PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP Valéria Cabral Silvia Pasini Elisabeth Gomes Martin Rosana Vittori

2 2 Painel 06/024 Como transformar funcionários em agentes de inovação PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP Valéria Cabral Silvia Pasini Elisabeth Gomes Martin Rosana Vittori RESUMO A Estação Conhecimento é uma rede social com acesso externo e independente da rede corporativa interna da empresa. Foi desenvolvida para incentivar o compartilhamento e disseminação de informações e conhecimentos, facilitando a conexão e oferecendo espaço e ferramentas para a criação e intercâmbio de ideias e visões sobre assuntos gerais e profissionais. Aderente aos princípios norteadores de Gestão do Conhecimento: formação continuada, autoaprendizagem, conectividade interpessoal, colaboração, construção do conhecimento, pesquisa e inovação, esse projeto recém implantado, encontra-se na sua 1ª fase, com previsão de saltos evolutivos periódicos, compatíveis com o estágio de aculturação da empresa no uso da ferramenta de comunicação online. O toque inovador da Estação Conhecimento é a sua abertura e sua porosidade, fomentando interações espontâneas, horizontais e não hierárquicas, ou seja ligações sociais promovidas a partir da identidade. Palavras-chave: Rede social corporativa. Gestão do conhecimento. Inovação. Democratização da informação.

3 3 1 INTRODUÇÃO A promulgação do decreto nº , de 21 de janeiro de 2009 que Institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, a Política de Gestão do Conhecimento e Inovação e dá providências correlatas, impulsionou a Gerência de Recursos Humanos do Metrô a constituir Comissão de Gestão do Conhecimento e Inovação. Essa comissão tem como objetivos: identificar, promover e avaliar projetos voltados à gestão do conhecimento e inovação nos termos do citado decreto; estimular práticas inovadoras e a cultura colaborativa; promover ações dos empregados e divulgar as ações adotadas. Surgiu assim a ideia da implementação de uma rede social corporativa - a Estação Conhecimento. Para sua concepção e construção a comissão buscou a parceria com profissionais representantes de diversas áreas da Companhia que partilhavam da mesma crença e motivação para criar essa ferramenta de Gestão do Conhecimento. Esse processo constituiu exercício de aprendizagem ativa de compartilhamento, conexão e entrosamento das várias visões da equipe multidisciplinar participante do projeto, a partir do que se delineou uma rede social compatível com a cultura, possibilidades de adesão e veiculação imediata na empresa, dosando sempre ousadia e equilíbrio, em etapas de avanço sucessivas para a conquista de um espaço coletivo de comunicação, transformador, útil e prazeroso. Esse espaço de desenvolvimento trouxe também uma possibilidade autêntica de transformar o conhecimento tácito em explícito, num ambiente amigável, espontâneo e permissivo à prática do livre pensar. A Estação Conhecimento possibilita a criação de grupos de discussões sobre assuntos variados; a postagem, a divulgação e a pesquisa de trabalhos diversos elaborados por metroviários e, atualmente em fase de aplicação piloto, módulos de ensino a distância (EAD) que propiciarão o desenvolvimento dos empregados, sem necessidade de deslocamentos para salas de aula, incentivando o autodesenvolvimento.

4 4 O compartilhamento de fotos e vídeos fazem parte do ambiente da Estação que veicula também cursos online gratuitos e bem avaliados de mercado, além de outros programas já implantados na empresa, a exemplo do Programa de Instituições de Ensino Conveniadas que tem como objetivo promover condições facilitadoras para a formação e educação continuada, por livre escolha do empregado, a partir de parcerias que proporcionam descontos para metroviários e dependentes. A Estação Conhecimento democratiza a informação e abre um canal direto de relacionamento entre profissionais, isento de hierarquia. O conhecimento tecnológico e institucional da empresa tem destaque especial nessa rede social que atua promovendo a respectiva divulgação, enfatizando os objetivos, a finalidade e a aplicação. O Portal Memória é um exemplo dessa possibilidade, ou seja, os profissionais conectados à Estação Conhecimento tem a oportunidade de conhecer o acervo do Metrô que foi criado ao longo de sua construção e da história da cidade de São Paulo entendendo que uma história faz parte da outra. 2 DESENVOLVIMENTO Entre os vários menus disponíveis na Estação Conhecimento estão: 2.1 Início Esse menu gerencia as atividades da Estação Conhecimento, mostrando a movimentação mais atual, como: postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão; artigos postados; usuários que estão online; além dos módulos: NO TWITTER com as últimas atualizações do twitter oficial do Metrô; EVENTOS que divulga eventos internos e externos à Companhia, sendo possível a realização de inscrição em eventos internos; e MEMBROS, onde é possível localizar usuários cadastrados. Baners rotativos chamam atenção para os espaços de interação ou para o que se deseja colocar em destaque.

