Apresentação: CEFEGO. Conceitos Gerais. Aula de Navegação. Dicas de Navegação. Dicas de Participação. O que é Rally de Regularidade?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação: CEFEGO. Conceitos Gerais. Aula de Navegação. Dicas de Navegação. Dicas de Participação. O que é Rally de Regularidade?"

Transcrição

1 Apresentação: CEFEGO Coord. Técnica: Conceitos Gerais. Aula de Navegação. Dicas de Navegação. Dicas de Participação. Supervisão: O que é Rally de Regularidade? O rallye (originalmente em francês) ou rally (em inglês) foi a primeira modalidade automobilística a existir desde a invenção do automóvel. A primeira corrida de rally foi organizada em 1874, na França, da cidade de Paris à cidade de Rouen. O rally é uma modalidade única. A dupla formada por piloto e navegador competem contra si e descobrem suas dificuldades, aperfeiçoando a técnica de pilotagem e navegação. Cada centímetro percorrido é uma surpresa e cada segundo é uma emoção diferente. Os tipos de terreno alternam-se constantemente. As características principais do rally de regularidade são: velocidades médias a serem seguidas; trilhas por estradas secundárias; largada individual com intervalo de 1 minuto entre os carros; percurso dividido em trechos fiscalizados por Postos de Cronometragem (PC), que marcam, com o auxilio de um coletor de dados eletrônico, o tempo de passagem dos competidores, comparando-o com o tempo ideal. Ganha a dupla que fizer menos pontos, ou seja, aquela que melhor conseguir manter as médias de velocidade pré-estabelecidas em uma planilha de navegação em cada trecho da prova. Cada segundo atrasado ou adiantado, é um ponto acumulado. No Rally de Regularidade não é a velocidade que conta e sim a soma de: Técnica Navegação Concentração Habilidade É uma prova que tem como objetivo principal medir a capacidade de uma equipe (Piloto e Navegador) em seguir um roteiro prédeterminado até o final da prova, mantendo-se constância nas médias horárias pré-estabelecidas pela organização. Devem ser obedecidas as média pré-estabelecida para os vários trechos do roteiro e vence aquele que melhor se mantiver dentro dessa média horária e consequentemente de seus tempos ideais.

2 Planilhas ou Livro de Bordo: é o conjunto impresso, detalhado, das informações oferecidas aos competidores, acerca do percurso da prova, com as observações de segurança, que o navegador utiliza para auxiliar o piloto durante a prova. Distância em Km com precisão de 10 metros, podendo haver subdivisões em metros, com representação em três casas decimais. Tulipa, representação gráfica da referência a ser seguida, onde a bolinha indica a posição do veículo e a seta o sentido a seguir. É sempre importante, no estudo antecipado da planilha a interpretação dos desenhos, de todos os elementos contidos no código tulipa, tais como: mata-burros, cercas, lombadas, buracos, arvores e outros, que estão dispostos no percurso representado pelo desenho. Estas informações, ajudam o navegador no reconhecimento das situações reais da prova. Sendo a posição do veículo sempre representadoa pela bolinha, na referência utilizada como exemplo, veja a importância deste conhecimento. O odometro, refere-se, por regra, sempre a primeira incidência de elementos no desenho, exceto quando especificado no campo observação: na árvore, na casa, na porteira etc. Assim, para a conferência do tempo ideal, ainda no exemplo, a primeira árvore seria considerada como o ponto da hora ideal de cada competidor. Outras considerações, da mesma interpretação, poderiam auxiliar a pilotagem, informando, o ângulo da curva, a posição das arvores e a cerca próxima na saída. Odometro Parcial: oferece a distância em metros. Possibilita uma contagem regressiva em metros para a chegada na referência. Muito útil no caso de laços, balaios ou referências próximas.

3 Indica o tipo do trecho. que podem ser: V- velocidade: também chamado de navegável, é o trecho onde se tem que cumprir a VM (velocidade média) e onde estão localizados os PC s (postos de controle) Indicação do número sequencial do trecho Tempo acumulado da prova: Na largada todo competidor assume seu tempo na prova. Após o disparo do cronometro, passa-se a contar o tempo de prova de forma acumulada. No e x e m p l o e x i s t e m d o i s t e m p o s, m é d i a A e B q u e r e f e r e m - s e a c a t e g o r i a s d i f e r e n t e s. Estejam sempre atentos a média estabelecida para sua categoria. D - deslocamento: Parte da prova que se destina a fazer a transição do piloto de um ponto ao outro, sem computar velocidade, nestes pontos não existem médias de velocidade indicadas e sim tempo definido para percurso e, permite que o competidor desloque-se cumprindo todas as regras de segurança no trânsito. N - neutralizado: indicados pela letra N. O neutrali zado técnico, é utilizado para descanso, abasteci mento, alimentação e recuperação de tempo em eventuais atrasos. Nestes pontos cada competidor terá seu tempo indicado em sua planilha, e teori camente deverá permanecer parado, aguardando sua hora ideal de relargada. O tempo é informado no formato, horas, minutos e segundos e estará disposto em todas as referências, exceto para a categoria graduados. Toda a navegação e as informações da prova estarão baseadas neste tempo, onde o cronometro disparado na largada deverá ser comparado ao tempo descrito na planilha, de referência para referência, observando atrasos ou adiantamentos. É muito importante entender a diferença de cronometro para odometro. Nunca zere o cronometro durante a prova, sua hora ideal será sempre representada pelo tempo acumulado. Enquanto o odometro, instrumento de medição de distância, será sempre reiniciado ao longo da prova. Os atrasos ou adiantamentos são computados como pontos perdidos e podem ser exigidos em segundos, centésimos e até décimos. A critério do organizador, regido pelo regulamento da prova, podem ser adotadas, tolerâncias por atrasos e penalidades por adiantamentos, devendo sempre ser observado por parte dos competidores essas regras.

