INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE 374 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Cada Crédito corresponde a 15h/ aula INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO OBJETIVO: Discutir o processo educativo dentro da problemática humana; estimular a percepção crítica dos diferentes fatores que afetam a relação pedagógica e por esta são afetados; contribuir para o desenvolvimento da consciência profissional. EMENTA: Conceitos de filosofia e de educação. Educação ao longo da história e as questões filosóficas. Função da educação e o papel da escola no contexto social. Tendências pedagógicas na educação brasileira. Filosofia no cotidiano escolar. Formação do professor na sociedade da tecnologia da informação e do conhecimento. Pensamento educacional frente ao processo de globalização. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO*: 1. Filosofia e educação Os conceitos de educação e filosofia O processo do filosofar O que é Filosofia da Educação O olhar filosófico da educação 2. A Educação ao longo da história e as questões filosóficas O pensamento pedagógico: grego; medieval; renascentista (humanista); iluminista (racionalismo, liberalismo); positivista; existencialista; da Escola Nova (pragmatismo); socialismo 3. A função da educação e o papel da escola no contexto social Educação como: redenção, reprodução e transformação da sociedade 4. Tendências pedagógicas na educação brasileira Pedagogia liberal: tradicional; renovada progressivista (Escola Nova); renovada não-diretiva; tecnicista Tendências Progressistas: libertadora; libertária; crítico social dos conteúdos 5. Filosofia do cotidiano escolar O senso comum pedagógico Os sujeitos do processo educativo: o educador e o educando 6. A formação do professor na sociedade da tecnologia da informação e do conhecimento.

2 A educação diante das novas tecnologias O conhecimento e diferentes manifestações 7. O pensamento educacional frente ao processo de globalização O multiculturalismo Os processos de inclusão/inclusão na educação escolar *A organização analítica ora explicitada não dispensa a possibilidade de conjugar formulação com ou sem um viés historiográfico, para efeito de abordagem didática. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARANHA, Maria Lúcia. de A. Filosofia da Educação. São Paulo, Moderna, GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 3. ed. São Paulo, Ática, FULLAT, Octavi. Filosofias da Educação. Petrópolis, RJ, Vozes, GHIRALDELLI, Paulo. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro, DP&A, KONDER, Leandro. Filosofia da Educação. De Sócrates a Habermas. Rio de Janeiro: Forma e Ação, LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. 9. ed. São Paulo, Cortez, 1994.

3 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE 328 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Cada Crédito corresponde a 15h/ aula INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO OBJETIVO: Entender a educação através da perspectiva sócio-histórica. Compreender o processo educacional a partir da dinâmica da sociedade brasileira. Relacionar a evolução do processo educativo em cada época e sociedade com os diversos determinantes sócio-políticoeconômicos e culturais. Contribuir para a formação crítica do profissional do ensino. EMENTA: Educação e sociedade. Fundamentos históricos da educação. Análise sociológica da educação. Educação e cidadania. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Educação e sociedade O processo de socialização Educação formal e educação não-formal A escola como instituição social 2. Fundamentos históricos da educação Conceituação. O tempo histórico da educação. Evolução histórica: periodização Relação história-cultura-educação: determinantes sócio-políticos e econômicos Fundamentos históricos da educação: a educação ao longo da história Do surgimento da escola e da pedagogia modernas à universalização do ensino e a crise da escola 3. Análise sociológica da educação: Durkheim e a função social da escola Marx, ideologia, alienação e educação emancipadora Althusser e os aparelhos ideológicos de Estado Weber e a educação na sociedade racional, legal e burocrática Gramsci e o processo hegemônico na educação Bourdieu e a educação numa estrutura estruturante 4. Educação e cidadania As relações entre o Estado e a educação A escola e a condição de cidadania A participação popular na escola A educação no Brasil: dados estatísticos

4 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GOMES, Cândido. A educação em perspectiva sociológica. São Paulo: EPU, KRUPPA, Sônia M. Portella. Sociologia da educação. São Paulo: Cortez, MOCHCOVITCH, Luna Galeano. Gramsci e a escola. 3. ed. São Paulo: Ática, NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu & a Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, TURA, Maria de Lourdes Rangel. (Org.) Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

5 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE 210 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS Cada Crédito corresponde a 15h/ aula OBJETIVO: Capacitar o aluno a reconhecer e identificar os paradigmas teórico/metodológicos em Psicologia; habilitar o aluno a realizar escolhas teóricas e metodológicas em Psicologia, frente ao seu contexto de atuação profissional; habilitar o aluno a discorrer teórica e metodologicamente sobre os fundamentos psicológicos da educação; habilitar o aluno a utilizar os procedimentos operacionais da Psicologia em seu exercício profissional.. EMENTA: Estudos comportamentais em psicologia: a análise experimental do comportamento (AEC) e suas implicações pedagógicas. Psicologia e cognição. Epistemologia genética de Jean Piaget: desenvolvimento e aprendizagem. Cognitivismo sócio-histórico de Vigotsky. Linguagem e cognição. Teoria dos atos de significação de Jerome Bruner. Pesquisas atuais sobre cognição e suas implicações educacionais.. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Teorias e sistemas em psicologia A Psicologia no século XX: teoria e sistemas Positivismo x fenomenologia em Psicologia Objetos e Métodos: comportamento x cognição 2. Análise experimental do comportamento Análise experimental do comportamento: condicionamento e aprendizagem Aplicações psicopedagógicas: programações educativas e técnicas de modificação de comportamento Modificação do comportamento e sociedade controlada 3. Cognitivismos e construtivismos: perspectivas clássicas Cognitivismo em Psicologia: recuperação dos processos de mediação da experiência Desenvolvimento cognitivo em Jean Piaget: estrutura e funções Zona de desenvolvimento proximal em Vigotsky: o lugar da aprendizagem Cognitivismos e construtivismos em educação 4. Cognitivismos e abordagens pós-construtivistas A revolução cognitivista em marcha Cognição e cultura Teoria dos atos de significação: narração e construção do "si-mesmo" 5. Pesquisa Psicológica A pesquisa educacional em Psicologia: tendências e paradigmas.

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Bock, A.M.. Psicologia e compromisso social. São Paulo: Cortez, Bruner, J. Atos de significação. Porto Alegre: ARTMED, Garrara, K. (org). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: AVERCAMP, Coll, C. Psicologia da educação. Porto Alegre: ARTMED, Gardner. H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, Grossi,E.& Bordin,J. Construtivismo pós-piagetiano. Rio de Janeiro: VOZES, 1993.

7 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE210 CRÉDITOS: 02 (T02 P-0) DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ASPECTOS AFETIVOS Cada Crédito corresponde a 15h/ aula OBJETIVO: Capacitar o aluno a compreender os processos de desenvolvimento da criança e do adolescente e a relacionar o conhecimento científico acerca do desenvolvimento humano com o exercício do papel do professor; identificar os principais aspectos do desenvolvimento afetivo a partir dos referenciais teóricos de Freud, e do desenvolvimento psicossocial de Eric Erickson. EMENTA: Histórico da Psicologia Infantil no que diz respeito ao desenvolvimento afetivo da criança e do adolescente no enfoque psicanalítico de Freud e psicossocial de Eric Erickson; análises da relação professor aluno a partir da dialética corpo, mente e mundo exterior,0. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Psicologia Infantil: Histórico, conceituação, objeto de estudo e metodologia Histórico da Psicologia Infantil Conceituação: da Psicologia Infantil à Psicologia do Desenvolvimento Principais temas da pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento 2. Desenvolvimento afetivo. Freud Contexto de surgimento da psicanálise A divisão topológica da mente: 1 a e 2 a tópicas Fases do desenvolvimento psicossexual Mecanismos de defesa do ego Contribuições da Psicanálise para o processo ensino-aprendizagem 3. Desenvolvimento Psicossocial: Eric Erickson Etapas do desenvolvimento psicossocial O papel da cultura no desenvolvimento psicossocial Contribuições da teoria de Eric Erickson para o processo ensino-aprendizagem BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARRARA, K Introdução à psicologia da educação. São Paulo : Avercamp, COLE... M & COLE, S. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, COLL C Psicologia da Educação. Porto Alegre : Artmed, FREUD, S. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, GRIFFA, Maria C. & MORENO, José E. Chaves para a psicologia do desenvolvimento. Tomos l e II. São Pauic Paulinas LORDELO. Eulina R.; CARVALHO, Ana M. A. & KOLLER, S. H. (Orgs.). Infância brasileira e

8 contextos de ásser-. olvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, PAPILA A. D. E. & Wendkos, S. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre : Art Med, PLACOO, V. M. N. S. Psicologia & Educação: revendo contribuições. São Paulo : EDUC, 2002.

9 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE346 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) DISCIPLINA POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO Cada Crédito corresponde a 15h/ aula INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO OBJETIVO: Oferecer subsídios capazes de familiarizar os alunos com a problemática da Educação Brasileira, possibilitando o entendimento dos seus aspectos legais, institucionais e organizacionais, favorecendo e estimulando o despertar de uma consciência crítica, e de uma participação responsável dos futuros profissionais no processo educativo. EMENTA: Estado, políticas públicas e educação. Sistema social, educacional e escolar brasileiro. Aspectos históricos da educação brasileira. Estudo crítico dos pressupostos e metas da estrutura organizacional e funcionamento didático-escolar da educação. Análise das políticas educacionais no Brasil em suas dimensões política, econômica, social e pedagógica. Problemas e perspectivas da educação brasileira. Recursos humanos para a Educação. A relação do professor com a função social da escola e o projeto pedagógico. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Educação e Sistema Social Visão de Sistema e de Sistema Educacional Fatores que influenciam o Sistema Educacional Análise do Sistema Educacional Brasileiro 2. Aspectos históricos da educação brasileira Principais características históricas e políticas dos períodos educacionais brasileiros Educação contemporânea análise política das reformas, planos, diretrizes e Constituições do Brasil A escola e seu papel social: reprodução ou transformação? A construção política da atual LDB 3. Organização do ensino brasileiro no contexto das transformações da sociedade contemporânea Estrutura organizativa Princípios e finalidades da Educação Nacional Níveis e Modalidades da Educação Políticas públicas para a Educação Básica: Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais e Tecnologias da Informação Educação Profissional Educação Superior

10 Financiamento e recursos para a educação no Brasil: o público e o privado nas tramas definidoras das políticas públicas 4. Funcionamento didático-escolar na educação Organização normativa Gestão democrática: descentralização, autonomia e flexibilização; Projeto político-pedagógico Currículo como elemento integrador das atividades escolares A avaliação como um processo - Propostas educativas atuais e políticas de avaliação da Educação Básica (Prova Brasil, SAEB, ENEM, Provinha Brasil, ENCCEJA) ao Ensino Superior (SINAES e ENAD) 5. Recursos humanos para a educação A formação de professores e o papel das licenciaturas O papel dos profissionais do magistério e dos movimentos sociais/associativos no contexto das relações sociais capitalistas BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação LIBÂNEO, José Carlos. Escolas: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, ROMANELLI, Otaiza O. História da Educação no Brasil ( ). Petrópolis: Vozes, SAVIANI, D. A Nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, SAVIANI, D. Da nova LDB ao Plano nacional de Educação: por uma outra política educacional. Campinas, SP: Autores Associados,

11 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE 302 CRÉDITOS 04 (T-04 P-0) DISCIPLINA DIDÁTICA GERAL Cada Crédito corresponde a 15h/ aula OBJETIVO: Analisar a contribuição da Didática na formação do professor da educação básica. Analisar criticamente a fundamentação teórica e a aplicação prática em nossa realidade educacional de diferentes experiências de ensino, no contexto de uma pedagogia para a transformação da sociedade. Analisar a especificidade da função de professor como orientador do processo de ensino-aprendizagem e seu papel na formação integral do educando. Caracterizar as fases do planejamento de ensino analisando os elementos componentes de dada fase e reconhecendo sua importância no processo ensino-aprendizagem. Vivenciar atividades de planejamento, execução e avaliação das atividades docentes, conciliando teoria e prática de desenvolvendo uma visão crítica e contextualizada da prática pedagógica. EMENTA: Fundamentos didáticos e sua aplicação à realidade da educação básica. Elementos da ação pedagógica. Planejamento, elaboração e avaliação do processo de ensinoaprendizagem. Relacionamento professor-aluno. Posicionamento crítico e contextualizado da prática educativa e do papel do educador na sociedade brasileira. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Educação e Didática 1.1. Conceituação básica 1.2. Prática educativa e sociedade 1.3. Contextualização e multidimensionalidade da prática pedagógica 1.4. Prática pedagógica no contexto de uma pedagogia para a transformação. As tarefas da escola pública democrática 1.5. Didática e formação do professor-educador: compromisso social,humano, político e pedagógico. 2. A Didática e o processo de Ensino 2.1. Caráter educativo do processo de nsino-aprendizagem 2.2. Características, estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensinoaprendizagem Princípios básicos de ensino Relacionamento professor-aluno: aspectos éticos, emocionais e ideológicos Ensino-crítico. 3. Planejamento escolar: elementos de ação pedagógica no processo de uma pedagogia para a transformação Conceituação, funções e importância do planejamento escolar Níveis e relações: planejamento educacional, curricular e de ensino Fases e elementos componentes do planejamento de ensino Tipos de planos de ensino: plano de curso, de unidade, plano de aula.

12 3.5. Análise crítica do planejamento: planejamento participativo. 4. Elementos componentes do planejamento de ensino Conhecimento da realidade: requisito para o planejamento escolar Objetivos educacionais: importância, classificação elaboração Conteúdos de ensino: seleção e organização Procedimentos de ensino: conceituação, classificação, seleção e utilização de métodos e técnicas de ensino. Relação objetivo-conteúdo-método Recursos de ensino: classificação, seleção e utilização Avaliação escolar: conceituação, características, modalidades, técnicas e instrumentos Avaliação do processo ensino-aprendizagem: visão crítica. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALENCAR, Eunice Soriano de. Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, ALVES, Ruben. A alegria de ensinar. São Paulo: Ars Poética, ALVES, Ruben. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Ars Poética, ALVES, Ruben. Estórias de gosta de ensinar. São Paulo: Ars Poética, ALVES, Nilda (orgs.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, DALMAS, A. Planejamento participativo na escola. Petrópolis: Vozes, FONTANA, R. Mediação pedagógico na sala de aula. Campinas: Autores Associados, Franco, L. A. C. A. A escola do trabalho e o trabalho na escola. São Paulo: Cortez, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, FREITAS, Luis Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, OLIVEIRA, Ma Rita N Sales (org.). Confluências e divergências entre didática e currículo. Campinas: Papirus, PIMENTA, Selma Garrido (org. ) Didática e formação de professores: percurso e perspectivas no brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997 VEIGA, Ilma P. A. (coord.). Didática: O ensino e suas relações. Campinas SP: Papirus, 1996.

13 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE 617 CRÉDITOS: 04 (2T-2P) DISCIPLINA ENSINO DE LÍNGUA MATERNA I Cada Crédito corresponde a 15h/ aula INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DO ENSINO OBJETIVO: Analisar a língua materna a partir das variadas contribuições interdisciplinares e fundamentalmente dos estudos relativos à Gramática e à Literatura, objetivando entender e responder as necessidades inerentes à aprendizagem e ao ensino da Língua Portuguesa e a Literatura Infanto-Juvenil, no que se refere à leitura, escrita e linguagem oral. Escolher caminhos teórico-metodológicos para o ensino-aprendizagem da Língua Materna e os Textos Literários pertinentes aos aprendizes do Ensino Fundamental. Entender o campo da Linguagem oral, da Leitura e da Escrita para fundamentar análises das concepções teórico-metodológicas adotadas no cotidiano do Ensino Fundamental. Promover reflexões sobre algumas abordagens didático-metodológicas no trabalho com a Língua Portuguesa e a Literatura Infanto-Juvenil, a partir de análises de documentos oficiais, livros didáticos e organização dos conteúdos. Selecionar uma prática pedagógica relevante, a partir do domínio do conteúdo a ser trabalhado no Ensino Fundamental, e a partir dos parâmetros oficiais. EMENTA: Concepções de linguagem recorrentes nas práticas do Ensino Fundamental. Reflexões sobre os aspectos históricos da Língua Portuguesa e da produção escrita. Reflexões sobre as práticas de linguagem oral, leitura e produção escrita. Análise de propostas pedagógicas para o ensino da Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil e as abordagens didático-metodológicas dos conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil no Ensino Fundamental. CONTEÚDO PROGRÁMATICO: 1. Aspectos interdisciplinares sobre Língua e Linguagem Concepções de Língua e Linguagem e as diferentes abordagens pedagógicas As contribuições da Gramática e da Literatura para o estudo da Língua Materna Aspectos históricos da Língua Portuguesa: alguns apontamentos 2. As práticas da Oralidade A prática de Leitura e suas múltiplas linguagens: elos de culturas e ambientes de humanização Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes e Propostas Pedagógicas para o Ensino da Língua Portuguesa Livros Didáticos da Língua Portuguesa de Ensino Fundamental Abordagens didático-metodológicas nas práticas da oralidade no Ensino Fundamental

14 3. As práticas da Leitura Aspectos históricos da Leitura: da sua produção sócio-histórica ao ingresso no ambiente escolar A formação do leitor Usos dos livros de Literatura Infanto-Juvenil Abordagens didático-metodológicas nas práticas da leitura no Ensino Fundamental 4. As práticas da Escrita Aspectos históricos da Escrita: da sua produção sócio-histórica ao ingresso no ambiente escolar Produção de texto, gramática e ortografia Gêneros textuais Abordagens didático-metodológicas nas práticas de escrita no Ensino Fundamental 5. Abordagens didático-metodológicas no ensino da Língua Portuguesa e Literatura Infanto- Juvenil no Ensino Fundamental As escolhas do livro didático e paradidático Propostas didático-metodológicas do ensino-aprendizagem dos conteúdos da Língua Portuguesa e da Literatura Infanto-Juvenil BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a leitura. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.). Caminhos para a formação do leitor. 1ª ed. São Paulo: DCL, BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, DIONISIO, Ângela P. e BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). O livro didático de Português. Múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, KLEIMAN, Ângela B. & MORAES, Silvia. E. Leitura e Interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, KRAMER, Sônia & OSWALD, Maria Luiza. Didática da linguagem: ensinar a ensinar ou ler e escrever? Campinas, SP: Papirus, TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11ªed. São Paulo: Cortez, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANTÔNIO, Severino. A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de janeiro: Lucerna, BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004 BRANDÃO, Helena Naganime. (Coord.). Texto, gêneros do discurso e ensino. In: BRANDÃO, Helena Naganime. (Coord.). Gêneros do Discurso na Escola: mito, cordel, discurso político, divulgação cientifica. 4ª ed. São Paulo: Cortez, BRITO, Eliana Vianna(org.). PCNs de Língua Portuguesa: uma prática em sala de aula. São Paulo: Arte&Ciência, CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Ed. Unesp, FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre, RS: Artmed, GEBARA, Sana E.L. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crianças. São Paulo: Cortez, 2002.

15 GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 4a. ed. São Paulo: Ática, Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? SP: Contexto, 2003 PAIVA, Aparecida. Estatuto Literário e Escola. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins e outros (orgs.). A Escolarização da Leitura Literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2ªed. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, PRETTI, Dino. Sociolingüística: os níveis de fala. São Paulo: Ed. Nacional., ROJO & BATISTA, Roxane e Antonio Augusto (org.). Livro Didático de Língua Portuguesa Letramento e Cultura Escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, SILVA, Ezequiel Theodoro da. Abaixo as infantilidades no encaminhamento da leitura. In: KHÉDE, Sônia Salomão (org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. 2ª ed. Porto Alegre, RS: Mercado Aberto, Criticidade e leitura: ensaios. Campinas, SP: Mercado de Letras, Leitura em Curso: Trilogia Pedagógica, Campinas, SP: Autores Associados, Unidades de Leitura: Trilogia Pedagógica. Campinas, SP: Autores Associados, SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, TRAVAGLIA, Luiz Carlos & outros. Metodologia e prática de ensino da língua portuguesa. Porto Alegre, Rs: Mercado Aberto, VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Repensando a didática. Campinas: Papirus, WACHOWICZ, Lilian Anna. A questão didática: o saber fazer na escola. In: O método dialético na didática. 2a. ed. Campinas: Papirus, 1991 ZILBERMAN, Regina. (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor, 10ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, Leitura literária e outras leituras. In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (orgs.). Leitura: práticas, impressos, letramentos. 2ª ed. Belo Horizonte: Autentica, 2002.

16 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE618 CRÉDITOS: 04 (2T-2P) DISCIPLINA ENSINO DE LÍNGUA MATERNA II Cada Crédito corresponde a 15h/ aula INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DO ENSINO OBJETIVO: Analisar a língua materna a partir das variadas contribuições interdisciplinares e fundamentalmente dos estudos relativos à Gramática e à Literatura, objetivando entender e responder as necessidades inerentes à aprendizagem e ao ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas, no que se refere à leitura, escrita e linguagem oral. Escolher caminhos teóricometodológicos para o ensino-aprendizagem da Língua Materna e os Textos Literários pertinentes aos aprendizes do Ensino Médio. Entender o campo da Linguagem oral, da Leitura e da Escrita para fundamentar análises das concepções teórico-metodológicas adotadas no cotidiano do Ensino Médio. Compreender a importância da Literatura no desenvolvimento e gosto pela leitura e também como uma produção social capaz de estimular o imaginário e fantasia dos leitores. Promover reflexões sobre algumas abordagens didático-metodológicas no trabalho com a Língua Portuguesa e as Literaturas, a partir de análises de documentos oficiais, livros didáticos e organização dos conteúdos. Selecionar uma prática pedagógica relevante, a partir do domínio do conteúdo a ser trabalhado no Ensino Médio, e a partir dos parâmetros oficiais. EMENTA: Concepções de linguagem recorrentes nas práticas do Ensino Médio. Reflexões sobre os aspectos culturais da Língua Portuguesa e da produção escrita. Reflexões sobre as práticas de linguagem oral, leitura e produção escrita. Análise de propostas pedagógicas para o ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas, e as abordagens didático-metodológicas dos conteúdos de Língua Portuguesa e de suas Literaturas no Ensino Médio. CONTEÚDO PROGRÁMATICO: 1. Aspectos interdisciplinares sobre Língua e Linguagem Concepções de Língua e Linguagem e as diferentes abordagens pedagógicas O processo reflexivo da Gramática e da Literatura no ensino da Língua Materna Aspectos culturais da Língua Portuguesa: alguns apontamentos 2. As práticas da Oralidade A prática de Leitura e suas múltiplas linguagens: elos de culturas e ambientes de humanização Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes e Propostas Pedagógicas para o Ensino da Língua Portuguesa Livros Didáticos da Língua Portuguesa de Ensino Médio

17 Abordagens didático-metodológicas nas práticas da oralidade no Ensino Médio 3. As práticas da Leitura Aspectos culturais da Leitura: da sua produção sócio-cultural ao ingresso no ambiente escolar A formação do leitor literário Usos dos Clássicos da Literatura Abordagens didático-metodológicas nas práticas da leitura no Ensino Médio 4. As práticas da Escrita Aspectos culturais da Escrita: da sua produção sócio-cultural ao ingresso no ambiente escolar Produção de texto, gramática e ortografia Gêneros textuais Abordagens didático-metodológicas nas práticas de escrita no Ensino Médio 5. Abordagens didático-metodológicas no ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Médio As escolhas do livro didático e dos paradidáticos Propostas didático-metodológicas do ensino-aprendizagem dos conteúdos da Língua Portuguesa e suas Literaturas BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ABDALA JUNIOR, Benjamin. História literária e o ensino das literaturas de língua portuguesa e literária. In: BARBOSA, Márcia H. S.; BECKER, Paulo (Org.). Questões de literatura. Passo Fundo: UPF Ed., 2003 ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, BRASIL. MEC/SEF Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, COELHO, Nelly Novais. O ensino de Literatura. Rio de Janeiro: José Olympio, DIONISIO, Ângela P. e BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). O livro didático de Português. Múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 4a. ed. São Paulo: Ática, KRAMER, Sônia & OSWALD, Maria Luiza. Didática da linguagem: ensinar a ensinar ou ler e escrever? Campinas, SP: Papirus, NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? SP: Contexto, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANTÔNIO, Severino. A utopia da palavra: linguagem, poesia e educação: algumas travessias. Rio de janeiro: Lucerna, AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a leitura. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.). Caminhos para a formação do leitor. 1ª ed. São Paulo: DCL, BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? Um Convite a pesquisa. 4ª ed. SP: Parábola, 2004 BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, BRANDÃO, Helena Naganime. (coord.). Texto, gêneros do discurso e ensino. In: BRANDÃO, Helena Naganime. (coord.). Gêneros do Discurso na Escola: mito, cordel, discurso político, divulgação cientifica. 4ª ed. São Paulo: Cortez, BRITO, Eliana Vianna(org.). PCNs de Língua Portuguesa: uma prática em sala de aula. São Paulo: Arte&Ciência, DANTAS, José Maria de Souza. Didática da Literatura: proposta de trabalho e soluções

18 possíveis. Rio de Janeiro: Forense Editorial, FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre, RS: Artmed, GERALDI, João Wanderley (org.). Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, KLEIMAN, Ângela B. & MORAES, Silvia. E. Leitura e Interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, PAULINO, Graça. Algumas especifidades da leitura literária. In: PAIVA, Aparecida e outros (orgs.) Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, PRETTI, Dino. Sociolingüística: os níveis de fala. São Paulo: Ed. Nacional, ROJO & BATISTA, Roxane e Antonio Augusto (org.). Livro Didático de Língua Portuguesa Letramento e Cultura Escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, SILVA, Ezequiel Theodoro da. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas, SP: Mercado de Letras, Leitura em Curso: Trilogia Pedagógica, Campinas, SP: Autores Associados, Unidades de Leitura: Trilogia Pedagógica. Campinas, SP: Autores Associados, SILVA, Rosa V.M. O português são dois : novas fronteiras, velhos problemas. SP: Parábola, Ler, Verbo Transitivo. In: PAIVA, Aparecida e outros (orgs.) Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, SOUZA, Renata Junqueira de (org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11ed. São Paulo: Cortez, Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, & outros. Metodologia e prática de ensino da língua portuguesa. Porto Alegre, Rs: Mercado Aberto, VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Repensando a didática. Campinas: Papirus, WACHOWICZ, Lilian Anna. A questão didática: o saber fazer na escola. In: O método dialético na didática. 2a. ed., Campinas: Papirus, 1991 ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino de Literatura. São Paulo: Contexto, (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor, 10ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, Leitura literária e outras leituras. In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (Orgs.). Leitura: práticas, impressos, letramentos. 2ª ed. Belo Horizonte: Autentica, 2002.

19 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE619 CRÉDITOS: 04 (2T-2P) DISCIPLINA ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA I Cada Crédito corresponde a 15h/ aula INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DO ENSINO OBJETIVO: Desenvolver a competência profissional dos licenciandos por meio da articulação entre conteúdos pedagógicos e conteúdos específicos de Língua Inglesa, e promover o espaço de reflexão acerca de questões concernentes ao ensino da língua inglesa para o ensino fundamental em contexto brasileiro na contemporaneidade, tendo em vista as modificações sociais e epistemológicas em decorrência do advento das novas tecnologias de informação e comunicação e da crescente presença da língua inglesa nas práticas sociais. EMENTA: Papeis do aluno e do professor na contemporaneidade. Concepções de língua e linguagem. Habilidades linguísticas e competência comunicativa. Histórico dos métodos e abordagens para o ensino de Língua Inglesa. Orientação oficial para o ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil (ensino fundamental): PCN. CONTEÚDO PROGRÁMATICO: 1. A profissão do professor no contexto histórico de globalização e de revolução tecnológica. Conceitos de língua, linguagem, comunicação, e a análise crítica desses conceitos em relação ao ensino de língua estrangeira em contexto brasileiro. 2: Habilidades linguísticas e competência comunicativa: reflexões sobre as teorias de Rivers, Chomsky, Bakhtin, Hymes e Halliday. Método e Abordagem Histórico dos métodos e abordagens para o ensino de Língua Inglesa, segundo Larsen-Freeman (2010): tradução e gramática, direto, audiolingual, silencioso, dessugestopédia, resposta física total, abordagem comunicativa. 3.Orientações oficiais para o ensino de Língua Estrangeira Moderna no Brasil: A língua estrangeira na LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

20 BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992/2006. CRYSTAL, David. A revolução da linguagem. Rio de Janeiro: Zahar, LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and principles in language teaching. 2 ed. Oxford e New York: OUP, JORDÃO, Clarissa Menezes, MARTINEZ, Juliana Zeggio & HALU, Regina Célia (orgs). Formação desformatada: práticas com professores de língua inglesa. Campinas, SP: Pontes, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ASSIS-PETERSON, Ana Antonia. Línguas Estrangeiras: para além do método. São Carlos, SP: Pedro e João Editores / Cuiabá, EdUFMT, BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394, de 20 de dezembro de Brasilia, DF: Ministério da Educação, BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, DF: MEC/SEF, LEFFA, Vilson. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, pp (acesso em FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 31 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979/ Pedagogia da autonomia. 20 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996/ Pedagogia do oprimido. 21 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987/1993. GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre, Artmed, 1997 GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, MACIEL, Ruberval Franco & ARAUJO, Vanessa de Assis. Formação de professores de línguas ampliando perspectivas (org.). Jundiaí, SP: paco Editorial, 2011 PAIVA, V. L. M. O. Ensino de língua Inglesa reflexões e experiências. 3 ed. Campinas, SP: Pontes, SOARES, Magda. Linguagem e escola. 7 ed. São Paulo: Ática, WIDDOWSON, H.G. O ensino de línguas para a comunicação. 2 ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS Cada Crédito corresponde a 15h/ aula CÓDIGO: IE 210 CRÉDITOS: 04 (4T-0P)

DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS Cada Crédito corresponde a 15h/ aula CÓDIGO: IE 210 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE 210 CRÉDITOS:

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE TEORIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO CÓDIGO: IE 374 CRÉDITOS:

Leia mais

OFERTA 2011/1. Disciplina: Seminário I - Atividade Complementar Carga Horária: 15h Créditos: 1.0.0

OFERTA 2011/1. Disciplina: Seminário I - Atividade Complementar Carga Horária: 15h Créditos: 1.0.0 Disciplina: Seminário I - Atividade Complementar Carga Horária: 15h Créditos: 1.0.0 Epistemologia e Ética CARVALHO, Adalberto Dias de. Epistemologia das ciências da educação. 3. ed. Porto: Afrontamento:

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2 1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Carga Horária: 72h Créditos: 4 Fase: 3ª

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Carga Horária: 72h Créditos: 4 Fase: 3ª UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas DISCIPLINA: Atividades de Estágio em Língua Portuguesa (Licenciatura em Letras)

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PESQUISA E PRÁTICA CODICRED: 142AU-04 EMENTA: Caracterização, organização e gestão dos espaços não-formais na promoção da aprendizagem

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos: Objetivo

Leia mais

CURSO: MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. DISCIPLINA: MCF0105 - Metodologia do Ensino Superior. CARGA HORÁRIA: 60 horas. CRÉDITOS: 04.

CURSO: MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. DISCIPLINA: MCF0105 - Metodologia do Ensino Superior. CARGA HORÁRIA: 60 horas. CRÉDITOS: 04. CURSO: MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DISCIPLINA: MCF0105 - Metodologia do Ensino Superior. CARGA HORÁRIA: 60 horas. CRÉDITOS: 04. Unidade ministrante: Universidade Federal do Amapá UNIFAP. PROFESSOR

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 31 ANEXO VI EMENTÁRIO EMENTAS: DISCIPLINAS POR PERÍODO RECOMENDADO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRIMEIRO PERÍODO HDI0123 HFC0065 HFC0067 HFE0068 HFE0051 HFE0054 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD CÓD DISCIPLINAS E EMENTAS CARGA HORÁRIA

MATRIZ CURRICULAR. NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD CÓD DISCIPLINAS E EMENTAS CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA

PLANO DE ENSINO. Matutino Educação III CARGA 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2012/2 CURSO: Pedagogia FASE: 5ª DISCIPLINA: Pesquisa

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33 7//1 19:33 Centro de Ciências da Educação Curso: 9 Pedagogia (Noturno) Currículo: 11/ 1 CNA.157.-3 Biologia Humana Ementa: Natureza Biológica e Visão Sistêmica do Ser humano. Sistemas do corpo humano.

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO MATUTINO CURRICULO Nº 1 NOTURNO CURRICULO Nº 1 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. de 16.02.01. Renovação de Reconhecimento

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO 1. Unidade: 2. Área do Subprojeto: Campo Grande 3. Curso(s) envolvido(s) na proposta: Letras - Espanhol Obs.:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-1 DISCIPLINA: Os Sujeitos e a Prática Pedagógica em EJA - JP0024 PROFESSOR: Ms. Everton Fêrrêr I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60 h Carga Horária Prática: 15 h II EMENTA

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

Coordenação de Pós-graduação e Extensão PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Coordenação de Pós-graduação e Extensão PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA Coordenação de Pós-graduação e Extensão PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA CONCHAS 2013 PROJETO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Psicopedagogia Institucional e Clínica

Leia mais

Colégio Estadual Vicente Tomazini - Ensino Fundamental, Médio e Normal Francisco Alves - Paraná

Colégio Estadual Vicente Tomazini - Ensino Fundamental, Médio e Normal Francisco Alves - Paraná Colégio Estadual Vicente Tomazini - Ensino Fundamental, Médio e Normal Francisco Alves - Paraná PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE METODOLOGIA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS E ALFABETIZAÇÃO FORMAÇÃO DE DOCENTES

Leia mais

ANEXO EDITORA CODIGO LIVRO TITULO ARGVMENTVM EDITORA LTDA 26093L0000 GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

ANEXO EDITORA CODIGO LIVRO TITULO ARGVMENTVM EDITORA LTDA 26093L0000 GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I ANEXO EDITORA CODIGO LIVRO TITULO ARGVMENTVM EDITORA 26093L0000 GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I ARTMED EDITORA 25664L0000 CADERNOS DO MATHEMA - ENSINO FUNDAMENTAL - JOGOS DE MATEMATICA DE 1 A 5 ANO ARTMED

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Apresentação. Estrutura Curricular

Apresentação. Estrutura Curricular Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, na habilitação Língua Portuguesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores

Leia mais

Apresentação. Estrutura Curricular

Apresentação. Estrutura Curricular Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, com habilitação em Língua Inglesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO: CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS HABILITAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURAS DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LETRAS PROGRAMA

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU348 DISCIPLINA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Docência

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Análise Experimental do Comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas: comportamentos consciente, memória, pensamento e linguagem.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC nº 680 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE PORTUGUÊS: Introdução aos estudos da Linguagem Panorama geral dos fenômenos da linguagem e suas abordagens científicas.

Leia mais

Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA

Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA ÍNDICE Leitura e Interpretação de Textos...2 Didática I...2 Psicologia da Educação...2 História da Educação...2 Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa...3

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

EMENTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ETAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA LLE 931 LLE 9311 LLE 931 LLE 9313 LLE 9315 LLE 931 LLE 91 LLE 931 LLE 93 LLE 93 LLE 935 1ª FASE Introdução aos Estudos da Linguagem

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

Que as escolas que oferecem Educação Infantil considerem estas diretrizes na elaboração e/ou adequação dos seus Projetos Político-Pedagógicos.

Que as escolas que oferecem Educação Infantil considerem estas diretrizes na elaboração e/ou adequação dos seus Projetos Político-Pedagógicos. RECOMENDAÇÕES As recomendações propostas para uma melhor qualidade na Educação Infantil no município de Natal decorrem das diretrizes, ora sistematizadas, para essa instância educativa. Para que os objetivos

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Avaliação do Processo de Ensino- Aprendizagem Cultura Clássica Didática (40 horas de estágio supervisionado) Educação de

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA DE DISCIPLINAS OFERTADAS EM TERESINA/2014.2 PEDAGOGIA

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA DE DISCIPLINAS OFERTADAS EM TERESINA/2014.2 PEDAGOGIA EDITAL Nº 88/2014 PREG: RELATIVO AO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR, PROFESSOR ORIENTADOR E SUPERVISOR DE ESTÁGIO PARA O PARFOR/UFPI PRESENCIAL. EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA DE DISCIPLINAS

Leia mais

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006.

Parágrafo único. O novo projeto pedagógico vigorará para os alunos ingressantes a partir do ano letivo de 2006. R E S O L U Ç Ã O N o 194/2005-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 20/12/2005. Esmeralda Alves Moro, Secretária. Aprova novo projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Problematização das práticas educativas na escola. A História nas propostas curriculares do ensino médio. A relação entre métodos, metodologias, técnicas e a prática do professor de História

Leia mais

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS Curso 1/20D Ingresso a partir de 2007 NÍVEL I Introdução à Pesquisa em Letras Codicred: 1216A-02 Ementa: Compreensão da linguagem como

Leia mais

A disciplina conceitua numa perspectiva histórica as principais concepções de ensinoaprendizagem.

A disciplina conceitua numa perspectiva histórica as principais concepções de ensinoaprendizagem. Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM Professor(es) e DRTs Alex Moreira Carvalho 1120814 Daniel Sá Roriz Fonteles 1138998

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante)

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFENCIA EM FORMAÇÃO E APOIO

Leia mais

PROGRAMA Disciplina: Carga horária: Professores coordenadores Ementa Justificativa Objetivo Geral Objetivos Específicos

PROGRAMA Disciplina: Carga horária: Professores coordenadores Ementa Justificativa Objetivo Geral Objetivos Específicos 1 PROGRAMA Disciplina: Produção de material didático para o ensino de Língua Portuguesa como Adicional Carga horária: 45h/a Professores coordenadores: Rosemeire Selma Monteiro-Plantin (UFC) Leandro Rodrigues

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL PACHECO Edital de Concurso Público nº 01/2014 Organização: Reis & Reis Auditores Associados

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL PACHECO Edital de Concurso Público nº 01/2014 Organização: Reis & Reis Auditores Associados ª Retificação Concurso Público - Edital nº 0/204 A Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco - MG no uso de suas atribuições legais torna público a ª retificação do Concurso Público nº 0/204, que objetiva

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica,

Leia mais

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA INTRODUÇÃO Segundo Costa (2000), o Psicólogo Escolar vai trabalhar com os problemas apresentados pelos alunos dentro e fora da escola, interagindo com pais, professores, especialistas em educação e com

Leia mais

V PROGRAMA DA DISCIPLINA

V PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Teorias Psicogenéticas Professora: Camila Vasconcelos Carnaúba Lima Código: PSI06 Carga Horária: 40h Créditos: - Pré-requisito(s):

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 Estabelece o Projeto Pedagógico do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia integrante do Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO DISCIPLINA: Anatomia Humana Aplicada à Educação Física B108168 04 1º 80 Introdução ao estudo da Anatomia. Nomenclatura anatômica, estudo descritivo dos sistemas

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Comunicação e relações interpessoais no ensino médio

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Comunicação e relações interpessoais no ensino médio MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: Antropologia Filosófica PROFESSOR: Márcia do Amaral PERÍODO: 1º Módulo 2016.1 CARGA HORÁRIA TOTAL/ALUNO: 30horas/aula CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02horas/aula HORÁRIO: 3ª Feira CRÉDITOS: 02 20:30h

Leia mais

NOVEMBRO: 7-14- Realização do exercício de pesquisa 21-28- Elaboração e apresentação do relatório dos exercícios de pesquisa.

NOVEMBRO: 7-14- Realização do exercício de pesquisa 21-28- Elaboração e apresentação do relatório dos exercícios de pesquisa. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: Prática de Observação II CURSO: Pedagogia 2º semestre 1997 PROFESSORA: Tania Maria Esperon Porto

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC Nº 952 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NÚCLEO COMUM Análise do comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU ESTADO DO PARÁ EDITAL NORMATIVO DE CONCURSO Nº 001/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU ESTADO DO PARÁ EDITAL NORMATIVO DE CONCURSO Nº 001/2016 EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 ERRATA 003/2016 A PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU, Estado do PARÁ, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento e esclarecimento dos interessados,

Leia mais

3- OBJETIVOS DA DISCIPLINA * Compreender o processo educativo brasileiro a partir de temas consubstanciais e seus desdobramentos históricos;

3- OBJETIVOS DA DISCIPLINA * Compreender o processo educativo brasileiro a partir de temas consubstanciais e seus desdobramentos históricos; Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação II Educador: João Nascimento Borges Filho 1- DISCIPLINA:

Leia mais

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CODIGO GFP050 COMPONENTE CURRICULAR: Psicologia da Educação UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO CIÊNCIAS SOCIAIS SIGLA: INCIS CH TOTAL TEÓRICA: 60 CH TOTAL PRÁTICA: CH

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina A escrita e a leitura como processos dialógicos na construção do conhecimento Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( x ) DOUTORADO ( )

Leia mais

O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso

O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso O Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico do Curso Introdução * Sonia Pires Simoes O projeto pedagógico Institucional representa a linha pedagógica que a Instituição norteia para gerenciamento

Leia mais

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009.

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009. RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 74, DE 27 DE ABRIL DE 2009. Dispõe sobre as alterações curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras, licenciatura, com habilitação em Português e Literaturas, do Instituto

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Lei nº 11.769 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID. Subprojeto de História

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID. Subprojeto de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB EDITAL Nº 01/2011 CAPES/DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À

Leia mais

PARECER CME/THE Nº024/2008

PARECER CME/THE Nº024/2008 CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA Rua Lizandro Nogueira, 1536 - Centro. Telefone: (0xx86)3215-7639 CEP.: 64.000-200 - Teresina - Piauí E-Mail: semec.cme@teresina.pi.gov.br PARECER CME/THE Nº024/2008

Leia mais

FILOSOFIA. 1. TURNO: Vespertino HABILITAÇÃO: Licenciatura. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos

FILOSOFIA. 1. TURNO: Vespertino HABILITAÇÃO: Licenciatura. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos FILOSOFIA 1. TURNO: Vespertino HABILITAÇÃO: Licenciatura GRAU ACADÊMICO: Licenciado em Filosofia PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 4 anos Máximo = 8 anos 2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO O

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA Atualmente os ambientes educacionais não estão mais localizados somente nas Escolas e/ou Instituições de ensino. Muitas organizações,

Leia mais

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Relato de experiência sobre uma formação continuada para nutricionistas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco Introdução As ações educativas de promoção da saúde nas escolas remontam ao século passado,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Proposta: O curso de pós-graduação lato sensu em Educação de Jovens e Adultos (EJA) proporciona um extenso embasamento teórico e metodológico. A

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO CONTINUADA EM GESTÃO ESCOLAR

CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO CONTINUADA EM GESTÃO ESCOLAR 1 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROPPEX PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROENG CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO CONTINUADA EM GESTÃO ESCOLAR Brusque, Dezembro de 2014

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 3

Plano de Ensino. Seriação ideal 3 Curso 1404 - Licenciatura Plena em Educação Artística Ênfase Identificação Disciplina 0003325 - Psicologia da Educação Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação Créditos 4 60

Leia mais

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA Curso de Psicologia 1º período DISCIPLINA: ELEMENTOS DE ANATOMIA B108478 EMENTA: - Estudo de todos os órgãos e sistemas do organismo humano, destacando as funções pertinentes a cada estrutura. DISCIPLINA:

Leia mais

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA

A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA A ORALIZAÇÃO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA EM SALA DE AULA. AÇÕES DO PIBID/CAPES UFG (SUBPROJETO: LETRAS: PORTUGUÊS) NO COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA Bolsistas: SILVA, Danila L.; VAZ, Paula R. de Sena.;

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde C U R S O D E M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L E M S A Ú D E Disciplina: Pedagogia das Competências Professores: Profª. Drª. Marise Ramos e Prof a. Drª

Leia mais

Apresentação da FAMA

Apresentação da FAMA Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIIALIIZAÇÃO 432 horras/aulla 1 Apresentação da FAMA A FAMA nasceu como conseqüência do espírito inovador e criador que há mais de 5 anos aflorou numa família de empreendedores

Leia mais

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTE-EDUCAÇÃO 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Curso de Especialização Lato Sensu

Leia mais

AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1 AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Rosiris Pereira de SOUZA Bolsista FAPEG FE/UFG rosirisps@gmail.com Prof.ª Dr.ª Ivone

Leia mais

Plano de Ensino / Plano de Trabalho Docente

Plano de Ensino / Plano de Trabalho Docente Plano de Ensino / Plano de Trabalho Docente IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Licenciatura em Matemática CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado

Leia mais

ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS ABORDADOS NA COLEÇÃO PROJETO MULTIDISCIPLINAR BURITI DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS ABORDADOS NA COLEÇÃO PROJETO MULTIDISCIPLINAR BURITI DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS ABORDADOS NA COLEÇÃO PROJETO MULTIDISCIPLINAR BURITI DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO INTRODUÇÃO Amanda Fernandes dos Santos; Joelma Miriam de Oliveira;

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde Mestrado em Educação Profissional em Saúde 2015 Disciplina eletiva: Concepções de Currículo, Trabalho Docente e Educação Profissional Professores

Leia mais

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR Maria Aparecida Monteiro Deponti (cida_mw@yahoo.com.br) Carlos Henrique Campanher (carloscampanher@oi.com.br ) Resumo O presente trabalho

Leia mais

Carga Horária Total: 80 horas

Carga Horária Total: 80 horas COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PRODUÇÃO DE TEXTOS Norma linguística padrão: padrões de comunicação e níveis de linguagem. Comunicação organizacional como estratégica essencial no âmbito empresarial. Instrumentos

Leia mais

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Filosofia da Educação 60 horas Metodologia Científica 60 horas Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60 horas Introdução à filosofia e

Leia mais

SERVICO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

SERVICO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 1 SERVICO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Fone: (62) 3521-1141 Fax: (62) 3521-1185 E-mail: fefufg@fef.ufg.br HP: www.fef.ufg.br

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 100/2009 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 14/12/2009. João Carlos Zanin, Secretário Aprovar alterações curriculares

Leia mais

OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS

OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS APRENDER BRINCANDO INVESTIDAS DA PRÁTICA EDUCACIONAL EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES JUNTO AO PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE, UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E JOVENS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. Prof. Msc Milene Silva PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO Prof. Msc Milene Silva Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e críticas. Função

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU111 DISCIPLINA: POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: Estudo da natureza

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF UNIVERSIDADE

Leia mais

PLANO DE ENSINO SÚMULA/EMENTA

PLANO DE ENSINO SÚMULA/EMENTA PLANO DE ENSINO Código: ENS0007 Nome da Disciplina: Prática Educativa em Saúde I Professor Responsável: Waldomiro Carlos Manfroi e Carmen Lucia Bezerra Machado Número de Créditos (Carga Horária): 02 (30h/a)

Leia mais