5 5

6 6 2.2 Usuários Mostra a página pessoal do usuário com perfil, amigos, álbum de fotos e vídeos, área em que está lotado na empresa etc. 2.3 Itinerário Informações sobre programas de desenvolvimento da Companhia, instituições de ensino credenciadas que fornecem descontos aos metroviários e dependentes, cursos gratuitos de EAD, além de miniportais com conteúdo de abrangência vertical, como o Portal do Gestor e o PMO.

7 7 2.4 Plataforma Acesso aos grupos de discussão e sua distribuição pelas várias categorias, sendo possível juntar-se a um(ns) grupo(s) de interesse. No caso dos grupos privados, existe a necessidade de liberação da participação pelo moderador do grupo.

8 8

9 9 No Anexo 1 é possível conhecer os temas criados espontaneamente e o número de profissionais que se uniram aos grupos. 2.5 Embarque Já Acesso à produção intelectual metroviária: trabalhos de conclusão de curso; apresentações realizadas no Programa de Inteligência Corporativa; publicações técnicas; repasses em congressos, seminários; etc.

10 Mapa dos Arredores Compartilhamento de material multimídia artigos e matérias diversas, fotos, vídeos, links, etc que se relacionem ou enriqueçam os temas atuais à Cia. do Metrô.

11 Posso Ajudar? Informações sobre o conteúdo dos espaços de interação e FAQs acerca de dúvidas recorrentes na Estação Conhecimento.

12 12 Ao acessar a rede pela primeira vez, é necessário preencher cadastro. O objetivo é obter um banco de talentos, uma vez que o profissional é convidado a informar quais são suas habilidades, seus interesses e seus hobbies. Ao final do cadastro, o profissional conhece e aceita os termos e condições de uso. A Estação Conhecimento operou em ambiente de teste por 18 meses. Durante esse período foi sendo formado conteúdo para sua inauguração e também melhorias foram sendo implementadas, com a contribuição de 30 profissionais que fizeram parte do projeto inicial. A abertura oficial para todos os metroviários aconteceu no dia 28 de fevereiro de Para o seu lançamento foi veiculada campanha de divulgação na empresa que aconteceu em 4 fases: 1ª Fase: teaser Técnica utilizada, muitas vezes como um dos recursos iniciais de uma campanha publicitária. Através de uma pequena peça, veiculada por qualquer mídia publicitária, seja em rádios, jornais, revistas, "outdoors", televisão, internet ou outros meios, procura-se levar o público alvo a interrogar-se sobre a mensagem que pretende ser passada, interessando-se pela continuação do tema. Posteriormente, na continuação da campanha, o assunto é esclarecido. Foram veiculados durante os 15 dias que antecederam o lançamento oficial da Estação Conhecimento. Para as 2ª e 3ª Fases foram escolhidos 3 modelos de leiaute publicitário, utilizados alternadamente. 2ª Fase 1º disparo: modelo 1 de baner eletrônico, mail marketing e cartaz jornal mural; 3ª Fase 2º e 3º disparos: modelos 2 e 3 de baner eletrônicos, mail marketing e cartaz jornal mural; 8 totens bluetooth nas portarias de edifícios e algumas estações; 4ª Fase: Divulgação de 6 vídeos, 1 a cada 2 semanas, contendo depoimento de profissionais que já estavam acessando a Estação Conhecimento durante a fase de testes com o slogan: CONHECIMENTO É ASSIM: QUANTO MAIS VOCÊ DIVIDE, MAIS ELE SE MULTIPLICA.

13 13 A adesão voluntária dos profissionais foi muito positiva. No final do primeiro mês de funcionamento, 1697 empregados já estavam cadastrados. Os quadros a seguir retratam as movimentações da Estação nesse primeiro mês. Comunidade Quantidade Usuários Cadastrados 1697 Todas as Atividades realizadas - amizades; postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão etc Fotos postadas 1022 Vídeos postados 170 Grupos de Discussão criados, (distribuídos em 29 categorias) 27 Os 10 mais acessados Acessos Menu Itinerário - Educação a Distância - Cursos Gratuitos 334 Menu Itinerário - MBA de Excelência Gerencial do Metrô 249 Menu Embarque Já - Monotrilho: conheça a tecnologia que desembarca este ano no Metrô - 09/março/2012 Posso Ajudar? 173 Menu Mapa dos Arredores - Links 133 Menu Itinerário - Especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária 122 Menu Itinerário - PIC-Programa de Inteligência Corporativa 109 Menu Embarque Já - Business Intelligence - BI de Recursos Humanos: Sua Aplicação Estratégica na Companhia do Metrô Menu Embarque Já Trabalhos em RH 73 Menu Embarque Já - Impulsionando a Inovação no Metrô por Meio de Ferramentas de Idéias Atualmente, após um ano de funcionamento, a Estação Conhecimento conta com um crescimento representativo de usuários, além de provar a veracidade da frase A propaganda é que faz o negócio. No quadro Os 10 mais acessados a seguir - onde é possível observar a maior movimentação dos usuários pelos espaços de interação, notou-se um aumento de acessos nas atividades para as quais foi realizado maior investimento de divulgação.