4 Campo Observações: Ponto importante na interpretação da planilha, o campo observação é a última informação oferecida na sequência vertical, recomendada para leitura completa das ocorrências em cada referência. Ex. Km, desenho, média, tempo e observação. Equipamentos utilizados nas provas: Odômetro: Equipamento de série nos veículos utilizado para medição de distâncias. Os participantes utilizam, geralmente, o odômetro original do carro. É importante que o odômetro do carro possua a função trip, ou seja, que seja possível zerar a quilometragem em momentos distintos do percurso. Odômetro digital aferível. Com este tipo de aparelho é possível aferir, ou seja, sincronizar o odômetro para que ele marque a mesma distância indicada no livro de bordo ou planilha, além de apresentar a velocidade real, eliminando-se eventuais dúvidas sobre as localizações das referências e dos tempos. Contém as informações sobre o que está desenhado no campo simbologia, como placas, erosões, pedras, sinais de perigo através do desenho das curecas, alerta Sobre zerar o odometro e a eventual determinação do ponto da medição. Estejam atentos as curecas, que são a representação do nível de perigo que varia de 1 à 4 conforme a intensidade. A utilização de navegadoras, odometros digitais ou instrumentos de cálculo integrado a medição nos veículos, como o ilustrado aqui, somente é permito aos competidores Graduados.

5 Equipamentos utilizados nas provas: Cronômetro digital Aparelho que é disparado no momento da largada de sua equipe e que jamais pode ser travado ou zerado no decorrer do percurso. Preparando sua planilha para a prova: É comum aos navegadores escreverem as letras D e E nos desenhos que representam o caminho a ser percorrido para indicar se é para virar à DIREITA ou à ESQUERDA, respectivamente. Cada componente da equipe utiliza-se de equipamentos que ache importante, como pranchetas, canetas, papéis de rascunho, dentre outros. Recomenda-se a utilização de pranchetas e canetas. Para o competidor, o rally propriamente dito se inicia bem antes da largada.: Quando da entrega das planilhas: Quando a equipe recebe a planilha ou livro de bordo, começa o trabalho mais importante antes da largada. Ressaltamos que o navegador é o membro da equipe responsável por conferir a planilha e definir o caminho e o ritmo que um piloto deve seguir por toda a prova. Entretanto, se o navegador olhar apenas para a planilha, não conseguirá visualizar o caminho a ser trilhado e se olhar apenas para a estrada, não conseguirá saber para aonde ir, em qual velocidade, nem tampouco conseguirá ler as observações de perigo constante da planilha. Assim, é importante que o navegador estude a planilha antes da prova (após ela ser entregue) e faça as observações de forma a facilitar sua leitura quando estiver na competição. Somente desta forma, uma pessoa normal consegue olhar as duas coisas ao mesmo tempo. O navegador deve olhar as referências da planilha, verificar as referências que são próximas, assimilar os locais que envolve perigo de erros e acidentes, fazer seus sinais próprios para chamar a atenção e se preparar para enfrentar o momento do rally propriamente dito, ou seja, após a largada. Sempre lemos as planilhas na ordem que elas aparecem, ou seja, de cima para baixo. É de responsabilidade exclusiva do navegador, sempre a conferência total do número de páginas, falhas de impressão e quaisquer problemas que poderão interferir na leitura e interpretação da planilha. Mesmo sabendo com firmeza o que é direita e esquerda, quando do momento de tensão, em que se tem que falar uma direção para o piloto, as letras são como sinais que evitam o erro ou a fala sem o devido raciocínio. É comum ao navegador durante o rally dizer coisas quando se está pensando em outra, ou mesmo pensando na próxima referência. Lembre-se que o navegador trabalha decodificando mentalmente, para a realidade encontrada no momento da prova, a leitura obtida pelos desenhos e referências da planilha. Assim, é importante que o navegador estude a planilha antes da prova (após ela ser entregue) e faça as observações de forma a facilitar sua leitura quando estiver na competição. Somente desta forma, uma pessoa normal consegue olhar as duas coisas ao mesmo tempo. O navegador deve olhar as referências da planilha, verificar as referências que são próximas, assimilar os locais que envolve perigo de erros e acidentes, fazer seus sinais próprios para chamar a atenção e se preparar para enfrentar o momento do rally propriamente dito, ou seja, após a largada.

6 Alguns navegadores arriscam, ainda, a juntar as referências próximas e desenhar o provável roteiro a ser cumprido, de forma que é possível ver a página da planilha e o desenho no verso da página anterior. Na maioria das vezes pode dar certo. Entretanto, corre-se o risco de o desenho não retratar fielmente o caminho a ser percorrido. Por exemplo, pode existir uma curva aonde se imaginava ser uma reta. 9,550 9,63 9,64 9,660 A) Mudança de média antes da entrada, em 03 casas decimais para correção de odometro; B) Mudanças rápidas de direção; C) Referências próximas; D) Campo observação relatando a manobra de entrada e saída em um ponto estreito, com retorno para a estrada. Agora junte as referências: É muito comum nas provas de rally atualmente, os laços, balaios, balaços, repetições de roteiro, ou seja os pontos no percurso em que comprovam a perfeita interpretação da planilha. Após o recebimento da planilha, comece identificando os pontos de dificuldade na planilha. Se optar, marque a planilha com canetas destaca texto e anotem informações a respeito das situações no percurso. Ex. Erosões, sinais de perigo, alerta de trânsito, curvas, zere e etc. Aprenda a identificar antecipadamente, os possíveis laços e balaios contidos ao longo do percurso, nas provas de rally. Em outras situações, podem ocorrer os laços em mudanças de páginas, a junção das tulipas e a união dos desenhos podem auxiliar o entendimento da manobra a ser realizada. Esta ocorrência é comum, ou até propositalmente preparada para testar a atenção dos navegadores. Visualize a situação. É preciso um exercício desta percepção. Com o tempo, um bom navegador9,63 consegue antecipar todos os pegas na planilha, e elaborar com o piloto, o melhor modo, a melhor estratégia para se perder menos 9,550 pontos. 9,660 9,64

7 O conceito de balaio no Rally de Regularidade: A repetição proposital do roteiro, tem por finalidade, impor desafio as equipes participantes, testar a capacidade dos navegadores, a melhor interpretação da planilha e a perícia dos pilotos. Nestes pontos, poderá ocorrer trânsito da prova, requerendo atenção com os veículos e segurança no rumo a seguir. Normalmente quando há a previsão de trânsito da prova nos balaios, pequenas setas indicativas, contidas no desenho/tulipa, mostram o sentido do fluxo da prova e os pontos de contra-mão. Acompanhem a sequência a seguir: observem as setas indicativas de trânsito contrário, claro indicativo de contra-mão no percurso, revelando a repetição do roteiro. 1,78 1,85 1,894 1,93 1,966 2,04 2,07 Observem também a similaridade entre os desenhos apontados na sequência. Normalmente nestes pontos, são instalados postos de controle que anotam as passagens e os tempos dos competidores nas duas passagens, formando assim um PC duplo. Lembramos que independente das setas indicativas de trânsito contidas no desenho, todas as estradas do percurso estão abertas ao tráfego normal de outros veículos. Estejam sempre atentos ao transito contrário em estradas estreitas, entradasbifurcações sem visão, curvas sem visão, adote sempre uma postura defensiva ao conduzir o veículo na prova.

