O amor e a velhice. Ano lectivo 2013/2014 Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O amor e a velhice. Ano lectivo 2013/2014 Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa"

Transcrição

1 Ano lectivo 2013/2014 Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa O amor e a velhice 3º ano, 2º semestre Unidade Curricular: Introdução à Psicologia do Envelhecimento Docente: Prof. ª Dr.ª Maria Eugénia Duarte Silva Discentes: Carolina Madaíl (nº11013), Marta Simões (nº11148) e Patrícia Silva (nº11118)

2 Introdução O amor é um sentimento base na vida do ser humano e pode existir sob diversas formas. As relações amorosas podem ocorrer em qualquer idade. O amor pode fazer com que a velhice seja um possível recomeço.

3 O amor e a velhice Vídeo The Notebook

4 Casamentos a longo prazo Teoria da Selectividade Socioemocional (Carstensen), 1991 A partir da idade adulta até à velhice, as pessoas diminuem o número das relações sociais de forma a aumentar a proximidade emocional das relações significativas. Assim as relações íntimas tornam-se importantes fontes de contacto social. O casamento é uma fonte de apoio emocional e de afectos. No entanto, pode haver insatisfação na relação. (Carstensen, Levenson & Gottman, 1993)

5 Casamentos a longo prazo Casamento como fonte de apoio e carinho ao longo da vida, no entanto: Com a velhice os homens tornam-se mais afectuosos, o que pode levar com que as esposas os considerem dependentes Fontes de stress Reforma Declínio da saúde Realojamento (Carstensen, Levenson & Gottman, 1993)

6 Casamento a longo prazo Mudanças e Satisfação Marital Há menos conflito e mais prazer nos casais idosos do que nos casais de meia idade. A influência da saúde na satisfação marital é maior nas mulheres. Os filhos são uma maior fonte de conflito para os casais de meia idade do que para os casais idosos. As diferenças de género são menos significativas nos casais idosos do que nos casais de meia idade. (Carstensen, Levenson & Gottman, 1993)

7 Transições maritais Nos dias de hoje, uma proporção cada vez maior de idosos experiencia diversas transições a nível marital que podem afectar o apoio social do qual dispõem (Curran, Knab &McLanahan, 2000). Casamentos tardios Divórcio Viuvez Recasamento Redução de suporte familiar Aumento do suporte familiar

8 Exchange theory As transições maritais afectam de forma diferente os homens e as mulheres. Pois, as mulheres têm um papel mais directo na manutenção das relações de parentesco. Pessoas casadas Pessoas solteiras (Curran, Knab &McLanahan, 2000)

9 Transições maritais Casamentos tardios Aumento do número de divórcios Número reduzido de anos de casamento Decréscimo de apoio proveniente das relações de parentesco. Pois este apoio é gerado através do investimento em relações ao longo do tempo. (Curran, Knab &McLanahan, 2000)

10 Divórcio Diminui a confiança nas relações familiares Diminui a possibilidade de trocas e prestação de cuidados entre os parentes Tem efeitos deletérios nas relações de parentesco Este efeito é pior para os homens, pois dependem das ligações de parentesco das esposas e perdem-nas mais facilmente. Diminuindo, assim o apoio social dos parentes (Curran, Knab &McLanahan, 2000)

11 Viuvez Perda muito grande Necessidade de ajuda Desencadeia respostas de proximidade Rede familiar permanece idêntica Aumento do apoio social dos parentes (Curran, Knab &McLanahan, 2000)

12 Recasamento Cada vez há mais recasamentos após um divórcio ou mesmo até após a perda do parceiro. O que leva a redes de parentesco mais diversificadas E a aspectos positivos nos recursos financeiros dos idosos, mas a um menor apoio social proveniente de parentes Redes familiares homogéneas e casamentos mais longos levam a um maior apoio social por parte dos parentes, pois são mais estruturadas. (Curran, Knab &McLanahan, 2000)

13 A viuvez Vídeo Up Altamente!

14 Solidão e o Risco de mortalidade Reijo, S. T., Venla, L. V., Pirkko, E. R.& Kaisu, H. P. (2011) Solidão Experiência subjectiva Satisfação e Qualidade nas relações. Isolamento social Número de contactos Associada a: - Viuvez; - Incompreensão por parte dos outros; - Expectativas não correspondidas de contacto; - Viver sozinho; - Declínio cognitivo.

15 Solidão e o Risco de mortalidade Reijo, S. T., Venla, L. V., Pirkko, E. R.& Kaisu, H. P. (2011) Isolamento social Solidão Mortalidade Resultados inconclusivos A existência de estudos que verificam ligação com mortalidade levou Reijo, S. T., Venla, L. V., Pirkko, E. R.& Kaisu, H. P. (2011) a realizar uma intervenção: Promover a integração social Aumento da saúde subjectiva; Melhorar capacidade cognitivas; Redução da mortalidade no 2 anos follow up; Estes resultados levaram à necessidade de um reteste para perceber a relação entre estas 2 variáveis

16 Solidão e Risco de mortalidade Reijo, S. T., Venla, L. V., Pirkko, E. R.& Kaisu, H. P. (2011) Intervenção psicossocial melhores condições de vida; atraso de declínio cognitivo Diferenças de sexo: solidão maior impacto no sexo masculino.

17 Perda do parceiro e Risco de suicídio Erlangsen A., Jeune B., Bille- Brahe, U. & Vaupel, J. W., (2004) Taxas de suicídio mais elevadas em indivíduos com mais de 80 anos. Causa identificada Morte do parceiro Maior impacto no sexo masculino Espera-se taxa de suicídio mais elevada no grupo dos homens.