14 14 Comunidade Quantidade Usuários Cadastrados 3130 Todas as Atividades realizadas - amizades; postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão etc Fotos postadas 3039 Vídeos postados 576 Grupos de Discussão criados, (distribuídos em 29 categorias) 228 Os 10 mais acessados Acessos Menu Itinerário - Educação a Distância - Cursos Gratuitos 449 Menu Embarque Já PIC-Programa de Inteliência Corporativa - Monotrilho: conheça a tecnologia que desembarca este ano no Metrô - 09/março/2012 Menu Itinerário Principais Programas - MBA de Excelência Gerencial do Metrô Menu Mapa dos Arredores - Links 314 Menu Itinerário - PIC - Programa de Inteligência Corporativa 282 Menu Itinerário Programa de Desenvolvimento da Liderança 272 Menu Itinerário - Especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária 230 Mapa dos Arredores - Estatísticas 225 Menu Mapa dos Arredores A Estação Conhecimento vídeo 179 Menu Posso Ajudar? CONCLUSÃO Entendendo a comunicabilidade como um movimento transformador, vivo e altamente renovável a Estação Conhecimento está em construção permanente para atender cada vez mais e melhor os seus participantes - no caso dessa metáfora podemos chamá-los de usuários. Os avanços e modificações são sempre analisados e formulados a partir das decisões do grupo multidisciplinar que a mantém em funcionamento e as próximas novidades a serem implantadas são:

15 15 Wikipédia de termos metroviários; funções para miniblogs; chat para possibilitar conversa em tempo real entre os usuários; TV minuto para divulgação de temas de interesses diversos; EAD gratuito para metroviários e seus familiares; Além disso, estão sendo observadas as lideranças naturais da Estação Conhecimento, visando a adequação do já constituído grupo de contrapartes que tem como papel fomentar e incentivar a participação ativa na Estação Conhecimento. Atualmente o grupo de contrapartes é formado por um representante de cada gerência. A expectativa é de avançar e explorar todas as possibilidades desse recurso tecnológico e a partir dele proporcionar, além da veiculação de informações e conhecimentos, educação a distância nas suas várias modalidades. Um outro avanço previsto é a abertura de acesso externo para exmetroviários, parceiros técnicos, pesquisadores de empresas do setor, instituições de ensino e pesquisa e, futuramente, comunidade de fornecedores. Outros movimentos estão em estudo, buscando evoluir e inovar a Estação Conhecimento sem perder de vista o seu foco em educação e cultura.

16 16 Anexo 1 Estação Conhecimento Categorias Grupos Moderadores Área Comunicação & Marketing Membros no Grupo Vamos falar sobre comunicação Aluisio Xavier Gibson GNG 75 Estive no Duas Vias e... Mídia Metrô Marcos Leodoro Borges Luciana Moreira Souza P 8 GNG 30 Direito & Legislação Direito do Trabalho Direito Penal Tiago Rodrigues de Castro Valéria Daniel dos Santos Padueli GRH 15 GSI 2 Educação a Distância Educação a Distância - Mitos e Flavio dos Santos GMT 21 Verdades Sapucaia EAD no Metrô Raquel Anderman GRH 49 Educação Continuada Escolas móveis SENAI Roberto Jun Matsumura GMT 8 Engenharia Tecnologia laser Scanning Segurança no seu Lar Eficiência Energética CAD - Computer Aid Design Confiabilidade e inovação tecnológica Francisco Maria Baptista Jose Florentino dos Santos Jr Jose Florentino dos Santos Jr José Caetano Scavuzzo Marcelo Sanches Turrini GCI 11 GMT 9 GMT 32 GMT 3 GMT 15 Gestão de Pessoas Gestão de Processos Gestão de Projetos Peer Coaching Aprendizagem em Flavio dos Santos parceria Sapucaia GMT 14 GEDEPE-Prática na gestão de Wellington Fonseca pessoas e equipes Dias GOP 21 LÍDER: de Herói à Vilão Carlos Antonio Alves GTI 18 Fabio Goncalves Gestão Documental GSI 15 Cavalcante Qualidade e Gestão de Processos GMT 19 Organizacionais Milton Kenji Kato Comando da Madrugada Igor Baria GMT 22 PMP & Gerenciamento de Projetos Sandra Regina Santos Dp Arruda GCS 30 Dia a Dia Projetizado Adilson de Oliveira GTI 28 Sandra Regina S. De Arruda GCS 10

17 17 Gestão do Conhecimento Forum GC&I Marcus Vinicius Higa da Silva GRH 29 Forum Técnico MTO Luiz Eduardo Argenton GMT 69 A Organização que Aprende Rosana Vittori GRH 24 Desenvolvimento ABI Juliana Thais Geraldo GMT 9 Consultorias de RH Elisabeth Gomes Martin GRH 22 Anarquismo Tecnológico Carlos Antonio Alves GTI 8 Neurociências: Aprendizagem e Claudia Ines Sallum Comportamento Hueb GRH 42 Estação em Movimento Marcus Vinicius Higa da Silva GRH 27 Operação Estações Cristina Ogata Hamamoto GOP 10 Professores Metroviários Carlos Augusto Dias de Faria GEO 19 Inovação TED - Ideias que merecem ser espalhadas Teletrabalho PIC - Programa de Inteligência Corporativa Metodologias ágeis X Metodologias tradicionais Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Exploração Comercial da Marca Metrô Silvia Regina Macedo Pasini Valeria Aparecida Cabral GRH 39 GRH 52 Raquel Anderman GRH 49 Carlos Antonio Alves GTI 13 Fernando Olivi Moreno GOP 1 Robinson Bertoldi GNG 55 Tecnologia Testes de Sistemas Eletrônicos Fabio Siqueira Netto GMT 1 Tecnologia da Informação Análise e Ponto de Função Carlos Antonio Alves GTI 9 AutoCad Luis Carlos Rodrigues GCI 10 BrOffice Fernando Olivi Moreno GOP 19 Engenharia de Software Robinson Rodrigo da S de Oliveira GMT 22 Escritórios Inteligentes Francisco Maria Baptista GCI 20 Fórum TI GMT Gilmario GMT 42 Implantação Tecnologia BIM Francisco Maria Baptista GCI 24 Redes/STD - Modernização Gilmario GMT 59 Trabalho Colaborativo Fernando Olivi Moreno GOP 11 Tecnologia de Transportes sobre Trilhos Alta Velocidade sobre Trilhos Neusi Fernandes a Vieira GRH 15

18 18 Velozes e Talentosos Artes e Cultura Contando Histórias Circuito Interlagos Celso Gajo GRH 1 Equipe Senna - Interlagos Ferrari Angela Luzia Bambam Soares Sandra Regina S Dp Arruda GE4 1 GCS 1 Aprendendo Outro Idioma Antonio Gomes de Souza GMT 56 Reciclando com Arte Pedro Rabello GMT 33 Biblioteca Metrô Neli Siqueira Daniel Abrantes Arnaut GSI 66 Música Danilo Martire Caciavilani P CMC 22 Cinema Diogo Vicente de O Amatuzzi GCE 52 Vitrola Marcus Vinicius Higa da Silva GRH 31 Talentos Metroviários Danilo Martite Caciavilani P CMC 30 Lituanos e Amigos do Metrô SP Igor Baria GMT 2 Animais no Metrô Creuza Hizuru Utsumi GRH 23 Fotografando nosso Metrô Carlos Alberto Loureiro GCI 31 Amantes da Leitura Alecio Hirano GMT 56 Espiritualidade Carlos Alberto Momose GLG 10 Religião e Espiritualidade Fernando dos Santos Monarca GTI 7 Rock & Vinyl Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 12 The Godfather Gerson Gonçalves da Silva Neto GPE 2 Diário do Cotidiano Taciana Chain GCP 27 GeekBoarding Fernando Olivi Moreno GOP 5 Off Topic Jorge Nagamachi GMT 2 Usuários: perguntas engraçadas reais Alexandre Romani GOP 28 Espaço & Planejamento Urbano Por uma cidade mais humana! Flavio Luiz Jabbur Ferreira GPI 29 Meio Ambiente & Sustentabilidade Meio Ambiente & Sustentabilidade Jorge Nagamachi GMT 31 Caminhadas Edison Aparecido C de Moraes GCE 14 Relatório de Sustentabilidade Ricardo Ferro Barbieri GMS 18 Práticas Sustentáveis no Metrô Ricardo Ferro Barbieri GMS 27

19 19 Memória do Metrô Metrô Memória Museu Metrô Marco Antonio Goncalves Marco Antonio Goncalves GSI 49 GSI 14 O usuário e a comunidade O Usuário Redes Sociais Fernando Olivi Moreno Fernando Olivi Moreno GOP 33 GOP 13 Projetos, Arquitetura e Construção Civil Arquitetura e Cidade Cristina Coleone Wolff GCI 17 Responsabilidade Social & Cidadania Saúde e Qualidade de Vida Voluntários do Metrô Wlademir Aguiar Piva GPF 19 Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Marcelo Fiammetti GMT 8 Luiza Cristina OVD 34 Saúde e Bem Estar Sapienza Ferreira Danilo Martire Artes Marciais Caciavilani P CMC 8 Metrus - Saúde e Previdência Nilson Alves da Silva GMT 22 Rosana Ribeiro da Gordinhos Silva GCT 12 Fernando Hiroshi Metroviários vegetarianos e afins Kishimoto GOP 10 Hobbies & Esportes Ciclismo Gustavo Signori Cruz GMT 9 Kartismo Bruno Alves Pinto GOP 2 Lucas Nascimento Pesca Neto GPF 5 Colecionadores de Miniaturas de Wilson Bandeira de carros Moura GCT 21 Universo de Quadrinhos Marvel & DC Carlos Antonio Alves GTI 19 Segurança da Informação A rede bloqueia Jorge Nagamachi GMT 5 Utilizando dispositivos móveis Redes Sociais: segurança e privacidade Direito Digital Henrique Norberto Burle Junior Henrique Norberto Burle Junior Henrique Norberto Burle Junior GAD 17 GAD 16 GAD 18 Segurança Segurança Pública Johnson Lins Rocha Barbosa GOP 8