8 Preparando-se para a largada: Abasteça seu veículo no dia anterior, calibre os pneus inclusive o estepe, verifique óleo, água do radiador e água do lavador de parábrisa. Chegue ao local da largada com a planilha estudada e com todas as anotações possíveis realizadas. Apresente-se com 1 hora de antecedência em relação a largada oficial. Mesmo assim, deve-se sempre assistir ao briefing e ficar atentos à qualquer mudança ou dicas que os organizadores passam neste momento. As orientações quanto ao percurso devem ser anotadas próximas às respectivas referências da planilha (tulipas). Sincronize o seu relógio com o da prova e anote sua hora de largada, pois ela será útil caso perca seu cronometro ou precise recalcular seu tempo na prova. A ordem de largada será iniciada na sequência: Graduados Turismo 4x4 e Turismo 4x2. A partida será por ordem de chegada respeitada a sequência citada acima. Posicione o carro de acordo com a ordem de largada, se possível escolha posições intermediárias para a partida. Prepare-se com antecedência, não deixando nada para a última hora. Tente relaxar o máximo, lembre que a prova é um momento de lazer e diversão, não se arrisque desnecessariamente e não traga risco a ninguém. Ligue os faróis e utilize o cinto de segurança. Essas infrações podem gerar penalidades e até desclassificação da prova. Tenha em mãos no mínimo dois cronometros. É permitido o uso de calculadoras, GPS, odometro digital, palms e laptops. Para facilitar os navegadores, por várias vezes o odômetro é zerado, procurando dessa forma minimizar as diferenças e os eventuais erros de aferição. Aprenda a utilizar marcações que você possa olhar e entender rapidamente. Assim, em caso de atraso, você estará tirando o tempo com mais facilidade. Para iniciantes na modalidade: o objetivo deve ser terminar a prova. Mantenha a calma; deixe os mais afoitos passarem; Tente seguir a média; concentre-se em navegar corretamente e achar as referências; Erros de navegação custam muito tempo e podem lhe colocar em situações indesejadas. Como proceder após a partida: Todas as indicações na planilha sempre se referem a determinada quilometragem, portanto, o primeiro passo após a sua largada será identificar qual a diferença de marcação de seu odômetro para o odômetro da organização, e sempre que a planilha for consultada, não esqueça de levar em consideração a diferença encontrada. Não se esqueça que estas considerações também são válidas para as médias impostas e que o novo cálculo deverá apontar a velocidade a ser seguida no painel do seu carro. Tal procedimento é denominado aferição. Na largada, zere o odômetro no ponto marcado, alinhado à coluna da porta do seu carro. Dispare o cronômetro na hora em que o fiscal de largada der a sua largada oficial. Atribuído seu tempo de prova, siga o primeiro trecho da planilha, geralmente em deslocamento para deixar a cidade. Os tempos do deslocamento inicial são sempre calculados de modo a permitir que o competidor transite por vias pavimentadas em perímetro urbano em velocidade de segurança. Não há imposição de velocidade média nos deslocamentos, e sim, tempo para o percurso. Assim, a título de exemplo, a equipe que largou às 09:42 seguindo a planilha, planejou seu deslocamento inicial, sabendo que teria percurso total de 25 km, com 50 minutos para o cumprimento do trajeto. Como largou às 09:42 hs, terá que iniciar seu trecho de regularidade às 10:32 hs. O tempo gasto no trajeto não deve ser superior ao estabelecido, sob pena de incorrer em atraso no início do trecho navegado. Entretanto, pode a equipe adiantar-se em relação ao tempo da chegada. Caso isso ocorra, ainda no mesmo exemplo, tendo a equipe percorrido todo o deslocamento em apenas 40 minutos, deverá aguardar os 10 minutos conseguidos no adianto, parado junto a entrada do trecho navegado, o que permite os últimos ajustes, o foco na prova e o reconhecimento do movimento e trânsito na estrada. Procure não se atrasar nos deslocamentos com paradas desnecessárias. No RALLY deve-se seguir a planilha, de acordo com a sua própria interpretação. Caso venha a se perder, o melhor a fazer é parar seu veículo de modo a não constituir risco a ninguém. Tente se localizar. Na dúvida acredite no seu navegador. Em última hipótese siga outro carro mantendo distância segura entre ambos, até um ponto onde consiga se localizar e retomar seu tempo ideal e sua navegação.

9 Como fazer a aferição do Odomêtro do veículo: 1- Zerar o seu odômetro no início da aferição. Local estabelecido na planilha de aferição como ponto de partida (placa inicial). 2- Percorrer todo o trajeto indicado pela planilha sem fazer ultrapassagens ou costurar o trânsito e sempre pela pista da direita a uma velocidade normal para não ter que frear bruscamente o que poderia inserir uma imprecisão na aferição. 3- Anotar a distância obtida ao final da aferição (placa final). 4- Dividir o número obtido pelo seu odômetro pela distância final da aferição (ex: odômetro = 10,7 km / aferição = 10,540 resulta em 1,015180). Pronto, agora você já tem um número para corrigir as distâncias da planilha. Para que o seu hodômetro fique aferido durante toda a prova, basta você multiplicar todas as distâncias da planilha por este número. Aplique o mesmo percentual da diferença também a velocidade média estabelecida. Pcs - Postos de Controle: São os vários pontos do percurso, em trechos de velocidade, préestabelecidos pela organização da prova e desconhecidos pelos competidores, em que são definidas coordenadas geograficas via gps, para registro do tempo de passagem de cada equipe (tempo real de passagem). Então, em pontos secretos e aleatórios, haverão postos virtuais que anotarão o horário de passagem de cada participante, para que seja efetuada a apuração dos resultados posteriormente. No caso de trechos de deslocamento, somente será observado se o veículo está no caminho correto, independentemente de seu tempo, pois não há obrigatoriedade de médias em trechos de deslocamento ou neutralizado. Posteriormente, a organização compara o tempo real da passagem com o tempo em que cada equipe deveria ter passado se cumprisse fielmente a indicação de velocidade da planilha (tempo ideal de passagem), constituindo, assim, os pontos perdidos de cada equipe e, conseqüentemente, o resultado geral da prova. Cronometragem: A cronometragem será realizada com base na hora oficial fornecida pela organização da prova. Nos trechos com média de velocidade imposta, o concorrente perderá 10 pontos para cada 1 SEGUNDO de atraso ou adiantamento em relação a sua hora ideal de passagem em cada posto de cronometragem. Para regra geral, computar-se-à 01 ponto a cada décimo de segundo de atraso ou adiantamento. Tempo ideal, é aquele momento exato em que o participante deve estar no ponto designado aos PCs. O objetivo da competição é manter-se dentro dos tempos préestabelecidos por todo o percurso. Assim a prova caracteriza-se pela regularidade e precisão, e não pela velocidade. Nessa modalidade de disputa, vence a equipe que conseguir seguir no roteiro definido e o mais próximo de seus tempos estabelecidos, lembrando que a cada segundo de adiantamento ou atraso em relação a sua hora ideal de passagem, o competidor estará perdendo 20 pontos. Outra consideração válida é a de que entre os concorrentes não existe a disputa direta, onde cada veículo assume seu tempo de prova no ato da largada, com cada carro partindo minuto a minuto. Se todos se mantiverem em seus tempos e respeitando as médias, teoricamente não haverá encontros com outros carros da prova, exceto em neutralizados, deslocamentos e repetições de roteiro chamados de balaios. Sistema de Rastreamento por Satélite (Sistema Totem Rastro) A apuração dos pontos perdidos na prova sera feita através de equipamentos de rastreamento por satélite, contendo: A) Coletores de dados de GPS. B) Equipamentos de rastreamento via satélite (GPS). O(s) equipamento(s) será(ão) fornecido(s) pela organização antes da largada da prova e deverá(ão) ser instalado(s) no(s) local(is) indicado(s), conforme as instruções fornecidas. Não será necessária nenhuma instalação elétrica no veículo. O competidor deverá assinar um termo de responsabilidade no momento da entrega do(s) equipamento(s) onde assume a total responsabilidade sobre o(s) mesmo(s). Caso o competidor não devolva o equipamento, em condições de funcionamento ao final do evento, independentemente do motivo (roubo, perda, danos propositais ou não, etc..) o mesmo deverá reembolsar o valor especificado no termo de responsabilidade para a organização em até no máximo 10 dias corridos após a realização do evento. Os dados de cada competidor serão coletados por um (ou mais) coletor(es) de dados GPS, em todo trajeto da prova, desde a largada até a chegada. A apuração será realizada através dos dados coletados, entre eles: hora com precisão de segundos e posição geográfica (latitude e longitude). Dicas de Participação:

10 Recomenda-se o uso de GPS, gravando o roteiro da prova de 1 em 1 segundo, com tecnologia SIRF III, pois configurado desta maneira o mesmo poderá ser utilizado como prova em caso de reclamação. Caso venha a se perder, o melhor a fazer é parar seu veículo de modo a não constituir risco a ninguém. Tente se localizar e na dúvida, acredite no seu navegador. Em última hipótese, siga outro carro mantendo distância segura entre ambos. Quando houver a palavra Pare, não haverá pcs nos 100 metros antes e nos 200 metros após a referência. Portanto obedeça a determinação de parar, para sua segurança e demais veículos trafegam pelas mesmas vias. Aprenda claramente a distinção entre Odômetro e Cronômetro. Leia com atenção o Regulamento de cada prova, conheça a forma de disputa, as penalidades, o sistema da contagem de pontos e etc. Busquem sempre o melhor nas competições, mas tenham a consciência de que o nosso esporte é movido pelo companheirismo, pelo respeito à natureza, ao meio ambiente, pelos novos amigos, o sentimento de liberdade e de diversão segura e responsável. Vários trechos da competição, serão feitos no interior de propriedades particulares. Portanto, dependerá do comportamento de cada participante a imagem que a prova trará aos moradores, proprietários e comunidades em geral. Colaborem para que o Rally seja um esporte sério, sadio, seguro e de alto nível para podermos contar sempre com boas trilhas e a simpatia do público e dos proprietários rurais, mantendo caminhos abertos para novas aventuras. O portal do fora de estrada em Goiás Clube Esportivo do Fora de Estrada em Goiás DIREÇÃO DA PROVA Cood. Técnica: Supervisão: Evento Homologado. Coordenação Técnica:CEFEGO

Apresentação: CEFEGO. O que é Rally de Regularidade?

Apresentação: CEFEGO. O que é Rally de Regularidade? O que é Rally de Regularidade? 2015 O rallye (originalmente em francês) ou rally (em inglês) foi a primeira modalidade automobilística a existir desde a invenção do automóvel. A primeira corrida de rally

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DO ENDURO

OS PRINCÍPIOS DO ENDURO OS PRINCÍPIOS DO ENDURO Uma prova divide-se em roteiro e navegação, sendo: Roteiro: Seguir corretamente o trajeto estabelecido pela organização; Navegação: Percorrer o caminho no tempo e média horária

Leia mais

REGULAMENTO RALLY DE REGULARIDADE CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO TURISMO CIDADE MOTOS: GRADUADO

REGULAMENTO RALLY DE REGULARIDADE CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO TURISMO CIDADE MOTOS: GRADUADO REGULAMENTO RALLY DE REGULARIDADE CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO TURISMO CIDADE MOTOS: GRADUADO - INTRODUÇÃO: O Rally de Regularidade consiste em percorrer um determinado caminho demarcado pela planilha

Leia mais

Manual de Instruções Nav Totem

Manual de Instruções Nav Totem Manual de Instruções Nav Totem Navegação comparada 1. Apresentação...2 2. Como funciona a navegação usando um NAV Totem...2 3. Aplicativos...2 4. Histórico das versões...2 5. Acessando Menu de Funções...3

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA PROVAS DE RALLY - 2011

REGULAMENTO GERAL PARA PROVAS DE RALLY - 2011 REGULAMENTO GERAL PARA PROVAS DE RALLY - 2011 Art. 1 Da Organização O Classic Car Club - RS organiza as seguintes provas de rally durante o ano de 2011: IX Rally da Meia-Noite: 08 de abril X Rally da Serra:

Leia mais

Rally de Regularidade Navegação por Velocímetro

Rally de Regularidade Navegação por Velocímetro Rally de Regularidade Navegação por Velocímetro Tutorial Básico Paulo Blauth Menezes Navegação por Velocímetro 1 Introdução 2 Preparação para o Rally 3 Estudo da Planilha 4 Deslocamentos 5 Largada 6 Manutenção

Leia mais

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos

Aula 9 ESCALA GRÁFICA. Antônio Carlos Campos Aula 9 ESCALA GRÁFICA META Apresentar as formas de medição da proporcionalidade entre o mundo real e os mapas através das escalas gráficas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: estabelecer formas

Leia mais

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras

Leia mais

DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES

DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES DICAS PARA PILOTOS E NAVEGADORES O Rallye da Independência, que terá em 2014 sua 25ª edição, é uma prova de regularidade absoluta com médias de velocidades preestabelecidas, passando por percurso desconhecido,

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 CARGO E UNIDADES: Técnico Operacional - Motorista (Natal) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas.

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Regulamento ART. 1º - DEFINIÇÃO

Regulamento ART. 1º - DEFINIÇÃO Regulamento ART. 1º - DEFINIÇÃO O 1 Rally KAYO DE REGULARIDADE 2014 é uma competição promovida pelo AUTOMÓVEL CLUBE DE JOINVILLE, dia 12 de Abril de 2014, com programação que será posteriormente divulgada,

Leia mais

REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA

REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA COPA RALLYE UNIVERSITÁRIO CPR 40 ANOS 3ª ETAPA 21 DE NOVEMBRO DE 2009 PORTO ALEGRE, RS REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA SUPERVISÃO: FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO ORGANIZAÇÃO: CLUBE PORTO ALEGRE DE RALLYE

Leia mais

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes

Minirrotatória. Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Minirrotatória Um projeto simples e eficiente para redução de acidentes Introdução A minirrotatória é um dispositivo de segurança utilizado em cruzamento não muito movimentado, para organizar a circulação

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 7º Passo INSTRUTOR Zeh Blackie CURSO DE GUITARRA Nível Básico 7º Passo Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Informações aos pilotos

Informações aos pilotos EXTRA OFICIAL FALTA COMPLEMENTAÇÃO E MAPAS 28 ENDURO das MONTANHAS 2013 Informações aos pilotos Largadas : Sábado UTVs e QUADs 8:00 hs Shopping Serrazul Rodovia dos Bandeirantes km 72 Itupeva Nos fundos

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

DÚVIDAS E PERGUNTAS FREQUENTES - RASTREADOR

DÚVIDAS E PERGUNTAS FREQUENTES - RASTREADOR DÚVIDAS E PERGUNTAS FREQUENTES - RASTREADOR 1. COMO É FEITA A COMUNICAÇÃO COM O VEÍCULO QUE FOI INSTALADO O RASTREADOR? Resposta: Através de mensagens SMS (torpedos), estas mensagens são formadas por *

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

QUINTA TUTORIAL LUIZ ANTÔNIO DA COSTA E SILVA ELSON MENESES

QUINTA TUTORIAL LUIZ ANTÔNIO DA COSTA E SILVA ELSON MENESES QUINTA TUTORIAL LUIZ ANTÔNIO DA COSTA E SILVA ELSON MENESES ON KO TÔ ON KO VÔ??? NAVEGAR É PRECISO NAVEGAÇÃO É A ARTE DE CONDUZIR COM SEGURANÇA, DIRIGIR E CONTROLAR OS MOVIMENTOS DE UM VEÍCULO DESDE O

Leia mais

REGULAMENTO DO XII PASSEIO DE BTT TRILHOS DE PONTÉVEL 2016

REGULAMENTO DO XII PASSEIO DE BTT TRILHOS DE PONTÉVEL 2016 REGULAMENTO DO XII PASSEIO DE BTT TRILHOS DE PONTÉVEL 2016 ARTIGO 1.º ORGANIZAÇÃO A prova XII PASSEIO TRILHOS DE PONTÈVEL é organizada pela ASSOCIAÇÃO DOS QUARENTÕES DE 2016 DE PONTÉVEL. ARTIGO 2.º DATA

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA

REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA COPA RALLYE UNIVERSITÁRIO CPR 2010 1ª ETAPA 1º DE AGOSTO DE 2010 PORTO ALEGRE, RS REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA SUPERVISÃO: FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO ORGANIZAÇÃO: CLUBE PORTO ALEGRE DE RALLYE

Leia mais

INFORMAÇÕES DO AGENDAMENTO

INFORMAÇÕES DO AGENDAMENTO INFORMAÇÕES DO AGENDAMENTO Agendamentos devem ser feitos com 24 horas antecedência, de segunda a sexta. Para o transporte no fim de semana e na segunda-feira, o agendamento deve ser feito na sextafeira.