18 Perda do parceiro e Risco de suicídio Erlangsen A., Jeune B., Bille- Brahe, U. & Vaupel, J. W., (2004) Miller Risco de suicídio elevado em individuos com mais de 80 anos Perdas Impossibilidade de recuperação emocional Objetivo do estudo (Erlangsen A., Jeune B., Bille- Brahe, U. & Vaupel, J. W., 2004): Perceber impacto da perda do parceiro em pessoas com mais de 80 anos; Ver diferenças de género.

19 Perda do parceiro e Risco de suicídio Erlangsen A., Jeune B., Bille- Brahe, U. & Vaupel, J. W., (2004) O que se verifica? Taxas de suicídio mais elevadas em: Indivíduos com mais de 80 anos; sexo masculino; condição de viuvez; A perda do parceiro não explica totalmente o risco de suicídio, existem outras causas: - Perda de capacidades - Presença de perturbações somáticas. Diferença significativa quanto ao género; Sexo masculino - sentimento de perda é mais duradouro; Mais dificuldades de autonomia.

20 Programa de Intervenção (Prevenção) Raveis, V. H. (1999) Morte do Parceiro Mortalidade Verifica-se ainda: - sintomas depressivos; - queixas somáticas; - perturbações psiquiátricas; - diminuição do bem-estar. Morbidez Risco de suicídio Sentimento de perda tende a prolongarse durante os dois primeiros anos após a morte.

21 Programa de Intervenção (Prevenção) Raveis, V. H. (1999) Programa com objectivo de permitir: - ajustamento psicossocial; - Transição para fase de viuvez. Indivíduos de meiaidade (50-64 anos) e idosos (65-80 anos) Viuvez Ajuste da identidade Luto pela morte Prevenir riscos Intervenção pré e pós morte Fase anterior à morte Fase posterior Facilitar a comunicação Apoiar no processo de luto Ajudar o cônjuge sobrevivente com aspectos de rotina Ajudar com as tarefas inerentes à doença Ajudar a lidar com a perda Manutenção do apoio no processo de luto Ajudar a viver sem o parceiro Ajudar a lidar com sentimento de afastamento emocional

22 Programa de Intervenção (Prevenção) Raveis, V. H. (1999) Identificação de situações de risco: - Doenças de maior duração; - Número de responsabilidades; - Perda e Idade avançada. Vantagens do programa: Identificação de situações de risco para uma intervenção adequada; Apoio individualizado

23 Intimidade Conjugal Proximidade e Afecto Estádios de maturação psicológica Intimidade Pensamentos e sentimentos em relação ao outro Processo dinâmico Dimensão emocional, biológica e social Actividade Sexual Comportamento não verbal Toque, olhar e proximidade física Berscheid & Reis (1998)

24 Intimidade Conjugal Dimensão Emocional Teoria Triangular do Amor (Sternberg, 1986) Carinho, ternura e confiança Desejo, excitação, atracção física e romance Partilha de decisões e projectos

25 Intimidade Conjugal Dimensão Emocional Aumento da Intimidade afectiva Diminuição do desejo sexual Acção da rotina e convivência do casal Constituição de família e mudança de papéis (Mccullough & Rutenberg, 2001), (Perel, 2007) Metamorfose Primária Diminuição do exercício da parentalidade (Cerveny & Berthoud, 2010) Revisão do exercício da conjugalidade Novos valores e significados: casamento, afecto e intimidade Redescoberta do outro e do prazer de ser casal Metamorfose Secundária

26 Intimidade Conjugal Dimensão Emocional Autonomia vs. Entrega Individualidade vs. Conjugalidade Interdependência Mudanças na intimidade conjugal estão vinculadas às alterações individuais Imagem corporal distorcida Conflitos internos Diminuição da auto-estima e aumento da ansiedade Inibição da expressão sexual Necessidade de sentir e conhecer a força do novo corpo (Viana & Madruga, 2008)

27 Intimidade Conjugal Dimensão Biológica Alterações do Sistema Reprodutor Feminino Diminuição abrupta de estrogénio e progesterona Redução da elasticidade dos tecidos da vagina Redução da lubrificação - Desconforto e dor nas relações sexuais Dificuldade em atingir o orgasmo Alterações do Sistema Reprodutor Masculino Menor produção de testosterona Diminuição da produção de espermatozóides Dificuldade em iniciar ou manter a erecção (impotência) Dificuldade em atingir o orgasmo Expressões de afecto e fantasias Desejo de seduzir e ser seduzido Procura de bem estar na relação íntima (Bard et al., 2013)

28 Intimidade Conjugal Dimensão Biológica Preconceito: Idosos como seres assexuados Modificações quantitativas da resposta sexual Experiências passadas Conhecimento corporal mútuo Descoberta de novas zonas erógenas 62% homens e 30% mulheres (mais de 80 anos) com actividade sexual recente; 87% homens e 68% mulheres experienciaram intimidade de outra forma (Kessel, 2001) A falta de parceiro pode explicar o abandono das relações sexuais, mas não explica a renúncia a interesses e a comportamentos sexuais (Hildebrandt et al., 2008) A sexualidade na velhice é simples, mas complexa, o corpo envelhece, a fisiologia sexual modifica-se, mas a capacidade de amar, beijar e abraçar mantem-se até o final da vida (Hildebrandt et al., 2008)

29 Intimidade Conjugal Dimensão Social Prolongar a qualidade de vida Limitar ou impedir a participação da 3ª idade na sociedade Barreiras Sociais à Sexualidade Condicionamento pelas crenças da sociedade Fase da vida assexuada e anulação do desejo sexual Influência na auto-estima e auto-confiança Doenças e medicação Crença de perversão e de prejuízo à saúde Crença autorealizada: medo e vergonha

30 Intimidade Conjugal Dimensão Social Desmistificação sexual Na 3ª idade não se perde o apetite sexual Não se tem pressa e reina a qualidade Alteração da frequência dos desejos e ritmos sexuais Novos papeis Perda de privacidade dificulta relacionamento afectivo Permanência em instituições ou casas dos filhos Papel de avós predominante Religião Base da discriminação actual Pecado Prática não reprodutiva (Almeida et al., 2010)

31 Encontrar um novo amor Na velhice, pode haver muito mais vitalidade do que muitos imaginam. Pode surgir uma vontade de viver e de experienciar inúmeras actividades e sentimentos. Bailes da terceira idade Forma de lazer Clima de bem-estar e euforia Aumenta a rede social Podem surgir novas relações amorosas. (Kinas & Vendruscolo, 2010)

32 Encontrar um novo amor Perda do parceiro (viuvez ou divórcio) Sentimentos de solidão Pode levar à procura de um novo relacionamento amoroso, com ou sem compromisso. Partilha de sentimentos e preocupações Menos sentimentos de solidão Partilha de novas experiências Maior apoio social (Kinas & Vendruscolo, 2010)

33 Encontrar um novo amor Perspectiva positiva Perspectiva negativa Aceitação Desesperança Satisfação Insegurança Influência e aprovação da família, que pode ser influenciada por diversos factores. (Kinas & Vendruscolo, 2010)

34 Referências Bibliográficas Almeida, T, Antunes, C., Mayor, S. & Lourenço, L. (2010). Considerações Sobre o Amor e a Sexualidade na Maturidade. Revista Pensando em Famílias, vol. 14, n. 2. Both, T., Simões, P. (2013). A Metamorfose da Intimidade e da Sexualidade em Casamentos Longevos. Revista de Psicologia da IMED, v. 5, n. 1, p Carstensen, L., Levenson, R.W., & Gottman, J.M. (1993). Long-Term Marriage: Age, Gender, and Satisfaction. Psychology and Aging, 8 (2), Curran, S., Knab, J., & McLanahan, S. (2000). Does remarriage expand perceptions of kinship support among the elderly?. Princeton University. Erlangsen A., Jeune B., Bille- Brahe, U. & Vaupel, J. W., (2004). Loss of partner and suicide risks among oldest old: a population-based register study. Age and Ageing, 33, Hildebrandt, M.; Leite, T., Moura, I. (2008). Idosos e a sua percepção acerca da sexualidade na velhice. Rev. Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 5, n. 2, p Kessel, B. (2001). Sexuality in the older person. Age and Aging, 30, Kinas, R., & Vendruscolo, G. B. B. (2010). O despertar do amor nos bailes das Terceira Idade. Psico, 41, Raveis, V. H. (1999). Facilitating Older Spouses Adjustment to Widowhood:A Preventive Intervention Program. Social Work in Health Care, 29 (4), Reijo, S. T., Venla, L. V., Pirkko, E. R.& Kaisu, H. P. (2011). Suffering from Loneliness Indicates Significant Mortality Risk of Older People. Journal of Aging Research, 1-5. Viana HB, Madruga VA. Sexualidade, qualidade de vida e atividade física no envelhecimento. Conexões, 6:

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família

O Impacto Psicossocial do Cancro na Família O Impacto Psicossocial do Cancro na Família Maria de Jesus Moura Psicóloga Clínica Unidade de Psicologia IPO Lisboa ATÉ MEADOS DO SEC.XIX Cancro=Morte PROGRESSOS DA MEDICINA CURA ALTERAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

Leia mais

Redes sociais, afectos e pessoas idosas

Redes sociais, afectos e pessoas idosas Redes sociais, afectos e pessoas idosas António M. Fonseca afonseca@porto.ucp.pt CONVERSAS DE FIM DE TARDE VISEU, 29 JUNHO 2012 Uma vida mais longa A esperança média de vida tem aumentado de forma dramática:

Leia mais

A sexualidade nas idades avançadas: Perspectiva dos residentes num lar de pessoas idosas em Lisboa

A sexualidade nas idades avançadas: Perspectiva dos residentes num lar de pessoas idosas em Lisboa ÁREA TEMÁTICA: Saúde, Corpo e Sexualidade A sexualidade nas idades avançadas: Perspectiva dos residentes num lar de pessoas idosas em Lisboa AMARO, Fausto Doutor em Sociologia CAPP-ISCSP/Universidade Técnica

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE. Marcos Cabrera Prof. Titular da Disciplina de Geriatria Universidade Estadual de Londrina - PR

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE. Marcos Cabrera Prof. Titular da Disciplina de Geriatria Universidade Estadual de Londrina - PR QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE Marcos Cabrera Prof. Titular da Disciplina de Geriatria Universidade Estadual de Londrina - PR capacidade funcional (%) O Envelhecimento tem culpa? Capacidade Física 100

Leia mais

Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa

Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa Fundação Cardeal Cerejeira Depressão na Pessoa Idosa Rui Grilo Tristeza VS Depressão A tristeza é a reacção que temos perante as perdas afectivas na nossa vida; A perda de alguém por morte é tristeza e

Leia mais

A representação cinematográfica da solidão na velhice: seleção de filmes

A representação cinematográfica da solidão na velhice: seleção de filmes A representação cinematográfica da solidão na velhice: seleção de filmes Mônica Bellegarde e Dra. Sacramento Pinazo (Universidad de Valencia) Dra. Trinidad Nuñez (Universidad de Sevilla) ÍNDICE Introdução

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

Dependência. Enquadramento Teórico. Sara Guerra, Daniela Figueiredo & Liliana Sousa. Secção Autónoma de Ciências da Saúde Universidade de Aveiro

Dependência. Enquadramento Teórico. Sara Guerra, Daniela Figueiredo & Liliana Sousa. Secção Autónoma de Ciências da Saúde Universidade de Aveiro Dependência Enquadramento Teórico Sara Guerra, Daniela Figueiredo & Liliana Sousa Secção Autónoma de Ciências da Saúde Universidade de Aveiro A dependência está presente ao longo de todo o curso de vida

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL Numa perspectiva global pretende-se que no 2º ciclo os alunos Adquiram e aumentem conhecimentos: Sobre o conceito de sexualidade e as suas diferentes

Leia mais

V Congresso Internacional da Corrida

V Congresso Internacional da Corrida V Congresso Internacional da Corrida 6 e 7 Dezembro Cátia Branquinho & Equipa Aventura Social Desde, a Aventura Social, Associação é uma organização sem fins lucrativos que tem por objeto a promoção da

Leia mais

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo # Categoria # Autoria # Documento Outros Gabinete de Estudos OPP Junho 2018 Lisboa O Papel da Psicologia e dos Psicólogos

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL Aumentar e consolidar os seus conhecimentos acerca: Das diferentes componentes anatómicas do corpo humano, da sua originalidade em cada sexo

Leia mais

Á descoberta de mim e do outro. Projecto Saúde na Escola

Á descoberta de mim e do outro. Projecto Saúde na Escola Á descoberta de mim e do outro Projecto Saúde na Escola 2 Que tema???? Sumário Corpo Humano Diferenças entre rapaz e rapariga Imagem corporal Interacção social: Família Amigos Escola 3 Será que os rapazes

Leia mais

Capítulo 16 Intimidade Sexual

Capítulo 16 Intimidade Sexual Capítulo 16 Intimidade Sexual Você sabia? Muitas pessoas que sofreram algum evento cardíaco têm medo de voltar a fazer sexo ou preocupações a esse respeito. Sentir medo ou preocupação é uma forma de o

Leia mais

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO Valor da Sexualidade na Adolescência energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos,

Leia mais

Introdução à Psicologia do Envelhecimento 4ªe 5ª aula teórica

Introdução à Psicologia do Envelhecimento 4ªe 5ª aula teórica Introdução à Psicologia do Envelhecimento 4ªe 5ª aula teórica Maria Eugénia Duarte Silva Faculdade de Psicologia 3. A necessidade da compreensão bio-psico-social do envelhecimento 3.1. O ponto de vista

Leia mais

DEPRESSÃO E IDOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA RESUMO

DEPRESSÃO E IDOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA RESUMO DEPRESSÃO E IDOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Kelma Rayanne Santos Moura (UFPB) Débora Cristina Alves Barros (UFPB) Erika Cavalcanti Rufino (UFPB) Natalia Leite Pedrosa (UFPB) Leila de Cássia Tavares da Fonsêca

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE ESTRESSE EM CUIDADORES DE PESSOAS COM DOENÇA DE ALZHEIMER E DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS DOS PACIENTES

RELAÇÕES ENTRE ESTRESSE EM CUIDADORES DE PESSOAS COM DOENÇA DE ALZHEIMER E DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS DOS PACIENTES RELAÇÕES ENTRE ESTRESSE EM CUIDADORES DE PESSOAS COM DOENÇA DE ALZHEIMER E DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS DOS PACIENTES Ana Virgínia de Castilho Santos Curiacos- Discente do Curso de Psicologia- Unisalesiano

Leia mais

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal?

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Introdução O Instituto do Casal realizou uma pesquisa online com 510 pessoas, entre homens e mulheres, entre

Leia mais

A Metamorfose da Intimidade e da Sexualidade em Casamentos Longevos

A Metamorfose da Intimidade e da Sexualidade em Casamentos Longevos Revista de Psicologia da IMED, Jan.-Jun, 2013, num. espec. v. 5, n. 1, p. 17-22 ISSN 2175-5027 A Metamorfose da Intimidade e da Sexualidade em Casamentos Longevos Resumo Priscila Corazza Simões 1 Tatiana

Leia mais

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 24 1 Família(s) - o olhar de dentro, através dos números Piedade Lalanda 2 Objectivos Partindo do pressuposto teórico que a família é

Leia mais

Isolamento e Solidão No envelhecimento

Isolamento e Solidão No envelhecimento Isolamento e Solidão No envelhecimento Associação dos Lares ferroviários Entroncamento, 9 de Setembro de 2011 Doutor Adelino Antunes adelinoantunes@live.com.pt Uma Velha história De guardião da sabedoria

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. "Ser Gestante"

Mostra de Projetos 2011. Ser Gestante Mostra de Projetos 2011 "Ser Gestante" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cidade: Guarapuava Contato: (42) 3677 3379 / craspinhao@yahoo.com.br

Leia mais

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE.

A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. A ATIVIDADE FÍSICA COMO UMA PRÁTICA NORTEADORA DA LONGEVIDADE NA TERCEIRA IDADE. RESUMO O envelhecimento é um processo biológico que acarreta alterações e mudanças estruturais no corpo. Por ser um processo

Leia mais

Envelhecimento + Ativo Sessões Informativas transfronteiriças sobre hábitos de vida saudável

Envelhecimento + Ativo Sessões Informativas transfronteiriças sobre hábitos de vida saudável Sessões Informativas transfronteiriças sobre hábitos de vida saudável Descrição do programa No âmbito do Programa Envelhecimento + Ativo, os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, vão levar

Leia mais

CRIANÇA ABUSADA: SINALIZAR, AVALIAR E INTERVIR

CRIANÇA ABUSADA: SINALIZAR, AVALIAR E INTERVIR X FÓRUM DA CRIANÇA - Criança, Sujeito de Direitos 10 anos depois Vila Franca do Campo, S. Miguel (Açores) - 23 e 24 de Abril de 2009 CRIANÇA ABUSADA: SINALIZAR, AVALIAR E INTERVIR Ana Isabel Sani Faculdade

Leia mais

Parcerias entre a escola e a comunidade: uma análise a partir da avaliação externa das escolas

Parcerias entre a escola e a comunidade: uma análise a partir da avaliação externa das escolas Projeto Avaliação Externas das Escolas do Ensino Não Superior: Efeitos e Impactos (AEEENS) Parcerias entre a escola e a comunidade: uma análise a partir da avaliação externa das escolas Preciosa Fernandes

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS 4. a EDIÇÃO 1 O CICLO ENSINO BASICO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PROGRAMAS EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA EVANGÉLICA PROGRAMA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO À DESCOBERTA DE UM MUNDO DIFERENTE OBJECTIVOS GERAIS:

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2012/2013 1

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2012/2013 1 Setembro PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2012/2013 1 CALENDARIZAÇÃO COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER ACTIVIDADES PASSÍVEIS DE REALIZAR 03 Recepção às Crianças (Adaptação e integração) Estimular as relações Família/Escola

Leia mais

Psicologia social. Interacções sociais

Psicologia social. Interacções sociais Psicologia social Interacções sociais Modelo de atracção e de amizade em função do tempo (Rusbult, 1983) Prazer Gratificações e custos Nível de comparação Investimento na relação Níveis de comparação alternativos

Leia mais

Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra

Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra WORKSHOP Combustíveis e veículos alternativos Práticas correntes e futuras linhas de orientação política para o transporte de passageiros (Projecto Alter-Motive) Os veículos eléctricos na Alta de Coimbra

Leia mais

PERFIL SOCIAL E DA APTIDÃO FUNCIONAL DE IDOSOS RESIDÊNTES NO MUNICÍPIO DE TRIUNFO - PE

PERFIL SOCIAL E DA APTIDÃO FUNCIONAL DE IDOSOS RESIDÊNTES NO MUNICÍPIO DE TRIUNFO - PE PERFIL SOCIAL E DA APTIDÃO FUNCIONAL DE IDOSOS RESIDÊNTES NO MUNICÍPIO DE TRIUNFO - PE INTRODUÇÃO JOSÉ MORAIS SOUTO FILHO SESC, Triunfo,Pernambuco, Brasil jmfilho@sescpe.com.br O Brasil vem sofrendo nas

Leia mais

Acção de (in)formação sobre Parentalidade Positiva, Alienação Parental e Igualdade Parental 16 de Março, Montijo

Acção de (in)formação sobre Parentalidade Positiva, Alienação Parental e Igualdade Parental 16 de Março, Montijo Acção de (in)formação sobre Parentalidade Positiva, Alienação Parental e Igualdade Parental 16 de Março, Montijo PARENTALIDADE PARENTALIDADE Não nascemos pais e mães, tornamo-nos pais e mães... A parentalidade

Leia mais

Sei que sou livre de abandonar o estudo, se for esse o meu desejo.

Sei que sou livre de abandonar o estudo, se for esse o meu desejo. FORMULÁRIO DE CONSENTIMENTO INFORMADO Eu estou de acordo em participar no estudo A influência do parto no funcionamento sexual feminino: um estudo Piloto, integrado na investigação para a obtenção do grau

Leia mais

Formação de Arte-Terapeuta Institucional

Formação de Arte-Terapeuta Institucional Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia & Universidade da Madeira Formação de Arte-Terapeuta Institucional Sob Supervisão Nível I MADEIRA Universidade da Madeira Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia A Sociedade

Leia mais

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EDUCAR PARA O FUTURO (RE)PENSAR O ENSINO WORKSHOP KIT EMOCIONAL DO DOCENTE Câmara de Lobos, 6 e 7 de Maio de 2016 Anabela Pereira e Jacinto Jardim KIT EMOCIONAL DOCENTE AS EMOÇÕES

Leia mais

ICS EDUCATIONAL COURSE

ICS EDUCATIONAL COURSE ICS EDUCATIONAL COURSE URINARY AND ANAL INCONTINENCE: CHALLENGES AND PERSPECTIVES Sexuality of People with Neurologic Problems CURSO EDUCACIONAL ICS INCONTINÊNCIA ANAL E URINÁRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Leia mais

IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO

IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO ETAPA INTRODUTÓRIA Vigor Físico Impulsividade Escolhas profissionais e amorosas Confirmação da personalidade Assume um papel na sociedade Independência econômica dos pais

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE

Leia mais

Estrutura FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL Sandra Almeida Área de Integração

Estrutura FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL Sandra Almeida Área de Integração Estrutura FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL Sandra Almeida 21115 Área de Integração 1 CONCEITO DE FAMÍLIA 2 3 RELAÇÕES DE PARENTESCO ESTRUTURAS FAMILIARES/MODELOS DE FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 4 5 FUNÇÕES

Leia mais

Ana Lisa Silva Cátia Cristina Santos. Sónia Isabel Ferreira Vanessa Guapo

Ana Lisa Silva Cátia Cristina Santos. Sónia Isabel Ferreira Vanessa Guapo A depressão na 3ª idade Trabalho elaborado por: Ana Lisa Silva Cátia Cristina Santos Rui Santos Sónia Isabel Ferreira Vanessa Guapo Envelhecimento O envelhecimento bem sucedido Por volta de 1960 começaram

Leia mais

GUIA PRÁTICO RESPOSTAS SOCIAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO

GUIA PRÁTICO RESPOSTAS SOCIAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO Manual de GUIA PRÁTICO RESPOSTAS SOCIAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE PERIGO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO Projecto de Educação Sexual 2010/2011 Equipa de Educação para a Saúde 1. INTRODUÇÃO O presente projecto, surge para dar cumprimento à lei nº 60/2010 de 6 de Agosto, regulamentada

Leia mais

Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento para o trabalho. Sônia Gondim, Franciane Andrade de Morais e Carolina Brantes

Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento para o trabalho. Sônia Gondim, Franciane Andrade de Morais e Carolina Brantes Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento para o trabalho. Sônia Gondim, Franciane Andrade de Morais e Carolina Brantes Qual a importância da competência socioemocional? No desenvolvimento

Leia mais

2 CHAKRA Sexual Localização Cor Cristais relacionados : Parte associadas Informações: Desequilíbrios físicos:

2 CHAKRA Sexual Localização Cor Cristais relacionados : Parte associadas Informações: Desequilíbrios físicos: 2 CHAKRA Sexual Localização: Quatro dedos abaixo do umbigo; Cor: Laranja; Cristais relacionados: Laranja e marrom; Parte associadas: Gônadas (testículos e ovários) e funções corporais metabólicas. Informações:

Leia mais

INTERVENÇÃO EDUCATIVA

INTERVENÇÃO EDUCATIVA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO LUÍS BORGES/DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE COIMBRA UNIDADE DE NEURODESENVOLVIMENTO E AUTISMO INTERVENÇÃO EDUCATIVA Cristina Lobo Teresa São Miguel COMPREENDER O AUTISMO Viana

Leia mais

O Sexo e o Envelhecer

O Sexo e o Envelhecer Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira O Sexo e o Envelhecer Lamentavelmente, porém com esperanças, nossa sociedade somente agora começa

Leia mais

ENVELHECIMENTO ATIVO ASSOCIADO À QUALIDADE DE VIDA E GÊNERO

ENVELHECIMENTO ATIVO ASSOCIADO À QUALIDADE DE VIDA E GÊNERO ENVELHECIMENTO ATIVO ASSOCIADO À QUALIDADE DE VIDA E GÊNERO Thamirys Arielly Brandão Andrade e Silva 1 ; Ana Regina Carinhanha da Silva 2 ; Fernanda Moreira Sobral 3 ; Edjane Rodrigues Leite de Sousa 4

Leia mais

Ciclo de Aulas do Riso na ASAS

Ciclo de Aulas do Riso na ASAS Ciclo de Aulas do Riso na ASAS As Aulas do Riso são uma criação original da Escola de Yoga do Riso, elaboradas ao longo de três anos de pesquisa sobre a essência poderosa e transformadora do riso. Rir

Leia mais

Técnicas de Animação Pedagógica. gica

Técnicas de Animação Pedagógica. gica Técnicas de Animação Pedagógica gica Educação SéniorS 1 A intervenção educativa com idosos deve incluir-se no quadro da educação de adultos. Idoso Adulto Segregação Categoria abrangente Áreas de Intervenção

Leia mais

PREVENÇÃO DO HIV/AIDS NO INÍCIO DA RELAÇÃO SEXUAL: CONDUTA DOS ADOLESCENTES FRENTE À TEMÁTICA

PREVENÇÃO DO HIV/AIDS NO INÍCIO DA RELAÇÃO SEXUAL: CONDUTA DOS ADOLESCENTES FRENTE À TEMÁTICA 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( )COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PREVENÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ. Ana Paula S. Valera TRAJETÓRIAS DO ENVELHECIMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ. Ana Paula S. Valera TRAJETÓRIAS DO ENVELHECIMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ Ana Paula S. Valera TRAJETÓRIAS DO ENVELHECIMENTO Santo André 2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ Ana Paula S. Valera RA 2135001778 TRAJETÓRIAS

Leia mais

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é...

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é... Expressão da Sexualidade na Adolescência AS Sexualidade é... A necessidade de buscar sensações bemestar, prazer, afeto, contato, carinho, que todo ser humano tem. A SEXUALIDADE É NATURAL! S 1 2 1 S A Sexualidade

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR ANO LECTIVO: 2013/2014 FICHA DE UNIDADE CURRICULAR MESTRADO/LICENCIATURA 1.Unidade Curricular Nome: PSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO Área Científica: Psicologia Curso: Mestrado em Gerontologia Social Semestre:

Leia mais

Integridade Familiar na velhice: o caso de ex-emigrantes Portugueses

Integridade Familiar na velhice: o caso de ex-emigrantes Portugueses Integridade Familiar na velhice: o caso de ex-emigrantes Portugueses Filipa Marques e Liliana Sousa Secção Autónoma de Ciências da Saúde - Universidade de Aveiro II Congresso Internacional A voz dos avós:

Leia mais

A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades

A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades 9.1.6. CONCLUSÃO DO ESTUDO 1 A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades físicas originou uma compreensão mais evidente sobre o papel desta actividade na terceira

Leia mais

Promoção e proteção dos direitos das crianças. A utilidade de critérios, ou pilares concetuais, é

Promoção e proteção dos direitos das crianças. A utilidade de critérios, ou pilares concetuais, é A utilidade de critérios, ou pilares concetuais, é inquestionável para enquadrar as ações de proteção e cuidados à infância. Os profissionais devem partilhar conceitos básicos, que os ajudem a identificar

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO Dissertação

Leia mais

Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais

Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais 1 Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais Quais as mudanças e as continuidades ocorridas nestas famílias entre 1991-2011? Qual o impacto das mudanças na conjugalidade e na parentalidade,

Leia mais

GRUPOS DE AJUDA MÚTUA:

GRUPOS DE AJUDA MÚTUA: GRUPOS DE AJUDA MÚTUA: PROPOSTA DE UM MODELO DE INTERVENÇÃO PROMOTOR DE ESPERANÇA Zaida Charepe Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa zaidacharepe@ics.lisboa.ucp.pt Diminuição

Leia mais

Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação Mestrado em Psicologia

Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação Mestrado em Psicologia ANEXOS ANEXO I Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação Mestrado em Psicologia Este trabalho tem como objectivo conhecer as opiniões sobre o envelhecimento da população idosa.

Leia mais

O desenlace conjugal: um estudo sobre o processo de dissolução da conjugalidade

O desenlace conjugal: um estudo sobre o processo de dissolução da conjugalidade Vanessa Gerosa da Silva Rangel O desenlace conjugal: um estudo sobre o processo de dissolução da conjugalidade Tese de Doutorado Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor

Leia mais

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR Até recentemente o Transtorno Bipolar era conhecido como psicose ou doença maníaco-depressiva. É um transtorno no qual ocorrem alternâncias do humor, caracterizando-se por períodos

Leia mais

Cláudia Moura. IDOSOS: As Palavras e os Gestos na Comunicação. Centro Cultural Entroncamento,

Cláudia Moura. IDOSOS: As Palavras e os Gestos na Comunicação. Centro Cultural Entroncamento, Cláudia Moura claudiamoura@portugalmail.pt IDOSOS: As Palavras e os Gestos na Comunicação Centro Cultural Entroncamento, 30 Setembro 2010 O envelhecimento demográfico é um fenómeno social e actual, mas

Leia mais

Oswaldo M. Rodrigues Jr. Instituto Paulista de Sexualidade www.inpasex.com.br

Oswaldo M. Rodrigues Jr. Instituto Paulista de Sexualidade www.inpasex.com.br Oswaldo M. Rodrigues Jr. Instituto Paulista de Sexualidade www.inpasex.com.br Psicoterapia comportamental cognitiva e aplicação na Terapia Sexual. tratamento de problemas sexuais inicia-se na década de

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Contextos de Desenvolvimento Humano Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Contextos de Desenvolvimento Humano Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular Contextos de Desenvolvimento Humano Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Sexualidade: Percepção entre Idosos em Centro de Convivência, Cambé/PR. Sexuality: Perception Among the Elderly in a Sociability Center in Cambe/PR

Sexualidade: Percepção entre Idosos em Centro de Convivência, Cambé/PR. Sexuality: Perception Among the Elderly in a Sociability Center in Cambe/PR Artigo Original / Original Article Sexualidade: Percepção entre Idosos em Centro de Convivência, Cambé/PR Sexuality: Perception Among the Elderly in a Sociability Center in Cambe/PR Rodrigo Luiz Brassaroto

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019 FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019 Designação Desenvolvimento do Adulto Docente (s) (Indicar também qual o docente responsável pela U.C.) Maria Manuela Calheiros (responsável pela UC) João Moreira Sandra

Leia mais

Teorias do Ciclo de Vida (TCV)

Teorias do Ciclo de Vida (TCV) Psicologia do Adulto e do Idoso EDUCAÇÃO SOCIAL 1º Ano, 2º Semestre 2014/2015 SUMÁRIO: Aspectos teóricos de base Teorias do Ciclo de Vida (TCV) Objectivos e âmbito das TCV ; Teoria de Charlotte Bühler;

Leia mais

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável 2017-2025 Contributo da OPP Comentários Técnicos e Contributos OPP OPP Março 2017 Lisboa Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável

Leia mais

anexo 1 Diagnóstico AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA

anexo 1 Diagnóstico AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA anexo 1 Diagnóstico AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA Deficiente preparação de base nas disciplinas nucleares Manifestação de algum desinteresse e desmotivação Baixos níveis de raciocínio crítico/analítico Comportamento/Postura/atitude

Leia mais

PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES

PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES 22-11-2013 Belmifer Maio & Helder Fernandes Actividade física desportiva 2 Contextualização

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 FÊMEA SEXO Biológico Distinção com base na categoria biológica MACHO GÊNERO

Leia mais

Representações e atitudes dos lisboetas face à homossexualidade Programa de Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias

Representações e atitudes dos lisboetas face à homossexualidade Programa de Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias Representações e atitudes dos lisboetas face à homossexualidade Programa de Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias Investigadores responsáveis: André Afonso Catarina Delgado Inês Tavares Helena Figueiredo

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 3º Teste Turmas A/B Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento,

Leia mais

BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO

BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO BAILANDO NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DANÇA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS DE GOIÂNIA/GO Palavras-chave: Idoso, práticas corporais, dança, saúde. INTRODUÇÃO Este relato foi fruto de uma

Leia mais

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO A CRIANÇA E O DIVÓRCIO Colégio Cosme e Damião Maio 2013 Formadora: Dra. Ana Filipa Mendes A Criança e o divórcio Como explicar o divórcio aos filhos? Quanto tempo dura o sofrimento da criança? Como vai

Leia mais

CENTROS DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO. FORMAÇÃO NACIONAL Fátima 5 de Novembro 2011

CENTROS DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO. FORMAÇÃO NACIONAL Fátima 5 de Novembro 2011 CENTROS DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO FORMAÇÃO NACIONAL Fátima 5 de Novembro 2011 1 1 AGENDA 1. O CONCEITO 2. CPM ENQUANTO PRODUTO 3. MAXIMIZANDO O IMPACTO DAS VIDAS REAIS 4. A RELEVÂNCIA DE UM PRODUTO

Leia mais

Planeamento. Avaliação

Planeamento. Avaliação Planeamento e Avaliação Planeamento e Avaliação Definição de Planeamento Fases de Planeamento Plano vs Projecto Relatório O quê? PLANEAMENTO Planear uma actividade, evento ou projecto, significa responder

Leia mais

TURISMO E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: O LAZER COMO INDUTOR DE SAÚDE.

TURISMO E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: O LAZER COMO INDUTOR DE SAÚDE. TURISMO E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: O LAZER COMO INDUTOR DE SAÚDE. Raíssa Ludmilla Dias Esperança 1 ; Ednéia Albino Nunes Cerchiari 2 ; Patrícia Cristina Statella Martins 3 ; Cibele Donato 4.

Leia mais

Mães Guerreiras: o que é ter um filho com doença genética rara no Brasil

Mães Guerreiras: o que é ter um filho com doença genética rara no Brasil Mães Guerreiras: o que é ter um filho com doença genética rara no Brasil Objetivo A Aliança Brasil MPS juntamente com o Ibope realizou uma pesquisa com cuidadores de pacientes com Mucopolissacaridose -

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA Objetivo Geral Objetivos Específicos Metodologia: tratamento individualizado

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA Objetivo Geral Objetivos Específicos Metodologia: tratamento individualizado TÍTULO: PROGRAMA DE FISIOTERAPIA DO TRABALHO PROFIT LER/DORT AUTORES: Karina Duarte Souza; Ana Edite Gonçalves; Maria Aparecida Alves; Bethânia Medeiros Lopes; Gaspar de Brito Cavalcante; Adriana Araújo

Leia mais

Agradecimentos. Aos meus amigos de sempre, por me acompanharem neste percurso, por me animarem e me ouvirem nos momentos de maior desespero.

Agradecimentos. Aos meus amigos de sempre, por me acompanharem neste percurso, por me animarem e me ouvirem nos momentos de maior desespero. Agradecimentos Esta caminhada nunca o foi sozinha. Assim, agradeço do fundo do coração às pessoas que fizeram de mim aquilo que sou hoje, que me guiam e apoiam de forma incondicional. Um enorme agradecimento

Leia mais

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Profº. Marcelo Alessandro Rigotti Especialista CCIH Mestrando pela USP Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP Adolescência Conceito:

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, RECURSOS E BARREIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR Bom Celeste Simões Margarida Gaspar de Matos Tânia Gaspar Faculdade de Motricidade Humana

Leia mais

Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção

Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção Janaina Simas Souza 1, 2 No trabalho de preparação das crianças para adoção internacional, bem como

Leia mais

PROJECTO PROMED - 2011/2012. A função formativa da avaliação externa. Guião de apresentação de práticas PROMED

PROJECTO PROMED - 2011/2012. A função formativa da avaliação externa. Guião de apresentação de práticas PROMED 1 Caracterização da escola e suas concepções sobre avaliação O Colégio de Nossa Senhora da Paz é uma escola do EPC (ensino particular e cooperativo), propriedade da Província Portuguesa das Irmãs de Santa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL Prof. João Gregório Neto PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se Disposição ou preparo antecipado e preventivo Precaução, cautela Modo de ver antecipado, premeditado

Leia mais

Encontro Nacional Boas Práticas em Apoio Psicossocial

Encontro Nacional Boas Práticas em Apoio Psicossocial Estrutura Local de Vila Viçosa Encontro Nacional Boas Práticas em Apoio Psicossocial Sara Santos - Psicóloga Lisboa, 15 de Janeiro de 2016 Designação do Projecto AJUDAR A (SOBRE)VIVER À PERDA POR SUICÍDIO

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO 1 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO RELAÇÕES AMOROSAS Gislaine Naiara da Silva Daniela Cristina Oliveira

Leia mais

CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS RESULTADOS CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Neste capítulo será efectuada a discussão dos resultados apresentados anteriormente. A discussão visa compreender os resultados obtidos, mediante a comparação com estudos

Leia mais

Escola de Ciências Sociais e Humanas. Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Escola de Ciências Sociais e Humanas. Departamento de Psicologia Social e das Organizações Escola de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Psicologia Social e das Organizações Efeitos do Paradoxo da Divisão Desigual do Trabalho Doméstico na Satisfação no Relacionamento Susana Ribas Rilhó

Leia mais

Desenvolvimento Psicossocial no Início da Vida Adulta e no Adulto Jovem

Desenvolvimento Psicossocial no Início da Vida Adulta e no Adulto Jovem Desenvolvimento Psicossocial no Início da Vida Adulta e no Adulto Jovem Capítulo 14 Indicadores de Estudo O que influencia os diversos caminhos para a idade adulta nos dias de hoje, e como os adultos emergentes

Leia mais

Dificuldades no atendimento aos casos de violência e estratégias de prevenção

Dificuldades no atendimento aos casos de violência e estratégias de prevenção Dificuldades no atendimento aos casos de violência e estratégias de prevenção Gilka Jorge Figaro Gattás Professora Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia

Jörg Garbers Ms. de Teologia Sexualidade Um dom sensível Jörg Garbers Ms. de Teologia A vida sexual no lar cristão A sexualidade é uma dádiva de Deus Não é pecado Não é sujo Faz parte do ser humano Impulso básica Diferença: Homem

Leia mais

Seminário Internacional Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho

Seminário Internacional Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho Seminário Internacional Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho 3 de Junho, ISCSP-ULisboa Auditório Piso 1 No Seminário serão apresentados resultados preliminares do projecto de pesquisa Assédio Sexual

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA CSF/CSIF: SANTA MARIA MAIOR- 2012

PLANO DE ACÇÃO DA CSF/CSIF: SANTA MARIA MAIOR- 2012 PLANO DE ACÇÃO DA CSF/CSIF: SANTA MARIA MAIOR- 2012 Problema Identificado Objectivos Actividades Responsável Parceiro s Calendário Orçamento 1.1. Gestão da base de dados de desempregados da freguesia 1

Leia mais