20 20 Administração Geral Logística: Movimentação e Armazenagem de Materiais Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 11 Metrôs do Mundo Metrô de Londres Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 5 Contratos & Finanças atualizada em 15/02/2013

21 21 AUTORIA Valéria Cabral Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico: Silvia Pasini Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico: Elisabeth Gomes Martin Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico: Rosana Vittori Companhia do Metropolitano de São Paulo METRÔ. Endereço eletrônico:

Próxima Parada Estação Conhecimento

Próxima Parada Estação Conhecimento Próxima Parada Estação Conhecimento Silvia Regina Macedo Pasini; Rosana Vittori Resumo A Estação Conhecimento é uma rede social com acesso externo e independente da rede corporativa interna da empresa.

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Soluções em Tecnologia da Informação

Soluções em Tecnologia da Informação Soluções em Tecnologia da Informação Curitiba Paraná Salvador Bahia A DTS Sistemas é uma empresa familiar de Tecnologia da Informação, fundada em 1995, especializada no desenvolvimento de soluções empresariais.

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Introdução. Objetivos do Curso

Introdução. Objetivos do Curso Introdução A nova dinâmica dos negócios, principalmente relacionada ao meio industrial, impele uma realidade de novos desafios para a indústria nacional. O posicionamento do Brasil como liderança global

Leia mais

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 Universo TOTVS Fundada em 1983 6ª maior empresa de software (ERP) do mundo Líder em Software no Brasil e

Leia mais

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 Cruz das Almas BA 2013 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

Executive MBA. em Liderança e Gestão de RH

Executive MBA. em Liderança e Gestão de RH Executive MBA em Liderança e Gestão de RH B.I. INTERNATIONAL O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único de Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada aluno,

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Projeto Escola com Celular

Projeto Escola com Celular Projeto Escola com Celular Rede Social de Sustentabilidade Autores: Beatriz Scavazza, Fernando Silva, Ghisleine Trigo, Luis Marcio Barbosa e Renata Simões 1 Resumo: O projeto ESCOLA COM CELULAR propõe

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma

MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Faculdade Barddal Apresentam a parceria que enriquecerá sua equipe de desenvolvimento

Faculdade Barddal Apresentam a parceria que enriquecerá sua equipe de desenvolvimento Apresentam a parceria que enriquecerá sua equipe de desenvolvimento Faculdade Barddal Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias Coordenação Acadêmica: Maria Elizabeth Pupe Johann 1 OBJETIVOS: Objetivo Geral: - Promover o desenvolvimento

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Palavras-chave: atividade extracurricular, palestras, PET Internacional.

Palavras-chave: atividade extracurricular, palestras, PET Internacional. 1 PALESTRAS E CURSOS PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO PELO GRUPO PET (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL) DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Patrícia de Souza Lima AGUIAR 1 ; Jéssica

Leia mais

Diretoria de Informática TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Brivaldo Marinho - Consultor. Versão 1.0

Diretoria de Informática TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Brivaldo Marinho - Consultor. Versão 1.0 TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Brivaldo Marinho - Consultor Versão 1.0 CONTROLE DA DOCUMENTAÇÃO Elaboração Consultor Aprovação Diretoria de Informática Referência do Produto

Leia mais

portais corporativos

portais corporativos agenda portais corporativos O portal como ferramenta de engajamento e interatividade D 11 de Dezembro? Hotel Staybridge São Paulo W Mantenha os seus pertences à vista. A Corpbusiness não se responsabiliza

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ www.diariodaconstrucao.com.br

JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ www.diariodaconstrucao.com.br PROPOSTA DE PROPAGANDA - ANUNCIE NO JDC Apresentação de Plano de Publicidade Online no Site O JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ atende com o nome de JDC, porque é uma empresa que tem como sua atividade

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

ENCONTRO DA FRENTE DE INOVAÇÃO

ENCONTRO DA FRENTE DE INOVAÇÃO ENCONTRO DA FRENTE DE INOVAÇÃO Outubro 2015 AGENDA PMIMF Frente de Inovação Frente de Projetos - Plano de Comunicação - Painel Patrocinador - Case da SPE (Implantação do Escritório de Projetos) -Nova Versão

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu PORTFÓLIO ESPECIALIZAÇÃO / MBA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Sumário ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE... 2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO... 2 ÁREA: COMUNICAÇÃO E LETRAS...

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Ética e Responsável de Empreendimentos e Projetos Socioambientais. 2016

Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Ética e Responsável de Empreendimentos e Projetos Socioambientais. 2016 Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Ética e Responsável de Empreendimentos e Projetos Socioambientais. 206 360h Objetivo O curso oferece especialização em Gestão Ética e Responsável e Empreendedorismo

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica

Oficina de Inclusão Tecnológica 1 Oficina de Inclusão Tecnológica Ementa: O curso LinkedIn apresenta, de forma geral, como desenvolver seu networking através desta rede social. Demonstra como fazer parte dela (inscrição), montagem do

Leia mais

PROPOSTA REFERENTE AO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ANÁLISE SANITÁRIA

PROPOSTA REFERENTE AO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ANÁLISE SANITÁRIA PROPOSTA REFERENTE AO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ANÁLISE SANITÁRIA 1- DO CURSO O Curso de Especialização em Gestão em Análise Sanitária destina-se a profissionais com curso superior em áreas correlatas

Leia mais

Redes sociais no Terceiro Setor

Redes sociais no Terceiro Setor Redes sociais no Terceiro Setor Prof. Reginaldo Braga Lucas 2º semestre de 2010 Constituição de redes organizacionais Transformações organizacionais Desenvolvimento das organizações articuladas em redes

Leia mais

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C.

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Terra, PhD Brasília, 13 de setembro de 2005 Portais trazem inúmeros benefícios

Leia mais

Categoria Franqueador Sênior

Categoria Franqueador Sênior PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Sênior Dados da empresa Razão Social Cebrac - Consultoria e Franquia Ltda. Nome fantasia CEBRAC Data de fundação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO 2014/1 ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA

PÓS-GRADUAÇÃO 2014/1 ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO 2014/1 ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA NOME TITULAÇÃO LINHA DE PESQUISA Alzirene de Vasconcelos Milhomem alzirene@anhanguera.edu.br alzirene.milhomem@terra.com.br DOUTORA Economia geral;

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos.

Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos. Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos. Nossa história Tudo começou em 1933, quando o prof. Mario Veiga de Almeida ensinava catecismo aos adolescentes

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas

MBA em Gestão de Pessoas REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Profª. Dra. Ana Ligia Nunes Finamor A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software Coordenadoria de Tecnologia da Informação Documentos Formais Processo de Desenvolvimento de Software Sumário 1 Introdução... 03 2 Políticas do Documento de Processo de Desenvolvimento de Software... 04

Leia mais

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2 MBA Gestão de TI Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com 2 3 Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Características. Carga horária 24 horas presenciais.

Características. Carga horária 24 horas presenciais. 1 Características Sobre o curso As organizações que apresentam melhores resultados financeiros, são nitidamente as que aprendem a lidar com as incertezas de forma proativa. Em mercados em constante mudança

Leia mais

Intranets e Capital Intelectual

Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual As mídias sociais ultrapassaram os limites da vida privada. Os profissionais são 2.0 antes, durante e depois do expediente. É possível estabelecer

Leia mais

Estratégias de EAD na Vale

Estratégias de EAD na Vale Estratégias de EAD na Vale Mineradora pioneira que trabalha com paixão, transformando recursos minerais em ingredientes essenciais o dia-a-dia das pessoas. É a segunda maior mineradora diversificada do

Leia mais

GESTÃo DE RISCO. Presença nacional, reconhecimento mundial.

GESTÃo DE RISCO. Presença nacional, reconhecimento mundial. GESTÃo DE RISCO CORPORATIVO Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva do Financial Times

Leia mais

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS O QUE FAZEMOS Provemos consultoria nas áreas de comunicação online, especializados em sites focados na gestão de conteúdo, sincronização de documentos, planilhas e contatos online, sempre integrados com

Leia mais

Fundação Habitacional do Exército. José Ricardo GODINHO Rodrigues

Fundação Habitacional do Exército. José Ricardo GODINHO Rodrigues Fundação Habitacional do Exército José Ricardo GODINHO Rodrigues MAPEAMENTO E MELHORIA DE PROCESSOS Caso de sucesso na Fundação Habitacional do Exército FHE Desafios e lições aprendidas Resultados gerados

Leia mais

01. O QUE É? 02. OBJETIVOS DO CURSO 03. CAMPO DE ATUAÇÃO

01. O QUE É? 02. OBJETIVOS DO CURSO 03. CAMPO DE ATUAÇÃO 01. O QUE É? O Curso de Desenvolvimento de Websites é um curso de graduação tecnológica de nível superior com duração de dois anos e meio. Este curso permite a continuidade dos estudos em nível de bacharelado

Leia mais

1ª ETAPA DO XIII CBC RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL PREPARATÓRIO

1ª ETAPA DO XIII CBC RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL PREPARATÓRIO 1ª ETAPA DO XIII CBC RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL PREPARATÓRIO Organização Estadual: Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro OCB/RJ Data de realização do seminário:

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus quinze anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Importância e Implementação

Importância e Implementação Importância e Implementação O que é? Sub-área da inclusão social. Democratização do acesso às tecnologias de informação. Melhorar as condições de vida de uma comunidade com ajuda da tecnologia. Utilização

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Marcas com essência. são marcas com alma.

Marcas com essência. são marcas com alma. Marcas com essência são marcas com alma. Pra quê Estratégias de marca servem para: criar diferenciais para o negócio. criar personalidade e identidade única. apropriar-se de um discurso. otimizar os investimentos

Leia mais

CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA.

CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA. CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA. Raquel Engeroff Neusa Cristina Schnorenberger Novo Hamburgo RS Vídeo Institucional Estratégia Visão Missão Ser uma das 5 maiores empresas de software de gestão empresarial

Leia mais

Fundação Itaú Social. Por uma educação integral,

Fundação Itaú Social. Por uma educação integral, Fundação Itaú Social Por uma educação integral, integrada e integradora Visão Itaú Ser o banco líder em performance e perene reconhecidamente sólido e ético, destacando-se por equipes motivadas, comprometidas

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Internet Internet Internet é o conglomerado de redes, em escala mundial de milhões de computadores interligados, que permite o acesso a informações e todo

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

Atuação & Serviços. Planejamento

Atuação & Serviços. Planejamento A Agência Em nosso dia-a-dia nos expressamos de diversas formas. O "OH!", utilizamos para expressar uma surpresa positiva, algo que nos impressiona e que supera todas as nossas expectativas. Para que seus

Leia mais

PERSPECTIVAS DO PROJETO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NA EEEC * PALAVRAS-CHAVE: Ensino a Distância (EaD), TelEduc, Moodle, Conexões de Saberes.

PERSPECTIVAS DO PROJETO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NA EEEC * PALAVRAS-CHAVE: Ensino a Distância (EaD), TelEduc, Moodle, Conexões de Saberes. PERSPECTIVAS DO PROJETO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NA EEEC * Ricardo Henrique Fonseca ALVES 1 ; Getúlio Antero de DEUS JÚNIOR 2 ; Marcelo Stehling DE CASTRO 3 e Rodrigo Pinto LEMOS 4 1 Estudante não bolsista

Leia mais

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico O Dia D e a culturalização de um posicionamento estratégico 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE Centro Universitário Franciscano uma universidade para suas aspirações Santa Maria é um polo educacional

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas:

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

PROJETOS ÁREA COMUNICAÇÃO

PROJETOS ÁREA COMUNICAÇÃO Comunicação Christina Ferraz Musse estratégica Comunicação Social para grupos de economia popular solidária de Juiz de Fora e região (Núcleo de Comunicação Social da INTECOOP/ UFJF) Website da Liga Acadêmica

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO A internet possibilita novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócios. Essa evolução tende a modificar cada vez mais as estruturas da sociedade,

Leia mais

Seminário gratuito do PROFUTURO aborda estratégias para o crescimento dos negócios

Seminário gratuito do PROFUTURO aborda estratégias para o crescimento dos negócios Seminário gratuito do PROFUTURO aborda estratégias para o crescimento dos negócios O Programa de Estudos do Futuro da FIA (Fundação Instituto de Administração) realizará no dia 24 de agosto, a partir das

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

A SatNext. Missão. Visão. satnext.com.br

A SatNext. Missão. Visão. satnext.com.br satnext.com.br A SatNext Com mais de 10 anos de know-how em Tecnologia de Telecomunicações voltada ao ensino à distância via satélite e com uma equipe multidisciplinar para a elaboração de sistemas educacionais

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Com a sua atuação pró-ativa a SUCESU trouxe diversos benefícios em prol do setor que representa no Brasil, podendo destacar:

Com a sua atuação pró-ativa a SUCESU trouxe diversos benefícios em prol do setor que representa no Brasil, podendo destacar: Introdução É grande a parcela da população das nações mais desenvolvidas do mundo que está se organizando em sociedades e associações civis que defendem interesses comuns. Essas pessoas já perceberam que

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços)

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) 1. MÉTODO MENTOR - Modelagem Estratégica Totalmente Orientada para Resultados Figura 1: Método MENTOR da Intellectum. Fonte: autor, 2007 O método MENTOR (vide o texto

Leia mais

Perfil do Investidor Brasileiro Experiências e Atuação Educacional da Bolsa

Perfil do Investidor Brasileiro Experiências e Atuação Educacional da Bolsa Perfil do Investidor Brasileiro Experiências e Atuação Educacional da Bolsa Daniel Pfannemüller Superintendente do Instituto Educacional BM&FBOVESPA Mar/2015 Confidencial Restrita Confidencial Uso Interno

Leia mais

A cidade digital plena, articulada a partir da administração local. Marcos de C. Marques Pesquisador e Consultor São Paulo, 09 de Junho de 2009

A cidade digital plena, articulada a partir da administração local. Marcos de C. Marques Pesquisador e Consultor São Paulo, 09 de Junho de 2009 A cidade digital plena, articulada a partir da administração local Marcos de C. Marques Pesquisador e Consultor São Paulo, 09 de Junho de 2009 O foco na construção de uma cidade digital deve recair sobre

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

ENDOMARKETING COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE

ENDOMARKETING COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE ENDOMARKETING COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE 1. INTRODUÇÃO Thiego Barros de Almeida Brandão Serviço Nacional de Aprendizagem

Leia mais

VAMOS CONSTRUIR A MELHOR EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO.

VAMOS CONSTRUIR A MELHOR EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO. VAMOS CONSTRUIR A MELHOR EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO. A Blackboard é líder no setor de soluções de e-learning, atendendo 72% das 200 maiores universidades do mundo. Sediada em Washington, DC, e criada em 1997,

Leia mais

Programa VIVENDO BEM UDESC

Programa VIVENDO BEM UDESC Programa VIVENDO BEM UDESC A UNIVERSIDADE INVESTINDO NA POTENCIALIZAÇÃO DAS PESSOAS Proponente: Claudia Maria Messores Coordenadora de Capacitação e Potencialização de Pessoas - CCaPP Pedagoga e Mestre

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais Programa Nacional de Tecnologia Educacional

Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais Programa Nacional de Tecnologia Educacional Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais Programa Nacional de Tecnologia Educacional SEB DCE CGMID COGTEC PROINFO SEB SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br Prezado(a) Sr.(a.) Agradecemos seu interesse em nossos programa de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de Pós-MBA

Leia mais

MBA EM GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

MBA EM GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: JOÃO ROBERTO LORENZETT COORDENAÇÃO DA FACULDADE: PRISCILA FAGUNDES COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: RAFAEL PARACHEN

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

MARKETING RECURSOS HUMANOS. 11 Ética e Responsabilidade social 11 Ética e Responsabilidade social 12 Monografia 12 Monografia

MARKETING RECURSOS HUMANOS. 11 Ética e Responsabilidade social 11 Ética e Responsabilidade social 12 Monografia 12 Monografia RECURSOS HUMANOS MARKETING Jacques Miranda Especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Propaganda Daniel Serrano Especialização em Propaganda e Marketing 1. Metodologia da Pesquisa Científica

Leia mais

Thursday, October 18, 12

Thursday, October 18, 12 O Site Legado do IFP é uma comunidade online e global dos ex-bolsistas do programa. É um recurso e um lugar para você publicar notícias profissionais, recursos e teses para a comunidade global do IFP,

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 O SESI/SENAI - PR, torna pública a RETIFICAÇÃO referente ao Edital de CREDENCIAMENTO N.º 502/2009, conforme segue: Fica Incluído no ANEXO III - ÁREAS

Leia mais

Uma Experiência Prática da Utilização da Ferramenta Moodle para Comunidades Virtuais na ENSP - Fiocruz

Uma Experiência Prática da Utilização da Ferramenta Moodle para Comunidades Virtuais na ENSP - Fiocruz Uma Experiência Prática da Utilização da Ferramenta Moodle para Comunidades Virtuais na ENSP - Fiocruz Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça Ana Cristina da Matta Furniel Rosane Mendes da Silva Máximo Introdução

Leia mais

Direcionando a Estratégia de TI do Grupo RBS

Direcionando a Estratégia de TI do Grupo RBS Direcionando a Estratégia de TI do Grupo RBS Perfil do Grupo RBS Retrato da TI no segmento Mídia Pilares Estratégicos da TI Principais Projetos da TI Perfil do Grupo RBS 50 anos de fundação 5,7 mil colaboradores

Leia mais

O PAPEL DO GESTOR COMO MULTIPLICADOR

O PAPEL DO GESTOR COMO MULTIPLICADOR Programa de Capacitação PAPEL D GESTR CM MULTIPLICADR Brasília 12 de maio de 2011 Graciela Hopstein ghopstein@yahoo.com.br Qual o conceito de multiplicador? Quais são as idéias associadas a esse conceito?

Leia mais

Curso Wikis Corporativos: ambientes estratégicos de colaboração e comunicação para empresas 2.0

Curso Wikis Corporativos: ambientes estratégicos de colaboração e comunicação para empresas 2.0 Curso Wikis Corporativos: ambientes estratégicos de colaboração e comunicação para empresas 2.0 Esta cada vez mais comum na web ambientes wikis. É um dos fatores principais no que vem sendo denominado

Leia mais

CRA Departamento de Comunicação e Marketing Ata de Reunião 23.10.2008

CRA Departamento de Comunicação e Marketing Ata de Reunião 23.10.2008 CRA Departamento de Comunicação e Marketing Ata de Reunião 23.10.2008 I. Chamada de Ordem Adm. Glaucia Pascoaleto Araujo Conselho Regional dos Administradores de São Paulo. Reunião com Coordenadores dos

Leia mais