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

PRINCIPAIS FUNÇÕES NA EQUIPE

PRINCIPAIS FUNÇÕES NA EQUIPE Trekking é uma caminhada com uma boa dose de aventura na qual os praticantes não andam com guia, mas fazem o percurso com o auxílio de uma planilha de navegação. A prova de Trekking de Regularidade se

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

Guia de Acesso ao AVA. Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho

Guia de Acesso ao AVA. Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho Guia de Acesso ao AVA Ms. Eng. Claudio Ferreira de Carvalho Introdução Este guia apresenta os procedimentos iniciais para acessar o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que será utilizado para as disciplinas

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Unidade 3: Personalizando o Excel *

Unidade 3: Personalizando o Excel * Unidade 3: Personalizando o Excel * material do 2010* 3.0 Introdução Visto que você está fazendo este curso, você provavelmente passa ou espera passar muito tempo trabalhando com o Excel. Assim, você precisa

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY SUZUKI ADVENTURE 2014 ADENDO 01

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY SUZUKI ADVENTURE 2014 ADENDO 01 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY SUZUKI ADVENTURE 2014 ADENDO 01 3.1 Categoria Extreme 3.1.1 Veículos permitidos Será permitida a

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

REGULAMENTO - RALLY DA SOLIDARIEDADE 2014

REGULAMENTO - RALLY DA SOLIDARIEDADE 2014 REGULAMENTO - RALLY DA SOLIDARIEDADE 2014 1. Considerações Gerais: 1.1. Este Regulamento aplica-se ao evento Rally da Solidariedade ( Rally ), organizado pela ABD - Associação Brasileira de Designers de

Leia mais

Totem Completa Integração entre sistemas ( Programas e Equipamentos)

Totem Completa Integração entre sistemas ( Programas e Equipamentos) Totem Completa Integração entre sistemas ( Programas e Equipamentos) Elaboramos este documento para apresentar de forma gráfica a interação entre os vários sistemas e equipamentos da Totem. Soluções Totem

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Procedimentos no caso de furto, roubo ou sequestro relâmpago, com o veículo, sem acionamento do Botão de Emergência:

MANUAL DO USUÁRIO. Procedimentos no caso de furto, roubo ou sequestro relâmpago, com o veículo, sem acionamento do Botão de Emergência: MANUAL DO USUÁRIO BEM VINDO À JAPAN SAT Prezado usuário, ficamos muito satisfeitos por você ter escolhido um produto da JAPAN SAT. O Manual de usuário é o guia que vai lhe permitir o uso de forma correta,

Leia mais

FEDERAÇÃO DE CLUBES DE JEEP E ENTIDADES DO ESPORTE FORA DE ESTRADA (off road) DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. REGULAMENTO PARA RAID

FEDERAÇÃO DE CLUBES DE JEEP E ENTIDADES DO ESPORTE FORA DE ESTRADA (off road) DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. REGULAMENTO PARA RAID 1 FEDERAÇÃO DE CLUBES DE JEEP E ENTIDADES DO ESPORTE FORA DE ESTRADA (off road) DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. REGULAMENTO PARA RAID FCJERJ, FEDERAÇÃO DE CLUBES DE JEEP E ENTIDADES DO ESPORTE FORA DE ESTRADA

Leia mais

d) Comissão organizadora nomes/contactos/funções Artigo 2º - Respeito e Solidariedade pelo Homem e Sociedade

d) Comissão organizadora nomes/contactos/funções Artigo 2º - Respeito e Solidariedade pelo Homem e Sociedade 1. ORGANIZAÇÃO a) Apresentação b) Inscrições c) Calendário d) Comissão organizadora nomes/contactos/funções 2. ÂMBITO/OBJECTIVO 3. DEFINIÇÕES 4. REGULAMENTAÇÃO Artigo 1º - Condições de Participação Artigo

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Aventuras de Matemática Ensino Médio

Aventuras de Matemática Ensino Médio Aventuras de Matemática Ensino Médio Orientações ao Professor 1. Ficha descritiva Nome e número da missão: 4 Novo ataque inimigo! Patente que poderá ser alcançada: Subagente Bônus mínimo para ser considerada

Leia mais

2aula TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS. 2.1 Algarismos Corretos e Avaliados

2aula TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS. 2.1 Algarismos Corretos e Avaliados 2aula Janeiro de 2012 TEORIA DE ERROS I: ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS, ARREDONDAMENTOS E INCERTEZAS Objetivos: Familiarizar o aluno com os algarismos significativos, com as regras de arredondamento e as incertezas

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Oficina - Álgebra 1. Oficina de CNI EM / Álgebra 1 Material do Monitor. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro monitor,

Oficina - Álgebra 1. Oficina de CNI EM / Álgebra 1 Material do Monitor. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro monitor, Oficina - Álgebra 1 Caro monitor, As situações de aprendizagem apresentadas nessa atividade têm como objetivo desenvolver o raciocínio algébrico, e assim, proporcionar que o educando realize a representação

Leia mais

Notas de Cálculo Numérico

Notas de Cálculo Numérico Notas de Cálculo Numérico Túlio Carvalho 6 de novembro de 2002 2 Cálculo Numérico Capítulo 1 Elementos sobre erros numéricos Neste primeiro capítulo, vamos falar de uma limitação importante do cálculo

Leia mais

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP MANUAL DE ESTÁGIO Faculdade de Comunicação e Artes Conteúdo INTRODUÇÃO PASSO-A-PASSO DO ESTÁGIO CENTRAL DE ESTÁGIOS DA FCA-CEUNSP DÚVIDAS FREQÜENTES 1 MANUAL DE

Leia mais

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é

Leia mais

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos

Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Variável: Infra estrutura precária Máquinas e Equipamentos Participantes do Aprofundamento da Variável: Coordenador: Mário Vinícius Bueno Cerâmica Betel - Uruaçu-Go Colaboradores: Juarez Rodrigues dos

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM Maiêutica - Cursos de Gestão Claudete Teixeira Fernandes 1 Sirlésia Vigarani Scalco 2 Rodrigo Borsatto Sommer da Silva 3 RESUMO A partir da consideração de que existem

Leia mais

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Pró-Reitoria de Educação a Distância Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Como acessar o ambiente 1. Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal

Leia mais

ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS

ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS Prof. André Backes INTRODUÇÃO Computadores = cérebros eletrônicos? Computadores são máquinas e, por si sós, não podem ser inteligentes. Alguém as projetou e deu a ela todas as

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010 9. Velocidade e distância de parada Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Ilustração do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN A velocidade é um dos maiores fatores de risco

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

Como estudar o SIPIA CT

Como estudar o SIPIA CT Como estudar o SIPIA CT Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)... 2 3. Recursos do AVA... 4 3.1. Fórum de dúvidas e discussões... 5 3.2. Apostila Eletrônica...

Leia mais

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1 1. Introdução Avaliação de Usabilidade Página 1 Os procedimentos da Avaliação Heurística correspondem às quatro fases abaixo e no final é apresentado como resultado, uma lista de problemas de usabilidade,

Leia mais

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias.

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias. Metodologia A Pesquisa CNT de Rodovias propõe-se a avaliar a situação das rodovias brasileiras a partir da perspectiva dos usuários da via. As características - pavimento, sinalização e geometria - são

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores,

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014 Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, Nos dias 3 e 4 deste mês participamos de reunião com a coordenação nacional

Leia mais

Currículo: sua peça de marketing pessoal

Currículo: sua peça de marketing pessoal Currículo: sua peça de marketing pessoal http://br.groups.yahoo.com/group/vagasbahia Se o ditado a primeira impressão é a que fica é realmente verdadeiro, elaborar um currículo detalhado e objetivo é essencial

Leia mais

LASERTECK LTA450 MANUAL DE USO

LASERTECK LTA450 MANUAL DE USO LASERTECK LTA450 MANUAL DE USO 2014 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 3 3 CALIBRAGEM DOS MÓDULOS LASER (AFERIÇÃO E TEMPORIZAÇÃO)... 3 3.1 AFERIÇÃO DO LASER PONTO LONGITUDINAL...3 3.2

Leia mais

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA

Manual do Usuário. Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Livro Super Simples Manual do Usuário Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação - DeSTDA Secretarias de Fazenda Estaduais, do Distrito Federal e Comitê Gestor do Simples

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Neste ciclo, o projeto é desenvolvido de forma integrada, a partir de um tema as áreas de conhecimento do currículo escolar devem contribuir com seus conteúdos e metodologias no

Leia mais

COPA JEEP CLUB JUIZ DE FORA 2011 RALLY DE REGULARIDADE 4X4 - TIPO RAID

COPA JEEP CLUB JUIZ DE FORA 2011 RALLY DE REGULARIDADE 4X4 - TIPO RAID COPA JEEP CLUB JUIZ DE FORA 2011 RALLY DE REGULARIDADE 4X4 - TIPO RAID REGULAMENTO GERAL 1 MODALIDADE 1.1 - A Copa Jeep Club Juiz de Fora de Rally de Regularidade 4x4 2011 é uma competição esportiva automobilística

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OBJETIVO... 2 3. DOCUNTAÇÕES... 2 3.1 DO VEÍCULO... 2 3.2 DO CONDUTOR... 2 4. TREINAMENTOS... 2 5. PRATICAS SEGURAS

Leia mais

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62)

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62) INTRODUÇÃO Educando com valores O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito. 1. O

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO: Caracterizados como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância,

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais