Case: Reconheço Você

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Case: Reconheço Você"

Transcrição

1 Case: Reconheço Você Razão Social: Wilson Sons Ramo de Atividade: Sistema Portuário e Logístico & Sistema Marítimo Ano de fundação: 1837 Nome/Titulação do responsável: Antônio Linhares, Rodrigo Sampaio e Isabella Teixeira. Número de empregados: 5500 Breve descrição da atividade principal: Uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil, a Wilson Sons iniciou suas atividades em 1837, em Salvador, Bahia. Nesses mais de 175 anos de existência, a Companhia se estabeleceu como renomada prestadora de serviços pela competente gestão de seus negócios nos segmentos de terminais portuários, rebocagem portuária e oceânica, apoio marítimo a operações offshore, logística, agenciamento marítimo e indústria naval. Nossa equipe é composta por pessoas que compartilham os valores e princípios que norteiam a visão de futuro da Wilson Sons. A Wilson Sons acredita também que a adequada gestão em Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (SMS) tem destaque estratégico em seus negócios. Compreender em profundidade os negócios de seus clientes e se antecipar às suas necessidades, buscar permanentemente a qualidade e produtividade das operações e estar atenta às novas oportunidades do mercado são as premissas que norteiam a gestão da Wilson Sons e reafirmam o seu compromisso com a sustentabilidade e a perenidade de seus negócios. Missão: Desenvolver e prover soluções de alto valor percebido por nossos clientes nas atividades portuária, marítima e de logística, de forma sustentável e inovadora, valorizando o desenvolvimento dos nossos colaboradores. Visão: Ser a primeira escolha dos colaboradores, clientes e investidores nos segmentos portuário, marítimo e de logística, crescendo de forma arrojada, sinérgica e sustentável.

2 Reconheço Você Este case trata do desenvolvimento e implantação de um programa de reconhecimento não pecuniário na organização Wilson Sons, atrelado aos valores organizacionais do Grupo. Apresentamos resultados qualitativos e quantitativos alcançados, bem como realizamos uma contextualização do case frente às novas tendências na gestão de pessoas. O Programa foi implantando em setembro de 2013 como uma das frentes resultantes da pesquisa de engajamento realizada na empresa. Percebemos que o Programa é inovador pela associação realizada com os valores organizacionais. Além da motivação proporcionada pelo programa de reconhecimento em si, a associação com os valores permitiu a maior internalização destes junto aos colaboradores, com o respectivo entendimento e vivência dos destes valores no dia a dia de trabalho. Uma consequência visível para todos, foi o aumento do senso de propósito por parte dos colaboradores em relação às causas da organização. O Reconheço Você foi case de palestra ministrada no Congresso de Gestão de Pessoas RH Rio 2015 da ABRH Rio e também foi inspiração para artigo Reconhecimento além da Remuneração, publicado na Revista Melhor RH da ABRH Nacional em Julho de Fruto deste sucesso também tem sido percepção positiva das empresas ao saber da existência do Programa. Muitas organizações entraram em contato para benchmarking, como, por exemplo, a Rede Globo, a PUC-Rio e a Souza Cruz.

3 Introdução Programas de reconhecimento ajudam a estimular colaboradores. Em duas empresas semelhantes, dois funcionários prestam serviço para os demais colaboradores. Ambos são profissionais dedicados e tratam seus pares com todo o zelo necessário para o bom andamento do trabalho de suas companhias. Ao final de um longo período, porém, o primeiro colaborador está bastante satisfeito com o desempenho de suas tarefas enquanto o segundo sente-se ligeiramente desconfortável com os rumos de seu trabalho. A diferença entre os dois, já que ambos exercem funções semelhantes em companhias semelhantes, pode estar na maneira como seu trabalho é reconhecido. O primeiro é colaborador de uma empresa que incentiva e reconhece a dedicação de seus profissionais, tornando-os mais envolvidos e comprometidos com os resultados. Já a companhia do segundo não tem esse tipo de preocupação, o que acaba desestimulando os funcionários. Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma Brasil) mostrou que 72% dos entrevistados estão descontentes com seus trabalhos. Entre os fatores que levam a essa insatisfação, o maior é a falta de reconhecimento, que afeta 89% desses empregados. Há algumas décadas, as empresas têm o entendimento de que a motivação e o engajamento estão intimamente relacionados à satisfação pessoal. Os programas de reconhecimento de colaboradores vêm ocorrendo desde a década de 1960, de forma mais tímida, e ganhou proporções mais robustas por volta de Janaína Ferreira, coach e professora de importantes instituições, como a Fundação Dom Cabral, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Ibmec, comenta que, em resposta às diversas pressões por maior competitividade, o número de organizações de diferentes setores que vêm adotando os programas de reconhecimento de colaboradores cresce muito atualmente. O interesse das organizações na adoção desses programas tem uma razão simples: as empresas modernas se conscientizaram que para alcançar bons resultados não basta ter apenas pessoas competentes, elas precisam ser engajadas. E as pessoas só se engajam se tiverem as condições necessárias para isso. Neste sentido, os programas de reconhecimento bem elaborados são capazes de criar essas condições, diz Janaína. Segundo a pesquisadora, uma recente pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, com mais de seis mil executivos de Recursos Humanos em empresas de 17 países, revelou que o Brasil é um dos campeões no quesito preocupação das empresas que buscam oferecer qualidade de vida. A causa desta preocupação é que os colaboradores brasileiros estão bem acima da média mundial (36%) na busca pela qualidade de vida. O estudo revela que 52% dos brasileiros trocariam o emprego por outro que oferecesse melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

4 Atentas a esses números, as empresas nacionais estão focadas na demanda crescente de soluções que visam a qualidade de vida no ambiente corporativo e adotam os programas de reconhecimento do colaborador para atender a essas demandas e, apesar das empresas estrangeiras terem começado antes, no Brasil existem inúmeros casos bem-sucedidos, conta Janaína. Se bem elaborado e implantado, o programa de reconhecimento resulta em feedback dos colaboradores extremamente positivo, maior engajamento, elevação da satisfação, melhoria do clima de trabalho e redução do turnover. A conclusão das empresas que implantam o programa é que reconhecimento e resultados superiores não andam separados. Por outro lado, muitas empresas já possuem programas de reconhecimento por determinadas atitudes, mas poucas associam esse reconhecimento aos valores da organização. Por exemplo, se uma empresa valoriza atitudes inovadoras, para que esse valor não fique apenas em um quadro pendurado na parede, é preciso reconhecer quando essa prática é aplicada pelo profissional. Isso é, sem dúvida, gerar energia positiva com a internalização e identificação dos valores organizacionais por parte dos colaboradores da organização.

5 Corpo do Trabalho Reconhecimento na Wilson Sons Muitas empresas apostam no reconhecimento financeiro de seus colaboradores, mas essa iniciativa nem sempre tem o resultado esperado. O autor de livros sobre negócios e gerenciamento, Dan Pink, em sua apresentação para o evento TED Global, na Universidade de Oxford, em 2009, explicou que nem sempre o retorno em dinheiro é a melhor resposta para atingir um objetivo. Desde que a tarefa envolva apenas habilidades mecânicas, bônus funcionam como o esperado: quanto maior é o pagamento, melhor é a performance, destacou o especialista. Já quando a tarefa exige mesmo a mais rudimentar habilidade cognitiva, uma recompensa maior leva a um desempenho pior. Segundo Pink, isso ocorre porque esse tipo de recompensa leva a um foco muito estreito a atrapalha a capacidade de pensar fora da caixa. Foi pensando nisso que o Grupo Wilson Sons optou pelo desenvolvimento de um programa de incentivos não pecuniários, ou seja, que não estão diretamente atrelados a recompensas financeiras. O Reconheço Você, iniciado em setembro de 2013, busca estimular atitudes e comportamentos que se identifiquem com os valores da companhia. À frente deste programa, está o Gerente de Recompensa & Planejamento DO do Grupo Wilson Sons, Antonio Linhares. É crucial entendermos que o reconhecimento é muito mais do que salário e inclui fatores tangíveis e intangíveis. Quando falamos das questões intangíveis, estamos tratando de clima e cultura de trabalho; de liderança e direção; das oportunidades de carreira; do balanço entre vida e trabalho e, também, de reconhecimento, ressalta Linhares. O intangível trabalha com motivação intrínseca. Se desejarmos atrair e engajar talentos, devemos nos atentar aos motivadores intrínsecos que efetivamente irão motivar as pessoas na busca de objetivos. Em sua fase piloto, o Reconheço Você ficou restrito às sedes administrativas do Centro e do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Nesse período, os colaboradores utilizavam um sistema na intranet para reconhecer os colegas. Em 2015, o programa deu um passo à frente e passou a abranger todos os funcionários com acesso a computadores em todos os negócios da Wilson, Sons no Brasil. Além disso, a partir de agora, será possível endereçar o reconhecimento a uma equipe inteira, e não só a um profissional. Antonio Linhares explica que o reconhecimento era uma carência da empresa, apontada na pesquisa de engajamento realizada em Logo no lançamento do programa, a adesão foi bastante elevada e a equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) estimulou constantemente os colaboradores para garantir a participação, e a comunicação interna foi importante nesse processo. Uma das ações desenvolvidas foi a adoção de uma identificação diferenciada no crachá do funcionário mais reconhecido no mês. Mais do que nunca, trabalhar com componentes não tangíveis, associando aos valores organizacionais, é extremamente relevante. Não que o tangível deva ser negligenciado, ele é essencial, mas não podemos esquecer que é no intangível que encontramos o verdadeiro incentivo. O que move está no tangível, mas a motivação está no intangível, acrescenta o gerente.

6 Como os valores da companhia são a base para o reconhecimento, os colaboradores podem ser avaliados nos seguintes pilares: juntos somos melhores; sentimento de dono; colaboradores em primeiro lugar; atitude ética; atitude em SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde); e relações duradouras e significativas com o cliente. A analista de Recompensa e Planejamento, Isabella Teixeira, que está ao lado de Linhares e do coordenador Rodrigo Sampaio no Reconheço Você, explica que a companhia passou recentemente por um processo de revisão dos valores e para tornar esse tema mais presente no cotidiano dos colaboradores e ajudar em sua assimilação fez com que o programa de reconhecimento se tornasse aliado nesta disseminação da revisão dos valores. Quando reconhecemos o comportamento de alguém com base nos valores, conseguimos materializar o que estava até então apenas no plano do discurso, diz ela. O programa Reconheço Você proporciona a cada colaborador uma oportunidade por mês para reconhecer aquele colega que tenha feito a diferença em seu dia a dia. A participação independe de nível hierárquico, podendo assim qualquer colaborador reconhecer um nível de liderança e vice versa. No momento em que o colaborador entra no sistema desenvolvido para o programa de reconhecimento, é exposto um ranking dos 5+ pontuados de cada negócio do Grupo Wilson Sons. Neste ranking o usuário pode clicar em cada Negócio para conhecer os 5+ pontuados de cada localidade. Há também a possibilidade de visualizar os últimos reconhecimentos do mês. Seguem telas abaixo:

7

8 O usuário deverá escolher um dos pilares, que já citamos neste artigo, para reconhecer e descrever uma curta mensagem de texto justificando seu reconhecimento. Neste momento, o usuário poderá colocar colaboradores em cópia. Também é possível reconhecer um grupo de trabalho, justificando detalhadamente o projeto/ situação em que os colaboradores reconhecidos realizaram em conjunto. Cada colaborador reconhecido recebe 10 pontos no sistema e o colaborador que reconhece, recebe 2 pontos. Essas pontuações são subsídios para ações que realizamos para trabalhar a marca do colaborador. Foi criado um painel de recompensas do Programa dividindo as recompensas entre tangíveis e intangíveis. As recompensas tangíveis tangibilizam o reconhecimento recebido em brinde físico e promove aos demais colaboradores desejo de também ser reconhecido e ter aquela recompensa. Já as recompensas intangíveis proporcionam a extensão do reconhecimento trabalhando a marca do colaborador em diversos veículos de comunicação. Seguindo este conceito como premissa, temos implementado no Grupo Wilson Sons as seguintes recompensas: - Lista dos 10+ pontuados da Semana divulgada por , quadro de avisos e TV. - Entrega de um cordão de crachá diferenciado para o colaborador mais pontuado do mês. É tirada uma foto e divulgada por , quadro de avisos e TV. - Ritual no final de ano que ocorre num evento com a presença de um percentual de colaboradores mais pontuados no Programa e da alta liderança da companhia. Ocorre entrega de recompensas tangíveis, como jantar no Porcão para os 3+ pontuados, vale cultura, dentre outros... Isabella Teixeira acredita, também, que a expansão do Reconheço Você para todos os funcionários com acesso a computadores de todos negócios do Grupo Wilson, Sons no Brasil tende a popularizar ainda mais o programa e a incentivar mais colaboradores a participarem. Esse era um desejo antigo dos participantes da fase piloto do programa. Eles queriam ter a oportunidade de reconhecer colaboradores de outras áreas do Grupo, bem como de serem reconhecidos por esses colegas., destaca a analista. Na fase piloto, tinha-se aproximadamente 420 colaboradores que podiam ser reconhecidos e reconhecerem. No período da fase piloto, 16% deste público participava ativamente do Programa reconhecendo seus colegas de trabalho. No primeiro mês da expansão para todos os negócios, o range de colaboradores que podem reconhecer aumentou para 1582 e o nível de aderência entre os colaboradores subiu para 33% do público elegível reconhecendo pelo sistema. Alguns negócios do Grupo tiveram aderência de 47%, retratando o quanto os colaboradores se engajam com iniciativas deste gênero e o quanto gerou resultado positivo no dia a dia de cada um deles.

9 Cada Negócio possui um dho local (business partner) que foi treinado para ser o facilitador do Programa nos Negócios do Grupo Wilson Sons. Estes pontos focais retornam frequentemente com feedbacks positivos sobre a entrada do Programa nas localidades e o quanto está sendo perceptível a melhora no atendimento, do relacionamento interpessoal e nas entregas. Pois os colaboradores passam a executar suas tarefas com mais eficiência para receberem um reconheço você. Fruto deste sucesso foi a estratégia de sensibilizarmos todos os gestores do Grupo no tema reconhecimento, convencendo-os que o papel deles tem grande importância no sucesso da implantação do Programa. Afinal, os colaboradores fazem a ligação direta com o valor percebido pelo seu líder, Se o meu líder vê valor nos meus reconhecimentos recebidos, quero ser reconhecido ainda mais. do contrário, o Programa perderia a força sem este apoio crucial deles.

10 Resultados e Conclusão Resultados Seguem abaixo resumos do sucesso que foi a expansão do Programa para os Negócios do Grupo. Base Julho/2015

11 No final de 2014, a Wilson Sons decidiu fez uma homenageml ao colaborador que recebeu o maior número de reconhecimentos de seus colegas: o técnico de suporte de Tecnologia da Informação (TI) Raphael Rodrigues. Segundo ele, as avaliações positivas de seu trabalho lhe deram sensação de missão cumprida. Eu me senti realizado profissionalmente e isso fez com que eu entendesse melhor a importância do meu trabalho. Considero o Reconheço Você um grande diferencial da empresa. Em outras companhias, você passa o ano inteiro trabalhando e o único reconhecimento que recebe é o financeiro. Aqui, além disso, você é valorizado através de um programa institucional. Isso me deixa muito satisfeito, diz Rodrigues. O técnico destaca que a conquista o estimula ainda mais no dia a dia. O reconhecimento faz a gente trabalhar mais feliz e com mais disposição. No ambiente corporativo, você é cobrado por resultados. Entregá-los e ainda ser reconhecido por isso confirma a qualidade do trabalho e isso te faz ficar bem consigo mesmo, acrescenta ele. Do outro lado do reconhecimento estão aqueles colaboradores que dedicaram parte do seu tempo de trabalho a dar um retorno positivo a seus colegas. Em 2014, duas profissionais empataram como as que mais reconheceram por meio do programa Reconheço Você a supervisora de Finanças Arlete Soares e a assistente de DHO Roberta Galardo. Para Arlete, a principal motivação está em validar a dedicação que outro profissional possui para entender e atender às necessidades, dentro das normas e procedimentos da empresa. Eu percebo que alguns colegas estão sempre disponíveis para nos atender bem, mas esse comportamento nem sempre fica tão visível para a liderança. Algumas vezes, um talento específico de um colaborador pode passar despercebido pelo seu gestor. Dessa maneira, frisa a supervisora, o programa Reconheço Você é um instrumento para tornar os talentos conhecidos. A empresa vem mudando, normatizando processos e criando novos procedimentos. Isso é excelente, mas é bom perceber

12 que não perdemos a parte humana. O reconhecimento humaniza as relações de trabalho. Acho que esse equilíbrio é ideal para o ambiente corporativo, comenta Arlete. Ver a alegria dos funcionários reconhecidos é a maior recompensa para quem participa do programa, diz a assistente Roberta Galardo. Essa é uma forma de incentivar pessoas a desenvolver competências e trabalhar melhor, já que o programa dá aos reconhecidos oportunidade de identificar qualidades. Além de tudo, vejo o Reconheço Você como uma ferramenta que aproxima as pessoas dentro da companhia. A rotina pode ser estressante, mas passamos grande parte do nosso tempo no trabalho, portanto, precisamos criar um clima agradável e de cooperação, ressalta Roberta. Conclusão Uma das visões do Grupo Wilson Sons é se tornar a primeira escolha de seus colaboradores. O reconhecimento intangível é uma das frentes que trabalhamos para tornarmos este sonho realidade. Todo o retorno obtido sobre o programa nos faz ter certeza que estamos no caminho certo e que nosso objetivo tem sido cumprido. Em um momento em que encaramos desafios de ordem econômica, o olhar para os incentivos não pecuniários nos ajuda a trabalhar com questões que têm impactos significativos, mas que não exigem um investimento tão grande dentro de orçamentos já apertados. Estamos falando, aqui, do vínculo entre reconhecimento e desempenho percebido, estamos falando da forma com que as organizações podem desenhar programas institucionais que tornem a prática do reconhecimento em algo cotidiano e, ao mesmo tempo, valorizado na organização. Para proporcionarmos engajamento, uma visão compartilhada de propósito é fundamental. Então, por que não pensar em fortalecer a percepção dos valores da empresa a partir do reconhecimento das atitudes dos colaboradores que demonstram um real alinhamento do seu perfil pessoal com os valores organizacionais? Quando há uma convergência de propósitos, é natural que haja motivação, engajamento e superação de resultados. É um grande prazer dividir essa experiência maravilhosa e abordar sobre os fatores críticos de implantação, sobre o forte alinhamento cultural gerado, sobre os impactos positivos no engajamento dos colaboradores e sobre os pontos de aprendizado constante. O reconhecimento está além da remuneração.

13 Álbum de Fotos Evento de fim de ano de 2014 em homenagem aos mais reconhecidos do ano:

14 Presidente do Grupo Wilson Sons e Diretores Executivos dos Negócios:

15 Campanhas específicas que ocorreram:

Tema: Reconhecimento e Recompensa: Estratégias para Boas Práticas Palestrante: Antônio Linhares

Tema: Reconhecimento e Recompensa: Estratégias para Boas Práticas Palestrante: Antônio Linhares Tema: Reconhecimento e Recompensa: Estratégias para Boas Práticas Palestrante: Antônio Linhares Quem somos... Uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil. Iniciamos

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Atuação estratégica dos departamentos jurídicos Marco Antonio P. Gonçalves A atuação estratégica de departamentos jurídicos é um dos principais temas de interesse dos advogados que

Leia mais

Diversidade: inclusão ou estratégia?

Diversidade: inclusão ou estratégia? 86 Harvard Business Review Outubro 2015 edição brasil Fernanda Borin, Priscila Fieno e Bernardo Sampaio são consultores do Hay Group Diversidade: inclusão ou estratégia? A presença de pessoas com diferentes

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Caros colegas, orienta o modo como nossa organização trabalha para selecionar, desenvolver, motivar e valorizar o bem mais importante da Bausch + Lomb nossas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Por quê o lado humano dos negócios está emergindo como uma indispensável vantagem competitiva? Era Industrial Taylor e Fayol Era do Conhecimento Tecnologia

Leia mais

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Henrique Montserrat Fernandez Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma idéia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS Gerando Resultados Diferenciados. Rogerio Leme rogerio@lemeconsultoria.com.br www.facebook.com/rogeriolemeoficial

COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS Gerando Resultados Diferenciados. Rogerio Leme rogerio@lemeconsultoria.com.br www.facebook.com/rogeriolemeoficial COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS Gerando Resultados Diferenciados Rogerio Leme rogerio@lemeconsultoria.com.br www.facebook.com/rogeriolemeoficial Rogerio Leme Diretor de Estudos de Desenvolvimento Organizacional

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

FACULDADE MODELO POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES

FACULDADE MODELO POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES FACULDADE MODELO POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES CURITIBA 2009 MARCOS ANTONIO RIBAS PONT SAMUEL ANDRADE TAUFMANN POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES Trabalho apresentado à disciplina

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social?

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social? Diego Reeberg Já pensou em pedir dinheiro para pessoas desconhecidas financiarem um projeto que você não consegue tirar do papel? Você daria dinheiro para uma proposta que vai ao encontro de algo que você

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Definição de Gestão Gerir, assim como administrar tem a ver com todo o controle e ações propostas de um conjunto que pode envolver pessoas, empresas e clientes. Gerir é conseguir

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF.

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. Danilo Domingos Gonzales Simão 1 Fábio Augusto Martins Pereira 2 Gisele Maciel de Lima 3 Jaqueline

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Treinamento. Roteiro da Teleaula. Roteiro da Teleaula. Gestão de RH. Prof: Roberto Huck

Treinamento. Roteiro da Teleaula. Roteiro da Teleaula. Gestão de RH. Prof: Roberto Huck Gestão de RH Prof: Roberto Huck Treinamento Roteiro da Teleaula 1. Cenário atual; 2. Conceito de Treinamento e Desenvolvimento; 3. Desenvolvimento de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional; 4. Mútuo

Leia mais

atitudes e comportamentos. Acima de tudo, o Ser Humano tem alma, emoções e sentimentos. Quantas mudanças ocorrem na vida da empresa? Inúmeras.

atitudes e comportamentos. Acima de tudo, o Ser Humano tem alma, emoções e sentimentos. Quantas mudanças ocorrem na vida da empresa? Inúmeras. RH SENSÍVEL RH é uma área sensível à mentalidade que em geral predomina nas organizações. A gestão de RH abrange aspectos como a cultura organizacional, satisfação no trabalho e talento. Isis Corrêa Como

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

I Encontro de Profissionais do Trânsito do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP

I Encontro de Profissionais do Trânsito do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP Evento I Encontro de Profissionais do Trânsito do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP Uma importante reflexão sobre a problemática do trânsito romover o debate e a troca de informações entre os profissionais

Leia mais

Programa. Erro Zero Atraso Zero

Programa. Erro Zero Atraso Zero Programa Erro Zero Atraso Zero Introdução O caso de sucesso da Fatto Soluções Contábeis em parceria com o Nibo A Fatto iniciou suas atividades em 2012 e, desde o início, tinha como objetivo oferecer um

Leia mais

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe O guia do profissional de Recursos Humanos Como melhorar o desenvolvimento da equipe 1 Introdução 03 Conhecendo as dores do seu time 05 Investir nos colaboradores! 08 Estabelecendo metas 11 A meditação

Leia mais

GESTÃO PÉ NO CHÃO. Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia

GESTÃO PÉ NO CHÃO. Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia GESTÃO PÉ NO CHÃO Resultados da pesquisa online realizada com mais de 100 escritórios de advocacia Consultoria especializada no desenvolvimento integral de escritórios de advocacia Nos últimos meses publicamos

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

ELES NÃO QUEREM SÓ COMIDA, ELES QUEREM COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

ELES NÃO QUEREM SÓ COMIDA, ELES QUEREM COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ELES NÃO QUEREM SÓ COMIDA, ELES QUEREM COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CRISTIANI ANDRADE DE OLIVEIRA FAVORETTI PROF. Ms. ROSANY SCARPATI RIGUETTI TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS

Leia mais

A Gestão por Competências (Conhecimentos, Habilidades e Resultados) no Ambiente de Trabalho

A Gestão por Competências (Conhecimentos, Habilidades e Resultados) no Ambiente de Trabalho A Gestão por Competências (Conhecimentos, Habilidades e Resultados) no Ambiente de Trabalho (*) Karine Luiza Rezende Silva Araújo e (**) Marco Antônio Vieira Gomes 1. INTRODUÇÃO: A Gestão por Competências

Leia mais

Estudo especial Hay Group Retenção

Estudo especial Hay Group Retenção Estudo especial Hay Group Retenção 1 Agenda Por que está tão crítico reter profissionais? A pesquisa Sumário executivo Análise de estratos Próxima pesquisa de retenção 2 01 Por que está tão crítico reter

Leia mais

Recrutamento e Seleção

Recrutamento e Seleção Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos OFICINA DE RECURSOS HUMANOS CRS Recrutamento e Seleção Data: 02 de maio de 2012 Local: CEFOR SP Responsável: Por que estamos aqui? Redes

Leia mais

O TRABALHO DE UMA PSICÓLOGA ORGANIZACIONAL COM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIVERSIDADE. Eliane Pereira Messias¹; Sérgio Domingues²

O TRABALHO DE UMA PSICÓLOGA ORGANIZACIONAL COM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIVERSIDADE. Eliane Pereira Messias¹; Sérgio Domingues² 439 O TRABALHO DE UMA PSICÓLOGA ORGANIZACIONAL COM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIVERSIDADE Eliane Pereira Messias¹; Sérgio Domingues² Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma entrevista realizada

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO humano. Quem nunca ouviu aquela velha frase O maior capital de nossa empresa é o capital Uma pesquisa realizada em 1997 nos Estados Unidos comprovou estatisticamente que essa

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

INICIANDO UM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE SEGURANÇA COMPORTAMENTAL: AVALIANDO A CULTURA E O CLIMA DE SEGURANÇA

INICIANDO UM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE SEGURANÇA COMPORTAMENTAL: AVALIANDO A CULTURA E O CLIMA DE SEGURANÇA INICIANDO UM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE SEGURANÇA COMPORTAMENTAL: AVALIANDO A CULTURA E O CLIMA DE SEGURANÇA 2013 Luciano Nadolny Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios?

Plano de Negócios. Por que escrever um Plano de Negócios? Plano de Negócios Por que escrever um Plano de Negócios? A tarefa de escrever um plano de negócios não é uma tarefa fácil. Isso se você nunca escreveu um e não tem a menor idéia de como começar. O objetivo

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Como pode ser dividido

Como pode ser dividido Planejamento Como pode ser dividido O planejamento estratégico prever o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira

Leia mais

ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m²

ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m² 1975 ~ 1988 TUBOZIN 1988 ~ 1994 GOYANA DA AMAZÔNIA 1994 ~ atual SPRINGER PLÁSTICOS DA AMAZÔNIA S/A ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m² PRINCIPAIS ATIVIDADES Produção de peças plásticas

Leia mais

RELATÓRIO PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

RELATÓRIO PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 16ª REGIÃO SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E ESTATÍSTICA RELATÓRIO PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2011 1 - INTRODUÇÃO O Tribunal Regional do Trabalho

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

CINCO DICAS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS METAS DA SUA EQUIPE COMERCIAL

CINCO DICAS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS METAS DA SUA EQUIPE COMERCIAL CINCO DICAS PARA PLANEJAR E CONTROLAR AS METAS DA SUA EQUIPE COMERCIAL INTRODUÇÃO Não importa qual o tamanho da empresa: ela precisa saber aonde quer chegar. Para isso é preciso traçar um caminho e a melhor

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga 2014 A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. 3 A palestra em questão aborda a busca da excelência e o paradigma

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Concurso: Recursos Humanos Aula 03 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Recursos Humanos Aula 03 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Recursos Humanos Aula 03 LEONARDO FERREIRA Conteúdo Programático! Recursos Humanos Senado Federal! Recrutamento e Seleção. Avaliação Desempenho. Treinamento e Desenvolvimento.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL ANALISTA E TÉCNICO ADMINISTRATIVO DA ANTT PROFESSOR: BERNARDO CONRADO

ADMINISTRAÇÃO GERAL ANALISTA E TÉCNICO ADMINISTRATIVO DA ANTT PROFESSOR: BERNARDO CONRADO Olá Pessoal, Aos meus alunos e aos que acessam o Ponto, segue a correção da prova de Administração Geral da ANTT que aconteceu neste final de semana do dia 11/08 de acordo com a minha visão. Infelizmente

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

especial CAPACITAÇÃO educação à distância

especial CAPACITAÇÃO educação à distância João Luiz Novelli, da SATC. Educação à distância exige muita responsabilidade e autodisciplina para dar bons resultados. 88 conteúdos, auxílio de professores e discussões com os demais participantes do

Leia mais

COMO FOMENTAR MAIS E MELHOR NAS EMPRESAS?

COMO FOMENTAR MAIS E MELHOR NAS EMPRESAS? UM OLHAR DA INVENTTA: COMO FOMENTAR MAIS E MELHOR NAS EMPRESAS? Rafael Augusto, Marina Loures e Vitor Bohnenberger 1. INTRODUÇÃO As empresas sempre nos perguntam Como obter recursos para desenvolver projetos

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S

MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S MANUAL DE RETENÇÃO BARRED S A contratação contínua de talentos não pode ser isolada da estratégia geral da empresa, pois o correto recrutamento irá agregar pessoas mais valiosas, trazendo mais resultados.

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009

PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 PMBoK Comentários das Provas TRE-PR 2009 Comentário geral: As provas apresentaram grau de dificuldade médio. Não houve uma preocupação da banca em aprofundar os conceitos ou dificultar a interpretação

Leia mais

OBJETIVO DESENVOLVER UM MELHOR CONHECIMENTO DE SI MESMO E

OBJETIVO DESENVOLVER UM MELHOR CONHECIMENTO DE SI MESMO E TRABALHO EM EQUIPE: SUPERANDO DESAFIOS OBJETIVO DESENVOLVER UM MELHOR CONHECIMENTO DE SI MESMO E DOS OUTROS. ANALISAR, ESTUDAR E DISCUTIR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EXISTENTES NA EQUIPE DE TRABALHO, VISANDO

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Planejamento estratégico 2016-2019

Planejamento estratégico 2016-2019 Planejamento estratégico 2016-2019 Fortalecer as instituições e a qualidade dos serviços públicos para fortalecer a democracia e a competitividade. www.agendapublica.org.br 2 GOVERNANÇA PARA UM FUTURO

Leia mais