PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP Valéria Cabral Silvia Pasini Elisabeth Gomes Martin Rosana Vittori

2 2 Painel 06/024 Como transformar funcionários em agentes de inovação PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP Valéria Cabral Silvia Pasini Elisabeth Gomes Martin Rosana Vittori RESUMO A Estação Conhecimento é uma rede social com acesso externo e independente da rede corporativa interna da empresa. Foi desenvolvida para incentivar o compartilhamento e disseminação de informações e conhecimentos, facilitando a conexão e oferecendo espaço e ferramentas para a criação e intercâmbio de ideias e visões sobre assuntos gerais e profissionais. Aderente aos princípios norteadores de Gestão do Conhecimento: formação continuada, autoaprendizagem, conectividade interpessoal, colaboração, construção do conhecimento, pesquisa e inovação, esse projeto recém implantado, encontra-se na sua 1ª fase, com previsão de saltos evolutivos periódicos, compatíveis com o estágio de aculturação da empresa no uso da ferramenta de comunicação online. O toque inovador da Estação Conhecimento é a sua abertura e sua porosidade, fomentando interações espontâneas, horizontais e não hierárquicas, ou seja ligações sociais promovidas a partir da identidade. Palavras-chave: Rede social corporativa. Gestão do conhecimento. Inovação. Democratização da informação.

3 3 1 INTRODUÇÃO A promulgação do decreto nº , de 21 de janeiro de 2009 que Institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, a Política de Gestão do Conhecimento e Inovação e dá providências correlatas, impulsionou a Gerência de Recursos Humanos do Metrô a constituir Comissão de Gestão do Conhecimento e Inovação. Essa comissão tem como objetivos: identificar, promover e avaliar projetos voltados à gestão do conhecimento e inovação nos termos do citado decreto; estimular práticas inovadoras e a cultura colaborativa; promover ações dos empregados e divulgar as ações adotadas. Surgiu assim a ideia da implementação de uma rede social corporativa - a Estação Conhecimento. Para sua concepção e construção a comissão buscou a parceria com profissionais representantes de diversas áreas da Companhia que partilhavam da mesma crença e motivação para criar essa ferramenta de Gestão do Conhecimento. Esse processo constituiu exercício de aprendizagem ativa de compartilhamento, conexão e entrosamento das várias visões da equipe multidisciplinar participante do projeto, a partir do que se delineou uma rede social compatível com a cultura, possibilidades de adesão e veiculação imediata na empresa, dosando sempre ousadia e equilíbrio, em etapas de avanço sucessivas para a conquista de um espaço coletivo de comunicação, transformador, útil e prazeroso. Esse espaço de desenvolvimento trouxe também uma possibilidade autêntica de transformar o conhecimento tácito em explícito, num ambiente amigável, espontâneo e permissivo à prática do livre pensar. A Estação Conhecimento possibilita a criação de grupos de discussões sobre assuntos variados; a postagem, a divulgação e a pesquisa de trabalhos diversos elaborados por metroviários e, atualmente em fase de aplicação piloto, módulos de ensino a distância (EAD) que propiciarão o desenvolvimento dos empregados, sem necessidade de deslocamentos para salas de aula, incentivando o autodesenvolvimento.

4 4 O compartilhamento de fotos e vídeos fazem parte do ambiente da Estação que veicula também cursos online gratuitos e bem avaliados de mercado, além de outros programas já implantados na empresa, a exemplo do Programa de Instituições de Ensino Conveniadas que tem como objetivo promover condições facilitadoras para a formação e educação continuada, por livre escolha do empregado, a partir de parcerias que proporcionam descontos para metroviários e dependentes. A Estação Conhecimento democratiza a informação e abre um canal direto de relacionamento entre profissionais, isento de hierarquia. O conhecimento tecnológico e institucional da empresa tem destaque especial nessa rede social que atua promovendo a respectiva divulgação, enfatizando os objetivos, a finalidade e a aplicação. O Portal Memória é um exemplo dessa possibilidade, ou seja, os profissionais conectados à Estação Conhecimento tem a oportunidade de conhecer o acervo do Metrô que foi criado ao longo de sua construção e da história da cidade de São Paulo entendendo que uma história faz parte da outra. 2 DESENVOLVIMENTO Entre os vários menus disponíveis na Estação Conhecimento estão: 2.1 Início Esse menu gerencia as atividades da Estação Conhecimento, mostrando a movimentação mais atual, como: postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão; artigos postados; usuários que estão online; além dos módulos: NO TWITTER com as últimas atualizações do twitter oficial do Metrô; EVENTOS que divulga eventos internos e externos à Companhia, sendo possível a realização de inscrição em eventos internos; e MEMBROS, onde é possível localizar usuários cadastrados. Baners rotativos chamam atenção para os espaços de interação ou para o que se deseja colocar em destaque.

5 5

6 6 2.2 Usuários Mostra a página pessoal do usuário com perfil, amigos, álbum de fotos e vídeos, área em que está lotado na empresa etc. 2.3 Itinerário Informações sobre programas de desenvolvimento da Companhia, instituições de ensino credenciadas que fornecem descontos aos metroviários e dependentes, cursos gratuitos de EAD, além de miniportais com conteúdo de abrangência vertical, como o Portal do Gestor e o PMO.

7 7 2.4 Plataforma Acesso aos grupos de discussão e sua distribuição pelas várias categorias, sendo possível juntar-se a um(ns) grupo(s) de interesse. No caso dos grupos privados, existe a necessidade de liberação da participação pelo moderador do grupo.

8 8

9 9 No Anexo 1 é possível conhecer os temas criados espontaneamente e o número de profissionais que se uniram aos grupos. 2.5 Embarque Já Acesso à produção intelectual metroviária: trabalhos de conclusão de curso; apresentações realizadas no Programa de Inteligência Corporativa; publicações técnicas; repasses em congressos, seminários; etc.

10 Mapa dos Arredores Compartilhamento de material multimídia artigos e matérias diversas, fotos, vídeos, links, etc que se relacionem ou enriqueçam os temas atuais à Cia. do Metrô.

11 Posso Ajudar? Informações sobre o conteúdo dos espaços de interação e FAQs acerca de dúvidas recorrentes na Estação Conhecimento.

12 12 Ao acessar a rede pela primeira vez, é necessário preencher cadastro. O objetivo é obter um banco de talentos, uma vez que o profissional é convidado a informar quais são suas habilidades, seus interesses e seus hobbies. Ao final do cadastro, o profissional conhece e aceita os termos e condições de uso. A Estação Conhecimento operou em ambiente de teste por 18 meses. Durante esse período foi sendo formado conteúdo para sua inauguração e também melhorias foram sendo implementadas, com a contribuição de 30 profissionais que fizeram parte do projeto inicial. A abertura oficial para todos os metroviários aconteceu no dia 28 de fevereiro de Para o seu lançamento foi veiculada campanha de divulgação na empresa que aconteceu em 4 fases: 1ª Fase: teaser Técnica utilizada, muitas vezes como um dos recursos iniciais de uma campanha publicitária. Através de uma pequena peça, veiculada por qualquer mídia publicitária, seja em rádios, jornais, revistas, "outdoors", televisão, internet ou outros meios, procura-se levar o público alvo a interrogar-se sobre a mensagem que pretende ser passada, interessando-se pela continuação do tema. Posteriormente, na continuação da campanha, o assunto é esclarecido. Foram veiculados durante os 15 dias que antecederam o lançamento oficial da Estação Conhecimento. Para as 2ª e 3ª Fases foram escolhidos 3 modelos de leiaute publicitário, utilizados alternadamente. 2ª Fase 1º disparo: modelo 1 de baner eletrônico, mail marketing e cartaz jornal mural; 3ª Fase 2º e 3º disparos: modelos 2 e 3 de baner eletrônicos, mail marketing e cartaz jornal mural; 8 totens bluetooth nas portarias de edifícios e algumas estações; 4ª Fase: Divulgação de 6 vídeos, 1 a cada 2 semanas, contendo depoimento de profissionais que já estavam acessando a Estação Conhecimento durante a fase de testes com o slogan: CONHECIMENTO É ASSIM: QUANTO MAIS VOCÊ DIVIDE, MAIS ELE SE MULTIPLICA.

13 13 A adesão voluntária dos profissionais foi muito positiva. No final do primeiro mês de funcionamento, 1697 empregados já estavam cadastrados. Os quadros a seguir retratam as movimentações da Estação nesse primeiro mês. Comunidade Quantidade Usuários Cadastrados 1697 Todas as Atividades realizadas - amizades; postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão etc Fotos postadas 1022 Vídeos postados 170 Grupos de Discussão criados, (distribuídos em 29 categorias) 27 Os 10 mais acessados Acessos Menu Itinerário - Educação a Distância - Cursos Gratuitos 334 Menu Itinerário - MBA de Excelência Gerencial do Metrô 249 Menu Embarque Já - Monotrilho: conheça a tecnologia que desembarca este ano no Metrô - 09/março/2012 Posso Ajudar? 173 Menu Mapa dos Arredores - Links 133 Menu Itinerário - Especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária 122 Menu Itinerário - PIC-Programa de Inteligência Corporativa 109 Menu Embarque Já - Business Intelligence - BI de Recursos Humanos: Sua Aplicação Estratégica na Companhia do Metrô Menu Embarque Já Trabalhos em RH 73 Menu Embarque Já - Impulsionando a Inovação no Metrô por Meio de Ferramentas de Idéias Atualmente, após um ano de funcionamento, a Estação Conhecimento conta com um crescimento representativo de usuários, além de provar a veracidade da frase A propaganda é que faz o negócio. No quadro Os 10 mais acessados a seguir - onde é possível observar a maior movimentação dos usuários pelos espaços de interação, notou-se um aumento de acessos nas atividades para as quais foi realizado maior investimento de divulgação.

14 14 Comunidade Quantidade Usuários Cadastrados 3130 Todas as Atividades realizadas - amizades; postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão etc Fotos postadas 3039 Vídeos postados 576 Grupos de Discussão criados, (distribuídos em 29 categorias) 228 Os 10 mais acessados Acessos Menu Itinerário - Educação a Distância - Cursos Gratuitos 449 Menu Embarque Já PIC-Programa de Inteliência Corporativa - Monotrilho: conheça a tecnologia que desembarca este ano no Metrô - 09/março/2012 Menu Itinerário Principais Programas - MBA de Excelência Gerencial do Metrô Menu Mapa dos Arredores - Links 314 Menu Itinerário - PIC - Programa de Inteligência Corporativa 282 Menu Itinerário Programa de Desenvolvimento da Liderança 272 Menu Itinerário - Especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária 230 Mapa dos Arredores - Estatísticas 225 Menu Mapa dos Arredores A Estação Conhecimento vídeo 179 Menu Posso Ajudar? CONCLUSÃO Entendendo a comunicabilidade como um movimento transformador, vivo e altamente renovável a Estação Conhecimento está em construção permanente para atender cada vez mais e melhor os seus participantes - no caso dessa metáfora podemos chamá-los de usuários. Os avanços e modificações são sempre analisados e formulados a partir das decisões do grupo multidisciplinar que a mantém em funcionamento e as próximas novidades a serem implantadas são:

15 15 Wikipédia de termos metroviários; funções para miniblogs; chat para possibilitar conversa em tempo real entre os usuários; TV minuto para divulgação de temas de interesses diversos; EAD gratuito para metroviários e seus familiares; Além disso, estão sendo observadas as lideranças naturais da Estação Conhecimento, visando a adequação do já constituído grupo de contrapartes que tem como papel fomentar e incentivar a participação ativa na Estação Conhecimento. Atualmente o grupo de contrapartes é formado por um representante de cada gerência. A expectativa é de avançar e explorar todas as possibilidades desse recurso tecnológico e a partir dele proporcionar, além da veiculação de informações e conhecimentos, educação a distância nas suas várias modalidades. Um outro avanço previsto é a abertura de acesso externo para exmetroviários, parceiros técnicos, pesquisadores de empresas do setor, instituições de ensino e pesquisa e, futuramente, comunidade de fornecedores. Outros movimentos estão em estudo, buscando evoluir e inovar a Estação Conhecimento sem perder de vista o seu foco em educação e cultura.

16 16 Anexo 1 Estação Conhecimento Categorias Grupos Moderadores Área Comunicação & Marketing Membros no Grupo Vamos falar sobre comunicação Aluisio Xavier Gibson GNG 75 Estive no Duas Vias e... Mídia Metrô Marcos Leodoro Borges Luciana Moreira Souza P 8 GNG 30 Direito & Legislação Direito do Trabalho Direito Penal Tiago Rodrigues de Castro Valéria Daniel dos Santos Padueli GRH 15 GSI 2 Educação a Distância Educação a Distância - Mitos e Flavio dos Santos GMT 21 Verdades Sapucaia EAD no Metrô Raquel Anderman GRH 49 Educação Continuada Escolas móveis SENAI Roberto Jun Matsumura GMT 8 Engenharia Tecnologia laser Scanning Segurança no seu Lar Eficiência Energética CAD - Computer Aid Design Confiabilidade e inovação tecnológica Francisco Maria Baptista Jose Florentino dos Santos Jr Jose Florentino dos Santos Jr José Caetano Scavuzzo Marcelo Sanches Turrini GCI 11 GMT 9 GMT 32 GMT 3 GMT 15 Gestão de Pessoas Gestão de Processos Gestão de Projetos Peer Coaching Aprendizagem em Flavio dos Santos parceria Sapucaia GMT 14 GEDEPE-Prática na gestão de Wellington Fonseca pessoas e equipes Dias GOP 21 LÍDER: de Herói à Vilão Carlos Antonio Alves GTI 18 Fabio Goncalves Gestão Documental GSI 15 Cavalcante Qualidade e Gestão de Processos GMT 19 Organizacionais Milton Kenji Kato Comando da Madrugada Igor Baria GMT 22 PMP & Gerenciamento de Projetos Sandra Regina Santos Dp Arruda GCS 30 Dia a Dia Projetizado Adilson de Oliveira GTI 28 PM@GCS Sandra Regina S. De Arruda GCS 10

17 17 Gestão do Conhecimento Forum GC&I Marcus Vinicius Higa da Silva GRH 29 Forum Técnico MTO Luiz Eduardo Argenton GMT 69 A Organização que Aprende Rosana Vittori GRH 24 Desenvolvimento ABI Juliana Thais Geraldo GMT 9 Consultorias de RH Elisabeth Gomes Martin GRH 22 Anarquismo Tecnológico Carlos Antonio Alves GTI 8 Neurociências: Aprendizagem e Claudia Ines Sallum Comportamento Hueb GRH 42 Estação em Movimento Marcus Vinicius Higa da Silva GRH 27 Operação Estações Cristina Ogata Hamamoto GOP 10 Professores Metroviários Carlos Augusto Dias de Faria GEO 19 Inovação TED - Ideias que merecem ser espalhadas Teletrabalho PIC - Programa de Inteligência Corporativa Metodologias ágeis X Metodologias tradicionais Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Exploração Comercial da Marca Metrô Silvia Regina Macedo Pasini Valeria Aparecida Cabral GRH 39 GRH 52 Raquel Anderman GRH 49 Carlos Antonio Alves GTI 13 Fernando Olivi Moreno GOP 1 Robinson Bertoldi GNG 55 Tecnologia Testes de Sistemas Eletrônicos Fabio Siqueira Netto GMT 1 Tecnologia da Informação Análise e Ponto de Função Carlos Antonio Alves GTI 9 AutoCad Luis Carlos Rodrigues GCI 10 BrOffice Fernando Olivi Moreno GOP 19 Engenharia de Software Robinson Rodrigo da S de Oliveira GMT 22 Escritórios Inteligentes Francisco Maria Baptista GCI 20 Fórum TI GMT Gilmario GMT 42 Implantação Tecnologia BIM Francisco Maria Baptista GCI 24 Redes/STD - Modernização Gilmario GMT 59 Trabalho Colaborativo Fernando Olivi Moreno GOP 11 Tecnologia de Transportes sobre Trilhos Alta Velocidade sobre Trilhos Neusi Fernandes a Vieira GRH 15

18 18 Velozes e Talentosos Artes e Cultura Contando Histórias Circuito Interlagos Celso Gajo GRH 1 Equipe Senna - Interlagos Ferrari Angela Luzia Bambam Soares Sandra Regina S Dp Arruda GE4 1 GCS 1 Aprendendo Outro Idioma Antonio Gomes de Souza GMT 56 Reciclando com Arte Pedro Rabello GMT 33 Biblioteca Metrô Neli Siqueira Daniel Abrantes Arnaut GSI 66 Música Danilo Martire Caciavilani P CMC 22 Cinema Diogo Vicente de O Amatuzzi GCE 52 Vitrola Marcus Vinicius Higa da Silva GRH 31 Talentos Metroviários Danilo Martite Caciavilani P CMC 30 Lituanos e Amigos do Metrô SP Igor Baria GMT 2 Animais no Metrô Creuza Hizuru Utsumi GRH 23 Fotografando nosso Metrô Carlos Alberto Loureiro GCI 31 Amantes da Leitura Alecio Hirano GMT 56 Espiritualidade Carlos Alberto Momose GLG 10 Religião e Espiritualidade Fernando dos Santos Monarca GTI 7 Rock & Vinyl Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 12 The Godfather Gerson Gonçalves da Silva Neto GPE 2 Diário do Cotidiano Taciana Chain GCP 27 GeekBoarding Fernando Olivi Moreno GOP 5 Off Topic Jorge Nagamachi GMT 2 Usuários: perguntas engraçadas reais Alexandre Romani GOP 28 Espaço & Planejamento Urbano Por uma cidade mais humana! Flavio Luiz Jabbur Ferreira GPI 29 Meio Ambiente & Sustentabilidade Meio Ambiente & Sustentabilidade Jorge Nagamachi GMT 31 Caminhadas Edison Aparecido C de Moraes GCE 14 Relatório de Sustentabilidade Ricardo Ferro Barbieri GMS 18 Práticas Sustentáveis no Metrô Ricardo Ferro Barbieri GMS 27

19 19 Memória do Metrô Metrô Memória Museu Metrô Marco Antonio Goncalves Marco Antonio Goncalves GSI 49 GSI 14 O usuário e a comunidade O Usuário Redes Sociais Fernando Olivi Moreno Fernando Olivi Moreno GOP 33 GOP 13 Projetos, Arquitetura e Construção Civil Arquitetura e Cidade Cristina Coleone Wolff GCI 17 Responsabilidade Social & Cidadania Saúde e Qualidade de Vida Voluntários do Metrô Wlademir Aguiar Piva GPF 19 Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Marcelo Fiammetti GMT 8 Luiza Cristina OVD 34 Saúde e Bem Estar Sapienza Ferreira Danilo Martire Artes Marciais Caciavilani P CMC 8 Metrus - Saúde e Previdência Nilson Alves da Silva GMT 22 Rosana Ribeiro da Gordinhos Silva GCT 12 Fernando Hiroshi Metroviários vegetarianos e afins Kishimoto GOP 10 Hobbies & Esportes Ciclismo Gustavo Signori Cruz GMT 9 Kartismo Bruno Alves Pinto GOP 2 Lucas Nascimento Pesca Neto GPF 5 Colecionadores de Miniaturas de Wilson Bandeira de carros Moura GCT 21 Universo de Quadrinhos Marvel & DC Carlos Antonio Alves GTI 19 Segurança da Informação A rede bloqueia Jorge Nagamachi GMT 5 Utilizando dispositivos móveis Redes Sociais: segurança e privacidade Direito Digital Henrique Norberto Burle Junior Henrique Norberto Burle Junior Henrique Norberto Burle Junior GAD 17 GAD 16 GAD 18 Segurança Segurança Pública Johnson Lins Rocha Barbosa GOP 8

20 20 Administração Geral Logística: Movimentação e Armazenagem de Materiais Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 11 Metrôs do Mundo Metrô de Londres Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 5 Contratos & Finanças atualizada em 15/02/2013

21 21 AUTORIA Valéria Cabral Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico: Silvia Pasini Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico: Elisabeth Gomes Martin Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico: Rosana Vittori Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico:

Próxima Parada Estação Conhecimento

Próxima Parada Estação Conhecimento Próxima Parada Estação Conhecimento Silvia Regina Macedo Pasini; Rosana Vittori Resumo A Estação Conhecimento é uma rede social com acesso externo e independente da rede corporativa interna da empresa.

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

portais corporativos

portais corporativos agenda portais corporativos O portal como ferramenta de engajamento e interatividade D 11 de Dezembro? Hotel Staybridge São Paulo W Mantenha os seus pertences à vista. A Corpbusiness não se responsabiliza

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C.

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Terra, PhD Brasília, 13 de setembro de 2005 Portais trazem inúmeros benefícios

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

Palavras-chave: atividade extracurricular, palestras, PET Internacional.

Palavras-chave: atividade extracurricular, palestras, PET Internacional. 1 PALESTRAS E CURSOS PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO PELO GRUPO PET (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL) DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Patrícia de Souza Lima AGUIAR 1 ; Jéssica

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Administração Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Luciano Venelli Costa Objetivos Diferenciar um de um processo. Compreender o ambiente que cerca os s. Identificar as fases do ciclo de vida de um.

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Ética e Responsável de Empreendimentos e Projetos Socioambientais. 2016

Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Ética e Responsável de Empreendimentos e Projetos Socioambientais. 2016 Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Ética e Responsável de Empreendimentos e Projetos Socioambientais. 206 360h Objetivo O curso oferece especialização em Gestão Ética e Responsável e Empreendedorismo

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus quinze anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

VAMOS CONSTRUIR A MELHOR EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO.

VAMOS CONSTRUIR A MELHOR EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO. VAMOS CONSTRUIR A MELHOR EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO. A Blackboard é líder no setor de soluções de e-learning, atendendo 72% das 200 maiores universidades do mundo. Sediada em Washington, DC, e criada em 1997,

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Como as tecnologias podem ser usadas para a melhoria da qualidade e eficácia da educação superior?

Como as tecnologias podem ser usadas para a melhoria da qualidade e eficácia da educação superior? Como as tecnologias podem ser usadas para a melhoria da qualidade e eficácia da educação superior? Roland Zottele XII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional De onde falo Senac Abrangência nacional:

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos.

Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos. Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos. Nossa história Tudo começou em 1933, quando o prof. Mario Veiga de Almeida ensinava catecismo aos adolescentes

Leia mais

Juntos nos multiplicamos.

Juntos nos multiplicamos. Juntos nos multiplicamos. 1 + 1 = 11 Juntos nos multiplicamos. Quem somos Estamos aqui para transformar organizações em empresas de sucesso. Convergir conhecimento, visão sistêmica e resultado, buscando

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 Universo TOTVS Fundada em 1983 6ª maior empresa de software (ERP) do mundo Líder em Software no Brasil e

Leia mais

Fundação Habitacional do Exército. José Ricardo GODINHO Rodrigues

Fundação Habitacional do Exército. José Ricardo GODINHO Rodrigues Fundação Habitacional do Exército José Ricardo GODINHO Rodrigues MAPEAMENTO E MELHORIA DE PROCESSOS Caso de sucesso na Fundação Habitacional do Exército FHE Desafios e lições aprendidas Resultados gerados

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Maio 2005 NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Uma empresa cidadã tem direitos e deveres, assim como qualquer indivíduo. Trata-se de uma consciência crítica que nasce a partir do respeito

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores. Apresentação SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE

GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores. Apresentação SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE GESPÚBLICA Rede Nacional de Consultores Apresentação A Rede de Nacional de Consultores "ad hoc" do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública se constitui elemento de suma importância

Leia mais

Diretoria de Informática TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Brivaldo Marinho - Consultor. Versão 1.0

Diretoria de Informática TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Brivaldo Marinho - Consultor. Versão 1.0 TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Brivaldo Marinho - Consultor Versão 1.0 CONTROLE DA DOCUMENTAÇÃO Elaboração Consultor Aprovação Diretoria de Informática Referência do Produto

Leia mais

Sustentabilidade e formação de lideranças

Sustentabilidade e formação de lideranças Sustentabilidade e formação de lideranças ForGRAD Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras Foz do Iguaçu, 24 de novembro de 2011 O MUNDO MUDOU... A sociedade se organiza em redes,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação. CRISE FISCAL x OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação. CRISE FISCAL x OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação CRISE FISCAL x OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO Rápido, Fácil e Barato! TEMPOS DE CRISE REQUEREM PRAGMATISMO E SOLUÇÕES

Leia mais

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico Secretaria de Educação a Distância Departamento de Planejamento em EAD Coordenação Geral de Planejamento de EAD Programa TV Escola Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola Projeto Básico

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

1 Atividades de planejamento

1 Atividades de planejamento Belém Pará 2012 1 Atividades de planejamento Durante o mês de janeiro, foi priorizadas atividades de planejamento para as atividades do NIE para o trabalho do ano de 2012. Este planejamento ocorreu no

Leia mais

PERSPECTIVAS DO PROJETO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NA EEEC * PALAVRAS-CHAVE: Ensino a Distância (EaD), TelEduc, Moodle, Conexões de Saberes.

PERSPECTIVAS DO PROJETO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NA EEEC * PALAVRAS-CHAVE: Ensino a Distância (EaD), TelEduc, Moodle, Conexões de Saberes. PERSPECTIVAS DO PROJETO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NA EEEC * Ricardo Henrique Fonseca ALVES 1 ; Getúlio Antero de DEUS JÚNIOR 2 ; Marcelo Stehling DE CASTRO 3 e Rodrigo Pinto LEMOS 4 1 Estudante não bolsista

Leia mais

Este é o NOSSO TEMPO. Desfrutar. Aprender. Criar. Compartilhar Novos relacionamentos

Este é o NOSSO TEMPO. Desfrutar. Aprender. Criar. Compartilhar Novos relacionamentos BEM-VINDOS Este é o NOSSO TEMPO Desfrutar Aprender Criar Compartilhar Novos relacionamentos vamos então começar Plataforma ArcGIS: transformando e inovando a tomada de decisão com o uso da Inteligência

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE CNEC FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO FACERB PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS EGRESSOS FFACERB - FFACULLDADE CENECISTTA DE RIO BONITTO ENTIDADE MANTENEDORA: CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE Credenciada pela Portaria 57/09 MEC Publicada no D.O.U. em 14/01/2009 Av. Sete de Maio,

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Curso Wikis Corporativos: ambientes estratégicos de colaboração e comunicação para empresas 2.0

Curso Wikis Corporativos: ambientes estratégicos de colaboração e comunicação para empresas 2.0 Curso Wikis Corporativos: ambientes estratégicos de colaboração e comunicação para empresas 2.0 Esta cada vez mais comum na web ambientes wikis. É um dos fatores principais no que vem sendo denominado

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites. Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet.

Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites. Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet. Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet. Agência de Publicidade Divulgando, criando e comunicando nas mais diversas

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Quando a finalidade do acesso está relacionado à escola, a atividade de pesquisa se torna a mais frequente em todos os públicos.

Quando a finalidade do acesso está relacionado à escola, a atividade de pesquisa se torna a mais frequente em todos os públicos. CONCLUSÕES 115 Conclusões Em geral, o acesso as tecnologias ocorrem principalmente em casa e na escola estão mais acessíveis aos Diretores. A televisão, videocassete e computador são os principais equipamentos

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços)

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) 1. MÉTODO MENTOR - Modelagem Estratégica Totalmente Orientada para Resultados Figura 1: Método MENTOR da Intellectum. Fonte: autor, 2007 O método MENTOR (vide o texto

Leia mais

Faculdade Barddal Apresentam a parceria que enriquecerá sua equipe de desenvolvimento

Faculdade Barddal Apresentam a parceria que enriquecerá sua equipe de desenvolvimento Apresentam a parceria que enriquecerá sua equipe de desenvolvimento Faculdade Barddal Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs)

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs) MBA ASSER RIO CLARO 2010 MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs) Objetivos do curso: Capacitar os profissionais de gestão administrativa e de pessoas a refletir e agir na sua vida prática

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Carta Convite Apoio Institucional

Carta Convite Apoio Institucional Carta Convite Apoio Institucional Quem trilha novos caminhos, deve refazer-se durante a jornada. 2 22 de julho de 2012 Texto do rodapé aqui Convite A Dynamica Consultoria convida sua empresa a fazer parte

Leia mais

Profissionais graduados em Psicologia e Medicina que tenham interesse em atuar na área do trabalho e organizacional.

Profissionais graduados em Psicologia e Medicina que tenham interesse em atuar na área do trabalho e organizacional. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Projeto Escola com Celular

Projeto Escola com Celular Projeto Escola com Celular Rede Social de Sustentabilidade Autores: Beatriz Scavazza, Fernando Silva, Ghisleine Trigo, Luis Marcio Barbosa e Renata Simões 1 Resumo: O projeto ESCOLA COM CELULAR propõe

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 Facebook A página do Facebook foi atualizada com um post por dia, no começo dos trabalhos, depois dois posts por dia, e próximo ao dia

Leia mais

2 INOVAÇÃO NA PROVISÃO DE SERVIÇOS

2 INOVAÇÃO NA PROVISÃO DE SERVIÇOS 1 MELHORIA DA GESTÃO FISCAL DE MÉDIO PRAZO E DO INVESTIMENTO PÚBLICO 1.1 Diagnóstico e Proposição de Melhorias do Marco de Gasto de Médio Prazo 1.1.0 Não há 1.1.0.0 Não há 1.1.0.0.1 Diagnóstico da metodologia

Leia mais

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS SOBRE O CURSO O tecnológico em Banco de Dados, também conhecido como Database Administrator (DBA), desempenha papel estratégico nas empresas, pois gerencia um dos maiores bens

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática Serviço Público Manutenção e Suporte em Informática Wilson Pedro Coordenador do Curso de Serviço Público etec_sp@ifma.edu.br Carla Gomes de Faria Coordenadora do Curso de Manutenção e Suporte em Informática

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr AULA PASSADA: GESTÃO DE COMPRAS: PROCESSOS DE FORNECIMENTO UMA

Leia mais

Organizar uma Biblioteca Virtual PÚBLICO-ALVO: Licenciandos, estudantes do ensino superior. TEMPO DE DURAÇÃO: 14 dias (2 semanas)

Organizar uma Biblioteca Virtual PÚBLICO-ALVO: Licenciandos, estudantes do ensino superior. TEMPO DE DURAÇÃO: 14 dias (2 semanas) Organizar uma Biblioteca Virtual PÚBLICO-ALVO: Licenciandos, estudantes do ensino superior. TEMPO DE DURAÇÃO: 14 dias (2 semanas) JUSTIFICATIVA O mundo digital está cada vez mais fazendo parte do processo

Leia mais

CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA.

CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA. CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA. Raquel Engeroff Neusa Cristina Schnorenberger Novo Hamburgo RS Vídeo Institucional Estratégia Visão Missão Ser uma das 5 maiores empresas de software de gestão empresarial

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2 MBA Gestão de TI Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com 2 3 Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

Conquistamos ao longo de nossa trajetória mais de 30.000 licenças em operação em 6.500 clientes ativos.

Conquistamos ao longo de nossa trajetória mais de 30.000 licenças em operação em 6.500 clientes ativos. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR Central Cliente Questor (CCQ) O que é a Central Cliente Questor? Já é de seu conhecimento que os Usuários do sistema Questor contam com uma grande ferramenta de capacitação e treinamento no pós-venda.

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais