BPMN: Identificando vantagens e desvantagens do uso desta ferramenta para modelagem de processos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BPMN: Identificando vantagens e desvantagens do uso desta ferramenta para modelagem de processos."

Transcrição

1 BPMN: Identificando vantagens e desvantagens do uso desta ferramenta para modelagem de processos. Franciele da Costa Canello 1 RESUMO As organizações estão cada vez mais necessitando de sistemas que aliem tecnologia aos seus processos. Nesse sentido surge o BPM Business Process Management, que busca integrar essas necessidades de forma que as informações sejam obtidas mais rapidamente. Dentre todos os modelos existentes dentro do BPM um que merece destaque para modelagem de processos é o BPMN Business Process Modeling Notation, que é uma forma de notação gráfica para desenho de processos. Palavras chave: processos - modelagem - BPMN. 1 INTRODUÇÃO As organizações são constituídas por uma complexa combinação de recursos interdependentes e interligados que buscam atingir seus objetivos através de processos, mesmo que estes não estejam claramente identificados. Zairi e Sinclair (1995) definiram processo como a maneira com que todos os recursos de uma organização são utilizados de forma confiável, consistente e repetitiva para atingir os objetivos da mesma. As organizações estão cada vez mais dependentes de tecnologia para alcançar seus objetivos e metas através de modelos de gestão que possam interligar os processos e a tecnologia. Esses modelos são criados através de conceitos de gestão existentes e visam diminuir custos, aperfeiçoar processos e possibilitar o crescimento das organizações. Ao longo dos anos vários modelos de gestão de processos foram sendo experimentados pelas organizações buscando alcançar as melhorias e obter melhores resultados. Destaca-se que muitos desses modelos, pelas dificuldades de implementação, foram sendo descartados e alguns, com melhores ferramentas, foram sendo aprimorados. Cada vez mais as organizações devem se preocupar com as mudanças rápidas do ambiente na qual estão inseridas e sendo assim, necessitam de ferramentas que possibilitem maior controle das informações provenientes de seus processos. Este trabalho tem como objetivo apresentar, através da análise e interpretação da notação gráfica utilizada pelo BPMN, identificar vantagens e desvantagens de sua utilização nas organizações. 1 Especialista em Engenharia da Produção (ULBRA). Professora Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS).. franciele.canello@fadergs.edu.br.

2 Como resultados esperados, espera-se identificar respostas para as seguintes questões: Como o BPMN pode ajudar as empresas? Como implantar um BPMN? A tomada de decisão e o BPMN? Vantagens e desvantagens? Este trabalho não contempla as fases técnicas de uma implantação, apenas uma revisão bibliográfica, com base nas respostas dos questionários aplicados. 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Gestão de Processos Davenport (1998), diz que toda empresa coleta, gera e armazena uma enorme quantidade de dados. Nesse sentido o Mapeamento de Processos busca identificar, documentar e entender a sequência de atividades e recursos utilizados pela organização de modo que, através dos relacionamentos entre esses processos, seja possível à organização enxergar e corrigir os problemas, a fim de aumentar sua eficiência e melhorar o seu desempenho econômico e financeiro. Na verdade, a gestão por processos é um conceito mais amplo que procura fornecer diretrizes para o negócio da empresa tanto em suas atividades de melhoria contínua quanto nos projetos de mudança por ruptura. Analisando as estruturas organizacionais existentes ao longo dos tempos, percebemos que a visão sistêmica se tornou imprescindível para o crescimento das organizações e sua melhoria contínua. Os dois tipos básicos de estrutura normalmente utilizados nas organizações são: a) Estrutura tradicional: o foco está nas funções hierárquicas e departamentos (vertical); b) Estrutura por processos: o foco atravessa as funções hierárquicas de modo a criar valor para o cliente (horizontal).

3 Figura 1: Estrutura de processos fluxo das informações horizontal fluxo das informações vertical Fonte: Adaptado de Netto (2006). Os processos podem ser vistos como uma cadeia para agregação de valores sendo que, pela sua contribuição na criação ou entrega de um produto ou serviço, cada etapa do processo acrescente valor às etapas anteriores. A mudança de uma estrutura vertical para horizontal é uma quebra de paradigmas que demanda esforço e adaptação interna da organização visto que, ocorre uma adição de valor aos produtos ou serviços internos impactando também no cliente externo. Ao longo dos anos vários autores foram modernizando o conceito de gestão de processos ou gestão da qualidade, sendo que alguns gurus como Deming, Crosby, Feigenbaum, Juran e Ishikawa deixaram valiosas contribuições para a evolução desses conceitos. Analisando a evolução da gestão de processos, podemos identificar três fases: a) Primeira fase constituída como Qualidade Total teve seu início na década de 50, com os professores Deming e Juran, e ganhou força a partir das décadas de 1980 e Ainda nessa fase podemos citar os conceitos de administração científica de Taylor com seus conceitos de modelagem de processos. b) Segunda fase ocorreu em meados da década de 1990 quando surgem os conceitos de Reengenharia ou BPR - Business Process Reengineering, disseminados por Tom Davemport e Michael Hammer com ênfase no redesenho dos processos. c) Terceira fase surge com o intuito de integrar os conceitos da melhoria contínua com os conceitos da reengenharia, fazendo com que os trabalhos sejam vistos como programas contínuos de gestão. É nessa fase que a utilização da tecnologia (BPM, workflow, etc.) assume papel fundamental para auxiliar tanto no mapeamento como na execução e monitoramento do desempenho dos processos.

4 Os diferentes modelos de gestão por processos surgidos nos anos 80 envolviam grande trabalho manual, enorme envolvimento e dificuldades de implementação. Com o aumento da competitividade empresarial as organizações começaram a competir com empresas do mesmo patamar, e a necessidade de redução de custos e melhoria de processos se tornou imprescindível para a sobrevivência de algumas organizações no mercado. Tessari (2008a) complementa que a reengenharia pode ter melhorado o desempenho das organizações, mas falhou no quesito agilidade e apoio às mudanças em andamento. Em resposta a essa crescente demanda das organizações, surge na década de 90 a teoria de gestão por processos de negócio, também conhecida como BPM Business Process Management. Essa nova ferramenta envolve todas as etapas de um processo de negócio do início ao fim. É um conceito que une a tecnologia de informação e a gestão do negócio proporcionando à melhoria dos processos e tem, como diferencial, a integração entre visão e execução. Segundo Smith e Fingar (2003) o BPM possui um ciclo de vida dividido em etapas: descoberta, modelagem, distribuição, execução, interação, controle, otimização e análise do processo. Diferentes autores definem BPM como uma ciência que busca conhecer, desenvolver e implementar sistemas de informação aliados aos processos. Dentre todas as ferramentas de modelagem de processos utilizada no BPM, um padrão de notação gráfica que não está associado a nenhum tipo de armazenamento, chamado BPMN - Business Process Modeling Notation merece destaque. Essa ferramenta foi desenvolvida com o intuito de proporcionar aos usuários uma notação aberta e padronizada, livre de royalties. 2.2 O que é BPMN? BPMN Business Process Modeling Notation é um grupo de ferramentas gráficas com objetivo de mapear, medir, desenhar e simular os processos das organizações, ou seja, é um padrão de notação gráfica para desenho de processos. BPMN pode significar duas coisas distintas: a) Uma nova forma de desenvolver soluções que integrem os aplicativos da organização; b) Uma ideia de gestão que represente o trabalho da organização e seus processos independente da tecnologia.

5 Em 2001 houve a formação de um grupo de trabalho composto por 58 membros que representavam 35 organizações entre elas IBM, SAP, Oracle e Microsoft com o objetivo de desenvolver e manter um padrão técnico para a indústria do software. O resultado de mais de dois anos de estudo em técnicas de modelagem foi lançado em maio de 2004 pela BPMI Business Process Management Initiative o BPMN. Em junho de 2005 o BPMN foi assumido pelo OMG (Object Management Group - associação aberta e não lucrativa existente desde 1989). O principal objetivo do BPMN é promover uma notação compreensível para todos os usuários de negócio, desde os criadores dos rascunhos iniciais do processo, aos desenvolvedores técnicos responsáveis por implementar a tecnologia que irá executar estes processos e, finalmente, para os gestores que irão gerenciar e monitorar estes processos. Figura 2: Papel do BPMN na modelagem e execução de processos em um ambiente de negócios Fonte: OMG (2011) Apesar do BPMN possuir um rico grupo de elementos gráficos para representação de uma série de situações que acontecem nos fluxos de processos, este tipo de notação gráfica não está associado a nenhum formato específico de armazenamento. Seus elementos podem ser associados a linguagens de sistemas, facilitando a migração desses desenhos de processos para sistemas de gestão de processo. Cabe destacar ainda que o BPMN não serve para mapear organogramas, sistemas, regras de negócio ou estratégias. Conforme cita Ribas (2007), os processos que são modelados em BPMN podem migrar para sistemas BPM visto que a notação apresenta um mecanismo automático de conversão para BPEL Business Process Execution Language. Apesar de o BPEL ser considerado o

6 mais importante atualmente para execução de linguagem de processos, algumas representações BPMN ainda não podem ser mapeadas. Figura 3: Demonstração de como o BPMN pode ser traduzido para uma linguagem BPEL. Fonte: Adaptado de Cryo Technologies (2006). Em resposta as demandas por sistemas que suportem essa nova forma de modelagem surgem os sistemas de gestão de negócios ou BPMS Business Process Management System visam atender os ciclos completos da gestão por processos contemplando a modelagem, desenho, implementação, monitoramento e otimização dos processos, conforme cita Tessari (2008b). Essa nova metodologia de mapeamento é resultado do desenvolvimento e amadurecimento de um conjunto de diferentes tecnologias com um único propósito, facilitar o controle sobre os processos das organizações. 2.3 Tipos de Diagrama Conforme encontrado em várias bibliografias, processo é uma atividade composta por etapas que permitem o fluxo de informações. Neste sentido, processo de negócio é uma série de atividades que são realizadas por uma organização ou através de diversas organizações. Na linguagem BPMN existe um espaço de trabalho para montar ou desenhar os processos do negócio denominado BPD Business Diagram Process. O BPD é construído através de elementos gráficos, parecidos com fluxogramas, que permitem o desenvolvimento dos diagramas.

7 Figura 4: Diagrama de Processo Fonte: Adaptado de Cryo Technologies (2006). O BPD possui três categorias específicas de diagramas: a) Processos Internos ou Private Process: uso mais comum, onde é composto por atividades realizadas dentro da organização; Figura 5: Processo Interno Fonte: Adaptado de Cryo Technologies (2006). b) Processos Abstratos ou Abstract Process: contempla ações feitas por outras organizações externas (não podemos gerenciar); Figura 6: Processo Abstrato Fonte: Adaptado de Cryo Technologies (2006).

8 c) Processos de Colaboração ou Colaboration Process: dois ou mais processos independentes que se comunicam, mas não estão necessariamente dentro da organização. Figura 7: Processo de Colaboração Fonte: Adaptado de Cryo Technologies (2006). Os elementos para este padrão de modelagem são apresentados de duas formas diferentes: Conjunto básico (Core Elements): definem a aparência da notação BPMN de forma simples e clara dos processos; Conjunto avançado (Full Elements): possui a lista completa dos elementos e apresenta recursos mais sofisticados de modelagem. Conforme Reis (2008a), um diagrama BPMN com base no uso de seus elementos gráficos, facilita a compreensão do que está acontecendo em um diagrama de processo. Dentro da categoria de elementos comumente utilizada no desenho de diagramas de negócio, existem alguns conjuntos básicos, conforme OMG, para BPMN na versão 2.0. Os objetos de fluxo ou flow objects são os principais objetos gráficos usados para definir o comportamento do processo.

9 Figura 8: Objetos de fluxo Fonte: Adaptado de OMG (2011). Os eventos são utilizados para iniciar e terminar um processo. Conforme Reis (2008b), um processo uma vez iniciado, deve acontecer um evento que o finalize. Além destes eventos gerais, existem variações de eventos contendo mensagem, tempo, exceção, cancelamento, compensação, dados, link, término, múltiplos entre outros conforme demonstrado no Anexo I. As atividades são consideradas as unidades de trabalho. Sendo assim, conforme Reis (2008c), uma tarefa é uma particularização do conceito de atividade. Nesse sentido, um subprocesso é um tipo de atividade onde existe pelo menos um grau de detalhamento em seu interior. Podemos dizer então que em termos de hierarquia a atividade é o grau de mais alto nível em um processo. As tarefas se dividem conforme a necessidade em: serviço, recebimento, envio, usuário, script, referência ou manual. Além disso, os subprocessos podem ser dependentes ou independentes considerando o mesmo processo, conforme demonstrado no Anexo I. Conforme Reis (2008d), os gateways são mecanismos padronizados para demonstrar desvios, Além da demonstração genérica, existem variações de gateways para exclusão, inclusão, complexos e paralelos, que se diferenciam conforme a sua aplicação, conforme demonstrado no Anexo I. Os objetos de conexão ou connections objects por sua vez são utilizados para conectar objetos de fluxo entre si ou entre artefatos.

10 Figura 9: Objetos de conexão. Fonte: Adaptado de OMG (2011). As conexões servem para demonstrar como as atividades e processos se relacionam. Elas podem demonstrar uma seqüência, conter uma informação ou simplesmente demonstrar associação de outras informações relevantes. A seqüência é a notação mais utilizada ao longo de um fluxo de atividade e tem duas variações: condicional e default, conforme demonstrado no Anexo I A conexão de mensagem demonstra a troca de informação entre as atividades ou processos e, a conexão de associação, é usada para conectar artefatos a objetos do fluxo ou atividades a outras atividades de compensação. As raias ou swimlanes são utilizados para organizar os objetos e artefatos em categorias separadas. Figura 10: Raias. Fonte: OMG (2011). As Swimlanes são os locais onde desenhamos nossos processos usando os outros tipos de elementos. Um Pool seria comparado a uma piscina onde os competidores nadam e a Lane uma raia, onde cada nadador irá se apresentar.

11 Segundo Reis (2008e), as raias não interferem nem definem o que será feito, mas sim quem o fará, sendo associadas a métodos de segurança. Um Pool é um elemento mais externo, não sendo possível colocar um pool dentro de um pool. Pode ser considerado um fluxo isolado que se comunica com outros pools através de mensagens. As Lanes são posicionadas dentro de um pool, e servem para indicar o perfil ou mais de um que colaboram na execução do processo. Os artefatos ou artifacts são utilizados para fornecer informação adicional as atividades, ou outros objetos do diagrama. Figura 11: Artefatos. Fonte: OMG (2011). Conforme conforme Reis (2008f), artefatos são elementos extras que podem aparecer dentro do diagrama, porém não alteram o fluxo nem executam, servindo apenas como facilitadores para o entendimento dos demais elementos. Os dados podem ser uma informação isolada ou mesmo um bloco de informações e são conectados às atividades através de associações. As anotações são, normalmente textos ou informações genéricas sobre o processo ou um elemento do processo. Grupo é uma maneira informal de agrupar atividades do processo visando melhorar o entendimento do fluxograma e não afetam o fluxo de processos nem adicionam restrições Erros Comuns de Notação Segundo Reis (2008g), conforme os desenhos de processos vão sendo desenhados alguns erros comuns são identificados:

12 a) Gateways de tipos diferentes: usar tipos diferentes na junção e bifurcação de atividades pode gerar erros no fluxo, portanto aconselha-se utilizar junções e bifurcações do mesmo tipo e buscar garantir que uma atividade que passou por uma bifurcação deu continuidade no fluxo através de uma junção. b) Gateways baseados em eventos: eles permitem que um fluxo fique no aguardo de um evento para continuar. Atividades não são eventos e portanto essa representação não pode ser utilizada. c) Elementos de fluxo com fluxos condicionais: os fluxos não podem sair de gateways nem chegar a estes, bem como mensagens não podem ficar dentro de pools. Assim não podemos ter gateways com uma saída única, devemos ter alternativas que é sua função principal de demonstração. d) Erros de eventos: não é obrigatório evento de início e fim, mas se um deles for demonstrado o outro também deve ser. Eventos de tempo e intermediário não podem gerar mensagens. Os eventos de tempo e modificação não podem ser finalizadores de processo, bem como, os eventos de tratamento de erro como exceções, error e compensação não podem iniciar e, os eventos de exceção, devem ser representados por setas de fluxo. e) Erros de pool e lanes: não é permitido transferir um controle de processo e depois receber de volta através de uma mensagem, sendo que entre pools a comunicação deve ser feita por mensagem e dentro de um mesmo pool é feita através de fluxos. As exceções de compensação devem desviar para uma atividade de compensação e apenas uma. 2.4 Desenhando Processos Comumente verificamos que os levantamentos de processos são feitos através de entrevistas, sendo que as respostas dos usuários vão servindo como referencial para o desenho inicial, que é aprimorado com informações adicionais coletadas no decorrer do tempo. Um ponto importante no desenho dos processos é definir o macro fluxo dos processos internos de cada empresa. Identificar os processos principais e os processos de apoio. Uma ferramenta que pode ser utilizada é o diagrama de posicionamento. Segundo Reis (2008h), esse tipo de diagrama posiciona a empresa, clientes e parceiros dentro de uma tela como estes se relacionam.

13 Cabe ressaltar que os processos são feitos por pessoas, e, portanto, devemos também criar a estrutura organizacional identificando as hierarquias entre os departamentos ou áreas. Usando diferentes tipos de ferramenta, devemos chegar ao mesmo resultado que é o desenho do processo, com início, meio e fim, e relacionamentos que este possui. Segundo Reis (2008i), costumamos dividir os fluxos em duas categorias: As is e To be. As is é a demonstração de como o processo se encontra atualmente, como suas atividades são feitas e processadas. To be é a melhoria deste mesmo processo, eliminando os desperdícios e trabalhando na melhoria. Quando inicia-se o processo de modelagem de processos, pouco importa a qual departamento uma atividade está relacionada. Segundo Reis (2008j), importa a continuidade do fluxo passando pelos outros processos até seu término. Por isso costuma-se dizer que os sistemas atuais são verticais e os processos são horizontais. Esse tipo de modelagem de processos ajuda no entendimento de como os processos se relacionam e faz com que muitos compreendam o sistema do negócio Regras para Desenhar Processos Usando BPMN Conforme Bortolini (2006), algumas características devem ser consideradas para desenhar processos usando cores, texto, tamanho e linhas no diagrama conforme descrito abaixo: a) Os preenchimentos que são usados para os elementos gráficos devem ser brancos ou claros. b) As linhas que são usadas para desenhar os elementos gráficos devem ser pretas e as bordas das atividades são sempre arredondadas. c) A notação pode ser estendida para usar outros estilos ou cores de linha para se adaptar ao propósito do modelador ou ferramenta de modelagem (por exemplo, realçar o valor de um atributo de um objeto) com a condição que o estilo da linha não deva entrar em conflito com qualquer estilo de linha já definido no BPMN. Assim, o estilo de linha do fluxo de seqüencia, fluxo de mensagens e associação não devem ser modificados. d) Os desenhos podem ser na horizontal (mais comum) ou vertical. e) Os objetos podem ter ou não títulos associados, podendo estar dentro ou fora do elemento, acima, abaixo ou ao lado.

14 f) Os elementos podem ser em diferentes tamanhos desde que todos tenham o mesmo padrão, podendo ser coloridos conforme a necessidade de representação. g) Os elementos podem ter ícones especiais associados desde que não se confundam com os ícones padrão. h) Os artefatos podem ser variados, as fontes de texto e conexões igualmente podem sofrer variações de forma e cor. i) As conexões podem se encaixar em qualquer posição dos objetos, porém deve ser mantido um mesmo padrão de visualização ao longo do BPD e se possível no restante das representações. j) Os objetos de anotação de textos podem ser usados pelos modeladores para mostrar informação adicional sobre o processo ou atributos dos objetos dentro do processo. k) Os objetos de fluxos devem ter rótulos (exemplo, seu nome e/ou atributos) colocados dentro da forma, ou sobre ou abaixo da forma, em qualquer direção ou localização, dependendo da preferência do modelador ou da ferramenta de modelagem. l) Objetos de fluxo e marcadores podem ser de qualquer tamanho que se adaptem ao propósito do modelador ou a ferramenta de modelagem. 3 METODOLOGIA Como o objetivo deste trabalho é demonstrar as vantagens e desvantagens do BPMN, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória para revisão do uso das ferramentas de notação gráfica e sua linguagem. Na pesquisa qualitativa a verdade não se comprova numérica ou estatisticamente, porém convence na forma de experimentação empírica, a partir da análise feita detalhadamente, abrangente, consistente e coerentemente, assim como na argumentação lógica das ideias. Por este motivo, ela é mais utilizada e necessária nas ciências sociais, onde o pesquisador participa, compreende e interpreta (MICHEL, 2005). Pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximado, acerta de determinado fato (GIL, 2008). Este tipo de pesquisa é realizado especialmente quanto o tema escolhido é pouco explorado e torna-se difícil sobre ele formular hipóteses precisas e operacionalizáveis (GIL, 2008).

15 4 RESULTADOS O BPMN fornece uma notação que pode ser entendida tanto pelo pessoal de negócio como da área da tecnologia da informação, eliminando as lacunas entre o desenho dos processos e a implementação dos processos, sendo atualmente um dos principais padrões adotados pelas empresas para desenhar processos de negócios. O BPMN pode ser utilizado em níveis diferentes, de acordo com a necessidade do modelo: descritiva, analítica e executável. Dentre as vantagens descobertas podemos citar: a) Possibilidade de redução de custos e identificação dos desperdícios; b) Aumentar o nível de qualidade dos serviços e produtos c) Fácil para pessoas de negócios aprenderem e usar; d) Documentar processos é rápido e a modelagem de mudanças é fácil; e) Não é controlada ou detida por um fornecedor de software; f) Está rapidamente se tornando um padrão comum e muito utilizado, isso significa que é mais fácil a troca de informações de processos de negócios com outras ferramentas de gestão; g) Preenche a lacuna entre o pessoal de sistemas de negócios e técnicos, pois ao mesmo tempo em que é facilmente compreendida pelo usuário de negócio é suficientemente detalhada a ponto de poder automatizar um processo, em muitos casos o próprio usuário de negócio pode automatizar um processo independente do técnico; h) Grande facilidade em mapear o processo, com uma notação clara, através de seus eventos, fluxos, gateways, subprocessos, tarefas e tantos outros itens; todos eles com uma variedade abrangente de subtipos, que facilitam a distinção e identificação dos mesmos. i) O BPMN é muito intuitivo, o que facilita a ilustração e leitura de processos grandes e complexos. j) Durante a modelagem o software valida o processo, caso este ainda possua erros de desenho. Entretanto, a grande variedade de elementos usados nos modelos, é considerada uma desvantagem visto que em um primeiro momento é de difícil compreensão para os usuários. Outra desvantagem é que o BPMN ainda não pode ser mapeado em sua totalidade para a linguagem BPEL.

16 Considerando o tipo de notação gráfica, a integração do BPMN em outras ferramentas depende da sua representação textual, portanto, a integração é apenas parcialmente entendida e não é destinado a manuseio de diferentes visões, sendo somente utilizado para representar processos. Quanto à tomada de decisão, não foram identificadas grandes facilidades, visto que a notação apenas é uma forma de representação dos processos. Em um primeiro momento a tomada de decisão não fica claramente exposta com o uso do BPMN, porém ele auxilia na identificação dos desperdícios e melhoria do processo futuro e conseqüentemente garante uma possibilidade de redução de custos. 5 CONCLUSÕES O desenvolvimento deste trabalho possibilitou o conhecimento desta ferramenta nova no mundo dos negócios. A modelagem de processos através do uso do BPMN pode ser uma ferramenta competitiva desde que bem implementada e utilizada de forma correta pela organização. Cabe destacar que o BPMN não e uma linguagem, sendo apenas uma sistemática de representação gráfica para desenho de processos. O BPMN é uma ferramenta com grande potencial, porém pouco utilizado nas organizações por estar ainda muito ligado a área de tecnologia da informação. Outra constatação é que o mapeamento de processos através desta ferramenta possibilita que as organizações conheçam melhor seus processos e entendam suas necessidades antes de implementar melhorias. A identificação das vantagens e desvantagens deste trabalho demonstra que cada vez mais usuários passarão a aderir a essa ferramenta de modelagem de processos. As facilidades provenientes do uso do BPMN agradam cada vez mais os usuários e permitem a divulgação desta ferramenta entre outras áreas. REFERÊNCIAS BORTOLINI, Rafael. Padronizando processos: BPMN, BPML, XPDL E BPEL, Disponível em: Acesso em: DAVENPORT, T.H. Putting the enterprise into the enterprise system. Harvard Business Review, v.76, n.4, p.121(11) Jul/Ago GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Edição, São Paulo: Atlas, 2008.

17 HAMMER, M., CHAMPY, J Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. 13 ed. Rio de janeiro: Campus. MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, NETTO, C.A. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação., Atlas, OMG. Object Management Group. Disponível em Acesso em REIS, Glauco dos Santos. Modelagem de processos de negócios com BPMN Curso. Revisão técnica Equipe Portal BPM / São Paulo; Editora Portal BPM Ltda.; RIBAS, Rafael de Toledo; Modelagem de processos, definição de requisitos e planejamento da implantação de um sistema de BPM em empresa têxtil f. Monografia (Graduação Engenharia de Produção) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, SMITH, Howard; FINGAR, Peter. IT Doesn't Matter Business Process Do. 1ª edição, Tampa, Florida, USA: Meghan-Kiffer Press, TESSARI, Rogério. Gestão de processos de negócios : um estudo de caso da BPM em uma empresa do setor moveleiro f. Dissertação (Mestrado) Universidade de Caxias do Sul, ZAIRI, M.; SINCLAIR, D. Business process re-engineering and process management: a survey of current practice and future trends in integrated management. Management Decision, v. 33, n.3, 1995.

18 ANEXO I - NOTACÃO GRÁFICA BPMN - OMG

19

20

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

BPMN Business Process Modeling Notation

BPMN Business Process Modeling Notation BPMN Business Process Modeling Notation Business Process Modeling Notation Página 1 Objetivo O objetivo deste curso é apresentar os elementos da notação de modelagem de processos de negócio BPMN 1.1 (Business

Leia mais

Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE Prof. Afonso Celso M. Madeira

Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE Prof. Afonso Celso M. Madeira Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE Prof. Afonso Celso M. Madeira 3º semestre CONCEITOS CONCEITOS Atividade Ação executada que tem por finalidade dar suporte aos objetivos da organização. Correspondem

Leia mais

REQUISITOS DE SISTEMAS

REQUISITOS DE SISTEMAS REQUISITOS DE SISTEMAS MÓDULO 2 PROCESSOS DE NEGÓCIOS CONTEÚDO 1. PROCESSOS DE NEGÓCIO IDENTIFICAÇÃO CONCEITOS MODELAGEM (BPM e UML) PROCESSOS X REQUISITOS 1. PROCESSOS DE NEGÓCIO IDENTIFICAÇÃO CONCEITOS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS Atualizado em 21/12/2015 GESTÃO DE PROCESSOS Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a

Leia mais

Versão 6.04.00 Setembro/2013. Manual de Processos. Módulo Protocolo

Versão 6.04.00 Setembro/2013. Manual de Processos. Módulo Protocolo Versão 6.04.00 Setembro/2013 Manual de Processos Módulo Protocolo 1 1 2 2 Sumário Sumário... 3 Introdução ao Manual de Processos... 4 Conceituado os Processos de Negócio... 5 Estrutura do Manual de Processos...

Leia mais

Gestão de Processos de Negócios

Gestão de Processos de Negócios Gestão Operacional da TI Gestão de Processos de Negócios Business Process Management (BPM) Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE

Leia mais

Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012

Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012 Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012 O que é um processo? Um processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um

Leia mais

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br BPMN (Business Process Modeling Notation) George Valença gavs@cin.ufpe.br 31/10/2012 Introdução Modelagem de processos No ciclo de vida BPM, a etapa de modelagem de processos consiste em um conjunto de

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS)

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS) WHITE PAPPER Rafael Fazzi Bortolini Diretor, Cryo Technologies Orquestra BPMS rafael@cryo.com.br Internet das Coisas e Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) são duas disciplinas ou tendências à primeira

Leia mais

2 Engenharia de Software

2 Engenharia de Software 20 2 Engenharia de Software 2.1 Design de Sistemas Orientados a Objetos Os Sistemas Orientados a Objetos não são mais novidade hoje em dia já estando há muitos anos no mercado. A orientação a objetos permite

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

BPMN. Business Process Modeling Notation. Leandro C. López Agosto - 2015

BPMN. Business Process Modeling Notation. Leandro C. López Agosto - 2015 BPMN Business Process Modeling Notation Leandro C. López Agosto - 2015 Objetivos Conceitos Boas práticas de modelagem Elementos do BPMN Tipos de processos Apresentar os conceitos e elementos da notação

Leia mais

Modelagem de Processos. Prof.: Fernando Ascani

Modelagem de Processos. Prof.: Fernando Ascani Modelagem de Processos Prof.: Fernando Ascani Bibliografia UML Guia de consulta rápida Douglas Marcos da Silva Editora: Novatec UML Guia do usuário Grady Booch James Rumbaugh Ivair Jacobson Editora: Campus

Leia mais

DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO FERRAMENTA BIZAGI

DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO FERRAMENTA BIZAGI DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO FERRAMENTA BIZAGI Harley Caixeta Seixas Márcia Lúcia Borges de Melo Gomes Roberta A. de Mello Bezerra Silvana Dias Soares FERRAMENTA BIZAGI BPMN Business Process Modeling Notation

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSOS

MODELAGEM DE PROCESSOS MODELAGEM DE PROCESSOS a a a PRODUZIDO POR CARLOS PORTELA csp3@cin.ufpe.br AGENDA Definição Objetivos e Vantagens Linguagens de Modelagem BPMN SPEM Ferramentas Considerações Finais Referências 2 DEFINIÇÃO:

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto.

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto. Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Classes Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação:

Leia mais

PROPOSTA PARA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

PROPOSTA PARA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA CIGU A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade Florianópolis Santa Catarina Brasil 3, 4 e 5 de dezembro de 2014. ISBN: 978-85-68618-00-4

Leia mais

BPMN - Business Process Modeling and Notation

BPMN - Business Process Modeling and Notation BPMN - Business Process Modeling and Notation AGENDA Notação Conceito Visão Geral da Notação BPMN Notação BPMN no Escritório de Processos NOTAÇÃO - CONCEITO Segundo o dicionário: Ação de indicar, de representar

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos processos de trabalho do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos processos de trabalho do TJAC. Código: MAP-DIGES-003 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Processos Aprovado por: Diretoria de Gestão Estratégica 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Desenvolvimento estruturado versus orientado a objetos.

Desenvolvimento estruturado versus orientado a objetos. Desenvolvimento estruturado versus orientado a objetos. Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Objetivos Identificar diferenças entre: Desenvolvimento

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 5 Levantamento de Processos. Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br

Modelagem de Processos de Negócio Aula 5 Levantamento de Processos. Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br Modelagem de Processos de Negócio Aula 5 Levantamento de Processos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br Agenda Técnicas de levantamento de processos Análise de documentação Observação Story boarding

Leia mais

4.1. UML Diagramas de casos de uso

4.1. UML Diagramas de casos de uso Engenharia de Software 4.1. UML Diagramas de casos de uso Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Utilizados para ajudar na análise de requisitos Através da forma como o utilizador usa o sistema

Leia mais

UML e a Ferramenta Astah. Profa. Reane Franco Goulart

UML e a Ferramenta Astah. Profa. Reane Franco Goulart UML e a Ferramenta Astah Profa. Reane Franco Goulart História da UML o Percebeu-se a necessidade de um padrão para a modelagem de sistemas, que fosse aceito e utilizado amplamente. o Alguns esforços nesse

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS Aluno: Luiza Cavalcanti Marques Orientador: Silvio Hamacher Introdução A modelagem e a utilização de bancos de dados em atividades gerenciais têm sofrido um aumento significativo

Leia mais

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva Apresentação Executiva 1 O treinamento de BPM e BPMN tem como premissa capacitar o aluno a captar as atividades relativas a determinado processo da empresa, organizá-las, gerando um fluxograma de atividades/processos,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. ISO 9001:2008

Qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. ISO 9001:2008 1 Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Introdução...3 Ferramentas da Qualidade...4 Fluxograma...5 Cartas de Controle...7 Diagrama de Ishikawa...9 Folha de Verificação...11 Histograma...13 8. 9. 10. Gráfico de

Leia mais

Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano

Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 8: Padrão MVC e DAO Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar a teoria por trás dos padrões na construção de aplicações Web. INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 10 Tema: Gerenciamento

Leia mais

CURSO PARA GESTÃO DE PROCESSOS MÓDULO I - MAPEAMENTO E MELHORIA DE PROCESSOS DO MP-PR

CURSO PARA GESTÃO DE PROCESSOS MÓDULO I - MAPEAMENTO E MELHORIA DE PROCESSOS DO MP-PR CURSO PARA GESTÃO DE PROCESSOS MÓDULO I - MAPEAMENTO E MELHORIA DE PROCESSOS DO MP-PR 2ª Oficina 2ª Reunião Mapeamento de Processos e Identificação de Séries Documentais OBJETIVO Harmonizar o conhecimentos

Leia mais

INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 2.1 CONCEITO DE MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN

INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 2.1 CONCEITO DE MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE PROCESSOS UTILIZANDO BPMN 1 FÁBIO RODRIGUES CRUZ 2 1 INTRODUÇÃO A Business Process Modeling Notation (BPMN), ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio, é um conjunto de

Leia mais

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Trabalho de Gestão de Pessoas Alunos: Nilce Faleiro Machado Goiânia,4 de dezembro de 2015 1 Sumário Capa...1 Sumário...2 Introdução...3

Leia mais

BPMN. Business Process Modeling Notation

BPMN. Business Process Modeling Notation BPMN Business Process Modeling Notation Montar viagem UML (diagrama de atividades) Montar viagem BPMN Tipos de diagrama 1) Private Business Process ou Diagramas de processos privados: usado quando não

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008/1 4º PERÍODO 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A3 DATA 15/10/2009 ENGENHARIA DE SOFTWARE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: Analise as afirmações

Leia mais

5 Exemplo de aplicação

5 Exemplo de aplicação 111 5 Exemplo de aplicação Este capítulo apresenta um exemplo de uso da linguagem proposta como forma de validação. Através da implementação da linguagem utilizando o potencial de extensão da ferramenta

Leia mais

Indicadores de Desempenho Conteúdo

Indicadores de Desempenho Conteúdo Indicadores de Desempenho Conteúdo Importância da avaliação para a sobrevivência e sustentabilidade da organização O uso de indicadores como ferramentas básicas para a gestão da organização Indicadores

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Ferramenta para Geração de Código a partir da Especialização do Diagrama de Classes

Ferramenta para Geração de Código a partir da Especialização do Diagrama de Classes Ferramenta para Geração de Código a partir da Especialização do Diagrama de Classes Alexandro Deschamps (Ápice) alexandro@apicesoft.com Everaldo Artur Grahl (FURB/DSC) egrahl@furb.br Resumo. Uma das grandes

Leia mais

1 Introdução. Componentes Usuários. Provedor de Serviços. Figura 1.1 Ambiente de oferecimento de serviços

1 Introdução. Componentes Usuários. Provedor de Serviços. Figura 1.1 Ambiente de oferecimento de serviços 1 Introdução Nos últimos anos, houve um aumento notável de demanda por plataformas com suporte a diferentes mídias. Aplicações manipulando simultaneamente texto, vídeo e áudio são cada vez mais comuns.

Leia mais

sendo bastante acessível e compreendido pelos usuários que o utilizarem.

sendo bastante acessível e compreendido pelos usuários que o utilizarem. APLICATIVO WEB PARA O SETOR DE EXTENSÃO IFC VIDEIRA Claudiléia Gaio Bandt 1 ; Tiago Heineck 2 ; Patrick Kochan 3 ; Leila Lisiane Rossi 4 ; Angela Maria Crotti da Rosa 5 INTRODUÇÃO Este artigo descreve

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas

Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de projetos em pequenas empresas Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de Projetos Aperfeiçoamento/GPPP1301 T132 09 de outubro de 2013 Um passo inicial para aplicação do gerenciamento de s em pequenas empresas Heinrich

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DA GESTÃO DA TECNOLOGIA, DA INOVAÇÃO E DA EDUCAÇÃO

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DA GESTÃO DA TECNOLOGIA, DA INOVAÇÃO E DA EDUCAÇÃO SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GTE 28 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DA GESTÃO DA TECNOLOGIA, DA INOVAÇÃO E DA EDUCAÇÃO MODELO

Leia mais

Tópicos da Aula. Que é são requisitos? Tipos de Requisitos. Requisitos Funcionais. Classificação de Requisitos. Requisitos de Software.

Tópicos da Aula. Que é são requisitos? Tipos de Requisitos. Requisitos Funcionais. Classificação de Requisitos. Requisitos de Software. Engenharia de Software Aula 06 Tópicos da Aula Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 26 Março 2012 Funcionais e não funcionais De usuário e do Engenharia de Estudo

Leia mais

MDMS-ANAC. Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da ANAC. Superintendência de Tecnologia da Informação - STI

MDMS-ANAC. Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da ANAC. Superintendência de Tecnologia da Informação - STI MDMS- Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da Superintendência de Tecnologia da Informação - STI Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da Histórico de Alterações Versão

Leia mais

Avaliação do uso de técnicas de controle de qualidade no processo de abate de frangos no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Bambuí

Avaliação do uso de técnicas de controle de qualidade no processo de abate de frangos no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Bambuí V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí, V Jornada Científica, 19 a 24 de novembro de 2012 Avaliação do uso de técnicas de controle de qualidade no processo de abate de frangos no Instituto

Leia mais

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Avaliação Econômica como instrumento para o aprimoramento da gestão das ações sociais 26/09/2013 Fundação

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

UML: Diagrama de Casos de Uso, Diagrama de Classes

UML: Diagrama de Casos de Uso, Diagrama de Classes UML: Diagrama de Casos de Uso, Diagrama de Classes Diagrama de Casos de Uso O modelo de casos de uso visa responder a pergunta: Que usos (funcionalidades) o sistema terá? ou Para que aplicações o sistema

Leia mais

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção

UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção UNIDADE III Análise Teórico-Prática: Projeto-intervenção Nesta unidade, abordaremos, de forma introdutória, alguns aspectos relacionados ao Projeto-intervenção e ao Trabalho de Conclusão do Curso. Aqui,

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 01 de Novembro de 2013. Revisão aula passada Projeto de Arquitetura Decisões de projeto de Arquitetura

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade III MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior Sobre esta aula Ciclo de Vida de Sistemas Engenharia de Software Aplicações de Software Diagramação de Software Ciclo

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN

Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br BPMN Benefícios da modelagem Em uma organização orientada a processos, modelos de processos são o principal meio para medir o desempenho

Leia mais

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto elaborado por Lorenzo Seguini lorenzo_seguini@yahoo.it Projeto Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil 1 Sumário 1. Introdução...3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAPID APPLICATION DEVELOPMENT

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAPID APPLICATION DEVELOPMENT UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAPID APPLICATION DEVELOPMENT Disciplina: Modelagem a Programação Orientada a Objetos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos

Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Gerenciamento de Projetos Modulo III Grupo de Processos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Tópicos Avançados em Banco de Dados Gerenciamento de Transações em Banco de Dados. Prof. Hugo Souza

Tópicos Avançados em Banco de Dados Gerenciamento de Transações em Banco de Dados. Prof. Hugo Souza Tópicos Avançados em Banco de Dados Gerenciamento de Transações em Banco de Dados Prof. Hugo Souza Até agora vimos como é formada a infraestrutura física e lógica das bases de dados com os principais componentes

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu

Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu É o gerenciamento do ciclo de vida de todos os registros, em todos os tipos de mídia, desde a criação até a destruição ou arquivo permanente.

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

Mapa Mental de Engenharia de Software - Diagramas UML

Mapa Mental de Engenharia de Software - Diagramas UML Mapa Mental Engenharia Software - Diagramas UML Mapa Mental Engenharia Software Diagramas UML Mapa Mental Engenharia Software Diagramas UML Mapa Mental UML - Diagramas, Fases e Detalhes Resolvi juntar

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SELEÇÃO DE PEÇA USANDO CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO. João Alvarez Peixoto*

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SELEÇÃO DE PEÇA USANDO CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO. João Alvarez Peixoto* IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SELEÇÃO DE PEÇA USANDO CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO João Alvarez Peixoto* * Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica - UFRGS Porto

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093. Daniel Jesus nº 28571. Fábio Bota nº 25874. Stephane Fernandes nº 28591

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093. Daniel Jesus nº 28571. Fábio Bota nº 25874. Stephane Fernandes nº 28591 Organização Trabalho realizado por: André Palma nº 31093 Daniel Jesus nº 28571 Fábio Bota nº 25874 Stephane Fernandes nº 28591 Índice Introdução...3 Conceitos.6 Princípios de uma organização. 7 Posição

Leia mais

Adm. Vinicius Braga admviniciusbraga@gmail.com. Prof. Msc. Wilane Carlos da Silva Massarani wilane@cercomp.ufg.br

Adm. Vinicius Braga admviniciusbraga@gmail.com. Prof. Msc. Wilane Carlos da Silva Massarani wilane@cercomp.ufg.br Adm. Vinicius Braga admviniciusbraga@gmail.com Prof. Msc. Wilane Carlos da Silva Massarani wilane@cercomp.ufg.br Objetivos Contextualização Conceitos Boas práticas de modelagem Elementos do BPMN Tipos

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Noções de Administração Pública 31. Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto,

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

UML 2. Guia Prático. Gilleanes T.A. Guedes. Novatec. Obra revisada e ampliada a partir do título Guia de Consulta Rápida UML 2

UML 2. Guia Prático. Gilleanes T.A. Guedes. Novatec. Obra revisada e ampliada a partir do título Guia de Consulta Rápida UML 2 UML 2 Guia Prático Gilleanes T.A. Guedes Obra revisada e ampliada a partir do título Guia de Consulta Rápida UML 2 Novatec capítulo 1 Introdução à UML A UML (Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS Superintendência de Planejamento e Gestão Escritório de Processos Organizacionais Goiânia, 27 de maio de 2009 Objetivos: WORKSHOPS DE MELHORIA DE PROCESSOS Promover o mapeamento,

Leia mais

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software 3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software A tarefa de planejar os ciclos de construção do software pode partir de diretrizes básicas. Estas diretrizes visam orientar que os ciclos de

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Transformação de um Modelo de Empresa em Requisitos de Software

Transformação de um Modelo de Empresa em Requisitos de Software Transformação de um Modelo de Empresa em Requisitos de Software Fábio Levy Siqueira 1 and Paulo Sérgio Muniz Silva 2 1 Programa de Educação Continuada da Poli-USP, São Paulo, Brazil 2 Escola Politécnica

Leia mais