Próxima Parada Estação Conhecimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Próxima Parada Estação Conhecimento"

Transcrição

1 Próxima Parada Estação Conhecimento Silvia Regina Macedo Pasini; Rosana Vittori Resumo A Estação Conhecimento é uma rede social com acesso externo e independente da rede corporativa interna da empresa. Foi desenvolvida para incentivar o compartilhamento e disseminação de informações e conhecimentos, facilitando a conexão e oferecendo espaço e ferramentas para a criação e intercâmbio de ideias e visões sobre assuntos gerais e profissionais. Aderente aos princípios norteadores de Gestão do Conhecimento: formação continuada, autoaprendizagem, conectividade interpessoal, colaboração, construção do conhecimento, pesquisa e inovação, esse projeto recém implantado, encontra-se na sua 1ª fase, com previsão de saltos evolutivos periódicos, compatíveis com o estágio de aculturação da empresa no uso da ferramenta de comunicação online. O toque inovador da Estação Conhecimento é a sua abertura e sua porosidade, fomentando interações espontâneas, horizontais e não hierárquicas, ou seja ligações sociais promovidas a partir da identidade. Palavras-chave: rede social corporativa; gestão do conhecimento; inovação; democratização da informação. 1. Introdução A promulgação do decreto nº , de 21 de janeiro de 2009 que Institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, a Política de Gestão do Conhecimento e Inovação e dá providências correlatas, impulsionou a Gerência de Recursos Humanos do Metrô a constituir Comissão de Gestão do Conhecimento e Inovação. Essa comissão tem como objetivos: identificar, promover e avaliar projetos voltados à gestão do conhecimento e inovação nos termos do citado decreto; estimular práticas inovadoras e a cultura colaborativa; promover ações dos empregados e divulgar as ações adotadas. Surgiu assim a ideia da implementação de uma rede social corporativa - a Estação Conhecimento. Para sua concepção e construção a comissão buscou a parceria com profissionais representantes de diversas áreas da Companhia que partilhavam da mesma crença e motivação para criar essa ferramenta de Gestão do Conhecimento. Esse processo constituiu exercício de aprendizagem ativa de compartilhamento, conexão e entrosamento das várias visões da equipe multidisciplinar participante do projeto, a partir do que se delineou uma rede social compatível com a cultura, possibilidades de adesão e veiculação imediata na empresa, dosando sempre ousadia e equilíbrio, em etapas de avanço sucessivas para a conquista de um espaço coletivo de comunicação, transformador, útil e prazeroso. Esse espaço de desenvolvimento trouxe também uma possibilidade autêntica de transformar o conhecimento tácito em explícito, num ambiente amigável, espontâneo e permissivo à prática do livre pensar. A Estação Conhecimento possibilita a criação de grupos de discussões sobre assuntos variados; a postagem, a divulgação e a pesquisa de trabalhos diversos elaborados por metroviários e, atualmente em fase de aplicação piloto, módulos de ensino a distância (EAD)

2 que propiciarão o desenvolvimento dos empregados, sem necessidade de deslocamentos para salas de aula, incentivando o autodesenvolvimento. O compartilhamento de fotos e vídeos fazem parte do ambiente da Estação que veicula também cursos online gratuitos e bem avaliados de mercado, além de outros programas já implantados na empresa, a exemplo do Programa de Instituições de Ensino Conveniadas que tem como objetivo promover condições facilitadoras para a formação e educação continuada, por livre escolha do empregado, a partir de parcerias que proporcionam descontos para metroviários e dependentes. A Estação Conhecimento democratiza a informação e abre um canal direto de relacionamento entre profissionais, isento de hierarquia. O conhecimento tecnológico e institucional da empresa tem destaque especial nessa rede social que atua promovendo a respectiva divulgação, enfatizando os objetivos, a finalidade e a aplicação. O Portal Memória é um exemplo dessa possibilidade, ou seja, os profissionais conectados à Estação Conhecimento tem a oportunidade de conhecer o acervo do Metrô que foi criado ao longo de sua construção e da história da cidade de São Paulo entendendo que uma história faz parte da outra. 2. Desenvolvimento Entre os vários menus disponíveis na Estação Conhecimento estão: 2.1. Início Esse menu gerencia as atividades da Estação Conhecimento, mostrando a movimentação mais atual, como: postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão; artigos postados; quem está online; além dos módulos: NO TWITTER com as últimas atualizações do twitter oficial do Metrô; EVENTOS onde é possível acompanhar eventos internos e externos; e MEMBROS cadastrados. Baners rotativos chamam atenção para os espaços de interação ou para o que se deseja colocar em destaque.

3

4 2.2 Usuários Mostra a página pessoal do usuário com perfil, amigos, álbum de fotos, etc.

5 2.3 Itinerário Informações sobre programas de desenvolvimento, instituições de ensino, cursos gratuitos de EAD, etc.

6 2.4 Plataforma Acesso a todos os grupos de discussão e sua distribuição pelas várias categorias. No Anexo 1 é possível conhecer os temas criados espontaneamente e o número de profissionais que se uniram aos grupos.

7 2.5 Embarque Já Acesso à produção intelectual metroviária.

8 2.6 Mapa dos Arredores Compartilhamento de material multimídia artigos e matérias diversas, fotos, vídeos, links, etc que se relacionem ou enriqueçam temas atuais à Cia. do Metrô.

9 2.7 Posso Ajudar? Informações sobre o conteúdo dos espaços de interação e FAQs acerca de dúvidas recorrentes na Estação Conhecimento. Ao acessar a rede pela primeira vez, é necessário preencher cadastro. O objetivo é obter um banco de talentos, uma vez que o profissional é convidado a informar quais são suas habilidades, interesses e hobbies. Ao final do cadastro, o profissional conhece e aceita os termos e condições de uso. A Estação Conhecimento operou em ambiente de teste por 18 meses. Durante esse período foi sendo formado conteúdo para sua inauguração e também melhorias foram implementadas, com a contribuição de 30 profissionais que fizeram parte do projeto inicial.

10 A abertura oficial para todos os metroviários aconteceu no dia 28 de fevereiro de Para o seu lançamento foi veiculada campanha de divulgação na empresa que aconteceu em 4 fases: 1ª Fase: teaser Técnica utilizada, muitas vezes como um dos recursos iniciais de uma campanha publicitária. Através de uma pequena peça, veiculada por qualquer mídia publicitária, seja em rádios, jornais, revistas, "outdoors", televisão, internet ou outros meios, procura-se levar o público alvo a interrogar-se sobre a mensagem que pretende ser passada, interessando-se pela continuação do tema. Posteriormente, na continuação da campanha, o assunto é esclarecido. Foram veiculados durante os 15 dias que antecederam o lançamento oficial da Estação Conhecimento. Para as 2ª e 3ª Fases foram escolhidos 3 modelos de leiaute publicitário, utilizados alternadamente. 2ª Fase 1º disparo: modelo 1 de baner eletrônico, mail marketing e cartaz jornal mural; 3ª Fase 2º e 3º disparos: modelos 2 e 3 de baner eletrônicos, mail marketing e cartaz jornal mural; 8 totens bluetooth nas portarias de edifícios e algumas estações; 4ª Fase: Divulgação de 6 vídeos, 1 a cada 2 semanas, contendo depoimento de profissionais que já estavam acessando a Estação Conhecimento durante a fase de testes com o slogan: CONHECIMENTO É ASSIM: QUANTO MAIS VOCÊ DIVIDE, MAIS ELE SE MULTIPLICA. A adesão voluntária dos profissionais foi muito positiva. No final do primeiro mês de funcionamento, 1697 empregados já estavam cadastrados. Os quadros a seguir retratam as movimentações da Estação nesse primeiro mês. Comunidade Quantidade Usuários Cadastrados 1697 Todas as Atividades realizadas - amizades; postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão etc Fotos postadas 1022 Vídeos postados 170 Grupos de Discussão criados, (distribuídos em 29 categorias) 273 Os 10 mais acessados Acessos Menu Itinerário - Educação a Distância - Cursos Gratuitos 334 Menu Itinerário - MBA de Excelência Gerencial do Metrô 249 Menu Embarque Já - Monotrilho: conheça a tecnologia que desembarca este 181

11 ano no Metrô - 09/março/2012 Posso Ajudar? 173 Menu Mapa dos Arredores - Links 133 Menu Itinerário - Especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária 122 Menu Itinerário - PIC-Programa de Inteligência Corporativa 109 Menu Embarque Já - Business Intelligence - BI de Recursos Humanos: Sua Aplicação Estratégica na Companhia do Metrô 102 Menu Embarque Já Trabalhos em RH 73 Menu Embarque Já - Impulsionando a Inovação no Metrô por Meio de Ferramentas de Idéias 68 Atualmente, próximo ao 4º mês de funcionamento, a Estação Conhecimento conta com um crescimento representativo de usuários, além de provar a veracidade da frase A propaganda é que faz o negócio. No quadro Os 10 mais acessados a seguir - onde é possível observar a maior movimentação dos usuários pelos espaços de interação, notou-se um aumento de acessos nas atividades para as quais foi realizado maior investimento de divulgação. Comunidade Usuários Cadastrados Todas as Atividades realizadas - amizades; postagens de fotos e vídeos; criação de grupos de discussão etc. Fotos postadas Vídeos postados Grupos de Discussão criados, (distribuídos em 29 categorias) Os 10 mais acessados Quantidade Acessos Menu Itinerário - Educação a Distância - Cursos Gratuitos 427 Menu Embarque Já PIC-Programa de Inteliência Corporativa Monotrilho: conheça a tecnologia que desembarca este ano no Metrô 09/março/ Menu Itinerário Principais Programas - MBA de Excelência Gerencial do Metrô 297 Menu Mapa dos Arredores - Links 262 Mapa dos Arredores - Estatísticas Menu Itinerário - PIC - Programa de Inteligência Corporativa Menu Itinerário - Especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária Menu Posso Ajudar? Menu Mapa dos Arredores - Galeria de Fotos PIC Monotrilho: conheça a

12 tecnologia que desembarca este ano no Metrô Vídeo Lançamento da Estação Conhecimento depoimento de empregado Conclusão Entendendo a comunicabilidade como um movimento transformador, vivo e altamente renovável a Estação Conhecimento está em construção permanente para atender cada vez mais e melhor os seus participantes - no caso dessa metáfora podemos chamá-los de usuários. Os avanços e modificações são sempre analisados e formulados a partir das decisões do grupo multidisciplinar que a mantém em funcionamento e as próximas novidades a serem implantadas são: - Wikipédia de termos metroviários; - funções para miniblogs; - chat para possibilitar conversa em tempo real entre os usuários; - TV minuto para divulgação de temas de interesses diversos; - EAD gratuito para metroviários e seus familiares; Além disso, estão sendo observadas as lideranças naturais da Estação Conhecimento, visando a adequação do já constituído grupo de contrapartes que tem como papel fomentar e incentivar a participação ativa na Estação Conhecimento. Atualmente o grupo de contrapartes é formado por um representante de cada gerência. A expectativa é de avançar e explorar todas as possibilidades desse recurso tecnológico e a partir dele proporcionar, além da veiculação de informações e conhecimentos, educação a distância nas suas várias modalidades. Um outro avanço previsto é a abertura de acesso externo para ex-metroviários, parceiros técnicos, pesquisadores de empresas do setor, instituições de ensino e pesquisa e, futuramente, comunidade de fornecedores. Outros movimentos estão em estudo, buscando evoluir e inovar a Estação Conhecimento sem perder de vista o seu foco em educação e cultura.

13 Anexo 1 Estação Conhecimento Comunicação & Marketing Vamos falar sobre comunicação Estive no Duas Vias e... Mídia Metrô Aluisio Xavier Gibson Marcos Leodoro Borges Luciana Moreira Souza GNG P GNG Membros no Grupo Direito & Legislação Direito do Trabalho Direito Penal Tiago Rodrigues de Castro Valéria Daniel dos Santos Padueli GSI 15 2 Educação a Distância Educação a Distância - Mitos e Verdades EAD no Metrô Flavio dos Santos Sapucaia Raquel Anderman Educação Continuada Escolas móveis SENAI Roberto Jun Matsumura 8 Engenharia Tecnologia laser Scanning Segurança no seu Lar Eficiência Energética CAD - Computer Aid Design Confiabilidade e inovação tecnológica Francisco Maria Baptista Jose Florentino dos Santos Jr Jose Florentino dos Santos Jr José Caetano Scavuzzo Marcelo Sanches Turrini GCI Gestão de Pessoas Peer Coaching Aprendizagem em parceria GEDEPE-Prática na gestão de pessoas e equipes LÍDER: de Herói à Vilão Flavio dos Santos Sapucaia Wellington Fonseca Dias Carlos Antonio Alves GTI Gestão de Processos Gestão Documental Qualidade e Gestão de Processos Organizacionais Comando da Madrugada Fabio Goncalves Cavalcante Milton Kenji Kato Igor Baria GSI Gestão de Projetos PMP & Gerenciamento de Projetos Dia a Dia Projetizado PM@GCS Sandra Regina Santos Dp Arruda Adilson de Oliveira Sandra Regina Santos Dp Arruda GCS GTI GCS Gestão do Conhecimento Forum GC&I Forum Técnico MTO A Organização que Aprende Desenvolvimento ABI Consultorias de RH Marcus Vinicius Higa da Silva Luiz Eduardo Argenton Rosana Vittori Juliana Thais Geraldo Elisabeth Gomes Martin Categorias Grupos Moderadores Área

14 Anarquismo Tecnológico Neurociências: Aprendizagem e Comportamento Estação em Movimento Operação Estações Professores Metroviários Carlos Antonio Alves Claudia Ines Sallum Hueb Marcus Vinicius Higa da Silva Cristina Ogata Hamamoto Carlos Augusto Dias de Faria GTI GEO Inovação TED - Ideias que merecem ser espalhadas Teletrabalho PIC - Programa de Inteligência Corporativa Metodologias ágeis X Metodologias tradicionais Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Exploração Comercial da Marca Metrô Silvia Regina Macedo Pasini Valeria Aparecida Cabral Raquel Anderman Carlos Antonio Alves Fernando Olivi Moreno Robinson Bertoldi GTI GNG Tecnologia Testes de Sistemas Eletrônicos Fabio Siqueira Netto 1 Tecnologia da Informação Análise e Ponto de Função AutoCad BrOffice Engenharia de Software Escritórios Inteligentes Fórum TI Implantação Tecnologia BIM Redes/STD - Modernização Trabalho Colaborativo Carlos Antonio Alves Luis Carlos Rodrigues Fernando Olivi Moreno Robinson Rodrigo da S de Oliveira Francisco Maria Baptista Gilmario Francisco Maria Baptista Gilmario Fernando Olivi Moreno GTI GCI GCI GCI Tecnologia de Transportes sobre Trilhos Alta Velocidade sobre Trilhos Neusi Fernandes a Vieira 15 Velozes e Talentosos Circuito Interlagos Equipe Senna - Interlagos Ferrari Celso Gajo Angela Luzia Bambam Soares Sandra Regina Santos Dp Arruda GE4 GCS Artes e Cultura Aprendendo Outro Idioma Reciclando com Arte Biblioteca Metrô Neli Siqueira Música Cinema Vitrola Talentos Metroviários Lituanos e Amigos do Metrô SP Animais no Metrô Fotografando nosso Metrô Antonio Gomes de Souza Pedro Rabello Daniel Abrantes Arnaut Danilo Martire Caciavilani Diogo Vicente de O Amatuzzi Marcus Vinicius Higa da Silva Danilo Martite Caciavilani Igor Baria Creuza Hizuru Utsumi Carlos Alberto Loureiro GSI P CMC GCE P CMC GCI

15 Amantes da Leitura Espiritualidade Religião e Espiritualidade Rock & Vinyl The Godfather Alecio Hirano Carlos Alberto Momose Fernando dos Santos Monarca Cláudio Benvindo de Medeiros Gerson Gonçalves da Silva Neto GLG GTI GLG GPE Contando Histórias Diário do Cotidiano GeekBoarding Off Topic Usuários: perguntas engraçadas reais Taciana Chain Fernando Olivi Moreno Jorge Nagamachi Alexandre Romani GCP Espaço & Planejamento Urbano Por uma cidade mais humana! Flavio Luiz Jabbur Ferreira GPI 29 Meio Ambiente & Sustentabilidade Meio Ambiente & Sustentabilidade Caminhadas Relatório de Sustentabilidade Práticas Sustentáveis no Metrô Jorge Nagamachi Edison Aparecido C de Moraes Ricardo Ferro Barbieri Ricardo Ferro Barbieri GCE GMS GMS Memória do Metrô Metrô Memória Museu Metrô Marco Antonio Goncalves Marco Antonio Goncalves GSI GSI O usuário e a comunidade O Usuário Redes Sociais Fernando Olivi Moreno Fernando Olivi Moreno Projetos, Arquitetura e Construção Civil Arquitetura e Cidade Cristina Coleone Wolff GCI 17 Responsabilidade Social & Cidadania Voluntários do Metrô Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Wlademir Aguiar Piva Marcelo Fiammetti GPF 19 8 Saúde e Qualidade de Vida Saúde e Bem Estar Artes Marciais Metrus - Saúde e Previdência Gordinhos Metroviários vegetarianos e afins Luiza Cristina Sapienza Ferreira Danilo Martire Caciavilani Nilson Alves da Silva Rosana Ribeiro da Silva Fernando Hiroshi Kishimoto OVD P CMC GCT Hobbies & Esportes Ciclismo Kartismo Pesca Colecionadores de Miniaturas de carros Universo de Quadrinhos Marvel & DC Gustavo Signori Cruz Bruno Alves Pinto Lucas Nascimento Neto Wilson Bandeira de Moura Carlos Antonio Alves GPF GCT GTI

16 Segurança da Informação A rede bloqueia Utilizando dispositivos móveis Redes Sociais: segurança e privacidade Direito Digital Jorge Nagamachi Henrique Norberto Burle Junior Henrique Norberto Burle Junior Henrique Norberto Burle Junior GAD GAD GAD Segurança Segurança Pública Johnson Lins Rocha Barbosa 8 Administração Geral Logística: Movimentação e Armazenagem de Materiais Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 11 Metrôs do Mundo Metrô de Londres Cláudio Benvindo de Medeiros GLG 5 Contratos & Finanças atualizada em 21/05/2012

PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP

PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 PRÓXIMA PARADA ESTAÇÃO CONHECIMENTO FERRAMENTA DE REDE SOCIAL CORPORATIVA DO METRÔ SP Valéria Cabral Silvia Pasini Elisabeth

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre

Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre Planejamento Estratégico 2011 para implementação de Software Livre FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE - 2010 Valdir Barbosa Agenda Plano estratégico 2011 para uso de Software Livre Diretrizes Objetivos e indicadores

Leia mais

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C.

Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão. Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Benchmark Internacional Usabilidade Prefeituras e Boas Práticas de Planejamento e Gestão Marcelo Barbosa, M.Sc. José Cláudio C. Terra, PhD Brasília, 13 de setembro de 2005 Portais trazem inúmeros benefícios

Leia mais

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Administração Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Luciano Venelli Costa Objetivos Diferenciar um de um processo. Compreender o ambiente que cerca os s. Identificar as fases do ciclo de vida de um.

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus quinze anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

VAMOS CONSTRUIR A MELHOR EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO.

VAMOS CONSTRUIR A MELHOR EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO. VAMOS CONSTRUIR A MELHOR EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO. A Blackboard é líder no setor de soluções de e-learning, atendendo 72% das 200 maiores universidades do mundo. Sediada em Washington, DC, e criada em 1997,

Leia mais

portais corporativos

portais corporativos agenda portais corporativos O portal como ferramenta de engajamento e interatividade D 11 de Dezembro? Hotel Staybridge São Paulo W Mantenha os seus pertences à vista. A Corpbusiness não se responsabiliza

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

Palavras-chave: atividade extracurricular, palestras, PET Internacional.

Palavras-chave: atividade extracurricular, palestras, PET Internacional. 1 PALESTRAS E CURSOS PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO PELO GRUPO PET (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL) DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Patrícia de Souza Lima AGUIAR 1 ; Jéssica

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Maio 2005 NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Uma empresa cidadã tem direitos e deveres, assim como qualquer indivíduo. Trata-se de uma consciência crítica que nasce a partir do respeito

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços)

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) 1. MÉTODO MENTOR - Modelagem Estratégica Totalmente Orientada para Resultados Figura 1: Método MENTOR da Intellectum. Fonte: autor, 2007 O método MENTOR (vide o texto

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico Secretaria de Educação a Distância Departamento de Planejamento em EAD Coordenação Geral de Planejamento de EAD Programa TV Escola Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola Projeto Básico

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites. Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet.

Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites. Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet. Design, SEO, Marketing, Hospedagem e Administração de sites Esta apresentação contém links para acesso de conteúdo na Internet. Agência de Publicidade Divulgando, criando e comunicando nas mais diversas

Leia mais

Quando a finalidade do acesso está relacionado à escola, a atividade de pesquisa se torna a mais frequente em todos os públicos.

Quando a finalidade do acesso está relacionado à escola, a atividade de pesquisa se torna a mais frequente em todos os públicos. CONCLUSÕES 115 Conclusões Em geral, o acesso as tecnologias ocorrem principalmente em casa e na escola estão mais acessíveis aos Diretores. A televisão, videocassete e computador são os principais equipamentos

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

Juntos nos multiplicamos.

Juntos nos multiplicamos. Juntos nos multiplicamos. 1 + 1 = 11 Juntos nos multiplicamos. Quem somos Estamos aqui para transformar organizações em empresas de sucesso. Convergir conhecimento, visão sistêmica e resultado, buscando

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Introdução a EaD: Um guia de estudos

Introdução a EaD: Um guia de estudos MÓDULO BÁSICO PROFESSORES FERNANDO SPANHOL E MARCIO DE SOUZA Introdução a EaD: Um guia de estudos Realização: guia de estudo SUMÁRIO UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1.1 Entendendo a EaD 5

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012

As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 As novas tecnologias podem finalmente - viabilizar o RH Estratégico? Thais Silva I Janeiro 2012 Universo TOTVS Fundada em 1983 6ª maior empresa de software (ERP) do mundo Líder em Software no Brasil e

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Projeto Escola com Celular

Projeto Escola com Celular Projeto Escola com Celular Rede Social de Sustentabilidade Autores: Beatriz Scavazza, Fernando Silva, Ghisleine Trigo, Luis Marcio Barbosa e Renata Simões 1 Resumo: O projeto ESCOLA COM CELULAR propõe

Leia mais

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 Facebook A página do Facebook foi atualizada com um post por dia, no começo dos trabalhos, depois dois posts por dia, e próximo ao dia

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

2 INOVAÇÃO NA PROVISÃO DE SERVIÇOS

2 INOVAÇÃO NA PROVISÃO DE SERVIÇOS 1 MELHORIA DA GESTÃO FISCAL DE MÉDIO PRAZO E DO INVESTIMENTO PÚBLICO 1.1 Diagnóstico e Proposição de Melhorias do Marco de Gasto de Médio Prazo 1.1.0 Não há 1.1.0.0 Não há 1.1.0.0.1 Diagnóstico da metodologia

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos.

Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos. Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos. Nossa história Tudo começou em 1933, quando o prof. Mario Veiga de Almeida ensinava catecismo aos adolescentes

Leia mais

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2 MBA Gestão de TI Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com 2 3 Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em

Leia mais

Este é o NOSSO TEMPO. Desfrutar. Aprender. Criar. Compartilhar Novos relacionamentos

Este é o NOSSO TEMPO. Desfrutar. Aprender. Criar. Compartilhar Novos relacionamentos BEM-VINDOS Este é o NOSSO TEMPO Desfrutar Aprender Criar Compartilhar Novos relacionamentos vamos então começar Plataforma ArcGIS: transformando e inovando a tomada de decisão com o uso da Inteligência

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Ética e Responsável de Empreendimentos e Projetos Socioambientais. 2016

Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Ética e Responsável de Empreendimentos e Projetos Socioambientais. 2016 Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Ética e Responsável de Empreendimentos e Projetos Socioambientais. 206 360h Objetivo O curso oferece especialização em Gestão Ética e Responsável e Empreendedorismo

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Marcas com essência. são marcas com alma.

Marcas com essência. são marcas com alma. Marcas com essência são marcas com alma. Pra quê Estratégias de marca servem para: criar diferenciais para o negócio. criar personalidade e identidade única. apropriar-se de um discurso. otimizar os investimentos

Leia mais

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa.

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. A Fran Press está de cara nova, mantendo a sua reconhecida identidade estratégica. Nos tempos atuais

Leia mais

CS&OP-P Certified S&OP Professional

CS&OP-P Certified S&OP Professional A achain é uma empresa especializada nas áreas de Supply Chain, Value Chain e Demand Chain Management, com atuação nas modalidades de serviços de treinamento e apoio administrativo. Missão achain: Proporcionar

Leia mais

Profissionais graduados em Psicologia e Medicina que tenham interesse em atuar na área do trabalho e organizacional.

Profissionais graduados em Psicologia e Medicina que tenham interesse em atuar na área do trabalho e organizacional. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Fundação Habitacional do Exército. José Ricardo GODINHO Rodrigues

Fundação Habitacional do Exército. José Ricardo GODINHO Rodrigues Fundação Habitacional do Exército José Ricardo GODINHO Rodrigues MAPEAMENTO E MELHORIA DE PROCESSOS Caso de sucesso na Fundação Habitacional do Exército FHE Desafios e lições aprendidas Resultados gerados

Leia mais

Sustentabilidade e formação de lideranças

Sustentabilidade e formação de lideranças Sustentabilidade e formação de lideranças ForGRAD Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras Foz do Iguaçu, 24 de novembro de 2011 O MUNDO MUDOU... A sociedade se organiza em redes,

Leia mais

PERSPECTIVAS DO PROJETO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NA EEEC * PALAVRAS-CHAVE: Ensino a Distância (EaD), TelEduc, Moodle, Conexões de Saberes.

PERSPECTIVAS DO PROJETO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NA EEEC * PALAVRAS-CHAVE: Ensino a Distância (EaD), TelEduc, Moodle, Conexões de Saberes. PERSPECTIVAS DO PROJETO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) NA EEEC * Ricardo Henrique Fonseca ALVES 1 ; Getúlio Antero de DEUS JÚNIOR 2 ; Marcelo Stehling DE CASTRO 3 e Rodrigo Pinto LEMOS 4 1 Estudante não bolsista

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS

TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS TECNOLOGIA EM BANCO DE DADOS SOBRE O CURSO O tecnológico em Banco de Dados, também conhecido como Database Administrator (DBA), desempenha papel estratégico nas empresas, pois gerencia um dos maiores bens

Leia mais

1 Atividades de planejamento

1 Atividades de planejamento Belém Pará 2012 1 Atividades de planejamento Durante o mês de janeiro, foi priorizadas atividades de planejamento para as atividades do NIE para o trabalho do ano de 2012. Este planejamento ocorreu no

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs)

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs) MBA ASSER RIO CLARO 2010 MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS (396 hs) Objetivos do curso: Capacitar os profissionais de gestão administrativa e de pessoas a refletir e agir na sua vida prática

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Gildo Neves Baptista jr AULA PASSADA: GESTÃO DE COMPRAS: PROCESSOS DE FORNECIMENTO UMA

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Curso Wikis Corporativos: ambientes estratégicos de colaboração e comunicação para empresas 2.0

Curso Wikis Corporativos: ambientes estratégicos de colaboração e comunicação para empresas 2.0 Curso Wikis Corporativos: ambientes estratégicos de colaboração e comunicação para empresas 2.0 Esta cada vez mais comum na web ambientes wikis. É um dos fatores principais no que vem sendo denominado

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Curso RESTRITO a graduados com formação em Direito. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática

Serviço Público. Manutenção e Suporte em Informática Serviço Público Manutenção e Suporte em Informática Wilson Pedro Coordenador do Curso de Serviço Público etec_sp@ifma.edu.br Carla Gomes de Faria Coordenadora do Curso de Manutenção e Suporte em Informática

Leia mais

UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE

UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE Universidade Federal de Minas Gerais Elisa Castro Pedro Henrique Ferreira Simas Ricardo Freitas de Paula UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE Belo Horizonte 2011 O Ensino a Distância da Estatística Básica

Leia mais

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS Gestão de Administração e Finanças Gerência de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social Junho/2014 Desenvolvimento Sustentável Social Econômico

Leia mais

Plataforma. Portal Educacional

Plataforma. Portal Educacional Plataforma Portal Educacional O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon

Leia mais

CRM: uma nova perspectiva da gestão do relacionamento com o cliente

CRM: uma nova perspectiva da gestão do relacionamento com o cliente Page 1 of 6 Home Contato Inscreva-se Sobre Carreira Desenvolvimento Mercado Redes & Telecom Tecnologia» TI Corporativa» pesquisar... Home» Carreira» CRM: uma nova perspectiva da gestão do relacionamento

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

Conquistamos ao longo de nossa trajetória mais de 30.000 licenças em operação em 6.500 clientes ativos.

Conquistamos ao longo de nossa trajetória mais de 30.000 licenças em operação em 6.500 clientes ativos. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

Como as tecnologias podem ser usadas para a melhoria da qualidade e eficácia da educação superior?

Como as tecnologias podem ser usadas para a melhoria da qualidade e eficácia da educação superior? Como as tecnologias podem ser usadas para a melhoria da qualidade e eficácia da educação superior? Roland Zottele XII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional De onde falo Senac Abrangência nacional:

Leia mais

Nosso sucesso é sua logística bem-sucedida!

Nosso sucesso é sua logística bem-sucedida! Nosso sucesso é sua logística bem-sucedida! Sobre a Store Automação A Store Automação é uma das empresas líderes em TI no Brasil. Especializada em softwares orientados à logística e com vinte anos de atuação,

Leia mais

Diretoria de Informática TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Brivaldo Marinho - Consultor. Versão 1.0

Diretoria de Informática TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Brivaldo Marinho - Consultor. Versão 1.0 TCE/RN 2012 PDTI PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Brivaldo Marinho - Consultor Versão 1.0 CONTROLE DA DOCUMENTAÇÃO Elaboração Consultor Aprovação Diretoria de Informática Referência do Produto

Leia mais