Título: Cidadania, Estado e estratos marginalizados: a produção de status desiguais na sociedade brasileira do século XIX ao XX.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Título: Cidadania, Estado e estratos marginalizados: a produção de status desiguais na sociedade brasileira do século XIX ao XX."

Transcrição

1 Título: Cidadania, Estado e estratos marginalizados: a produção de status desiguais na sociedade brasileira do século XIX ao XX. Raniery Parra Teixeira 1 Resumo: A pesquisa consistirá em uma análise do desenvolvimento do conceito de cidadania na sociedade brasileira do século XIX à metade do XX. A delimitação temporal tem como intuito abordar as transformações políticas, econômicas e sociais que ocorreram no país durante esse período. Para compreender as implicações que tais mudanças geraram no desenvolvimento do status de cidadania, pretende-se estudar os conceitos de cidadão em negativo, de José Murilo de Carvalho, de subcidadania de Jessé Souza e de cidadania regulada de Wanderley Guilherme dos Santos, apontando as formas como os autores concebem a formação da cidadania. A partir do diálogo estabelecido entre esses autores, da compreensão dos conceitos formulados, a pesquisa procurará entender como se estabeleceu a relação entre cidadania e Estado, e se essa relação foi fundamentada na contínua exclusão de estratos marginalizados, fundamentadas em relações de status desiguais. Palavras-chave: cidadania, Estado, estratos marginalizados. Introdução. O desenvolvimento do conceito de cidadania esteve relacionado com as necessidades de sanar desigualdades quantitativas e qualitativas dos elementos essenciais da vida social. As desigualdades quantitativas estariam relacionadas ao acesso diferencial a padrões de vida e a determinados bens escassos, alguns prognósticos para minimizar essas desigualdades seriam os benefícios e os direitos compensatórios. As desigualdades qualitativas, por sua vez, seriam expressas através do arcabouço valorativo que orientam as relações sociais, as sociedades tradicionais, por exemplo, fundamentariam sua 1 Estudante da graduação do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina.

2 moral do reconhecimento social pautado no código da honra, enquanto que as sociedades modernas teriam sido orientadas sobre o paradigma da dignidade (SOUZA, 2003). A cidadania é fundamentalmente um método de inclusão social. Historicamente ela representou o surgimento e a celebração do indivíduo enquanto unidade política desvinculado das instituições gremiais e corporativas, cujo início se deu no contexto das revoluções inglesas, do século XVII, na Revolução Francesa e no Bill of Rights, alguns anos antes (SOUKI, 2006, p.41). Nesse sentido, o status da cidadania, próprio do mundo moderno, deveria propiciar a inclusão social e poderia possuir como pano de fundo o reconhecimento da dignidade humana em uma determinada comunidade cívica, ou seja, ser capaz de homogeneizar um determinado tipo humano que seja transclassista 2. A cidadania poderia ser composta não apenas do reconhecimento da igualdade humana básica no interior de uma sociedade, mas garantir e permitir a participação integral por parte desses indivíduos na comunidade da qual fazem parte, podemos ir mais adiante e dizer que a reivindicação de todos para gozar dessas condições é uma exigência para ser admitido numa participação na herança social, o que, por sua vez, significa uma reivindicação para serem admitidos como membros completos da sociedade, isto é, como cidadãos. (MARSHAL, 1967, p. 62). Thomas Humphrey Marshall (1967) identifica que a igualdade humana básica em substância e a soma dos direitos formais constituem o status da cidadania. Mas, para se compreender a noção de igualdade social da qual a cidadania se reveste, faz-se necessário compreender como se desenvolveu tal conceito de cidadania e quais seriam os elementos que a compõe. A priori, é possível dividir o desenvolvimento do conceito de cidadania, desenvolvido por Marshall ao analisar especificamente o desenvolvimento da sociedade inglesa moderna, em três elementos, civil, político e social. 2 Souza (2003) afirma que essa homogeneização se dá através de uma generalização da economia emocional típica da burguesia: predomínio da razão, cálculo prospectivo e autoresponsabilidade.

3 O desenvolvimento dos direitos civis, na sociedade inglesa, teria tido maior expressão no século XVIII e sua composição estaria relacionada com a liberdade individual 3. No âmbito das instituições, o desenvolvimento dos direitos civis esteve relacionado com os tribunais de justiça, que buscavam assegurar os direitos individuais processualmente e fundamentado na noção de igualdade. Já no setor econômico a expressão básica do direito civil seria o direito ao trabalho, entendido como o direito de liberdade e escolha do exercício de determinada profissão, alterando as relações de trabalho na medida em que se passou do trabalho servil para o trabalho livre e, nesse sentido, todos os homens adultos de uma comunidade seriam considerados homens livres. A liberdade individual e a liberdade econômica, aliada com a incorporação dos novos direitos que surgiam durante o período, foram os pilares fundamentais para a formação e consolidação do status de cidadania pertencente a todos os homens da comunidade, Marshall (1967, p. 69) afirma que nas cidades inglesas do século XVIII a noção de liberdade era intimamente relacionada com a de cidadania. Os direitos políticos, por sua vez, foram desenvolvidos na medida em que os direitos civis já se afirmavam nos indivíduos substancialmente como status de liberdade no século XIX, porém, afirma Marshall, diferentemente do que ocorrera com os direitos civis, os direitos políticos não foram a criação de novos direitos, mas a transferência de direitos 4 já gozados por uma parcela da população às novas parcelas que vieram a incorporar a comunidade política. No século XVIII, os direitos políticos eram deficientes não em conteúdo, mas na distribuição deficientes, isto é, pelos padrões da cidadania democrática (Marshall, 1967, p. 69). A distribuição dos direitos políticos avançava na medida em que se rompia com os privilégios obtidos por uma classe econômica, Marshall (1967: 70) cita a importância da Lei de Reforma para democratizar a incorporação de novas parcelas aos direitos políticos, porém, em certa medida, os direitos políticos estavam intimamente relacionados com o substrato econômico e, 3 Como por exemplo: liberdade de ir e vir, liberdade de associação, liberdade de imprensa, direito à propriedade e à justiça. 4 Tal como o direito ao voto e o direito de participação e representação política.

4 portanto, não se apresentavam como direito universal no século XIX. Os direitos políticos começam a se revestir do elemento universal apenas em 1918 através da adoção do sufrágio universal que transferiu a base dos direitos políticos do substrato econômico para o status pessoal (Marshall, 1967, p. 70). Os direitos sociais possuem sua consolidação no século XX. Com o desenvolvimento da sociedade capitalista e do mundo moderno, principalmente a partir do século XVIII, as concepções que viriam a orientar os direitos sociais passaram a perder força na medida em que se valorizava a liberdade individual e a economia competitiva. Nesse sentido, as medidas anteriores a esse período como a Poor Law, que buscava regulamentar as relações trabalhistas na sociedade inglesa, se afirmavam na contramão do que se afirmavam os direitos civis através da noção de trabalho livre. Portanto, a partir do século XVIII e do advento da nova ordem social, pautada pela economia competitiva, os direitos sociais vão se tornando símbolo do que deveria se negar como resquícios da velha ordem. Nesse contexto de consolidação da cidadania, primeiramente entendida através dos direitos civis, os direitos sociais deixaram de ser associados ao status que revestia os homens livres e passaram a serem associados aos indigentes, estes não teriam mais seus direitos civis e políticos, e, portanto, deixariam de serem cidadãos. O estigma associado à assistência dos pobres exprimia os sentimentos profundos de um povo que entendia que aqueles que aceitavam assistência deviam cruzar a estrada que separava a comunidade de cidadãos da companhia dos indigentes. (MARSHALL, 1967, p. 72). A Factory Acts e a expansão da educação formaram no século XIX as bases pelas quais os direitos sociais viriam a se desenvolver e se afirmar no século seguinte. A legislação fabril permitiu instaurar uma melhor condição de trabalho e redução da jornada dos trabalhadores industriais, mas o direito à proteção trabalhista não era incorporada nessas conquistas visto que fora negada sob a argumentação de que interferia no trabalho livre e não deveria ser atribuídos aos homens adultos considerados cidadãos, sendo assim,

5 apenas mulheres e crianças eram incorporadas a proteção trabalhista, já que não eram reconhecidos como cidadãos. A obrigação do Estado de garantir a educação primária às crianças possuía, ainda que implicitamente, o sentido de formar homens capazes de compreender as exigências e a natureza da cidadania, o direito à educação é um direito social de cidadania genuíno porque o objetivo da educação durante a infância é moldar o adulto em perspectiva (Marshall, 1967, p. 73). Pertenceria ao cidadão o direito a ser educado e era necessidade da comunidade política incorporar homens capazes de escolhas, direitos e deveres. Portanto, o direito à educação está para além apenas do direito individual, é o primeiro traço do entrelaçamento do direito individual com a noção de dever social, pois a capacidade individual de fazer uso dos direitos civis implicaria a necessidade de se educar e qualificar os membros da comunidade, o dever de autoaperfeiçoamento, e de autocivilização é, portanto, um dever social e não somente individual porque o bom funcionamento de uma sociedade depende da educação de seus membros (Marshall, 1967, p. 74). Mas argumenta Marshall (1967), apenas no século XX que os princípios dos direitos sociais passaram a ser associados ao status de cidadania e a ser considerado, tal como o direito civil e político, como direito social do individuo pertencente à determinada comunidade cívica. O que se procurou apontar até o momento foi o desenvolvimento do conceito de cidadania a partir da interpretação de Marshall sobre o caso especifico da sociedade civil inglesa, quais elementos compõe a cidadania, formal e substancialmente, para que seja possível, em um segundo momento, compreender como a cidadania se desenvolveu no Brasil. A escolha por introduzir o tema com a teoria de Marshall se dá pela relevância de sua análise sobre o conceito de cidadania, específica ao modelo inglês, e que serviu de parâmetro para se pensar o desenvolvimento da cidadania em outras sociedades modernas 5. 5 Sendo assim, o uso da análise do autor servirá como orientação e não como simples transposição do esquema como modelo ideal à sociedade brasileira, a importância de sua teoria é expressa por Souki ao afirmar o modelo de Marshall é um recurso teórico importante e

