Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação"

Transcrição

1 Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

2 Caros colegas, orienta o modo como nossa organização trabalha para selecionar, desenvolver, motivar e valorizar o bem mais importante da Bausch + Lomb nossas pessoas. Criamos a estratégia para proporcionar um roteiro claro e viável para influenciar nossas pessoas a darem o melhor de si. Isto, por sua vez, nos levará à visão de nos tornarmos a melhor empresa global de saúde ocular. Neste documento, descrevemos como passaremos de estratégia para ações. Nosso sucesso como empresa nossa capacidade de cumprir nossa missão com nossos clientes e pacientes está justamente nos profissionais de alto desempenho da Bausch + Lomb. E é papel da nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas assegurar aos funcionários o conhecimento, as ferramentas e oportunidades que eles precisam para ter sucesso, se desenvolverem e crescerem ao longo de suas carreiras. A Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas foi desenvolvida com o apoio de toda a Equipe da Diretoria Executiva. Sua implantação é uma das principais prioridades da empresa. Nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas continuará a ser aperfeiçoada em resposta às suas necessidades, experiências e ao crescimento da empresa. Por isso eu recebo com prazer seus comentários e recomendações e também o incentivo a conversar sobre este documento com o seu gerente, parceiro de RH e colegas. Atenciosamente, Rick Heinick Chefe do Escritório de Recursos Humanos

3 Bem-vindo à nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas

4

5 Introdução Transformando nossa empresa por meio das pessoas Nossa jornada de transformação possui três elementos integrados: Pessoas, Produtos e Processos. E são as nossas pessoas que criam os produtos e conduzem os processos de forma eficiente e efetiva. Quando nossas pessoas produzem o seu melhor, nós produzimos produtos de qualidade superior e nos comprometemos com nossos clientes de forma mais significativa e duradoura. Ajudamos as pessoas a ver melhor e a viver melhor. Quando nossas pessoas produzem seu melhor, não é por acidente. É o resultado de esforços pessoais contínuos num ambiente que incentiva o alto desempenho e onde a excelência se torna um modo de vida.

6

7 Introdução Um roteiro viável e mensurável é um componente essencial no modo como a Bausch + Lomb conduz o alto desempenho. É o ponto fundamental de como vamos atingir nosso objetivo. Nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas é o roteiro da nossa empresa para atrair, desenvolver e reter nosso mais valioso bem nossas pessoas. A estratégia estabelece medidas específicas e viáveis que estão em vigor ou em desenvolvimento, para dar apoio aos funcionários em todo o mundo, para que eles se tornem os melhores no que fazem. Ela descreve as expectativas que temos com relação às nossas pessoas na Bausch + Lomb e às formas pelas quais nossa cultura de alto desempenho irá ajuda-los a obter sucesso.

8 Nós temos três objetivos para nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas: 1. Desenvolver equipes e indivíduos de alto desempenho, os bens mais valiosos de uma empresa de alto desempenho; 2. Conduzir a motivação e o comprometimento dos funcionários, principalmente por meio da criação de um local de trabalho que seja tanto inspirado como inspirador, diferente e dinâmico, inovador e gratificante; e 3. Alinhar essa força de trabalho cheia de motivação e comprometimento à nossa estratégia básica e a outros elementos relacionados ao modo como a Bausch + Lomb entrega resultados de negócios. Para cumprir cada um desses objetivos, mediremos continuamente o sucesso da nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas, realizando ajustes e melhorias conforme necessário ao longo do caminho. A estratégia é projetada para crescer e evoluir junto às necessidades da nossa empresa e das nossas pessoas. A equipe global de Recursos Humanos da Bausch + Lomb trabalha junto à gerência sênior para desenvolver a estrutura e impulsionar a evolução da estratégia. No entanto, todos os colegas em todos os níveis são responsáveis por isso e desempenham um papel importante para o seu sucesso. Mediremos o progresso de forma continuada, comparando-o aos objetivos da Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas usando diversos meios, incluindo a Disponibilidade do Funcionário para Recomendar e um painel dos principais indicadores de desempenho.

9 A Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas e seus elementos Nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas é organizada com base em quatro elementos. O primeiro é o modo como um colega é escolhido para o seu cargo na Bausch + Lomb (Selecionar). O segundo são as ferramentas oferecidas a um indivíduo para crescer, tais como novas habilidades e oportunidades (Desenvolver). O terceiro elemento mantém o foco no quão motivados e comprometidos são os indivíduos para produzir o seu máximo (Energizar). O elemento final define como as contribuições dos indivíduos à nossa empresa são reconhecidas e recompensadas (Valorizar).

10 SELECIONAR ENERGIZAR ALTA PERFORMANCE E RESULTADOS DE NEGÓCIOS DESENVOLVER VALORIZAR

11 SELECIONAR ENERGIZAR ALTA PERFORMANCE E RESULTADOS DE NEGÓCIOS DESENVOLVER VALORIZAR Como identificamos e contratamos talentos Nossa cultura de alto desempenho principalmente nossos Mandatos de Sucesso e nossos comportamentos de alta performance confia na força de nossas pessoas. Como resultado, identificar, atrair e obter os melhores talentos é fundamental para o sucesso da nossa empresa. O modo como procuramos os talentos é o primeiro elemento da nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas: Selecionar. Selecionar as melhores pessoas começa com a descoberta, desenvolvimento e promoção de pessoas talentosas dentro da nossa empresa. Apenas nas situações em que descobrimos que não temos os recursos necessários internamente, vamos então buscar os melhores talentos fora da empresa.

12 11

13 SELECIONAR ENERGIZAR ALTA PERFORMANCE E RESULTADOS DE NEGÓCIOS DESENVOLVER VALORIZAR Selecionar pessoas talentosas Sabemos por experiência própria que talentos inexplorados já existem na nossa empresa e que, oferecer às pessoas a oportunidade de crescer profissionalmente é uma das decisões de negócios mais sábias que podemos tomar. Na verdade, oferecendo oportunidades às nossas pessoas para que elas subam na carreira, ou apenas valorizando-as, por meio de seus cargos, unidades de negócios ou regiões, melhoramos o desempenho desses funcionários e melhoramos os resultados dos negócios. Ao mesmo tempo, criar uma cultura na qual pessoas talentosas são reconhecidas e promovidas internamente, melhora nossa capacidade de atrair os melhores talentos de fora.

14 Algumas das ações que realizamos nessa área incluem: Utilizar uma abordagem global para contratar os melhores talentos, maximizando nossas capacidades com base em nossos recursos existentes. Isso começa com a garantia de que temos um perfil completo do talento que já existe na nossa empresa. Também significa que esperamos que todos os novos contratados atendam ou excedam às expectativas de desempenho nos primeiros 12 meses de contrato com a empresa. Implantar orientação global consistente para todos os funcionários, em unidades geográficas e de negócios, para assegurar alinhamento e compreensão da história da nossa empresa, negócios, clientes, produtos, cultura e expectativas. Vamos incrementar nossa abordagem global com orientações locais necessárias. Instituir modelos de competência funcionais para ajudar a assegurar que nossas pessoas possuam o conhecimento e as habilidades exigidos para desenvolver com êxito suas tarefas. Em muitos casos, estabeleceremos esses modelos de competência nas unidades de negócios e regiões, para que continuemos a trabalhar como uma única Bausch + Lomb, alcançando excelência de maneira consistente e efetiva.

15 SELECIONAR ENERGIZAR ALTA PERFORMANCE E RESULTADOS DE NEGÓCIOS DESENVOLVER VALORIZAR Como apoiamos e promovemos nossas pessoas Na Bausch + Lomb nos esforçamos para tirar o máximo proveito de nossos colegas talentosos. Desde um atendente a um cientista, de um representante de vendas a um gerente sênior, o desenvolvimento e o crescimento das nossas pessoas são a chave para o nosso sucesso duradouro. O elemento Desenvolver da nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas estabelece as formas como nós permitiremos às pessoas aumentar sua contribuição dentro da Bausch + Lomb como as levaremos a se tornarem profissionais mais sólidos por mérito próprio. Encorajamos todos os funcionários a assumir a responsabilidade por seu próprio desenvolvimento, conscientizando-os com relação aos recursos e oportunidades para o crescimento pessoal.

16 15

17 SELECIONAR ENERGIZAR Desenvolvimento de pessoas Há três principais maneiras pelas quais ajudamos o nosso pessoal a crescer ALTA PERFORMANCE E RESULTADOS DE NEGÓCIOS profissionalmente: DESENVOLVER VALORIZAR Primeiro, garantindo que gerentes de todos os níveis da nossa empresa tenham o desenvolvimento de funcionários como uma das principais prioridades e tenham os recursos funcionais e ferramentas para reconhecer e maximizar talentos de suas equipes. Isso significa assegurar que nossos gerentes estejam sempre à procura de talentos em suas equipes e que eles trabalhem de maneira consistente para ajudar seus funcionários a ter acesso às oportunidades de crescimento existentes. Isso também significa investir tempo em processos-chave de desenvolvimento, tais como planos individuais de desenvolvimento, para garantir que os funcionários tenham as oportunidades certas no momento certo. Segundo, dando aos funcionários de todos os níveis da nossa empresa oportunidades de ensino e treinamento dos quais eles precisam, para aprender novas habilidades e expandir as existentes. Elas podem estar diretamente relacionadas ao trabalho atual, ou podem ser um novo conjunto de habilidades que visam preparar um funcionário para trocar de cargo dentro da empresa. Terceiro, oferecendo às nossas pessoas oportunidades para diversas tarefas de desenvolvimento que as ajudem a crescer profissionalmente. Elas incluem revezamento profissional, tarefas temporárias em outras áreas funcionais ou outros locais geográficos e oportunidades semelhantes para aumentar um conjunto de habilidades, além de uma área existente de especialização. A Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas Da Bausch + Lomb

18 Algumas das ações que realizamos nessa área incluem: Instituir um processo de gestão de talentos em todas as unidades de negócios, cargos e regiões, para que nossas pessoas estejam prontas para assumir novas e desafiadoras responsabilidades assim que elas estiverem disponíveis. A gestão de talentos inclui identificar papéis críticos e talentos-chave, avaliando os pontos fortes, as áreas de oportunidades e o potencial; e assegurando que os funcionários mantenham um perfil atual de suas experiências passadas e habilidades, para que possamos identificar e influenciar nossos talentos internos. Continuar a desenvolver e melhorar a competência do s gerentes da linha de frente, equipando-os com as habilidades para melhor envolver e motivar sua força de trabalho. Expandir o aprendizado e desenvolver recursos na Universidade Bausch + Lomb para todos os funcionários, independentemente de seu cargo atual, nível ou região. Essas ofertas incluem necessidades baseadas em cargos, bem como em educação geral, tal como nosso treinamento de Ciência do Olho, capacitando todos os funcionários com uma clara compreensão sobre as principais preocupações de nossos clientes seus olhos. Ainda, forneceremos aprendizado por meio de vivência em programas, tais como WorkSmart e outras tarefas com base em projetos. Estabelecer um programa de instrução, beneficiando ambos, o instrutor e o aprendiz, por meio da troca de experiência e do desenvolvimento de novas habilidades. Com maior sensibilização de pessoas talentosas por toda a organização, continuaremos a capacitar talentos de reserva para sucessão e para acelerar o desenvolvimento da empresa.

19 SELECIONAR ENERGIZAR ALTA PERFORMANCE E RESULTADOS DE NEGÓCIOS DESENVOLVER VALORIZAR Como nós aprimoramos e envolvemos as nossas pessoas A melhor forma de otimizar nosso investimento em excelentes pessoas é permitindo que elas alcancem seu desempenho máximo. É sobre isso que trata o elemento Energizar da nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas. Uma força de trabalho energizada é inovadora e criativa, desafiadora e engajada. Em uma força de trabalho energizada, colegas são responsáveis pelos resultados e aproveitam a independência de trabalhar duro para dar sentido ao que fazem. Resumidamente, uma força de trabalho energizada vê o real valor de seu trabalho. Cada local de trabalho tem seus desafios, é claro, e cada colega irá experimentar dificuldades ocasionais e incertezas, independentemente de seu cargo ou trabalho. O que diferencia os colegas energizados e motivados é que eles valorizam suas oportunidades e tomam atitudes vencedoras para resolver os problemas que enfrentam. Eles gostam do que fazem e têm orgulho de seu trabalho.

20 19

21 SELECIONAR ENERGIZAR ALTA PERFORMANCE E RESULTADOS DE NEGÓCIOS DESENVOLVER VALORIZAR Estimulando nossas pessoas Na Bausch + Lomb nós levamos nossas pessoas ao sucesso por meio da construção de uma cultura corporativa inovadora e de alto desempenho. Nossa cultura é definida pelo Modo Bausch + Lomb, que encoraja nossas pessoas a pensar e agir de forma criativa, de maneira a desafiar as convenções e produzir novas e surpreendentes soluções. Pessoas motivadas em culturas de alto desempenho superam os competidores. O elemento Energizar da nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas apresenta as medidas que garantem que nossas pessoas sejam motivadas, sintam-se desafiadas e tenham apoio em seu trabalho.

22 Algumas das ações que realizamos nessa área incluem: Esforçar-nos para que a empresa seja um ótimo lugar para trabalhar, alcançando a nossa força de trabalho para aprender o que a Bausch + Lomb pode fazer melhor e como podemos promover a confiança na nossa empresa. Esse processo resultará não apenas em reunir os comentários de avaliação de nossos funcionários, mas também na implantação de suas sugestões de melhoria. Nós também estamos comprometidos com uma série de outros programas, incluindo iniciativas de saúde e bem-estar e a melhora do equilíbrio entre vida pessoal e profissional de nossos funcionários. Fortalecer a proposta de valor do funcionário, estimulando e influenciando a marca Bausch + Lomb. Nossa empresa tem uma grande história e legado, os quais transformamos em valor real. Nosso objetivo é que nossos funcionários do mundo todo, e futuros funcionários onde quer que estejam, vejam o verdadeiro valor em fazer parte da Bausch + Lomb. Melhorar a comunicação interna através do reforço do processo de comunicação para garantir que nós sempre deixemos nossos funcionários saberem onde estamos e para aonde estamos indo. Por exemplo, a Bausch + Lomb continuará realizando reuniões globais periódicas de funcionários do mundo todo onde eles poderão ouvir da equipe da diretoria como nossa empresa está indo e as perspectivas para o sucesso no futuro.

23 SELECIONAR ENERGIZAR ALTA PERFORMANCE E RESULTADOS DE NEGÓCIOS DESENVOLVER VALORIZAR Como nós recompensamos e retemos talentos A forma como valorizamos nossas pessoas em tudo, desde como recompensamos suas contribuições a como reconhecemos seus marcos tem um papel crucial na nossa capacidade de reter nossos melhores talentos, e é o foco do último elemento da nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas: Valorizar.

24 Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas da Bausch + Lomb 23

25 SELECIONAR ENERGIZAR ALTA PERFORMANCE E RESULTADOS DE NEGÓCIOS DESENVOLVER VALORIZAR Valorizando nossas pessoas Na Bausch + Lomb nós valorizamos a diversidade e influenciamos os talentos únicos e os pontos fortes da nossa força de trabalho, a fim de alcançar a nossa visão de nos tornarmos a melhor companhia global de saúde ocular, maximizando o potencial de cada um de nossos funcionários, bem como da organização. Fazemos isso cultivando um ambiente que celebra semelhanças e diferenças, onde todos os funcionários são respeitados, valorizados e recompensados por suas contribuições, o que leva à realização de nossos objetivos globais. Também procuramos ir além da compensação, proporcionando melhoria na experiência de trabalho, apoiando a participação da comunidade de funcionários e recompensando e reconhecendo o desempenho individual e de equipe. Diversidade de pessoas, pensamentos e ideias geram vantagens como lucratividade, crescimento, inovação e competitividade. Quando os funcionários se sentem valorizados, eles se comprometem com o sucesso da empresa e melhor atendem às necessidades dos nossos clientes e consumidores. Na Bausch + Lomb estamos construindo uma força de trabalho diversificada, não apenas por meio de práticas estratégicas de contratação, mas também por políticas flexíveis de benefícios que motivam e apoiam tal diversidade. Trabalhamos para manter e expandir essa diversidade ao encorajar o crescimento de um grande número de funcionários.

26 Valorizar nossas pessoas também significa assegurar que cada funcionário seja bem tratado e de maneira igual, independentemente do local onde trabalham no mundo, ou do papel que desempenham na empresa. Para conseguir isso mantemos altos padrões de referência para os nossos programas de funcionários no mundo todo e apoiamos nossos funcionários com uma gama de iniciativas que melhoram a qualidade de vida. Da mesma forma, valorizar as nossas pessoas significa encontrar maneiras novas e significativas de recompensar talentos, bem como contribuições que vão além das expectativas normais. Cada uma dessas áreas fornece à nossa empresa oportunidades de demonstrar nosso compromisso com nossas pessoas, recompensando de forma recíproca o comprometimento com a Bausch + Lomb. Algumas das ações que realizamos nessa área incluem: Continuar a construir uma força de trabalho mais diversificada, inclusive por meio de mais diversidade nas contratações, e incentivar o desenvolvimento de redes de funcionários. Adotar uma estratégia-chave de retenção de talentos, na qual nós identificamos globalmente posições-chave e talentos, procurando reter todos esses indivíduos. Influenciar nosso processo de gestão de desempenho para reconhecer que a maioria das nossas pessoas está cumprindo seus objetivos na nossa empresa e para deixá-los saber como eles estão se saindo e o que eles precisam para continuar melhorando. Instituir programas de reconhecimento em toda a organização e outras ofertas de compensação, para que todos os funcionários tenham pacotes equilibrados de recompensa ligados ao seu desempenho individual e ao desempenho da empresa.

27 26

28 Nossas pessoas determinam o nosso futuro Temos uma missão especial e importante: Ajudar as pessoas a ver melhor - para viver melhor. É ao colocar essa missão em prática, é que vamos atingir a nossa visão de nos tornarmos a melhor Empresa mundial de saúde ocular. As pessoas da Bausch + Lomb são a força motriz por trás daquilo que nós conseguimos para nossos clientes e pacientes. Os elementos da Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas descritas neste documento criam a estrutura e as ferramentas que levam ao alto desempenho. Cada um de nós, no entanto, deve assumir responsabilidades individuais para aproveitar o máximo dos elementos e dessas ferramentas, a fim de construir nossas competências e desenvolver nossas carreiras. Com a nossa rica e crescente linha de produtos, centrada na forma de trabalho do cliente e do paciente, e cada vez com mais força no mercado, nosso futuro é brilhante. Esse futuro depende das nossas pessoas porque são as nossas pessoas que criam nossas linhas de produto, que vivem a nossa forma de trabalhar e que entendem o que significa contribuir para um negócio bem-sucedido. Colocando em prática a nossa Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas, todos tomaremos medidas concretas para nos tornarmos os melhores no que fazemos individualmente e como uma equipe global. Nós temos confiança no nosso futuro porque confiamos nas nossas pessoas: as milhares de pessoas talentosas da Bausch + Lomb que Selecionamos, Desenvolvemos, Energizamos e Valorizamos a cada dia. 27

29 Sede Mundial da Bausch + Lomb 1400 North Goodman Street Rochester, NY t: f: Bausch & Lomb Incorporated. Bausch + Lomb é uma marca comercial da Bausch & Lomb Incorporated. PNP04435 SL6847

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

www.belcorp.biz VIII/09

www.belcorp.biz VIII/09 CÓDIGO DE ÉTICA www.belcorp.biz VIII/09 Na Belcorp acreditamos que cada pessoa tem o poder de transformar seus sonhos em realidade. Assumir este poder significa reconhecer que nossas ações e decisões têm

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

Um currículo de alto nível

Um currículo de alto nível Não existe uma única versão de um currículo que possa ser comprado pronto e usado eficazmente em qualquer escola do mundo. Um currículo verdadeiramente deverá estar enraizado em seu próprio contexto, e

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo:

Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: Fundação: Sócio-Fundador: Sócia-Diretora Administrativa: Atuação Principal: São Paulo: 05/07/1988 Marcelo Ponzoni Cristiane Lança Ponzoni São Paulo e Ribeirão Preto Sede Própria com 700m2 C O M U N I C

Leia mais

A evolução da liderança

A evolução da liderança A evolução da liderança De Chefe a Líder Ao longo da história identificamos diferentes tipos de chefes ou líderes. De autoritários, paternalistas, manipuladores, servidores... a verdadeiros líderes. A

Leia mais

Solucionando os maiores desafios de engenharia do mundo.

Solucionando os maiores desafios de engenharia do mundo. 10% Sede Global Parker Hannifin Corporation 6035 Parkland Boulevard Cleveland, Ohio 44124-4141 216 896 3000 Sede Europa, Oriente Médio e África Parker Hannifin Europe Sàrl La Tuilière 6 - CH-1163 Etoy,

Leia mais

Cidadania Global na HP

Cidadania Global na HP Cidadania Global na HP Mensagem abrangente Com o alcance global da HP, vem sua responsabilidade global. Levamos a sério nossa função como ativo econômico, intelectual e social para as Comunidades em que

Leia mais

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Este documento fornece a estrutura que B Lab utiliza para avaliar as estratégias fiscais que atendam aos requisitos da Certificação

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Definição de Gestão Gerir, assim como administrar tem a ver com todo o controle e ações propostas de um conjunto que pode envolver pessoas, empresas e clientes. Gerir é conseguir

Leia mais

Diversidade: inclusão ou estratégia?

Diversidade: inclusão ou estratégia? 86 Harvard Business Review Outubro 2015 edição brasil Fernanda Borin, Priscila Fieno e Bernardo Sampaio são consultores do Hay Group Diversidade: inclusão ou estratégia? A presença de pessoas com diferentes

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Recrutamento e Seleção

Recrutamento e Seleção Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos OFICINA DE RECURSOS HUMANOS CRS Recrutamento e Seleção Data: 02 de maio de 2012 Local: CEFOR SP Responsável: Por que estamos aqui? Redes

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP CONTEXTO Respeitar a diversidade social e a representatividade presente nas comunidades em que as organizações se inserem é um dever ético e simultaneamente um fator

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Sistema de Produção. VISÃO GERAL (1h)

Sistema de Produção. VISÃO GERAL (1h) Sistema de Produção VISÃO GERAL (1h) 1 Visão Geral do Expectativas Definições e objetivos Modelo de Gestão Operacional Introdução ao Sistema de Produção SüdMetal As 8 Perdas Os 3 Subsistemas Os 15 Princípios

Leia mais

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe O guia do profissional de Recursos Humanos Como melhorar o desenvolvimento da equipe 1 Introdução 03 Conhecendo as dores do seu time 05 Investir nos colaboradores! 08 Estabelecendo metas 11 A meditação

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Engajamento com o Cliente Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Informativo Torne cada interação relevante e envolvente Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Gerenciamento do ciclo de vida

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa

Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Índice 1. Introdução...04 2. Área de aplicação...04 3. Compromissos e princípios de atuação...04 3.1. Excelência no serviço...05 3.2. Compromisso com os resultados...05

Leia mais

A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital

A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Brayan Christian B. de Oliveira Abril 2012 Introdução

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

Ferreira Barros & Filhos, Lda.

Ferreira Barros & Filhos, Lda. Ferreira Barros & Filhos, Lda. Metalomecânica & Manutenção Indústrial O sucesso comercial de uma empresa está efetivamente ligado a um plano estratégico que ajuda os clientes a alcançar a excelência, a

Leia mais

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA (HIPOTÉTICA) INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GERSON SEABRA LUIZ FERNANDO MEDEIROS VERA ALONSO

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA (HIPOTÉTICA) INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GERSON SEABRA LUIZ FERNANDO MEDEIROS VERA ALONSO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA (HIPOTÉTICA) INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GERSON SEABRA LUIZ FERNANDO MEDEIROS VERA ALONSO MARCIA COSTA ERNESTO MICELI JANAINA S. ITABORAÍ EDVALDO

Leia mais

PRINCÍPIOS EMPRESARIAIS GERAIS DA SHELL

PRINCÍPIOS EMPRESARIAIS GERAIS DA SHELL Shell International Limited 2010 A permissão para reproduzir qualquer parte desta publicação deve ser solicitada à Shell International Limited. Geralmente a permissão será concedida, mediante o reconhecimento

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

DISCIPULADO. Um estilo de vida

DISCIPULADO. Um estilo de vida DISCIPULADO Um estilo de vida TRANSIÇÃO O QUE VOCÊ DESEJA? Uma grande Igreja? Uma Igreja saudável? O QUE UMA TRANSIÇÃO SAUDÁVEL EXIGE? I. COMPROMETIMENTO O Pastor/a é a chave. Só vale a pena mudar quando

Leia mais

Liderança eficaz. Palavras-chaves: líder, liderança, princípios, influência. 1 Introdução

Liderança eficaz. Palavras-chaves: líder, liderança, princípios, influência. 1 Introdução Liderança eficaz Thaís Reis Sallum PMP Arquiteta e Urbanista/ Pós-graduada em Engenheira de Segurança do Trabalho tsallum@terra.com.br Este artigo tem como objetivo apresentar alguns princípios da liderança

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários.

Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Gestão de Pessoas - Ênfase em Recrutamento, Seleção e Integração de novos funcionários. Módulo 3: Etapa 1 Treinamento e qualificação O Processo de Qualificação / Treinamento e Desenvolvimento Até agora

Leia mais

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização.

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização. Roteiro de Apoio Análise da Sustentabilidade Institucional Antonio Luiz de Paula e Silva alpsilva@fonte.org.br 1 O presente documento apresenta uma série de perguntas para ajudar no levantamento de dados

Leia mais

Princípios de liderança e gestão

Princípios de liderança e gestão Schmitt-Elevadores, Lda Arroteia Via Norte 4466-953 S. Mamede de Infesta Tel +351-229 569 000 Fax +351-229 569 009 info@schmitt-elevadores.com www.schmitt-elevadores.com 1 Princípios de liderança e gestão

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS SUSTENTABILIDADE E M P R E S A R I A L Política de Sustentabilidade Empresarial das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras,

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais 6 Conclusão do estudo e implicações empresariais Este estudo buscou entender o fenômeno da criação de aceleradoras corporativas por parte de empresas de grande porte, com base na análise dos dois casos

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar

Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Aula 1 Uma visão geral das comorbidades e a necessidade da equipe multidisciplinar Nesta aula, apresentaremos o panorama geral das comorbidades envolvidas na dependência química que serão estudadas ao

Leia mais

NBA 40 - CONTROLE DE QUALIDADE DAS AUDITORIAS REALIZADAS PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS

NBA 40 - CONTROLE DE QUALIDADE DAS AUDITORIAS REALIZADAS PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS NBA 40 - CONTROLE DE QUALIDADE DAS AUDITORIAS REALIZADAS PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO (Issai 40 - Introdução) 1. A NBA 40 tem como objetivo ajudar os Tribunais de Contas a elaborar, estabelecer

Leia mais

METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS DE CASOS

METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS DE CASOS METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS DE CASOS 1 O Método do Caso e o Ensino em Administração O uso do Método do Caso nas escolas de administração no Brasil é relativamente recente, embora não haja

Leia mais

Elaboração do projeto

Elaboração do projeto Elaboração do projeto Há muitas formas possíveis de se realizar um projeto, e o grupo deve discutir e decidir como irá fazê-lo. É fundamental refletir sobre algumas questões que deverão nortear as ações:

Leia mais

Ferramentas de Coaching Potencializando Equipes

Ferramentas de Coaching Potencializando Equipes Ferramentas de Coaching Potencializando Equipes Caxias do Sul, 04 de junho 2014 Silvia Bernardi Vivemos em uma busca constante e incansável... Do que mesmo? Qual sua direção? 2 O QUE É COACHING? 3 COACHING

Leia mais

atitudes e comportamentos. Acima de tudo, o Ser Humano tem alma, emoções e sentimentos. Quantas mudanças ocorrem na vida da empresa? Inúmeras.

atitudes e comportamentos. Acima de tudo, o Ser Humano tem alma, emoções e sentimentos. Quantas mudanças ocorrem na vida da empresa? Inúmeras. RH SENSÍVEL RH é uma área sensível à mentalidade que em geral predomina nas organizações. A gestão de RH abrange aspectos como a cultura organizacional, satisfação no trabalho e talento. Isis Corrêa Como

Leia mais

Rita/João Abril -2014

Rita/João Abril -2014 Rita/João Abril -2014 Conteúdo Programático (Qui)10/04 Estratégia de gerenciamento de pessoas com foco em resultado e gestão por competências Rita (Qui)17/04 - Conceitos de liderança, equipes eficazes,

Leia mais

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga

A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga 2014 A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. Júlia Farnese Fernanda Queiroga A Busca da Excelência: entre o dizer e o fazer. 3 A palestra em questão aborda a busca da excelência e o paradigma

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

UnP. fazendo e compartilhando a gente aprende mais

UnP. fazendo e compartilhando a gente aprende mais DIRETRIZES DO ALUNO Olá, você está fazendo parte de um projeto de melhoria acadêmicoaction! Neste material você encontrará todas as pedagógica: o Edu Action informações necessárias para entender como esse

Leia mais

FORMAÇÃO EM COACHING PROFISSIONAL & LÍDER COACH

FORMAÇÃO EM COACHING PROFISSIONAL & LÍDER COACH CHEGOU A HORA DE VOCÊ SE TORNAR UM COACH! CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING 4 ING AGORA, COMO CONSEGUIR É A QUESTÃO! A vida nunca está parada, existe sempre movimento, um fluxo que nos leva na direção

Leia mais

OS VALORES E OS PRINCÍPIOS DA SIKA

OS VALORES E OS PRINCÍPIOS DA SIKA OS VALORES E OS PRINCÍPIOS DA SIKA SIKA UM LÍDER GLOBAL COM PRINCÍPIOS E TRADIÇÃO Fundada na Suíça pelo inventor visionário Kaspar Winkler há mais de 100 anos, a Sika tornou-se numa empresa global de sucesso

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

Connections with Leading Thinkers

Connections with Leading Thinkers Instituto de Alta Performance Connections with Leading Thinkers O executivo Rafael Navarro discute a inovação do ponto de vista de uma grande empresa brasileira altamente inovadora. Rafael Navarro é o

Leia mais

Colgate-Palmolive Company. Código de Conduta do Fornecedor

Colgate-Palmolive Company. Código de Conduta do Fornecedor Colgate-Palmolive Company Código de Conduta do Fornecedor Prezado Fornecedor da Colgate, No decorrer do tempo, a Colgate-Palmolive Company construiu sua reputação como organização que emprega práticas

Leia mais

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes

Gerência de Projetos e EVTE. Fabiana Costa Guedes Gerência de Projetos e Fabiana Costa Guedes 1 Agenda O que é um Projeto O que é Gerenciamento de Projetos O Contexto da Gerência de Projetos PMI Project Management Institute Ciclo de Vida do Projeto Áreas

Leia mais

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos

O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: Atingindo nossos Compromissos Coletivos Texto adotado pela Cúpula Mundial de Educação Dakar, Senegal - 26 a 28 de abril de 2000. 1. Reunidos em Dakar em Abril

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Simplificamos e aceleramos sua transformação digital.

Simplificamos e aceleramos sua transformação digital. Simplificamos e aceleramos sua transformação digital. Sobre a Plataforma Texidium, da Kivuto Todos os alunos. Todos os recursos. Durante todo o tempo. A visão da Kivuto com a Texidium é facilitar a transição

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau

Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Proposta de Plano de Desenvolvimento Local para a região do AHE Jirau Fundação Getulio Vargas, Abril de 2011 REGIÃO PODE TER LEGADO COMPATÍVEL COM DESENVOLVIMENTO INOVADOR E SUSTENTÁVEL Deixar um legado

Leia mais

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS SUPPLY CHAIN

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS SUPPLY CHAIN COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS SUPPLY CHAIN DESCRIÇÕES DOS NÍVEIS APRENDIZ SABER Aprende para adquirir conhecimento básico. É capaz de pôr este conhecimento em prática sob circunstâncias normais, buscando assistência

Leia mais

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS)

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) A capacidade de gerar tecnologia e inovação é um dos fatores que distinguem os países ricos dos países pobres. Em sua maioria, essas novas tecnologias

Leia mais

Código de Ética e Conduta em Relações Comerciais Bridge Research

Código de Ética e Conduta em Relações Comerciais Bridge Research Código de Ética e Conduta em Relações Comerciais Bridge Research Missão Ser a referência no Brasil em soluções de pesquisa de mercado que utilizem tecnologia como uma plataforma para melhorar a decisão

Leia mais

grandes oportunidades

grandes oportunidades Conecte-se a grandes oportunidades Carreiras sem limites Alcance além do que é possível Qualquer que seja o seu caminho, você pode ser parte das mudanças de vida para melhor no mundo todo. Uma carreira

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Prof. Cassimiro Nogueira Junior PESSOAS CAPITAL HUMANO CAPITAL INTELECTUAL GRAU DE CONHECIMENTO: PRODUTIVOS E RECONHECIDOS

Leia mais

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável?

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . Conceitos: Responsabilidade Social Ecoeficiência Conceitos Responsabilidade Social - é a relação ética e transparente da organização

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

ABNT NBR ISO. ABNT NBR ISO 9001:2015 Como usar

ABNT NBR ISO. ABNT NBR ISO 9001:2015 Como usar ABNT NBR ISO 9001 ABNT NBR ISO 9001:2015 Como usar A ABNT NBR ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor. Ela ajuda empresas a aumentar sua eficiência

Leia mais

DECLARAÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES MERCER INVESTMENTS MARÇO DE 2014

DECLARAÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES MERCER INVESTMENTS MARÇO DE 2014 DECLARAÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES MERCER INVESTMENTS MARÇO DE 2014 CONFLITOS DE INTERESSES INTRODUÇÃO A Mercer é líder mundial em consultoria em termos de talentos, saúde, aposentadoria e investimentos.

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR Imagens: depositphotos.com www.robertodiasduarte.com.br facebook.com/imposticida contato@robertodiasduarte.com.br Nossa "prosa" SPED

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum B. Braun Avitum Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal Avitum B. Braun Avitum. Sempre com Paixão. Paixão pela Vida Pois fazer a vida ficar melhor é o melhor de tudo Pois não há nada melhor

Leia mais

CONSTRUTORA ÁPIA Praça Santo Antônio, 100 Aeroporto. Cep: 31270-860 Belo Horizonte. Minas Gerais Tel: (31) 3490.4200. grupoapia.com.

CONSTRUTORA ÁPIA Praça Santo Antônio, 100 Aeroporto. Cep: 31270-860 Belo Horizonte. Minas Gerais Tel: (31) 3490.4200. grupoapia.com. CONSTRUTORA ÁPIA Praça Santo Antônio, 100 Aeroporto. Cep: 31270-860 Belo Horizonte. Minas Gerais Tel: (31) 3490.4200 grupoapia.com.br EVOLUINDO A CADA DIA, para crescermos fortes,assumindo nossa parte

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos.

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Imagine que existe uma parte em cada ser humano esperando ser descoberta e que tem o poder

Leia mais

Como Ajudar. Sua participação é muito importante para nós

Como Ajudar. Sua participação é muito importante para nós Sua participação é muito importante para nós Ao colaborar com OSCIP ZAGAIA,, você nos apóia em vários projetos que desenvolvemos no Município de Carapicuíba.Você ou sua empresa tem a oportunidade de se

Leia mais

Como Capacitar sua Força de Vendas. Não é Automação. É Pessoal.

Como Capacitar sua Força de Vendas. Não é Automação. É Pessoal. Como Capacitar sua Força de Vendas Não é Automação. É Pessoal. 2 Como capacitar Sua Força de Vendas: Não É Automação. É Pessoal. Como capacitar Sua Força de Vendas Não É Automação. É Pessoal. O digital

Leia mais