

Os serviços de Campanha Digital são oferecidos pelo Portal BRASIL POSTOS COMERCIO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA ME. CNPJ : 08.242.

Os serviços de Campanha Digital são oferecidos pelo Portal BRASIL POSTOS COMERCIO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA ME. CNPJ : 08.242. 1 2 Apresentação O Portal Brasil Postos é uma plataforma digital desenvolvida para a geração de negócios, relacionamento e informação para o segmento de postos de combustíveis, lubrificação e Lojas de

Leia mais

MBA Gestão da Tecnologia de Informação

MBA Gestão da Tecnologia de Informação MBA Gestão da Tecnologia de Informação Informações: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras das 18h00 às 22h00 aulas semanais; Sábados das 08h00 às 12h00 aulas quinzenais. Carga horária: 600

Leia mais

MONOGRAFIAS DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MONOGRAFIAS DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MONOGRAFIAS DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SI 001 AMARAL, Mauricio de Muros; GUIMARÃES FILHO, Nilton; OLIVEIRA, Simone Fernandes da Silva. Simulação do emprego de uma política de segurança, para prevenção

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Certificado de Presença em Evento no ISEP

Certificado de Presença em Evento no ISEP *** Adam Silva *** ***c527078fe56b04280dcae9cc3541593d73d82015c12f65f060135ed5*** *** Adulcínio Adulcínio Duarte Rodrigues *** ***09d09b00214962ffdfefa4e2473001b55ffba6c7bbdc74ef3063ec95*** *** Alberto

Leia mais

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado. Turma DIRV10-A Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 01º

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado. Turma DIRV10-A Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 01º Turma DIRV1-A 03º Introducao ao Direito Pri Psicologia Introducao ao Estudo do D Introducao ao Estudo do D Historia do Direito e Dir Daniel Firmato de Almeida Glor Evaristo Nunes de Magalhaes Sofia Alves

Leia mais

5 º FESTIVAL FICA FESTIVAL DE INVERNO DEINVERNO CANTAREIRA

5 º FESTIVAL FICA FESTIVAL DE INVERNO DEINVERNO CANTAREIRA FESTIVAL FICA DA DEINVERNO CANTAREIRA FESTIVAL DE INVERNO O MAIOR FESTIVAL ECOLÓGICO DO MUNDO! 2013 5ª Edição FICA FESTIVAL REALIZADO NA SERRA CANTAREIRA, PONTO DE GRANDE INTERESSE POLÍTICO E GEOLÓGICO

Leia mais

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1

RESULTADOS. Nome Global ( /100) PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840719 ADÃO AZEVEDO MALHEIRO MATOS BARBOSA 94 B1 PT1840720 ADRIANA MORAIS SOUSA 52 A1 PT1840721 ADRIANA XAVIER DA SILVA FERNANDES 38 Pré-A1 PT1840722 ALEXANDRA FILIPA AZEVEDO SANTOS 52 A1 PT1840723

Leia mais

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO DESIGN CRIAÇÃO AGÊNCIA USABILIDA ARKETING INTERNET SEO DIGIT CRIATIVIDADE DESDE 1999 NO MERCADO, A M2BRNET É UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES PERSONALIZADAS. SI ARQ Desde 1999

Leia mais

A SatNext. Missão. Visão. satnext.com.br

A SatNext. Missão. Visão. satnext.com.br satnext.com.br A SatNext Com mais de 10 anos de know-how em Tecnologia de Telecomunicações voltada ao ensino à distância via satélite e com uma equipe multidisciplinar para a elaboração de sistemas educacionais

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

Tecnologia da Informação Aplicada a Gerenciamento de Acervo Documental Histórico

Tecnologia da Informação Aplicada a Gerenciamento de Acervo Documental Histórico Tecnologia da Informação Aplicada a Gerenciamento de Acervo Documental Histórico Kayo Delgado Medeiros de Almeida¹, Elon Gomes Vieira 2, Carlos Vitor de Alencar Carvalho 3, Magno Fonseca Borges 4, José

Leia mais

9ª Edição. 28 de abril de 2014 WTC Events Center, São Paulo, SP. pós-evento

9ª Edição. 28 de abril de 2014 WTC Events Center, São Paulo, SP. pós-evento 9ª Edição 28 de abril de 2014 WTC Events Center, São Paulo, SP pós-evento O Evento Com a participação de profissionais que fazem parte de todo ecossistemas de atendimento e relacionamento com o consumidor,

Leia mais

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas.

Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas. PALAVRA DO COORDENADOR Estimado, aluno(a): Seja muito bem-vindo aos Cursos Livres do UNIPAM. Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

O Engajamento em Programas Empresariais: funcionários, gestão e áreas parceiras. Trabalho em Grupo Encontro de 03/08/2011

O Engajamento em Programas Empresariais: funcionários, gestão e áreas parceiras. Trabalho em Grupo Encontro de 03/08/2011 O Engajamento em Programas Empresariais: funcionários, gestão e áreas parceiras Trabalho em Grupo Encontro de 03/08/2011 Resumo Mesa 1 Questão 1 O que dá significado/contribui para a participação do funcionário

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO Organização Nacional de Defesa Animal

PLANO DE COMUNICAÇÃO Organização Nacional de Defesa Animal PLANO DE COMUNICAÇÃO Organização Nacional de Defesa Animal Ana Cristina Almeida Isis Refosco Samael Bredow Tiago Zaniratti Apresentação A ONDA luta pelos direitos animais desde 2002, quando ela surgiu

Leia mais