6 Ao se debruçar sobre o desenvolvimento do conceito de cidadania na sociedade brasileira é necessário levar em consideração o contexto histórico, a passagem das formas pré-modernas de relações sociais, cujas características estariam fundamentadas no sistema escravocrata, para as relações impessoais do mundo moderno, orientadas pelas instituições - Estado e mercado - e os valores substanciais que orientavam normativamente as relações no interior da comunidade política. Nesse sentido, essa pesquisa buscará, a partir da revisão conceitual de três autores que definem a cidadania no Brasil, apontar como se deu a construção da cidadania no país a partir de algumas inquietações teóricas que permitam considerar: Qual foi o impacto da expansão do Estado e da economia competitiva para a formação do status da cidadania entre os indivíduos? Como se deu a relação entre Estado, cidadania e os grupos marginalizados desse processo? Para responder a essas questões, a pesquisa irá focar nas transformações do século XIX, compreendendo as transformações significativas do ponto de vista político, econômico e social desse período e metade do século XX, mais especificamente até a década de 60. Os autores e os conceitos utilizados serão: José Murilo de Carvalho e o seu conceito de cidadãos em negativo, Jessé Souza e o seu conceito de subcidadania e Wanderley Guilherme dos Santos e o conceito de cidadania regulada. O desenvolvimento do conceito de cidadania no Brasil (séc. XIX até XX). A passagem do sistema colonial para o Império, no século XIX, trás alguns elementos importantes para se pensar a mudança de paradigma nas relações sociais, principalmente com a importação de duas instituições, mercado 6 e Estado, que exercem papel fundamental na reorganização da vida continua sendo referência para os estudos comparativos do desenvolvimento da cidadania em outros países (Souki, 2006, p. 42), ainda que esta pesquisa tente não se utilizar do método comparativo com relação aos contextos específicos de cada país, considera-se relevante como recurso teórico. 6 As aberturas dos portos eliminou o monopólio comercial da metrópole e permitiu o aumento de troca de mercadorias e aumento de agentes comerciais, vendedores e viajantes europeus,

7 social; tal transformação exigiria teoricamente a transformação das relações pessoais, do sistema colonial, em relações impessoais, regidas por mercado e Estado. Porém, apesar da proclamação de Independência em 1822, da elaboração da Constituição em 1824 e da instauração de um governo monárquico institucional, o elemento mais tradicional e um dos maiores símbolos dos três séculos de colonização, o trabalho escravo, não foi abolido, permanecendo até 1888, ano que antecede a proclamação da República de 1889, como a raiz do sistema econômico do país. É de se considerar que três séculos de colonialismo, com seu alicerce no trabalho escravocrata, tenha deixado heranças coloniais negativas em termos de desenvolvimento de uma civilização moderna, pautada por instituições que possuem valores normativos que regem a vida social, principalmente ao que diz respeito ao reconhecimento substancial da igualdade humana mínima, elemento fundamental para se pensar o paradigma da dignidade nas sociedades modernas. O historiador José Murilo de Carvalho (1996), ao elaborar uma história comparativa por meio da qual se procura mapear elementos que permitam compreender os percursos e as diferentes formas de como a cidadania se desenvolveu historicamente, contribuiu para apreensão dos elementos que seriam singulares à formação da cidadania em solo brasileiro a partir do século XIX. Segundo Carvalho (1996: 1), é possível encontrar na teoria de Bryan S. Turner 7 dois eixos 8 pelos quais se desenvolveram as diferentes tradições da cidadania e, desses dois eixos, apresentam-se quatro tipos de cidadania: em um primeiro tipo, houve aquela que surgiu de baixo para cima e se expressou no espaço público, como foi o caso da trajetória francesa, representava através da Revolução Francesa; em um segundo tipo, houve aquela que surgiu de ou seja, altera o quadro urbano da vida social, principalmente no Rio de Janeiro e nas cidades litorâneas. 7 Turner, Bryan S Outline of a theory of citizenship. Sociology, vol. 24, nº 2. 8 Os dois eixos seriam: primeiro, a cidadania que surge como demanda da sociedade civil e se realiza no Estado, seria o caminho de baixo para cima, ou o inverso, do Estado para a sociedade civil, que seria o caminho de cima para baixo; o segundo eixo teria sua expressão na dicotomia público/privado.

8 baixo para cima e se desenvolveu primeiramente no espaço privado, como a trajetória norte-americana; em um terceiro tipo, houve a forma em que a cidadania se expressou através da universalização dos direitos individuais e, portanto, no espaço público, seria a trajetória inglesa em que os cidadãos são vistos como súditos após a restauração da monarquia, em 1688; e o quarto tipo, e último, houve a cidadania que se formou de cima para baixo no espaço privado, seria a trajetória alemã, em que a cidadania é um status criado e concedido pelo Estado. Outra distinção apresentada por Carvalho (1996: 2) diz respeito à teoria de Gabriel Almond e Sidney Verba e está relacionada à construção da cidadania da perspectiva da cultura política, sendo essa expressa em três tipos: paroquial, súdita e participativa. A cultura paroquial seria aquela em que no corpo social não há distinção de uma esfera autônoma do sistema político em relação a outras esferas da vida social, as pessoas são compreendidas a partir de sua família ou tribo, estariam representadas nas sociedades primitivas. A cultura súdita possui um sistema político que se apresenta autônomo de outras esferas da vida social, mas as demandas do sistema político são interpretadas como decisões político-administrativas pelos indivíduos, eles não participam das tomadas de decisões, são interpretados como súditos. A cultura participativa, além de possuir a esfera autônoma do sistema político, o relacionamento entre este e as pessoas é complementado por processos decisórios e participação ativa no sistema. A partir dessas distinções, Carvalho (1996: 2) afirma que o Brasil do século XIX teria sido formado por uma cultura estado-cêntrica em que não foi formado pelo espaço público, como no caso francês, e não se expressou de modo universal, como na trajetória inglesa, mas que a trajetória brasileira se formou a partir de uma relação entre Estado e indivíduo em que, ora o Estado coopta esses indivíduos para o seu interior, ora os indivíduos procuram o Estado para atender os seus interesses privados. Nesse sentido, o Brasil do século XIX para o autor expressaria um privatismo em que a cultura política se aproximava mais das descrições da cultura política súdita, quando não paroquial.

9 Carvalho (1996: 2) trás também outra distinção importante para se pensar a formação dos cidadãos nas Constituições do século XIX, segundo o autor, há pelo menos três expressões desses cidadãos: o cidadão ativo, que é o cidadão participante em que a cidadania foi conquistada de baixo para cima; o cidadão inativo, em que as pessoas se relacionam com o sistema político como súditas e a cidadania é construída de cima para baixo; o não-cidadão, cuja expressão seria o individuo da cultura paroquial. A partir da análise clássica de Marshall (1967) e da contribuição das tipificações apresentadas por Carvalho (1996) torna-se possível tentar compreender a tradição sobre qual a cidadania se desenvolveu no Brasil. Nesse sentido, faz-se necessário abordar os conceitos de cidadão em negativo, cidadania regulada e subcidadania buscando compreender como se deu a relação entre Estado, cidadania e a parcela da população que foi historicamente colocada à margem na incorporação dos elementos da vida social moderna que passava a orientar o Brasil a partir do século XIX. Na perspectiva de Carvalho (1996) a partir do século XIX a população brasileira passa a se relacionar com o Estado, ainda que de forma precária, transformando paulatinamente a cultura política paroquial para a cultura política súdita, através, principalmente, da cooptação do segundo pelo primeiro, cooptações essas que se expressavam: no processo eleitoral, na incorporação da Guarda Nacional, no alistamento militar e no registro civil. Tais medidas foram, na perspectiva de Carvalho, a representação da cidadania construída de cima para baixo através de incentivos do Estado, mas não passaram despercebidas ao tecido social na medida em que é possível constatar alguns movimentos reativos por parte dessa população, que era incorporada ao campo da cidadania. Para além das ações governamentais que buscavam cooptar os indivíduos para o interior do Estado, Carvalho (1996) também aponta a escravidão, o patriarcalismo e o latifúndio como heranças coloniais que irão deixar marcas significativas na cultura política e no desenvolvimento econômico e político do país do século XIX.

10 O cidadão em negativo de Carvalho é justamente a parcela da população, que se configurava como maioria populacional, aos quais foram negados o desenvolvimento das potencialidades participativas, sendo a privação do acesso à educação o maior dano a formação da consciência cívica. Sofreram mais duramente as consequências do sistema colonial na medida em que havia um potencial de participação que não encontrava canais de expressão dentro do arcabouço institucional e que, também, não tinha condições de articular arcabouço alternativo. (Carvalho, 1996, p. 15). Os elementos que foram até o momento expostos no contexto do século XIX e com forte influência durante o XX, como escravidão, patriarcalismo e latifúndio serão as bases pelo qual se tentará abordar o desenvolvimento da cidadania, pois se considera que esses elementos possuem determinados valores que orientam as relações de reconhecimento social no interior de uma sociedade. No caso do conceito de Carvalho, o material utilizado para se aprofundar na construção do conceito cidadão em negativo e nas relações historicamente construídas entre Estado e a formação da cidadania e, em contraposição, a negação desse status a uma parcela considerável da população, será o livro Cidadania no Brasil: o longo caminho (2008) de José Murilo de Carvalho. A obra de Carvalho (2008) permitirá, a partir de uma abordagem histórica do desenvolvimento da cidadania, compreender o surgimento dos direitos civis, políticos e sociais, que formam o status da cidadania, e como foram absorvidos pela cultura política popular, compreendendo por popular o estrato da população marginalizada no processo da formação do Estado moderno e do mercado competitivo. O conceito de subcidadania de Jessé Souza, exposto em seu livro A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica (2012) procura compreender os aspectos substanciais essenciais à formação da cidadania, tal como o reconhecimento da igualdade substancial entre os indivíduos. Nesse sentido, essa pesquisa procurará abordar os elementos que Souza (2012) considera serem relevantes, durante o

11 período do século XIX e metade do XX, para a construção de um status de subcidadania para uma massa da população brasileira. Entre as consequências têm-se fatores como escravidão, patriarcalismo e as grandes propriedades. Jesse Souza (2012) aborda a formação do poder pessoal, como expressão das duas primeiras formas de dominação, que afetam a relação entre senhor, escravo e dependente - que são formalmente livres e de qualquer cor e a sua posição social era intermediária na medida em que se localizava entre o senhor e o escravo com a combinação dos escravos e dos dependentes formou-se, antes, uma ralé que cresceu e vagou ao longo de quatro séculos: homens a rigor dispensáveis, desvinculados dos processos essenciais à sociedade (Souza, 2012, p. 121). Os valores internalizados por uma sociedade escravocrata, não possuía limites quanto à autoridade pessoal, não havia uma esfera autônoma superior capaz de limitar os desejos e as ações do senhor de terra e escravos e, nesse sentido, a relação se baseava em subordinação sistemática e em uma relação sádica. A importância do século XIX estaria no processo de reeuropeização do Brasil que se fundamentava na importação de suas instituições e valores modernos, Estado e mercado, e que formariam a transição do poder pessoal para o poder impessoal permitindo assim o rompimento com o estatuto colonial e as suas formas de relação, a reeuropeização teve, nesse contexto primitivo, um caráter de reconquista ocidentalizante e de transformação profunda não só de hábitos, costumes e mores, mas também de introdução de valores, normas, formas de comportamento e estilos de vida novos destinados a se constituírem em critérios revolucionários de classificação e desclassificação social (SOUZA, 2012, p. 140). O ponto para Souza (2012) é que nesse processo houve nas sociedades periféricas e, portanto, no Brasil também, a anterioridade das práticas institucionais e sociais frente às ideias e visões de mundo, processo inverso do que ocorrera nos países europeus e nos EUA. A tentativa de abordar os elementos que Souza (2012) incorpora na sua discussão e na construção de seu conceito irá permear até o período pós-30,

12 no qual o autor compreende estar em formulação um projeto modernizador autônomo e nacional no país, em que o elemento industrializante assume primazia sobre o processo urbanizador e comercial que marca o século XIX. A finalidade é a de que seja possível compreender esse período histórico e como se deu o desenvolvimento do elemento da igualdade substancial da cidadania na relação entre Estado, cidadania e a subcidadania, status que é identificado a uma: ralé de inadaptados às demandas da vida produtiva e social modernas, constituindo-se numa legião de imprestáveis, no sentido sóbrio e objetivo deste termo, com as óbvias consequências, tanto existenciais, na condenação de dezenas de milhões a vida trágica sob o ponto de vista material e espiritual, quanto sociopolíticas como a endêmica insegurança pública e marginalização política e econômica desses setores. (SOUZA, 2012, p. 184). Enquanto na análise de Souza (2012) encontramos uma preocupação centrada na substancialidade da igualdade que deve estar incorporada no conceito de cidadania enquanto reconhecimento social da dignidade do outro, na análise de Wanderley Guilherme dos Santos, no livro Cidadania e Justiça: a política social na ordem brasileira (1987), encontraremos a preocupação centrada nos aspectos formais e institucionais da construção da cidadania e do seu conceito de cidadania regulada. Os princípios laissez-fairianos ortodoxos teriam orientado a vida econômica e social do país durante a primeira República (1889 até 1930) no país, princípios esses que influenciavam primordialmente o processo da expansão da vida urbana no país e, nesse sentido, formavam um descompasso com o setor agrícola na medida em que esses princípios não eram efetivos para os trabalhadores rurais e não eram válidos nos territórios dos grandes latifúndios. De uma perspectiva institucional, para a análise de Santos (1987) é necessário se ater aos processos como a lei de sindicalização de 1907, que permitia a livre organização do trabalho, pois é a partir desse período e com a forte influência dos imigrantes europeus que haviam vindo trabalhar no país que a força de trabalho começa a gerar suas primeiras formas associativas e

13 organizativas na vida política e social do país, o que gerou aumento nas demandas sociais, aumento de greves e, em contraposição, aumento da repressão por parte do poder público. Nesse sentido, Santos (1987) aponta que a repressão era uma marca forte e histórica de resposta do poder público às reivindicações sociais. A questão para o autor é que a partir da década de 20 o princípio laissez-faire passou a sofrer seu processo de decadência frente ao processo reivindicatório o que exigiu uma maior distribuição de política social compensatória com o aumento significativo da sindicalização, aliadas a pequenas taxas de crescimento econômico com sucessivas crises e uma elite ideologicamente fechada a alterações no poder político e econômico. Por sua vez, tornava-se indispensável uma mudança na composição da elite, ou, pelo menos, em parte dela, que permitisse a renovação do equipamento ideológico com que se enfrentavam o problema da ordem econômico e social, em primeiro lugar, e, como corolário, que se alterassem as normas que presidiam o processo de acumulação e as relações sociais que aí se davam. (SANTOS, 1987, p. 67). Nesse sentido, é a partir do ano de 1930 e no processo que Santos (1987) chama de acumulação e diferenciação da estrutura econômica, que o Estado passa a intervir para reestruturar os problemas econômicos do país, principalmente o desenvolvimento industrial, e é justamente nesse período que Santos afirma que o governo passa da esfera da acumulação, característica do período laissez-fairianos, para a esfera da equidade o que permitiria gerar o conceito de cidadania regulada. Por cidadania regulada entendo o conceito de cidadania cujas raízes encontram-se, não em códigos de valores políticos, mas em um sistema de estratificação ocupacional, e que, ademais, tal sistema de estratificação ocupacional é definido por norma legal (SANTOS, 1987, p. 68). A questão para Santos (1987), portanto, não são os valores e as normas internalizadas que permitem o (não) reconhecimento do status de igualdade substancial entre os indivíduos de uma comunidade política para a formação da

14 cidadania, mas o traço da cidadania regulada que se desenvolve no Brasil estaria intimamente relacionado com a ocupação do indivíduo, ocupação essa que deveria ser reconhecida e definida pela lei. Nesse sentido, a extensão da cidadania estaria fundamentada na regulamentação das profissões e ocupações mais do que nos valores e no reconhecimento do individuo enquanto membro de uma comunidade. Nessa relação estabelecida por Santos (1987) o desenvolvimento da cidadania a partir da década de 30 estaria relacionado à ocupação e a aquilo que o Estado reconhece como cidadão. O autor chama de engenharia institucional o processo pelo qual o Estado desenvolveu a cidadania regulada e disseminou-a pela cultura cívica do país. Nessa relação estabelecida entre cidadania e ocupação o Estado formaria dezenas de pré-cidadãos que por não terem sua ocupação regularizada não seriam reconhecidos pela lei, A implicação imediata deste ponto é clara: seriam pré-cidadãos todos os trabalhadores da área rural, que fazem parte ativa do processo produtivo e, não obstante, desempenham ocupações difusas, para efeito legal, assim como seriam pré-cidadãos os trabalhadores urbanos em igual condição, isto é, cujas ocupações não tenham sido reguladas por lei. (SANTOS, 1987, p. 68). Os elementos que definiriam a cidadania nesse contexto seriam: a sindicalização, que cada vez mais era cooptada pelo Estado; a carteira de trabalho, que o autor afirma ter se tornado a certidão de nascimento cívica do trabalhador; e a regulamentação das profissões, que segregaria os trabalhadores regulamentados dos não regulamentados, os direitos dos cidadãos são decorrência dos direitos das profissões e as profissões só existem via regulamentação estatal (Souza, 1987, p. 69), fundamentava-se assim uma relação em que o Estado definia quem eram os cidadãos, através de sua profissão. Conclusão. Enfim, esse primeiro esboço buscou traçar o caminho pelo qual seria possível buscar elementos da vida social do século XIX e metade do XX no Brasil que permitissem compreender os processos de construção e desenvolvimento da cidadania. A pretensão é a de esmiuçar o trabalho destes

15 três autores, a partir de suas diferenças metodológicas, para compreender a expressão da cidadania e, principalmente, compreender os processos de exclusão e marginalização contínuos na relação entre Estado e subalternos, excluídos do processo de formação da cidadania.

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

CAPÍTULO 2 DEMOCRACIA E CIDADANIA

CAPÍTULO 2 DEMOCRACIA E CIDADANIA CAPÍTULO 2 DEMOCRACIA E CIDADANIA Nos dias de hoje os conceitos de democracia e cidadania são cada vez mais reconhecidos e relevantes para a realidade actual (Menezes, 2005; Ferreira, 2010; Perrenoud,

Leia mais

EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA. D1.2 Democracia e Cidadania no Brasil (16h) Professor : Roberto Rocha Coelho Pires. Aula 2

EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA. D1.2 Democracia e Cidadania no Brasil (16h) Professor : Roberto Rocha Coelho Pires. Aula 2 EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA D1.2 Democracia e Cidadania no Brasil (16h) Professor : Roberto Rocha Coelho Pires Aula 2 5 e 6, 12 e 13 de setembro de 2011 Cidadania Introdução (conexão com aula

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

um novo foco para as mudanças

um novo foco para as mudanças reforma da previdência um novo foco para as mudanças Durante o Fórum Técnico Reforma da Previdência, a professora Eli Iola, em sua exposição, retoma a história da implantação do sistema previdenciário

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE: A RACIONALIDADE TECNOLÓGICA NA REGULAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO Responsável: CARLOS ANTONIO GIOVINAZZO JUNIOR Esta proposta insere-se no projeto de pesquisa

Leia mais

Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico

Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico Aumenta a desigualdade mundial, apesar do crescimento econômico Análise Segurança / Economia e Comércio / Desenvolvimento Bárbara Gomes Lamas 22 de setembro de 2005 Aumenta a desigualdade mundial, apesar

Leia mais

A crítica à razão especulativa

A crítica à razão especulativa O PENSAMENTO DE MARX A crítica à razão especulativa Crítica a todas as formas de idealismo Filósofo, economista, homem de ação, foi o criador do socialismo científico e o inspirador da ideologia comunista,

Leia mais

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários dos programas de assistência estudantil da UAG/UFRPE

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários dos programas de assistência estudantil da UAG/UFRPE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre o perfil dos estudantes usuários dos programas de assistência estudantil da UAG/UFRPE José Albuquerque Constantino 1 Joselya Claudino de Araújo

Leia mais

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / /

História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / História/15 8º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 8ºhist301r ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 2015 8º ano do Ensino Fundamental II HISTÓRIA 1º TRIMESTRE 1. Conteúdos Objetivo 1: Africanos no Brasil (Cap.

Leia mais

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil

Interpretação do art. 966 do novo Código Civil Interpretação do art. 966 do novo Código Civil A TEORIA DA EMPRESA NO NOVO CÓDIGO CIVIL E A INTERPRETAÇÃO DO ART. 966: OS GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DEVERÃO TER REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL? Bruno

Leia mais

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES Deneusa Luzia Rodrigues - UNIVILLE Elizabete Tamanini UNIVILLE Programa de Mestrado em Educação - UNIVILLE Resumo:

Leia mais

IGUALDADE DE GÊNERO: UM BREVE HISTÓRICO DA LUTA PELO VOTO FEMININO NO BRASIL

IGUALDADE DE GÊNERO: UM BREVE HISTÓRICO DA LUTA PELO VOTO FEMININO NO BRASIL IGUALDADE DE GÊNERO: UM BREVE HISTÓRICO DA LUTA PELO VOTO FEMININO NO BRASIL Camila Assis Lemes (bolsista PIBIC/Fundação Araucária), Isabela Candeloro Campoi (Orientadora), Universidade Estadual do Paraná-

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Uma conceituação estratégica de "Terceiro Setor"

Uma conceituação estratégica de Terceiro Setor Uma conceituação estratégica de "Terceiro Setor" Antonio Luiz de Paula e Silva Qual é a tarefa das organizações do chamado "Terceiro Setor"? O "Terceiro Setor" está cumprindo seu papel? Que tipo de perguntas

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

Senhor Presidente PROJETO DE LEI

Senhor Presidente PROJETO DE LEI Senhor Presidente PROJETO DE LEI " INSTITUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE DATAS E EVENTOS DO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL, A 'SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ÉTICA E CIDADANIA', E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

ILANA FINKIELSZTEJN EILBERG

ILANA FINKIELSZTEJN EILBERG ILANA FINKIELSZTEJN EILBERG O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES DE CONSUMO Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Direito, no Programa

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISES E PERSPECTIVAS Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos/Secretaria

Leia mais

2 Teoria de desastres

2 Teoria de desastres Seção 2 Teoria de desastres Antes que um bom plano comunitário de gestão de desastres possa ser elaborado, é importante compreender o que é um desastre e quais são os riscos de desastres em um determinado

Leia mais

Tal como pretendemos salientar ao longo do primeiro capítulo, no período da

Tal como pretendemos salientar ao longo do primeiro capítulo, no período da Tal como pretendemos salientar ao longo do primeiro capítulo, no período da indústria artesanal não se concedia demasiada importância ao fenómeno do trabalho infantil. As pessoas de então preocupavam-se,

Leia mais

VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO

VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO Franscimere Cordeiro de Souza franscimere@gmail.com Nayara Katiucia de Lima Domingues Dias nanalima1923@hotmail.com Maria Geralda de Almeida

Leia mais

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Chrystian Fernando Araújo BORGES - IME/UFG cborges@mat.grad.ufg.br; Wellington Lima CEDRO - IME/UFG

Leia mais

Estratificação/ Classes/ Desigualdade Social

Estratificação/ Classes/ Desigualdade Social 1. Dos fatores abaixo, NÃO podemos relacionar como uma das causas das desigualdades sociais: a) má distribuição de renda. b) omissão do Estado. c) perpetuação da pobreza. d) diferenças etárias e geracionais.

Leia mais

FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS NO BRASIL: UMA PROPOSTA

FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS NO BRASIL: UMA PROPOSTA FORMAÇÃO DE EXECUTIVOS NO BRASIL: UMA PROPOSTA Luiz Carlos Bresser-Pereira Artigo publicado em O Estado de S.Paulo, edição de 25.4.76, sob o título Os erros da formação de executivos. Não vou salientar

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES 1 CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A discussão que vem sendo proposta por variados atores sociais na contemporaneidade

Leia mais

Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista

Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica inglesa 1 A interpretação dialética Analisa a história

Leia mais

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? A EDUCAÇÃO PODE ME PREJUDICAR VERDADEIRO? FALSO? APRENDO SEMPRE DE FORMA CONSCIENTE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Podemos concordar que aprendemos

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO

ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO ACESSIBILIDADE E DIREITOS DOS CIDADÃOS: BREVE DISCUSSÃO Ana Elizabeth Gondim Gomes Luciana Krauss Rezende Mariana Fernandes Prado Tortorelli Índice Mini currículo dos autores RESUMO Observa-se atualmente

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

A IMPORTÂNCIA DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR O REGIME DE PREVIDENCIA O Regime de Previdência Complementar - RPC, integrante do Sistema de Previdência Social, apresenta-se como uma das formas de proteção ao trabalhador brasileiro. É desvinculado do

Leia mais

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Ana Paula Cavalcanti e Renata Cristine de Sá Pedrosa Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco FACP/UPE paulacav@cnen.gov.br Introdução

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO Atualizado em 14/10/2015 ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO TIPOS DE DOMINAÇÃO Em todo Estado deve existir alguma relação de dominação na qual os governantes exercem

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

1) a) Caracterize a Nova Ordem Econômica Mundial;

1) a) Caracterize a Nova Ordem Econômica Mundial; 1) a) Caracterize a Nova Ordem Econômica Mundial; A Nova Ordem Econômica Mundial insere-se no período do Capitalismo Financeiro e a doutrina econômica vigente é o Neoliberalismo. Essa Nova Ordem caracteriza-se

Leia mais

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial

Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial 29 Desigualdade Entre Escolas Públicas no Brasil: Um Olhar Inicial Gabriel Barreto Correa (*) Isabel Opice (**) 1 Introdução Não é novidade que o Brasil apresenta, além de índices educacionais muito baixos

Leia mais

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS Thaís Samara de Castro Bezerra José Carlos Bezerra Universidade Estadual da Paraíba UEPB thaissamara@hotmail.com karligor@hotmail.com A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Preâmbulo A CASES, consciente do seu papel no âmbito da economia social, considera importante colocar a questão da ética como prioridade na sua agenda. O presente documento apresenta os princípios gerais

Leia mais

O papel do estado no urbano

O papel do estado no urbano O papel do estado no urbano O papel do estado na afirmação da segregação Fabiana Rezende Poliana Alessandra Lorena Yoshiko A segregação no espaço urbano pode ser encontrada em várias esferas, iremos analisar

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA A proposta A proposta do material didático para a área de História privilegia as novas tendências do estudo da História dando mais

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS Elvis Fabio Roman (Bolsista programa universidade sem fronteiras/projeto associativismo apícola no município de Prudentópolis), e-mail:

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: NOME Nº DE IDENTIDADE

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

Gustavo Noronha Silva Higina Madalena da Silva Izabel Cristina Ferreira Nunes. Fichamento: Karl Marx

Gustavo Noronha Silva Higina Madalena da Silva Izabel Cristina Ferreira Nunes. Fichamento: Karl Marx Gustavo Noronha Silva Higina Madalena da Silva Izabel Cristina Ferreira Nunes Fichamento: Karl Marx Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Gustavo Noronha Silva Higina Madalena

Leia mais

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Introdução à Segurança do Trabalho Desde seu aparecimento na Terra, o homem convive com situações de risco e por não ter controle sobre elas, esteve sempre sujeito a todo tipo de acidentes. Com o passar

Leia mais

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER

CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER 919 CABO VERDE: A QUESTÃO UNIVERSITÁRIA E AS INSTÂNCIAS SUPERIORES DE PODER Isabela Pereira Lopes Lapeade PPGE UFRJ José Jairo Vieira Lapeade PPGE UFRJ Eixo Temático: Políticas de inclusão/exclusão em

Leia mais

ABSTRACT. Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai

ABSTRACT. Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai ABSTRACT Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai No Paraguai, o associativismo se origina de práticas seculares de sua população original: os guaranis. Para eles, a organização

Leia mais

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social

E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social Transcrição de Entrevista nº 18 E Entrevistador E18 Entrevistado 18 Sexo Masculino Idade 29anos Área de Formação Técnico Superior de Serviço Social E - Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO Schirley de Fátima Rietow Artur Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atual aluna de especialização em Gestão

Leia mais

ROTEIRO PARA A CONFERÊNCIA DO PPS SOBRE CIDADES E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA. A cidade é a pauta: o século XIX foi dos

ROTEIRO PARA A CONFERÊNCIA DO PPS SOBRE CIDADES E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA. A cidade é a pauta: o século XIX foi dos ROTEIRO PARA A CONFERÊNCIA DO PPS SOBRE CIDADES E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA A cidade é a pauta: o século XIX foi dos impérios, o século XX, das nações, o século XXI é das cidades. As megacidades são o futuro

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB Autoria: Islany Costa Alencar¹, Renata Duarte Moreira¹,

Leia mais

ELABORAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS AULA 01: CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS A PROJETOS TÓPICO 04: NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 1.14 NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Leia mais

MODELO MALTHUSIANO APLICADO AO CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE MANOEL VIANA/RS

MODELO MALTHUSIANO APLICADO AO CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE MANOEL VIANA/RS ISSN 2177-9139 MODELO MALTHUSIANO APLICADO AO CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE MANOEL VIANA/RS Juliano Silveira Meira juliano.meira@hotmail.com Gabriel de Oliveira Soares - gobigabriel@hotmail.com

Leia mais

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 CHRISTO, Aline Estivalet de 2 ; MOTTA, Roberta Fin 3 1 Trabalho de Pesquisa referente ao Projeto de Trabalho Final de Graduação

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1 OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Leordina Ferreira Tristão Pedagogia UFU littledinap@yahoo.com.br Co

Leia mais

A origem latina da palavra trabalho (tripalium, antigo instrumento de tortura) confirma o valor negativo atribuído às atividades laborais.

A origem latina da palavra trabalho (tripalium, antigo instrumento de tortura) confirma o valor negativo atribuído às atividades laborais. 1 Origem do termo O trabalho é o conjunto de atividades por meio das quais o ser humano cria as condições para sua sobrevivência. Por esta característica, sempre foi indispensável na vida dos indivíduos.

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

SOCIOLOGIA QUESTÃO 51 As assertivas a seguir resumem formulações teóricas da Sociologia sobre coesão social e anomia Leia-as e assinale a alternativa que indica as formulações corretas na tradição teórica

Leia mais

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESAFIOS DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ketiane dos Santos Alves 1 ; Milca Jorge de Souza 1 ; José

Leia mais

Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE

Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE RELATÓRIO Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE 30 de março de 2009 LOCAL: FLÓRIDA WINDSOR HOTEL No dia 30 de março de 2009, o Cebes em parceria com a Associação Brasileira de Economia da Saúde

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de

Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de julho de 2013, na 1176.ª reunião dos Delegados dos Ministros)

Leia mais

LEVANTAMENTO SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD/UFMS

LEVANTAMENTO SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD/UFMS LEVANTAMENTO SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD/UFMS 5 Educação Superior Karoline dos Reis Macedo 1 Carina Elisabeth Maciel 2 Pôster Resumo: Este texto é parte da pesquisa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS ARGENTINOS

Leia mais

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Informe nº 4 Informações sobre a renda familiar do Cadastro Único O que é o Programa de Fomento? O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Leia mais

Só viverá o homem novo, não importa quando, um dia, se os que por ele sofremos formos capazes de ser semente e flor desse homem.

Só viverá o homem novo, não importa quando, um dia, se os que por ele sofremos formos capazes de ser semente e flor desse homem. Só viverá o homem novo, não importa quando, um dia, se os que por ele sofremos formos capazes de ser semente e flor desse homem. Thiago de Mello Alimentação saudável na escola: um direito humano IV Encontro

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO RURAL JATAIENSE PARA OS ALUNOS QUE TRABALHAM E ESTUDAM NO CAMPO

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO RURAL JATAIENSE PARA OS ALUNOS QUE TRABALHAM E ESTUDAM NO CAMPO OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO RURAL JATAIENSE PARA OS ALUNOS QUE TRABALHAM E ESTUDAM NO CAMPO Andrêane Rodrigues RAMOS Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí andreane-ramos@hotmail.com Cátia Regina Assis Almeida

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

O fortalecimento da Educação Infantil no Brasil. Ellen de Lima Souza

O fortalecimento da Educação Infantil no Brasil. Ellen de Lima Souza O fortalecimento da Educação Infantil no Brasil. Ellen de Lima Souza Desde 1996, com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9.394/96 (LDBEN), ficou estabelecido que a Educação Infantil

Leia mais

Elaboração e aplicação de questionários

Elaboração e aplicação de questionários Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística Elaboração e aplicação de questionários Prof. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO: Política de Financiamento da Educação Superior no Brasil uma análise dos Planos Nacionais de Educação

TÍTULO DO PROJETO: Política de Financiamento da Educação Superior no Brasil uma análise dos Planos Nacionais de Educação TÍTULO DO PROJETO: Política de Financiamento da Educação Superior no Brasil uma análise dos Planos Nacionais de Educação 1 APRESENTAÇÃO O financiamento da educação superior pública constitui-se num dos

Leia mais

POSSÍVEL IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO DISCRIMINADORA NAS PERSPECTIVAS DE FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

POSSÍVEL IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO DISCRIMINADORA NAS PERSPECTIVAS DE FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POSSÍVEL IMPACTO DE UMA EDUCAÇÃO DISCRIMINADORA NAS PERSPECTIVAS DE FUTURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 2013 Trabalho utilizado como requisito parcial da disciplina Métodos de Pesquisa em Psicologia André

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics Master in Business Economics 1 vire aqui DISCIPLINAs O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada e Contabilidade.

Leia mais

4. PRINCÍPIOS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

4. PRINCÍPIOS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS 4. PRINCÍPIOS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS A abordagem estratégica que se pretende implementar com o Plano Regional da Água deverá ser baseada num conjunto de princípios nucleares que, sendo unanimemente

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais